Famílias "problemáticas" | Fred Mattos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 259

  • @julisartto
    @julisartto 6 років тому +141

    Fico impressionada com tanto conhecimento! Resumindo: Cada casa é um hospício kkkk

  • @blogsobreavida
    @blogsobreavida  6 років тому +119

    Uma coisa importante de destacar. Existem vídeos que trago com tom mais de "pegar um problema e trazer uma sugestão de solução (que deve ser aplicada por cada um a seu modo)" e outros vídeos que tem o propósito de levantar questões e problemas sem necessariamente trazer dicas, afinal seria uma coisa muita extensa e mais que isso improdutiva se encarada num tom de "manual de instruções", por isso que nem me arrisco a propor nada que seja pá-pum pela internet e no YTB. Essas coisas demandam olhar mais apurado, em casos mais graves ajuda profissional, então seria até anti-ético propor um "faça você mesmo". Então não é má vontade não propor "soluções" mágicas, é porque as coisas não sendo simples não são de solução simples também.

    • @lucianamoura4712
      @lucianamoura4712 6 років тому +1

      Sobre a Vida obrigada Fred 😊

    • @thaism6878
      @thaism6878 6 років тому +3

      Fred obrigada pelo seu trabalho gostaria que você falasse sobre constelação familiar se possível, abraço!

    • @FernandaOliveira-nt2nx
      @FernandaOliveira-nt2nx 6 років тому +1

      Brigada Fred , eu espero toda semana pelo próximo vídeo , é como se fosse alimento pra alma . Eu agradeço de coração. No meu caso, tive os dois ausentes , pai e mãe ... Viviam como separados, brigando o tempo inteiro, sem ninguém se envolver na dinâmica... Mas estamos aí kkk vamos vivendo e aprendendo , fazendo "terapias por vídeos"

    • @taillafragoso6196
      @taillafragoso6196 6 років тому

      Os temas que envolve família é sempre interessante, pois todos nóis nascemos no seio familiar e isso tem uma influência em nossas crenças e valores. Parabéns por falar objetivamente sobre o tema.

    • @michellec.59
      @michellec.59 6 років тому

      Ótimo vídeo :)

  • @mollyamber7651
    @mollyamber7651 6 років тому +123

    Minha família é horrível!
    Meus pais são fanáticos religiosos
    Eu e meus irmãos nos tornamos adolescentes problemáticos
    Ninguém se importa.
    E tenho impressão que ao longo da vida vou atraindo pessoas assim também.
    Fui molestada por um tio com 9 anos e minha mãe sabia de tudo e a única preocupação dela era que ninguém ficasse sabendo para não falarem mal de nós
    E o tempo foi passando e ninguém nem perguntava como eu me sentia

    • @marianaspadoto
      @marianaspadoto 6 років тому +20

      Sinto muito, Molly. Você não é culpada. Você não está errada. Assista ao Fred. E ao penúltimo vídeo de um UA-camr chamado Arly Cravo. Tudo que você precisa está dentro de você.

    • @FernandaOliveira-nt2nx
      @FernandaOliveira-nt2nx 6 років тому +5

      Sinto muito , estamos aqui pra nos ajudar.. estamos junto 😀

    • @lualisonsouza2202
      @lualisonsouza2202 5 років тому +7

      Ela deve ser uma mãe narcisista, da uma olhada no video do Fred sobre mãe narcisista.

    • @TabataGC
      @TabataGC 5 років тому +1

      Sinto muito

    • @Gabitopia
      @Gabitopia 4 роки тому +3

      Sinto mto por ter passado por isso :(
      Espero que esteja conseguindo fluir melhor com sua vida..

  • @Blankapf
    @Blankapf 6 років тому +59

    Meu wifi caiu e tô gastando minha 3g com esse vídeo de tanto amor por esse canal ❤😍

  • @rosarocha5992
    @rosarocha5992 6 років тому +167

    Na minha humilde opinião:
    1) A sociedade precisa tirar este viés de SANTIDADE das figuras de pai e mâe. Pais não se tornam santificados apenas por terem um filho, eles continuam sendo pessoas, e pessoas são boas e ruins.
    Há um mito sobre o assunto familiar que precisa ser destruído. Existem sim, familiais ótimas, mas não são a maioria.
    2) Há pais - muitos por sinal- que dizem que dariam o rim/ figado/olhos enfim a vida pelo filho se fosse preciso, mas em atividades do dia a dia são frios, reativos, torcem contra, críticos e colocam os filhos pra baixo. Pergunto qual a lógica disso ?
    3) Nem todo mundo está preparado e tem vocação para maternidade/paternidade, precisamos questionar essa " norma social de ser obrigatório ter um filho ".
    Bjs

    • @Fernanda-te1uv
      @Fernanda-te1uv 5 років тому +15

      Rosa Rocha Totalmente de acordo! A sociedade não só santifica a maternidade/paternidade como acredita que um indivíduo adulto deve fazer todo o esforço possível para manter as relações familiares. Pra mim é simples: é toxico? Não te faz bem? Não importa que tipo de relacionamento assim tem que acabar. Não tem porque os indivíduos se deixarem destruir só porque é família. A não ser que os mais problemáticos façam terapia, não tem como as coisas mudarem.

    • @danielafatimadossantosalve9643
      @danielafatimadossantosalve9643 5 років тому +7

      Concordo plenamente com você: para mim, família são pessoas com consangüinidade e só. Amar, respeitar, conviver e desejar a companhia são da minha escolha, sem a obrigação de ter que escolher os familiares.

    • @veralucisantosburlamaqui7490
      @veralucisantosburlamaqui7490 4 роки тому +4

      Por isto respeito qd meu filho de35 anos, nem pensa em ser pai.

