Bom dia Jamal! Parabéns pelos vídeos....são realmente ótimos! Tá me ajudando absurdamente. Eu poderia separar parte do mosto de uma brasagem, para depois diluir na densidade desejada e utilizar no starter de uma próxima leva? obrigado!
Legal ..mas você pode usar sem problemas o oxigenio do ar ,fazendo ele passar mergulhando num erlenmeyer com um agente esterelizante ,depois passar mergulhando na agua também esterelizada e ai sim fazer o arejamento no erlenmeyer que está ocorrendo a multiplicação.
8 років тому+7
Parabéns. show de bola o video e todo o canal. Estou acompanhando todos os vídeos. Uma dúvida. Não é necessário fazer a hidratação da levedura quando se faz o starter? Assim terá uma maior viabilidade?
+Christian Florian Göbel, por mais que eu não tenha feito no vídeo sobre starter, é altamente indicado fazer sim. Na época eu assumia erroneamente que o baixo teor de açucar no starter não seria prejudicial, porém eu estava engando!!! Tem um vídeo que eu acabei de postar sobre hidratação onde eu faço alguns experimentos de vabilidade e eles mostram muita perda mesmo no starter.
8 років тому
Pode crer valeu. Eu vi e curti o video sobre a viabilidade em função da temperatura. Achei excelente pois eu hidratava sempre a uns 20°.
Boa tarde, Jamal. Quais as caracteristicas do starter, (volume de agua e DME) para conseguir dobrar o conteudo de um pcte. de levedura seca, e quanto tempo essa operação precisa, sabendo que possuo agitador magnetico e erlenmeyer?
Legal seu video parabéns! Mas algumas dúvidas.... Se optar por decantar o starter qual o processo que você usa para retirar o sobrenadante após a decantação?
Parabens meu caro pelas dicas. Minha dúvida é a seguinte: se a densidade do CO2 é maior que o ar, não adiante agitar o mosto dizendo que vai introduzir mais oxigenio para a propagação do fermento (uma vez iniciado a fermentação), porque fisicamente não vai entrar ar. Poderia explicar?
Opa Amigo, tudo bem? eu to meio off por motivos de trabalho mas seu comentário me intrigou um pouco. Não sei se eu compreendi exatamente. Você está se referindo à necessidade de um airlock para não voltar o "ar contaminado" pra cerveja?
Oi Jamal. Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo trabalho. São vídeos muito didáticos e conseguimos aprender muito com eles. Eu comercializo estas leveduras da linha Mauribrew no Brasil e, se você permitir, gostaria de adicionar alguns comentários como as características de cada uma das 4 cepas de levedura apresentadas e o procedimento de reidratação recomendado pela fabricante. Pode ser?Abraço.
Opa!! pode falar sim!!! eu até faço um vídeo novo se for necessário, não quero prejudicar nada nem ninguém com isso. Só tive uma primeira experiência ruim, sendo muito certamente associada a outros fatores. Infelizmente, acho que desde quando eu fiz esse vídeo eu não usei mais ela kkkk
+Beer School Oi Jamal. Não está prejudicando não, inclusive agradeço por ter citado um dos nossos produtos. Fiquei conhecendo o teu trabalho pelo contato de um cliente que viu o vídeo e comentou comigo. Vi que o teu trabalho é sério e sei que experiências "ruins" podem acontecer em fermentações caseiras com qualquer levedura. Percebi que o espaço é bem frequentado e como você me autorizou, vou postar logo acima as características das leveduras. Se precisar de algo entre em contato). Abraço!
Cara, apesar desse vídeo eu não ter hidratado o fermento, deve se hidratar sim, mas em um recipiente separado. O DME vc vai adicionar e aquecer, se o fermento tiver lá dentro ele morre
Muito bom o vídeo. Mas gostaria de saber se eu consigo aumentar a quantidade de células fazendo o mesmo procedimento, nas mesmas condições só que ao invés de 24 hs de starter, eu usaria 48 hs ou 72? Quais as vantagens e desvantagens de aumentar o tempo de starter??
E ae +Raul Rangel, tudo certo? Então cara em geral não adianta muito não. Quando as leveduras terminarem de consumir o DME não não vai mais ter reprodução. Talvez no caso de não ter agitação magnética e vc agitar ocasionalmente com a mão pode ser que um tempo maior possa até ajudar um pouco. essas 24h que eu falei tbem não devem ser levadas como um valor exato. Depende também da temperatura, do quanto de levedura tem no mosto etc! espero ter ajudado e obrigado pelos comentários!
Bom dia Jamal, estou com um starter pra inocular numa Stout hoje 26 - feriado. Mas desde que começou a agitação não percebi a formação da espuma.. embora o açúcar esteja sendo consumido pois o líquido está sem gosto. O fermento um S 04. Pode me ajudar? 1) Está tudo certo com o starter? 2) Se não estiver, pretendo tirar um blonde ale do maturador e "jogar" o novo mosto. Preciso agitar a lama do balde com o novo mosto? Muito obrigado. Marcos
Jamal, muito bom o video!! Parabéns pelo canal cara! Aprendi a produzir com um amigo que ja fazia brejas ha bastante tempo. Ele me ensinou a fazer o starter com o proprio mosto (antes de ir pra fervura) e apenas uns 20-30min deixando as leveduras se reproduzirem. No final a breja deu certo. Ha algum problema fazer dessa forma?
