Excelente explicação. Compreendi perfeitamente. Você é muito didático e sabe utilizar bem o tempo e os enunciados nos fazem entender qual vai ser o próximo aspecto a ser abordando de modo a não perdermos o fio. Vida longa ao canal.
Isso é disseminação de conhecimento m massa! Finalmente uma tradução acessível desses conceitos, uma demonstração prática daquilo q somente cientistas e professores entendem sobre esse mundo incrível da mecânica quântica. Parabéns, Professor!!👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu lembro de uma série de vídeos a muito tempo desse cara, sobre a história da física quântica, e foi muito boa a oratória dele! Que bom que esses vídeos continuam e que o youtube me mostra logo de cara!
Esse cara! Como a ausência de cultura e respeito acabou na sociedade brasileira. O professor Daniel é um respeitável físico com phd, ele não é esse cara. É lastimávelmente ler esses tipos de comentários. Que população grotesca.
@@alfredomeurer634hahaha, tá estressado? Pô, o colega elogiou o professor, só pq ele usa uma linguagem diferente da sua não quer dizer que foi desrespeito.
Não adianta entender tudo ,e não saber transmitir nem sequer um pouco do muito que sabe. Parabéns ao Prof. Daniel que sabe fazer com maestria, essa transferência de informação a nós meros curiosos.
Daniel, aula sensacional com riqueza de detalhes e indicação farta de bibliografia de referência, maravilha, o "sarrafo está lá no topo".... Parabéns!!
Daniel seus vídeos são de excelente qualidade, parabéns pelo esforço e trabalho. O universo quântico que está sendo desvendado pela curiosidade do cérebro humano, vem mostrando-nos que não devemos ser radicais em nossos pensamentos, atitudes e ações principalmente na pesquisa científica. Se isso já tivesse sido entendido há mais tempo, com certeza a sociedade humana estaria bem mais avançada e não patinando na mediocridade como está, apesar de termos um cérebro superdimensionado. Mas que está sendo subutilizado pela maioria dos 7 bilhões dele na sociedade contemporânea.
Que maravilha, mais um vídeo sensacional! Parabéns, professor. Seus vídeos são excelentes, vc tem uma didática incrível, até eu que sou graduada em humanas compreendo e me apaixono pelo assunto. Não pare! Continue a produzir pois seu conteúdo é muito bom. E que lugar sensacional esse, que paisagem!!! Tem até esse extra Parabéns
Explica tão bem q todos podem entender os conceitos da física quântica e a física clássica gratidão professor pr ser tão lúcido e sucinto na explicação ❤!
Excelente... eu tomo a liberdade de dizer q p o leigo a matemática apresentada e uma barreira complicadora. Contudo, esta muito bom o vídeo. Sigamos... parabéns...
Eu tentei destruir a hipótese do gato de Schrödinger durante anos chegando sempre a diferentes resultados. Lembrando que o próprio Schrödinger fez a experiência mental para causar uma sensação de absurdo diz a lenda. Einstein corroborava esse absurdo. No seu último vídeo em que você usa o exemplo da caneta eu tive um epifania E agora está aí explicado com as devidas fórmulas. Bravo !
Boa noite Prof. Daniel! Qual livro você indica para aprendemos mais sobre a física quântica e física nuclear ? Parabéns pelo o trabalho! Excelência no conteúdo e na explicação.
Gabriel Navarro : procure no UA-cam videos do Físico--Matemático Roger Penrose vencedor do Prêmio Nobel de Física . Em alguns videos êle fala sobre como funciona e/ou interpreta--se o funcionamento do cérebro no aspecto quântico .
Obrigado professor. Eu tenho uma dúvida, eu ja entendi que a posição de uma partícula quântica obedece uma função de probabilidade, e isto está mais que comprovado. Mas a ideia de que ela está em todas as posições simultaneamente é algo comprovado ou já entra no campo da interpretação da teoria quântica, cabendo discussão com outras interpretações?
Excelente vídeo. E permita-me uma pergunta. O estado da arte dos chips atualmente leva o nome fantasia de "3 nm". Mas, na prática, as distâncias internas nesses chips variam entre 24 e 48 nm. Ora, um nanômetro equivale a 10 angstroms. Ou seja, 24 nanômetros são 240 angstroms. Nessa distância, a dualidade onda-particula já se torna perceptível?
