Sou brasileiro, e esse sotaque dela eu nunca diria que é de Portugal, parece muito um francês que está aprendendo a falar português kk mas é muito bonito!!
A melhor professora que tive na faculdade de Letras que fiz era portuguesa dos Açores, Ilhas da Flores, para ser mais precisa .No início tivemos dificuldade de entendê-la por causa de seu sotaque que soava bastante carregado para nós, mas com o tempo nos acostumamos. Saudades da inteligência, educação e elegância dela... Saudações do Nordeste do Brasil.
A cena não é a intelectualidade ou inteligência, mas sim a pré disposição de cada um aberto a novos conhecimentos, novas mentes abertas a aprender novos dialectos, novas pronúncias de cada país, a propósito sou de São Miguel, Candelária, ninguém estava á espera de um palavreado tão intelectual vindo de São Miguel 🤣🤣🤣🤣🤣🤣😭😭😭😭😭😂😂😂😂😂
Eu acho o sotaque madeirense muito forte, mas esse do Açores realmente é muito difícil de eu compreender e me soa parecido com o francês em alguns momentos com a entonação do "R".
Sou açoriana também de São Miguel e preciso fazer uma pequena correção: quando a Catarina diz que somos conhecidos como japoneses também se inclui a ilha de Santa Maria porque em realidade somos assim chamados por ser o grupo oriental (os Açores são formados por 3 grupos ocidental, central e oriental). Obrigado a todos!
Sai de Portugal cuándo era mesmo pequeno. Voltava nas férias a passar o verão com a família perto de Lisboa, mas nunca foi à escola em Portugal. Gosto imensamente de este vídeo, mas e tão difícil perceber a Caterina que só posso compreender tudo lendo as legendas (em Inglês). Mesmo assim gostei imenso aprender que há tantas variações dos sotaques em Portugal. Preciso mais prática. Saudações de a Australia.
Olá! Eu sou japonês, sempre estudo português com sua canal! Foi muito interessante de saber pessoas nos Açores foram chamadas como japonês haha Quero visitá-los um dia!
Quando os portugueses chegaram a S.Miguel encontraram 3 japoneses, 2 homens e 1 mulher. Os homens foram logo mortos, a mulher fugiu e só conseguiram matá-la numa grota chamada Despe-te que suas no outro lado da ilha. Era importante significar que as ilhas eram desabitadas para justificar a sua posse pelo rei de Portugal. Devem ter sido deixados lá pela armada do chinês de Zheng He que por lá andou 20 anos antes da chegada dos portugueses. O próprio nome de Açores provém da mesma preocupação. Não existem as aves açores nos Açores. O nome provém do nome catalão ou genovês Azzurri que estava no mapa que guiou os descobridores àquelas ilhas. Todavia só à terceira tentativa acharam a ilha de Santa Maria. O principe Henrique insistiu no seu achamento, mesmo depois das tentativas anteriores só terem encontrado os ilhéus das Formigas. Sabia da existência dessas ilhas pelo mapa que o irmão Pedro tinha trazido do Vaticano para Portugal. Por isso insistiu.
@@animotiondesign agora é que os chineses andam nas descobertas! até há pouco quem os descobriu foram os portugueses ou Marco Polo mas muitos dizem que ele não foi lá e que inventou!
@@pxtokarev em várias publicações está explicado que são chamados de japoneses porque a ilha está situada a leste, como o Japão está a leste relativamente à Europa! Cuidado com a informação desses mapas, e das fake news algumas publicações explicam que haverá mapas falsos ou seja indicada uma data anterior à sua criação para parecerem mais antigos Note-se que houve um rei português que contactou um famoso técnico genovês porque era perito de navegação no Mediterrâneo e ele tornou-se súbdito português ao serviço do rei, Manuel Pessanha se não me engano, logo a partir de 1300 e que esse capitão muito fez nas navegações portuguesas conhecendo todos os segredos dos portugueses, ele teria servido de intermediário entre os reis portugueses e o Vaticano que era a autoridade suprema para gerir as iniciativas dos reinos europeus, a partir dessa altura começaram a aparecer no Vaticano e em outros sítios da Europa vários mapas das ilhas atlânticas e várias lendas, etc.. que há quem julgue, terão sido transmitidos pelo genovês e pelos marinheiros conterrâneos que o acompanhavam Quem tiver interesse poderá procurar mais dados...
@@thiagorodriguesdossantos9450 Tens de ter a experiência com um manezinho cuja família lá vive há gerações, pois os sotaques mais regionais realmente estão morrendo, como não é de se surpreender, pela globalização e migrações. Realmente, se for morar numa região cheia de paulistas, por exemplo, jamais vai ouvir qualquer sotaque característico da ilha.
@@everybodywants sotaques que tem nada que haver com o Micaelense. Mesmo depois da explicação de Leo, a maioria das pessoas que estão ouvindo não entendem que os sotaques são completamente diferentes.
Having grown up in a prominently Azorean American community, this video was so much fun to watch! We should do a video on the Portuguese community in the US. Beijinhos
The accent is completely different among the Portuguese immigrant community in California. The contribution from São Miguel is quite small I’ll guess below 5% it’s heavily from Terceira, Pico, Faial and São Jorge islands. Then Flores island then São Miguel island and very few from Santa Maria, Graciosa. I don’t think I’ve ever met anyone from Corvo in California. The interesting thing is that each islands accent is completely different. Even different parts of the islands sound completely different. When I come across people I don’t know on Pico island when I visit I can oftentimes identify which part of the island they are from based on their accent and sometimes by the words they use. Leo would have to do multiple episodes on each island just to scratch the surface.
@@afaria6173 i wasn't talking about the accents, i was talking about the culture. Additionally my family is not Azorean so i don't know much about Azorean accents regardless. Thanks for your input anyway.
Na década de 50, iam muitos Micaelenses trabalhar para a ilha Terceira, nessa altura, ao embarcarem em São Miguel, eram marcados (no braço ou na mão...) com um carimbo com a sigla da Junta Autónoma do Porto (JAP). Quando desembarcavam na ilha Terceira, esse desembarque era controlado por soldados Americanos, que os identificavam pela sua procedência, utilizando a expressão "This one cames from JAP" ou então, mais simplesmente "another JAP". A sonoridade, idêntica à abreviatura que é normalmente utilizada para chamar os "Japoneses" deu origem ao trocadilho hoje conhecido".
Sou do Estado de Santa Catarina , no sul do Brasil . Nosso estado foi grandemente colonizado em seu litoral por açorianos nos séculos XVIII e XIX . Não entendi o porque dos nativos de São Miguel receberem carimbo nos braços. Parece-me até mesmo coisa de nazistas marcando os braços de judeus nos horrores dos campos de concentração da 2a. Guerra Mundial. Se alguém de lá puder explicar melhor , também não entendi o porque dos norte-americanos ocuparem o arquipélago na década de 1950.
@@joaodeitajai5555Os americanos nunca ocuparam os Açores. Os Açores sempre foram Portugal. Os americanos alugaram a base aérea na ilha Terceira e deviam marcar os funcionários como forma de control, para não haver nenhum infiltrado inimigo.
Como é linda a diversidade de nossa língua portuguesa. Como brasileiro, o sotaque açoriano me soa estrangeiro, no entanto compreendo-o na íntegra. É muito particular e muito bonito. Um abraço aos primos açorianos!
@André Filipe Oliveira pelo visto quem se dói é vc, que tem necessidade de destilar xenofobia e racismo tem todos os comentários. É só clicar na sua foto e ver os últimos comentários no canal do Leo e ver que é tudo que faz. Procure um psiquiatra, sua autoestima está muito baixa amigo.
@André Filipe Oliveira Esqueça a falácia de poucos brasileiros imbecis que defendem algo que não existe, "língua brasileira". Todos os brasileiros devidamente alfabetizados que conheço só reconhecem a língua portuguesa como língua materna.
Fantástico !!!! Sou nascido no Brasil e sou filho de açôrianos da Lomba da Fazenda. Muito bom relembrar palavras e frases aprendidas na minha infância. Nossa língua é absolutamente rica !
Sou da Rússia e a estou aprendendo o português pelo um ano e estou absolutamente apaixonada por este sotaque do São Miguel. É tão bonito! Obrigada muito por vídeo!
meu Deus, o sotaque mais lindo 😍😍😍 parece o francês, digo eu. Nunca ouvi a ninguém que falasse português com o sotaque dos Açores, sem falar em do São Miguel. fico enamorada!!!!!
Portugal! Um paiz tak pequeno de una grandeza tamaha , de vários sotaques tao diferentes!ilha da madeira Açores,miranda do douro onde tem uma língua propria que foi oficializa e é bem diferente do português oficial isso e fantástico!!😂😂😂❤❤❤
THANK YOU! My grandparents were from São Miguel. I really wanted to learn the European dialect, but even finding resources from the mainland was hard enough when I was looking into it some years ago. This is amazing, especially considering my beloved avó passed away a year ago ❤ It's funny how I only ever learned a few words of Portuguese, but Catarina's accent is so familiar, it sounds like home, like being with my Portuguese side of the family. I'm happy to know I recognize the difference in accents
Algumas palavras eu já conhecia mas como regionalismo brasileiro. Presente muito forte no nordeste. Sou do Ceará e sempre via meus avós falarem essas palavras. Parte delas. Mas, com sotaque do nordeste.
@@joaocritico @Headless Man Acho que posso responder por ele, pois sou também do Ceará e moro em Lisboa. Eu ouvia muito minha avó dizer mal amanhado, mas no sentido de estar desarrumado com a vestimenta ou vestido com roupas mal conservadas. Os açorianos também dizem arengar para dizer brigar e no Ceará também dizemos esta palavra com o mesmo sentido. Além do mais, achei muito estranho eles também usarem o gerúndio e cortarem o r no final das palavras, assim como fazemos em muitas zonas do Brasil, muita coincidência! Ou será outra coisa? 🤔😉
Quando trabalhei como intérprete, tinha imensos clientes açorianos que misturavam o inglês e o português, o que tornava muito difícil entendê-los. Uma vez demorei 10 minutos para entender que "as bulhas da casa" significava as contas (bills) da casa. Mas eram também os mais simpáticos e engraçados. Muito carinho que tenho pelos açorianos :)
É o sotaque da minha terra, é o sotaque no qual eu penso e sonho. É o português que aprendi a falar. Sou suspeito, mas acho um sotaque muito engraçado e único.
É impressionante como soa tão diferente do PT-BR mas vcs falam algumas coisas como nós, como não pronunciar o r no final ou usar gerúndio. Sotaque muito especial mesmo, que nunca se perca! Abraços
I visited the Azores (Sao Miguel) this summer and loved it! The food, waterfalls and hotsprings were my favorite! I loved Furnas, Nordeste and Ribeira Grande.
Soube esta semana que meus bisavós paternos eram ele de São Miguel e ela de Fayal, que migraram cá para o Brasil onde já nasceu meu avô. Estou ainda na fase de encantamento e vendo tudo que se refere aos Açores, adorei esse vídeo, que sotaque espetacular tem os portugueses dessas ilhas.
Nossa fantástica língua portuguesa e os diversos sotaques, gosto muito dos sotaques da ilha da Madeira, dos Açores e também o português lisboeta. Desde Curitiba Brasil 🇧🇷❤🇵🇹
Eu amei a Vaca Miquelina ahahaha Sou do Brasil e sempre ouvi dos portugueses que o sotaque mais difícil de entender é o dos Açores e da Madeira e realmente percebo que é um dos sotaques e dialetos mais diferentes que já ouvi.
