@@rodriguesrodrigues1809 nao acho que deus livrou não porque o pai dela seria livre da morte e os outros não, parem de colocar deus nos acontecimentos da vida justificar colocando Deus foi uma fatalidade onde se salvou quem tenha estabilidade fisica pra isso nada tem a ver com deus isso deus salvo o pai dela e deixou os outros dois morrer esse DEUS NÃO E MEU DEUS PORQUE MEU DEUS NÃO DEIXA NINGUEM MORRER PRA OUTRO VIVER !
Esse pegou de surpresa, valeu Lito, esse rapaz e seu lindo dog ganharam o mundo pela sua simplicidade, nos leva a pensar se há tanta necessidade de gastarmos toda a nossa vida para buscar algo, sendo que precisamos de tao pouco para sermos felizes. Linda homenagem mais do que merecida. Abracos Lito e equipe do Aviões e Músicas.
Eu não falaria um negócio pesado desses não, daria os avisos e pediria para todos se prepararem, mas esse final aí só serve pra desestabilizar quem já tá tenso.
A lição que esse acidente deixa pra vida de todos nós é que: não faz mal nenhum errar, mas quando perceber que errou ADMITA, PEÇA AJUDA E CORRIJA o erro. Se o Garcez tivesse dado um pouquinho mais de atenção pro Zille o final disso seria diferente talvez.
Parte da responsabilidade está no departamento médico / RH da empresa. Com tanto psicotécnico, entrevistas técnicas, dinâmicas de grupo, etc, a empresa não conseguiu detectar que estava contratando um egocêntrico narcisista patológico, que jamais admitiria seu próprio erro, nem que isso significasse destruir um avião da empresa e matar vários de seus clientes.
@@rob.soares Verdade, mas havia muitos outros comandantes na empresa na época, que também detinham a palavra final e nem por isso teimavam até levar seus erros às últimas consequências. O acidente teve contribuição de características de personalidade daquele comandante em específico, que passaram despercebidas na seleção.
Eu morava em Belém e meu vizinho, Dirceu, faleceu nesse acidente. Lembro de mim, criança, ver minha mãe tentando acalmar a esposa dele, pois ela acreditou que ele estaria entre os sobreviventes, mas ele estava nos bancos da frente e foi fatalmente atingido pelo deslocamento dos assentos. Ele era um gaúcho gente boa e muito amado pela esposa e três filhos. Que Deus o tenha.
Eu também moro e sou de Belém, mas já morei em Maraba,e conheci uma mocinha na década de 90 que sobreviveu ao acidente.Ela era vizinha de um familiar do meu Pai lá de Maraba,e ficou com uma perna deficiente.
Querida irmã Josete estava nesse vôo, ficou tão debilitada que a colocaram entre os mortos, no resgate descobriram suas chances de sobreviver. Ano passado não resistiu ao covid. Descanse em paz, irmã Josete. 🙏🏻
Sou professor de matemática. Por dez anos ouvi alunos dizendo "o que que tem errar uma virgula?". Bem, o VG254 mostra que uma vírgula pode fazer um belo estrago!
... A QUESTÃO NESSE FATO... NÃO FOI DA VÍRGULA... FOI DA FALTA DE HUMILDADE DE UM SER HUMANO... E/OU DESPREPARO... BRASIL AVANTE... BRASIL ACIMA DE TUDO....!
Pensei o mesmo se eu estivesse la e ouvisse o piloto dizer tenham todos um bom final, eu ja ia começar me chorar, isso pq ainda existia mais 15 minutos para os passageiros se desesperarem depois de ouvir esta frase.
Lito explica tão detalhado que até quem não sabe nada de aviação fica interessado na história e "preso" no vídeo. Excelente canal, e roteiro bem explicado!!!
Excelente homenagem ao Jesse e Shurastey. Quanto ao 254, pra mim é o acidente que mais me revolta. Arrogância e "uso do poder" indevido, causou vítimas fatais e um acidente evitável.
Este comportamento gerou a iniciativa da Varig em promover um curso sobre estes acidentes. Entrávamos em sala de aula e anotavamos todos os títulos, depois pediam que largassemos a folha lá fora numa pasta previamente separada e nosso EGO é arrogância também ficavam lá fora. Aí sim começávamos a aula , Comandantes Copilotos e Comissários todos iguais, aí discutíamos com o Instrutor de acidentes da Varig o que realmente ocorreu e o porquê. Lincoln Sanches Cmro Varig 23 anos de voo.
Mas gente! Eu já conheci pessoas cabeça dura, mas esse comandante ai... francamente! Ego maior que o profissionalismo. Vídeo muito bom! Nunca fui fã de aviação, pra mim parece coisa de outro mundo, ja que aqui o acesso a aviões está restrito aos aeroportos mais distantes. Esse canal desmistifica muita coisa e esclarece muito!😊
Após 5 anos na FAB, como mecânico do MIRAGE III, em 1987 ingressei na manutenção Varig onde tive orgulho de trabalhar até seu triste final. Naquele domingo eu fiz o atendimento do PP- VMK voo RG 254 em Brasília.. Me lembro que havia um único reporte técnico: "Um "Boom Mike" fora do padrão", que transcrevi para o ACR ( itens de correção retardada), já que manual de itens mínimos assim o permitia. Após deixar meu turno naquele domingo fui para casa pois segunda- feira estaria de férias... Nunca vou esquecer a tristeza de saber que o VMK tinha se acidentado na selva amazônica.
Aposto que ainda deve ter passado muito tempo angustiado pensando se teria feito algo de errado... imagino o seu alívio quando foi concluido que o acidente nada tivera a ver com manutenção. Fui Controlador de Tráfego Aéreo durante 31 anos. Aviação não perdoa.
@@duartesimoes508 Como vai Duarte? Quando entrei na FAB minha intenção era ser CTA (controlador de tráfego aéreo), mas o teste de aptidão apontou para manutenção de aeronaves e sistemas. Bem, no caso do VMK não tive essa preocupação. Apenas a inspeção de trânsito foi feita e em sequência a inspeção dos pilotos para recebimento da aeronave. Realmente não havia nenhuma chance de haver eventuais erros de manutenção. Assim como no seu setor, trabalhamos numa área onde erros não são permitidos, daí surgiram os chamados itens IIO (itens de inspeção obrigatórios)e etc para eliminar a possibilidade de erros de manutenção, além da obrigatoriedade de referenciar a página e a tarefa descrita no manual de manutenção para cada tarefa de manutenção executada. Tudo isso faz as vezes a burocracia ser mais demorada que a própria ação de manutenção, porém fazemos conforme o estipulado pelo operador aéreo e a Autoridade Aeronáutica. Lembro de uma frase do CIPAER que vi nos tempos de FAB: "Segurança não cai do céu". Um abraço.
deve ser muito triste para vc @moraes ter feito a manutençao no aviao e depois ve lo destruido na selva .sou mecanico diesel e tbem fico triste de saber que caminhao que dei manutençao se acidenta e nao tem mais jeito
Lembro do professor de matemática na 6ª série dando aula de gráficos; fez uma caixinha de três números, desenhou o mapa do brasil no quadro e pediu pra todo mundo preencher a caixinha de 3 algarismos com a numeração 025,0 graus. 80% da turma derrubou o avião, inclusive eu. Depois que ele fez o ângulo no quadro sobre o mapa, que a gente entendeu a importância de não errar conta de geometria.😅 Ninguém nunca mais tirou nota baixa na aula dele tamanho terror que ele nos colocou. 😅😅😅 "VOCÊS AINDA VÃO MATAR UM POR NÃO ESTUDAR!" Eram outros tempos.
Lito, exatamente assim, e o milagre se fez, sobrevivemos pelo amor q nos uniu lá na selva. Como sobrevivente, relatei a experiência magnífica no “ voo 254…eu sobrevivi “.
Lito, o maior contador de histórias desse You Tube. O cara tem o dom de prender você num video de 37 min. que pareceram 5 min. Parabéns! Aviões e Música é um patrimônio brasileiro. Que orgulho ter vc para contar várias histórias.
Meu tio estava neste vôo e sobreviveu!!! Lembro como hoje, parte da família indo todos os dias ao aeroporto para saber informações do acidente. Sendo criança em 1989 e morando em Belém, tive a oportunidade de conhecer o Electra que veio com o presidente da VARIG.
Meu tio José estava nesse vôo e me lembro como se fosse hj toda angustia e desespero de toda família Felizmente ele sobreviveu e nos contou mtos detalhes do acidente...é de arrepiar!! Parabéns pelo vídeo👏🏻👏🏻
A minha irmã estudou inglês com uma moça que estava no voo e que sobreviveu. Ela passou alguns dias desacordada (em coma) e quando acordou ela havia esquecido de quem era e tudo. Infelizmente, mesmo depois do socorro e de devidamente tratada, ela nunca recuperou a memória. Na época do acidente ela estava noiva e, repentinamente, não reconhecia ninguém da própria família, muito menos o noivo.
"Tenham todos um bom final..." Imagina você escutar isso de um piloto. OMG! Já tinha ouvido esse áudio em alguns vídeos do UA-cam mas não sabia a história real. Fico feliz que a aviação avançou e aprendeu!!!
Excelente documentário. Entrei na Varig em 1991 como comissária . Durante o curso , depois desse acidente, tivemos que aprender sobrevivência na selva. Sempre que fazíamos aquela rota, tudo vinha na minha mente . A floresta amazônica é realmente muito vasta . É de arrepiar. Fizemos um pouso de emergência in Brasília uma vez, mas nada comparado a esse dia .