    • @zohanbdc4770
      @zohanbdc4770 4 роки тому +1

      Ameiií disse tudo

    • @astrologiadabella
      @astrologiadabella 4 роки тому

      PERFEITO! ❤️✨👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @juliasmarias
    @juliasmarias 6 років тому +4

    Meus pais me tiveram na faculdade. Ambos cursavam o mesmo curso. Minha mãe barriguda e meu pai me ignorava. Para ela as coisas não foram fáceis, admito. Assim, fui criada com os meus avós, ela estava presente, mas quem criou mesmo foram eles. Meu pai pagava a pensão e era negligente (como é até hoje, enviando pensão, mandando mensagem de vez em quando, enfim, daquele jeito. Tenho um contato maior com os pais dele, meus avós paternos). Minha mãe nunca foi uma pessoa muito afetiva, que vira leoa para defender os filhos, se mudou da casa da minha avó quando teve meu irmão com um outro homem, que não o meu pai , da qual eu não gosto e por isso permaneci com a minha avó.
    Minha avó é uma pessoa que criou a 3 filhas, viveu em função delas, sempre autentica, jovem e aventureira. O tempo passou, as filhas sairam de casa, criaram suas próprias familias e ela ficou as minguá. Eu sou o ultimo resquicio dentro de casa do que ela criou, mas já não aguento mais viver na casa. A minha avó é uma pessoa extremamente inconveniente, vive brigando com meu avô, reclama de absolutamente tudo, não consegue ter dialogos saudaveis (tudo vira briga), ninguém a suporta, apenas tolera. Ela é o centro das conversas de familia, porque sempre apronta uma, ou briga com alguem da rua, ou com qualquer pessoa. É chantagista, vive falando sozinha pelos cantos, tem grande ódio no coração. Não se considera da terceira idade e recentemente vai fazer uma peregrinação (sim ela é católica apesar de toda essa descrição, é fervorosa de dentro da igreja), tendo recentemente feito infiltração na perna e esta com o tendão da mão deslocado.
    O problema é ódio que isso toma conta. Por vezes não me reconheço, tamanho tanto ódio que tenho dela, apesar de saber que ela me criou com todo o carinho, quando eu era pequena. Estudo para concurso e sei que vou ter que me sujeitar a isso por muito tempo.

  • @Fernanda-te1uv
    @Fernanda-te1uv 5 років тому +4

    A minha família é disfuncional (muita agressividade, ativa e passiva; falta de respeito com individualidades; culpabilização; inversões e trocas de papéis; mãe levada pela vida, não foi protagonista; comparações; preocupação com aparência. Filho dourado, filho bode expiatório (minha família deveria ser estudada! :)
    Com pelo menos 2 personalidades que considero narcisistas, e como a irmã mais velha, sempre fui revoltada com o funcionamento dela e sempre tentei defender meus irmãos. Mas pra eles o mais importante era se ajustarem e perdoarem. Me afastei de todos, com pena de meu irmão (mais sensível), mas foi melhor pra mim. Eu não me encaixo em tanta hipocrisia e toxidade. Eles se adaptaram, pelo que aparenta.

  • @Dricalatoya
    @Dricalatoya 6 років тому +10

    Tô lascada. Minha família tem todos os problemas elencados. E eu fazendo terapia até hoje. Só quando saí de perto que pude com muita luta seguir minha vida. Quem olha de fora pensa que é frescura pq aparente eu tive escola, comida, pais que não se separaram, condições financeiras médias e etc sendo que por dentro era um caos. Até hoje ainda tenho problemas para ter minha segurança e autonomia. Gostaria de saber como lidar com esse sistema familiar quando voltar para passar férias com eles? Obg e parabéns pelo canal

  • @carolbulhoes7690
    @carolbulhoes7690 6 років тому +59

    Gostei do vídeo,Fred . O mais difícil é quando o filho já é adulto e os pais continuam a insistir no mesmo padrão que antes

  • @moni7953
    @moni7953 3 роки тому +1

    Olá Fred ! Obrigada por trazer temas importantes .. Sou filha caçula com irmão 6 anos mais velho .. porém fui eleita desde 7 anos responsável a fazer de intermediação entre falar para o pai quanto as necessidades financeiras de casa .. Já que meus pais nunca fizeram legalmente a separação. .. foi um inferno até conseguir ter minha casa e independente. . Até hoje com a morte e herança o passado aparece 😕! Até a advogada percebeu que abriria mão para não ter fatos desagradáveis 😨!

  • @MabeStokova
    @MabeStokova 6 років тому +42

    Meu marido foi criado numa família extremamente disfuncional. Mãe narcisista que criou uma bolha social onde o universo, tudo e todos orbitam ao redor dela. Ele certamente carrega várias sequelas, não é fácil pra ele e nem pra mim, que tenho que ficar ajudando ele a se desprender dessa natureza tóxica que sem perceber ele tenta reproduzir na nossa família.

    • @ichkan_
      @ichkan_ 6 років тому +1

      Mabe Stokova VEJA SE SEU ESPOSO NAO SOFRE DE MISOGINIA E SE voce NAO TEM UM DISTURBIO CHAMADO " CO - dependência!!!

    • @MabeStokova
      @MabeStokova 6 років тому +1

      ich kan318798_741
      Acho que tu tá tirando umas conclusões precipitadas, tá não? 😂
      Tem certeza que você leu meu comentário?

    • @tainapsilva
      @tainapsilva 5 років тому +2

      Imagino aqui a vítima de mãe narcisista sou eu, meu marido me ajuda mas eu não reproduzo nada que passei mas sempre tou me vigiando e tenho certa aversão exagerada aos comportamentos que minha mãe tinha comigo. Minha sequelas e mais coisas que demorei a entender a aceitar

    • @exaltabagres
      @exaltabagres 5 років тому +5

      A esposa ajudar o marido é co-dependência agora ahahahahaha e o homem é misógino só por ser homem. Muita palhaçada mesmo.

    • @rosyfernandes2170
      @rosyfernandes2170 5 років тому +1

      @@exaltabagres neee afff cada doido e sua loucura

  • @krisandrade2093
    @krisandrade2093 6 років тому +57

    Fred, muito obrigada pelo vídeo! Tenho uma família complicada e desconectada. Meus pais se separaram quando eu tinha 15 anos. Sou filha única deles. Hoje tenho 33, saí de casa com 21 anos, por problemas com a minha mãe, que é agressiva, narcisista e meu pai machista e controlador. Ambos foram ausentes na minha infância e após a separação a comunicação, que era escassa entre todos, ficou muito ruim e agressiva. Eles têm os seus companheiros hoje e prefiro não conviver com eles, pois há muita competição, invalidação, críticas e desrespeitos em relação a mim. Sou independente e bem sucedida na vida profissional, mas tenho dificuldade em relações pessoais, pois associei relações afetivas a dor. Venho trabalhando essas questões em mim, por meio de livros, cursos e terapias, busco muito autoconhecimento e cura. Mas prefiro ficar longe agora deles (distância saudável e necessária) para me preservar, rompi de vez por um tempo. Lido melhor na ausência do que na presença deles, infelizmente. Parabéns pelo seu trabalho, me ajuda muito! Muita gratidão por tudo! Abraços. Kris X;)