Muito obrigado por este video. O espírito do povo e da cultura de São Miguel são únicos. Olá Relva! Por favor, tenha mais da sua amiga - ela é uma grande convidada!
Os açorianos fundaram e foram os primeiros habitantes da capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Nosso sotaque é visto como muito estranho no Brasil. Esta ai a causa. Lembrou muito do sotaque francês. Sou descendente de açorianos
Consegui entendê-la mais do que eu supunha. Mas, ainda assim, acho que é, com folgas, o sotaque mais difícil de se entender em toda a lusofonia, ao menos para mim. Isso não quer dizer que eu não goste do sotaque - ele é bonito e fascinante. Adoro essa diversidade. :)
Sou do Nordeste do Brasil, e encontrei algumas semelhanças do sotaque Miguelense com minha região: tirar o R do final das palavras e pôr um acento: passá; caminhá; cantá etc. E a palavra "atoleimado", falamos aqui, principalmente os mais velhos. Minha avó dizia: "ô menino atoleimado" hahaha
Tirar o R no final dos verbos eu acho que é no Brasil inteiro, assim como tirar o U (falou = falô). Também tiramos o D nos gerúndios (fazendo = fazeno).
Temos que entender que a imigração de Portugueses para o Brasil se deu majoritariamente por povos mais pobres, portanto, povos do Norte e das Ilhas pertencentes a Portugal, em busca de uma nova vida no novo continente. Por esta razão é pouco comum termos muita cultura lisboeta e mesmo traços do sotaque lisboeta em nosso país. Tendo mais destaque, portanto, as regiões do Norte (principalmente, galegos, no Nordeste (axente(a gente) // oxen, uma das poucas expressões herdadas dos galegos) e também dos Açores (Santa Catarina que o diga!)
@@levilima9925 Sou de interior do RN e pelas pesquisas que fiz sobre as origens da minha família descobri que sou descendente de pessoas que vieram do norte de Portugal e da ilha terceira dos Açores.
De fato, há quem use atoleimado na oralidade, minha avó o faz com alguma frequência. Na literatura, sobretudo em traduções, é ainda mais frequente optar pelo "atoleimado" em detrimento do "aparvalhado" ou "apalermado".
A Sede do Governo Regional é em Ponta Delgada (São Miguel), a Assembleia Legislativa Regional é na Horta (Faial) e a Secretaria Regional da Educação (que foi referida) funciona em Angra do Heroísmo (Terceira).
Parabéns, Leo e Catarina, vídeo excelente! Meu nome é Roberto, e sou de São Paulo, Brasil. A mim a Catarina soa como uma francesa que mora a alguns anos em Portugal, e tem um sotaque carregado. Dois detalhes da fala dela me chamaram a atenção, pois são características também do português do Brasil: o uso do gerúndio e o uso preferencial da expressão "a gente", no lugar do pronome "nós".
@@bethsdutra Desculpe a demora em reagir. Muito interessante!. Muitas pessoas também falam dessa forma, conforme a região do Brasil. Aqui também é comum ouvirmos pessoas pronunciando frases como "vamo come" ao invés "vamos comer". Por acaso isso acontece também por aí?
@@maryocecilyo3372 Ainda ensinam português nas escolas? Ah, eu queria conhecer Timor-Leste, mas desisti depois que soube que quase ninguém mais fala português. O mesmo que aconteceu com Macau. É a sensação de um parente que se afastou da família
O timorenses não se afastaram da família, bem pelo contrário. São os que apesat de estarem muito longe de Portugal, no Sudoeste Asiático, dão sempre provas que são os que mais perto estão. Eles falam a língua nativa deles e ainda bem que falam. Assista a vídeos no UA-cam: Timor-Leste na celebração de vitória Portugal
Sou brasileiro e recentemente, após fazer minha árvore genealógica, descobri que o meu antepassado português que imigrou para o Brasil era de Ribeira Grande - São Miguel, Açores. Nos registros mostram que ele casou em Mariana - Minas Gerais, no ano de 1715 e morreu em Claudio - MG em 1804. Adorei o vídeo e conhecer um pouco do sítio de onde meus antepassados vieram.
Canarias también fue colonizada en gran medida por portugueses, los españoles que venían terminaban marchándose para America. Tenemos muchas palabras de origen portugués como: millo(milho), tolete(tolo), liña(lihna) y muchas más. Y otras cosas quedan de los portugueses que llegaron ,como la comida canaria que es en gran medida de origen portugués como: el bacalao encebollado(Bacalhau com cebolada), rancho canario(Rancho), huevos moles(ovos moles), truchas(azeivas)...
Ativei, mas não por causa de sotaque (entendo o sotaque porque uma metade da minha família é de São Miguel), mas para confirmar meu entendimento dos termos que não reconheci (a minha língua primeira é inglês).
Para quem não conhece, S. Miguel é a única ilha dos Açores q tem este tipo de sotaque e há a tendência de se pensar, q este é o sotaque acoreano em todas as ilhas, quando na realidade cada ilha tem o seu sotaque próprio e bem diferente do da ilha de S. Miguel. Por outro lado, muitas das expressões aqui referenciadas não são utilizadas nas outras ilhas. Saudações desde a ilha Terceira Açores
Muuuuito interessante teus vídeos! Como brasileiro, confesso que, às vezes, custa-me entender todas as palavras e expressões que são ditas. Contudo, isso só torna-me mais apaixonado pela nossa lingua; a lingua portuguesa!
Léo em Portuguese. Curto muito o seu canal e seus vídeos. Como Professor de História de um Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa trabalho muito com a História cultura, arte e as nossas várias línguas portuguesas com as suas variações, dialetos e sotaques. Aqui mesmo no meu Estado de Minas Gerais o sotaque original é o minhoto mas temos outras variações pois é um Estado muito grande e como dizia um dos nossos maiores escritores Graciliano Ramos "Minas são muitas". Mas o nosso Brasil de herança portuguesa também são muitos. E assistindo esse programa sobre os Açores lembrei me que no Estado de Santa Catarina, mais precisamente na Ilha de Santa Catarina na Cidade de Florianópolis, a colonização foi açoriana e até hoje várias comunidades ainda tem um linguajar próprio e são conhecidos como os "Manezinhos da Ilha" y tem muito orgulho da sua identidade cultural. É que a parte continental do Estado de Santa Catarina é predominante a colonização italiana, alemã e polonesa já do século XIX posterior a independência do Brasil. Parabéns pelo seu programa e pelo seu carisma. Muito bom.
@@TheTheaterdreamer e algarvios sobretudo as casas são parecidas ás casas do Algarve o algarvio também se farta de dizer ã, e mais ã nã quero e nã vo e mais pessiar e mais cmer, etc. não precisa de ir à China para ouvir sons parecidos aos açorianos então vejam: ua-cam.com/video/qX5PPAduojA/v-deo.html
Lol! Segui e já conhecia muitas delas! Confesso que quando cheguei a USA eu tinha muitas dificuldades em entender minha vizinha açoriana, uma linda pessoa, com o tempo lá foi. É tao linda a ilha como as gentes e gira a linguagem! Deus sempre abençoe os AÇORES!
Mattilato, qual afrancesado ? o sotaque se parece com o sotaque dos algarvios e alentejanos que foram essencialmente os primeiros povoadores dos Açores !
@@marie3587 se você diz então deve ser isso ! Eu só comentei que achei afrancesado em relação a fonética... mas o sotaque dela, eu amei 😁 pois nunca tinha ouvido antes... de onde quer que seja esse sotaque eu achei ele lindo ❤
@@mattitalo claro que sim, é natural que as ilhas tenham desenvolvido sotaques diferentes por ter tido menor nível de contactos e de "miscigenação" do que terá acontecido entre regiões continentais sobretudo em séculos passados mesmo assim, entre o sotaque do Algarve e do Minho, vai muitas léguas :) Nos dias de hoje com as comunicações mais facilitadas, as diferenças tendem a diminuir e as pessoas tendem a falar o português mais padronizado:)
@@marie3587 já eu acho que as diferenças são essenciais para manutenção da nossa diversidade linguística... A idéia de que as comunicações facilitam uma certa padronização ou sobre existir um " português padronizado ", reflete para mim algo preconceituoso... Amo a diversidade do nosso idioma português !!!
@@mattitalo ehehehhe! preconcêtoso?! assim lhe diria um amigo alentejano atã vocemecês no Brasil tã sampre a dzer que nã percebem as falas dos pertegueses de Pertegal, atã ainda querem más variantes?!!! Olhe que por esse andar, ainda iria aceitar que no Minho se dissesse Oi rapaz nãou biste por aí onde posei a garrafa da áuga?! Já agora o algarvio responde: ó mlher pôs ê na vi não, debe tar prái i num cante, procure cagora ê tô fazendo um trabalhe munto difice de fazer e na posso ir à procura! É só mudar as gramatcas ! Bom dia para si :)
Hoje assisti a uma audição cega de uma miúda de São Miguel no The Voice Portugal 2021, disponível no site do RTP, que era muito talentosa. Mas tive muita dificuldade de perceber o que ela falou após sua apresentação, antes de escolher os mentores. Sou do Sul do Brasil, e nossa região recebeu muitos imigrantes açorianos, principalmente em Santa Catarina (mas eu sou do Rio Grande do Sul, onde foi menor). A única semelhança que percebi foi o corte do R no final dos verbos, como em passeá no lugar de passear. Mas o sotaque da tua amiga me lembrou muito o sotaque dos manezinhos da Ilha de Florianópolis (Santa Catarina), em que houve muita imigração açoriana, que tb tenho dificuldade de perceber. Rsrsrs
Chocado que, nos Açores, (ao menos em São Miguel) o "R" dos verbos é "substituído por um acento", já que é assim que a maioria das pessoas falam os verbos no infinitivo no Brasil também
@@kappa2ou3 Os Açores foram descobertos na época que descobriram o Brasil. Quem viajava entre Portugal e Brasil sempre passava por lá. E já vi resultados de DNA de pessoas dos Açores que tinham DNA indígena, ou seja, brasileiros foram para lá e ficaram.
I know everyone says this but it's really so surprising how French this sotaque sounds. And this is why I love learning about languages: there are so many patterns that repeat, so many things that evolve in the same ways but in different contexts and points in time.
E para quem quiser "treinar o ouvido" para a pronúncia micaelense, recomendo o canal do Helder (helfimed). Ele faz vídeos de humor e eu percebi (ainda mais depois desse vídeo) que ele procura evitar palavras muito regionais, o que ajuda bastante para o "treino". Eu entendi muito do que a Catarina disse pelo fato de sempre ver os vídeos dele.
wellington, o seu comentário sobre Porto Alegre ter sido bem povoada antes da chegada dos açorianos não está correcto, desculpe. A cidade de Porto Alegre foi fundada por 60 casais açorianos das diferentes ilhas dos Açores. Antes da chegada dos açorianos havia uma guarnição militar portuguesa, a Guarnição do Desterro. Foi a partir desta guarnição que os 60 jovens casais açorianos fundaram a Cidade de Porto Alegre. Milhões e milhões de brasileiros são descendentes de açorianos e não sabem.
Moro no Brasil, em Florianópolis-Santa Catarina, e aqui a colonização foi Açoriana, inclusive o sotaque daqui, é bem único dentro do Brasil, e também somos uma ilha.
