Tenho fobia social em alto grau. Tenho buscado melhorar isso, fazendo palestra. Hoje sou palestrante em uma instituição religiosa que administro. Estou me curando.
12:59 é por isso que sempre que eu fico parado sem trabalhar e sem estar em convívio fora de casa, sempre caio no problema. Por 3x a minha moto estragou e eu tive problema para sair na rua novamente e retomar a minha vida por causa de crises de ansiede e pânico, pois eu trabalho como motoboy. Que vídeo esclarecedor!
Eu tenho medo de gente em alguns contextos: faculdade, academia, familiares, trabalho, gente que eu não preciso pra algo prático. O resultado é que não me socializo e sofro com solidão e ansiedade. Essas explicações me deram muitos insights.
Tenho fobia em tirar sangue na veia e não de injeção, toda vez desmaio, mas quando fui andar de avião descobri que meu medo de sangue é fichinha comparado de entrar em uma lata que voa, tá maluco
Eu tinha fobia de sangue desde pequeno, até já desmaiei tirando sangue. Em um certo dia fui assaltado e esfaquearam meus amigos e a parte de prestar socorro ficou comigo, depois desse dia nunca mais tive problemas com sangue.
-3:20 logo no final, eu não gosto desse tipo de intervenção do profissional, que é supôr cenários piores do que a pessoa já trouxe, ou seja, ela nem pensou naquilo e agora passa a pensar porque o profissional trouxe à tona. Tenho a sensação que o profissional que faz isso vai por uma linha pessimista e conduz o paciente unicamente para mostrar seus "conhecimentos" em detrimento daquele assunto... Eu tive uma experiência parecida com uma psicóloga que contei sobre o resultado de uma ultrassom da tireóide que havia feito e que havia sido constatado dois nódulos (na época) e eu nem sabia ainda se eram malignos ou benignos, pois precisa de passar com a especialidade de cabeça e pescoço para ver o formato, fazer pulsões e afins, então, estava somente insegura com O DIAGNÓSTICO DE DOIS NÓDULOS e compartilhei e ela, simplesmente, começou a me preparar para cenários de que caso aqueles nódulos fossem câncer, como seria. Falou de quimioterapia, como era, tentando diminuir o impacto de uma situação de alto risco que eu NEM havia pensado ainda. Agora, se existe um motivo técnico para essa intervenção, qual seria? Eu sai de lá muito mais insegura e triste com a possibilidade que ela criou para mim do que a que eu mesma levei. Em nenhum momento eu imaginei que poderia ser maligno, a minha crença não permitiu. Então, se o cenário se limita a um espaço de "dor", por que ampliar, eu não entendo. Dúvida sincera.
Quando aplico essas técnicas, não sugiro ao paciente o pior cenário. É o paciente quem cria isso. Até pq o pior que ele criou, pode na verdade, nem ser o pior que poderia existir. Assim, por ex, poderia ser utilizado um questionamento socrático como uma das técnicas. É necessário tentar levantar todo o conteúdo cognitivo, todo cenário, que o paciente está criando, só aí, em cima disso, que se direciona as intervenções... Da forma como eles apresentaram no vídeo, foram somente exemplos das possíveis criações cognitivas de algumas pessoas...
Tenho horror de altura , então decidi enfrentar isso .E foi ótimo, me fortaleceu , diminuiu e muitooooo minha ansiedade .Fiquei de cara comigo mesma . Obrigada pelo conteúdo .
Faço Psicanálise há algumas semanas mas não cheguei a perceber nenhuma grande melhora,o que de certa forma eu já esperava mas no teu caso e no meu, você acha que a melhora (pelo menos uma boa melhora) acontece mais por causa do paciente em si ou do método utilizado ? Quanto levou até você perceber uma melhora significativa ? Chegou a usar medicamentos também ?
@@P.E.S.Ra Psicanálise tende a ser mais introspectiva, mais "profunda" e mais lenta. A TCC tende a ser mais prática, rápida e eficaz. Cada uma tem seus prós e contras, mas dependendo do caso e da demanda do paciente/cliente uma tem vantagem sobre a outra.
Tenho fobia social em alto grau, e tenho feito palestras na instituição religiosa que administro. Neste domingo passado eu fiz uma palestra sobre "não deixe para amanhã". Pela primeira vez, nas dez palestras que empreendi até aqui, eu não só não senti vontade de sair correndo, como tive mesmo vontade de permanecer e falar, e falei por uma hora e meia e iria continuar ali por umas 5 horas. Bater de frente com os gatilhos e motivos da ansiedade é de fato um exercício que funciona. A ansiedade continua se manifestando por outros motivos, mas me relacionar com as pessoas está ficando bem mais fácil. Devemos perseverar, por isso quero deixar esse depoimento. Tive umas 10 Ideações suicidas este ano, estou lutando contra uma depressão muito difícil, mas parece que está ficando melhor do que já esteve, progressivamente. Deus abençoe vocês!!🤝👍👍
@1joeee10 no começo sempre é muito difícil, porque lidar com a sensação de ansiedade nesse caso é muito delicado, a sensação é muito forte, eu sentia que iria morrer mesmo. Então fui aprendendo com respiração a dominar a sensação, porque é orgânico, você tem que respirar mesmo, pausadamente, e manter isso. Ao mesmo tempo eu me obrigava mesmo a não desistir de me expôr, assumia o que pra mim era um risco alto, e me obrigava. Cada palestra eu fui sentindo menos ansiedade, mas ainda em nível muito alto. Mas gradativamente a ansiedade foi diminuindo a cada exposição, seguindo exatamente esse método de respirar e manter -me firme na decisão de me expôr. Hoje é banal pra mim não só me expôr, mas falar com as pessoas. O medo do julgamento, medo do vexatório simplesmente diminuíram para condições bem baixas mesmo. O que é curioso é que estou fazendo isso nos últimos dois anos. Então existe uma resposta relativamente rápida para a aquisição do controle dessas sensações, desde que você se empenhe sinceramente nessa direção.