    • @mimfalatudo
      @mimfalatudo 6 років тому +2

      Kris Andrade Força Kris vc vai conseguir se relacionar com as pessoas. Eu acredito em vc. Eu tb sou filha de mãe narcisista e pai ausente. Eu me sinto muito rica hj em dia com os poucos amigos q conquistei, meu marido e meu filho. Tb cortei relações com eles não tem como conviver e ser feliz.. Deixe o passado no passado. Muito amor na sua vida. Se ame. Bjos

    • @krisandrade2093
      @krisandrade2093 6 років тому +1

      kelly gonçalves Muito Obrigada pelas palavras de incentivo, Kelly! Sim, também acredito que vou superar as dificuldades passadas, estou trabalhando o meu amor próprio e autoestima todos os dias e curando as dores. Acredito que todas as coisas cooperam para o nosso bem, crescimento e aprendizado. Deus abençoe ricamente você e sua família. Abraços. Kris X;)

    • @deahsales
      @deahsales 6 років тому +1

      Também tenho dificuldade com relações pessoais por conta da minha família.

    • @krisandrade2093
      @krisandrade2093 6 років тому +2

      Andrea Gonçalves O importante não é o que fizeram com a gente, mas o quê nós decidimos fazer com isso! Escolha assumir a autorresponsabilidade por sua felicidade! Cuide do seu amor próprio e se dê e dê ao mundo tudo o que não recebeu em casa! Amor, atenção, respeito, cuidados, seja luz! Abraços. Kris X;)

    • @deahsales
      @deahsales 6 років тому +1

      Kris Andrade Kris Andrade queria eu ter coragem de cortar relações com eles. Minha mãe é abusiva e usa de chantagem emocional para me manter próxima deles. Da minha irmã, que nunca tivemos um bom relacionamento. E isso nunca cura minhas feridas.

  • @arlethteran
    @arlethteran 4 роки тому +12

    A dinâmica na minha família era a seguinte: minha mãe cuidava de casa, meu pai trabalhava e bebia praticamente todos os dias e se tornava agressivo, então minha mãe tapava o sol com a peneira. Ela sempre fazia de conta que tava tudo certo, mas isso era uma grande mentira. Lembro que isso começou a afetar o meu comportamento e do meu irmão. Nos tornamos mais agressivos em relação a minha mãe ( provavelmente uma escolha inconsciente). Pensando hoje me parece que essa talvez fosse nossa válvula de escape. Havia um problema que era jogado pra debaixo do tapete, entretanto as suas consequências foram aparecendo: minha mãe passou os últimos anos de sua vida doente, já que aceitava tudo que vinha por parte do meu pai. Fazia isso para manter a "família", algo que parecia ser importante pra ela.

    • @vanzellabruna
      @vanzellabruna 2 роки тому

      Poxa vida. Espero que estejam bem 🙏🏼😥

    • @arlethteran
      @arlethteran 2 роки тому

      @@vanzellabruna obrigada

  • @valeriaamedina5087
    @valeriaamedina5087 3 роки тому +1

    Fred, primeira vez aqui. Hoje em dia minha família é só eu,, meu filho e minha gatinha. Ainda tenho pai e mãe, irmãos e suas famílias, mas me sinto uma estranha no ninho. Sempre fui e sou a *errada* e a *erratica* então a família perfeita me machuca profundamente. Pra ser feliz fugi e sou criticada. Fiz o melhor.

  • @illana_eu
    @illana_eu 6 років тому +8

    Problemáticas em dupla: filhos adolescentes com irmãos recém nascidos, e pais separados, os adolescentes ajudam na criação dos irmãos menores e passam a ser vistos como até irpais, pois se responsabilizam junto com a mãe na criação dos irmãos, sabendo que não são pais. Como as crianças entendem e como isso pode se tornar algo positivo para elas e para os adolescentes que agora são adultos?

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 років тому +2

      Illana Larissa Há uma diferencia entre serem apoiadores do processo e pais substitutos, o peso é grande e o ganho é menor que o aprendizado.

  • @anerrivi1225
    @anerrivi1225 3 роки тому +1

    Muito bom 😌

  • @Midiatize
    @Midiatize 4 роки тому +4

    kkkkkkk descreveu minha familia do inicio ao fim!!! tá sendo muito bom assistir teus videos! poder entender que certos comportamentos sao tóxicos quando eu fui criado pra acha-los normais tem sido libertador. Eu realmente sinto que estou "botando ordem na casa" das minhas emoções mais profundas e fundamentais. Obrigado. Abraço

  • @lorsilva7282
    @lorsilva7282 6 років тому +4

    Me lembrou o meu pai quando você citou sobre casais que não são adaptáveis em relação as mudanças. Basicamente, atualmente meu pai é alcoólatra. Pelo o que sei quando a minha mãe conheceu ele, ela já sabia disso (que ele bebia, porém não bebia tannnto e não chegava em um ponto dele ser assim) Meu pai SEMPRE foi dedicado a dar tudo de melhor e segurança, mas ultimamente tudo está mudando... o que está gerando uma grande dor de cabeça: todo dia chega bêbado procurando discussão comigo, com a minha irmã ou com a minha mãe. Do que ser pai está passando a ser como um inimigo. Minha mãe tem pressão alta, eu e a minha irmã estamos ficando isoladas e estressadas com qualquer coisa, até com um simples "A'' que venha da boca dos dois. Em conclusão: minha mãe avisa o quanto isso é ruim na adolescência e ele sequer se toca.

  • @tainandasantos6006
    @tainandasantos6006 6 років тому +2

    Venho de uma família problemática fui embora da casa da minha mãe com 16 anos pq já ñ aguentava as brigas e chantagens emocional q minha mãe fazia e fui morar com um homem q nem conhecia pra sumir de la meus pais tiveram 10 filhos e eu sou a mais velha hj tô com 26 anos moro com mo mesmo homem as coisa na minha mãe não melhorou sempre q vai um embora ela pega outro filho pra "Cristo" eu tento passa pra minha família, filha, meus enteados e marido tudo q ñ vivi com minha família, mas é dificil

  • @mocam780
    @mocam780 2 роки тому

    Você é luz para mim. Vou me educando com você para não repetir padrões disfuncionais familiares de origem. Todos os dias é exercício mas vamos caminhando.