Que vídeo maravilhoso! Leve, descontraído e delicioso de se ouvir! Preciso dizer que tive um ataque de risos ao saber que vaca miquelina significa "vacuum cleaner" Atoleimado, fema e corisco já ouvi em Florianópolis. Aliás, lá também se usa bucica para se referir à "fema" do cachorro! Alguém sabe se em alguma das ilhas este vocábulo existe? Acho muito engraçadinho e sonoro! Assim como praticamente todas as expressões açorianas e o modo de falar dos habitantes das ilhas! Muito obrigado e parabéns por mais um conteúdo excelente! Um LUSOaBRaço!
@@sergiosantos6972 interessante. Em sao miguel nos acores, existe uma forte influencia dos franceses, mais propriamente da Bretanha onde existe uma vila no norte da ilha com o mesmo nome. Vcs ai tambem teem influencia francesa?
@@HACC90 Teve alguns imigrantes mas também aqui no nordeste teve mais influência galega por algumas palavras e expressões como "oxente" ,"vixe Maria" "poico" "caivão" têm tudo origens galegas de imigrantes vindos pra cá
Amei. Mas no Brasil 🇧🇷 também temos influência Açoriana. Bem sabes que no Rio Grande do Sul, último país aí sul , o qual faz Fronteiras com Uruguai E Argentina. Também por cá imigrantes Açorianos chegaram. Na capital Porto Alegre ao caminhar pelo centro histórico encontramos muito do Açores e Portugueses em geral. Tem uma passagem de pedra que é patrimônio histórico da humanidade. Naquela região há um espaço maravilhoso para lazer, incluindo praça para os cães passearem e ficar é lindo. Outra coicidencia que há é não terminarmos as palavras. Exemplo: vou ao supermercado...ok..eu vou ao super Meu apartamento- Meu AP E assim o Brasil uma nação continental tem variáveis linguísticas. Tem um poeta, escritor e contador de histórias Ariano Suassuna (in memorian) Disse ele certa ver: A humanidade tem dois tipos de pessoas as que concordam comigo ou as equivocadas (Uma piada perfeita). Ok. Então eu já me apresentei para que saibam que o gaúchos que são um pouco diferentes também temos vocês.🙏🏼✨✨✨✨✨🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Qué increíble el portugués de Sao Miguel/Azores, Portugal. Suena muy lindo, parece una mezcla entre portugués y francés. Me imagino por la influencia de los colonos portugueses e inmigrantes franceses en la isla. Yo soy hispano, pero estudié portugués y me encanta la lengua portuguesa, sí se me dificultó entender a la bella chica portuguesa, pero me encantó esa acento. Muy interesante que dentro de Portugal existan también varios tipos de pronunciaciones y acentos del portugués. Saludos luso amigos :)
Duardo Mendonza, qual francês? donde é que tiram isso? foram essencialmente algarvios e alentejanos que povoaram em primeiro lugar os Açores e falam assim muito parecido !!! basta ouvir: notícias de Luanda em português de Angola ua-cam.com/video/yUxhZUBHRXI/v-deo.html notícias de Televisão de Moçambique TVM ua-cam.com/video/K4OQh7Zn6Zg/v-deo.html na TV portuguesa a apresentadora Júlia Pinheiro surpreendida pelo filho ua-cam.com/video/YuSKwM2DtyI/v-deo.html na TV da Guiné-Bissau O POETA ua-cam.com/video/QQrW5q9dVo8/v-deo.html Na TV de Cabo-Verde ua-cam.com/video/wXKrO6-nmtA/v-deo.html Em Goa quando se fala português ua-cam.com/video/GFIIw5OJkE0/v-deo.html gente de Macau que fala português ua-cam.com/video/Vr2f4uQC_d8/v-deo.html A língua portuguesa de Timor-Leste ua-cam.com/video/Cvsupbe8koo/v-deo.html Na TV de São Tomé e Principe ua-cam.com/video/LtLw8Yg_ZzU/v-deo.html E sim claro os brasileiros ua-cam.com/video/qPtet2bSQxI/v-deo.html Em Malaca ainda se fala português antigo! ua-cam.com/video/J6ypKbGjYwc/v-deo.html e o galego ua-cam.com/video/1JKa12ga0_E/v-deo.html
@@marie3587 Eu sei que principalmente foram Portugueses, porém também sabia que depois houve imigraçao francesa nessa ilha. Muito obrigado pelas informaçoes.
@@duardomendoza463 se houve franceses a chegar à ilha tinham de aprender português que os reis consideravam-nos logo súbditos do reino de onde tirou a sua informação?
Olá1 Leo, eu sou dos Açores, São Miguel e tenho aqui mais algumas que possa ver como a gente diz. § Aboiar. = Atirar. | Expressão de atirar objetos para outra pessoa de modo aparecendo que flutua no ar. § Vento encanado. = Corrente de ar. | Expressão de um túnel ou corredor que o vento passe entre ele fortemente. § Arenga aqui! = Entrar numa briga comigo. | Expressão de chamar alguém para uma luta séria ou apenas fique aí assistindo. § Aganta. = Aguentar | Expressão de aguentar algo ou ajudar alguém assegurando isto. § Aganta o nó! (M) ou rolha! (F) = Aguenta a bexiga. | Expressão de dizer para alguém aguentar antes de ir para a casa de banho, ou apenas aguentar quando alguém diz que não terminou de usar banheiro. § Atoleimando. = Idiota/Tolo. | Expressão de chamar alguém de asmo/burro, ou que fez algo de errado. § Dés agora com ventas no chão? = bateste agora com a cara no chão. | Expressão de que alguém cair no chão e se magoou (machucou), não quer dizer fixada mente que parti ou bater com a cara apenas dizer que cai e se feriu. § Corisco mal amanhado! = Safado; Traquinas. | Expressão de chamar alguém que é safado ou que alguém que fez algo de errado. § Cara linda cheio de esterco. = Chamar de linda, mas desastrada. | Expressão de dizer que alguém é bonito(a), mas é também desastrado(a) ou desorganizado(a). § Está tudo escarolado. = Partir, quebrar. | Expressão de dizer que está tudo quebrado neste quarto ou dizer para alguém que está cansado depois de um trabalho duro e longo. § Diabo te carregue = Insulto | Expressão de dizer que está chato demais e que o diabo leve-lhe este consigo. § Escampar = Parou de chover. | Expressão de dizer que já não chove ou que a chuva está, a ir embora. § Está bem amanhado = Está lixado | Expressão de que fez algo que não devia ter feito. § Forminha negra = muita fome | Expressão de que está com muita fome. § Estou de barriga arroncado até rebentar = estou cheio | expressão de que está cheio após a refeição. § Gadanhos = Dedos | Expressão que pega rápido demais os objetos com os dedos ou que tira estes dedos aqui perto de mim. § Gande tachõns = Grandes unhas | Expressão que chamem às pessoas com unhas afiadas como as dos gatos. § Gadelhas = Cabelos | expressão que a pessoa tem muito cabelo ou que liberta cabelos por todo que é lado. § Paranhos = Teias de aranha | Expressão de chamar às teias de aranhas ou dizer que a casa está suja demais. § Mêm de veras = A sério | Expressão de quando alguém está sempre a errar ou que não para de dizer coisas atrás de coisas ou apenas ser chato. § Que nisca é esta = Pedacinho | Expressão que neste prato de comida não tem cause nada ou quando metem (botem) um pouquinho de nada. § Pega drêt = Desaparece | Expressão de dizer para sair dali o mais rápido possível ou não chatear/aborrecer a pessoa quando trabalha. § Pelo’ê = Aí de ti! | Expressão para não faz nada de errado na frente de alguém se não. § Tai’asne = Tal asno | Expressão que está burro/asno ou não ver as coisas corretamente. § Tás co olho!? = Para onde estás a olhar? | expressão de dizer para não olhar para ele ou não observar quando não quer. § Tás muito mal enganado = enganas-te redondamente | Expressão que não está correto, mas sim eu é que estou correto. § Tás Vesqueta = Estás cego | expressão que não vê por onde andas ou não consegue distinguir algo. § Vais apanhar uma nas ventas = Vais levar na cara | expressão de agredir alguém ou insultar para não se entre metesse. § Vamos lálár = Vamos passear | Expressão de ir viajar ou apenas fazer uma caminhada. § Vai ver se eu estou na igreja, se eu não estiver lá reza por mim. = Mandar alguém a ir embora | Expressão de mandar embora de forma engraçada. § É de arder! = trabalho duro | Expressão que o trabalho está difícil. § Estarraçar = Estragar | Expressão que estragou comida ou não à, conserto para reparar isto. § Estás cegan = Estás a aborrecer-me | expressão que está chateado por querer algo ou apenas o está, a aborrecer. § Senta rabichel = sentar o rabo | Expressão de dizer traseiro/rabo ou mandar alguém sentar.
Cisqueira= pá de lixo Merganho=ratinho Merganha? Cascarrilha=pouco Blica=orgão sexual masculino, que talvez seja uma palavra derivada de obelisco, monumento que simboliza o tal orgão. Os antigos falavam assim
Interessante, no litoral Sul de Santa Catarina (Brasil) de onde minha família é falam “esgadelhada/esgadelhado” pra alguém com os cabelos despenteados!
@@louist.823 § Pechenos(as). = Pequenos(as). | Expressão de chamar a uma criança ou simplesmente ser a criança. § Pinéreta. = Pirralho. | Expressão de chamar a uma criança chata ou dizer que esta criança não se sossega. § Blica. = Pénis. | Expressão de chamar ao órgão sexual masculino ou a forma menos agressiva de dizer pénis. § Pombinha. = Pénis. | Expressão de chamar ao órgão sexual masculino ou a forma menos agressiva de dizer pénis. Calafão/Calafona. = Emigrante das Américas. | Expressão de Micaelenses ao chamar os emigrantes vindo das Américas. Fenéca. = Faneca (Peixe). | Expressão de chamar ao órgão sexual feminino ou a forma menos agressiva de dizer vagina. Virja. = Virgem. | Expressão de chamar ao órgão sexual feminino ou a forma menos agressiva de dizer vagina. Para que os pechenos/pinéretas (crianças) não estarem a dizer palavras adultas como o pénis ou vagina, a gente ensinava a dizer que o menino tem uma pombinha ou uma blica e a menina tem uma fenéca ou uma virja. Os significados não se sabe bem, porquê. Mas, o que eu saiba é que a pombinha representa o lugar sagrado do homem e a blica, sim, talvez veio do monumento obelisco, devido aos calafãns/calafonas que mostravam este monumento aos Micaelenses. Quando à fenéca vêm dum peixe onde a boca deste bichinho parece muito com a vagina e (outras coisas mais para adulto). E por fim a virja vêm apenas da deusa Virgem. NOTA. Que a pombinha e a virja vem dos religiosos/católicos, a forma de distinguir e de não ser agressiva ao género.
