Se eu falar com algum estranho e essa pessoa for fria comigo, ou eu olhar pra uma pessoa estranha na rua e ela tiver com a cara fechada pra mim eu ja fico chateada, n precisa nem a pessoa ser mal educada. Muito ruim isso
Devo discordar Priscila, pois todos os bons psicolgos ajudam/trabalham com temas que não faz parte da sua vida, mas sabem agir profissionalmente da forma tão igual ou quanto melhor de um psi que passou por aquilo, porque isso depende do empenho no estudo da técnica e não da própria vivência rs. Desculpe, sou Psicóloga e gosto de desmistificar o que as pessoas acabam misturando rsrs. 😅
@@jasminepicolomini Compreendo sua posição. Em momento nenhum quis ofender outro psicólogo (a). Só expus minha opinião, porque me identifiquei com o trabalho dele. Acho que ele tem um jeito diferente de falar e sinto sinceridade. Acho que ele fala com sentimento. Ele se envolve, mas com profissionalismo. Cada um tem seu jeito, não é? rsrs. Não conheço seu trabalho, por tanto não tenho como fazer uma avaliação crítica; mas obrigada pela opinião. Parabéns! É uma profissão linda! 😘
Alta empatia, vulnerabilidade, timidez, estar sempre em estado de alerta, sensibilidade em algum dos 5 sentidos, se antecipar a dor, se sentir rejeitada, pensar no que os outros pensam de mim, dor de estômago, dor de barriga, não postar nada na Rede social, se posta, apaga . Incrível como isso bate comigo tbm. Acho q tudo isso tem uma raiz lá na infância, às vezes a falta paterna, ou um trauma.
Cara finalmente achei um vídeo que me trata com dignidade. Não fica falando que sou uma pessoa fraca. Essa coisa de falarem que somos pessoas fracas por sermos sensíveis em um vídeo de autoajuda, isso acaba com a gente. Só uma pessoa sensível para se colocar no lugar da gente. Gratidão por esse vídeo.
tô perplexo! Me culpava muito por ser muito diferente, fora do padrão (ainda mais por ser homem), sendo "altamente sensível". Esse vídeo é muito confortante e nos faz compreender que é normal, que são traços de nossa personalidade. Achei incrível!
Eu era muito sensível não conseguia ver notícias de tristeza na televisão eu ficava com aquilo na cabeça e era muito emocionada estranhava com tudo admirava muito as pessoas até ao ponto de eu querer ser como elas ou de invejar isso é muito terrível chorava de mais fazia tudo exageradamente. Mas eu hoje me cansei e Clamei por Jesus Cristo eu creio que Jesus Cristo me libertou porque agora estou a sentir uma paz dentro de mim. Obrigado Jesus Cristo pela cura.
Que libertador ver esse vídeo! Não sabia da existência de PAS, sempre me culpei muito por ser muito sensível, achava que era imaturidade, doideira, criança interior ferida, etc... Trabalho em um meio muito lógico e racional, sempre me senti deslocada e uma "criança triste", tirou um caminhão das minhas costas. Gratidão!
@@blogsobreavida Oi ,vc poderia por favor fazer mais videos sobre esse assunto? como ter mais maturidade emocional ou como lidar com essa sensibilidade?
Acho que o problema é a combinação de alta sensibilidade (alta empatia) com a não satisfação de nossas necessidades por nós mesmos. Aí a gente fica esperando que os outros as satisfaçam. Se a gente não se aceita, por exemplo, vai querer que os outros nos aceitem.
Eu tenho 15 anos sou menino e sou muito sensivel , guardo as ofensas q fazem contra mim na minha mente por semanas e isso esgota minhas energias, eu me sinto muito vulneravel
prefiro acreditar que a humanidade perdeu a sua sensibilidade , por isso precisamos falar sobre os que ainda sentem a sua própria dor e a dor do outro. excelente tema .
Tirando a parte de levar tudo pro lado pessoal eu me identifico muito com todos os itens. À ponto de não entrar mais em redes sociais e comentários de vídeos e notícias que tenha algum teor político. Ver gente babaca vomitando merda e ainda ter aplauso é suficiente pra acabar com meu dia.
Tenho morado sozinha e pude percerber mais e mais sobre mim,e descobrir que ser PAS tem seu lado bom e ruim .Meu Deus sinto dor de cabeça sempre que sinto algo no ar estranho,sinto dor no peito .As vezes quando estou numa roda de amigos escuto algo que não me agradou ai depois fico pensando porque não respondi assim ou assado .Ou se alguem me chateou fico pensando aquilo por dias e penso porq não respondi assim .Tem hora q ser PAS é um saco .
Pior,as respostas so vem depois do acontecido kkkk meu pior defeito ė que guardo tudo pra mim e isso nao faz bem...sempre fujo de descusoes e detesto brigas e violencias...prefiro ambientes calmos
Me descreveu. É muito difícil ser assim. Sinto que não sou compreendida, pois o que me fere, não causa dor aos que estão a minha volta. Então, o tipo de cuidado que eu tenho para não ferir os outros, geralmente eles não tem comigo.
Me identifico! Sou dessas que não consegue ver filme de terror. Entro demais na história do filme e aí já viu, morro de medo. Lembrei também, enquanto via o vídeo, de vários momentos em que já chorei em público pq simplesmente não consigo guardar a emoção pra sentir depois!
Filme de terror pra mim ė tranquilo pois eu to sabendo q aquilo ali ė mentira kkkk mas se eu ver alguma imagem de acidentes ou coisas chocantes videos etc prefiro nem ver aquilo, fica na minha cabeça e nao sai mais Deus me livre prefiro evitar
Me identifiquei com cada uma das características rsrs Em alguns momentos eu não queria ser tão sensível as coisas. A questão de remoer sentimentos ruins ou fantasiar sobre a opinião dos outros é a pior parte pra mim, tem me atrapalhado muito.
Tenho 39 anos e vivo nos altos e baixos, sempre me achei estranha, diferente, nenhum lugar esta bom, meu refúgio é minha casa, muitas cosias me aconteceu desde sempre e agora eu quero melhorar pelos meus filhos, nao quero que sejam como eu pq tem muito sofrimento... Não sabia direito o q eu tinha mas assistindo esse vídeo, eu acho que pode ser isso... Sempre li pessoas, dempre envolvi em sentimentos profundos dos outros e sofri muito, angustiante..
Meu Deussss, esse foi o psicólogo que mais descreveu perfeitamente como é uma pessoa altamente sensível, claro, com a maturidade algumas coisas já não faz parte, mais descreveu perfeitamente, muito bom esse vídeo!
Verdade sou muito sensível e quando as pessoas abusam de mim e eu consigo reagir, me culpo e quando vou ver a pessoa já tomou conta de mim de novo, isso me faz me sentir incapaz de qualquer coisa 😪
Meu depoimento: Primeiro: parabéns pelo vídeo e pela humildade de compartilhar que vc tb é hipersensivel. Ganhou uma inscrita. Descobri recentemente que tenho personalidade hiper sensível. Pena que a descoberta foi um pouco tarde para mudar algumas coisas. Mas a partir daí pude compreender muuuitas coisas que eu não entendia. E essa compreensão não somente em mim, mas nos meus relacionamentos com outras pessoas. Esse tipo de personalidade pode levar a doenças como o câncer, que foi o que eu tive aos 35 anos de idade. Como dizia Jesus: "Meu povo sofre por falta de conhecimento" e "A verdade vos libertará" De fato, nada é mais urgente do que o mergulho interior. Tudo o que vc trouxe no vídeo é exatamente o que ocorre comigo. Um abraço afetuoso a vc e a todos os inscritos.
Vídeo maravilhoso, sou PAS e a partir do momento que entendi e aceitei como eu era tudo mudou! É reconfortante encontrar pessoas com vivências similares! Faço terapia sempre e me ajuda muito!
Super me identifiquei, e se me permite uma confissão, eu sorri quando você disse "a gente" rsrs só alguém que vive dentro dessa realidade para conseguir levantar tantos pontos assim. Parabéns.
Essa história do climão no ambiente tem muito haver comigo. De alguma forma aprendi a me permitir ser mais frio. Entretanto, é como uma represa. Uma hora tudo tende a derramar.
Excelente video! Só faço uma observação. Todos nós, no processo de descoberta da alta sensibilidade, geralmente nos percebemos assim quando regimos a algum estímulo desconfortável provocado pelo mundo (ou pelas nossas cabeças refletindo o mundo). O que nos faz sentir-nos em prejuízo por sermos assim. Tudo tem as suas dores e as suas glórias. Comecei a treinar meu olhar para sair dessa posição de vitimismo que nós colocamos em relação a nossa alta sensibilidade. Comecei a perceber o quanto é bom também ser assim. As sensações são sempre mais intensas, tanto de dor, mas também de prazer. No ápice do prazer sexual, tendemos a reagir de uma forma muito forte (choros, risos, sensação de sair do corpo, prolongamento do ápice). O que nos diferencia dos relatos de outras pessoas. Apreciamos de forma mais visceral uma comida gostosa (somos mais suscetíveis à variação de sabores). Apreciamos com caráter quase que espiritual uma música de que gostamos. Somos capazes de chorar com a arte e o impacto positivo que ela nos provoca. Somos capazes de "ler" o verdadeiro caráter de uma pessoa, através das máscaras sociais que ela veste, simplesmente pelo olhar ou por um detalhe que deixou escapar. Enfim, eu poderia listar muito mais coisas. É uma forma de treinarmos a nós mesmos para sairmos dessa exaustão a que nos colocamos. O mundo sempre vai ser áspero demais, grosseiro demais para pessoas como nós. Cabe a nós vermos beleza nisso.
Tudo o que foi dito é muito parecido comigo. Até hoje, após mais de anos, sonho com pessoas as quais me desentendi no trabalho. Hj sou aposentada há um ano e meio. Por que se elas não significam nada na minha vida? Conheci o seu canal há pouco tempo e por isso comentei o vídeo somente agora. Parabéns e Sucesso!!!
