Muito obrigado pelo video, minha mae aeromoça, infelizmente morreu nesse acidente. Eu tinha apenas 2 anos e ia fazer aniversario de 3 anos dia 31 de julho. Foi horrivel, meu pai me conta hoje como foi lidar com isso na hora e cuidar de mim enquanto tinha que estar junto da policia a procura de corpo. Ela me fez muita falta durante todo esse tempo, felizmente eu, hoje em dia, consigo lidar com isso melhor. Ironicamente ou nao, eu sou apaixonado na aviação, pretendo prestar vestibular pra engenharia aeronautica. De qualquer forma, muito obrigado lito, estive esperando esse video há muito tempo. Obrigado.
Que foda cara. Fico feliz em saber que mesmo diante o acidente, você se apaixonou pela aviação. Desejo uma bela carreira pra ti. Desbrave os céus, meu caro.
Infelizmente meu primo Marcel Cassal Vicentim faleceu neste acidente. Ele tinha 28 anos e estava trabalhando na TAM há cerca de seis meses, havia sido contratado como co-piloto e ainda nem sequer havia feito seu primeiro vôo comercial. Ele era instrutor de vôo há alguns anos e finalmente estava realizando seu sonho de trabalhar numa grande empresa aérea. A vida dele toda ele só pensou em ser piloto, desde guri. No dia do acidente, ele estava voltando de Porto Alegre para São Paulo após uma folga. Lembro de ter visto a notícia do acidente na TV sem nem sequer imaginar que alguém que eu conhecia poderia estar envolvido. Horas depois minha prima telefonou dizendo que estava preocupada, porque meu primo tinha um vôo programado para o mesmo horário e o celular dele dava desligado ou fora de área e sempre que algum acidente acontecia, ele ligava imediatamente avisando que estava bem. Um tempo depois saiu a primeira lista com nomes e o nome dele estava lá. Até hoje não sei descrever o que senti. Estava junto com minha mãe e ela ficou sem reação diante da TV, pois eu acabava de perder um primo e ela acabava de perder um sobrinho. Até hoje ouvir ou ver algo sobre este acidente mexe comigo e toda vez que passo pelo aeroporto de Congonhas, não tem como não lembrar de tudo que aconteceu. A última vez que vi meu primo foi cerca de quatro meses antes do acidente e ele me deu de presente um broche da Tam em formato de avião que guardo até hoje.
Meu pai estava viajando à negócios em Porto Alegre, e estava com a passagem no próximo voo à esse do acidente. Ele chegou mais cedo no aeroporto, e pediu pra adiantar e entrar no avião que caiu. Porém, teria que pagar uma taxa de 300 reais, e, apesar de ser um gasto que a empresa cobriria, ele achou melhor esperar pra não precisar justificar esse gasto extra. Ele diz que viu todos os passageiros que morreram no acidente, andando na fila enquanto embarcavam, e ele pensando "que saco, eu podia estar nesse voo e chegar mais cedo em casa." A gente não sabia o número do voo dele, e minha mãe ficou desesperada. Como ele estava no prox. voo, o pouso atrasou por conta do acidente, e ficamos horas sem saber se ele estava vivo ou não. Hoje, sempre que ele embarca num avião, passa o número certinho pra gente não passar por isso de novo. Ainda bem que ele sobreviveu, porque eu não consigo imaginar como seria sem ele. Mas por algumas horas naquele dia, a gente imaginou, e foi péssimo. Sinto muito por todas as famílias que perderam alguém nesse acidente.
Interessante relato. É o tal do “e se..” reverso. Geralmente o ser humano pensa no “e se” como se apenas coisas boas pudessem acontecer, nesse caso teria sido algo terrível. A lição que tiro desse relato é que aceitar as coisas como são pode muito bem ser o melhor caminho, e muitas vezes é, mesmo que signifique chegar mais tarde em casa.
A minha única filha, Natália, é comissária da Latam há 14 anos, profissão que ela ama. Sinto medo mesmo sabendo que é seguro, mas clamo a Deus que Ele proteja ela, todos os tripulantes e passageiros, em todos os voos que ela faz e que cheguem em paz aos seus destinos.
Esse é um dos dias mais tristes que tive na vida. Era meu aniversário, trabalhava perto do aerporto, cheguei em casa, minha mãe tinha comprado um bolo e já estavamos prontos pra cantar parabéns, quando anunciou na tv. Não tivemos clima pra mais nada. Meu respeito eterno as vítimas e familiares.
Ainda guardo meu vouche deste voo. Era uma viagem de trabalho rotineira, esse voo era confortavel com relação a hora que sai de Porto Alegre e com um escala em São Paulo chego cedo em Fortaleza. Poucas horas antes do embarque minha viagem foi adiada. Sensação muito estranha me pertuba até hoje
Meu primo iria neste voo, porém chegou mais cedo ao Aeroporto e conseguiu antecipar sua passagem. Graças a Deus. Porém não conseguiu avisar ninguém da família por ficar sem bateria, imaginem nosso desespero pois deveria estar nesse voo.
só de lembrar desse dia me dá um negócio, meu pai estava aquele dia na TAM, nós sempre íamos lá fazer entregas(meu pai trabalhava com isso), os cara da tam era mt amigos do meu pai ja q ele é mt sociavel, as moças sempre me davam biscoitos e me chamavam de fofo (tinha 7 anos), por irmos sempre lá, conhecíamos todo mundo, naquele dia anteciparam uma entrega para a tam e como foi tudo em cima da hora, aproveitaram para mandar meu pai, pois ja estava escurecendo e a gente morava perto da firma, naquele dia ele não me levou, pois estava escurecendo e washington luiz trava de nesses horários e as notas na tam demorava para sair, então ficavamos mt tempo lá, como ele não me levou queria que ele voltasse logo para casa, então minha mãe pediu para ele voltar logo, nesse dia estavam comemorando algo, então tinha refrigerante, torta e uns salgados que tinham levado lá, como meu pai conhecia todo mundo, o pessoal ofereceu comida para ele e falou para ele ficar e comer com eles, ele iria ficar para comer e deixar o celular carregando, que havia acabado a bateria mas como eu havia pedido para ele voltar logo para casa, ele lembrou do meu pedido e disse para o pessoal que eu tinha pedido para ele voltar logo, então não iria me deixar esperando, 13 minutos dps dele sair de lá, na metade do caminho de casa o avião caiu na TAM e passou em todos os canais de tv, eu e minha mãe ficamos desesperados, fiquei com aquela sensação de vazio, um medo absurdo, não sabia bem oq estava acontecendo por ser novo, mas sabia que era algo ruim e que meu pai estava lá, aonde sempre íamos, no lugar onde conhecíamos todo mundo, ele não atedia nenhuma ligação pois estava com o celular descarregado, oq contribuiu para o desesperado, n tinha mais de onde tirar folego e de repente ele abre o portão de casa perguntando oq tinha acontecido e pq estava todo mundo abalado, é muito bom ter meu pai aqui, nunca esqueço desse dia, sempre que passamos lá na frente eu sinto a sensação ruim, mas sempre passo com ele do lado, pois agora 16 anos depois nós trabalhamos juntos, vou até ir dar um abraço nele agora, não sei oq teria sido da minha vida se ele tivesse aceitado aquele refrigerante e aquele pedaço de torta, eu consigo entender a dor das pessoas que não tiveram a mesma sorte que eu, espero que estejam bem, que tenham sobrevivido a esses anos, tenham uma vida feliz.
Eu imagino que nem esperança vocês tinham mais e seu pai aparecendo. Eu acredito que não era a hora dele mesmo, uma tristeza deve ter sido também lembrar de todas aquelas pessoas que conheciam lá estarem mortas. E como que foi a reação do seu pai ao saber que o lugar que tinha acabado de sair estava em destroços?
Nesse fatídigo dia, um amigo morreu em solo, ele trabalhava na Tam Gargo e estava no Galpão na hora do acidente, lá não era o seu local rotineiro de trabalho e estava dando uma ajuda pro pessoal, os seus restos mortais foram localizados mais de um mês depois, o seu nome era Alexandre! RIP
Já assisti várias vezes o compilado da live sobre o 3054, porém esse acidente necessitava de um vídeo mais "técnico" para entendermos melhor como ocorreu tudo. Parabéns lito pela coragem e consciência em fazer um video desse. Excelente!
@@ionenunes23 Sim... Acharam os restos dos pilotos, 3 metros abaixo da terra e concreto, mas as manetes estavam em CL! O piloto tinha retardo mental, e manteve a manete em CL, seria como acelerar ao ver um muro. Afinal é mais fácil culpar o piloto. Para não ACABAR com a Airbus, e nem com a TAM, a manete estava em CL! E o piloto SIM!!! TROUXE PARA IDLE, porém reverteu AMBOS OS MOTORES!!!!! sendo o 2 pinado ACELERANDO para potência de reversão, levando ao sistema do avião achar que estava acelerando e inibir o spoiler e autobrake (e de fato ESTAVA acelerando), enquanto o 1 revertia, fazendo o avião não perder velocidade, e guinar para esquerda. Mas não não... o piloto deixou em CL! Ele nem vai estar aqui para se defender não é? Mais fácil salvar a AIRBUS, e colocar a culpa no Piloto. Uma vergonha para o CENIPA, chancelar esse tipo de atitude. Que Deus conforte os familiares.
@@GOLTURBO555 já ocorreram outros acidentes pelo mesmo motivo, o FDR deixa claro que não houve movimentação da manete n° 2 após o pouso... A HIPÓTESE mais provável é que sim, houve erro dos pilotos em virtude de tudo o que foi falado no relatório final.
Impossível esquecer esse acidente e o acidente com o avião da GOL, voo 1907. Na época do apagão aéreo eu tinha 7, 8 anos (2006/2007), lembro algumas coisas e que me marcaram bastante. Fica aqui meu carinho, amor, empatia por cada vítima desses dois acidentes e também seus familiares. 😭❤🙏
@@suryanadriano5483 Sim 😓😣 Teve também outros acidentes anteriores (mais antigos). Ainda bem que veio as melhorias, mas custou a vida de tantas pessoas...😣💔
Eu também tinha essa faixa de idade, sou de 1999 e me lembro perfeitamente onde estava após a notícia do acidente e de acompanhar a cobertura ao longo daquela noite, além de todo o caos causado pelo apagão aéreo durante esse período, felizmente nesse aspecto melhoramos bastante desde então
Dá uma tristeza de saber que muitas pessoas que estavam nesse avião pensaram q ja tinham chegado em casa... alguns talvez se preparavam pra sair, guardando livros e desligando seu som, outros acordando, outros aliviados pelo pouso.... talvez só quem estava na janela acompanhando todo o pouso percebeu q a velocidade nao batia... talvez muitos só se tocaram quando o avião ia chegando no fim da pista e ja ia caindo na rua... mds que tristeza.
Eu quando viajei e quando for viajar de avião a próxima vez, não desço em Congonhas de jeito nenhum! Aeroporto horrível, sem área de escape e engolido pela cidade!
Além da explicação sem igual, o respeito com as famílias que perderam seus entes queridos é bonito de se ver. De você Lito, não dá pra esperar nada menos que isso, você é o cara!
Fosse o Lito um europeu ou norte-americano, seria a maior autoridade mundial em jornalismo aeronáutico, porque não tem ninguém melhor que você! Sou fã demais!
O dia desse acidente com o avião da TAM em Congonhas, acredito que esteja na memória dos Brasileiros como: queda do avião dos Mamonas, acidente em Imola do Senna ou até mesmo os atentados as Torres Gêmeas. Todos lembram onde estavam e o que estavam fazendo quando ficaram sabendo. Especificamente nesse acidente da TAM em Congonhas, eu estava em Porto Alegre (minha cidade natal) e pelo fato do voo ser daqui, fiquei com a impressão de que acabaria por conhecer alguém que estava dentro daquele avião. Tava na casa de um amigo, no MSN, Orkut e de repente começaram as notícias. Dito e feito, pouco tempo depois descobrimos que o pai de uma conhecida estava no voo. Assim como um ex presidente do Inter, conhecido na cidade. Naquele fim de tarde e no dia posterior, Porto Alegre que já é cinza nessa época de inverno (Julho), ficou pálida como poucas vezes eu vi. Pelo menos os responsáveis pela aviação no Brasil tomaram atitudes eficazes e promoveram as mudanças que poderiam ter salvo essas pessoas. Mas foi como tinha que ser. Um dia entenderemos o porque.
@@lukerodriguez7908 eu estava cuidando da minha irmã que estava doente em casa e não sabia qje esse voo tinha pousado, eu achava que ele tinha caído em cima do galpão. Lembro que minha irmã que viaja demais ficou com medo de viajar no avião da Tam. Ela faleceu em outubro do mesmo ano. 😢
Trabalhava no galpão da Varig nessa data. Havia saído do trabalho mais tarde, 5 minutos após a queda. Entrei no ônibus a caminho do metrô, mas em minutos CET e bombeiros ultrapassaram o ônibus e paramos. Aguardando dentro do coletivo, começou a ter explosões, desci do veículo e fui a caminho do saguão do aeroporto em direção ao galpão da varig. O desespero das pessoas no portão de embarque foi marcante, bem como o cheiro de combustível. Passei a noite auxiliando no preparo de lanches das equipes de resgate e familiares. Foi muito, muito triste e traumático. Quando viajei de avião só consegui chorar, do início ao fim da viagem. Porque ainda aperta meu coração pensar nessa tragédia 😢
Não posso dizer que é nostálgico, porque nostalgia geralmente é associado a algo bom, mas também tinha 7 anos de idade e gostava de aviões, e ficava atento para ver as notícias, e hoje todas as vezes que lembro acidente lembro de todo esse contexto e que é muito triste
Esse acidente tbm marcou minha infância,foi bem no dia do meu aniversário de 8 anos! Estava todo contente com a data,porém quando a festa acabou fui assistir televisão e vi a notícia,meu dia acabou!😥🥺
Infelizmente me marcou também, tanto que eu vi na TV quando deu o plantão, lembro também de todo mundo falando sobre o reversor e tal. Hoje em dia eu passo lá onde houve o acidente, eu me sinto muito mal só de recordar.
