Primeiro gostaria de parabenizar vcs pelo vídeo, esses motores ao longo de seus 20 anos já deram mais comentários que os marea 20v, a abordagem de vocês foi muito boa. Permita meus longos comentários, um aposentado de 86 anos e um tanto ocioso, acerca desse tema, que não me é desconhecido, visto que trabalhei até os 81 anos, 50 dos quais em retífica, ciente de que isso não me faz melhor ou pior, mas que por estar dentro desse universo, junto com mecânicos e outros retificadores, absorvemos o conhecimento mesmo que por "osmose". Neste cabeçote do vídeo, já vi problemas que acabam em danos prematuros, como verniz de início de carbonização e silicone na montagem, elos de uma corrente para o desastre. Já esse "bate tábua", eu diria que é um empeno do próprio cabeçote, que muita gente acha que só empena na face, mas empena todo o cabeçote, decorrente de superaquecimento, dificilmente isso ocorre por desgaste em seus mancais. Esse motor, não permite erros, as folgas tem que ser respeitadas, bronzinas de fixo montadas em suas devidas posições, anti chamas livres, jet coolers novos (isso mesmo eles estão lá), abolir o silicone no cabeçote, filtro de óleo com VÁLVULA ANTI RETORNO e o principal, óleo correto. Seguindo isso, dificilmente ocorreram problemas pós retífica. Os engenheiros perdem de goleada para quem está na guerra da reparação, isso é fato, mas neste caso, tenho certeza absoluta que restringir a vazão da bomba de óleo aumentando a pressão nos mancais, só adianta se utilizar a válvula anti retorno, que mantém o óleo nos mancais do cabeçote na primeira partida do dia, com o filtro comum, a pressão levará um tempo maior para se estabilizar na parte superior e, ao longo do tempo, acarreta desgaste e o início desses problemas já conhecidos. Isso já responde a quem poderia estar questionando o fato do motor pouco rodado apresentar problemas, o óleo e filtro fora da especificação, anti chama encrustado, que degrada o óleo e inicia a formação de borra, são para mim os vilões desses motores, tem que ter atenção especial na manutenção preventiva, evitando a corretiva, longa e mais custosa. Desculpe o texto longo, tentei resumir o máximo, um feliz ano novo.
Afonso, eh um prestigio te lo em nosso comentário compartilhando vossa experiência e expressando sua opinião! Mas vamos pra resenha! O cabeçote em questão foi utilizado somente para ilustrar a origem do problema, mas de fato o cabeçote do vídeo eh judiado ao extremo e fatalmente merece o resultado apresentado. Se me permite Tb um longo comentário, começaria dizendo que vários outros cabeçotes com mesmo problema, sem borras, colas ou veniz, os quais tive oportunidade de estudar, se apresentavam no mesmo aspecto de desgaste inclusive o "bate tabua"... Fiz vários testes com micrometro e tirei exatamente a dúvida de um possível empeno, no entanto, se tratava de desgaste e aspecto de um achatamento dos colos da extremidade do cabeçote... desgaste maior no último colo e próximo da polia uma pseudo folga sem aspecto de abrasividade, mais parecido com laqueamento por impacto... isso nos faz até pensar se alguns tensores automáticos nao estão vindo muito "bravos" ou então o alumínio do local pode estar macio além da conta... O redimensionamento do canal de 6mm, estando o conjunto ajustado na folga de gabarito, aumentaria de fato a pressão nos demais colos, mantendo um bolsão mais "resistente", mesmo não havendo uma válvula anti retorno, já que se nota que a queda de pressão desses motores estão mais relacionados às folgas proeminentes. Existe uma teoria de "feira de ciências de grupo" que explica muito bem a questão e ainda pretendo ilustra lá ao cabeçote em questão numa bancada de fluxo adaptado. A teoria prática consiste; uma mangueira de jardim de uns 2mts com determinada vazão constante... se criar a resistência de passagem próximo a torneira (vetora de fluxo) teremos aumento de pressão irrisório ao final da linha. No entanto se criarmos a resistência ao final, na ponta da linha, teremos pressão significativa. Já praticamos isso várias vezes ao lavar um carro ou aguamos um jardim rsrs! Fato que o recurso em questão, já há relatos de resultados efetivos de melhora na linha de pressão estando as folga retificadas dentro do gabarito e lubrificante na especificação adequada ao projeto. A verdade é que nem é de fato uma "solução" mas um recurso de bons resultados. A solução seria colocar o motor na bancada de projetos e retificar equações, redimensionar fluxo de bomba e a reconstrução da mesma, a implantação de uma válvula anti retorno, abastecimento do colo pela parte superior da tampa, etc... mas reparar vício nascituro sempre é mais complicado. No mais, agradeço a vossa ilustríssima participação no canal e a oportunidade de termos essa resenha de grande valor instrutivo. Em breve devemos soltar uma Live abastecendo de respostas claras as questões de dúvidas e equívocos de comentários e perguntas. Forte abraço e parabéns pela plena capacidade de análise técnica!
@@joseotaviovasconcelos9573 Olá Otávio, posso acrescentar que vários retificadores fazem mudanças neste motor, com bons resultados mesmo, sem dúvidas, as que vocês apresentaram são efetivas, já as vi em algumas oportunidades. No meu caso, em particular na retífica, o andamento mais ágil do trabalho se faz urgente, só fazíamos o que era absolutamente necessário, por conta disso a única coisa feita em quase todos esses cabeçotes, era que plainávamos a tampa, alinhando novamente os mancais e alojamento do retentor, como sou torneiro ferramenteiro de formação, desenvolvia muitas de minhas ferramentas. Os rapazes faziam uma varetagem na galeria de óleo, desmontagem dos tuchos e análise dos balancins de todos eles. Por diversas vezes trocávamos o comando, por limites de medida. Com esses cuidados, somados aos que citei antes, não tínhamos um índice de retorno que justificasse outras providências. Na realidade caro amigo, motores são fascinantes e cada qual faz um pouco além, no final só melhora, os engenheiros piram. Um forte abraço, muito sucesso para vocês nesse ano cheio de desafios que se inicia, estou inscrito e volta e meia vou dar meus pitacos.
Boa tarde. Achei e considero a resposta muito boa com um texto muito bem explicado por quem realmente entende do assunto de reparação automotivo. Obrigado.
Em 2019 peguei um Voyage 1.6 2015 com 60 mil km. Batia tucho ate esquentar, olhando pela tampa já se percebia uma leve formação de borra de cor muito escura indicando que o proprietário anterior não era cuidadoso com o tempo de troca ou usava óleo fora de especificação. Como eu iria ficar pouco tempo com o carro, coloquei um óleo bom (valora 5w40 sintético), mas que não era o especificado pelo fabricante, indo na idéia do vendedor de que era óleo de primeira linha. Bom, rodei 50 mil usando esse óleo e nesse período observei que a borra sumiu e a cor interna do motor ficou mais pro amarelo, indicando que o óleo fez a limpeza do motor. Mesmo assim, o tucho nunca deixou de bater e pior, começou a bater bem de levinho mesmo com o motor aquecido. Todos os mecânicos que consultei a respeito me diziam que pra resolver só trocando os tuchos, mas um me perguntou se alguma vez eu usei o óleo que a VW indicava que era o da especificação VW 508.88/509.99, e eu disse que não. Ele me orientou a colocar o óleo correto antes de abrir, porque havia uma chance de resolver. Eu sai de lá dizendo pra mim que nunca que um carro que já estava com mais de 120 mil km e que batia tucho a mais de 50 mil km iria resolver com um óleo certo. Mesmo duvidando resolvi colocar o óleo correto só pra desencargo de consciência. Coloquei o óleo certo e no dia seguinte pela manhã dei a partida e o tucho não deu nem um teczinho, nada, absolutamente nada de barulho. O carro já está com 160 mil e o motor gira suave, forte e torcudo. Vejo que muito da má fama que esse motor tem vem do uso óleo sem a especificação VW 508.88/509.99.
Eu tenho um gol 1.0 2012 com 297 mil km nunca deu problema graças a Deus. Eu troco óleo, filtro de óleo. Troco Corrêa dentada a cada 50 mil. Funciona igual o motor 0k. Uso água rosa original. Meu motor ae111 é um show.
@@silviobrisola193 Esse motor tem q usar 5w40 de boa qualidade, o original é Castrol , um excelente óleo sintético porém caro . Não compre óleo pela internet, existe óleo falsificado Compre em AUTOPEÇAS de confiança.
É um parafuzinho de cobre que vai rosqueado na ponta da vela onde o cabo vai encaixado(velas usadas de motor ap tem)(Põe a vela na morsa e solta com alicate) Alguns nem precisam furar com uma broquinha, já são vazados. Só bater com o martelo que a buchinha entra no furo! Quem quiser pode passar um pouquinho de trava rosca antes de encaixar, mas não precisa!
Gostei da solução mas Poracaso você sabe quem fez e se deu certo acabei de montar meu motor ontem troquei balancinho,tucho e bomba de óleo mas o barulho só diminuiu será que está tática de restringir a lubrificação do primeiro cilindro do cabeçote resolve mesmo?