Aaah me identifiquei tanto! Verdade, temos de aceitar a sensibilidade, e a sociedade tem que entender que existem pessoas sensiveis. Já aconteceu tantas vezes de eu ir pedir alguma coisa a alguma Contínua da escola, e me responderem tão brutamente sem eu ter feito nadinha. Passei o resto da aula tentando não chorar kkkk *pessoas sensiveis, têm um coração maior que seu corpo* 🌸💓
Que linda!!! Como amo a sensibilidade e principalmente a delicadeza em todos os aspectos. Eu te entendo, porque tenho sensibilidade elevada também. Continue sendo esta pessoa diferenciada mesmo que as pessoas pragmáticas não te entenda. E de fato kk, pessoas sensíveis tem um coração enorme!!!! ♥♥♥
Fred, nem sei como começar esse comentário! Esse vídeo é muito necessário! Obrigada! Nós somos 15 a 20% da população, e a grande maioria não sabe como agir sobre isso, como eu um dia também não soube, e o primeiro passo é o conhecimento. Posso dizer que me descobrir PAS mudou a minha vida completamente, porque hoje eu consigo ter uma vida adaptada a minha sensibilidade e não me culpabilizo mais pelo meu traço, pelo contrário, eu sou muito feliz em ser uma PAS. Eu acho que o nosso traço é bastante negligenciado, especialmente no Brasil, nem mesmo os terapeutas, psicólogos, etc conhecem o tema ou são preparados para cuidar de nós (que precisamos de um tratamento diferenciado). E mais: muitos PAS são diagnosticados erroneamente com transtornos mentais. Enfim, esse assunto é tão amplo e maravilhoso, você podia explorar mais em próximos vídeos. Parabéns pelo canal e pelo vídeo!
Taianny Gerbasi por gentileza é possível vc informar um pouco mais sobre a sigla PAS? por favor, seria possível compartilhar um pouco mais como vc conseguiu se adaptar à vida sendo uma pessoa altamente sensível? Você disse algo que eu pensava que apenas eu tinha essa opinião. Os medicos e terapeutas aqui no Brasil não estão preparados para identificar essas características. POr favor, gostaria muito de mais informações. obrigada
Taianny ignore parte da minha pergunta anterior quando lhe questionei sobre a sigla PAS. Fiquei tão surpresa com o vídeo do Fred e com o seu comentário que não parei pra pensar que PAS significa pessoas altamente sensíveis. Entretanto se vc puder dizer como se encontrou ou como conseguiu se adaptar à vida tendo essa característica eu agradeço novamente.
hold on hold on Eu mudei toda minha rotina, relacionamentos, jeito de ver as coisas, e ressignifiquei muita experiência passada com base agora de que sempre fui uma PAS. Isso me ajudou muito, me salvou eu acho, hoje sou muito feliz (e nem sempre foi assim).
sim quero muito, por favor... meu email é vivicsouza75@gmail.com Você é psicóloga? Que maravilha vc está fazendo mestrado em um assunto tão importante e no qual vc se identifica. Eu estou a procura de muitas respostas sobre a minha personalidade uma delas é saber qual é o meu talento ou habilidade, saber o que profissionalmente me realizaria, sempre trabalhei mas nunca me senti feliz no que fazia. muito obrigada por responder , muito obrigada mesmo.
Eu sou assim mesmo... Sou extremamente sensível, em parte eu até gosto, mas por outro lado me atrapalha muito! O lado bom da minha sensibilidade é ter empatia com a dor do próximo de uma forma abrangente, quando acontece algo ruim com alguma pessoa eu tomo pra mim e isso me modifica muito e sobre canalizar a sensibilidade também faço o que você falou, escrevo poesias, componho músicas, desenho, faço muitas coisas que de alguma forma aproveito está alta sensibilidade. Obrigado por abordar este tema que faz parte da minha vida, foi uma experiência de autoconsciência e descontrução! Obrigado mesmo...
Em primeiro lugar, obrigada pelo vídeo. Estava esperando ansiosamente por ele. Eu descobri minha alta sensibilidade esse ano e comecei a estudar mais sobre o assunto, em especial com os livros da Elaine Aron. Me descobrir PAS foi libertador, porque de alguma forma, sempre achei que tinha alguma patologia (me achava maluca mesmo) e não conseguia entender o comportamento das pessoas, o que ainda me machuca muito. Hoje, conhecendo minha característica, aprendi a me proteger e canalizar minha sensibilidade. Uma coisa que achei que poderia ter sido importante citar no vídeo é que de acordo com a Aron, PAS com infância conturbada tendem a ter mais dificuldades em lidar com a característica e muitas vezes podem desenvolver quadros depressivos, ao passo que PAS com infâncias saudáveis conseguem extrair mais benefícios dessa característica. Infelizmente sou PAS com infância conturbada, não me considero imatura emocionalmente, mas minha capacidade de lidar com adversidades fica extremamente comprometida dependendo do nível de estímulo ao qual estou submetida, o que me causa sofrimento. Se importar em demasia com a opinião alheia realmente é um castigo e um grande desafio, principalmente para mim. Obrigada por expor esse tema, por ressaltar que não é uma patologia e que não precisamos tentar mudar isso, e sim trabalhar para usufruir dessa forma diferente que temos de interpretar o mundo. Gratidão! Grande abraço Fred! PS: tá explicado seu baixo nível de energia.. você tem muita energia, mas como absorve tudo inconscientemente, tem que usar bem aquilo que sobra... :)
Adorei esse teu comentário, já me fez pensar sobre outras coisas além do que foi falado no video. E a questão do baixo nível de energia, nossa, eu sofro demais com isso. Você teria alguma dica pra gerenciar melhor a energia? Algo que funcionou pra você? Grande beijo!
Anacamga Caramba eu nunca entendia porque minha energia ficava tão baixa alguns dias, sentia um cansaço sem sentido. Agora tuudo faz sentido!!Esse seu PS foi importantíssimo para mim, preciso comprar o livro da Elaine Aaron o quanto antes. Obrigada!
Sou muito sensível sofro demais odeio ser assim não suporto as injustiças do mundo as desigualdades a falta de amor pelo próximo pessoas fúteis egoístas que só valorizam aparentar ter poder financeiro e ainda perdi minha filha e minha tia as únicas pessoas que me entendiam
No meu caso, a primeira coisa a fazer é reconhecer que não sou doida... Você não tem noção de como estou inteirinha nos primeiros 13' do vídeo. Sempre me achei estranha... ninguém entendia certas coisas como eu, ninguém pensava como eu... Resumo da ópera: sou a esquisita na vida. Obrigada, seu vídeo me trouxe clareza. Claro que amadureci muita coisa com a vida, mas não sabia que existiam as PAS. Agora preciso aprender a me olhar com mais empatia.
Amei o vídeo, pois enumerou os problemas de ser altamente sensível, mas também enumerou as maneiras de se lidar com a sensibilidade! Me identifiquei e sei que me ajudará a me tornar mais equilibrada, aceitando a realidade não lutando contra ela por não me entender e não me aceitar ! Gratidão pelo seu conteúdo!🙏❤️👏🥰🦋
Quando você começou o vídeo a tua forma de falar e o teu tom me indicaram que tu é altamente sensível. Você admitindo foi a confirmação de que eu tbm sou hahaha. Obrigado por trazer essa profundidade com muita lucidez e leveza para os vídeos. Muito legal ver que nesse vídeo tu trouxe muito de ti. Abraço, trabalho incrível!
Também tentei o suicídio aos dezesseis anos...hoje com quarenta e oito anos , sofri um acidente de moto, onde não tive culpa alguma, a um ano atrás, sofri o golpe do sequestro...cai em depressão de novo e me levantei, também sofri com um relacionamento abusivo com um narcisista maligno, sofri também a perca da minha mentora espiritual, fora a traição do meu próprio irmão com o meu namorado, e na infância o abandono do meu pai e agora o afastamento do meu filho querido... há foram tantas coisas...o abandono do meu esposo...no vício do crack , mais hoje eu me sinto uma vencedora guerreira um ser de luz... Sempre perto da espiritualidade foi o que tem me levantado , e eu agradeço todos os dias da minha vida por conseguir...passar por tudo isso. E hoje em dia faço um trabalho de espiritualidade livre onde eu divulgo nas ruas da cidade que moro as fontes e caminhos da onde eu me encontrei de verdade!!! Muito obrigada 🙏🏻
Exatamente isso!!!! Aprendendo a lidar com minha sensibilidade!!! Mas tem momentos que não é fácil! Outra coisa muito interessante são os 5 sentidos, realmente são mais fortes, meu filho tbm é assim, mas felizmente ele está aprendendo a lidar mais cedo com isso. Gostei muito da sua fala! Obrigada!!!
Fred....por isso sempre achei vc calmo ...tranquilo .. SENSÍVEL ... nós estamos acostumados com mais pessoas INSENSÍVEL...aí a pessoa SENSÍVELfica meio "SUMIDA". nessa multidão...aí os INSENSÍVEIS não toma cuidado com o que fala para SENSÍVEL.... Tudo pro SENSÍVEL é tudo muito dramático é imenso...eu sou essa pessoa" INSENSÍVEL por isso preciso aprender a lidar com pessoas "SENSÍVEL. OBRIGADA PELA EXPLICAÇÃO...👏😘🙏👍
Obrigada Fred, entao eu sou uma pessoa altamente sensível! Me reconheci em todas as suas falas neste vídeo. Por diversas vezes as pessoas julgaram meus sentimentos como "frescura", "chiliquizinho" , tempestade em copo d'água. Que bom que não é patológico. As vezes sinto a indisposição no estômago principalmente quando estou magoada, tbem sinto a dor de cabeça.