  • @kequelvitoria3570
    @kequelvitoria3570 6 років тому +5

    Todos ou quase todos podem saber sobre mim, menos minha família. Eles não.
    Eles me dão uma falsa liberdade, não dizem o que posso ou não fazer, só que quando algo dá errado. Eles meio que surtam, isso é muito ruim. Eles não me conhecem mas tem autoridade para me fazer sentir ruim, já que não dá pra mudar.
    😧

  • @tany2524
    @tany2524 3 роки тому

    Olá Fred. Se você conhecer a minha história ficaria estudando por longo tempo. Eu filha do meio de uma família classe média alta ... abusiva e violenta tive que viver situações inimagináveis e até hoje não existe entre eles nenhum afeto por mim ... ( a depositária ). Tenho 60 anos e proscrita de toda família primos e amigos dos familiares. Houve um processo judicial, sentença meu favor, de maus tratos e abusos emocionais desde a infância e outro de Interdição provisória sem minha presença e a sentença ganha a meu favor, não fui considerada incapaz de reger minha vida. E meus irmãos sempre a favor dos progenitores e a irmã mais velha mentora do segundo ao qual durante o processo venderam o bens da família. Após o primeiro processo que recebi o direito à uma pensão alimentícia aos 53 anos no Brasil ( acredite ) e o segundo foi cancelada a interdição provisória, enfim tudo muito dolorido que me fez até hoje viver as sequelas existenciais ( apesar de mais de 10 anos de terapia) e a exclusão familiar e social. Lógico que busquei ajuda profissional e tive a sorte de ser realmente vista por dois grande profissionais da mente humana que me auxiliaram durante os processos.O meu relato é para evidênciar e afirmar que sim qualquer ser humano pode formar uma família e que famílias não saudáveis existem e as pessoas não devem Julgar sem saberem a real dinâmica que as envolvem.
    E SALVEM AS VÍTIMAS DESTAS PESSOAS TÓXICAS ... SE VIREM UMA CRIANÇA MACHUCADA ... APANHANDO DEMAIS ... OPRIMIDA ... ANORÉXICA E COM UMA TRISTEZA GRANDE NO OLHAR ... AUXILIEM ... OBSERVEM ...
    NÃO SEJAM OMISSOS!!!
    MUITO AGRADECIDA FRED ... SÃO EXCELENTES SEUS VÍDEOS, ESPERO QUE AUXILIE MUITAS PESSOAS QUE ESTÃO VIVENDO TRAGÉDIAS E NÃO TÊM IDÉIA DO QUE REALMENTE VIVEM E DE COMO SE SALVAR E BUSCAR AJUDA.
    E CONTINUE COM SEU HUMANISMO SENDO LUZ CELESTIAL DIVINA 🌟

  • @brenokisch
    @brenokisch 4 роки тому +1

    todas. mas no caso meus pais eram narcisistas, eu me sentia invalidado e ao mesmo tempo muito carregado de expectativas e de agradar a eles ((que no fim eu acho que não os conhecia de verdade), eu só estou me conhecendo agora. aprendi que eles não vão mudar, eu tenho que viver a minha vida. mesmo eles achando que eu não sou capaz. porque nao é isso que eu tenho na minha cabeça, é uma visão deles próprios em mim

  • @analluap
    @analluap 6 років тому +69

    Minha mãe destruiu minha vida e a dos meus irmãos. Kkkk eu dou risada pra tentar levar numa boa mas, quase me matei por causa dela. :')

    • @karenespindola7
      @karenespindola7 6 років тому +6

      Ana mãe narcisista.. tb tenho uma..

    • @robertamaria9368
      @robertamaria9368 6 років тому +5

      Ana no meu caso foi o meu pai.

    • @mimfalatudo
      @mimfalatudo 6 років тому +5

      Tb tenho mãe narcisista. Muito comum infelizmente

    • @analluap
      @analluap 6 років тому +16

      É triste quando as pessoas que deviam te apoiar na vida, são a causa da destruição da mesma!

    • @mimfalatudo
      @mimfalatudo 6 років тому +4

      Ana Realmente é triste mas somos maiores q isso tudo. Existe vida pra nós. Superar a dor com terapia . Se amar muito e deixar o passado no passado.

  • @gisilv2710
    @gisilv2710 5 років тому +1

    Minha família de origem tem todos esses traços problemáticos. Faço de tudo para não repetir esses erros na família que formei. Sei que nenhuma é perfeita,mas que pelo menos seja um lugar saudável emocionalmente. Seus vídeos têm me ajudado bastante

  • @kamillaaraujo2021
    @kamillaaraujo2021 5 років тому +1

    Nossa me identifiquei em vários aspectos, ontem passei por uma situação um tanto quando delicada e desagradável. Resumidamente falando, minha mãe sempre foi excessivamente rígida em minha criação e sou a irmã mais velha de três irmãos (uma Irma é um irmão). As repressões começaram por mim e trouxeram danos profundos em minha auto estima, estados deprimidos. Minha mãe odiava que eu chorasse, porque dizia que meu choro não resolveria problema algum em minha vida.. quando mais velha minha irmã começou a me policiar, em tudo que eu fazia ou dizia para fofocar tudo para minha mãe (eu tinha por volta de 15 anos), então nunca contei muito as coisas particulares da minha vida a ela (com medo dela contar para minha mãe na época) , eu fui repreendida por querer ficar com um menino, aos 15 anos (minha irmã pegou mensagens no celular)e com isso até de fazer trabalhos escolares na casa de terceiros.. Estou tentando chegar no ponto em que estamos hoje para que vocês leitores possam me compreender. Recentemente bloqueei minha irmã das redes sociais (eu prefiro evitar as críticas e comentários negativos e maldosos sobre o que eu posto ou deixo de postar,porem é aberto para os demais), eu a amo muito mas nunca fomos amigas. Ela ontem me mandou uma mensagem desaforada justamente devido o bock nas redes sociais, pelo wpp e me bloqueou em seguida dizendo que eu não ligo pra ela, que não converso com ela , mas ela também nunca me mandou uma única mensagem sequer que não fosse para me criticar ou questionar. Então tomei uma espécie de medo dela.. hoje tenho 25 anos. Levo minha vida numa boa mas fico pensando se fui errada em te lá bloqueada do Instagram sendo que pessoalmente sempre a tratei como uma princesa, com muito carinho.