@@amandacarvalhodegenhardt8364 esgadelhado(a) também se diz aqui, e a gadeilha que serve para esgadelhar a terra, um gato esgadanha mas aqui algumas pessoas (velhos) dizem esgadeilhom, uma pessoa de cabelo comprido, seco e todo despenteado e vai passeando fica sujeito a ouvir isto; onde bais cum essa gadeilha ó esgadelhado
O prodigio guitarrista do grupo Extreme, Nuno Betterncourt, nascido em Terceira mas foi criado em Boston, onde aliás há muitos açoreanos fala portugues com um sotaque muito charmante e carateristico da ilha. Não é exatamente igual mas nota-se logo ao falar. Deu algumas entrevistas no mtv no brasil onde não mudou nada no sotaque dele … era muito giro e acho que dava para entender tudo a pesar de ser muito diferente e as pessoas não serem acostumadas ao sotaque dele.🙂👏👏
Na Argentina também temos uma expressão "estar em couro", mas a usamos principalmente para nos referir a homens sem camisete, com o centro do corpo descoberto. E precisei um pouco de legendas para perceber Catarina porque, além das diferenças faladas no vídeo, em geral qualquer sotaque açoriano é difícil para mim (suponho que qualquer estrangeiro tem a mesma dificuldade). P.D.: também pensei que "macaquinhos" era "criança" 😂
My daughter graduated from SUNY Maritime as a deck officer. On one of her required training voyage, her training ship stopped in the Azores. Now my wife is Brasilian and my daughter spent her summers in Brasil so her Portuguese is very good. When my daughter and her friends went into town in the Azores, the various shop owners were so relieved when my daughter started to speak to them in Portuguese. Naturally they all knew from the first word out her mouth she was Brazilian but they understood her. Needless to say, my daughter and her friends were well treated.
Temos muitos açorianos, e decententes, no sul do Brasil (Porto Alegre/ Rio grande do Sul, e Florianópolis/ Santa Catarina) e muitas palavras são conhecidas. Mas realmente é um dialeto/sotaque muito diferente. Creio que até o galego é mais fácil de entender. Obrigado pelaaula, não tinha a menor ideia.
Ótimo vídeo Leo! Recomendo que faça um das variantes portuguesas faladas em Cabo Verde e Timor Leste, tem muito pouco conteúdo na internet sobre esses sotaques. Abraço!
Next time, ask Catarina to pronounce the Sao Miguel word “Boufa” and “Puges”🧦(I'm not sure how to spell it exactly) but they’re such funny sounding words with the accent. Also, the word “underwear”we say “quak-ush” 🩲😂 All my Non-Portuguese friends, find those 3 words to be hilarious sounding. I’d LOVE to see a video of you guys saying these words 🤣
Gostaria de sugerir ao Leo que fizesse um vídeo com pessoal de Castelo de Vide no Alentejo. A pronuncia das pessoas de Castelo de Vide e dos açorianos da ilha de São Miguel é a mesma, mesmíssima. Eu já presenciei pessoas de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, falando com a sua pronuncia peculiar, eu até perguntei-lhes se eles eram da ilha de São Miguel. Eles responderam que eram de Castelo de Vide, que fica no Alentejo. Todas as pronuncias dos Açores foram trazidas pelos povoadores oriundos do Algarve(Barlavento e Sotavento), alentejanos, beirões, minhotos, franceses, flamengos, espanhois(galegos?) e alguns italianos. O povoamento dos Açores começou na segunda metade do século XlV. Os povoadores falavam o português antigo e os outros falavam as suas línguas. Os saloios e os dos "pêrrengui", não devem saber o que significa estar isolado do mundo no meio do atlântico durante séculos.
Nos séculos 12 e 13 o Alto Alentejo foi colonizado por gente do sul da França, da Provença e do Languedoc, e daí as peculiaridades afrancesadas do acento do A.Alentejo. No A.Alentejo os nomes das localidades são os mesmos da Provença: Belver, Nisa, Montalvão, Ródão, Proença, etc..
Essa parte de comer o 'r' final é uma característica que nós temos aqui no Brasil também. E os micaelenses não têm família apenas nos EUA e Canadá. Vocês certamente têm parentes distantes aqui no sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) também. Abraço aos primos açorianos ✌🏻🇧🇷
Nós no Brasil também comemos o R no final de muitas palavras, principalmente se for uma conversa informal ou a pessoa tiver pouco estudo. MAs também depende da região do Brasil pois algumas pronunciam muito forte o R, normalmente o interior ou regiões onde foi colonizado por italianos.
Sou da Zona da Mata Mineira e pronunciamos o r no final das frases levemente aspirado.Se uma palavra terminar com r e a próxima começar com vogal,o som fica de r espanhol.
Que lindo sotaque, soa parecidíssimo ao francês! Como brasileiro tive dificuldade de entender algumas palavras, se ouvisse na rua por acaso pensaria que é francês. Em Florianópolis, houve uma grande imigração de açorianos, vivi lá alguns anos, e lá realmente fala-se bem rápido e diferente do resto do país, mas nada comparado ao sotaque apresentado no vídeo. Muito interessante saber que o nosso idioma tenha tantas variações sonoras. Grande abraço!
Isaque Brian, deve ser chique escrever que é parecido ao francês! oba oba ! até imaginam a torre Eiffel no quintal, valha-nos Deus! qual afrancesado ? o sotaque se parece com o sotaque dos algarvios e alentejanos que foram essencialmente os primeiros povoadores dos Açores !
@@marie3587 Nunca escutei o sotaque dos algarvios, muito menos dos alentejanos. O único som que pude assimilar semelhança foi o francês, por isto o disse. Não acho que seja "chique".
@@isaquebrian4092 foi só uma brincadeira consigo! para lhe dar uma ideia, no Minho o "regionalismo" diria assim ou parecido: Oi rapaz nãou biste por aí onde posei a garrafa da áuga?! Já agora o algarvio responde: ó mlher pôs ê na vi não, debe tar prái i num cante, procure cagora ê tô fazendo um trabalhe munto difice de fazer e na posso ir à procura! Teriamos de mudar as gramatcas ! bom dia para si :)
Meu bisavô paterno era da ilha do Faial. Manuel Dutra. Desertou da Marinha portuguesa enquanto o navio estava em instrução no porto do Rio de Janeiro no começo do século XX 😅 Estabeleceu-se na cidade de São Fidélis, interior do RJ.
👇Clica neste vídeo para veres o meu vlog nos Açores!👇
ua-cam.com/video/rOYxOKmde-g/v-deo.html
Muito interessante o vídeo, sou brasileiro com ascendência portuguesa, legal conhecer curiosidade da língua portuguesa
Esse "requeinh" se parece com o uso galego "riquinho"
Sou brasileiro, e esse sotaque dela eu nunca diria que é de Portugal, parece muito um francês que está aprendendo a falar português kk mas é muito bonito!!
Mais fácil entender o Eric Jacquin, do Masterchef, que essa mulher kkkkk
sim kkk
E o pior é que o sotaque dos açores tem essa características mesmo
Pensei o mesmo, mas ela disse que usa muito "a gente". Nós, brasileiros, tbm usamos muito isso.
Para de comentar em canal português
Parasita
A melhor professora que tive na faculdade de Letras que fiz era portuguesa dos Açores, Ilhas da Flores, para ser mais precisa .No início tivemos dificuldade de entendê-la por causa de seu sotaque que soava bastante carregado para nós, mas com o tempo nos acostumamos. Saudades da inteligência, educação e elegância dela... Saudações do Nordeste do Brasil.
A cena não é a intelectualidade ou inteligência, mas sim a pré disposição de cada um aberto a novos conhecimentos, novas mentes abertas a aprender novos dialectos, novas pronúncias de cada país, a propósito sou de São Miguel, Candelária, ninguém estava á espera de um palavreado tão intelectual vindo de São Miguel 🤣🤣🤣🤣🤣🤣😭😭😭😭😭😂😂😂😂😂
0
À
1
Eu acho o sotaque madeirense muito forte, mas esse do Açores realmente é muito difícil de eu compreender e me soa parecido com o francês em alguns momentos com a entonação do "R".
Português falado com sonoridade francesa e cheia de referência do inglês. Sou brasileiro e achei fascinante.
Sou açoriana também de São Miguel e preciso fazer uma pequena correção: quando a Catarina diz que somos conhecidos como japoneses também se inclui a ilha de Santa Maria porque em realidade somos assim chamados por ser o grupo oriental (os Açores são formados por 3 grupos ocidental, central e oriental). Obrigado a todos!
Falso.
japoneses porque quando se desembarcava no porto de ponta delgada passava-se na junta autónoma do porto sigla JAP dai advem o "japoneses "
Sai de Portugal cuándo era mesmo pequeno. Voltava nas férias a passar o verão com a família perto de Lisboa, mas nunca foi à escola em Portugal. Gosto imensamente de este vídeo, mas e tão difícil perceber a Caterina que só posso compreender tudo lendo as legendas (em Inglês). Mesmo assim gostei imenso aprender que há tantas variações dos sotaques em Portugal. Preciso mais prática. Saudações de a Australia.
Correctíssimo!
E falam engraçado , de todos sotaques o do Brasil é mais tranquilo
Olá! Eu sou japonês, sempre estudo português com sua canal! Foi muito interessante de saber pessoas nos Açores foram chamadas como japonês haha Quero visitá-los um dia!
A árvore mais numerosa de São Miguel é a cryptomeria
Quando os portugueses chegaram a S.Miguel encontraram 3 japoneses, 2 homens e 1 mulher. Os homens foram logo mortos, a mulher fugiu e só conseguiram matá-la numa grota chamada Despe-te que suas no outro lado da ilha. Era importante significar que as ilhas eram desabitadas para justificar a sua posse pelo rei de Portugal. Devem ter sido deixados lá pela armada do chinês de Zheng He que por lá andou 20 anos antes da chegada dos portugueses.
O próprio nome de Açores provém da mesma preocupação. Não existem as aves açores nos Açores. O nome provém do nome catalão ou genovês Azzurri que estava no mapa que guiou os descobridores àquelas ilhas. Todavia só à terceira tentativa acharam a ilha de Santa Maria. O principe Henrique insistiu no seu achamento, mesmo depois das tentativas anteriores só terem encontrado os ilhéus das Formigas. Sabia da existência dessas ilhas pelo mapa que o irmão Pedro tinha trazido do Vaticano para Portugal. Por isso insistiu.
Azzurri= azuis.
@@animotiondesign agora é que os chineses andam nas descobertas!
até há pouco quem os descobriu foram os portugueses
ou Marco Polo mas muitos dizem que ele não foi lá e que inventou!
@@pxtokarev em várias publicações
está explicado que são chamados de japoneses porque a ilha está situada a leste, como o Japão está a leste relativamente à Europa!
Cuidado com a informação desses mapas, e das fake news
algumas publicações explicam que haverá mapas falsos ou seja indicada uma data anterior à sua criação para parecerem mais antigos
Note-se que houve um rei português que contactou um famoso técnico genovês porque era perito de navegação no Mediterrâneo e ele tornou-se súbdito português ao serviço do rei, Manuel Pessanha se não me engano, logo a partir de 1300
e que esse capitão muito fez nas navegações portuguesas conhecendo todos os segredos dos portugueses,
ele teria servido de intermediário entre os reis portugueses e o Vaticano que era a autoridade suprema para gerir as iniciativas dos reinos europeus,
a partir dessa altura começaram a aparecer no Vaticano e em outros sítios da Europa
vários mapas das ilhas atlânticas e várias lendas, etc..
que há quem julgue, terão sido transmitidos pelo genovês e pelos marinheiros conterrâneos que o acompanhavam
Quem tiver interesse poderá procurar mais dados...
Muitos imigrantes dos Açores imigraram para o litoral do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Brasil. É marcante o sotaque em Florianópolis.
Já morei em Florianópolis, e não percebi sotaque açoriano nenhum lá.
@@thiagorodriguesdossantos9450 o sotaque manezinho está morrendo. Tem que ir pro sul da ilha para escutá-lo.