Dr. Que legal isso. Eu comecei a aprender sobre a comunicação e nem sabia que eu era altamente sensível. Eu descobri recentemente que eu sou altamente sensível e agora é outro passo para melhorar. Eu estou vendo uma esperança.
Agora eu sei pq sempre descobria quando era traída. Eu sempre percebo tudo ao meu redor. Qualquer mudança por menor que seja eu percebo. O ruim é que sofro muito. Porém. Estou me afastando de tudo que faz mal
É real isso, sensíveis tem uma forma de lidar com as situações de uma forma diferente, especial e acolhedora... O problema é q as pessoas não são acolhedora de volta... Aí a gnt sente demais
Essa é uma das realidades Adriana, esgotamento mental e por tabela o físico. Eu também tenho uma sensibilidade elevada. Eu sou uma pessoa que ama conversar, trocar figurinhas principalmente para aprender com as pessoas e também passar experiências pessoais também que fui resolvendo ao longo da vida. Se quiser conversar, pode me encontrar no Face: Luiz Vilas Boas ou no Instagram: @vilasboas.violinist. Boa noite e estamos juntos nessa!
Eu sou uma pessoa altamente sensível. Me deparei com esse conceito há um mês, mas qua tô mais estudo mais sei que sou assim. Esse vídeo é bastante esclarecedor uma vez que os principais livros estão em inglês... Parabéns pelo vídeo.
Acabei de encontrar por acaso, não estava procurando porque nunca tinha ouvido falar, que surpresa me encontrar no livro em Português -Vivendo à Flor da Pele - Marie Esch e Eliane Salles e agora neste vídeo maravilhoso! Agora entendo minha vida inteira de sofrimento. 😲😪
Acho que descobri ser uma pessoa altamente sensível. Choro por tudo. Choro com áudios de amigos, vídeos no youtube, quando acordo feliz ou triste, nas sessões de terapia, em barzinho, no cinema sozinha ou acompanhada, no personal. Tenho choros rápidos e mais demorados. Ontem chorei quando recebi meu colchão novo. Demorei muito para aceitar essa minha parte chorona. Outro ponto é que percebo os problemas dos meus amigos e da minha mãe antes de eles me contarem, com base em mudanças pequenas de comportamento. Parece que eu tenho uma anteninha que sente facilmente qualquer mudança no ambiente. Isso é um pouco cansativo e, às vezes, só quero dar uma desligada, mas não sei onde é o botão para desligar. Um problema que identifiquei é que não consigo lidar com facebook e instagram. Não sei exatamente o que acontece comigo, mas tive que excluir as duas contas. Parece que não sinto paz e equilíbrio quando entro nessas redes sociais. Também costumo ser chamada de exagerada, pois parece que sinto tudo muito mais forte e expresso com um certo "drama" o que acontece comigo. Uma amiga disse que sou "teatral" quando falo. Não sou tímida. Na verdade, sou bem extrovertida, falo muito e sinto que não tenho dificuldade de me conectar com as pessoas.
Eu sou altamente sensível e dependendo do dia e da quantidade de "ataques" fico com a sensação de exaustão no final do dia. É um sentimento de vulnerabilidade horrível. Qualquer palavra mal dita vem como uma flecha ao nosso peito.
Eu costumo me comparar com uma esponja que absorve tudo. Em todo grupo, seja família, igreja, vizinhança, colegas de escola, faculdade, trabalho, sempre me sinto rejeitada. Facilmente me firo com coisas, olhares, expressões corporais que me parecem reprovativas à minha pessoa. Sempre acho que existe um complô contra mim. Isso tudo torna minha vida muito pesada e desanimadora.
Adorei sua explicação e adorei saber todos os benefícios de ser uma pessoa muito sensível. Somos seres mais evoluídos, por isso temos mais sensibilidade e empatia.
eu me sinto mal demais quando vejo ou ouço casos de pessoas que foram cruelmente feridas e até mortas de maneira cruel e brutal e sempre mulheres e criancas,me da uma tristeza gigante,um cansaço físico muito grande,sinto solidão,não suporto ver pessoas boas sofrendo algum tipo de maldade,dói demais
Fred, me identifiquei muito com esse vídeo, inclusive ao longo da vida amigos meus e pessoas próximas, talvez inconscientemente, fizeram eu me sentir mal com esse meu jeito de ser, como se fosse uma opção minha ser assim, e fui meio q levada a acreditar q era realmente escolha minha... :/ Estou aprendendo agora, com quase 40 anos, a me reconhecer e seus vídeos me ajudam muito.
Fred encontrei os seus vídeos porque nesse momento estou passando um problema aqui em casa com a minha filha.Ela decidiu sair de casa pra morar sozinha ,e isso tá me abalando muito .Ela é uma ótima filha , apesar de ser nova tem muita maturidade ,ama muito o pai mas não tá suportando o ciúmes dele ,porque ele da liberdade pra ela ,mas não aceita ela chegar a hora que quer. O problema é que o pai tá muito doente com câncer , e eu não sei o que fazer pra aceitar está situação ,sou muito apegada com ela .O que eu faço ? Tenho medo de meu esposo piorar se ela sair de casa ,ele tem muito orgulho dela ,mas tbm é muito conservador ,ela pede pra ele confiar nela. Estou muito triste 😢 eu só choro .
Nossa !!! Esse vídeo foi feito pra mim. Eu sinto tudo muito a flor da pele. Me apaixono por qualquer pessoa que eu conheço e sempre me machuco quando sou deixado.
Nossa, esse vídeo foi prá mim! Mas me incomoda muito o fato de chorar com tudo, filme triste, novela, pessoas sofrendo, bichinho maltratado.....se bobear, até com com comercial de margarina (kkkk). Mas, ao mesmo tempo, sou tão reservada que as pessoas até me acham fria, pq não as procuro! Detesto rede social pq acho que fico exposta e só estou escrevendo aqui pq estou anonima. Acho que não sou normal! Fiz terapia no começo desse ano pq estava entrando em um processo de depressão mas sinto que não me abri totalmente com a psicóloga pq moro em uma cidade pequena e todos meio que se conhecem. Descobri seus vídeos essa semana e estou amando e até disse para minha irmã, q mora aí em São Paulo, que se ela precisar e tiver uma oportunidade, marcar uma consulta.
Adorei esse vídeo. Foi super detalhado. Eu senti bastante bondade no seu jeito de falar. Só pelos olhos, da de ver que você é alto sensíveis. Obrigada professor. Mensagem de Japão.
Fred meu querido, eu não acredito que vc fez um vídeo sobre mim hahahahahhahahah É a primeira vez que eu vejo essa minha hipersensibilidade como algo que mais gente tem! Parecia que a cada tópico vc estava me descrevendo, agora estou mais empenhada em fzr terapia! Muito obrigada por esse video! Me abriu muito a mente pra tentar aprender a lidar com isso e com as outras pessoas! Ps: Me casei com um cara tão pragmático que as vzs nao entendo como a gente da certo kkkkkkkk agora entendo, ele me trás esse outro ponto de vista, mais recional e mais concreto...😁😘😘😘
Nossa, eu também…. e eu sempre me julgando como um anormal que nunca conseguiria viver tranquilo em sociedade, mas pelo jeito não é um problema. Depois que ele falou que ele é assim e aprendeu a lidar com isso fiquei feliz. Também vou procurar ajuda profissional! :)
Obrigado,eu sou extremamente sensível, tenho sensibilidade a flor da pele,e muitas pessoas,falam que sou fraca e chorona, pois além de ser sensível sou, muito emotiva tmb. Mais não me importo com isso, só sei que sou especial, graças a Deus 🙏 Não sou melhor que ninguém, e ninguém é melhor que eu 😀🙏
Esse vídeo me descreveu ! Veio no dia certo , eu estava procurando um vídeo sobre características que tenho , sua notificação chegou e veio responder várias dúvidas que tenho . Obrigada !
Nossa! Vc me descreveu completamente! Tenho 54 anos. Certa vez, meu filho disse à minha nora que tivesse cuidado comigo, pois sou muito sensível! Sofri com isso, pois entendi que sou chata e pegajosa. Me policio o tempo e acabo vivendo em função dos outros. É horrível!
Caramba me descreveu completamente! Estou amadurecendo minhas reações, mas ainda sofro em determinadas situações. Tenho diminuído a persistência em pensamentos ruins. Sempre controlo minhas emoções em público, mas quando estou sozinha me entrego e parece libertador, mas ao mesmo tempo sofro bastante com coisas que aparentemente não deveriam me levar as lagrimas e soluços. Sinto que em algum momento me conecto tão fortemente com o que a pessoa está dizendo, fazendo ou chorando mesmo. Já me senti perturbada, então resolvi me aceitar, me divertir mais, pensar menos, evitar situações, imagens e pessoas negativas. Estou agora em busca do meu proposito de vida ou só o que me faz bem mesmo, profissionalmente falando. Não estou trabalhando, e o ócio é o meu céu e inferno. Tenho aprendido muito com ele. Bem, espero me encontrar nessa jornada toda. Obrigada por compartilhar um pouco de vc. Me ajudou muito.
Descobri semana passada pela terapeuta que talvez eu seja ou esteja PAS por conta da depressao. Tive burnout em maio, meu trabalho tinha um péssimo ambiente de trabalho, marcado por muitas ofensas, perseguição, coisas que me abalaram muito!