  • @daniellemattos5868
    @daniellemattos5868 6 років тому +18

    Nossa, q aula. Identifiquei várias características na minha família e outras q convivo. Queria saber se pode um irmão assumir o papel de filho problema é o outro ser o Messias? Eu cresci quebrando a cabeça com os problemas dos meus pais, eles vinham me perguntar sobre tudo, e agr gradualmente eles estão passando o meu irmão pra minha responsabilidade, ele mora comigo, n trabalha, nem estuda, achava q era culpa dele. Mas quanto mais aprendo vejo q ele foi criado como dependente e eu como responsável. Já fiz mtas terapias, tenho tentado ajudar ele, mas ele acha q n precisa de ajuda.

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 років тому +2

      Danielle Mattos de Sousa com certeza pode

    • @marina.albuquerque
      @marina.albuquerque 5 років тому +2

      Daniele, tu já viu o vídeo sobre pais abusivos?
      No vídeo o Fred fala sobre os filhos assumirem as responsabilidades dos pais.
      É muito esclarecedor e pode te ajudar.

    • @mariananogueira6581
      @mariananogueira6581 4 роки тому

      A minha família também é assim. E eu sou responsável por tudo.

  • @lucilia9
    @lucilia9 6 років тому +12

    Minha família é muito problemática e mais normalzinha sou eu, sou filha de mãe narcisista e sofro muito, procuro manter minha mente sã, procuro ajuda psicológica, ouço muito você Fred que tem me ajuda a entender algumas coisas e sou muito grata, mais não é nada fácil, sofro com dificuldades de encarar um emprego e me ,manter nele, pois dizem que sou muito introspectiva, tenho um vulcão de profissionalismo dentro de mim e não consigo por em pratica pois não tenho chances!

    • @Fernanda-te1uv
      @Fernanda-te1uv 5 років тому +1

      Lucilia Silva Vai morar longe da família, tua vida melhora. Se esperasse por um ok dos analistas que tive, nunca teria tomado essa decisão.

  • @alexserafim2661
    @alexserafim2661 4 роки тому +10

    |Tem dias que passo noite inteira dentro do carro pra nao ter que olhar para eles, me sinto muito sufocado e invejado tempo todo. *#CANSEIDESEROTÁRIO**.*

  • @barbaramendes6996
    @barbaramendes6996 6 років тому +1

    Estou verdadeiramente IMPRESSIONADA! Essa semana cheguei a escrever sobre a questão familiar e seu vídeo corrobora EXATAMENTE c/minha percepção. A problemática familiar é 1 questão bem relevante! Uso a expressão "Família de porta retrato".
    Adorei a "Doriana".👏🖒

  • @heloisasandri
    @heloisasandri 4 роки тому

    Minha família tem problema da mãe depressiva, filho doente que virou problemático, a comunicação ambivalente e filhos acima de tudo.
    Minha irmã mais velha tinha problemas de convulsão quando pequena, o que deixou minha mãe doente de preocupação, resultando em excesso de mimo e ela acabou virando uma filha problema, difícil de lidar. Graças a isso minha mãe se negligenciou e colocou nós filhas no centro do universo, resultando numa mãe depressiva extremamente insatisfeita com a própria vida e decisões, inclusive com o próprio parceiro, que também ficou deixado de lado. Então o relacionamento de ambos é frio e distante. E a comunicação ambivalente aqui em casa é de muita hiprocrisia, dando sinais diferentes dependendo do humor, por exemplo quando eu tento ser independente e verbalmente sou incentivada, desde que respeite a independência que eles querem (que não é tão independente assim).

  • @ledamaekawa9079
    @ledamaekawa9079 3 роки тому

    Demais, Fred!

  • @pensandosobreavida9203
    @pensandosobreavida9203 4 роки тому +1

    Fred vc está me ajudando muito no meu desenvolvimento pessoal. Só aos 20 anos consegui entender muitas problemas na minha família que eu fechava os olhos para isso, porque achava normal. Seus vídeos estão me ajudando a abrir os olhos e consegui de alguma forma entender meus familiares e consequentemente saber lidar com esses problemas familiares que não depende só de uma pessoa pra mudar, mas com a clareza do problema fica um pouco mas fácil solusionalos. Muito obrigado Fred!!!

  • @renatadutra8529
    @renatadutra8529 6 років тому +4

    Fred, eu gostaria de ver um vídeo sobre avós que se sobrepõem na educação do(a) neto(a) quando a família é monoparental. Isto é, avós que fazem de conta que a criança/adolescente tem mãe, mas passam por cima da figura materna o tempo todo.

  • @lucasdasilveira2926
    @lucasdasilveira2926 4 роки тому

    Minha familia em certa parte é problematica, minha mãe é em varios modos obsessiva e meu irmao herdou esse comportamento portanto eles vivem em conflito, meu pai é menos problematico e ainda n consigo indentificar mt bem oq tem nele, eu tenho varias coisas q herdo dessa estrutura conturbada e sinto q estou aos poucos me desfazendo disso, este canal esta me ajudando bastante, obrigado.

  • @alessandrakaren5632
    @alessandrakaren5632 6 років тому +2

    Esperei tanto por esse vídeo! Muito esclarecedor como sempre. Fred, um tipo de família que você não abordou é aquela em que os pais não parecem se ligar emocionalmente aos filhos, quando os filhos não tem participação ou diálogo com os pais, quando não há carinho/afeto desde a infância. E o que a pessoa carrega da família mesmo não querendo? Estamos condicionados a repetir alguns erros? Ao notar coisas que não se quer para a própria vida/nova família, dá para mudar totalmente a estrutura em que se foi criado? Um abraço. Adoro teus vídeos. Não perco um!

  • @teckaspereira686
    @teckaspereira686 3 роки тому +1

    Minha família é tóxica. Tudo é um problema.. Fofoqueira, preconceituosa, narcisista, crítica com a vida dos outros. Se alguém vai de férias um já fica invejoso e tentam competir... Enfim eu não quero isto para mim, sinto que me está a fazer mal cada vez que me aproximo.

