Atualmente tenho utilizado fermento líquido da seguinte forma: Para um sachê da Levteck de 200bi , faço um starter para ter aproximadamente o dobro da quantidade de células no final. Utilizo metade do starter para a fermentação e metade eu armazeno e dessa forma, terei sempre leveduras que não passaram pelo processo inteiro de fermentação de uma leva!
#continuajamal. Uso bombona de 60 litros. Reaproveitamento eh um assunto importante. Fiz a pouco tempo só a substituição do mosto mesma receita. Sem lavagem. 1 vez que faço. Continua que muito boa tuas explicações. Quero aprender mais sobre o reaproveitamento em bombona.vlw
Sempre que for aproveitar levedura o melhor é fazer starter e se quiser, pode por agitar e rapidamente passar para outro recipiente só a parte líquida, e descartar o que estiver no fundo. Geralmente o trub vai para o fundo mais rápido e a levedura ficar dissolvida no líquido.
Eu utilizo balde e quando faço duas levas em sequência, apenas jogo novo mosto por cima do resto da fermentação anterior. Nunca tive problemas. Aliás, na maioria das vezes, a segunda cerveja ficou melhor do que a primeira.
Também faço dessa forma, realmente da boa Fiz um teste com a saison farmhouse da teckbrew e notei que na quarta batelada alterou o sabor em comparação com a primeira, não cheguei a medir mas pareceu nível de álcool.
Realmente a segunda fica melhor mesmo, as leveduras em quantidade maior. Talvez se tivesse colocado mais leveduras na primeira ficaria boa igual a segunda.
Jamal, como de costume, mais um bom vídeo para a comunidade cervejeira!!!! Estou colhendo e reaproveitando as leveduras mesmo fazendo cerveja em baldes, da seguinte forma: quando a fermentação chega ao fim, eu faco uma transfega da cerveja para outro balde e sempre deixando uma sobra de cerveja junto a levedura...após, dou uma leve mexida no balde e passo a levedura e esse restinho de cerveja para um recipiente. Quando irei usar, no recipiente em questão, consigo visualizar direitinho a parte da cerveja, a parte boa da levedura e o final ruim....ai, descarto a primeira parte, utilizo a parte do meio e o que esta bem no fundo descarto também. Se for utilizar nos próximos dias da colheita, uso essa lama direto e sem problemas. Se for usar depois de um tempo considerável (15...20...30 dias) faco starter. E outro detalhe que tem funcionado bem, misturar uma lama fresca com uma levedura nova, essa técnica tem apresentado bons resultados, fermentação que duraria 6, 7 dias com apenas levedura nova, tem acontecido em 4 dias quando faco essa mistura....exemplificando: no caso de 50L com OG 1050 até 1060 utilizo um pacote de levedura seca + 110/120ml de lama fresquinha, funciona muito bem!!!!! Forte abracos.
Vou pra mais um vídeo para aumentar meu conhecimento sobre o processo. Não consigo assistir seus vídeos de forma aleatória e sem um motivador. Ai vou aos poucos, conforme as ideias vão pintando.... agora estou me aprofundando nas questões sobre fermentação... a mágica que acontece dentro da bombona.
#continuajamal acho que vale repassar sobre o assunto do congelamento de leveduras, eu faço a "lavagem" e congelo, depois faço starter pra reutilizar como aprendi nos seus vídeos mais antigos 😆😍
#continuajamal ..outra coisa que comecei a fazer, e me deu ótimos resultados: Eu coloquei um 2a torneira mais ao topo do fermentador, consigo coletar a levedura tbm de cima.. Ai eu programo sempre 2 litros a mais de mosto, e retiro entre 24 e 48h do inicio da fermentação (qdo está bem vigorosa).. Com ela bem ativa, trub já decantado, vem mais mosto sem "sugeria" eu boto no agitador magnético até cessar a atividade, ai vai pro frio.. Fica uma levedura limpa e pra reaproveitar tem funcionado bem, e dura um tempo.. Essa ideia veio juntando umas e outras dos videos do canal.. Espero qie isso ajude, e se alguém tiver uma ideia pra ajustar isto, estou aberto às críticas! Abraço
#ContinuaJamal Você disse no final que pra quem usa balde: pode até reaproveitar a levedura, mas o melhor é fazer o starter.. só que qual o melhor método de colher essas leveduras? Ao final do envase, joga pra um pote sanitizado e dps usa todo o conteúdo pro starter?
Ppr vezes reaproveito a lama com balde. Depois que a fermentação acaba, baixo a temperatura a +/- 4°C e deixo assim até a próxima brassagem. No dia da nova brassagem transfego a cerveja para outro balde e deixo este na geladeira, deixando o antigo fora para subir para a temperatura ambiente. No término da brassagem ponho o mosto no balde que já está com a lama. T dado certo...
#continuajamal... Eu já usei leveduras (da lama) com 3 meses.. Lógico que com um bom "restart"... E armazeno elas no mais frio possível, antes da temperatura de congelamento.. Tem que ir testando conforme o freezer, sim, mas funciona
Jamal, vc é fera cara, e presta um serviço para nós que é espetacular... Muito cientifico e importante para quem quer ampliar sues conhecimentos e melhorar a qualidade das nossas brejas!!!!! To indu lá agora naquele APOIA-SE maravilhoso!!!! Um abraço chefe!!!! E mais uma vez parabéns pelo seu trampo!!!!
