Eu tenho Les Paul, quase comprei SG. O som abertão da SG me agrada demais, embora a posição do captador do braço das LP me remetem mais às Fenders (sou strateiro, não abro mão do captador do braço no exato 3.°/4.° da escala), é provável que eu acabe na velhice usando SGs ou semi-acústicas para preservar a coluna. Um dia de janeiro de 2011, provavelmente 13/01/11, passeando em Porto Alegre, testei uma Gibson SG Special, com o captador do braço exatamente no 3.°/4.° do corpo. Fiquei menos alegre do que eu imaginava, pensei comigo (essa SG parece demais com LP). Talvez, no fundo, o captador do braço mais próximo da ponte seja um tempero exótico que de vez em quando poderia incrementar o meu som, se eu tivesse di$posição de comprar uma $G.
Melhor comparação dos dois modelos que eu vi. Parabéns ! Tenho uma SG que toco com ela a mais de 40 anos (!). E tenho uma Strato que tem uns 10 anos. A SG exige muito mais do ato de tocar, mas fornece um timbre impecável para o tipo de som que gosto de tocar. Já a Strato costumo dizer que tocar com ela é um passeio no parque. Muito fácil de tocar, mas ela entrega aquele som, também maravilhoso, mas característico dela. Por outro lado gosto muito do design da Les Paul. Se pudesse comprava todas, até as flying v... Abraços!
Pra mim a Les Paul é a guitarra mais versátil que existe, mais versátil até q a Telecaster. Foi feita para o jazz porém perfeita para o rock, country, blues e reggae.
Pra mim as duas sao excelentes, e dificil de escolher, mas a les paul pra mim e a melhor guitarra de todos os tempos, marcou minha infancia mas tenho muita vontade de ter uma sg!!
Escolho as duas! Sou adepto da seguinte máxima, "cada instrumento te leva a um lugar diferente". Então quanto mais experimentar maiores possibilidades de timbres e de ideias a surgir! Quanto mais guitarra melhor! 😝
As SGs sempre me fascinaram, diferente das LP...por enquanto tenho uma SG da SX, das antigas, que com algumas pequenas modificações que fiz, me atende muito bem!!
De todos os modelos clássicos, a SG é a que mais proporciona um acesso ao último traste com o menor esforço. Essa característica do braço ser meio saltado pra fora causa muitas vezes a impressão de que a guitarra tem muito mais extensão do que uma guitarra "comum". A experiência é um dos principais fatores quando se toca guitarra. Por esse excelente acesso aos últimos trastes, a SG facilmente influencia a usar mais a parte aguda da guitarra. Um outro detalhe sobre a SG é que ela está menos exposta à típica fratura da junção do headstock com o braço.
Eu adoro as duas, mas acho que um pouco mais a Les Paul. Na minha ordem, entre as que toquei, a preferência é: strato, les paul, telecaster, prs, sg. Mas amo todas. E a marca de cada uma também importa. Minha SG é Epiphone e o som é ótimo.
Minha primeira guitarra foi uma Les Paul e depois tive varias outras e até muitas feitas por luthiers. Hoje tenho uma Sg pois sempre quis uma por influência de Toni Iomy. Mas guitarra e rocknroll sempre serão parceiros. INCLUSIVE ELA ESTÁ NA FOTO DO MEU PERFIL
Escolher entre sg e lp é complicado pq eu prefiro a guitarra mais deslocada pra direita (no meu caso pra esquerda pq eu sou canhoto) mas tô acostumado com guitarra leve, então acredito que o ideal seria mesmo uma semi acústica, 335 ou 339
Primeiramente parabéns pelo ótimo vídeo. Tenho uma LP da Vintage. Comparada com as SG que toquei, a impressão é que ambas no geral são sim bem similares pra propósitos de pop/rock, mas a LP tb parece chegar mais facil num timbre mais aveludado e jazzy.
As duas são guitarras ótimas, de boa sonoridade e com uma rica história na bagagem. Sou acostumado com o modelo Les Paul, pois é o meu modelo preferido. ❤️❤️❤️
tenho dos dois modelos e em termos de som com o mesmo captador dão praticamente o mesmo resultado, gosto mais da SG pra tocar ao vivo, mas com certeza como um outro amigo ai falou a LESPAUL é um modelo lindo demais visualmente é foda.
Muito legal a comparação. Meu sonho sempre foi ter uma Les Paul, pelas referências e por achar a guitarra mais bonita entre todas existentes. Atualmente tenho duas e a questão do peso é algo que descobri que incomoda muito (em uma delas, pois a outra é mais leve, talvez por não ter tampo de maple e ser um modelo dos de entrada da Epiphone).
Obrigado!! Elas variam bastante mesmo! Mas compensa TB procurar pelos modelos com o chamado weight relief. São escavadas por dentro e isso diminui bastante o peso!
