Equação exponencial, VC consegue resolver essa? | Matemática
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- 👉🏻 A Virada: do Zero aos +90% em Física vai ser um treinamento gratuito com +6h de conteúdo ao vivo com tudo que você precisa para dominar a física ainda esse ano.
Clique e libere seu acesso se quer conquistar sua aprovação em 2024. As vagas são limitadas!
______________
Salve salve Universo Narrado!
No video de hoje vamos ter uma aula de matemática na qual vamos resolver uma equação exponencial! Vamos discutir um pouco sobre equações e inversos de operações, dentre elas, o logaritmo, que representa o inverso da operação de exponencial.
Será um exercício resolvido de logaritmos e de exponenciação, muito importante para treinar as manipulações algébricas desses conceitos.
______________
📖 Aqui no Universo Narrado acreditamos em um estudo totalmente individualizado e personalizado, focado nas necessidades, dificuldades e objetivos do aluno. Nos nossos cursos você vai encontrar:
👉🏻 Aulas objetivas, do zero, e com trilhas individuais de conhecimento que aprofundam até o nível exigido pela prova que você vai fazer!
👉🏻 Listas de Exercícios de embasamento (para fixar a matéria) e Listas de Exercícios de Personalizadas, com questões focadas na sua prova!
👉🏻 Todos os exercícios (são +15 mil em nosso banco) com resolução comentada em vídeo para você tirar dúvidas e esclarecer qualquer ponto que não tenha compreendido do problema.
👉🏻 O melhor atendimento ao aluno: temos monitoria de segunda a sexta-feira na plataforma e garantimos tirar todas as suas dúvidas com excelência em até 24 horas!
👉🏻 Simulados com Questões Inéditas elaboradas pelo nosso time para fazer você sentir que está no dia da prova (com todas as questões corrigidas em vídeo!)
👉🏻 Listas de Revisões Periódicas e Personalizadas integradas com o seu estudo, baseadas no que mais cai na sua prova e no que você mais anda errando (pois é, animal né? 🤘🏼)
👉🏻 Vamos mudar a forma como os alunos estudam matemática no Brasil! Se quiser aprender matemática do ZERO e com trilhas individualizadas e personalizadas de estudo, aqui é o seu lugar 😎
⚠️ Lembrando que você tem 07 dias de garantia INCONDICIONAL: entre, teste, pergunte aos monitores, assista as aulas e conheça nosso material! Se não gostar de qualquer coisa, basta enviar um email que devolvemos 100% do seu dinheiro. Seu risco é ZERO!
📱Se ficar com qualquer dúvida, chame nosso time para esclarecer: [bit.ly/3OYnB49](bit.ly/3OYnB49)
👉🏻CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSO TRABALHO E NOSSOS CURSOS:
www.universona...
👉🏻 NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: / universonarrado
FACEBOOK: / universonarrado
TWITTER: / universonarrado
👉 Domine a matemática em 08 semanas: universonarradocursos.com.br/pdv-mb/
Quando inicia uma nova turma?
Tenho deficiência visual total, mas apesar disto consigo comentar nos vídeos com leitores de tela! Fico muito feliz pelo crescimento desse canal aqui na plataforma, resultado do excelente conteúdo postado! Seu conteúdo é de grande importância para mim e para muitas outras pessoas. Parabéns pelo trabalho e pelo esforço. Motivado pelo gosto pela área da informática, eu criei com os meus amigos um canal mostrando como os cegos assistem aos vídeos, e como usam apps no celular e computador com total autonomia!!
Parabéns pela Força de Vontade!! Sucesso pra você!! Tmj 👍
Parabéns, que Deus abençoe e que você sirva de exemplos para outras pessoas
Olha, eu vi o seu canal, e você não está mentindo mas cara, não adianta mendigar eu em outros canais por inscritos, olha toda força para você; que Deus lhe abençoe em toda sua jornada e que você cresça dentro da plataforma UA-cam
E é a 33 vezes que eu encontro este mesmo comentário kkkkkkkk
@@jovemlider7359Olha eu entrei no canal dele e acho que é verdade.
@@jovemlider7359deixe de desencorajar os outros
Cara.. a forma com que você mostra as coisas é inacreditável, parabéns! Mesmo como engenheiro, teoricamente sabendo o que voce vai mostrar, você sempre desperta minha curiosidade nas tumbs e sempre vale a pena assistir seu show
Valeu meu xará!