Como nos discos de Legião Urbana: 🎵🎶🎵 " Tenho andado distraído Impaciente e indeciso E ainda estou confuso Só que agora é diferente Sou tão tranquilo e tão contente Quantas chances desperdicei Quando o que eu mais queria Era provar pra todo o mundo Que eu não precisava provar nada pra ninguém Me fiz em mil pedaços Pra você juntar E queria sempre achar explicação pro que eu sentia Como um anjo caído Fiz questão de esquecer Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira Mas não sou mais 'Tão criança oh oh A ponto de saber tudo Já não me preocupo se eu não sei por que Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê E eu sei que você sabe, quase sem querer Que eu vejo o mesmo que você " 🎵🎶🎵
O meu Deus como eu sofri toda a minha vida com tudo q você comtou, só exatamente assim, agora a dor da pessoa tá saindo do corpo dela e entrando no meu corpo por alguns segundos é recebe também uma luz forte tocando em meu cérebro era de uma vizinha q avia falecido, a sensibilidade me mostra muitas coisas, por exemplo quem são meus amigos etc
Caro Frederico, eu não tenho nenhuma dúvida de que você seja uma pessoa altamente sensível, porque independentemente dos estudos anteriores sobre o tema, só alguém com uma extrema sensibilidade poderia abordá-lo com tanta clareza, percepção e cuidado. O engraçado é que foi justamente por me indignar com o meu excesso de sensibilidade é que vim parar aqui no seu vídeo e fiquei pasma porque foi uma descrição fiel da minha pessoa. Mas até então, eu achava que era uma patologia grave (grave não deixa de ser) da qual eu precisava me livrar para não ser afetada pelo mundo exterior. Vc foi o farol , ou melhor, o clarão no fim do túnel. Você é o Cara! Obrigadíssima!
Sou menino e sou uma pessoa altamente sensivel, descobri que tinha uma sensibilidade aguçada com 23 anos, hoje tenho 26, e eu sempre me senti diferente dos outros meninos. E no passado a minha sensibilidade era confundida vom timidez. As pessoas sempre diziam que eu eram timido e introvertido. E se alguém é ignorante e mal educado, ou faz algo de negativo comigo, eu me sinto. chateado e fico remoendo aquilo por um bom tempo, e eu nunca gostei de fazer atividades em grupos outra caracteristica das pessoas altamente sensiveis, na escola eu nao gostava nem um pouco de fazer trabalho em grupo. E uma coisa que eu gosto de fazer para desenvolver a minha sensibilidade é escrever, quando era criança eu gostava muito de fazer textos, inventava hostórias sobre animais, criava personagens e escrevia textos sobre os personagens que eu criava e etc.
Fred, você não tem noção como me ajuda com seus vídeos. Nunca entendi por quê não sabia lidar com meus conflitos como as outras pessoas lidam. Eu sinto sempre o choro na garganta, muitas vezes não sei nem controlar, parece que tudo dói mais em mim, sei que não é! Seus vídeos me ajudam a entender melhor o que os outros chamam de frescura, mesmo sabendo que sentir tão forte não seja normal não creio que seja frescura, obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco ♥️
Essa sensibilidade tem seu lado positivo: ser mais observador, seletivo e prestativo, pelo fato de estar sempre atento porém tem dias que enche o saco, querer ignorar certos sentimentos e situações e não conseguir.
Sou sensível ao extremo. Habilidades: vejo detalhes e ouço bem. Agora estou em adaptação 🙂mas tem sido difícil, no trabalho ja fui taxada como impulsiva.
Fred você é demais!!! Esse vídeo me descreveu muito. Eu fico impressionada de como você consegue falar sobre diversos assuntos e explicar de uma forma boa...Continue sempre fazendo esses vídeos, eles são muito bons.
que vídeo acolhedor! muito bacana falar sobre como "ressignificar" a sensibilidade, ao invés de simplesmente lutar pra deixar de ser quem se é. adorei 😊💕
Puxa vida, Fred! Dessa vez você me descreveu por completo! Ontem mesmo eu tive uma "crise" por causa disso. Quero muito trabalhar isso porque não me faz bem ser assim, e também acho que acabo sendo muito egocêntrica em certos momentos por só pensar no meu próprio sofrimento.
Fred, gostei muito do vídeo! Qualquer tipo de excesso é muito incômodo, pois pesa muito na bagagem. 😀 Ao longo da minha vida, não tenho feito outra coisa do que me livrar dos excessos, e olha que a vida tem ficado muito mais leve! Tenho buscado muito a temperança, que com certeza é fruto da maturidade que já adquiri na vida. Abraços.
Eu sou exatamante assim!!! Mas demorei pra perceber que não era um problema, como psicóloga sinto também que isso só me ajuda e me conecta as pessoas e também às artes!! No relacionamento, sim, como vc disse, uma pessoa com senso de lógica ajudou muito, mas não sou pouco pragmática, apenas levo mais tempo pensando...sem sofrer porque na minha análise a capacidade de "desenroscar" foi adquirida!!
Fred, obrigada! Estava pensando essa semana "nossa, como eu queria que o Fred falasse sobre esse tópico". E olha com o que me deparo hoje! Não conheço uma pessoa que aborda com tanto conteúdo e conhecimento (e com tanta exatidão). Continue sempre! Muito obrigada por isso!
Sempre me achei tímida, mas assistindo a sua descrição de pessoas altamente sensíveis me identifiquei com praticamente tudo! Será que sou realmente tímida ou aprendi a me esconder por não saber lidar com a alta sensibilidade? Poderia fazer um vídeo sobre a relação entre as duas coisas? Muito obrigada por esse vídeo!!
O pior é quando alem de ser altamente sensível e se preocupar com tudo excessivamente muitas vezes sem necessidade é quando vc passa a se preocupar até com as coisas que nao tem nada a ver contigo. Como é o meu caso.
Acho que vivemos em um mundo cada vez mais vazio de sentimentos, onde tudo é mecânizado... Essas pessoas podem sofrer por viverem neste universo, no entanto, elas trazem um tanto necessário de "cor" a esse mundo já tão "preto e branco".
@@lalarissafernandes Exatamente. Essa mesmas pessoas que trazem a vida, a vir a este mundo, através das artes, músicas, pinturas, artes cênicas. Elas dão vida a esse mundo tão seco de sentimentos.
fico completamente desconfortável em certas situações e me identifico completamente com as características citadas pelo Fred. Tô começando a perceber o porquê de ser assim. Odiando me importar muito quando não deveria.
Sugestão de tema: vergonha e orgulho, até que ponto é bom, a partir de quando é ruim, de onde vem, como lidar com isso, de que se alimentam e onde vivem!
Sou meeega sensível...sons... pessoas falando muito...energia do ambiente... dependendo de como for meu dia fico com dor na cabeça..., estômago... agora consigo lidar melhor com '' ' o que as pessoas vão pensar de mim'' e estou conseguindo me libertar para falar abertamente sobre o que eu sinto... etc...
Poxa! Imagine eu que desenhava muito quando criança! Fugia da escola pq vinha uma imagem na memória que eu ficava louca para passar para o papel, esculpia em argila, cantava e hoje estudo música. Além de ser psicóloga.
Eu sou 100% assim, faço terapia nunca me falaram isso... eu sinto tudo com muita intensidade.. escuto muito ...vejo muito ... e me emociono muito ... até nas postagens sou assim... obrigada 🙏💕
A sensação é como se meu coração estivesse totalmente exposto
Chorei. Será que somos altamente sensíveis ou vivemos em um mundo altamente insensível? Perfeito. 😢
Se eu falar com algum estranho e essa pessoa for fria comigo, ou eu olhar pra uma pessoa estranha na rua e ela tiver com a cara fechada pra mim eu ja fico chateada, n precisa nem a pessoa ser mal educada. Muito ruim isso
Bem isso mesmo
Me identifiquei total com seu comentário. E quando é alguém que gostamos pior.
Lorena Felix Idem aqui, Lorena! Hoje chorei a tarde toda por causa da grosseria gratuita de uma colega..😞
até choro qdo chego em casa Lorena.
Lorena Felix Eu também sou assim
Somente um psicólogo sensível para entender os sensíveis. Continue com seus vídeos maravilhosos. Parabéns Fred!!!!
ua-cam.com/video/Dg5y_CFQlCU/v-deo.html Pessoas Altamente Sensíveis - Pas
Devo discordar Priscila, pois todos os bons psicolgos ajudam/trabalham com temas que não faz parte da sua vida, mas sabem agir profissionalmente da forma tão igual ou quanto melhor de um psi que passou por aquilo, porque isso depende do empenho no estudo da técnica e não da própria vivência rs. Desculpe, sou Psicóloga e gosto de desmistificar o que as pessoas acabam misturando rsrs. 😅
ODEIO SER ALTAMENTE SENSÍVEI. É só sofrimento.
@@jasminepicolomini Compreendo sua posição. Em momento nenhum quis ofender outro psicólogo (a). Só expus minha opinião, porque me identifiquei com o trabalho dele. Acho que ele tem um jeito diferente de falar e sinto sinceridade. Acho que ele fala com sentimento. Ele se envolve, mas com profissionalismo. Cada um tem seu jeito, não é? rsrs. Não conheço seu trabalho, por tanto não tenho como fazer uma avaliação crítica; mas obrigada pela opinião. Parabéns! É uma profissão linda! 😘
Tbm, ele foi o psicológico que melhor descreveu como sinto. Os que tenho visto no UA-cam só patinam
Alta empatia, vulnerabilidade, timidez, estar sempre em estado de alerta, sensibilidade em algum dos 5 sentidos, se antecipar a dor, se sentir rejeitada, pensar no que os outros pensam de mim, dor de estômago, dor de barriga, não postar nada na Rede social, se posta, apaga . Incrível como isso bate comigo tbm. Acho q tudo isso tem uma raiz lá na infância, às vezes a falta paterna, ou um trauma.
Dor no estômago?
Cara finalmente achei um vídeo que me trata com dignidade. Não fica falando que sou uma pessoa fraca. Essa coisa de falarem que somos pessoas fracas por sermos sensíveis em um vídeo de autoajuda, isso acaba com a gente. Só uma pessoa sensível para se colocar no lugar da gente. Gratidão por esse vídeo.
sao mais empatas melancolicas...
Força amigo,estamos juntos nessa ✨
tô perplexo! Me culpava muito por ser muito diferente, fora do padrão (ainda mais por ser homem), sendo "altamente sensível". Esse vídeo é muito confortante e nos faz compreender que é normal, que são traços de nossa personalidade. Achei incrível!