Tenho um Les Paul Studio e tenho aqui, do tio da minha filha, uma SG Faded (perambulando comigo há mais de um ano). As duas guitarras têm exatamente a mesma configuração de captadores (498 na ponte e 496 no braço) e embora o som seja similar, existem realmente nuances. A SG tem mais agudo, e a Les Paul um grave lindo. Talvez pela minha grande referência ser o Page, prefiro a Les Paul. Mas se perguntar isso amanhã depois de uma sessão com a SG eu mude de ideia hahahaha... As duas são muito maravilhosas. Essa SG Standard na minha foto é de um amigo de quem fui roadie, o Danilo Cutrim que nessa época tocava no Forfun. Tenho uma boa memória dela e talvez ela tivesse mais grave que a Faded (pode ser só impressão resultante do fato de que ele usava um Triple Rectifier da Mesa, ligado numa caixa Marshall com 4 falantes de 12; o som era animal!). Enfim, foi ótimo conhecer a história desses modelos de guitarra. Parabéns mais uma vez pelo excelente vídeo, Pedro! Não perco um!
Vídeo legal, hein!!!!! Você mostrou duas maravilhas. As duas soam maravilhosamente bem, mas para minha referência, a Les Paul é a escolha, embora goste muito do Frank Zappa, com quem a SG soa como com mais ninguém.
No meu caso falta a SG, guitarras vintage sempre foram meu ponto fraco, praticamente gosto das famosas ST/TL/SG/LP e semi acústica igualmente (posso até incluir Explorer na lista)... Culpa em parte do The Edge kkk outra da minha queda por bens materiais antigos...no mais sempre vi especificações bem similares entre essas duas, e concordo quando diz que a SG é mais aguda, e achei demais seu exemplo das cores!
Tenho um SG da Epiphone e uma Lp Memphis Tagima, com braço colado e captação e elétrica trocadas . Me divirto muito com ambas. A Lp Memphis mesmo pesando trocentos kgs tem um clean matador
A LP da Memphis tem o braço colado, to certo? Pelo visto é uma guitarra excelente, assim como a MSG100 (SG da Memphis), que também tem braço colado e acabamento muito legal.
@@sansilva69 sim. a minha versao acho que é uma das primeiras. as mais recentes já nao tem o braço colado. a guitarra tem um ótimo acabemento. se trocar a captaçao e tarraxas tem uma ótima guitarra em maos.
Acho maior legal as Strinbergs LP, guitarras simples, simpáticas, gostei das Michael também. Isto quando se falam de LP de entrada, bem baratinhas. As SG alternativa boas eram da Gianinni, aliás, elas tinham um braço absurdamente fino nas primeiras casas.
Saudações. Potenciometros são resistências variáveis, se mudar o valor muda também a forma como interfere no sinal. Vale lembrar que num sistema passivo o potenciometro 100% aberto teoricamente não interfere, deixa passar rodo o sinal, na medida em que vai fechando ele corta. No caso do tone vai mudando o ponto de corte de frequência, isso da a sensação de ficar mais grave. Na realidade esta tirando agudos ao diminuir o ponto de corte de frequências. Parabéns pelo video. Eu prefiro SGs.
Acabei optando por uma Les Paul. Sei lá, talvez pela extensa formação anterior em violão, achei o som mais macio, mais doce. Bem, pode ser só impressão. Parabéns pelo canal! Muitas discussões interessantes, tudo muito bem feito e excelente fonte de conhecimento! Certamente uma referência muito importante sobre a guitarra no YT. Abração!
Werner! Que baita surpresa receber um comentário seu! Não só por descobrir que agora vc também toca guitarra (e uma Les Paul realmente faz mais sentido considerando a proximidade ao violão), mas também pq, coincidentemente, te mencionei no vídeo que sai na próxima semana, na terça! Surpresa muito boa!! E aliás, muito obrigado pela mensagem e pelos elogios! Fico feliz que vc tenha gostado do canal! Abração!!
Ótima comparação! Para mim, a diferença no som ficou mais nítida tocando clean ou com drive mais leve. Com o drive pesado, as duas soaram praticamente iguais para mim.
Na duvida, tenha as duas kkk. Eu gosto mais do visual da minha Les Paul, mas a Sg é bem mais confortável. O som é bem semelhante, diferente de Stratos e Teles q mudam consideravelmente. Aconselho todo mundo a ter pelo menos uma de cada dessas clássicas.
Eu tenho uma SG Gibosn 2012 e amo nunca vi guitarra de tamanha perfeição gosto muito das les paul, mas por conta do conforto e tocabilidade de instrumento vou de SG, mas casualmente fender HSS
Sou apaixonado pelas Gibsons Les Paul HP 2020 com um acesso mais confortável às casas mais agudas(uma pena serem tão caras)... muito legal teu vídeo, gosto muito de LP muito por causa do Jimmy Page.
Time Les Paul. Desenho mais harmonioso e me lembra blues/Black Music (que eu amo). O ideal mesmo seria a captação (HH) numa semi-acustica, mas LP sólida tbm vai muito bem 😊
Parabéns pelo trabalho! Eu sou amante das gibson em geral pelo combo histórico e pelo som de madeira que elas possuem distintas de outras. Sou do time LP por ter um som mais smooth, equilibrado e menos áspero mas ambas são incríveis!