E ae +Rodolfo Bosqueiro, tudo certo? Então, essa prática é mais uma re-hidratação do fermento que um starter em si. Em 20-30 min, o as leveduras vão estar em uma fase de recuperação, e talvez até já de aquisição de nutrientes, elas vão estar se preparando para a fase de reprodução. O maior problema em fazer isso, é que se a concentração de açúcares for muito alta (og >> 1.035) associado com a fragilidade que a parede celular da levedura seca está naquele momento, pode te fazer perder uma parte das leveduras viáveis. Se for fazer só re-hidratação mesmo, o ideal é com água, ou mosto diluído. Se for fazer o starter, as leveduras precisam de um tempo maior de intimidade! Obrigado por acompanhar o canal!!!
Buenas! bha assisti muitos videos seus hoje! muito bom! me diz uma coisa, estou querendo ir de 100 para mil liros em minhas bateladas, hoje uso sempre o fermento seco, vou precisar propagar pra não ficar pobre heheh. pelas contas que fiz ali, com um sache preciso fazer 8 pasos de propagação, é isso mesmo? funciona seguir propagando até por exemplo 50 litros de fermento? tem alguma dica pra isso? grato!
Fagner, me adiciona no face pra gente conversar melhor disso, é meio complicado pra falar tudo num único comentário. Em propagações maiores, vc vai aumentar a concentração de açúcar no mosto, isso vai eliminar algumas etapas, 8 é de mais pra 1000 litros!
Jamal, mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho, uma dúvida, esse starter no agitador magnetico, deixo ele por 24h agitando em temperatura ambiente ou em temperatura de fermentação da levedura ?
+Felipe Carlos Schwambar obrigado pelo apoio! Fermenta em temperatura ambiente mesmo, o objetivo é apenas propagar e ter uma alta densidade de células. Agora se a temperatura do ambiente for do verão do rio de janeiro pode ser que seja um pouco agresivo kkkk. Abraços cara!
Boa tarde Jamal! Bateu outra dúvida, qual é o tamanho recomendado pro starter? Ex: faço 40 litros de cerveja, o ideal seria max de 5% no valor total ? Não estou falando da propagação, apenas no tamanho máximo indicado. Valeu! Abraço
Muito bom este vídeo, parabéns.. Uma dúvida! Na calculadora do brewersfriend ela sugere em torno de 10 Bilhoes de células viáveis para uma levedura da Fermentis, por exemplo. Porém no manual do próprio fabricante, ele fala em 19 Bilhões (www.fermentis.com/wp-content/uploads/2013/07/SFA_S04_PT.pdf). Devo seguir a orientação do briewersfriends, ou do fabricante na hora de calcular se é necessário fazer o starter ? Desde já agradeço.
Jamal, eu tenho fervido o Dme e ele coagula proteínas. Quando esfria chega a formar trub decantado. Então eu transfiro a parte limpa pra outro erlenmeyer, pra não misturar com as leveduras. Isso tá certo? Prejudica as leveduras a retirada desse trub? Eu estou usando o comprimido de levedo como nutriente. As leveduras se alimentam dessas proteínas coaguladas? Grande abraço.
Grande, Jamal!! Parabens pelo canal :) !!! Cara, ao inves de usar dms, posso usar o mosto primario ou secundario de uma brassagen que estou fazendo, diliuido-o em agua mineral até atingir 1030 - 1040 ? Por exemplo, pegar esse mosto de uma brassagem atual, congela-la e fazer o starter da proxima receita ? Abracos !!!
OOO fi, vc por aqui??? Pode fazer isso sim, com o preço do DME e da levedura, esse é o caminho kkkkk O melhor msm é um dia fazer um mosto bem concentrado de um malte barato (tipo o pilsen) e guardar, ai diluir ele qd precisar. Vamo Sábado lá cara! Abraços!!
Cara, os vídeos são muito bons e instrutivos, bem como de certa forma curtos e bons de assistir. aproveitando segue uma dúvida, é possível fazer o starter com açucar? caso queiramos fazer várias bateladas em seguida, tipo sexta, sabado e domingo produzer 6 bateladas de 30 litros, é possível fazer um mega starter para todas as bateladas ao mesmo tempo. E ainda, seria possível fazer um mega super starter e guardar parte das leveduras? teoricamente não seria um processo melhor que o de guardar a lama?
+Germano Neukamp Obrigado pelos comentários!!! vou responder em partes: 1) Não pode fazer com açúcar por dois motivos, primeiro o açúcar não tem nutriente algum pra levedura (vitaminas e minerais), e elas não vão conseguir se reproduzir a partir de certo ponto. E ainda, metabolizando muita sacarose, a levedura pode passar a rejeitar maltose (que é o principal açucar da cerveja 2) Fazer esse starter é possível sim, num tem problema nenhum! talvez o starter do segundo e terceiro dia podem atpe ficar melhor. Você pode desligar o agitador depois de 24h, deixar decantar, descartar a parte de cima, que vai ser mt pobre em leveduras, e usar apenas a levedura concentrada. 3) É comum fazer isso que vc sugeriu!! geralmente se faz o starter um pouco maior que o necessário para guardar o resto!! Acho mt massa quando alguém do nada chega nessas ideias mais "avançadas", parabéns cara!!! O problema maior é a armazenagem dessa levedura que vc vai guardar. Acho que essas semana farei um vídeo sobre congelamento da levedura!! Abraços Germando
+Klaus Ah é usual sim! ainda mais quando estocado por algum tempo. Se for bem fresco e vc tiver certo grau de certeza sobre a quantidade de células, ai da pra ignorar. Obrigado por acompanhar o canal Klaus!
+Beer School ... Eu que agradeço pela atenção despendida... mais um questionamento... neste caso eu faço o mesmo procedimento que voce fez no vídeo com DMS ? porém ao invés de utilizar o fermento eu utlizo a levedura lavada ?
