Eu sou uma pessoa obsessiva. Faço análise há quase 3 anos e posso dizer que estou evoluindo. Só que justamente por ter tantas verdades enraizadas (que, na maioria das vezes, eu desconheço) é um processo intenso e trabalhoso. Não no sentido de ser difícil, mas pq, na primeira estremecida, eu ligo a minha máquina de auto-sabotagem e quero correr para essa fantasia do lugar seguro (conhecido). Hoje eu consigo reconhecer alguns sentimentos e emoções, foi uma vitória e um passo enorme conseguir identificar o que sinto. No geral, na vida, sou uma pessoa divertida, que quebra regras e gosta de beber pra poder ser zoeira em paz com os amigos. Então, se vc viu o vídeo e ficou se achando um chato infernal, relaxa, vc é só alguém normal. Se joga na terapia sem medo pq é menos assustador do que parece, é só a vida mesmo. E, bom, sou obsessiva, aí saiu um textão aqui 🤷
Suas verdades enraizadas. O que é realidade para vc não é para o outro. Exatamente isso. Somos seres em transformação e procuramos a transformação que nos faça aceitar o mundo real conforme se apresenta.
Adorei seu relato e sua verdade, Ana. Também estou em processo terapêutico, mas mais no início ainda, e tenho me confrontado com tantas informações a respeito do meu "modo operacional" que chega a doer. É engraçado pq quem me conhece de modo mais superficial, me acha super divertida hahahaha. E a cada confrontação eu me sinto muito mal, imagino-me a pior pessoa do universo, mas é como tu disse: somos apenas pessoas normais. Eu sou psicóloga de formação, mas não exerço a profissão porque acho que não tenho capacidade para tal (sim, também estou tratando isso).
Também sou assim, por nao conseguir aceitar muito bem o erro dos outros também sou implacável comigo mesma quando eu erro, me culpo por erros bobos de 10 anos atrás, é cansativo, eu evoluí muito com a terapia, mas acho que o mais difícil pra mim é a auto-compaixão
Sensacional!!! Vi também um vídeo do Dr. Flávio Gikovate sobre o perfeccionismo .... Por trás existe um complexo de inferioridade e superioridade ... Amei os dois vídeos!
Eu sou obsessiva e também PAS - pessoas altamente sensível. Ao mesmo tempo que eu sou super aberta com as pessoas, lido bem com as diferenças, sou muito rigorosa comigo. Por isso, percebo que essa combinação, às vezes, é quase explosiva: sou muito boazinha, por ser muito sensível, acabo cedendo demais às pessoas, me contagio facilmente, mas, no fim, quando volto pra casa, me arrependo e fico frustrada porque não cumpri com o que eu queria ter feito, com os meus prazos, regulamentos... Vivo nessas extremidades. Muita terapia... hehehe
Eu sou assim, e agradeçam vcs por existirem pessoas assim...somos estudantes da ciência e enquanto vcs estão se divertindo no final de semana , estamos estudando o máximo de todas as coisas pra melhorar esse mundo. Desde curas pra doenças , engenharia, física, administração pública e privada, medicina , direito , contabilidade , etc etc etc
Nossa... Vc me descreveu no período da adolescência, até os 30, mais ou menos. Bate até uma tristeza, pensar que "sou o bom", porque sou "corretíssimo", mas que na verdade, sou é chata mesmo! Kkk. Percebi que mudei um pouco com a vinda dos meus filhos. Pois, desde a descoberta da gravidez, até agora, nada mais está sob meu controle! Agora, tenho jogado muitas coisas pro Universo, rsrs. E, realmente, a vida fica bem mais leve! Obrigada por este vídeo.
Nossa! Ontem chorei muito... bateu um vazio tão intenso que eu mal conseguia me mexer. Por fim me acalmei, levantei do sofá e tomei água com açucar e dois calmantes (fraquinhos rsrs). O motivo disso tudo é que há tempos não sei o que é "relaxar", vivo me cobrando e cobrando quem está do meu lado. Pra tentar sair dessa posição de controle (comigo e com o outro), às vezes faço coisas que não estão em consonância com minha personalidade... na hora é bom, mas depois bate remorso e ressentimento. Putz! Tento mudar todo mundo, mas me sinto perdido no meu universo particular. É muito esquisito. Sou estudante de psicologia, fiz terapia durante dois anos (quero voltar), mas ainda é muito difícil se olhar no espelho sem se reconhecer. Muito do que foi falado no vídeo traduz o que sou. Ainda preciso achar o equilíbrio. Obrigado, Fred!
Fred, amei esse vídeo, a maneira objetiva e simples que vc explicou e exemplificou. Tive que dar like e subscrever, pq adoro aprender sobre psicologia e comportamento humano. Parabéns pelo canal. Sucesso. 💙
Se não fosse a terapia eu acho q teria enlouquecido. Vale muito a pena. Ser perfeccionista com obessessividade é como está enterrado vivo. Tô bem melhor. Mas preciso muito ainda me conhecer mais. Aceitar mais. Se amar mais. E tudo ao meu redor tbm flui. As pessoas Ficam. Passei de certinha pra legal. Isso foi libertador. Pára de sentir culpa por errar. Bjos. Vídeo incrível. Obrigada seu trabalho é fantástico.
Fred, esse vídeo é de utilidade pública! Muito boa a forma divertida que você falou sobre o assunto. Confesso que ri durante o vídeo. Reconheci em mim e nas pessoas com quem convivo vários desses traços: interessante! A terapia tem me ajudado, percebi traços em mim como “visão binária”. To em busca de viver com mais leveza agora. Nem sempre consigo. Mas to tentando. Obrigada por tanto! Seu canal e seu conteúdo agregam muito à minha vida.
Rosa Rocha seria ver a vida entre “certo” e “errado”, “preto” no “branco”. Como se tudo fosse uma questão de vida ou morte, sem transitar nos espaços entre os dois extremos.
Sabe, estava pensando ser "binário" no meu linguajar eu uso a expressão " 8 ou 80" não é tão legal, mas tb ser muito tolerante, muito compressivo, muito bonzinho, muito prestativo é NA MINHA OPINIAO péssimo... as pessoas se aproveitam demais...hoje, por que incrivel que pareça eu evito ser muito compresiva e perdoar com muita facilidade, pode até parecer cruel , egoista, mas não é... existe muita gente tóxica no mundo precisamos nos proteger( nos proteger até de nossa própria toxicidade, nos nossos compartamentos destrutivos).
Cara, eu fiz uma lavagem na alma estou consciente de tudo o que faço e sinto que depois de um forte impacto com uma perda familiar, me tornei um cara hiper focado e observador em cada detalhe.. e confesso que ja venho "me curando" em diversas fases de uma pessoa hiper metodica! ...vou trocar habitos e aprimorar apreciar as coisas naturalmente! Obrigado pelo video (eu pesquisei e cliquei no primeiro que me interessou) e ssou grato por isso!
Que vídeo bom! Me reconheci em várias partes no vídeo, mas hoje em níveis menores do que eu era alguns anos atrás, como perfeccionismo, apego, diversidade, reciprocidade, frieza, listaaaaaas hahaha A maioria consegui diminuir bem com psicoterapia (pra depressão e fobia social inclusive), mas coisas como não ter reciprocidade nas amizades e lidar com mudanças meio drásticas ainda são grandes calos pra mim. Assim como me apego de forma rápida, me desapego mais rápido ainda se eu não ver reciprocidade ou se ver “erros” demais do outro. A parte difícil que toda mudança trás é algo que ainda me desequilibra e tanto quero distância. Eu mesmo estou numa fase de grandes mudanças e to todo cagado kkk mas voltei a ir na minha psicóloga, amém.
Eu tenho uma personalidade obsessiva e observando hoje, friamente, sem dúvidas estava em nível 10 de rigidez, tanto comigo, quanto com tudo ao meu redor. Somente através da terapia consegui aprender a enxergar a vida com mais leveza. É um processo nada fácil, mas muito recompensador!