Gustavo, eu já tinha ouvido falar e fui pesquisar e achei que sim (já se usa efeitos quânticos propositalmente nos computadores modernos. Nas memórias NAND). Procura pela frase no goolge [ Como funcionam os SSDs até o seu nível mais baixo ] . Não colocquei entre aspas porque coloquei essas palavras soltas mesmo. Não sei se outros componentes utilizam de propósito efeitos quânticos (como as NANDs) e se isso pode atrapalhar o bom funcionamento dos chips. Também aguardo novas respostas pra saber
Prof. Daniel, mais um ótimo vídeo! Gostaria de perguntar o seguinte: vimos que a física clássica acaba sendo uma espécie de caso particular da física quântica, mas a relatividade (pelo menos eu entendi assim) de Einstein parece não concordar. Eu nunca vi dentro da teoria quântica um limite de velocidade emergir da própria teoria (realmente não sei se acontece). No caso da relatividade esse limite é a velocidade da luz. Isso é considerado parâmetro para que as duas teorias divirjam tanto ou na quântica há essa previsão de limite de velocidade?
Excelente pergunta Alex. Perceba que, neste vídeo, trabalho com energias típicas nos exemplos. O caso do consensado Bose-einstein é um caso no qual as partículas estão em estado de baixíssimas energias. Aí a coisa é diferentes. Farei um vídeo no futuro sobre isso.
Quando se refere a "baixíssima energia" seria a proximidade ao "zero de Kelvin"? E professor não foi constatado a presença de Condensado no processo da fotossíntese das plantas (estudo publicado em agosto de 2023), ou seja, em condições de energia do nível clássico?
Existe um elemento radioativo que quando observada nao desintegra,,que e' a funcao do colapso de onda em um corpo macroscopico,e quando e' observada desintegra,.E a experiencia da dupla fenda foi feita com uma molecula,e ela se comportou como a luz.
Faz um video do Ilya prigogine e estruturas dissipativas, oa físicos so falam sobre si mesmos, e deixam um gigante como prigogine fora da equaçao (ate pq ele era quimico).
Uma pergunta professor: Quando você fala que particulas separadas "interligadas ou emaranhadas" responde instantâneamente quando uma é "variada ou operada" não sei qual seria o termo correto! O termo " instantaneamente" está correto? Ou elas responde em um delta tempo que está ligado a velocidade da luz, logo, a distancia entre elas definiria o tempo de resposta já que informação viaja a essa velocidade (LUZ), como por exemplo a propria luz ou ondas gravitacionais?
Mas existe um limite onde os efeitos quânticos podem ser observados,já existe uma área da biologia chamada biologia quântica que prevê que o DNA pode sofrer efeitos quânticos.
Por uma questão de escala, os efeitos quanticos em escalas de alta energia podem ser completamente desprezados. Em caso de altíssimas energias, precisamos recorrer à relatividade.
A materia não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. A questao reside no fato de que, no instante considerado, o fato não se realiza apenas parece ser real. ( esse instante é impossivel se distinguir um tempo ou que ele,na verdade, se trata do subsequente.
Olá Hamilton. De fato E e h são grandezas com dimensões diferentes. Porém, o que faço no vídeo é comparar matematicamente o valor das duas. Sendo h constante, quando E >> h, então posso considerar h tendendo a zero (consequentemente, o produto nf deve tender ao infinito). No limite de h tendendo a zero, posso considerar a energia contínua. Desta forma, argumento que, quando E >> h, então a energia tende a ser contínua (não quantizada).
@@fisicaprof.daniel Vou dar uma sugestão. E = nhf. Se n tende a infinito, E >> hf. Essa para mim seria uma comparação aceitável. Neste caso, E se comporta como se fosse uma grandeza contínua, apesar de não ser. E é discreta pela FQ. Dizer que h tende a zero (admitindo-se que h possa ser um infinitésimo) sendo h uma constante, é matematicamente incompatível. h é uma constante e não uma variável. Acho que o seu raciocínio permanece válido nessa linha sugerida.
Professor, mas se a velocidade for nula, o comprimento de onda será infinito! Um objeto parado teria um comprimento de onda considerável. Ou essa velocidade é absoluta, nao relativa?
