Seja lá a área de atuação ou execução de um trabalho, eu admiro muito pessoas com conhecimentos técnicos profundos, que estudam os fundamentos profundas de qualquer coisa! Nunca comecei porra nenhuma no UA-cam mas você merece! Sensacional o canal! Parabéns Continue trazendo esses conteúdos de profundidade... Os vídeos de levedura, entrevistas .. .enfim, muito bons!
Muito bom o vídeo Jamal, bastante explicativo. Vai ajudar muita gente que acaba tendo dúvidas com o DH, assim como eu tive. Acabei braçando uma Blond Ale e optei por não fazer o DH para não sair da diretriz BJCP. Como eu quero um aroma de baixo a médio que é permitido acabei optando pela adição tardia mesmo. Obrigado por tirar minhas dúvidas e ajudar nos meus estudos, com seus vídeos!
Ótimo vídeo e matéria muito polêmica. Já vi estudo dizendo que é melhor fazer mais de um dry hopping com um ou dois dias, em vez de um só por um período mais longo.
Jamal kd vídeos novos?! Cara vc tem o melhor canal sobre cerveja, não vai parar agora né?! Seguinte mano, fiz uma receita de AIPA a qual fiz o FWH (first wort hopping) e DH (dry hopping), a cerveja ficou muito boa! Aroma sensacional! Ao servir a cerveja vc percebe os aromas do citra, tnt....mas logo desaparecem! Há alguma técnica para "melhor fixação" dos aromas?!
Mais uma vez, parabéns Jamal. Eu tive boas experiências utilizando o lúpulo Amarillo em flor. Acredito que o peletizado não tenha produzido o efeito desejado pela maneira em que é processado, transportado, e manipulado em pequenas quantidades. Aqueles saquinhos prateados são arrumados nas próprias lojas de malte. Acho que só em abrir a embalagem principal acontecem perdas.
Jamal, vc já ouviu falar em extração de aromas fora do fermentador, em um erlenmeyer, altamente concentrado, usando 1 litro da cerveja pronta com 50gr, agitando por uns minutos e devolvendo somente o líquido de volta para a maturação? Abraço.
Confirmo o tempo. Fiz duas levas de IPA e APA deixando 2 semanas, 1 quente (18 graus) e 1 fria (zero) e o resultado foi muito melhor do que nas levas onde deixei só 3 dias ao todo. SIM!!! Dá mesmo um pouco de grama, mas fica tão bom, mas tão bom... que passa a compor o resultado positivamente em cervejas onde a característica é aceitável. Se fosse fazer DH em cervejas de escolas onde o lúpulo é mais discreto manteria o tempo dentro do limite conservador.
Nossa, esse vídeo vale ouro. Ansioso pelas continuações. 1g a 5g por Litro? Segundo a BrewDog eles usam 15g por Litro na Jack Hammer. Tem horas que eu acho que eles mentem para tentarem criar desinformação e atrapalhar quem tenta copia-los.
Foi só eu abrir minha boca e a BrewDog lança um kit com os ingredientes pra JackHammer. Não dizem o que vem na caixa, mas dificilmente vai ser diferente do que eles haviam divulgado.
Jamal, primeiro ótimo vídeo. Segundo, se o lúpulo for adicionado no final da fermentação primária e considerando um fermentador cônico onde, após a purga do fermento, também vai ser o fermentador secundário para a maturação, como remover o hop bag sem permitir a entrada de O2? Obrigado
Jamal, obrigado por mais esse vídeo! Na minha próxima leva vou alterar os tempos e temperaturas de Dry Hop. Você já ouviu falar ou ulilizou uma técnica chamada HopTea? Vi muita gente comentando sobre isso com o uso de uma prensa francesa de café.
caro amigo, não sei eras ver pela no vídeo porém segue vida dúvida.... adianto minha extrema admiração pela sua transmissão de conhecimento... caso eu faça a adição do DH ao sexto dia da primeira fermentação, ele passaria o três dias seguintes da secunda fermentação mais três dias a essa temperatura de 22 graus.. seria correto eu trasfegar paro outro "recipiente" ( retirando o DH e o fermento) antes de decantar e envasar ?! estaria eu perdendo aroma ?!