Tenho uma Standard 2008, não troco ela por nada (a não ser se for uma R9 ou R0). Ela é equilibrada, tem tampo em maple e o restante em mogno, tem timbres maravilhosos tanto clean quanto dirty, a guitarra fala muito bem. Ela só veio com um pcb e um plug neutrik no qual eu substitui por uma eletrica mais vintage com pio .22 da emerson, de resto....perfeito! A guita dos meus sonho #teamlespaul
Acho a SG linda demais e referência em vários ídolos meus, porém a questão de ter que tocar segurando, literalmente a guitarra pelo braço já me faz descartar completamente o modelo (Já toquei algumas vezes com uma). Já Les Paul me passa uma sonoridade mais robusta/naturalmente grave que somada à ausência daquele probleminha de braço mais pesado que o corpo, me faz preferir sem nem precisar pensar muito. Obrigado Pedro🙏✌
Cara... SG é linda, tem hardware incrível, captação excelente. A única coisa que me desanima de ter uma é o neck dive. Hoje priorizo muito o conforto ao tocar. Até a Les Paul, que é pesada, é muito equilibrada pra tocar em pé. Fora o "neck dive", o único defeito é eu não ter grana para ter uma Gibson SG hoje.
Leo Fender e Gibson sempre véi a frente, com suas criações, eu tenho uma lespaul, e eu tenho Stratocaster Da fender, para mim as duas são as melhores, não tenho dúvida de nenhum das duas.
Depois de quase 20 anos na strato realizei o sonho de ter uma Gibson Les Paul e não sei se troco tão cedo, kkkk. Ela é muito versátil, vai do clean, passa pelo regae, pop, depois blues, e chega até um metal como Metallica ou Ozzy.
Muito legal seu comparativo, Pedro! Já havia visto o vídeo da SG e do Strato x Tele, e ficou muito objetivo seu vídeo. Senti que o drive aparece mais na SG enquanto a LP tem um som com mais "corpo". Muito parecidas e sem o vídeo, não acertaria qual é qual. Eu na verdade sou baixista mas o desenho SG sempre foi meu favorito dentre os tradicionais. Ano passado eu finalmente comprei uma SG Epi Special e adorei a guitarra. E eu já tive um baixo Giannini SG que era incrível e preservava essa ergonomia. Sou time SG, mas gosto muito de LP também. Parabéns pelo vídeo! Vou me inscrever no seu canal
Uma SG a tocar assim, com tanto ataque das notas, também prefiro a uma Les Paul, mas enfin cada guitarra é diferente. Adorei a comparação das cores 🙂 Excelente vídeo, parabéns!
Cara, seu canal é essencial!! Você me tem feito pensar muito fora da caixa com os seus comparativos e com as histórias e reflexões sobre esse ou aquele assunto. Parabéns pelo canal e pelo conteúdo!
realmente uma decisão dificílima (disse o cara que nunca tocou nenhuma das duas kkkkk), mas eai pedro, será que nn rola um vdo só sobre essa les paul aí? vi que recentemente ela apareceu num vídeo sobre sua coleção de guitarras e fiquei admirado por ela ter ficado mais linda ainda com as ferragens gastas, trouxe uma vibe mais vintage pra guitarra
As duas tinham de existir. Tem dia que eu sou Les Paul, tem dia que sou SG. Dia sou alma, me sinto no paraíso, dia estou na terra 🌎, daí sou de ferro, com nervos de aço. Isso explica tudo... eu creio!
Já tive ambas. A SG me incomoda por conta do braço longo, mas me agrada pelo peso menor. A minha Les Paul (pode ser algo específico daquela guitarra) tinha timbre muito grave. Era uma reedição na cor cherry, anos 1990. Esse timbre me incomodava muito. Somado ao peso físico, simplesmente voltei para uma Strato e depois adquiri a minha Tely Japan reedição da 1972, que está comigo até hoje e é a minha guitarra predileta. No geral, hoje eu estou afastado de ambos os modelos a vários anos. Mas uma Les Paul com corpo escavado e pick ups P90 me parece um caminho interessante. Tenho também uma guitarra simples, da marca Cort, semi-acústica modelo Source com pick ups P90. Estou gostando muito mais que a SG e a LP, que tinham humbucker. Grande abraço, Pedro!
Uma coisa que noto que ajuda a apaziguar graves excessivos (e agudos tb, aliás) é baixar a altura dos captadores em relação às cordas. E concordo que Les Pauls com corpo escavado são uma ótima ideia!
@@PedroBernardiGuitarra, Interessante! Eu já tinha ouvido falar de algo nesse sentido. Enfim... estou gostando muito dos P90, mesmo considerando que a Cort Source é uma guitarra simples e sempre grandes complexidades. Vamos dizer que, na data de hoje, eu me sinto bem transitando entre a Strato, a Tely e essa semi-acústica com P90. Nesse momento eu só sairia desse conforto para uma LP ou uma SG com P90. Acho que minhas experiências com humbucker não se mostraram muito exitosas. Grande abraço!
Tenho um sonho de ter uma SG e esse vídeo me instiga querer ainda mais. Não me adaptei com a strato devido ao knob de volume atrapalhar um pouco. Não vendi e não venderei pois foi um presente da minha mãe e tem valor sentimental. Um grande abraço. Seus vídeos são sempre muito bons.