Excelente, Jamal. Fermentação é um tema que sempre tem algo a ser aprendido. Observo aqui no seu canal como a produção de cerveja é dinâmica. E como cada cervejeiro acaba moldando o seu processo, sempre gera discussão positiva. Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
#continuaJamal Caraaaa que puta aula! Obrigado por dividir os conhecimentos com a gente. Eu uso uma bombona de 60 litros, impossível coletar a levedura no momento certo, só consigo no momento do envase, mas mesmo assim tenho bons resultados. Coleto no sábado por exemplo, e já uso no domingo na próxima cerveja. Mas costumo reutilizar somente uma vez. Até daria pra coletar no momento certo, mas eu precisaria de outra bombona, e passar a cerveja pra essa outra, aí já não eh legal, eh um passo a mais pra contaminação, não vale a pena, sem falar no trabalho. E ah, eu sempre fiz lavagem da levedura, aprendi com o seu vídeo antigo kkkkkkkkkk
Jamal, mais um vídeo excelente! Você deu uma aula técnica e incrivelmente simples e aplicável. Tarefa complicada para todo professor! Obrigado por produzir esse conteúdo!
Gostaria de saber quais nutrientes básicos que vc adicionaria a levedura para o processo de reprodução além do oxigênio. Muito grato e parabéns pela iniciativa.
Eu reaproveito 2X a cada 20 dias. Tiro da bombona e coloco em vidros de 3 litros. Faço o novo mosto e uso a mesma levedura. Sempre reparei que na segunda vez que uso o resultado final fica muito bom. Continuo usando os métodos lá dos primeiros vídeos 👍🏾
Bom dia Jamal ..acabo o envaze e já faço outra brassagem e jogo direto em cima da outra sem tira do balde ... Máximo 2 vezes .... mais faço uma só vez só e não reutilizo mais ....
Jamal parabéns pelo trabalho, já fiz muita breja boa com suas dicas. Costumo fazer cerveja com a técnica de no chill e ao retirar a cerveja do balde após o cold crash já jogo a breja nova. Notei que a partir da terceira cerveja já tenho um cheiro forte de esmalte e a levedura muito pronunciada. Qual seria a forma correta ou menos ruim de fazer está técnica. Grande abraço e breja boa sempre!
#continuajamal Uma dúvida, as leveduras quando vem secas do fabricante (tipo us-05) duram muito mais que 15 dias e evidente que elas estão ali vivas, porem inativas, logo imagino que secas e inativas esse consumo de glicogênio é muito menor que o do gráfico que você mostrou. Será que o caminho para homebrew não seja encontrar uma boa forma de secagem assim como o pessoal vem fazendo com as kveik? Fala um pouco sobre ciência da secagem da levedura em um próximo video! Abraço e parabéns pelo vídeo!
#continuajamal no caso do suplemento nutricional para esta levedura coletada, seja com ou sem starter, usar parte de uma lama na fervura do mosto ajuda? ou apenas produtos como servomyces são eficientes?
#ContinuaJamal, e o uso de glicerol para armazenamento, funciona para homebrewer? ou otra forma de manter a cepa. Não sei se já falou isso em algum vídeo recente mas pergunto pq quando se tem mais de# um tipo de levedura fica um tanto difícil manter um intervalo de 1 mês para reutiliza-la.
velho, fiz a lavagem do mosto, e lavei demais q não coube na panela. sobrou uns 3l de densidade bem baixa que fermentei com uma levedura que tava guardada na geladeira desde abril. bebi ontem e tava tranquilo. com um pouco de sabor de levedura pq fermentou tudo em 1 dia, deixei um pouco descansando, mas não fiz nada p clarificar.
Excelente vídeo. Você poderia postar algum conteúdo mostrando a suqueira que você utilizou como fermentador, no vídeo da comparação dos fermentos? Valeu!!
#continuejamal Minha realidade. Uso balde e galão. Reaproveitamento no máximo 3x sem lavagem e sempre starter monstruoso. Quero aprender a coletar isca ou coletar a 1° isca do starter de vitalidade ou qual o melhor momento para manter padrão da levedura.
Pessoal Se alguém puder me ajudar ou comentar alguma coisa aqui.... Pelo que eu entendi do que o Jamal disse, é quem faz fermentação em balde ou galão, ao retirar A levedura deve fazer um um Starter com o mosto dá próxima brassagem ou DME para então adicionar na próxima fermentação. Certo?
#continuaJamal. Já faz 2 anos que ganhei uma kveik e de lá pra cá só uso ela, uso a lama para fazer starter antes e as minhas cervejas estão saindo muito boas, faço 55 litros finais e não sobra nada kkkkk
@@andersonjesse1 olá Jessé, não sei te falar qual kveik é pois não tenho mais o papel que falava das características dela, vou aprender a secar a lama aí consigo compartilhar com quem quiser sem custo, ainda não usei mas tem umas da yestlab que me falaram bem delas.