Opa Jamal, indica algum livro, fórum ou alguma fonte de informação sobre os óleos essenciais sobre cada tipo de lúpulo (quantidade, detalhamento do que cada óleo influencia no nosso olfato, etc)?
Jamal, tu comenta que faz o DH no fim da fermentação primária e posteriormente baixa a temperatura (no seu caso pra 4C). Como fica a secundária, que normalmente é feita aumentando a temperatura?
Jamal queridão, fiz uma dissolução dos pelets de lúpulo em Vodka pura. Dissolveu muito bem, decantou e filtrei em papel filtro e adicionei na maturação e não ficou com aroma gramíneo. Usei a proporção e 1 grama por litro. Deveria ficar gramíneo, ou não mesmo? Procede?
Oba! amigo tire me uma dúvida, por exemplo vou fazer 20 litros de cerveja.. começo o procedimento com quantos litros e qtos litros adiociono de água na lavagem dos grãos? p dar a quantia final ex uma American pale ale obrigafo
Tenho fermentador conico refrigerado ... sendo que a durante a fermentação se cria o CO2 e assim sendo a carbonatação na cerveja. Para Eu fazer o dry hopping na maturação tenho que tirar todo o CO2 do fermentador ... tem outra técnica para eu fazer esse dry??? Obrigado
Parabéns pelo vídeo. Não sei se está na sua pauta falar sobre uso de hop bag ou adição direta do lúpulo na cerveja. Teria muita diferença? Estou querendo experimentar jogar o lúpulo direto na cerveja (IPA) e deixar ele ir para o fundo. Na reta final, devo usar gelatina e transferir para balde de priming usando sifão, para não correr risco de vir lúpulo na torneira do balde. Valeu!
Jamal, tudo bem? Você comentou que havia a prática de se adicionar o lúpulo de dry hopping junto com o fermento, mas essa prática se tornou obsoleta pelo fato de o CO2 arrastar o aroma durante a fermentação. Esse CO2 não arrasta também os aromas das adições tardias (0 min, 1 min, flame out...)? Vale a pena fazer essas adições?
Jammal, já usei umas 3 vezes o hop tea, dissolvo o lúpulo entre 50 e 60 graus, espero até ele chegar a uns 55º e jogo no maturador. Acho que aí contempla tudo o que tu falaste a respeito de perda e ganho. O que achas? Já tiveste alguma experiência assim?
Olá Jamal boa noite. Me inscrevi no seu canal a pouco tempo. Para uma APA, ao invés de fazer um Dry Hopping posso fazer um hop tea ? Será que dará o mesmo resultado?
Pensei o seguinte: ferver água, assim ela perde quase todo oxigênio, e em uma garrafa com o a quantidade de lúpulo aromático desejado, encher até a boca com esta água fervente, tapar com tampa hermética. Deve ocorrer a extração dos aromas e ajudado pelo vácuo posterior pelo resfriamento. Armazenar e mensurar o tempo mais adequado de descanso para posterior repetição. Adicionar no engarrafamento com o prévio blend desejado.
Estou com um problema (diria um problema). As IPAs que temos feito tem ficado na primeira semana com aroma e sabor presentes e agradáveis, mas em pouco tempo (das semanas), perde quase por completo o aroma e aquele sabor de lúpulo tem se modificado quase que por completo. Deixa de ter aquele aroma e sabor de lúpulo fresco e passa a ficar mais resinoso e até acentuando a percepção de DME. Fazemos geralmente a seguinte lupulagem: fisrt wort, 20 min., 10 min, 0 min., 80ºC e dry-hopping. O dry-hopping fazemos em dois momentos, após a fermentação primária, simultaneamente com o descanso de diacetil, ficando por uma semana e ao retiramos o lúpulo anterior adicionamos outro que fica por uma semana também. Este último acontece durante a maturação aonde diminuímos a temperatura gradualmente até 0°C, quando fica por dois dias e engarrafamos com uso de prime. Só fazemos uma única trasfega, esta acontece no dia do envase. Trocamos de balde para adicionar o prime e engarrafamos em seguida.