@@robyssaoalternativo7404 Falta de opção? Kkkk o salário é top e a profissão é incrível! Só quem é da aviação sabe, toda profissão tem seus perigos, nem por isso você vai deixar de viver
Nesse vôo, viajava a nossa madrinha Josete Fonseca, dona da Churrascaria Rodeio em Belém. Ela quase morre, já estava só bicho entre os mortos, quando alguém percebeu ela se mexer. Eu e meu irmão conhecemos ela numa festa evangélica em Porto Santo, município de Turiaçú-MA, então ela colocou nosso nome artístico: Faísca & Fumaça, nos tratava como filho e nos popularizou na região. Ela faleceu em 2021 pela covide. Somos eternos agradecidos a ela por tudo que fez por nós. Obrigado, Lito por nos contar essa comovente história, que ela contou em seu livro e nos cultos. 👏👏👏👏💕💞
Esse caso é BIZARRO. Saber que TODOS poderiam ter morrido pela arrogância do comandante que sabia que tava errado e preferiu arriscar a vida de todos ao admitir que estava errado - e encarar alguma consequência disso. O copiloto ainda conseguiu salvar a vida de muita gente. Esse é o pior tipo de acidente.
@@ThiagoSilva-mm6zl há 30+ anos um copila era nada basicamente, a cultura d crm ainda era fraca. Se fosse hj o Zille teria tido mais voz pra interferir, mas naquele tempo ele não tinha.
Me chamo Sales, lembro bem desse acidente, eu estava de serviço na região entre Altamira e São feliz do xingu, na beira de um rio, tinha algumas pessoas comigo, o avião passou sentido Altamira era umas 18:30, as luzes acessa, logo o avião voltou, todos nós ficamos preocupados, pois ali não era Rota de avião, se eles joga o avião no rio acho que tinha evitado o pior, pois a margem do rio xingu era longa. Questão de 30 minutos depois já estava sendo anunciado o sumisso desse avião, era exatamente o avião que agente tinha visto, logo pela manhã vários aviões da Fab passava, como agente tinha um rádio amador em comunicação com o escritório da empresa em Maraba, eles não conseguia achar o avião perdido, só daí meu colega passou um rádio pra Marabá avisando que o avião tinha sobrevoado aquela região, logo chegou um avião da FAB pra colher informações com agente e 20 minutos depois a notícia na rádio central de Brasília que tinha encontrado o avião.
"Navegando com o cmdt. Garcez" é o tema de toda primeira aula de Navegação Aérea no curso de Piloto Comercial: tudo o que você NÃO deve fazer e como NÃO deve se comportar no cockpit! Esse sobrenome entrou pra história, e é reconhecido por todos os aeronautas como sinônimo de prepotência e arrogância.
Esse Cmtde. realmente entrou para história, mas nessa época certamente a maioria dos Comandantes deviam ser iguaizinhos a ele, esse ai só teve a "infelicidade" de causar um acidente por causa da sua arrogância.
Mas os "Garcez" da vida só existem dentro de culturas que permitem a sobrevivência desse tipo de personalidade. Não era incomum em companhias naquela época, em todo o mundo. E a Varig não era exceção.
O rapaz que percebeu que o avião estava indo pra outro lado em vez de Belém, foi ele que acho a fazenda e ajudou muito a todos que sobreviveram a queda do avião.
Eu fui Comissário da VARIG de 1996 a 2006 quando ela encerrou as Operações ou "FALIU", depois fui voar na TAM tbm de Comissário, estava trabalhando na TAM, na época do Triste acidente do voo 3054, que eu coincidentemente estava voando a mesma chave de voos daquela tripulação, porém estava 2 dias depois deles....deixei a Empresa em 2012 e Hoje Sou Piloto de Helicóptero na Executiva em SP, uma das Comissárias desse voo do video aqui é minha Amiga, saudosa Solange Nunes!!
A história desse voo sempre me impactou. Sou paraense, moro em Belém e como havia acabado de nascer quando o acidente ocorreu, até ler o livro Caixa Preta de Ivan Sant'anna, não fazia ideia de algo tão inusitado envolvendo o espaço aéreo do meu estado. Esse livro, aliás, é o responsável até hoje pela impressão forte que tive do acidente, pois narra de maneira dramática as etapas e os erros que levaram a desorientação e o descaso (para mim criminoso) do piloto Garcez. Além do livro, a entrevista com o copiloto Zille n o Aviões e Músicas também é uma referência quando se fala do voo 254.
Os 2 acidentes mais "bestas" (Que poderiam ter sido evitados) esse e o da Chapecoense, que o piloto simplesmente fez um voo com menos combustível que o necessário.
Esse episódio praticamente é um filme digno de Oscar, com todo respeito aos passageiros daquele vôo. Muito bem explicado e com efeitos gráficos, praticamente impossível não assistir até o final! Parabéns pelo trabalho.
Fico imaginando os passageiros ouvindo o piloto dizer: "um bom fim a todos" e o desespero que deve dar sabendo que a chance de sobreviver é baixa ou quase nula
Na vdd as chances de sobrevivência devem ser maiores que 50%. De.modo geral. Basta ver que nesse vôo a maioria sobreviveu. Mas o medo deve ser terrível. Tem centenas de casos, inclusive o do Rio Hudson, que nem perdas houve.
@@wesleyhenrique4001 um brasileiro e seu cachorro. estavam viajando de fusca para o alaska e fazendo videos pra internet mostrando a viagem. Infelizmente nessa semana eles sofreram um acidente contra uma caminhonete e nenhum dos dois resistiu (jesse o rapaz, shurastey era o cachorro) 🥺
@@wesleyhenrique4001 o meu tambem 🥺 mas é como o proprio jesse falava: "se hoje fosse o ultimo dia da sua vida, vc olharia pro seu passado e ficaria feliz/orgulhoso?" gosto de acreditar que eles partiram felizes, fazendo o que amavam
incrível, vi hoje este vídeo,tenho algo a dizer,nesta época eu trabalhava no auto xingú, no Pará,no setor conhecido por Bom Jardim,que fica entre São Felix do xingu e aldeia dos kayapos,nos cuidavam de uma reserva de minério de caciterita, nesta data e dia por volta das 6 a 6:30 da tarde já escurecendo este aviao passou bem baixo por cima do rio ximgu,bem em cima do nosso acampamento, quando estranhei pós nunca um avião daquele porte tinha passado ali,já no dia ao liga a parabólica os jornais já noticiaram o sumiço de um avião da varing,foi aí que liguei o fato com o outro ,não demorou muito um caça da fab,passava no Rio xingu voando baixo e dando voltas no acampamento dava para ver o piloto,foi quando eu indiquei a direção para que eles pegassem a direção subindo o rio,foi o que fez o piloto da fab,depois disso acompanhei todos os acontecidos através dos jornais,de certa hora eu vivi este momento trágico, meu nome é Pacheco,trabalhei neste acampamento na serve do xingu durante 7 anos.
Sou moçambicano... Amo este canal, e me empolguei com a história e vontade de Jesse e shurastey.. uma história impactante... Que Deus os tenha e ... Vai um abraço de África .. Moçambique 🇲🇿
Minha Tia (Marinez Coimbr) e prima (Bruna Coimbra) estavam nesse voo que saiu de Marabá, felizmente elas sobreviveram a essa terrível tragédia. Eu era apenas uma criança na época.
Rapaz seus vídeos são muito longos, mas vc tem um jeito de explicar que nos leva para dentro da situação que é simplesmente impossível não assistir até o fim.
linda homenagem pro Jesse e o shurastey 🥺🥺❤ e a historia desse voo é surreal , e é triste como antes a superioridade que tinha o piloto sobre o co-piloto e a arrogância do Garcez em assumir o erro dele quase tirou a vida de todos
Homenagem ao Jesse e Shurastey, vão deixar saudades, eles ensinaram a viver e aproveitar ao máximo. Esse caso da varig 254 impressona os elos das correntes que geraram o erro. que custou a vida de algumas pessoas
O ÚLTIMOS VÍDEOS DO JESSE MOSTRAVAM CLARAMENTE OS PROBLEMAS QUE ELE TEVE COM ROLAMENTO DA RODA DO FUSCA DELE. SE ISSO AJUDOU A PROVOCAR O ACIDENTE FATAL, NÃO SEI. MAIS A MECÂNICA FRÁGIL E ULTRAPASSADA DO FUSCA É INCONTESTÁVEL!
Lito, uma coisa que sempre me intrigou nesse caso do 254 foi o fato de 2 pilotos, na fase preparação do voo, não terem em momento algum tido um “estalo” em relação ao rumo previsto 270, sabendo que Belém é uma localidade que está à Norte de Marabá. Entendo que o automatismo de processos, seguiram o fluxo de planejamento do voo conforme foram amplamente treinados (com a infeliz alteração do MC no FPL). Sem julgamento algum de ambos, mas me pegando ao fato da aviação ser um processo na vida dos profissionais. Todo mundo inicia voando visual, tendo no máximo a bússola durante as navegações do PP. Usando cartas, traçando as rotas etc…difícil entender pq essa direção praticamente ortogonal ao rumo que deveriam seguir em momento algum lhes chamou a atenção, até mesmo antes de decolarem e outros elos sendo incluídos. Se preciso ir para um destino a norte (independente de ser Norte cravado ou numa margem de 330 a 030 por exemplo). Voando na 270, não iria nunca para um setor norte. Enfim, ser humano, todos nós estamos sujeitos a falhas…
Me lembro muito bem desse triste acidente. Eu já era radioamador nessa época e sintonizei meu amigo Nardinho, de Campinas - SP, falando pelo rádio com pessoas desse vôo que pediram ajuda numa fazenda chamada Eldorado. Eles estavam usando uma frequencia em que eu só podia escutar, mas não transmitir. o Nardinho ligou para Salvaereo e Sindacta. Foi uma grande corrente pra ajudar no resgate das pessoas desse vôo.