Excelente pergunta! A velocidade considerada na relação de de Broglie é sempre relativa, mas isso não importa. Pense que um objeto macro, se estiver a uma temperatura diferente de zero Kelvin, sempre terá uma velocidade que corresponde à velocidade de agitação das partículas que o compõe.
Professor, me permita um abuso de lhe perguntar uma coisa especifica. Eu entendi q no nível certo de energia, ou coisinhas muito pequenas como um elétron ou um foton, efeitos quânticos acontecem quando essas coisinhas ainda não "colapsaram de onda pra partícula" (ou ainda são ondas e não partículas. Acho q tá aí minha dúvida). A dúvida é, lá vem a onda fazendo suas travessuras quânticas e derrepente ela é "observada" (entendo q medida ou interferida. Realmente não entendo) e "colapsa" em uma partícula. Depois disso ela pode "descolapsar" e virar onda novamente?
Parabéns! Planck deu origem à quântica, newton descreveu a física que vemos e sentimos, einstein descobriu a física do espaço. Falta aí uma física do tempo. Falta uma descrição do início do universo.
Pelo que entendi, entao o corpo macroscópico é nada mais do que a média de todos os elementos em escala quantica. Como por exemplo a temperatura de um corpo, ele seria a média final de todas as "temperaturas" dos elementos que o compõem.
*O problema é que "quântico" virou a palavra preferida pelos charlatães para "explicar" qualquer coisa que não entendem, que não fazem a mínima ideia do que seja. Aí aparece física **_quântica,_** mecânica **_quântica,_** dinheiro **_quântico,_** namoro **_quântico,_** etc...*
Pra ser sincera nunca fui boa em resolver problemas de mecânica no 2° grau, imagine me meter com mecânica quântica. Me dá uma raiva ver esse tanto de gente, que sequer entendeu o que é aceleração pra Isaac Newton, se apropriar de termos científicos, como se entendessem alguma coisa. Tudo agora é quântica! Sabe nem somar. Bando de estelionatários em ação!
Aí é que tá. Não existe fronteira. Não existe separação entre partículas quânticas, micro ou macro. Isso não é óbvio pra vocês? Estamos observando a mesma coisa, porém em escalonamento (perspectiva) diferente. Quando você olha pra um objeto ou pra um cenário, vc já está olhando para os átomos, para os elétrons e todas as partículas que estão ali. Parem de separar. Tudo é uma coisa só Só porque a gente não consegue perceber a olho nu o comportamento do emaranhamento quântico, ou superposição de onda, não significa que não esteja acontecendo sempre, a todo momento. Afinal, só existe experiência de materialidade por causa dos comportamentos das particulas. Não tem fronteira.
Olá Yuri. A questão que o Bohr se propõe a responder é justamente essa. Pq estas coisas ocorrem no nível micro, com as partículas, mas no nível macro (corpos formados por estas mesmas partículas, só que em grande quantidade) isso não ocorre? Isso é um fato. Um elétron difrata, tunela, emaranha, mas um corpo humano não. Uma gota d´água também não, tampouco uma célula (não existem experimentos que observem tais fatos. O melhor que temos são moléculas difratando). Ora, pq isso ocorre numa escala e não ocorre em outra? A física é a mesma para estes "dois universos" mas o formalismo desta mesma física nos revela comportamentos totalmente diferentes em cada um deles, o que bate lindamente com o que observamos experimentalmente e também na nossa experiência cotidiana.
Comparar física "clássica" com física "quântica" no es coerente, porque clássico é um adjetivo e quantum um substantivo. Física moderna é a forma correta para diferenciá-la da clássica. Por outra parte, a mecânica quântica é uma parte da física moderna.
Todavia, neste caso, ele não se referiu a quantum, mas à "quântica", aí sim, um adjetivo ("física clássica" e "física quântica"); ademais, clássico também pode ser substantivo (apesar de não o ser, no caso); "um clássico", "o clássico". Outra coisa, tal denominação é amplamente utilizada pelos físicos, não vejo o porquê - "porquê" substantivo - de tal comentário ou observação. Mas, afinal, é a internet e um mundo livre!😂
É pra isso que eu roubo o wi-fi do vizinho! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💙💙💙💙💙💙😊😊😊😊😊😊 Show de aula! Compartilhando mais do que pregador de ônibus!
