Caracas Jamal vc eh meu ídolo , ohooo minino inteligente da peste, como diária minha vovó, se eu nascesse de novo continuaria a assistir seus vídeos, kkkkk, grande abraço e obrigado pelas dicas!
Jamal, eu e um grupo de amigos já temos feito testes com a maturação em várias temperaturas. Já fizemos tanto lagers quanto ales, fazendo a maturação no limite máximo de temp indicado pelo fabricante do fermento, e até sem controle de temperatura nesse esquema faltando de 2 a 5 platos para o fim da fermentação. O resultado é uma cerveja finalizada em um curto prazo de tempo e resultado sensorial ótimo. Uma das principais características observadas, é uma estabilidade de sabor muito satisfatória, mesmo em cervejas de baixa lupulagem, e engarrafadas por longos períodos de tempo.
Jamal, sobre o diacetyl rest, na página 94 do livro do Palmer (4ª edição, mais nova até agora), terceiro parágrafo, ele fala sobre as rampas e dá um exemplo de uma lager em que aumentássemos a temperatura no 4º dia, assumindo que a fase high-growth durasse até o dia 6 e então começa uma nova frase reafirmando o aumento da temperatura e pra deixar lá por mais 6 dias. Devo considerar o aumento da temperatura desde o início (4º dia de gigh-growth) totalizando 10 dias ou só após a fase high-growth ter sido "totalmente" concluido e entrado na fase de maturação em si, totalizando 12 dias?
Eu normalmente resfrio o mosto com o chiller até 25ºC, inoculo o fermento que está hidratado a temperatura ambiente (~25ºC), e ja coloco o fermentador na geladeira setada para a temperatura de fermentação (normalmente 18ºC)... Em aproximadamente 2h o mosto ja chega a 18ºC. Isso tem algum problema? o que vai sair diferente de inocular a 16ºC e no dia seguinte subir pra 18ºC? Se a levedura tiver hidratada a temperatura ambiente e inocular no mosto a 16ºC, o choque térmico de ~9ºC de diferença não vai prejudicar?
Jamal. Eu acredito que a temperatura de inoculação sendo 1 a 2 graus a menos no início seja para uma adaptação da levedura ao meio ... sem "stressar" a mesma já no início do processo ... abs.
Muito bom sua série Jamal, não acompanho seu canal a toa hahah esses vídeos vieram a calhar em uma das maiores dúvidas minha fermentação e maturação, fiz uma bitter e amanhã completa 21 dias, vou carbonatar, usei praticamente todas suas dicas, desde propagação da levedura até as rampas alguns ajustes devem ser feitos na próxima pois algumas informações só vi agora, mais estou muito confiante nessa cerveja.... Muito Obrigado por transmitir seu conhecimento pra nós assim de graça e com tanta seriedade visto que hoje a maioria que sabe só quer vender seu conhecimento... Continue assim...
Excelente vídeo Jamal! Uma dúvida: em meu processo de resfriamento do mostro por chiller de contra fluxo, dificilmente consigo abaixar a temperatura para menos de 19 graus. Vc acha q seria correto, para lagers, após eu abaixar o mostro pra 19, jogar ele pra geladeira e esperar abaixar para 8, e só aí fazer a inoculação da levedura? Seria mais vantajoso do ponto de vista da qualidade da fermentação, fazer isso?
Essa série foi show, vlew pelas dicas Jamal! E da uma olhada no facebook do beer school, fiz um comentário da camiseta do beer school labs e da verace...
Jamal excelente série, tenho uma dúvida sobre a inoculação da levedura, devo esperar o mosto chegar a temperatura de 17º graus ( como no exemplo ) ou posso colocar após o resfriamento do chiller que fica aproximadamente uns 25º ?
Apenas compartilhando minha experiência, já foram 6 receitas de 30 litros de lager, todas começando a 12ºC por 5~6 dias, 18ºC por 4 dias, redução de 4~5ºC até atingir 0ºC e por fim três dias nesta temperatura. Após o envase, 7~14 dias de refermentação na garrafa em temperatura ambiente ~25ºC. Todas com a levedura S-189, na que está fermentando atualmente utilizei M76 e a próxima leva sera com a Vendi todas elas e foram só elogios!