E com relação em colocar em hopbag ou jogar direto ? ja li que jogar direto é melhor.. Outra coisa.. Digamos que vá usar um lúpulo com 1,25ml / 50g. Se considerar a proporção de 0,02 - 0,03 (0,025ml / L)para 20L, usaria 0,5ml de óleo. Assim, no lúpulo de exemplo, usaria apenas 20g de lupulo pra fazer um dry hopping? Só isso mesmo?
Bom dia, sempre fiz Dry Hopping na maturação, entre 0º e 4º , para o próximo DH estou pensando em fazer entre a fermentação e a maturação, quando a fermentação já estiver estabilizada (após três medições com a mesma densidade) manterei a temperatura entre 18º e 20º farei o DH e deixarei por uns três dias para depois baixar a temperatura para maturação. Alguém já fez desta forma? obteve bons resultados fazendo o DH nesta etapa e com esta temperatura? Obrigado.
0,02 a 0,03mg/l. Normalmente a informação no rótulo vem em ml de óleo por 100g, aí considera-se o referencia da água tipo 1g/ml? Ou teria que se saber exatamente qts mg de óleo por grama do lúpulo eu tenho?
Cara, eu normalmente uso 50g para ~18l e tenho obtido aroma bem significativo (ex.: uso muito Citra nessa quantidade). Costumo deixar uns 5 dias. Acredito que vai funcionar ai pra vc rs
Show suas explanações, parabéns
Seja lá a área de atuação ou execução de um trabalho, eu admiro muito pessoas com conhecimentos técnicos profundos, que estudam os fundamentos profundas de qualquer coisa! Nunca comecei porra nenhuma no UA-cam mas você merece! Sensacional o canal! Parabéns
Continue trazendo esses conteúdos de profundidade... Os vídeos de levedura, entrevistas .. .enfim, muito bons!
Fera seus videos! Vc não poupa informações, o que nos ajuda muito.
Jamal, Seus videos só servem para uma coisa! Nos interessarmos a aprender mais e mais!!
Grande abraço! Já estou esperando o proximo!
Ótimo vídeo! Bastante técnico e esclarecedor!
Melhor canal para cervejeiros entusiastas, parabéns!
Muito bom o vídeo Jamal, bastante explicativo. Vai ajudar muita gente que acaba tendo dúvidas com o DH, assim como eu tive.
Acabei braçando uma Blond Ale e optei por não fazer o DH para não sair da diretriz BJCP. Como eu quero um aroma de baixo a médio que é permitido acabei optando pela adição tardia mesmo. Obrigado por tirar minhas dúvidas e ajudar nos meus estudos, com seus vídeos!
Ótimo vídeo e matéria muito polêmica. Já vi estudo dizendo que é melhor fazer mais de um dry hopping com um ou dois dias, em vez de um só por um período mais longo.
Jamal kd vídeos novos?! Cara vc tem o melhor canal sobre cerveja, não vai parar agora né?! Seguinte mano, fiz uma receita de AIPA a qual fiz o FWH (first wort hopping) e DH (dry hopping), a cerveja ficou muito boa! Aroma sensacional! Ao servir a cerveja vc percebe os aromas do citra, tnt....mas logo desaparecem! Há alguma técnica para "melhor fixação" dos aromas?!
Muito bom o vídeo. Aguardo os próximos dentro do tema. Abraços #confraosindomaveis de Aracaju-SE
Mais uma vez, parabéns Jamal. Eu tive boas experiências utilizando o lúpulo Amarillo em flor. Acredito que o peletizado não tenha produzido o efeito desejado pela maneira em que é processado, transportado, e manipulado em pequenas quantidades. Aqueles saquinhos prateados são arrumados nas próprias lojas de malte. Acho que só em abrir a embalagem principal acontecem perdas.