Conhecia Hélio Smith pessoalmente e qdo conversei com ele sobre esse caso ele culpou fortemente o piloto! Vejo agora que a VARIG era a culpada, pois depois de 14 situações parecidas a VARIG não fez um aviso geral
Sim. A única culpada foi a VARIG POR ESSAS NEGLIGÊNCIAS. O Garcês foi covarde também, mais temos que considerar que ele estava em estado de choque e desorientado .
É impressionante como teus conteúdos tem uma riqueza de detalhes ! Sou de Marabá-PA (uma das paradas do Voo) é essa história nunca deixa de ser comentada nas rodas de conversa.
O Zilli foi um guerreiro, se não fosse a atitude dele de tomar o comando"uma vez que o Garcez entrou em estado de choque"o Zilli pegou os controles e levantou o bico do avião e evitou uma tragédia maior .
Lembro-me de 2 informações deste acidente: O passageiro-herói EPAMINONDAS, que alertou a comissária que o pôr do sol estava do lado errado do avião e a manchete do jornal: "Comandante Garcez, de Herói a Vilão".
Toda vez que quero saber se estou indo na direcāo que eu desejo, eu me guio pela posicāo do Sol. Ensinamentos de sobrevivência vindos do meu tempo de militar da Aeronáutica. O comandante desse vôo da Varig era um total ignorante!
Belíssima homenagem a Jesse & Shurastey! Eu fico imaginando o seguinte: todos esses erros acontecendo e os passageiros voando tranquilamente sem saber de nada!
Acho que eles não estavam muito tranquilos. Esta perna do voo deveria ter durado uns 50 minutos. Eles voaram por mais de 2 horas. Depois da primeira hora de voo eu já estaria suando frio.
Naquele domingo ensolarado de 1989, por volta de meio-dia, esse voo fez escala em Goiânia, vindo de SBUL e seguindo para SBBR, e eu era o controlador-de-voo do pouso e da decolagem. Ninguém poderia imaginar o que estava por vir, e que bom que o acidente, apesar das perdas de vidas humanas, tenha servido para aperfeiçoar procedimentos de tráfego aéreo e o gerenciamento de cockpit.
Nei nando Silva cara admiro muito sua profissão. Ser controlador de vôo é igual nos filmes??? A sala,monitores,hed fones, e o bom e velho copo de café.??? A ta,e aquelas tencoes que tem nos filmes,acontece tbm??? Tipo,emergência de maday,ou mudanças repentinas de via aérea pra evitar uma colisão????? Oq acontece se os monitores der uma pane elétrica,falta de energia? Como vcs irão administrar os vôos???? Desculpe,tantas perguntas,mas é curiosidades msm.kkkk
@@gatinhomanhoso.3574 É tudo isso e mais um pouco. Só vivendo a experiência pra ter um retrato fiel, mas já adianto: quando os radares têm alguma pane e ficam fora-do-ar, chama logo os mais experientes onde estiverem porque a emoção é garantida! Ah, e nos orgulhamos de ter um dos melhores serviços ATC do mundo, e não sou eu quem diz, é a ICAO. Abração!
Eu morava em Marabá nesta época. A patroa de meu pai estava na aeronave, sobreviveu com a filha criança. Esta fumaça em Marabá acontece até hoje por causa da derrubada da floresta para fazer pasto. O Zile percebeu logo que tinha algo errado e queria voltar para Marabá mas o Garcez era pura arrogância e ignorou o alerta do seu co-piloto.
@@bichodomatoascachacasdavid7648 que notícia ótima. A gente sofria demais nos meses de agosto e setembro com a fuligen. Ainda bem que acabou! Grande Marabá!
*Os aviões da Varig eram lindos demais. Viajei em 1993 em um 747 para Portugal (OPO) e realmente a pintura da fuselagem era praticamente uma obra de arte.*
A pintura antiga ("cheat line" azul claro cobrindo as janelas) era sublime. A pintura modernizada, com o avião quase todo branco com o azul escuro ventral, além de em minha opinião menos bonita, foi uma espécie de "início do fim" para a Varig. Foi quando a coisa começou a degringolar.
Lito, achei espantoso que ambos os pilotos não perceberam que voavam com o sol à frente e não à esquerda, como deveria. Tiveram bastante tempo para perceber que o sol não se põe ao Norte.
Li o livro... Que agonia! Conversei com Zille muito rapidamente, pois comprei o livro diretamente dele. Nem sei o que comentar... Já vi tantos vídeos e documentários desse acidente. Enfim... Parabéns pelo espetacular vídeo Lito!
Sou de Marabá, muito legal conhecer mais sobre essa história que faz parte da história da minha cidade. Cresci com meus pais contando essa história. Inclusive, tenho um livro autografado do copiloto Zille.
Eu ainda não consigo crer que dois pilotos, supostamente treinados em navegação, voem com o por do sol à sua frente sem perceber estar indo para oeste.
As vezes eu faço azimuth de antenas de satélite, e dependendo do horário, no meio do dia, o sol está no meio do céu, muitá gente confunde a direção, mas não tem como errar no por do sol, que indica oeste, básico do ensino fundamental.
@Willian Queiroz no norte e nordeste o sol se põe antes (17h mais ou menos) do centro-oeste e sudeste e sul, talvez quando estavam no último trajeto nem tivesse mais o sol presente
Não eram dois pilotos, era um piloto intolerante ir(responsável) que não reconheceu o erro. Infelizmente esse ai era o responsável. O segundo piloto não tinha poder de decisão. Até o momento em que a proximidade da morte foi anunciada, pelo poderoso chefão que tinha perfil suicida.
A primeira vez que passei por cima da Amazônia a noite em um vôo me assustei pela imensidão, como existe lugares remotos enormes, e como acontece acidentes nesse lugar chamado Xingú.
"Tenham todos um bom final." Inimaginável o desespero dos passageiros ao ouvir isso. E pensar que várias vítimas poderiam ter sobrevivido se os assentos não tivessem se soltado.
Realmente é muito intrigante pra quem tem noções básicas de navegação voando para o norte, receber a luz solar de frente. Alguns passageiros habilitados ao trajeto tentaram ajudar mas foram ignorados. Relato de um amigo de Imperatriz que estava a bordo
@@amagnifica não foram os pilotos, foi o piloto responsável que não ouviu o outro piloto, e não quis assumir o erro. Esse preferia morrer do que sair como o errado da história.
Os pilotos desse voo cometeram uma série de erros, mas acredito que a decisão de não aceitar ajuda de passageiro não tenha sido um deles. Nessas horas uma “ajuda” de um terceiro que não é especialista pode atrapalhar ainda mais. Este voo era muito fracionado também, difícil de ficar controlando posição do sol em cada local de decolagem. Acho que o principal erro, principalmente do Garcês, foi não ter anunciado aos quatro cantos o engano que cometeu assim que o percebeu. Ainda que não desse pra ter salvo o voo, o resgate teria feito uma busca muito mais precisa.
A Varig foi a companhia aérea que meu trabalhou por mais de 30 anos, lembro desse sinistro acidente ocorrido no Norte do Brasil, com o CMT. GARCES, esse vídeo deu para esclarecer mais detalhes desse fatídico vôo, Parabéns!
Excelente video, explicações para qualquer leigo entender, e entendi que a arrogância e o excesso de confiança do Garcez (Pois era TÂO GRANDE que mesmo VENDO A bússola APONTANDO para o sul ele continuou indo mesmo sabendo que Belem era pro norte!) colocou esse avião no chão. Errar não é exatamente o problema, a questão é consertar o erro e isso só pode ser feito reconhecendo que errou!
Ahhh!!! Lito vc é nossa enciclopédia!!! rsrs A forma que vc explica cada detalhe,realmente faz brotar na alma uma paixão indescritível pela aviação!!! Parabéns pelo canal e pela sabedoria!!! Amamos vc!!!!
Aviões e músicas é um canal incrível, não somente pelo conteúdo, pelos detalhes, carinho, delicadeza com que é transmitido ao público, as homenagens, o respeito, e a lembrança com aqueles que contribuem e compatrilham com o canal. Vocês são demais! Obrigado!
Lito, assisti os três episódios desse voo em agosto/setembro 2019 quando viajava ao norte do país e aprendi o motivo que as emissoras de rádio falam o seu prefixo. Aviões e música meu canal de aviação. Sucesso sempre e que Deus o abençoe!
Lito, lembro do acidente do 254 e o comandante no início após o acidente foi chamado de herói. Mas, na verdade foi o verdadeiro culpado. Servi na FAB e sou apaixonado por aviões e pelo seu canal. Um abraço!
Lito tem um jeito de conta toda história de uma forma tão sensacional que hipnotiza as pessoas que revoltante a atitude do piloto que levou a morte de tantas família 🙏🙏😭
Minha mãe estava nesse voo. Não sabe até hj o porquê de ter decidido descer em Marabá. Lembro do choque de ela aparecer na lista de passageiros e dos mortos. 😔
Que comandante féla, minha nossa. A história toda desse acidente é surreal. Quem ainda não viu, vale demais assistir à conversa entre Lito e Nilson Zille. Tem em outros canais entrevistas muito interessantes com os sobreviventes, contando sobre como saíram pra ir buscar ajuda.
