QUER ME AJUDAR A LEVAR MAIS DICAS E PROJETOS EXCLUSIVOS PARA VOCÊ? * Conheça o nosso Ebook "GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA", feito por mim com muito carinho para te ajudar: - encurtador.com.br/bgjG5 * Conheça também o nosso Curso Completo, onde te ensina TUDO o que precisa saber, para NUNCA MAIS precisar assistir os nossos videos do canal: - encurtador.com.br/jkF02 ANTES DE COMPRAR UM CARRO USADO CONSULTE - OLHO NO CARRO: www.olhonocarro.com.br/?coupon=carup CUPOM: CARUP (15% de DESCONTOOOO)
O 1.0 16V do Gol G3 dava muito problema na versão turbo mesmo. Eu tenho um G3 16V aspirado que é bem de boa! Está com 145 mil Km e nunca me deu dor de cabeça, rodo com ele praticamente todos os dias para ir ao trabalho. Até o momento só fiz as manutenções preventivas mesmo 😄
Quanto ao motor 1.8 etorq já presenciei viatura da policia palio wk adventure com mais de 450.000 km sem contar que é muito elogiada na policia essa viatura enquanto spacefox e spin são considerada fraca especialmente esse EA-211.
Kleber, parabéns pelas suas postagens. Muito ajuda nós amantes de carros. Sou conservador e amante dos motores VW AP. Estou pesquisando SUV 0 km. A dúvida é motor 1.6 ou 1.0 ???
Alguns melhorados outros não! Mangote que vai do filtro de ar até o turbo continua com problemas, folga da corrente continua, contaminação com nosso combustivel por ser injeção fireta tbm assim como a bomba de alta
@@sauloairsoft9018 o mangote que vai do filtro de ar até o turbo não tem problemas, ele é de plástico e com o ressecamento e trepidação normal do motor ele vai quebrando no encaixe dele até o turbo.
Os motores THP monocombustivel aceitam as peças melhoradas dos modelos flex. Enfim, todos os problemas crônicos foram resolvidos no THP. E muita coisa que você classifica como problema exclusivo do THP, como contaminação com combustível ruim e problemas causados por óleo vencido e filtro errado são problemas causados pelos responsáveis pela manutenção e não do motor.
Giovane de Santana por isso sou contra essa modinha de injeção direta em carro de entrada e tbm turbos e que melhorou mais não resolveu varios problemas critivos do THP! Seja no problema do mangote que é do THP ou da contaminação que é de todo carro com injeção direta
Sobre o motor e-torq, o houve apenas alguns poucos casos no primeiro lote de motores 1.8. Os motores E-torq 1.6 eram super resistentes e nunca ouvi falar em quebra de pistão. Tenho um com 136.000 km originais. Manutenção barata e mecânica de confiança.
Esses motores etorq tem problema crônico no sensor de fase, peça cara, por volta de 600 reais, paralelo às vezes resolve, mas em menos de 3 a 6 meses ressurge o problema, fora outras dores de cabeça com bomba d'água. Pesquise aqui no UA-cam e verá que estes motores não são bons, inclusive discriminados no mercado de usados, compra quem não conhece.
@@diegodesouza5260 Tem E-torq rodando na praça com 600.000 km. Se fosse tão ruim não andava esta km. Como relação o sensor de fase só foram os primeiros que deram problema.
Foi no primeiro ano de produção, depois não ocorreu mais.Saiu de nosso mercado, mas continua em linha, só para exportação.Se é exportação, e porque e bom.
A quebra do pistão do etorq 1,8 não é culpa do Pistão como se falou no video e sim culpa do módulo de injeção. O carro era flex. E quando ele usava álcool muitas vezes ao passar para a gasolina o carro não identificava a mudança e aí quebrava o motor. Houve um recall da Fiat e foi reprogramado o sistema e aí desapareceu. O 1,6 não teve problemas pq a taxa de compressão era só 10,5. Já o 1,8 deu problema. A taxa era se eu não me engano 12,5. O motor etorque é um excelente motor. O queridinho dos taxistas de BH.
@@diegodesouza5260a peça original não é cara.. O problema é a mão de obra que tem que tirar um monte de coisas para trocar ele. Este é um dos defeitos do etorq os outros 2 defeitos são vazamentos de óleo. O do carter. E o do filtro de óleo. Não são defeitos graves.
Motor EA 111 é muito problematico, desde o gol G3 1.0 8v infelizmente o meu começou a passar óleo para as velas com 137.000 km com manutenção em dia e troca de óleo no tempo certo
Excelente video, está cheio de vídeos mostrando veículos novos e bla bla bla .O bom é saber o que ocorre de fato durante a utilização desdes veículos na vida real , ajudando na tomada de decisão em investir em determinados modelos de veículos. Por favor continue com essa iniciativa Abraço Obrigado
O problema de superaquecimento da bobina e cabos de vela também acontece com os do Fiesta Rocam 1.0. Estou com o carro há um pouco mais de 4 anos, sou o segundo dono, e só na minha mão já troquei 2 vezes o conjunto completo e 1 vez somente os cabos, erro total de projeto.
Tenho um gol g3 16v faz 4 anos já rodei mais de 70 mil km e até agora não deu problemas sempre completo o óleo só tive pouco de manutenção como troca de filtros óleo velas cabos e algumas coisas como sensores
Boa noite. Alguns motores estavam a frente do seu tempo, ou pelo menos não indicado para muitos dos brasileiros, estes as vezes fazem umas economias burras, o motor do Marea e do Tempra turbo são bons exemplos. Eu só uso o que é recomendado, troco todos os filtros a cada troca de óleo e sempre uso os melhores possíveis. Meu caminhão usa óleo sintético 5w30, óleo caro e, por isso alguns adotam o 15w30, resultado, falta lubrificação, principalmente na primeira partida a frio.
Exatamente, infelizmente o Brasil não é o lugar adequado para novas tecnologias, todas as montadoras que fizeram isso pegaram má fama por algum motivo. Fosse a Fiat com o Tempra e o Marea ou a VolksWagen com o Golf SR. Criou-se um mito de que esses motores são ruins por falta de manutenção adequada, e como tudo no Brasil que tem qualidade o preço é altíssimo, assim surgiram as gambiarras e com isso as famas de "bomba". É um país atrasado e sempre vai ser infelizmente.
Eng. KLEBER Boa tarde, Eu ti vi carros da vw com os motores 1. 0 e 1, 6, É nunca tive problemas sempre fazendo às manutenções de acordo com o manual. Abraço
O meu Gran Siena Essence usa o motor E.Torq 1 6 ecnunca mecdeu problema em quase 10 anos de uso. Ja vi carros deste modelo com 240, 300 e até mais de 400 mil km rodados dem manutenção nenhuma. O que vale é cuidar bem.
Tem vários táxis em Belo Horizonre com Etorq com mais de 500 mil kms. Eu te pergunto porque a Fiat tirou de linha em 2010 um motor atgentino 1,9 que tinha duplo comando no cabeçote e tinha 130 cavalos. E 18,1 de torque. E colocou no seu lugar o Etorq 1,8 que tem números parecidos. A Fiat gastou uma fortuna neste motor. Na compra da fábrica. E no aperfeiçoamento dele. É que este motor não tem defeitos crônicos. O argentino era complicada a troca da correia dentada. Tinha que ter 3 ferramentas.
Cleber é bons seus vídeos, com explicação detalhada, eu tenho uma ressalva tem motores e carros ruins, mais tem donos de carros, péssimo um motor novo é pra aguentar 400,000km, mais não essa a realidade, será que os brasileiros não sabe dirigir protegendo seu carro? ou desossar o carro antes de vender é o importante, quem fica com a bomba é o próximo.
O grande problema que vejo na maioria dos motores são realmente os donos! Ou seja, negligência nas manutenções básicas, utilizando óleos fora da especificação correta, sem citar as economias inexplicáveis quando é necessário fazer uma manutenção. Agora as montadoras tem sim sua parcela, os valores cobrados nos serviços são absurdos, existem metas de "empurotopia" de "manutenções preventivas" desnecessárias, e, por último, e, não menos importante, os manuais confusos de difícil interpretação.