E se antes de guardar na geladeira colocar um pouco de mosto para ela ter alimento enquanto está a 2 graus na geladeira? Dessa forma ela nao estaria com energia suficiente para a proxima inoculação por mais tempo?
#continuajamal Se puder, seria interessante um vídeo mais atualizado sobre processos caseiros para banco de leveduras, uso atualmente o demonstrado no vídeo de congelamento de leveduras com glicerina e vitamina c(retirado do livro yeast)
No caso do balde, e se eu aproveitar o balde como está após a fermentação e carregar com o novo mosto? Por exemplo, terminei uma fermentação, faço a trasfega para maturação e já carrego o fermentador com o mosto da nova brasagem.
Muita gente reutiliza levedura do balde, toda misturada com trub e consegue o mesmo resultado da primeira utilização! Você fala bastante sobre os estoques de alimentos da levedura ficarem escassos depois de um tempo. Será que o trub não gera esse alimento para as leveduras se manterem saudáveis?
Pessoal Pelo que eu entendi quem usa balde ou galão para fermentação deve fazer um Starter com essa lama com o mosto da próxima brassagem ou DME certo?
Bom dia Jamal, hoje eu costumo reaproveitar no balde mesmo porem quando coleto, sanitizo uma colher e tento nao pegar as do fundo, e tiro uma camada de cima antes, tentando pegar as do meio ali, ate entao, tem dado certo, ja coletei ate leveduras de cima, e ja cheguei no começo a reaproveitar tudo que estava ali no fundo do balde, chegando a reutilizar 5 vezes quando a questao ai, eu coletei uma lama de uma ris que fiz 10,5%, tentei usala novamente 2 meses depois, e nada apos 48 horas de inoculacao, acabei tendo que colocar outra levedura, como vc respondeu ai, ela nao suportou o alto teor alcolico, seria a tereira vez que iria utilizala, fiz uma apa antes e reaproveitei a lama para RIS, e agora seria uma porter.
fazer ou não "splash"?? Recentemente reaproveitei tanto no cônico quanto da bombona, simplesmente programando uma brassagem para um dia antes da outra cerveja sair do fermentador. Tirei uma, e já botei a outra em cima, sem colher a lama. Sempre no mesmo estilo e brejas pouco lupuladas (Weiss e Blond Ale). As cervejas ficaram ótimas e idênticas as primeiras, com uma atenuação maior e mais rápida... Dessa forma, é vantagem o tal do "Splash"?
#continuajamal se lavagem não é mais recomendado, como quem usa balde pode fazer o reaproveitamento (mesmo quem para fazer starter)? Pode mostrar na prática a coleta?
Muito bom Jamal! Sempre reutilizo e há tempos não lavo mais a biomassa. Pelo trabalho que dá e porque ouvi a Gabriela da levteck falando justamente desses fatores de diminuição do glicogênio. Estou pensando em fazer a secundária direto nos barris para seguir o processo. Aí posso drenar a levedura do fundo pela válvula extratora. O que acham?
Minha sugestão pra quem usa balde é quando envasar ou fazer a transfega...joga a lama toda no vidro e ja era. No dia da utilização tira o mosto com 10 min de fervura, resfria...tira o excesso de líquido do vidro com levedura e joga esse mosto resfriado. E deixa ela lá acordando...kkkkkk
Tenho uma cerveja pronta mas não consegui o álcool necessário depois de 7 dias ela está em 1.030 e deu somente 3% de álcool e preciso corrigir para subir para 5% em dois dias. Tem como adicionar algum álcool....o sabor está bom mas pouco álcool.
Fala jamal. Cara, uma duvida natural que se surge é a seguinte: Se com o passar das gerações, as leveduras perdem capacidade de metabolizar açucares fermentaveis, acumulam danos na parede celular e perdem viabilidade, como que as fabricantes de leveduras conseguem garantir sempre as mesmas leveduras "frescas", com viabilidade 100%? Se pararmos para pensar, essas leveduras que utilizamos vem de bilhoes, talvez trilhoes de gerações desde seus ancestrais comuns no meio selvagem até serem isoladas em laboratório. Esse processo não deveria carregar os mesmos danos? Ou esse tipo de dano só ocorre no meio da fermentação alcoolica da cerveja, devido a presença de alcool? E se na verdade o problema é justamente o meio de propagação na fermentação alcoolica, como que os fabricantes conseguem propagar as leveduras em um meio menos stressante, mas ao mesmo tempo, garantir que essas leveduras mantenham suas propriedades e afinidades, se o meio de propagação mais "saudavel" geraria uma pressão seletiva diferente, tal que levaria a alterações das suas caracteristicas? Qual é a mágica pra propagação "infinita" de leveduras pelos fabricantes, mantendo a mesma linhagem (S-04; US-05, etc)?
Jamal, talvez a maneira de aprofundar no tema deste vídeo, seria fazendo testes. Um deles poderia ser de ir "alimentando" a lama aos poucos com mosto...tipo, coletou a lama e jogou a 2graus. Passa 5 dias, acrescenta 50ml de mosto de OG 1037... passa mais 15 e repete...depois, 30 dias... nesse período vai medindo se a levedura vai morrendo ou se multiplicando
Ola Jamal boa noite…, cara, sempre faço starter porque faço cerveja de 30 em 30 dias…, mas minha dúvida é sempre a mesma, quanto utilizar de DME, em quantos ml de AGUA, em quantos ml de LAMA, essas 3 quantidades são sempre uma grande dúvida, vc pode me ajudar, obrigado.