Sai de Belém as 16:15h no dia 17/07/2007 em um voo da Tam com previsão de pousar em Congonhas as 19:15. Porém depois do comandante avisa que ia pousar e da pra avistar a pista pela janela ouve uma remetida muito brusca todos de assustaram. Palavras do comandante ( tripulação sem pânico tivemos um problema na pista de pouso nada que comprometa a segurança do vôo é por segurança pousaremos em Guarulhos) e assim foi um pouso tranquilo em Guarulhos. Porém ao desembarcar ao estava errado muita gente chorando na parte que busca a bagagem. Perguntei para uma mulher se tinha acontecido algo pq essas pessoas estavam chorando. Ela olhou pra mim é disse caiu um avião em Congonhas o voo que vc tava. Era uns dos próximos a pousar diferença de 10 a 15 minutos. Fiquei sem entender. Peguei a bagagem e fui encontrar minha irmã. Que me abraçou e chorou. E disse temos que ir para o aeroporto de Congonhas pois o carro ficou lá no estacionamento não deixaram eu tirar em meio a confusão do acidente. Pegamos um táxi ao chegar em Congonhas noite fria em SP um prédio pegando fogo vi uma mulher se jogar do prédio cena de filme de terror muito bombeiro. Pessoas gritando fiquei ali até 2 da manhã. Quando conseguimos tira o carro. E até hj tenho a cena do avião pegando fogo e o prédio em chamas.
Rapaz, deixa de ser mentiroso e brincar com assunto sério. Os horários que você menciona não batem. O acidente ocorreu exatmente às 17:19, às 19:15 que você menciona já não havia voos direcionados para Congonhas . Safado, sem vergonha, pilantra
Impossível esquecer desse acidente. Perdemos uma família aqui em João Pessoa (o pai, a mãe e um casal de filhos, ainda criancas), que voltavam de férias em Gramado. A cidade parou, estarrecida. A família foi vizinha da minha avó por décadas, portanto, a eram como se fossem da nossa família. Estava trabalho quando recebi o telefonema da minha mãe dando a notícia,não consegui mais trabalhar, só chorar. Foi riste demais. No cemitério, comoção total diantede uma família inteira sepultada...inesquecível.
Eu já trabalhava há quase 1 ano na comunicação da Infraero e a primeira pessoa a retornar ao posto fui eu.. tenho péssimas lembranças pelos próximos dois anos que fiquei ali. Amaria te contar meu ponto de vista..
Entre tantos ruídos e desinformação típicos das primeiras horas após um acidente aéreo, foi "simples" jogar a culpa no "Estado", quando os fatores contribuintes na realidade partiram de outras esferas. Obrigado, Lito, por jogar luzes sobre o episódio, e, colega de profissão, minha empatia por lutar contra uma crise injusta de imagem (que os verdadeiros culpados não tinham nenhum interesse de assumir naquele momento).
Até hoje pensei q a “culpa” era descuidado do estado… É um desgosto saber que esse acidente é parecido com o incidente do MCAS da Boeing, o software/sistema trabalhando ao contrário em relação ao intuito do piloto
Trabalhava com música nessa época, vivia em voos constantes todo fim de semana, logo após o acidente, precisamente 1 semana depois, me lembro que tínhamos uma agenda em São Paulo e nosso voo descia em congonhas....Nunca vivi em um ambiente tão pesado na vida. O clima era tenso....No avião todos estavam com muita medo. O Piloto e a tripulação deixaram isso nítido logo após finalizar o pouso. O piloto estava tão tenso que declarou no final sua gratidão a Deus por ter conseguido e todos aplaudiram de Pé.... Dentro do saguão do aeroporto me lembro das pessoas irem para a janela que dava de frente para o galpão atingido para observar o ocorrido, o medo predominava, a tristeza era nítido em todos os olhares...Foi muito triste, algo que marcou minha vida pra sempre...
Minha família toda trabalhou na aviação, principalmente na VASP, VARIG, e aerolineas argentina, o comandante que estava no controle desse avião em 2007 Kleyber Lima trabalhou com minha mãe na Vasp nos anos 80, num voô em 89 no qual minha mãe estava presente como comissária de bordo, ele fez uma manobra de emergência em um pouso extremamente perigoso no qual possivelmente salvou a vida da minha mãe, e consequentemente, a minha, já que isso aconteceu uns 10 anos mais ou menos antes de eu nascer, que descanse em paz ele e todas as vítimas e jamais esqueceremos seus esforços.
Pra você ver as vezes fez uma manobra difícil lá atrás e em Congonhas uma simples derrapagem, Deus meu amigo, quando é pra ser não tem jeito, vc pode morrer dormindo.
Meu pai sempre viajou a trabalho, estava trabalhando em Porto Alegre, normalmente ele voltava para São Paulo no sábado, felizmente ele voltou na terça feira, no dia do acidente toda minha familia achou que ele estava neste voo ✈️, meus pêsames aqueles que perderam entes queridos nessa tragedia.
Relevante ao tema do canal, cabe citar a música do O Rappa - Cruz de tecido, que se remete a este acidente. “Olhos em pânico refletem as chamas que cruzam o céu da avenida De encontro à estrutura de aço e concreto, muitas almas perdidas”
Parabéns Lito! Eu estava trabalhando na TAM no dia do acidente e infelizmente perdi dois amigos que estavam no prédio da empresa. Até hoje não havia visto uma explicação tão clara sobre as causas do acidente
Lembro exatamente onde estava e que um amigo estaria fazendo a mesma rota naquele dia ou dias próximos. Foi muita ansiedade até conseguir entrar em contato com ele e saber que ele estava bem. Que as famílias encontrem conforto um dia e gratidão em saber que muita gente trabalha para que isso nunca se repita.
Este medo de pousar lá, perdura até hoje. Com chuva e sabendo que vai pousar lá, meu coração chega a bater forte. Ocorreu comigo de alternar para GRU na aproximação e fiquei aliviado!!!
Sim, esse acidente fez inclusive passageiros experientes temerem Congonhas. Creio que foi a partir daí que as arremetidas passaram a ser noticiadas pela imprensa.
Acho que depois desse acidente sempre o medo vai perdurar quando um avião pousa em qualquer aeroporto, minha primeira e única viagem de avião foi em 2010, fico imaginando a minha próxima viagem de avião KKK só imaginando esses acidentes, mdssss 😅😓
Minha primeira vez que voei foi de Joinville para Congonhas e em Congonhas estava chovendo e era de noite, fiquei com bastante receio, felizmente deu tudo certo
Eu pousei 2 vezes em janeiro desse ano lá.. sob muita chuva.. e a pressão na frenagem é nitidamente maior que os demais aeroportos. O frio na barriga bate sem dúvidas!!
Também chorei… principalmente lendo os comentários. O que conforta é as mudanças pra não deixar acontecer de novo, pq na boa ninguém aguentaria ver tudo acontecer de novo
Saudações aeronáuticas Lito! Perdi uma pessoa muito amada e querida nesse acidente. Muito obrigado pelas informações, alguns fatos e dados eu desconhecia. É como vc fala, quando todos os elos da corrente se fecham, o inevitável acontece, infelizmente. O CRM é extremamente importante. O lado positivo de tudo isso foi a melhora da segurança e felizmente não tivemos mais nenhum grande acidente com a aviação civil desde 2007. Aviões e Músicas ROCK! \m/ Grande abraço e até o próximo vooooooo Litooooo! ;) Medo de voar nunca mais! :)
Como o Lito sempre diz, nenhum acidente acontece em vão. Aprende-se muito com ele e muitas mudanças são realizadas para que nunca mais um acidente igual aconteça. Deste terrível momento de nossa história na aviação, muito foi aprendido e inúmeras melhorias foram realizadas e hoje o Brasil é o quarto país no mundo em segurança operacional. Uma pena que tantos outros setores do país não tenham a mesma capacidade de aprendizagem. Deixo aqui minha total solidariedade com você e com todos os familiares e amigos das vítimas deste acidente.
Participei dos resgate dos corpos das vítimas na época ( zona norma), até hoje eu me lembro das nossas ações em decorrer até a última vítima dos arredores do antigo prédio da Tam Express e a aeronave. E como fomos acolhidos pelos curiosos em fornecer algum alimento para conter algum tipo de cansaço no decorrer da madrugada. Como essa história voltou aquela sensação de 2007. Obrigado Lito.
@@deborakrolow2990 é incrível como em todas as situações de acidentes/desastres tem essas historinhas de bíblias intactas, ou qualquer coisa do tipo.. pode até ser que tenha acontecido, como muitos outros pertences também não foram consumidos pelo fogo.
Eu trabalhava nesta época, na Tam, em Curitiba. Era assim mesmo! Os passageiros já chegavam com as pedras na mão, era tenso. Mas afirmo com todas as letras: foi a melhor época da minha vida. Aprendi tanto com todo esse caos, com tantos passageiros estressados, com colegas de trabalho, com o próprio acidente. Que Deus conforte todos os familiares, que até hj sofrem.
Uma memória triste. Eu havia acabado de chegar do trabalho e liguei a televisão no canal de notícias. Mesmo acompanhando a distância, pela TV, torcia pra ser um engano - eu não conseguia assimilar a realidade e a enorme dimensão da tragédia. Estou revendo esses fatos hoje, pela primeira vez.
Lembro-me como se fosse ontem. Chegando em casa vindo de Interlagos e ao ligar a tv, me deparando com essa tragedia sendo anunciada. Dez anos depois, em 2017, eu fiz meu primeiro voo partindo justamente se Congonhas. Antes fui ao local do acidente, um memorial construído em homenagem às vítimas, e refleti muito e fiz uma oração silenciosa pedindo a Deus conforto aos familiares.
Eu e meu irmão vimos o acidente, mesmo estando em carros separados e sem saber um do outro. Ambos estávamos na avenida dos Bandeirantes, ele indo sentido Marginal Pinheiros e eu indo sentido Jabaquara. Eu estava a aprox. 1km do Aeroporto quando ouvi um barulho muito forte e uma grande bola de fogo. O trânsito parou há uns 500m do Aeroporto e só ví as chamas. Saí da avenida e dei a volta por outro caminho, mas ainda vi a deriva do avião no meio das chamas. Lembrei que naquele dia meu pai estava vindo de Brasília para São Paulo, e fiquei muito preocupado. Liguei para ele é descobri que ele tinha saído uns 20 minutos antes e estava em um táxi. Foi um dos piores dias da minha vida.
E hoje faz 15 anos! Que isso nunca mais se repita, assim como o que aconteceu com o voo 1907 da GOL. Fica aqui meu carinho, amor, empatia para cada vítima e seus familiares 🥺🙏❤
@@virtuosavip Sim, o que eu nunca esqueço mesmo é o do voo 1907, poxa vida! Tenho até um livro sobre a última vítima identificada, o nome do livro é Impossível Acreditar que Morri, foi o tio do rapaz que escreveu o livro em forma de romance ❤
Um tio meu trabalhou por mais de 10 anos nesse armazém no qual o avião colidiu, o que salvou ele foi que três dias antes do acidente ele entrou de férias, dps disso ele se desligou da empresa pelo trauma do ocorrido, passo tds os dias em frente ao memorial q lá foi construído em memória dos falecidos, incrível o quanto a energia é pesada no local
Realmente esse lugar é pesado... Aqui em São Paulo, só senti algo parecido quando passei perto do Edifício Praça da Bandeira, o antigo Joelma. Quem é mais velho ou curioso, sabe que esses lugares não são nada agradáveis.
Trabalhei durante anos no prédio, nos pousos e aterrissagens o prédio tremia muito, parecia uma tragédia anunciada. Sai da TAM 01 meses antes do acidente, na semana do acidente sonhei durante 3 dias com acidente de avião, fogo. Apos esse desastre meu mundo caiu, sofri bastante, conhecia muitas pessoas q trabalham lá, muitas histórias, muito triste mesmo, tenho alguns traumas até hoje.
Não podemos esquecer que naquele dia o Brasil ainda estava enlutado pelo acidente da Gol, ocorrido menos de 1 ano antes. Foi difícil viajar tranquilamente depois de dois grandes acidentes aéreos ocorrerem em menos de 1 ano.
Um ano após esse tristíssimo acidente, no mesmo dia e no mesmo horário (o voo, depois do acidente teve numero alterado e o horario dele foi mudado em poucos minutos). Uma tripulação havia sido acionada para fazer o voo, estávamos todos fazendo reserva (ou seja, estávamos no plantao no aeroporto para eventuais substituições) e fomos todos designados pouco antes para irmos a Porto Alegre, partindo de Congonhas para trazer esse voo pra sampa. Foi um dia que todos na empresa lembravamos de amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos cuja vida findava um ano antes. Naquele dia, todos os passageiros, assim como nós comissários e pilotos, creio, traziam sentimentos muitos respeitosos consigo . Foi um voo silencioso, enlutado, o clima entre a tripulação era de consternação. Foi, de fato, muito triste para todo o Brasil. Passageiros e não passageiros, tripulantes e funcionários, a empresa, lembraram com tristeza as vidas perdidas, conhecessem essas pessoas ou não. O fato é que eram pessoas como eu e como você. Eu mesma sempre vou lembrar desse dia.
Eu era comissária na TAM nessa época. Vc falou tudo! Era um caos nessa época e o pior os passageiros sempre com pressa para decolar os aviões. Foi bem isso mesmo! Muitas turmas formadas em um período de 30 dias. Lembro que estava em Londrina e vi a imagem na TV. Logo meu celular começou a tocar. Liguei para vários colegas pois voavamos nacional e conhecíamos uns aos outros. Foi muito triste quando descobri as vítimas. Tínha expectativa de pelo menos os colegas que estavam no fundo da aeronave. Mas infelizmente todos morreram.
Em alguns casos ele dá opinião sim. Tenho provas rsrsrsrs... Houve podcast, que ele falou “minha opinião ”. Mas o que o colega quer, é exatamente que ele busque informações para entenderem e saberem do acidente.