Brabo demais, Sr. Narrado! Entender o que "ocorre por detrás dos panos" foi o que me fez evoluir em matemática até um nível AFA/ITA. Uma coisa é "Se a base é igual, basta igualar os expoentes" outra é saber que isso só é válido por conta da natureza injetiva da função exponencial. Pode parecer algo meio bobo, mas é o que define as regras do jogo. O senhor abriu demais a minha mente sobre como estudar exatas e sou muito grato. Desejo muito sucesso 👊🇧🇷
@Junior Lustosa injetiva ou injetora
👎👎👎👎👎👎
@@danielfarias421 Os dois estão certos
??????????????????????????????????????????????????
É incrível como a matemática pode ser tão prazerosa simplesmente compreendendo às regras do jogo.
Num é?
detestava matemática até conhecer esse canal rsrs
Eu já aplico logaritmo logo no início.
2^x = 3^(x + 1)
log(2^x) = log(3^(x + 1))
x . log(2) = (x + 1) . log(3)
xlog(2) = xlog(3) + log(3)
xlog(2) - xlog(3) = log(3)
x(log(2) - log(3)) = log(3)
xlog(2/3) = log(3)
x = log(3)/log(2/3) ⟹ propriedade logc(a)/logc(b) = logb(a)
x = log2/3(3) ⟹ logaritmo de 3 na base 2/3.
Também fiz assim !
É como ele disse ,ñ é sobre resolver e sim saber oq há por trás da resolução
Vc é espetacular. Sou formado em matemática e acompanho ótimos canais, mas sua maneira de ensinar abrange também alunos menos avançados. Parabéns
O homem não dá aula senhores, ele dá um show!
🪖🪖🪖
voce é um genio da matemática , porém eu sou ignorante total.Parabeniso voce pelo seu QI , ser igual ao de Albert Einstein .PARABENS.
Salve Sr. Narrado, comprei o Desvendando a Matemática e tô gostando mt, já aprendi mais q todos os meus 14 anos de escola em 1 semana, c é pica mlk, deus abençoe 🙏
Opa, feliz com isso, Gabriel! Acreditamos demais no trabalho que fazemos lá no Desvendando a Matematica. Ce vai ver quando concluir ele!!!
oi amigo eu gostaria de saber mais ou menos os conteudos que tem la dentro, sera que vc consegue me mandar uma foto sobre os nomes dos assuntos q tem la dentro? estou na duvida sobre comprar. Oq to mais na duvida é se ele resolve questoes la e quantas tem por assunto.
@@tannato4864 tudo na internet tem 7d de "teste" se você não gostar, pode pedir reembolso de 100% do valor. É lei
@@tannato4864 opa amigo posso mandar foto se quiser, não sei se ainda quer
Eu sei que ainda tenho muito pra estudar até dominar a matéria, mas com esse vídeo eu finalmente compreendi qual é a aplicação de logaritmo na matemática. Obrigado.
Sou pedagoga e gosto muito da matemática, o que desafia meu cérebro é essa disciplina. Qualquer hora dessa compro seu curso !
Como a gente não tem uma forma algébrica pra resolver aquele exponencial, aí nós criamos uma nova função, que é o inverso do exponencial, o logarítmo. Outro exemplo é a função de lambert, que se aplica nesse mesmo caso. E nessas exponenciais é legal perceber que normalmente só tem um valor, pq a base é menor que 1, daí só toca uma vez na constante que vc põe.
É incrível o quão fácil é aprender com esse cara!!!!
por favor, faça uma aula sobre logaritmos!! Seja no youtube ou no Desvendando a Matemática (que sou aluno, por sinal)
o título do vídeo é perfeito. Não se trata de saber o resultado, e sim o processo de resolução
Lindo demais. Eu sequer tive aula de logaritmo no ensino médio, que é um dos conteúdos necessários pra faculdade
Matemática tem toda sua lógica, apenas ficar em "passar para outro lado" ou gravar fórmulas não é muito diferente do que uma criança faz em um brinquedo que é uma caixa com 4 formas geométricas, e ela tem que pôr cada pecinha no lugar certo.
Comparação maldosa kkkkkk
@@i-frames816 mas verdadeira kkkkk,essas são as melhores!!