A primeira vez que prestei atenção em um cara tocando guitarra esse cara era o Slash, de la para ca eu passei a ser um amante das les paul, tenho strato ja tive sg explore etc... mas não me vejo tocando outra guita que me faça tão bem.
Aqui é o Luis de Salvador BA, eu viajo na banda silverchair e o vocalista é guitarrista Daniel toca com as duas mas ele usa mas a laes pool por isso comprei uma e estou muito satisfeito, só preciso aprender a tocar kkkk
Tenho uma Les Paul Studio e uma SG Standard. Hoje, na altura dos meus 50 anos, posso garantir a voce que prefiro a SG pra tocar ao vivo por ser mais leve. Em questão de timbre, prefiro o som dos PAF da Studio, a SG tem humbuckers da Gibson (não sei exatamente o modelo) que dá um som mais agudo, principalmente no captador da ponte
Cheguei no seu video bem por acaso, tenho uma SG Special(sei que não é das melhores), e curto pra caramba, a principio pensava mais numa LP, mas confesso que oje dificilmente trocaria de SG pra LP, belo video, curti demais, +1 inscrito
Fico no time da SG. O tio Tony Iommi sempre foi uma influêsncia forte pra mim.
Comparação impecável. A analogia com as cores foi perfeita. Parabéns cara
Obrigado!!
@@PedroBernardiGuitarra pq você não citou Zack Wilde na Les Paul
Verdade. Adorei a analogia com as cores também.
Eu tenho Les Paul, quase comprei SG. O som abertão da SG me agrada demais, embora a posição do captador do braço das LP me remetem mais às Fenders (sou strateiro, não abro mão do captador do braço no exato 3.°/4.° da escala), é provável que eu acabe na velhice usando SGs ou semi-acústicas para preservar a coluna. Um dia de janeiro de 2011, provavelmente 13/01/11, passeando em Porto Alegre, testei uma Gibson SG Special, com o captador do braço exatamente no 3.°/4.° do corpo. Fiquei menos alegre do que eu imaginava, pensei comigo (essa SG parece demais com LP). Talvez, no fundo, o captador do braço mais próximo da ponte seja um tempero exótico que de vez em quando poderia incrementar o meu som, se eu tivesse di$posição de comprar uma $G.
@@PedroBernardiGuitarra e o braço, ergonomia?
Melhor comparação dos dois modelos que eu vi. Parabéns !
Tenho uma SG que toco com ela a mais de 40 anos (!).
E tenho uma Strato que tem uns 10 anos.
A SG exige muito mais do ato de tocar, mas fornece um timbre impecável para o tipo de som que gosto de tocar.
Já a Strato costumo dizer que tocar com ela é um passeio no parque. Muito fácil de tocar, mas ela entrega aquele som, também maravilhoso, mas característico dela.
Por outro lado gosto muito do design da Les Paul.
Se pudesse comprava todas, até as flying v...
Abraços!
Sou Baixista, mas já toquei guitarra antes, desde a infância gostei de Slash e sempre toquei de Les Paul, amo esse modelo!
Não podemos esquecer da icônica SG do Clapton que tem como nome "The Fool" , com aquela arte psicodélica irada! 😀
Tudo que o Eric pôs a mão virou lenda
Simm a guitarra dele na era do Cream muito foda
Essa guitarra é muito legal mesmo!!
Muito bom explicado... Embora eu senti uma pontada no coração aos 4:45 kkkk
😁
SG sempre! Conforto e estilo único! Excelente vídeo! Parabéns!
Pra mim a Les Paul é a guitarra mais versátil que existe, mais versátil até q a Telecaster. Foi feita para o jazz porém perfeita para o rock, country, blues e reggae.
Não existe nada mais versátil q uma strato HSH!
@@heroipordiversao3934 eu particularmente amo super stratos com essa configuração, é perfeita pra qualquer coisa
@@heroipordiversao3934 Strato HSH são tops mano, mas prefiro uma HSS
@@heroipordiversao3934 discordo,você já pegou numa stratocaster?
Strato HSS toca de forró a iron maiden, rs.
Eu queria é ter grana para ter uma de cada. As duas são lindas, tem um baita som e fazem parte da história das maiores lendas da música.
Pra mim as duas sao excelentes,
e dificil de escolher, mas a les paul pra mim e a melhor guitarra de todos os tempos, marcou minha infancia mas tenho muita vontade de ter uma sg!!
TEAM SG!!!
Você é foda pedro, sou seu fã mano! nunca pare de produzir videos, um abraço
Muito obrigado!!!
Escolho as duas!
Sou adepto da seguinte máxima, "cada instrumento te leva a um lugar diferente".
Então quanto mais experimentar maiores possibilidades de timbres e de ideias a surgir!
Quanto mais guitarra melhor! 😝
As SGs sempre me fascinaram, diferente das LP...por enquanto tenho uma SG da SX, das antigas, que com algumas pequenas modificações que fiz, me atende muito bem!!
Essa analogia usada nas cores como comparação ficou sensacional......
Muito bom! Bem legal as curiosidades abordadas. Eu gosto das duas e, atualmente, a SG é minha preferida entre elas.
