Para uma batelada alimentada em um erlenmeyer, poderia utilizar um dosador de medicamento intravenoso. Sabe aquelas bolsas de medicamento que ficam cotejando...
Parabéns pelo trabalho, Jamal, e muito obrigado por compartilhar do seu conhecimento A minha experiência mais próxima com propagação de levedura foi: - Hidratava a Levedura (2 pacotes de US-05) a 35 graus, colocava numa pet higienizada, mexia vigorosamente - De vez em quando mexia de novo - Colocava aos poucos mosto da lavagem de grãos por Fly Sparge, mexia de novo (não fervia o mosto antes de colocar na levedura) - Durante a Fervura mexia mais algumas vezes - Inoculava esses cerca de 2 litros de "levedura" - Fermentava 40 litros em 2 dias ... Mudanças para o próximo teste: - Vou ferver o mosto - Deixar numa concentração de 5 Brix - Decantar e descartar o sobrenadante
Jamal seu canal é apaixonante, você trás todo o embalsamento científico, conceitos, analise e idéias, ainda compartilha tudo de graça. Mas um dia, o Laboratório Beer School ainda será uma escola superior da cerveja e uma pós em engenharia química de alguma universidade. Com livros e equipamentos avançados produzidos aqui no Brasil. Você está deixando a gente sonhar... e orgulhoso também.... kkkkkk já pedi meu tkroquet de presente de fim de ano. Valew Jamal 😉👍
Excelente, essa é a eficiencia a se buscar para caseiro. Tanto o starter como a fermentação em si são normalmente negligenciados. Pessoal se preocupa muito se a panela da 70 ou 80% de eficiencia pra economizar R$ 10,00 de malte.
Resumo do meu processo: 4,5l de mosto guardado de lotes anteriores, diluído até og 1.035 e autoclavado em panela de pressão. 36 horas em Erlenmeyer de 5 litros com agitador magnético a 25 graus . Deixo decantar por umas 10 horas a temperaturas mais baixas, descarto o líquido e tenho levedura para fazer 50 litros de Pilsen com og de 1,046, a partir de um único pacote de levedura seca.
Ótimo vídeo, Jamal! Continue com os vídeos com muita teoria, porque eles fazem o diferencial do Beer School. Esse é o melhor canal em português para quem quer se aprofundar e melhorar a produção. Abraço
Como sempre, um vídeo maravilhoso Jamal! Como cervejeiro e graduando de Ciências Biológicas esse conteúdo com embasamento científico é de valor inestimável tanto para as produções quanto a nível de conhecimento em si, melhor canal que já encontrei nesse youtube até hoje.
Muito bom o vídeo Jamal! Eu vi em um vídeo o pessoal da Levteck utilizando bomba dosadora peristáltica para a nutrição das leveduras em uma razão constante. (Agora tudo faz sentido :) ) Mal espero o próximo vídeo!! Obrigado!!
Jamal, boa noite. Para conseguir a dissolução do oxigênio no mosto do Starter, de forma.mais caseira possível, vai depender diretamente de OG abaixo de 1020, ou seja, baixa concentração de maltose. A bombinha da conta, e a cada 10/12 horas, a batelada na proporção do líquido total do Starter, sem ter necessidade de aumentar o volume de líquido, e que no final,.mantenha densidade abaixo de 1020
Para a batelada alimentada daria pra usar uma bombinha peristáltica inserindo o fluido concentrado. Num erlenmeyer grande de 3 litros, daria um trabalhão mas é factível.
Meu lado "gambiarreiro" já está atiçado, já bolando um recipiente com um motor e uma pá, suporte para uma pedra difusora, temporizador para fazer a "batelada alimentada", controlado por um arduíno. Aguardando mais vídeos e mais dicas...
Ansioso pelos próximos videos. Já estou aqui com o agitador magnético, a bombinha de aquário, e o DME esperando a melhor forma de fazer a propagação das leveduras!!
Cara,,, eu faço starter até para a minha Ordinary Bitter que tem OG 1035! É sagrado! Excelente vídeo Jamal, abriu um leque de idéia. Pena que não dá para dar uns trintas likes! Valeuuuu!!!!
Essa propagação de batelada alimentada da pra fazer com o Ispindel. Mas acredito que teria que ser muito mosto pro ipindel ter espaço pra ficar boiando livre
Muito show... será que temos algum jeito prático se medir a eficiência no nosso starter? Peso? Volume? Vai ser legal tentar pegar dicas da série e avaliar a eficiência do nosso starter deve quantos por cento de ganho.
Caraca! Que video top! Como eu tava esperando (e com saudade) desses videos técnicos / científicos do Beer School. Já da pra ver que os proximos são ser aqles de referencia, que vc deixa salvo p/ assitit novamente a cada 2 brassagens ... só p/ refrescar a memoria e não fazer merda! 😅 Parabens Jamal
Uso o mosto da própria breja com em torno de og 1044 2 litros em agitador magnético. Noto que após 24h agitando, deixo decantar , visualmente tem umas 10 vezes mais leveduras. Na prática eu uso 1 pacote para 60 litros e me atende perfeitamente, inclusive após inoculada no mosto começa a agir em 1 ou 2 horas após. Uso fermento para lager Diamond e para alas uso nottinham.
Faço sempre starter. Agora, Jamal, dentro erlenmeyer de 2 litros, usando uma pedra de inox e a a bombinha de inalação sem nenhuma redução de fluxo. a agitação do starter é monstruosa. Mosto
Série fantástica!!! Ansioso pelos próximos! Eu faço starter em Erlenmeyer, mas ainda não tenho agitador magnético, então fica meio subjetivo. Sempre que posso vou eu lá agitar por alguns minutos. Mas mesmo assim, isso me economiza um dinheiro muito bom e sempre deu certo nos meus lotes de 20-50L.
