@@leandrobarbi4894 Já ouvi falar que usar mais que essa proporção até diminuiria o efeito de decantação. Então mesmo se usar mais, seria improdutivo. Talvez se quiser utilizar mais gelatina, até seria melhor fazer um segundo despejo de gelatatina, posterior ao primeiro.
12g pra cada 20 litros é a dosagem mais tradicional. Mas a dosagem pode e na verdade até deveria, variar com cada caso. Como o Biofine por exemplo, que tem uma dosagem recomendada de 10 a 25 gotas por litro. Perceba que é um range enorme. Então muita coisa deve ser levada em consideração para definir a dosagem. Mas 12g pra 20 litros está bem longe de ser superdosagem.
@@amssouza8404 utilizei um sachê para 15lts, realmente ficou muito gosmenta, hoje fez 48 horas de cold e ainda está muito gosmenta, será que deixar por mais tempo vai fazer com que essa gosma desça? A minha preocupação é com o prime. Help-me!
A minha pergunta é sobre clarificação com gelatina. Qual a melhor hora de adicionar? No fermentador antes de transferir para o keg? Adicionar no keg depois de transferir a cerva e antes da carbonatação forcada? Carbonatação forcada e depois adicionar a gelatina? Adicionar a gelatina no keg transferir a cerva e fazer a carbonatação forcada? Tem alguma ordem certa?cerveja e gelatina por cima ou gelatina e cerveja por cima importa a ordem? Obrigado desde já
Cara, ele dá um exemplo jogando a gelatina direto no keg, que ao meu ver não é uma boa utilização. Vai clarificar, mas não vai funcionar muito bem com a carbonatação; e os primeiros copos que sairem, serão purgas do trub com as cracas da gelatina. Acredito que a melhor maneira é logo depois de terminar sua fermentação, descanso de diacetil, e dry hopping, vc faz uma trasfega para um maturador, ou purga a levedura e trub se utilizar um fermentador cônico, para separar uma sujeira mais pesada. Essa trasfega é opcional, mas muito bem vinda, ainda mais se vc quiser reaproveitar a lama; ou vc pode não fazer para preservar aromas de DH ou oxidação. Daí depois de transferido vc abaixa a temperatura para 0ºC por um dia. Daí na hora de jogar a gelatina, tem um "pulo do gato", que tenho experienciado e funciona muito bem: você vai jogar a gelatina quente mesmo, e vai desligar sua geladeira/refrigeração, para subir a temperatura propositalmente, até chegar até uns 10º-15ºC, o que vai demorar cerca de mais ou menos 1 dia. Essa subida de temperatura vai reacelerar as moléculas da cerveja reduzindo a densidade/viscosidade do líquido, melhorando a decantação das partículas em suspensão. Depois disso vc religa a refrigeração para chegar o mais próximo dos 0ºC, por pelo menos 3 dias, ou o que a sua paciência aguentar. Geralmente mais 1 semana chega num máximo de efeito que a gelatina pode proporcionar. Então é mais recomendado utilizar logo nesse último período antes do envase, mesmo se fizer uma lager e deixar laggerizando por 1 mês: utilizar a gelatina no final, antes da última semana pré envase, como arremate. Para ales um bom padrão que tenho seguido seria manter a 0ºC por uma semana e manter com gelatina por mais 1 semana antes do envase.
@@llbrunoll1 valeu mesmo. Eu tenho fermentador cônico sim faço o cold crash a maior dúvida seria fazer a carbonatação forcada sacudindo o keg se não iria atrapalhar na clarificação pois eu não envaso em garrafa e as vezes não tenho paciência de deixar por mais de uma semana para carbonatar kkkk
@@liviodasilva9799 Pra vc é mais prático ainda. Antes de envasar, vc vai purgar o trub que a gelatina decantar. Na hora do envase, a cerveja vai estar a mais cristalina possível, e seria o padrão que iria ficar. O ideal mesmo seria deixar um bom tempo em cold crash. Lógico que mesmo no barril ainda vai continuar clarificando, e dependendo do nível de clarificação, vc pode notar que os últimos copos do barril sempre vão estar mais clarificados que os últimos. Daí existe uma outra "gambiarra", que até tem vídeo aqui neste canal, sobre usar um tubo pescador de superfície, com uma boia na ponta; assim o barril iria servir sempre a cerveja clarificada mais consistente com a duração do barril.