  • @haesperanca8562
    @haesperanca8562 5 років тому +2

    Gostei do seu canal! Seus temas são bem reais e os comentários de cada vídeo mostra a importância do assunto. Muitas vidas precisando de ajuda pra enfrentar esses conflitos que traz graves consequências. Parabéns Fred por se dedicar a ajudar muitas pessoas 👋👋👋

  • @principemestico3787
    @principemestico3787 2 роки тому

    17:13
    No filme "O Extraordinário" é bem assim.

  • @testandoreceitascomdanny4460
    @testandoreceitascomdanny4460 4 роки тому +1

    filha de um pai alcoolatra e uma mãe narcisista, pois bem essa sou eu, me considero uma sobrevivente, porém com sequelas, sofro de transtorno bipolar e depressão, minha vida não é nada fácil.sou traumatizada .

  • @elainesouza7567
    @elainesouza7567 4 роки тому +1

    Voce fala muito sobre familia e pais problematicos. Que tal falar um pouco de filhos abusados, manipuladores e talvez sociopatas? Grata.

  • @amandabm3047
    @amandabm3047 4 роки тому

    Os meus pais eram separados, moravam juntos, mandavam a gente falar pros outros que moravam separados, brigavam como separados que não se suportavam e a pouco qndo eles se separaram de verdade a gente descobriu que eles "dormiam juntos." Mas eu e a minha irmã nunca vimos nenhum tipo de manifestação de carinho entre eles. A gente nem entendia qndo as pessoas falavam "ah mais eles devem se gostar " por a gente nunca viu eles dando certo e eles brigavam todo dia.

  • @thaisvieira1534
    @thaisvieira1534 5 років тому +1

    Família é ter a mesma visão a longo prazo. Concordância de ideias, um mesmo objetivo.

  • @suzanalima8346
    @suzanalima8346 3 роки тому

    Gostaria que vc gravasse um vídeo falando da família que realmente eu feliz e funcional

  • @JulianaOliveira-dz4on
    @JulianaOliveira-dz4on 6 років тому +17

    Você tem uma estatística para esse tipo de família, digo uma estatística pelos casos que você atende no seu consultório?? Parece que 90% das famílias que conheço são disfuncionais, será que é isso?? Parece que é a maioria. Então a psicologia tem espaço pra crescer muito, pois é um mercado muito promissor

    • @blogsobreavida
      @blogsobreavida  6 років тому +1

      Ju Ca Não existe essa estatística, seria meio impossível que uma pesquisa dessa fosse feita até 🙂

  • @cristinacastro5124
    @cristinacastro5124 6 років тому +2

    Olá Fred, sim faço parte de uma família disfuncional...sou filha de mãe narcisista. Seus vídeos são ótimos e de grande auxílio. Gratidão! 💖🙏

  • @joicemello7629
    @joicemello7629 4 роки тому +1

    É impressionante como parece que você viveu cada situação da qual você trata. Como os outros terapeutas falam ainda com uma certa distância e você, independente do tema fala com mais intimidade da situação.

  • @palavraporpalavra3696
    @palavraporpalavra3696 6 років тому +5

    Muito interessante o vídeo. Achei interessante a interferência do machismo em diversos aspectos da dinâmica familiar. Seria legal fazer um vídeo sobre como essa faceta da sociedade pode influenciar na vida a das mulheres e na forma como elas lidam com a vida.

  • @alessandrapelegrini6890
    @alessandrapelegrini6890 6 років тому +2

    Você poderia fazer um video falando sobre a perda de um ou de ambos os pais precocemente e a consequência na vida da pessoa e no seu processo de maturidade emocional.

  • @alinecardoso9668
    @alinecardoso9668 3 роки тому

    Na minha família tem a dinâmica do triângulo amoroso e os pais inseparáveis, meus pais são casados a mais de 40 anos mas só brigam e quase não se falam, meu pai fala que ficou em casa por minha causa e da minha irmã, mas mesmo depois que ficamos adultas ele continuou, passei minha infância, adolescência e vida adulta com um falando mal do outro, meu pai me colocou como a responsável de dar atenção a ele, sair com ele, eu ao invés de curtir minha infância e adolescência como uma pessoa normal eu só saia com meu pai, só depois dos 18 anos eu fui mudando bem lentamente.

  • @diegomartins375
    @diegomartins375 6 років тому +4

    Melhor canal do UA-cam 👏👏

  • @patriciaemery
    @patriciaemery 6 років тому

    Quero saber como é uma família funcional? Porque minha família tem muitos das características que vc falou. Mas acho que é uma família unida e feliz. Tipo família eu, tua e eles. Mas principalmente nós. É em relação a problemas que cada um tem. E simples eu comecei a fazer fazer terapia na faculdade, e convenci meu pai minha mãe, minha duas irmãs, meu irmão, só falta convencer a irmã mais velha. Todos melhoram com pessoa e como família. Eu sou assim da doente vai pro médico, não sabe viver aprende e perdoa os pais, adulto tem que tem responsabilidade sobre sua felicidade. Meu conselho para todos que amo. Vai fazer terapia, investimento com retorno garantido.

  • @carolgoesbrazenglish
    @carolgoesbrazenglish 6 років тому +5

    Por favor explore cada questão em vídeos diferentes!

  • @isabellabergamo
    @isabellabergamo 2 роки тому

    Vídeo maravilhoso! Ótimo conteúdo 👏🏼

  • @gianecezar5201
    @gianecezar5201 6 років тому +5

    Aproveitando o gancho da família explica para nós algo sobre constelação familiar sistemica!😍

  • @nathaliaalbinos
    @nathaliaalbinos 6 років тому +2

    Fred, eu me vejo como a única fora da minha família. Meus pais e meu irmão mais novo têm valores e estilos de vida semelhantes e o meu contrasta muito do deles. Estou morando sozinha há meio ano e vim passar as férias de inverno com eles, e me percebi desacostumada com a vida familiar e com isso muito menos tolerante perante as inflexibilidades, falta de empatia e intolerâncias deles. De modo inverso, me tornei intolerante como eles, mas para com eles. E como vejo eles como parecidos, sinto que se juntam contra os meus pontos de vista. Como posso harmonizar um pouco essa situação?

  • @isissoares4957
    @isissoares4957 4 роки тому +1

    E quando você vê várias dessas dinâmicas na mesma família. Complicado heim!

