Jamal suas explicações tem bases cientificas baseadas na microbiologia, fisica , fisiologia celular. Porém com explicações praticas fantasticas. me aperfeiçoa, atualiza os ensinamentos que tive no meu curso de Eng. Agronomica. Parabens.
Excelente aula! Não sabia que tinha que decantar e descartar a parte de cima. Eu sempre deixava no agitador até o momento de inocular, e colocava tudo.
Jamal comprei 20 tubos Falcon Fiz um starter de 3 litros em um pote de palmito Como o redemoinho ficou fraco no meio da fermentação coloquei a bomba de aquário Após 24 horas decantei e joguei a lama nos tubos de 50 ml Amanhã clarificar a 1 cerveja que fiz com esse banco de leveduras, claro que faço outro starter antes de jogar no mosto com o tubo falcon
Amigo , estou começando! Tenho 1 Kg de malte Pilsen 230 Gr extrato de malte 400 Gr de milho maltado 50 Gr de lúpulo cascade 40 Gr lúpulo Amarillo Sai alguma cerveja ? Estou acostumado com cerveja de boteco kkk e pretendo iniciar nessa caminhada de fazer cerveja ☺️
Muito bom Jamal! Bela aula! Meu PALPITE, usar o dispersor NÃO vai AUMENTAR a EFICIÊNCIA do STARTER! Essa hipótese faço fazendo uma analogia aos aquários onde não se usa mais preferencialmente os compressores.A bombinha é muito útil pq retira o CO2 do micro ambiente e mantém a superfície com ar "rico" em O2, mas a movimentação da superfície é muito mais eficiente que o borbulhar do dispersor.
Estou testando essa técnica aí. Vinha fazendo starter e estava fazendo agitação manual. Depois passei a usar a bombinha de aquário. Agora comecei a combinar a bombinha com o agitador. A impressão com o primeiro starter usando os dois foi que tive muito mais células. Além disso, uso servomyces e tenho usado levedo de cerveja como nutriente nos meus starters. Agora preciso fazer um teste duplo, vou ver se consigo um agitar magnético a mais e talvez um erlenmeyer a mais para fazer uma comparação mais científica.
Cara, o vídeo é muito útil. Mas o meu elogio não para nessa visão utilitarista. O astral do Jamal Awadallak, o modo de apresentar, a energia boa, a simpatia já faz a gente gostar desse cara para além da preciosa informação.
Boa noite Jamal, obrigado pela suas aulas já consegui tirar muitas dúvidas, mas gostaria de saber o nome do produto do vidrinho e do pacotinho que contém zinco, por favor muito obrigado.
Muitíssimo bacana ! Seria legal se vc pudesse fazer uma medição comparativa das células viáveis com e sem o uso da bombinha pra saber o ganho que ela agregou em relação ao uso somente do stirplate.
Parabéns pelo excelente vídeo! Só uma dúvida, qual a possibilidade de fazer o starter com a bombinha e gerar oxidação no starter e vir a dar problema na cerveja?
Grande Jamal.... show esse vídeo. Mas me responda uma dúvida. A lama seria levedura líquida?? E uma lama pode ser usada, estando guardada refrigerada(não congelada) por quanto tempo?? Obrigado!!
Parabéns pelo conteúdo do vídeo e principalmente pelo embasamento teórico/prática trazido pela discussão. Geralmente, quem faz levas pequenas usa de um a dois sachês na produção de cerveja artesanal. No entanto, muito deles não tem a data de fabricação (quando é levedura seca). Nesse caso, a levedura liofilizada, tem prazo de validade também? Como descobrir?
Excelente vídeo , como sempre , mas como calcular ? Pois como foi exposto as calculadoras não levam em conta o o2, como optimizar o cálculo para fazer um starter menor ,seguindo essas dicas, e ter o resultado de um starter maior e daí sim ter uma real economia
Jamal, top o vídeo... Eu tenho feito starter até atenuar, não me preocupo mais se vou deixar 24 ou 48h... Estou medindo sempre com o refratometro... Atenuou? Então eu paro... Geralmente está dando 28-30h e uma atenuação de 66-68%... Abraço
Muito bom o video Jamal. Os detalhes técnicos fazem toda a diferença no seu canal. Uma dúvida que tenho é se um overpitching não pode trazer defeitos para cerveja, principalmente quando se quer um perfil mais esterificado. Fiz duas saison com starter (e portanto sem certeza da minha contagem de células) e fiquei pensando nisso.