Boa Jamal, acompanho seu canal e ele é demais, muito bom mesmo e essa série foi fantástica, mas cara como fazer o mosto chegar a 8º para inocular a levedura? Pois com meu método de resfriamento (Chiller de Contra Fluxo e muito Gelo) o máximo que consigo chegar é 18º. Posso chegar nos 18º e deixar o mosto na geladeira até chegar aos 8º e só depois inocular a levedura? Abraços e até mais!!!
Show de bola Jamal , por favor fala rapidinho sobre o pitching rate qual o numero de celulas ales e lages referente a essa técnica com a temperatura um pouco mais baixa e quantos ciclos de replicação máxima da celula para ter uma boa fermentação e tbem oxigenação abraço e muito obrigado
tenho uma dúvida, o tempo de maturação entendi que o tempo é necessário, entretanto, em uma ale, se eu quiser deixar em processo de maturação por mais tempo, como 60 dias, eu ganho ou perco qualidade? pois na prática observo uma maior estabilidade da cerveja e equilíbrio, poderia esclarecer isso? obvio que maturação sem presença de oxigênio ou degradação por luminosidade, sistema fechado mesmo
Fala Jamal. Tô pra fazer uma vienna lager, com carbonatação por primming. Quanto tempo posso deixar no cold, pra ter levedura suficiente para carbonatar?
Tud bem Jamal? Uma dúvida. Fermentei uma Belgian Blond entre o 6 e 8 dia não houve alteração de densidade final, iniciei o descanso de diacetil (maturação) no quinto dia observei que ainda saiam bolhas no air lock, tipo uma ou duas bolhas por dia, porém a densidade estava igual ao sétimo dia da fermentação. Essas bolhas podem ser CO2 que estava dissolvido no mosto durante a fermentação se desprendendo?
Em uma ale, cuja a temperatura de fermentação seja 18°C. Começo o primeiro dia em 17°C, subo pra 18°C no segundo dia, permaneço em 18° por 4 dias, depois subo para 23°C por mais 3 dias e pra terminar, vou descendo gradativamente, por 3 dias até 1°C. Pode ser feito assim?
Parabéns Jamal! Top a série. Me de uma opinião. O que é melhor para o caseiro em termos de inoculação: inocular a 26 ou 27 graus logo após o resfriamento com chiller ou deixar o mosto na geladeira até o dia seguinte para inocular na temperatura correta que você menciona nesse vídeo. Obrigado!
Excelente série Jamal! Como sempre. Agora...Me explica uma coisa? Se numa lager eu tenho o processo de fermentação e maturação em +ou- 15 dias, porquê eu tenho que deixar mais 30 dias em "cold crash" se o objetivo é tomar ela fresca?
Olá jamal uma dúvida eu resfrio o mosto com chiller de imersão e não consigo resfriar o mosto abaixo de 24 graus posso colocar o mosto na geladeira e esperar o mosto resfriar na temperatura de 1 ou 2 graus abaixo da rampa de fermentação escolhida supondo que isto possa durar até umas 6 hrs pra resfriar até está temperatura...
Fala meu garoto, top o canal. Uma dúvida: fiz a fermentação e a atenuação estava bem próxima do ideal e bem devagar. mas retirei e ja coloquei para maturar por 4 dias. Experimentei a irish red e estava bacana, porém quando embarrilhei notei o gosto de maçã Verde, que me lembro, é devido a nao maturação completa. Consigo re- maturar? Precisaria colocar alguma parte de fermento para que esse acetaldeido fosse transformado? Abraços
Jamal, tô fermentando uma Pale Ale, usando us-05 a 19°C. Mas a fermentação tá em câmera lenta, três dias e desceu de 1055 pra 1030 e continua na mesma batida. Na mesma hora que fiz essa fiz uma weiss com munich classic, mesmas condições de temperatura e quantidade, essa já fermentou de 1046 pra 1010. O que pode ter ocorrido?
Muito bom Jamal, parabéns! estou elaborando minha primeira receita, será uma do estilo Kolsch, e uma das pricipais dúvidas era quanto ao perfil de fermentação/maturação. Nesse caso como ela é uma espécie de cerveja "híbrida" como ficariam esses valores? Obrigado por compartilhar tanto conhecimento!