Jamal você não acha necessário hidratar o fermento quando vamos propagar fermento seco em starter? Mesmo considerando a og baixa do starter, não acha necessário? Valeu
Gustavo, é necessário sim! na época eu me atrapalhava muito pra gravar kkkk eu queria até regravar esse vídeo. Obrigado pelo comentário, vou deixar uma nota o vídeo
Ola Jamal, tudo bem, parabens pelo Canal, curto muito seus vídeos, tenho uma duvida, fiz as contas pela calculadora do brewsfriend e quando eu coloco a opção para (C. White - Stirplate da um total de 294 B, e quando eu coloco no BrauKaiser - Stirplate da 641 B, unica coisa que ele muda pelo q percebi foi o valor de Growth Rate, mas no processo ele nao muda nada, nem quantidade de agua, DME, nada, qual devo seguir, pois a diferença foi gritante entre os dois processos, Valeu!!!!!!
Oi Deilson, tudo certo? Cara, essas taxas de crescimento vem de experimentos feitos. A do BrauKaiser é bem completa mais ampla. A do C. White vem apenas de um ensaio se eu não to enganado. Eu sempre uso o modele do BrauKaiser, e bate muito bem com o experimental, mas geralmente com um pouco mais de células mortas!
Olá Jamal, tudo bem? Eu geralmente faço 40l de cerveja, ou seja, 2 baldes fermentadores. Eu preciso fazer 2 starters, ou apenas dividir o liquido de um único starter? Tive esse dúvida pois algumas leveduras vão "parar de trabalhar" mais cedo do que outras, e elas tendem a decantar, meu receio é colocar as "piores" leveduras em um dos baldes. Isso acontece quando fazemos o starter? O agitador magnético deixa o starter bem homogêneo em relação às leveduras? Obrigado
Oi Bruno, tudo bem? Cara, a dúvida é realmente pertinente, pois existe diferença das leveduras que assentam primeiro das que não querem decantar de jeito nenhum! mas uma agitação simples já elimina isso! pode dividir o starter sem medo!
Olà Jamal, tudo bem? Cara, como eu faço para usar o mosto da minha última brassagem no starter da minha próxima brassagem ? Minha dúvida principal é como devo armazenar este mosto, pois o resto do processo acredito que seja o mesmo. Obrigado
Eu vi outro vídeo seu sobre hidratação, então me corrija se eu estiver errado... Em um recepiente coloco a quantidade de água e DME necessário para a propagação da levedura e fervo para esterelizar, no outro recepiente hidrato o fermento com água, após a fervura do DME espero chegar na temperatura correta para o fermento e adiciono o fermento hidratado ao DME?
Jamal, ótimos vídeos! Com relação ao agitador, estou montando um e fiquei com uma dúvida: Posso usar o agitador na velocidade máxima da ventuinha ou preciso de um ponteciometro (dimmer) para ajustar a velocidade?
Yuri, se você ta fazendo com cooler de pc, vai ter que ser praticamente na velocidade máxima mesmo. Esse motor é muito fraco para operar em velocidades menores. O ideal mesmo seria poder ajustar, mesmo assim, as velocidades alcançadas não vão ser prejudiciais para a levedura.
Parabéns pelo trabalho. Só queria fazer duas perguntas: 1) Por que você ligou o isquieiro quando jogava a levedura? Por motivos de sanitização? 2) Você não hidratou o fermento antes. Foi acidente ou não há necessidade?
+Ramon Medeiros Obrigado!!! O chama é utilizada pra criar uma proteção contra microrganismos, geralmente é feita com bico de bunsen, mas eu tavam sem no hora! E eu não hidratei pelos dois motivos!!! Eu sempre acabo esquecendo de algo quanto do gravando, mas o mosto com concentração baixa de açúcar não é tão prejudicial pra levedura. Mesmo assim, hidratar é melhor que não hidratar! Agradeço muito por acompanhar o canal!!!
Parabens pelos videos já vii quase todos.....hehehehheeh. Tenhos duas perguntas Vamos supor que eu precise de starter para 50L mosto. eu inclui as informaçoes no brewersfriend e para chegar no numero de celular instimado pelo site,eu preciso de um starter com a gravidade 1060 em 3 litros . essa gravidade nao seria muito agreciva para a levedura??? e quanto tempo precisa ficar no agitador magnetico 24h basta para atingir os numeros de celulas esperadas?? Muito obrigado pelas informaçoes Parabens pelos videos
Opa Luiz, tudo certo? O starter vc vai fazer em concentração menor, serão 3 litros a 1036 e não 1060!!! esse valor seria bem agresssivo msm! depois do starter vc vai estar com uma grande quantidade de leveduras bem saudáveis, ai pode inocular em 1060 sem problemas! Se sua levedura tiver vindo de reaproveitamento, eu sugiro fazer menos concentrado ainda. 24 normalmente é mais que o suficiente para a conversão completa em temperatura ambiente para um mosto agitado. Mas vc pode acompanhar com refratômetro tbem. Se por acaso estiver muito frio ai pode ser bom deixar um tempo maior, mas acho que não é o caso! Obrigado por acompanhar o canal Luiz!
+Beer School ..... entaum mesmo sendo uma larger posso utilizar somente um pacote de fermento para o starter que ira gerar a quantidade de celular suficiente para fermentar 50 litros em OG 1050 ,pois o nomal para uma leva de 50litros eu iria utilizar 4 pacotes.
+LUIS FERNANDO Ramos pode sim, porém o volume do starter terá que ser maior, no próprio brewerfriend da pra colocar o tipo de cerveja. Talvez se ficar muito grande, pode ser necessário fazer em dois estágios! Deesculpe a demora na resposta, a vida tá corrida!!!!