De todos os modelos clássicos, a SG é a que mais proporciona um acesso ao último traste com o menor esforço. Essa característica do braço ser meio saltado pra fora causa muitas vezes a impressão de que a guitarra tem muito mais extensão do que uma guitarra "comum".
A experiência é um dos principais fatores quando se toca guitarra. Por esse excelente acesso aos últimos trastes, a SG facilmente influencia a usar mais a parte aguda da guitarra. Um outro detalhe sobre a SG é que ela está menos exposta à típica fratura da junção do headstock com o braço.
Eu adoro as duas, mas acho que um pouco mais a Les Paul. Na minha ordem, entre as que toquei, a preferência é: strato, les paul, telecaster, prs, sg. Mas amo todas. E a marca de cada uma também importa. Minha SG é Epiphone e o som é ótimo.
Acho o desenho da SG mais bonito.
Estou levando em consideração somente o quesito aparência.
Esse tipo de vídeo que recomendo. Cheio de conhecimento!
Minha primeira guitarra foi uma Les Paul e depois tive varias outras e até muitas feitas por luthiers.
Hoje tenho uma Sg pois sempre quis uma por influência de Toni Iomy.
Mas guitarra e rocknroll sempre serão parceiros.
INCLUSIVE ELA ESTÁ NA FOTO DO MEU PERFIL
Muito bom vídeo! Amo as duas sob todos os aspectos, fica difícil escolher uma! Valeu Abç 🎸🎸
Sou fã desse canal. Sempre MT técnico seja falando ou tocando e de opiniões bem relevantes. Pedro, vc é foda!
Muito obrigado!!!
estou pra comprar uma sg, e esse video foi bem informativo, vlw pelo bom conteúdo.
Vídeo Muito showww!! Provou que é trocar 6 por meia dúzia!! Parabéns!!
Ótimo vídeo!! Senti a dor daqui 4:44
na batida das guitarras me doeu na alma!Muito bom o video!
😁
Escolher entre sg e lp é complicado pq eu prefiro a guitarra mais deslocada pra direita (no meu caso pra esquerda pq eu sou canhoto) mas tô acostumado com guitarra leve, então acredito que o ideal seria mesmo uma semi acústica, 335 ou 339
Primeiramente parabéns pelo ótimo vídeo. Tenho uma LP da Vintage. Comparada com as SG que toquei, a impressão é que ambas no geral são sim bem similares pra propósitos de pop/rock, mas a LP tb parece chegar mais facil num timbre mais aveludado e jazzy.
A qualidade do vídeo do vídeo está incrível, tanto de comentário, edição e conteúdo!!!!! P.S sou strateiro mas entre essas duas sou mais da Les Paul.
Obrigado demais!
Muito legal as informações, as edições, as analogias, etc. Parabéns irmão, desejo sucesso para vc. 🤜🤛
Muito obrigado!
As duas são guitarras ótimas, de boa sonoridade e com uma rica história na bagagem. Sou acostumado com o modelo Les Paul, pois é o meu modelo preferido. ❤️❤️❤️
GHOSTei da comparação. 👏 👏 👏 👏
Ambas são excelentes guitarras.
tenho dos dois modelos e em termos de som com o mesmo captador dão praticamente o mesmo resultado, gosto mais da SG pra tocar ao vivo, mas com certeza como um outro amigo ai falou a LESPAUL é um modelo lindo demais visualmente é foda.
Como sempre, uma excelente exposição com uma riqueza de detalhes.
Parabéns pelo excelente trabalho 👏🏻👏🏻👏🏻
obrigado!
Tenho três stratos mas uma próxima, seria uma SG. Parabéns pela comparação.
Muito legal a comparação. Meu sonho sempre foi ter uma Les Paul, pelas referências e por achar a guitarra mais bonita entre todas existentes. Atualmente tenho duas e a questão do peso é algo que descobri que incomoda muito (em uma delas, pois a outra é mais leve, talvez por não ter tampo de maple e ser um modelo dos de entrada da Epiphone).
Obrigado!! Elas variam bastante mesmo! Mas compensa TB procurar pelos modelos com o chamado weight relief. São escavadas por dentro e isso diminui bastante o peso!
Cara, faz um comparativo entre teléca e strato.
Dessas duas aí eu fico com a SG.
Eu tenho os dois modelos. Não são da Gibson. Mas, me atendem bem. Parabéns pelo vídeo.
Duas gigantes mas sou SG desde que conheci não deixei nunca. Parabéns ótimo vídeo
Obrigado!
Tenho um Les Paul Studio e tenho aqui, do tio da minha filha, uma SG Faded (perambulando comigo há mais de um ano). As duas guitarras têm exatamente a mesma configuração de captadores (498 na ponte e 496 no braço) e embora o som seja similar, existem realmente nuances. A SG tem mais agudo, e a Les Paul um grave lindo.
Talvez pela minha grande referência ser o Page, prefiro a Les Paul. Mas se perguntar isso amanhã depois de uma sessão com a SG eu mude de ideia hahahaha...
As duas são muito maravilhosas.