@@1joeee10 isso que te mostrei não era uma realidade normal administrável, não eram medos administráveis facilmente. Eu tenho tendo dificuldades por causa dessa fobia a minha vida inteira. Eu simplesmente não falava com ninguém, não sabia me comunicar, e me fechava para todos, por medos, vários, reprovação, julgamento, etc etc etc. Eu arbitrei a mudança, eu me desafiei na minha zona de conforto, eu realmente lutei contra um monstro gigantesco. E venci. E acredite, a respiração tem tudo a ver com isso, porque a respiração praticada mexe em toda circuitaria emocional, diminui batimento cardíaco, melhora oxigenação do cérebro, diminui níveis de adrenalina, e realmente, no caso que citei, eu cheguei num ponto em que minha mão tremia, meu corpo apresentava todos os sintomas de uma crise brava de ansiedade, mas minha mente já estava mais acostumada a situação, então meu corpo tremia, mas minha mente estava tranquila, e eu queria continuar fazendo a palestra. O começo é foda, mas o desafio bem lutado gera mesmo resultados nessas sensações. Já não acho mais que vou ser fuzilado, nem julgado, nem nada, na verdade eu não crio mais complicações na minha cabeça que possam gerar qualquer medo.
No meu caso eu sinto ansiedade social quando estou em ambiente mais tóxico. Se o ambiente onde estou é tranquilo, não fico ansioso. No ambiente tóxico, a fobia social parece mais forte.
Minha fobia é conhecer e conversar com pessoas novas, e muito triste, pois , faz parte do dia dia, conhecer namorada, ou conversar com cliente do trabalho.
Eu tenho uma fobia muito estranha que é medir pressão arterial. Mesmo sozinho em casa, me dá uma ansiedade tremenda e obviamente o valor fica alterado. Só tem um médico que me compreende e com ele eu consigo fazer a aferição sem maiores problemas. É muito bizarro isso
Olá, Renan. Minha pressão sempre dá alterada em qualquer medição, seja com profissional ou sozinho. Automaticamente meu coração dispara. Ansiedade é uma desgraça. Mas eu busquei ajuda de um profissional da Psicologia. O que você fez ou está planejando fazer sobre isso? Ainda bem que não estou sozinho. Abraços
Me identifiquei com esse assunto! Contando uma experiência minha. " Quando criança minha madastra tinha muito medo de rã, ela me fazia medo pedia para mim se afastar, já pra eu não fazer medo a ela, pq meu pai fazia medo brincando jogando a rã próx dela, desde desde desse tempo tbm criei um medo e até hoje tenho, mais realmente é algo bobo mais quando encravado na mente nos trava "
Velho, você não é o único hoje mesmo eu passei por isso,comigo são pensamentos, sobre o futuro e coisas sem sentido,aí tenho até um "medo" dê falar com as pessoas.
Gente eu precisava muito ter visto esse vídeo logo.. estava aqui guardado na playlist e só agora decidi assistir.. fiz teria semanal em 6 sessões e fui encaminhada agora para uma psicologia mais específica, que tbm vai ser 6 sessões mais não sei qual abordagem vai ser
Oque eu percebi com o tempo, as fobias e ansiedade sempre parecem fichinha quando eu vou passar por uma situação maior/pior que todas as outras... ai parece brincadeira, coisas que eu considerava como 100
A minha é ansiedade generalizada a minha provoca dores no meu corpo,faltas de ar , pensamentos ruins, Sinto dores preciso de ajuda mais aqui na minha cidade não tenho ninguém que possa me dar uma ajuda tenho desde os 8 anos tenho 38 basicamente o fim eminente me assombra todo santo dia e não posso demostrar guardo isso na minha cabeça e é uma tortura
Se informe sobre técnicas para lidar com a ansiedade, e coloque em prática. Já será um primeiro passo. O segundo passo é "aceitar o problema" procurar ajuda profissional.
Compartilhando minha experiência pessoal... Desde a infância tinha fobia à sangue. Não podia sequer ver foto, quanto mais vídeo, e muito menos cogitar presenciar alguma situação que envolvesse sangue (seja o meu ou o de outro). Para se ter uma ideia melhor, eu quase passei mal só de ouvir dois rapazes no ônibus conversando sobre um acidente que tinha ocorrido com um deles, e este sendo muito detalhista, contando onde e como se machucou, e como tinha ficado depois. Tive que descer num ponto de ônibus antes do meu, porque já estava quase desmaiando, formando aquela imagem da história dele bem viva na minha mente. Outro fato interessante (e hoje acho graça kkkk) é que apesar de eu ter tido todas as condições para ter ficado no exército, quando me alistei aos 18 anos (pois sou alto, era um pouco gordinho à época mas até que forte, não tinha nenhum histórico de doença ou de acidente, etc), acabei não ficando. E até hoje acho que por conta dessa fobia. Porque depois de passar por todas as etapas da avaliação no Batalhão, quando fui pra entrevista com o Sargento, e ele me perguntou se eu tinha fobia à altura, escuro ou lugar fechado (as opções padrões lá no papel), eu disse que tinha à sangue. Daí ele intrigado me questionou: "como assim?, e eu lhe disse: "se for até um corte pequeno, eu acho que aguento". Então ele: "E se for um corpo dilacerado, ou mesmo decaptado?". Eu friamente respondi: "Caio do lado dele" kkkkkkkkk O fato é, sempre que me machucava, mesmo que fosse um corte pequeno, eu geralmente passava mal, ao ponto de ficar pálido, com as extremidades geladas, suando frio e por vezes "apagar"/desmaiar um pouco até. Daí quando eu estava com 20 e poucos anos, comecei a fazer acompanhamento psicológico, para tratar essa fobia. Um dos métodos que a psicóloga utilizou na época foi justamente este mostrado no vídeo, de me fazer elencar o melhor / pior cenário quanto à minha fobia, e de enfrentá-la aos poucos (além de outras técnicas, como a de respiração, por exemplo). Depois de aproximadamente um ano e meio de terapia, e hoje já tendo passado quase 10 anos disso, posso dizer que estou 80% "curado". Nunca me senti 100% na verdade, mas sou totalmente grato a esse período na terapia. De lá pra cá passei por várias situações, dentro doar sangue com frequência, e até plaquetas, que é um processo mais difícil e demorado (obs: nunca tive medo de agulhas, mas a fobia à sangue, por consequência, me fazia evitar ao máximo contato com elas); presenciar acidentes, e ter a mente mais centrada até para prestar socorro; estar presente na sala de cirurgia durante o parto da minha filha (lembro que durante a terapia, assistia com certa frequência a vídeos de partos, pois um dos meus maiores desejos era estar junto da minha esposa quando esse momento chegasse), dentre outras situações. Enfim, hoje sou uma pessoa muito melhor, graças à terapia.
Eu li seu texto, amo histórias com detalhes e adorei a forma como você contou o que lhe aconteceu, fui lendo e imaginando você no ônibus ouvindo aquela conversa, a sua entrevista com o sargento no Exército e depois o seu processo terapêutico. Maravilha que tenha buscado tratamento e que tenha chegado a cerca de 80%, parabéns por isso.