Obrigado Glauco!
@@fisicaprof.daniel eu que agradeço a excelente aula! Um show! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado professor! Finalmente tirei essa dúvida.
Feliz em saber que ajudei de alguma forma!
Lindo cenário! Que saudades dos seus vídeos mano! Me lembrou de voltar a estudar a física quântica, obrigado!
Vida longa ao canal! Esclarecedor.
Obrigado Arnaldo.
Excelente explicação. Compreendi perfeitamente. Você é muito didático e sabe utilizar bem o tempo e os enunciados nos fazem entender qual vai ser o próximo aspecto a ser abordando de modo a não perdermos o fio. Vida longa ao canal.
Show !!!
Isso é disseminação de conhecimento m massa! Finalmente uma tradução acessível desses conceitos, uma demonstração prática daquilo q somente cientistas e professores entendem sobre esse mundo incrível da mecânica quântica. Parabéns, Professor!!👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado Isaque
Eu lembro de uma série de vídeos a muito tempo desse cara, sobre a história da física quântica, e foi muito boa a oratória dele! Que bom que esses vídeos continuam e que o youtube me mostra logo de cara!
Esse cara!
Como a ausência de cultura e respeito acabou na sociedade brasileira.
O professor Daniel é um respeitável físico com phd, ele não é esse cara.
É lastimávelmente ler esses tipos de comentários.
Que população grotesca.
@@alfredomeurer634hahaha, tá estressado? Pô, o colega elogiou o professor, só pq ele usa uma linguagem diferente da sua não quer dizer que foi desrespeito.
@@paulofischbr Sim. "Esse cara" é um baita explicador! Sou grato pelo conteúdo do canal.
Não adianta entender tudo ,e não saber transmitir nem sequer um pouco do muito que sabe.
Parabéns ao Prof. Daniel que sabe fazer com maestria, essa transferência de informação a nós meros curiosos.
Daniel, aula sensacional com riqueza de detalhes e indicação farta de bibliografia de referência, maravilha, o "sarrafo está lá no topo".... Parabéns!!
Obrigado!
Daniel seus vídeos são de excelente qualidade, parabéns pelo esforço e trabalho.
O universo quântico que está sendo desvendado pela curiosidade do cérebro humano, vem mostrando-nos que não devemos ser radicais em nossos pensamentos, atitudes e ações principalmente na pesquisa científica.
Se isso já tivesse sido entendido há mais tempo, com certeza a sociedade humana estaria bem mais avançada e não patinando na mediocridade como está, apesar de termos um cérebro superdimensionado.
Mas que está sendo subutilizado pela maioria dos 7 bilhões dele na sociedade contemporânea.
Professor,suas aulas são muito necessárias, diante de tanta desinformação sobre física quântica na internet!!
Excelente vídeo!!
Obrigado Paulo. A ideia principal deste canal é justamente combater desinformação nessa área.
Muito bom ver este canal de volta. Como licenciando em física , me fascina a didática do senhor.
Muito obrigado Marcos!
Boa tarde. Professor. Excelente. Continue sempre.
Obrigado Geraldo
Mais uma vez um show de aula, parabéns pelo novo cenário, paisagem sensacional.
Obrigado Márcio
Que maravilha, mais um vídeo sensacional! Parabéns, professor. Seus vídeos são excelentes, vc tem uma didática incrível, até eu que sou graduada em humanas compreendo e me apaixono pelo assunto.
Não pare! Continue a produzir pois seu conteúdo é muito bom.
E que lugar sensacional esse, que paisagem!!! Tem até esse extra
Parabéns
Os aspectos teóricos da mecânica quântica são desafiadores e cativantes por seu profundo apelo filosófico.
Concordo!
Professor, seus vídeos sao formidáveis! Por favor, nao pare! Obrigado🎉
Eu que agradeço Jairo.
Parabéns professor pela iniciativa de relacionar o mundo macroscopio com o microscópio.
Que aula sensacional. Nunca vi uma explicação tão boa desse tema. Parabéns!
Seria possível realizar um vídeo sobre coerência quântica?
Excelente explicação. Melhor do que muitos outros que já falaram sobre o tema. Parabéns!