Acho q vale muito a pena fazer um agitador de ventoinha. É barato e da conta. Logo q eu terminar os vídeos teóricos vai sair um vídeo comparando todas técnicas. Só aguardando chegar a nova lâmpada do microscópio aqui q eu queimei
@@BeerSchool Pois ée, Jamal, acho que o meu próximo projeto vai ser esse agitador de ventoinha mesmo kkk, é bem melhor que ficar agitando aleatoriamente né kkk. Quando eu calculo, eu sempre vejo o tanto de células que os modelos "sem agitação" e "com agitação" dão, e tento sempre colocar a taxa de inoculação entre os dois porém mais próximo do "sem agitação", pensando que o máximo que pode acontecer é um overpitching leve. O estilo mais "levedura" que eu já fiz foi witbier e até então a levedura ainda assim fica bem expressiva (mas eu uso a quantidade estimada do T-58, que é a maior do brewer's friend, diminuindo o tanto de levedura que eu uso pro starter, então talvez isso ajuda a não dar o overpitching).
Faço brassagens de 20l e starter com agitador magnético sempre. Além disso, para economizar DME, utilizo o próprio mosto como fonte de nutrientes na propagação. Antes de fazer a adição de lúpulo aos 60 na fervura (se for o caso), deixo o mosto ferver por 10min, separo 2L desse mosto livre de lúpulo num erlenmeyer, resfrio, inoculo a levedura e deixo em agitação por 24h. Depois vai tudo para o fermentador... e voilà!
Show demais irmão. Tô fazendo uns testes com High Maltose. Testei com zinco e levedo de cerveja pra suplementar e zinco e servomyces. Até agora não notei diferença, só no preço mesmo. Abraço
Parabéns por mais um ótimo conteúdo! Quando adquiri o agitador magnético, senti muita diferença na quantidade e principalmente qualidade da propagação das leveduras, muito mais células vivas no final.
Excelente, Jamal. Fiz pouco starter, mas quero passar a usar mais esse processo. Principalmente com os custos sempre crescentes dos insumos no Brasil. Já pensou em escrever um livro?
E Mestre depois dessa aula aquele start de PET já pode ser aposentado e o negócio é fazer um agitador tipo magaiver com cooler de ventilação... pq é impossível o cara ficar agitando a garrafa continuamente 😅😅😅 Top aula 👏👏👏👏 e já estou esperando a próxima aula e pesquisando o 4 item da aula rsrsrs
Show, Jamal! Atualmente faço do jeito tradicional com erlenmeyer no agitador magnético. Mas confesso que não tenho obtido os resultados esperados. As brejas fermentam bem, porém não consigo perceber uma fermentação vigorosa. Na verdade às vezes sai até um pouco arrastada demais. Vou acompanhar essa série pra tentar melhorar o processo. Valeu!
o conceito da batelada alimentada é muito simples mas não sei se pode ser aplicado por qualquer cervejeiro caseiro, tem 2 variáveis que pode dificultar tudo a primeira é o tipo de sólidos que estaria presente nos açucares e o outro é a rasão de aumento de açucares durante a propagação, se estas duas variáveis forem insignificantes até uma bureta pode resolver.
Jamal, seria mais ou menos colocar uma pedra difusora aerada com uma daquelas bombinhas nebulizadoras em um erlenmeyer com agitador magnético em um meio com 8o platos? Corre-se algum risco de contaminação com o nebulizador?
Acho que uma forma de fazer a batelada alimentada seria por meio de gotejamento. Erlenmeyer com água e levedura, e algum recipiente em cima gotejando mosto concentrado a uma taxa constante (algo como uma bolsa de soro). E aí, topa testar?
Daria pra usar uma bolsa de soro com o regulador de gotas dispersando lentamente um mosto super concentrado em dme, em um recipiente com apenas a levedura dissolvida em água. Assim teriamos uma batelada controlada, certo?
Faço starter na pet para 20 litros 1 dia antes sempre deu certo... Mas pretendo adquirir o agitador magnético... Aguardando próximas dicas .. principalmente pela temperatura ideal...
cara, se a ideia não é gerar uma quantidade muito grande de células, vai! a ideia do vídeo é mesmo mostrar o melhor jeito possível. E acho que vc vai ter um grande salto qt pegar o agitador magnético. Os de ventoinha já ajudam muito.
Jamal, parabéns você ajuda MUITO os cervejeiros caseiros do Brasil. Minha dúvida: Então após ferver a água com DME é melhor eu colocar bombinha de inalação no starter pra oxigenar por alguns minutos antes de colocar no agitador? Eu acho sem sentido esperar que o agitador vai incorporar O2 sendo que o Erlenmeyer está fechado com papel alumínio e ali dentro praticamente não tem oxigênio algum.
fala amigo cervejeiro, blz? queria saber se vc pode me dizer como faço para obter informações sobre a produção de proteína de levedo de cerveja, se vc indica algum vídeo ou livro q fale sobre esse tipo de levedura especifica produtiva nesse sentido ou algo assim??
Que vídeo massa. Parabéns pelo conteúdo. Me ajudou bastantes aqui, estou vendo acontecer, com uma leva lerda de leveduras, acho que foi aquém do necessário. Vlw!
Se usar um balde pequeno (tipo os de sorvete de uns 10L ), colocar uma pedra difusora fixa na sua parede, cobri-la com mosto pouco concentrado e fazer um mosto super concentrado numa garrafa pet e colocar pra gotejar dentro (tipo uma bolsa de soro), isso tudo ao mesmo tempo que esta rodando com o agitador magnético e bombeando com uma bombinha de aquário e filtro. Basta definir a velocidade do gotejamento...
Hugo, eu uso um processo semelhante, e deixo o vasilhame do starter com a garrafa de soro dentro da geladeira e uso a bombinha de aquário e agitador e uma gota de azeite de oliva, e alimento para levedura, com ótimos resultados. Parabéns pela dica.