Fala, Alex! Busque terapia com um psicólogo. Vai te ajudar grandemente. É possível ter qualidade de vida. Acredite. Hoje em dia, pelo menos 2 bilhões de pessoas no mundo possuem algum transtorno mental. Você não está sozinho.
Eu tinha medo também de andar de avião, chegava até beber escondido antes de decolar.. Mais aos poucos eu fui descobrindo que poderia me dar com aquela sensação dele subir como na descida, então superei esse medo..Hoje, quando ando de avião, reservo o lugar logo na janela, pra ir olhando..
@@ÉOGHOSTCARAMBA No meu caso não era fobia não, era apenas um medo irracional mesmo, igual há muitas pessoas que tem.. Mas quem tem fobia específica nisso, o processo é o mesmo: tem que se expor ha isso, ou seja, fazer várias viagens de avião e ir enfrentando esse medo até ele diminuir e acabar.. A fobia específica que eu tinha era de socializar com pessoas, o processo que me curou foi o mesmo: exposição!
Acho que avião é um dos piores lugares pra quem é ansioso. Uma que se cair morre, você não se mexe e fica fechado, não tem o que fazer, e o que mais me irrita é o barulho repetitivo da turbina kkkk
A tecnica de PNL e muito eficaz para esses traumas e não tem muita firula e ensinamentos complexos como foi feito, a despeito de gostar bastante de neurociência e saber que a exposição ao fato também resolva. Mas, insisto, demora muito mais que a primeira tecnica mencionada. A questão é “se todos os caminhos te levam de volta a Roma”, qual mais adequado usar para o caso concreto? Eu particularmente prefiro considerar o de menor dano possível e a celeridade do tratamento.
Eu tinha fobia de elevador, até que um dia eu precisei usar um e estava sozinha, pq era no vigésimo andar. Até o 4 ainda ia de escada tudo por causa de fobia de elevador, mas hoje em dia uso, porém, não é aquilo de dizer oh eu não tenho medo.
Meu filho não quer ver ninguém, largou o curso de enfermagem não consegue ficar perto das pessoas. Está tão difícil, nem para passear vou tentar fazer essas tentativas com ele sair e ver gente.
Pede pra ele se abrir contigo, e se compromete a ouvir sem julgamentos, só ouve e deixa ele desabafar... pouco a pouco, mesmo que ele não consiga falar tudo de uma vez, já será um passo importante, uma conexão entre vcs. Qualquer "passo" que for dado na tentativa de melhorar essa situação será válido, mesmo uma maratona se completa com um passo de cada vez. E idealmente procurem ajuda profissional.
eu tenho fobia de vomitar. quando eu era criança nem a palavra eu podia ouvir sem entrar em desespero. escrever essa palavra ou ler ainda me da um pouco de arrepio. a uns meses atras eu nao comia em lugar nenhum e ficava o tempo inteiro atenta olhando pra todos os lados observando todo mundo com medo de elas vomitarem. morria de medo (ainda tenho um pouco) de pegar virose quando ando am lugares públicos com muita gente perto. sou muito paranoica com germes e comida. era viciada em ondasetrona, tomava todo dia e se eu sentisse algo estranho tomava mais de um comprimido. É uma fobia horrível demais. e tbm tenho fobia social, a pouco tempo atras nem de casa eu conseguia sair, hj me sinto muito desconfortável estar em público, é agoniante😢
Me tira uma dúvida por gentileza. Eu fiz 6 sessões de psicologia e não tive sucesso, a psicóloga disse que eu devo pedir pro meu psiquiatra um encaminhamento com um neuropsicologo para saber o que realmente eu tenho.. e também passou a continuidade de sessão para de 15 em 15 dias com outro psicólogo esse mais específico e duração de consulta intermitente, porém não sei que tipo de psicologo vai ser. Minha dúvida é: eu devo ir logo nas próximas sessões ou devo esperar passar no neuropsicologo primeiro para ele me avaliar melhor?
Eu tinha fobia de barata. Até o dia em que deitei no sofá da sala, cochilei e acordei com uma cócega na minha perna... Coloquei a mão onde estava tendo cócegas, com tudo e senti algo em minha mão. Como estava sonolenta, amassei o algo em minha mão. Kkkkk Fez barulho de papel de bala sendo aberto. Abri os olhos e vi a barata esmagada por mim. Uma nojeira, mas o pavor desapareceu pra sempre. Hoje eu é quem sou o terror das baratas. Kkkkk
@@henriquebraga8087 hum, eu não sinto assim, tenho muitas gases, muita mesmo! Sinto que me dar diarréia de manhã e fico constipada uns 2 dias, acabo esquecendo de fazer o 2 simplesmente!
Moro no interior. Tem varios bichos. Morro de medo de barata, mas aqui fenho medo de escorpião. Tomo remedios controlados pois tenho sindrome do pânico e ansiedade. Me enchem de remédios.
Eu tenho uma trava em me relacionar sexualmente, tipo uma insegurança com meu pênis , acho pequeno 16cm , e tbm minha libido e muito instavel por causa do porno , nunca fui de ir atrás das mulheres sou bonito , todas com qm me relacionei veio ate mim , porém so me relacionei sexualmente uma vez tenho 26 anos nao sei oq fazer para acabar com essa insegurança, perdi a mulher da minha vida por conta disso.
Man isso acontece comigo real, eu penso: não há nada de mais em conversar com alguém ou pagar algo no supermercado sla, mas na hora que eu faço começo a me tremer todo 💀
Eu sofro quando vou no médico, então quando vão medir minha pressão, ficou ainda pior, meço a pressão em casa tá de boa, basta ir ao médico a coisa complica, sobe lá nas alturas, o que fazer?
Talvez você só esteja com medo do médico ou qualquer outra pessoa desconhecida ver sua pressão alta, talvez seja por ficar com medo pra a pressão não ficar alta...sei lá, kk imaginei essas duas coisas
12:53 se vc dx de se expor por meses e seu medo vai voltando, por causa que vc acumulou aquele medo por anos e com emoções fortes... Então caso eu me exponha por anos, caso eu pare de me expor em aquilo por algum tempo, há chances de não ter mais aquele medo ? Ou o medo volta
Até onde sei (não sou especialista), quanto mais tempo de exposição variada, melhor será sua qualidade de vida, mas ainda há possibilidade de seu medo voltar devido a esse fenômeno conhecido como "recuperação espontânea". Mas acredito que você ficará mais feliz em saber que isso geralmente ocorre em pessoas que sofrem de TEPT, que seriam, por exemplo, ex-militares que batalharam e não podem ouvir fogos de artifício que entram em pânico. Há casos em que, mesmo após décadas de tratamento bem sucedido e quase eliminação total da fobia, o pânico volta sem motivo algum. Mas como disse, são casos raros e com condições extremas.