@@thiagorodriguesdossantos9450 Tens de ter a experiência com um manezinho cuja família lá vive há gerações, pois os sotaques mais regionais realmente estão morrendo, como não é de se surpreender, pela globalização e migrações. Realmente, se for morar numa região cheia de paulistas, por exemplo, jamais vai ouvir qualquer sotaque característico da ilha.
No entanto, grande maioria dos açorianos que foram a Florianópolis era originária das ilhas centrais.
@@everybodywants sotaques que tem nada que haver com o Micaelense. Mesmo depois da explicação de Leo, a maioria das pessoas que estão ouvindo não entendem que os sotaques são completamente diferentes.
Having grown up in a prominently Azorean American community, this video was so much fun to watch! We should do a video on the Portuguese community in the US. Beijinhos
Interesting! I heard there are a lot of Portuguese communities in Canada as well!
US, Canada and BERMUDA!
Só calafões então por aí
The accent is completely different among the Portuguese immigrant community in California. The contribution from São Miguel is quite small I’ll guess below 5% it’s heavily from Terceira, Pico, Faial and São Jorge islands. Then Flores island then São Miguel island and very few from Santa Maria, Graciosa. I don’t think I’ve ever met anyone from Corvo in California. The interesting thing is that each islands accent is completely different. Even different parts of the islands sound completely different. When I come across people I don’t know on Pico island when I visit I can oftentimes identify which part of the island they are from based on their accent and sometimes by the words they use. Leo would have to do multiple episodes on each island just to scratch the surface.
@@afaria6173 i wasn't talking about the accents, i was talking about the culture. Additionally my family is not Azorean so i don't know much about Azorean accents regardless. Thanks for your input anyway.
Na década de 50, iam muitos Micaelenses trabalhar para a ilha Terceira, nessa altura, ao embarcarem em São Miguel, eram marcados (no braço ou na mão...) com um carimbo com a sigla da Junta Autónoma do Porto (JAP). Quando desembarcavam na ilha Terceira, esse desembarque era controlado por soldados Americanos, que os identificavam pela sua procedência, utilizando a expressão "This one cames from JAP" ou então, mais simplesmente "another JAP".
A sonoridade, idêntica à abreviatura que é normalmente utilizada para chamar os "Japoneses" deu origem ao trocadilho hoje conhecido".
ia responder isso
Sou do Estado de Santa Catarina , no sul do Brasil . Nosso estado foi grandemente colonizado em seu litoral por açorianos nos séculos XVIII e XIX . Não entendi o porque dos nativos de São Miguel receberem carimbo nos braços. Parece-me até mesmo coisa de nazistas marcando os braços de judeus nos horrores dos campos de concentração da 2a. Guerra Mundial.
Se alguém de lá puder explicar melhor , também não entendi o porque dos norte-americanos ocuparem o arquipélago na década de 1950.
@@joaodeitajai5555 Quanto ao resto nao sei, mas os americanos só tinham (ou têm) uma base militar nos Açores por causa da 2a Guerra Mundial
@@joaodeitajai5555Os americanos nunca ocuparam os Açores. Os Açores sempre foram Portugal. Os americanos alugaram a base aérea na ilha Terceira e deviam marcar os funcionários como forma de control, para não haver nenhum infiltrado inimigo.
Como é linda a diversidade de nossa língua portuguesa. Como brasileiro, o sotaque açoriano me soa estrangeiro, no entanto compreendo-o na íntegra. É muito particular e muito bonito. Um abraço aos primos açorianos!
@André Filipe Oliveira chegou o troll 🙄
@André Filipe Oliveira 😒
Sonho em conhecer os Açores.
@André Filipe Oliveira pelo visto quem se dói é vc, que tem necessidade de destilar xenofobia e racismo tem todos os comentários. É só clicar na sua foto e ver os últimos comentários no canal do Leo e ver que é tudo que faz. Procure um psiquiatra, sua autoestima está muito baixa amigo.
@André Filipe Oliveira Esqueça a falácia de poucos brasileiros imbecis que defendem algo que não existe, "língua brasileira". Todos os brasileiros devidamente alfabetizados que conheço só reconhecem a língua portuguesa como língua materna.
Açores, uma das pérolas de Portugal 🇵🇹. Leo muitos parabéns pelo video.
Fantástico !!!! Sou nascido no Brasil e sou filho de açôrianos da Lomba da Fazenda. Muito bom relembrar palavras e frases aprendidas na minha infância. Nossa língua é absolutamente rica !
Sou da Rússia e a estou aprendendo o português pelo um ano e estou absolutamente apaixonada por este sotaque do São Miguel. É tão bonito! Obrigada muito por vídeo!
Boa. Em Portugal como não sabemos falar russo, por brincadeira dizem-nos para soletrar o português ao contrário que sai palavras em russo.❤❤❤❤
meu Deus, o sotaque mais lindo 😍😍😍 parece o francês, digo eu. Nunca ouvi a ninguém que falasse português com o sotaque dos Açores, sem falar em do São Miguel. fico enamorada!!!!!
A vaca Miquelina foi simplesmente a melhor! Adorei! Bjinho para os açores!!
Portugal! Um paiz tak pequeno de una grandeza tamaha , de vários sotaques tao diferentes!ilha da madeira Açores,miranda do douro onde tem uma língua propria que foi oficializa e é bem diferente do português oficial isso e fantástico!!😂😂😂❤❤❤
THANK YOU! My grandparents were from São Miguel. I really wanted to learn the European dialect, but even finding resources from the mainland was hard enough when I was looking into it some years ago. This is amazing, especially considering my beloved avó passed away a year ago ❤
It's funny how I only ever learned a few words of Portuguese, but Catarina's accent is so familiar, it sounds like home, like being with my Portuguese side of the family. I'm happy to know I recognize the difference in accents
Algumas palavras eu já conhecia mas como regionalismo brasileiro. Presente muito forte no nordeste.
Sou do Ceará e sempre via meus avós falarem essas palavras. Parte delas.
Mas, com sotaque do nordeste.
Quais delas especificamente?
Eita, q legal. Minha vó é do Piauí e acho q nunca vi ela falando nenhuma dessas
No litoral Sul brasileiro tb!
@@joaocritico @Headless Man Acho que posso responder por ele, pois sou também do Ceará e moro em Lisboa.
Eu ouvia muito minha avó dizer mal amanhado, mas no sentido de estar desarrumado com a vestimenta ou vestido com roupas mal conservadas. Os açorianos também dizem arengar para dizer brigar e no Ceará também dizemos esta palavra com o mesmo sentido. Além do mais, achei muito estranho eles também usarem o gerúndio e cortarem o r no final das palavras, assim como fazemos em muitas zonas do Brasil, muita coincidência! Ou será outra coisa? 🤔😉
Ilha de São Miguel, terra do meu Bisavó que veio para Pernambuco ❤
Santa Catarina é o Estado brasileiro que mais teve açoreanos e tem sotaque influenciado por eles.
Quando trabalhei como intérprete, tinha imensos clientes açorianos que misturavam o inglês e o português, o que tornava muito difícil entendê-los. Uma vez demorei 10 minutos para entender que "as bulhas da casa" significava as contas (bills) da casa. Mas eram também os mais simpáticos e engraçados. Muito carinho que tenho pelos açorianos :)
É o sotaque da minha terra, é o sotaque no qual eu penso e sonho. É o português que aprendi a falar. Sou suspeito, mas acho um sotaque muito engraçado e único.
É impressionante como soa tão diferente do PT-BR mas vcs falam algumas coisas como nós, como não pronunciar o r no final ou usar gerúndio. Sotaque muito especial mesmo, que nunca se perca! Abraços
Pois é, mas para mim é muito difícil 😊
@@Doppiaerre906 experimenta entender a versão brasileira do açoriano: ua-cam.com/video/vJRHkJ7ByIk/v-deo.html
@@educesar77 uuuuh terrivel 🤣, sem legendas consegui entender só a palavra "mãe". Falavam muito rápido! Mas adorei. Adoro ouvir todos os sotaques.
@@Doppiaerre906 absolutamente ninguém entende, por isso virou meme aqui há uns anos. Quem fez a legenda merece um prêmio! 🤣
Que Coisa Linda este Português Açoriano! Belíssimas expressões! Muito obrigado por esta Nobre Experiência linguística e cultural! 👏🏽👏🏽👏🏽😍😍😍👍🏽👍🏽👍🏽
I visited the Azores (Sao Miguel) this summer and loved it! The food, waterfalls and hotsprings were my favorite! I loved Furnas, Nordeste and Ribeira Grande.
Minha avó falecida foi nascida na ilha de São Miguel e o sotaque do povo daí parece ser uma mescla de Português com Frances.
Yes. My grandmother too. Many of the early settlers of San Miguel were of French ancestry.
Soube esta semana que meus bisavós paternos eram ele de São Miguel e ela de Fayal, que migraram cá para o Brasil onde já nasceu meu avô. Estou ainda na fase de encantamento e vendo tudo que se refere aos Açores, adorei esse vídeo, que sotaque espetacular tem os portugueses dessas ilhas.
Nossa fantástica língua portuguesa e os diversos sotaques, gosto muito dos sotaques da ilha da Madeira, dos Açores e também o português lisboeta. Desde Curitiba Brasil
🇧🇷❤🇵🇹
This channel is🔥 Portugal is my favorite destination in Europe and I dream of going to the Azores one day.
Eu amei a Vaca Miquelina ahahaha
Sou do Brasil e sempre ouvi dos portugueses que o sotaque mais difícil de entender é o dos Açores e da Madeira e realmente percebo que é um dos sotaques e dialetos mais diferentes que já ouvi.
Muito obrigado por este video. O espírito do povo e da cultura de São Miguel são únicos. Olá Relva! Por favor, tenha mais da sua amiga - ela é uma grande convidada!
Os açorianos fundaram e foram os primeiros habitantes da capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Nosso sotaque é visto como muito estranho no Brasil. Esta ai a causa. Lembrou muito do sotaque francês. Sou descendente de açorianos
Porém os castelhanos e italianos estragaram o dialeto que se manteve mais próximo do original apenas em Florianópolis SC.
E Miranda , fica em Trás os Montes ! Minga terra !❤❤❤❤
Consegui entendê-la mais do que eu supunha. Mas, ainda assim, acho que é, com folgas, o sotaque mais difícil de se entender em toda a lusofonia, ao menos para mim. Isso não quer dizer que eu não goste do sotaque - ele é bonito e fascinante. Adoro essa diversidade. :)
Concordo. Também achei muito difícil de entender. Mas mesmo assim muito bonito.
Sou brasileira e para mim parece muito sotaque francês com baiano. Nós também cortamos o R final do infinitivo! Vou cumê! Amei!!!!
Sou do Nordeste do Brasil, e encontrei algumas semelhanças do sotaque Miguelense com minha região: tirar o R do final das palavras e pôr um acento: passá; caminhá; cantá etc. E a palavra "atoleimado", falamos aqui, principalmente os mais velhos. Minha avó dizia: "ô menino atoleimado" hahaha
Tirar o R no final dos verbos eu acho que é no Brasil inteiro, assim como tirar o U (falou = falô).
Também tiramos o D nos gerúndios (fazendo = fazeno).
Temos que entender que a imigração de Portugueses para o Brasil se deu majoritariamente por povos mais pobres, portanto, povos do Norte e das Ilhas pertencentes a Portugal, em busca de uma nova vida no novo continente. Por esta razão é pouco comum termos muita cultura lisboeta e mesmo traços do sotaque lisboeta em nosso país. Tendo mais destaque, portanto, as regiões do Norte (principalmente, galegos, no Nordeste (axente(a gente) // oxen, uma das poucas expressões herdadas dos galegos) e também dos Açores (Santa Catarina que o diga!)