Bateu em mim em, e olha que se eu tivesse visto esse vídeo 3 anos atrás eu realmente não acharia que nada dito teria batido comigo. Mas eu estou fazendo terapia há 2 anos justamente pra me sentir mais leve nos lugares da vida. E aprender outras formas de ver as coisas,porque eu senti que como eu vinha vivendo não tava me fazendo feliz e era extremamente frustante e dolorido o tempo todo. Entendi que eu posso levar um lugar de " organização e método " para lugares que cabem, no trabalho põe exemplo. Mas que outros âmbitos da vida as pessoas não precisam dessa minha eterna gerência, aprendi gostar das minhas listas e até achar graça a necessidade que eu tenho de fazer-las. Porque é isso, a gente não controla a vida e tem situações que a única coisa que se pode fazer é rir. Aprendi a rir com amor e compaixão por mim e pelos outros. Aquela coisa e papo furado,as vezes pessoa nao quer que eu resolva nada, ela só quer reclamar da vida e se sentir acolhida. Acho que minha sorte foi perceber isso com 22 anos e procurar ajuda logo. Várias coisas desse vídeo eu me identifiquei e achei muito engraçado kkk kkk porque eu reconheci o comportamento extremo antes mas depois da terapia eu me vejo em situações parecidas mas agindo outra forma, e é isso sensação. É de medo, mas a gente vai com medo mesmo e depois eu até me sinto melhor kkkkkk Em resumo: faço a lista pra compras,pra saber se tudo tá certinho de necessidades básicas. Mas aí se der vontade de comprar um sorvete ou um agrado pra mim fora da lista eu levo kkkkkkkkkkkkkkk
Eu sei que temos tendência a achar os sintomas que vc fala na gente, mas cara eu sou muito assim, quer dizer agora estou melhorando, mas é um processo, se pegar eu com 16~18 anos era exatamente como no vídeo, acho que com o tempo e reflexão estou melhorando, sempre revejo minhas ações depois que a surpresa passa, pois o inesperado realmente me afeta muito e muitas vezes na situação é necessário reagir na hora e eu faço besteira, engraçado que sempre me achei racional mas todas essas sensações ruins são do lado emocional e eu sempre senti, o que tá mudando ao me abrir pra esse lado é poder também sentir coisas positivas. Obrigado por fazer esse vídeos, me ajudou muito e aposto que ajuda muita gente, parabéns pelo seu trabalho!
Eu na vida! Preciso ser mais leve pq a rotina fica insustentavel e me vejo paralisada, sempre analisando mais do que agindo. Gratidao fred, por esmiuçar esse tema! 😊
Pois é Fred. Essa pessoa sou eu. E é horrível ser assim. Devo ser um obsessiva nível 7. Meu melhorei muito a questões do ciúme e do apego por necessidade. A questão do relacionamento pessoal só tenho sucesso com amizades, ainda com pouca intimidade. Delegar coisas? JAMAIS! kkk Não tenho jogo de cintura, sou catastrófica e 90% das vezes prefiro ficar sozinha a estar com outras pessoas. Eu sou difícil, mas eu sou uma pessoa legal. Eu não acho que sou perfeita não, mas fico pensando que na terapia eu que ia analisar o psicólogo. :(
A vdd é q os obsessivos compulsivos só causam mal a si mesmos, agem da maneira mais moral e correta possível(pelo menos eu sou assim), e o mundo seria um lugar melhor com mais pessoas "certinhas"
Essas pessoas também tendem a desenvolver baixa autoestima, porque se cobram muito, não aceitam suas imperfeições, tem dificuldade em se perdoar, são autocriticas, tem dificuldade pra lidar com crítica, se importam até demais com a opinião e os julgamentos alheios...
Chocada! Caí nesse vídeo como armadilha, fui assistir crente que minha mãe era a obsessiva, descobri que me identifico com várias coisas na descrição! x.x
Minha vida é ouvi dos outros que eu sou certinha demais. E até acreditava e isso me torturava muito, mas se rem uma coisa que faço muito é elogiar as pessoas q eu realmente admiro o q as vezes sou rotulada como falsa. Mas sempre que elogio é do coração mesmo, e de tanto ser bombardeada por esse comportamento ultimamente estou evitando elogiar as pessoas, mas as observo e tento seguir as boas atitudes e tento me desenvolver para melhor.
Sou filho de um obsessivo bem pesado e de certa maneira tenho alguns traços de obsessão também, muitas vezes me vejo com compulsões em organizar ou coletar todos os elementos de algum tema, Vira a mexe fico compulsivo em comprar algum elemento como livros, discose formar uma coleção perfeita. Normalmente não dura muito, num certo momento ou fico satisfeito com minha nova coleção ou percebo que não vale a pena continuar perseguindo esse tema. Existem pontos bem ruins e que me prendem em situações que não me fazem bem e me deixam triste e paranóico, porém, em alguns momentos percebo que consigo canalizar essa obsessividade em coisas que me elevam, em entregar um trabalho difícil, em estudar um tema difícil ou qualquer outra conquista complicada e de maneira geral até sinto falta de uma certa obsessividade quando não consigo apontar um objetivo na minha vida. Realmente é bem cansativo lidar com pessoas que acham que estão certas em tudo e já acharam o manual de instruções da vida. Porém, essas mesmas características controladas em mim mesmo me levam em lugares que eu admiro e sinto orgulho de alcançar.
Gosto muito do teus vídeos pela maneira espontânea e as vezes engraçadas como colocas; a psicanálise quanto aplicada por profissionais que sabem o que estão fazendo faz toda a diferença para um paciente,. Como também pode criar mais problemas do que ajudar. A psicologia em geral e uma área que deveria ser ensinada desde a infância até os últimos anos de escolaridade .Teria -mos talvez menos psicólogos e sim mais bons psicólogos, poucos transtornos mentais na população e mais normal.,Mesmo assim tudo que falas não é absoluto pois sempre teremos as variáveis neste mundo evolutivo em constante transformação .Good job.
Esse vídeo foi em parte uma tortura! Pois me fez lembrar de um passado não muito longe e que ainda tem resquícios em mim. Eu sou do tipo mais transgressora... odeio regras (exceto as minhas 😬) Eu já tive uma depressao seríssima por ter identificado esse problema de obsessão em mim. E em uma tentava desesperada de me livrar de todo esse perfeccionismo, obessao, culpa, auto crítica extrema, exigência demais comigo mesma, eu fui para o extremo... Meus amigos me admiravam por eu ser tão guerreira, focada, eficaz, determinada, e até me pediam dicas de como ser assim... mas eles mal sabiam o quanto eu sofria... Ao lutar contra tudo isso e provar pra mim mesma que eu sabia sim curtir a vida, eu fui pro outro extremo. Logo perdi todo o dinheiro que tinha e de repente minha vida ficou uma bagunça! Mas determinada como sempre fui, eu sabia que tinha que me levantar e lutar por mim mesma. Foi muuuuito difícil! Não foi um processo rápido e eu diria que ele ainda está acontecendo. Estou tentando balancear meu lado capricorniana (certinha) com meu lado sagitariana (só quer curtir). Mas foi bom descobrir esse outro extremo, assim eu pude entender um pouco onde ficaria o equilíbrio entre um e outro. Primeiro eu descobri a meditação, não foi suficiente. Mindfulness, ajudou bastante... Então veio uma nova fase... o ho’ oponopono... e então as orações quânticas e por fim a hipnose... Ainda estou me reerguendo das perdas financeiras mas diria que hoje sou uma pessoa muito mais leve, grata e feliz! Porém ainda amo listas e sei que vou pra sempre amar!!! Hahahaha Elas me ajudam a não ficar perdida. Pois é passar uma borboleta na minha frente e eu me esqueço de todas as coisas que considero tão importantes pra mim. Quando me dou conta que saí do trajeto é como se tivesse tido uma pani, um branco... Não entendo como mendeidei distrair e fico extremamente chateada comigo mesma. Logo, as listas continuam sendo minhas amigas e me lembram de me manter no meu caminho, porém agora com mais flexibilidade e espaço para falhas ou surpresas agradáveis (ou desagradáveis também... rs)
AMEI!! Nossa... me vi em vários pontos! Fred do céu.... rs Eu já tinha pensado nisso (e meu marido tbm), mas vc colocou tudo de forma tão "organizada" (ops!) que ficou muito claro para mim! Preciso agir antes de ficar só. :(
Enquanto ouvia sobre tantas características em vez de tentar entender se me encaixo ou não nesse perfil' (prq creio q esse assunto é bem complexo pra leigos pelo tamanho do conteúdo, tirando os casos flagrantes de identificaçao, confesso que fiquei aflita qd citados certos comportamentos e achei graça em outros. A sua forma de provocar positivamente pessoas q vc sabe q adoram um "debate profundo" foi muito sagaz, me diverti, a cada dia percebo vc mais espontâneo! Belo vídeo!
Que agonia disso hahaha Tem algumas coisinhas que preciso melhorar, me tratar com mais amor. Terapia é o investimento que eu não quero abrir mão. Quem me dera colocar minha família toda na terapia... Meu Deus como queria.
