Que emoção! Estou com 80 anos e esse título do vídeo me lembrou os meus 5 ou 6 anos. Antes de ver o vídeo pensei muito... Com aquela idade a fisica quântica ja estava em mim e eu nela, sem saber nada disso. Olhei à minha frente pensei e me perguntei se o q ficava pra trás ainda estaria lá. Resolvi virar bem rápido, bem rápido mesmo, para não dar tempo das coisas desaparecerem... Surpreeeesaaaa!... Que bom lembrar disso
Nem me atrevo a levantar questões de tal magnitude. Se conseguir descobrir se a luz da geladeira realmente apaga quando fecho a porta, já me dou por satisfeito.
Por mais que se estude, sempre haverá mais coisas ainda a descobrir, sua didática é muito boa, estimulante e tenho certeza, desperta o interesse nas pessoas pela ciência. Parabéns e muito obrigado.
Muito boa a explicação! O emaranhado de ideias dos pesquisadores iniciais até os dias atuais demonstra que o conhecimento científico é um processo coletivo e que o debate de ideias beneficia a todos!
Exatamente Roberto! Da mesma forma que a relatividade converge pra física clássica nos limites de baixar velocidades, a física quântica converge pra física clássica no limite de grande energia, ou de h tendendo a zero. Esse é o assunto do meu próximo vídeo.
Didatico, parabéns, e olha que vc vê em canais conhecidissimos de ciência com MILHARES DE SEGUIDORES AFIRMANDO que o spin JÁ ESTA PRÉ DEFINIDO antes da medição, eu ficava sem entender pois sabia que já existia a comprovação, mas o paradigma determinista cega qualquer ser humano que não está disposto a abrir mão das crenças pré estabelecidas, então poucos falam disso de maneira tão didática , parabéns.
Professor Daniel, o seu trabalho é magnífico, o senhor consegue inserir uma pessoa leiga num universo que poucos gênios conseguiram aceitar, engolir a realidade probabilistica da natureza. Parabéns!
@@fisicaprof.danielfico muito feliz de ler que o canal voltou. Faz tempo que o considero o melhor canal em português sobre o assunto. Tem um potencial enorme! Sugestão: fazer um vídeo sobre o conteúdo do artigo a seguir: Einstein’s Interpretation of Quantum Mechanics L. E. BALLENTINE Physics Department Simon Fraser University Burnaby, B.C., Canada (Received 23 May 1972; revised 27 June 1972) Resumo: "Einstein’s arguments concerning the interpretation of quantum mechanics are reviewed and contrasted with certain misconceptions regarding his attitude toward the theory. He considered Born’s statistical interpretation to be the only satisfactory one, and he was not a supporter of hidden-variable theories such as that of Bohm. His criticism of the interpretation accepted, at least tacitly, by many physicists was that the quantum state function does not provide a description of an individual system but rather of an ensemble of similar systems. This criticism was not based merely upon his famous remark that God does not play dice, but upon some definite physical arguments which did not assume determinism." Citação: American Journal of Physics 40, 1763(1972); doi: 10.1119/1.1987060
Olá Professor Daniel! Que bom que você voltou. Seus vídeos são excelentes! Estava sentindo falta da sequência do tema física quântica para principiantes. Abs!!
Boa tarde a todos, primeiro parabenizo ao professor pela excelente aula, em relação ao tema, acho na minha humilde opinião, que o enigma está no elástico espaco-tempo que foi criado no início do universo e a ponte de conexão macro/micro que faz a diferença de percepção de realismo e localidade, assim como a luz, o tecido espaco-tempo molda a percepção da aparência e realidade.
Que bom q vc voltou! Tanto tempo fora do ar pensei q não fosse voltar e volta explicando uma ideia muito legal. Eu torcia pra esse resultado, como pra existência da matéria escura em contraponto a ideia de q ela não existe.
Acredito que esse foi a explicação mais didática e simples de entender sobre esse tema tão complexo que eu já ouvi na minha vida. Obrigado pelo conhecimento compartilhado! Já ganhou mais um inscrito no canal.
Muito bom! Obrgd! Resumindo: Vivemos num Mundo de Sonhos, mas é um Sonho Interativo, participamos e podemos determinar o que sonhamos. Quem é mau vive num Mundo mau, quem é Bom, vive num Mundo Bom...