Jamal, Uso meu erlenmeyer no fogo, mas li algumas pessoas falando para não dar um choque térmico nele. Você resfriou no gelo... foi logo após desligar o fogo, ou devo aguardar um pouco para fazer este resfriamento no gelo?
Opa Lincoln, tudo certo cara? Então se o erlenmeyer for de vidro do tipo "boro silicato" ele é feito para resistir à variações de temperatura e pode ir direto na chama. Apesar de tudo, acidentes acontecem. Apenas uma vez pra mim ele trincou, e foi quando estava no fogo se eu não me engano. É bem seguro, mas um pouco de precaução pode ajudar se vc não estiver com muita pressa!
Fala aí Jamal! Parabéns cara mais uma vez! é o seguinte uma dúvida boba, porém, cruel! Deixo o agitador magnético ligado as 24 horas? Porque vi um vídeo onde o cara falava que ligava por 10 minutos a cada 3 horas. acho q assim dá muito trabalho, e deixando ligado direto as 24 horas fica muito mais pratico. Então ligado direto?
Deiverson, tem gente que agita não mão e faz isso a cada 3 horas, mas com agitador magnético, a própria white labs recomenda agitação constante. Procura depois aqui no youtube por starter white labs, é a fonte mais confiável que eu conheço! Desculpe a demora na resposta!
Se eu tiver Slurry suficiente eu preciso assim mesmo fazer Starter? Como é feito no caso do Slurry? Eu coloco menos Slurry e faço starter para ter um crescimento?
Murilo, se tiver como fazer, starter é sempre uma boa opção. Existe a possibilidade de usar o slurry sem propagar, tem vantagens e desvantes. Da uma assistida nesse vídeo que da uma esclarecida ua-cam.com/video/kVgoHmP69Ks/v-deo.html Se ainda restar dúvidas, só mandar msg!
Leonardo, em geral não interfere, porém quando você faz grandes volumes, o ideal é deixar a levedura decantar por algumas horas, ou mesmo um dia, que formará uma torta compacta de levedura no fundo, descartar +- 75% do liquido superior, e adicionar apenas a parte inferior. Abraços!
+Beer School Opa, essa era minha 1ª dúvida, como já foi respondida. a 2ª é uma pergunta boba, mas, tu ferveu com a barra magnética (peixinho) dentro ou sanitizou como com o papel alumínio? hehe
Opa Dionatan, eu sempre fervo com a barra magnética dentro! No papel alumínio da pra passar um pouco de sanitizante. :D Obrigado por acompanhar o canal!
Depende de alguns fatores, sendo o principal a concentração de açúcar e a temperatura. Na dúvida e se não houver pressa, diria que 48h é mais adequado.
Cara, ele forma umas bolotas se colocar na água quente, mas tende a de dissolver, principalmente se vc usar agitador magnético, taca pau na propagação!
esse vídeo é tão antigo que dá até medo de ver do que vc ta falando... kkk mas se for a vela na hora de abrir o sache, é uma técnica bem usual em laboratórios para impedir que bactérias entrem por cima. O ideial mesmo seria uma chama maior, mas no improviso já ajuda um pouco
Que baderna é essa na apresentação dos equipamentos necessários?? Jogando as parada tudo assim!? huehueheuhe Show de bola, próxima leva vou mandar um starter com slurry
Sobre a assepsia da tampa (folha de alumínio)... já vi discussões mas não encontrei nada concreto (científico), se bem que... não me empenhei em procurar, também. Mas enfim, há os que afirmam que o vapor da fervura é suficiente para higienizar a tampa, pois pode chegar a temperaturas acima do líquido sendo fervido, a ponto de atingir nível de esterilização, assim como o conteúdo sendo fervido. E recordo de ver outros usarem um higienizante, como você demonstrou. Eu deixo o vapor higienizar a tampa, mas sem argumentos científicos a favor nem contra. Você tem argumentos ou higieniza antes apenas por hábito?
Parabéns Jamal e assistente que segurou o isqueiro!!! Ótimo vídeo e um grande abraço, obrigado por outro vídeo de qualidade.
Obrigado Wesley Dobrychtop Ieger !! Quem segurou foi o sommelier Gustavo Baldus, que acabou me auxiliando na produção da ESB no outro dia!
Seria legal se você tivesse mostrado o "dia seguinte". Parabéns!!
muito didatico o video esta de parabens!, ja compartilhei na minha pagina no facebook, Brassaria Du Mingo
Abç
Obrigado Domingo!!!
obrigado, continue com estes videos que sempre que der irei compartilhar.
Bom dia Jamal! Parabéns pelos vídeos....são realmente ótimos! Tá me ajudando absurdamente.
Eu poderia separar parte do mosto de uma brasagem, para depois diluir na densidade desejada e utilizar no starter de uma próxima leva?
obrigado!
Bom dia Ângelo! Cara, pode fazer isso com toda certeza! sai muito, mas muito mais barato que comprar DME, só precisa de um pouco de organização kkkk
Muito bom! Sou um iniciante. Muita coisa para aprender!
Ótimo vídeo Jamal, excelentes informações, ajudam em muito no fomento da cultura da cerveja artesanal!
Legal ..mas você pode usar sem problemas o oxigenio do ar ,fazendo ele passar mergulhando num erlenmeyer com um agente esterelizante ,depois passar mergulhando na agua também esterelizada e ai sim fazer o arejamento no erlenmeyer que está ocorrendo a multiplicação.