Blz, Jamal! Nesses exemplos você não chegou a citar a trasfega durante a fermentação/maturação. No caso de uso de fermentadores não cônicos, você recomendaria ou não de se fazer? Obrigado! 🍻
Jamal, depois desse processo em uma ALE, que vai estar a zero grau, vou fazer priming e envase. Preciso subir a temperatura antes do priming ou posso fazer a zero grau, ou proximo disso, fazendo apenas as correções da quantidade de açúcar x temperatura?
Fala professor, eu sempre adotei abaixar 2° antes de inocular. Li isso no livro do mosher, ha mt tempo. Mas ele tb nao explica o pq. Seria um mito? Seria algo q todos fazem e q, na verdade, nao sabem o motivo?
pedro parahyba também tenho essa dúvida. Inclusive, ela piorou dps de ler esse experimento do brulosophy ->brulosophy.com/2017/02/20/yeast-pitch-temperature-pt-2-cool-vs-warm-in-a-lager-exbeeriment-results/
Qual o motivo de abaixar a temperatura lentamente para o cold crash? Como o John Palmer disse no outro vídeo, depois dessa fase o trabalho da levedura terminou, então não vejo o problema em sair da temperatura de maturação para 0ºC em apenas um dia.
Nesse vídeo que você menciona, o Palmer disse que se fizer o cold crash (rapidamente): "a levedura libera ácidos graxos e outros lipídios que podem causar sabores de oxidação, sabores ruins na cerveja, então resfrie lentamente, um grau C por hora por uns dias até você descer a uma temperatura fria e que vai ajudar a levedura e a turbidez se estabelecerem.".
Bahh... Eu fazendo ao contrario.... 18° fermentação ( 5 dias) diminuía 10 grau pra maturar (7) e 0 grau direto (3dias)... qual a diferença de fazer isso?
O problema ė que quando você baixou pra 10 graus encerrou a fermentação, pois a levedura ale não trabalha nessa temperatura, então a fermentação incompleta. Lamentavelmente, se nao me engano o Lamas Brewshop estå passando essa informação errada pros clientes e esse erro estå se espalhando entre os cervejeiros iniciantes.
Caracas Jamal vc eh meu ídolo , ohooo minino inteligente da peste, como diária minha vovó, se eu nascesse de novo continuaria a assistir seus vídeos, kkkkk, grande abraço e obrigado pelas dicas!
Jamal, eu e um grupo de amigos já temos feito testes com a maturação em várias temperaturas. Já fizemos tanto lagers quanto ales, fazendo a maturação no limite máximo de temp indicado pelo fabricante do fermento, e até sem controle de temperatura nesse esquema faltando de 2 a 5 platos para o fim da fermentação. O resultado é uma cerveja finalizada em um curto prazo de tempo e resultado sensorial ótimo. Uma das principais características observadas, é uma estabilidade de sabor muito satisfatória, mesmo em cervejas de baixa lupulagem, e engarrafadas por longos períodos de tempo.
Grande mestre!!
O conhecimento que o canal passa ajuda demais a melhorar nossas cervejas 👏 agradeço demais!!
esse foi o melhor video de cerveja q eu já assisti no youtube.. já reassisti algumas vezes
Muito bom. Obrigado.
Parabéns Jamal!! Melhor video sobre o assunto já postado aqui no UA-cam. Obrigado! Vc é fera
Um dos vídeos mais importantes que você já fez. Pois o povo tem muita dúvida de como fazer a fermentação Abs. Aguardando o envelhecimento.
Jamal, sobre o diacetyl rest, na página 94 do livro do Palmer (4ª edição, mais nova até agora), terceiro parágrafo, ele fala sobre as rampas e dá um exemplo de uma lager em que aumentássemos a temperatura no 4º dia, assumindo que a fase high-growth durasse até o dia 6 e então começa uma nova frase reafirmando o aumento da temperatura e pra deixar lá por mais 6 dias. Devo considerar o aumento da temperatura desde o início (4º dia de gigh-growth) totalizando 10 dias ou só após a fase high-growth ter sido "totalmente" concluido e entrado na fase de maturação em si, totalizando 12 dias?