@@celdzyan9535 eu fiz uma tampa com vedação pro erlemeyer, nessa tampa passa um furo de respiro e 2 tubos de inox que vao ate quase o fundo do frasco, um com uma difusora de inox na ponta e o outro selado , onde vai o sensor de temperatura . Eu deixo o o2 bem fraquinho e o peixinho ajuda a espalhar melhor . Fica td dentro a geladeira com o tic controlando como se fosse uma fermentação . Propago ale a 23 graus e lager a 20.
Ótima abordagem, sempre fiz start um dia antes, em pet de 500ml, 1 sachê 11 gramas, com açúcar cristal orgânico fervido como se fosse fazer primming, e fico agitando de vez enquando, em 24 horas garrafas tem quase 3 dedos de massa, .... ansioso pelo próximo vídeo de como otimizar esse processo 🍻🍻
@@bombertick para minhas levas de 20litros nunca notei, já fiz de tudo, até Lagers com 60 dias maturação, sempre fervendo, nunca despejando direto envase
Jamal, me tire uma duvida: se eu fizer um starter, tipo, um pacote de us-05 4 litros de mosto por 24 ou 48 horas. coloco na geladeira espero decantar, pego a lama e faço outro starter em 4 litros por mais 24 ou 48 horas, resfrio novamente tipo um cold e usar essa nova lama para fermentar. gostaria de saber como calcular isso, quanto de levedura, quantos litros poderei fermentar. hoje faço levas de 75 a 85 litros, mas nunca me atrevi a usar apenas um pacote. ajuda nos ai. e parabéns, acompanho seus vídeos a um bom tempo e vc é o cara .
Ola, boa tarde Jamal. fiquei com uma duvida aqui. se fizer um starter com 1 lt a 1.032 . depois ferver + 0,5 lt p/ incrementar o starter. qual seria a OG ideal desse segundo lote. tenho que medir a fg do starter pra equalizar tudo novamente em 1.032 ?
Ótimo conteúdo do vídeo Jamal. Tenho duas perguntas: você sabe dizer com quais parâmetros as calculadoras de starter se baseiam? E você acha viável oxigenar o starter com a bombinha de aquário e pedra difusora?
Belíssimo conteúdo cara! Seus vídeos são os melhores e muito bem embasados. Pergunta: aqueles erlens com chicanas não serviriam para oxigenação sem a necessidade da bombinha? Abcs
Tem pessoas que defendem à teoria de não haver queda do mosto na panela durante a mosturação pois há uma oxigenação do mosto e consequentemente oxidação da cerveja! Mas pelo que ficou claro no vídeo, uma das coisas mais difíceis é ter oxigênio dissolvido e pior ainda em um mosto com temperaturas acima de 60 graus!
Jamal, e se colocarmos um mosto de SG 1030 num erlenmeyer, ocupando 50% dele inicialmente, usarmos a barra magnetica e agitador para facilitar a transferência de O2, colocarmos a bomba de ar e pedra difusora dentro do erlenmeyer sem encostar no fundo para nao colidir com a barra, dai colocamos um gotejador acima do elenmeyer com uma mangueira de equipo pingando mosto com uma SG elevada dentro do erlenmeyer, com tudo vedado o máximo possível para não haver contaminação, será que daria certo? Testa ai pra gente :)
Jamal, to planejando uma pesquisa no ramo de fermentação e queria realizar testes para deixar essas tecnicas mais palpáveis para o cervejeiro caseiro. Podemos entrar em contato? Seria interessante saber sua opiniao em varios pontos
oiii.. na respiração celular nao gera etanol ? posso fazer uma batelada com 2 litros a 1030 e ir tacando 3 litro de mosto a 1110 og 26 platos . nao vai mata a levedura kkkkk
Ainda não tenho experiência prática, mas pelo que pesquisei me parece bastante vantajoso fazer um lote de ceva de 30 litros, tirar a lama depois da fermentação e congelá-la para posterior uso. A lama de 30 litros consegue produzir mais de 100 litros... 1 pacote de fermento acaba fazendo tranquilamente 120 litros de breja. Vou começar a fazer congelamento de leveduras nas minhas produções de 120 litros e acho que vou comprar cada tipo de fermento que usar uma vez por ano apenas kk.
Achei que seria algo mais simples kkk. Na esperança ser algo do tipo: adicionar 50% dme e 50% de açúcar kkkk. No mundo da cerveja nada é simples. Vídeo top!
Faço starter 24h antes da inoculação. Pego um pouco do mosto na fervura, resfrio a temperatura ambiente e diluo pra ficar próximo a 1 litro por 10ºP. Inoculo o fermento seco ou meus fermentos lavados e deixo no erlenmeyer com agitador magnético e uma bombinha de aquário acoplada. As minha dúvida é sempre em relação ao tempo de propagação. 24h nessas condições é o suficiente?
Jamal. que bueno que vuelvas a los videos con solidas bases científicas, y viendo de que eso se vuelque a los cerveceros caseros. Voy a seguir ésta serie y ver que sistema alimentado puedo lograr. Saludos Javier
@@BeerSchool Soy de Misiones Argentina, tengo una pequeña cerveceria aquí, vendo embotellado, te conocí personalmente en Cascavel, en la convención de bebidas mercosur.
Uso um agitador magnético e uma bomba de aquário com filtro de ar e predra difusora, mas ele só dá conta de uns 5 litros e faço 120 litros por leva, acho que é pouco.
Faço Starter com DME e agitação magnética constante. Vou pensar em algo pra colocar oxigenação tb, e uma forma de colocar um dispositivo para ficar pingando mosto concentrado ali no meio. Será hein? rs
Puta que pariu! Eh disso que eu tô falando! Vídeo foda pra caceta! Único lugar disparado que reúne tanta informação, com tanta qualidade desse jeito, orgulho desse canal! Vai ser uma série do caceta! Bom, faço starter do jeito tradicional, Erlenmeyer de 3 litros, com agitador magnético, temperatura ambiente, 24 horas, e densidade na faixa de 1.040. uso um pacote só de levedura pra fazer 45, 50 litros de cerveja.