Parabéns pelo video, como sempre excelente em tudo. Ótima explicação. Você tem uma didática incrível!!! Não deixe de produzir, estou ansiosa pelo próximo
Essas implicações filosóficas, realísticas - e absolutamente contraintuitivas - lembram-me a anedota do professor que, confrontado por um aluno que frequentemente o importunava com tais questões, respondeu de forma lacônica: "cale a boca e calcule"! Achei o canal fantástico e me inscrevi com gosto; apenas não entendi o porquê da última postagem ter sido há dois anos (nem me diz respeito, não é de meu feitio ser inconveniente ou especulativo) , mas, de qualquer forma, achei incrível a iniciativa! Como dito, inscrevi-me com prazer!
Tenho um vídeo que faz uma passagem bem rápida pela interpretação dos universos múltiplos. Mas num futuro próximo farei sim um vídeo específico sobre essa interpretação da física quântica.
Entendi! A caneta está lá mesmo que eu não tome consciência dela, mas a caneta é formada por partículas que podem não estar lá enquanto eu não tomo consciência da caneta...
Olá Wholer. Obrigado pelo comentário. Estou produzindo um vídeo que vai tratar justamente dessa questão das fronteiras entre o micro e o mcro, a partir de qual escala a física quântica passa a predominar sobre a física clássica? e o que significa "observar" em física?
Causa estupefação constatar o grande número de comentários expressando vontade absoluta de perder a oportunidade de aprender sobre ciência de ponta tão consistente, acessível e didaticamente explicado.
Obrigado pela aula. A constante de Plank é exatamente h=6,626 070 15 E E -34 J s conforme CODATA RECOMMENDED VALUES OF FUNDAMENTAL CONSTANTS:2018. O documento NIST SP 961 (may 2019) mostra as proncipais constantes universais recomendadas pelo CODATA.
Desculpe, errei na unidade ( J s ; a unidade correta é J Hz EE - 1 ). O valor exato da constante de Plank, h= 6,626 070 15 EE -34 J Hz EE -1. O documento de referência é o citado no comentário anterior. Mil desculpas pela minha falha.
Um fato curioso é quando vamos para grandezas astronômicas, as propriedades da Física Quântica voltam a surtir efeito, fazendo uma comparação com o tunelamento quântico sendo a razão pela qual uma estrela não colapsa instantaneamente e muitas questóes astronômicas que estavam, até então, sem resposta, começam a ser elucidadas usando o modelo quântico. A própria descoberta dos Buracos Negros não se daria se não fosse por intermédio da Física Quântica e da Relativistica.
interessante, eu sempre pensei isso desde criança, e depois eu mesma me dizia, que coisa de louco, mas nunca associei isso à física, qdo o youtube me sugeriu eu abri no mesmo instante, fiquei muito curiosa
O entendimento da " realidade" se constrói pela mente razão que é o palco para projeção da ilusão criada pela mente cosmogênica e a ciência é a ferramenta da mente razao para reforçar sua crença que a realidade existe. A construção dos caminhos através da ciência em sua matemática, experimentos empíricos analiticos são os testemunhos indiscutiveis da existência da realidade como algo real, sendo que a tal realidade é apenas uma criação de uma Mente e esta apenas existe em uma mente.
Todas as coisas compostas são impermanentes;todas as coisas são desprovidas de existência intrinseca;toda emoção é dor;a verdade final está além da nossa compreensão !Dongsar Chamiang Quientse.
Professor, poderia falar sobre a entropia e o emaranhamento quântico? Ao que parece, a pesquisas mais recentes estão mostrando que o crescimento do emaranhamento no sistema pode ser fator para seta do tempo
Segundo o "método do ato e da potência" de Aristóteles, a desigualdade de Bell se explica como sendo o ato de medir do instrumento uma atualização dos possíveis modos presentes em potência passiva no sistema/constructo emaranhado. O ato da medida traz da potência ao ato um determinado (atualizado) estado quântico.
Parece coincidência, mas ontem mesmo lembrei bastante do seu canal e dos seus vídeos, pois no Ciência sem fim, foram duas pessoas lá, contar justamente sobre essa história, até o exemplo dos sapatos o cara fez kkkkk justamente como o Prof Daniel aqui fez em um vídeo, mas lá ficou bem atropelado pois era apenas uma live. Aqui nesse canal está tudo mais bem contado, em vídeos únicos.