@@Davi237f Acho que essa de tirar o D nos gerúndios é mais de Minas Gerais e interior de São Paulo, porque na capital SP geralmente esse D é falado
@@levilima9925 Sou de interior do RN e pelas pesquisas que fiz sobre as origens da minha família descobri que sou descendente de pessoas que vieram do norte de Portugal e da ilha terceira dos Açores.
Sou brasileiro e tenho bisavós portugueses dos açores, aqui em Brasil é muito comum pessoas mais velhas utilizarem ainda o "atoleimado"
nossa, de onde vc é? pq aqui no Rio e no sul de Minas Gerais - onde eu nasci - ninguém fala isso, nem os mais velhos...
Meus avós viviam em Recife e Ceará quando vieram, lá é bem comum
Santa Catarina tbm é bem comum no litoral norte, Vale do Itajaí eu sou de SP, e tem muito em comum oque eles falam aqui com os açorianos até hj..
Em Brasil foi de fuder
De fato, há quem use atoleimado na oralidade, minha avó o faz com alguma frequência. Na literatura, sobretudo em traduções, é ainda mais frequente optar pelo "atoleimado" em detrimento do "aparvalhado" ou "apalermado".
Finalmente algo da minha terra! Abraço de S.Miguel
A Sede do Governo Regional é em Ponta Delgada (São Miguel), a Assembleia Legislativa Regional é na Horta (Faial) e a Secretaria Regional da Educação (que foi referida) funciona em Angra do Heroísmo (Terceira).
Muito agradável o som do sotaque micaelense! Saudações do Brasil.
Parabéns, Leo e Catarina, vídeo excelente! Meu nome é Roberto, e sou de São Paulo, Brasil. A mim a Catarina soa como uma francesa que mora a alguns anos em Portugal, e tem um sotaque carregado. Dois detalhes da fala dela me chamaram a atenção, pois são características também do português do Brasil: o uso do gerúndio e o uso preferencial da expressão "a gente", no lugar do pronome "nós".
E pronunciamos o “comê” ao invés de comer.
@@bethsdutra Desculpe a demora em reagir. Muito interessante!. Muitas pessoas também falam dessa forma, conforme a região do Brasil. Aqui também é comum ouvirmos pessoas pronunciando frases como "vamo come" ao invés "vamos comer". Por acaso isso acontece também por aí?
Leo, gostaria de sugerir uma conversa com alguém do Timor Leste. Fica na paz!
Sou de Timor-Leste, mas as pessoas só fala Tétum
@@maryocecilyo3372 Ainda ensinam português nas escolas?
Ah, eu queria conhecer Timor-Leste, mas desisti depois que soube que quase ninguém mais fala português. O mesmo que aconteceu com Macau.
É a sensação de um parente que se afastou da família
Up
@@gabslourenco8812 que triste
O timorenses não se afastaram da família, bem pelo contrário. São os que apesat de estarem muito longe de Portugal, no Sudoeste Asiático, dão sempre provas que são os que mais perto estão.
Eles falam a língua nativa deles e ainda bem que falam.
Assista a vídeos no UA-cam: Timor-Leste na celebração de vitória Portugal
Sou brasileiro e recentemente, após fazer minha árvore genealógica, descobri que o meu antepassado português que imigrou para o Brasil era de Ribeira Grande - São Miguel, Açores. Nos registros mostram que ele casou em Mariana - Minas Gerais, no ano de 1715 e morreu em Claudio - MG em 1804. Adorei o vídeo e conhecer um pouco do sítio de onde meus antepassados vieram.
Canarias también fue colonizada en gran medida por portugueses, los españoles que venían terminaban marchándose para America. Tenemos muchas palabras de origen portugués como: millo(milho), tolete(tolo), liña(lihna) y muchas más. Y otras cosas quedan de los portugueses que llegaron ,como la comida canaria que es en gran medida de origen portugués como: el bacalao encebollado(Bacalhau com cebolada), rancho canario(Rancho), huevos moles(ovos moles), truchas(azeivas)...
tampoco te vengas arriba, "en gran medida", Canarias es en su inmensa mayoría de origen Castellano (después de los Guanches)
Epa, não sabia disso! Primeira vez que ouço. Obrigado por partilhar!
Minhas origens é dos Açores, muito legal vídeo. Sou brasileiro.
Eu adoro o sotaque miquelense! Queria morar em São Miguel se fosse viver em Portugal.
Então? Precisaram de ativar as legendas para perceber o sotaque de São Miguel?
Sim! Muito difícil. Parece um francês tentando falar português
Com certeza! Sem legendas não dá para entender nem 60% do que a Catarina fala :) .
Ativei, mas não por causa de sotaque (entendo o sotaque porque uma metade da minha família é de São Miguel), mas para confirmar meu entendimento dos termos que não reconheci (a minha língua primeira é inglês).
Para quem não conhece, S. Miguel é a única ilha dos Açores q tem este tipo de sotaque e há a tendência de se pensar, q este é o sotaque acoreano em todas as ilhas, quando na realidade cada ilha tem o seu sotaque próprio e bem diferente do da ilha de S. Miguel.
Por outro lado, muitas das expressões aqui referenciadas não são utilizadas nas outras ilhas. Saudações desde a ilha Terceira Açores
Eu entendi bem sem legenda, sou brasileiro, e lá temos muitas misturas de sotaque, entao ja to acostumado hahahah
Muuuuito interessante teus vídeos! Como brasileiro, confesso que, às vezes, custa-me entender todas as palavras e expressões que são ditas. Contudo, isso só torna-me mais apaixonado pela nossa lingua; a lingua portuguesa!
Léo em Portuguese. Curto muito o seu canal e seus vídeos. Como Professor de História de um Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa trabalho muito com a História cultura, arte e as nossas várias línguas portuguesas com as suas variações, dialetos e sotaques. Aqui mesmo no meu Estado de Minas Gerais o sotaque original é o minhoto mas temos outras variações pois é um Estado muito grande e como dizia um dos nossos maiores escritores Graciliano Ramos "Minas são muitas".
Mas o nosso Brasil de herança portuguesa também são muitos. E assistindo esse programa sobre os Açores lembrei me que no Estado de Santa Catarina, mais precisamente na Ilha de Santa Catarina na Cidade de Florianópolis, a colonização foi açoriana e até hoje várias comunidades ainda tem um linguajar próprio e são conhecidos como os "Manezinhos da Ilha" y tem muito orgulho da sua identidade cultural.
É que a parte continental do Estado de Santa Catarina é predominante a colonização italiana, alemã e polonesa já do século XIX posterior a independência do Brasil.
Parabéns pelo seu programa e pelo seu carisma. Muito bom.
Duarte de Magalhães, não compreendo porque falam em colonização quando deveriam dizer povoamento ! :)
Acho incrível como o sotaque açoriano é parecido com o francês, muito interessante!!! 😊😊
:)
No povoamento de São Miguel vieram, não só pessoas do centro e sul de Portugal, mas também franceses e espanhóis.
@@TheTheaterdreamer e algarvios sobretudo
as casas são parecidas ás casas do Algarve
o algarvio também se farta de dizer ã, e mais ã
nã quero e nã vo
e mais pessiar e mais cmer, etc.
não precisa de ir à China para ouvir sons parecidos aos açorianos
então vejam:
ua-cam.com/video/qX5PPAduojA/v-deo.html
@@marie3587 exato. De todas as zonas do continente acho o de certas zonas do algarve o mais parecido com o micaelense
Não existe sotaque açoriano. O sotaque que te referes é o sotaque da ilha de São Miguel. Somos 9 ilhas, cada uma com sotaques diferentes.
Lol!
Segui e já conhecia muitas delas!
Confesso que quando cheguei a USA eu tinha muitas dificuldades em entender minha vizinha açoriana, uma linda pessoa, com o tempo lá foi.
É tao linda a ilha como as gentes e gira a linguagem!
Deus sempre abençoe os AÇORES!
É para mim o sotaque mais desafiador de toda a lusofonia. As fusões de palavras me atordoam.
Como brasileiro achei o sotaque mais dificil de se compreender. Pra mim mais dificil do que entender o espanhol que é outra língua
Lindo conhecer tantos sotaques!!!!
Amei o sotaque dela 😁 um português afrancesado 👏🏻👏🏻👏🏻 achei lindo .. nunca tinha ouvido ❤
Mattilato, qual afrancesado ? o sotaque se parece com o sotaque dos algarvios e alentejanos que foram essencialmente os primeiros povoadores dos Açores !
@@marie3587 se você diz então deve ser isso ! Eu só comentei que achei afrancesado em relação a fonética... mas o sotaque dela, eu amei 😁 pois nunca tinha ouvido antes... de onde quer que seja esse sotaque eu achei ele lindo ❤
@@mattitalo claro que sim, é natural que as ilhas tenham desenvolvido sotaques diferentes por ter tido menor nível de contactos e de "miscigenação" do que terá acontecido entre regiões continentais sobretudo em séculos passados
mesmo assim, entre o sotaque do Algarve e do Minho, vai muitas léguas :)
Nos dias de hoje com as comunicações mais facilitadas, as diferenças tendem a diminuir e as pessoas tendem a falar o português mais padronizado:)
@@marie3587 já eu acho que as diferenças são essenciais para manutenção da nossa diversidade linguística... A idéia de que as comunicações facilitam uma certa padronização ou sobre existir um " português padronizado ", reflete para mim algo preconceituoso... Amo a diversidade do nosso idioma português !!!
@@mattitalo ehehehhe!
preconcêtoso?! assim lhe diria um amigo alentejano
atã vocemecês no Brasil tã sampre a dzer que nã percebem as falas dos pertegueses de Pertegal, atã ainda querem más variantes?!!!
Olhe que por esse andar, ainda iria aceitar que no Minho se dissesse
Oi rapaz nãou biste por aí onde posei a garrafa da áuga?!
Já agora o algarvio responde:
ó mlher pôs ê na vi não, debe tar prái i num cante, procure cagora ê tô fazendo um trabalhe munto difice de fazer e na posso ir à procura!
É só mudar as gramatcas !
Bom dia para si :)
Fantasticooooooo
Hoje assisti a uma audição cega de uma miúda de São Miguel no The Voice Portugal 2021, disponível no site do RTP, que era muito talentosa. Mas tive muita dificuldade de perceber o que ela falou após sua apresentação, antes de escolher os mentores. Sou do Sul do Brasil, e nossa região recebeu muitos imigrantes açorianos, principalmente em Santa Catarina (mas eu sou do Rio Grande do Sul, onde foi menor). A única semelhança que percebi foi o corte do R no final dos verbos, como em passeá no lugar de passear. Mas o sotaque da tua amiga me lembrou muito o sotaque dos manezinhos da Ilha de Florianópolis (Santa Catarina), em que houve muita imigração açoriana, que tb tenho dificuldade de perceber. Rsrsrs
O sotaque de São Miguel, já escutei outras vezes e acho um dos sotaques mais peculiaridades e interessantes do mundo lusófono. Saudações do Brasil.
Chocado que, nos Açores, (ao menos em São Miguel) o "R" dos verbos é "substituído por um acento", já que é assim que a maioria das pessoas falam os verbos no infinitivo no Brasil também
Sim, percebem-se várias características do sotaque de São Miguel que se assemelham ao português brasileiro
Mas tirando isso e o gerúndio, pouca coisa se assemelha ao sotaque brasileiro.