Tem algum grilo colocar a mangueira vindo da bombinha para um recipiente com álcool (uma espécie de filtro) e depois pro starter. O "vapor" do álcool prejudicaria a levedura?
Fala mestre, muito bom video, parabéns. Só queria te perguntar se você parou com o banco de leveduras feitos por slants? Se sim por que? Eu faço do jeito que vc ensinou até hoje....
8:12 a gente poderia fazer um mosto a base de high maltose? Eu estava analisando a proporção de carboidratos e tava vendo que é quase idêntica a DME. Será que high maltose e levedo da certo?
Jamal, parabéns pelo conteúdo! Como sempre, fantástico! Lembro que você falou sobre o uso de azeite para suprir uma possível falta de oxigênio, utilizado pelas leveduras na fase de reprodução celular. Seria possível uma adaptação dessa tecnica nesse caso? Abraço!
cara, depende muito! no meu caso eu parti de uma levedura com baixíssima viabilidade. a contagem inicial de levedura era muito pequena. Diferente de quem propaga a partir de um vial novo ou de levedura seca. Nesse caso, normalmente eu deixo um dia e meio. Eu podia ter deixado isso mais claro.
Muito bom, o vídeo. Parabéns, Jamil. Você tem algum recurso teórico para a estimativa de cálculo de massa de DME para determinada quantidade de leveduras? Saudações.
Jamal, me deu uma dúvida... que implicações eu teria caso usasse um mosto pro starter pra baixo ou pra cima da OG ideal? Pra baixo eu teria menor oferta de açúcares fermentáveis, porém numa OG mais alta, qual o prejuízo prático na propagação?
5:13 os efeitos que nós falamos "ontem". O Jamal blogueirinho está segurando um monte de vídeos. 😀😁😂 Valeu Jamal, vou esperar a dica da próxima bombinha de aquário.
hahaha.. to tentando me empenhar em fazer as coisas que eu fazia mt errado. To me programando melhor nos vídeos e não fazendo na quinta pra postar na sexta. E to mudando um monte de coisa tbem, até deixando os títulos mais clickbait ukkkkkkkk
@@gilmarferreira2904 nada.. acho que nem vou arrumar por um tempo. Os valores tão meio surreais. Eu sempre compro celular com câmera boa pras viagens do canal (que não existem mais né), então vou dar uma segurada.
Dá-lhe mestre! Essa parte da microbiologia focada na cerveja sempre me instigou. Muito legal mesmo! fermentis que se cuide! Hehehe. Sobre o brewfather, já adotei na minha última brassagem, muito bacana e intuitivo. Essa versão em português não vai sair pro aplicativo instalado ou só pela web? Abraço mestre!
Ajuda. Fiz meu primeiro 5lts so que na hora de envasar, não sei o que aconteceu com a torneira começou a vazar tudo,precisei passar para uma jarra pra depois envasar. Será q já era tenho q jogar fora.
Jamal eu estava pensando em usar high maltose no starter e usar levedo de cerveja para compensar a parte de nutrientes. Seria viável? Outra coisa que estou pensando se vale a pena usar mosto em vez de dme, pois as vezes eu não consigo aqui na minha cidade. Então tenho que ficar mantendo um estoque…
Boa tarde Estou fazendo o meu segundo starte é uma kveik comprei do Marcelo fenol acho que tem mais ou menos umas 2 gramas e comecei com 250 ml e deixei por 24 horas e coloquei mais 750 ml e dei continuidade no starte e vai terminar as 24 horas hoje às 18 horas, se deixar por mais 24 horas vou conseguir propagar uma quantidade para 40 litros?
@@BeerSchool estou fazendo com o mostro que separei da última brassagem a FG 1044 E a OG 1015 essa brassagem eu errei a temperatura, brassei com 70 graus!