Fred que vídeo, nossa eu me identifiquei muito com varios aspectos, até nem tinha me dado conta de tantas coisas que sinto e faço, sofro muito por ser assim, me sinto mesmo sempre tensa, tenho muitas contraturas, já fiz duas vezes terapia, na verdade isso se intensificou mais com passar dos anos , depois que tive síndrome do pânico tudo mudou em mim. Obrigada muito pela mensagem. Queria mudar isso tudo na cabeça 😟
Fred do céu! Eu estava atrás de respostas e nada. Percebia minha dificuldade em vários sentidos mas não conseguia discernir o certo e errado apenas sentindo a necessidade de chegar a um meio termo. Ou seja, viver meus valores sem precisar impor isso as pessoas a minha volta. Enfim, comecei a ver o vídeo por curiosidade e me identifiquei com quase tudo. Estou perplexa. Esse é meu ponto de partida! Faça, por gentileza, um conteúdo do como lidar com esse tipo de personalidade. É MUITO difícil reconhecer. E talvez ainda mais mudar. Gente, que coisa kkkkkkkkk caiu como luva.
Boa noite, eu gosto do bem até a página 2, sou honesta e prática,adoro o prazer mas n gosto de ver às coisas fora do lugar.bjs fiquem com Deus hoje e sempre.
Me pareço bastante com essa descrição, preciso começar minha terapia ! Adoro seus vídeos Fred. Essa questão da racionalização é bem intensa comigo,e hoje faço psicologia então presto mais atenção tudo do que antes .
Gostei você definiu uma pessoa que conheço já faz um ano pois ele é assim mesmo,na relação entre difícil de lhe dar quer tudo certo,nada presta pra ele tudo que ser do seu jeito amei esse vídeo agora sei com quem estava me metendo com um mostro ufff!!!!
O título desse vídeo poderia ser "Iris" hahaha 26:09 de Fred falando de mim! To rindo mas é de nervoso... me identifiquei com muito mais coisas do que gostaria! Já sabia que tinha traços de obsessividade, mas nao tantos... =/
Fred, muitíssimo identificado com cada explicação, obrigado por compartilhar seu conteúdo profissional comigo de uma forma tão didática e simples. Grande abraço e mais uma vez obrigado, por todo conteúdo do seu canal.
Me vi em várias etapas do seu comentário!!!!!!. Gosto muito das suas colocações pois sempre nos faz repensar as nossa praticas, nos olhar de frente. Creio que para que isso aconteça tem que mexer na ferida que estava encoberta. Obrigada.
Gosto de Ordem, Lei e Justiça: OK (desordem, injustiça e falta de lei levam a sociedade a pobreza) Moralista e Conservador: OK (Muito melhor do que ser um revolucionário socialista) Detesto Carnaval: OK (não gosto de drogas, doenças, acidentes, filhos não planejados e gastos públicos com esse tipo de evento) Racional, prudente e planejador: OK (melhor que imprudente e emotivo) Frio: OK coisas materiais e X para empatia Apego: X Não gosta de deixar ponta solta: OK Condena as pessoas com frequência: X Dificuldade de papo furado: OK, ou só falta de paciência mesmo? Acumulador de $ e conhecimento: OK Gosto de listas: OK Pelo que entendi não há problema nenhum em ser as coisas ai de cima, contanto que não atrapalhem a sua felicidade e seu convívio com os outros, agora acreditar que se formos perfeitos teremos a felicidade eterna e um convívio sempre bom com todos seria muita inocência... Não me acho o paladino da justiça ou algo do gênero porém acreditar que não exite alguém bom e alguém ruim (em maior ou menor proporção) é um absurdo moral e totalmente contrário à evolução pessoal do individuo;
@@Gburj "Pelo que entendi não há problema nenhum em ser as coisas ai de cima, contanto que não atrapalhem a sua felicidade e seu convívio com os outros, agora acreditar que se formos perfeitos teremos a felicidade eterna e um convívio sempre bom com todos seria muita inocência..." Exato, a questão é que a obsessividade impõe quase uma compulsão à infelicidade e um certo amargor e uma convívio problemático com o resto do mundo (que costuma não preencher as suas idealizações, até quando são como ele imaginaria).
Conheco bem alguem assim.Confesso que achava que era assim mas agora vejo que nem tanto...mas admito que em alguns pontos mencionados sim.Gratidao Fred!!!!xxx
Nossa fiz um ano de terapia ano passado e revisitei varias sessoes com este video, foi meio ruim de assistir mas eu precisava. Ainda tenho muito pra melhorar sem duvida
Eu acredito que namorar um psicólogo deve ser uma experiência realmente muito boa, porque o cara identifica os nossos problemas e como envolve sentimento e amor, deve ser bem mais fácil pro outro ser " curado "
Fred, adoro o canal, faltou explicar como lidar com pessoas assim, como ter um ambiente harmônico e não se abater com a enxurrada de críticas diárias!!
Esse video foi minha mãe todinha, mas tbm me vi repetindo alguns desses comportamentos. Minha mãe quando se atrasa 10min, ela SURTA! Idealização da realidade é muito forte em mim, mas convivendo com minha mãe consigo me analisar tbm atraves dela e da minha resposta. Tenho sempre prestado atenção, aceitando as imperfeições e a vida possível. Mas é uma analise continua.
Me identifiquei com algumas descrições, algumas poucas não; mas acho que em essência eu devo ser esse tipo de pessoa. Olho pra trás e vejo que melhorei em alguns aspectos, e hoje, por exemplo, sei que não sou perfeita e que preciso muito de ajuda profissional. Seja pra tratar uma possível ansiedade, depressão ou uma estafa mental (se for só isso).
Ótimo vídeo! Me identifiquei em muitas características. Algumas delas, sou totalmente consciente e sei das minhas "chatices" kkkk. Achei importante você falar do quanto algumas características podem ser consequência de ansiedade e depressão. Isso explica muita coisa para mim, que faço tratamento para ambos. O grande dilema, na minha visão, é identificar o quanto disso são características da pessoa, fruto da criação, das experiências, e o quanto é oriundo da depressão e da ansiedade. Isso é muito difícil kkkk Mas você, como sempre Fred, maravilhoso! Gratidão
Faz um vídeo sobre síndrome de asperger, que pelo o que compreendi já não leva mais esse nome por fazer parte do espectro autista. Seria muito importante porque hoje psicólogos ainda não estão preparados em ter essa abordagem inicial para depois sugerir um psiquiatra. Eu levei muito tempo para descobrir, meu psicólogo acreditou que eu tinha ansiedade ou depressão e o psiquiatra receitou sertralina. Ajudou um pouco, mas eu fiquei consciente da minha real condição muito depois. Já há vídeos sobre o assunto no youtube, mas a sua maneira de falar me agrada muito. Agradeço! E aliás me identifiquei com algumas coisas desse vídeo haha
Me identifiquei com alguns aspectos. Eu achava que era mto perfeccionista. Agora, eu me dei conta de que tenho um pouco da personalidade obssessiva. As vezes, isso é tão chato, tão ruim... Até me atrapalha na vida. Queria poder fazer análise. :'(
Caramba, parece que está falando de mim. Eu sou muito regrada com tudo que eu faço e se algo sai errado fico muito frustrada. E sou muito analítica. Muito bom os seus vídeos, muito obrigada por dividir o seu conhecimento com tanta gente.
Nossaaaa que vídeo viu!!! Adorei,pois vc me descreveu totalmente,sou exatamente assim,mas com algumas diferenças,pois tudo o que tenho,eu tento beneficiar os meus,nunca fui mão fechada,mas o resto,tudo me descreve,.
Fred, tenho uma personalidade controladora/obsessiva (mas acho que não é tão latente como descrito no vídeo rs) e descobri isso na terapia, já adquiri muita flexibilidade mas sempre que penso em "tenho que mudar" lembro do que a psicóloga disse que o fato da obsessão em querer mudar já é uma forma de controle rsrs Por hora tenho tentado me aceitar e lidar mais com meus sentimentos, mesmo sendo difícil não racionaliza-los rs mas a jornada não é mole não, pq o controle sempre se sobressai em determinado ponto ou outro... Rs
Meu Pai amado, cada minuto foi um transtorno interno pq sou exatamente assim kkkkkkk e odeio carnaval. Kkkkkkk Vou continuar seguindo em busca de melhora.. Obrigada, como sempre, Fred.
Gostei Acho, que me achei, eu por exemplo conversos so com pessoas que tenham um jeito parecido comigo, não consigo falar com pessoas muito diferentes de mim, gente que fala alto de demais, assuntos banais tudo isso me irrita. Muito obrigado
Oi Fred,queria dar parabéns pelo seus vídeos, gosto muito, vc é uma excelente pessoa e excelente profissional. Ser a que qualquer dia vc pode falar sobre amor platônico? Abraço.