Esse acidente me marcou demais, muito por causa de ter sido menos de 1 ano depois do acidente da GOL, o 1907. Meu pai tinha conhecidos no acidente do 1907 e alguns colegas da TAM-SP, além de estar passando uma semana em São Paulo na época do acidente. Eu me lembro desse acidente quando saiu no plantão da Globo como se fosse ontem.. 10 anos, férias de julho, época de Jogos Panamericanos no Rio e aquela passadinha padrão de semana na casa da vó durante as férias. Amigos e primos brincando na sala quando toca o plantão da Globo.. a primeira imagem já parecia coisa de filme, aquela enorme chama cobrindo o prédio do hangar e só a cauda do avião pra fora, todo mundo parou o que tava fazendo na hora. Depois disso foi só piorando, coberturas até o fim do mês uma pior que a outra, com cenas uma mais triste que a outra (como aquela em que os nomes na lista de passageiros do voo eram lidos no terminal de Congonhas e os familiares entravam em desespero) até mesmo alguns meses depois, quando revelaram aquela gravação desesperadora da caixa-preta. Teve um vídeo também, muito famoso, que foi postado no UA-cam na época do acidente mostrando os passageiros em vida, um por um, com seus nomes, idades e fotos, ao som de "Os Bons Morrem Jovens" da Legião Urbana. Meu pai que voltaria pro Rio e me buscaria no dia seguinte ficou até sexta, indo me buscar com minha mãe no sábado. Desse dia em diante eu reparei que alguma coisa nele mudou e eu nem sei dizer o quê, pois ele ainda parece literalmente o mesmo. Só que o acidente, o dia 17/07/2007, mexeu de alguma forma com ele. Duas porradas em menos de 1 ano, tendo na última pessoas de contato e convivência... até em mim mesmo, que não participei e nem conhecia nada, criei aquela sensação de aparente proximidade com as vítimas, muito pela cobertura no dia e semanas seguintes ao acidente como pelo contexto do meu pai e também pelas várias homenagens em vídeo pras vítimas que eram postadas na internet. Me dei conta de como fiquei marcado por esse acidente quando no dia em que eram completados 10 anos da tragédia (17/07/2017), eu havia passado o dia todo sem me ligar que estavam sendo completados esses 10 anos, até que quando saindo do trabalho e indo pegar o metrô pra voltar pra casa o acidente veio repentinamente na minha mente. Pego o celular pra ver a hora: 18h40min.. naquela altura, há 10 anos atrás eles tinham acabado de entrar nos minutos finais do vôo. Ali me dei conta de quanto o JJ3054 também tinha me marcado. Hoje, todas as vezes que eu vou em São Paulo apareço no memorial que construíram onde era o hangar pra prestar minhas homenagens. Um memorial extremamente lindo mas que vem sofrendo com o descaso da prefeitura (ora, novidade no Brasil). Na primeira vez em que eu fui, ainda nos meus 15 anos, senti somente tristeza, hoje quando vou sinto uma mistura de tristeza e alento. Sou muito cético quando se fala de religião e espiritualidade mas as vezes penso que são eles, lá no memorial, levando essa sensação de alento pra quem os visita.
Me lembro até hoje de estar brincando em frente a TV quando entrou o plantão da Globo. Eu tinha 7 anos. O Bonner falou que era um incêndio mas quando eu vi a imagem eu já sabia que um avião tinha batido lá. Mesmo tão pequeno me senti muito triste e nunca me esqueço desse dia.
Eu achava que o que causou o acidente foi a pista molhada Lito, mais vejo que pela sua explicação, não foi só a pista molhada que causou a tragédia....
Muita gente criticou a falta de grooving e a pista molhada, mas na verdade as condições da pista só afetaram a percepção da tripulação. O acidente ocorreu porque o posicionamento inadequado da manete impediu o avião de parar. O sistema do Airbus "entendeu" que a aeronave deveria voar e não desacelerar.
A falta de dinheiro, ministros do Núcleo Duro de Dilma que não sabem nada de aviação, corruptos, tudo atrasado. APERTE 13 E CONFIRMA. Foi muito bom pro país
Muito difícil esquecer este acidente. Lembro que em 2015, quando passei em frente ao memorial as vítimas lá Congonhas, me passou um filme na cabeça, as cenas, os relatos dos familiares. É impossível não lembrar de cada história de vida perdida na tragédia. Minha solidariedade aos familiares das vítimas no acidente. Os outros dois acidentes que também me marcou muito foi o da GOL com o Legacy e o fatídico AF447.
CURIOSIDADE: A delegação da equipe de futebol do Grêmio estava prevista para embarcar neste voo. Jogadores e comissão técnica fariam uma conexão em Congonhas e seguiriam para Goiânia, onde havia um jogo marcado contra a equipe do Goiás, mas a direção do clube adiou a viagem para o dia seguinte.
TIME DO GRÊMIO NESSE JOGO Saja; Patrício, Schiavi, William e Thiego; Edmilson, Diego Souza, Tcheco (Adilson) e Anderson Pico; Everton (Douglas) e Carlos Eduardo (Kelly) Técnico: Mano Menezes Que louco pensar que profissionais que estão em atividade até hoje, poderiam não estar aqui entre nós.
@@GabrielOliveira-od8ps oxi, passou pano onde? Não vi isso não, vi ele apresentando todo um contexto do acidente e mostrando as principais causas do acidente.
@@arthurrodrigues5892 Onde??? Se você não viu sozinho a passada de pano, não vai adiantar NADA eu te mostrar: você vai rebater do mesmo jeito! É o Lito passando pano pra TAM e vocês passando pano pro Lito... C'est la vie!!!
Eu cheguei em Sao Paulo pela ocean air , mas em guarulhos, vindo de POA, os dois avioes pousaram ao mesmo tempo. Estava naquele onibus do aiport bus service e ouvi falar sobre um aviao ter "derrapado". Depois começaram as ligacoes de pessoas no meu celular para saber se estava bem. Cheguei no hotel e fiquei tremendo. Depois dessa nunca mais consegui entrar em um aviao tranquilo. Se poder nao voar, nao voo.
@@SirPhillip23 e tipo, estatisticamente é mais provavel que você morra num acidente de carro do que num acidente de avião, o problema é que quando um avião cai morre muito mais gente, e é algo difícil de ocorrer, por isso ganha repercussão, mas garanto que o meio de transporte mais seguro é o avião, porque é tudo orquestrado e organizado pelas torres de controles, operação, pilotos, aeroportos, etc, e 0,1% dos voos dão errado, já de ônibus tu passa por cada estradinha de noite, e ainda depende dos outros na pista, é você e deus.
@@AndrinePaulo eu sei dessa estatística, mas ainda assim não confio. se eu estou num onibus e ocorre um acidente, dificilmente morre todo mundo. geralmnete morre quem estava sem cinto de segurança e foi arremessado pra fora. os casos de acidentes de onibus com morte total de passageiros são raríssimas. já num avião, se cair, já era. prefiro estar num onibus, sabendo que estou no chao, colocar cinto de segurança , reclinar a poltrona e aproveitar o ar condicionado. já no aviao é dificil relaxar porque tem turbulência o tempo inteiro ( já é desconfortável saber que vc está a 10 mil metros de altura, imagina tremendo...) e der algum problema você tá morto. eu sei que os casos são raros, mas tivemos isso vários anos seguidos: 2006 teve o legacy, 2007 teve esse da tam, 2008 teve o da air france que caiu no mar. por conta dessa sequencia de acidentes e também por eu ter quase me envolvido com um nao consigo me sentir tranquilo pra viajar. eu viajo distancias curtas, se tiver que ir pro exterior tem que ser dopado.
Esse acidente e o da Gol, foram os responsáveis pelo meu trauma de voar, tive várias crises de pânico, especialmente pelos telejornais que só falavam disso e sempre sensacionalistas. Graças ao Lito e à equipe do canal que sempre trazem uma pauta perfeita meu trauma se foi, hoje volto a sonhar com a possibilidade de trabalhar nessa área.
Viseitei o memorial em 12 de agosto de 2023, muito triste quando vi tudo, inclusive a árvore no meio do memorial (a única sobrevivente que restou da triste tragédia).
Eu acho que acompanha esse canal esperando por esse episódio há uns 5 anos. Obrigado Lito! É sempre interessante perceber como tudo é multicausal, e isso vale não só para investigações de acidente, mas para a economia, sociologia, até a física.
Litto, 4 dias antes eu e minha família voamos no avião, ficou muito tempo parado no aeroporto por causa desse problema que vc mencionou, tivemos que trocar de aeronave para seguir viagem. No meio da nossa viagem de férias ficamos sabendo do acidente, e era o mesmo avião que tinhamos pego
Estava como voluntário na equipe do Exército de Salvação, fornecendo água e lanche para os bombeiros. Foram várias madrugadas frias, acompanhando com angústia cada detalhe que era divulgado. Situação muito triste, principalmente sabendo hoje que poderia ser evitado.
4:06 Os caras tiveram o cuidado e o carinho de colocar um Boeing da VARIG com a última pintura da empresa (que naquela altura do campeonato já pertencia a GOL), taxiando ao fundo do Air Bus... Que Deus tenha recebido de braços abertos todos aqueles que perderam a vida nesse acidente, e que ele continue confortando o coração dos familiares.
Praticamente todo o Domingo costumo ir r ao Memorial 17 Julho para observar os pousos e decolagens. É impossivel estar no Memorial e não se lembrar da tragedia que ali aconteceu... Gostaria da aproveitar a oportunidade e visibilidade, que tem seu Canal, para pedir ao Responsavel pelo Memorial, que tenha mais cuidado com a Manutenção do local , em respeito à Familias que perderam seus entes queridos...É triste estar lá e perceber o descaso na manutenção do local; Lixo no lago que circunda a árvore simbolo, os nomes quase apagados das vitimas, a manutenção dos postes eletricos, o mato crescendo nas areas plantadas.... O que aconteceu ali faz parte de uma historia triste de nossa aviação, que seifou vidas de pesssoas e familias e que não pode ser esquecida ou negligenciada.
@@marcosa.ritzel2192 Joga lixo, desmata, rouba, vota em corruptos. O "Memorial" é a cara do Brasil, simples assim. O "responsável" pelo memorial, se é que há algum, deve ser algum funcionário público que está tomando cafezinho e mexendo no seu celular o dia inteiro.
Sobrevivi! Mas que dia terrível!!! De repente um grande impacto, o prédio todo tremeu e o pânico tomou conta de todos. Muita correria e desespero ao ponto das pessoas, literalmente, se "atirarem" contra as janelas e portas que davam acesso a saída para a rua lateral. Quando me deparei com aquele cenário de guerra, tudo parecia estar acontecendo em câmera lenta e meu áudio simplesmente sumiu. Não sei como, mas de alguma forma, em meio ao fogo e sob a iminência de uma explosão, conseguimos nos organizar para retirarmos um amigo que estava preso sob os escombros . Foi o pior momento, pois tudo estava prestes a desabar e a cada tentativa "frustrada" de retirá-lo causava ainda mais ferimentos e dor. Enfim, milagrosamente conseguimos retirá-lo e conduzi-lo para fora do prédio. Nesse momento tivemos um breve instante para contemplar a "VITÓRIA" mesmo em meio aquele cenário de horror. Uns gritavam, outros choravam e outros se abraçavam talvez pelo fato de cumprirmos naquele instante, mesmo que involuntariamente, o propósito de nossas vidas. Mas esse breve momento de vitória logo foi dando lugar a tristeza pelas informações sobre perdas de outros amigos que trabalhavam na TAM EXPRESS CGH e pela certeza de não haver sobreviventes no JJ3054.
Dá pra sentir o abalo de cada palavra sua. Apenas sinto MUITO, de verdade! Eu tinha 11 anos de idade e lembro de vê reportagens na TV, mas apenas hoje me dou por conta da dimensão deste desastre.
@@BrunaOliveira-xc8vg o problema é que muitas pessoas mentem na Internet só para ganhar atenção e até mesmo seguidores. As vezes, essas pessoas fazem comentários dramáticos por deboche. É triste mas na Internet é assim. Esse comentário inicial é bem Genérico e por isso também poderia ser mentira. Espero que não. Mas os comentários de respostas que dizem "para de mentir", "isso é mentira" também podem ser de pessoas insensíveis ou de pessoas que sabem que o comentário inicial está mentindo.
Trabalhava no Itaim e morava em Moema na época. Fui a pé para casa. Lembro que da Av. Santo Amaro para cima estava toda sem energia elétrica. Sentia cheiro de querosene queimado no ar. Muito triste.
Meu padrinho trabalhava no aeroporto de Congonhas e estava trabalhando na pista no momento do acidente, sou de Santos e estava passando férias na casa dele, lembro dele ligando para falar do acidamente e avisar que estava bem da gente vendo toda tragédia pela televisão, aquela semana foi muito pesada. Alguns dias depois passei próximo do local do acidente o cheiro de queimado ainda era muito forte e o ambiente muito pesado.
Lito,ótimo vídeo estava aguardando ansioso, sou de Manaus perdi minha tia e meu irmão, Jamile e levi Ponce de Leão e graças a o seu video pude compreender os detalhes mais precisamente e ficar realmente em paz com a explicação muito obrigado. SAUDAÇÕES AERONÁUTICAS
Sinceramente. Sempre que tem essas histórias no canal, mesmo sabendo o desfecho, fica um fio de esperança de chegar no final e ser só um quase acidente. Todas tão bem contadas que mesmo sabendo o fim de cada uma das histórias, ficamos apreensivos pra ter um final diferente.
Nessa epoca eu tinha 13 anos lembro como se fosse hoje eu estava na casa da minha avó quando anuviou na tv essa tragédia, foi tao marcante que ate hoje eu lembro que quando a tragédia rolou durante semanas na tv , nas radios tocava o sucesso de ivete Sangalo quando a chuva passar , e no dia da tragédia chuvia muito , foi muito marcante pra mim aquilo tudo... Pq a musica fazia muito sentido com a dor dos familiares e a situação daquela tragédia que so o tempo iria curar , quando toda aquela chuva passa-se.
Tenho uma lembrança muito clara do plantão Globo anunciando que um avião da Tam havia colidido/explodido num galpão da própria empresa. Lembro da cauda do avião entre chamas altissimas e da comoção durante os Jogos Pam do Rio. Mas a lembrança mais triste que tenho desse acidente é de uma edição da revista IstoÉ (**Revista Época) sobre as vítimas. Um dos episódios mais tristes da história do Brasil.
A mais triste que eu tenho, é de uma entrevista de alguém (acho que o governador ou prefeito de SP), dizendo "estamos parando com os esforços mais arriscados, pois não há mais nenhuma chance de sobrevivência de qualquer vítima, uma vez que a temperatura dentro da aeronave pode ter passado os 2 mil graus celsius". Isso me marcou demais, pois até aquele momento, eles ainda esperavam encontrar alguém vivo lá dentro... Sempre fico me imaginando "será que alguém sobreviveu ao impacto, mas morreu por não conseguir sair?"...
@@mobile.cristhianguedes e tbm eh por aí que se especula a temperatura q o Joelma atingiu, por isso muita gente nem teve o corpo recuperado também porque virou cinzas
O Lito tá mestre na arte de contar essas histórias. Consegue traduzir algo tão complexo em uma narrativa simples e cativante de ouvir. É muito bom entender o que aconteceu pra gente que não tem conhecimento técnico. Parabéns Lito, vc é o cara!
(CJ) Cara! A curiosidade que eu tinha sobre a aviação era muito pouca, aquelas mais comuns. Mas, não dá pra começar a assistir esse cara e pular pra outra coisa. A diccão dele prende a atenção da gente, a maneira que ela faz com que a gente interprete é muito fantástica. Conteúdo muito bom, interessante... Excepcional!
Tenho muito medo de voar, embora já tenha ido várias vezes fazer viagens de avião. Mas fico um pouco mais tranquilo de saber que o último acidente com avião comercial comum foi em 2007, isso diz muito sobre como o Brasil é profissional nessa área.