  • @thaisampaio
    @thaisampaio 6 років тому +3

    Muito interessante notar que numa mesma família também podem existir mais de um desses traços que você citou. Notei dois ou três traços presentes na minha família. Muito interessante!
    Fred, posso sugerir um tema? Você poderia falar sobre temas na área profissional? Exemplo: chefes autoritários, ou chefes que se envolvem emocionalmente com os funcionários (chefe - mãe, chefe - pai), ou até abuso de poder , trabalho excessivo, perfeccionismo na vida profissional etc?
    Adoro seu canal e sempre acompanho seus conteúdos, adoro psicologia e a forma como você aborda esses diversos campos dela em seu canal...
    Abraço!

  • @camiladeguimaraes681
    @camiladeguimaraes681 6 років тому +2

    kkkk vc tá cada dia mais divertido nos vídeos, Fred!xD
    Faz um vídeo sobre pais facilitadores.

  • @kellyralphtrips
    @kellyralphtrips 5 років тому +8

    Meu sonho de infância era ficar doente.

  • @iasmimbarros5763
    @iasmimbarros5763 6 років тому +2

    Fred seus vídeos me ajudam muito enquanto estudante de psicologia e enquanto pessoa 🤗
    Como sugestão para próximos vídeos você poderia falar de como os pais podem abordar melhor suas relações com filhos gêmeos idênticos aproveitando assim suas individualidades 😉

  • @metamorfoseandovlog9705
    @metamorfoseandovlog9705 5 років тому +1

    Minha família é pequena e ninguém procura ter contato uns com os outros

  • @susanoliveira3155
    @susanoliveira3155 3 роки тому

    Meu pai foi ausente presente e minha mae foi opressora...e é interessante eu chegar num nivel de maturidade p conseguir enxergar isso sem raivas ou mágoas

  • @agatharibeiro345
    @agatharibeiro345 2 роки тому

    Cheguei aqui pelo site no Google, o depoimento do rapaz de 2018 caiu como uma bomba para mim. Sinto na alma a tristeza dele, passo por algo parecido. Sinceramente, vou morrer sem entender porque tais pessoas não vivem normal sem por filhos para serem torturados no mundo. É tão difícil assim?????. Ain mas eles te deram a vida, tô procurando a serventia se você tenta morrer 🤭. Tô rindo de desespero.

  • @Jessica-fb6yn
    @Jessica-fb6yn 5 років тому +2

    Teria um vídeo que possas falar sobre uma criança que nasce numa familia extremamente violenta, em que os pais se agridem e agridem a criança fisicamente e psicologicamente? Há como essa criança mudar seu comportamento e vida no futuro? Eu acredito que sim mas de que forma?

    • @a377jtcndd
      @a377jtcndd 3 роки тому

      O meio externo teria q auxiliar. A escola, instituições próprias pra tais casos... Eu só vejo esse meio. Pois senão ela teria q fazer a autoanalise sozinha após algum baque em sua vida, após assistir esse vídeo por exemplo. Querer se autotransformar já tendo alguém do lado ou ela ir buscar alguém após uma autoanalise... Bom, depende do contexto dessa pessoa.

  • @sheldoncampos5291
    @sheldoncampos5291 6 років тому +1

    Eu te seguia no Medium. Voltei a escrever lá, seus textos são incríveis!

  • @adeliaaparecida420
    @adeliaaparecida420 5 років тому +1

    Oi Fred, parabéns por suas reflexões e principalmente pela clareza espontaneidade e muito humor e amor como se expressa 😀🙌
    Uma sugestão : fala sobre "filhos insensíveis",indiferentes ...

  • @azideia6217
    @azideia6217 6 років тому +1

    Sou tricoteira 🙌
    Ouvi o ep 51 com você, minha cabeça explodiu e tive que procurar seus vídeos!
    Vc tem me ajudado muito
    Parabéns pelo seu trabalho!

  • @israelfelipe2729
    @israelfelipe2729 6 років тому

    Gostei muito do seu vídeo, e me identifiquei com vários aspectos relacionados a minha família, no meu caso adiciono que a família perfeita se deu por meio de uma religião no qual o interferiu na minha criação onde o sistema era muito rígido, com leituras bíblicas constantes, serviços de evangelização bem definidos, e uma série de imposições do que não fazer, como resultado fui uma criança e adolescente isolado das outras pessoas da mesma idade que a minha, me comportando desde o início como um adulto com metas para bater e sem poder errar, e tudo isso era motivado pelo medo dos meus pais de que eu me desviasse do "caminho" e até hoje tenho sérios problemas de sociabilização.

  • @isislima6627
    @isislima6627 6 років тому +4

    Um dos seu melhores vídeos!!

  • @marianabarbosa2420
    @marianabarbosa2420 4 роки тому

    Estou amando seus vídeos. Gosto da sua maneira de abordar os assuntos.

  • @giovanacorrea2
    @giovanacorrea2 4 роки тому +1

    a familia do meu marido, tudo aglutinado, um em cima do outro o tempo todo, ciúmes um do outro, a falta de limite e respeito pelas individualidades, minha sogra toda vida reclamando e passando infelicidade e descontentamento com o casamento, mas sempre tentando passar aparência de tudo bem, depois de tantos abusos físicos e psicológicos ainda esta casada e todo ano comemora um casamento totalmente fracassado, só pq precisa manter a família, e nunca lidou com os problemas conjugais e depositou tudo nos filhos, todos os seis filhos se atacam passivamente, o tempo todo, cada filho tratado de uma forma, o que incapaz e precisa de ajuda, o dodoí, o distante que precisa ser trago pro lado deles o tempo todo, o todo poderoso, a mátire, da uma novela... eu fico so observando de fora e penso, meu Deus, muitas coisas refletem no meu casamento, porque meu marido tem inseguranças e bloqueios emocionais horríveis por causa da vida conturbada.