Talvez o que entendemos como macro são coisas já observadas e consequentemente determinadas, porém não necessariamente pelo ser que está em contato com ela naquele momento e nem exatamente, ou apenas, por uma consciência humana como compreendemos. Quando se chega ao princípio da física quântica pode ser possível acessar aquela micro fração do que ainda não foi observado e talvez até interferir nela sem afetar o macro já que é necessário interferir muito para alterar tão drasticamente a realidade.
Muito bom, prof. Tenho acompanhado seu canal e estou adorando mesmo. Posso compreender (parte. O formalismo matemático está além dos meus conhecimentos) a física quântica de uma forma conceitual. Mas o que me pega é quando o sr. diz, por exemplo, que o realismo não é válido no mundo micro, mas é válido no mundo macro. Mesmo entendendo o tamanho minúsculo da constante de Plank e seus efeitos irrisórios, em termos de visão do mundo, o micro e o macro não seriam, em resumo, a mesma coisa (o mesmo "mundo")? Ou seja, os efeitos do não realismo, embora não possam ser sentidos no mundo macro, conceitualmente eles não deviam ser válidos para o macro tb? Curiosamente, os budistas mahayana têm um conceito que se chama "shunyata", que pode ser traduzido por "O Grande Vazio", pontuando que o "universo não possui realidade intrínseca", levantando-se até contra a ideia aristotélica da "doutrina da substância em si". O realismo não poderia ser, em última instância, uma percepção errônea do mundo, talvez causado pela limitação evolutiva de nossos sentidos (cérebros)? Geza Szamosi, em seu livro "Tempo e Espaço" trabalha com o fato da percepção do mundo ser derivada da evolução dos cérebros dos animais, adaptadas às necessidades de cada espécie específica. Ou estou "viajando" muito? 🤔😆😆
Não está viajando não. Na verdade essa é uma dúvida bem razoável. Pra responder a parte física da sua dúvida, recorro ao princípio da correspondencia do Neils Bohr (tem um vídeo recente no meu canal com essa temática). este princípio demonstra a possibilidade de realismo no mundo macro (física clássica) mesmo não havendo realismo no mundo micro (física quântica) e mesmo assim se trata da mesma física. Essa ideia foi corroborada por Ehrenfest anos mais tarde usando um formalismo mais sofisticado. Qt às outras referencias que vc trouxe no comentário, não me sinto qualificado a dizer nada pois não conheço, mas vou pesquisar sobre o tema, que me atrai bastante. Na filosofica ocidental existem tb especulações que se alinham com o grande vazio que vc citou. Mas neste caso tb não tenho qualificação suficiente pra me aprofundar nessa discussão. Preciso estudar mais.
Que emoção! Estou com 80 anos e esse título do vídeo me lembrou os meus 5 ou 6 anos. Antes de ver o vídeo pensei muito... Com aquela idade a fisica quântica ja estava em mim e eu nela, sem saber nada disso. Olhei à minha frente pensei e me perguntei se o q ficava pra trás ainda estaria lá. Resolvi virar bem rápido, bem rápido mesmo, para não dar tempo das coisas desaparecerem... Surpreeeesaaaa!...
Que bom lembrar disso
hahahah eu tb sempre imaginei isso, principalmente qdo era criança
legal
Tbm sempre pensei isso quando criança
Mulher maravilhosa!
O mesmo ocorria comigo durante a infância e algumas vezes na idade adulta.
Que bom que vc reativou o canal....... seu conteúdo eh incrível muito didático; PARABÉNS E CONTINUE!!!!!
Nem me atrevo a levantar questões de tal magnitude. Se conseguir descobrir se a luz da geladeira realmente apaga quando fecho a porta, já me dou por satisfeito.
Suas explicações da física são excelentes 👏👏👏
Professor, não pare de produzir conteúdo! Seus vídeos são excelentes e você tem muito talento para ser um comunicador.
Por mais que se estude, sempre haverá mais coisas ainda a descobrir, sua didática é muito boa, estimulante e tenho certeza, desperta o interesse nas pessoas pela ciência. Parabéns e muito obrigado.