Obrigado pelo vídeo, tudo que você disse já aconteceu comigo, comprei um Fox 1.6 em 2015 zero e antes de fazer a primeira revisão de 10 mil km o carro começou com esse barulho do tek tek quando o carro estava frio, quando eu levei para a primeira revisão na concessionaria eu reclamei que o carro fazia um barulho de máquina de costura, aí os mecânico disseram que era assim mesmo e que depois que o motor amaciasse podia parar, mais eles se deram mal comigo porque não sou leigo nesse assunto. Quando chegou na revisão de 20 mil eu falei que não tirava o carro da concessionaria daquele jeito e o carro ia ficar la até o dia seguinte pra o chefe da oficina fazer um diagnóstico na minha presença, tranquei o carro e levei a chave comigo, no dia seguinte voltei la na primeira hora que a oficina abriu e funcionei o carro e o barulho foi muito feio, mesmo assim eles tentaram me ludibriar mais não conseguiram, na mesma hora da própria concessionaria liguei para a ouvidoria da volkvagen em São Bernardo em São Paulo e fiz uma reclamação direta da própria concessionaria e o inspetor responsável da oficina ouvindo a conversa minha com a ouvidoria, na mesma hora o ouvidor que estava me atendendo pediu pra falar com ele, ai so ouvi ele levando uma bronca do ouvidor e quando ele passou o telefone de volta pra mim o ouvidor me disse pode deixar seu carro aí e a concessionaria vai disponibilizar um veiculo reserva pra voçe ficar até o motor que a montadora vai mandar pra substituir o do seu carro, assim foi feito quando chegou o motor foi substituido e fizeram o novo documento com o cadastro do novo motor e não me custou nada, assim que me entregaram o veiculo a montadora ligou para saber se ficou tudo certo e se o novo motor estava funcionando normal,
No Gol G5 1.0 da minha esposa acendeu a luz de óleo aos 80.000 km e o cabeçote já era. No meu Voyage 2012 1.6 rodei 200.000 km sem nenhum tipo de problema.
Tenho um Gol 2005 Com 108 mil km rodados. O motor é um EA111, perfeito, sem borra, sempre troco o antichamas por um original uma vez por ano, o óleo 5w40, militec 1 a cada 2 trocas, sempre troco 6 meses ou 6 mil km, sempre com aditivo. O motor nunca deu defeito, roda macio... O problema desse motor é o dono.
Eu tenho uma teoria em relação a questão do Golf. Basicamente é por causa do sistema de tensionamento da correia de acessórios do Golf que é feito por mola, ao contrário dos demais que tem correia elástica!!! O sistema por mola do Golf tensiona de maneira mais eficiente e até absorve as vibrações do funcionamento, ao contrário da correia elástica que trabalha tão pressionada que pode danificar o mancal do virabrequim e consequentemente fazendo perder pressão de óleo. Tenho 18 anos de profissão e já fiz centenas de motores EA 111, porém apenas 1 de Golf, e ainda foi por mal uso do proprietário ao tentar desatolar o carro na beira de um lago. Tenho uma forte convicção em relação a isso. Vlw flw✌🏻
O segredo do sucesso desse motor é só 1,usar Lubrificante de qualidade de marcas renomadas 5w40 com norma 502.00 ou 508.88 pronto acabou o defeito dele, e ser um verdadeiro motorista e acompanhar o oleo na vareta, viu que esta muito escuro troque, roda só na gasolina troque um pouco antes. Nada de absurdo, Parabens pelo video!!!!
Uma outra opção para ajudar na lubrificação é o uso de um comando de válvulas com lubrificação interna. Outra coisa que ajuda na lubrificação dos motores é o hábito do proprietário do veículo, sempre usar lubrificante específico para o motor, primeira partida do dia esperar no mínimo 20s antes de acelerar para lubrificação atingir toda cavidade interna, trocar o lubricante do motor no tempo correto, fazer limpeza no motor como descarbonização da admissão flush para o óleo, combustível de qualidade, é não usar o carro igual fórmula 1.
E exatamente isso ,parabéns , estes que critica esta explicação, sao os que acreditam que a bomba gera pressão, gera vazão, e nao pressao pressao e o filme de óleos que nao se perde .
É muito importante o aquecimento do motor, na primeira partida, antes de trafegar, espera-se de 1 minuto a 2 minutos. Utilizar SEMPRE o óleo correto indicado pela VW, e medir de tempos em tempos a pressão do sistema, a bomba de lubrificação também apresenta desgaste com a consequente queda de pressão.
O uso de lubrificante com viscosidade incorrreta gera esse defeito. Primeira coisa que acontece é a cebolinha estourar , consequentemente o cabeçote descarrega de oleo quando desliga o motor esvaziando os tuchos. Depois vai desgastar o conjunto do comando que vai trabalhar com pressão de óleo insuficiente gerando desgaste e folga. Na minha opinião não é erro de projeto, mas sim manutenção inadequada.
Fiz o motor parte de cima do meu Voyage 1.6 com 130km, estou usando o castrol magnetec 5W 40 100% sintético, e filtro tecfil, fiz limpeza de arrefecimento no aditivo. Carro parece q ganhou um coração ❤️ novo 😂😂😂 fixou top... Troco óleo com 5mil km ou 6 meses o q chegar primeiro. Pois utilizo em condições severa 👍
Tenho um Golf 2008 tirei zero hj tá com 190.000 , troco o óleo sempre no tempo, só uso 5w40 e troco o filtro sempre junto, faço todas as preventivas, nunca quebrou nada, faço 17,18 km/l na estrada com pé alto; pra mim é só alegria… não troco ele por nada….máquina tem que ter manutenção correta, senão quebra mesmo
Caraca vocês tiraram um milhão de duvidas a respeito deste assunto, EA 111, 1.6 SPACEFOX 2011 ja estava desistindo de arrumar novamente este tipo problema, Parabéns pela honestidade e explanação de um tabu em maioria de mecânicas.
Agradeço muito por devendar este Mito deste maravilhoso motor EA111 (obs. tenho um desde 2011 ate hoje 2024 só troca de oleo e filtro e manutenção preventiva) esta com 200mil km em 2024!
O furo e o primeiro mancal é maior porque ele sustenta a polia e a carga da correia dentada, pra resolver problema de pressão de óleo tem que mandrilhar o mancais do cabeçote e rebaixando a tampa e colocar um eixo comando novo, assim a pressão de ole o fica de 1,5 a 2 bar de pressão com o motor quente.
Na realidade o problema foi gerado por erro de projeto do fabricante do motor. Estamos apenas remendando... remendando... um conjunto mal projetado. 31/10/24 Roberto Udo Krapf
Eu fiz e deu certo,lembrando que ainda montei o motor com a bomba de óleo original do carro, não troquei a bomba de óleo,eixo retificado pra 0.25, casquilhos novos e a mesma bomba de óleo,pressão 1.2 bar, obrigado amigos.
Eu acho que o motor do Golf e da space Fox são diferentes, porque principalmente da space, meu vizinho já teve duas , uma 2007 que vendeu com mais de 300 mil km e hoje tem uma 2018 com mais de 150 mil km e nenhuma deu problema, mas em compensação lá na firma que trabalho muitos colegas proprietários de gol ,Fox,voyage, tanto 1.6 quanto 1.0 ,se incomodaram bastante, alguns trocaram três motores no mesmo carro, hoje todos migraram para palios, onix,argo , Ford de vários modelos.
@@elkondor7604 o sandero é um ótimo carro meu primo tem um 1.6 ,faz dez anos não se encomoda com nada, ele é 2014, meu primo pagou parte de seus pecados com um fox 2004 que o motor durou pouco mais de 90 mil km
Muito obrigado pelas informações de milhões top top tenho um Fox 1.6 2010 já levei na retifica o cabeçote e fiz essa correção ficou topd mais muito obrigado sucesso aí cara parabéns
Vídeo top, tenho um gol G6 desde zero km e agora está com 100.000 km, troca de óleo de 5.000 km ou 6 meses, faço isso justamente pela lubrificação, realmente é um motor problemático em todos os sentidos de lubrificação e injeção, justamente pelo combustível podre que temos no mercado, bico troquei com 30.000 km, velas e cabos 3 vezes, anti chama vazando troca com 80.000 km, troca recente da bobina, limpeza de bicos já perdi a conta, rodar na gasolina motor raja (pré ignição), no etanol o motor falha travando os bicos.
Eu tenho um g4 1.0 com esse motor, comprei zero na época e sempre usei o mosme óleo, inclusive é o mesmo usado no audi, o Pentosin alemão, 5w40 depois essa marca foi vendida e fundiu com a Fuchs, só uso esse, nunca tive problema de lubrificação. é só usar o óleo no tempo certo, 6 meses ou 10km, o que ocorrer primeiro, é caro mas compensa. não te deixa na mão e é super econômico.
eu tenho um g4 1.0 2014 estar com 277 mil rodados nunca trocado nada,abrir a tampa do camando semana passada para ver como estava,esta zero,mas tambem desde de zero so usa oleo elaion 5w40.
Tenho um Voyage 1.0, 2012, 2013, está com 300 mil km, sem nenhum barulho no motor, nunca foi feito motor, não bate tucho, tudo funcionando bem, acho q o segredo está na manutenção em dia, além de trocar o filtro só coloco óleo Castrol magnétic 30w 40 ou 10w 40, já tive outros Volkswagen e sempre coloquei esse óleo e nunca tive problemas , tive uma Parati q foi muito além dos 300 mil e não baixava um pingo de óleo e não batia nada, troco a cada 7 mil km. Valeu.