Meu Deus que história 😮 emociona, mas também dá uma aflição e empatia por todos, inclusive os pilotos, certeza que pra eles foi uma situação muitoooooo difícil, uma situação limite. Eu nem consigo mensurar o que cada passageiro sentiu quando o piloto informou a situação. Meu Deus!!!! Todo meu respeito e solidariedade ❤
Lito, sou fascinado por essa história desse acidente, pois sou morador de Marabá. Meu pai frequentemente fazia essa rota na época e ainda hoje, BSB-MAB-BEL. Sou amante da aviação desde criança, e desde cedo aprendi que o básico da navegação seria se guiar pelo sol. Eles estavam voando para o oeste no entardecer, o sol estava a frente, quando deveria estar a esquerda. Como não perceberam algo tão simples? A carga de trabalho na cabine naquela época impedia que os pilotos conseguissem perceber isso?
Meu pai perdeu esse vôo por se atrasar 15min, até hoje ele tem esse dia na memória, todas as coincidências que aconteceram
😨 nossa Deus livrou
Nossa 😨
Sortudo
aida bem rapaz ,que seu pai nao esteve nesse voo,isso e a mao de Deus que salvou ele
@@rodriguesrodrigues1809 nao acho que deus livrou não porque o pai dela seria livre da morte e os outros não, parem de colocar deus nos acontecimentos da vida justificar colocando Deus foi uma fatalidade onde se salvou quem tenha estabilidade fisica pra isso nada tem a ver com deus isso deus salvo o pai dela e deixou os outros dois morrer esse DEUS NÃO E MEU DEUS PORQUE MEU DEUS NÃO DEIXA NINGUEM MORRER PRA OUTRO VIVER !
Belíssima homenagem ao Jasse e Shurastey. Como apaixonado por Aviões&Músicas,Fuscas&Dogs... agradeço! Mereceu o Valeu demais!
.... fuscas 😍😍
Verdade Luck.
Esse pegou de surpresa, valeu Lito, esse rapaz e seu lindo dog ganharam o mundo pela sua simplicidade, nos leva a pensar se há tanta necessidade de gastarmos toda a nossa vida para buscar algo, sendo que precisamos de tao pouco para sermos felizes. Linda homenagem mais do que merecida. Abracos Lito e equipe do Aviões e Músicas.
Merece muito, como fusqueiro, antigomobilista e brasileiro, me senti muito triste com a noticia e tão proximo do objetivo...
O que aconteceu com eles?
por deus, se eu escuto do comandante “que tenham todos um bom final”, eu morro ainda no ar
Clokooo 🤦🏽♂️
Né 😂😂😂
Misericórdia 😢😂
😂😂😂 misericórdia
Eu não falaria um negócio pesado desses não, daria os avisos e pediria para todos se prepararem, mas esse final aí só serve pra desestabilizar quem já tá tenso.
A lição que esse acidente deixa pra vida de todos nós é que: não faz mal nenhum errar, mas quando perceber que errou ADMITA, PEÇA AJUDA E CORRIJA o erro. Se o Garcez tivesse dado um pouquinho mais de atenção pro Zille o final disso seria diferente talvez.
Parte da responsabilidade está no departamento médico / RH da empresa. Com tanto psicotécnico, entrevistas técnicas, dinâmicas de grupo, etc, a empresa não conseguiu detectar que estava contratando um egocêntrico narcisista patológico, que jamais admitiria seu próprio erro, nem que isso significasse destruir um avião da empresa e matar vários de seus clientes.
@@coriscotupi com certeza alguém com essas características não poderia trabalhar com algo tão sério como pilotar avião.
@@coriscotupi mas, como o Lito explicou, a cultura da Varig na época, em que o comandante tinha a palavra final, contribuiu para o acidente.
@@rob.soares Verdade, mas havia muitos outros comandantes na empresa na época, que também detinham a palavra final e nem por isso teimavam até levar seus erros às últimas consequências. O acidente teve contribuição de características de personalidade daquele comandante em específico, que passaram despercebidas na seleção.
@@coriscotupi entendi, e concordo.
Eu morava em Belém e meu vizinho, Dirceu, faleceu nesse acidente. Lembro de mim, criança, ver minha mãe tentando acalmar a esposa dele, pois ela acreditou que ele estaria entre os sobreviventes, mas ele estava nos bancos da frente e foi fatalmente atingido pelo deslocamento dos assentos. Ele era um gaúcho gente boa e muito amado pela esposa e três filhos. Que Deus o tenha.
Que triste, obrigado por compartilhar essa informação conosco
Deus o tenha
Que Deus o tenha no descanso celestial 🙌🙏 Amém 🙏
Eu também moro e sou de Belém, mas já morei em Maraba,e conheci uma mocinha na década de 90 que sobreviveu ao acidente.Ela era vizinha de um familiar do meu Pai lá de Maraba,e ficou com uma perna deficiente.
Nossa, de certa forma vc faz parte dessa história
Querida irmã Josete estava nesse vôo, ficou tão debilitada que a colocaram entre os mortos, no resgate descobriram suas chances de sobreviver. Ano passado não resistiu ao covid. Descanse em paz, irmã Josete. 🙏🏻
🙏 meus sentimentos.
Irmã Josete é aquela do testemunho, da churrascaria Pavan?
@@noivadeyeshua86 da churrascaria Rodeio, mas é do testemunho sim!
Meus sentimentos de pesar aos familiares.
Obrigado pelos esclarecimentos
Sou professor de matemática. Por dez anos ouvi alunos dizendo "o que que tem errar uma virgula?". Bem, o VG254 mostra que uma vírgula pode fazer um belo estrago!
Hoje vc usa o acidente como exemplo né
@@MahouneArrow sim, tbm uso pra falar de ângulos e graus.
@@MundoDaMatematica53 👏🏻👏🏻
... A QUESTÃO NESSE FATO... NÃO FOI
DA VÍRGULA... FOI DA FALTA DE HUMILDADE DE UM SER HUMANO... E/OU DESPREPARO... BRASIL AVANTE... BRASIL ACIMA DE TUDO....!
@@nogueirarains1776 Faltou interpretação de texto,da sua parte.
Me arrepeiei quando ele disse "tenham todos um bom final", imagine pra quem tava no voo. Algo tenebroso dms!!
Um bom final quis dizer que tudo terminasse bem sua múmia
Pensei o mesmo se eu estivesse la e ouvisse o piloto dizer tenham todos um bom final, eu ja ia começar me chorar, isso pq ainda existia mais 15 minutos para os passageiros se desesperarem depois de ouvir esta frase.
@@viniciusbianchin2980mas se acha que todos iam entender dessa forma?
Eu pensei a mesma coisa. 😢
@@viniciusbianchin2980bem isso...descanse em paz😇
Lito explica tão detalhado que até quem não sabe nada de aviação fica interessado na história e "preso" no vídeo. Excelente canal, e roteiro bem explicado!!!
Tá acontecendo comigo literalmente agora
Eu tbm 😂😂😂 eu amo ele queria ser ele que inveja ❤️❤️❤️❤️
Eu aqui maratonando essa semana
@@jrhonorato4531 boa
Bem assim...😊
Esse comandante dizer: "tenham um bom final" eu já estaria com meu coração no chão.
Meu Deus, eu morria antes de cair
Eu tb kkkk
@Flor de Leite never free, never me , so i dub the unforgivem :)))
Eu morria nessa hora ai.
Quando eu chegasse no inferno eu iria matar esses pilotos 😅.
Excelente homenagem ao Jesse e Shurastey.
Quanto ao 254, pra mim é o acidente que mais me revolta. Arrogância e "uso do poder" indevido, causou vítimas fatais e um acidente evitável.
Esse não foi o primeiro e teve alguns casos parecidos, inclusive casos que levaram o pessoal a óbito por causa do famoso "eu mando e você obedece".
@@otacilioribeirodoamaralnet8145 manda quem pode, obedece quem tem juízo...
Eu teria perdido o juízo...
Pura teimosia
Este comportamento gerou a iniciativa da Varig em promover um curso sobre estes acidentes. Entrávamos em sala de aula e anotavamos todos os títulos, depois pediam que largassemos a folha lá fora numa pasta previamente separada e nosso EGO é arrogância também ficavam lá fora. Aí sim começávamos a aula , Comandantes Copilotos e Comissários todos iguais, aí discutíamos com o Instrutor de acidentes da Varig o que realmente ocorreu e o porquê. Lincoln Sanches Cmro Varig 23 anos de voo.
@@ernstzobisch1350 Né? Para prezar pelas vidas.
Mas gente! Eu já conheci pessoas cabeça dura, mas esse comandante ai... francamente! Ego maior que o profissionalismo. Vídeo muito bom! Nunca fui fã de aviação, pra mim parece coisa de outro mundo, ja que aqui o acesso a aviões está restrito aos aeroportos mais distantes. Esse canal desmistifica muita coisa e esclarece muito!😊
Após 5 anos na FAB, como mecânico do MIRAGE III, em 1987 ingressei na manutenção Varig onde tive orgulho de trabalhar até seu triste final. Naquele domingo eu fiz o atendimento do PP- VMK voo RG 254 em Brasília.. Me lembro que havia um único reporte técnico: "Um "Boom Mike" fora do padrão", que transcrevi para o ACR ( itens de correção retardada), já que manual de itens mínimos assim o permitia. Após deixar meu turno naquele domingo fui para casa pois segunda- feira estaria de férias... Nunca vou esquecer a tristeza de saber que o VMK tinha se acidentado na selva amazônica.