Acho que não é apenas se expondo que vai perder esse medo mas sim COMO você se expõe nesses lugares,com essas pessoas que você sente muito medo,ou seja, é muito mais sobre como você se comporta,se sente e pensa nesses momentos ,do que simplesmente se expor de qualquer jeito
@@P.E.S.Rexatamente! No meu caso eu hoje em dia só vou no mercado de manhã cedo pq tem menos pessoas, e mesmo assim ainda ficou nervosa.. já pensei em me expor e ir de noite, horário que tem mais pessoas, porém me trava na hora tenho medo de ficar desengonçada por me expor de repente, de alguém conhecido me ver e me julgar sei lá..
@@P.E.S.R Programação Neurolinguística. É um modelo de terapia iniciado na década de 70. Se quiser dá uma olhada no meu canal, trabalho com PNL há 10 anos.
Eu tenho ansiedade forte, quando no eu vejo filmes de ação terror depois demoro pra caramba pra dormir. Se eu tomar muito café tambem, energético, termogênico, pré treino. Se eu treinar musculação,ou qualquer outro esporte , correr, a noite nao durmo de jeito nenhum. Tudo isso tomando remédio.
@@andrea22333Acredito que você está falando de Mioclonia, moça. Se for realmente isso, pode ser considerado normal desde que não haja declínio da qualidade do sono. Existem 4 tipos de Mioclonia, mas acho que seria mais interessante que você pesquise sobre cada um desses tipos em vez de eu tentar explicar algo aqui, já que não sou nenhum especialista. Minha mãe sofre com um deles (não sei qual), mas a solução pra isso foi ela fazer 30 minutos de caminhada moderada todos os dias, e os sintomas quase cessaram após ela começar na academia. Não foram necessários medicamentos
Essa tal terapia TCC não serve no meu caso, eu não quero mudar nada, quero mesmo é voltar ao que era, só isso. E esse monte de gracinhas sem graça também não ajuda.
Sou contra a exposição, se alguém tem problema em se socializar na periferia, marginalidade, baile funk que incomoda noite 19 às 03, já escuto todo dia e não quero ir no baile funk da minha rua 😅
Olá! Provavelmente o que vc sente com relação ao baile funk não é medo ou fobia. Talvez seja raiva, incômodo, stress... E não por medo. Então, acho que essa estratégia não vai funcionar nesse seu caso
Tenho fobia social em alto grau. Tenho buscado melhorar isso, fazendo palestra. Hoje sou palestrante em uma instituição religiosa que administro. Estou me curando.
parabéns. eu tbm tenho e preciso fazer seminários na faculdade e fico muito mal antes, meses antes da apresentação
❤
Que ótimo 🙏
CARALHO Vc se curou fazendo palestra??? Eu q n tenho esse transtorno n consigo ter coragem disso cara, parabéns!!!
Isso me acontecia também , mas hoje em dia consigo dar uma controlada nesses tipos de situações
MELHOR VÍDEO QUE VI SOBRE O TEMA. Mandei para todos os meus queridos e queridas que sofrem de ansiedade.
12:59 é por isso que sempre que eu fico parado sem trabalhar e sem estar em convívio fora de casa, sempre caio no problema.
Por 3x a minha moto estragou e eu tive problema para sair na rua novamente e retomar a minha vida por causa de crises de ansiede e pânico, pois eu trabalho como motoboy.
Que vídeo esclarecedor!
O pior pânico e aquele persistente, é que não é identificado , que fica parecendo um medo do próprio medo !!!
O que eu sinto!
Verdade
Isso se chama AgoraFObia ... eu tenho é horrível, mas tem que persistir e resistir !!
Exatamente!
@@rebecapeixoto1176😢eu
Como vc faz?
Eu tenho medo de gente em alguns contextos: faculdade, academia, familiares, trabalho, gente que eu não preciso pra algo prático. O resultado é que não me socializo e sofro com solidão e ansiedade. Essas explicações me deram muitos insights.
Tenho fobia em tirar sangue na veia e não de injeção, toda vez desmaio, mas quando fui andar de avião descobri que meu medo de sangue é fichinha comparado de entrar em uma lata que voa, tá maluco
Eu tb passo mal é foda
Foda, mas uma lata que trafega com outras latas também é ruim em.
😂😂😂
Né isso, negócio nas alturas 😢
Sério, eu adoro
@@andrea22333pousos e decolagens eu acho o máximo! 🙋🏻♀️🌷
Eu tive depressão profunda e gracas Deus foi resolvido com oração e ler bíblia.
Como foi o seu cronograma pra orar e ler a bíblia?
Eu tinha fobia de sangue desde pequeno, até já desmaiei tirando sangue. Em um certo dia fui assaltado e esfaquearam meus amigos e a parte de prestar socorro ficou comigo, depois desse dia nunca mais tive problemas com sangue.
Bizarro. Seus amigos estão vivos?
@@Krokokov Estão, demoraram pra se recuperar mas agora só sobraram cicatrizes
-3:20 logo no final, eu não gosto desse tipo de intervenção do profissional, que é supôr cenários piores do que a pessoa já trouxe, ou seja, ela nem pensou naquilo e agora passa a pensar porque o profissional trouxe à tona. Tenho a sensação que o profissional que faz isso vai por uma linha pessimista e conduz o paciente unicamente para mostrar seus "conhecimentos" em detrimento daquele assunto...
Eu tive uma experiência parecida com uma psicóloga que contei sobre o resultado de uma ultrassom da tireóide que havia feito e que havia sido constatado dois nódulos (na época) e eu nem sabia ainda se eram malignos ou benignos, pois precisa de passar com a especialidade de cabeça e pescoço para ver o formato, fazer pulsões e afins, então, estava somente insegura com O DIAGNÓSTICO DE DOIS NÓDULOS e compartilhei e ela, simplesmente, começou a me preparar para cenários de que caso aqueles nódulos fossem câncer, como seria. Falou de quimioterapia, como era, tentando diminuir o impacto de uma situação de alto risco que eu NEM havia pensado ainda. Agora, se existe um motivo técnico para essa intervenção, qual seria? Eu sai de lá muito mais insegura e triste com a possibilidade que ela criou para mim do que a que eu mesma levei. Em nenhum momento eu imaginei que poderia ser maligno, a minha crença não permitiu. Então, se o cenário se limita a um espaço de "dor", por que ampliar, eu não entendo. Dúvida sincera.