Bela aula !!! Parabéns pelo canal e pelo conhecimento !
Jamal! Esse foi uns dos melhores videos! Parabéns pela dedicação e presteza das informações.
Muito legal a citação e indicação de literatura! Show de bola o vídeo, que venham as próximas discussões! Parabéns pelo canal.
Poderia fazer um vídeo sobre a interferência da altitude na isomerização do lúpulo ?
Parabéns pelo canal !
Na hora certa.. Ótimo vídeo!! Mto bom. É like like like.!!
ótimo video Jamal, esclareceu muitas dúvidas.
Jamal, vc já ouviu falar em extração de aromas fora do fermentador, em um erlenmeyer, altamente concentrado, usando 1 litro da cerveja pronta com 50gr, agitando por uns minutos e devolvendo somente o líquido de volta para a maturação? Abraço.
Confirmo o tempo. Fiz duas levas de IPA e APA deixando 2 semanas, 1 quente (18 graus) e 1 fria (zero) e o resultado foi muito melhor do que nas levas onde deixei só 3 dias ao todo. SIM!!! Dá mesmo um pouco de grama, mas fica tão bom, mas tão bom... que passa a compor o resultado positivamente em cervejas onde a característica é aceitável.
Se fosse fazer DH em cervejas de escolas onde o lúpulo é mais discreto manteria o tempo dentro do limite conservador.
Jamal excelente video, parabéns!!!
Jamal, faz um vídeo com os livros que você leu/utiliza como fonte. Passa uma bibliografia bacana pra galera! Valeu!
Nossa, esse vídeo vale ouro. Ansioso pelas continuações. 1g a 5g por Litro? Segundo a BrewDog eles usam 15g por Litro na Jack Hammer. Tem horas que eu acho que eles mentem para tentarem criar desinformação e atrapalhar quem tenta copia-los.
Foi só eu abrir minha boca e a BrewDog lança um kit com os ingredientes pra JackHammer. Não dizem o que vem na caixa, mas dificilmente vai ser diferente do que eles haviam divulgado.
15g por litro o cara vai a falência.
Jamal, primeiro ótimo vídeo. Segundo, se o lúpulo for adicionado no final da fermentação primária e considerando um fermentador cônico onde, após a purga do fermento, também vai ser o fermentador secundário para a maturação, como remover o hop bag sem permitir a entrada de O2? Obrigado
Boa noite, nobre professor ! Estamos sentindo vossa falta.
Jamal, obrigado por mais esse vídeo! Na minha próxima leva vou alterar os tempos e temperaturas de Dry Hop. Você já ouviu falar ou ulilizou uma técnica chamada HopTea? Vi muita gente comentando sobre isso com o uso de uma prensa francesa de café.
Falei com ele há algumas semanas e disse que está sem tempo, com o doutorado, aulas na universidade, mas que logo irá voltar com o vídeos! 🍻🍻🍻
Show!! Muito bom o vídeo!
caro amigo, não sei eras ver pela no vídeo porém segue vida dúvida.... adianto minha extrema admiração pela sua transmissão de conhecimento... caso eu faça a adição do DH ao sexto dia da primeira fermentação, ele passaria o três dias seguintes da secunda fermentação mais três dias a essa temperatura de 22 graus.. seria correto eu trasfegar paro outro "recipiente" ( retirando o DH e o fermento) antes de decantar e envasar ?! estaria eu perdendo aroma ?!
Ao fazer a adição sem hop bag antes do envase é necessária a troca de balde fermentador ou no cold crash ela sedimenta bem para o envase? Obrigado.
Opa Jamal, indica algum livro, fórum ou alguma fonte de informação sobre os óleos essenciais sobre cada tipo de lúpulo (quantidade, detalhamento do que cada óleo influencia no nosso olfato, etc)?
Jamal, tu comenta que faz o DH no fim da fermentação primária e posteriormente baixa a temperatura (no seu caso pra 4C). Como fica a secundária, que normalmente é feita aumentando a temperatura?