Parabéns. show de bola o video e todo o canal. Estou acompanhando todos os vídeos.
Uma dúvida. Não é necessário fazer a hidratação da levedura quando se faz o starter? Assim terá uma maior viabilidade?
+Christian Florian Göbel, por mais que eu não tenha feito no vídeo sobre starter, é altamente indicado fazer sim. Na época eu assumia erroneamente que o baixo teor de açucar no starter não seria prejudicial, porém eu estava engando!!!
Tem um vídeo que eu acabei de postar sobre hidratação onde eu faço alguns experimentos de vabilidade e eles mostram muita perda mesmo no starter.
Pode crer valeu. Eu vi e curti o video sobre a viabilidade em função da temperatura. Achei excelente pois eu hidratava sempre a uns 20°.
eu confesso não saber quando fazer starter ou não. Além disto, nao precisava hidratar? abraço
Boa tarde, Jamal.
Quais as caracteristicas do starter, (volume de agua e DME) para conseguir dobrar o conteudo de um pcte. de levedura seca, e quanto tempo essa operação precisa, sabendo que possuo agitador magnetico e erlenmeyer?
Legal seu video parabéns! Mas algumas dúvidas.... Se optar por decantar o starter qual o processo que você usa para retirar o sobrenadante após a decantação?
Parabens meu caro pelas dicas. Minha dúvida é a seguinte: se a densidade do CO2 é maior que o ar, não adiante agitar o mosto dizendo que vai introduzir mais oxigenio para a propagação do fermento (uma vez iniciado a fermentação), porque fisicamente não vai entrar ar. Poderia explicar?
Opa Amigo, tudo bem? eu to meio off por motivos de trabalho mas seu comentário me intrigou um pouco. Não sei se eu compreendi exatamente. Você está se referindo à necessidade de um airlock para não voltar o "ar contaminado" pra cerveja?
Muito bom!
Oi Jamal. Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo trabalho. São vídeos muito didáticos e conseguimos aprender muito com eles.
Eu comercializo estas leveduras da linha Mauribrew no Brasil e, se você permitir, gostaria de adicionar alguns comentários como as características de cada uma das 4 cepas de levedura apresentadas e o procedimento de reidratação recomendado pela fabricante. Pode ser?Abraço.
Opa!! pode falar sim!!! eu até faço um vídeo novo se for necessário, não quero prejudicar nada nem ninguém com isso. Só tive uma primeira experiência ruim, sendo muito certamente associada a outros fatores. Infelizmente, acho que desde quando eu fiz esse vídeo eu não usei mais ela kkkk
+Beer School Oi Jamal. Não está prejudicando não, inclusive agradeço por ter citado um dos nossos produtos. Fiquei conhecendo o teu trabalho pelo contato de um cliente que viu o vídeo e comentou comigo. Vi que o teu trabalho é sério e sei que experiências "ruins" podem acontecer em fermentações caseiras com qualquer levedura.
Percebi que o espaço é bem frequentado e como você me autorizou, vou postar logo acima as características das leveduras.
Se precisar de algo entre em contato).
Abraço!
Olá Jamal, blz? Parabéns pelo vídeo, fiquei com uma dúvida, devo hidratar o fermento antes de fazer o starter e depois acrescentar o extrato de malte?
Cara, apesar desse vídeo eu não ter hidratado o fermento, deve se hidratar sim, mas em um recipiente separado.
O DME vc vai adicionar e aquecer, se o fermento tiver lá dentro ele morre
Muito bom o vídeo. Mas gostaria de saber se eu consigo aumentar a quantidade de células fazendo o mesmo procedimento, nas mesmas condições só que ao invés de 24 hs de starter, eu usaria 48 hs ou 72? Quais as vantagens e desvantagens de aumentar o tempo de starter??
E ae +Raul Rangel, tudo certo? Então cara em geral não adianta muito não. Quando as leveduras terminarem de consumir o DME não não vai mais ter reprodução. Talvez no caso de não ter agitação magnética e vc agitar ocasionalmente com a mão pode ser que um tempo maior possa até ajudar um pouco.
essas 24h que eu falei tbem não devem ser levadas como um valor exato. Depende também da temperatura, do quanto de levedura tem no mosto etc!
espero ter ajudado e obrigado pelos comentários!
Jamal, cara uma dúvida o agitador magnético que montei não segura a barrinha por muito tempo no centro, pode me ajudar com isso?
Bom dia Jamal, estou com um starter pra inocular numa Stout hoje 26 - feriado. Mas desde que começou a agitação não percebi a formação da espuma.. embora o açúcar esteja sendo consumido pois o líquido está sem gosto. O fermento um S 04. Pode me ajudar?
1) Está tudo certo com o starter?
2) Se não estiver, pretendo tirar um blonde ale do maturador e "jogar" o novo mosto. Preciso agitar a lama do balde com o novo mosto?
Muito obrigado.
Marcos
Jamal, muito bom o video!! Parabéns pelo canal cara!
Aprendi a produzir com um amigo que ja fazia brejas ha bastante tempo. Ele me ensinou a fazer o starter com o proprio mosto (antes de ir pra fervura) e apenas uns 20-30min deixando as leveduras se reproduzirem. No final a breja deu certo. Ha algum problema fazer dessa forma?
E ae +Rodolfo Bosqueiro, tudo certo? Então, essa prática é mais uma re-hidratação do fermento que um starter em si. Em 20-30 min, o as leveduras vão estar em uma fase de recuperação, e talvez até já de aquisição de nutrientes, elas vão estar se preparando para a fase de reprodução.