Top a dica, pela minha experiência, creio q os golfs e polos antigos não dão tanto defeito devido q eles não usam oleo fino sintéticos, eles geralmente usam 15w40 no máximo 10w40 aumentando a pressão de oleo acima dos 2 bar
OLÁ Loidy 31/10/24 0W, 5W, 10W, 15W, 20W nada ter a ver com pressão de óleo. O W refere-se a palavra inglesa "Winter" (inverno) mas significa TEMPERATURA AMBIENTE, ou seja, onde o veículo se encontra. (no Alasca, em Buenos Aires, Rio de Janeiro...) As especificações existentes 99% ou mais são comerciais. VENDER O MAIS CARO EMBORA SEJA INADEQUADO. (Somos "o bobo da vez).Abraços... Roberto Udo Krapf
Foi exatamente que o mecânico fez no cabeçote do meu gol. Diminuiu esses dois furos de lubrificação . Agora realmente o funcionamento é muito diferente, funcionando perfeitamente, não bate nada e está andando muito . Fiz a retifica completa e usando o 5w40 .
Bo tarde! Está informação e válida, mas se aumentar a pressão da bomba de óleo como se fazem nos motores preparado somada a este recurso certamente o motor não ter7a mas problemas.
Olá. É uma alternativa, porém não conhecemos quem praticou isto para poder sugerir . No entanto achamos que forçaria a bomba e não ajudaria nas altas rotacoes e alterar a pressão … um pouco arriscado .
Além de tudo, existe uma diferença entre aumentar fluxo X pressão... na prática ocorre assim; imaginemos uma mangueira de jardim de uns 2mts, se estreitarmos a mangueira na saída da torneira, o aumento de pressão ao final será irrisório, no entanto, se estreitarmos a mangueira na ponta dela, teremos maior pressão.... entendem agora? Aumentar a pressão na bomba já é complicado, pois o recurso que tem é aumentar o desarme dela através da pressão da mola, mas isso só repercutira se não houvesse folga nenhuma e ainda forçaria a bomba e pesaria o conjunto... Espero ter conseguido explicar bem...
Ea 111 1.0 tem o colo dos mancais do vira estreitos, tudo começa ali. Colo mancal > Pino pistão > cabeçote é o ultimo a desgastar. O probrlema comeca de baixo para cima. A troca de Oleo fora de especificação (viscosidade e tempo de troca 5000km para usos severos) e s maior causa desse tipo de problema. Acendeu luz tem q revisar tudo. Anti chama (verificar com 20 mil km) e arrefecimento sempre em dia com a preventiva. Nunca dar partida e já colar o pé - esperar sempre o óleo subir (5 seg). Motor bom se souber cuidar - não aceita desaforo igual os APs.
Tenho um gol geração 5 ano 12/13 1.6 troco óleo dele 5w40 sintético e na troca olé a cada 10.000 eu estou colocando bardal B 12 ,nunca tive pobrema hoje está mais de200000 mil no km rodado. Obrigado pela dica vocês são 10 Obrigado pelas informações.
Agora em janeiro de 2024 eu tive que fazer a parte de cima, cabeçote, estou com o meu g5 2010 há 9 anos, ele foi do meu pai desde zero km, peguei dele com 28 mil km rodados há 9 anos atrás, e agora aos 270 mil kms eu vacilei com uma mangueira e não percebi que não tinha água. O carro vai fazer 14 anos de fabricação em maio de 2024 e nunca tinha aberto nem pra trocar tuchos. Este motor EA111 é um ótimo motor. Cuidando direitinho, vai que vai. Eu faço entregas com ele há 4 anos e meio, rodo 200 km por dia, e pasmem, dentro da cidade de Campinas, e não em rodovia. Óleos: Ipiranga 5w40 e Bardahl Prolonga. Água: Da torneira com cloro em 14 anos, reservatório original ainda 😮
O problema dos carros com motor ea 111 é o dono. Cara poem oleo barato e quer rodar 10000km . Esse motores a troca é 6 meses ou 5000 km e oleo e 5w40 sintético 502 ou 505 e líquido de arrefecimento de qualidade .
É isso mesmo, tenho crossfox 2011 com 103 km e nunca tive problemas troco o óleo a cada 6 meses ou 5000 km , lembrando coloco castrol magnatec 5w40 Especificação 502 e 505 é só alegria .
Carro vai de acordo com dono,meu G4 2007 1.0 tá com um pouco mais 200.000 km,e não tá batendo e nem mesmo baixando,uso olho 5w40 e tem mais,uso severo em estrada de chão
O meu moto acendia a luz de óleo e quanto mais ficava quente a luz de óleo só apagava com rotações altas , aí antes disso ele não tinha esse problema aí quando o cabeçote foi pra retifica ele voltou assim , daí desmontei a parte de cima e vi que o comando tava riscado , aí troquei e voltou ao normal , mas já condenaram a parte de baixo e tal e no final era só o comando que tava riscado pq acho que foi trocado .
Melhor explicação sobre 1.0 e 1.6. Faz todo o sentido mesmo. Tenho um polo 2002 com 160.000 km, só as vezes faz um tec tec na primeira partida, depois é só alegria.
Tenho um gol at 8 válvulas 1.0 já faz 14 anos já fiz duas vezes a retifica do cabeçote obs, agora comprei um cabeçote novo , mandei reabrir a camisa de 025 prá 050 , coloquei pistão novos , bronzinas de biela bronzina de mancal , retificou o virabrequim , troquei bomba de água , bomba de óleo , polia do comando, carte , tampa de válvulas do comando, válvula termostática , distribuidor, cabo de vela , velas tudo custou 7.000 reais com mão de obras , tinha um calo em uma das camisas por isso reabriu prá 050 o carro tá uma blz más a dica de vcs muito boa
Eu funcionei o só no arranque o motor sem o comando, a pressão de óleo nesse primeiro furo de 6mm e muito alta chegando a subir uns meio metro de altura . Eu fiz esse processo em todos os furos trampo de 2 dias com a mini retifica e muito trabalho, pois fiz no lugar sem desmontar o cabeçote, fazendo com muito cuidado o isolamento para não cair muito fuligem, depois de feito dei jato de ar de 120libras para sair às fuligens. Cuidado com o furo de 6mm pois a bucha a ser feita tem uma abertura lateral q passa o óleo para os outros furos e também faz o preenchimento dos tuchos hidráulicos. A pressão chega muito mais forte . Sendo q deve está tudo novo desde a bomba de óleo até o cabeçote comando e tuchos. Acabou com o defeito . Não adianta fazer com comando gastos
boa noite eu tenho um motor vw 1.4 estava batendo tec tec la perto do sensor de rotação na tampa eu coloquei o oleo 5w 40 castrou cintetico 502 acabou o barulho fiquei muito feliz eu acho que estão usando o oleo erado ; esse oleo e´recomendado pela vw ;gostei do seu video;
Amei o vídeo, sou apaixonada por conhecimento , vejo que os mecanicos não fazem um diagnostico preciso. O profissional precisa de ser de sua confiança.
A melhor é mais sensata recomendação e que fiquem longe desses motores e carros Volkswagen de hoje e se for possível escolham outras marcas menos Volkswagen pq essa morreu depois que tiraram o motor AP de linha fato.
A cada 15.000 eu mesmo tiro o pescador e limpo. Ja tem 2.5 anos que eu nao tenho dor de cabeça .e rodo muito pq sou motorista de aplicativo e sempre uso o oleo recomendado
Infelizmente, veículos de 2010 pra cá , dificilmente chega aos 500.000 sem fazer retifica. Por incrível que pareça, entre os veículos populares, vi vários motores Zetec rocan atingir esse KM sem abrir motor.
Verdade começamos aplicar essa técnica nos ea111 nunca mais tivemos problema 6 mm no último furo 4 mm no penúltimo retifica fica 100% principalmente as versões gasolina mais antiga! Defeito recorrente carros até com menos de 90 mil km
O meu 1.0 ta 267 mil km e nunca deu problema! Não coloco óleo original. Sendo 5w 40 qualquer um. E outra ... Não ando sonhando no volante.. só pé no assoalho. Na verdade ja possui dezenas de carros e nunca precisei abri motor algum. A unica coisa que faço é trocar o óleo e limpeza do arrefecimento a cada 5 mil km. Só!
Galera fiz isso ai em um fox 1.0 E no meu proprio polo 2010 que eu tenho..medir com manometro com motor quente .e nao alterou em nada na pressao de oleo .nao estou dizendo que nao da certo.mais comigo nao mudou em nads
@@misterbielaeu sei amigo sou mecanico aqui em BH .fiz o motor do meu polo e cabecote tbm.bomba nova tudo novo.apreveitei e fiz a redução .mais nao mudou em nada .
O meu carro é um gol g5 2012,nunca tive problema de motor de cabeçote e de nada,somente a especificação do óleo correta e com as revisões em dia vc vai ter carro pra muito tempo,o problema dos carros darem defeitos são os donos que não fazem as trocas de óleo corretamente.