Estou revendo a série após algumas experiências e ajustes. Sempre muito bons resultados. Vlw Jamal!
Mega ansioso por essa série de maturação química!
Parabéns pela série, excelente como sempre!!
Abraço!!
Show de bola!! Que negócio é esse de usar breta em quadrupel? Fale mais sobre isso!!!
Eu normalmente resfrio o mosto com o chiller até 25ºC, inoculo o fermento que está hidratado a temperatura ambiente (~25ºC), e ja coloco o fermentador na geladeira setada para a temperatura de fermentação (normalmente 18ºC)... Em aproximadamente 2h o mosto ja chega a 18ºC. Isso tem algum problema? o que vai sair diferente de inocular a 16ºC e no dia seguinte subir pra 18ºC? Se a levedura tiver hidratada a temperatura ambiente e inocular no mosto a 16ºC, o choque térmico de ~9ºC de diferença não vai prejudicar?
Jamal. Eu acredito que a temperatura de inoculação sendo 1 a 2 graus a menos no início seja para uma adaptação da levedura ao meio ... sem "stressar" a mesma já no início do processo ... abs.
Muito bom sua série Jamal, não acompanho seu canal a toa hahah esses vídeos vieram a calhar em uma das maiores dúvidas minha fermentação e maturação, fiz uma bitter e amanhã completa 21 dias, vou carbonatar, usei praticamente todas suas dicas, desde propagação da levedura até as rampas alguns ajustes devem ser feitos na próxima pois algumas informações só vi agora, mais estou muito confiante nessa cerveja.... Muito Obrigado por transmitir seu conhecimento pra nós assim de graça e com tanta seriedade visto que hoje a maioria que sabe só quer vender seu conhecimento... Continue assim...
Excepcional a série Jamal ! Esclareceu inúmeras dúvidas que tinha. Parabéns !
Excelente vídeo Jamal! Uma dúvida: em meu processo de resfriamento do mostro por chiller de contra fluxo, dificilmente consigo abaixar a temperatura para menos de 19 graus. Vc acha q seria correto, para lagers, após eu abaixar o mostro pra 19, jogar ele pra geladeira e esperar abaixar para 8, e só aí fazer a inoculação da levedura? Seria mais vantajoso do ponto de vista da qualidade da fermentação, fazer isso?
Animal! Parabéns Jamal! Cada dia melhor!
Essa série foi show, vlew pelas dicas Jamal! E da uma olhada no facebook do beer school, fiz um comentário da camiseta do beer school labs e da verace...
Jamal excelente série, tenho uma dúvida sobre a inoculação da levedura, devo esperar o mosto chegar a temperatura de 17º graus ( como no exemplo ) ou posso colocar após o resfriamento do chiller que fica aproximadamente uns 25º ?
dahora jamal to seguindo essas rampas e estou tendo ótimos resultados .
Uns dos melhores videos!
Apenas compartilhando minha experiência, já foram 6 receitas de 30 litros de lager, todas começando a 12ºC por 5~6 dias, 18ºC por 4 dias, redução de 4~5ºC até atingir 0ºC e por fim três dias nesta temperatura. Após o envase, 7~14 dias de refermentação na garrafa em temperatura ambiente ~25ºC.
Todas com a levedura S-189, na que está fermentando atualmente utilizei M76 e a próxima leva sera com a
Vendi todas elas e foram só elogios!
JaMAL, você é muito BOM!!! Parabéns pela série!!! Aguardamos a próxima!!!
Sensacional Jamal! Muita informação útil, parabéns pela iniciativa!
Jamal você poderia aplicar estas técnicas em uma rampa com dry hopping? Como ficaria?
Foda demais a série, parabéns mestre!
Muito bom Jamal !!! Agora sim, bem mastigadinho pra quem não entendeu o vídeo com John Palmer rsss
Boa Jamal, acompanho seu canal e ele é demais, muito bom mesmo e essa série foi fantástica, mas cara como fazer o mosto chegar a 8º para inocular a levedura? Pois com meu método de resfriamento (Chiller de Contra Fluxo e muito Gelo) o máximo que consigo chegar é 18º.