Finalmente entendi o passar pro lado. Obg amigo vc é um amigo
Cara, tu ja pensou em fazer videos contando sobre a história de físicos famosos, Ex: richard feynman, newton, etc. Grandes matemáticos como pitagoras, euclides e dentre outros, falar sobre pessoas que não são tão conhecidas como, Ramanujan, entre outros, seria bem legal, é apenas uma ideia
Um dia…!
@@UniversoNarrado Mal posso esperar.....
Sou aluno também kkkkkk
up, certamente. Esses dias assisti um filme sobre o ramanujan, "o homem que viu o infinito" reccomendo demais!!
@@brunomarliere6605 simplesmente, um dos melhores que ja vi
@@brunomarliere6605 também assisti a esse filme. É maravilhoso!!!! Lamentei apenas a morte precoce do Ramanujan!!!!
Também sou professor de matemática e adorei a sua abordagem e, principalmente, a sua didática. Parabéns, excelente aula.
Parabéns, Professor, vc só não resolveu a questão como também mostrou o caminho e porque daquilo. Embora gaste tempo e maioria dos grupos corre desse estresse, mas era isso que a escola precisava e precisa ensinar. Eu sempre me atinei para esse lado , porém livros de escola pública e professores da mesma não ensinão o caminho e o porquê disso. Grato , Professor, e saiba que os mestres ( Pitágoras, Euclides e outros mais) estão sorrindo no esquife e muito felizes por tal didática como também a " quebrada" e " morro" amou. Que bagulho lindo é essa ciência ( matemática) bem como a física idem.
💝Ótimos macetes!💝 Conhecer as propriedades é a baseee!
Peguei papel e caneta só pra ver se ainda conseguia resolver, e que alívio saber que ainda sei solucionar equações assim. Gostei do desafio.
Eu também huehuehue
Kkkk eu tinha feito log direto, aí fui ver o vídeo e o vi fazendo tudo diferente, pensei que ia dar um jeito de resolver por equação exponencial.
Tinha dado para mim 0.3x=0.48x+0.48
-0.18x=0.48
x=-(48/18)=-2.666...
eu também ksksksks
Pela propriedade eu poderia terminar com essa divisão de numeros fazendo log 2 - log 3. Poderia cortar o log de 3 de cima com o de baixo, ficando 1/log 2
Conteúdo de qualidade, obrigado por mais esta aula mestre!
Agora eu compreendi. É muito mais fácil você entender todo o processo por trás de uma operação do que simplesmente decorar o processo ou a forma. Matemática é de fato uma linguagem.
Muito bom o vídeo, ensinando álgebra do jeito certo! Pra quem quiser saber mais sobre esse balenceamento das equações, recomendo pesquisar sobre Alcuarismi
Tooooop demais so. Com o felipe ce consegue aprende de fato a matemática e a física. Esse cara é um mestre!
Cara , vc é um genio! Fora da curva.
Pois é, a matemática é para conseguir construir uma expressão capaz de resolver um problema. Já a resolução da expressão é de interesse exclusivo de alguma disciplina que dependa da matemática como calcular uma velocidade, aceleração, mudança de temperatura, campos elétricos e magnéticos, dilatação de materiais, etc. Para essas disciplinas sim o resultado é o que interessa.
Acredito que já bastava ter considerado o 2^x e o 3^(x+1) como e^(x.ln2) e e^(x.ln3+ln3), respectivamente. Depois disso, era só considerar os dois expoentes e isolar o x.
Muito bom o vídeo cara! Dei meu like!
Sou estudante de engenharia pela federal. Mesmo tento já o conhecimento, acho bacana como vc consegue prender atenção e fugir do "decoreba" impostas nos ensinos básicos. talvez se tivesse visto seus videos antes de fazer calculo, não teria passado sufoco com conceitos básicos kkkkk. parabéns! sucesso!!!!
O Bizu é sempre dividir ambos os membros pela maior base que está elevada a X. Show de bola essa questão, podia também no final aplicar a propriedade da divisão de logaritmando, é o log do numerador - log do denominador.
Cara, você é muito massa, adorei a resolução e definitivamente sai do vídeo mais inteligente do que eu entrei
Muito obrigado pelas suas ótimas aulas Felipe!
Nossa cara excelente isso. Imagina isso aí em uma sala de aula.