Mais um video excelente... Eu to reaproveitanto kveik do Starter... Eu faço um starter de 2L, tiro 250mls e guardo. Ai faço novo Starter e vou guardando... o que acha disso?
@@luizcarlossantos8451 eu achei o vídeo, mas se eu postar o link, pode ir pra caixa spam. Escreve lá na pesquisa. Canoinhas SC cervejaria. É uma matéria do globo rural.
Parabéns pelo vídeo. O que você acha de dar uma ativada com uma solução de açúcar comum de cana 1.010-1.015, só pra aumentar as reservas das leveduras, não com intuito de propagar. Isso para um starter ou lama guardadas por uns 15 a 30 dias.
N sei se estou certo, mas o starter é feito sempre com um pouco de mosto com densidade de cercq de 1030 ou Dme, pq o açucar não traz todos os nutrientes necessários.
Eu faço o reaproveitamento após o cold q eu faço duas semanas...uso balde e bombona...tiro a levedura tudo com tudo...e deixo na geladeira dois dias e no terceiro eu uso em outra brassagem...sempre nessa rotatividade...3 vezes ...isso sem DH...
Fala meu amigo, tudo bem?! No caso dessas leveduras rápidas.. eu usei uma aqui que trabalha de 25-40 graus... Após 2 dias já sem atividade. Após esse período qual a temperatura e tempo ideal para maturação para uma APA?
Jamal, faz um vídeo ensinando um processo para secagem de lama ou krausen para futuro congelamento de iscas de levedura. Abraços.
Fala rapaz!!!!!
Ele tem um vídeo falando da preparação para congelamento.... só não sei se ele ainda faz isso nas breja dele!!!!!
Atualmente tenho utilizado fermento líquido da seguinte forma: Para um sachê da Levteck de 200bi , faço um starter para ter aproximadamente o dobro da quantidade de células no final. Utilizo metade do starter para a fermentação e metade eu armazeno e dessa forma, terei sempre leveduras que não passaram pelo processo inteiro de fermentação de uma leva!
#continuajamal. Uso bombona de 60 litros. Reaproveitamento eh um assunto importante. Fiz a pouco tempo só a substituição do mosto mesma receita. Sem lavagem. 1 vez que faço. Continua que muito boa tuas explicações. Quero aprender mais sobre o reaproveitamento em bombona.vlw
Sempre que for aproveitar levedura o melhor é fazer starter e se quiser, pode por agitar e rapidamente passar para outro recipiente só a parte líquida, e descartar o que estiver no fundo. Geralmente o trub vai para o fundo mais rápido e a levedura ficar dissolvida no líquido.
Eu utilizo balde e quando faço duas levas em sequência, apenas jogo novo mosto por cima do resto da fermentação anterior. Nunca tive problemas. Aliás, na maioria das vezes, a segunda cerveja ficou melhor do que a primeira.
Também faço dessa forma, realmente da boa
Fiz um teste com a saison farmhouse da teckbrew e notei que na quarta batelada alterou o sabor em comparação com a primeira, não cheguei a medir mas pareceu nível de álcool.
Faço o msm tbm, e já usei lama com mais de mês depois da fermentação, t58 é um sobrevivente
Mas vc higieniza o balde antes de colocar o novo mosto ?
Realmente a segunda fica melhor mesmo, as leveduras em quantidade maior. Talvez se tivesse colocado mais leveduras na primeira ficaria boa igual a segunda.
Eu utilizo a lama do balde e sempre deu certo c o cuidado de não pegar o trub
Jamal, como de costume, mais um bom vídeo para a comunidade cervejeira!!!! Estou colhendo e reaproveitando as leveduras mesmo fazendo cerveja em baldes, da seguinte forma: quando a fermentação chega ao fim, eu faco uma transfega da cerveja para outro balde e sempre deixando uma sobra de cerveja junto a levedura...após, dou uma leve mexida no balde e passo a levedura e esse restinho de cerveja para um recipiente. Quando irei usar, no recipiente em questão, consigo visualizar direitinho a parte da cerveja, a parte boa da levedura e o final ruim....ai, descarto a primeira parte, utilizo a parte do meio e o que esta bem no fundo descarto também. Se for utilizar nos próximos dias da colheita, uso essa lama direto e sem problemas. Se for usar depois de um tempo considerável (15...20...30 dias) faco starter. E outro detalhe que tem funcionado bem, misturar uma lama fresca com uma levedura nova, essa técnica tem apresentado bons resultados, fermentação que duraria 6, 7 dias com apenas levedura nova, tem acontecido em 4 dias quando faco essa mistura....exemplificando: no caso de 50L com OG 1050 até 1060 utilizo um pacote de levedura seca + 110/120ml de lama fresquinha, funciona muito bem!!!!! Forte abracos.