"Sensivel demais, eu sou um alguem que chooooraaaa"
Kkkkkkkkkkkkkkk
" Por qualquer lembrança de nois dois " lembrei da música e já comecei a chorar aqui
Kkkkkkkkkkk lembrei também dessa música
kkk
Não acredito que eu parei pra ler e tentar entender esse comentário kkkkkkk qdo me dei conta, era uma música 🙆😂😂😂
Eu era muito sensível não conseguia ver notícias de tristeza na televisão eu ficava com aquilo na cabeça e era muito emocionada estranhava com tudo admirava muito as pessoas até ao ponto de eu querer ser como elas ou de invejar isso é muito terrível chorava de mais fazia tudo exageradamente. Mas eu hoje me cansei e Clamei por Jesus Cristo eu creio que Jesus Cristo me libertou porque agora estou a sentir uma paz dentro de mim. Obrigado Jesus Cristo pela cura.
Que libertador ver esse vídeo! Não sabia da existência de PAS, sempre me culpei muito por ser muito sensível, achava que era imaturidade, doideira, criança interior ferida, etc... Trabalho em um meio muito lógico e racional, sempre me senti deslocada e uma "criança triste", tirou um caminhão das minhas costas. Gratidão!
Adoro seus vídeos, sem cortes e / ou edição, com tosse e tudo, tão simples e humano. Gratidão!
Não consigo ser diferente, tirar minhas humanidades
Que fofa, muito observadora. ☺️
@@blogsobreavida Oi ,vc poderia por favor fazer mais videos sobre esse assunto? como ter mais maturidade emocional ou como lidar com essa sensibilidade?
ser mais dos bastdores...
Cara, sempre achei que tinha algo errado comigo, não conseguia entender o motivo de sentir as coisas desta forma. Obrigado.
Acho que o problema é a combinação de alta sensibilidade (alta empatia) com a não satisfação de nossas necessidades por nós mesmos. Aí a gente fica esperando que os outros as satisfaçam. Se a gente não se aceita, por exemplo, vai querer que os outros nos aceitem.
EU MESMO SÓ SOFRO DE VER SAMGUE OU FERIDAS FORTES TIRANDO ISSO AGUENTO XINGAMENTOS OU FRIEZA DOS OUTROS
Bem por ai
Eu tenho 15 anos sou menino e sou muito sensivel , guardo as ofensas q fazem contra mim na minha mente por semanas e isso esgota minhas energias, eu me sinto muito vulneravel
prefiro acreditar que a humanidade perdeu a sua sensibilidade , por isso precisamos falar sobre os que ainda sentem a sua própria dor e a dor do outro. excelente tema .
Tirando a parte de levar tudo pro lado pessoal eu me identifico muito com todos os itens.
À ponto de não entrar mais em redes sociais e comentários de vídeos e notícias que tenha algum teor político.
Ver gente babaca vomitando merda e ainda ter aplauso é suficiente pra acabar com meu dia.
Matheus Cosendey sou muito assim!!!
Amei,seu vídeo eu tenho tudo ki vc falou ,e eu não entendia o que estava me acontecendo...
Sou exatamente assim tbm ,não me conformo com nada ,e choro rios ,as vezes acho que sou de outro mundo 😔
“Vomitando merda” é um julgamento seu pelo post do outro. Será que você não fica mal apenas pelo outro pensar diferente?
ua-cam.com/video/Dg5y_CFQlCU/v-deo.html Pessoas Altamente Sensíveis - Pas
Tenho morado sozinha e pude percerber mais e mais sobre mim,e descobrir que ser PAS tem seu lado bom e ruim .Meu Deus sinto dor de cabeça sempre que sinto algo no ar estranho,sinto dor no peito .As vezes quando estou numa roda de amigos escuto algo que não me agradou ai depois fico pensando porque não respondi assim ou assado .Ou se alguem me chateou fico pensando aquilo por dias e penso porq não respondi assim .Tem hora q ser PAS é um saco .
Tbm sou assim fico refazendo a situação na minha cabeça
Pior,as respostas so vem depois do acontecido kkkk meu pior defeito ė que guardo tudo pra mim e isso nao faz bem...sempre fujo de descusoes e detesto brigas e violencias...prefiro ambientes calmos
Putz. Pq nao pensamos nas "respostas" de imediato ne!? E ficar refazendo a situação na cabeça é a pior parte. Kkkk
Me descreveu.
É muito difícil ser assim.
Sinto que não sou compreendida, pois o que me fere, não causa dor aos que estão a minha volta.
Então, o tipo de cuidado que eu tenho para não ferir os outros, geralmente eles não tem comigo.
Excelente! Agora fala sobre pessoas altamente racionais, eu adoraria assistir...
Giovanna Nonato Santana Verdade
Boa!
essa é nova!
Boa indicação.
Anotado
Me identifico! Sou dessas que não consegue ver filme de terror. Entro demais na história do filme e aí já viu, morro de medo. Lembrei também, enquanto via o vídeo, de vários momentos em que já chorei em público pq simplesmente não consigo guardar a emoção pra sentir depois!
Também sou assim, inclusive tenho desmaios por conta disso. Quando vejo uma pessoa muito doente ou machucada imagino como se fosse eu e desmaio.
Eu não consigo assistir nenhuma filme que tenha morte,morro com o personagem
Filme de terror pra mim ė tranquilo pois eu to sabendo q aquilo ali ė mentira kkkk mas se eu ver alguma imagem de acidentes ou coisas chocantes videos etc prefiro nem ver aquilo, fica na minha cabeça e nao sai mais Deus me livre prefiro evitar
Me identifiquei com cada uma das características rsrs Em alguns momentos eu não queria ser tão sensível as coisas. A questão de remoer sentimentos ruins ou fantasiar sobre a opinião dos outros é a pior parte pra mim, tem me atrapalhado muito.
Tenho a impressão que vc digitou isso chorando
@@brunoopensador9410 ñ estava chorando rs
@@jacksonmamede4100 mas eu chorei até mesmo antes de vê o vídeo
Sempre me achei fraca 😢 descobri hoje sobre sensitiva n queria ser assim
Também passo por isso
Tenho 39 anos e vivo nos altos e baixos, sempre me achei estranha, diferente, nenhum lugar esta bom, meu refúgio é minha casa, muitas cosias me aconteceu desde sempre e agora eu quero melhorar pelos meus filhos, nao quero que sejam como eu pq tem muito sofrimento... Não sabia direito o q eu tinha mas assistindo esse vídeo, eu acho que pode ser isso... Sempre li pessoas, dempre envolvi em sentimentos profundos dos outros e sofri muito, angustiante..
Sou altamente sensível e gostaria de ter amigos sensíveis como eu, independente do gênero.
Ja tem uma na lista para ser sua amiga hahaha
Meu Deussss, esse foi o psicólogo que mais descreveu perfeitamente como é uma pessoa altamente sensível, claro, com a maturidade algumas coisas já não faz parte, mais descreveu perfeitamente, muito bom esse vídeo!
Verdade sou muito sensível e quando as pessoas abusam de mim e eu consigo reagir, me culpo e quando vou ver a pessoa já tomou conta de mim de novo, isso me faz me sentir incapaz de qualquer coisa 😪
Meu depoimento:
Primeiro: parabéns pelo vídeo e pela humildade de compartilhar que vc tb é hipersensivel. Ganhou uma inscrita.
Descobri recentemente que tenho personalidade hiper sensível.
Pena que a descoberta foi um pouco tarde para mudar algumas coisas.
Mas a partir daí pude compreender muuuitas coisas que eu não entendia.
E essa compreensão não somente em mim, mas nos meus relacionamentos com outras pessoas.
Esse tipo de personalidade pode levar a doenças como o câncer, que foi o que eu tive aos 35 anos de idade.
Como dizia Jesus:
"Meu povo sofre por falta de conhecimento" e "A verdade vos libertará"
De fato, nada é mais urgente do que o mergulho interior.
Tudo o que vc trouxe no vídeo é exatamente o que ocorre comigo.
Um abraço afetuoso a vc e a todos os inscritos.
Vídeo maravilhoso, sou PAS e a partir do momento que entendi e aceitei como eu era tudo mudou! É reconfortante encontrar pessoas com vivências similares! Faço terapia sempre e me ajuda muito!
Super me identifiquei, e se me permite uma confissão, eu sorri quando você disse "a gente" rsrs só alguém que vive dentro dessa realidade para conseguir levantar tantos pontos assim. Parabéns.
Essa história do climão no ambiente tem muito haver comigo. De alguma forma aprendi a me permitir ser mais frio. Entretanto, é como uma represa. Uma hora tudo tende a derramar.
Excelente video! Só faço uma observação. Todos nós, no processo de descoberta da alta sensibilidade, geralmente nos percebemos assim quando regimos a algum estímulo desconfortável provocado pelo mundo (ou pelas nossas cabeças refletindo o mundo). O que nos faz sentir-nos em prejuízo por sermos assim.
Tudo tem as suas dores e as suas glórias. Comecei a treinar meu olhar para sair dessa posição de vitimismo que nós colocamos em relação a nossa alta sensibilidade.
Comecei a perceber o quanto é bom também ser assim. As sensações são sempre mais intensas, tanto de dor, mas também de prazer.
No ápice do prazer sexual, tendemos a reagir de uma forma muito forte (choros, risos, sensação de sair do corpo, prolongamento do ápice). O que nos diferencia dos relatos de outras pessoas.
Apreciamos de forma mais visceral uma comida gostosa (somos mais suscetíveis à variação de sabores).
Apreciamos com caráter quase que espiritual uma música de que gostamos.
Somos capazes de chorar com a arte e o impacto positivo que ela nos provoca.
Somos capazes de "ler" o verdadeiro caráter de uma pessoa, através das máscaras sociais que ela veste, simplesmente pelo olhar ou por um detalhe que deixou escapar.