Mais sobre lúpulo pf! Dh logo apos a atenuação no mesmo balde e depois a trafega.... Que tal?
Valeu pelo vídeo!
Tem uma galera que usa a técnica de Tea-hopping antes do envase ...a qual temperatura teria que fazer a infusão ? Quanto tempo?
Jamal queridão, fiz uma dissolução dos pelets de lúpulo em Vodka pura. Dissolveu muito bem, decantou e filtrei em papel filtro e adicionei na maturação e não ficou com aroma gramíneo. Usei a proporção e 1 grama por litro. Deveria ficar gramíneo, ou não mesmo? Procede?
jamal como é a fórmula concreta da quantidade de lúpulo no dry hopping a partir dos óleos do lúpulo?
Oba! amigo tire me uma dúvida, por exemplo vou fazer 20 litros de cerveja.. começo o procedimento com quantos litros e qtos litros adiociono de água na lavagem dos grãos? p dar a quantia final ex uma American pale ale obrigafo
Tenho fermentador conico refrigerado ... sendo que a durante a fermentação se cria o CO2 e assim sendo a carbonatação na cerveja. Para Eu fazer o dry hopping na maturação tenho que tirar todo o CO2 do fermentador ... tem outra técnica para eu fazer esse dry??? Obrigado
Parabéns pelo vídeo.
Não sei se está na sua pauta falar sobre uso de hop bag ou adição direta do lúpulo na cerveja. Teria muita diferença?
Estou querendo experimentar jogar o lúpulo direto na cerveja (IPA) e deixar ele ir para o fundo. Na reta final, devo usar gelatina e transferir para balde de priming usando sifão, para não correr risco de vir lúpulo na torneira do balde.
Valeu!
no vídeo vc fala sobre não ser usual DH acima de 25°C, porém não diz o motivo. qual o efeito possível caso isso seja feito?
Boa noite estou sentido falta dos videos e informaçoes no whastapp que muito contribuem pra mim melhorar minhas cervejas
mano quem sao esse 24 infelizes ? obrigado jammal por compartilhar conhecimento com nois
MESTRE QUANTO DIAS LEVA PARA EXTRAIR TODO AROMA COM TEMPERATURA EN TORNO DE 18 GRAUS
Jamal, tudo bem? Você comentou que havia a prática de se adicionar o lúpulo de dry hopping junto com o fermento, mas essa prática se tornou obsoleta pelo fato de o CO2 arrastar o aroma durante a fermentação. Esse CO2 não arrasta também os aromas das adições tardias (0 min, 1 min, flame out...)? Vale a pena fazer essas adições?
parabéns
Jammal, já usei umas 3 vezes o hop tea, dissolvo o lúpulo entre 50 e 60 graus, espero até ele chegar a uns 55º e jogo no maturador. Acho que aí contempla tudo o que tu falaste a respeito de perda e ganho. O que achas? Já tiveste alguma experiência assim?
Eu ñ sei nada sobre cerveja, mas quero produzir minha própria cerveja, tem como só com os vídeos desse canal?
Olá Jamal boa noite. Me inscrevi no seu canal a pouco tempo. Para uma APA, ao invés de fazer um Dry Hopping posso fazer um hop tea ? Será que dará o mesmo resultado?
Ola Jamal, entao, p[ara fazer dry hopping em uma lager, qual o momento, a temperatura e o tempo devo deixar o lupulo? abraco
Qual a diferença entre aroma e sabor?
Boa noite amigo, tem como fazer o dry hop a frio?
Pensei o seguinte: ferver água, assim ela perde quase todo oxigênio, e em uma garrafa com o a quantidade de lúpulo aromático desejado, encher até a boca com esta água fervente, tapar com tampa hermética. Deve ocorrer a extração dos aromas e ajudado pelo vácuo posterior pelo resfriamento. Armazenar e mensurar o tempo mais adequado de descanso para posterior repetição. Adicionar no engarrafamento com o prévio blend desejado.