Quando aplico essas técnicas, não sugiro ao paciente o pior cenário. É o paciente quem cria isso. Até pq o pior que ele criou, pode na verdade, nem ser o pior que poderia existir. Assim, por ex, poderia ser utilizado um questionamento socrático como uma das técnicas.
É necessário tentar levantar todo o conteúdo cognitivo, todo cenário, que o paciente está criando, só aí, em cima disso, que se direciona as intervenções...
Da forma como eles apresentaram no vídeo, foram somente exemplos das possíveis criações cognitivas de algumas pessoas...
Tenho horror de altura , então decidi enfrentar isso .E foi ótimo, me fortaleceu , diminuiu e muitooooo minha ansiedade .Fiquei de cara comigo mesma . Obrigada pelo conteúdo .
Perspectiva interessante. Aplicar a TCC é o que mais vem surtindo efeito em mim mesmo.
Faço Psicanálise há algumas semanas mas não cheguei a perceber nenhuma grande melhora,o que de certa forma eu já esperava mas no teu caso e no meu, você acha que a melhora (pelo menos uma boa melhora) acontece mais por causa do paciente em si ou do método utilizado ? Quanto levou até você perceber uma melhora significativa ? Chegou a usar medicamentos também ?
@@P.E.S.Ra Psicanálise tende a ser mais introspectiva, mais "profunda" e mais lenta.
A TCC tende a ser mais prática, rápida e eficaz.
Cada uma tem seus prós e contras, mas dependendo do caso e da demanda do paciente/cliente uma tem vantagem sobre a outra.
Tenho fobia social em alto grau, e tenho feito palestras na instituição religiosa que administro. Neste domingo passado eu fiz uma palestra sobre "não deixe para amanhã". Pela primeira vez, nas dez palestras que empreendi até aqui, eu não só não senti vontade de sair correndo, como tive mesmo vontade de permanecer e falar, e falei por uma hora e meia e iria continuar ali por umas 5 horas. Bater de frente com os gatilhos e motivos da ansiedade é de fato um exercício que funciona. A ansiedade continua se manifestando por outros motivos, mas me relacionar com as pessoas está ficando bem mais fácil. Devemos perseverar, por isso quero deixar esse depoimento. Tive umas 10 Ideações suicidas este ano, estou lutando contra uma depressão muito difícil, mas parece que está ficando melhor do que já esteve, progressivamente. Deus abençoe vocês!!🤝👍👍
Sensacional , mas como você se preparou antes da palestras ?
@1joeee10 no começo sempre é muito difícil, porque lidar com a sensação de ansiedade nesse caso é muito delicado, a sensação é muito forte, eu sentia que iria morrer mesmo. Então fui aprendendo com respiração a dominar a sensação, porque é orgânico, você tem que respirar mesmo, pausadamente, e manter isso. Ao mesmo tempo eu me obrigava mesmo a não desistir de me expôr, assumia o que pra mim era um risco alto, e me obrigava. Cada palestra eu fui sentindo menos ansiedade, mas ainda em nível muito alto. Mas gradativamente a ansiedade foi diminuindo a cada exposição, seguindo exatamente esse método de respirar e manter -me firme na decisão de me expôr. Hoje é banal pra mim não só me expôr, mas falar com as pessoas. O medo do julgamento, medo do vexatório simplesmente diminuíram para condições bem baixas mesmo. O que é curioso é que estou fazendo isso nos últimos dois anos. Então existe uma resposta relativamente rápida para a aquisição do controle dessas sensações, desde que você se empenhe sinceramente nessa direção.
@@1joeee10 isso que te mostrei não era uma realidade normal administrável, não eram medos administráveis facilmente. Eu tenho tendo dificuldades por causa dessa fobia a minha vida inteira. Eu simplesmente não falava com ninguém, não sabia me comunicar, e me fechava para todos, por medos, vários, reprovação, julgamento, etc etc etc. Eu arbitrei a mudança, eu me desafiei na minha zona de conforto, eu realmente lutei contra um monstro gigantesco. E venci. E acredite, a respiração tem tudo a ver com isso, porque a respiração praticada mexe em toda circuitaria emocional, diminui batimento cardíaco, melhora oxigenação do cérebro, diminui níveis de adrenalina, e realmente, no caso que citei, eu cheguei num ponto em que minha mão tremia, meu corpo apresentava todos os sintomas de uma crise brava de ansiedade, mas minha mente já estava mais acostumada a situação, então meu corpo tremia, mas minha mente estava tranquila, e eu queria continuar fazendo a palestra. O começo é foda, mas o desafio bem lutado gera mesmo resultados nessas sensações. Já não acho mais que vou ser fuzilado, nem julgado, nem nada, na verdade eu não crio mais complicações na minha cabeça que possam gerar qualquer medo.
No meu caso eu sinto ansiedade social quando estou em ambiente mais tóxico.
Se o ambiente onde estou é tranquilo, não fico ansioso. No ambiente tóxico, a fobia social parece mais forte.
Minha fobia é conhecer e conversar com pessoas novas, e muito triste, pois , faz parte do dia dia, conhecer namorada, ou conversar com cliente do trabalho.
Já procurou ajuda profissional?
Eslen meu querido, você é sensacional
Slk, a mina tá blindada😎
Eu tenho uma fobia muito estranha que é medir pressão arterial. Mesmo sozinho em casa, me dá uma ansiedade tremenda e obviamente o valor fica alterado.
Só tem um médico que me compreende e com ele eu consigo fazer a aferição sem maiores problemas. É muito bizarro isso
Tenho o mesmo problema😢
Eu também tenho esse mesmo problema,horrível não ter esse controle
Olá, Renan. Minha pressão sempre dá alterada em qualquer medição, seja com profissional ou sozinho. Automaticamente meu coração dispara. Ansiedade é uma desgraça. Mas eu busquei ajuda de um profissional da Psicologia. O que você fez ou está planejando fazer sobre isso? Ainda bem que não estou sozinho. Abraços
Eu tbm tenho
A mesma coisa até remédio para hipertensão emocional estou tomando.