Jamal poderia me tirar uma dúvida...Você fez um vídeo sobre hidratação que aumenta bastante a viabilidade da levedura, porém as levedura que você usou diretamente com mosto tiveram uma viabilidade muito baixa =10% (ua-cam.com/video/1R4RTSmotmM/v-deo.html). Pois bem , nesse vídeo vc nao hidratou a levedura, seria melhor eu hidratar primeiro antes de colocar no liquido de starter?
Com a qualidade técnica de seus vídeos e com a simplicidade de sua pessoa, não haverá limites para você. Parabéns!
3
Aquele vídeo pra deixar salvo.
Jamal suas explicações tem bases cientificas baseadas na microbiologia, fisica , fisiologia celular. Porém com explicações praticas fantasticas.
me aperfeiçoa, atualiza os ensinamentos que tive no meu curso de Eng. Agronomica. Parabens.
Certamente o melhor canal de cerveja do Brasil
Excelente aula! Não sabia que tinha que decantar e descartar a parte de cima. Eu sempre deixava no agitador até o momento de inocular, e colocava tudo.
Eu tb
Excelente aula, certamente canal mais técnico do Brasil.
Jamal comprei 20 tubos Falcon
Fiz um starter de 3 litros em um pote de palmito
Como o redemoinho ficou fraco no meio da fermentação coloquei a bomba de aquário
Após 24 horas decantei e joguei a lama nos tubos de 50 ml
Amanhã clarificar a 1 cerveja que fiz com esse banco de leveduras, claro que faço outro starter antes de jogar no mosto com o tubo falcon
uma economia sem precedentes! todos deviam tentar e fazer!!! Parabéns Jamal (Abraços, Luiz)
A mangueira dessa bombinha aguenta calor?
Muito bom !!! Vou colocar o link do brewfather no grupo do whatsapp BODES CERVEJEIROS !!! e outros que faço parte SUCESSO !!!
Amigo , estou começando!
Tenho
1 Kg de malte Pilsen
230 Gr extrato de malte
400 Gr de milho maltado
50 Gr de lúpulo cascade
40 Gr lúpulo Amarillo
Sai alguma cerveja ?
Estou acostumado com cerveja de boteco kkk e pretendo iniciar nessa caminhada de fazer cerveja ☺️
Muito bom Jamal! Bela aula!
Meu PALPITE, usar o dispersor NÃO vai AUMENTAR a EFICIÊNCIA do STARTER! Essa hipótese faço fazendo uma analogia aos aquários onde não se usa mais preferencialmente os compressores.A bombinha é muito útil pq retira o CO2 do micro ambiente e mantém a superfície com ar "rico" em O2, mas a movimentação da superfície é muito mais eficiente que o borbulhar do dispersor.
Boa tarde, fui no canal do cerveja fácil e gostei da dica que ele deu, muito obrigado Jamal.
Cara vc e embasado se é louco que aula, vc e nosso John Palmer 😅😅😅 cada vídeo seu e uma aula de pura ciência e prática 👏👏👏👏
Pra variar, vídeo muito foda! Parabéns Jamal!
Tirou muitas duvidas, parabéns pela qualidade científica das informações fornecidas
Estou testando essa técnica aí. Vinha fazendo starter e estava fazendo agitação manual. Depois passei a usar a bombinha de aquário. Agora comecei a combinar a bombinha com o agitador.
A impressão com o primeiro starter usando os dois foi que tive muito mais células. Além disso, uso servomyces e tenho usado levedo de cerveja como nutriente nos meus starters.
Agora preciso fazer um teste duplo, vou ver se consigo um agitar magnético a mais e talvez um erlenmeyer a mais para fazer uma comparação mais científica.
Excelente vídeo
Cara, o vídeo é muito útil. Mas o meu elogio não para nessa visão utilitarista. O astral do Jamal Awadallak, o modo de apresentar, a energia boa, a simpatia já faz a gente gostar desse cara para além da preciosa informação.
Jamal, ótimo vídeo. Estava com medo da minha propagação de 30 horas dar problemas, mas agora é que deixarei 48 sem medo de errar.