Muito bom esse vídeo! Mas outros motores também condenados por ter sido lançado em época errada e falha de orientação de manutenção pela própria montadora, foi o motor do Marea, Palio 1.6 16V, o do Xantia 2.0 16V e os 6 cilindros. E os atuais TSi.
Nossa dei sorte intaum tive um gol 2009 ea111 1.0 fiquei com ele 3 anos e andava viajava e trabalhava nele direto e nunca me deixou na mao pra mim foi duravel e forte vendi ele com 137000 km belezinha
Os motores volks problemáticos são os de 1,0 litros e 16 válvulas. Os de 8 válvulas são muito bons desde que troquei o óleo com 5 mil. Já o EA 111 com cilindrada 1,6 toda a parte interna pistões, bielas, virabreqjuim e bronzinas são as mesmos do motor AP. Como este motor vai ser ruim?
Perdão, mas trabalho com isso e os EA 111 são um enorme problema até hoje. Mancais de virabrequim, berços de biela e dutos de óleo são subdimensionados. Coincidentemente, esta semana um amigo realizou a troca total do motor à um custo enorme em uma Saveiro 2016 com menos de 70 000 KM. A aveiro antiga dele, teve duas trocas gratuitas pela Volks. Essa durou um pouco mais. Um outro amigo, que inclusive trabalha comigo, já está na terceira retífica e troca de peças do 1.0 de seu Fox. Infelizmente a fama de durabilidade da Volks caiu por água com isso. Isso se reflete, claro, nas vendas de carros novos com esse motor. Uma pena a Volks dar tão pouca importância à um mercado que foi de seu dominio por tanto tempo. Fazer o quê né/? rsrs
O problema de lubrificação do EA 111 se restringe ao 1.0. Principalmente por conta da mistura do álcool com o óleo no cárter e consequente degradação desse último. Já o 1.6 é um motor muito confiável. Já tive 2 e passei dos 200.000 km sem nenhum problema. Mas não recomento o 1.0.
Eu tenho Fox 1.0 8v Gii é um relóginho troca de óleo a cada 5 mil com as especificações Volkswagen 502 00 kit de filtros junto com a troca de óleo e aditivo para Flu 40/60 . Agora vcs querem trocar o óleo com 10 mil Km
Motor Zetec 2.0 que equipavam o Mondeo. Carro muito top porém o motor não dimensionado para o nosso clima. Já o Focus com mesmo motor, mas adaptado, não dava tanta bronca.
Eu já vi uma explicação no UA-cam, quanto a retifica do cabeçote do motor THP. Esse cabeçote não aceita retifica. Tem que colocar um zero ou retirado de algum motor que não tenha sofrido retifica.
Eu tenho um passat 1981 ls 1.5, peguei ele com a junta do cabeçote queimada e não sabia, andava normalmente, só sumia a agua do radiador, mandei o mecãnico trocar a junta e começou a rajar e fazer fumaça no escape e também começou a ratear no funcionamento.Pode me explicar o motivo disso tudo?
Motor é dono! Tive uma Fiat Strada 1.8 etork máquina! Fiquei ela durante 5 anos! Pau para toda obra não tinha dó porém sempre seguindo a manutenção indicada pelo fabricante, óleo e etc. Um foguetinho em terra!
@@adailtonsilva6475os pistões não tinham defeitos. Foi um problema na injeção dos carros flex que não reconhecia quando o carro estava usando gasolina. O sistema dizia que o motor estava com álcool. Como a taxa de compressão do 1,8 era muito alta começou a quebrar pistões. O 1,6 não tinha este problema pq a taxa era mais baixa. Isto foi corrigido em um recall. Com uma reprogramação do sistema há mais de 10 anos.
Este motor não tem defeitos crônicos. Ele tem 3 pequenos defeitos que é o sensor de fase que costuma estragar. E é difícil de trocar e tem que ir no mecânico. Pq vai ter que tirar coxim. Um vazamento da Junta do carter. Que basta usar a junta Sabó que resolve. E um vazamento no filtro de óleo que também incomoda de vez em quando. Todos mecânicos que eu conheço elogiam 3 motores Fiats. O Fiasa, o Fire e o Etorq. O resto eles metem pau.
O Ka 2017/18, em diante já saíram com correções, só trocar óleo na data correta e com a especificação da fábrica q vc não terá problema. Já vi 3 cilindros com 250 mil km com manutenção feita corretamente e o dono ainda não abriu o motor.
Olá, Kleber e sobre os motores VW AT 1.0 16v que equipou o gol e derivados nos anos 2000, existem problemas crônicos como lubrificação ineficiente por conta de projeto, ou em geral são problemas de manutenção indevida, óleo lubrificantes de qualidade insuficiente, como na linha de motores que equipou os 1.0 16v Turbo?
Bom dia. Eu estou pensando em trocar de carro andei com um logan 2018 1.0 3 cilindros mas achei meio estranho esse motor acabei desistindo do negócio. O que vc acha desses motores a durabilidade será que chega junto com os antigos 4 cilindros?
@@noelkitcki4364 Motor do fox , gol , voyage . . . É um dos motores mais retificados. Da folga nos pinos dos pistões, gastam os mancais do comando de valvulas, é um dos motores q mais gastam tuchos e balancins .
@Ricardo Costa na minha humilde opinião,para evitar maiores dores de cabeça,melhor optar por outro modelo principal o Motor G5 1.0,nada que você faça vai te deixar 100% seguro.E não tem essa de fazer revisões na autorizada,por que em 2009 a vw aqui da minha região tava com o pátio lotado de carros para Trocar o motor.É erro de projeto mesmo!🏃🏻♂️🏃🏻♂️
Os motores que deram este problema foi bem no início, si vc procurar na net, tem o numero de chassi dos carros afetados... tenho um 2010, esta com 167k km, peguei ele com 109, trocando tudo certinho e colocando o oleo recomendado, ele vai... Mais detalhe, ele n é um bom motor, na verdade é bem frágil, requer um cuidado muito grande e tem outros carros de mesmo ano com motores bem melhores...
Lucas , esses motores modernos com alta taxa de compressão deveriam ter juntas metálicas com medidas diferentes para compensar a plaina , por exemplo: Junta STD espessura 1 milímetro Junta 1 pic 1,15 milímetros Junta 2 pic 1, 30 milímetros Junta 3 pic 1, 45 milímetros Se tivesse isso seria bom para o motor trabalhar na taxa original. Os motores diesel da Besta , Topic , H100 depois q o cabeçote é retirado e plainado passa a não ter mais sossego, a cada um ou dois anos está retirando o cabeçote novamente ( talves por ter subido muito a taxa de compressão)
Cléber o que vc me fala do projeto e funcionalidade dos motores tsi turbo faz um vídeo sobre isso tenho muitas dúvidas desse motores pq tem muita gente falando mal por ser uma tecnologia Nova. E parabéns Deus vídeo são bem explicado especialmente do Virtus e polo
Muito bom vídeo! Tenho um gol 1.6 ea111 ele tem essa fama de problemático kk mais to achando um dos melhores motores em economia e desempenho,carro ágil e forte
Tenho um astra desde zero hj com 288 mil km lacrado e detalhe piso sem dó! Nunca tive dor de cabeça com ele já cheguei a esquecer e rodar quase 100 mil km com a mesma correia!!!
Nós antigos Ford modelo A, a água do radiador fervia e nada acontecia com a junta do cabeçote, pq...??? Segundo conversei com quem teve um mod. A era pq a junta era cobre...blz...
Opa Nelson, tudo bem amigo? Vou ser sincero que desconheço sobre este motor, mas o que posso citar é que os motores de antigamente era muito robustos, o que dizemos na indústria é que são superdimensionados, ou seja, suportam muito acima daquilo que são submetidos, e isto ajuda muito na durabilidade, mas o custo se eleva também. Abração amigo.