Enfim, eu poderia listar muito mais coisas. É uma forma de treinarmos a nós mesmos para sairmos dessa exaustão a que nos colocamos. O mundo sempre vai ser áspero demais, grosseiro demais para pessoas como nós. Cabe a nós vermos beleza nisso.
Tudo o que foi dito é muito parecido comigo. Até hoje, após mais de anos, sonho com pessoas as quais me desentendi no trabalho. Hj sou aposentada há um ano e meio. Por que se elas não significam nada na minha vida? Conheci o seu canal há pouco tempo e por isso comentei o vídeo somente agora. Parabéns e Sucesso!!!
Aaah me identifiquei tanto! Verdade, temos de aceitar a sensibilidade, e a sociedade tem que entender que existem pessoas sensiveis. Já aconteceu tantas vezes de eu ir pedir alguma coisa a alguma Contínua da escola, e me responderem tão brutamente sem eu ter feito nadinha. Passei o resto da aula tentando não chorar kkkk
*pessoas sensiveis, têm um coração maior que seu corpo* 🌸💓
Que linda!!! Como amo a sensibilidade e principalmente a delicadeza em todos os aspectos. Eu te entendo, porque tenho sensibilidade elevada também. Continue sendo esta pessoa diferenciada mesmo que as pessoas pragmáticas não te entenda. E de fato kk, pessoas sensíveis tem um coração enorme!!!! ♥♥♥
Fred, nem sei como começar esse comentário! Esse vídeo é muito necessário! Obrigada!
Nós somos 15 a 20% da população, e a grande maioria não sabe como agir sobre isso, como eu um dia também não soube, e o primeiro passo é o conhecimento. Posso dizer que me descobrir PAS mudou a minha vida completamente, porque hoje eu consigo ter uma vida adaptada a minha sensibilidade e não me culpabilizo mais pelo meu traço, pelo contrário, eu sou muito feliz em ser uma PAS.
Eu acho que o nosso traço é bastante negligenciado, especialmente no Brasil, nem mesmo os terapeutas, psicólogos, etc conhecem o tema ou são preparados para cuidar de nós (que precisamos de um tratamento diferenciado). E mais: muitos PAS são diagnosticados erroneamente com transtornos mentais.
Enfim, esse assunto é tão amplo e maravilhoso, você podia explorar mais em próximos vídeos.
Parabéns pelo canal e pelo vídeo!
Dei o meu melhor hahaha
Taianny Gerbasi por gentileza é possível vc informar um pouco mais sobre a sigla PAS? por favor, seria possível compartilhar um pouco mais como vc conseguiu se adaptar à vida sendo uma pessoa altamente sensível? Você disse algo que eu pensava que apenas eu tinha essa opinião. Os medicos e terapeutas aqui no Brasil não estão preparados para identificar essas características. POr favor, gostaria muito de mais informações. obrigada
Taianny ignore parte da minha pergunta anterior quando lhe questionei sobre a sigla PAS. Fiquei tão surpresa com o vídeo do Fred e com o seu comentário que não parei pra pensar que PAS significa pessoas altamente sensíveis. Entretanto se vc puder dizer como se encontrou ou como conseguiu se adaptar à vida tendo essa característica eu agradeço novamente.
hold on hold on Eu mudei toda minha rotina, relacionamentos, jeito de ver as coisas, e ressignifiquei muita experiência passada com base agora de que sempre fui uma PAS. Isso me ajudou muito, me salvou eu acho, hoje sou muito feliz (e nem sempre foi assim).
sim quero muito, por favor... meu email é vivicsouza75@gmail.com Você é psicóloga? Que maravilha vc está fazendo mestrado em um assunto tão importante e no qual vc se identifica. Eu estou a procura de muitas respostas sobre a minha personalidade uma delas é saber qual é o meu talento ou habilidade, saber o que profissionalmente me realizaria, sempre trabalhei mas nunca me senti feliz no que fazia. muito obrigada por responder , muito obrigada mesmo.
Eu sou assim mesmo... Sou extremamente sensível, em parte eu até gosto, mas por outro lado me atrapalha muito! O lado bom da minha sensibilidade é ter empatia com a dor do próximo de uma forma abrangente, quando acontece algo ruim com alguma pessoa eu tomo pra mim e isso me modifica muito e sobre canalizar a sensibilidade também faço o que você falou, escrevo poesias, componho músicas, desenho, faço muitas coisas que de alguma forma aproveito está alta sensibilidade. Obrigado por abordar este tema que faz parte da minha vida, foi uma experiência de autoconsciência e descontrução! Obrigado mesmo...
Não precisa rejeitar mesmo.
Me encaixo tbm nessa empatia exagerada... sofro mais q a própria pessoa.
Em primeiro lugar, obrigada pelo vídeo. Estava esperando ansiosamente por ele. Eu descobri minha alta sensibilidade esse ano e comecei a estudar mais sobre o assunto, em especial com os livros da Elaine Aron. Me descobrir PAS foi libertador, porque de alguma forma, sempre achei que tinha alguma patologia (me achava maluca mesmo) e não conseguia entender o comportamento das pessoas, o que ainda me machuca muito. Hoje, conhecendo minha característica, aprendi a me proteger e canalizar minha sensibilidade. Uma coisa que achei que poderia ter sido importante citar no vídeo é que de acordo com a Aron, PAS com infância conturbada tendem a ter mais dificuldades em lidar com a característica e muitas vezes podem desenvolver quadros depressivos, ao passo que PAS com infâncias saudáveis conseguem extrair mais benefícios dessa característica. Infelizmente sou PAS com infância conturbada, não me considero imatura emocionalmente, mas minha capacidade de lidar com adversidades fica extremamente comprometida dependendo do nível de estímulo ao qual estou submetida, o que me causa sofrimento. Se importar em demasia com a opinião alheia realmente é um castigo e um grande desafio, principalmente para mim.
Obrigada por expor esse tema, por ressaltar que não é uma patologia e que não precisamos tentar mudar isso, e sim trabalhar para usufruir dessa forma diferente que temos de interpretar o mundo. Gratidão! Grande abraço Fred!
PS: tá explicado seu baixo nível de energia.. você tem muita energia, mas como absorve tudo inconscientemente, tem que usar bem aquilo que sobra... :)
Adorei esse teu comentário, já me fez pensar sobre outras coisas além do que foi falado no video. E a questão do baixo nível de energia, nossa, eu sofro demais com isso. Você teria alguma dica pra gerenciar melhor a energia? Algo que funcionou pra você? Grande beijo!
anacamga1 Isso mesmo (para o que escreveu no fim)
Anacamga Caramba eu nunca entendia porque minha energia ficava tão baixa alguns dias, sentia um cansaço sem sentido. Agora tuudo faz sentido!!Esse seu PS foi importantíssimo para mim, preciso comprar o livro da Elaine Aaron o quanto antes. Obrigada!
Sou muito sensível sofro demais odeio ser assim não suporto as injustiças do mundo as desigualdades a falta de amor pelo próximo pessoas fúteis egoístas que só valorizam aparentar ter poder financeiro e ainda perdi minha filha e minha tia as únicas pessoas que me entendiam
No meu caso, a primeira coisa a fazer é reconhecer que não sou doida... Você não tem noção de como estou inteirinha nos primeiros 13' do vídeo. Sempre me achei estranha... ninguém entendia certas coisas como eu, ninguém pensava como eu... Resumo da ópera: sou a esquisita na vida. Obrigada, seu vídeo me trouxe clareza. Claro que amadureci muita coisa com a vida, mas não sabia que existiam as PAS. Agora preciso aprender a me olhar com mais empatia.
Amei o vídeo, pois enumerou os problemas de ser altamente sensível, mas também enumerou as maneiras de se lidar com a sensibilidade! Me identifiquei e sei que me ajudará a me tornar mais equilibrada, aceitando a realidade não lutando contra ela por não me entender e não me aceitar ! Gratidão pelo seu conteúdo!🙏❤️👏🥰🦋
Quando você começou o vídeo a tua forma de falar e o teu tom me indicaram que tu é altamente sensível. Você admitindo foi a confirmação de que eu tbm sou hahaha. Obrigado por trazer essa profundidade com muita lucidez e leveza para os vídeos. Muito legal ver que nesse vídeo tu trouxe muito de ti. Abraço, trabalho incrível!
Toca aqui!
Também tentei o suicídio aos dezesseis anos...hoje com quarenta e oito anos , sofri um acidente de moto, onde não tive culpa alguma, a um ano atrás, sofri o golpe do sequestro...cai em depressão de novo e me levantei, também sofri com um relacionamento abusivo com um narcisista maligno, sofri também a perca da minha mentora espiritual, fora a traição do meu próprio irmão com o meu namorado, e na infância o abandono do meu pai e agora o afastamento do meu filho querido... há foram tantas coisas...o abandono do meu esposo...no vício do crack , mais hoje eu me sinto uma vencedora guerreira um ser de luz...
Sempre perto da espiritualidade foi o que tem me levantado , e eu agradeço todos os dias da minha vida por conseguir...passar por tudo isso.
E hoje em dia faço um trabalho de espiritualidade livre onde eu divulgo nas ruas da cidade que moro as fontes e caminhos da onde eu me encontrei de verdade!!! Muito obrigada 🙏🏻
Exatamente isso!!!! Aprendendo a lidar com minha sensibilidade!!! Mas tem momentos que não é fácil! Outra coisa muito interessante são os 5 sentidos, realmente são mais fortes, meu filho tbm é assim, mas felizmente ele está aprendendo a lidar mais cedo com isso. Gostei muito da sua fala! Obrigada!!!