Muito triste esse acidente. De minha cidade - São José do Rio Preto - faleceu avo é duas netas...até hoje a mãe das meninas não se recuperou...Só Deus para curar os corações dos que ficaram! 😢😢😢
Não consigo esquecer esse dia. Estava assistindo o Datena com meu pai, eu tinha 13 anos e as primeiras especulações era de um avião de carga, mas não consegui segurar as lágrimas quando uma repórter foi no local e ela chorava muito assistindo os bombeiros lutando contra o fogo e segundo ela avistando vários corpos carbonizados. Ali chegou a informação de um avião desaparecido com sua lotação máxima. E está eu aqui novamente deixando escorrer uma ou duas lágrimas.
1 ano após o acidente eu chegava a Congonhas em um voo da TAM, à noite, chovendo. E com coração disparado. Foi um mix de sentimentos… Tão triste… Meu respeito a todos os familiares e amigos das vítimas. 😥 Lito, parabéns pela narrativa, pelo difícil e competente trabalho de toda sua equipe. Excepcional. Fiquei triste novamente ao ouvir tudo. Como mexe com a gente…😓
A primeira vez que fui a São Paulo o avião também pousou em CGH e é uma coisa insana. Do nada uma infinidade de prédios surgem bem próximos à janela. Lamentável acidente :(
Tanto o acidente com o avião da gol quanto com esse da TAM contribuíram muito pra eu ter pânico de voar. Lembro que vi na TV, a mídia divulgado áudios, fiquei muito triste, com vontade de chorar, assustada, eu era só uma criança.
Bom, eu só entrei num avião com 31 anos. 2019 quando estava em Florianópolis, peguei meu vôo de volta pra Guarulhos no mesmo modelo do avião acidentado: Airbus A320. E em novembro de 2021 estive pela primeira vez em Congonhas, lá que peguei meu vôo pro Rio.
Este acidente me traumatizou demais, principalmente porque tinha uma família da minha cidade nele, então ficou muito marcado. Quando preciso voar é uma tortura.
Faltou apenas um detalhe. Essa tragédia poderia ter ocorrido um ano antes, quando um boeing da BRA também derrapou em Congonhas e por pouco não caiu na avenida.
eu lembro disso foi 1 ano antes uma curiosidade desse caso, é que ao invés de atingir o prédio da tam como aconteceu em 2007, esse boeing de 1 ano antes iria atingir o prédio do puteiro Bahamas Café, que ficava exatamente na frente, no rumo da pista, kkkk
Não consigo entender a intransigência de alguns passageiros, quando o aeroporto é fechado por causa do mal tempo. Em certa época, profissionalmente,fazia bate e volta no mesmo dia, utilizava com frequência quinzenal a ponte área (SP-RJ), eu nunca reclamei quando o vôo era desviado para o Aeroporto do Galeão, porque o Santos Dumond não tinha condições de pouso ou fechado para decolagem, por causa do mal tempo, pelo contrário, sempre agradeci a prudência da tripulação, por mais que esses desvios ou atrasos atrapalhassem meus compromissos profissionais. Lito, parabéns pela elegância com que trata dos acidentes de avião, esclarecendo e respeitando todos os envolvidos.
Esse acidente me fez sair da aviação. Era controlador e já vivia a loucura depois do 1907 e esse veio um ano depois. Acredito que foi a época mais conturbada da aviação brasileira.
@Urso polar albino Jesus, imagino, a internet era para poucos e a unica fonte de informação confiável era a televisão, então o que ela transmitia para o povo era verdade, loucura...
Muitos tem algum tipo de ligação com esse acidente. Eu estava em seleção na TAM nessa época, para tripulante de cabine. Há apenas dias antes, eu estava pegando um táxi na frente do prédio da TAM Express pra chegar à academia para mais uma rodada de entrevistas. O processo foi cancelado. Quando estou em CGH hospedado ali por perto, dou uma caminhada na praça e, ao reler os nomes de todas aquelas pessoas, parece não ser verdade. Nossos sentimentos a todos os familiares, sempre. Só Deus para fortalecer e oferecer o suporte.
Morava em São Paulo na Washington Luis na época, há uns 50 metros do deposito da TAM. A visão do que sobrou do desastre foi uma coisa terrível. Até hoje penso no que deve ter se passado na cabeça dos tripulantes, notadamente do Comandante e do Piloto de Vôo, mas também na dos passageiros. Deus os tenha recebido na Sua Glória. Já vi este vídeo umas trinta vezes e entendi a "corrente do acidente". Muito se disse que se a pista estivesse com os reparos indicados em 2006 o acidente não teria acontecido. Eu acredito nisso. A agua na pista foi o elo sem o qual não haveria o desastre.
Dia 17, do mês 7, de 2007, às 7 da noite: difícil esquecer essa estranha coincidência. Curioso como também todos se lembram do que estavam fazendo quando esse acidente ocorreu. Passo todos os dias no local, difícil esquecer inclusive dos dias que se seguiram, do dificílimo trabalho de rescaldo, do cheiro de queimado por todo o bairro, dos admiráveis bombeiros, da dor dos familiares e amigos. Que Deus abençoe e conforte a todos.
Meu pai estava num avião que pousou uns 15 minutos antes dele e viu todo o acidente. Como as notícias demoraram pra chegar, minha mãe achava que ele estava no Voo e entrou em pânico. Ela só acalmou quando ele apareceu em uma câmera da Globo de um repórter que estava lá
Eu era comissario nacional da TAM essa época, e 5 dias antes fui afastado da scala e internado no hospital Santa Paula muito perto de Congonhas. Eu tinha acabado de descobrir uma doença grave. Eu assisti tudo ao vivo praticamente pela tv do quarto do hospital. Fiquei chocado, perdi 2 amigas no voô. A Cassia que era chefe de comissario do voo e eu tinha voado com ela 3 meses antes, e a Angelica Rojek que estava de passageira no voo vindo da casa dos pais em Porto Alegre e minha colega desde a época que voavamos juntos na VASP. Foi muito triste, fiquei mais 30 dias no hospital ja iniciando um tratamento de quimioterapia que se extenderia por mais 2 anos. A Cássia era noiva e estava feliz com a proximidade do casamento, uma moça linda, gentil, simpática e muito profissional, Rojek namorava um piloto que pelo que eu soube teve problemas mentais após o ocorrido. Ainda no Hospital, me caiu uma ficha: a de que eu poderia estar naquele vôo caso não tivesse adoecido. Hoje estou 100% curado grato, pela cura e pela doença. Não foi fácl, foram 2 anos de tratamento árduo e quase morri. Sou grato por estar vivo, e estar naquele hospital. Hoje não trabalho mais na aviação, mas essa lembrança levo pro resto da vida.
Muito obrigado pelo video, minha mae aeromoça, infelizmente morreu nesse acidente. Eu tinha apenas 2 anos e ia fazer aniversario de 3 anos dia 31 de julho. Foi horrivel, meu pai me conta hoje como foi lidar com isso na hora e cuidar de mim enquanto tinha que estar junto da policia a procura de corpo. Ela me fez muita falta durante todo esse tempo, felizmente eu, hoje em dia, consigo lidar com isso melhor. Ironicamente ou nao, eu sou apaixonado na aviação, pretendo prestar vestibular pra engenharia aeronautica. De qualquer forma, muito obrigado lito, estive esperando esse video há muito tempo. Obrigado.
Meus sentimentos 😢😢😢😭😞
Meus sentimentos a essa perda.
Que você faça a diferença na engenharia aeronáutica.
Que foda cara. Fico feliz em saber que mesmo diante o acidente, você se apaixonou pela aviação. Desejo uma bela carreira pra ti. Desbrave os céus, meu caro.
🥲
Minhas sinceras condolências a você. Que Deus te abençoe e te dê toda paz necessária em seu coração.
Infelizmente meu primo Marcel Cassal Vicentim faleceu neste acidente. Ele tinha 28 anos e estava trabalhando na TAM há cerca de seis meses, havia sido contratado como co-piloto e ainda nem sequer havia feito seu primeiro vôo comercial. Ele era instrutor de vôo há alguns anos e finalmente estava realizando seu sonho de trabalhar numa grande empresa aérea. A vida dele toda ele só pensou em ser piloto, desde guri. No dia do acidente, ele estava voltando de Porto Alegre para São Paulo após uma folga. Lembro de ter visto a notícia do acidente na TV sem nem sequer imaginar que alguém que eu conhecia poderia estar envolvido. Horas depois minha prima telefonou dizendo que estava preocupada, porque meu primo tinha um vôo programado para o mesmo horário e o celular dele dava desligado ou fora de área e sempre que algum acidente acontecia, ele ligava imediatamente avisando que estava bem. Um tempo depois saiu a primeira lista com nomes e o nome dele estava lá. Até hoje não sei descrever o que senti. Estava junto com minha mãe e ela ficou sem reação diante da TV, pois eu acabava de perder um primo e ela acabava de perder um sobrinho. Até hoje ouvir ou ver algo sobre este acidente mexe comigo e toda vez que passo pelo aeroporto de Congonhas, não tem como não lembrar de tudo que aconteceu. A última vez que vi meu primo foi cerca de quatro meses antes do acidente e ele me deu de presente um broche da Tam em formato de avião que guardo até hoje.
:'-(
:/
Puxa, que triste, meus sentimentos....
Meus sentimentos
Que bad
Meu pai estava viajando à negócios em Porto Alegre, e estava com a passagem no próximo voo à esse do acidente. Ele chegou mais cedo no aeroporto, e pediu pra adiantar e entrar no avião que caiu.
Porém, teria que pagar uma taxa de 300 reais, e, apesar de ser um gasto que a empresa cobriria, ele achou melhor esperar pra não precisar justificar esse gasto extra.
Ele diz que viu todos os passageiros que morreram no acidente, andando na fila enquanto embarcavam, e ele pensando "que saco, eu podia estar nesse voo e chegar mais cedo em casa."
A gente não sabia o número do voo dele, e minha mãe ficou desesperada. Como ele estava no prox. voo, o pouso atrasou por conta do acidente, e ficamos horas sem saber se ele estava vivo ou não. Hoje, sempre que ele embarca num avião, passa o número certinho pra gente não passar por isso de novo.
Ainda bem que ele sobreviveu, porque eu não consigo imaginar como seria sem ele. Mas por algumas horas naquele dia, a gente imaginou, e foi péssimo. Sinto muito por todas as famílias que perderam alguém nesse acidente.
Interessante relato. É o tal do “e se..” reverso. Geralmente o ser humano pensa no “e se” como se apenas coisas boas pudessem acontecer, nesse caso teria sido algo terrível.
A lição que tiro desse relato é que aceitar as coisas como são pode muito bem ser o melhor caminho, e muitas vezes é, mesmo que signifique chegar mais tarde em casa.
Nossa, cara. Que forte isso! Ainda bem que ele não embarcou. Fico feliz por você e por ele.
A minha única filha, Natália, é comissária da Latam há 14 anos, profissão que ela ama. Sinto medo mesmo sabendo que é seguro, mas clamo a Deus que Ele proteja ela, todos os tripulantes e passageiros, em todos os voos que ela faz e que cheguem em paz aos seus destinos.
Continue orando orando a Deus ele está ouvindo suas orações. 🙏
Que Deus abençoe a ela e a todos sempre! 🙏🙏
@somenatureza1195É muito difícil cair um avião hj em dia?
Avião cai toda hora
Quem perguntou se sua filha é aeromoça?? Desnecessário sua colocação, o tema aqui é coisa séria.
Esse é um dos dias mais tristes que tive na vida. Era meu aniversário, trabalhava perto do aerporto, cheguei em casa, minha mãe tinha comprado um bolo e já estavamos prontos pra cantar parabéns, quando anunciou na tv. Não tivemos clima pra mais nada. Meu respeito eterno as vítimas e familiares.
triste
Te entendo, amigo. Tbm faço aniversário dia 17/07 e desde então é uma data alegre e triste ao mesmo tempo
Foi meu aniversário de 15 anos
Tbm foi meu niver , de 12.
Tbm foi o meu, de 19 anos
Ainda guardo meu vouche deste voo. Era uma viagem de trabalho rotineira, esse voo era confortavel com relação a hora que sai de Porto Alegre e com um escala em São Paulo chego cedo em Fortaleza. Poucas horas antes do embarque minha viagem foi adiada. Sensação muito estranha me pertuba até hoje
Agradeça, alguém lá em cima decidiu que aquele dia não era sua hora de partir
aham...
@@BOLSONARO-to6cc ?
@@rommelmelo6307 NAO,SOU BEM LULA ,AFF...
@@BOLSONARO-to6cc. Doido para chegar logo outubro para reeleger nosso capitão!
Meu primo iria neste voo, porém chegou mais cedo ao Aeroporto e conseguiu antecipar sua passagem. Graças a Deus. Porém não conseguiu avisar ninguém da família por ficar sem bateria, imaginem nosso desespero pois deveria estar nesse voo.
Com certeza foi difícil pra vocês!!
E alguém que não estaria nesse voo, provavelmente antecipou para ele, pois o voo estava lotado, sem nenhum lugar disponível.
Ele teve um grande livramento de Deus!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@@mariadosocorrovalesampaio2592e as 200 pessoas dentro do avião? não tiveram livramento porquê? o amigo aí teve sorte isso sim
@@AleatwoNão existe sorte não, foi ele que postergou a morte dele
só de lembrar desse dia me dá um negócio, meu pai estava aquele dia na TAM, nós sempre íamos lá fazer entregas(meu pai trabalhava com isso), os cara da tam era mt amigos do meu pai ja q ele é mt sociavel, as moças sempre me davam biscoitos e me chamavam de fofo (tinha 7 anos), por irmos sempre lá, conhecíamos todo mundo, naquele dia anteciparam uma entrega para a tam e como foi tudo em cima da hora, aproveitaram para mandar meu pai, pois ja estava escurecendo e a gente morava perto da firma, naquele dia ele não me levou, pois estava escurecendo e washington luiz trava de nesses horários e as notas na tam demorava para sair, então ficavamos mt tempo lá, como ele não me levou queria que ele voltasse logo para casa, então minha mãe pediu para ele voltar logo, nesse dia estavam comemorando algo, então tinha refrigerante, torta e uns salgados que tinham levado lá, como meu pai conhecia todo mundo, o pessoal ofereceu comida para ele e falou para ele ficar e comer com eles, ele iria ficar para comer e deixar o celular carregando, que havia acabado a bateria mas como eu havia pedido para ele voltar logo para casa, ele lembrou do meu pedido e disse para o pessoal que eu tinha pedido para ele voltar logo, então não iria me deixar esperando, 13 minutos dps dele sair de lá, na metade do caminho de casa o avião caiu na TAM e passou em todos os canais de tv, eu e minha mãe ficamos desesperados, fiquei com aquela sensação de vazio, um medo absurdo, não sabia bem oq estava acontecendo por ser novo, mas sabia que era algo ruim e que meu pai estava lá, aonde sempre íamos, no lugar onde conhecíamos todo mundo, ele não atedia nenhuma ligação pois estava com o celular descarregado, oq contribuiu para o desesperado, n tinha mais de onde tirar folego e de repente ele abre o portão de casa perguntando oq tinha acontecido e pq estava todo mundo abalado, é muito bom ter meu pai aqui, nunca esqueço desse dia, sempre que passamos lá na frente eu sinto a sensação ruim, mas sempre passo com ele do lado, pois agora 16 anos depois nós trabalhamos juntos, vou até ir dar um abraço nele agora, não sei oq teria sido da minha vida se ele tivesse aceitado aquele refrigerante e aquele pedaço de torta, eu consigo entender a dor das pessoas que não tiveram a mesma sorte que eu, espero que estejam bem, que tenham sobrevivido a esses anos, tenham uma vida feliz.
caraca meu primo que história foda...espero que estejam bem
😢😢😢😢😢
Arrepiada!
esse relato me abalou demais, muito feliz que ele voltou pra casa
Eu imagino que nem esperança vocês tinham mais e seu pai aparecendo. Eu acredito que não era a hora dele mesmo, uma tristeza deve ter sido também lembrar de todas aquelas pessoas que conheciam lá estarem mortas. E como que foi a reação do seu pai ao saber que o lugar que tinha acabado de sair estava em destroços?