Vou pra mais um vídeo para aumentar meu conhecimento sobre o processo. Não consigo assistir seus vídeos de forma aleatória e sem um motivador. Ai vou aos poucos, conforme as ideias vão pintando.... agora estou me aprofundando nas questões sobre fermentação... a mágica que acontece dentro da bombona.
#continuajamal acho que vale repassar sobre o assunto do congelamento de leveduras, eu faço a "lavagem" e congelo, depois faço starter pra reutilizar como aprendi nos seus vídeos mais antigos 😆😍
#continuajamal ..outra coisa que comecei a fazer, e me deu ótimos resultados:
Eu coloquei um 2a torneira mais ao topo do fermentador, consigo coletar a levedura tbm de cima.. Ai eu programo sempre 2 litros a mais de mosto, e retiro entre 24 e 48h do inicio da fermentação (qdo está bem vigorosa).. Com ela bem ativa, trub já decantado, vem mais mosto sem "sugeria" eu boto no agitador magnético até cessar a atividade, ai vai pro frio.. Fica uma levedura limpa e pra reaproveitar tem funcionado bem, e dura um tempo.. Essa ideia veio juntando umas e outras dos videos do canal.. Espero qie isso ajude, e se alguém tiver uma ideia pra ajustar isto, estou aberto às críticas! Abraço
Eu uso bombona de 60L, essa torneira pode ser posicionada no meio da bombona???
Não entendi
#ContinuaJamal Você disse no final que pra quem usa balde: pode até reaproveitar a levedura, mas o melhor é fazer o starter.. só que qual o melhor método de colher essas leveduras?
Ao final do envase, joga pra um pote sanitizado e dps usa todo o conteúdo pro starter?
Muito bom Jamal! Eu ganhei concurso em 1° lugar reutilizando leveduras. Aprofunda nos assuntos aí de levedura que está muito legal! Parabéns!
Jamais qual quantidade de lama e qual quantidade de mosto para fazer o estarte?
tambem tenho essa duvida@@marcoselleri7062
Ppr vezes reaproveito a lama com balde. Depois que a fermentação acaba, baixo a temperatura a +/- 4°C e deixo assim até a próxima brassagem. No dia da nova brassagem transfego a cerveja para outro balde e deixo este na geladeira, deixando o antigo fora para subir para a temperatura ambiente. No término da brassagem ponho o mosto no balde que já está com a lama. T dado certo...
#continuajamal... Eu já usei leveduras (da lama) com 3 meses.. Lógico que com um bom "restart"... E armazeno elas no mais frio possível, antes da temperatura de congelamento.. Tem que ir testando conforme o freezer, sim, mas funciona
Jamal, vc é fera cara, e presta um serviço para nós que é espetacular... Muito cientifico e importante para quem quer ampliar sues conhecimentos e melhorar a qualidade das nossas brejas!!!!! To indu lá agora naquele APOIA-SE maravilhoso!!!! Um abraço chefe!!!! E mais uma vez parabéns pelo seu trampo!!!!
Jamal, como sempre sendo técnico, mas falando da forma mais popular! Adoro seus vídeos foda!
Excelente, Jamal. Fermentação é um tema que sempre tem algo a ser aprendido. Observo aqui no seu canal como a produção de cerveja é dinâmica. E como cada cervejeiro acaba moldando o seu processo, sempre gera discussão positiva. Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
#continuaJamal Caraaaa que puta aula! Obrigado por dividir os conhecimentos com a gente. Eu uso uma bombona de 60 litros, impossível coletar a levedura no momento certo, só consigo no momento do envase, mas mesmo assim tenho bons resultados. Coleto no sábado por exemplo, e já uso no domingo na próxima cerveja. Mas costumo reutilizar somente uma vez. Até daria pra coletar no momento certo, mas eu precisaria de outra bombona, e passar a cerveja pra essa outra, aí já não eh legal, eh um passo a mais pra contaminação, não vale a pena, sem falar no trabalho. E ah, eu sempre fiz lavagem da levedura, aprendi com o seu vídeo antigo kkkkkkkkkk
Coleta pelo Krausen, amigo.
E a não ser que suas brejas sejam muito high gravity, pode reaproveitar mais vezes.
@@badddboyyy hummm, mas daí como faz? Tem que ser nos dias iniciais né? No começo da fermentação
Excelente vídeo, Jamal.
Jamal, mais um vídeo excelente! Você deu uma aula técnica e incrivelmente simples e aplicável. Tarefa complicada para todo professor! Obrigado por produzir esse conteúdo!
Balde só através de lavagem, após a fermentação faz a transferência para outro balde e consegue tirar de boa
Excelente conteúdo Jamal
Sempre muito bom e instrutivo!
Jamal sugiro fazer vídeo e estudo de dosagem dessa lama, aprofundar sobre como estimar o volume a ser utilizado dessa lama.
tambem tenho essa duvida
Valeu Jamal como sempre ajudando a galera continue com as dicas fermentação pra mim e o principal da cerveja Tmj 🤜🤛
#continuajamal fala sobre propagação em grandes cervejarias e fator de arranque.
Gostaria de saber quais nutrientes básicos que vc adicionaria a levedura para o processo de reprodução além do oxigênio. Muito grato e parabéns pela iniciativa.