O maior problema em fazer isso, é que se a concentração de açúcares for muito alta (og >> 1.035) associado com a fragilidade que a parede celular da levedura seca está naquele momento, pode te fazer perder uma parte das leveduras viáveis.
Se for fazer só re-hidratação mesmo, o ideal é com água, ou mosto diluído. Se for fazer o starter, as leveduras precisam de um tempo maior de intimidade!
Obrigado por acompanhar o canal!!!
Buenas! bha assisti muitos videos seus hoje! muito bom! me diz uma coisa, estou querendo ir de 100 para mil liros em minhas bateladas, hoje uso sempre o fermento seco, vou precisar propagar pra não ficar pobre heheh. pelas contas que fiz ali, com um sache preciso fazer 8 pasos de propagação, é isso mesmo? funciona seguir propagando até por exemplo 50 litros de fermento? tem alguma dica pra isso? grato!
Fagner, me adiciona no face pra gente conversar melhor disso, é meio complicado pra falar tudo num único comentário. Em propagações maiores, vc vai aumentar a concentração de açúcar no mosto, isso vai eliminar algumas etapas, 8 é de mais pra 1000 litros!
Obrigado pela resposta e disponibilidade amigo! vou te chamar no facebok abração!
Jamal, mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho, uma dúvida, esse starter no agitador magnetico, deixo ele por 24h agitando em temperatura ambiente ou em temperatura de fermentação da levedura ?
+Felipe Carlos Schwambar obrigado pelo apoio! Fermenta em temperatura ambiente mesmo, o objetivo é apenas propagar e ter uma alta densidade de células. Agora se a temperatura do ambiente for do verão do rio de janeiro pode ser que seja um pouco agresivo kkkk. Abraços cara!
Boa tarde Jamal! Bateu outra dúvida, qual é o tamanho recomendado pro starter? Ex: faço 40 litros de cerveja, o ideal seria max de 5% no valor total ? Não estou falando da propagação, apenas no tamanho máximo indicado. Valeu! Abraço
Muito bom este vídeo, parabéns.. Uma dúvida! Na calculadora do brewersfriend ela sugere em torno de 10 Bilhoes de células viáveis para uma levedura da Fermentis, por exemplo. Porém no manual do próprio fabricante, ele fala em 19 Bilhões (www.fermentis.com/wp-content/uploads/2013/07/SFA_S04_PT.pdf).
Devo seguir a orientação do briewersfriends, ou do fabricante na hora de calcular se é necessário fazer o starter ?
Desde já agradeço.
Jamal, eu tenho fervido o Dme e ele coagula proteínas. Quando esfria chega a formar trub decantado. Então eu transfiro a parte limpa pra outro erlenmeyer, pra não misturar com as leveduras. Isso tá certo? Prejudica as leveduras a retirada desse trub? Eu estou usando o comprimido de levedo como nutriente. As leveduras se alimentam dessas proteínas coaguladas? Grande abraço.
Grande, Jamal!! Parabens pelo canal :) !!!
Cara, ao inves de usar dms, posso usar o mosto primario ou secundario de uma brassagen que estou fazendo, diliuido-o em agua mineral até atingir 1030 - 1040 ?
Por exemplo, pegar esse mosto de uma brassagem atual, congela-la e fazer o starter da proxima receita ?
Abracos !!!
OOO fi, vc por aqui??? Pode fazer isso sim, com o preço do DME e da levedura, esse é o caminho kkkkk
O melhor msm é um dia fazer um mosto bem concentrado de um malte barato (tipo o pilsen) e guardar, ai diluir ele qd precisar.
Vamo Sábado lá cara!
Abraços!!
+Beer School
Estamos ae prestigiando seu vlog!!! Parabens!!
Obrigado pelo retorno !!
Cara... Acho q neste vou conseguir ir sim :) 👍👍... Nos vemos lah !!
Abraco !!!
Cara, os vídeos são muito bons e instrutivos, bem como de certa forma curtos e bons de assistir. aproveitando segue uma dúvida, é possível fazer o starter com açucar? caso queiramos fazer várias bateladas em seguida, tipo sexta, sabado e domingo produzer 6 bateladas de 30 litros, é possível fazer um mega starter para todas as bateladas ao mesmo tempo. E ainda, seria possível fazer um mega super starter e guardar parte das leveduras? teoricamente não seria um processo melhor que o de guardar a lama?
+Germano Neukamp Obrigado pelos comentários!!! vou responder em partes:
1) Não pode fazer com açúcar por dois motivos, primeiro o açúcar não tem nutriente algum pra levedura (vitaminas e minerais), e elas não vão conseguir se reproduzir a partir de certo ponto. E ainda, metabolizando muita sacarose, a levedura pode passar a rejeitar maltose (que é o principal açucar da cerveja
2) Fazer esse starter é possível sim, num tem problema nenhum! talvez o starter do segundo e terceiro dia podem atpe ficar melhor. Você pode desligar o agitador depois de 24h, deixar decantar, descartar a parte de cima, que vai ser mt pobre em leveduras, e usar apenas a levedura concentrada.
3) É comum fazer isso que vc sugeriu!! geralmente se faz o starter um pouco maior que o necessário para guardar o resto!! Acho mt massa quando alguém do nada chega nessas ideias mais "avançadas", parabéns cara!!!
O problema maior é a armazenagem dessa levedura que vc vai guardar. Acho que essas semana farei um vídeo sobre congelamento da levedura!!
Abraços Germando
Saudações Mestre.... é Usual ou Faz algum sentido fazer starter utilizando levedura lavada ?
+Klaus Ah é usual sim! ainda mais quando estocado por algum tempo. Se for bem fresco e vc tiver certo grau de certeza sobre a quantidade de células, ai da pra ignorar.