Aposto que ainda deve ter passado muito tempo angustiado pensando se teria feito algo de errado... imagino o seu alívio quando foi concluido que o acidente nada tivera a ver com manutenção. Fui Controlador de Tráfego Aéreo durante 31 anos. Aviação não perdoa.
@@duartesimoes508 Como vai Duarte? Quando entrei na FAB minha intenção era ser CTA (controlador de tráfego aéreo), mas o teste de aptidão apontou para manutenção de aeronaves e sistemas. Bem, no caso do VMK não tive essa preocupação. Apenas a inspeção de trânsito foi feita e em sequência a inspeção dos pilotos para recebimento da aeronave. Realmente não havia nenhuma chance de haver eventuais erros de manutenção. Assim como no seu setor, trabalhamos numa área onde erros não são permitidos, daí surgiram os chamados itens IIO (itens de inspeção obrigatórios)e etc para eliminar a possibilidade de erros de manutenção, além da obrigatoriedade de referenciar a página e a tarefa descrita no manual de manutenção para cada tarefa de manutenção executada. Tudo isso faz as vezes a burocracia ser mais demorada que a própria ação de manutenção, porém fazemos conforme o estipulado pelo operador aéreo e a Autoridade Aeronáutica. Lembro de uma frase do CIPAER que vi nos tempos de FAB: "Segurança não cai do céu". Um abraço.
Opa! Você é da Turma 177 EEAer?
@@neinandosilva2871 Boa noite, sou da 176, amarela
deve ser muito triste para vc @moraes ter feito a manutençao no aviao e depois ve lo destruido na selva .sou mecanico diesel e tbem fico triste de saber que caminhao que dei manutençao se acidenta e nao tem mais jeito
Acho massa o Lito falando um a um os elos da corrente que levaram ao acidente.
li o final do seu comentário com a voz dele kkkkk
Eu também!
😂😂😂😂
Mais um elo acaba de se fechar.
Esse Lito é bom no que faz e faz com conteúdo de fácil entendimento‼️👊🏾 👊🏾👏🏾👏🏾👏🏾🇧🇷 RJ Brasil 🇧🇷
Essa história poderia virar filme. Seria digna de Oscar. O cara que salvou todo mundo foi um caipira que voava pela primeira vez.
Mas irá virar filme kk
Vai de chamar VARIG: a caixa preta do Brasil
@@igorthomaz5603Meu pau
Tem muito coincidência o copiloto não era pra está no voo e no final foi ele que salvo que todos morreram e caipira salvo eles qdo estavam na selva
@@ingridvacontielo4565 Que tal aprender escrever direito? Que frase desconexa é essa ?
Lembro do professor de matemática na 6ª série dando aula de gráficos; fez uma caixinha de três números, desenhou o mapa do brasil no quadro e pediu pra todo mundo preencher a caixinha de 3 algarismos com a numeração 025,0 graus. 80% da turma derrubou o avião, inclusive eu. Depois que ele fez o ângulo no quadro sobre o mapa, que a gente entendeu a importância de não errar conta de geometria.😅 Ninguém nunca mais tirou nota baixa na aula dele tamanho terror que ele nos colocou. 😅😅😅 "VOCÊS AINDA VÃO MATAR UM POR NÃO ESTUDAR!" Eram outros tempos.
..."que todos tenham um bom final".... Bela mensagem de se ouvir de um comandante...
Acho que so nessa hora que ele se deu conta da merda que fez com a vida dele e com a de todo o restante por pura teimosia.
Difícil não entrar em pânico ouvindo isso do piloto né.
@@zeneto1839 orgulho besta que custou a vida dele,e de outras pessoas inocentes.
Kkkkkkkkkkkkkk foda pra caralho
Nao parece teimosia. E sim falta de atenção, nao?@@zeneto1839
Lito, exatamente assim, e o milagre se fez, sobrevivemos pelo amor q nos uniu lá na selva. Como sobrevivente, relatei a experiência magnífica no “ voo 254…eu sobrevivi “.
Legal Rita, parabéns por sua vida. Vi sua entrevista no programa estúdio - Santa Catarina há uns anos.
Felipe, obrigada!
Qto mais o tempo passa, ele nos mostra mais motivos p comemorar agradecendo à Deus!
@@ritagasparin5744 tava lendo sobre os sobreviventes dos Andes... Ainda bem que setejat viva
Rogger, ainda bem, graças a Deus, lá lembrei dos Andes, e felizmente ficamos perdidos por pouco tempo
Eu li o livro do zille, vc foi o anjo que ajudou ele. Vcs continuam em contato?
Minha Mae sobreviveu a esse acidente. Ela me contou sobre as dificuldades nas noites sozinhos na floresta sem ninguém saber onde estavam.
Que benção 🙏
Amém irmão. Livramento de Deus. Mais sua mamãe nunca vai esquecer desse dia. Ela é um milagre de Deus.
Nossa!!! Nunca mais eu entrava em um avião!
Sua mãe é uma guerreira meu brother, Deus abençoe ela e você manda um alô pra ela
Um ex colega de trabalho também sobreviveu a esse acidente. Ele mudou totalmente o conceito sobre a vida.
Lito, o maior contador de histórias desse You Tube. O cara tem o dom de prender você num video de 37 min. que pareceram 5 min. Parabéns! Aviões e Música é um patrimônio brasileiro. Que orgulho ter vc para contar várias histórias.
Verdade
Meu tio estava neste vôo e sobreviveu!!! Lembro como hoje, parte da família indo todos os dias ao aeroporto para saber informações do acidente. Sendo criança em 1989 e morando em Belém, tive a oportunidade de conhecer o Electra que veio com o presidente da VARIG.
Qual seu e-mail, quero falar com voce
Meu tio José estava nesse vôo e me lembro como se fosse hj toda angustia e desespero de toda família
Felizmente ele sobreviveu e nos contou mtos detalhes do acidente...é de arrepiar!!
Parabéns pelo vídeo👏🏻👏🏻
Caraca! Gostaria muito de escutar a versão dele. Deve ser sinistro.
Conta histórias que seu tio falou, por favor!
Conta pra nós
Grava um vídeo com ele!!
Fala pra nois o relato dele!
Tive aula, com a comissária sobrevivente, incrível que ela contou quase a msm história.
entendi
Qual a comissária? A Flavinha?
Porque é um caso verídico
@@cris0910ableela minha prima
Não foi aula de pontuação. 😂
A minha irmã estudou inglês com uma moça que estava no voo e que sobreviveu. Ela passou alguns dias desacordada (em coma) e quando acordou ela havia esquecido de quem era e tudo. Infelizmente, mesmo depois do socorro e de devidamente tratada, ela nunca recuperou a memória. Na época do acidente ela estava noiva e, repentinamente, não reconhecia ninguém da própria família, muito menos o noivo.
Aham, sei ..
"Tenham todos um bom final..." Imagina você escutar isso de um piloto. OMG! Já tinha ouvido esse áudio em alguns vídeos do UA-cam mas não sabia a história real. Fico feliz que a aviação avançou e aprendeu!!!
Meu irmão faleceu nesse dia
@@heloisapassos9006 nossa, sinto muito!
@@heloisapassos9006 conta mais sobre ele!
@@heloisapassos9006 seu irmão tava no avião?
Só faltou ouvir o piloto dizer "agora eu vou me ejectar. Adeus".
Parabéns a todos do Canal Aviões e Músicas pela homenagem ao Shura e Jesse
Excelente documentário. Entrei na Varig em 1991 como comissária . Durante o curso , depois desse acidente, tivemos que aprender sobrevivência na selva. Sempre que fazíamos aquela rota, tudo vinha na minha mente . A floresta amazônica é realmente muito vasta . É de arrepiar. Fizemos um pouso de emergência in Brasília uma vez, mas nada comparado a esse dia .
Admiro a sua profissão. Eu particularmente não teria coragem não. Kkkkk
Sobrevivência na selva, na água, mas primeiro tem que sobreviver ao impacto.
Exatamente, foi depois desse ocorrido que veio essa lei de sobrevivência.
O que leva uma pessoa optar em trabalhar como comissária de bordo. Necessidade, missão, sonho ou falta de opção ???
@@robyssaoalternativo7404 Falta de opção? Kkkk o salário é top e a profissão é incrível! Só quem é da aviação sabe, toda profissão tem seus perigos, nem por isso você vai deixar de viver
Nesse vôo, viajava a nossa madrinha Josete Fonseca, dona da Churrascaria Rodeio em Belém. Ela quase morre, já estava só bicho entre os mortos, quando alguém percebeu ela se mexer. Eu e meu irmão conhecemos ela numa festa evangélica em Porto Santo, município de Turiaçú-MA, então ela colocou nosso nome artístico: Faísca & Fumaça, nos tratava como filho e nos popularizou na região. Ela faleceu em 2021 pela covide. Somos eternos agradecidos a ela por tudo que fez por nós. Obrigado, Lito por nos contar essa comovente história, que ela contou em seu livro e nos cultos. 👏👏👏👏💕💞
Na.verdade uma falha humana grotesca
Me lembro muito bem dessa história
😊😊
Esse caso é BIZARRO. Saber que TODOS poderiam ter morrido pela arrogância do comandante que sabia que tava errado e preferiu arriscar a vida de todos ao admitir que estava errado - e encarar alguma consequência disso. O copiloto ainda conseguiu salvar a vida de muita gente. Esse é o pior tipo de acidente.
foi muita sorte não terem morrido todos
pior que esse só o piloto da La Mia
O Copiloto foi um bun.da mole isso sim. Ele se considera herói, mas pra mim ele o vilao.