Nesse fatídigo dia, um amigo morreu em solo, ele trabalhava na Tam Gargo e estava no Galpão na hora do acidente, lá não era o seu local rotineiro de trabalho e estava dando uma ajuda pro pessoal, os seus restos mortais foram localizados mais de um mês depois, o seu nome era Alexandre! RIP
Meus pêsames Paulo. Sinto muito pela perda.
Meus sentimentos
Meus sentimentos
MEUS SENTIMENTOS
Meus pêsames.
Já assisti várias vezes o compilado da live sobre o 3054, porém esse acidente necessitava de um vídeo mais "técnico" para entendermos melhor como ocorreu tudo. Parabéns lito pela coragem e consciência em fazer um video desse. Excelente!
Sim, igualmente com o 1907.
Estes vídeos técnicos são maravilhosos!
@@ionenunes23 Sim... Acharam os restos dos pilotos, 3 metros abaixo da terra e concreto, mas as manetes estavam em CL! O piloto tinha retardo mental, e manteve a manete em CL, seria como acelerar ao ver um muro. Afinal é mais fácil culpar o piloto. Para não ACABAR com a Airbus, e nem com a TAM, a manete estava em CL! E o piloto SIM!!! TROUXE PARA IDLE, porém reverteu AMBOS OS MOTORES!!!!! sendo o 2 pinado ACELERANDO para potência de reversão, levando ao sistema do avião achar que estava acelerando e inibir o spoiler e autobrake (e de fato ESTAVA acelerando), enquanto o 1 revertia, fazendo o avião não perder velocidade, e guinar para esquerda. Mas não não... o piloto deixou em CL! Ele nem vai estar aqui para se defender não é? Mais fácil salvar a AIRBUS, e colocar a culpa no Piloto. Uma vergonha para o CENIPA, chancelar esse tipo de atitude. Que Deus conforte os familiares.
@@GOLTURBO555 já ocorreram outros acidentes pelo mesmo motivo, o FDR deixa claro que não houve movimentação da manete n° 2 após o pouso...
A HIPÓTESE mais provável é que sim, houve erro dos pilotos em virtude de tudo o que foi falado no relatório final.
@@GOLTURBO555 primeiro saber se o procedimento de manutenção foi correto como manda o manual e pergunto, FOI?
Impossível esquecer esse acidente e o acidente com o avião da GOL, voo 1907. Na época do apagão aéreo eu tinha 7, 8 anos (2006/2007), lembro algumas coisas e que me marcaram bastante. Fica aqui meu carinho, amor, empatia por cada vítima desses dois acidentes e também seus familiares. 😭❤🙏
Da chapecoense também foi muito triste pelas vidas perdidas por causa de negligência, embora não tenha sido em solo brasileiro…
@@suryanadriano5483 Sim 😓😣
Teve também outros acidentes anteriores (mais antigos). Ainda bem que veio as melhorias, mas custou a vida de tantas pessoas...😣💔
Eu tinha apenas 5 anos... Não me lembro desse ocorrido
Tbm me lembro demais desse acidente. Era criança e vi pela tv. Os colaboradores do prédio pulando tentando se salvar. Não dá pra acreditar até hoje
Eu também tinha essa faixa de idade, sou de 1999 e me lembro perfeitamente onde estava após a notícia do acidente e de acompanhar a cobertura ao longo daquela noite, além de todo o caos causado pelo apagão aéreo durante esse período, felizmente nesse aspecto melhoramos bastante desde então
Dá uma tristeza de saber que muitas pessoas que estavam nesse avião pensaram q ja tinham chegado em casa... alguns talvez se preparavam pra sair, guardando livros e desligando seu som, outros acordando, outros aliviados pelo pouso.... talvez só quem estava na janela acompanhando todo o pouso percebeu q a velocidade nao batia... talvez muitos só se tocaram quando o avião ia chegando no fim da pista e ja ia caindo na rua... mds que tristeza.
O avião no que eu estava pousou hoje em Congonhas e eu sentir ele mais rápido e fiquei com medo,eu estava na janela.
Chorei com sua publicação agora.
Eu não fico em paz até que o avião pare completamente 😢
Eu quando viajei e quando for viajar de avião a próxima vez, não desço em Congonhas de jeito nenhum! Aeroporto horrível, sem área de escape e engolido pela cidade!
Eu só fico aliviado após ver o avião reduzir drasticamente a velocidade, infelizmente alguns certamente perceberam.
@@ASMAlessandrovdd. Nada como guarulhos
Além da explicação sem igual, o respeito com as famílias que perderam seus entes queridos é bonito de se ver. De você Lito, não dá pra esperar nada menos que isso, você é o cara!
Obrigado por sempre contar comigo, Lito. Você é demais! Mais uma história muito bem narrada!
Ficou show sua cinemática! Parabéns por utilizar dessa ferramenta incrível para fins tão honráveis!
Está um arraso as animações! Parabéns!
Parabéns pela qualidade do seu trabalho.
Faz agora o do voo 1907 🙏
Ficou show! 👏👏👏👏👏
Parabéns pelo trabalho...
Fosse o Lito um europeu ou norte-americano, seria a maior autoridade mundial em jornalismo aeronáutico, porque não tem ninguém melhor que você! Sou fã demais!
O dia desse acidente com o avião da TAM em Congonhas, acredito que esteja na memória dos Brasileiros como: queda do avião dos Mamonas, acidente em Imola do Senna ou até mesmo os atentados as Torres Gêmeas. Todos lembram onde estavam e o que estavam fazendo quando ficaram sabendo. Especificamente nesse acidente da TAM em Congonhas, eu estava em Porto Alegre (minha cidade natal) e pelo fato do voo ser daqui, fiquei com a impressão de que acabaria por conhecer alguém que estava dentro daquele avião. Tava na casa de um amigo, no MSN, Orkut e de repente começaram as notícias. Dito e feito, pouco tempo depois descobrimos que o pai de uma conhecida estava no voo. Assim como um ex presidente do Inter, conhecido na cidade. Naquele fim de tarde e no dia posterior, Porto Alegre que já é cinza nessa época de inverno (Julho), ficou pálida como poucas vezes eu vi. Pelo menos os responsáveis pela aviação no Brasil tomaram atitudes eficazes e promoveram as mudanças que poderiam ter salvo essas pessoas. Mas foi como tinha que ser. Um dia entenderemos o porque.
@@lukerodriguez7908 eu estava cuidando da minha irmã que estava doente em casa e não sabia qje esse voo tinha pousado, eu achava que ele tinha caído em cima do galpão. Lembro que minha irmã que viaja demais ficou com medo de viajar no avião da Tam. Ela faleceu em outubro do mesmo ano. 😢
@@dricasarabettencourt meus sentimentos pela sua irmã mesmo tanto tempo depois que ela esteja em um bom lugar, Deus te abençoe!
Nem tanto
Calma aí, meu patrão 😂😂. Menos, aí. Calma na emoção.
Trabalhava no galpão da Varig nessa data. Havia saído do trabalho mais tarde, 5 minutos após a queda. Entrei no ônibus a caminho do metrô, mas em minutos CET e bombeiros ultrapassaram o ônibus e paramos. Aguardando dentro do coletivo, começou a ter explosões, desci do veículo e fui a caminho do saguão do aeroporto em direção ao galpão da varig. O desespero das pessoas no portão de embarque foi marcante, bem como o cheiro de combustível. Passei a noite auxiliando no preparo de lanches das equipes de resgate e familiares. Foi muito, muito triste e traumático. Quando viajei de avião só consegui chorar, do início ao fim da viagem. Porque ainda aperta meu coração pensar nessa tragédia 😢
Esse acidente marcou minha infância, as cenas dramáticas na TV, tudo aquilo me doía o coração. Obrigada por este vídeo Lito !!
siim eu tinha 7 anos na época e toda hora q passava alguma coisa sobre o acidente, eu ia correndo pra ver
Não posso dizer que é nostálgico, porque nostalgia geralmente é associado a algo bom, mas também tinha 7 anos de idade e gostava de aviões, e ficava atento para ver as notícias, e hoje todas as vezes que lembro acidente lembro de todo esse contexto e que é muito triste
Eu lembro nitidamente o nome da TAM estampada a todo momento na tv, na época eu tinha 5 anos de idade e foi marcante
Esse acidente tbm marcou minha infância,foi bem no dia do meu aniversário de 8 anos!
Estava todo contente com a data,porém quando a festa acabou fui assistir televisão e vi a notícia,meu dia acabou!😥🥺
Infelizmente me marcou também, tanto que eu vi na TV quando deu o plantão, lembro também de todo mundo falando sobre o reversor e tal. Hoje em dia eu passo lá onde houve o acidente, eu me sinto muito mal só de recordar.
Sai de Belém as 16:15h no dia 17/07/2007 em um voo da Tam com previsão de pousar em Congonhas as 19:15. Porém depois do comandante avisa que ia pousar e da pra avistar a pista pela janela ouve uma remetida muito brusca todos de assustaram. Palavras do comandante ( tripulação sem pânico tivemos um problema na pista de pouso nada que comprometa a segurança do vôo é por segurança pousaremos em Guarulhos) e assim foi um pouso tranquilo em Guarulhos. Porém ao desembarcar ao estava errado muita gente chorando na parte que busca a bagagem. Perguntei para uma mulher se tinha acontecido algo pq essas pessoas estavam chorando. Ela olhou pra mim é disse caiu um avião em Congonhas o voo que vc tava. Era uns dos próximos a pousar diferença de 10 a 15 minutos. Fiquei sem entender. Peguei a bagagem e fui encontrar minha irmã. Que me abraçou e chorou.
E disse temos que ir para o aeroporto de Congonhas pois o carro ficou lá no estacionamento não deixaram eu tirar em meio a confusão do acidente. Pegamos um táxi ao chegar em Congonhas noite fria em SP um prédio pegando fogo vi uma mulher se jogar do prédio cena de filme de terror muito bombeiro. Pessoas gritando fiquei ali até 2 da manhã. Quando conseguimos tira o carro. E até hj tenho a cena do avião pegando fogo e o prédio em chamas.
Rapaz, deixa de ser mentiroso e brincar com assunto sério. Os horários que você menciona não batem. O acidente ocorreu exatmente às 17:19, às 19:15 que você menciona já não havia voos direcionados para Congonhas . Safado, sem vergonha, pilantra
Estou começando a fazer curso de mecânico de aeronaves por conta de você Lito. Uma inspiração pra mim!!! Melhor canal do UA-cam
Muito sucesso pra você nessa jornada Dennyo, que você seja tão bom quanto o Lito.
Sucesso 👏🤩
Muito top
@@charlies706 aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaq
Uhullllll,SIGA EM FRENTE!
Impossível esquecer desse acidente. Perdemos uma família aqui em João Pessoa (o pai, a mãe e um casal de filhos, ainda criancas), que voltavam de férias em Gramado. A cidade parou, estarrecida. A família foi vizinha da minha avó por décadas, portanto, a eram como se fossem da nossa família. Estava trabalho quando recebi o telefonema da minha mãe dando a notícia,não consegui mais trabalhar, só chorar. Foi riste demais. No cemitério, comoção total diantede uma família inteira sepultada...inesquecível.
Eu lembro dessa família, os filhos eram bem novos. Muito triste 😞
Lito, vc deveria contar a história desse apagão aéreo de 2007, nunca soube disso, acredito que seria um complemento pra esse vídeo.
Up
Up
up
Up
Foi um caos total. Merece um vídeo.
Eu já trabalhava há quase 1 ano na comunicação da Infraero e a primeira pessoa a retornar ao posto fui eu.. tenho péssimas lembranças pelos próximos dois anos que fiquei ali. Amaria te contar meu ponto de vista..
Entre tantos ruídos e desinformação típicos das primeiras horas após um acidente aéreo, foi "simples" jogar a culpa no "Estado", quando os fatores contribuintes na realidade partiram de outras esferas. Obrigado, Lito, por jogar luzes sobre o episódio, e, colega de profissão, minha empatia por lutar contra uma crise injusta de imagem (que os verdadeiros culpados não tinham nenhum interesse de assumir naquele momento).
Conte aqui pra nós
Até hoje pensei q a “culpa” era descuidado do estado… É um desgosto saber que esse acidente é parecido com o incidente do MCAS da Boeing, o software/sistema trabalhando ao contrário em relação ao intuito do piloto
Ele não lê os comentários
Conta aqui pra gente.
Trabalhava com música nessa época, vivia em voos constantes todo fim de semana, logo após o acidente, precisamente 1 semana depois, me lembro que tínhamos uma agenda em São Paulo e nosso voo descia em congonhas....Nunca vivi em um ambiente tão pesado na vida. O clima era tenso....No avião todos estavam com muita medo. O Piloto e a tripulação deixaram isso nítido logo após finalizar o pouso. O piloto estava tão tenso que declarou no final sua gratidão a Deus por ter conseguido e todos aplaudiram de Pé.... Dentro do saguão do aeroporto me lembro das pessoas irem para a janela que dava de frente para o galpão atingido para observar o ocorrido, o medo predominava, a tristeza era nítido em todos os olhares...Foi muito triste, algo que marcou minha vida pra sempre...