Eu reaproveito 2X a cada 20 dias. Tiro da bombona e coloco em vidros de 3 litros. Faço o novo mosto e uso a mesma levedura. Sempre reparei que na segunda vez que uso o resultado final fica muito bom. Continuo usando os métodos lá dos primeiros vídeos 👍🏾
Mas agora ele tá sendo patrocinado tá ganhando dinheiro aí fica induzindo as pessoas gastar dinheiro com levedura sendo que dá para reaproveitar
Aprofunda em clarificação. Obrigado pelo conteúdo.
#continuaJamal conhecimento nunca é demais!!! Obrigado por compartilhar.
como calcular as medidas para o starter da lama??
Bom dia Jamal ..acabo o envaze e já faço outra brassagem e jogo direto em cima da outra sem tira do balde ... Máximo 2 vezes ....
mais faço uma só vez só e não reutilizo mais ....
#ContinuaJamal, fala mais sobre fazer um starter e congelar a lama desse starter.
Jamal parabéns pelo trabalho, já fiz muita breja boa com suas dicas. Costumo fazer cerveja com a técnica de no chill e ao retirar a cerveja do balde após o cold crash já jogo a breja nova. Notei que a partir da terceira cerveja já tenho um cheiro forte de esmalte e a levedura muito pronunciada. Qual seria a forma correta ou menos ruim de fazer está técnica. Grande abraço e breja boa sempre!
#continuajamal Uma dúvida, as leveduras quando vem secas do fabricante (tipo us-05) duram muito mais que 15 dias e evidente que elas estão ali vivas, porem inativas, logo imagino que secas e inativas esse consumo de glicogênio é muito menor que o do gráfico que você mostrou. Será que o caminho para homebrew não seja encontrar uma boa forma de secagem assim como o pessoal vem fazendo com as kveik? Fala um pouco sobre ciência da secagem da levedura em um próximo video! Abraço e parabéns pelo vídeo!
Excelente conteúdo e didática cara! Assisti tudo. Continue e parabéns!
Video excelente, seria muito bom continuar e se aprofundar nele 🍻
Monstro como sempre!
#continuajamal Que aula espetacular, parabéns Jamal!!!
Congrats amigo. Comecei a fazer cerveja pelo contato com pessoas como vc.
sempre util jamal, mas tenho duvidas sobre quando coletar(e o pq desse quando) e sobre a interferencia de um possivel dry hop.
forte abraço
#continuajamal no caso do suplemento nutricional para esta levedura coletada, seja com ou sem starter, usar parte de uma lama na fervura do mosto ajuda? ou apenas produtos como servomyces são eficientes?
Muito top! Continua que está legal.
#ContinuaJamal, e o uso de glicerol para armazenamento, funciona para homebrewer? ou otra forma de manter a cepa. Não sei se já falou isso em algum vídeo recente mas pergunto pq quando se tem mais de# um tipo de levedura fica um tanto difícil manter um intervalo de 1 mês para reutiliza-la.
velho, fiz a lavagem do mosto, e lavei demais q não coube na panela. sobrou uns 3l de densidade bem baixa que fermentei com uma levedura que tava guardada na geladeira desde abril. bebi ontem e tava tranquilo. com um pouco de sabor de levedura pq fermentou tudo em 1 dia, deixei um pouco descansando, mas não fiz nada p clarificar.
Belo vídeo! Pode aprofundar.
Jamal. Seria bastante interessante se pós esse vídeo você falar um pouco.sobre contagem de células usando placa de Petri e microscópio.
#continuajamal jamal, e alimentar a levedura, que nem fazemos com levain de pão, tem como? E ajuda na durabilidade e vitalidade dela?
#ContinuaJamal Sempre uma aula!!
Excelente vídeo. Você poderia postar algum conteúdo mostrando a suqueira que você utilizou como fermentador, no vídeo da comparação dos fermentos? Valeu!!
Poderia reservar uma "isca" a partir do starter? Ou seja, a partir de leveduras novas que nunca foi inoculada em mosto?
Segue o baile. Continue a aprofundar, Jamal. Muito importante e interessante.
#continuejamal
Minha realidade. Uso balde e galão. Reaproveitamento no máximo 3x sem lavagem e sempre starter monstruoso.
Quero aprender a coletar isca ou coletar a 1° isca do starter de vitalidade ou qual o melhor momento para manter padrão da levedura.
Bacana demais Jamal, poderia falar sobre uso de High Maltose. Obrigado e abraço
#continua Jamal! Separa em 2 vídeos... Práticas para micro cervejarias e Práticas para o cervejeiro caseiro...
Pessoal Se alguém puder me ajudar ou comentar alguma coisa aqui.... Pelo que eu entendi do que o Jamal disse, é quem faz fermentação em balde ou galão, ao retirar A levedura deve fazer um um Starter com o mosto dá próxima brassagem ou DME para então adicionar na próxima fermentação. Certo?