A água fervia e não acontecia nada porque o cabeçote tb era de ferro fundido. Por isso não empenava e não queimava a junta. Que era superdimensionado, tb é verdade. Eles construíam motores com sobra de material e consequentemente, com grande resistência.
Meu colega admiro muito seu trabalho. Acredito que faltou colocar o motor diesel da blazer aquele 2.5. o pessoal reclama muito da baixa pressão na turbina e o motor xoxo.
Matheus, a Mercedes Sprinter 312 tem esse mesmo motor mas a turbina é mais forte com bom desempenho, não sei porque a GM não usou a mesma turbina da Sprinter .
Parabéns meu amigo pela explicação do EA111 MAIS GOSTARIA QUE ME TIRASSE UMA DÚVIDA O G4 DÁ MENOS PROBLEMA QUE O G5 SERÁ QUE É PELA POSIÇÃO DO MOTOR? OU VC TEM ALGUMA OUTRA EXPLICAÇÃO? FALA AÍ PRÁ GENTE TIRAR A DÚVIDA!! Desde já agradeço obrigado TMJ
Meus clientes q tiveram o GOL g 4 falam bem desse carro, o motor vw depois q colocaram biela longa em 2008 começou os problemas, interessante q começava o problema batendo válvulas e gastando os mancais do comando ( a própria tampa de válvulas era o mancal também) , muitos donos desses carros quando eram relaxados continuava andando batendo válvulas e ia aumentando a folga diminuindo a pressão de óleo provocando desgaste prematuro no Virabrequim e acabava virando retifica do Virabrequim e troca de cabeçote e se o motor tivesse mais de 100.000 km retificava também o bloco do motor ( não fica barato um serviço desse) - nesse caso é melhor pegar um motor novo na caixa .
motor 1.6 thp bomba , problemas cronicos bomba d’água bomba de alta junta de cabeçote junta da tampa em modelos mais antigos tampa diafragma corrente de comando bobinas mas o mais comum e dar problema na boba de alta .... custo elevado para conserto... resumo bomba tanto faz sendo peugeot ou bmw ...
Motor ruim da febre do rato é o maxion 2.5 a diesel usado na s10 até 2000. Perdi até as calças com esse motor. Fiquei de esmola mesmo. Tô de pé, sem casa, sem dinheiro e devendo até hoje. E perdi até meus amigos. Tô na merda por causa desse motor diabólico.
Com certeza! Rodei e rodo com esses motores, tanto 1.0 e 1.6 e nunca tive nenhum tipo de problema com eles. Obs: troca de óleo no período correto e óleo com a especificação indicada pelo fabricante...
Maravilhosa apresentação... Parabéns, mano! Tenho um pedido: Fazes uma vídeo-aula sobre o MOTOR AP 1.6? Em especial falando do motor da Parati quadrada CL 94, 95...
O 1.6 THP da PSA não aceita plaina no cabeçote. Se empenou é troca. Há quem plaine e use junta de maior medida, mas não sei se fica bom. E o problema de corrente de comando com folga foi resolvido nos THP flex. Quem tiver o problema nas versões só a gasolina tem que trocar pelas peças atualizadas.
O Marea tinha 2 motores de 16 valvulas. O 1,8 ele era um 4 cilindros parente do Fivetech. Tinha muita tecnologia como polias variáveis etc.. poucos mecânicos brasileiros dominavam ele. . E tinha o argentino 1,6 16 valvulas que era mais antigo. Mas menos complicado que o 1,8. Todo mundo dizia que o 1,6 16 válvula era o unico motor do Marea que não era BOMBA.
@@j.f.a5041mas se ele fosse tão bom, pq será que a Fiat substituiu o Sevel 1,6 (também conhecido pelo nome de Corsa Lunga) pelo etorque 1,6 16valvulas. E por que será que o motor Sevel 1,9 foi substituído pelo Etorque 1,8?
O grande problema é o brasileiro que não têm à disposição mecânicos bem preparados e honestos. Os proprietários brasileiros não fazem manutenção no tempo correto, não fazem o uso correto do carro.
o que vc mim diz sobre o óleo lubrificante usado pelas concessionárias Toyota que recomendam o semi sintético? comprei um 2008/2009, e penso se eu não poderia usar o óleo sintético, o que vc mim recomenda usar?
Tenho um Gol 1.0 8 válvulas G5 2011, troco o óleo e filtros recomendados originais VW / Shell 58888 até antes de vencer, nunca tive nenhum problema, o motor funciona macio como um relógio até hoje !!! O grande problema são os proprietários mal informados, que saem arrancando com o motor ainda frio e nunca lêem o manual, só vão completando com q/q óleo deixando virar uma lama negra e, quando decidem trocar, optam pelo mais barato que os frentistas desavisados recomendam !! O motor do antigo Marea duraria muito tbm se não fosse este relaxo !!!
Opa amigo, tudo bem? Eles seguem a mesma linha do Supercharger, um aquecimento muito elevado de bobinas e cabos, que levam a uma falha prematura. A orientação é sempre realizar a troca do sistema por completo evitando problemas.
O motor ZTEC 1.0 e 1.6 não deveria usar válvula termostática com resistência aquecedora , deveria usar válvula termostática com massa expansiva como eranos motores a gasolina.
NOBRE AMIGO TENHO UM VECTRA 97 2.0 16V A POUCO TEMPO SE EU ADCIONAR ADITIVO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO CORRO RISCO DE ROMPIMENTO DE ALGUMA MANGUEIRA? POIS JA OUVI ALGUMAS PESSOAS ME FALAR ISSO É SE POSSO ADICIONAR QUAL A PROPORÇÃO NA MISTURA COM A AGUA? AGRADEÇO
Cara se tu nunca colocou aditivo pede pra alguém que tenha máquina de limpeza de arrefecimento e depois de limpo o conjunto aí sim tu coloca o aditivo que é anti-ferrugem , anti-congelante e anti-fervura ele atrasa o ponto de ebulição da água e não some tão rapidamente igual a água ,se tu deixar só água logo vai te estourar a bomba d'água ou tua válvula termostática vai pro pau, tomara que fique aberta e não aqueça a água do motor mas se ficar fechada aí tu vai ver o gasto ,filtro de ar sempre limpo é ali que vem a sujeira do líquido de arrefecimento .
CORREÇÃO MOTOR THP 1.6 ⬅️⬅️⬅️⬅️ ACESSE JÁ! cursodemecanicaautomotiva.net/ NESTE CANAL VOCÊ ENCONTRA: Documentários, lives, entrevistas e muito mais, sempre com informações atualizadas que unem o entretenimento e a educação com mecânica automotiva. Inscreva-se agora! Aprenda como fazer reparos no seu carro de um jeito muito simples e prático, com dicas exclusivas e um grupo VIP no Whatsapp para tirar suas dúvidas! Confira!!! CLIQUE AQUI cursodemecanicaautomotiva.net/ E aproveite pra me seguir no instagram: instagram.com/carupoficial Curta também a página do facebook: facebook.com/carupdicasautomotivas/
O meu é um fox 2007 2008 e apresenta sp problemas de aquecimento de agua do reservatorio. A ventoinha ta normal, dispara corretamente mas a ventoinha menor do ar condicionado(ou auxiliar , nao sei) esta quebrada(desativada) .ouvi de varios mecanicos qe tenho que consertar ela pois ela auxilia no sistema de arrefecimento e esfriamento do motor. Alguem por favor me ajude , se devo fazer isto ou nao?
Tudo muda tudo evolui e como sempre os melhores motores sempre serão os GM f1 e gm f2 ..motores indestrutíveis e baratos de manter ..prefiro gastar mais com combustível com esses motores do que ter dor de cabeça com esses motores nutelas
Se você pegar um motor GM que faça 10 km/l na cidade, e um motor mais moderno que faça 14 km/l também na cidade dá pelo menos 1250 reais de economia por ano pra uma pessoa que rode 10 mil km por ano. Diferença bem considerável, que no meu entendimento me faz ir para o mais econômico. Existem bons motores no mercado além dos GM F1 e F2.