JAMAL blz , faz uns testes ,prepara o agitador mag. com a bombinha de inalador com um ( equipo de soro ) pingando o DME liquido na erlenmeyer , ficaria constante os pingos , faz um e pede para a galera fazer uns de modo deferente , sem agitaçao , sem oxigenaçao , com agitaçao sem oxigenio .se possível calcule a levedura . abraço
que vídeo massa, animado para os pŕoximos. Quando vc fala da questão da agitação com a pá e a troca/dissolução dos gases, a partir disso podemos inferir que ao agitar o mosto em fermentação de forma manual estamos retirando mais CO2 do que adicionando O2 e assim o risco de oxidação e zero?
Faço stater em erlenmeyer, uso um de 5 litros com agitação magnética, tenho tido bons resultados. Um passo que preciso dar é o congelamento de leveduras como informado no vídeo do canal, quando conseguir o custo de produção vai cair ainda mais.
Parabéns e obrigado pelo conteúdo, Jamal! Eu utilizo a calculadora do brewersfriend e uso um agitador magnético que eu mesmo fiz (tutorial da internet).. da última vez, em vez do dme, preparei um mosto alguns dias antes e deixei congelado e um dia antes da brassagem eu fervi o mosto e ajustei a densidade pra 1,036, joguei no erlenmeyer e inoculei a levedura... Então ficou 24 horas em agitação magnética. Recomenda usar também uma bombinha com pedra difusora no starter? Existe um método empírico pra fazer a batelada contínua na produção caseira?
@@BeerSchool isso mesmo, liberar o CO2 gerado, quase esvaziar a pet amassando ela e injetando O2 oxigenando o starter, mas sem encher totalmente a pet, deixando espaço para o CO2 que será gerado depois... Foi uma ideia que tive.
Bom dia Jamal Será que é viável eu fazer uma cerveja com a densidade mais baixa e no dia do invase jogar a outra no fermentador encima da lama tem perigo de contaminação
cara, essa pergunta é muito boa. Uma resposta rápida é que se oxigenar depois, sim! agora eu acho que vale a pena adicionar como um vídeo completo pra série
Mão da gambiarra começa a tremer... Estou pensando em um sistema desse com bomba peristaltica, temporizador e um erlemeyer secundário com uma solução concentrada de DME. No caso seria feito um calculo de incremento de açúcar no tempo, ai da pra configurar a bombinha pra jogar oq precisa pra aumentar a OG do mosto principal pra um nível aceitável além de uma bombinha e agitador magnético.
Bom dia Jamal Será que é viável eu fazer uma cerveja com a densidade mais baixa e no dia do invase jogar a outra no fermentador encima da lama tem perigo de contaminação
"Dinheiro não dá em árvore, mas levedura dá." AWADALLAK, Jamal.
Set. 2020.
🤣🤣🤣
@@BeerSchool Acho que vou mandar fazer uma camiseta com esse ditado e o logotipo da "Beer School". A.J.Set2020 :) :)
Parabéns pelo seus vídeos, você é uma referência em cerveja artesanal o mais técnico do Brasil.
Essa foi disparada a melhor aula que esse canal já teve! Muito obrigado, Jamal!
Para uma batelada alimentada em um erlenmeyer, poderia utilizar um dosador de medicamento intravenoso. Sabe aquelas bolsas de medicamento que ficam cotejando...
Parabéns pelo trabalho, Jamal, e muito obrigado por compartilhar do seu conhecimento
A minha experiência mais próxima com propagação de levedura foi:
- Hidratava a Levedura (2 pacotes de US-05) a 35 graus, colocava numa pet higienizada, mexia vigorosamente
- De vez em quando mexia de novo
- Colocava aos poucos mosto da lavagem de grãos por Fly Sparge, mexia de novo (não fervia o mosto antes de colocar na levedura)
- Durante a Fervura mexia mais algumas vezes
- Inoculava esses cerca de 2 litros de "levedura"
- Fermentava 40 litros em 2 dias
...
Mudanças para o próximo teste:
- Vou ferver o mosto
- Deixar numa concentração de 5 Brix
- Decantar e descartar o sobrenadante
Jamal seu canal é apaixonante, você trás todo o embalsamento científico, conceitos, analise e idéias, ainda compartilha tudo de graça. Mas um dia, o Laboratório Beer School ainda será uma escola superior da cerveja e uma pós em engenharia química de alguma universidade. Com livros e equipamentos avançados produzidos aqui no Brasil. Você está deixando a gente sonhar... e orgulhoso também.... kkkkkk já pedi meu tkroquet de presente de fim de ano. Valew Jamal 😉👍
Excelente, essa é a eficiencia a se buscar para caseiro. Tanto o starter como a fermentação em si são normalmente negligenciados. Pessoal se preocupa muito se a panela da 70 ou 80% de eficiencia pra economizar R$ 10,00 de malte.
Resumo do meu processo: 4,5l de mosto guardado de lotes anteriores, diluído até og 1.035 e autoclavado em panela de pressão. 36 horas em Erlenmeyer de 5 litros com agitador magnético a 25 graus . Deixo decantar por umas 10 horas a temperaturas mais baixas, descarto o líquido e tenho levedura para fazer 50 litros de Pilsen com og de 1,046, a partir de um único pacote de levedura seca.