Popo
seu depoimento é impressionante meu amigo, saúde pra vc e sua família
Foi muito triste tenha uma boa vida 🙏
nossa, lagrimei lendo =˜
Minha família toda trabalhou na aviação, principalmente na VASP, VARIG, e aerolineas argentina, o comandante que estava no controle desse avião em 2007 Kleyber Lima trabalhou com minha mãe na Vasp nos anos 80, num voô em 89 no qual minha mãe estava presente como comissária de bordo, ele fez uma manobra de emergência em um pouso extremamente perigoso no qual possivelmente salvou a vida da minha mãe, e consequentemente, a minha, já que isso aconteceu uns 10 anos mais ou menos antes de eu nascer, que descanse em paz ele e todas as vítimas e jamais esqueceremos seus esforços.
Pra você ver as vezes fez uma manobra difícil lá atrás e em Congonhas uma simples derrapagem, Deus meu amigo, quando é pra ser não tem jeito, vc pode morrer dormindo.
Quem estava comandando o vôo 3054 era o Henrique
VASP, VARIG E TRANSBRASIL...eu amava IR ao aeroporto de Belém pra vêr eles decolarem e e aterrissarem!✈️
Pra vocês verem que foram muitos erros nesse voo. Nao é só uma coisa que culmina para a tragedia.
Meu pai sempre viajou a trabalho, estava trabalhando em Porto Alegre, normalmente ele voltava para São Paulo no sábado, felizmente ele voltou na terça feira, no dia do acidente toda minha familia achou que ele estava neste voo ✈️, meus pêsames aqueles que perderam entes queridos nessa tragedia.
Perderam*
Imagino o desespero.
Boa tarde. "Perderam" passado, "perderão" futuro. Se esta em dúvida na escrita lembre-se, termina com "am" quando é passado e "ão" quando é futuro
@@wellingtonsantoszk pronto
@@wellingtonsantoszk FDS
Relevante ao tema do canal, cabe citar a música do O Rappa - Cruz de tecido, que se remete a este acidente.
“Olhos em pânico refletem as chamas que cruzam o céu da avenida
De encontro à estrutura de aço e concreto, muitas almas perdidas”
@ヴァドス Vados Essa fala de acidente de carro, que se não me engano o produtor da banda morreu numa batida e inspirou a criação da música.
''muitas almas perdidas" 😭
Aproveitando a vibe de música que fala de tragédia, tem a "Caçamba de mágoas", do gabriel pensador e Falamansa, sobre o desastre de Mariana.. Musicão.
Cara vc conta tão bem que a gente torce pra ter um desfecho diferente, mas isso nao ocorre. Vc conta com muita maestria.
Assistindo isso depois da queda do Voepass
17 anos sem um grande acidente aéreo
eu tbm
Assistindo agora tbm 😢
Tbm
Sim, 17 anos sem acidente de voo comercial no espaço aéreo brasileiro.
😔
Parabéns Lito! Eu estava trabalhando na TAM no dia do acidente e infelizmente perdi dois amigos que estavam no prédio da empresa.
Até hoje não havia visto uma explicação tão clara sobre as causas do acidente
Lembro exatamente onde estava e que um amigo estaria fazendo a mesma rota naquele dia ou dias próximos. Foi muita ansiedade até conseguir entrar em contato com ele e saber que ele estava bem. Que as famílias encontrem conforto um dia e gratidão em saber que muita gente trabalha para que isso nunca se repita.
Amigo ? kkkkkkkkkkk vc acha que engana quem. quem tem amigo sou eu.
@@AugustoV8Cesar KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
kkkkkkkkkkkkk no mesmo dias ou dias próximos kkkk, só bobo acredita
Este medo de pousar lá, perdura até hoje. Com chuva e sabendo que vai pousar lá, meu coração chega a bater forte.
Ocorreu comigo de alternar para GRU na aproximação e fiquei aliviado!!!
Sim, esse acidente fez inclusive passageiros experientes temerem Congonhas. Creio que foi a partir daí que as arremetidas passaram a ser noticiadas pela imprensa.
Acho que depois desse acidente sempre o medo vai perdurar quando um avião pousa em qualquer aeroporto, minha primeira e única viagem de avião foi em 2010, fico imaginando a minha próxima viagem de avião KKK só imaginando esses acidentes, mdssss 😅😓
Minha primeira vez que voei foi de Joinville para Congonhas e em Congonhas estava chovendo e era de noite, fiquei com bastante receio, felizmente deu tudo certo
Agora tu imagina morar perto de Congonhas com os aviões voando literalmente sobre nossas casas. Dá um medão!
Eu pousei 2 vezes em janeiro desse ano lá.. sob muita chuva.. e a pressão na frenagem é nitidamente maior que os demais aeroportos. O frio na barriga bate sem dúvidas!!
Sou formado piloto comercial (não trabalho mais na area) 3a vez que assisto esse video, 3a vez que choro.
Também chorei… principalmente lendo os comentários. O que conforta é as mudanças pra não deixar acontecer de novo, pq na boa ninguém aguentaria ver tudo acontecer de novo
Aimmmmmm
@@alfredomonteiro2932 doeu aí champz?
Por que não trabalha mais na área?
O que você acha que passou na cabeça do piloto pra pichar apenas uma manete ao invés das duas?
Saudações aeronáuticas Lito! Perdi uma pessoa muito amada e querida nesse acidente. Muito obrigado pelas informações, alguns fatos e dados eu desconhecia. É como vc fala, quando todos os elos da corrente se fecham, o inevitável acontece, infelizmente. O CRM é extremamente importante. O lado positivo de tudo isso foi a melhora da segurança e felizmente não tivemos mais nenhum grande acidente com a aviação civil desde 2007. Aviões e Músicas ROCK! \m/ Grande abraço e até o próximo vooooooo Litooooo! ;) Medo de voar nunca mais! :)
Como o Lito sempre diz, nenhum acidente acontece em vão. Aprende-se muito com ele e muitas mudanças são realizadas para que nunca mais um acidente igual aconteça. Deste terrível momento de nossa história na aviação, muito foi aprendido e inúmeras melhorias foram realizadas e hoje o Brasil é o quarto país no mundo em segurança operacional. Uma pena que tantos outros setores do país não tenham a mesma capacidade de aprendizagem. Deixo aqui minha total solidariedade com você e com todos os familiares e amigos das vítimas deste acidente.
@Douglas Olha a merda q vc ta flando mano pelo amor de deus
@Douglas , vc é piloto, voa sozinho ou quer que um monte de gente morra com vc?
@Douglas Pula de uma montanha com um paraquedas sem abrir ele, pronto
Muito interessante essa explicação
Participei dos resgate dos corpos das vítimas na época ( zona norma), até hoje eu me lembro das nossas ações em decorrer até a última vítima dos arredores do antigo prédio da Tam Express e a aeronave. E como fomos acolhidos pelos curiosos em fornecer algum alimento para conter algum tipo de cansaço no decorrer da madrugada.
Como essa história voltou aquela sensação de 2007.
Obrigado Lito.
Obrigado por estar ali!
É verdade aquela história q a bíblia do pastor não queimou?
@@deborakrolow2990 é incrível como em todas as situações de acidentes/desastres tem essas historinhas de bíblias intactas, ou qualquer coisa do tipo.. pode até ser que tenha acontecido, como muitos outros pertences também não foram consumidos pelo fogo.
É verdade que teve corpos que nunca foram encontrados?
@@janaelsonrodrigues3073 é verdade teve de bebê eu li na veja na época
Eu trabalhava nesta época, na Tam, em Curitiba. Era assim mesmo! Os passageiros já chegavam com as pedras na mão, era tenso. Mas afirmo com todas as letras: foi a melhor época da minha vida. Aprendi tanto com todo esse caos, com tantos passageiros estressados, com colegas de trabalho, com o próprio acidente.
Que Deus conforte todos os familiares, que até hj sofrem.
infelzimente, todos pagaram o pato
Uma triste história, muito bem narrado lito.
@@tarcisiomedeiros1 verdade. O Lito é top
@@sabrinarivazanchetta6105 rapaz acabou de cair um 747 na China com 132 abordo, meu Deus. Veja os noticiários.
@@tarcisiomedeiros1 eu vi 😭
Uma memória triste. Eu havia acabado de chegar do trabalho e liguei a televisão no canal de notícias. Mesmo acompanhando a distância, pela TV, torcia pra ser um engano - eu não conseguia assimilar a realidade e a enorme dimensão da tragédia. Estou revendo esses fatos hoje, pela primeira vez.
Eu tinha 16 anos e lembro que chorei muito junto com minha mãe quando vimos a notícia.
Tbm fiquei chocado na época , ano que conheci minha esposa.
@@Marcelo.reviews😢
@@Marcelo.reviews😢
Perdi minha irmã e meu pai nesse tragédia 😭
Lembro-me como se fosse ontem. Chegando em casa vindo de Interlagos e ao ligar a tv, me deparando com essa tragedia sendo anunciada. Dez anos depois, em 2017, eu fiz meu primeiro voo partindo justamente se Congonhas. Antes fui ao local do acidente, um memorial construído em homenagem às vítimas, e refleti muito e fiz uma oração silenciosa pedindo a Deus conforto aos familiares.
Mano, eu também estava em interlagos, estava no shopping e a gente soube assim que estava saindo dele, até no próprio shopping o clima mudou
Eu e meu irmão vimos o acidente, mesmo estando em carros separados e sem saber um do outro. Ambos estávamos na avenida dos Bandeirantes, ele indo sentido Marginal Pinheiros e eu indo sentido Jabaquara. Eu estava a aprox. 1km do Aeroporto quando ouvi um barulho muito forte e uma grande bola de fogo. O trânsito parou há uns 500m do Aeroporto e só ví as chamas. Saí da avenida e dei a volta por outro caminho, mas ainda vi a deriva do avião no meio das chamas. Lembrei que naquele dia meu pai estava vindo de Brasília para São Paulo, e fiquei muito preocupado. Liguei para ele é descobri que ele tinha saído uns 20 minutos antes e estava em um táxi. Foi um dos piores dias da minha vida.
Deve ter sido um barulho aterrorizante.
complicado né
Tá de brincadeira né meu chapa . Como assim seu pai estava nesse vôo e saiu ileso e foi comer um pastel vinte minutos depois.
@@robsonandradevieira6255 Não era esse daí que ele tava, era outro. Aí o filho preocupado perguntou se o pai tinha chegado da viagem .
@@joselmaferreira7569 a sim meu chapa
E hoje faz 15 anos! Que isso nunca mais se repita, assim como o que aconteceu com o voo 1907 da GOL. Fica aqui meu carinho, amor, empatia para cada vítima e seus familiares 🥺🙏❤
Triste... comecei minha carreira no serviço público em 2007, enquanto estas pessoas encerraram suas vidas ... não vou esquecer esse acidente tão cedo
@@virtuosavip Sim, o que eu nunca esqueço mesmo é o do voo 1907, poxa vida! Tenho até um livro sobre a última vítima identificada, o nome do livro é Impossível Acreditar que Morri, foi o tio do rapaz que escreveu o livro em forma de romance ❤
Nada acontece senão a vontade de Deus.
como ela eh empatica caramba
@@pedroluis350 👀
Um tio meu trabalhou por mais de 10 anos nesse armazém no qual o avião colidiu, o que salvou ele foi que três dias antes do acidente ele entrou de férias, dps disso ele se desligou da empresa pelo trauma do ocorrido, passo tds os dias em frente ao memorial q lá foi construído em memória dos falecidos, incrível o quanto a energia é pesada no local
Passei por lá tem dois dias e realmente eu achei o local muito pesado. Energia horrível! Que lugar triste, meu Deus
Fala meu amigo blz quem é seu tio eu trabalhei lá tb 👍 abraço
Realmente esse lugar é pesado... Aqui em São Paulo, só senti algo parecido quando passei perto do Edifício Praça da Bandeira, o antigo Joelma. Quem é mais velho ou curioso, sabe que esses lugares não são nada agradáveis.
Não consigo nem imaginar o trabalho que deu juntar e organizar todas essas informações de forma tão clara. Muito obrigado Lito!
Trabalhei durante anos no prédio, nos pousos e aterrissagens o prédio tremia muito, parecia uma tragédia anunciada. Sai da TAM 01 meses antes do acidente, na semana do acidente sonhei durante 3 dias com acidente de avião, fogo. Apos esse desastre meu mundo caiu, sofri bastante, conhecia muitas pessoas q trabalham lá, muitas histórias, muito triste mesmo, tenho alguns traumas até hoje.
Você conhecia a Evellyn Cristine?
eu tbm trabalhei la, lembro de vc
Não podemos esquecer que naquele dia o Brasil ainda estava enlutado pelo acidente da Gol, ocorrido menos de 1 ano antes.
Foi difícil viajar tranquilamente depois de dois grandes acidentes aéreos ocorrerem em menos de 1 ano.
Se até hoje quando vou viajar me recordo destes acidentes, imagine a galera que teve que viajar logo após esses acontecimentos.
Me deu ate arrepios.
Foi mesmo 2 acidente em pouco tempo, foi uma época ruim, eu não gosto de avião até hoje muito por conta desses acidentes que me marcaram bastante.
Que sequência. Gol, Tam, depois logo o Air France 😢
@@oldmategiovdd, o da air France foi 1 ano e 10 meses depois desse da TAM 💔
Um ano após esse tristíssimo acidente, no mesmo dia e no mesmo horário (o voo, depois do acidente teve numero alterado e o horario dele foi mudado em poucos minutos). Uma tripulação havia sido acionada para fazer o voo, estávamos todos fazendo reserva (ou seja, estávamos no plantao no aeroporto para eventuais substituições) e fomos todos designados pouco antes para irmos a Porto Alegre, partindo de Congonhas para trazer esse voo pra sampa. Foi um dia que todos na empresa lembravamos de amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos cuja vida findava um ano antes. Naquele dia, todos os passageiros, assim como nós comissários e pilotos, creio, traziam sentimentos muitos respeitosos consigo . Foi um voo silencioso, enlutado, o clima entre a tripulação era de consternação. Foi, de fato, muito triste para todo o Brasil. Passageiros e não passageiros, tripulantes e funcionários, a empresa, lembraram com tristeza as vidas perdidas, conhecessem essas pessoas ou não. O fato é que eram pessoas como eu e como você. Eu mesma sempre vou lembrar desse dia.
As pessoas morreram queimado vivas
@@Enzo12148não. o impacto foi a 170 por hora. nenhum ser humano resiste a tamanha desaceleração.
Eu era comissária na TAM nessa época. Vc falou tudo! Era um caos nessa época e o pior os passageiros sempre com pressa para decolar os aviões. Foi bem isso mesmo! Muitas turmas formadas em um período de 30 dias. Lembro que estava em Londrina e vi a imagem na TV. Logo meu celular começou a tocar. Liguei para vários colegas pois voavamos nacional e conhecíamos uns aos outros. Foi muito triste quando descobri as vítimas. Tínha expectativa de pelo menos os colegas que estavam no fundo da aeronave. Mas infelizmente todos morreram.