Oque é um motor bom ? Os GM antigos quebram pouco e gastam muito combustível, Toyota/Honda quebra pouco, relativo baixo consumo mas quando da manutenção quebra o bolço do dono, então oque vcs acham ou entende "motor bom", fire, AP, vhc, dohc, abc ?????
Opa Júlio, tudo bem amigo? São motores muito bons e de baixíssima manutenção, mas também sofrem com um problema crônico de perda de pressão de óleo, e muitas hipóteses são levantadas sobre este problema, inclusive a escolha do próprio lubrificante. Abração amigo.
Esse motor do uno mille fire é muito bom tenho um só uso óleo 5w30 recomendo pelo fabricante com 168.000 km é como se fosse zero não fuma nem faz barulho parece um reloginho
Motor Fire é bom , fácil manutenção, peças baratas , tem durabilidade, anda bem correia dentada para 80.000 km mas mecanicos recomendam trocar com 60.000 km ( os motores 1.6 16 válvulas do Sandero, CLIO, Symbol recomenda 80.000 e quebram com 50 , 60 mil quilômetros e é um dos cabeçotes mais retirados em oficinas e o motor 1.4 do C3, 206 mistura óleo de motor na água do radiador por projeto mal feito no canal de óleo q sobe para o cabeçote, muitos cabeçotes desse motor já foi retirado sem estar empenado ( eu mesmo já retirei esses cabeçotes com menos de 30 mil km e na retifica disseram q não havia empenamento. O canal q sobe óleo para o cabeçote tem um espasso muito pequeno da galeria de água, procuro usar a junta de cabeçote SABÓ , não coloco a original q tem uma vedação q depois de um tempo se assenta ( não vedando bem )
@@gabrielbilibio6353ele é tão bom que é muito usado por frotistas. Aqui no sul a STV que é uma empresa de segurança com centena de motores fire. E vários com mais de 300 mil kms sem abrir. Retifica bem bar 18:54 . Bem leve. Deve pesar uns 20-25 kgs mais leve que os GM família I e os EA 111.
Bom dia Kleber. eu gostaria de saber se posso trocar o óleo do carro do meu Honda Fit 2011 ex por um outro mais barato, porque o Original da Honda e 10w30 mineral, Obrigado pela ajuda
Se o óleo tiver as mesmas propriedades e mesma composição pode sim. Não precisa ficar preso ao óleo original, temos várias marcas que fabricam o mesmo óleo, apenas com nomes diferentes, e aqui no Brasil só o nome basta para aumentar o valor de algo.
QUER ME AJUDAR A LEVAR MAIS DICAS E PROJETOS EXCLUSIVOS PARA VOCÊ?
* Conheça o nosso Ebook "GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA", feito por mim com muito carinho para te ajudar:
- encurtador.com.br/bgjG5
* Conheça também o nosso Curso Completo, onde te ensina TUDO o que precisa saber, para NUNCA MAIS precisar assistir os nossos videos do canal:
- encurtador.com.br/jkF02
ANTES DE COMPRAR UM CARRO USADO CONSULTE - OLHO NO CARRO:
www.olhonocarro.com.br/?coupon=carup
CUPOM: CARUP (15% de DESCONTOOOO)
O 1.0 16V do Gol G3 dava muito problema na versão turbo mesmo. Eu tenho um G3 16V aspirado que é bem de boa! Está com 145 mil Km e nunca me deu dor de cabeça, rodo com ele praticamente todos os dias para ir ao trabalho. Até o momento só fiz as manutenções preventivas mesmo 😄
Kleber, o THP é 1.6. Vc disse 1.4.
Excelente e explicativo vídeo.
Quanto ao motor 1.8 etorq já presenciei viatura da policia palio wk adventure com mais de 450.000 km sem contar que é muito elogiada na policia essa viatura enquanto spacefox e spin são considerada fraca especialmente esse EA-211.
Kleber, parabéns pelas suas postagens. Muito ajuda nós amantes de carros. Sou conservador e amante dos motores VW AP. Estou pesquisando SUV 0 km. A dúvida é motor 1.6 ou 1.0 ???
O problema de corrente dos motores THP ocorrem nos modelos mono combustível. Ele foi corrigido nos modelos flex.
Alguns melhorados outros não!
Mangote que vai do filtro de ar até o turbo continua com problemas, folga da corrente continua, contaminação com nosso combustivel por ser injeção fireta tbm assim como a bomba de alta
@@sauloairsoft9018 o mangote que vai do filtro de ar até o turbo não tem problemas, ele é de plástico e com o ressecamento e trepidação normal do motor ele vai quebrando no encaixe dele até o turbo.
@@sauloairsoft9018 contaminação com o nosso combustível é geral e prejudica todo e qualquer motor de carro com injeção direta.
Os motores THP monocombustivel aceitam as peças melhoradas dos modelos flex. Enfim, todos os problemas crônicos foram resolvidos no THP. E muita coisa que você classifica como problema exclusivo do THP, como contaminação com combustível ruim e problemas causados por óleo vencido e filtro errado são problemas causados pelos responsáveis pela manutenção e não do motor.
Giovane de Santana por isso sou contra essa modinha de injeção direta em carro de entrada e tbm turbos e que melhorou mais não resolveu varios problemas critivos do THP! Seja no problema do mangote que é do THP ou da contaminação que é de todo carro com injeção direta
Excelente explicação, parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍👍
Sobre o motor e-torq, o houve apenas alguns poucos casos no primeiro lote de motores 1.8. Os motores E-torq 1.6 eram super resistentes e nunca ouvi falar em quebra de pistão. Tenho um com 136.000 km originais. Manutenção barata e mecânica de confiança.
Esses motores etorq tem problema crônico no sensor de fase, peça cara, por volta de 600 reais, paralelo às vezes resolve, mas em menos de 3 a 6 meses ressurge o problema, fora outras dores de cabeça com bomba d'água. Pesquise aqui no UA-cam e verá que estes motores não são bons, inclusive discriminados no mercado de usados, compra quem não conhece.
@@diegodesouza5260
Tem E-torq rodando na praça com 600.000 km. Se fosse tão ruim não andava esta km. Como relação o sensor de fase só foram os primeiros que deram problema.
Foi no primeiro ano de produção, depois não ocorreu mais.Saiu de nosso mercado, mas continua em linha, só para exportação.Se é exportação, e porque e bom.
A quebra do pistão do etorq 1,8 não é culpa do Pistão como se falou no video e sim culpa do módulo de injeção. O carro era flex. E quando ele usava álcool muitas vezes ao passar para a gasolina o carro não identificava a mudança e aí quebrava o motor. Houve um recall da Fiat e foi reprogramado o sistema e aí desapareceu. O 1,6 não teve problemas pq a taxa de compressão era só 10,5. Já o 1,8 deu problema. A taxa era se eu não me engano 12,5. O motor etorque é um excelente motor. O queridinho dos taxistas de BH.
@@diegodesouza5260a peça original não é cara.. O problema é a mão de obra que tem que tirar um monte de coisas para trocar ele. Este é um dos defeitos do etorq os outros 2 defeitos são vazamentos de óleo. O do carter. E o do filtro de óleo. Não são defeitos graves.
Parabéns. Ótima explicação sobre os motores ea 111. Mas o problema perciste até hoje. Principalmente nos G5. E me parece que ficou sem atualizações.
Ea 111 é podre, fui ligar o meu de manhã, a sede de válvula soltou, quebrou a válvula e a válvula furou pistão kkkkkkk muito ruim
Na época, teve também um recall do óleo, mudaram a marca...