Eu tenho um fox comprei 0k em 2010 troco o antichama cada 8 meses o óleo sempre 5w40 cuido muito bem o motor parece novo como saiu de fábrica até hoje não tive problemas mas tem que levar tudo muito certinho as manutenções
Boa Noite neu carro tava piscando luz do oleo carro é um cros fox mandei mecânico abrir cabeçote comando sem ranhuras tampa manual tudo ok pressão carro frio 4 bar carro totalmente quente ventoinha desparado 2 vez caiu pra 2 bar de pressão no manômetro em baixo do motor ele falou taca ok ele falou que teria que fazer uma descarbonizacao fiz tô rodando a una semana não acendeu mais não sobre reduzir esse primeiro furo pra 4 mm será que você me aconselharia du fazer isso caso volte acender a luz
Aconselharia mas muito difícil achar um Mecânico que acredite pois este procedimento é caseiro e não permite ganhos extras com troca de peças e retífica . Teria de ser alguém com intuito de ajudar / entender e colocar em prática .
@@misterbiela meu tava só piscando luz intermitente eixo comando sem arranhão algum tampa de válvula ok parte de baixo que recebe aquele eixo comando top mecânico fez uma descarbonizacao a uma semana não acendeu mais até aqui se eu autorizar o serviço cara não faz ? Amigo
Garagem!!!! De foi aula.fiz esatamente assim em uma towner 98,rodava 500km dia na lotada. ai sim rodei 600k só trocando óleo a cada 15k nunca mais apurrihou.
Meu g4 eu colocava um óleo um pouco mais grosso, colocava militec troca sim troca não, é trocava o óleo a cada 4 mil Max. 5 mil, rodei 60 mil/km peguei o carro com 120 rodei até 180 e nunca me incomodei, mas quando peguei o mecânico já me avisou desse problema e ele me deu esse Paletivo do oleo grosso + militec. Abraço
@@dimi2.0 viscosidade não lembro faz anos que vendi ele, mas o óleo eu usava lubrax semi sintético,, militec troca sim troca não e trocava o anti chama a cada 3 trocas, peça barata. Meu gol dava muito borra e baixava óleo, parou tudo ficou liso. Abraço.
Não foi isto que fez fumar … chega s ser até inocente de sua parte até porque as duas viscocudades já foram usadas no manual do G5 e G6 . Nenhum motor fuma por causa disso .
5 W 30 é a viscosidade, em linguagem popular: o 5 é a viscosidade que ficará o óleo quando a temperatura estiver baixa, o 30 é a viscosidade que o óleo ficará se a temperatura externa estiver alta (calor). Os motores VOLKSWAGEN utilizam oleo SINTÉTICO que tem características diferentes do óleo MINERAL. No BRASIL coloca-se qualquer óleo e causa avarias nestes motores EA 111 e outros. Tem que usar o óleo recomendado pela montadora.
@@antoniomartins-fr5oltem vários por ai, em todo video desse motor tem vários relatos de pessoas rodando 300km a 600km sem fazer nada, problema é mais o dono do que o motor, eu tenho 1.6 07/08 lisooooo, pq tenho dinheiro pra manter e dá todos os mimos q ele merece
Bom dia, isso sim que é transparência, e sabedoria, parabéns amigo, tenho um Crossfox 1.6, 2008/2009 e estou com esse probleminha na lenta, ( Luz do Óleo acendendo )
Tenho uma SpaceFox 2012 com 120 mil, troco oleo a cada seis meses, uso castrol 5w40, ta um relógio trabalhando, quer trocar óleo com 10 mil km, aí não aguenta.
Tenho em fox 2016 1.6 e mesmo trocando óleo de 5 em 5 e trocando tds peças de preventiva, ele gosta de fumar um pouco e passear na mecânica. Próximo carro será um corolla 😂
Cara estou admirado com a inteligência e o esclarecimento que vc passou pra todos tanto mecânicos e donos de carros com esse motor , meus parabéns acho que todo mecânico tinha que assistir essa sua aula de conhecimento top demais 👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾
OS ENGENHEIROS PODEM ESTÁ SENDO OBRIGADOS A FAZER MOTERES MENOS DURAVEIS. O QUE ÉMENOS LUCRATIVO PARA O CONSUMIDOR. E MAIS LUCRETIVO PARA AQUELES QUE ESTÃO NO TOPO DA PIRAMIDE DAS CLASSES POLITICO ECONOMICA. A BRIGA É MUITO MAIOR DO QUE SE IMAGINA.
O segredo do motor EA111 ninguém conta eu vou contar põe o óleo exigido pelo fabricante e troque o filtro do óleo em todas as trocas, isso os mecânico nao te fala,meu polo 2005 trabalha como um relógio.
Valeu a dica ja tinha ouvido falar mas nunca tinham explicado como fazer sou mecânico já tive várias vezes esse problema agora vou falar com minha retifica parabéns pelo vídeo sou de Curitiba
Gostei . Sou mecânico Peguei um aqui fiz tudo depois de quebrar bastante a cabeça descobri o defeito estava gasta o alojamento dor tuchos . Mas está questão de diminuir a entrada do óleo foi schow . Valeu
Primeiro gostaria de parabenizar vcs pelo vídeo, esses motores ao longo de seus 20 anos já deram mais comentários que os marea 20v, a abordagem de vocês foi muito boa.
Permita meus longos comentários, um aposentado de 86 anos e um tanto ocioso, acerca desse tema, que não me é desconhecido, visto que trabalhei até os 81 anos, 50 dos quais em retífica, ciente de que isso não me faz melhor ou pior, mas que por estar dentro desse universo, junto com mecânicos e outros retificadores, absorvemos o conhecimento mesmo que por "osmose".
Neste cabeçote do vídeo, já vi problemas que acabam em danos prematuros, como verniz de início de carbonização e silicone na montagem, elos de uma corrente para o desastre. Já esse "bate tábua", eu diria que é um empeno do próprio cabeçote, que muita gente acha que só empena na face, mas empena todo o cabeçote, decorrente de superaquecimento, dificilmente isso ocorre por desgaste em seus mancais.
Esse motor, não permite erros, as folgas tem que ser respeitadas, bronzinas de fixo montadas em suas devidas posições, anti chamas livres, jet coolers novos (isso mesmo eles estão lá), abolir o silicone no cabeçote, filtro de óleo com VÁLVULA ANTI RETORNO e o principal, óleo correto. Seguindo isso, dificilmente ocorreram problemas pós retífica.
Os engenheiros perdem de goleada para quem está na guerra da reparação, isso é fato, mas neste caso, tenho certeza absoluta que restringir a vazão da bomba de óleo aumentando a pressão nos mancais, só adianta se utilizar a válvula anti retorno, que mantém o óleo nos mancais do cabeçote na primeira partida do dia, com o filtro comum, a pressão levará um tempo maior para se estabilizar na parte superior e, ao longo do tempo, acarreta desgaste e o início desses problemas já conhecidos.
Isso já responde a quem poderia estar questionando o fato do motor pouco rodado apresentar problemas, o óleo e filtro fora da especificação, anti chama encrustado, que degrada o óleo e inicia a formação de borra, são para mim os vilões desses motores, tem que ter atenção especial na manutenção preventiva, evitando a corretiva, longa e mais custosa.
Desculpe o texto longo, tentei resumir o máximo, um feliz ano novo.
MT obrigado por compartilhar, conhece demais.
Afonso, eh um prestigio te lo em nosso comentário compartilhando vossa experiência e expressando sua opinião!
Mas vamos pra resenha! O cabeçote em questão foi utilizado somente para ilustrar a origem do problema, mas de fato o cabeçote do vídeo eh judiado ao extremo e fatalmente merece o resultado apresentado.
Se me permite Tb um longo comentário, começaria dizendo que vários outros cabeçotes com mesmo problema, sem borras, colas ou veniz, os quais tive oportunidade de estudar, se apresentavam no mesmo aspecto de desgaste inclusive o "bate tabua"... Fiz vários testes com micrometro e tirei exatamente a dúvida de um possível empeno, no entanto, se tratava de desgaste e aspecto de um achatamento dos colos da extremidade do cabeçote... desgaste maior no último colo e próximo da polia uma pseudo folga sem aspecto de abrasividade, mais parecido com laqueamento por impacto... isso nos faz até pensar se alguns tensores automáticos nao estão vindo muito "bravos" ou então o alumínio do local pode estar macio além da conta...
O redimensionamento do canal de 6mm, estando o conjunto ajustado na folga de gabarito, aumentaria de fato a pressão nos demais colos, mantendo um bolsão mais "resistente", mesmo não havendo uma válvula anti retorno, já que se nota que a queda de pressão desses motores estão mais relacionados às folgas proeminentes. Existe uma teoria de "feira de ciências de grupo" que explica muito bem a questão e ainda pretendo ilustra lá ao cabeçote em questão numa bancada de fluxo adaptado. A teoria prática consiste; uma mangueira de jardim de uns 2mts com determinada vazão constante... se criar a resistência de passagem próximo a torneira (vetora de fluxo) teremos aumento de pressão irrisório ao final da linha. No entanto se criarmos a resistência ao final, na ponta da linha, teremos pressão significativa. Já praticamos isso várias vezes ao lavar um carro ou aguamos um jardim rsrs!