Meu pai despachante da TAM nesse dia perdeu vários amigos comandante amigo
É bem isso mesmo... as pessoas acham q levantar um avião é como subir num taxi e sair.. tem muuita coisa envolvida
@@milacosta87porém existe menos imprudência que pegar um carro e uma moto, vemos as estatísticas. Voar é mais seguro que vc enfrentar uma estrada.
Lito,se puder,faz um vídeo sobre o vôo transAsia 235 que caiu em taiwan,queria sua opinião sobre esse acidente, dão like pra ele ver!
Lito não dá opinião
@@gustavodias7582 então que faça um vídeo sobre,porque outras pessoas não tem conhecimento desse acidente
@@nothingbutplanes lito não dá opinião sobre os acidente. Apesar se baseia no relatório final
Em alguns casos ele dá opinião sim. Tenho provas rsrsrsrs... Houve podcast, que ele falou “minha opinião ”. Mas o que o colega quer, é exatamente que ele busque informações para entenderem e saberem do acidente.
Mas já não tem o relatório desse acidente?
Esse acidente me marcou demais, muito por causa de ter sido menos de 1 ano depois do acidente da GOL, o 1907. Meu pai tinha conhecidos no acidente do 1907 e alguns colegas da TAM-SP, além de estar passando uma semana em São Paulo na época do acidente. Eu me lembro desse acidente quando saiu no plantão da Globo como se fosse ontem.. 10 anos, férias de julho, época de Jogos Panamericanos no Rio e aquela passadinha padrão de semana na casa da vó durante as férias. Amigos e primos brincando na sala quando toca o plantão da Globo.. a primeira imagem já parecia coisa de filme, aquela enorme chama cobrindo o prédio do hangar e só a cauda do avião pra fora, todo mundo parou o que tava fazendo na hora. Depois disso foi só piorando, coberturas até o fim do mês uma pior que a outra, com cenas uma mais triste que a outra (como aquela em que os nomes na lista de passageiros do voo eram lidos no terminal de Congonhas e os familiares entravam em desespero) até mesmo alguns meses depois, quando revelaram aquela gravação desesperadora da caixa-preta. Teve um vídeo também, muito famoso, que foi postado no UA-cam na época do acidente mostrando os passageiros em vida, um por um, com seus nomes, idades e fotos, ao som de "Os Bons Morrem Jovens" da Legião Urbana. Meu pai que voltaria pro Rio e me buscaria no dia seguinte ficou até sexta, indo me buscar com minha mãe no sábado.
Desse dia em diante eu reparei que alguma coisa nele mudou e eu nem sei dizer o quê, pois ele ainda parece literalmente o mesmo. Só que o acidente, o dia 17/07/2007, mexeu de alguma forma com ele. Duas porradas em menos de 1 ano, tendo na última pessoas de contato e convivência... até em mim mesmo, que não participei e nem conhecia nada, criei aquela sensação de aparente proximidade com as vítimas, muito pela cobertura no dia e semanas seguintes ao acidente como pelo contexto do meu pai e também pelas várias homenagens em vídeo pras vítimas que eram postadas na internet. Me dei conta de como fiquei marcado por esse acidente quando no dia em que eram completados 10 anos da tragédia (17/07/2017), eu havia passado o dia todo sem me ligar que estavam sendo completados esses 10 anos, até que quando saindo do trabalho e indo pegar o metrô pra voltar pra casa o acidente veio repentinamente na minha mente. Pego o celular pra ver a hora: 18h40min.. naquela altura, há 10 anos atrás eles tinham acabado de entrar nos minutos finais do vôo. Ali me dei conta de quanto o JJ3054 também tinha me marcado.
Hoje, todas as vezes que eu vou em São Paulo apareço no memorial que construíram onde era o hangar pra prestar minhas homenagens. Um memorial extremamente lindo mas que vem sofrendo com o descaso da prefeitura (ora, novidade no Brasil). Na primeira vez em que eu fui, ainda nos meus 15 anos, senti somente tristeza, hoje quando vou sinto uma mistura de tristeza e alento. Sou muito cético quando se fala de religião e espiritualidade mas as vezes penso que são eles, lá no memorial, levando essa sensação de alento pra quem os visita.
Me lembro até hoje de estar brincando em frente a TV quando entrou o plantão da Globo. Eu tinha 7 anos. O Bonner falou que era um incêndio mas quando eu vi a imagem eu já sabia que um avião tinha batido lá. Mesmo tão pequeno me senti muito triste e nunca me esqueço desse dia.
Eu achava que o que causou o acidente foi a pista molhada Lito, mais vejo que pela sua explicação, não foi só a pista molhada que causou a tragédia....
Muita gente criticou a falta de grooving e a pista molhada, mas na verdade as condições da pista só afetaram a percepção da tripulação. O acidente ocorreu porque o posicionamento inadequado da manete impediu o avião de parar. O sistema do Airbus "entendeu" que a aeronave deveria voar e não desacelerar.
A falta de dinheiro, ministros do Núcleo Duro de Dilma que não sabem nada de aviação, corruptos, tudo atrasado. APERTE 13 E CONFIRMA. Foi muito bom pro país
Nunca é um motivo apenas...
@@kkfoto provavelmente, o sistema do A320 entendeu que o piloto queria arremeter, e não pousar.
Pista contribuiu, mas não foi ela não...
Muito difícil esquecer este acidente. Lembro que em 2015, quando passei em frente ao memorial as vítimas lá Congonhas, me passou um filme na cabeça, as cenas, os relatos dos familiares. É impossível não lembrar de cada história de vida perdida na tragédia.
Minha solidariedade aos familiares das vítimas no acidente.
Os outros dois acidentes que também me marcou muito foi o da GOL com o Legacy e o fatídico AF447.
CURIOSIDADE: A delegação da equipe de futebol do Grêmio estava prevista para embarcar neste voo. Jogadores e comissão técnica fariam uma conexão em Congonhas e seguiriam para Goiânia, onde havia um jogo marcado contra a equipe do Goiás, mas a direção do clube adiou a viagem para o dia seguinte.
Caraca 😳
TIME DO GRÊMIO NESSE JOGO
Saja; Patrício, Schiavi, William e Thiego; Edmilson, Diego Souza, Tcheco (Adilson) e Anderson Pico; Everton (Douglas) e Carlos Eduardo (Kelly)
Técnico: Mano Menezes
Que louco pensar que profissionais que estão em atividade até hoje, poderiam não estar aqui entre nós.
@@hgcampos esse Thiego estava no voo da Chape...
@@joaoaugusto2594 PUTZ! ENTÃO ERA O DESTINO DELE MORRER DE AVIÃO. INCRÍVEL ISSO!
Premunição
Que tristeza já chegando no destino final, ninguém imaginava uma tragédia 😭😭😭
É impressionante como o Lito narra essa tragédia, a gente consegue perceber que ele conta tudo com muita tristeza.
Mas passou pano pra TAM.
Dei dislike.
@@GabrielOliveira-od8ps passou pq?
@@GabrielOliveira-od8ps oxi, passou pano onde? Não vi isso não, vi ele apresentando todo um contexto do acidente e mostrando as principais causas do acidente.
@@arthurrodrigues5892 Onde??? Se você não viu sozinho a passada de pano, não vai adiantar NADA eu te mostrar: você vai rebater do mesmo jeito!
É o Lito passando pano pra TAM e vocês passando pano pro Lito...
C'est la vie!!!
@@GabrielOliveira-od8ps não envergonha meu nome não
Eu cheguei em Sao Paulo pela ocean air , mas em guarulhos, vindo de POA, os dois avioes pousaram ao mesmo tempo. Estava naquele onibus do aiport bus service e ouvi falar sobre um aviao ter "derrapado". Depois começaram as ligacoes de pessoas no meu celular para saber se estava bem. Cheguei no hotel e fiquei tremendo. Depois dessa nunca mais consegui entrar em um aviao tranquilo. Se poder nao voar, nao voo.
Nem pensa assim... Tudo que aconteceu, tinha de acontecer.
Para todos os dias fé.
@@DenilsondeSouzaAires obrigado, amigo.
@@SirPhillip23 e tipo, estatisticamente é mais provavel que você morra num acidente de carro do que num acidente de avião, o problema é que quando um avião cai morre muito mais gente, e é algo difícil de ocorrer, por isso ganha repercussão, mas garanto que o meio de transporte mais seguro é o avião, porque é tudo orquestrado e organizado pelas torres de controles, operação, pilotos, aeroportos, etc, e 0,1% dos voos dão errado, já de ônibus tu passa por cada estradinha de noite, e ainda depende dos outros na pista, é você e deus.
@@AndrinePaulo eu sei dessa estatística, mas ainda assim não confio. se eu estou num onibus e ocorre um acidente, dificilmente morre todo mundo. geralmnete morre quem estava sem cinto de segurança e foi arremessado pra fora. os casos de acidentes de onibus com morte total de passageiros são raríssimas. já num avião, se cair, já era. prefiro estar num onibus, sabendo que estou no chao, colocar cinto de segurança , reclinar a poltrona e aproveitar o ar condicionado. já no aviao é dificil relaxar porque tem turbulência o tempo inteiro ( já é desconfortável saber que vc está a 10 mil metros de altura, imagina tremendo...) e der algum problema você tá morto. eu sei que os casos são raros, mas tivemos isso vários anos seguidos: 2006 teve o legacy, 2007 teve esse da tam, 2008 teve o da air france que caiu no mar. por conta dessa sequencia de acidentes e também por eu ter quase me envolvido com um nao consigo me sentir tranquilo pra viajar. eu viajo distancias curtas, se tiver que ir pro exterior tem que ser dopado.
eu sempre tenho medo. mas tenho que viajar de todo jeito, eh o melhor modo de viajar pra longe.
Esse acidente e o da Gol, foram os responsáveis pelo meu trauma de voar, tive várias crises de pânico, especialmente pelos telejornais que só falavam disso e sempre sensacionalistas. Graças ao Lito e à equipe do canal que sempre trazem uma pauta perfeita meu trauma se foi, hoje volto a sonhar com a possibilidade de trabalhar nessa área.
Viseitei o memorial em 12 de agosto de 2023, muito triste quando vi tudo, inclusive a árvore no meio do memorial (a única sobrevivente que restou da triste tragédia).
Parabéns Lito! Seria legal você fazer um vídeo só para o apagão aéreo pra gente entender melhor
Up
Up
Up
up
up
Excelente a ideia de colocar as imagens do simulador junto coma história. Parabéns, Lito!
Eu acho que acompanha esse canal esperando por esse episódio há uns 5 anos. Obrigado Lito! É sempre interessante perceber como tudo é multicausal, e isso vale não só para investigações de acidente, mas para a economia, sociologia, até a física.
Litto, 4 dias antes eu e minha família voamos no avião, ficou muito tempo parado no aeroporto por causa desse problema que vc mencionou, tivemos que trocar de aeronave para seguir viagem. No meio da nossa viagem de férias ficamos sabendo do acidente, e era o mesmo avião que tinhamos pego
Estava como voluntário na equipe do Exército de Salvação, fornecendo água e lanche para os bombeiros. Foram várias madrugadas frias, acompanhando com angústia cada detalhe que era divulgado. Situação muito triste, principalmente sabendo hoje que poderia ser evitado.
4:06 Os caras tiveram o cuidado e o carinho de colocar um Boeing da VARIG com a última pintura da empresa (que naquela altura do campeonato já pertencia a GOL), taxiando ao fundo do Air Bus... Que Deus tenha recebido de braços abertos todos aqueles que perderam a vida nesse acidente, e que ele continue confortando o coração dos familiares.
Trabalho magnífico!
Praticamente todo o Domingo costumo ir r ao Memorial 17 Julho para observar os pousos e decolagens. É impossivel estar no Memorial e não se lembrar da tragedia que ali aconteceu... Gostaria da aproveitar a oportunidade e visibilidade, que tem seu Canal, para pedir ao Responsavel pelo Memorial, que tenha mais cuidado com a Manutenção do local , em respeito à Familias que perderam seus entes queridos...É triste estar lá e perceber o descaso na manutenção do local; Lixo no lago que circunda a árvore simbolo, os nomes quase apagados das vitimas, a manutenção dos postes eletricos, o mato crescendo nas areas plantadas.... O que aconteceu ali faz parte de uma historia triste de nossa aviação, que seifou vidas de pesssoas e familias e que não pode ser esquecida ou negligenciada.
É impressionante! Brasileiro joga lixo em tudo que, é lugar. Empatia, é um significado para poucos, mesmo .
@@marcosa.ritzel2192 Joga lixo, desmata, rouba, vota em corruptos. O "Memorial" é a cara do Brasil, simples assim. O "responsável" pelo memorial, se é que há algum, deve ser algum funcionário público que está tomando cafezinho e mexendo no seu celular o dia inteiro.
Up
Não vejo a hora de sair a investigação com laudo do Cenipa, e o LITO fazer os vídeos dele explicando tudo.
Sobrevivi! Mas que dia terrível!!! De repente um grande impacto, o prédio todo tremeu e o pânico tomou conta de todos. Muita correria e desespero ao ponto das pessoas, literalmente, se "atirarem" contra as janelas e portas que davam acesso a saída para a rua lateral. Quando me deparei com aquele cenário de guerra, tudo parecia estar acontecendo em câmera lenta e meu áudio simplesmente sumiu.
Não sei como, mas de alguma forma, em meio ao fogo e sob a iminência de uma explosão, conseguimos nos organizar para retirarmos um amigo que estava preso sob os escombros . Foi o pior momento, pois tudo estava prestes a desabar e a cada tentativa "frustrada" de retirá-lo causava ainda mais ferimentos e dor.
Enfim, milagrosamente conseguimos retirá-lo e conduzi-lo para fora do prédio. Nesse momento tivemos um breve instante para contemplar a "VITÓRIA" mesmo em meio aquele cenário de horror. Uns gritavam, outros choravam e outros se abraçavam talvez pelo fato de cumprirmos naquele instante, mesmo que involuntariamente, o propósito de nossas vidas. Mas esse breve momento de vitória logo foi dando lugar a tristeza pelas informações sobre perdas de outros amigos que trabalhavam na TAM EXPRESS CGH e pela certeza de não haver sobreviventes no JJ3054.
Dá pra sentir o abalo de cada palavra sua. Apenas sinto MUITO, de verdade! Eu tinha 11 anos de idade e lembro de vê reportagens na TV, mas apenas hoje me dou por conta da dimensão deste desastre.
Para de show.
@@guiga1 como queria entender o que se passa na cabeça de gente como tu. Tu conhece a pessoa? Tenho certeza que não.