Essa SG Standard na minha foto é de um amigo de quem fui roadie, o Danilo Cutrim que nessa época tocava no Forfun. Tenho uma boa memória dela e talvez ela tivesse mais grave que a Faded (pode ser só impressão resultante do fato de que ele usava um Triple Rectifier da Mesa, ligado numa caixa Marshall com 4 falantes de 12; o som era animal!).
Enfim, foi ótimo conhecer a história desses modelos de guitarra.
Parabéns mais uma vez pelo excelente vídeo, Pedro! Não perco um!
Muito obrigado!!!
Blz Pedro eu tenho uma les paul standard de 97 e adora ela , então eu prefiro as les paul
SG sem dúvida é a minha preferida e está nos planos.
VOCÊ É DEMAIS ,CARA!!!! SENSACIONAL!!!! Posso assistir esse vídeo todo dia!!!! Grande abraço!!!
Muito obrigado!
Vídeo legal, hein!!!!! Você mostrou duas maravilhas. As duas soam maravilhosamente bem, mas para minha referência, a Les Paul é a escolha, embora goste muito do Frank Zappa, com quem a SG soa como com mais ninguém.
No meu caso falta a SG, guitarras vintage sempre foram meu ponto fraco, praticamente gosto das famosas ST/TL/SG/LP e semi acústica igualmente (posso até incluir Explorer na lista)... Culpa em parte do The Edge kkk outra da minha queda por bens materiais antigos...no mais sempre vi especificações bem similares entre essas duas, e concordo quando diz que a SG é mais aguda, e achei demais seu exemplo das cores!
Nem vi o vídeo todo ainda mas já vim comentar! Sigo torcendo pelo seu continuo sucesso, Pedro! Abraço forte! Parabéns pelo excelente trabalho!
Muito obrigado!!! 😊
Tenho um SG da Epiphone e uma Lp Memphis Tagima, com braço colado e captação e elétrica trocadas . Me divirto muito com ambas. A Lp Memphis mesmo pesando trocentos kgs tem um clean matador
Mano, tenho o mesmo setup, só que invertido!!!! Les Paul Epiphone e SG Memphis!🤘💯🧉 Irado. Também me divirto muito com elas!!!
A LP da Memphis tem o braço colado, to certo? Pelo visto é uma guitarra excelente, assim como a MSG100 (SG da Memphis), que também tem braço colado e acabamento muito legal.
@@sansilva69 sim. a minha versao acho que é uma das primeiras. as mais recentes já nao tem o braço colado. a guitarra tem um ótimo acabemento. se trocar a captaçao e tarraxas tem uma ótima guitarra em maos.
Acabei de comprar uma Strinberg LPS 280, modelo Les Paul Sunburst e estou adorando! O acabamento é muito bom e a sonoridade também
Acho maior legal as Strinbergs LP, guitarras simples, simpáticas, gostei das Michael também. Isto quando se falam de LP de entrada, bem baratinhas. As SG alternativa boas eram da Gianinni, aliás, elas tinham um braço absurdamente fino nas primeiras casas.
Saudações. Potenciometros são resistências variáveis, se mudar o valor muda também a forma como interfere no sinal. Vale lembrar que num sistema passivo o potenciometro 100% aberto teoricamente não interfere, deixa passar rodo o sinal, na medida em que vai fechando ele corta. No caso do tone vai mudando o ponto de corte de frequência, isso da a sensação de ficar mais grave. Na realidade esta tirando agudos ao diminuir o ponto de corte de frequências. Parabéns pelo video. Eu prefiro SGs.
A sg é minha paixão, o Angus Young marcou demais essa guita
Tenho uma SG branca muita antiga herdada do meu tio,meu sonho é essa SG vermelha,acho linda
Acabei optando por uma Les Paul. Sei lá, talvez pela extensa formação anterior em violão, achei o som mais macio, mais doce. Bem, pode ser só impressão. Parabéns pelo canal! Muitas discussões interessantes, tudo muito bem feito e excelente fonte de conhecimento! Certamente uma referência muito importante sobre a guitarra no YT. Abração!
Werner! Que baita surpresa receber um comentário seu! Não só por descobrir que agora vc também toca guitarra (e uma Les Paul realmente faz mais sentido considerando a proximidade ao violão), mas também pq, coincidentemente, te mencionei no vídeo que sai na próxima semana, na terça! Surpresa muito boa!!
E aliás, muito obrigado pela mensagem e pelos elogios! Fico feliz que vc tenha gostado do canal! Abração!!
Ótima comparação!
Para mim, a diferença no som ficou mais nítida tocando clean ou com drive mais leve. Com o drive pesado, as duas soaram praticamente iguais para mim.
Obrigado!!
Muito massa! Valeuzão Pedro!!!!💯🤘🧉💙
Disponha!
Eu sou um cara que entre Fender e Gibson fico com a PRS rsrs, mas particularmente por ter o Angus como guitar hero eu ficaria com uma SG!
10:08
Pra resolver o neck dive é só colocar a roldana do strap na ponta
Igual o iommi
Mano esse vídeo tá top demais adorei a parte histórica, mas a parte que tu bate nas guitarra foi muito engraçado. Grande abraço.
Obrigado!!