@@ThiagoSilva-mm6zl há 30+ anos um copila era nada basicamente, a cultura d crm ainda era fraca. Se fosse hj o Zille teria tido mais voz pra interferir, mas naquele tempo ele não tinha.
@@ThiagoSilva-mm6zl concordo. E odeio como colocam ele como dono da verdade absoluta e acreditam em tudo que ele fala.
Me chamo Sales, lembro bem desse acidente, eu estava de serviço na região entre Altamira e São feliz do xingu, na beira de um rio, tinha algumas pessoas comigo, o avião passou sentido Altamira era umas 18:30, as luzes acessa, logo o avião voltou, todos nós ficamos preocupados, pois ali não era Rota de avião, se eles joga o avião no rio acho que tinha evitado o pior, pois a margem do rio xingu era longa. Questão de 30 minutos depois já estava sendo anunciado o sumisso desse avião, era exatamente o avião que agente tinha visto, logo pela manhã vários aviões da Fab passava, como agente tinha um rádio amador em comunicação com o escritório da empresa em Maraba, eles não conseguia achar o avião perdido, só daí meu colega passou um rádio pra Marabá avisando que o avião tinha sobrevoado aquela região, logo chegou um avião da FAB pra colher informações com agente e 20 minutos depois a notícia na rádio central de Brasília que tinha encontrado o avião.
Olá, moro em Medicilândia. Próximo a Altamira
👏🏼👏🏼
Parabéns por suas contribuições!!
Moro em Altamira pá
Nossa, poderia ter evitado mortes.
Mas a arrogância e o orgulho do comandante, segundo o vídeo, impediram.
@@FernandaSouza-xm4tz vc conhece geanderson raully?
"Navegando com o cmdt. Garcez" é o tema de toda primeira aula de Navegação Aérea no curso de Piloto Comercial: tudo o que você NÃO deve fazer e como NÃO deve se comportar no cockpit!
Esse sobrenome entrou pra história, e é reconhecido por todos os aeronautas como sinônimo de prepotência e arrogância.
Esse Cmtde. realmente entrou para história, mas nessa época certamente a maioria dos Comandantes deviam ser iguaizinhos a ele, esse ai só teve a "infelicidade" de causar um acidente por causa da sua arrogância.
Mas os "Garcez" da vida só existem dentro de culturas que permitem a sobrevivência desse tipo de personalidade. Não era incomum em companhias naquela época, em todo o mundo. E a Varig não era exceção.
Ainda fico me preguntando se tinha como ele chegar a algum lugar
Cara, é sério que esse é o nome da disciplina?
Caraca, o cara vai ser lembrado pra sempre como um exemplo de como NÃO SER. Acho é pouco!
O rapaz que percebeu que o avião estava indo pra outro lado em vez de Belém, foi ele que acho a fazenda e ajudou muito a todos que sobreviveram a queda do avião.
o Afonso?
@@brunoseveriano5307Sim
Ele era agrimensor. Por isso soube como se guiar na mata.
Zaaz
Daqueles tipos de herói sem capa
Eu fui Comissário da VARIG de 1996 a 2006 quando ela encerrou as Operações ou "FALIU", depois fui voar na TAM tbm de Comissário, estava trabalhando na TAM, na época do Triste acidente do voo 3054, que eu coincidentemente estava voando a mesma chave de voos daquela tripulação, porém estava 2 dias depois deles....deixei a Empresa em 2012 e Hoje Sou Piloto de Helicóptero na Executiva em SP, uma das Comissárias desse voo do video aqui é minha Amiga, saudosa Solange Nunes!!
Ela morreu?
@@jonathanferreira7838 Sim
Era né ...no passado! Se vc coloca "é sua amiga",está no presente...
Meu sonho era ser piloto de helicóptero. Mas o curso era muito caro. Então fui exercer outra paixão - a vida animal - e sou médico veterinário.
@@fafafloopsempre tem um professor de português nos comentários.😳
A história desse voo sempre me impactou. Sou paraense, moro em Belém e como havia acabado de nascer quando o acidente ocorreu, até ler o livro Caixa Preta de Ivan Sant'anna, não fazia ideia de algo tão inusitado envolvendo o espaço aéreo do meu estado. Esse livro, aliás, é o responsável até hoje pela impressão forte que tive do acidente, pois narra de maneira dramática as etapas e os erros que levaram a desorientação
e o descaso (para mim criminoso) do piloto Garcez. Além do livro, a entrevista com o copiloto Zille n
o Aviões e Músicas também é uma referência quando se fala do voo 254.
O Caixa preta é um livro obrigatório para quem gosta de aviação...
Os 2 acidentes mais "bestas" (Que poderiam ter sido evitados) esse e o da Chapecoense, que o piloto simplesmente fez um voo com menos combustível que o necessário.
O Garcez até hoje foge quando questionado sobre o assunto.
@@elvissiqueira5536 ele até deu entrevista a pouco tempo se n me engano, mas tomou tanto hate q fugiu de novo
@@wribeiro21 onde encontrar esse livro?
Esse canal é uma mina de ouro pra quem se interessa por aviação. Uma grande descoberta que tive aqui no yt esse ano.
Seu trabalho é maravilhoso!
Esse episódio praticamente é um filme digno de Oscar, com todo respeito aos passageiros daquele vôo. Muito bem explicado e com efeitos gráficos, praticamente impossível não assistir até o final! Parabéns pelo trabalho.
A arrogância precede a queda, infelizmente nesse caso foi literalmente.
Arrogância do Nilson Síly.
@@IgrejaBrasilBendito8193 do piloto
Exatamente! O orgulho desse homem matou essas pessoas.
Fico imaginando os passageiros ouvindo o piloto dizer: "um bom fim a todos" e o desespero que deve dar sabendo que a chance de sobreviver é baixa ou quase nula
Eu acho que me desligava antes do avião cair
Pois é, irresponsabilidade dos pilotos e da empresa ocasionou isso. Principalmente do piloto negligente
Piloto arrogante deu nisso
Me bateu um desespero só de imaginar, acho q eu infartava na hora
Na vdd as chances de sobrevivência devem ser maiores que 50%. De.modo geral. Basta ver que nesse vôo a maioria sobreviveu. Mas o medo deve ser terrível. Tem centenas de casos, inclusive o do Rio Hudson, que nem perdas houve.
Linda homenagem ao Jessie e Shurastey. Acompanhava eles no Instagram e me assustei com a notícia, triste demais.
F.
Desculpa a ignorância mas quem são esses dois? O que aconteceu?
@@wesleyhenrique4001 ele viajou de fusca junto com o cachorro dele desde o Ushuaia até os EUA. Eles estavam indo pro Alaska
@@wesleyhenrique4001 um brasileiro e seu cachorro. estavam viajando de fusca para o alaska e fazendo videos pra internet mostrando a viagem. Infelizmente nessa semana eles sofreram um acidente contra uma caminhonete e nenhum dos dois resistiu (jesse o rapaz, shurastey era o cachorro) 🥺
@@arthurjunger5218 meu Deus que triste, meu ♥ ficou bem pequeno depois disso 😔
@@wesleyhenrique4001 o meu tambem 🥺 mas é como o proprio jesse falava: "se hoje fosse o ultimo dia da sua vida, vc olharia pro seu passado e ficaria feliz/orgulhoso?" gosto de acreditar que eles partiram felizes, fazendo o que amavam
O co piloto é que foi o heroi nesse vôo. Ele contou no Gentili.
Essa visão do Jesse e do Shurastey me derrubou!! Triste demais, gente! Bela homenagem! Eternos!!
Quem era eles?😟
Também estou confusa o que aconteceu
@@minha_sala_de_aula viajantes de carro pelo continente
incrível, vi hoje este vídeo,tenho algo a dizer,nesta época eu trabalhava no auto xingú, no Pará,no setor conhecido por Bom Jardim,que fica entre São Felix do xingu e aldeia dos kayapos,nos cuidavam de uma reserva de minério de caciterita, nesta data e dia por volta das 6 a 6:30 da tarde já escurecendo este aviao passou bem baixo por cima do rio ximgu,bem em cima do nosso acampamento, quando estranhei pós nunca um avião daquele porte tinha passado ali,já no dia ao liga a parabólica os jornais já noticiaram o sumiço de um avião da varing,foi aí que liguei o fato com o outro ,não demorou muito um caça da fab,passava no Rio xingu voando baixo e dando voltas no acampamento dava para ver o piloto,foi quando eu indiquei a direção para que eles pegassem a direção subindo o rio,foi o que fez o piloto da fab,depois disso acompanhei todos os acontecidos através dos jornais,de certa hora eu vivi este momento trágico, meu nome é Pacheco,trabalhei neste acampamento na serve do xingu durante 7 anos.
Meu Deus Pacheco, me arrepiei com o seu relado 😮
Parabéns sr Pacheco, o senhor também contribuiu para o salvamento.
Lito, parabéns pelo canal 🎉vc é fera mano já sou seu fã.aqui rio de janeiro ass. Marcos Bangú.