Ótimo vídeo, Jamal! Continue com os vídeos com muita teoria, porque eles fazem o diferencial do Beer School. Esse é o melhor canal em português para quem quer se aprofundar e melhorar a produção. Abraço
Como sempre, um vídeo maravilhoso Jamal! Como cervejeiro e graduando de Ciências Biológicas esse conteúdo com embasamento científico é de valor inestimável tanto para as produções quanto a nível de conhecimento em si, melhor canal que já encontrei nesse youtube até hoje.
Muito bom o vídeo Jamal!
Eu vi em um vídeo o pessoal da Levteck utilizando bomba dosadora peristáltica para a nutrição das leveduras em uma razão constante. (Agora tudo faz sentido :) )
Mal espero o próximo vídeo!! Obrigado!!
Jamal, lembro de um vídeo seu falando sobre usar azeite pra oxigenação. Será que não é aplicável aqui?
Jamal, boa noite. Para conseguir a dissolução do oxigênio no mosto do Starter, de forma.mais caseira possível, vai depender diretamente de OG abaixo de 1020, ou seja, baixa concentração de maltose. A bombinha da conta, e a cada 10/12 horas, a batelada na proporção do líquido total do Starter, sem ter necessidade de aumentar o volume de líquido, e que no final,.mantenha densidade abaixo de 1020
Para a batelada alimentada daria pra usar uma bombinha peristáltica inserindo o fluido concentrado. Num erlenmeyer grande de 3 litros, daria um trabalhão mas é factível.
Meu lado "gambiarreiro" já está atiçado, já bolando um recipiente com um motor e uma pá, suporte para uma pedra difusora, temporizador para fazer a "batelada alimentada", controlado por um arduíno. Aguardando mais vídeos e mais dicas...
Acho muito bom todo conhecimento que vocês tem nós passado, grato.
Ansioso pelos próximos videos. Já estou aqui com o agitador magnético, a bombinha de aquário, e o DME esperando a melhor forma de fazer a propagação das leveduras!!
Caramba, parabéns, já tinha lido algo sobre Crabtree, mas essa explicação foi muito didática, abriu a mente
PQP !!!!!!!!!!!!!!!!! Jamal, que puta aula. Video fodástico.
Assunto muito relevante pra nós caseiros.
Parabéns por mais essa.....abc
Cara,,, eu faço starter até para a minha Ordinary Bitter que tem OG 1035! É sagrado!
Excelente vídeo Jamal, abriu um leque de idéia. Pena que não dá para dar uns trintas likes!
Valeuuuu!!!!
Essa propagação de batelada alimentada da pra fazer com o Ispindel. Mas acredito que teria que ser muito mosto pro ipindel ter espaço pra ficar boiando livre
Excelente mano!!! Isso é uma aula de um curso superior. Parabéns e continue sempre nos ensinando!!!
Esse formato de vídeo está MUITO legal, parabéns
Muito show... será que temos algum jeito prático se medir a eficiência no nosso starter? Peso? Volume?
Vai ser legal tentar pegar dicas da série e avaliar a eficiência do nosso starter deve quantos por cento de ganho.
Caraca! Que video top!
Como eu tava esperando (e com saudade) desses videos técnicos / científicos do Beer School. Já da pra ver que os proximos são ser aqles de referencia, que vc deixa salvo p/ assitit novamente a cada 2 brassagens ... só p/ refrescar a memoria e não fazer merda! 😅
Parabens Jamal
Uso o mosto da própria breja com em torno de og 1044 2 litros em agitador magnético. Noto que após 24h agitando, deixo decantar , visualmente tem umas 10 vezes mais leveduras. Na prática eu uso 1 pacote para 60 litros e me atende perfeitamente, inclusive após inoculada no mosto começa a agir em 1 ou 2 horas após. Uso fermento para lager Diamond e para alas uso nottinham.
Faço sempre starter. Agora, Jamal, dentro erlenmeyer de 2 litros, usando uma pedra de inox e a a bombinha de inalação sem nenhuma redução de fluxo. a agitação do starter é monstruosa.
Mosto
Série fantástica!!! Ansioso pelos próximos!
Eu faço starter em Erlenmeyer, mas ainda não tenho agitador magnético, então fica meio subjetivo. Sempre que posso vou eu lá agitar por alguns minutos. Mas mesmo assim, isso me economiza um dinheiro muito bom e sempre deu certo nos meus lotes de 20-50L.
Acho q vale muito a pena fazer um agitador de ventoinha. É barato e da conta. Logo q eu terminar os vídeos teóricos vai sair um vídeo comparando todas técnicas. Só aguardando chegar a nova lâmpada do microscópio aqui q eu queimei
vc usa as calculadoras com o modelo de "sem agitação" igor?
@@BeerSchool Pois ée, Jamal, acho que o meu próximo projeto vai ser esse agitador de ventoinha mesmo kkk, é bem melhor que ficar agitando aleatoriamente né kkk.
Quando eu calculo, eu sempre vejo o tanto de células que os modelos "sem agitação" e "com agitação" dão, e tento sempre colocar a taxa de inoculação entre os dois porém mais próximo do "sem agitação", pensando que o máximo que pode acontecer é um overpitching leve. O estilo mais "levedura" que eu já fiz foi witbier e até então a levedura ainda assim fica bem expressiva (mas eu uso a quantidade estimada do T-58, que é a maior do brewer's friend, diminuindo o tanto de levedura que eu uso pro starter, então talvez isso ajuda a não dar o overpitching).
Que conteúdo, meu amigo!!!!. Show. Já começo a imaginar um processo de batelada em pequena proporção.
Faço brassagens de 20l e starter com agitador magnético sempre. Além disso, para economizar DME, utilizo o próprio mosto como fonte de nutrientes na propagação. Antes de fazer a adição de lúpulo aos 60 na fervura (se for o caso), deixo o mosto ferver por 10min, separo 2L desse mosto livre de lúpulo num erlenmeyer, resfrio, inoculo a levedura e deixo em agitação por 24h. Depois vai tudo para o fermentador... e voilà!