Você me esclareceu...Tenho uma parente muito próxima que eu vendo vários vídeos imaginava que ela era psicopata e agora fui esclarecido por total. Essa pessoa é isso obsessiva. Obrigado.
:( pela minha carinha vc ja sabe neh Fred. Me identifiquei em muita coisa, que eu nem imaginava. Nossa, foi otimo assistir este video, vou remodelar isso. Amo seu trabalho.Beijos de Londres - UK.
Fred, esse vídeo foi revelador! Meu pai é 100% assim e eu sou um pouco... Aaaaaiii... E agora? Acho que procurei pessoas aparentemente o oposto, como se fossem me ajudar a me libertar, mas ai é surto na certa.
Gostei muito das explicações..! O tema é bem interessante. O que me incomodou um pouco foi ver que o Fred nitidamente reprova esse tipo de pessoa (obsessiva). Isso fica nítido em vários momentos do vídeo, seja pela forma de falar, de gesticular,.. não que ele tenha que enaltecer esse tipo de personalidade, mas uma explanação sem um tom "julgador" a meu ver seria mais adequado. Faço terapia e uma das coisas que eu admiro na minha terapeuta é a postura imparcial que ela tem. Ainda que desaprove alguma conduta, ela não deixa transparecer. Isso é verdadeira uma arte, eu sei, mas é um dos pilares da psicologia: não julgar. Acho que o Fred sendo psicólogo, pecou um pouco em não ter esse cuidado (embora obviamente ele não esteja no consultório trabalhando em uma terapia...) Bem, foi a minha perspectiva sobre o vídeo...!
Bia A. É proposital Bia, é um teste para mexer com o excessivo pudor de quem é obsessivo e se sente o supra-sumo da vida. Funcionou então? Ps: eu sou uma pessoa obsessiva (em recuperação hahaha)
Eu sou obsessiva. Fred, por que a gente não consegue identificar esses aspectos? Eu, geralmente, imaginava que eu era o oposto disso...Mas na realidade, existe mais elementos desta personalidade. Sempre fui de fazer listas, muito ciumenta, se algum em algum projeto desse errado, eu nem continuava, quando converso com alguém espero que a pessoa responda na mesma proporção nem a mais e nem a menos. Estou numa fase que parece que perdi meu chão, e isso faz com um dia durma muito e no outro me faz rolar na cama. Fico ainda mais ansiosa e uma sensação de falta de controle em relação ao outro, e a minha carreira. Realmente parece que nao tenho nenhuma utilidade e que sou horrível. To bem confusa.
Pessoas assim se identificam com o que fazem. Acham que o valor de si está no que fazem. Se fizerem merda, se consideram merda, por isso são perfeccionistas. Elas tem que entender que o valor de cada um está na sua individualidade, que é única.
Fui pesquisar pessoa metódico, e encontrei seu vídeo me descrevendo . Me sinto mau por ter esses sentimentos, de as vezes não conseguir demostrar compaixão.
Sr, Frederico, Quem te autorizou falar de mim aqui? hahaha, brincadeiraaaa viu gente!! NOSSA! 90% do video me identifiquei, que horrooooor. Melhorei muita coisa. E Tirando a parte do dinheiro e mesquinharia, o resto tudo sou eu. To chocado,Fred.
É uma jornada, segue firme na tomada de consciência, com o tempo a gente vai desenvolvendo mais auto-compaixão, alias recomendo esse livro da Editora Lucida Letra com esse nome.
Estou melhorando muito eu sempre comparo meu antes e depois de forma cautelosa e com averiguaçoes profundas. Tenho q controlar pra saber como estou me saindo !
Pelo amor de Deus, moro na Alemanha e o que mais tem é desse tipo,que ainda estão na fase anal,kkk. Pior que estou quase obsessiva também. Brincadeira à parte, eu acho que Vc arrasa, Fred! 👏🏼
Oi Fred! Muuuito obrigada pelo video! Eu pedi muito hehehe Fred, é difícil encontrar informações sobre essa personalidade, mas ainda mais difícil é encontrar informações sobre como a pessoa que convive com alguém que pode ter esta personalidade podem se "proteger" de serem afetadas emocionalmente e psicologicamente por esta personalidade. Porque é MUITO desgastante estar sempre tentando prever ações e acontecimentos que podem mexer com as emoções dela, sabe?
Eu contabilizo quase tudo mas para mim, faço lista de que eu vou fazer naquele mes e vou em busca de bater as metas....contenho os meu prazeres para chegar ao alvo, pois fui educada que "primeiro o dever para depois o prazer"eu no passado fui muito impulsiva e quase tudo deu errado com esse meu jeito, então adotei o racionalismo provisóriamente tenho ciência de que sofro com isso, por exemplo não me permito relaxar.... eu estou lutando para mudar o quadro no que refere a distração, eu estou prometendo ir a praia, ou ver um filme engraçado, ou uma boa música, mas me lembro dos alfazeres, das responsabilidades,,,, obceda por responsabilidades por responsabilidades contendo o meu prazer! Mas acho que estamos numa sociedade que nos cobra! aos poucos estou me desprendendo.... mas muito difícil... porque com apenas seis anos de idade eu já arrumava casa, passava roupa, aos doze cuidava da casa, de duas sobrinhas.... fiquei condicionada, bom estou tentando racionalizar, pode ser que tenha outra causa como a neurose. Gostei muito do vídeo.
Eu sou uma pessoa obsessiva. Faço análise há quase 3 anos e posso dizer que estou evoluindo. Só que justamente por ter tantas verdades enraizadas (que, na maioria das vezes, eu desconheço) é um processo intenso e trabalhoso. Não no sentido de ser difícil, mas pq, na primeira estremecida, eu ligo a minha máquina de auto-sabotagem e quero correr para essa fantasia do lugar seguro (conhecido). Hoje eu consigo reconhecer alguns sentimentos e emoções, foi uma vitória e um passo enorme conseguir identificar o que sinto. No geral, na vida, sou uma pessoa divertida, que quebra regras e gosta de beber pra poder ser zoeira em paz com os amigos. Então, se vc viu o vídeo e ficou se achando um chato infernal, relaxa, vc é só alguém normal. Se joga na terapia sem medo pq é menos assustador do que parece, é só a vida mesmo. E, bom, sou obsessiva, aí saiu um textão aqui 🤷
Que relato mais coisa linda!
Parabéns, Ana Costa, pela força! Você tem toda razão: você é só uma pessoa, como tantas.
Suas verdades enraizadas. O que é realidade para vc não é para o outro. Exatamente isso. Somos seres em transformação e procuramos a transformação que nos faça aceitar o mundo real conforme se apresenta.
Adorei seu relato e sua verdade, Ana. Também estou em processo terapêutico, mas mais no início ainda, e tenho me confrontado com tantas informações a respeito do meu "modo operacional" que chega a doer. É engraçado pq quem me conhece de modo mais superficial, me acha super divertida hahahaha. E a cada confrontação eu me sinto muito mal, imagino-me a pior pessoa do universo, mas é como tu disse: somos apenas pessoas normais. Eu sou psicóloga de formação, mas não exerço a profissão porque acho que não tenho capacidade para tal (sim, também estou tratando isso).
A parte do papo furado, de sentir que está perdendo tempo 😱total
Fred querido, que você e todos aqui sigam em paz, independentemente das circunstâncias
Eu tenho um pouco desse comportamento,mas não gosto disso...pq quando eu erro,me sinto mal e hipócrita e não gostaria de ser criticada!
Anna Carollyne Mesquita E tem feito esforços para mais auto-compaixão?
Também sou assim, por nao conseguir aceitar muito bem o erro dos outros também sou implacável comigo mesma quando eu erro, me culpo por erros bobos de 10 anos atrás, é cansativo, eu evoluí muito com a terapia, mas acho que o mais difícil pra mim é a auto-compaixão
@@blogsobreavida to tentando,mas não é fácil
Sensacional!!! Vi também um vídeo do Dr. Flávio Gikovate sobre o perfeccionismo .... Por trás existe um complexo de inferioridade e superioridade ... Amei os dois vídeos!