Sr.pacheco, parabéns por ajudar na localização do acidente 🎉
Deus o abençoe
Essa homenagem foi de chorar. Valeu, Lito, por esse momento. Jesse e Shurastey merecem muito ❤️🥺😭
Pra mim Lito, vc pode contar uma história 10 vezes que sempre será interessante, sempre será como a 1⁰ vez
Lito... belíssima homenagem ao Jesse e Shurastey...grandes admiradores do seu canal ... Que Deus continue confortando os familiares deles..🙏🏾🙏🏾
eu ia dizer o mesmo. Que dupla incrível. Memórias eternas.
Sou moçambicano... Amo este canal, e me empolguei com a história e vontade de Jesse e shurastey.. uma história impactante...
Que Deus os tenha e ... Vai um abraço de África .. Moçambique 🇲🇿
Saudações meu irmão! 👊🏼
Saudações...,🇲🇿
Minha Tia (Marinez Coimbr) e prima (Bruna Coimbra) estavam nesse voo que saiu de Marabá, felizmente elas sobreviveram a essa terrível tragédia. Eu era apenas uma criança na época.
Rapaz seus vídeos são muito longos, mas vc tem um jeito de explicar que nos leva para dentro da situação que é simplesmente impossível não assistir até o fim.
😂😂😂❤
linda homenagem pro Jesse e o shurastey 🥺🥺❤
e a historia desse voo é surreal , e é triste como antes a superioridade que tinha o piloto sobre o co-piloto e a arrogância do Garcez em assumir o erro dele quase tirou a vida de todos
Garcez sempre foi conhecido por sua arrogância. E esse acidente é um dos que mais me impactam desde sempre.
Para quem morreu e seus familiares e amigos, foi "TODOS"...
Sugiro o livro:
"Vôo 254...eu sobrevivi "
Autora: Rita Gasparin
Essa história é das mais incríveis!
A Rita está aqui nos comentários também
@@Amanda-qq8bp,vou pesquisar os comentários da Rita.👍
Não acho pra vender
Estou agora com amigo que sobreviveu esse acidente
@@BraihanffMonteiroMeu pau
Homenagem ao Jesse e Shurastey, vão deixar saudades, eles ensinaram a viver e aproveitar ao máximo. Esse caso da varig 254 impressona os elos das correntes que geraram o erro. que custou a vida de algumas pessoas
O ÚLTIMOS VÍDEOS DO JESSE MOSTRAVAM CLARAMENTE OS PROBLEMAS QUE ELE TEVE COM ROLAMENTO DA RODA DO FUSCA DELE. SE ISSO AJUDOU A PROVOCAR O ACIDENTE FATAL, NÃO SEI. MAIS A MECÂNICA FRÁGIL E ULTRAPASSADA DO FUSCA É INCONTESTÁVEL!
@@williamdemoraisoficial E mais o peso do motorhome no fusca, a barraca grande em cima, e os tubos de água....
Até hoje nas escolas de aviação, o Varig 254 é um "exemplo do que não se deve fazer".
A evolução na aviação de lá pra cá melhorou muito
Muito massa a homenagem ao Jesse e Shurastey 🖤
Os audios da caixa preta são de arrepiar, da para sentir o desespero na voz deles.
Lito, uma coisa que sempre me intrigou nesse caso do 254 foi o fato de 2 pilotos, na fase preparação do voo, não terem em momento algum tido um “estalo” em relação ao rumo previsto 270, sabendo que Belém é uma localidade que está à Norte de Marabá. Entendo que o automatismo de processos, seguiram o fluxo de planejamento do voo conforme foram amplamente treinados (com a infeliz alteração do MC no FPL). Sem julgamento algum de ambos, mas me pegando ao fato da aviação ser um processo na vida dos profissionais. Todo mundo inicia voando visual, tendo no máximo a bússola durante as navegações do PP. Usando cartas, traçando as rotas etc…difícil entender pq essa direção praticamente ortogonal ao rumo que deveriam seguir em momento algum lhes chamou a atenção, até mesmo antes de decolarem e outros elos sendo incluídos. Se preciso ir para um destino a norte (independente de ser Norte cravado ou numa margem de 330 a 030 por exemplo). Voando na 270, não iria nunca para um setor norte. Enfim, ser humano, todos nós estamos sujeitos a falhas…
Me lembro muito bem desse triste acidente. Eu já era radioamador nessa época e sintonizei meu amigo Nardinho, de Campinas - SP, falando pelo rádio com pessoas desse vôo que pediram ajuda numa fazenda chamada Eldorado. Eles estavam usando uma frequencia em que eu só podia escutar, mas não transmitir. o Nardinho ligou para Salvaereo e Sindacta. Foi uma grande corrente pra ajudar no resgate das pessoas desse vôo.
Sim, eu era a antena
@@viniciusbianchin2980Kk
Eu era o radio
Eu era a fazenda
Conhecia Hélio Smith pessoalmente e qdo conversei com ele sobre esse caso ele culpou fortemente o piloto! Vejo agora que a VARIG era a culpada, pois depois de 14 situações parecidas a VARIG não fez um aviso geral
Sim. A única culpada foi a VARIG POR ESSAS NEGLIGÊNCIAS. O Garcês foi covarde também, mais temos que considerar que ele estava em estado de choque e desorientado .
na verdade foram 6 situações, com 12 pilotos.
Mas se o piloto tivesse escutado nada teria acontecido
É impressionante como teus conteúdos tem uma riqueza de detalhes ! Sou de Marabá-PA (uma das paradas do Voo) é essa história nunca deixa de ser comentada nas rodas de conversa.
Belíssima homenagem ao Jesse e seu companheiro Shurastey.🙏
Nossa, estou pasmo com a AULA que vc deu sobre o ocorrido. Nunca vi tanta propriedade em um discurso. 👏🏻
O Zilli foi um guerreiro, se não fosse a atitude dele de tomar o comando"uma vez que o Garcez entrou em estado de choque"o Zilli pegou os controles e levantou o bico do avião e evitou uma tragédia maior .
Kkk não e o q a investigação provou, só ouvimos a estória dele
Lembro-me de 2 informações deste acidente: O passageiro-herói EPAMINONDAS, que alertou a comissária que o pôr do sol estava do lado errado do avião e a manchete do jornal: "Comandante Garcez, de Herói a Vilão".
Toda vez que quero saber se estou indo na direcāo que eu desejo, eu me guio pela posicāo do Sol. Ensinamentos de sobrevivência vindos do meu tempo de militar da Aeronáutica. O comandante desse vôo da Varig era um total ignorante!
@@thomasborth315 , ignorante não BURRO mesmo... e petulante (sem capacidade profissional) pra comandante e responsável por tantas vidas no tal vôo...
@@thomasborth315 detalhe: ele havia sido piloto militar por muito tempo.
GPS: Garcez Perdido na Selva
@@andyisdead meeeood-usss cara! 😅😂😂
Com essa qualidade de explicação, até leigos entendem e aprendem tudo. Mais uma vez parabéns. Sucesso!
Eu tinha 12 anos, morava em Santarém e acompanhei todas as reportagens sobre o assunto
Belíssima homenagem a Jesse & Shurastey! Eu fico imaginando o seguinte: todos esses erros acontecendo e os passageiros voando tranquilamente sem saber de nada!
Acho que eles não estavam muito tranquilos. Esta perna do voo deveria ter durado uns 50 minutos. Eles voaram por mais de 2 horas. Depois da primeira hora de voo eu já estaria suando frio.
@@LuizSilva-hq6xv vdd. Muitos passageiros já estavam acostumados c esse vôo e sabiam q durava em torno de 40 minutos. Eu ficaria apavorada!
alguém pode me explicar o que aconteceu? estou boiando
Naquele domingo ensolarado de 1989, por volta de meio-dia, esse voo fez escala em Goiânia, vindo de SBUL e seguindo para SBBR, e eu era o controlador-de-voo do pouso e da decolagem. Ninguém poderia imaginar o que estava por vir, e que bom que o acidente, apesar das perdas de vidas humanas, tenha servido para aperfeiçoar procedimentos de tráfego aéreo e o gerenciamento de cockpit.
Nei nando Silva cara admiro muito sua profissão.
Ser controlador de vôo é igual nos filmes???
A sala,monitores,hed fones, e o bom e velho copo de café.???
A ta,e aquelas tencoes que tem nos filmes,acontece tbm???
Tipo,emergência de maday,ou mudanças repentinas de via aérea pra evitar uma colisão?????
Oq acontece se os monitores der uma pane elétrica,falta de energia?
Como vcs irão administrar os vôos????
Desculpe,tantas perguntas,mas é curiosidades msm.kkkk
@@gatinhomanhoso.3574 É tudo isso e mais um pouco. Só vivendo a experiência pra ter um retrato fiel, mas já adianto: quando os radares têm alguma pane e ficam fora-do-ar, chama logo os mais experientes onde estiverem porque a emoção é garantida! Ah, e nos orgulhamos de ter um dos melhores serviços ATC do mundo, e não sou eu quem diz, é a ICAO. Abração!
Eu morava em Marabá nesta época. A patroa de meu pai estava na aeronave, sobreviveu com a filha criança. Esta fumaça em Marabá acontece até hoje por causa da derrubada da floresta para fazer pasto. O Zile percebeu logo que tinha algo errado e queria voltar para Marabá mas o Garcez era pura arrogância e ignorou o alerta do seu co-piloto.
O passageiro Epaminondas Chaves percebeu o erro na hora da decolagem mas ninguém deu ouvidos
Moro aqui em maraba e lhe garanto que aqui não existe mais essa fumaça.
@@bichodomatoascachacasdavid7648 que notícia ótima. A gente sofria demais nos meses de agosto e setembro com a fuligen. Ainda bem que acabou! Grande Marabá!