Simone MRS i
Fred....por isso sempre achei vc calmo ...tranquilo .. SENSÍVEL ... nós estamos acostumados com mais pessoas INSENSÍVEL...aí a pessoa SENSÍVELfica meio "SUMIDA". nessa multidão...aí os INSENSÍVEIS não toma cuidado com o que fala para SENSÍVEL.... Tudo pro SENSÍVEL é tudo muito dramático é imenso...eu sou essa pessoa" INSENSÍVEL por isso preciso aprender a lidar com pessoas "SENSÍVEL. OBRIGADA PELA EXPLICAÇÃO...👏😘🙏👍
Obrigada Fred, entao eu sou uma pessoa altamente sensível! Me reconheci em todas as suas falas neste vídeo. Por diversas vezes as pessoas julgaram meus sentimentos como "frescura", "chiliquizinho" , tempestade em copo d'água. Que bom que não é patológico. As vezes sinto a indisposição no estômago principalmente quando estou magoada, tbem sinto a dor de cabeça.
Dr. Que legal isso.
Eu comecei a aprender sobre a comunicação e nem sabia que eu era altamente sensível.
Eu descobri recentemente que eu sou altamente sensível e agora é outro passo para melhorar. Eu estou vendo uma esperança.
Agora eu sei pq sempre descobria quando era traída. Eu sempre percebo tudo ao meu redor. Qualquer mudança por menor que seja eu percebo. O ruim é que sofro muito. Porém. Estou me afastando de tudo que faz mal
É real isso, sensíveis tem uma forma de lidar com as situações de uma forma diferente, especial e acolhedora... O problema é q as pessoas não são acolhedora de volta... Aí a gnt sente demais
Tenho todas essas características! Sou altamente sensível, isso faz eu sentir um esgotamento mental e até físico! Preciso de ajuda!😔
Essa é uma das realidades Adriana, esgotamento mental e por tabela o físico. Eu também tenho uma sensibilidade elevada. Eu sou uma pessoa que ama conversar, trocar figurinhas principalmente para aprender com as pessoas e também passar experiências pessoais também que fui resolvendo ao longo da vida. Se quiser conversar, pode me encontrar no Face: Luiz Vilas Boas ou no Instagram: @vilasboas.violinist. Boa noite e estamos juntos nessa!
Eu sou uma pessoa altamente sensível. Me deparei com esse conceito há um mês, mas qua tô mais estudo mais sei que sou assim. Esse vídeo é bastante esclarecedor uma vez que os principais livros estão em inglês... Parabéns pelo vídeo.
Acabei de encontrar por acaso, não estava procurando porque nunca tinha ouvido falar, que surpresa me encontrar no livro em Português -Vivendo à Flor da Pele - Marie Esch e Eliane Salles e agora neste vídeo maravilhoso!
Agora entendo minha vida inteira de sofrimento. 😲😪
Acho que descobri ser uma pessoa altamente sensível. Choro por tudo. Choro com áudios de amigos, vídeos no youtube, quando acordo feliz ou triste, nas sessões de terapia, em barzinho, no cinema sozinha ou acompanhada, no personal. Tenho choros rápidos e mais demorados. Ontem chorei quando recebi meu colchão novo. Demorei muito para aceitar essa minha parte chorona. Outro ponto é que percebo os problemas dos meus amigos e da minha mãe antes de eles me contarem, com base em mudanças pequenas de comportamento. Parece que eu tenho uma anteninha que sente facilmente qualquer mudança no ambiente. Isso é um pouco cansativo e, às vezes, só quero dar uma desligada, mas não sei onde é o botão para desligar. Um problema que identifiquei é que não consigo lidar com facebook e instagram. Não sei exatamente o que acontece comigo, mas tive que excluir as duas contas. Parece que não sinto paz e equilíbrio quando entro nessas redes sociais. Também costumo ser chamada de exagerada, pois parece que sinto tudo muito mais forte e expresso com um certo "drama" o que acontece comigo. Uma amiga disse que sou "teatral" quando falo. Não sou tímida. Na verdade, sou bem extrovertida, falo muito e sinto que não tenho dificuldade de me conectar com as pessoas.
Eu sou altamente sensível e dependendo do dia e da quantidade de "ataques" fico com a sensação de exaustão no final do dia. É um sentimento de vulnerabilidade horrível. Qualquer palavra mal dita vem como uma flecha ao nosso peito.
Eu costumo me comparar com uma esponja que absorve tudo. Em todo grupo, seja família, igreja, vizinhança, colegas de escola, faculdade, trabalho, sempre me sinto rejeitada. Facilmente me firo com coisas, olhares, expressões corporais que me parecem reprovativas à minha pessoa. Sempre acho que existe um complô contra mim. Isso tudo torna minha vida muito pesada e desanimadora.
Me sinto igual a vc
Desse jeito 😢odeio ser assim
"Come a entender o mundo para você se comunicar melhor"
Adorei sua explicação e adorei saber todos os benefícios de ser uma pessoa muito sensível. Somos seres mais evoluídos, por isso temos mais sensibilidade e empatia.
eu me sinto mal demais quando vejo ou ouço casos de pessoas que foram cruelmente feridas e até mortas de maneira cruel e brutal e sempre mulheres e criancas,me da uma tristeza gigante,um cansaço físico muito grande,sinto solidão,não suporto ver pessoas boas sofrendo algum tipo de maldade,dói demais
Fred, me identifiquei muito com esse vídeo, inclusive ao longo da vida amigos meus e pessoas próximas, talvez inconscientemente, fizeram eu me sentir mal com esse meu jeito de ser, como se fosse uma opção minha ser assim, e fui meio q levada a acreditar q era realmente escolha minha... :/
Estou aprendendo agora, com quase 40 anos, a me reconhecer e seus vídeos me ajudam muito.
Fred encontrei os seus vídeos porque nesse momento estou passando um problema aqui em casa com a minha filha.Ela decidiu sair de casa pra morar sozinha ,e isso tá me abalando muito .Ela é uma ótima filha , apesar de ser nova tem muita maturidade ,ama muito o pai mas não tá suportando o ciúmes dele ,porque ele da liberdade pra ela ,mas não aceita ela chegar a hora que quer. O problema é que o pai tá muito doente com câncer , e eu não sei o que fazer pra aceitar está situação ,sou muito apegada com ela .O que eu faço ? Tenho medo de meu esposo piorar se ela sair de casa ,ele tem muito orgulho dela ,mas tbm é muito conservador ,ela pede pra ele confiar nela. Estou muito triste 😢 eu só choro .
Nossa !!! Esse vídeo foi feito pra mim.
Eu sinto tudo muito a flor da pele. Me apaixono por qualquer pessoa que eu conheço e sempre me machuco quando sou deixado.
Nossa, esse vídeo foi prá mim! Mas me incomoda muito o fato de chorar com tudo, filme triste, novela, pessoas sofrendo, bichinho maltratado.....se bobear, até com com comercial de margarina (kkkk). Mas, ao mesmo tempo, sou tão reservada que as pessoas até me acham fria, pq não as procuro! Detesto rede social pq acho que fico exposta e só estou escrevendo aqui pq estou anonima. Acho que não sou normal! Fiz terapia no começo desse ano pq estava entrando em um processo de depressão mas sinto que não me abri totalmente com a psicóloga pq moro em uma cidade pequena e todos meio que se conhecem. Descobri seus vídeos essa semana e estou amando e até disse para minha irmã, q mora aí em São Paulo, que se ela precisar e tiver uma oportunidade, marcar uma consulta.
Adorei esse vídeo. Foi super detalhado. Eu senti bastante bondade no seu jeito de falar. Só pelos olhos, da de ver que você é alto sensíveis. Obrigada professor. Mensagem de Japão.
Fred meu querido, eu não acredito que vc fez um vídeo sobre mim hahahahahhahahah É a primeira vez que eu vejo essa minha hipersensibilidade como algo que mais gente tem! Parecia que a cada tópico vc estava me descrevendo, agora estou mais empenhada em fzr terapia! Muito obrigada por esse video! Me abriu muito a mente pra tentar aprender a lidar com isso e com as outras pessoas!
Ps: Me casei com um cara tão pragmático que as vzs nao entendo como a gente da certo kkkkkkkk agora entendo, ele me trás esse outro ponto de vista, mais recional e mais concreto...😁😘😘😘
é isso, maturidade é o caminho
Também me reconheci em absolutamente tudo.! Rsrs. Jesus...
Sue Santos eu também! !
Sue Santos a mesma percepção! E a noção de que não estou lidando de forma madura com essa característica...
Nossa, eu também…. e eu sempre me julgando como um anormal que nunca conseguiria viver tranquilo em sociedade, mas pelo jeito não é um problema. Depois que ele falou que ele é assim e aprendeu a lidar com isso fiquei feliz. Também vou procurar ajuda profissional! :)
Obrigado,eu sou extremamente sensível, tenho sensibilidade a flor da pele,e muitas pessoas,falam que sou fraca e chorona, pois além de ser sensível sou, muito emotiva tmb.
Mais não me importo com isso, só sei que sou especial, graças a Deus 🙏
Não sou melhor que ninguém, e ninguém é melhor que eu 😀🙏
Esse vídeo me descreveu ! Veio no dia certo , eu estava procurando um vídeo sobre características que tenho , sua notificação chegou e veio responder várias dúvidas que tenho . Obrigada !
Que coisa boa!
Nossa! Vc me descreveu completamente! Tenho 54 anos. Certa vez, meu filho disse à minha nora que tivesse cuidado comigo, pois sou muito sensível! Sofri com isso, pois entendi que sou chata e pegajosa. Me policio o tempo e acabo vivendo em função dos outros. É horrível!