Posso chegar nos 18º e deixar o mosto na geladeira até chegar aos 8º e só depois inocular a levedura?
Abraços e até mais!!!
Pelo que vi, mesmo para lagers o período de legering a 0ºC é bem pequeno, de acordo com os gráficos. É isso mesmo?
O que você pensa da YeastLabs que pede que toda levedura seja colocada no mosto a 25° e desça 5° por dia depois que iniciar fermentação?
Excelente,
No aguardo da próxima série...
Excelente série!
Show de bola Jamal , por favor fala rapidinho sobre o pitching rate qual o numero de celulas ales e lages referente a essa técnica com a temperatura um pouco mais baixa e quantos ciclos de replicação máxima da celula para ter uma boa fermentação e tbem oxigenação abraço e muito obrigado
tenho uma dúvida, o tempo de maturação entendi que o tempo é necessário, entretanto, em uma ale, se eu quiser deixar em processo de maturação por mais tempo, como 60 dias, eu ganho ou perco qualidade? pois na prática observo uma maior estabilidade da cerveja e equilíbrio, poderia esclarecer isso? obvio que maturação sem presença de oxigênio ou degradação por luminosidade, sistema fechado mesmo
Fala Jamal. Tô pra fazer uma vienna lager, com carbonatação por primming. Quanto tempo posso deixar no cold, pra ter levedura suficiente para carbonatar?
Muito bom Jamal!!!
Tud bem Jamal? Uma dúvida. Fermentei uma Belgian Blond entre o 6 e 8 dia não houve alteração de densidade final, iniciei o descanso de diacetil (maturação) no quinto dia observei que ainda saiam bolhas no air lock, tipo uma ou duas bolhas por dia, porém a densidade estava igual ao sétimo dia da fermentação. Essas bolhas podem ser CO2 que estava dissolvido no mosto durante a fermentação se desprendendo?
O que ocorre seu eu fermentar uma apa entre 23 a 25 graus?
essa maturação seria a fermentação secundária ? já que a primaria ainda não atenuou tudo
Cadê o vídeo anterior?
Em uma ale, cuja a temperatura de fermentação seja 18°C. Começo o primeiro dia em 17°C, subo pra 18°C no segundo dia, permaneço em 18° por 4 dias, depois subo para 23°C por mais 3 dias e pra terminar, vou descendo gradativamente, por 3 dias até 1°C. Pode ser feito assim?
Parabéns Jamal! Top a série. Me de uma opinião. O que é melhor para o caseiro em termos de inoculação: inocular a 26 ou 27 graus logo após o resfriamento com chiller ou deixar o mosto na geladeira até o dia seguinte para inocular na temperatura correta que você menciona nesse vídeo. Obrigado!
Estou com a mesma dúvida ?
Eu tenho essa dúvida também.
Estou com a mesma dúvida.
Excelente série Jamal! Como sempre. Agora...Me explica uma coisa? Se numa lager eu tenho o processo de fermentação e maturação em +ou- 15 dias, porquê eu tenho que deixar mais 30 dias em "cold crash" se o objetivo é tomar ela fresca?
Muito bom novamente !
Jamal, como fica o dry hopping no meio dessa história toda da maturação?
Olá jamal uma dúvida eu resfrio o mosto com chiller de imersão e não consigo resfriar o mosto abaixo de 24 graus posso colocar o mosto na geladeira e esperar o mosto resfriar na temperatura de 1 ou 2 graus abaixo da rampa de fermentação escolhida supondo que isto possa durar até umas 6 hrs pra resfriar até está temperatura...
Í assim inocular o fermento
Fala meu garoto, top o canal. Uma dúvida: fiz a fermentação e a atenuação estava bem próxima do ideal e bem devagar. mas retirei e ja coloquei para maturar por 4 dias. Experimentei a irish red e estava bacana, porém quando embarrilhei notei o gosto de maçã Verde, que me lembro, é devido a nao maturação completa. Consigo re- maturar? Precisaria colocar alguma parte de fermento para que esse acetaldeido fosse transformado? Abraços
Jamal, tô fermentando uma Pale Ale, usando us-05 a 19°C. Mas a fermentação tá em câmera lenta, três dias e desceu de 1055 pra 1030 e continua na mesma batida. Na mesma hora que fiz essa fiz uma weiss com munich classic, mesmas condições de temperatura e quantidade, essa já fermentou de 1046 pra 1010. O que pode ter ocorrido?