Obrigado Daniel
Explica tão bem q todos podem entender os conceitos da física quântica e a física clássica gratidão professor pr ser tão lúcido e sucinto na explicação ❤!
Obrigado!
Que aula maneira, assunto árido e espinhoso que ficou redondinho. Parabéns prof.
Exclarecedor
Feliz de ver você publicando vídeos novos.
Muito obrigado Rafael!!!!!
Excelente... eu tomo a liberdade de dizer q p o leigo a matemática apresentada e uma barreira complicadora.
Contudo, esta muito bom o vídeo.
Sigamos... parabéns...
Parabéns. Gosto muito dos seus vídeos e do assunto
Obrigado Claudio.
Mais uma vez : "Show" !
Muito obrigado pelas suas aulas.
Eu que agradeço André
Daniel, você é show. Francisco Paulo, seu colega de mestrado.
Grande Paulo Steam!!!! Abraços
Excelente, professor! 👏👏👏👏
Boa noite. Ótimo vídeo
Obrigado Romulo.
Excelente vídeo!
Obrigado Carlos.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❗️Brilhou!
Eu tentei destruir a hipótese do gato de Schrödinger durante anos chegando sempre a diferentes resultados.
Lembrando que o próprio Schrödinger fez a experiência mental para causar uma sensação de absurdo diz a lenda.
Einstein corroborava esse absurdo.
No seu último vídeo em que você usa o exemplo da caneta eu tive um epifania
E agora está aí explicado com as devidas fórmulas.
Bravo !
Otimo professor
Boa noite Prof. Daniel!
Qual livro você indica para aprendemos mais sobre a física quântica e física nuclear ?
Parabéns pelo o trabalho! Excelência no conteúdo e na explicação.
Show 🖖🏻🇧🇷
faz um vídeo sobre o decaimento do meson B e a prevalencia da matéria sobre a antimatéria
Olá Gabriel. No futuro tenho o projeto de fazer um vídeo sobre Paul Dirac no qual abordarei a questão da antimatéria.
👏👏👏👏
Poderia fazer um vídeo sobre César Lattes?
Comentário do engajamento!
Se um elétron tem a influencia da física quântica, de maneira significativa, como os efeitos quânticos influenciam a mente humana (sinapses nervosas)?
Gabriel Navarro : procure no UA-cam videos do Físico--Matemático Roger Penrose vencedor do Prêmio Nobel de Física . Em alguns videos êle fala sobre como funciona e/ou interpreta--se o funcionamento do cérebro no aspecto quântico .
Obrigado professor. Eu tenho uma dúvida, eu ja entendi que a posição de uma partícula quântica obedece uma função de probabilidade, e isto está mais que comprovado. Mas a ideia de que ela está em todas as posições simultaneamente é algo comprovado ou já entra no campo da interpretação da teoria quântica, cabendo discussão com outras interpretações?
Excelente vídeo. E permita-me uma pergunta. O estado da arte dos chips atualmente leva o nome fantasia de "3 nm". Mas, na prática, as distâncias internas nesses chips variam entre 24 e 48 nm. Ora, um nanômetro equivale a 10 angstroms. Ou seja, 24 nanômetros são 240 angstroms. Nessa distância, a dualidade onda-particula já se torna perceptível?
Gustavo, eu já tinha ouvido falar e fui pesquisar e achei que sim (já se usa efeitos quânticos propositalmente nos computadores modernos. Nas memórias NAND). Procura pela frase no goolge [ Como funcionam os SSDs até o seu nível mais baixo ] . Não colocquei entre aspas porque coloquei essas palavras soltas mesmo. Não sei se outros componentes utilizam de propósito efeitos quânticos (como as NANDs) e se isso pode atrapalhar o bom funcionamento dos chips. Também aguardo novas respostas pra saber
Prof. Daniel, mais um ótimo vídeo! Gostaria de perguntar o seguinte: vimos que a física clássica acaba sendo uma espécie de caso particular da física quântica, mas a relatividade (pelo menos eu entendi assim) de Einstein parece não concordar. Eu nunca vi dentro da teoria quântica um limite de velocidade emergir da própria teoria (realmente não sei se acontece). No caso da relatividade esse limite é a velocidade da luz. Isso é considerado parâmetro para que as duas teorias divirjam tanto ou na quântica há essa previsão de limite de velocidade?