Esse exemplo me lembrou a matemática financeira, na equação de juros compostos, quando o tempo é a variável!!! Muito legal
Pessoal curte aí quem gostaria de pagar em boleto mensal o melhor curso de física do mundo ,vamos convencer o GUISOLI, parabéns tmb pelo que faz c a matemática
Euuuuuuu
Ótima dica!! Mas poderia ter colocado log ja no inicio, ficaria mais rápido numa situação de prova.
Eu estou estudando esse assunto esses dias, muito legal
lança um curso de cálculo 1, ninguém tem uma playlist de cálculo 1 no youtube que faça vc verdadeiramente VER o que é limites, derivadas e integrais. O cálculo é lindo, útil, e excepcionalmente importante mas muitos professores o ensinam como uma decoreba sem fim
uma dica
quando você terminou de resolver a a equação, ainda era possível simplifica-la mais. pois existe uma regra de mudança de base que se aplicaria ao momento, no entanto ficaria deste jeito: x=log₂ ∕₃ (3)
OBG!!! vídeo perfeito
Puts, cara... A exposição/ explicação da manipulação que podemos exercer na solução de certos exercícios foi algo muito bom. Parabéns e muito obrigado.
Eu gostaria que vc tratasse sobre divisão sobre chave sobre vírgula depois do algorismo.
Acho lindo o logaritmo
Ele tem a belíssima utilidade de trazer pro mundo das "contas de baixo/das bases" os expoentes, que estão num mundo "acima" hehehe
Bela aula, aliás!
Resolvi no papel antes, muito bom pra praticar :D
Excelente exemplo para abrir a mente! Parabéns!!!👏👏👏
Obrigado 🙌
Vídeo sensacional! Sempre muito bom aprender coisas novas.
Algo que gostaria de ver é o porquê a função inversa da função logarítimica é uma exponencial. Quando me ensinaram isso tinha soado como um porque sim(o que obviamente não deve ser).
.
Na verdade, a resposta é "porque sim". Se possuímos uma operação matemática (ou função) que leva certos valores x em outros valores y, podemos definir uma operação que leva esses mesmos valores y em x. Só precisamos tomar alguns cuidados, por exemplo, não há x que elevado a uma base real qualquer resulte em um número negativo, logo, logarítmos reais de números negativos não devem existir e, portanto, quando definimos essa operação, impomo-la condições de existência (da mesma forma que não podemos dividir por zero).
O que você questionar - com razão - é o motivo de criarmos tais operações, neste caso, há vários. A princípio, logarítmos foram criados para facilitar contas (eles eram literalmente as calculadoras da época). Hoje em dia, para esse fim, logarítmos são inuteis, mas, com o surgimento do cálculo e da teoria de funções, o logarítmo tornou a ser importantíssimo.
@@joaootavio8942A primeira linha com o "porque sim" me pegou desprevinido, mas quando li sua explicação - que foi muito boa aliás - compreendi a razão da resposta: o logarítimo foi criado como ferramenta para suprir essas necessidades. Agradeço, João, pela paciência e por verdadeiramente elucidar minha dúvida a esse respeito; muito obrigado :)
Boa tarde! Professor. Parabéns pela aula. Muito muito bom e bem explicadinho. 🎉❤❤
O daora é que um dia eu fiz um problema pra mim assim. 2^x=3.
Eu tirei o log dos dois lados passei o x multiplicando o log e descobri que 2^x=3 é a mesma coisa que log de 3 na base 10 dividido por log de 2 na base 10.
Coisa boa, ainda não esqueci como faz.
Primeiro video que eu vi desse canal, maravilhoso
Fala de séries!!!!! Ótimo video
Até a parte do anterior ao log eu sabia, o que eu não sabia era que o log era o inverso da exponenciação. Agradeço o conhecimento.
Bacana....mas dava pra dar mais um passo no final...mais uma propriedade.
Válido demais as dicas pra galera....parabéns.
Esse ano irei fazer seu curso.
Obrigado prof aprendi bastante .
Show!
Muito bom irmão , Parabéns pela a sua didática e dedicação no que faz ! me ajudou bastante , valeu !