Vídeo necessário pra qualquer cervejeiro caseiro, valeu mestre
Vc eh fodastico!
Canal mais didático sobre breja
Sensacional o Vídeo !
Animal, estou sem Brassar a um tempo, por conta do espaço. vou comprar uma panelinha single vessel esse mes e essa aula vai me ajudar mto.
O Jamal o Duda no vídeo de high gravity do cerveja fácil explicou como usar o dispersor na bombinha de aquário
Conteúdo top! Parabéns Jamal.
Excelente conteúdo! Vai ser legal essa jornada.
Estava ansioso por esse video!! Valeu Jamal!!
Muito bom Jamal...
Como sempre uma aula!
Parabéns Mano Jamal!
Muita viagem em torno da cerveja , onde eu fui me jogar ! valeu professor ...
Top demais ansioso pelos próximos videos, parabéns pelo seu trampo!!! Fodástico!!!!
Excelente muito bem explicado 👏
Sem palavras para te agradecer Jamal, Obrigado pela aula!!!
Tú é muito fera amigo...
O vídeo foi top. Vamos por em prática esse starter aí !!!
Mt bom, Jamal... 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns Jamal, seus vídeos estão com conteúdo perfeito.
Muito legal e educativo!
Parabéns!
Obrigado pela aula Jamal!
Boa noite Jamal, obrigado pela suas aulas já consegui tirar muitas dúvidas, mas gostaria de saber o nome do produto do vidrinho e do pacotinho que contém zinco, por favor muito obrigado.
Muitíssimo bacana ! Seria legal se vc pudesse fazer uma medição comparativa das células viáveis com e sem o uso da bombinha pra saber o ganho que ela agregou em relação ao uso somente do stirplate.
Simplesmente top. 💯
Muito complicado para iniciantes.
Mais parabéns vc tem muito conhecimento 👍🏻
Obrigado pelas dicas, como sempre uma aula. agora no meus starters vou deixar com a bombinha oxigenando....sempre faço 24horas para levas de 50L
você usa quantos pacotes de levedura e de DME no starter para conseguir a quantidade de celulas para fermentar 50 litros??
Parabéns pelo excelente vídeo!
Só uma dúvida, qual a possibilidade de fazer o starter com a bombinha e gerar oxidação no starter e vir a dar problema na cerveja?
Grande Jamal.... show esse vídeo. Mas me responda uma dúvida. A lama seria levedura líquida?? E uma lama pode ser usada, estando guardada refrigerada(não congelada) por quanto tempo?? Obrigado!!
muito bom o video não envelheceu
Parabéns pelo conteúdo do vídeo e principalmente pelo embasamento teórico/prática trazido pela discussão.
Geralmente, quem faz levas pequenas usa de um a dois sachês na produção de cerveja artesanal. No entanto, muito deles não tem a data de fabricação (quando é levedura seca). Nesse caso, a levedura liofilizada, tem prazo de validade também? Como descobrir?
parabéns pelo vídeo.. muito didático... vc acredita que sem a bombinha vc conseguiria apenas a metade +- de leveduras ?
Muito bom, parabéns
Muito bom Jamal, já estou usando este método e os resultados são surpreendentes
Excelente vídeo , como sempre , mas como calcular ? Pois como foi exposto as calculadoras não levam em conta o o2, como optimizar o cálculo para fazer um starter menor ,seguindo essas dicas, e ter o resultado de um starter maior e daí sim ter uma real economia
Rapaz, que vídeo mais show de bola, uma verdadeira Aula no sentido mais amplo da palavra
parabéns!! e obrigado
👏👏👏👏
Jamal, top o vídeo... Eu tenho feito starter até atenuar, não me preocupo mais se vou deixar 24 ou 48h... Estou medindo sempre com o refratometro... Atenuou? Então eu paro... Geralmente está dando 28-30h e uma atenuação de 66-68%... Abraço
Professor tenho uma pedra dispersora daquelas rosas utilizadas em aquário. Sera se posso utilizar?
Jamal, uma dúvida que vejo muito frequente é o tempo de agitação.