Descobri que lupulo que me causa diarreias. Fiz varios testes. Acontece com vcs tb?
Estou com um problema (diria um problema). As IPAs que temos feito tem ficado na primeira semana com aroma e sabor presentes e agradáveis, mas em pouco tempo (das semanas), perde quase por completo o aroma e aquele sabor de lúpulo tem se modificado quase que por completo. Deixa de ter aquele aroma e sabor de lúpulo fresco e passa a ficar mais resinoso e até acentuando a percepção de DME. Fazemos geralmente a seguinte lupulagem: fisrt wort, 20 min., 10 min, 0 min., 80ºC e dry-hopping. O dry-hopping fazemos em dois momentos, após a fermentação primária, simultaneamente com o descanso de diacetil, ficando por uma semana e ao retiramos o lúpulo anterior adicionamos outro que fica por uma semana também. Este último acontece durante a maturação aonde diminuímos a temperatura gradualmente até 0°C, quando fica por dois dias e engarrafamos com uso de prime. Só fazemos uma única trasfega, esta acontece no dia do envase. Trocamos de balde para adicionar o prime e engarrafamos em seguida.
cadê você cara? estamos sentindo falta. abs.
E com relação em colocar em hopbag ou jogar direto ? ja li que jogar direto é melhor.. Outra coisa.. Digamos que vá usar um lúpulo com 1,25ml / 50g. Se considerar a proporção de 0,02 - 0,03 (0,025ml / L)para 20L, usaria 0,5ml de óleo. Assim, no lúpulo de exemplo, usaria apenas 20g de lupulo pra fazer um dry hopping? Só isso mesmo?
Estou com a mesma dúvida.
Bom dia, sempre fiz Dry Hopping na maturação, entre 0º e 4º , para o próximo DH estou pensando em fazer entre a fermentação e a maturação, quando a fermentação já estiver estabilizada (após três medições com a mesma densidade) manterei a temperatura entre 18º e 20º farei o DH e deixarei por uns três dias para depois baixar a temperatura para maturação. Alguém já fez desta forma? obteve bons resultados fazendo o DH nesta etapa e com esta temperatura? Obrigado.
Depois de muitos estudos , irei fazer meu primeiro dh, e ireo fazer exatamente da forma que vc citou!! Creio ser a mais eficiente
Eu uso um pacote de 50g pra cada 5l de cerveja.
0,02 a 0,03mg/l. Normalmente a informação no rótulo vem em ml de óleo por 100g, aí considera-se o referencia da água tipo 1g/ml? Ou teria que se saber exatamente qts mg de óleo por grama do lúpulo eu tenho?
Tive a mesma dúvida. Como seria Jamal? Muito obrigado
Quanto sai um equipamento igual ao seu, automatizado para producao de cerveja!? Onde voce recomendaria a compra!? Obrigado
Marcos P4 ola amigo, acredito que seja o preço do seu carro mais ou menos! Obrigado
12:37
🍀🍺🙌🏿
Fiz um dryhop hoje haha. Usei ~50g pra 20L, normalmente uso 100g, vamos ver o que dá né...
Cara, eu normalmente uso 50g para ~18l e tenho obtido aroma bem significativo (ex.: uso muito Citra nessa quantidade). Costumo deixar uns 5 dias. Acredito que vai funcionar ai pra vc rs
Eu uso 150g/20L e acho o aroma fraco. Complicado viu. Vou tentar com menos na próxima.
+Bruno Ramos Porra, 150g pra 20l é coisa pra car%*+@0🤘😂
Daniel Luchini, Qual foi o resultado? 50g deu mais aroma do que 100g?
Ficou menos gramíneo, mas o aroma ficou supimpa
Sumiu????? De férias??? Onde estão os novos vídeos???
Também estou sentido falta =(
HAY! JAMAL,! VOLTA PRO CANAL!
HAY! JAMAL! VOLTA PRO CANAL!
Desculpa, espero ele ficar entre 40 e 45 graus para ir para o balde maturador.