No caso do motor ea111, acho que teriam que casar o registro de todos os engenheiros envolvidos no projeto,
Motor EA 111 é muito problematico, desde o gol G3 1.0 8v infelizmente o meu começou a passar óleo para as velas com 137.000 km com manutenção em dia e troca de óleo no tempo certo
Excelente video, está cheio de vídeos mostrando veículos novos e bla bla bla .O bom é saber o que ocorre de fato durante a utilização desdes veículos na vida real , ajudando na tomada de decisão em investir em determinados modelos de veículos. Por favor continue com essa iniciativa Abraço Obrigado
O problema de superaquecimento da bobina e cabos de vela também acontece com os do Fiesta Rocam 1.0. Estou com o carro há um pouco mais de 4 anos, sou o segundo dono, e só na minha mão já troquei 2 vezes o conjunto completo e 1 vez somente os cabos, erro total de projeto.
Tenho um gol g3 16v faz 4 anos já rodei mais de 70 mil km e até agora não deu problemas sempre completo o óleo só tive pouco de manutenção como troca de filtros óleo velas cabos e algumas coisas como sensores
Seria interessante um vídeo sobre o motor Renault família K4M, durabilidade e cuidados, lubrificação.
Obrigado eng.Kleber pela orientação para nós, abraço
Opa Marcos, espero que tenha ajudado!!!
Abração amigo!
Boa noite.
Alguns motores estavam a frente do seu tempo, ou pelo menos não indicado para muitos dos brasileiros, estes as vezes fazem umas economias burras, o motor do Marea e do Tempra turbo são bons exemplos. Eu só uso o que é recomendado, troco todos os filtros a cada troca de óleo e sempre uso os melhores possíveis. Meu caminhão usa óleo sintético 5w30, óleo caro e, por isso alguns adotam o 15w30, resultado, falta lubrificação, principalmente na primeira partida a frio.
Se tu seguisse o que a fabricante recomendava com o Marea ia se lascar igual. Lembra que recomendavam troca do óleo a cada 20 mil km?
Exatamente, infelizmente o Brasil não é o lugar adequado para novas tecnologias, todas as montadoras que fizeram isso pegaram má fama por algum motivo.
Fosse a Fiat com o Tempra e o Marea ou a VolksWagen com o Golf SR. Criou-se um mito de que esses motores são ruins por falta de manutenção adequada, e como tudo no Brasil que tem qualidade o preço é altíssimo, assim surgiram as gambiarras e com isso as famas de "bomba".
É um país atrasado e sempre vai ser infelizmente.
Por isso adiciono o militec , condicionador de metais de alta performance.
@@diogotomazn kkkkkkkk!!!!😂😂😂😂
@@deniscaj na eficiência...
Eng. KLEBER Boa tarde, Eu ti vi carros da vw com os motores 1. 0 e 1, 6, É nunca tive problemas sempre fazendo às manutenções de acordo com o manual. Abraço
O meu Gran Siena Essence usa o motor E.Torq 1
6 ecnunca mecdeu problema em quase 10 anos de uso. Ja vi carros deste modelo com 240, 300 e até mais de 400 mil km rodados dem manutenção nenhuma. O que vale é cuidar bem.
Tem vários táxis em Belo Horizonre com Etorq com mais de 500 mil kms. Eu te pergunto porque a Fiat tirou de linha em 2010 um motor atgentino 1,9 que tinha duplo comando no cabeçote e tinha 130 cavalos. E 18,1 de torque. E colocou no seu lugar o Etorq 1,8 que tem números parecidos. A Fiat gastou uma fortuna neste motor. Na compra da fábrica. E no aperfeiçoamento dele. É que este motor não tem defeitos crônicos. O argentino era complicada a troca da correia dentada. Tinha que ter 3 ferramentas.
Cleber é bons seus vídeos, com explicação detalhada, eu tenho uma ressalva tem motores e carros ruins, mais tem donos de carros, péssimo um motor novo é pra aguentar 400,000km, mais não essa a realidade, será que os brasileiros não sabe dirigir protegendo seu carro? ou desossar o carro antes de vender é o importante, quem fica com a bomba é o próximo.
O grande problema que vejo na maioria dos motores são realmente os donos! Ou seja, negligência nas manutenções básicas, utilizando óleos fora da especificação correta, sem citar as economias inexplicáveis quando é necessário fazer uma manutenção. Agora as montadoras tem sim sua parcela, os valores cobrados nos serviços são absurdos, existem metas de "empurotopia" de "manutenções preventivas" desnecessárias, e, por último, e, não menos importante, os manuais confusos de difícil interpretação.
Valeu, excelente explicação ! Tinha dúvidas agora posso comprar sem medo! No meu Siena a Fiat recomenda o Óil 15w 40 no qual me deu dor de cabeça
Tem pessoas que o motor tem um tipo de óleo específico mas ele vai la e coloca o mais barato.
E ainda fala que o carro não presta.
PARABÉNS CLÉBER, ÓTIMO VÍDEO E EXPLICAÇÕES ! UM ABRAÇO
Muito bom esse vídeo! Mas outros motores também condenados por ter sido lançado em época errada e falha de orientação de manutenção pela própria montadora, foi o motor do Marea, Palio 1.6 16V, o do Xantia 2.0 16V e os 6 cilindros. E os atuais TSi.
Nossa dei sorte intaum tive um gol 2009 ea111 1.0 fiquei com ele 3 anos e andava viajava e trabalhava nele direto e nunca me deixou na mao pra mim foi duravel e forte vendi ele com 137000 km belezinha
Os motores volks problemáticos são os de 1,0 litros e 16 válvulas. Os de 8 válvulas são muito bons desde que troquei o óleo com 5 mil. Já o EA 111 com cilindrada 1,6 toda a parte interna pistões, bielas, virabreqjuim e bronzinas são as mesmos do motor AP. Como este motor vai ser ruim?
Perdão, mas trabalho com isso e os EA 111 são um enorme problema até hoje. Mancais de virabrequim, berços de biela e dutos de óleo são subdimensionados. Coincidentemente, esta semana um amigo realizou a troca total do motor à um custo enorme em uma Saveiro 2016 com menos de 70 000 KM. A aveiro antiga dele, teve duas trocas gratuitas pela Volks. Essa durou um pouco mais. Um outro amigo, que inclusive trabalha comigo, já está na terceira retífica e troca de peças do 1.0 de seu Fox. Infelizmente a fama de durabilidade da Volks caiu por água com isso. Isso se reflete, claro, nas vendas de carros novos com esse motor. Uma pena a Volks dar tão pouca importância à um mercado que foi de seu dominio por tanto tempo. Fazer o quê né/? rsrs
Show,falou dos principais motores e seus problemas clonicos muito bom
Coloquei o Óil 5w30 , nunca mais tive problemas! Com lubrificação!
O problema de lubrificação do EA 111 se restringe ao 1.0. Principalmente por conta da mistura do álcool com o óleo no cárter e consequente degradação desse último. Já o 1.6 é um motor muito confiável. Já tive 2 e passei dos 200.000 km sem nenhum problema. Mas não recomento o 1.0.
Eu tenho um gol G5 1.0 09 e está com 238500
Eu tenho Fox 1.0 8v Gii é um relóginho troca de óleo a cada 5 mil com as especificações Volkswagen 502 00 kit de filtros junto com a troca de óleo e aditivo para Flu 40/60 . Agora vcs querem trocar o óleo com 10 mil Km
parabéns pela explicação,excelente conteúdo.ja me inscrevi.
Muito obrigado amigo, abraço.
Muito bom. Grato pelo vídeo.
Muito bom Kleber, obrigado.
O problema também é que a maioria não respeita o que o fabricante manda aí põe óleo barato aí detona o motor depois fala que o motor não presta
Sim! Até hoje vejo pessoas inventando moda, trocam o lubrificante, não trocam fluido de câmbio, etc.
Parabéns pelo seu belo trabalho prestado ao povo brasileiro e com explicações bem esclarecedoras. 👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍Muito bom.👍👍👍👍👏👏👏👏👏
Motor Zetec 2.0 que equipavam o Mondeo. Carro muito top porém o motor não dimensionado para o nosso clima. Já o Focus com mesmo motor, mas adaptado, não dava tanta bronca.
não sei se levei assar mas o motor 1.4 fire tetrafuelll maior bomba que já peguei, alegria depois de vender ele..