Obrigado por acompanhar o canal Klaus!
+Beer School ... Eu que agradeço pela atenção despendida... mais um questionamento... neste caso eu faço o mesmo procedimento que voce fez no vídeo com DMS ? porém ao invés de utilizar o fermento eu utlizo a levedura lavada ?
Isso!! Você ainda pode usar a calculadora do brewsfriend pra estimar, lá eles também tem a possibilidade de cálculo com a levedura reaproveitada!
Parabéns pelos vídeos, já assisti vários.
Nesse vídeo vc fala em adicionar o DMS algumas vezes, seria o DME certo?
vish, adicionar o DMS é feio hein! kkkkkk
é DME sim!
Kkkkk
Jamal você não acha necessário hidratar o fermento quando vamos propagar fermento seco em starter? Mesmo considerando a og baixa do starter, não acha necessário? Valeu
Gustavo, é necessário sim! na época eu me atrapalhava muito pra gravar kkkk
eu queria até regravar esse vídeo.
Obrigado pelo comentário, vou deixar uma nota o vídeo
Ola Jamal, tudo bem, parabens pelo Canal, curto muito seus vídeos, tenho uma duvida, fiz as contas pela calculadora do brewsfriend e quando eu coloco a opção para (C. White - Stirplate da um total de 294 B, e quando eu coloco no BrauKaiser - Stirplate da 641 B, unica coisa que ele muda pelo q percebi foi o valor de Growth Rate, mas no processo ele nao muda nada, nem quantidade de agua, DME, nada, qual devo seguir, pois a diferença foi gritante entre os dois processos, Valeu!!!!!!
Oi Deilson, tudo certo? Cara, essas taxas de crescimento vem de experimentos feitos. A do BrauKaiser é bem completa mais ampla. A do C. White vem apenas de um ensaio se eu não to enganado. Eu sempre uso o modele do BrauKaiser, e bate muito bem com o experimental, mas geralmente com um pouco mais de células mortas!
Olá Jamal, tudo bem? Eu geralmente faço 40l de cerveja, ou seja, 2 baldes fermentadores. Eu preciso fazer 2 starters, ou apenas dividir o liquido de um único starter? Tive esse dúvida pois algumas leveduras vão "parar de trabalhar" mais cedo do que outras, e elas tendem a decantar, meu receio é colocar as "piores" leveduras em um dos baldes. Isso acontece quando fazemos o starter? O agitador magnético deixa o starter bem homogêneo em relação às leveduras? Obrigado
Oi Bruno, tudo bem? Cara, a dúvida é realmente pertinente, pois existe diferença das leveduras que assentam primeiro das que não querem decantar de jeito nenhum! mas uma agitação simples já elimina isso! pode dividir o starter sem medo!
+Beer School Obrigado !! Que bom que vc voltou a fazer videos! Me ajudam muito !
Olà Jamal, tudo bem? Cara, como eu faço para usar o mosto da minha última brassagem no starter da minha próxima brassagem ? Minha dúvida principal é como devo armazenar este mosto, pois o resto do processo acredito que seja o mesmo. Obrigado
Eu vi outro vídeo seu sobre hidratação, então me corrija se eu estiver errado... Em um recepiente coloco a quantidade de água e DME necessário para a propagação da levedura e fervo para esterelizar, no outro recepiente hidrato o fermento com água, após a fervura do DME espero chegar na temperatura correta para o fermento e adiciono o fermento hidratado ao DME?
Isso ae! jeito mais correto de fazer, aproveitamento máximo da levedura!
Jamal, ótimos vídeos! Com relação ao agitador, estou montando um e fiquei com uma dúvida: Posso usar o agitador na velocidade máxima da ventuinha ou preciso de um ponteciometro (dimmer) para ajustar a velocidade?
Yuri, se você ta fazendo com cooler de pc, vai ter que ser praticamente na velocidade máxima mesmo. Esse motor é muito fraco para operar em velocidades menores. O ideal mesmo seria poder ajustar, mesmo assim, as velocidades alcançadas não vão ser prejudiciais para a levedura.
Parabéns pelo trabalho. Só queria fazer duas perguntas:
1) Por que você ligou o isquieiro quando jogava a levedura? Por motivos de sanitização?
2) Você não hidratou o fermento antes. Foi acidente ou não há necessidade?
+Ramon Medeiros Obrigado!!!
O chama é utilizada pra criar uma proteção contra microrganismos, geralmente é feita com bico de bunsen, mas eu tavam sem no hora!
E eu não hidratei pelos dois motivos!!! Eu sempre acabo esquecendo de algo quanto do gravando, mas o mosto com concentração baixa de açúcar não é tão prejudicial pra levedura. Mesmo assim, hidratar é melhor que não hidratar!
Agradeço muito por acompanhar o canal!!!
Parabens pelos videos já vii quase todos.....hehehehheeh.
Tenhos duas perguntas
Vamos supor que eu precise de starter para 50L mosto.
eu inclui as informaçoes no brewersfriend e para chegar no numero de celular instimado pelo site,eu preciso de um starter com a gravidade 1060 em 3 litros . essa gravidade nao seria muito agreciva para a levedura??? e quanto tempo precisa ficar no agitador magnetico 24h basta para atingir os numeros de celulas esperadas??
Muito obrigado pelas informaçoes
Parabens pelos videos
Opa Luiz, tudo certo? O starter vc vai fazer em concentração menor, serão 3 litros a 1036 e não 1060!!! esse valor seria bem agresssivo msm! depois do starter vc vai estar com uma grande quantidade de leveduras bem saudáveis, ai pode inocular em 1060 sem problemas! Se sua levedura tiver vindo de reaproveitamento, eu sugiro fazer menos concentrado ainda.