Muito bom Jamal, parabéns!
estou elaborando minha primeira receita, será uma do estilo Kolsch, e uma das pricipais dúvidas era quanto ao perfil de fermentação/maturação. Nesse caso como ela é uma espécie de cerveja "híbrida" como ficariam esses valores?
Obrigado por compartilhar tanto conhecimento!
Blz, Jamal! Nesses exemplos você não chegou a citar a trasfega durante a fermentação/maturação. No caso de uso de fermentadores não cônicos, você recomendaria ou não de se fazer? Obrigado! 🍻
A maturação pode ocorrer sem problemas com o dryhoping?!
Se no primeiro dia ela for pra 30 😅? Tem como arrumar caso de algum off?
Jamal, depois desse processo em uma ALE, que vai estar a zero grau, vou fazer priming e envase. Preciso subir a temperatura antes do priming ou posso fazer a zero grau, ou proximo disso, fazendo apenas as correções da quantidade de açúcar x temperatura?
Opa, recomenda alguma literatura em português?
Eu acho que a cervejaria que faz essa rampa de fermentação para Lager é a Ambev 🙃
Ahhhhhh a cervejaria só pode ser a HB... 😁
é a rampa da Heineken crtza
Então a etapa de deixar a cerveja por mais ou menos 10 dias à 10º (ou metade da temperatura de fermentação) não surte efeito na cerveja.
Isso ė lenda espalhada por quem nunca leu Palmer.
Fala professor, eu sempre adotei abaixar 2° antes de inocular. Li isso no livro do mosher, ha mt tempo. Mas ele tb nao explica o pq. Seria um mito? Seria algo q todos fazem e q, na verdade, nao sabem o motivo?
pedro parahyba também tenho essa dúvida. Inclusive, ela piorou dps de ler esse experimento do brulosophy ->brulosophy.com/2017/02/20/yeast-pitch-temperature-pt-2-cool-vs-warm-in-a-lager-exbeeriment-results/
não entendi...a temperatura de maturação não deve ser menor que a temperatura de fermentação?
Dá uma olhadinha no primeiro vídeo da série dele sobre maturação.
Eu acho que é a Cintra
A cervejaria é Avós do Brasil? kkkkkkk
Qual o motivo de abaixar a temperatura lentamente para o cold crash? Como o John Palmer disse no outro vídeo, depois dessa fase o trabalho da levedura terminou, então não vejo o problema em sair da temperatura de maturação para 0ºC em apenas um dia.
Nesse vídeo que você menciona, o Palmer disse que se fizer o cold crash (rapidamente): "a levedura libera ácidos graxos e outros lipídios que podem causar sabores de oxidação, sabores ruins na cerveja, então resfrie lentamente, um grau C por hora por uns dias até você descer a uma temperatura fria e que vai ajudar a levedura e a turbidez se estabelecerem.".
Se eu fizer a maturação direto a 0C, qual a desvantagem?
Aī não seria maturação. Seria cold crash para clarificação, pulando a fermentação secundária.
Tchê uso abitual 8C inoculação fermentação a 12C faltando 2P deixo subir a 18C 4 dias
Jamal qual é a musica da vinheta? Rs
Bahh... Eu fazendo ao contrario.... 18° fermentação ( 5 dias) diminuía 10 grau pra maturar (7) e 0 grau direto (3dias)... qual a diferença de fazer isso?
O problema ė que quando você baixou pra 10 graus encerrou a fermentação, pois a levedura ale não trabalha nessa temperatura, então a fermentação incompleta. Lamentavelmente, se nao me engano o Lamas Brewshop estå passando essa informação errada pros clientes e esse erro estå se espalhando entre os cervejeiros iniciantes.
Pilsner Urquell :)
o Editor dos vídeos MORREU ??
Fermentatatatatatatatatatatatação
a cervejaria e a Samuel adams..