Existe alguma regra? Como determinar?
Alguns falam em 24 horas, 36 horas.
Dá uma olhada neste vídeo abaixo onde é falado sobre isto, o que eu também tinha dúvida:
ua-cam.com/video/-lXj35XpKIc/v-deo.html
Muito bom o video Jamal. Os detalhes técnicos fazem toda a diferença no seu canal. Uma dúvida que tenho é se um overpitching não pode trazer defeitos para cerveja, principalmente quando se quer um perfil mais esterificado. Fiz duas saison com starter (e portanto sem certeza da minha contagem de células) e fiquei pensando nisso.
Jamal, eu tenho um cilindro de o2 puro. Tem como usá-lo nesse processo de propagação? como seria mais ou menos esse processo?
Jamal.. exelente!!! Siempre con la muy buena info. Me encantó la exposición y contenido. . Saludos!
Tem algum grilo colocar a mangueira vindo da bombinha para um recipiente com álcool (uma espécie de filtro) e depois pro starter. O "vapor" do álcool prejudicaria a levedura?
Qtos dias posso manter em geladeira dois litros de mosto para utilizá-lo em um futuro starter?
Grato?
Excelente aula Jamal...............campanha "volta com a abertura nos vídeos"...........
Fala mestre, muito bom video, parabéns. Só queria te perguntar se você parou com o banco de leveduras feitos por slants? Se sim por que? Eu faço do jeito que vc ensinou até hoje....
8:12 a gente poderia fazer um mosto a base de high maltose? Eu estava analisando a proporção de carboidratos e tava vendo que é quase idêntica a DME.
Será que high maltose e levedo da certo?
Jamal, parabéns pelo conteúdo! Como sempre, fantástico!
Lembro que você falou sobre o uso de azeite para suprir uma possível falta de oxigênio, utilizado pelas leveduras na fase de reprodução celular. Seria possível uma adaptação dessa tecnica nesse caso? Abraço!
Dois dias e meio de agitação! Sempre fiz com 1 dia. Será que não é suficiente?
cara, depende muito! no meu caso eu parti de uma levedura com baixíssima viabilidade. a contagem inicial de levedura era muito pequena. Diferente de quem propaga a partir de um vial novo ou de levedura seca. Nesse caso, normalmente eu deixo um dia e meio. Eu podia ter deixado isso mais claro.
Muito bom, o vídeo. Parabéns, Jamil. Você tem algum recurso teórico para a estimativa de cálculo de massa de DME para determinada quantidade de leveduras?
Saudações.
Qual tempo máximo, que um starter poderia durar? Obrigado parabéns pelo conteúdo.
Ensina fazer lavagem
Como você faz pra colher e armazenar essa levedura velha? Vi que não recomenda mais fazer a lavagem da lama.
Jamal, me deu uma dúvida... que implicações eu teria caso usasse um mosto pro starter pra baixo ou pra cima da OG ideal? Pra baixo eu teria menor oferta de açúcares fermentáveis, porém numa OG mais alta, qual o prejuízo prático na propagação?
Fala Professor. A ferramenta calcula as quantidades de DME e água, mas o processo de propagação deverá ocorrer por quanto tempo dias / horas???????
5:13 os efeitos que nós falamos "ontem". O Jamal blogueirinho está segurando um monte de vídeos. 😀😁😂
Valeu Jamal, vou esperar a dica da próxima bombinha de aquário.
hahaha.. to tentando me empenhar em fazer as coisas que eu fazia mt errado. To me programando melhor nos vídeos e não fazendo na quinta pra postar na sexta. E to mudando um monte de coisa tbem, até deixando os títulos mais clickbait ukkkkkkkk
@@BeerSchool arrumou o celular?
@@gilmarferreira2904 nada.. acho que nem vou arrumar por um tempo. Os valores tão meio surreais. Eu sempre compro celular com câmera boa pras viagens do canal (que não existem mais né), então vou dar uma segurada.