Eu sou obsessiva e também PAS - pessoas altamente sensível. Ao mesmo tempo que eu sou super aberta com as pessoas, lido bem com as diferenças, sou muito rigorosa comigo. Por isso, percebo que essa combinação, às vezes, é quase explosiva: sou muito boazinha, por ser muito sensível, acabo cedendo demais às pessoas, me contagio facilmente, mas, no fim, quando volto pra casa, me arrependo e fico frustrada porque não cumpri com o que eu queria ter feito, com os meus prazos, regulamentos... Vivo nessas extremidades. Muita terapia... hehehe
Eu sou assim, e agradeçam vcs por existirem pessoas assim...somos estudantes da ciência e enquanto vcs estão se divertindo no final de semana , estamos estudando o máximo de todas as coisas pra melhorar esse mundo. Desde curas pra doenças , engenharia, física, administração pública e privada, medicina , direito , contabilidade , etc etc etc
@Matheus Reis não pedi sua opinião fiscal de comentários
Nossa... Vc me descreveu no período da adolescência, até os 30, mais ou menos. Bate até uma tristeza, pensar que "sou o bom", porque sou "corretíssimo", mas que na verdade, sou é chata mesmo! Kkk.
Percebi que mudei um pouco com a vinda dos meus filhos. Pois, desde a descoberta da gravidez, até agora, nada mais está sob meu controle! Agora, tenho jogado muitas coisas pro Universo, rsrs. E, realmente, a vida fica bem mais leve!
Obrigada por este vídeo.
Nossa! Ontem chorei muito... bateu um vazio tão intenso que eu mal conseguia me mexer. Por fim me acalmei, levantei do sofá e tomei água com açucar e dois calmantes (fraquinhos rsrs). O motivo disso tudo é que há tempos não sei o que é "relaxar", vivo me cobrando e cobrando quem está do meu lado. Pra tentar sair dessa posição de controle (comigo e com o outro), às vezes faço coisas que não estão em consonância com minha personalidade... na hora é bom, mas depois bate remorso e ressentimento. Putz! Tento mudar todo mundo, mas me sinto perdido no meu universo particular. É muito esquisito. Sou estudante de psicologia, fiz terapia durante dois anos (quero voltar), mas ainda é muito difícil se olhar no espelho sem se reconhecer. Muito do que foi falado no vídeo traduz o que sou. Ainda preciso achar o equilíbrio. Obrigado, Fred!
Fred, amei esse vídeo, a maneira objetiva e simples que vc explicou e exemplificou. Tive que dar like e subscrever, pq adoro aprender sobre psicologia e comportamento humano. Parabéns pelo canal. Sucesso. 💙
Se não fosse a terapia eu acho q teria enlouquecido. Vale muito a pena. Ser perfeccionista com obessessividade é como está enterrado vivo. Tô bem melhor. Mas preciso muito ainda me conhecer mais. Aceitar mais. Se amar mais. E tudo ao meu redor tbm flui. As pessoas Ficam. Passei de certinha pra legal. Isso foi libertador. Pára de sentir culpa por errar. Bjos. Vídeo incrível. Obrigada seu trabalho é fantástico.
Fred, esse vídeo é de utilidade pública! Muito boa a forma divertida que você falou sobre o assunto. Confesso que ri durante o vídeo. Reconheci em mim e nas pessoas com quem convivo vários desses traços: interessante! A terapia tem me ajudado, percebi traços em mim como “visão binária”. To em busca de viver com mais leveza agora. Nem sempre consigo. Mas to tentando. Obrigada por tanto! Seu canal e seu conteúdo agregam muito à minha vida.
Raquel : O que seria visao binária ?? Obrigada
Rosa Rocha seria ver a vida entre “certo” e “errado”, “preto” no “branco”. Como se tudo fosse uma questão de vida ou morte, sem transitar nos espaços entre os dois extremos.
Entendi. Obrigada !!!!
Rosa Rocha que bom que ajudou! Por nada
Sabe, estava pensando ser "binário" no meu linguajar eu uso a expressão " 8 ou 80" não é tão legal, mas tb ser muito tolerante, muito compressivo, muito bonzinho, muito prestativo é NA MINHA OPINIAO péssimo... as pessoas se aproveitam demais...hoje, por que incrivel que pareça eu evito ser muito compresiva e perdoar com muita facilidade, pode até parecer cruel , egoista, mas não é... existe muita gente tóxica no mundo precisamos nos proteger( nos proteger até de nossa própria toxicidade, nos nossos compartamentos destrutivos).
Cara, eu fiz uma lavagem na alma estou consciente de tudo o que faço e sinto que depois de um forte impacto com uma perda familiar, me tornei um cara hiper focado e observador em cada detalhe.. e confesso que ja venho "me curando" em diversas fases de uma pessoa hiper metodica! ...vou trocar habitos e aprimorar apreciar as coisas naturalmente! Obrigado pelo video (eu pesquisei e cliquei no primeiro que me interessou) e ssou grato por isso!
Que vídeo bom!
Me reconheci em várias partes no vídeo, mas hoje em níveis menores do que eu era alguns anos atrás, como perfeccionismo, apego, diversidade, reciprocidade, frieza, listaaaaaas hahaha
A maioria consegui diminuir bem com psicoterapia (pra depressão e fobia social inclusive), mas coisas como não ter reciprocidade nas amizades e lidar com mudanças meio drásticas ainda são grandes calos pra mim. Assim como me apego de forma rápida, me desapego mais rápido ainda se eu não ver reciprocidade ou se ver “erros” demais do outro. A parte difícil que toda mudança trás é algo que ainda me desequilibra e tanto quero distância.
Eu mesmo estou numa fase de grandes mudanças e to todo cagado kkk mas voltei a ir na minha psicóloga, amém.
Eu tenho uma personalidade obsessiva e observando hoje, friamente, sem dúvidas estava em nível 10 de rigidez, tanto comigo, quanto com tudo ao meu redor.
Somente através da terapia consegui aprender a enxergar a vida com mais leveza. É um processo nada fácil, mas muito recompensador!
Deixando de ser perfeccionista para ser detalhista.Melhor!
Bateu em mim em, e olha que se eu tivesse visto esse vídeo 3 anos atrás eu realmente não acharia que nada dito teria batido comigo. Mas eu estou fazendo terapia há 2 anos justamente pra me sentir mais leve nos lugares da vida. E aprender outras formas de ver as coisas,porque eu senti que como eu vinha vivendo não tava me fazendo feliz e era extremamente frustante e dolorido o tempo todo. Entendi que eu posso levar um lugar de " organização e método " para lugares que cabem, no trabalho põe exemplo. Mas que outros âmbitos da vida as pessoas não precisam dessa minha eterna gerência, aprendi gostar das minhas listas e até achar graça a necessidade que eu tenho de fazer-las. Porque é isso, a gente não controla a vida e tem situações que a única coisa que se pode fazer é rir. Aprendi a rir com amor e compaixão por mim e pelos outros. Aquela coisa e papo furado,as vezes pessoa nao quer que eu resolva nada, ela só quer reclamar da vida e se sentir acolhida.
Acho que minha sorte foi perceber isso com 22 anos e procurar ajuda logo. Várias coisas desse vídeo eu me identifiquei e achei muito engraçado kkk kkk porque eu reconheci o comportamento extremo antes mas depois da terapia eu me vejo em situações parecidas mas agindo outra forma, e é isso sensação. É de medo, mas a gente vai com medo mesmo e depois eu até me sinto melhor kkkkkk
Em resumo: faço a lista pra compras,pra saber se tudo tá certinho de necessidades básicas. Mas aí se der vontade de comprar um sorvete ou um agrado pra mim fora da lista eu levo kkkkkkkkkkkkkkk
Eu sei que temos tendência a achar os sintomas que vc fala na gente, mas cara eu sou muito assim, quer dizer agora estou melhorando, mas é um processo, se pegar eu com 16~18 anos era exatamente como no vídeo, acho que com o tempo e reflexão estou melhorando, sempre revejo minhas ações depois que a surpresa passa, pois o inesperado realmente me afeta muito e muitas vezes na situação é necessário reagir na hora e eu faço besteira, engraçado que sempre me achei racional mas todas essas sensações ruins são do lado emocional e eu sempre senti, o que tá mudando ao me abrir pra esse lado é poder também sentir coisas positivas. Obrigado por fazer esse vídeos, me ajudou muito e aposto que ajuda muita gente, parabéns pelo seu trabalho!
Eu na vida! Preciso ser mais leve pq a rotina fica insustentavel e me vejo paralisada, sempre analisando mais do que agindo. Gratidao fred, por esmiuçar esse tema! 😊
Adorei esse vídeo, me identifiquei muito! Cadê seus vídeos Fred? sumiu do UA-cam.
Pois é Fred.
Essa pessoa sou eu. E é horrível ser assim. Devo ser um obsessiva nível 7.