Professor e no caso do Condensado Bose- Einstein?
Excelente pergunta Alex. Perceba que, neste vídeo, trabalho com energias típicas nos exemplos. O caso do consensado Bose-einstein é um caso no qual as partículas estão em estado de baixíssimas energias. Aí a coisa é diferentes. Farei um vídeo no futuro sobre isso.
Quando se refere a "baixíssima energia" seria a proximidade ao "zero de Kelvin"? E professor não foi constatado a presença de Condensado no processo da fotossíntese das plantas (estudo publicado em agosto de 2023), ou seja, em condições de energia do nível clássico?
Existe um elemento radioativo que quando observada nao desintegra,,que e' a funcao do colapso de onda em um corpo macroscopico,e quando e' observada desintegra,.E a experiencia da dupla fenda foi feita com uma molecula,e ela se comportou como a luz.
Faz um video do Ilya prigogine e estruturas dissipativas, oa físicos so falam sobre si mesmos, e deixam um gigante como prigogine fora da equaçao (ate pq ele era quimico).
Uma pergunta professor: Quando você fala que particulas separadas "interligadas ou emaranhadas" responde instantâneamente quando uma é "variada ou operada" não sei qual seria o termo correto! O termo " instantaneamente" está correto? Ou elas responde em um delta tempo que está ligado a velocidade da luz, logo, a distancia entre elas definiria o tempo de resposta já que informação viaja a essa velocidade (LUZ), como por exemplo a propria luz ou ondas gravitacionais?
Então por que o senhor disse que o Sol que ilumina o planeta Terra onde moramos... só é capaz de 'funcionar' por causa de efeitos quânticos?
Neurônios poderiam apresentar comportamento quântico capazes de explicar fenômenos como telepatia e visão geográfica distante?
Mas existe um limite onde os efeitos quânticos podem ser observados,já existe uma área da biologia chamada biologia quântica que prevê que o DNA
pode sofrer efeitos quânticos.
o que acontece quando levamos as teorias quânticas para corpos com energias muito maiores do que nossa realidade (nos cosmos)?
Por uma questão de escala, os efeitos quanticos em escalas de alta energia podem ser completamente desprezados. Em caso de altíssimas energias, precisamos recorrer à relatividade.
Ótimo vídeo! Com uma producão *tão veloz* não tem como o vídeo não ficar *muito massa* . Perdoe-me o trocadilho.
Boa! hahaha
A materia não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. A questao reside no fato de que, no instante considerado, o fato não se realiza apenas parece ser real. ( esse instante é impossivel se distinguir um tempo ou que ele,na verdade, se trata do subsequente.
Aqui está sendo comprado E com h. Mas E é em J e h é Js. E e h são incomparáveis por serem grandezas distintas, acho eu.
Olá Hamilton. De fato E e h são grandezas com dimensões diferentes. Porém, o que faço no vídeo é comparar matematicamente o valor das duas. Sendo h constante, quando E >> h, então posso considerar h tendendo a zero (consequentemente, o produto nf deve tender ao infinito). No limite de h tendendo a zero, posso considerar a energia contínua. Desta forma, argumento que, quando E >> h, então a energia tende a ser contínua (não quantizada).
@@fisicaprof.daniel Vou dar uma sugestão. E = nhf. Se n tende a infinito, E >> hf. Essa para mim seria uma comparação aceitável. Neste caso, E se comporta como se fosse uma grandeza contínua, apesar de não ser. E é discreta pela FQ.
Dizer que h tende a zero (admitindo-se que h possa ser um infinitésimo) sendo h uma constante, é matematicamente incompatível. h é uma constante e não uma variável. Acho que o seu raciocínio permanece válido nessa linha sugerida.
@@hamiltonmedeirossilveira3944 Sim.
Fenômenos estranhos e contra intuitivos reais ou probabilísticos? A resposta a essa pergunta é importante.
Professor, mas se a velocidade for nula, o comprimento de onda será infinito! Um objeto parado teria um comprimento de onda considerável. Ou essa velocidade é absoluta, nao relativa?
Excelente pergunta! A velocidade considerada na relação de de Broglie é sempre relativa, mas isso não importa. Pense que um objeto macro, se estiver a uma temperatura diferente de zero Kelvin, sempre terá uma velocidade que corresponde à velocidade de agitação das partículas que o compõe.