Tive um.siena tetrafu rodei mais de 400mil quilometros é melhor que o 1.0 ae111 esse é fraco
O proximo carro ou toyota ou honda prefiro um usado que zero.outros que vai ser bomba é o tsi tb e esses três cilindros são as futuras bombas.
WV vive trocando de motor agora tem esse tsi é bom mas se não der o devido cuidado ja éra vai virar poblema.
Eu já vi uma explicação no UA-cam, quanto a retifica do cabeçote do motor THP. Esse cabeçote não aceita retifica. Tem que colocar um zero ou retirado de algum motor que não tenha sofrido retifica.
Este motor tem injeção direta. Eu acredito que não tem como aplainar.
ÓTIMO VIDEO KLEBER, FALA SOBRE A BOMBA D'AGUA ELÉTRICA DO NOVO COROLLA. OBRIGADO
Vídeo muito bom e esclarecedor...
Sem dúvida ajudará muita gente...
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Muito bom comentário 👏👏👏👏👏👏👍👍👍
Eu tenho um passat 1981 ls 1.5, peguei ele com a junta do cabeçote queimada e não sabia, andava normalmente, só sumia a agua do radiador, mandei o mecãnico trocar a junta e começou a rajar e fazer fumaça no escape e também começou a ratear no funcionamento.Pode me explicar o motivo disso tudo?
Motor é dono! Tive uma Fiat Strada 1.8 etork máquina! Fiquei ela durante 5 anos! Pau para toda obra não tinha dó porém sempre seguindo a manutenção indicada pelo fabricante, óleo e etc. Um foguetinho em terra!
Esse defeito que ele falou se refere a um defeito de fabricação em um lote grande de pistões.
Meu vizinho tem uma, faz uso severo, anda com peso, quase tb dia, não cuida muito, anda em terreno difícil, e o carro não nega fogo.
@@adailtonsilva6475os pistões não tinham defeitos. Foi um problema na injeção dos carros flex que não reconhecia quando o carro estava usando gasolina. O sistema dizia que o motor estava com álcool. Como a taxa de compressão do 1,8 era muito alta começou a quebrar pistões. O 1,6 não tinha este problema pq a taxa era mais baixa. Isto foi corrigido em um recall. Com uma reprogramação do sistema há mais de 10 anos.
Este motor não tem defeitos crônicos. Ele tem 3 pequenos defeitos que é o sensor de fase que costuma estragar. E é difícil de trocar e tem que ir no mecânico. Pq vai ter que tirar coxim. Um vazamento da Junta do carter. Que basta usar a junta Sabó que resolve. E um vazamento no filtro de óleo que também incomoda de vez em quando. Todos mecânicos que eu conheço elogiam 3 motores Fiats. O Fiasa, o Fire e o Etorq. O resto eles metem pau.
Parabéns pela apresentação, muito didatica e esclarecedora!
Fala por favor sobre as novas motorizações turbo!
Cadê o motor SIGMA do Ford New Fiesta..... To sofrendo aqui com essa bomba
Excelente vídeo mano 👍, LIKE GARANTIDO... Parabéns Fera!!
Quanto conhecimento
Parabéns Kléber
Opa Leonardo, muito obrigado meu amigo!!!
O que mais quero é compartilhar tudo o que sei com todos vocês!
Abração amigo.
A bola da vez agora é o 1.0 três cilindros do Ford KA. Estão abrindo o bico cedo ! É alguns VW UP tbem
Sim, qual Ford Ka ? Qual o modelo? Pq se for o geração 3 eu discordo. Todo Zetec rocan é bom.
@@loucosporgames7205 Sugiro ler melhor minha postagem, onde afirmo claramente se tratar da ultima geração 3 cil. Abç
@@mario17992 vc tá querendo dizer o Ford Ka mais recente né isso ? Vc não especificou não .. oque pra mim é um ótimo carro
O Ka 2017/18, em diante já saíram com correções, só trocar óleo na data correta e com a especificação da fábrica q vc não terá problema. Já vi 3 cilindros com 250 mil km com manutenção feita corretamente e o dono ainda não abriu o motor.
Qualquer motor que não é cuidado com zelo, pode ter problema..
Show de bola Kleber. Faltou acho que só o motor do Marea e Marea turbo.
Olá, Kleber e sobre os motores VW AT 1.0 16v que equipou o gol e derivados nos anos 2000, existem problemas crônicos como lubrificação ineficiente por conta de projeto, ou em geral são problemas de manutenção indevida, óleo lubrificantes de qualidade insuficiente, como na linha de motores que equipou os 1.0 16v Turbo?
Bom dia. Eu estou pensando em trocar de carro andei com um logan 2018 1.0 3 cilindros mas achei meio estranho esse motor acabei desistindo do negócio. O que vc acha desses motores a durabilidade será que chega junto com os antigos 4 cilindros?
E a dica para o EA111 seria a qual, já que o óleo recomendado não presta e as peças não tem durabilidade? Evitar esse motor!
Ou não?
Esses motores que o rapaz tá falando era em2009.hoje tem motor ae111 com 180.000mil e nunca de problema e só trocar óleo certinho que não dá problema.
@@noelkitcki4364
Motor do fox , gol , voyage . . .
É um dos motores mais retificados.
Da folga nos pinos dos pistões, gastam os mancais do comando de valvulas, é um dos motores q mais gastam tuchos e balancins
.
@Ricardo Costa na minha humilde opinião,para evitar maiores dores de cabeça,melhor optar por outro modelo principal o Motor G5 1.0,nada que você faça vai te deixar 100% seguro.E não tem essa de fazer revisões na autorizada,por que em 2009 a vw aqui da minha região tava com o pátio lotado de carros para Trocar o motor.É erro de projeto mesmo!🏃🏻♂️🏃🏻♂️
Engraçado, tenho um carro com esse motor ea111 desde 2013 e nunca deu problema. Que coisa não!!?
Os motores que deram este problema foi bem no início, si vc procurar na net, tem o numero de chassi dos carros afetados... tenho um 2010, esta com 167k km, peguei ele com 109, trocando tudo certinho e colocando o oleo recomendado, ele vai... Mais detalhe, ele n é um bom motor, na verdade é bem frágil, requer um cuidado muito grande e tem outros carros de mesmo ano com motores bem melhores...
Oq vc tirar de material na plaina vc tem que colocar a mais de junta no thp
Lucas , esses motores modernos com alta taxa de compressão deveriam ter juntas metálicas com medidas diferentes para compensar a plaina , por exemplo:
Junta STD espessura 1 milímetro
Junta 1 pic 1,15 milímetros
Junta 2 pic 1, 30 milímetros
Junta 3 pic 1, 45 milímetros
Se tivesse isso seria bom para o motor trabalhar na taxa original.
Os motores diesel da Besta , Topic , H100 depois q o cabeçote é retirado e plainado passa a não ter mais sossego, a cada um ou dois anos está retirando o cabeçote novamente ( talves por ter subido muito a taxa de compressão)
Excelente vídeo! Vou continuar fugindo destes motores com "probleminhas".🧐🤨🙃
Opa Rui, infelizmente alguns motores realmente tem um certo “probleminha” mesmo kkkk
Abração amigo.
Que pena o moto ae 111....como fazer ter uma boa manutenção desse moto....e parabéns pelo seu vídeo.
Opinião MINHA(deixo bem claro): FORD E PEUGEOT, são duas alegrias: Uma quando você compra, outra quando você vende!
Show... Parabéns pelas informações... conquistou mais um inscrito. Abraços
Cléber o que vc me fala do projeto e funcionalidade dos motores tsi turbo faz um vídeo sobre isso tenho muitas dúvidas desse motores pq tem muita gente falando mal por ser uma tecnologia Nova.
E parabéns Deus vídeo são bem explicado especialmente do Virtus e polo
Muito bom vídeo! Tenho um gol 1.6 ea111 ele tem essa fama de problemático kk mais to achando um dos melhores motores em economia e desempenho,carro ágil e forte
Temos uma Saveiro 2014 e tá fechando 170 mil km e tá tudo ok.