Aula top 👊🏿👊🏿👊🏿
Deus jamal, o santo padroeiro dos cervejeiro caseiro, sem esse cara o que seria das nossas brejas.🍺👊🏻🙏🏼
Boa Jamal ! Valeu. Vc deixou a bombinha de ar ligada 100% do tempo ?
sim, o tempo todo! 2 dias e um pouco.
Vale para levedura reaproveitada? Quanto eu devo usar de levedura reaproveitada? (12/09/2020 - data em que lavei elas e mandei pra geladeira).
Dá-lhe mestre! Essa parte da microbiologia focada na cerveja sempre me instigou. Muito legal mesmo! fermentis que se cuide! Hehehe. Sobre o brewfather, já adotei na minha última brassagem, muito bacana e intuitivo. Essa versão em português não vai sair pro aplicativo instalado ou só pela web? Abraço mestre!
Ajuda. Fiz meu primeiro 5lts so que na hora de envasar, não sei o que aconteceu com a torneira começou a vazar tudo,precisei passar para uma jarra pra depois envasar.
Será q já era tenho q jogar fora.
Amigo blz, posso fazer um starter de 4 dias em temperatura ambiente?
Meu termômetro ainda não chegou, e já fiz o starter kk
Jamal eu estava pensando em usar high maltose no starter e usar levedo de cerveja para compensar a parte de nutrientes. Seria viável? Outra coisa que estou pensando se vale a pena usar mosto em vez de dme, pois as vezes eu não consigo aqui na minha cidade. Então tenho que ficar mantendo um estoque…
Belo vídeo! Preciso comprar uma bombinha de aquário
Qual o modelo da bomba que usou?
Olá! 02 perguntas, não tem problema o starter passar de 24 horas. Já vi vídeos dizendo que na falta de açúcar as leveduras irão se devorar ??
Puta trabalho que tive para fazer o meu agitador com aquecimento e temperatura controlada por uma Arduino.
E não precisava.
Com uma bombinha mais potente, já não seria agitação o suficiente?
Posso usar levedura seca w34/70 para fazer starter, quantas células tenho em um pacote de 11g
Boa tarde
Estou fazendo o meu segundo starte é uma kveik comprei do Marcelo fenol acho que tem mais ou menos umas 2 gramas e comecei com 250 ml e deixei por 24 horas e coloquei mais 750 ml e dei continuidade no starte e vai terminar as 24 horas hoje às 18 horas, se deixar por mais 24 horas vou conseguir propagar uma quantidade para 40 litros?
Muito obrigado pelas aulas!
depende mt da quantidade de DME que vc usou!
@@BeerSchool estou fazendo com o mostro que separei da última brassagem a FG 1044 E a OG 1015 essa brassagem eu errei a temperatura, brassei com 70 graus!
Foi uma crean ale
2 dias meio é vago.!!! Quanto tempo de starter levou no total. Qual o tempo máximo posso deixar um starter rolar.??? Obrigado!!
Levedura colhida quanto tempo, poderá ser guardado. Pra depois fazer um starter???
Luftal substitui o lowfoam?
Jamal poderia me tirar uma dúvida...Você fez um vídeo sobre hidratação que aumenta bastante a viabilidade da levedura, porém as levedura que você usou diretamente com mosto tiveram uma viabilidade muito baixa =10% (ua-cam.com/video/1R4RTSmotmM/v-deo.html). Pois bem , nesse vídeo vc nao hidratou a levedura, seria melhor eu hidratar primeiro antes de colocar no liquido de starter?
Qual é esse modelo de fermentador que você usa?
@BeerSchool borbulhar o mosto com uma pedra difusora conta como agitação???? Sei q não é o ideal
depende, se isso for capaz de manter a levedura em suspensão conta sim!
A OG da propagação não teria que ser a mesma OG do mosto?
Vi q vc propagou a 1036 e o mosto estava a 1050
Jamal qual seria a melhor forma com cilindro de O2 puro?
Jamal como configuro a panela beermax 25L no brewfather ?
Fazer Starter ou reaproveitar a lama? ? ?
Jamal… ainda é viável fazer um starter de um pacote de levedura lá de 2021/2022???
Normalmente sim! Eu nunca tive problemas em recuperar levedura seca que passou do prazo de validade