Na duvida, tenha as duas kkk. Eu gosto mais do visual da minha Les Paul, mas a Sg é bem mais confortável. O som é bem semelhante, diferente de Stratos e Teles q mudam consideravelmente. Aconselho todo mundo a ter pelo menos uma de cada dessas clássicas.
O som das duas é excelente, mas a Les Paul é uma obra de arte visual. Não conheço nenhuma guitarra mais bonita que uma Les Paul Standard.
#timelespaul
pau a pau com a telecaster, na minha opinião
@@pedrohenriquepinheiro9131 uma telecaster com p90 é sensacional, já a tradicional acho água se salsicha.
Eu gosto da Stratocaster, além de achar bonita é mais meu estilo.
Semi acústica a mais linda
@@Rafael-zl4vu acho bonita a Telecaster tradicional
Eu tenho uma SG Gibosn 2012 e amo nunca vi guitarra de tamanha perfeição gosto muito das les paul, mas por conta do conforto e tocabilidade de instrumento vou de SG, mas casualmente fender HSS
Sou apaixonado pelas Gibsons Les Paul HP 2020 com um acesso mais confortável às casas mais agudas(uma pena serem tão caras)... muito legal teu vídeo, gosto muito de LP muito por causa do Jimmy Page.
Time Les Paul. Desenho mais harmonioso e me lembra blues/Black Music (que eu amo). O ideal mesmo seria a captação (HH) numa semi-acustica, mas LP sólida tbm vai muito bem 😊
Parabéns pelo trabalho! Eu sou amante das gibson em geral pelo combo histórico e pelo som de madeira que elas possuem distintas de outras. Sou do time LP por ter um som mais smooth, equilibrado e menos áspero mas ambas são incríveis!
O som da les paul é surreal, odoro este modelo de guitarra!!!
Tenho uma Standard 2008, não troco ela por nada (a não ser se for uma R9 ou R0). Ela é equilibrada, tem tampo em maple e o restante em mogno, tem timbres maravilhosos tanto clean quanto dirty, a guitarra fala muito bem. Ela só veio com um pcb e um plug neutrik no qual eu substitui por uma eletrica mais vintage com pio .22 da emerson, de resto....perfeito! A guita dos meus sonho #teamlespaul
os dois...kkk foi muito interessante a historia dos grandes marcas da guitarra eletrica~legal~!!!
Acho a SG linda demais e referência em vários ídolos meus, porém a questão de ter que tocar segurando, literalmente a guitarra pelo braço já me faz descartar completamente o modelo (Já toquei algumas vezes com uma).
Já Les Paul me passa uma sonoridade mais robusta/naturalmente grave que somada à ausência daquele probleminha de braço mais pesado que o corpo, me faz preferir sem nem precisar pensar muito.
Obrigado Pedro🙏✌
A pegada da Les Paul é mais macia. A Les Paul é uma guitarra de jovem.
Aparentemente o nut da sg nao é de osso ou plastico, o que pode vir a alterar um pouco o timbre tambem. Otimo video!
Cara... SG é linda, tem hardware incrível, captação excelente. A única coisa que me desanima de ter uma é o neck dive. Hoje priorizo muito o conforto ao tocar. Até a Les Paul, que é pesada, é muito equilibrada pra tocar em pé. Fora o "neck dive", o único defeito é eu não ter grana para ter uma Gibson SG hoje.
Leo Fender e Gibson sempre véi a frente, com suas criações, eu tenho uma lespaul, e eu tenho Stratocaster Da fender, para mim as duas são as melhores, não tenho dúvida de nenhum das duas.
Depois de quase 20 anos na strato realizei o sonho de ter uma Gibson Les Paul e não sei se troco tão cedo, kkkk. Ela é muito versátil, vai do clean, passa pelo regae, pop, depois blues, e chega até um metal como Metallica ou Ozzy.
Cara, vc é maluco por completo. Sempre os melhores reviews do yt
Muito obrigado!
Muito legal seu comparativo, Pedro! Já havia visto o vídeo da SG e do Strato x Tele, e ficou muito objetivo seu vídeo. Senti que o drive aparece mais na SG enquanto a LP tem um som com mais "corpo". Muito parecidas e sem o vídeo, não acertaria qual é qual.
Eu na verdade sou baixista mas o desenho SG sempre foi meu favorito dentre os tradicionais. Ano passado eu finalmente comprei uma SG Epi Special e adorei a guitarra. E eu já tive um baixo Giannini SG que era incrível e preservava essa ergonomia.
Sou time SG, mas gosto muito de LP também.
Parabéns pelo vídeo! Vou me inscrever no seu canal
Muito obrigado!! 😊
Boa matéria ! Parabéns !!!
Simplesmente a comparação que faltava no UA-cam do entretenimento +1 Sub
Uma SG a tocar assim, com tanto ataque das notas, também prefiro a uma Les Paul, mas enfin cada guitarra é diferente. Adorei a comparação das cores 🙂
Excelente vídeo, parabéns!
Excelente conteúdo. Primeiro vídeo do canal que assisti e já me tornei inscrito.
Muito obrigado!!!
Cara, seu canal é essencial!!
Você me tem feito pensar muito fora da caixa com os seus comparativos e com as histórias e reflexões sobre esse ou aquele assunto.