A patroa do seu Pai morava no Novo horizonte?
Lito excelente como sempre, sou apaixonado por aviação por causa dele.
*Os aviões da Varig eram lindos demais. Viajei em 1993 em um 747 para Portugal (OPO) e realmente a pintura da fuselagem era praticamente uma obra de arte.*
A pintura antiga ("cheat line" azul claro cobrindo as janelas) era sublime. A pintura modernizada, com o avião quase todo branco com o azul escuro ventral, além de em minha opinião menos bonita, foi uma espécie de "início do fim" para a Varig. Foi quando a coisa começou a degringolar.
Já comecei esse vídeo chorando com essa homenagem ao Jesse e o Shurastey 💔
Eu também 😔
Siim, eu tive q parar o vídeo para me recompor 😢🤧
Jesse e Shurastey pra sempre em nossas memórias assim como o vôo 254! Obrigada Lito!!
Trabalho primoroso, Lito. Obrigada.
Valeu!
Lito, achei espantoso que ambos os pilotos não perceberam que voavam com o sol à frente e não à esquerda, como deveria. Tiveram bastante tempo para perceber que o sol não se põe ao Norte.
Bem lembrado!
nem parei pra pensar nisso! pura verdade
O básico nos pontos cardeais.
Que fofura Jesse & Shuras! ❤️
Li o livro... Que agonia! Conversei com Zille muito rapidamente, pois comprei o livro diretamente dele. Nem sei o que comentar... Já vi tantos vídeos e documentários desse acidente. Enfim... Parabéns pelo espetacular vídeo Lito!
Também li o livro dele. É estarrecedor. Impossível não se imaginar na situação. Nunca mais deixarei de ser grato por um copo com água.
O Zille me parece ser uma pessoa de conversa boa e muito educado. Uma pena a carreira ser ceifada assim
@@natyolanda ele teve a sorte de sobreviver e azar de ter a carreira interrompida
Sou de Marabá, muito legal conhecer mais sobre essa história que faz parte da história da minha cidade. Cresci com meus pais contando essa história. Inclusive, tenho um livro autografado do copiloto Zille.
Eu tbm tenho...
Marabaense em peso hein, é nois
Estamos juntos
Marabá aqui tbm 👏🏾👏🏾
Marabá Pará aqui tbm
Eu ainda não consigo crer que dois pilotos, supostamente treinados em navegação, voem com o por do sol à sua frente sem perceber estar indo para oeste.
O Lito deveria ter abordado essa questão.
@@daniel_souto não falou sobre isso, até mesmo porque, ele também não deve saber o que se passou com os pilotos.
As vezes eu faço azimuth de antenas de satélite, e dependendo do horário, no meio do dia, o sol está no meio do céu, muitá gente confunde a direção, mas não tem como errar no por do sol, que indica oeste, básico do ensino fundamental.
@Willian Queiroz no norte e nordeste o sol se põe antes (17h mais ou menos) do centro-oeste e sudeste e sul, talvez quando estavam no último trajeto nem tivesse mais o sol presente
Não eram dois pilotos, era um piloto intolerante ir(responsável) que não reconheceu o erro. Infelizmente esse ai era o responsável. O segundo piloto não tinha poder de decisão. Até o momento em que a proximidade da morte foi anunciada, pelo poderoso chefão que tinha perfil suicida.
A primeira vez que passei por cima da Amazônia a noite em um vôo me assustei pela imensidão, como existe lugares remotos enormes, e como acontece acidentes nesse lugar chamado Xingú.
"Em memória de Jesse e Shurastey"
o Lito narrando os diálogos com esse efeito de px ficou sensacional, causou um daqueles suspenses. Faça isso mais vezes, Lito!
Que homenagem maravilhosa ao Jesse e ao Shura! Você é demais Lito 💚
"Tenham todos um bom final."
Inimaginável o desespero dos passageiros ao ouvir isso.
E pensar que várias vítimas poderiam ter sobrevivido se os assentos não tivessem se soltado.
Essa frase me arrepiou so de assistir. Imagina se eu esrivesse lá
Arrepiei de agonia. Misericordia
Nossa, deu um gelo na espinha ouvir essa frase em específico. Que pânico, que pavor, esses passageiros devem ter sentido 😰
Que história!!! Me surpreendi ao saber que houve sobreviventes. Geralmente, não há!! Parabéns pelo conteúdo!!
Muitos sobreviventes
Realmente é muito intrigante pra quem tem noções básicas de navegação voando para o norte, receber a luz solar de frente.
Alguns passageiros habilitados ao trajeto tentaram ajudar mas foram ignorados. Relato de um amigo de Imperatriz que estava a bordo
Foram ignorados pois os pilotos ( principalmente o comandante) se achava o máximo. Namorei um comandante da VASP e pelo amor de Deus. O ego é imenso.
Realmente, o básico. Ainda mais voando próximo à linha do Equador.
Imperatriz MA
@@amagnifica não foram os pilotos, foi o piloto responsável que não ouviu o outro piloto, e não quis assumir o erro. Esse preferia morrer do que sair como o errado da história.
Os pilotos desse voo cometeram uma série de erros, mas acredito que a decisão de não aceitar ajuda de passageiro não tenha sido um deles. Nessas horas uma “ajuda” de um terceiro que não é especialista pode atrapalhar ainda mais.
Este voo era muito fracionado também, difícil de ficar controlando posição do sol em cada local de decolagem.
Acho que o principal erro, principalmente do Garcês, foi não ter anunciado aos quatro cantos o engano que cometeu assim que o percebeu. Ainda que não desse pra ter salvo o voo, o resgate teria feito uma busca muito mais precisa.
A Varig foi a companhia aérea que meu trabalhou por mais de 30 anos, lembro desse sinistro acidente ocorrido no Norte do Brasil, com o CMT. GARCES, esse vídeo deu para esclarecer mais detalhes desse fatídico vôo, Parabéns!
Excelente video, explicações para qualquer leigo entender, e entendi que a arrogância e o excesso de confiança do Garcez (Pois era TÂO GRANDE que mesmo VENDO A bússola APONTANDO para o sul ele continuou indo mesmo sabendo que Belem era pro norte!) colocou esse avião no chão. Errar não é exatamente o problema, a questão é consertar o erro e isso só pode ser feito reconhecendo que errou!
Eu não conhecia a dupla do Fusca. Lito, obrigado por me apresentar essa história tão linda e tão triste. Chorando um pouquinho aqui. 🥲
Sempre me emociono também. É muito triste imaginar a situação e as vítimas 😭
Linda homenagem ao Jesse e ao Shurastey. Valeu Lito.
Ahhh!!! Lito vc é nossa enciclopédia!!! rsrs
A forma que vc explica cada detalhe,realmente faz brotar na alma uma paixão indescritível pela aviação!!!
Parabéns pelo canal e pela sabedoria!!!
Amamos vc!!!!
Aviões e músicas é um canal incrível, não somente pelo conteúdo, pelos detalhes, carinho, delicadeza com que é transmitido ao público, as homenagens, o respeito, e a lembrança com aqueles que contribuem e compatrilham com o canal. Vocês são demais! Obrigado!
Lito, assisti os três episódios desse voo em agosto/setembro 2019 quando viajava ao norte do país e aprendi o motivo que as emissoras de rádio falam o seu prefixo.
Aviões e música meu canal de aviação.
Sucesso sempre e que Deus o abençoe!
Lito, lembro do acidente do 254 e o comandante no início após o acidente foi chamado de herói. Mas, na verdade foi o verdadeiro culpado. Servi na FAB e sou apaixonado por aviões e pelo seu canal. Um abraço!
Assisti as duas vezes. Em partes e essa única, em história única é bem mais fácil o entendimento. Gostei muito.
Lito tem um jeito de conta toda história de uma forma tão sensacional que hipnotiza as pessoas que revoltante a atitude do piloto que levou a morte de tantas família 🙏🙏😭
Minha mãe estava nesse voo. Não sabe até hj o porquê de ter decidido descer em Marabá. Lembro do choque de ela aparecer na lista de passageiros e dos mortos. 😔
Isso foi livramento de Deus.
Que comandante féla, minha nossa. A história toda desse acidente é surreal. Quem ainda não viu, vale demais assistir à conversa entre Lito e Nilson Zille. Tem em outros canais entrevistas muito interessantes com os sobreviventes, contando sobre como saíram pra ir buscar ajuda.
Meu Deus que história 😮 emociona, mas também dá uma aflição e empatia por todos, inclusive os pilotos, certeza que pra eles foi uma situação muitoooooo difícil, uma situação limite. Eu nem consigo mensurar o que cada passageiro sentiu quando o piloto informou a situação. Meu Deus!!!! Todo meu respeito e solidariedade ❤
Lito, sou fascinado por essa história desse acidente, pois sou morador de Marabá. Meu pai frequentemente fazia essa rota na época e ainda hoje, BSB-MAB-BEL. Sou amante da aviação desde criança, e desde cedo aprendi que o básico da navegação seria se guiar pelo sol. Eles estavam voando para o oeste no entardecer, o sol estava a frente, quando deveria estar a esquerda. Como não perceberam algo tão simples? A carga de trabalho na cabine naquela época impedia que os pilotos conseguissem perceber isso?
Faço também a mesma pergunta.
Esse acidente foi simplesmente um absurdo.
Linda homenagem ao Jesse e Shu ❤🩹Obrigado, Lito por sempre compartilhar conosco seus conteúdos tão importantes e informativos!