  • @izeify
    @izeify 6 років тому +3

    Fred ,seus vídeos me ajudam muito a lidar com certos problemas, obrigada

  • @lainacanova8122
    @lainacanova8122 6 років тому +7

    ❤, apenas

  • @lucianaribeirosantana4814
    @lucianaribeirosantana4814 6 років тому +4

    Fred, adorei o vídeo. Grata 🙏
    Q tal fazer um vídeo sobre esses tópicos e explicá-los melhor? Por exemplo, um vídeo sobre famílias fundidas e a importância do espaço pessoal, ou sobre triangulação em relacionamentos... 💙

  • @veralucisantosburlamaqui7490
    @veralucisantosburlamaqui7490 4 роки тому

    Tive uma infância draumática com uma mãe narcisista que abandonou a mim com 7 anos e minha irmã com6 anos , com meu pai e foi embora . Nunca consegui saber o motivo, depois meu pai casou-se novamente e minha madrasta , boicotava sem que meu pai soubesse, as filhas dele.Depois de 3 anos de Terapia Cognitiva Comportamental com uma ótima terapêuta, estou finalmente enteendendo este rolo todo.

  • @saulo5380
    @saulo5380 6 років тому +6

    Importantissimo esse tema, passei por isso e a terapia ta me ajudando bastante

  • @TheCarolfive
    @TheCarolfive 6 років тому +2

    Amo os seus vídeos....

  • @claudetesantosdasilva5427
    @claudetesantosdasilva5427 5 років тому +1

    Obrigada pelo tema Fred 🖒👏😉vou por em prática tudo 🙏❤gratidão

  • @renattoalmeida4530
    @renattoalmeida4530 6 років тому

    Fred vc falou de vida própria. Já faz um tempo que eu n sinto prazer em fazer nada, eu sinto um vazio como se eu precisasse de algo q me alegre. No início eu comecei a ficar com mts meninas eu me sentia bem ,acho q isso alimenta meu ego, eu n dava em cima delas p beijar(algo q se tornou banal p mim) mas pelo fato de poder dizer p mim mesmo q eu fiquei com ela. Porem isso n tem mais efeito n tenho animo p fazer mais nd, e nd me da prazer mais. N sei oq é isso mas queria q vc pudesse me dizer oq é.

  • @Gabitopia
    @Gabitopia 6 років тому +6

    Vc eh demais! Grata!!

    • @Gabitopia
      @Gabitopia 4 роки тому

      Nossa eu já tinha visto e comentado kkkkkkkkkkk

  • @nildipontes9605
    @nildipontes9605 4 роки тому

    Fred adoro seu jeito de explicar...fica tudo muito claro.

  • @luanasella4987
    @luanasella4987 6 років тому +1

    Precisava disso HOJE!!!!! Obrigada!

  • @felipevanderson1301
    @felipevanderson1301 6 років тому +4

    Por que mesmo identificando essas dinâmicas na minha realidade é difícil se abrir para os pais/filhos ?

  • @evelaineberto4144
    @evelaineberto4144 6 років тому +2

    Primeiro vídeo que vi e fui a primeira a comentar kkk. E que comentário. Kkk Até agora não consegui sai do canal. Maravilhosoooooo. Parabéns pelo trabalho!!

  • @S2flazinha
    @S2flazinha 6 років тому +1

    A minha família tem todos esses problemas 😔😭

  • @amemais7336
    @amemais7336 5 років тому +1

    Parabéns porque não te conheci antes ?

  • @vanessadeoliveira8302
    @vanessadeoliveira8302 6 років тому +2

    Obrigada por isso. 😘😍

  • @evelaineberto4144
    @evelaineberto4144 6 років тому +37

    Nossa!! Ele se parece com o cara da série Lá casa de papel.

    • @karenespindola7
      @karenespindola7 6 років тому

      Evelaine Evelaine acho que parece mais com o Luciano Amaral.. sempre nos vídeos eu pendo: onde tudo pode acontecer.. rs

    • @brunapasquetto1300
      @brunapasquetto1300 5 років тому

      Verdade. Ele parece o professor.

  • @gabrielanaomi8771
    @gabrielanaomi8771 6 років тому +2

    Muito bom o vídeo! Conteúdo maravilhoso.

  • @nildipontes9605
    @nildipontes9605 4 роки тому

    Fred...não me sinto bem mostrando minha vida pelo bem ou pelo mal a minha família. Parece que nada tem importância pra eles sobre mim. Mas eles adoram me sobrecarregar com o que acontece na vida delas.

  • @mariadamata5553
    @mariadamata5553 5 років тому

    Tô aprendendo muito como lidar com meus filhos

  • @patriciavramos6542
    @patriciavramos6542 Рік тому

    Fred, e quando a rotina dos pais idosos reflete sobre a vida dos filhos? Quando os filhos deixam de viver as próprias vidas pra cuidarem dos pais… como funciona?

  • @anderiemendes4685
    @anderiemendes4685 6 років тому +2

    Fred seus vídeos sempre ajudam. Parabéns!!! Gostaria de saber sobre esquizofrenia. Bjo

  • @darienchiba6682
    @darienchiba6682 6 років тому

    Gostaria que vc falasse sobre autismo, síndrome de asperger, esquizóides e nerds.

  • @carolgoesbrazenglish
    @carolgoesbrazenglish 6 років тому

    Tema super importante!!!!
    Obrigada Fred!

  • @LorenBritto
    @LorenBritto 4 роки тому

    Gratidão!

  • @deividlufoes3450
    @deividlufoes3450 6 років тому +3

    Faz um vídeo de como lidar e evitar grandes frustrações ^^
    PS: adoro os teus vídeos

  • @miutube6266
    @miutube6266 6 років тому

    Primeiramente parabéns pelo cantor que reside aí 😂🎤🎶
    Esse vídeo foi excelente, vídeos relacionados a família são sempre muito úteis, no trecho do vídeo de 8:09 a 8:21 tomei muito pra mim, passo por essa questão mas estou aos poucos tentando me desprender disso, o problema doutor maior que eu vejo nas pessoas é a falta de maturidade e empatia pelo outro.
    Gostaria de ter um pai assim que falasse a verdade nua e crua na cara pois muitas vezes dá pra perceber que os pais de certa forma querem nos transforma em *Fantoches* das suas vontades por achar que temos que fazer tudo conforme o itinerário deles, mas, esquecem que os que devemos ter é respeito.
    Esse vídeo eu vou ver e rever pra prestar bem atenção nos tópicos
    #invejaboadamaturidade que pouco se encontra por aí!
    Desculpa o texto, acho que foi mais um *desabafo*

  • @solangeyout
    @solangeyout 4 роки тому

    Ajudou muito. 🙏 Gratidão!