Olha ai, o famoso duplo cold crash. Vi esse video no Fabrikar Cerveja e também vi um usuário de grupo de facebook virar chacota, hahahah. Enfim, século 21 tá ai. A técnica que eu passei no video é a mais tradicional e menos invasiva, trasfega de balde já não é recomendada nem pelo John Palmer, que nas edições atuais do How To Brew, a desencoraja fortemente. E sobre local de fazer a gelatina, o Leandro do Cerveja Facil tem feito a quente e dentro do post mix, como tentativa de evitar aquela "chupada" de ar que o fermentador tem quando está baixando a temperatura. Ele acaba perdendo ai uns 2 copos de barro mas disse estar tendo bons resultados na manutenção de aroma dos lúpulos. O negócio é testar e se adaptar as técnicas!
André parabéns pelo conteúdo. Mas ficou muito confuso o vídeo! A quantidade de gelatina que sempre ouvi falarem e que eu uso a anos é de 12g para até 30L. Gelatina sem sabor, em pó. No microondas faz de 10 em 10 segundos, até diluir tudo e não ficar nenhum pó. Sem muito essa de medir temperatura. Acredito que seria para ajudar mas o processo que você passou ficou muito complicado para quem quer fazer algo mais simples. De qualquer forma, novamente te parabenizo pelo conteúdo
Eu prefiro medir a temperatura, todo cervejeiro tem um termômetro em casa. Se passar da temperatura vc perde a gelatina, não vale arriscar. E sobre a quantidade, se buscar no google, vai achar de tudo, até mesmo meio pacote pra 20 litros. Mas 12g pra 20 litros é um consenso maior.
André,parabéns!!+
Vídeo top!
Vc pode me fala se é seguro usar a Sílica para clarificar???
Sensacional, parabéns
Top demais, que venha o próximo vídeo
Não seriam 6g de gelatina para cada 20L de cerveja?
@@leandrobarbi4894 Já ouvi falar que usar mais que essa proporção até diminuiria o efeito de decantação. Então mesmo se usar mais, seria improdutivo. Talvez se quiser utilizar mais gelatina, até seria melhor fazer um segundo despejo de gelatatina, posterior ao primeiro.
Vou usar 2 pacote agora nessa pra 50l do fermentador pra ver
12g pra cada 20 litros é a dosagem mais tradicional. Mas a dosagem pode e na verdade até deveria, variar com cada caso. Como o Biofine por exemplo, que tem uma dosagem recomendada de 10 a 25 gotas por litro. Perceba que é um range enorme. Então muita coisa deve ser levada em consideração para definir a dosagem.
Mas 12g pra 20 litros está bem longe de ser superdosagem.
Todos videos que vi, informam 0,30 por litro, 3g - 10litros, 6g - 20 litros... Um pacote ficaria com um toque longe de meio gosmento...
@@amssouza8404 utilizei um sachê para 15lts, realmente ficou muito gosmenta, hoje fez 48 horas de cold e ainda está muito gosmenta, será que deixar por mais tempo vai fazer com que essa gosma desça? A minha preocupação é com o prime. Help-me!
Boa noite. Tudo certo? Gostaria de saber se posso usar na fervura.
Não. É pra clarificar pós trabalho da levedura.
A minha pergunta é sobre clarificação com gelatina.
Qual a melhor hora de adicionar?
No fermentador antes de transferir para o keg?
Adicionar no keg depois de transferir a cerva e antes da carbonatação forcada?
Carbonatação forcada e depois adicionar a gelatina?
Adicionar a gelatina no keg transferir a cerva e fazer a carbonatação forcada?
Tem alguma ordem certa?cerveja e gelatina por cima ou gelatina e cerveja por cima importa a ordem?
Obrigado desde já
Cara, ele dá um exemplo jogando a gelatina direto no keg, que ao meu ver não é uma boa utilização. Vai clarificar, mas não vai funcionar muito bem com a carbonatação; e os primeiros copos que sairem, serão purgas do trub com as cracas da gelatina.