Professor, me permita um abuso de lhe perguntar uma coisa especifica. Eu entendi q no nível certo de energia, ou coisinhas muito pequenas como um elétron ou um foton, efeitos quânticos acontecem quando essas coisinhas ainda não "colapsaram de onda pra partícula" (ou ainda são ondas e não partículas. Acho q tá aí minha dúvida). A dúvida é, lá vem a onda fazendo suas travessuras quânticas e derrepente ela é "observada" (entendo q medida ou interferida. Realmente não entendo) e "colapsa" em uma partícula. Depois disso ela pode "descolapsar" e virar onda novamente?
e cai por terra os misticismos da marvel
Parabéns! Planck deu origem à quântica, newton descreveu a física que vemos e sentimos, einstein descobriu a física do espaço. Falta aí uma física do tempo. Falta uma descrição do início do universo.
_A diferença entre a estupidez e a genialidade é que a genialidade tem limites._
O mundo quantico é um campo de partículas .
Pelo que entendi, entao o corpo macroscópico é nada mais do que a média de todos os elementos em escala quantica. Como por exemplo a temperatura de um corpo, ele seria a média final de todas as "temperaturas" dos elementos que o compõem.
*O problema é que "quântico" virou a palavra preferida pelos charlatães para "explicar" qualquer coisa que não entendem, que não fazem a mínima ideia do que seja. Aí aparece física **_quântica,_** mecânica **_quântica,_** dinheiro **_quântico,_** namoro **_quântico,_** etc...*
Pra ser sincera nunca fui boa em resolver problemas de mecânica no 2° grau, imagine me meter com mecânica quântica. Me dá uma raiva ver esse tanto de gente, que sequer entendeu o que é aceleração pra Isaac Newton, se apropriar de termos científicos, como se entendessem alguma coisa. Tudo agora é quântica! Sabe nem somar. Bando de estelionatários em ação!
Aí é que tá. Não existe fronteira. Não existe separação entre partículas quânticas, micro ou macro. Isso não é óbvio pra vocês? Estamos observando a mesma coisa, porém em escalonamento (perspectiva) diferente.
Quando você olha pra um objeto ou pra um cenário, vc já está olhando para os átomos, para os elétrons e todas as partículas que estão ali.
Parem de separar. Tudo é uma coisa só
Só porque a gente não consegue perceber a olho nu o comportamento do emaranhamento quântico, ou superposição de onda, não significa que não esteja acontecendo sempre, a todo momento. Afinal, só existe experiência de materialidade por causa dos comportamentos das particulas. Não tem fronteira.
Olá Yuri. A questão que o Bohr se propõe a responder é justamente essa. Pq estas coisas ocorrem no nível micro, com as partículas, mas no nível macro (corpos formados por estas mesmas partículas, só que em grande quantidade) isso não ocorre? Isso é um fato. Um elétron difrata, tunela, emaranha, mas um corpo humano não. Uma gota d´água também não, tampouco uma célula (não existem experimentos que observem tais fatos. O melhor que temos são moléculas difratando). Ora, pq isso ocorre numa escala e não ocorre em outra? A física é a mesma para estes "dois universos" mas o formalismo desta mesma física nos revela comportamentos totalmente diferentes em cada um deles, o que bate lindamente com o que observamos experimentalmente e também na nossa experiência cotidiana.
Sinto desconforto com a idéia de macrocosmo e microcosmo. Não consigo entender os parâmetros utilizados. Mais uma ilusão?
Comparar física "clássica" com física "quântica" no es coerente, porque clássico é um adjetivo e quantum um substantivo. Física moderna é a forma correta para diferenciá-la da clássica. Por outra parte, a mecânica quântica é uma parte da física moderna.
Todavia, neste caso, ele não se referiu a quantum, mas à "quântica", aí sim, um adjetivo ("física clássica" e "física quântica"); ademais, clássico também pode ser substantivo (apesar de não o ser, no caso); "um clássico", "o clássico". Outra coisa, tal denominação é amplamente utilizada pelos físicos, não vejo o porquê - "porquê" substantivo - de tal comentário ou observação. Mas, afinal, é a internet e um mundo livre!😂
👏👏👏👏👏👏👏👏