Somos 2 com a mesma técnica.
Show demais irmão. Tô fazendo uns testes com High Maltose. Testei com zinco e levedo de cerveja pra suplementar e zinco e servomyces. Até agora não notei diferença, só no preço mesmo. Abraço
Parabéns por mais um ótimo conteúdo!
Quando adquiri o agitador magnético, senti muita diferença na quantidade e principalmente qualidade da propagação das leveduras, muito mais células vivas no final.
A lenda para os cervejeiros caseiros! Obrigado vida longa
Excelente, Jamal. Fiz pouco starter, mas quero passar a usar mais esse processo. Principalmente com os custos sempre crescentes dos insumos no Brasil. Já pensou em escrever um livro?
E Mestre depois dessa aula aquele start de PET já pode ser aposentado e o negócio é fazer um agitador tipo magaiver com cooler de ventilação... pq é impossível o cara ficar agitando a garrafa continuamente 😅😅😅 Top aula 👏👏👏👏 e já estou esperando a próxima aula e pesquisando o 4 item da aula rsrsrs
Show, Jamal! Atualmente faço do jeito tradicional com erlenmeyer no agitador magnético. Mas confesso que não tenho obtido os resultados esperados. As brejas fermentam bem, porém não consigo perceber uma fermentação vigorosa. Na verdade às vezes sai até um pouco arrastada demais. Vou acompanhar essa série pra tentar melhorar o processo. Valeu!
vc segue as calculadoras Juliano?
@@BeerSchool Sim! Uso a do Brewer's Friend.
o conceito da batelada alimentada é muito simples mas não sei se pode ser aplicado por qualquer cervejeiro caseiro, tem 2 variáveis que pode dificultar tudo a primeira é o tipo de sólidos que estaria presente nos açucares e o outro é a rasão de aumento de açucares durante a propagação, se estas duas variáveis forem insignificantes até uma bureta pode resolver.
Jamal, seria mais ou menos colocar uma pedra difusora aerada com uma daquelas bombinhas nebulizadoras em um erlenmeyer com agitador magnético em um meio com 8o platos? Corre-se algum risco de contaminação com o nebulizador?
Parabéns Jamal. Excelente conteúdo...
Boa Noite Jamal. Parabéns pela série, Muito bom. Qual melhor bombinha vc indica?
Acho que uma forma de fazer a batelada alimentada seria por meio de gotejamento. Erlenmeyer com água e levedura, e algum recipiente em cima gotejando mosto concentrado a uma taxa constante (algo como uma bolsa de soro). E aí, topa testar?
Ficou bem legal o cenário! E obviamente, o conteúdo tbm, como sempre.
Usar um kitassato e um funil de adição para gotejar o mosto de alta concentração?
Daria pra usar uma bolsa de soro com o regulador de gotas dispersando lentamente um mosto super concentrado em dme, em um recipiente com apenas a levedura dissolvida em água. Assim teriamos uma batelada controlada, certo?
Como obter o mosto a 8 platos??
Parabéns, conteúdo muito bom. Eu faço na pet de 5l, agitando de vez enquanto, mas depois desse video vou começar a pensar em uma nova gambiarra rsrs
Jamal, vc eh fooooooda!!!! Valeuu pelos ensinamentos constantes. Abraço
Seria possível propagar as leveduras sob pressão utilizando cilindro de oxigênio ou ar comprimido?
Faço starter na pet para 20 litros 1 dia antes sempre deu certo...
Mas pretendo adquirir o agitador magnético...
Aguardando próximas dicas .. principalmente pela temperatura ideal...
cara, se a ideia não é gerar uma quantidade muito grande de células, vai! a ideia do vídeo é mesmo mostrar o melhor jeito possível. E acho que vc vai ter um grande salto qt pegar o agitador magnético. Os de ventoinha já ajudam muito.
Jamal, parabéns você ajuda MUITO os cervejeiros caseiros do Brasil.
Minha dúvida: Então após ferver a água com DME é melhor eu colocar bombinha de inalação no starter pra oxigenar por alguns minutos antes de colocar no agitador?
Eu acho sem sentido esperar que o agitador vai incorporar O2 sendo que o Erlenmeyer está fechado com papel alumínio e ali dentro praticamente não tem oxigênio algum.
fala amigo cervejeiro, blz? queria saber se vc pode me dizer como faço para obter informações sobre a produção de proteína de levedo de cerveja, se vc indica algum vídeo ou livro q fale sobre esse tipo de levedura especifica produtiva nesse sentido ou algo assim??
Que vídeo massa. Parabéns pelo conteúdo. Me ajudou bastantes aqui, estou vendo acontecer, com uma leva lerda de leveduras, acho que foi aquém do necessário. Vlw!
Jamal, faz um vídeo sobre as opções de CO² disponíveis no mercado.
Se usar um balde pequeno (tipo os de sorvete de uns 10L ), colocar uma pedra difusora fixa na sua parede, cobri-la com mosto pouco concentrado e fazer um mosto super concentrado numa garrafa pet e colocar pra gotejar dentro (tipo uma bolsa de soro), isso tudo ao mesmo tempo que esta rodando com o agitador magnético e bombeando com uma bombinha de aquário e filtro. Basta definir a velocidade do gotejamento...
Hugo, eu uso um processo semelhante, e deixo o vasilhame do starter com a garrafa de soro dentro da geladeira e uso a bombinha de aquário e agitador e uma gota de azeite de oliva, e alimento para levedura, com ótimos resultados. Parabéns pela dica.
Que a sacarose não serve para propagação, já é bem difundido, más se eu fizer a inversão da sacarose, pode ser???
Sempre fiz meus starters com suprimento continuo de o2,agitação magnetica e temperatura controlada , fica top!!
Boa noite. Como é seu método?