Me identifiquei com esse assunto! Contando uma experiência minha. " Quando criança minha madastra tinha muito medo de rã, ela me fazia medo pedia para mim se afastar, já pra eu não fazer medo a ela, pq meu pai fazia medo brincando jogando a rã próx dela, desde desde desse tempo tbm criei um medo e até hoje tenho, mais realmente é algo bobo mais quando encravado na mente nos trava "
Tenho fobia de lugares cheio de pessoas e falar em público
Até no mercado cheio de gente eu passo mal
Velho, você não é o único hoje mesmo eu passei por isso,comigo são pensamentos, sobre o futuro e coisas sem sentido,aí tenho até um "medo" dê falar com as pessoas.
Eu tbm tou assim e o pior que as pessoas te olham .. da a sensação que somos únicos a passar por isso, vc tem quantos anos?
Gente eu precisava muito ter visto esse vídeo logo.. estava aqui guardado na playlist e só agora decidi assistir.. fiz teria semanal em 6 sessões e fui encaminhada agora para uma psicologia mais específica, que tbm vai ser 6 sessões mais não sei qual abordagem vai ser
Oque eu percebi com o tempo, as fobias e ansiedade sempre parecem fichinha quando eu vou passar por uma situação maior/pior que todas as outras... ai parece brincadeira, coisas que eu considerava como 100
3 grandes homens 👏👏👏 Admiro muito vcs! ❤
A minha é ansiedade generalizada a minha provoca dores no meu corpo,faltas de ar , pensamentos ruins,
Sinto dores preciso de ajuda mais aqui na minha cidade não tenho ninguém que possa me dar uma ajuda tenho desde os 8 anos tenho 38 basicamente o fim eminente me assombra todo santo dia e não posso demostrar guardo isso na minha cabeça e é uma tortura
Se informe sobre técnicas para lidar com a ansiedade, e coloque em prática. Já será um primeiro passo.
O segundo passo é "aceitar o problema" procurar ajuda profissional.
Podcast foda... De muito aprendizado
Já desistir de ir em muitos ambientes por causa do fobia, principalmente em ambientes fechados com muita gente, começo a suar frio.
Compartilhando minha experiência pessoal... Desde a infância tinha fobia à sangue. Não podia sequer ver foto, quanto mais vídeo, e muito menos cogitar presenciar alguma situação que envolvesse sangue (seja o meu ou o de outro).
Para se ter uma ideia melhor, eu quase passei mal só de ouvir dois rapazes no ônibus conversando sobre um acidente que tinha ocorrido com um deles, e este sendo muito detalhista, contando onde e como se machucou, e como tinha ficado depois. Tive que descer num ponto de ônibus antes do meu, porque já estava quase desmaiando, formando aquela imagem da história dele bem viva na minha mente.
Outro fato interessante (e hoje acho graça kkkk) é que apesar de eu ter tido todas as condições para ter ficado no exército, quando me alistei aos 18 anos (pois sou alto, era um pouco gordinho à época mas até que forte, não tinha nenhum histórico de doença ou de acidente, etc), acabei não ficando. E até hoje acho que por conta dessa fobia. Porque depois de passar por todas as etapas da avaliação no Batalhão, quando fui pra entrevista com o Sargento, e ele me perguntou se eu tinha fobia à altura, escuro ou lugar fechado (as opções padrões lá no papel), eu disse que tinha à sangue. Daí ele intrigado me questionou: "como assim?, e eu lhe disse: "se for até um corte pequeno, eu acho que aguento". Então ele: "E se for um corpo dilacerado, ou mesmo decaptado?". Eu friamente respondi: "Caio do lado dele" kkkkkkkkk
O fato é, sempre que me machucava, mesmo que fosse um corte pequeno, eu geralmente passava mal, ao ponto de ficar pálido, com as extremidades geladas, suando frio e por vezes "apagar"/desmaiar um pouco até.
Daí quando eu estava com 20 e poucos anos, comecei a fazer acompanhamento psicológico, para tratar essa fobia. Um dos métodos que a psicóloga utilizou na época foi justamente este mostrado no vídeo, de me fazer elencar o melhor / pior cenário quanto à minha fobia, e de enfrentá-la aos poucos (além de outras técnicas, como a de respiração, por exemplo).
Depois de aproximadamente um ano e meio de terapia, e hoje já tendo passado quase 10 anos disso, posso dizer que estou 80% "curado". Nunca me senti 100% na verdade, mas sou totalmente grato a esse período na terapia.
De lá pra cá passei por várias situações, dentro doar sangue com frequência, e até plaquetas, que é um processo mais difícil e demorado (obs: nunca tive medo de agulhas, mas a fobia à sangue, por consequência, me fazia evitar ao máximo contato com elas); presenciar acidentes, e ter a mente mais centrada até para prestar socorro; estar presente na sala de cirurgia durante o parto da minha filha (lembro que durante a terapia, assistia com certa frequência a vídeos de partos, pois um dos meus maiores desejos era estar junto da minha esposa quando esse momento chegasse), dentre outras situações.
Enfim, hoje sou uma pessoa muito melhor, graças à terapia.
Não li o seu texto todo porque é longe, mas acho que você já deve ter se tornado um vampiro 😂😂😂
@@gutembergferreira5916 kkkkkkk quase isso 😂😅
Eu li seu texto, amo histórias com detalhes e adorei a forma como você contou o que lhe aconteceu, fui lendo e imaginando você no ônibus ouvindo aquela conversa, a sua entrevista com o sargento no Exército e depois o seu processo terapêutico. Maravilha que tenha buscado tratamento e que tenha chegado a cerca de 80%, parabéns por isso.
Seu relato me ajudou, obrigado.
@@dudumelo13 Maravilha!! 😄😄😄
Excelente conteúdo!!!!!
Eu sou introvertido e tenho fobia da vida, tenho medo de viver a vida e não consigo identificar quando, como, quem, porque esse medo surgiu...
Fala, Alex!
Busque terapia com um psicólogo. Vai te ajudar grandemente. É possível ter qualidade de vida. Acredite.
Hoje em dia, pelo menos 2 bilhões de pessoas no mundo possuem algum transtorno mental. Você não está sozinho.
Procure por terapia, tem no SUS tb. Seja feliz.
Eu tbm😢
Tenho fobia social, eu me exponho todo dia e nunca melhorei
Há quanto tempo você tem essa fobia ? Já chegou a fazer algum tipo de tratamento com medicamento ou terapia ?
Como vc se expõe? Eu não consigo nem ir no mercado fazer compras e quando vou é uma ansiedade horrível
👏👏👏👏 Esses caras são espetaculares! Têm meu respeito! PUT@ PROFISSIONAIS ❤❤❤
Eu tinha medo também de andar de avião, chegava até beber escondido antes de decolar.. Mais aos poucos eu fui descobrindo que poderia me dar com aquela sensação dele subir como na descida, então superei esse medo..Hoje, quando ando de avião, reservo o lugar logo na janela, pra ir olhando..