24 normalmente é mais que o suficiente para a conversão completa em temperatura ambiente para um mosto agitado. Mas vc pode acompanhar com refratômetro tbem. Se por acaso estiver muito frio ai pode ser bom deixar um tempo maior, mas acho que não é o caso!
Obrigado por acompanhar o canal Luiz!
+Beer School .....
entaum mesmo sendo uma larger posso utilizar somente um pacote de fermento para o starter que ira gerar a quantidade de celular suficiente para fermentar 50 litros em OG 1050 ,pois o nomal para uma leva de 50litros eu iria utilizar 4 pacotes.
+LUIS FERNANDO Ramos pode sim, porém o volume do starter terá que ser maior, no próprio brewerfriend da pra colocar o tipo de cerveja. Talvez se ficar muito grande, pode ser necessário fazer em dois estágios!
Deesculpe a demora na resposta, a vida tá corrida!!!!
Jamal, Uso meu erlenmeyer no fogo, mas li algumas pessoas falando para não dar um choque térmico nele. Você resfriou no gelo... foi logo após desligar o fogo, ou devo aguardar um pouco para fazer este resfriamento no gelo?
Opa Lincoln, tudo certo cara? Então se o erlenmeyer for de vidro do tipo "boro silicato" ele é feito para resistir à variações de temperatura e pode ir direto na chama. Apesar de tudo, acidentes acontecem. Apenas uma vez pra mim ele trincou, e foi quando estava no fogo se eu não me engano. É bem seguro, mas um pouco de precaução pode ajudar se vc não estiver com muita pressa!
qual o tempo de fervura?
Fala aí Jamal! Parabéns cara mais uma vez! é o seguinte uma dúvida boba, porém, cruel! Deixo o agitador magnético ligado as 24 horas? Porque vi um vídeo onde o cara falava que ligava por 10 minutos a cada 3 horas. acho q assim dá muito trabalho, e deixando ligado direto as 24 horas fica muito mais pratico. Então ligado direto?
Deiverson, tem gente que agita não mão e faz isso a cada 3 horas, mas com agitador magnético, a própria white labs recomenda agitação constante. Procura depois aqui no youtube por starter white labs, é a fonte mais confiável que eu conheço!
Desculpe a demora na resposta!
+Beer School valeu Jamal! obrigado! e não demorou nada! grande abraço!
Se eu tiver Slurry suficiente eu preciso assim mesmo fazer Starter?
Como é feito no caso do Slurry? Eu coloco menos Slurry e faço starter para ter um crescimento?
Murilo, se tiver como fazer, starter é sempre uma boa opção. Existe a possibilidade de usar o slurry sem propagar, tem vantagens e desvantes. Da uma assistida nesse vídeo que da uma esclarecida
ua-cam.com/video/kVgoHmP69Ks/v-deo.html
Se ainda restar dúvidas, só mandar msg!
O starter interfere no sabor da cerveja, no sentido de estar adicionando outro ingrediente (DME) a receita, ou é algo irrelevante?
Abraço!
Leonardo, em geral não interfere, porém quando você faz grandes volumes, o ideal é deixar a levedura decantar por algumas horas, ou mesmo um dia, que formará uma torta compacta de levedura no fundo, descartar +- 75% do liquido superior, e adicionar apenas a parte inferior.
Abraços!
+Beer School Opa, essa era minha 1ª dúvida, como já foi respondida.
a 2ª é uma pergunta boba, mas, tu ferveu com a barra magnética (peixinho) dentro ou sanitizou como com o papel alumínio? hehe
Opa Dionatan, eu sempre fervo com a barra magnética dentro! No papel alumínio da pra passar um pouco de sanitizante.
:D
Obrigado por acompanhar o canal!
Jamal, por regra cada step são 24 horas?
Depende de alguns fatores, sendo o principal a concentração de açúcar e a temperatura. Na dúvida e se não houver pressa, diria que 48h é mais adequado.
OPA TA FERVENDO, kkkkkkkkkkk.... Massa
Podemos colocar o DME na agua quente? Fiz isso e depois que esfriou parece que ficou muito DME não diluído. Posso continuar com a propagação?
Cara, ele forma umas bolotas se colocar na água quente, mas tende a de dissolver, principalmente se vc usar agitador magnético, taca pau na propagação!
Essa vela parece simpatia, KKKK. Qual o principio de funcionamento?
esse vídeo é tão antigo que dá até medo de ver do que vc ta falando... kkk mas se for a vela na hora de abrir o sache, é uma técnica bem usual em laboratórios para impedir que bactérias entrem por cima. O ideial mesmo seria uma chama maior, mas no improviso já ajuda um pouco
15:15 CARACA ELE TEM 3 MÃOS
Que baderna é essa na apresentação dos equipamentos necessários?? Jogando as parada tudo assim!? huehueheuhe Show de bola, próxima leva vou mandar um starter com slurry
Sobre a assepsia da tampa (folha de alumínio)... já vi discussões mas não encontrei nada concreto (científico), se bem que... não me empenhei em procurar, também. Mas enfim, há os que afirmam que o vapor da fervura é suficiente para higienizar a tampa, pois pode chegar a temperaturas acima do líquido sendo fervido, a ponto de atingir nível de esterilização, assim como o conteúdo sendo fervido. E recordo de ver outros usarem um higienizante, como você demonstrou. Eu deixo o vapor higienizar a tampa, mas sem argumentos científicos a favor nem contra. Você tem argumentos ou higieniza antes apenas por hábito?