Meu melhorei muito a questões do ciúme e do apego por necessidade. A questão do relacionamento pessoal só tenho sucesso com amizades, ainda com pouca intimidade. Delegar coisas? JAMAIS! kkk
Não tenho jogo de cintura, sou catastrófica e 90% das vezes prefiro ficar sozinha a estar com outras pessoas.
Eu sou difícil, mas eu sou uma pessoa legal.
Eu não acho que sou perfeita não, mas fico pensando que na terapia eu que ia analisar o psicólogo. :(
Gostei da graduação hahah
" Eu sou dificil, mas sou uma pessoa legal ".....kkkkk melhor comentário !!!!
A vdd é q os obsessivos compulsivos só causam mal a si mesmos, agem da maneira mais moral e correta possível(pelo menos eu sou assim), e o mundo seria um lugar melhor com mais pessoas "certinhas"
Seu trabalho é magnífico! Verdadeiras terapias online! Gratidão por me ajudar a eu me compreender melhor!
Essas pessoas também tendem a desenvolver baixa autoestima, porque se cobram muito, não aceitam suas imperfeições, tem dificuldade em se perdoar, são autocriticas, tem dificuldade pra lidar com crítica, se importam até demais com a opinião e os julgamentos alheios...
Chocada! Caí nesse vídeo como armadilha, fui assistir crente que minha mãe era a obsessiva, descobri que me identifico com várias coisas na descrição! x.x
Minha vida é ouvi dos outros que eu sou certinha demais. E até acreditava e isso me torturava muito, mas se rem uma coisa que faço muito é elogiar as pessoas q eu realmente admiro o q as vezes sou rotulada como falsa. Mas sempre que elogio é do coração mesmo, e de tanto ser bombardeada por esse comportamento ultimamente estou evitando elogiar as pessoas, mas as observo e tento seguir as boas atitudes e tento me desenvolver para melhor.
Gostei muito da expressão "auditoria do mundo". Você é ótimo! 😍
Sou filho de um obsessivo bem pesado e de certa maneira tenho alguns traços de obsessão também, muitas vezes me vejo com compulsões em organizar ou coletar todos os elementos de algum tema, Vira a mexe fico compulsivo em comprar algum elemento como livros, discose formar uma coleção perfeita. Normalmente não dura muito, num certo momento ou fico satisfeito com minha nova coleção ou percebo que não vale a pena continuar perseguindo esse tema.
Existem pontos bem ruins e que me prendem em situações que não me fazem bem e me deixam triste e paranóico, porém, em alguns momentos percebo que consigo canalizar essa obsessividade em coisas que me elevam, em entregar um trabalho difícil, em estudar um tema difícil ou qualquer outra conquista complicada e de maneira geral até sinto falta de uma certa obsessividade quando não consigo apontar um objetivo na minha vida. Realmente é bem cansativo lidar com pessoas que acham que estão certas em tudo e já acharam o manual de instruções da vida. Porém, essas mesmas características controladas em mim mesmo me levam em lugares que eu admiro e sinto orgulho de alcançar.
Gosto muito do teus vídeos pela maneira espontânea e as vezes engraçadas como colocas; a psicanálise quanto aplicada por profissionais que sabem o que estão fazendo faz toda a diferença para um paciente,. Como também pode criar mais problemas do que ajudar. A psicologia em geral e uma área que deveria ser ensinada desde a infância até os últimos anos de escolaridade .Teria -mos talvez menos psicólogos e sim mais bons psicólogos, poucos transtornos mentais na população e mais normal.,Mesmo assim tudo que falas não é absoluto pois sempre teremos as variáveis neste mundo evolutivo em constante transformação .Good job.
Nossa!! Quanta informação... fez muito sentido para mim. Vivo buscando equilibrar minha obsessão, mas é uma luta eterna
Me chamou? Kkk ...
Sugestão: Faça a parte II do vídeo com as dicas sobre como ter mais qualidade de vida sendo um obssessivo. Abraço.
Esse vídeo foi em parte uma tortura! Pois me fez lembrar de um passado não muito longe e que ainda tem resquícios em mim. Eu sou do tipo mais transgressora... odeio regras (exceto as minhas 😬) Eu já tive uma depressao seríssima por ter identificado esse problema de obsessão em mim. E em uma tentava desesperada de me livrar de todo esse perfeccionismo, obessao, culpa, auto crítica extrema, exigência demais comigo mesma, eu fui para o extremo... Meus amigos me admiravam por eu ser tão guerreira, focada, eficaz, determinada, e até me pediam dicas de como ser assim... mas eles mal sabiam o quanto eu sofria... Ao lutar contra tudo isso e provar pra mim mesma que eu sabia sim curtir a vida, eu fui pro outro extremo. Logo perdi todo o dinheiro que tinha e de repente minha vida ficou uma bagunça! Mas determinada como sempre fui, eu sabia que tinha que me levantar e lutar por mim mesma. Foi muuuuito difícil! Não foi um processo rápido e eu diria que ele ainda está acontecendo. Estou tentando balancear meu lado capricorniana (certinha) com meu lado sagitariana (só quer curtir). Mas foi bom descobrir esse outro extremo, assim eu pude entender um pouco onde ficaria o equilíbrio entre um e outro. Primeiro eu descobri a meditação, não foi suficiente. Mindfulness, ajudou bastante... Então veio uma nova fase... o ho’ oponopono... e então as orações quânticas e por fim a hipnose... Ainda estou me reerguendo das perdas financeiras mas diria que hoje sou uma pessoa muito mais leve, grata e feliz! Porém ainda amo listas e sei que vou pra sempre amar!!! Hahahaha Elas me ajudam a não ficar perdida. Pois é passar uma borboleta na minha frente e eu me esqueço de todas as coisas que considero tão importantes pra mim. Quando me dou conta que saí do trajeto é como se tivesse tido uma pani, um branco... Não entendo como mendeidei distrair e fico extremamente chateada comigo mesma. Logo, as listas continuam sendo minhas amigas e me lembram de me manter no meu caminho, porém agora com mais flexibilidade e espaço para falhas ou surpresas agradáveis (ou desagradáveis também... rs)
Nem tudo da obsessividade se joga fora, que bom que tem sabido aproveitar partes disso e criar espaço para mais leveza.
AMEI!! Nossa... me vi em vários pontos! Fred do céu.... rs Eu já tinha pensado nisso (e meu marido tbm), mas vc colocou tudo de forma tão "organizada" (ops!) que ficou muito claro para mim! Preciso agir antes de ficar só. :(
Enquanto ouvia sobre tantas características em vez de tentar entender se me encaixo ou não nesse perfil' (prq creio q esse assunto é bem complexo pra leigos pelo tamanho do conteúdo, tirando os casos flagrantes de identificaçao, confesso que fiquei aflita qd citados certos comportamentos e achei graça em outros. A sua forma de provocar positivamente pessoas q vc sabe q adoram um "debate profundo" foi muito sagaz, me diverti, a cada dia percebo vc mais espontâneo! Belo vídeo!
Que agonia disso hahaha Tem algumas coisinhas que preciso melhorar, me tratar com mais amor. Terapia é o investimento que eu não quero abrir mão. Quem me dera colocar minha família toda na terapia... Meu Deus como queria.
Fred que vídeo, nossa eu me identifiquei muito com varios aspectos, até nem tinha me dado conta de tantas coisas que sinto e faço, sofro muito por ser assim, me sinto mesmo sempre tensa, tenho muitas contraturas, já fiz duas vezes terapia, na verdade isso se intensificou mais com passar dos anos , depois que tive síndrome do pânico tudo mudou em mim. Obrigada muito pela mensagem. Queria mudar isso tudo na cabeça 😟
Busco tanto equilíbrio que as vezes acabo desequilibrado
Fred do céu! Eu estava atrás de respostas e nada. Percebia minha dificuldade em vários sentidos mas não conseguia discernir o certo e errado apenas sentindo a necessidade de chegar a um meio termo. Ou seja, viver meus valores sem precisar impor isso as pessoas a minha volta. Enfim, comecei a ver o vídeo por curiosidade e me identifiquei com quase tudo. Estou perplexa. Esse é meu ponto de partida! Faça, por gentileza, um conteúdo do como lidar com esse tipo de personalidade. É MUITO difícil reconhecer. E talvez ainda mais mudar. Gente, que coisa kkkkkkkkk caiu como luva.
Credo gente rsrs
Respira que é grátis!
hahaha
Boa noite, eu gosto do bem até a página 2, sou honesta e prática,adoro o prazer mas n gosto de ver às coisas fora do lugar.bjs fiquem com Deus hoje e sempre.