Caramba me descreveu completamente! Estou amadurecendo minhas reações, mas ainda sofro em determinadas situações. Tenho diminuído a persistência em pensamentos ruins. Sempre controlo minhas emoções em público, mas quando estou sozinha me entrego e parece libertador, mas ao mesmo tempo sofro bastante com coisas que aparentemente não deveriam me levar as lagrimas e soluços. Sinto que em algum momento me conecto tão fortemente com o que a pessoa está dizendo, fazendo ou chorando mesmo. Já me senti perturbada, então resolvi me aceitar, me divertir mais, pensar menos, evitar situações, imagens e pessoas negativas. Estou agora em busca do meu proposito de vida ou só o que me faz bem mesmo, profissionalmente falando. Não estou trabalhando, e o ócio é o meu céu e inferno. Tenho aprendido muito com ele. Bem, espero me encontrar nessa jornada toda. Obrigada por compartilhar um pouco de vc. Me ajudou muito.
Descobri semana passada pela terapeuta que talvez eu seja ou esteja PAS por conta da depressao. Tive burnout em maio, meu trabalho tinha um péssimo ambiente de trabalho, marcado por muitas ofensas, perseguição, coisas que me abalaram muito!
Como nos discos de Legião Urbana: 🎵🎶🎵 " Tenho andado distraído
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso
Só que agora é diferente
Sou tão tranquilo e tão contente
Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava provar nada pra ninguém
Me fiz em mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar explicação pro que eu sentia
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira
Mas não sou mais
'Tão criança oh oh
A ponto de saber tudo
Já não me preocupo se eu não sei por que
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você " 🎵🎶🎵
O meu Deus como eu sofri toda a minha vida com tudo q você comtou, só exatamente assim, agora a dor da pessoa tá saindo do corpo dela e entrando no meu corpo por alguns segundos é recebe também uma luz forte tocando em meu cérebro era de uma vizinha q avia falecido, a sensibilidade me mostra muitas coisas, por exemplo quem são meus amigos etc
Caro Frederico, eu não tenho nenhuma dúvida de que você seja uma pessoa altamente sensível, porque independentemente dos estudos anteriores sobre o tema, só alguém com uma extrema sensibilidade poderia abordá-lo com tanta clareza, percepção e cuidado. O engraçado é que foi justamente por me indignar com o meu excesso de sensibilidade é que vim parar aqui no seu vídeo e fiquei pasma porque foi uma descrição fiel da minha pessoa. Mas até então, eu achava que era uma patologia grave (grave não deixa de ser) da qual eu precisava me livrar para não ser afetada pelo mundo exterior. Vc foi o farol , ou melhor, o clarão no fim do túnel. Você é o Cara! Obrigadíssima!
Que bom, não precisa repudiar nada
Sou menino e sou uma pessoa altamente sensivel, descobri que tinha uma sensibilidade aguçada com 23 anos, hoje tenho 26, e eu sempre me senti diferente dos outros meninos. E no passado a minha sensibilidade era confundida vom timidez. As pessoas sempre diziam que eu eram timido e introvertido. E se alguém é ignorante e mal educado, ou faz algo de negativo comigo, eu me sinto. chateado e fico remoendo aquilo por um bom tempo, e eu nunca gostei de fazer atividades em grupos outra caracteristica das pessoas altamente sensiveis, na escola eu nao gostava nem um pouco de fazer trabalho em grupo. E uma coisa que eu gosto de fazer para desenvolver a minha sensibilidade é escrever, quando era criança eu gostava muito de fazer textos, inventava hostórias sobre animais, criava personagens e escrevia textos sobre os personagens que eu criava e etc.
Fred, você não tem noção como me ajuda com seus vídeos. Nunca entendi por quê não sabia lidar com meus conflitos como as outras pessoas lidam. Eu sinto sempre o choro na garganta, muitas vezes não sei nem controlar, parece que tudo dói mais em mim, sei que não é! Seus vídeos me ajudam a entender melhor o que os outros chamam de frescura, mesmo sabendo que sentir tão forte não seja normal não creio que seja frescura, obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco ♥️
Eu também!
Essa sensibilidade tem seu lado positivo: ser mais observador, seletivo e prestativo, pelo fato de estar sempre atento porém tem dias que enche o saco, querer ignorar certos sentimentos e situações e não conseguir.
Sou sensível ao extremo. Habilidades: vejo detalhes e ouço bem. Agora estou em adaptação 🙂mas tem sido difícil, no trabalho ja fui taxada como impulsiva.
Me endentifico.sou assim.
Meu deus, quanta gratidao por esse vídeo!
Fred você é demais!!! Esse vídeo me descreveu muito.
Eu fico impressionada de como você consegue falar sobre diversos assuntos e explicar de uma forma boa...Continue sempre fazendo esses vídeos, eles são muito bons.
Amei!!! Eu precisava muito ouvir isso! Era só o que eu precisava… muito, muito obrigada! Foi um alívio.
Amei! Vc poderia fazer um vídeo pra o oposto, pessoas que ignoram totalmente os sentimentos! :)
😢😢😢 me sinto como se estivesse lhe ouvindo e vendo cara a cara.
que vídeo acolhedor! muito bacana falar sobre como "ressignificar" a sensibilidade, ao invés de simplesmente lutar pra deixar de ser quem se é. adorei 😊💕
Vídeo muito esclarecedor me descreveu todinha sou uma pessoa altamente sensível sinto a dor das pessoas como se fosse minha 👏👏👏👏
Puxa vida, Fred! Dessa vez você me descreveu por completo! Ontem mesmo eu tive uma "crise" por causa disso. Quero muito trabalhar isso porque não me faz bem ser assim, e também acho que acabo sendo muito egocêntrica em certos momentos por só pensar no meu próprio sofrimento.
as vezes corremos esse risco do egocentrismo
Puxa q bacana, me indentifiquei em muitas coisas aqui, obrigado 😀
Isso não me perturba, gosto muito de ser assim,eu tmb não q perder isso não. 🙏🙌
Fred, parece que você leu a minha mente em relação ao tema. Nem vi o vídeo ainda e já vou dar o meu like.
Obrigado Doutor por falar com tanta clareza deste tema.
Aveiro Portugal 🇵🇹
Eu sinto muitas coisas ao mesmo tempo e as vezes n sei dizer o q estou sentindo de vdd e as vezes choro pq isso me faz melhorar
Fred, sou fã do seu canal. Me identifico com sua fala calma que parece um abraço. Obrigada!
Fred, gostei muito do vídeo! Qualquer tipo de excesso é muito incômodo, pois pesa muito na bagagem. 😀 Ao longo da minha vida, não tenho feito outra coisa do que me livrar dos excessos, e olha que a vida tem ficado muito mais leve! Tenho buscado muito a temperança, que com certeza é fruto da maturidade que já adquiri na vida. Abraços.
Eu sou exatamante assim!!! Mas demorei pra perceber que não era um problema, como psicóloga sinto também que isso só me ajuda e me conecta as pessoas e também às artes!! No relacionamento, sim, como vc disse, uma pessoa com senso de lógica ajudou muito, mas não sou pouco pragmática, apenas levo mais tempo pensando...sem sofrer porque na minha análise a capacidade de "desenroscar" foi adquirida!!
Fred, obrigada! Estava pensando essa semana "nossa, como eu queria que o Fred falasse sobre esse tópico". E olha com o que me deparo hoje! Não conheço uma pessoa que aborda com tanto conteúdo e conhecimento (e com tanta exatidão). Continue sempre! Muito obrigada por isso!
Consegui!
Gratidão, por trazer esse tema. Eu realmente estava precisando demais desse material 🙏🏻
Sempre me achei tímida, mas assistindo a sua descrição de pessoas altamente sensíveis me identifiquei com praticamente tudo! Será que sou realmente tímida ou aprendi a me esconder por não saber lidar com a alta sensibilidade? Poderia fazer um vídeo sobre a relação entre as duas coisas? Muito obrigada por esse vídeo!!
O pior é quando alem de ser altamente sensível e se preocupar com tudo excessivamente muitas vezes sem necessidade é quando vc passa a se preocupar até com as coisas que nao tem nada a ver contigo. Como é o meu caso.
Muito bom Fred! Adorei! Esse seu jeito de ser é cativante, parabéns pela autenticidade e trabalho que tanto nos ajuda ;)
Obrigada pelo vídeo e pela sinceridade.Ajudou muito.
Resumindo : as pessoas que nasceram altamente sensível tiveram azar.
Danielle Carvalho Realmente
Acho que vivemos em um mundo cada vez mais vazio de sentimentos, onde tudo é mecânizado... Essas pessoas podem sofrer por viverem neste universo, no entanto, elas trazem um tanto necessário de "cor" a esse mundo já tão "preto e branco".
Vdd
@@lalarissafernandes Exatamente. Essa mesmas pessoas que trazem a vida, a vir a este mundo, através das artes, músicas, pinturas, artes cênicas. Elas dão vida a esse mundo tão seco de sentimentos.
Vou ter q concordar ....
fico completamente desconfortável em certas situações e me identifico completamente com as características citadas pelo Fred. Tô começando a perceber o porquê de ser assim.
Odiando me importar muito quando não deveria.
Sugestão de tema: vergonha e orgulho, até que ponto é bom, a partir de quando é ruim, de onde vem, como lidar com isso, de que se alimentam e onde vivem!
Incrível como é verdade. Só quem é altamente sensível sabe!!! Vc tem toda razão quando fala sobre maturidade. Antes eu era muito mais dramática.
fred me identifiquei com quase todas as características... é muito difícil ser sensível assim
Sou meeega sensível...sons... pessoas falando muito...energia do ambiente... dependendo de como for meu dia fico com dor na cabeça..., estômago... agora consigo lidar melhor com '' ' o que as pessoas vão pensar de mim'' e estou conseguindo me libertar para falar abertamente sobre o que eu sinto... etc...
Poxa! Imagine eu que desenhava muito quando criança! Fugia da escola pq vinha uma imagem na memória que eu ficava louca para passar para o papel, esculpia em argila, cantava e hoje estudo música. Além de ser psicóloga.
Eu sou 100% assim, faço terapia nunca me falaram isso... eu sinto tudo com muita intensidade.. escuto muito ...vejo muito ... e me emociono muito ... até nas postagens sou assim... obrigada 🙏💕