@@celdzyan9535 eu fiz uma tampa com vedação pro erlemeyer, nessa tampa passa um furo de respiro e 2 tubos de inox que vao ate quase o fundo do frasco, um com uma difusora de inox na ponta e o outro selado , onde vai o sensor de temperatura . Eu deixo o o2 bem fraquinho e o peixinho ajuda a espalhar melhor . Fica td dentro a geladeira com o tic controlando como se fosse uma fermentação .
Propago ale a 23 graus e lager a 20.
Ótima abordagem, sempre fiz start um dia antes, em pet de 500ml, 1 sachê 11 gramas, com açúcar cristal orgânico fervido como se fosse fazer primming, e fico agitando de vez enquando, em 24 horas garrafas tem quase 3 dedos de massa, .... ansioso pelo próximo vídeo de como otimizar esse processo 🍻🍻
Sempre li que não se faz starter com açúcar cristal. Parece que gera off flavor
@@bombertick para minhas levas de 20litros nunca notei, já fiz de tudo, até Lagers com 60 dias maturação, sempre fervendo, nunca despejando direto envase
Jamal, me tire uma duvida: se eu fizer um starter, tipo, um pacote de us-05 4 litros de mosto por 24 ou 48 horas. coloco na geladeira espero decantar, pego a lama e faço outro starter em 4 litros por mais 24 ou 48 horas, resfrio novamente tipo um cold e usar essa nova lama para fermentar. gostaria de saber como calcular isso, quanto de levedura, quantos litros poderei fermentar. hoje faço levas de 75 a 85 litros, mas nunca me atrevi a usar apenas um pacote. ajuda nos ai. e parabéns, acompanho seus vídeos a um bom tempo e vc é o cara .
Ola, boa tarde Jamal. fiquei com uma duvida aqui. se fizer um starter com 1 lt a 1.032 . depois ferver + 0,5 lt p/ incrementar o starter. qual seria a OG ideal desse segundo lote. tenho que medir a fg do starter pra equalizar tudo novamente em 1.032 ?
Ótimo conteúdo do vídeo Jamal. Tenho duas perguntas: você sabe dizer com quais parâmetros as calculadoras de starter se baseiam? E você acha viável oxigenar o starter com a bombinha de aquário e pedra difusora?
valeu Jamal. Muito bom!!
Belíssimo conteúdo cara! Seus vídeos são os melhores e muito bem embasados. Pergunta: aqueles erlens com chicanas não serviriam para oxigenação sem a necessidade da bombinha? Abcs
Tem pessoas que defendem à teoria de não haver queda do mosto na panela durante a mosturação pois há uma oxigenação do mosto e consequentemente oxidação da cerveja! Mas pelo que ficou claro no vídeo, uma das coisas mais difíceis é ter oxigênio dissolvido e pior ainda em um mosto com temperaturas acima de 60 graus!
Tô querendo fazer minha cerva mas aqui no norte é tenso conseguir malte por um preço razoável, se eu ainda morasse em Cascavel Pr seria mais fácil.
Jamal, e se colocarmos um mosto de SG 1030 num erlenmeyer, ocupando 50% dele inicialmente, usarmos a barra magnetica e agitador para facilitar a transferência de O2, colocarmos a bomba de ar e pedra difusora dentro do erlenmeyer sem encostar no fundo para nao colidir com a barra, dai colocamos um gotejador acima do elenmeyer com uma mangueira de equipo pingando mosto com uma SG elevada dentro do erlenmeyer, com tudo vedado o máximo possível para não haver contaminação, será que daria certo? Testa ai pra gente :)
Erlenmeyer, agitado, levedo de cerveja, mosto 1.036, tenho cilindro de O2, mas nunca usei pro starter, dá muita diferença?
Jamal, to planejando uma pesquisa no ramo de fermentação e queria realizar testes para deixar essas tecnicas mais palpáveis para o cervejeiro caseiro.
Podemos entrar em contato? Seria interessante saber sua opiniao em varios pontos
oiii.. na respiração celular nao gera etanol ? posso fazer uma batelada com 2 litros a 1030 e ir tacando 3 litro de mosto a 1110 og 26 platos . nao vai mata a levedura kkkkk
Jamal, parabéns pelo vídeo e pela série que vem por aí.
Teria como enviar os materiais que você usou para o estudo? Obrigado! Abcos
Olá! Ótimo vídeo, qual temperatura ideal?
Ainda não tenho experiência prática, mas pelo que pesquisei me parece bastante vantajoso fazer um lote de ceva de 30 litros, tirar a lama depois da fermentação e congelá-la para posterior uso. A lama de 30 litros consegue produzir mais de 100 litros... 1 pacote de fermento acaba fazendo tranquilamente 120 litros de breja. Vou começar a fazer congelamento de leveduras nas minhas produções de 120 litros e acho que vou comprar cada tipo de fermento que usar uma vez por ano apenas kk.
Achei que seria algo mais simples kkk. Na esperança ser algo do tipo: adicionar 50% dme e 50% de açúcar kkkk. No mundo da cerveja nada é simples. Vídeo top!
Bombinha de Aquário e vida, não me decepciona.
Tem como fazer starter somente com bombinha de aquário?
Minha pet chorou depois desse vídeo
Ótima aula, agora vou melhorar meu sistema de propagação de levedura. Vlew Jamal
Excelente!!!
Faço starter 24h antes da inoculação. Pego um pouco do mosto na fervura, resfrio a temperatura ambiente e diluo pra ficar próximo a 1 litro por 10ºP. Inoculo o fermento seco ou meus fermentos lavados e deixo no erlenmeyer com agitador magnético e uma bombinha de aquário acoplada. As minha dúvida é sempre em relação ao tempo de propagação. 24h nessas condições é o suficiente?
Muito bom, parabéns!
Jamal. que bueno que vuelvas a los videos con solidas bases científicas, y viendo de que eso se vuelque a los cerveceros caseros. Voy a seguir ésta serie y ver que sistema alimentado puedo lograr. Saludos Javier
de donde es javier?