Caraaaaaaca, vídeos novos e eu aqui panguando, durante a semana vou maratonar🎉
Que felicidade inexplicável um video novo aqui no canal!!!!!!!!!! Muito obrigado!!!!!! Sensacional sempre ⭐️
Muito boa a explicação! O emaranhado de ideias dos pesquisadores iniciais até os dias atuais demonstra que o conhecimento científico é um processo coletivo e que o debate de ideias beneficia a todos!
Comentário perfeito! Onde eu assino?
Excelente professor!
Bem vindo de volta!
Parabéns pelo vídeo e pelo canal!
O melhor professor de física quântica do UA-cam. Parabéns.
O melhor e o pior, superpostos. (6)
@@PeX218 Por que não o pior e o melhor, contrapostos. (9)
Obrigado, prezado Prof. Daniel !
Muito Show 👏🏽👏👏🏽👏👏🏽👏👏🏽👏👏🏽👏👏🏽👏
Um dos melhores divulgadores científico dessa plataforma
Show professor, já estava repetindo umas 30 vezes cada um dos seus vídeos antigos! Parabéns!
Eu também!😊
Eu vou fazer o mesmo.
Boa tarde professor. Ainda bem que você voltou com o canal. Parabéns.
Obrigado Geraldo.
Que bom que voltou professor, estou assistindo seus vídeos que poucos e São muito bons. Obrigado.
Excelente explanação. Muito didática. Parabéns. Você conseguiu resumir a essência da física quântica num vídeo de 19 minutos.
Parabéns pelo trabalho. E obrigado por publicá-lo aqui em seu canal.
Eu que agradeço Paulo.
Aprendi muito no seu vídeo. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Oi Nathan. Fico muito feliz em saber!
Sou Mestre em Física e essa aula foi incrível. Sabe muito.
Finalmente entendi nos últimos segundos.
É como os efeitos da Teoria da Relatividade em velocidades não relativísticas.
Exatamente Roberto! Da mesma forma que a relatividade converge pra física clássica nos limites de baixar velocidades, a física quântica converge pra física clássica no limite de grande energia, ou de h tendendo a zero. Esse é o assunto do meu próximo vídeo.
@@fisicaprof.daniel Então o próximo vídeo vai ser muito bom
Didatico, parabéns, e olha que vc vê em canais conhecidissimos de ciência com MILHARES DE SEGUIDORES AFIRMANDO que o spin JÁ ESTA PRÉ DEFINIDO antes da medição, eu ficava sem entender pois sabia que já existia a comprovação, mas o paradigma determinista cega qualquer ser humano que não está disposto a abrir mão das crenças pré estabelecidas, então poucos falam disso de maneira tão didática , parabéns.
Obrigado Marcos.
Finalmente voltou, tava com saudades, melhor canal de divulgação científica na minha opinião.
Obrigado 😃
Professor Daniel, o seu trabalho é magnífico, o senhor consegue inserir uma pessoa leiga num universo que poucos gênios conseguiram aceitar, engolir a realidade probabilistica da natureza. Parabéns!
Obrigado Ivan.
Professor, que alegria quando vi esse novo vídeo. Não esqueça dos seus alunos e fãs. Não pare mais de postar!❤Muito obrigada!
Eu que agradeço Rosana. Meu plano é reativar o canal e continuar postando vídeos, agora com regularidade.
@@fisicaprof.daniel 👏👏👏👏👏👏
@@fisicaprof.danielfico muito feliz de ler que o canal voltou. Faz tempo que o considero o melhor canal em português sobre o assunto. Tem um potencial enorme!
Sugestão: fazer um vídeo sobre o conteúdo do artigo a seguir:
Einstein’s Interpretation of Quantum Mechanics L. E. BALLENTINE Physics Department Simon Fraser University Burnaby, B.C., Canada (Received 23 May 1972; revised 27 June 1972)
Resumo:
"Einstein’s arguments concerning the interpretation of quantum mechanics are reviewed and contrasted with certain misconceptions regarding his attitude toward the theory. He considered Born’s statistical interpretation to be the only satisfactory one, and he was not a supporter of hidden-variable theories such as that of Bohm. His criticism of the interpretation accepted, at least tacitly, by many physicists was that the quantum state function does not provide a description of an individual system but rather of an ensemble of similar systems. This criticism was not based merely upon his famous remark that God does not play dice, but upon some definite physical arguments which did not assume determinism."
Citação: American Journal of Physics 40, 1763(1972); doi: 10.1119/1.1987060
Que bom que voltou professor!!! Bem vindo.