Que bom, fazendo as manutenções não se tem problemas com eles mesmo! Meu ta com 85 mil vai longe então kk
Tenho um astra desde zero hj com 288 mil km lacrado e detalhe piso sem dó! Nunca tive dor de cabeça com ele já cheguei a esquecer e rodar quase 100 mil km com a mesma correia!!!
uma bomba esse motor tive um gol g5 1.6 com 50 km abri o motor
A maioria dos problemas nos carros, é a falta de manutenção adequada...
Nós antigos Ford modelo A, a água do radiador fervia e nada acontecia com a junta do cabeçote, pq...??? Segundo conversei com quem teve um mod. A era pq a junta era cobre...blz...
Opa Nelson, tudo bem amigo?
Vou ser sincero que desconheço sobre este motor, mas o que posso citar é que os motores de antigamente era muito robustos, o que dizemos na indústria é que são superdimensionados, ou seja, suportam muito acima daquilo que são submetidos, e isto ajuda muito na durabilidade, mas o custo se eleva também.
Abração amigo.
A água fervia e não acontecia nada porque o cabeçote tb era de ferro fundido. Por isso não empenava e não queimava a junta.
Que era superdimensionado, tb é verdade. Eles construíam motores com sobra de material e consequentemente, com grande resistência.
Tenho um Polo Hatch 2003 1.6 com motor EA111 com 170mil km originais e nunca tive qualquer problema.
Creio que esses problemas foram na safra de motores entre 2009 a 2011, ou algo aproximado disso.
Mais também vc não anda com o carro meu ,carro samambaia não sai da garagem 2003 e 170km até agora kkkkk
Meu colega admiro muito seu trabalho. Acredito que faltou colocar o motor diesel da blazer aquele 2.5. o pessoal reclama muito da baixa pressão na turbina e o motor xoxo.
Matheus, a Mercedes Sprinter 312 tem esse mesmo motor mas a turbina é mais forte com bom desempenho, não sei porque a GM não usou a mesma turbina da Sprinter .
Parabéns meu amigo pela explicação do EA111
MAIS GOSTARIA QUE ME TIRASSE UMA DÚVIDA
O G4 DÁ MENOS PROBLEMA QUE O G5 SERÁ QUE É PELA POSIÇÃO DO MOTOR?
OU VC TEM ALGUMA OUTRA EXPLICAÇÃO?
FALA AÍ PRÁ GENTE TIRAR A DÚVIDA!!
Desde já agradeço obrigado TMJ
Meus clientes q tiveram o GOL g 4 falam bem desse carro, o motor vw depois q colocaram biela longa em 2008 começou os problemas, interessante q começava o problema batendo válvulas e gastando os mancais do comando ( a própria tampa de válvulas era o mancal também) , muitos donos desses carros quando eram relaxados continuava andando batendo válvulas e ia aumentando a folga diminuindo a pressão de óleo provocando desgaste prematuro no Virabrequim e acabava virando retifica do Virabrequim e troca de cabeçote e se o motor tivesse mais de 100.000 km retificava também o bloco do motor ( não fica barato um serviço desse) - nesse caso é melhor pegar um motor novo na caixa .
motor 1.6 thp bomba , problemas cronicos
bomba d’água
bomba de alta
junta de cabeçote
junta da tampa
em modelos mais antigos tampa diafragma
corrente de comando
bobinas
mas o mais comum e dar problema na boba de alta ....
custo elevado para conserto...
resumo bomba tanto faz sendo peugeot ou bmw ...
Motor ruim da febre do rato é o maxion 2.5 a diesel usado na s10 até 2000. Perdi até as calças com esse motor. Fiquei de esmola mesmo. Tô de pé, sem casa, sem dinheiro e devendo até hoje. E perdi até meus amigos. Tô na merda por causa desse motor diabólico.
Resumindo, ninguém falando mau do Motor Renault K4M, e meu Megane 2000 criticado, sendo que um bem cuidado nunca dá problemas.
K4M e F4R são excelentes, estando entre os melhores que vieram para o Brasil
O que você nos diz sobre o motor 1.0 turbo 3 cilindros da tracker 20/21.
O problema do EA 111 era um só ,o dono que colocava óleo com viscosidade errada quando o certo era o 5w40
Com certeza! Rodei e rodo com esses motores, tanto 1.0 e 1.6 e nunca tive nenhum tipo de problema com eles. Obs: troca de óleo no período correto e óleo com a especificação indicada pelo fabricante...
Com o marea é a mesma coisa, mas não querem saber, vivem condenando o carro.
Isso mesmo eu tenho só boto 5w40 especificações 502 00 e troco com 5 mil e todos os filtros e o motor é um relóginho
Maravilhosa apresentação... Parabéns, mano! Tenho um pedido:
Fazes uma vídeo-aula sobre o MOTOR AP 1.6? Em especial falando do motor da Parati quadrada CL 94, 95...
Afinal o problema do EA111 foi óleo errado ou tratamento térmico nas peças ? Qual era a especificação do óleo?
5w40 o óleo correto
Seus vídeos são muito bons pela didática e conteúdo. Mas tente se livrar desse vício de ficar repetindo a palavra "aí"...
Muito bom seu esclarecimento sobre ests motores
O 1.6 THP da PSA não aceita plaina no cabeçote. Se empenou é troca. Há quem plaine e use junta de maior medida, mas não sei se fica bom.
E o problema de corrente de comando com folga foi resolvido nos THP flex. Quem tiver o problema nas versões só a gasolina tem que trocar pelas peças atualizadas.
eu ouvia também muitos problemas nos motores da fiat que equipavam o Marea 16V
Motor Sevel 1.6 16v. Um dos melhores do mundo.
O Marea tinha 2 motores de 16 valvulas. O 1,8 ele era um 4 cilindros parente do Fivetech. Tinha muita tecnologia como polias variáveis etc.. poucos mecânicos brasileiros dominavam ele. . E tinha o argentino 1,6 16 valvulas que era mais antigo. Mas menos complicado que o 1,8. Todo mundo dizia que o 1,6 16 válvula era o unico motor do Marea que não era BOMBA.
@@j.f.a5041mas se ele fosse tão bom, pq será que a Fiat substituiu o Sevel 1,6 (também conhecido pelo nome de Corsa Lunga) pelo etorque 1,6 16valvulas. E por que será que o motor Sevel 1,9 foi substituído pelo Etorque 1,8?
Tenho um fiesta Zetec Rocam,, que tipo de óleo e bateria e o correto pra ele?
O grande problema é o brasileiro que não têm à disposição mecânicos bem preparados e honestos. Os proprietários brasileiros não fazem manutenção no tempo correto, não fazem o uso correto do carro.
Kleber sempre com o seus vídeo.. troquei um vírtus msi por um onix plus premier .fiz um bom negócio ou não?? Abraço..
Vc é um Lord, ao falar desse motor Peugeout. Esse Motor continua uma Bombaaaaaaaaaa!!! Não vale nada. Comprou casou..
o que vc mim diz sobre o óleo lubrificante usado pelas concessionárias Toyota que recomendam o semi sintético? comprei um
2008/2009, e penso se eu não poderia usar o óleo sintético, o que vc mim recomenda usar?
Não entendo tbm. Na Renault recomendam o semi.
Tenho um Gol 1.0 8 válvulas G5 2011, troco o óleo e filtros recomendados originais VW / Shell 58888 até antes de vencer, nunca tive nenhum problema, o motor funciona macio como um relógio até hoje !!! O grande problema são os proprietários mal informados, que saem arrancando com o motor ainda frio e nunca lêem o manual, só vão completando com q/q óleo deixando virar uma lama negra e, quando decidem trocar, optam pelo mais barato que os frentistas desavisados recomendam !!
O motor do antigo Marea duraria muito tbm se não fosse este relaxo !!!
Fala mais sobre o zetec rocam 1.6 quais problemas crônicos.. Valeu abraço
Opa amigo, tudo bem?