Fato que o recurso em questão, já há relatos de resultados efetivos de melhora na linha de pressão estando as folga retificadas dentro do gabarito e lubrificante na especificação adequada ao projeto. A verdade é que nem é de fato uma "solução" mas um recurso de bons resultados. A solução seria colocar o motor na bancada de projetos e retificar equações, redimensionar fluxo de bomba e a reconstrução da mesma, a implantação de uma válvula anti retorno, abastecimento do colo pela parte superior da tampa, etc... mas reparar vício nascituro sempre é mais complicado.
No mais, agradeço a vossa ilustríssima participação no canal e a oportunidade de termos essa resenha de grande valor instrutivo. Em breve devemos soltar uma Live abastecendo de respostas claras as questões de dúvidas e equívocos de comentários e perguntas.
Forte abraço e parabéns pela plena capacidade de análise técnica!
Excelentes colocações com experiência… Otávio em seu perfil particular já lhe respondeu . Obrigado pela educação.
@@joseotaviovasconcelos9573 Olá Otávio, posso acrescentar que vários retificadores fazem mudanças neste motor, com bons resultados mesmo, sem dúvidas, as que vocês apresentaram são efetivas, já as vi em algumas oportunidades.
No meu caso, em particular na retífica, o andamento mais ágil do trabalho se faz urgente, só fazíamos o que era absolutamente necessário, por conta disso a única coisa feita em quase todos esses cabeçotes, era que plainávamos a tampa, alinhando novamente os mancais e alojamento do retentor, como sou torneiro ferramenteiro de formação, desenvolvia muitas de minhas ferramentas. Os rapazes faziam uma varetagem na galeria de óleo, desmontagem dos tuchos e análise dos balancins de todos eles. Por diversas vezes trocávamos o comando, por limites de medida. Com esses cuidados, somados aos que citei antes, não tínhamos um índice de retorno que justificasse outras providências.
Na realidade caro amigo, motores são fascinantes e cada qual faz um pouco além, no final só melhora, os engenheiros piram.
Um forte abraço, muito sucesso para vocês nesse ano cheio de desafios que se inicia, estou inscrito e volta e meia vou dar meus pitacos.
Boa tarde.
Achei e considero a resposta muito boa com um texto muito bem explicado por quem realmente entende do assunto de reparação automotivo.
Obrigado.
Em 2019 peguei um Voyage 1.6 2015 com 60 mil km. Batia tucho ate esquentar, olhando pela tampa já se percebia uma leve formação de borra de cor muito escura indicando que o proprietário anterior não era cuidadoso com o tempo de troca ou usava óleo fora de especificação. Como eu iria ficar pouco tempo com o carro, coloquei um óleo bom (valora 5w40 sintético), mas que não era o especificado pelo fabricante, indo na idéia do vendedor de que era óleo de primeira linha. Bom, rodei 50 mil usando esse óleo e nesse período observei que a borra sumiu e a cor interna do motor ficou mais pro amarelo, indicando que o óleo fez a limpeza do motor. Mesmo assim, o tucho nunca deixou de bater e pior, começou a bater bem de levinho mesmo com o motor aquecido. Todos os mecânicos que consultei a respeito me diziam que pra resolver só trocando os tuchos, mas um me perguntou se alguma vez eu usei o óleo que a VW indicava que era o da especificação VW 508.88/509.99, e eu disse que não. Ele me orientou a colocar o óleo correto antes de abrir, porque havia uma chance de resolver. Eu sai de lá dizendo pra mim que nunca que um carro que já estava com mais de 120 mil km e que batia tucho a mais de 50 mil km iria resolver com um óleo certo. Mesmo duvidando resolvi colocar o óleo correto só pra desencargo de consciência. Coloquei o óleo certo e no dia seguinte pela manhã dei a partida e o tucho não deu nem um teczinho, nada, absolutamente nada de barulho. O carro já está com 160 mil e o motor gira suave, forte e torcudo. Vejo que muito da má fama que esse motor tem vem do uso óleo sem a especificação VW 508.88/509.99.
Qual a marca que você usa?
@@raphaelbianchi O meu Gol com EA111 sempre batia tucho pela manhã ao ligar. O único óleo que resolveu isso foi o Mobil 5w40.
Aulão
Eu tenho um gol 1.0 2012 com 297 mil km nunca deu problema graças a Deus. Eu troco óleo, filtro de óleo. Troco Corrêa dentada a cada 50 mil. Funciona igual o motor 0k. Uso água rosa original. Meu motor ae111 é um show.
Qual óleo vc usa ?
Por favor não sei mais quais usar
@@silviobrisola193
Esse motor tem q usar 5w40 de boa qualidade, o original é Castrol , um excelente óleo sintético porém caro .
Não compre óleo pela internet, existe óleo falsificado
Compre em AUTOPEÇAS de confiança.
Muito bom, tem uns babacas que não sabem nem o que é viscosidade,e fica falando mal dos motores
Qual óleo vc usa
SHELL. MAX PERFORMACE. MOTUL. LUBRAX. SEMPRE 5 W 40 NORMA 50888. VER ENBALAGEM
É um parafuzinho de cobre que vai rosqueado na ponta da vela onde o cabo vai encaixado(velas usadas de motor ap tem)(Põe a vela na morsa e solta com alicate) Alguns nem precisam furar com uma broquinha, já são vazados. Só bater com o martelo que a buchinha entra no furo! Quem quiser pode passar um pouquinho de trava rosca antes de encaixar, mas não precisa!
Gostei da solução mas Poracaso você sabe quem fez e se deu certo acabei de montar meu motor ontem troquei balancinho,tucho e bomba de óleo mas o barulho só diminuiu será que está tática de restringir a lubrificação do primeiro cilindro do cabeçote resolve mesmo?
Obrigado pelo vídeo, tudo que você disse já aconteceu comigo, comprei um Fox 1.6 em 2015 zero e antes de fazer a primeira revisão de 10 mil km o carro começou com esse barulho do tek tek quando o carro estava frio, quando eu levei para a primeira revisão na concessionaria eu reclamei que o carro fazia um barulho de máquina de costura, aí os mecânico disseram que era assim mesmo e que depois que o motor amaciasse podia parar, mais eles se deram mal comigo porque não sou leigo nesse assunto. Quando chegou na revisão de 20 mil eu falei que não tirava o carro da concessionaria daquele jeito e o carro ia ficar la até o dia seguinte pra o chefe da oficina fazer um diagnóstico na minha presença, tranquei o carro e levei a chave comigo, no dia seguinte voltei la na primeira hora que a oficina abriu e funcionei o carro e o barulho foi muito feio, mesmo assim eles tentaram me ludibriar mais não conseguiram, na mesma hora da própria concessionaria liguei para a ouvidoria da volkvagen em São Bernardo em São Paulo e fiz uma reclamação direta da própria concessionaria e o inspetor responsável da oficina ouvindo a conversa minha com a ouvidoria, na mesma hora o ouvidor que estava me atendendo pediu pra falar com ele, ai so ouvi ele levando uma bronca do ouvidor e quando ele passou o telefone de volta pra mim o ouvidor me disse pode deixar seu carro aí e a concessionaria vai disponibilizar um veiculo reserva pra voçe ficar até o motor que a montadora vai mandar pra substituir o do seu carro, assim foi feito quando chegou o motor foi substituido e fizeram o novo documento com o cadastro do novo motor e não me custou nada, assim que me entregaram o veiculo a montadora ligou para saber se ficou tudo certo e se o novo motor estava funcionando normal,
Complicado mesmo amigo.
No Gol G5 1.0 da minha esposa acendeu a luz de óleo aos 80.000 km e o cabeçote já era. No meu Voyage 2012 1.6 rodei 200.000 km sem nenhum tipo de problema.
Tenho um Gol 2005 Com 108 mil km rodados. O motor é um EA111, perfeito, sem borra, sempre troco o antichamas por um original uma vez por ano, o óleo 5w40, militec 1 a cada 2 trocas, sempre troco 6 meses ou 6 mil km, sempre com aditivo. O motor nunca deu defeito, roda macio... O problema desse motor é o dono.
Eu tenho uma teoria em relação a questão do Golf.
Basicamente é por causa do sistema de tensionamento da correia de acessórios do Golf que é feito por mola, ao contrário dos demais que tem correia elástica!!!
O sistema por mola do Golf tensiona de maneira mais eficiente e até absorve as vibrações do funcionamento, ao contrário da correia elástica que trabalha tão pressionada que pode danificar o mancal do virabrequim e consequentemente fazendo perder pressão de óleo.
Tenho 18 anos de profissão e já fiz centenas de motores EA 111, porém apenas 1 de Golf, e ainda foi por mal uso do proprietário ao tentar desatolar o carro na beira de um lago.
Tenho uma forte convicção em relação a isso.
Vlw flw✌🏻
Gostei da observação! Faz sentido diante da questão.
Faz muito sentido sua observação.
Tenho um 2014
Esta quase chegando no. 500 mil
E não tenho q reclamar..
Embreagem original
Mas antecipo todas as trocas de óleo
E correia dentada
Usa o 5w40 ou o 10w40?
O segredo do sucesso desse motor é só 1,usar Lubrificante de qualidade de marcas renomadas 5w40 com norma 502.00 ou 508.88 pronto acabou o defeito dele, e ser um verdadeiro motorista e acompanhar o oleo na vareta, viu que esta muito escuro troque, roda só na gasolina troque um pouco antes.