Muito bom. O melhor de todos. Completo. Fez a história completa do problema com seus atores. Esclareceu inclusive seu aspecto filosófico
Muito obrigado Baltazar.
Parabéns, muito esclarecedor e muito didático num assunto muito interessante.
Obrigado Flavio
Olá Professor Daniel! Que bom que você voltou. Seus vídeos são excelentes! Estava sentindo falta da sequência do tema física quântica para principiantes. Abs!!
Obrigado Bruno!
Super legal e didática explicação para condições medidas. O momento determina pela observação.
Acredito q esse seja um dos vídeos mais completos do UA-cam. Muito bem explicado com citação dos próprios físicos.
Muito obrigada, professor.
Amei as suas explicações 🌹🌹🌹🌹
Obrigado Sandra
Esse professor de Física é muito dez. Sensacional. Tenho uma muda de araucária que ficaria bem neste terreno aí no fundo.
Grande Julio! Obrigado pelo comentário. Vamos marcar de plantar aquela araucária. Já tenho o local exato. Abraços.
O melhor!!! Abração, professor Daniel!
Obrigado por comentar. Abraços Leo.
Surtei quando apareceu a notificação, que bom que voltou a postar
Olá professor , seu canal tinha sumido ,por mais de um ano , que bom que está de volta
Obrigado Margot
Boa tarde a todos, primeiro parabenizo ao professor pela excelente aula, em relação ao tema, acho na minha humilde opinião, que o enigma está no elástico espaco-tempo que foi criado no início do universo e a ponte de conexão macro/micro que faz a diferença de percepção de realismo e localidade, assim como a luz, o tecido espaco-tempo molda a percepção da aparência e realidade.
Muito obrigado pela aula!
Eu que agradeço!
Como apareceu a primeira realidade se não tinha ninguém para a olha-la?
Excelente. Muito obrigado.
A melhor explicação que já ouvi ou li sobre esse assunto, e olha que já ouvi e li muito sobre isso. Professor: MEUS SINCEROS PARABÉNS!!!
Que bom q vc voltou! Tanto tempo fora do ar pensei q não fosse voltar e volta explicando uma ideia muito legal. Eu torcia pra esse resultado, como pra existência da matéria escura em contraponto a ideia de q ela não existe.
Meu Deus, cara! Que vídeo bom! Parabéns! Esclarecedor!
Obrigado Danilo!
Bem-vindo de volta professor!
Obrigado Alex.
Acredito que esse foi a explicação mais didática e simples de entender sobre esse tema tão complexo que eu já ouvi na minha vida. Obrigado pelo conhecimento compartilhado! Já ganhou mais um inscrito no canal.
Obrigado João Paulo.
Sensacional. Adorei a sua explicação. Obrigada
Sou mais um que teve a grata surpresa pela volta de seus videos ❤
Muito bom! Obrgd! Resumindo: Vivemos num Mundo de Sonhos, mas é um Sonho Interativo, participamos e podemos determinar o que sonhamos. Quem é mau vive num Mundo mau, quem é Bom, vive num Mundo Bom...
Que ótimo que vc voltou!!!
Excelente aula, valeu professor!!!
Admiro muito o senhor. Já assisti praticamente todos os vídeos do seu canal. Você já me ensinou muito. Obrigada!
Parabéns pelo video, como sempre excelente em tudo.
Ótima explicação.
Você tem uma didática incrível!!!
Não deixe de produzir, estou ansiosa pelo próximo
Muito boa a explicação. Coisa de génio. Agora tudo bem .
Achei o tema interessante e nem tinha reparado que era você professor Daniel, forte abraço, parabéns pelo trabalho
Obrigado! Abraço
Magnífico! Acabou de ganhar mais uma admiradora!
Obrigado!
Like, pessoal!!! Parabéns, professor! Não pare de produzir!
Obrigado Leandro
Que fantástico tudo isso. Obrigado!
Eu que agradeço!
Que aula ! 🎉
Obrigado 😃
Teu jeito minucioso de explicar ajuda muito viu. Baixaram fichas aqui.🙏❤
Que bom ouvir (ler) isso!
Essas implicações filosóficas, realísticas - e absolutamente contraintuitivas - lembram-me a anedota do professor que, confrontado por um aluno que frequentemente o importunava com tais questões, respondeu de forma lacônica: "cale a boca e calcule"!