Carai mano, vc é top 10 elevado ao infinito, cara. Eu nunca tinha entendido antes pq qnd eu passo um número pro outro lado da igualdade eu tenho q mudar o sinal, agora eu sei pq por sua causa, gênio, parabéns
não tem jeito, só com log nos dois lados da equação, interessante foi eliminar o 3^x de um lado da equação para modelar a conta, mas é só usar a regra do peteleco dá propriedade de log, iguala em divisão na equação e assim tem divisão de log que pode finalizar com a propriedade de subtração e divisão que ficaria se não estou enferrujado e descuidado é log3-log2-log3 e ficaria x=-log2
show, assim Matemática fica super compreensível!
Sempre achei que a inversão da potenciação era a radiciação! Obrigado por esclarecer.👏👏👏👏
Mas é! Potenciação é diferente de exponenciação !
@@UniversoNarrado qual seria a diferença?
Congratulações....excelente explicação
Manda um alô Sr.Narrado.😁
Muito bom professor! Parabéns.
Ainda poderia dar um passo a mais, aplicando a propriedade da divisão de logaritmo. Abraço
Conheci seu canal hoje e está valendo muito a oena
Espero encontra-lo mias vezes por aqui em...
Que simplicidade para explicar, curti mil ! uma frase muito atribuída a Einsten : Se você não pode explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer.
--- então eu digo, professor uma excelente aula foi lecionada aq nessa videoaula pqp .
Disgraaaaaaaaaaaca! Fiquei aqui meia hora acreditando que tinha um jeito mirabolante de resolver sem calculadora
Eu também kkkkkk
VC É TOP DEMAIS ![
Brigado
Valeu professor! E isso ai!
esse tipo de video é muito massa de assistir
Preciso comentar: que massa um video direto pratico sem enrolação. 10s de intro é um sonho kkk parabéns pelo vídeo! Não conhecia o canal, mas esse video me ganhou.
topissimo irmão
parabéns pela explicação
Adoro gente inteligente vc é mt linfo
Fiz com log logo de cara, hehe
Aí o expoente x+1 caia e multiplicava o log de 3 na base 2 e igualava a x, aí era só isolar o x
Caramba cara!
Até arrepiei aqui
Muito bom. Se a questão fornecesse o log de 2 e 3, daria para usar a propriedade do log da divisão e finalizar a conta. Isso se não tiver calculadora. 👏
Parabéns professor 👏🏻 show demais
Grande mestre
Uau! amei!!!! Curto demais estes desafios, mas nem sempre consigo resolvê-los. kkkkkk!
Pô Felipe continua com essa aulas. São muito top!
Ótimo vídeo! Deixo como sugestão trazer um problema de geometria, que com certeza a geometria é uma das partes mais bonitas da matemática.
Ótima sugestão!
Excelente vídeo !! Você está redondamente certo, o lance é entender, os números em si são secundários. As vezes os alunos se assustam com as letras em operações, mas não se tocam que o importante é a compreensão em si.
Viu, qual APP você usou no seu tablet para fazer essa lousinha ??
Sr. Narrado, eu poderia cortar log com log e dividir 3 por 2/3?
Não pq log ali não é tipo uma multiplicação. Se fosse um 2 vezes algum número, aí sim poderia cortar o 2. Mas log é uma operação que n funciona desse jeito. Da msm forma q vc n pode cortar somas em divisões, por exemplo (x+5/x+7), isso não é 5/7.
De forma alguma. O que você pode fazer é mudar a base do log pra dar uma simplificada a mais. log(3)/log(2/3) = log[2/3](3), lembrando que [2/3] é a base do logaritmo.
Top!!!
Bem legal, me ajudou mt
Meu canal favorito
gostei do vídeo, porem eu estava esperando a sacada genial para dar o resultado no campo dos reais kkkk
ainda da pra aplicar a mudança de base pra ficar um log só, tipo: log3 na base 2/3, n muda nada na resposta mas eu acho mais elegante
Muito bons seus videos, excepcional traquejo educacional , despertando muto o raciocinio lógico dos alunos LIKE LIKE
Muito bom teu vídeo. Parabéns.
Que vídeo bem trabalhado!!!
Brabo!
Sugestão: resolver problemas que envolvam família, tipo: o pai do padre é filho único do meu pai: o que o padre é meu?
Amei a aula.
Limite, derivada e integral. Nunca entendi direito. Explica aê. Abs
Queria muito ver operações em base hexadecimal, topa fazer?
up