Creio que eles pegaram isso do Brasil.
@@lucasrodrigues9766 Como é que podiam ter pegado do Brasil se eles são mais velhos que o Brasil?
@@kappa2ou3 Os Açores foram descobertos na época que descobriram o Brasil. Quem viajava entre Portugal e Brasil sempre passava por lá. E já vi resultados de DNA de pessoas dos Açores que tinham DNA indígena, ou seja, brasileiros foram para lá e ficaram.
Português é muito rico
Muito interessante esse sotaque, muito peculiar essa maneira de falar, pensei que fosse fosse francês.
Gostei muito do vídeo, vivo no Canadá á cerca de 47 anos. Vocês fizeram lembrar o passado quando criança em Ponta Delgada. Thank you ❤️
I know everyone says this but it's really so surprising how French this sotaque sounds.
And this is why I love learning about languages: there are so many patterns that repeat, so many things that evolve in the same ways but in different contexts and points in time.
Eu sou do México, amo muito Portugal, agora posso entender sus linga, muito obrigado pelos vídeos!!!!
É deslumbrante a riqueza da nossa lingua❤.
E para quem quiser "treinar o ouvido" para a pronúncia micaelense, recomendo o canal do Helder (helfimed). Ele faz vídeos de humor e eu percebi (ainda mais depois desse vídeo) que ele procura evitar palavras muito regionais, o que ajuda bastante para o "treino". Eu entendi muito do que a Catarina disse pelo fato de sempre ver os vídeos dele.
wellington, o seu comentário sobre Porto Alegre ter sido bem povoada antes da chegada dos açorianos não está correcto, desculpe.
A cidade de Porto Alegre foi fundada por 60 casais açorianos das diferentes ilhas dos Açores. Antes da chegada dos açorianos havia uma guarnição militar portuguesa, a Guarnição do Desterro. Foi a partir desta guarnição que os 60 jovens casais açorianos fundaram a Cidade de Porto Alegre.
Milhões e milhões de brasileiros são descendentes de açorianos e não sabem.
Parabéns pelo programa! Adorei! Sabia todas, não fosse eu uma autêntica corisca!!!
Em choque com esse sotaque 🤯
Moro no Brasil, em Florianópolis-Santa Catarina, e aqui a colonização foi Açoriana, inclusive o sotaque daqui, é bem único dentro do Brasil, e também somos uma ilha.
Que vídeo maravilhoso! Leve, descontraído e delicioso de se ouvir! Preciso dizer que tive um ataque de risos ao saber que vaca miquelina significa "vacuum cleaner"
Atoleimado, fema e corisco já ouvi em Florianópolis. Aliás, lá também se usa bucica para se referir à "fema" do cachorro! Alguém sabe se em alguma das ilhas este vocábulo existe?
Acho muito engraçadinho e sonoro! Assim como praticamente todas as expressões açorianas e o modo de falar dos habitantes das ilhas!
Muito obrigado e parabéns por mais um conteúdo excelente!
Um LUSOaBRaço!
Não se usa, nunca ouvi.
Quanta diferença do português brasileiro! Adorei!
'e bem possível que o "bela fema" que se usa em São Miguel vem do Frances "Belle femme" em vez do bela fêmea como sugerido
Aqui no interior de Pernambuco no nordeste do Brasil falamos "feme" pra se referir a mulher
@@sergiosantos6972 interessante. Em sao miguel nos acores, existe uma forte influencia dos franceses, mais propriamente da Bretanha onde existe uma vila no norte da ilha com o mesmo nome. Vcs ai tambem teem influencia francesa?
@@HACC90 Teve alguns imigrantes mas também aqui no nordeste teve mais influência galega por algumas palavras e expressões como "oxente" ,"vixe Maria" "poico" "caivão" têm tudo origens galegas de imigrantes vindos pra cá
Incrível parece outra língua muito bem explicado
Amei. Mas no Brasil 🇧🇷 também temos influência Açoriana. Bem sabes que no Rio Grande do Sul, último país aí sul , o qual faz Fronteiras com Uruguai E Argentina. Também por cá imigrantes Açorianos chegaram. Na capital Porto Alegre ao caminhar pelo centro histórico encontramos muito do Açores e Portugueses em geral. Tem uma passagem de pedra que é patrimônio histórico da humanidade. Naquela região há um espaço maravilhoso para lazer, incluindo praça para os cães passearem e ficar é lindo. Outra coicidencia que há é não terminarmos as palavras. Exemplo: vou ao supermercado...ok..eu vou ao super
Meu apartamento- Meu AP
E assim o Brasil uma nação continental tem variáveis linguísticas. Tem um poeta, escritor e contador de histórias Ariano Suassuna (in memorian) Disse ele certa ver: A humanidade tem dois tipos de pessoas as que concordam comigo ou as equivocadas (Uma piada perfeita). Ok. Então eu já me apresentei para que saibam que o gaúchos que são um pouco diferentes também temos vocês.🙏🏼✨✨✨✨✨🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Abençoada de deus boca sagrada explicou tudo direitinho!
Qué increíble el portugués de Sao Miguel/Azores, Portugal. Suena muy lindo, parece una mezcla entre portugués y francés. Me imagino por la influencia de los colonos portugueses e inmigrantes franceses en la isla. Yo soy hispano, pero estudié portugués y me encanta la lengua portuguesa, sí se me dificultó entender a la bella chica portuguesa, pero me encantó esa acento. Muy interesante que dentro de Portugal existan también varios tipos de pronunciaciones y acentos del portugués. Saludos luso amigos :)
Duardo Mendonza, qual francês? donde é que tiram isso?
foram essencialmente algarvios e alentejanos que povoaram em primeiro lugar os Açores
e falam assim muito parecido !!!
basta ouvir:
notícias de Luanda em português de Angola
ua-cam.com/video/yUxhZUBHRXI/v-deo.html
notícias de
Televisão de Moçambique TVM
ua-cam.com/video/K4OQh7Zn6Zg/v-deo.html
na TV portuguesa a apresentadora
Júlia Pinheiro surpreendida pelo filho
ua-cam.com/video/YuSKwM2DtyI/v-deo.html
na TV da Guiné-Bissau O POETA
ua-cam.com/video/QQrW5q9dVo8/v-deo.html
Na TV de Cabo-Verde
ua-cam.com/video/wXKrO6-nmtA/v-deo.html
Em Goa quando se fala português
ua-cam.com/video/GFIIw5OJkE0/v-deo.html
gente de Macau que fala português
ua-cam.com/video/Vr2f4uQC_d8/v-deo.html
A língua portuguesa de Timor-Leste
ua-cam.com/video/Cvsupbe8koo/v-deo.html
Na TV de São Tomé e Principe
ua-cam.com/video/LtLw8Yg_ZzU/v-deo.html
E sim claro os brasileiros
ua-cam.com/video/qPtet2bSQxI/v-deo.html
Em Malaca ainda se fala português antigo!
ua-cam.com/video/J6ypKbGjYwc/v-deo.html
e o galego
ua-cam.com/video/1JKa12ga0_E/v-deo.html
@@marie3587 Eu sei que principalmente foram Portugueses, porém também sabia que depois houve imigraçao francesa nessa ilha. Muito obrigado pelas informaçoes.
@@duardomendoza463 se houve franceses a chegar à ilha tinham de aprender português
que os reis consideravam-nos logo súbditos do reino
de onde tirou a sua informação?
Achei muito parecido com o sotaque dos catarinenses de Florianópolis - Brasil!
Aqui em Vila Nova de Famalicão (norte PT), também dizemos ver macaquinhos para banda desenhada).
Muito bom.
A cada vídeo eu me surpreendo com as influências estrangeiras e variações culturais de nossa língua.
Obrigado por compartilhar conosco.
Olá1 Leo, eu sou dos Açores, São Miguel e tenho aqui mais algumas que possa ver como a gente diz.
§ Aboiar. = Atirar. | Expressão de atirar objetos para outra pessoa de modo aparecendo que flutua no ar.
§ Vento encanado. = Corrente de ar. | Expressão de um túnel ou corredor que o vento passe entre ele fortemente.
§ Arenga aqui! = Entrar numa briga comigo. | Expressão de chamar alguém para uma luta séria ou apenas fique aí assistindo.
§ Aganta. = Aguentar | Expressão de aguentar algo ou ajudar alguém assegurando isto.
§ Aganta o nó! (M) ou rolha! (F) = Aguenta a bexiga. | Expressão de dizer para alguém aguentar antes de ir para a casa de banho, ou apenas aguentar quando alguém diz que não terminou de usar banheiro.
§ Atoleimando. = Idiota/Tolo. | Expressão de chamar alguém de asmo/burro, ou que fez algo de errado.
§ Dés agora com ventas no chão? = bateste agora com a cara no chão. | Expressão de que alguém cair no chão e se magoou (machucou), não quer dizer fixada mente que parti ou bater com a cara apenas dizer que cai e se feriu.
§ Corisco mal amanhado! = Safado; Traquinas. | Expressão de chamar alguém que é safado ou que alguém que fez algo de errado.
§ Cara linda cheio de esterco. = Chamar de linda, mas desastrada. | Expressão de dizer que alguém é bonito(a), mas é também desastrado(a) ou desorganizado(a).
§ Está tudo escarolado. = Partir, quebrar. | Expressão de dizer que está tudo quebrado neste quarto ou dizer para alguém que está cansado depois de um trabalho duro e longo.
§ Diabo te carregue = Insulto | Expressão de dizer que está chato demais e que o diabo leve-lhe este consigo.
§ Escampar = Parou de chover. | Expressão de dizer que já não chove ou que a chuva está, a ir embora.
§ Está bem amanhado = Está lixado | Expressão de que fez algo que não devia ter feito.
§ Forminha negra = muita fome | Expressão de que está com muita fome.
§ Estou de barriga arroncado até rebentar = estou cheio | expressão de que está cheio após a refeição.
§ Gadanhos = Dedos | Expressão que pega rápido demais os objetos com os dedos ou que tira estes dedos aqui perto de mim.
§ Gande tachõns = Grandes unhas | Expressão que chamem às pessoas com unhas afiadas como as dos gatos.
§ Gadelhas = Cabelos | expressão que a pessoa tem muito cabelo ou que liberta cabelos por todo que é lado.
§ Paranhos = Teias de aranha | Expressão de chamar às teias de aranhas ou dizer que a casa está suja demais.
§ Mêm de veras = A sério | Expressão de quando alguém está sempre a errar ou que não para de dizer coisas atrás de coisas ou apenas ser chato.
§ Que nisca é esta = Pedacinho | Expressão que neste prato de comida não tem cause nada ou quando metem (botem) um pouquinho de nada.
§ Pega drêt = Desaparece | Expressão de dizer para sair dali o mais rápido possível ou não chatear/aborrecer a pessoa quando trabalha.
§ Pelo’ê = Aí de ti! | Expressão para não faz nada de errado na frente de alguém se não.
§ Tai’asne = Tal asno | Expressão que está burro/asno ou não ver as coisas corretamente.
§ Tás co olho!? = Para onde estás a olhar? | expressão de dizer para não olhar para ele ou não observar quando não quer.
§ Tás muito mal enganado = enganas-te redondamente | Expressão que não está correto, mas sim eu é que estou correto.
§ Tás Vesqueta = Estás cego | expressão que não vê por onde andas ou não consegue distinguir algo.