Me pareço bastante com essa descrição, preciso começar minha terapia ! Adoro seus vídeos Fred. Essa questão da racionalização é bem intensa comigo,e hoje faço psicologia então presto mais atenção tudo do que antes .
Gravei um video que em breve sairá sobre isso
Gostei você definiu uma pessoa que conheço já faz um ano pois ele é assim mesmo,na relação entre difícil de lhe dar quer tudo certo,nada presta pra ele tudo que ser do seu jeito amei esse vídeo agora sei com quem estava me metendo com um mostro ufff!!!!
O título desse vídeo poderia ser "Iris" hahaha 26:09 de Fred falando de mim! To rindo mas é de nervoso... me identifiquei com muito mais coisas do que gostaria! Já sabia que tinha traços de obsessividade, mas nao tantos... =/
Vai cuidando disso com calma, sem obsessão
Melhor comentário e melhor resposta. 🤗
Fred, muitíssimo identificado com cada explicação, obrigado por compartilhar seu conteúdo profissional comigo de uma forma tão didática e simples. Grande abraço e mais uma vez obrigado, por todo conteúdo do seu canal.
Como você mesmo sugeriu, vou dar uma respirada e depois volto aqui! Kkkk para digerir melhor esse vídeo 😊
Me vi em várias etapas do seu comentário!!!!!!. Gosto muito das suas colocações pois sempre nos faz repensar as nossa praticas, nos olhar de frente. Creio que para que isso aconteça tem que mexer na ferida que estava encoberta.
Obrigada.
tem que mexer um pouco, mas não obsessivamente rsrs
Que pena que me identifiquei tanto com esse vídeo 😣 Obrigada pelo vídeo
Após esse vídeo me sinto tão normal e equilibrado.
Ajuda a não se sentir tão só hahaha
Me identifiquei com muita coisa, mas com outras sou absolutamente diferente, me senti lendo um horóscopo, vou assistir de novo mais tarde...
É que é um espectro muito amplo de possibilidades, mas que com variações gira em torno de controle, repressão, insatisfação e apego.
Pois é né eu também hahaha
Gosto de Ordem, Lei e Justiça: OK (desordem, injustiça e falta de lei levam a sociedade a pobreza)
Moralista e Conservador: OK (Muito melhor do que ser um revolucionário socialista)
Detesto Carnaval: OK (não gosto de drogas, doenças, acidentes, filhos não planejados e gastos públicos com esse tipo de evento)
Racional, prudente e planejador: OK (melhor que imprudente e emotivo)
Frio: OK coisas materiais e X para empatia
Apego: X
Não gosta de deixar ponta solta: OK
Condena as pessoas com frequência: X
Dificuldade de papo furado: OK, ou só falta de paciência mesmo?
Acumulador de $ e conhecimento: OK
Gosto de listas: OK
Pelo que entendi não há problema nenhum em ser as coisas ai de cima, contanto que não atrapalhem a sua felicidade e seu convívio com os outros, agora acreditar que se formos perfeitos teremos a felicidade eterna e um convívio sempre bom com todos seria muita inocência...
Não me acho o paladino da justiça ou algo do gênero porém acreditar que não exite alguém bom e alguém ruim (em maior ou menor proporção) é um absurdo moral e totalmente contrário à evolução pessoal do individuo;
@@Gburj "Pelo que entendi não há problema nenhum em ser as coisas ai de cima, contanto que não atrapalhem a sua felicidade e seu convívio com os outros, agora acreditar que se formos perfeitos teremos a felicidade eterna e um convívio sempre bom com todos seria muita inocência..."
Exato, a questão é que a obsessividade impõe quase uma compulsão à infelicidade e um certo amargor e uma convívio problemático com o resto do mundo (que costuma não preencher as suas idealizações, até quando são como ele imaginaria).
@@blogsobreavida obrigada entendi agora haha
Assistindo em 2021. Chocada! Descreveu o que eu nunca consegui descrever.
Tb tenho curiosidade de ouvir vc falar sobre o controle como mecanismo de defesa. :)
Conheco bem alguem assim.Confesso que achava que era assim mas agora vejo que nem tanto...mas admito que em alguns pontos mencionados sim.Gratidao Fred!!!!xxx
Nossa fiz um ano de terapia ano passado e revisitei varias sessoes com este video, foi meio ruim de assistir mas eu precisava. Ainda tenho muito pra melhorar sem duvida
Eu acredito que namorar um psicólogo deve ser uma experiência realmente muito boa, porque o cara identifica os nossos problemas e como envolve sentimento e amor, deve ser bem mais fácil pro outro ser " curado "
Mas ele tb vai saber todas as nossas fraquezas rsrs
Excelente, me identifiquei com algumas coisas... Terapia n seria nada mal!
Por um momento fiquei com medo do vídeo, mas depois fiquei de boa...rs
😂😂😂😂
Fred, adoro o canal, faltou explicar como lidar com pessoas assim, como ter um ambiente harmônico e não se abater com a enxurrada de críticas diárias!!
Conteúdo de utilidade pública! Seríssimo. autoconhecimento e aceitação gera transformação não é mesmo? Gratidão por compartilhar!
Esse video foi minha mãe todinha, mas tbm me vi repetindo alguns desses comportamentos. Minha mãe quando se atrasa 10min, ela SURTA! Idealização da realidade é muito forte em mim, mas convivendo com minha mãe consigo me analisar tbm atraves dela e da minha resposta. Tenho sempre prestado atenção, aceitando as imperfeições e a vida possível. Mas é uma analise continua.
Fred, fala das consequências de todas as fases do desenvolvimento, please!!! AMEI O VÍDEO. Obrigada
Foi duro assistir esse video!!
Respira e volta outro dia, será elucidador! :)
@@blogsobreavida cara eu só queria saber pq a pessoa e tão chata e aprendi sobre cocô ;--;
Me identifiquei com algumas descrições, algumas poucas não; mas acho que em essência eu devo ser esse tipo de pessoa. Olho pra trás e vejo que melhorei em alguns aspectos, e hoje, por exemplo, sei que não sou perfeita e que preciso muito de ajuda profissional. Seja pra tratar uma possível ansiedade, depressão ou uma estafa mental (se for só isso).
Que bom que está positiva sobre isso
Não é exatamente positiva; acho que apanhei um bocado pra começar a entender isso. Mas ainda me cobro em perfeição, muito...
@@Gabilovesmusic Talvez no sentido de reconhecer avanços, quem é muito perfeccionista não reconhece nada
Ótimo vídeo! Me identifiquei em muitas características. Algumas delas, sou totalmente consciente e sei das minhas "chatices" kkkk. Achei importante você falar do quanto algumas características podem ser consequência de ansiedade e depressão. Isso explica muita coisa para mim, que faço tratamento para ambos. O grande dilema, na minha visão, é identificar o quanto disso são características da pessoa, fruto da criação, das experiências, e o quanto é oriundo da depressão e da ansiedade. Isso é muito difícil kkkk Mas você, como sempre Fred, maravilhoso! Gratidão
Faz um vídeo sobre síndrome de asperger, que pelo o que compreendi já não leva mais esse nome por fazer parte do espectro autista. Seria muito importante porque hoje psicólogos ainda não estão preparados em ter essa abordagem inicial para depois sugerir um psiquiatra. Eu levei muito tempo para descobrir, meu psicólogo acreditou que eu tinha ansiedade ou depressão e o psiquiatra receitou sertralina. Ajudou um pouco, mas eu fiquei consciente da minha real condição muito depois. Já há vídeos sobre o assunto no youtube, mas a sua maneira de falar me agrada muito. Agradeço! E aliás me identifiquei com algumas coisas desse vídeo haha
Me identifiquei com alguns aspectos. Eu achava que era mto perfeccionista. Agora, eu me dei conta de que tenho um pouco da personalidade obssessiva. As vezes, isso é tão chato, tão ruim... Até me atrapalha na vida. Queria poder fazer análise. :'(
Caramba, parece que está falando de mim. Eu sou muito regrada com tudo que eu faço e se algo sai errado fico muito frustrada. E sou muito analítica.
Muito bom os seus vídeos, muito obrigada por dividir o seu conhecimento com tanta gente.
Eita, eu diria que esse vídeo descreveu meu padrão em uns 92%.😁
Eu ia escrever um bocado, mas vamos deixar assim rsrs.
Ótimo vídeo.
Nossaaaa que vídeo viu!!!
Adorei,pois vc me descreveu totalmente,sou exatamente assim,mas com algumas diferenças,pois tudo o que tenho,eu tento beneficiar os meus,nunca fui mão fechada,mas o resto,tudo me descreve,.