@@BeerSchool Soy de Misiones Argentina, tengo una pequeña cerveceria aquí, vendo embotellado, te conocí personalmente en Cascavel, en la convención de bebidas mercosur.
Uso um agitador magnético e uma bomba de aquário com filtro de ar e predra difusora, mas ele só dá conta de uns 5 litros e faço 120 litros por leva, acho que é pouco.
A no caso uso tipo um pode arroz com torneira, e não um elernmayer que o de 5 litros é uma fortuna haah
Eu faço em erlenmeyer em agitação magnética com mosto entre 1033 e 1044 e adiciono levedo de cerveja. Está correto?
Faço Starter com DME e agitação magnética constante. Vou pensar em algo pra colocar oxigenação tb, e uma forma de colocar um dispositivo para ficar pingando mosto concentrado ali no meio. Será hein? rs
Quando você fala em açúcar, é de dme/mosto, não? Não de açúcar comum.
Top o vídeo Jamal!
Vou pra onde agora com minha pet cheia de pressão achando que a levedura se multiplicou por 1000???
Puta que pariu! Eh disso que eu tô falando! Vídeo foda pra caceta! Único lugar disparado que reúne tanta informação, com tanta qualidade desse jeito, orgulho desse canal! Vai ser uma série do caceta! Bom, faço starter do jeito tradicional, Erlenmeyer de 3 litros, com agitador magnético, temperatura ambiente, 24 horas, e densidade na faixa de 1.040. uso um pacote só de levedura pra fazer 45, 50 litros de cerveja.
JAMAL blz , faz uns testes ,prepara o agitador mag. com a bombinha de inalador com um ( equipo de soro ) pingando o DME liquido na erlenmeyer , ficaria constante os pingos , faz um e pede para a galera fazer uns de modo deferente , sem agitaçao , sem oxigenaçao , com agitaçao sem oxigenio .se possível calcule a levedura . abraço
que vídeo massa, animado para os pŕoximos. Quando vc fala da questão da agitação com a pá e a troca/dissolução dos gases, a partir disso podemos inferir que ao agitar o mosto em fermentação de forma manual estamos retirando mais CO2 do que adicionando O2 e assim o risco de oxidação e zero?
Cara, não sei se entendi direito, qual é a ideia exatamente? tipo na hora de abrir o fermentador não deixar o2 entrar?
Faço stater em erlenmeyer, uso um de 5 litros com agitação magnética, tenho tido bons resultados. Um passo que preciso dar é o congelamento de leveduras como informado no vídeo do canal, quando conseguir o custo de produção vai cair ainda mais.
Jamal é possivel vc refazer aquele video antigo que vc ensina a fazer starter? Tmj!!
Starter ta propagando nesse momento! Semana q vem tá no canal o vídeo!
@@BeerSchool Bala!!
Posso então usar açúcar em vez do DME para fazer starter?
Boa pergunta. A resposta rápida é não. A resposta mais comprida vem no próximo vídeo
Você teria que fornecer alguns nutrientes que também estão presentes no DME. Pra você ter uma comparação, olha como faz hidromel.
o que é batelada alimentada?
É um tipo de reator (basicamente um recipiente) onde o substrato (no caso aqui o DME) é adicionado aos poucos durante a propagação
Vc recomenda fazer starter em fermento seco?
Parabéns e obrigado pelo conteúdo, Jamal! Eu utilizo a calculadora do brewersfriend e uso um agitador magnético que eu mesmo fiz (tutorial da internet).. da última vez, em vez do dme, preparei um mosto alguns dias antes e deixei congelado e um dia antes da brassagem eu fervi o mosto e ajustei a densidade pra 1,036, joguei no erlenmeyer e inoculei a levedura... Então ficou 24 horas em agitação magnética. Recomenda usar também uma bombinha com pedra difusora no starter? Existe um método empírico pra fazer a batelada contínua na produção caseira?
Eu poderia por exemplo, colocar na garrafa pet um carbonator, liberar o CO2 gerado, e colocar O2 através de um cilindro?
tipo usando o carbonador só que com o2?
@@BeerSchool isso mesmo, liberar o CO2 gerado, quase esvaziar a pet amassando ela e injetando O2 oxigenando o starter, mas sem encher totalmente a pet, deixando espaço para o CO2 que será gerado depois... Foi uma ideia que tive.
Ribeirão Preto sp na audiência
,👏👏🍻🍻
@@BeerSchool jamas vc recomenda fazer starter em fermento seco?
@@denizesantana556 se a ideia é propagar (gerar um volume maior de celulas) aí sim. Agora se a ideia é só reavivar , aí não.
Bom dia Jamal Será que é viável eu fazer uma cerveja com a densidade mais baixa e no dia do invase jogar a outra no fermentador encima da lama tem perigo de contaminação
cara, essa pergunta é muito boa. Uma resposta rápida é que se oxigenar depois, sim! agora eu acho que vale a pena adicionar como um vídeo completo pra série
Ok obrigado amigo vou ficar no aguardo
Mão da gambiarra começa a tremer... Estou pensando em um sistema desse com bomba peristaltica, temporizador e um erlemeyer secundário com uma solução concentrada de DME. No caso seria feito um calculo de incremento de açúcar no tempo, ai da pra configurar a bombinha pra jogar oq precisa pra aumentar a OG do mosto principal pra um nível aceitável além de uma bombinha e agitador magnético.
Teria como eu fazer um starter com um pacote de levedura lager e chegar a uma quantidade de levedura pra fermentar 50 L, de mosto.
Fácil! Vou abordar isso semana q vem
Bom dia Jamal Será que é viável eu fazer uma cerveja com a densidade mais baixa e no dia do invase jogar a outra no fermentador encima da lama tem perigo de contaminação