Isso.
quais as medidas usar neste starter?@@julianonovaesportes5329
No balde da pra fazer top cropping
#continuaJamal. Já faz 2 anos que ganhei uma kveik e de lá pra cá só uso ela, uso a lama para fazer starter antes e as minhas cervejas estão saindo muito boas, faço 55 litros finais e não sobra nada kkkkk
Qual kveik você usa e qual estilo de cerveja usa? Estou querendo usar kveik pra cream ale, procuro uma kveik de perfil neutro, indicaria alguma?
@@andersonjesse1 olá Jessé, não sei te falar qual kveik é pois não tenho mais o papel que falava das características dela, vou aprender a secar a lama aí consigo compartilhar com quem quiser sem custo, ainda não usei mas tem umas da yestlab que me falaram bem delas.
@@renatosousapaulino entendi obrigado pelo retorno, tenho interesse quando tiver se puder compartilhar gostaria de recebe uma amostra 🤘🏼
#continuajamal ótimas informações, muio obrigado
E se antes de guardar na geladeira colocar um pouco de mosto para ela ter alimento enquanto está a 2 graus na geladeira?
Dessa forma ela nao estaria com energia suficiente para a proxima inoculação por mais tempo?
#continuajamal Se puder, seria interessante um vídeo mais atualizado sobre processos caseiros para banco de leveduras, uso atualmente o demonstrado no vídeo de congelamento de leveduras com glicerina e vitamina c(retirado do livro yeast)
No caso do balde, e se eu aproveitar o balde como está após a fermentação e carregar com o novo mosto? Por exemplo, terminei uma fermentação, faço a trasfega para maturação e já carrego o fermentador com o mosto da nova brasagem.
Muita gente reutiliza levedura do balde, toda misturada com trub e consegue o mesmo resultado da primeira utilização! Você fala bastante sobre os estoques de alimentos da levedura ficarem escassos depois de um tempo. Será que o trub não gera esse alimento para as leveduras se manterem saudáveis?
Pessoal Pelo que eu entendi quem usa balde ou galão para fermentação deve fazer um Starter com essa lama com o mosto da próxima brassagem ou DME certo?
Eu poderia colocar extrato de malte ou açúcar cristal para "alimentar a levedura"?
Bom dia Jamal, hoje eu costumo reaproveitar no balde mesmo
porem quando coleto, sanitizo uma colher e tento nao pegar as do fundo, e tiro uma camada de cima antes, tentando pegar as do meio ali, ate entao, tem dado certo, ja coletei ate leveduras de cima, e ja cheguei no começo a reaproveitar tudo que estava ali no fundo do balde, chegando a reutilizar 5 vezes
quando a questao ai, eu coletei uma lama de uma ris que fiz 10,5%, tentei usala novamente 2 meses depois, e nada apos 48 horas de inoculacao, acabei tendo que colocar outra levedura, como vc respondeu ai, ela nao suportou o alto teor alcolico, seria a tereira vez que iria utilizala, fiz uma apa antes e reaproveitei a lama para RIS, e agora seria uma porter.
fazer ou não "splash"?? Recentemente reaproveitei tanto no cônico quanto da bombona, simplesmente programando uma brassagem para um dia antes da outra cerveja sair do fermentador. Tirei uma, e já botei a outra em cima, sem colher a lama. Sempre no mesmo estilo e brejas pouco lupuladas (Weiss e Blond Ale). As cervejas ficaram ótimas e idênticas as primeiras, com uma atenuação maior e mais rápida... Dessa forma, é vantagem o tal do "Splash"?
Excelente tópico
#continuajamal se lavagem não é mais recomendado, como quem usa balde pode fazer o reaproveitamento (mesmo quem para fazer starter)? Pode mostrar na prática a coleta?
Muito bom Jamal! Sempre reutilizo e há tempos não lavo mais a biomassa. Pelo trabalho que dá e porque ouvi a Gabriela da levteck falando justamente desses fatores de diminuição do glicogênio. Estou pensando em fazer a secundária direto nos barris para seguir o processo. Aí posso drenar a levedura do fundo pela válvula extratora. O que acham?
Minha sugestão pra quem usa balde é quando envasar ou fazer a transfega...joga a lama toda no vidro e ja era. No dia da utilização tira o mosto com 10 min de fervura, resfria...tira o excesso de líquido do vidro com levedura e joga esse mosto resfriado. E deixa ela lá acordando...kkkkkk
Muito legal, acho que deve continuar se aprofundando. Reaproveitar leveduras é a forma mais eficiente de economia da cerveja. Abraço
Tenho uma cerveja pronta mas não consegui o álcool necessário depois de 7 dias ela está em 1.030 e deu somente 3% de álcool e preciso corrigir para subir para 5% em dois dias. Tem como adicionar algum álcool....o sabor está bom mas pouco álcool.
Foda é ver o jamal fazendo uns tipos vídeo tops desse e os cara indo fazer cream ale kkkk!