Mas isso é normal né, ou chega a ser uma fobia?
@@ÉOGHOSTCARAMBA No meu caso não era fobia não, era apenas um medo irracional mesmo, igual há muitas pessoas que tem.. Mas quem tem fobia específica nisso, o processo é o mesmo: tem que se expor ha isso, ou seja, fazer várias viagens de avião e ir enfrentando esse medo até ele diminuir e acabar..
A fobia específica que eu tinha era de socializar com pessoas, o processo que me curou foi o mesmo: exposição!
Acho que avião é um dos piores lugares pra quem é ansioso. Uma que se cair morre, você não se mexe e fica fechado, não tem o que fazer, e o que mais me irrita é o barulho repetitivo da turbina kkkk
Eslen💐 🍃❇️
A tecnica de PNL e muito eficaz para esses traumas e não tem muita firula e ensinamentos complexos como foi feito, a despeito de gostar bastante de neurociência e saber que a exposição ao fato também resolva. Mas, insisto, demora muito mais que a primeira tecnica mencionada. A questão é “se todos os caminhos te levam de volta a Roma”, qual mais adequado usar para o caso concreto? Eu particularmente prefiro considerar o de menor dano possível e a celeridade do tratamento.
ah claro, muito melhor uma abordagem pseudocientífica sem nenhuma comprovação.
Eu tinha fobia de elevador, até que um dia eu precisei usar um e estava sozinha, pq era no vigésimo andar. Até o 4 ainda ia de escada tudo por causa de fobia de elevador, mas hoje em dia uso, porém, não é aquilo de dizer oh eu não tenho medo.
E quando a ansiedade é relacionado a medo de ter alguma doença ? Com vários sintomas ! Como seria essa exposição ?
Procure sobre Hipocondria, pode ser algo nessa linha.
Meu filho não quer ver ninguém, largou o curso de enfermagem não consegue ficar perto das pessoas. Está tão difícil, nem para passear vou tentar fazer essas tentativas com ele sair e ver gente.
Pede pra ele se abrir contigo, e se compromete a ouvir sem julgamentos, só ouve e deixa ele desabafar... pouco a pouco, mesmo que ele não consiga falar tudo de uma vez, já será um passo importante, uma conexão entre vcs.
Qualquer "passo" que for dado na tentativa de melhorar essa situação será válido, mesmo uma maratona se completa com um passo de cada vez.
E idealmente procurem ajuda profissional.
eu tenho fobia de vomitar. quando eu era criança nem a palavra eu podia ouvir sem entrar em desespero. escrever essa palavra ou ler ainda me da um pouco de arrepio. a uns meses atras eu nao comia em lugar nenhum e ficava o tempo inteiro atenta olhando pra todos os lados observando todo mundo com medo de elas vomitarem. morria de medo (ainda tenho um pouco) de pegar virose quando ando am lugares públicos com muita gente perto. sou muito paranoica com germes e comida. era viciada em ondasetrona, tomava todo dia e se eu sentisse algo estranho tomava mais de um comprimido. É uma fobia horrível demais. e tbm tenho fobia social, a pouco tempo atras nem de casa eu conseguia sair, hj me sinto muito desconfortável estar em público, é agoniante😢
Conteúdo Foda! Parabéns!
Me tira uma dúvida por gentileza.
Eu fiz 6 sessões de psicologia e não tive sucesso, a psicóloga disse que eu devo pedir pro meu psiquiatra um encaminhamento com um neuropsicologo para saber o que realmente eu tenho.. e também passou a continuidade de sessão para de 15 em 15 dias com outro psicólogo esse mais específico e duração de consulta intermitente, porém não sei que tipo de psicologo vai ser.
Minha dúvida é: eu devo ir logo nas próximas sessões ou devo esperar passar no neuropsicologo primeiro para ele me avaliar melhor?
Eu tinha fobia de barata. Até o dia em que deitei no sofá da sala, cochilei e acordei com uma cócega na minha perna... Coloquei a mão onde estava tendo cócegas, com tudo e senti algo em minha mão. Como estava sonolenta, amassei o algo em minha mão. Kkkkk Fez barulho de papel de bala sendo aberto.
Abri os olhos e vi a barata esmagada por mim. Uma nojeira, mas o pavor desapareceu pra sempre. Hoje eu é quem sou o terror das baratas. Kkkkk
olá, gostaria muito ver ver um vídeo sobre overtraining. 😊
Parabéns pelo video. Vc pode falar sobre o medo de altura?
Tenho Síndrome do intestino irritável e fobia social, juntando esses dois é muito difícil sair até de casa
Como vc sente essa síndrome do intestino?
@@Rh-xw7tb só de pensar em sair tenho dor de barriga. Não consigo segurar, é horrível
@@henriquebraga8087 hum, eu não sinto assim, tenho muitas gases, muita mesmo! Sinto que me dar diarréia de manhã e fico constipada uns 2 dias, acabo esquecendo de fazer o 2 simplesmente!
Moro no interior. Tem varios bichos. Morro de medo de barata, mas aqui fenho medo de escorpião. Tomo remedios controlados pois tenho sindrome do pânico e ansiedade. Me enchem de remédios.
Dessensibilização sistêmica ❤
Eu tenho fobia do metrô, vou começar a escalar. Obrigada
Como está saindo ?
Eu tenho uma trava em me relacionar sexualmente, tipo uma insegurança com meu pênis , acho pequeno 16cm , e tbm minha libido e muito instavel por causa do porno , nunca fui de ir atrás das mulheres sou bonito , todas com qm me relacionei veio ate mim , porém so me relacionei sexualmente uma vez tenho 26 anos nao sei oq fazer para acabar com essa insegurança, perdi a mulher da minha vida por conta disso.
Bah muito interessante, a memória original precisa de update constante
Tenho medo de sair pra lugares muito longe sozinho. Alguem me da dica?
Tenho fobia em estar e ficar muito tempo em lugares fechados, é claustrofobia, meu Deus que coisa terrível.
Man isso acontece comigo real, eu penso: não há nada de mais em conversar com alguém ou pagar algo no supermercado sla, mas na hora que eu faço começo a me tremer todo 💀
Eu sofro quando vou no médico, então quando vão medir minha pressão, ficou ainda pior, meço a pressão em casa tá de boa, basta ir ao médico a coisa complica, sobe lá nas alturas, o que fazer?