Achei o canal fantástico e me inscrevi com gosto; apenas não entendi o porquê da última postagem ter sido há dois anos (nem me diz respeito, não é de meu feitio ser inconveniente ou especulativo) , mas, de qualquer forma, achei incrível a iniciativa! Como dito, inscrevi-me com prazer!
Olá Diogo. Muito obrigado por se inscrever. Gostei da anedota, vou usar. hahaha. Abraço.
Que bom, voltou!! Adoro seu canal. Obrigada.
Eu que agradeço Claudia!
Boa explicação! Valeu!
Eu que agradeço!
Excelente vídeo
Obrigado Cassio
*Prof Daniel, Parabéns!*
Que capricho e cuidado na produção do vídeo!
Li os detalhes para produção e agradeço por compartilhar seus conhecimentos ❤
Belíssimo tema do modo. que é desenvolvido!
Putz!! Que show de video!
bem vindo de volta, Daniel
Obrigado Inacio
Professor, gratidão pelas explicações, o Sr poderia explicar a Teoria dos Universos Múltiplos?
Tenho um vídeo que faz uma passagem bem rápida pela interpretação dos universos múltiplos. Mas num futuro próximo farei sim um vídeo específico sobre essa interpretação da física quântica.
muito massa, obrigado.
Boa noite! Legal que o canal voltou!!!
Entendi! A caneta está lá mesmo que eu não tome consciência dela, mas a caneta é formada por partículas que podem não estar lá enquanto eu não tomo consciência da caneta...
Olá Wholer. Obrigado pelo comentário. Estou produzindo um vídeo que vai tratar justamente dessa questão das fronteiras entre o micro e o mcro, a partir de qual escala a física quântica passa a predominar sobre a física clássica? e o que significa "observar" em física?
Gostei do comentário e da pergunta 😊
@@fisicaprof.daniel, você não tem como demonstrar que algo existe quando não o observa.
Filosoficamente, é impossível provar uma negativa. Lobisomens não existem até o dia que um deles for capturado 😅!
@@fisicaprof.danielperfeito, tô estudando isso nesse momento, seria muito bem vindo um vídeo assim!
que bom, voltou aos vídeos, obrigado
Causa estupefação constatar o grande número de comentários expressando vontade absoluta de perder a oportunidade de aprender sobre ciência de ponta tão consistente, acessível e didaticamente explicado.
Que bom que saiu um vídeo novo!! Obrigado!!
Obrigado pela aula. A constante de Plank é exatamente h=6,626 070 15 E E -34 J s conforme CODATA RECOMMENDED VALUES OF FUNDAMENTAL CONSTANTS:2018. O documento NIST SP 961 (may 2019) mostra as proncipais constantes universais recomendadas pelo CODATA.
Desculpe, errei na unidade ( J s ; a unidade correta é J Hz EE - 1 ). O valor exato da constante de Plank, h= 6,626 070 15 EE -34 J Hz EE -1. O documento de referência é o citado no comentário anterior. Mil desculpas pela minha falha.
A mente cosmogênica é a inteligência que contém toda a ilusão da realidade e que nos concede de forma dosada à aqueles que a buscam.
Falou bonito e místico, mas pouco objetivo.
Um fato curioso é quando vamos para grandezas astronômicas, as propriedades da Física Quântica voltam a surtir efeito, fazendo uma comparação com o tunelamento quântico sendo a razão pela qual uma estrela não colapsa instantaneamente e muitas questóes astronômicas que estavam, até então, sem resposta, começam a ser elucidadas usando o modelo quântico. A própria descoberta dos Buracos Negros não se daria se não fosse por intermédio da Física Quântica e da Relativistica.
Muito bom. Grato
Muito bom!
Obrigado.
interessante, eu sempre pensei isso desde criança, e depois eu mesma me dizia, que coisa de louco, mas nunca associei isso à física, qdo o youtube me sugeriu eu abri no mesmo instante, fiquei muito curiosa
Show de bola
Obrigado Henry
O entendimento da " realidade" se constrói pela mente razão que é o palco para projeção da ilusão criada pela mente cosmogênica e a ciência é a ferramenta da mente razao para reforçar sua crença que a realidade existe. A construção dos caminhos através da ciência em sua matemática, experimentos empíricos analiticos são os testemunhos indiscutiveis da existência da realidade como algo real, sendo que a tal realidade é apenas uma criação de uma Mente e esta apenas existe em uma mente.