@@BrunaOliveira-xc8vg o problema é que muitas pessoas mentem na Internet só para ganhar atenção e até mesmo seguidores. As vezes, essas pessoas fazem comentários dramáticos por deboche. É triste mas na Internet é assim. Esse comentário inicial é bem Genérico e por isso também poderia ser mentira. Espero que não. Mas os comentários de respostas que dizem "para de mentir", "isso é mentira" também podem ser de pessoas insensíveis ou de pessoas que sabem que o comentário inicial está mentindo.
e a garota que tava sentada no parapeito e terminou se jogando...
Trabalhava no Itaim e morava em Moema na época. Fui a pé para casa. Lembro que da Av. Santo Amaro para cima estava toda sem energia elétrica. Sentia cheiro de querosene queimado no ar. Muito triste.
Meu padrinho trabalhava no aeroporto de Congonhas e estava trabalhando na pista no momento do acidente, sou de Santos e estava passando férias na casa dele, lembro dele ligando para falar do acidamente e avisar que estava bem da gente vendo toda tragédia pela televisão, aquela semana foi muito pesada. Alguns dias depois passei próximo do local do acidente o cheiro de queimado ainda era muito forte e o ambiente muito pesado.
2007 foi um ano muito traumático no Brasil teve 2 grandes tragédias que abalaram o Brasil a morte do menino Hélio e o acidente da TAM .
É mas a morte do menino Hélio não foi "tragédia", e sim um assassinato sem sentido, um crime Hediondo... 😮😢
E no ano anterior teve o gol 1907 154 vítimas foi outro acidente horrível foram anos difíceis
E os ASSASSINOS já estão livres@@Tito-Livio
Quem era ele?
@@marcodefendi7758 Sério?? Não sabia disso 🙄🤔
Que Jesus acolha os que partiram com Sua Misericórdia.
Amém
Eu tava Lá na capital são Paulo Brazil 🇧🇷 eu tava no shopping Ibirapuera foii uma Grande tragédia em são Paulo
Lito,ótimo vídeo estava aguardando ansioso, sou de Manaus perdi minha tia e meu irmão, Jamile e levi Ponce de Leão e graças a o seu video pude compreender os detalhes mais precisamente e ficar realmente em paz com a explicação muito obrigado. SAUDAÇÕES AERONÁUTICAS
Sinceramente. Sempre que tem essas histórias no canal, mesmo sabendo o desfecho, fica um fio de esperança de chegar no final e ser só um quase acidente. Todas tão bem contadas que mesmo sabendo o fim de cada uma das histórias, ficamos apreensivos pra ter um final diferente.
Nessa epoca eu tinha 13 anos lembro como se fosse hoje eu estava na casa da minha avó quando anuviou na tv essa tragédia, foi tao marcante que ate hoje eu lembro que quando a tragédia rolou durante semanas na tv , nas radios tocava o sucesso de ivete Sangalo quando a chuva passar , e no dia da tragédia chuvia muito , foi muito marcante pra mim aquilo tudo... Pq a musica fazia muito sentido com a dor dos familiares e a situação daquela tragédia que so o tempo iria curar , quando toda aquela chuva passa-se.
Tenho uma lembrança muito clara do plantão Globo anunciando que um avião da Tam havia colidido/explodido num galpão da própria empresa. Lembro da cauda do avião entre chamas altissimas e da comoção durante os Jogos Pam do Rio. Mas a lembrança mais triste que tenho desse acidente é de uma edição da revista IstoÉ (**Revista Época) sobre as vítimas. Um dos episódios mais tristes da história do Brasil.
E pensar q 4 vítimas não puderam ter sepultamento pq o calor foi tanto q derreteu os corpos...
A mais triste que eu tenho, é de uma entrevista de alguém (acho que o governador ou prefeito de SP), dizendo "estamos parando com os esforços mais arriscados, pois não há mais nenhuma chance de sobrevivência de qualquer vítima, uma vez que a temperatura dentro da aeronave pode ter passado os 2 mil graus celsius". Isso me marcou demais, pois até aquele momento, eles ainda esperavam encontrar alguém vivo lá dentro... Sempre fico me imaginando "será que alguém sobreviveu ao impacto, mas morreu por não conseguir sair?"...
Calda do avião ????
@@mobile.cristhianguedes acho pouco provável, viu? Foi tudo embora no choque, um dos motores ainda tava com força.
@@mobile.cristhianguedes e tbm eh por aí que se especula a temperatura q o Joelma atingiu, por isso muita gente nem teve o corpo recuperado também porque virou cinzas
Como não esquecer dessa tragédia sem precedentes? Descansem em paz todas as vítimas e meus pêsames aos familiares e amigos .
O Lito tá mestre na arte de contar essas histórias. Consegue traduzir algo tão complexo em uma narrativa simples e cativante de ouvir. É muito bom entender o que aconteceu pra gente que não tem conhecimento técnico. Parabéns Lito, vc é o cara!
Estive no local e realmente é impactando saber que muitos encerraram suas vidas ali, deixando o amor de seus familiares e sonhos para trás...
(CJ)
Cara!
A curiosidade que eu tinha sobre a aviação era muito pouca, aquelas mais comuns.
Mas, não dá pra começar a assistir esse cara e pular pra outra coisa.
A diccão dele prende a atenção da gente, a maneira que ela faz com que a gente interprete é muito fantástica.
Conteúdo muito bom, interessante...
Excepcional!
Tenho muito medo de voar, embora já tenha ido várias vezes fazer viagens de avião. Mas fico um pouco mais tranquilo de saber que o último acidente com avião comercial comum foi em 2007, isso diz muito sobre como o Brasil é profissional nessa área.
Mais perto está chegando a chance do 1 em 300 milhões .
A quadrilha corrupta que governava o país nessa época, voltou.
Deus queira que eu esteja errado, mas eu prevejo turbulências no futuro próximo.
Eu não consigo ir em Congonhas sem lembrar desse acidente.
Incrível como uma coisa "boba" pode fazer tanto estrago.
Eu também sempre lembro quando estou em Congonhas.
Às vezes passo a pé pelo Memorial e lembro como era o prédio, o inferno que foi o acidente e a desolação que é hoje. Triste!
Episódio marcante na minha vida como jornalista. Minha primeira cobertura ao vivo. Lembro de tudo como se fosse hoje.
Muito triste esse acidente. De minha cidade - São José do Rio Preto - faleceu avo é duas netas...até hoje a mãe das meninas não se recuperou...Só Deus para curar os corações dos que ficaram!
😢😢😢
Não consigo esquecer esse dia.
Estava assistindo o Datena com meu pai, eu tinha 13 anos e as primeiras especulações era de um avião de carga, mas não consegui segurar as lágrimas quando uma repórter foi no local e ela chorava muito assistindo os bombeiros lutando contra o fogo e segundo ela avistando vários corpos carbonizados. Ali chegou a informação de um avião desaparecido com sua lotação máxima.
E está eu aqui novamente deixando escorrer uma ou duas lágrimas.
rico é tudo froxo mesmo.
@@AugustoV8Cesar sai daí brabão
O somatório da tua explicação + as imagens do simulador é algo surreal de bom!
E conforto aos familiares das vítimas...
Cara sempre que assisto esses vídeos eu não consigo a tristeza que me dar por todas essas pessoas, que Deus os tenha.
Eu passei no local uns 4 dias depois, era assustador ver perfeitamente o formato da barriga da aeronave no prédio
Talvez o vídeo mais incrível e mais completo já postado no canal. Parabéns ao Lito e toda equipe do A&M e da Cinematic MSFS.
Uma história muito triste, mas, muito bem narrada, por este baita profissional. Lito sousa!
Te amo pela explicação. Quando eu estava superando o acidente de 2006, acontece este em 2007. 😢
1 ano após o acidente eu chegava a Congonhas em um voo da TAM, à noite, chovendo. E com coração disparado. Foi um mix de sentimentos… Tão triste… Meu respeito a todos os familiares e amigos das vítimas. 😥 Lito, parabéns pela narrativa, pelo difícil e competente trabalho de toda sua equipe. Excepcional. Fiquei triste novamente ao ouvir tudo. Como mexe com a gente…😓
A primeira vez que fui a São Paulo o avião também pousou em CGH e é uma coisa insana. Do nada uma infinidade de prédios surgem bem próximos à janela. Lamentável acidente :(
Tanto o acidente com o avião da gol quanto com esse da TAM contribuíram muito pra eu ter pânico de voar. Lembro que vi na TV, a mídia divulgado áudios, fiquei muito triste, com vontade de chorar, assustada, eu era só uma criança.
O da Gol foi por culpa do Legacy. Mas teve outro da Tam na decolagem onde caiu em cima das casas por falha de reversor também, percebe ?
O da Gol me traumatizou
Bom, eu só entrei num avião com 31 anos. 2019 quando estava em Florianópolis, peguei meu vôo de volta pra Guarulhos no mesmo modelo do avião acidentado: Airbus A320. E em novembro de 2021 estive pela primeira vez em Congonhas, lá que peguei meu vôo pro Rio.
Eu sempre viajo de avião, mas é muito torturante kk Espero superar, pq é muito desconfortável voar em pânico.
Este acidente me traumatizou demais, principalmente porque tinha uma família da minha cidade nele, então ficou muito marcado. Quando preciso voar é uma tortura.
Faltou apenas um detalhe. Essa tragédia poderia ter ocorrido um ano antes, quando um boeing da BRA também derrapou em Congonhas e por pouco não caiu na avenida.
@@__liviapaiva aparentemente ele tentou virar, mas a velocidade era muito maior que o ideal para a manobra
Nossa 😭😭
eu lembro disso
foi 1 ano antes
uma curiosidade desse caso, é que ao invés de atingir o prédio da tam como aconteceu em 2007, esse boeing de 1 ano antes iria atingir o prédio do puteiro Bahamas Café, que ficava exatamente na frente, no rumo da pista, kkkk
Foi um dia antes amigo
@@__liviapaiva Ele tentou virar, mas o avião estava incontrolável.
Não consigo entender a intransigência de alguns passageiros, quando o aeroporto é fechado por causa do mal tempo.
Em certa época, profissionalmente,fazia bate e volta no mesmo dia, utilizava com frequência quinzenal a ponte área (SP-RJ), eu nunca reclamei quando o vôo era desviado para o Aeroporto do Galeão, porque o Santos Dumond não tinha condições de pouso ou fechado para decolagem, por causa do mal tempo, pelo contrário, sempre agradeci a prudência da tripulação, por mais que esses desvios ou atrasos atrapalhassem meus compromissos profissionais.
Lito, parabéns pela elegância com que trata dos acidentes de avião, esclarecendo e respeitando todos os envolvidos.
Esse acidente me fez sair da aviação. Era controlador e já vivia a loucura depois do 1907 e esse veio um ano depois. Acredito que foi a época mais conturbada da aviação brasileira.
Imagino a mídia como se comportou perante isso...
Logo depois teve da air france, mesmo não sendo em solo brasileiro, muitos brasileiros se foram
@@taisaluz6228 447
@Urso polar albino Jesus, imagino, a internet era para poucos e a unica fonte de informação confiável era a televisão, então o que ela transmitia para o povo era verdade, loucura...
Era militar. Trabalhei na TWR-CF e APP-BH.
Na época fiquei com muito medo de viajar de avião, devido ao acidente do GOL 1907 e depois o TAM 3054
Muitos tem algum tipo de ligação com esse acidente. Eu estava em seleção na TAM nessa época, para tripulante de cabine. Há apenas dias antes, eu estava pegando um táxi na frente do prédio da TAM Express pra chegar à academia para mais uma rodada de entrevistas. O processo foi cancelado. Quando estou em CGH hospedado ali por perto, dou uma caminhada na praça e, ao reler os nomes de todas aquelas pessoas, parece não ser verdade. Nossos sentimentos a todos os familiares, sempre. Só Deus para fortalecer e oferecer o suporte.
Morava em São Paulo na Washington Luis na época, há uns 50 metros do deposito da TAM. A visão do que sobrou do desastre foi uma coisa terrível. Até hoje penso no que deve ter se passado na cabeça dos tripulantes, notadamente do Comandante e do Piloto de Vôo, mas também na dos passageiros. Deus os tenha recebido na Sua Glória. Já vi este vídeo umas trinta vezes e entendi a "corrente do acidente". Muito se disse que se a pista estivesse com os reparos indicados em 2006 o acidente não teria acontecido. Eu acredito nisso. A agua na pista foi o elo sem o qual não haveria o desastre.
@leopardo2300 trabalhando em Moema.
Dá até um arrepio ver como os "elos" foram se fechando antes do acidente, foi virando uma bola de neve aos poucos no decorrer de meses
Dia 17, do mês 7, de 2007, às 7 da noite: difícil esquecer essa estranha coincidência. Curioso como também todos se lembram do que estavam fazendo quando esse acidente ocorreu. Passo todos os dias no local, difícil esquecer inclusive dos dias que se seguiram, do dificílimo trabalho de rescaldo, do cheiro de queimado por todo o bairro, dos admiráveis bombeiros, da dor dos familiares e amigos. Que Deus abençoe e conforte a todos.
Nossa… Nem tinha pensado nisso…
😢
Meu pai estava num avião que pousou uns 15 minutos antes dele e viu todo o acidente. Como as notícias demoraram pra chegar, minha mãe achava que ele estava no Voo e entrou em pânico. Ela só acalmou quando ele apareceu em uma câmera da Globo de um repórter que estava lá
Eu era comissario nacional da TAM essa época, e 5 dias antes fui afastado da scala e internado no hospital Santa Paula muito perto de Congonhas. Eu tinha acabado de descobrir uma doença grave. Eu assisti tudo ao vivo praticamente pela tv do quarto do hospital. Fiquei chocado, perdi 2 amigas no voô. A Cassia que era chefe de comissario do voo e eu tinha voado com ela 3 meses antes, e a Angelica Rojek que estava de passageira no voo vindo da casa dos pais em Porto Alegre e minha colega desde a época que voavamos juntos na VASP. Foi muito triste, fiquei mais 30 dias no hospital ja iniciando um tratamento de quimioterapia que se extenderia por mais 2 anos. A Cássia era noiva e estava feliz com a proximidade do casamento, uma moça linda, gentil, simpática e muito profissional, Rojek namorava um piloto que pelo que eu soube teve problemas mentais após o ocorrido. Ainda no Hospital, me caiu uma ficha: a de que eu poderia estar naquele vôo caso não tivesse adoecido. Hoje estou 100% curado grato, pela cura e pela doença. Não foi fácl, foram 2 anos de tratamento árduo e quase morri. Sou grato por estar vivo, e estar naquele hospital. Hoje não trabalho mais na aviação, mas essa lembrança levo pro resto da vida.