Fala jamal. Cara, uma duvida natural que se surge é a seguinte: Se com o passar das gerações, as leveduras perdem capacidade de metabolizar açucares fermentaveis, acumulam danos na parede celular e perdem viabilidade, como que as fabricantes de leveduras conseguem garantir sempre as mesmas leveduras "frescas", com viabilidade 100%? Se pararmos para pensar, essas leveduras que utilizamos vem de bilhoes, talvez trilhoes de gerações desde seus ancestrais comuns no meio selvagem até serem isoladas em laboratório. Esse processo não deveria carregar os mesmos danos? Ou esse tipo de dano só ocorre no meio da fermentação alcoolica da cerveja, devido a presença de alcool? E se na verdade o problema é justamente o meio de propagação na fermentação alcoolica, como que os fabricantes conseguem propagar as leveduras em um meio menos stressante, mas ao mesmo tempo, garantir que essas leveduras mantenham suas propriedades e afinidades, se o meio de propagação mais "saudavel" geraria uma pressão seletiva diferente, tal que levaria a alterações das suas caracteristicas? Qual é a mágica pra propagação "infinita" de leveduras pelos fabricantes, mantendo a mesma linhagem (S-04; US-05, etc)?
Jamal, talvez a maneira de aprofundar no tema deste vídeo, seria fazendo testes.
Um deles poderia ser de ir "alimentando" a lama aos poucos com mosto...tipo, coletou a lama e jogou a 2graus. Passa 5 dias, acrescenta 50ml de mosto de OG 1037... passa mais 15 e repete...depois, 30 dias... nesse período vai medindo se a levedura vai morrendo ou se multiplicando
Baita vídeo!!!
#continualjamal sou caseiro e uso balde, gostaria de mais dicas sobre o assunto... Valeu... Ótimos vídeos!!!
bom dia amigo, onde posso comprar a enlatadora que tem la no fundo do video? abraco!
Ola Jamal boa noite…, cara, sempre faço starter porque faço cerveja de 30 em 30 dias…, mas minha dúvida é sempre a mesma, quanto utilizar de DME, em quantos ml de AGUA, em quantos ml de LAMA, essas 3 quantidades são sempre uma grande dúvida, vc pode me ajudar, obrigado.
E pq não por um calço na parte de trás do balde e tirar a levedura pela torneira??? Nunca tentei mas acredito que pode funcionar. Tentarei na próxima
Mais um video excelente... Eu to reaproveitanto kveik do Starter... Eu faço um starter de 2L, tiro 250mls e guardo. Ai faço novo Starter e vou guardando... o que acha disso?
Enquanto isso o velhinho lá do sul fábrica centenas de litros e usa a mesma lama a 70 anos...fora o tempo que pai usou antes de dar uma parte pra ele.
É sério isso??
@@luizcarlossantos8451 sim...busca no UA-cam que deve encontrar... matéria muito interessante. O velhinho faz acho que 700 litros todo mês.
@@palavrasdoventania5371 legal vou procurar sim, interessantíssimo...
Alguma dica pra fazer pesquisa e achar a matéria certa??
@@luizcarlossantos8451 eu achei o vídeo, mas se eu postar o link, pode ir pra caixa spam.
Escreve lá na pesquisa. Canoinhas SC cervejaria. É uma matéria do globo rural.
Sempre que jogo lama fora penso neste velhinho.
Parabéns pelo vídeo. O que você acha de dar uma ativada com uma solução de açúcar comum de cana 1.010-1.015, só pra aumentar as reservas das leveduras, não com intuito de propagar. Isso para um starter ou lama guardadas por uns 15 a 30 dias.
Um dia ou dois antes de fazer a cerveja, dar uma revitalizada.
N sei se estou certo, mas o starter é feito sempre com um pouco de mosto com densidade de cercq de 1030 ou Dme, pq o açucar não traz todos os nutrientes necessários.
#continuajamal , e poderia falar mais de kveiks, ou abandonou?
Jamal, faz sentido dizer que a levedura armazenada a 1C° ela irá decantar e a reserva de glicogênio tende a ser maior que 2 semanas?
Muito bom,, precisa organizar um curso de microbiologia cervejeira.
bom dia, apos a coleta do fermento, se manter 5ºC, estende este tempo de vida das celulas?
Mas fervendo a água para fazer a lavagem, além da função de esterilizar, essa água desprende a maior parte do oxigênio, não?
#continuajamal por que a parte superior da levedura é descartada também?
Jamal no caso ainda uso o balde, vc falou do starter, mas com DME ou com o próprio mosto.
Essas limitações valeriam para Kveiks?
Jamal.. Fazer starter com lama não geraria uma grande possibilidade de mutação?
E se colocarmos DME dissolvido em água fervida para alimentar as leveduras?
Isso vale para kveik também?
Eu faço o reaproveitamento após o cold q eu faço duas semanas...uso balde e bombona...tiro a levedura tudo com tudo...e deixo na geladeira dois dias e no terceiro eu uso em outra brassagem...sempre nessa rotatividade...3 vezes ...isso sem DH...
Posso utilizar a lama de cerveja que fiz dry Hop?
cada vídeo o queixo do Jamal aumenta :)
Fala meu amigo, tudo bem?! No caso dessas leveduras rápidas.. eu usei uma aqui que trabalha de 25-40 graus... Após 2 dias já sem atividade. Após esse período qual a temperatura e tempo ideal para maturação para uma APA?
Maturação biológica 5 graus acima da temperatura de fermentação, subindo 1 grau por dia
Muito bom
Piriri pororó tá bom professor