§ Vais apanhar uma nas ventas = Vais levar na cara | expressão de agredir alguém ou insultar para não se entre metesse.
§ Vamos lálár = Vamos passear | Expressão de ir viajar ou apenas fazer uma caminhada.
§ Vai ver se eu estou na igreja, se eu não estiver lá reza por mim. = Mandar alguém a ir embora | Expressão de mandar embora de forma engraçada.
§ É de arder! = trabalho duro | Expressão que o trabalho está difícil.
§ Estarraçar = Estragar | Expressão que estragou comida ou não à, conserto para reparar isto.
§ Estás cegan = Estás a aborrecer-me | expressão que está chateado por querer algo ou apenas o está, a aborrecer.
§ Senta rabichel = sentar o rabo | Expressão de dizer traseiro/rabo ou mandar alguém sentar.
Cisqueira= pá de lixo
Merganho=ratinho
Merganha?
Cascarrilha=pouco
Blica=orgão sexual masculino, que talvez seja uma palavra derivada de obelisco, monumento que simboliza o tal orgão.
Os antigos falavam assim
Interessante, no litoral Sul de Santa Catarina (Brasil) de onde minha família é falam “esgadelhada/esgadelhado” pra alguém com os cabelos despenteados!
@@louist.823
§ Pechenos(as). = Pequenos(as). | Expressão de chamar a uma criança ou simplesmente ser a criança.
§ Pinéreta. = Pirralho. | Expressão de chamar a uma criança chata ou dizer que esta criança não se sossega.
§ Blica. = Pénis. | Expressão de chamar ao órgão sexual masculino ou a forma menos agressiva de dizer pénis.
§ Pombinha. = Pénis. | Expressão de chamar ao órgão sexual masculino ou a forma menos agressiva de dizer pénis.
Calafão/Calafona. = Emigrante das Américas. | Expressão de Micaelenses ao chamar os emigrantes vindo das Américas.
Fenéca. = Faneca (Peixe). | Expressão de chamar ao órgão sexual feminino ou a forma menos agressiva de dizer vagina.
Virja. = Virgem. | Expressão de chamar ao órgão sexual feminino ou a forma menos agressiva de dizer vagina.
Para que os pechenos/pinéretas (crianças) não estarem a dizer palavras adultas como o pénis ou vagina, a gente ensinava a dizer que o menino tem uma pombinha ou uma blica e a menina tem uma fenéca ou uma virja.
Os significados não se sabe bem, porquê. Mas, o que eu saiba é que a pombinha representa o lugar sagrado do homem e a blica, sim, talvez veio do monumento obelisco, devido aos calafãns/calafonas que mostravam este monumento aos Micaelenses.
Quando à fenéca vêm dum peixe onde a boca deste bichinho parece muito com a vagina e (outras coisas mais para adulto). E por fim a virja vêm apenas da deusa Virgem.
NOTA. Que a pombinha e a virja vem dos religiosos/católicos, a forma de distinguir e de não ser agressiva ao género.
Cara linda cheio de esterco. = Chamar de linda, mas desastrada.
HAHEHEHEhe
@@amandacarvalhodegenhardt8364 esgadelhado(a) também se diz aqui, e a gadeilha que serve para esgadelhar a terra, um gato esgadanha mas aqui algumas pessoas (velhos) dizem esgadeilhom, uma pessoa de cabelo comprido, seco e todo despenteado e vai passeando fica sujeito a ouvir isto; onde bais cum essa gadeilha ó esgadelhado
Amei ver. Sempre que estive nos Açores fiquei fascinado pelo sotaque e o léxico diferente...
Tem efectivamante influência francêsa. Há uma região a norte da ilha que se chama Bretanha.
I love to hear the accent because my father and all his family is from São Miguel. Saudades da Minha Vovó ❤
O prodigio guitarrista do grupo Extreme, Nuno Betterncourt, nascido em Terceira mas foi criado em Boston, onde aliás há muitos açoreanos fala portugues com um sotaque muito charmante e carateristico da ilha. Não é exatamente igual mas nota-se logo ao falar. Deu algumas entrevistas no mtv no brasil onde não mudou nada no sotaque dele … era muito giro e acho que dava para entender tudo a pesar de ser muito diferente e as pessoas não serem acostumadas ao sotaque dele.🙂👏👏
Muito interessante o vídeo, sou brasileiro com ascendência portuguesa, legal conhecer curiosidade da língua portuguesa
Na Argentina também temos uma expressão "estar em couro", mas a usamos principalmente para nos referir a homens sem camisete, com o centro do corpo descoberto. E precisei um pouco de legendas para perceber Catarina porque, além das diferenças faladas no vídeo, em geral qualquer sotaque açoriano é difícil para mim (suponho que qualquer estrangeiro tem a mesma dificuldade).
P.D.: também pensei que "macaquinhos" era "criança" 😂
Olá, vizinho!
@@fabiolimadasilva3398 Olá, vizinho. Você também teve dificuldade para entender Catarina? ou é que como falo espanhol me resulta ininteligível?
@@bernardogonzalez1453 o que a Catarina fala é praticamente ininteligível pra mim. Quanto ao castexano, es muy sencixo para xo! 😀
@@fabiolimadasilva3398 se diz "para mi" é igual a o "mim"
eu também pensei nisso rsrs na argentina temos a expresão "estar en cuero"
My daughter graduated from SUNY Maritime as a deck officer. On one of her required training voyage, her training ship stopped in the Azores. Now my wife is Brasilian and my daughter spent her summers in Brasil so her Portuguese is very good. When my daughter and her friends went into town in the Azores, the various shop owners were so relieved when my daughter started to speak to them in Portuguese. Naturally they all knew from the first word out her mouth she was Brazilian but they understood her. Needless to say, my daughter and her friends were well treated.
Temos muitos açorianos, e decententes, no sul do Brasil (Porto Alegre/ Rio grande do Sul, e Florianópolis/ Santa Catarina) e muitas palavras são conhecidas. Mas realmente é um dialeto/sotaque muito diferente. Creio que até o galego é mais fácil de entender. Obrigado pelaaula, não tinha a menor ideia.
Atolemado
Meu sonho é conhecer os Açores.
Muito incrível o sotaque dela, e bem desafiador de entender. Parece uma francesa que está aprendendo o português.
Ótimo vídeo Leo! Recomendo que faça um das variantes portuguesas faladas em Cabo Verde e Timor Leste, tem muito pouco conteúdo na internet sobre esses sotaques. Abraço!
Next time, ask Catarina to pronounce the Sao Miguel word “Boufa” and “Puges”🧦(I'm not sure how to spell it exactly) but they’re such funny sounding words with the accent. Also, the word “underwear”we say “quak-ush” 🩲😂
All my Non-Portuguese friends, find those 3 words to be hilarious sounding. I’d LOVE to see a video of you guys saying these words 🤣
14:02 essa parte ficou bem com uma pegada francesa
Parabêns aos dois grande professora obrigado por este programa Parabêns
Gostaria de sugerir ao Leo que fizesse um vídeo com pessoal de Castelo de Vide no Alentejo. A pronuncia das pessoas de Castelo de Vide e dos açorianos da ilha de São Miguel é a mesma, mesmíssima. Eu já presenciei pessoas de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, falando com a sua pronuncia peculiar, eu até perguntei-lhes se eles eram da ilha de São Miguel. Eles responderam que eram de Castelo de Vide, que fica no Alentejo.
Todas as pronuncias dos Açores foram trazidas pelos povoadores oriundos do Algarve(Barlavento e Sotavento), alentejanos, beirões, minhotos, franceses, flamengos, espanhois(galegos?) e alguns italianos.
O povoamento dos Açores começou na segunda metade do século XlV. Os povoadores falavam o português antigo e os outros falavam as suas línguas.
Os saloios e os dos "pêrrengui", não devem saber o que significa estar isolado do mundo no meio do atlântico durante séculos.
Já foste a Nissa?
Os alentejanos foram muito presentes no Brasil do século XX
Nos séculos 12 e 13 o Alto Alentejo foi colonizado por gente do sul da França, da Provença e do Languedoc, e daí as peculiaridades afrancesadas do acento do A.Alentejo. No A.Alentejo os nomes das localidades são os mesmos da Provença: Belver, Nisa, Montalvão, Ródão, Proença, etc..
Essa parte de comer o 'r' final é uma característica que nós temos aqui no Brasil também. E os micaelenses não têm família apenas nos EUA e Canadá. Vocês certamente têm parentes distantes aqui no sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) também. Abraço aos primos açorianos ✌🏻🇧🇷
Nós no Brasil também comemos o R no final de muitas palavras, principalmente se for uma conversa informal ou a pessoa tiver pouco estudo. MAs também depende da região do Brasil pois algumas pronunciam muito forte o R, normalmente o interior ou regiões onde foi colonizado por italianos.
sou de recife e eu falo "comê" em vez de comer
Sou da Zona da Mata Mineira e pronunciamos o r no final das frases levemente aspirado.Se uma palavra terminar com r e a próxima começar com vogal,o som fica de r espanhol.
Colonizado por Italianos? Os Italianos quando chegaram ao Brasil, o Brasil já era colonizado.
Os italianos só começaram a chegar ao Brasil em 1880, 380 anos depois dos portugueses.
@@louist.823 ela não disse nesse sentido kkkkk. Ela quis dizer nos locais onde se estabeleceram grandes colonias italianos nos séculos XIX e XX.
Que lindo sotaque, soa parecidíssimo ao francês!
Como brasileiro tive dificuldade de entender algumas palavras, se ouvisse na rua por acaso pensaria que é francês. Em Florianópolis, houve uma grande imigração de açorianos, vivi lá alguns anos, e lá realmente fala-se bem rápido e diferente do resto do país, mas nada comparado ao sotaque apresentado no vídeo. Muito interessante saber que o nosso idioma tenha tantas variações sonoras. Grande abraço!
Isaque Brian, deve ser chique escrever que é parecido ao francês! oba oba !
até imaginam a torre Eiffel no quintal, valha-nos Deus!
qual afrancesado ? o sotaque se parece com o sotaque dos algarvios e alentejanos que foram essencialmente os primeiros povoadores dos Açores !
@@marie3587 Nunca escutei o sotaque dos algarvios, muito menos dos alentejanos. O único som que pude assimilar semelhança foi o francês, por isto o disse. Não acho que seja "chique".
@@isaquebrian4092 foi só uma brincadeira consigo!
para lhe dar uma ideia,
no Minho o "regionalismo" diria assim ou parecido:
Oi rapaz nãou biste por aí onde posei a garrafa da áuga?!
Já agora o algarvio responde:
ó mlher pôs ê na vi não, debe tar prái i num cante, procure cagora ê tô fazendo um trabalhe munto difice de fazer e na posso ir à procura!
Teriamos de mudar as gramatcas !
bom dia para si :)
Ainda bem que o Leo avisou para ativar as legendas. O sotaque açoriano de um modo geral me é muito difícil.
Que voz estou boquiaberta 🎉❤ Obrigados
Não consegui perceber quase nada que ela falava. Em alguns momentos não me soava português. Muito interessante essa variação
Point of Delgada
Does it sound somewhat French, perhaps?
Meus avós são micaelenses da Povoação :) Família Souza Camara.
Meu bisavô paterno era da ilha do Faial. Manuel Dutra. Desertou da Marinha portuguesa enquanto o navio estava em instrução no porto do Rio de Janeiro no começo do século XX 😅 Estabeleceu-se na cidade de São Fidélis, interior do RJ.