Talvez você só esteja com medo do médico ou qualquer outra pessoa desconhecida ver sua pressão alta, talvez seja por ficar com medo pra a pressão não ficar alta...sei lá, kk imaginei essas duas coisas
Síndrome do jaleco branco?
E traumas aplica se isso
Show!
E para ansiedade do futuro?
Essa técnica chama Biofeedback
Tenho Pânico da morte aí como faço
Tenho Fobia de trabalhar
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Petista kkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Minha mãe perdeu o medo de barata, quando começou a ficar sozinha em casa e teve q matar as baratas q apareciam as vezes.
Simplesmente EPR
Tenha que fazer essa porra pra medir a pressão haha
isso explica porque voltei com o medo de falar com pessoas, antigamente eu era extrovertidão
Tenho fobia só com mulher bonita. (Se eu não fico nervoso perto de você, moça, o que importa é a beleza interior)
7:48 - Não é sobre cobra e aranha 😏
agora o problema quando tem ansiedade e nao sabe o motivo
...
tenho fobia sosial .passao mal quando convivo com pessoas que nunca vi
Só com pessoas que nunca viu ?
A barata! Quem é mais nojento?
A barata?
Ou a formiga que come a barata morta,e ninguém tem medo?
Vilela nuttela comendo pizza com talher kkkk
Qual é esse podcast? Gostaria de assistir na íntegra...
Inteligência LTDA
Acredito que esse seja o episódio 1151
12:53 se vc dx de se expor por meses e seu medo vai voltando, por causa que vc acumulou aquele medo por anos e com emoções fortes...
Então caso eu me exponha por anos, caso eu pare de me expor em aquilo por algum tempo, há chances de não ter mais aquele medo ? Ou o medo volta
Até onde sei (não sou especialista), quanto mais tempo de exposição variada, melhor será sua qualidade de vida, mas ainda há possibilidade de seu medo voltar devido a esse fenômeno conhecido como "recuperação espontânea".
Mas acredito que você ficará mais feliz em saber que isso geralmente ocorre em pessoas que sofrem de TEPT, que seriam, por exemplo, ex-militares que batalharam e não podem ouvir fogos de artifício que entram em pânico. Há casos em que, mesmo após décadas de tratamento bem sucedido e quase eliminação total da fobia, o pânico volta sem motivo algum. Mas como disse, são casos raros e com condições extremas.
Acho que não é apenas se expondo que vai perder esse medo mas sim COMO você se expõe nesses lugares,com essas pessoas que você sente muito medo,ou seja, é muito mais sobre como você se comporta,se sente e pensa nesses momentos ,do que simplesmente se expor de qualquer jeito
@@P.E.S.Rexatamente! No meu caso eu hoje em dia só vou no mercado de manhã cedo pq tem menos pessoas, e mesmo assim ainda ficou nervosa.. já pensei em me expor e ir de noite, horário que tem mais pessoas, porém me trava na hora tenho medo de ficar desengonçada por me expor de repente, de alguém conhecido me ver e me julgar sei lá..
Suplemento com taurina resolve tudo
Quando eles descobrirem que a PNL resolve fobia em 10 minutos vão ficar assustados.
O que é essa PNL ?
@@P.E.S.R Programação Neurolinguística. É um modelo de terapia iniciado na década de 70. Se quiser dá uma olhada no meu canal, trabalho com PNL há 10 anos.
Vc trabalha com pnl
Programação Neuro Linguística@@P.E.S.R
O que é PNL?
Tenho medo de todo tipo de inseto que rasteja, mais o principal deles é lagarta e lesma 🥴
Salve Eslão
Eu tenho ansiedade forte, quando no eu vejo filmes de ação terror depois demoro pra caramba pra dormir. Se eu tomar muito café tambem, energético, termogênico, pré treino. Se eu treinar musculação,ou qualquer outro esporte , correr, a noite nao durmo de jeito nenhum. Tudo isso tomando remédio.
Também tenho isso amigo, meu maior sonho era só cair na cama e dormi de uma vez, mas é foda pq a gente até tenta dormir mas n consegue...
Nao é sobre cobra e aranha
E acordar com susto , tipo solavanco é o quê?
Se for tipo um sonho, em que você cai, é mais um reflexo que que uma fobia, mas não sou especialista pra te afirmar isto.
@@Rodrigo.501não é topo sonho é acordar assim mesmo
@@andrea22333Acredito que você está falando de Mioclonia, moça.
Se for realmente isso, pode ser considerado normal desde que não haja declínio da qualidade do sono. Existem 4 tipos de Mioclonia, mas acho que seria mais interessante que você pesquise sobre cada um desses tipos em vez de eu tentar explicar algo aqui, já que não sou nenhum especialista.
Minha mãe sofre com um deles (não sei qual), mas a solução pra isso foi ela fazer 30 minutos de caminhada moderada todos os dias, e os sintomas quase cessaram após ela começar na academia. Não foram necessários medicamentos
Eu sou hj de verificar a pressão
🎈🎈🎈
Tenho fobia de gente chata e não quero tratar essa fobia
💪🧠‼️
tomara que ele não leia esse comentario mas barata pode morder kkkkkk e doi pra caramba
Medo de altura
7:05
👏🏻👏🏻👏🏻
Essa tal terapia TCC não serve no meu caso, eu não quero mudar nada, quero mesmo é voltar ao que era, só isso.
E esse monte de gracinhas sem graça também não ajuda.
Q PAPO DE DOIDO😂
🎈
♥️
😊
Eu tenho fobia de vermes , principalmente os intestinais! Ñ suporto minhoca!
Tomaz Machado! Vc precisa se tratar! Lata que voa!😂😂😂😂😂😂😂😂
Chega de barata!!!!+
Sou contra a exposição, se alguém tem problema em se socializar na periferia, marginalidade, baile funk que incomoda noite 19 às 03, já escuto todo dia e não quero ir no baile funk da minha rua 😅
Olá! Provavelmente o que vc sente com relação ao baile funk não é medo ou fobia. Talvez seja raiva, incômodo, stress... E não por medo. Então, acho que essa estratégia não vai funcionar nesse seu caso
@@analuciaramalho9169 muito obrigado por contribuir, de forma analitica e empática, acredito que seja isso mesmo
"Eu acho que a terra é redonda" foi foda viu. Perde credibilidade demias.
Tomem propanolol !
😂😂
Morava com pais, ia pra faculdade de carro😮😮 meu deussss
Ninguém aquí tem medo de rato?????😂😂😂😂
Engrama, Eslen??? Negócio sem fundamento científico, só balela!
Só enrolação não explicou nada