Nada de absurdo, Parabens pelo video!!!!
a maioria desses motores estao usando o oleo 15w40 semi sintetico erradamente , oleo certo 5w40 sintetico. a sua dica e muito boa, parabens.
Obrigado.
Tenho um gol 2014 uso militec desde zero está com 350 mil km sem problema nenhum...😊❤❤❤
😅 GOOGLE. ADG. NAO. USA. MILITEC
Uma outra opção para ajudar na lubrificação é o uso de um comando de válvulas com lubrificação interna.
Outra coisa que ajuda na lubrificação dos motores é o hábito do proprietário do veículo, sempre usar lubrificante específico para o motor, primeira partida do dia esperar no mínimo 20s antes de acelerar para lubrificação atingir toda cavidade interna, trocar o lubricante do motor no tempo correto, fazer limpeza no motor como descarbonização da admissão flush para o óleo, combustível de qualidade, é não usar o carro igual fórmula 1.
E exatamente isso ,parabéns , estes que critica esta explicação, sao os que acreditam que a bomba gera pressão, gera vazão, e nao pressao pressao e o filme de óleos que nao se perde .
É muito importante o aquecimento do motor, na primeira partida, antes de trafegar, espera-se de 1 minuto a 2 minutos. Utilizar SEMPRE o óleo correto indicado pela VW, e medir de tempos em tempos a pressão do sistema, a bomba de lubrificação também apresenta desgaste com a consequente queda de pressão.
O uso de lubrificante com viscosidade incorrreta gera esse defeito. Primeira coisa que acontece é a cebolinha estourar , consequentemente o cabeçote descarrega de oleo quando desliga o motor esvaziando os tuchos. Depois vai desgastar o conjunto do comando que vai trabalhar com pressão de óleo insuficiente gerando desgaste e folga. Na minha opinião não é erro de projeto, mas sim manutenção inadequada.
Fiz o motor parte de cima do meu Voyage 1.6 com 130km, estou usando o castrol magnetec 5W 40 100% sintético, e filtro tecfil, fiz limpeza de arrefecimento no aditivo. Carro parece q ganhou um coração ❤️ novo 😂😂😂 fixou top... Troco óleo com 5mil km ou 6 meses o q chegar primeiro. Pois utilizo em condições severa 👍
Uso esse tbm no meu g4 . Top top
Tenho um Golf 2008 tirei zero hj tá com 190.000 , troco o óleo sempre no tempo, só uso 5w40 e troco o filtro sempre junto, faço todas as preventivas, nunca quebrou nada, faço 17,18 km/l na estrada com pé alto; pra mim é só alegria… não troco ele por nada….máquina tem que ter manutenção correta, senão quebra mesmo
Motor excelente! Oque acontece é falta de dono, o meu vai bater 400 mil e não fuma
Caraca vocês tiraram um milhão de duvidas a respeito deste assunto, EA 111, 1.6 SPACEFOX 2011 ja estava desistindo de arrumar novamente este tipo problema, Parabéns pela honestidade e explanação de um tabu em maioria de mecânicas.
mUITO OBRIGADO.
Agradeço muito por devendar este Mito deste maravilhoso motor EA111 (obs. tenho um desde 2011 ate hoje 2024 só troca de oleo e filtro e manutenção preventiva) esta com 200mil km em 2024!
Tudo que vocês falaram aí e mostraram é a pura verdade, eu já tinha descoberto isso, tem ignorante que briga dizendo que o motivo não é esse
O furo e o primeiro mancal é maior porque ele sustenta a polia e a carga da correia dentada, pra resolver problema de pressão de óleo tem que mandrilhar o mancais do cabeçote e rebaixando a tampa e colocar um eixo comando novo, assim a pressão de ole o fica de 1,5 a 2 bar de pressão com o motor quente.
Na realidade o problema foi gerado por erro de projeto do fabricante do motor. Estamos apenas remendando... remendando... um conjunto mal projetado. 31/10/24 Roberto Udo Krapf
Eu fiz e deu certo,lembrando que ainda montei o motor com a bomba de óleo original do carro, não troquei a bomba de óleo,eixo retificado pra 0.25, casquilhos novos e a mesma bomba de óleo,pressão 1.2 bar, obrigado amigos.
Sou retificador de cabeçotes você está correto em tudo que foi dito parabéns pelo vídeo sucesso aí !
Obrigado 👍
Eu acho que o motor do Golf e da space Fox são diferentes, porque principalmente da space, meu vizinho já teve duas , uma 2007 que vendeu com mais de 300 mil km e hoje tem uma 2018 com mais de 150 mil km e nenhuma deu problema, mas em compensação lá na firma que trabalho muitos colegas proprietários de gol ,Fox,voyage, tanto 1.6 quanto 1.0 ,se incomodaram bastante, alguns trocaram três motores no mesmo carro, hoje todos migraram para palios, onix,argo , Ford de vários modelos.
Bom comentário, pois estava de olho num Fox. Vou ver Sandero q é máquina boa também.
@@elkondor7604 o sandero é um ótimo carro meu primo tem um 1.6 ,faz dez anos não se encomoda com nada, ele é 2014, meu primo pagou parte de seus pecados com um fox 2004 que o motor durou pouco mais de 90 mil km
Sao melhores mas sao a mesca configuracao
A melhor explicação que eu vi até hoje sobre o EA111
Muito obrigado.
Primeiro vídeo realmente sério sobre EA 111. Outros vídeos que tem por aí, o povo passa pano demais para o motorzinho...
Muito obrigado pelas informações de milhões top top tenho um Fox 1.6 2010 já levei na retifica o cabeçote e fiz essa correção ficou topd mais muito obrigado sucesso aí cara parabéns
Disponha!Obrigado.
Vídeo top, tenho um gol G6 desde zero km e agora está com 100.000 km, troca de óleo de 5.000 km ou 6 meses, faço isso justamente pela lubrificação, realmente é um motor problemático em todos os sentidos de lubrificação e injeção, justamente pelo combustível podre que temos no mercado, bico troquei com 30.000 km, velas e cabos 3 vezes, anti chama vazando troca com 80.000 km, troca recente da bobina, limpeza de bicos já perdi a conta, rodar na gasolina motor raja (pré ignição), no etanol o motor falha travando os bicos.
Obrigado
Eu tenho um g4 1.0 com esse motor, comprei zero na época e sempre usei o mosme óleo, inclusive é o mesmo usado no audi, o Pentosin alemão, 5w40 depois essa marca foi vendida e fundiu com a Fuchs, só uso esse, nunca tive problema de lubrificação. é só usar o óleo no tempo certo, 6 meses ou 10km, o que ocorrer primeiro, é caro mas compensa. não te deixa na mão e é super econômico.
eu tenho um g4 1.0 2014 estar com 277 mil rodados nunca trocado nada,abrir a tampa do camando semana passada para ver como estava,esta zero,mas tambem desde de zero so usa oleo elaion 5w40.
meu 2014 g4 tbm porem 130km deu b.o
Por que o imetro permite a venda de um produto que vcs diz que são reprovado. Não seria o cuidado com a manutenção.
?
Já tive problema com meu fox por causa do oleo 15w40 batia tucho...troquei para o óleo 5w40 nunca mais tive problema..
A vw sempre soube só que fazia questão DE PROTELAR pois este motor tem enorme reposção de peças e o lucro muito grande.
Tenho um Voyage 1.0, 2012, 2013, está com 300 mil km, sem nenhum barulho no motor, nunca foi feito motor, não bate tucho, tudo funcionando bem, acho q o segredo está na manutenção em dia, além de trocar o filtro só coloco óleo Castrol magnétic 30w 40 ou 10w 40, já tive outros Volkswagen e sempre coloquei esse óleo e nunca tive problemas , tive uma Parati q foi muito além dos 300 mil e não baixava um pingo de óleo e não batia nada, troco a cada 7 mil km. Valeu.
Houve um erro nesse comentário, não é 30w40 é 5w40, valeu.
Parabéns pela aula.
Sou mecânico a diesel mas vejo vídeos de carro a gasolina.
Gostei muito desta aula 👏👏👏
Obrigado 👍
Tenho um fox 1.6, 150 mil kms. Nunca tive do de acelerar, anda muito. So uso óleo 5w40.
Parabéns sou mecânico, muito técnica sua explicação.
Obrigado! Agradecemos pela confiança.
Top a dica, pela minha experiência, creio q os golfs e polos antigos não dão tanto defeito devido q eles não usam oleo fino sintéticos, eles geralmente usam 15w40 no máximo 10w40 aumentando a pressão de oleo acima dos 2 bar
OLÁ Loidy 31/10/24 0W, 5W, 10W, 15W, 20W nada ter a ver com pressão de óleo. O W refere-se a palavra inglesa "Winter" (inverno) mas significa TEMPERATURA AMBIENTE, ou seja, onde o veículo se encontra. (no Alasca, em Buenos Aires, Rio de Janeiro...) As especificações existentes 99% ou mais são comerciais. VENDER O MAIS CARO EMBORA SEJA INADEQUADO. (Somos "o bobo da vez).Abraços... Roberto Udo Krapf
Foi exatamente que o mecânico fez no cabeçote do meu gol. Diminuiu esses dois furos de lubrificação . Agora realmente o funcionamento é muito diferente, funcionando perfeitamente, não bate nada e está andando muito . Fiz a retifica completa e usando o 5w40 .