Fala também sobre a mecânica Bohminiana. O teorema de Bell é uma das descobertas mais incríveis da ciência.
Todas as coisas compostas são impermanentes;todas as coisas são desprovidas de existência intrinseca;toda emoção é dor;a verdade final está além da nossa compreensão !Dongsar Chamiang Quientse.
Valeu!
Muito obrigado André!!!
Professor, poderia falar sobre a entropia e o emaranhamento quântico? Ao que parece, a pesquisas mais recentes estão mostrando que o crescimento do emaranhamento no sistema pode ser fator para seta do tempo
Fantástico!
Segundo o "método do ato e da potência" de Aristóteles, a desigualdade de Bell se explica como sendo o ato de medir do instrumento uma atualização dos possíveis modos presentes em potência passiva no sistema/constructo emaranhado. O ato da medida traz da potência ao ato um determinado (atualizado) estado quântico.
Tudo é consciência!
Tudo existe apenas como crenças da mente e nada existe externamente a mente.
Parece coincidência, mas ontem mesmo lembrei bastante do seu canal e dos seus vídeos, pois no Ciência sem fim, foram duas pessoas lá, contar justamente sobre essa história, até o exemplo dos sapatos o cara fez kkkkk justamente como o Prof Daniel aqui fez em um vídeo, mas lá ficou bem atropelado pois era apenas uma live. Aqui nesse canal está tudo mais bem contado, em vídeos únicos.
Obrigado!!
Talvez o que entendemos como macro são coisas já observadas e consequentemente determinadas, porém não necessariamente pelo ser que está em contato com ela naquele momento e nem exatamente, ou apenas, por uma consciência humana como compreendemos. Quando se chega ao princípio da física quântica pode ser possível acessar aquela micro fração do que ainda não foi observado e talvez até interferir nela sem afetar o macro já que é necessário interferir muito para alterar tão drasticamente a realidade.
Muito bom, prof. Tenho acompanhado seu canal e estou adorando mesmo. Posso compreender (parte. O formalismo matemático está além dos meus conhecimentos) a física quântica de uma forma conceitual. Mas o que me pega é quando o sr. diz, por exemplo, que o realismo não é válido no mundo micro, mas é válido no mundo macro. Mesmo entendendo o tamanho minúsculo da constante de Plank e seus efeitos irrisórios, em termos de visão do mundo, o micro e o macro não seriam, em resumo, a mesma coisa (o mesmo "mundo")? Ou seja, os efeitos do não realismo, embora não possam ser sentidos no mundo macro, conceitualmente eles não deviam ser válidos para o macro tb? Curiosamente, os budistas mahayana têm um conceito que se chama "shunyata", que pode ser traduzido por "O Grande Vazio", pontuando que o "universo não possui realidade intrínseca", levantando-se até contra a ideia aristotélica da "doutrina da substância em si". O realismo não poderia ser, em última instância, uma percepção errônea do mundo, talvez causado pela limitação evolutiva de nossos sentidos (cérebros)? Geza Szamosi, em seu livro "Tempo e Espaço" trabalha com o fato da percepção do mundo ser derivada da evolução dos cérebros dos animais, adaptadas às necessidades de cada espécie específica. Ou estou "viajando" muito? 🤔😆😆
Não está viajando não. Na verdade essa é uma dúvida bem razoável. Pra responder a parte física da sua dúvida, recorro ao princípio da correspondencia do Neils Bohr (tem um vídeo recente no meu canal com essa temática). este princípio demonstra a possibilidade de realismo no mundo macro (física clássica) mesmo não havendo realismo no mundo micro (física quântica) e mesmo assim se trata da mesma física. Essa ideia foi corroborada por Ehrenfest anos mais tarde usando um formalismo mais sofisticado. Qt às outras referencias que vc trouxe no comentário, não me sinto qualificado a dizer nada pois não conheço, mas vou pesquisar sobre o tema, que me atrai bastante. Na filosofica ocidental existem tb especulações que se alinham com o grande vazio que vc citou. Mas neste caso tb não tenho qualificação suficiente pra me aprofundar nessa discussão. Preciso estudar mais.
Show !
Muito bom
Existem níveis de consciência!
Consciência!