Acredito uns 30% do q vc disse me descreve kakakaa , gostei ,posso me entender , mudar e melhorar , muito obrigado
Fred, tenho uma personalidade controladora/obsessiva (mas acho que não é tão latente como descrito no vídeo rs) e descobri isso na terapia, já adquiri muita flexibilidade mas sempre que penso em "tenho que mudar" lembro do que a psicóloga disse que o fato da obsessão em querer mudar já é uma forma de controle rsrs
Por hora tenho tentado me aceitar e lidar mais com meus sentimentos, mesmo sendo difícil não racionaliza-los rs mas a jornada não é mole não, pq o controle sempre se sobressai em determinado ponto ou outro... Rs
Meu Pai amado, cada minuto foi um transtorno interno pq sou exatamente assim kkkkkkk e odeio carnaval. Kkkkkkk Vou continuar seguindo em busca de melhora.. Obrigada, como sempre, Fred.
Me identifiquei c praticamente td o que vc disse. Foi um soco na cara. Estou preocupada! !!!
Gostei Acho, que me achei, eu por exemplo conversos so com pessoas que tenham um jeito parecido comigo, não consigo falar com pessoas muito diferentes de mim, gente que fala alto de demais, assuntos banais tudo isso me irrita. Muito obrigado
Adoro seu canal, sou estudante de psicologia, admiro muito vc como profissional, grande abraço
tamo junto
Oi Fred,queria dar parabéns pelo seus vídeos, gosto muito, vc é uma excelente pessoa e excelente profissional.
Ser a que qualquer dia vc pode falar sobre amor platônico? Abraço.
Você me esclareceu...Tenho uma parente muito próxima que eu vendo vários vídeos imaginava que ela era psicopata e agora fui esclarecido por total. Essa pessoa é isso obsessiva. Obrigado.
:( pela minha carinha vc ja sabe neh Fred. Me identifiquei em muita coisa, que eu nem imaginava. Nossa, foi otimo assistir este video, vou remodelar isso. Amo seu trabalho.Beijos de Londres - UK.
Nossa fiquei assustada, me reconheci nesse vídeo, vou procurar ajuda. Gratidão!
Fred, esse vídeo foi revelador! Meu pai é 100% assim e eu sou um pouco... Aaaaaiii... E agora? Acho que procurei pessoas aparentemente o oposto, como se fossem me ajudar a me libertar, mas ai é surto na certa.
Amei eu gosto de tudo organizado e detalhista
Gostei muito das explicações..! O tema é bem interessante. O que me incomodou um pouco foi ver que o Fred nitidamente reprova esse tipo de pessoa (obsessiva). Isso fica nítido em vários momentos do vídeo, seja pela forma de falar, de gesticular,.. não que ele tenha que enaltecer esse tipo de personalidade, mas uma explanação sem um tom "julgador" a meu ver seria mais adequado. Faço terapia e uma das coisas que eu admiro na minha terapeuta é a postura imparcial que ela tem. Ainda que desaprove alguma conduta, ela não deixa transparecer. Isso é verdadeira uma arte, eu sei, mas é um dos pilares da psicologia: não julgar. Acho que o Fred sendo psicólogo, pecou um pouco em não ter esse cuidado (embora obviamente ele não esteja no consultório trabalhando em uma terapia...) Bem, foi a minha perspectiva sobre o vídeo...!
Bia A. É proposital Bia, é um teste para mexer com o excessivo pudor de quem é obsessivo e se sente o supra-sumo da vida. Funcionou então?
Ps: eu sou uma pessoa obsessiva (em recuperação hahaha)
Eu sou obsessiva. Fred, por que a gente não consegue identificar esses aspectos? Eu, geralmente, imaginava que eu era o oposto disso...Mas na realidade, existe mais elementos desta personalidade. Sempre fui de fazer listas, muito ciumenta, se algum em algum projeto desse errado, eu nem continuava, quando converso com alguém espero que a pessoa responda na mesma proporção nem a mais e nem a menos. Estou numa fase que parece que perdi meu chão, e isso faz com um dia durma muito e no outro me faz rolar na cama. Fico ainda mais ansiosa e uma sensação de falta de controle em relação ao outro, e a minha carreira. Realmente parece que nao tenho nenhuma utilidade e que sou horrível. To bem confusa.
Ana Livia. Terapia urgentemente. Sair deste ciclo o quanto antes é o melhor pra ti.
Pessoas assim se identificam com o que fazem. Acham que o valor de si está no que fazem. Se fizerem merda, se consideram merda, por isso são perfeccionistas. Elas tem que entender que o valor de cada um está na sua individualidade, que é única.
Cheguei a Adoecer dias atrás por ser assim.
Excelente! Aprendo demais com seus vídeos! Muito esclarecedor!
Fui pesquisar pessoa metódico, e encontrei seu vídeo me descrevendo .
Me sinto mau por ter esses sentimentos, de as vezes não conseguir demostrar compaixão.
Boa tarde esse vídeo é muito esclarecedor todos temos algo a aprender com esse vídeo gostei
Sr, Frederico,
Quem te autorizou falar de mim aqui? hahaha, brincadeiraaaa viu gente!!
NOSSA! 90% do video me identifiquei, que horrooooor.
Melhorei muita coisa. E Tirando a parte do dinheiro e mesquinharia, o resto tudo sou eu.
To chocado,Fred.
Eu conheço uma pessoa dessa , e ela escreveu aqui em cima. 👆🏽👆🏽👆🏽👆🏽
MAURICIO Silva.
Hehehehe
Eu tb, que medo
É uma jornada, segue firme na tomada de consciência, com o tempo a gente vai desenvolvendo mais auto-compaixão, alias recomendo esse livro da Editora Lucida Letra com esse nome.
Sobre a Vida obrigado, Fred.
Vou buscar.
🙏🏻
Haha o que é diferente pra mim é também a questão financeira. O resto é mto igual 😲
Estou melhorando muito eu sempre comparo meu antes e depois de forma cautelosa e com averiguaçoes profundas. Tenho q controlar pra saber como estou me saindo !
Fred minha tia é assim. Muito difícil conviver com ela... 😥
Eu não gosto de tudo correto, certinho, mas só consigo andar se estiver tudo explicadinho como foi dito no título.
Show, uma aula e puxão de orelha kkkk
Descreveu minha mãe 😲😲😲😲
A única coisa diferente de tudo é que ela não gosta de cuidar de bicho e critica quem gosta..
Nossa muito bom nota 10 pra você me ajuda muito seus vídeos. DEUS TE ABENÇOE
cada video do canal um soco no estomago ADOROO kaskajcka
Graças, não tenho esse problemas!
Liberta do certinho!
Gosto do improviso!
Como sair deste padrão de perfeição, rigidez e controlo quando se é adulto???
Olha só se não me identifiquei com vários pontos. Ô pessoinha chata eu, perfeccionista e insatisfeita com tudo.
Muito interessante!
Pelo amor de Deus, moro na Alemanha e o que mais tem é desse tipo,que ainda estão na fase anal,kkk. Pior que estou quase obsessiva também. Brincadeira à parte, eu acho que Vc arrasa, Fred! 👏🏼
Oi Fred! Muuuito obrigada pelo video! Eu pedi muito hehehe Fred, é difícil encontrar informações sobre essa personalidade, mas ainda mais difícil é encontrar informações sobre como a pessoa que convive com alguém que pode ter esta personalidade podem se "proteger" de serem afetadas emocionalmente e psicologicamente por esta personalidade. Porque é MUITO desgastante estar sempre tentando prever ações e acontecimentos que podem mexer com as emoções dela, sabe?
Eu contabilizo quase tudo mas para mim, faço lista de que eu vou fazer naquele mes e vou em busca de bater as metas....contenho os meu prazeres para chegar ao alvo, pois fui educada que "primeiro o dever para depois o prazer"eu no passado fui muito impulsiva e quase tudo deu errado com esse meu jeito, então adotei o racionalismo provisóriamente tenho ciência de que sofro com isso, por exemplo não me permito relaxar.... eu estou lutando para mudar o quadro no que refere a distração, eu estou prometendo ir a praia, ou ver um filme engraçado, ou uma boa música, mas me lembro dos alfazeres, das responsabilidades,,,, obceda por responsabilidades por responsabilidades contendo o meu prazer! Mas acho que estamos numa sociedade que nos cobra! aos poucos estou me desprendendo.... mas muito difícil... porque com apenas seis anos de idade eu já arrumava casa, passava roupa, aos doze cuidava da casa, de duas sobrinhas.... fiquei condicionada, bom estou tentando racionalizar, pode ser que tenha outra causa como a neurose. Gostei muito do vídeo.