Eles seguem a mesma linha do Supercharger, um aquecimento muito elevado de bobinas e cabos, que levam a uma falha prematura.
A orientação é sempre realizar a troca do sistema por completo evitando problemas.
Trocando a valvula termostatica por uma de aluminio voce elimina um problema que é cronico.
@@carupdicasautomotivas mt obrigado pela dica, ja ja tem check-up e isso vai entrar na lista..
@@eduardovieira3642 valeu Dudu, ja fiz encomenda dessa peça por conta de vazamento. Obg pela dica irmão.
O motor ZTEC 1.0 e 1.6 não deveria usar válvula termostática com resistência aquecedora , deveria usar válvula termostática com massa expansiva como eranos motores a gasolina.
NOBRE AMIGO TENHO UM VECTRA 97 2.0 16V A POUCO TEMPO SE EU ADCIONAR ADITIVO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO CORRO RISCO DE ROMPIMENTO DE ALGUMA MANGUEIRA? POIS JA OUVI ALGUMAS PESSOAS ME FALAR ISSO
É SE POSSO ADICIONAR QUAL A PROPORÇÃO NA MISTURA COM A AGUA?
AGRADEÇO
Cara se tu nunca colocou aditivo pede pra alguém que tenha máquina de limpeza de arrefecimento e depois de limpo o conjunto aí sim tu coloca o aditivo que é anti-ferrugem , anti-congelante e anti-fervura ele atrasa o ponto de ebulição da água e não some tão rapidamente igual a água ,se tu deixar só água logo vai te estourar a bomba d'água ou tua válvula termostática vai pro pau, tomara que fique aberta e não aqueça a água do motor mas se ficar fechada aí tu vai ver o gasto ,filtro de ar sempre limpo é ali que vem a sujeira do líquido de arrefecimento .
Mais um inscrito. Parabéns.
Gostei de mais da sua aula eu nunca tive estes modelos mau
Pode botar nesta lista o motor de 5.colindros do Fiat Marea
CORREÇÃO MOTOR THP 1.6 ⬅️⬅️⬅️⬅️
ACESSE JÁ!
cursodemecanicaautomotiva.net/
NESTE CANAL VOCÊ ENCONTRA:
Documentários, lives, entrevistas e muito mais, sempre com informações atualizadas que
unem o entretenimento e a educação com mecânica automotiva. Inscreva-se agora!
Aprenda como fazer reparos no seu carro de um jeito muito simples e prático, com dicas exclusivas e um grupo VIP no Whatsapp para tirar suas dúvidas!
Confira!!! CLIQUE AQUI cursodemecanicaautomotiva.net/
E aproveite pra me seguir no instagram: instagram.com/carupoficial
Curta também a página do facebook: facebook.com/carupdicasautomotivas/
Ford ka 3 cilindros 1.0 2019
O melhor motor que eu vi e não tem comparação é o motor do opala esse dispensa comentário.
@@196ze bomba atômica
@@lucianateixeira2274 verdade, o único gasto é o combustível
O meu é um fox 2007 2008 e apresenta sp problemas de aquecimento de agua do reservatorio. A ventoinha ta normal, dispara corretamente mas a ventoinha menor do ar condicionado(ou auxiliar , nao sei) esta quebrada(desativada) .ouvi de varios mecanicos qe tenho que consertar ela pois ela auxilia no sistema de arrefecimento e esfriamento do motor. Alguem por favor me ajude , se devo fazer isto ou nao?
Tudo muda tudo evolui e como sempre os melhores motores sempre serão os GM f1 e gm f2 ..motores indestrutíveis e baratos de manter ..prefiro gastar mais com combustível com esses motores do que ter dor de cabeça com esses motores nutelas
Flw o especialista de UA-cam
@@sergiorepublicano7959 obrigado pelo reconhecimento 👏👏
Se você pegar um motor GM que faça 10 km/l na cidade, e um motor mais moderno que faça 14 km/l também na cidade dá pelo menos 1250 reais de economia por ano pra uma pessoa que rode 10 mil km por ano. Diferença bem considerável, que no meu entendimento me faz ir para o mais econômico.
Existem bons motores no mercado além dos GM F1 e F2.
Oque é um motor bom ? Os GM antigos quebram pouco e gastam muito combustível, Toyota/Honda quebra pouco, relativo baixo consumo mas quando da manutenção quebra o bolço do dono, então oque vcs acham ou entende "motor bom", fire, AP, vhc, dohc, abc ?????
@@Bianchi337 vhc e fire ..bons é baratos de manter
Motor 1.6 8v Sevel da Fiat! Muito problemático, tô sofrendo com minha Palio 🤦🤦
Esse motor é um dos melhores do mundo!
Sevel nem tem peças originais em produção , vende esse carro.
o que voce acha do motor fire 1.0 uno mille ? muito boas suas explicações gostei abraço
Opa Júlio, tudo bem amigo?
São motores muito bons e de baixíssima manutenção, mas também sofrem com um problema crônico de perda de pressão de óleo, e muitas hipóteses são levantadas sobre este problema, inclusive a escolha do próprio lubrificante.
Abração amigo.
Um dos melhores motores já fabricado para carros populares.
Esse motor do uno mille fire é muito bom tenho um só uso óleo 5w30 recomendo pelo fabricante com 168.000 km é como se fosse zero não fuma nem faz barulho parece um reloginho
Motor Fire é bom , fácil manutenção, peças baratas , tem durabilidade, anda bem correia dentada para 80.000 km mas mecanicos recomendam trocar com 60.000 km ( os motores 1.6 16 válvulas do Sandero, CLIO, Symbol recomenda 80.000 e quebram com 50 , 60 mil quilômetros e é um dos cabeçotes mais retirados em oficinas e o motor 1.4 do C3, 206 mistura óleo de motor na água do radiador por projeto mal feito no canal de óleo q sobe para o cabeçote, muitos cabeçotes desse motor já foi retirado sem estar empenado ( eu mesmo já retirei esses cabeçotes com menos de 30 mil km e na retifica disseram q não havia empenamento.
O canal q sobe óleo para o cabeçote tem um espasso muito pequeno da galeria de água, procuro usar a junta de cabeçote SABÓ , não coloco a original q tem uma vedação q depois de um tempo se assenta ( não vedando bem )
@@gabrielbilibio6353ele é tão bom que é muito usado por frotistas. Aqui no sul a STV que é uma empresa de segurança com centena de motores fire. E vários com mais de 300 mil kms sem abrir. Retifica bem bar 18:54 . Bem leve. Deve pesar uns 20-25 kgs mais leve que os GM família I e os EA 111.
Bom dia Kleber. eu gostaria de saber se posso trocar o óleo do carro do meu Honda Fit 2011 ex por um outro mais barato, porque o Original da Honda e 10w30 mineral, Obrigado pela ajuda
Se o óleo tiver as mesmas propriedades e mesma composição pode sim.
Não precisa ficar preso ao óleo original, temos várias marcas que fabricam o mesmo óleo, apenas com nomes diferentes, e aqui no Brasil só o nome basta para aumentar o valor de algo.
Muito bom Kleber
Opa, muito obrigado amigo!
Abração.
Pelo título achei que viria o motor do Marea kkkk
Poderiam ter colocado o New Marea que são os TSI!!!!
No marea a bomba não era só o motor, mas o carro inteiro. Kkkkkk
Vale a pena preparar apenas o cabeçote do carro?
não existe motor tão ruim... existe dono ruim... Falta de manutenção... etc...
Tive 2 carros e torque da fiat e nunca deu b.o rodei milhares de km no táxi e app
Tnh 1 Gol G3 1.6 AP, mas um carro que fiquei muito triste em saber que não tiveram cuidado com ele foi o Gol G3 1.0 16 V .
com exceção do Clio nenhum 1.0 16v dessa época deu certo no Brasil vide Palio, Corsa e 206 todos substituídos por 1.0 8v ou 1.4 8v
Faz os de motores diesel das camionetes