Parabéns pelo canal e pelo conteúdo!
Excelente canal de música!
Hoje,sou apaixonado pelos dois modelos,tenho umaLP e uma SG,mas minha preferencia é a LP.
realmente uma decisão dificílima (disse o cara que nunca tocou nenhuma das duas kkkkk), mas eai pedro, será que nn rola um vdo só sobre essa les paul aí? vi que recentemente ela apareceu num vídeo sobre sua coleção de guitarras e fiquei admirado por ela ter ficado mais linda ainda com as ferragens gastas, trouxe uma vibe mais vintage pra guitarra
Gostei do vídeo. Faz uma comparação Gibson les Paul e fender telecaster deluxe.
As duas tinham de existir. Tem dia que eu sou Les Paul, tem dia que sou SG. Dia sou alma, me sinto no paraíso, dia estou na terra 🌎, daí sou de ferro, com nervos de aço. Isso explica tudo... eu creio!
Já tive ambas. A SG me incomoda por conta do braço longo, mas me agrada pelo peso menor. A minha Les Paul (pode ser algo específico daquela guitarra) tinha timbre muito grave. Era uma reedição na cor cherry, anos 1990. Esse timbre me incomodava muito. Somado ao peso físico, simplesmente voltei para uma Strato e depois adquiri a minha Tely Japan reedição da 1972, que está comigo até hoje e é a minha guitarra predileta. No geral, hoje eu estou afastado de ambos os modelos a vários anos. Mas uma Les Paul com corpo escavado e pick ups P90 me parece um caminho interessante. Tenho também uma guitarra simples, da marca Cort, semi-acústica modelo Source com pick ups P90. Estou gostando muito mais que a SG e a LP, que tinham humbucker. Grande abraço, Pedro!
Uma coisa que noto que ajuda a apaziguar graves excessivos (e agudos tb, aliás) é baixar a altura dos captadores em relação às cordas. E concordo que Les Pauls com corpo escavado são uma ótima ideia!
@@PedroBernardiGuitarra,
Interessante! Eu já tinha ouvido falar de algo nesse sentido. Enfim... estou gostando muito dos P90, mesmo considerando que a Cort Source é uma guitarra simples e sempre grandes complexidades.
Vamos dizer que, na data de hoje, eu me sinto bem transitando entre a Strato, a Tely e essa semi-acústica com P90.
Nesse momento eu só sairia desse conforto para uma LP ou uma SG com P90. Acho que minhas experiências com humbucker não se mostraram muito exitosas.
Grande abraço!
Mais um mini documentário! Show!
Cara, obrigado por esse excelente vídeo. 👏🏻 👏🏻 👏🏻
Tenho um sonho de ter uma SG e esse vídeo me instiga querer ainda mais. Não me adaptei com a strato devido ao knob de volume atrapalhar um pouco. Não vendi e não venderei pois foi um presente da minha mãe e tem valor sentimental. Um grande abraço. Seus vídeos são sempre muito bons.
Muito obrigado!!
que video massa, ja tive as duas, hoje estou mais na strato
A primeira vez que prestei atenção em um cara tocando guitarra esse cara era o Slash, de la para ca eu passei a ser um amante das les paul, tenho strato ja tive sg explore etc... mas não me vejo tocando outra guita que me faça tão bem.
O Slash TB foi essa mesma figura pra mim, no início da minha vida com guitarra!
Muito bom. Abraços do Paraná.
Show de vídeo
Muuuuuuitooooo obrigado Pedro. Era um vídeo que eu precisava. Obrigadoooo, show o conteúdo.
FINALMENTE O VÍDEO QUE EU PRECISAVA. MUITO OBRIGADO CARA, MUITO BOM O VÍDEO
Tenho uma SG mais confesso que tenho vontade de ter uma Les Paul também... Não gostou muito de strato. Kkkk. Com exceção da strato SRV Signature.
Aqui é o Luis de Salvador BA, eu viajo na banda silverchair e o vocalista é guitarrista Daniel toca com as duas mas ele usa mas a laes pool por isso comprei uma e estou muito satisfeito, só preciso aprender a tocar kkkk
MUITO BEM!!!👏👏👏PARABÉNS BROTHER!!! EXCELENTE EXPLICAÇÃO E EXPLANAÇÃO SOBRE AS GIBSONS!!!👏👏👏👏BRAVO!!!
Videos sempre mantendo a ótima qualidade, parabéns Pedro!
Obrigado!! 😊
Tenho uma Les Paul Studio e uma SG Standard. Hoje, na altura dos meus 50 anos, posso garantir a voce que prefiro a SG pra tocar ao vivo por ser mais leve. Em questão de timbre, prefiro o som dos PAF da Studio, a SG tem humbuckers da Gibson (não sei exatamente o modelo) que dá um som mais agudo, principalmente no captador da ponte
Que vídeo show 👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽
Que bom que gostou!
Cheguei no seu video bem por acaso, tenho uma SG Special(sei que não é das melhores), e curto pra caramba, a principio pensava mais numa LP, mas confesso que oje dificilmente trocaria de SG pra LP, belo video, curti demais, +1 inscrito
Valeu demais