Dica de milhões mesmo...só o macete dos furos e os valores de pressão já valem o like...
O meu começou a fazer barulho de tucho eu já mendei embora...
Valeu obrigado
Bo tarde!
Está informação e válida, mas se aumentar a pressão da bomba de óleo como se fazem nos motores preparado somada a este recurso certamente o motor não ter7a mas problemas.
Olá. É uma alternativa, porém não conhecemos quem praticou isto para poder sugerir . No entanto achamos que forçaria a bomba e não ajudaria nas altas rotacoes e alterar a pressão … um pouco arriscado .
O aumento de pressão implica num aumento de trabalho como um todo, pode comprometer o desempenho...
Além de tudo, existe uma diferença entre aumentar fluxo X pressão... na prática ocorre assim; imaginemos uma mangueira de jardim de uns 2mts, se estreitarmos a mangueira na saída da torneira, o aumento de pressão ao final será irrisório, no entanto, se estreitarmos a mangueira na ponta dela, teremos maior pressão.... entendem agora?
Aumentar a pressão na bomba já é complicado, pois o recurso que tem é aumentar o desarme dela através da pressão da mola, mas isso só repercutira se não houvesse folga nenhuma e ainda forçaria a bomba e pesaria o conjunto...
Espero ter conseguido explicar bem...
@@joseotaviovasconcelos9573Perfeita explicação.
Ea 111 1.0 tem o colo dos mancais do vira estreitos, tudo começa ali.
Colo mancal > Pino pistão > cabeçote é o ultimo a desgastar.
O probrlema comeca de baixo para cima.
A troca de Oleo fora de especificação (viscosidade e tempo de troca 5000km para usos severos) e s maior causa desse tipo de problema.
Acendeu luz tem q revisar tudo.
Anti chama (verificar com 20 mil km) e arrefecimento sempre em dia com a preventiva.
Nunca dar partida e já colar o pé - esperar sempre o óleo subir (5 seg).
Motor bom se souber cuidar - não aceita desaforo igual os APs.
Obrigado por compartilhar seu ponto de vista .
TENHO UM GOL COM ESTE MOTOR ATUALMENTE ESTÁ COM 500MIL KM MAS SÓ USO ÓLEO 5W40 CASTROL
Tenho um gol geração 5 ano 12/13 1.6 troco óleo dele 5w40 sintético e na troca olé a cada 10.000 eu estou colocando bardal B 12 ,nunca tive pobrema hoje está mais de200000 mil no km rodado. Obrigado pela dica vocês são 10 Obrigado pelas informações.
Agora em janeiro de 2024 eu tive que fazer a parte de cima, cabeçote, estou com o meu g5 2010 há 9 anos, ele foi do meu pai desde zero km, peguei dele com 28 mil km rodados há 9 anos atrás, e agora aos 270 mil kms eu vacilei com uma mangueira e não percebi que não tinha água. O carro vai fazer 14 anos de fabricação em maio de 2024 e nunca tinha aberto nem pra trocar tuchos. Este motor EA111 é um ótimo motor. Cuidando direitinho, vai que vai. Eu faço entregas com ele há 4 anos e meio, rodo 200 km por dia, e pasmem, dentro da cidade de Campinas, e não em rodovia. Óleos: Ipiranga 5w40 e Bardahl Prolonga. Água: Da torneira com cloro em 14 anos, reservatório original ainda 😮
Oloco ai eu do valor
Gol 2018 1.6 ja esta com 430 mil rodado ate nunca deu problema.
O problema dos carros com motor ea 111 é o dono. Cara poem oleo barato e quer rodar 10000km . Esse motores a troca é 6 meses ou 5000 km e oleo e 5w40 sintético 502 ou 505 e líquido de arrefecimento de qualidade .
concordo🤙
É isso mesmo, tenho crossfox 2011 com 103 km e nunca tive problemas troco o óleo a cada 6 meses ou 5000 km , lembrando coloco castrol magnatec 5w40 Especificação 502 e 505 é só alegria .
Carro vai de acordo com dono,meu G4 2007 1.0 tá com um pouco mais 200.000 km,e não tá batendo e nem mesmo baixando,uso olho 5w40 e tem mais,uso severo em estrada de chão
Acredito que vc nunca notou que o g5 tem diferença nos pistão RL e biela ,e relação a o G4,a prova tá no documento q o g5 tem mais cavalos
G5 em diante
O meu tbm 2007 tá fino uso 5w40
O meu tem 242 mil rodados polo 2009, nunca abri o motor, e por sinal super calado ! Um espetáculo!
5:20 nos golfs e nas spacefox também, ea111 na spacefox, trocou óleo no tempo certo é motor pra vida
Tenho um voyage 2018 1.6 132.000 km troco o oleo e filtos a cada 8.000km.é um foguete 4* Marcha a 2.000 rpm ta a 100km/h.
Moro a baixo .....
Meu Polo tá com 273 mil km ,nunca tive problema com o motor.
O meu moto acendia a luz de óleo e quanto mais ficava quente a luz de óleo só apagava com rotações altas , aí antes disso ele não tinha esse problema aí quando o cabeçote foi pra retifica ele voltou assim , daí desmontei a parte de cima e vi que o comando tava riscado , aí troquei e voltou ao normal , mas já condenaram a parte de baixo e tal e no final era só o comando que tava riscado pq acho que foi trocado .
Melhor explicação sobre 1.0 e 1.6. Faz todo o sentido mesmo. Tenho um polo 2002 com 160.000 km, só as vezes faz um tec tec na primeira partida, depois é só alegria.
Tenho um gol at 8 válvulas 1.0 já faz 14 anos já fiz duas vezes a retifica do cabeçote obs, agora comprei um cabeçote novo , mandei reabrir a camisa de 025 prá 050 , coloquei pistão novos , bronzinas de biela bronzina de mancal , retificou o virabrequim , troquei bomba de água , bomba de óleo , polia do comando, carte , tampa de válvulas do comando, válvula termostática , distribuidor, cabo de vela , velas tudo custou 7.000 reais com mão de obras , tinha um calo em uma das camisas por isso reabriu prá 050 o carro tá uma blz más a dica de vcs muito boa
Opa fiz isso na minha Spacefox , e só faz 3 dias que to andando nela, mas aparentemente ela esta show.
Eu funcionei o só no arranque o motor sem o comando, a pressão de óleo nesse primeiro furo de 6mm e muito alta chegando a subir uns meio metro de altura .
Eu fiz esse processo em todos os furos trampo de 2 dias com a mini retifica e muito trabalho, pois fiz no lugar sem desmontar o cabeçote, fazendo com muito cuidado o isolamento para não cair muito fuligem, depois de feito dei jato de ar de 120libras para sair às fuligens.
Cuidado com o furo de 6mm pois a bucha a ser feita tem uma abertura lateral q passa o óleo para os outros furos e também faz o preenchimento dos tuchos hidráulicos.
A pressão chega muito mais forte .
Sendo q deve está tudo novo desde a bomba de óleo até o cabeçote comando e tuchos.
Acabou com o defeito .
Não adianta fazer com comando gastos
Isto citamos . Não é solução se estiver com cárter e eixo detonados .
Mandei fazer isso no meu EA111 1.6 nunca mais deu problema está indo para 120mil km
O que tu mandou fazer??
Quanto tu gastou?
Explica pra gente esse procedimento, por favor...
A diferença de um profissional que abre um motor de um que estuda o funcionamento do motor. Esse vídeo foi uma aula 👏
Obrigado 👍
boa noite eu tenho um motor vw 1.4 estava batendo tec tec la perto do sensor de rotação na tampa eu coloquei o oleo 5w 40 castrou cintetico 502 acabou o barulho fiquei muito feliz eu acho que estão usando o oleo erado ; esse oleo e´recomendado pela vw ;gostei do seu video;
Amei o vídeo, sou apaixonada por conhecimento , vejo que os mecanicos não fazem um diagnostico preciso. O profissional precisa de ser de sua confiança.
Agradecemos.Maiores dúvidas respondemos também aqui ou no instagram.
A melhor é mais sensata recomendação e que fiquem longe desses motores e carros Volkswagen de hoje e se for possível escolham outras marcas menos Volkswagen pq essa morreu depois que tiraram o motor AP de linha fato.
A cada 15.000 eu mesmo tiro o pescador e limpo. Ja tem 2.5 anos que eu nao tenho dor de cabeça .e rodo muito pq sou motorista de aplicativo e sempre uso o oleo recomendado
Infelizmente, veículos de 2010 pra cá , dificilmente chega aos 500.000 sem fazer retifica.
Por incrível que pareça, entre os veículos populares, vi vários motores Zetec rocan atingir esse KM sem abrir motor.
Zetec um dos melhores em termos de durabilidade realmente .👍
Essa é a explicação mais lógica que já ouvi sobre esse tipo de motor
Verdade começamos aplicar essa técnica nos ea111 nunca mais tivemos problema 6 mm no último furo 4 mm no penúltimo retifica fica 100% principalmente as versões gasolina mais antiga!
Defeito recorrente carros até com menos de 90 mil km
O meu 1.0 ta 267 mil km e nunca deu problema! Não coloco óleo original. Sendo 5w 40 qualquer um. E outra ... Não ando sonhando no volante.. só pé no assoalho. Na verdade ja possui dezenas de carros e nunca precisei abri motor algum. A unica coisa que faço é trocar o óleo e limpeza do arrefecimento a cada 5 mil km. Só!
Galera fiz isso ai em um fox 1.0
E no meu proprio polo 2010 que eu tenho..medir com manometro com motor quente .e nao alterou em nada na pressao de oleo .nao estou dizendo que nao da certo.mais comigo nao mudou em nads
Se o carro já tem vazamentos e fuga de óleo não adianta fazer o procedimento que será paliativo .
@@misterbielaeu sei amigo sou mecanico aqui em BH .fiz o motor do meu polo e cabecote tbm.bomba nova tudo novo.apreveitei e fiz a redução .mais nao mudou em nada .
Eu tenho um Fox 2004 e troco oleo antes da km e antes de vencer
Muito bom pura verdade sou mecânico a 35 anos a sua espricaçao e muito importante valeu
Obrigado.
O meu carro é um gol g5 2012,nunca tive problema de motor de cabeçote e de nada,somente a especificação do óleo correta e com as revisões em dia vc vai ter carro pra muito tempo,o problema dos carros darem defeitos são os donos que não fazem as trocas de óleo corretamente.
Cara acho que esse furo é maior devido a carga do primeiro mancal pela tensão da correia dentada
Muito bom mesmo a idéia de lubrificação ótimo
Meus amigos tenho uma saveiro g5 2011 1.6 com 477 mil e não deu problema, fasso a manutenção correta.
Show
Dica de ouro mesmo ,quando vi os furos tive o mesmo raciocinio😊
Eu tenho um fox comprei 0k em 2010 troco o antichama cada 8 meses o óleo sempre 5w40 cuido muito bem o motor parece novo como saiu de fábrica até hoje não tive problemas mas tem que levar tudo muito certinho as manutenções
O cara deu uma aula 😮😮parabéns🎉🎉
Muito obrigado
Vdd vcs falaram tudo muito obrigado pela dica valeu amigo
Muito obrigado nós
Boa Noite neu carro tava piscando luz do oleo carro é um cros fox mandei mecânico abrir cabeçote comando sem ranhuras tampa manual tudo ok pressão carro frio 4 bar carro totalmente quente ventoinha desparado 2 vez caiu pra 2 bar de pressão no manômetro em baixo do motor ele falou taca ok ele falou que teria que fazer uma descarbonizacao fiz tô rodando a una semana não acendeu mais não sobre reduzir esse primeiro furo pra 4 mm será que você me aconselharia du fazer isso caso volte acender a luz
Desculpa falei só nome do carro cros fox 1.6 motor ea111
Aconselharia mas muito difícil achar um
Mecânico que acredite pois este procedimento é caseiro e não permite ganhos extras com troca de peças e retífica . Teria de ser alguém com intuito de ajudar / entender e colocar em prática .
@@misterbiela verdade entendo obgado
@@misterbiela meu tava só piscando luz intermitente eixo comando sem arranhão algum tampa de válvula ok parte de baixo que recebe aquele eixo comando top mecânico fez uma descarbonizacao a uma semana não acendeu mais até aqui se eu autorizar o serviço cara não faz ? Amigo
@@misterbiela massa essa coisas pra muito são complexas quando poderia ser uma solucao
Garagem!!!! De foi aula.fiz esatamente assim em uma towner 98,rodava 500km dia na lotada.
ai sim rodei 600k só trocando óleo a cada 15k nunca mais apurrihou.
Meu g4 eu colocava um óleo um pouco mais grosso, colocava militec troca sim troca não, é trocava o óleo a cada 4 mil Max. 5 mil, rodei 60 mil/km peguei o carro com 120 rodei até 180 e nunca me incomodei, mas quando peguei o mecânico já me avisou desse problema e ele me deu esse Paletivo do oleo grosso + militec. Abraço
Qual óleo você utiliza?
@@dimi2.0 viscosidade não lembro faz anos que vendi ele, mas o óleo eu usava lubrax semi sintético,, militec troca sim troca não e trocava o anti chama a cada 3 trocas, peça barata. Meu gol dava muito borra e baixava óleo, parou tudo ficou liso. Abraço.
O óleo desse motor é o 5/30, está escrito numa chapinha na frente ,eu fui na onda dos mecânico de col.o 15x40, resultado, fumando pela seg. Vez.
Não foi isto que fez fumar … chega s ser até inocente de sua parte até porque as duas viscocudades já foram usadas no manual do G5 e G6 . Nenhum motor fuma por causa disso .
5 W 30 é a viscosidade, em linguagem popular: o 5 é a viscosidade que ficará o óleo quando a temperatura estiver baixa, o 30 é a viscosidade que o óleo ficará se a temperatura externa estiver alta (calor). Os motores VOLKSWAGEN utilizam oleo SINTÉTICO que tem características diferentes do óleo MINERAL. No BRASIL coloca-se qualquer óleo e causa avarias nestes motores EA 111 e outros. Tem que usar o óleo recomendado pela montadora.
O MEU G5 2012 USA O 5W40
Ja vou nos 350 mil km no falado ea111 e nada de problema!
O maior problema do motor EA111 ésao os mecânicos.... insistem em mudar a viscosidade,isso não existe
Queria ver um EA111 passar de 200 mil km sem estar batendo ND com óleo de manual
Projeto mais horrível q a Volkswagen fez até hj
Meu carro só funciona bem com 15w40 já tentei colocar outros aparece vazamento esquenta não tem jeito.
@@antoniomartins-fr5oltem vários por ai, em todo video desse motor tem vários relatos de pessoas rodando 300km a 600km sem fazer nada, problema é mais o dono do que o motor, eu tenho 1.6 07/08 lisooooo, pq tenho dinheiro pra manter e dá todos os mimos q ele merece
O problema não é o 1.6 e sim o 1.0
Bom dia, isso sim que é transparência, e sabedoria, parabéns amigo, tenho um Crossfox 1.6, 2008/2009 e estou com esse probleminha na lenta, ( Luz do Óleo acendendo )
Tenho um fox2008 a anos e até hoje perfeita..
Tenho uma SpaceFox 2012 com 120 mil, troco oleo a cada seis meses, uso castrol 5w40, ta um relógio trabalhando, quer trocar óleo com 10 mil km, aí não aguenta.
só troco em 10 mil, ainda nao deu bo... 5 anos e ta bem rodado... enfim espero q n dê...
Meu motor ea111 nunca fez retífica e já andei 319.000km
Esse motor seu ea111 é 1.0 ou 1.6?
@@joaoalvesdosreis2234 1.0
Tenho em fox 2016 1.6 e mesmo trocando óleo de 5 em 5 e trocando tds peças de preventiva, ele gosta de fumar um pouco e passear na mecânica. Próximo carro será um corolla 😂
Tenho g5 2010 com 212 mil km uso 10w40 semi sintético ate não me deu um só problema graças a Deus.
Eu uso oleo original vw, pela graça de Deus ja ta com 150.000 mil rodados
Tenho um gol g5 1.0 com 172mil km rodados e nunca deu problema.
Também
Boa tarde senhores o nome disso é jetculeer um redutor de oleo
😂simples assim...😊
e o óleo ? 5w40 recomendado ne?
Cara estou admirado com a inteligência e o esclarecimento que vc passou pra todos tanto mecânicos e donos de carros com esse motor , meus parabéns acho que todo mecânico tinha que assistir essa sua aula de conhecimento top demais 👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾
Valeu obrigado
Opa sou mecânico e gosto de aprender e nunca é demais vou botar em prática essa dica , quanto mais informaçao melhor vlw
Joia.
OS ENGENHEIROS PODEM ESTÁ SENDO OBRIGADOS A FAZER MOTERES MENOS DURAVEIS. O QUE ÉMENOS LUCRATIVO PARA O CONSUMIDOR. E MAIS LUCRETIVO PARA AQUELES QUE ESTÃO NO TOPO DA PIRAMIDE DAS CLASSES POLITICO ECONOMICA.
A BRIGA É MUITO MAIOR DO QUE SE IMAGINA.
Meu motor ea111 ol g6 com 370,000 km nunca deu problema nem barulho de válvula faz
O segredo do motor EA111 ninguém conta eu vou contar põe o óleo exigido pelo fabricante e troque o filtro do óleo em todas as trocas, isso os mecânico nao te fala,meu polo 2005 trabalha como um relógio.
Endosso vossa observação! Experiência própria.
Pura verdade esse motor trabalhou normal e só rodar
Falou tudo
GOOGLE. OLEOS. HOMOLOGADOS. VW. VIDEO ❤
O meu já deu problema no cabeçote 2 vezes, mesmo fazendo tudo certo. Essa porcaria não presta
Valeu a dica ja tinha ouvido falar mas nunca tinham explicado como fazer sou mecânico já tive várias vezes esse problema agora vou falar com minha retifica parabéns pelo vídeo sou de Curitiba
Muito obrigado.
Gostei .
Sou mecânico
Peguei um aqui fiz tudo depois de quebrar bastante a cabeça descobri o defeito estava gasta o alojamento dor tuchos .
Mas está questão de diminuir a entrada do óleo foi schow .
Valeu
Obrigado! Agradecemos por compartilhar sua experiência!