Acredito que a melhor maneira é logo depois de terminar sua fermentação, descanso de diacetil, e dry hopping, vc faz uma trasfega para um maturador, ou purga a levedura e trub se utilizar um fermentador cônico, para separar uma sujeira mais pesada. Essa trasfega é opcional, mas muito bem vinda, ainda mais se vc quiser reaproveitar a lama; ou vc pode não fazer para preservar aromas de DH ou oxidação. Daí depois de transferido vc abaixa a temperatura para 0ºC por um dia. Daí na hora de jogar a gelatina, tem um "pulo do gato", que tenho experienciado e funciona muito bem: você vai jogar a gelatina quente mesmo, e vai desligar sua geladeira/refrigeração, para subir a temperatura propositalmente, até chegar até uns 10º-15ºC, o que vai demorar cerca de mais ou menos 1 dia. Essa subida de temperatura vai reacelerar as moléculas da cerveja reduzindo a densidade/viscosidade do líquido, melhorando a decantação das partículas em suspensão. Depois disso vc religa a refrigeração para chegar o mais próximo dos 0ºC, por pelo menos 3 dias, ou o que a sua paciência aguentar. Geralmente mais 1 semana chega num máximo de efeito que a gelatina pode proporcionar. Então é mais recomendado utilizar logo nesse último período antes do envase, mesmo se fizer uma lager e deixar laggerizando por 1 mês: utilizar a gelatina no final, antes da última semana pré envase, como arremate. Para ales um bom padrão que tenho seguido seria manter a 0ºC por uma semana e manter com gelatina por mais 1 semana antes do envase.
@@llbrunoll1 valeu mesmo. Eu tenho fermentador cônico sim faço o cold crash a maior dúvida seria fazer a carbonatação forcada sacudindo o keg se não iria atrapalhar na clarificação pois eu não envaso em garrafa e as vezes não tenho paciência de deixar por mais de uma semana para carbonatar kkkk
@@liviodasilva9799 Pra vc é mais prático ainda. Antes de envasar, vc vai purgar o trub que a gelatina decantar.
Na hora do envase, a cerveja vai estar a mais cristalina possível, e seria o padrão que iria ficar. O ideal mesmo seria deixar um bom tempo em cold crash. Lógico que mesmo no barril ainda vai continuar clarificando, e dependendo do nível de clarificação, vc pode notar que os últimos copos do barril sempre vão estar mais clarificados que os últimos. Daí existe uma outra "gambiarra", que até tem vídeo aqui neste canal, sobre usar um tubo pescador de superfície, com uma boia na ponta; assim o barril iria servir sempre a cerveja clarificada mais consistente com a duração do barril.
Olha ai, o famoso duplo cold crash. Vi esse video no Fabrikar Cerveja e também vi um usuário de grupo de facebook virar chacota, hahahah. Enfim, século 21 tá ai.
A técnica que eu passei no video é a mais tradicional e menos invasiva, trasfega de balde já não é recomendada nem pelo John Palmer, que nas edições atuais do How To Brew, a desencoraja fortemente.
E sobre local de fazer a gelatina, o Leandro do Cerveja Facil tem feito a quente e dentro do post mix, como tentativa de evitar aquela "chupada" de ar que o fermentador tem quando está baixando a temperatura. Ele acaba perdendo ai uns 2 copos de barro mas disse estar tendo bons resultados na manutenção de aroma dos lúpulos. O negócio é testar e se adaptar as técnicas!
E no caso de cervejas lupuladas a gelatina pode alterar o aroma e sabor ?
Nadinha.
Lembrando que pode usar a de frutas tbm e pode jogar dps que termina de ferver a água depois do fogão que clarifica do msm jeito
Iço ai, tá sertinho!
André parabéns pelo conteúdo. Mas ficou muito confuso o vídeo! A quantidade de gelatina que sempre ouvi falarem e que eu uso a anos é de 12g para até 30L. Gelatina sem sabor, em pó. No microondas faz de 10 em 10 segundos, até diluir tudo e não ficar nenhum pó. Sem muito essa de medir temperatura. Acredito que seria para ajudar mas o processo que você passou ficou muito complicado para quem quer fazer algo mais simples. De qualquer forma, novamente te parabenizo pelo conteúdo
Eu vou testar assim agora, 2 pacote pra 50l, que é o que boto em cada fermentador
Eu prefiro medir a temperatura, todo cervejeiro tem um termômetro em casa. Se passar da temperatura vc perde a gelatina, não vale arriscar. E sobre a quantidade, se buscar no google, vai achar de tudo, até mesmo meio pacote pra 20 litros. Mas 12g pra 20 litros é um consenso maior.
Não tem como ser mais simples que isso...
André, fiz com um pacotinho adicionei e o líquido ficou "gosmento" alguém sabe me dizer se é normal??
André, me ajuda...kkk
só lembrando!!! Gelatina sem sabor !! 💪💪
Bem lembrado
Pode usar de frutas tbm que não muda nada e é mais barato
TOP DEMAIS 👍👍👍👍👏👏👏👏👏🙌🙌🙌🙌👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊👊