Eu amadureci na guitarra estudando e tocando em stratocaster, apesar de sempre amar Les Pauls. Mas ao descobrir a Tele (e o blues) entendi do que se tratava. Melhor workhorse do mundo. Obrigado pelo video
Verdade. a Tele é tipo a AK47 das guitarras, como o Pedro falou ela quebra uma corda e não desafina, simples e sem muitas peças pra darem problema, "éra" de baixo custo por ser mais simples de ser fabricada.
Já tive várias guitarras entre Les Paul e Strato, mas uma tele me deixou lembranças sensacionais. São épocas das vidas de músicos que relêem seus sons e modos de tocar também. Atualmente tenho uma strato há 20 anos, da Yamaha, e sou apaixonado pelo som do instrumento. Valeu pelo vídeo, legal demais.
Como paraense que eu sou, cresci guitarristas de brega utilizar strato (como o proprio chimbinha), então sempre tive como modelo de guitarra as stratos. Hj teho uma tele e gosto tanto quanto.
Posições 2 e 4 das Strato são as mais icônicas... Cleans matadores... Tele é boa nas 3 posições... Tele com drive é sensacional... Tenho as 02 e amo as 02 depende do som que vc quer tirar. Belo vídeo parabéns.
A tele na minha opinião, é mais "minimalista", mais vintage e com certeza uma guitarra que abre possibilidades enormes para você colocar sua personalidade nela. Já a stratocaster (minha opinião) acho um pouco "poluída" visualmente, mas ainda acho bonita, e gosto do som também. Mas a tele... Melhor de todas
a tele parece ser mais limpa em todos os sentidos não sei sou eu, ou de fato a guitarra é assim, a strato tem um estilo mais trevas, lenhador, Konan, pauleira e tals, enquanto a tele tem um estilo mais fino homem de terno tlg, elegante, William Bonner, Geoge Clooney tlg kkkk
A Telecaster é minimalista sim, mas isso não faz com que a Strato também não seja minimalista. Pra mim poluída visualmente é a Jaguar, mesmo gostando muito dela
Por toda a minha "vida de guitarrista" eu sonhei em tocar de Les Paul. Há um ano, por influência e indicação de um amigo, comprei uma Tagima Strato SSS praticamente zerada e enfim entendi a proposta dos Single Coil. Pouco tempo depois, um amigo me vendeu uma telecaster e aí a coisa ficou séria. Hoje tenho duas Les Paul e uma Tele, que acabou se tornando a minha guitarra preferida depois de alguns upgrades.
Conclusão a que cheguei depois do vídeo: Preciso das duas hahahaha A Strato me atrai mais pelas referências mesmo, como Clapton e Hendrix, mas o timbre da ponte da tele é uma coisa linda! Ahh o Jimmy Page é uma referência pra sons de tele, apesar de ser mais famoso com a lespa.
Acho que dá para acordar sem problemas que os sons mais característicos de cada modelo são o captador da ponte em uma e o da ponte em outra. Eu tenho ambos, mas minha número 1 é a tele. Os médios e a presença dela me agradam muito. Strato pra mim é só o captador do braço mesmo. Isso quando eu estou tocando; ouvindo eu gosto dos sons funky das posições combinadas.
faz uma comparação da sg e da les paul, to a um tempinho indeciso entre essas duas ai kkk bom video, pedro! seu canal é o que mais assisto quando se trata de guitarra e afins :)
Realmente você acertou em cheio, os sons mais evocativos de Strato são no captador do braço e de Tele no da ponte, porém... O Captador da ponte de Strato é estridente, magro e irritante (talvez por isso tanta gente trata logo de substituir o single por humbucker), já o captador do braço de Tele é o mais perto que se chega de um som Jazzy depois de guitarras acústicas e semi acústicas.
Comparativo excelente! Eu só acrescentaria que há mais uma diferença interessante entre as duas: justamente por uma ser ponte fixa, e a outra móvel, a tele tem bem mais 'sustain' do que a strato. Dá uma baita diferença. Aos 5m57s dá pra perceber bem essa diferença.
Verdade mas eu não entendo essa "procura pelo sustain infinito". O sustain se dá por uma série de fatores e embora digam que o maior inimigo dele seja a famosa ponte flutuante, eu uso uma e minha guitarra tem um sustain absurdo, que nunca uso em música alguma. Não sei se sustain é algo tão valorizado. O que mais me importa é o timbre.
@@sandro7525 Cara, acho que a busca pelo sustain infinito é realmente uma parada boba. Acho que o problema são os extremos. Assim como guitarra sem sustain nenhum é um pouco frustante. Eu tinha uma Squier fuleira, timbre de lata (que eu curto kkkk) mas eu era bem infeliz com a falta de sustain dela...tinha que usar pedal pra fazer uma coisa simples, que outras guitarras tinham naturalmente.
Comentários perfeitos, muito bem colocados. Eu sou super Strato de coração, mas boa música e inteligência como demonstrados aqui são muito bem vindos. Parabéns.
Comprei minha stratocopia quando era metaleiro entao logicamente era uma HSH. Meu gosto musical mudou e no fim, por falta de outros caps, o "som" mais usado eh com ctza o do single do meio. Realmente um som mt bom e mts vezes esquecidos pela galera.
Interessante essa comparação dos 'guitar heroes', mesmo quando você mostra os grandes que tocam tele sempre fica uma coisa de 'músicos para a banda' (o Bruce seria uma meia exceção, mas apesar de ele ser um artista 'solo' tem um carinho especial por sua banda que o acompanha por décadas e é mais vocalista que guitarrista).
Sempre achei lindo a telecaster, mas tenho uma strato também , não comparei o som por que faz 3 dias que estou com a minha tele, mas gostei muito. Lês paul devido ao peso não posso usar então uso uma sg que é mais leve. Mas pra mim gosto de todos modelos!
Parabéns pelo vídeo, me surpreendeu, não acreditava q as duas soavam tão diferente, não sabia q a tele era tão estridente, não q isso seja ruim, muito pelo ao contrário, me fez querer ter uma tele, como sempre tive strato e jaguar(e algumas les paul e sg)
1- Pedro, experimente a Telecaster na afinação Open G. É um match fantástico. 2- Belo comparativo. Apesar de ser fã de SRV e Gilmour, Telecaster e Les Paul ainda são meus modelos favoritos. Acho a stratocaster macia até demais, em alguns momentos me soa "choca". Já a tele me agrada os ouvidos com esse som de navalha cortando a mix e cai muito bem com escala de rosewood, p90 e afinações abertas.
@@kaualira2 EU acho p90 (braço) + telecaster uma combinação MUITO feliz. Não é a configuração "clássica" de telecaster. Mas pra essas coisas não existe certo e errado. Se te agrada e te faz querer tocar mais no seu instrumento, isso é tudo que importa. Inclusive, se algum dia eu fizer alguma guitarra de luthier, será uma tele com p90 no braço. Gosto muito da dinâmica, gordura e punch extra que ele traz. Abs
Vdd ela tem um som mais agudo será pq será q é o formato da guita q muda o som? Pq se for ver a strato tem captador no braço e ponte e o som é diferente
Jimmy Page foi um cara que usou bastante a Telecaster, e depois migrou pras Gibson, mas dizem que o primeiro álbum inteiro, por exemplo, foi produzida com uma Tele que o Jeff Beck o deu de presente nos anos 60.
Eu gosto muito dos dois modelos. Minha primeira guitarra foi uma Strato (assim como a de muitas pessoas), mas eu gostava de metal, guitarristas rápidos e todos cheios de firula, o que tornava a Telecaster a última guitarra que eu gostaria de ter e me levando a ter interesse em guitarras como Jackson, Charvel, Ibanez e outras do mesmo ''biotipo''. Anos depois, já tinha mais interesse por sons como Midwest Emo, Math Rock e afins, gerando um novo amor pelas Telecaster. Fui atrás de uma e acabei pegando uma Benson Nemesis que foi, sem sombra de dúvidas uma das guitarras que eu mais gostei na minha vida. Acho que a coisa que mais me encanta na Tele é justamente o fato de ser uma guitarra simples, sem muita firula, só com o que tem de mais básico em componentes, chega a ser quase soviético (ironicamente).
O pior de gostar de math rock é ter que sempre arregar pra tutorial gringo, mais me fala uma coisa o captador do braço da tele é mesmo mais encorpado do que de uma strato?
A tele tem som mais de latinha, menos encorpado (acho que é legal para Indie Rock, como Kings of Leon, por exemplo) enquanto a da Stratocaster é mais volumoso e quente (boa para um som mais progressivo estilo Pink Floyd). Obrigado pelo vídeo!
Sempre toquei em Les paul e Strato. Quando peguei numa Tele pela primeira vez fiquei apaixonado com a versatilidade dela. É uma guitar que quanto os timbres Clean e quanto os timbres com drive me agradou muito!
Quando eu era mais novo só usava o captador da ponte da strato, hj em dia eu só uso o do meio,ncara, o captador do meio da strato é uma delícia, equilíbrio perfeito, nunca curti usar combinação de captadores, sempre gostei de usar um só, na minha les Paul eu uso o da ponte pra fazer ritmo e o do braço pra solo
Excelente vídeo mano, pra mim a strato é a melhor guitarra pra se iniciar, a teleca parece q é pra um público que já sabe oq quer tlgd? Kkkk mas só impressão, nada impede de começar com uma ou com outra. Parabéns pelo trampo🤝
Troquei minha strato por uma pedaleira... agora tenho só Les Paul e Tele.. Mas vou pegar outra strato em breve. São sons diferentes... as 3. Específicos pra cada estilo.
Eu me rendi à Telecaster faz tempo. Tinha uma Strato porque, como disse, é a guitarra com as maiores. referências. Só sempre achei que faltava algo no som dela. Achava-a comportada demais e nunca me senti à vontade nem com o captador do meio e nem com as duas combinações com ele (posições 2 e 4). Daí fui catar uma Giannini 701 antes do hype, mas no dia em que juntei a grana alguém tinha comprado ela. Acabei pegando uma velha T505 da Tagima. Cara... ali eu soube que era o som de Tele que eu procurava esse tempo todo. O tempo passou e hoje eu agradeço à Fender alguns lançamentos híbridos que a marca fez em corpos de Telecaster. Catei a Telecaster Troublemaker, que é bem na praia da Les Paul, mas é resistente e confortável. A Cabronita com os TV Jones é de fato quase uma Gretsch Duojet mais nervosinha. A Telecaster Deluxe é a guitarra mais rock'n roll que eu toquei. Isto sem falar da Telecaster Professional com um par de Nocasters 51' pra sons mais limpos. Ainda tenho uma G&L Asat que tem uma saída mais forte e estou tentando montar um híbrido Telecaster com Jaguar pra fazer aquele som de surf music típico da Jaguar, mas com um braço de Telecaster de 24". Vamos ver como fica.
Muito bom o vídeo, aprendo bastante com o canal, sempre bem esclarecedor... Tenho uma curiosidade, sobre as características de madeira e captadores das guitas, amigo
Eu prefiro a tele. Minha primeira guitarra foi uma strato, depois peguei uma com floyd até chegar na lespaul, onde me encontrei e passei 10 anos, até que peguei uma tele, e bem, hj trânsito entre a lespa e a teleca
Sem dúvida alguma, strato. Cara, eu faço toda manutenção e customização na minha guita, e a strato é ótima pra isso! Strato é uma maravilha, tira o escudo e faz praticamente TUDO! Strato tu modifica como tu quer, ela tem recurso, é uma guita incrível,
Eu tenho uma Stratocaster e eu gosto da strato, gosto do seu timbre, mas eu sou apaixonado por telecaster, assistindo ao vídeo com fone de ouvido é gritante o som da telecaster sendo superior. P.S minha opinião.
Parabéns pelo vídeo, muito bem feito e esclarecedor. Prefiro as Teles, pela simplicidade, chega uma hora que realmente, três timbres, são mais que suficientes. Abraço
Eu aqui olhando esse comparativo com a minha Jazzmaster ¬¬ kkkkkkkkkk Zoeira a parte, ambas são incríveis. Não dá pra escolher. Gosto da Tele pra bases e Strato pra solos.
Meses atrás até iria comprar uma Tele pra customização, porém apareceu uma Giannini Stratosonic Ae08 1977 por 350, não pensei duas vezes e comprei. Num futuro próximo compro uma tele.
Tenho uma Tele e gosto demais Não pretendo ficar sem Mas gosto muito de Strato também, tanto que já tive umas dez… O ideal é ter as duas Se tivesse que escolher uma, com certeza hoje ficaria com a Tele.
@@luaoliveira4515 , eu achei isso. Me pareceu mais encorpado, mais marcante e vivo. Falou mais que a tele, aos meus ouvidos é claro. Não há verdades absolutas aqui, só sensações. E nada que desmereça a tele, é claro.
Fala Pedrão! Faz uma série comparativa... Fala sobre as especificações de Superstrato, jaguar, semi-acusticas, Les Paul, SG, etc... Pontes também... Floyd Rose, semi flutuantes, fixas, bigsby, etc Isso vai ajudar muito a comunidade das cordas
Vou de strato pelo fato de meus guitar heros, que são minha referência de timbre, tocarem com strato. Toquei uma tele uma vez e não gostei muito, mas tem um som bacana.
Gostaria de saber sua opinião sobre os modelos de guitarras Les Paul. Parabéns pelo Canal e pela fluência na comunicação a respeito do mundo das guitarras.
Atualmente tenho uma Les Paul e uma Strato modificada (dois captadores P90) e tenho sentido falta daquele sonzinho característico dos singles tradicionais principalmente nas bases limpas. Então, pela centésima vez, bateu aquela vontade de comprar uma tele - que eu nunca tive - e antes de tomar a decisão vim assistir esse vídeo comparativo. Pois é. Percebi, pela centésima vez, que o som da Strato me agrada muito mais. Então, pela centésima vez, desisti de comprar uma tele! 🤣
Eu toquei sempre em stratocaster, mas fui inventar de tocar em uma telecaster há uns treze anos atrás e nunca mais parei, na verdade migrei 100% para tele; neste momento de minha vida meu som se adaptou a ela, isso não quer dizer que não gosto da strato e nem que nunca mais irei usa-la, mas nesse momento curto muito minha tele. Quero colaborar com mais algumas referências artísticas que usam tele: Bill Frisell, John Scofield, Ted Greene, Lage Lund, Jim Campilongo, Nels Cline e por ai vai.🎸
Fala Pedro, além das abordagens apresentadas, tem a questão do conforto, já que as stratos têm os abaloamentos do corpo, algo que as teles, pelo menos as originais, não possuem.
Verdade, esse é um fato bem importante mesmo! Strato são suuuper confortáveis!
2 роки тому+5
O video já tem quase 1 ano, mas achei relevante comentar alguns pontos: 1- Primeiramente, sobre mim, curto muito a questão de "ter recursos", adoro brincar com timbres e etc, mas, embora eu seja um músico bem meia boca, sei me virar e extrair bons timbres de equipos que muita gente odeia/detona por aeh. Não tenho recur$o$, então extrair o máximo possivel do que se tem e gastando pouco é praticamente obrigatorio na minha situação. 2- Sobre as Stratos especificamente, estive conversando com um amigo recentemente, pois temos (cada um) uma antiga Dolphin modelo Stratocaster. Tanto a minha quanto a dele tem "botões" para acionar os captadores, ao inves da clássica chave de 5 posições. E isso acaba sendo um "plus" em relação à uma Strato padrão, pois sem muito esforço é possivel usar a cominação Ponte + Braço ou mesmo ligar TODOS os captadores ao mesmo tempo. Essas configurações podem não ser as melhores ou mais "musicais", mas tbm tem seu espaço na hora de criar algo, sonoridades bem peculiares e etc. PS: Minha Dolphin estou restaurando. Tem corpo em Cedro Rosa em peça unica, e braço em Marfim, tbm peça unica. Sinceramente, uma das melhores guitarras que ja tive, por isso estou dando um trato nela.
Pedro, tudo bem?? Achei incrível o vídeo e sensacional o som do cap do braço da strato. Qual é o modelo do captador?? N sei se você comentou no vídeo e deixei passar. Peço desculpas desde já.
Pedro, eu vou de tele, tenho uma e sou suspeito. Mas me encontrei nela, simples e direta no som limpo, e com distorção trás uma presença a mais, sem exigir uma compensação a mais na distorção seja do ampli ou pedal. Por ser mais simples a tele, tem menos chance de erro como troca de captadores em passagens rápidas. Sem dizer o cuidado com manutenção e regulagens. E por fim a pegada mais rústica das tele te força uma intimidade maior com o instrumento, isso para mim, claro. Mas o principal é o som de single com uma presença mais marcante que ouço nas tele. Heheheh
Sempre fui mais ligado à Stratocaster, mas minhas experiências com Telecaster foram positivas. Acho uma guitarra com um puta visual, além de ter aquele som ardido que é muito bacana. Impossível não se remeter ao country. As duas tem suas virtudes, e pra mim é difícil falar qual a melhor. Sobre as teles, esse modelo natural com o escudo preto e escala em maple é o mais bonito na minha opinião.
Olá, sou bem leigo com guitarras., toco em casa já faz um tempinho, mas apenas tiro onda, agora que estou me interessando mas pelo assunto e comecei a estudar mais profundamente. Gosto muito de sambarock(Jorge Ben Jor e tal), gosto muito de Soul/Funk... FunkRock. Gostaria de saber qual dessas guitarras é a melhor pra esses gêneros.
Strato sem duvida alguma é a guitarra mais completa e versátil, a pesar de gostar muito de teles , tendo a gostar um pouco mais de estrato tanto em timbre quanto quesito beleza . Com certeza em alguns estilos especificos as teles vão soar melhor, mas no gerak estrato sempre .
Voltei a tocar guitarra com tudo após conseguir realizar meu sonho de consumo "guitarristico" que eu tinha desde o ensino médio. Consegui comprar uma autêntica fender telecaster signature Jim Root ano 2008 (escala clara) raridade, mesmo modelo usado no álbum all hope is gone... Que guitarra linda e que sonoridade, até hoje não acredito que consegui.
Eu iniciei com uma strato (estou com ela até hoje) mais a guitarra foi tão ruim e até cara pelo preço que cobraram, que eu provavelmente não voltaria pro modelo. Em questão de qual é a melhor ou não, eu achei a tele muito intrigante pois ela soa mais agressiva com drive, mais eu já ví gente tocando clean de tele e é uma coisa linda. Os vídeos que eu ví eu percebi o corpo do cap do braço dela. Outra coisa marcante na Tele que poucos falam são das cores que ela vem, esse tom de Laranja clássico com o escudo preto é muito lindo de se ver, assim como as tele sunburst com o escudo preto, realmente é uma vibe vintage que a strato nn tem tanto.
As duas.... Propostas diferentes e incríveis... A forma que tele é encordoada passando as cordas por trás do corpo traz características únicas ao som... Quanto aos sons EU também considero a strato uma guitarra de 3 sons, porque eu acho o captador do meio e meio e ponte da strato sons horríveis, mas isso é MEU gosto pessoal.. braço e meio da strato é o som mais bonito dela pra mim.. e a mágica acontece se vc passar um bom tempo testando, ouvindo e ajustando combinações diferentes de altura dos captadores... Cada mínima mudança pode produzir resultados bem diferentes..e isso tbm ocorre com a regulagem dos captadores da tele... Enfim... Strato e tele terão sempre espaço no meu coração...
Eu amadureci na guitarra estudando e tocando em stratocaster, apesar de sempre amar Les Pauls. Mas ao descobrir a Tele (e o blues) entendi do que se tratava. Melhor workhorse do mundo. Obrigado pelo video
Verdade. a Tele é tipo a AK47 das guitarras, como o Pedro falou ela quebra uma corda e não desafina, simples e sem muitas peças pra darem problema, "éra" de baixo custo por ser mais simples de ser fabricada.
la ele amando les paus
@@lp777_quem nao gosta da robustes das les pauls. Dlccc
@@lp777_ kkkkkk le paul 😏
Já tive várias guitarras entre Les Paul e Strato, mas uma tele me deixou lembranças sensacionais. São épocas das vidas de músicos que relêem seus sons e modos de tocar também. Atualmente tenho uma strato há 20 anos, da Yamaha, e sou apaixonado pelo som do instrumento. Valeu pelo vídeo, legal demais.
Como paraense que eu sou, cresci guitarristas de brega utilizar strato (como o proprio chimbinha), então sempre tive como modelo de guitarra as stratos. Hj teho uma tele e gosto tanto quanto.
Posições 2 e 4 das Strato são as mais icônicas... Cleans matadores... Tele é boa nas 3 posições... Tele com drive é sensacional... Tenho as 02 e amo as 02 depende do som que vc quer tirar. Belo vídeo parabéns.
A tele na minha opinião, é mais "minimalista", mais vintage e com certeza uma guitarra que abre possibilidades enormes para você colocar sua personalidade nela. Já a stratocaster (minha opinião) acho um pouco "poluída" visualmente, mas ainda acho bonita, e gosto do som também. Mas a tele... Melhor de todas
a tele parece ser mais limpa em todos os sentidos não sei sou eu, ou de fato a guitarra é assim, a strato tem um estilo mais trevas, lenhador, Konan, pauleira e tals, enquanto a tele tem um estilo mais fino homem de terno tlg, elegante, William Bonner, Geoge Clooney tlg kkkk
@@leonardomatheus3067 kkkfkfkkk exatamente, boa analogia
Oq me faz não gostar tanto de strato é o fato de TODO MUNDO TER ESTÁ GUITARRA,toda igreja q eu ia tocar tinha nego tinha strato
@@GUI27XD Agora toda igreja tem uma telecaster hahahaha
A Telecaster é minimalista sim, mas isso não faz com que a Strato também não seja minimalista. Pra mim poluída visualmente é a Jaguar, mesmo gostando muito dela
Eu tenho uma strato e na maioria das vezes uso o cap do meio e o Timbre é muito diferenciado
Por toda a minha "vida de guitarrista" eu sonhei em tocar de Les Paul. Há um ano, por influência e indicação de um amigo, comprei uma Tagima Strato SSS praticamente zerada e enfim entendi a proposta dos Single Coil. Pouco tempo depois, um amigo me vendeu uma telecaster e aí a coisa ficou séria.
Hoje tenho duas Les Paul e uma Tele, que acabou se tornando a minha guitarra preferida depois de alguns upgrades.
Conclusão a que cheguei depois do vídeo: Preciso das duas hahahaha
A Strato me atrai mais pelas referências mesmo, como Clapton e Hendrix, mas o timbre da ponte da tele é uma coisa linda!
Ahh o Jimmy Page é uma referência pra sons de tele, apesar de ser mais famoso com a lespa.
Acho que dá para acordar sem problemas que os sons mais característicos de cada modelo são o captador da ponte em uma e o da ponte em outra. Eu tenho ambos, mas minha número 1 é a tele. Os médios e a presença dela me agradam muito. Strato pra mim é só o captador do braço mesmo. Isso quando eu estou tocando; ouvindo eu gosto dos sons funky das posições combinadas.
faz uma comparação da sg e da les paul, to a um tempinho indeciso entre essas duas ai kkk
bom video, pedro! seu canal é o que mais assisto quando se trata de guitarra e afins :)
A stratocaster é minha grande paixão. ...
Que vídeo bom, parabéns! !!
Muito obrigado!
Realmente você acertou em cheio, os sons mais evocativos de Strato são no captador do braço e de Tele no da ponte, porém... O Captador da ponte de Strato é estridente, magro e irritante (talvez por isso tanta gente trata logo de substituir o single por humbucker), já o captador do braço de Tele é o mais perto que se chega de um som Jazzy depois de guitarras acústicas e semi acústicas.
to enfrentando esse dilema. Tenho uma strato mas quero muito uma telecaster. Me ajudou. Muito obrigado
Compra as duas
Dos vídeos que já assisti sobre comparações este foi muito abrangente, rico em detalhes. Parabéns. Santos-SP.
Comparativo excelente! Eu só acrescentaria que há mais uma diferença interessante entre as duas: justamente por uma ser ponte fixa, e a outra móvel, a tele tem bem mais 'sustain' do que a strato. Dá uma baita diferença. Aos 5m57s dá pra perceber bem essa diferença.
Verdade mas eu não entendo essa "procura pelo sustain infinito". O sustain se dá por uma série de fatores e embora digam que o maior inimigo dele seja a famosa ponte flutuante, eu uso uma e minha guitarra tem um sustain absurdo, que nunca uso em música alguma. Não sei se sustain é algo tão valorizado. O que mais me importa é o timbre.
@@sandro7525 Cara, acho que a busca pelo sustain infinito é realmente uma parada boba. Acho que o problema são os extremos. Assim como guitarra sem sustain nenhum é um pouco frustante. Eu tinha uma Squier fuleira, timbre de lata (que eu curto kkkk) mas eu era bem infeliz com a falta de sustain dela...tinha que usar pedal pra fazer uma coisa simples, que outras guitarras tinham naturalmente.
Ah, velho, esse seu modo de falar é muito mais agradável que o atual, mas segue sendo muito top, o seu canal. Bom demais. 😊😊😊
ótimo Vídeo, aprendi mais um pouco sobre guitarras.
Muito bonito o vídeo! Muito bonitas as considerações! Acho que escolhi!
Comentários perfeitos, muito bem colocados. Eu sou super Strato de coração, mas boa música e inteligência como demonstrados aqui são muito bem vindos. Parabéns.
Muito obrigado!
Comprei minha stratocopia quando era metaleiro entao logicamente era uma HSH. Meu gosto musical mudou e no fim, por falta de outros caps, o "som" mais usado eh com ctza o do single do meio. Realmente um som mt bom e mts vezes esquecidos pela galera.
Essa é patente do Stevie Vai, não é cópia rsrs
eu já ouvi sobre pessoas que dizem que o captador do meio é ruim. strato não seria strato sem ele.
Então cara, eu sempre uso ou o da ponte com o do meio, ou o do braço com o do meio mas eu sempre uso o do meio. Isso em SSS… 😂
Acho que HSS é mais versátil caso o cara que gosta de metal queira tocar algo mais clean.
Aquele solo de Paganini no final do filme a encruzilhada é captador do meio com pignose transistorizado, qualquer hr vou fazer um vídeo e postar aqui
Que timbre fantástico voce tirou com essa telecaster, meu caro! Sucesso!
Obrigado!!
Gosto dos dois modelos, tanto que tenho os dois. 🥰
Interessante essa comparação dos 'guitar heroes', mesmo quando você mostra os grandes que tocam tele sempre fica uma coisa de 'músicos para a banda' (o Bruce seria uma meia exceção, mas apesar de ele ser um artista 'solo' tem um carinho especial por sua banda que o acompanha por décadas e é mais vocalista que guitarrista).
Muito bom seu conteúdo e a clareza com a qual você explica cada detalhe do que quer abordar...
Muito obrigado!
Sempre achei lindo a telecaster, mas tenho uma strato também , não comparei o som por que faz 3 dias que estou com a minha tele, mas gostei muito. Lês paul devido ao peso não posso usar então uso uma sg que é mais leve. Mas pra mim gosto de todos modelos!
Parabéns pelo vídeo, me surpreendeu, não acreditava q as duas soavam tão diferente, não sabia q a tele era tão estridente, não q isso seja ruim, muito pelo ao contrário, me fez querer ter uma tele, como sempre tive strato e jaguar(e algumas les paul e sg)
1- Pedro, experimente a Telecaster na afinação Open G. É um match fantástico.
2- Belo comparativo. Apesar de ser fã de SRV e Gilmour, Telecaster e Les Paul ainda são meus modelos favoritos. Acho a stratocaster macia até demais, em alguns momentos me soa "choca". Já a tele me agrada os ouvidos com esse som de navalha cortando a mix e cai muito bem com escala de rosewood, p90 e afinações abertas.
Boa dica! Considerarei.
Eu sou iniciante na guitarra, e eu tenho um telecaster p90 no braço e um minihumbucker na ponte, você acha uma boa combinação ?
@@kaualira2 EU acho p90 (braço) + telecaster uma combinação MUITO feliz. Não é a configuração "clássica" de telecaster. Mas pra essas coisas não existe certo e errado. Se te agrada e te faz querer tocar mais no seu instrumento, isso é tudo que importa. Inclusive, se algum dia eu fizer alguma guitarra de luthier, será uma tele com p90 no braço. Gosto muito da dinâmica, gordura e punch extra que ele traz. Abs
@@HenriqueWernerbr Muito obrigado pelo seu comentário, abs
Estilo Keith Richards
Que vídeo sensacional, impressionante como o cara consegue falar para todo mundo entender.
Perfeito! No meu caso só me falta a Tele, esse som cortante dela para tocar no fio da navalha arrepia man.
Vdd ela tem um som mais agudo será pq será q é o formato da guita q muda o som? Pq se for ver a strato tem captador no braço e ponte e o som é diferente
Tô pensando em ter uma tele , apesar de não ter referências nela , só por causa da ponte fixa , mas também é um modelo bem versátil
Eu peguei a strat só pq ela tem uma ponte tremolo XD
Jimmy Page foi um cara que usou bastante a Telecaster, e depois migrou pras Gibson, mas dizem que o primeiro álbum inteiro, por exemplo, foi produzida com uma Tele que o Jeff Beck o deu de presente nos anos 60.
Show! Gostei do comparativo! Sua barba tá top 👏👏
Eu gosto muito dos dois modelos. Minha primeira guitarra foi uma Strato (assim como a de muitas pessoas), mas eu gostava de metal, guitarristas rápidos e todos cheios de firula, o que tornava a Telecaster a última guitarra que eu gostaria de ter e me levando a ter interesse em guitarras como Jackson, Charvel, Ibanez e outras do mesmo ''biotipo''. Anos depois, já tinha mais interesse por sons como Midwest Emo, Math Rock e afins, gerando um novo amor pelas Telecaster. Fui atrás de uma e acabei pegando uma Benson Nemesis que foi, sem sombra de dúvidas uma das guitarras que eu mais gostei na minha vida. Acho que a coisa que mais me encanta na Tele é justamente o fato de ser uma guitarra simples, sem muita firula, só com o que tem de mais básico em componentes, chega a ser quase soviético (ironicamente).
O pior de gostar de math rock é ter que sempre arregar pra tutorial gringo, mais me fala uma coisa o captador do braço da tele é mesmo mais encorpado do que de uma strato?
@@jackiestorm2870 nao digo que e mais encorpado e sim um pouco mais fechados, me lembra um PAF da gibson na versao single compreende?
Vídeos cada vez melhores!!!
Parabéns Mano!!
Ótimo vídeo, muita informação excelente!!!
A tele tem som mais de latinha, menos encorpado (acho que é legal para Indie Rock, como Kings of Leon, por exemplo) enquanto a da Stratocaster é mais volumoso e quente (boa para um som mais progressivo estilo Pink Floyd). Obrigado pelo vídeo!
Sempre toquei em Les paul e Strato.
Quando peguei numa Tele pela primeira vez fiquei apaixonado com a versatilidade dela.
É uma guitar que quanto os timbres Clean e quanto os timbres com drive me agradou muito!
Como é bom ouvir você falar!
Conteúdo sensacional. Muito obrigado e abraços do Paraná.
Quando eu era mais novo só usava o captador da ponte da strato, hj em dia eu só uso o do meio,ncara, o captador do meio da strato é uma delícia, equilíbrio perfeito, nunca curti usar combinação de captadores, sempre gostei de usar um só, na minha les Paul eu uso o da ponte pra fazer ritmo e o do braço pra solo
Excelente vídeo mano, pra mim a strato é a melhor guitarra pra se iniciar, a teleca parece q é pra um público que já sabe oq quer tlgd? Kkkk mas só impressão, nada impede de começar com uma ou com outra. Parabéns pelo trampo🤝
Me apaixonei com a telecaster desde que toquei cm ela a primeira vez. Nunca mais mudei de guitarra.
"Com a"? Não seria "pela"?
Troquei minha strato por uma pedaleira... agora tenho só Les Paul e Tele.. Mas vou pegar outra strato em breve. São sons diferentes... as 3. Específicos pra cada estilo.
show de explicação amigo , parabéns
Vídeo muito bem elaborado. Parabéns. 🎸🔟👍👏👏👏
Eu me rendi à Telecaster faz tempo. Tinha uma Strato porque, como disse, é a guitarra com as maiores. referências. Só sempre achei que faltava algo no som dela. Achava-a comportada demais e nunca me senti à vontade nem com o captador do meio e nem com as duas combinações com ele (posições 2 e 4).
Daí fui catar uma Giannini 701 antes do hype, mas no dia em que juntei a grana alguém tinha comprado ela. Acabei pegando uma velha T505 da Tagima. Cara... ali eu soube que era o som de Tele que eu procurava esse tempo todo.
O tempo passou e hoje eu agradeço à Fender alguns lançamentos híbridos que a marca fez em corpos de Telecaster.
Catei a Telecaster Troublemaker, que é bem na praia da Les Paul, mas é resistente e confortável. A Cabronita com os TV Jones é de fato quase uma Gretsch Duojet mais nervosinha. A Telecaster Deluxe é a guitarra mais rock'n roll que eu toquei. Isto sem falar da Telecaster Professional com um par de Nocasters 51' pra sons mais limpos. Ainda tenho uma G&L Asat que tem uma saída mais forte e estou tentando montar um híbrido Telecaster com Jaguar pra fazer aquele som de surf music típico da Jaguar, mas com um braço de Telecaster de 24". Vamos ver como fica.
Video show de bola,,parabéns Pedro.
Muito bom o vídeo, aprendo bastante com o canal, sempre bem esclarecedor...
Tenho uma curiosidade, sobre as características de madeira e captadores das guitas, amigo
Ótimo video. Cheio de boas informações
Obrigado! :)
O melhor canal de guitarra do YT!
Obrigado demais!
Eu prefiro a tele. Minha primeira guitarra foi uma strato, depois peguei uma com floyd até chegar na lespaul, onde me encontrei e passei 10 anos, até que peguei uma tele, e bem, hj trânsito entre a lespa e a teleca
vídeo muito bom, obrigada!
Sensacional! Esclareceu muito bem as minhas dúvidas, você foi além dos timbres, finalidade, gosto musical, personalidade e estilo.
Obrigado.
Que bom que curtiu!
John5 (ex-Marylin Mason e Rob Zombie) é um virtuoso e usuário de Tele, toca demais!
Belo vídeo, essa Strato Rafa Gomez é fera de+!
Verdade, o John 5 é demais!
Mike Stern , Roy Buchanan , Tom Morello
Sem dúvida alguma, strato.
Cara, eu faço toda manutenção e customização na minha guita, e a strato é ótima pra isso!
Strato é uma maravilha, tira o escudo e faz praticamente TUDO!
Strato tu modifica como tu quer, ela tem recurso, é uma guita incrível,
Eu tenho uma Stratocaster e eu gosto da strato, gosto do seu timbre, mas eu sou apaixonado por telecaster, assistindo ao vídeo com fone de ouvido é gritante o som da telecaster sendo superior.
P.S minha opinião.
Parabéns pelo vídeo, muito bem feito e esclarecedor. Prefiro as Teles, pela simplicidade, chega uma hora que realmente, três timbres, são mais que suficientes. Abraço
Strato e top parabéns pelo video
Tenho uma strato com 5 sons. Pedi pra meu luthier mudar a elétrica. Agora combino os captadores do braço e ponte e também os três juntos.
Mike Stern usa Telecaster. O som que ele tira é lindo! Talvez a escolha seja para que as notas fiquem mais nitidas possível!
Tenho uma Strato e uma les paul mas quero comprar uma tele , pois já tive uma com caps seymour Duncan e ficou ótima
Eu aqui olhando esse comparativo com a minha Jazzmaster ¬¬ kkkkkkkkkk Zoeira a parte, ambas são incríveis. Não dá pra escolher. Gosto da Tele pra bases e Strato pra solos.
Meses atrás até iria comprar uma Tele pra customização, porém apareceu uma Giannini Stratosonic Ae08 1977 por 350, não pensei duas vezes e comprei. Num futuro próximo compro uma tele.
Tenho uma Tele e gosto demais
Não pretendo ficar sem
Mas gosto muito de Strato também, tanto que já tive umas dez…
O ideal é ter as duas
Se tivesse que escolher uma, com certeza hoje ficaria com a Tele.
Essa sua strato tem um timbre super gordo , muito marcante e diferenciado. É mais do que o estalado tão comum nas stratos. Curti muito.
Adoro essa guitarra!
Primeira vez que vejo uma comparação com strato tendo um som mais gordo que tele kkk
@@luaoliveira4515 , eu achei isso. Me pareceu mais encorpado, mais marcante e vivo. Falou mais que a tele, aos meus ouvidos é claro. Não há verdades absolutas aqui, só sensações. E nada que desmereça a tele, é claro.
Fala Pedrão!
Faz uma série comparativa...
Fala sobre as especificações de Superstrato, jaguar, semi-acusticas, Les Paul, SG, etc...
Pontes também... Floyd Rose, semi flutuantes, fixas, bigsby, etc
Isso vai ajudar muito a comunidade das cordas
adorei esse vídeo, muuuito bom s2
Cara... Você não fala de guitarras, você fala de arte, da relação do ser humano com a arte, esta necessidade humana.
Vou de strato pelo fato de meus guitar heros, que são minha referência de timbre, tocarem com strato. Toquei uma tele uma vez e não gostei muito, mas tem um som bacana.
Gostaria de saber sua opinião sobre os modelos de guitarras Les Paul.
Parabéns pelo Canal e pela fluência na comunicação a respeito do mundo das guitarras.
Muito obrigado! E bom, as Les Paul são modelos clássicos e responsáveis por vários dos timbres que todo mundo cresceu ouvindo! Guitarras fantásticas!
O estalado da tele é algo maravilhoso.
Acho que é simples a resposta para essa pergunta: ou vc escolhe tele ou escolhe errado 🤣🤣
Baita vídeo mestre ❤️
😋😋😋
Atualmente tenho uma Les Paul e uma Strato modificada (dois captadores P90) e tenho sentido falta daquele sonzinho característico dos singles tradicionais principalmente nas bases limpas. Então, pela centésima vez, bateu aquela vontade de comprar uma tele - que eu nunca tive - e antes de tomar a decisão vim assistir esse vídeo comparativo. Pois é. Percebi, pela centésima vez, que o som da Strato me agrada muito mais. Então, pela centésima vez, desisti de comprar uma tele! 🤣
Eu sou do time das Stratos, tenho 2 aqui. Mas sonoramente sempre tendo a gostar mais de ouvir a sonoridade das Tele.
5:07 damn, son! 😍🤠
Eu toquei sempre em stratocaster, mas fui inventar de tocar em uma telecaster há uns treze anos atrás e nunca mais parei, na verdade migrei 100% para tele; neste momento de minha vida meu som se adaptou a ela, isso não quer dizer que não gosto da strato e nem que nunca mais irei usa-la, mas nesse momento curto muito minha tele. Quero colaborar com mais algumas referências artísticas que usam tele: Bill Frisell, John Scofield, Ted Greene, Lage Lund, Jim Campilongo, Nels Cline e por ai vai.🎸
Fala Pedro, além das abordagens apresentadas, tem a questão do conforto, já que as stratos têm os abaloamentos do corpo, algo que as teles, pelo menos as originais, não possuem.
Verdade, esse é um fato bem importante mesmo! Strato são suuuper confortáveis!
O video já tem quase 1 ano, mas achei relevante comentar alguns pontos:
1- Primeiramente, sobre mim, curto muito a questão de "ter recursos", adoro brincar com timbres e etc, mas, embora eu seja um músico bem meia boca, sei me virar e extrair bons timbres de equipos que muita gente odeia/detona por aeh. Não tenho recur$o$, então extrair o máximo possivel do que se tem e gastando pouco é praticamente obrigatorio na minha situação.
2- Sobre as Stratos especificamente, estive conversando com um amigo recentemente, pois temos (cada um) uma antiga Dolphin modelo Stratocaster. Tanto a minha quanto a dele tem "botões" para acionar os captadores, ao inves da clássica chave de 5 posições. E isso acaba sendo um "plus" em relação à uma Strato padrão, pois sem muito esforço é possivel usar a cominação Ponte + Braço ou mesmo ligar TODOS os captadores ao mesmo tempo. Essas configurações podem não ser as melhores ou mais "musicais", mas tbm tem seu espaço na hora de criar algo, sonoridades bem peculiares e etc.
PS: Minha Dolphin estou restaurando. Tem corpo em Cedro Rosa em peça unica, e braço em Marfim, tbm peça unica. Sinceramente, uma das melhores guitarras que ja tive, por isso estou dando um trato nela.
Bicho, eu vou voltar a estudar guitarra e quero construir um canal no UA-cam igual ao seu! Mestre!
Massa demais! Manda ver! :D
Pedro, tudo bem?? Achei incrível o vídeo e sensacional o som do cap do braço da strato. Qual é o modelo do captador?? N sei se você comentou no vídeo e deixei passar. Peço desculpas desde já.
Pedro, eu vou de tele, tenho uma e sou suspeito. Mas me encontrei nela, simples e direta no som limpo, e com distorção trás uma presença a mais, sem exigir uma compensação a mais na distorção seja do ampli ou pedal.
Por ser mais simples a tele, tem menos chance de erro como troca de captadores em passagens rápidas.
Sem dizer o cuidado com manutenção e regulagens. E por fim a pegada mais rústica das tele te força uma intimidade maior com o instrumento, isso para mim, claro.
Mas o principal é o som de single com uma presença mais marcante que ouço nas tele. Heheheh
Sempre fui mais ligado à Stratocaster, mas minhas experiências com Telecaster foram positivas. Acho uma guitarra com um puta visual, além de ter aquele som ardido que é muito bacana. Impossível não se remeter ao country. As duas tem suas virtudes, e pra mim é difícil falar qual a melhor. Sobre as teles, esse modelo natural com o escudo preto e escala em maple é o mais bonito na minha opinião.
Eu tenho os 2 modelos e gosto das duas .
Tô cogitando pegar uma semi-acústica
Olá, sou bem leigo com guitarras., toco em casa já faz um tempinho, mas apenas tiro onda, agora que estou me interessando mas pelo assunto e comecei a estudar mais profundamente. Gosto muito de sambarock(Jorge Ben Jor e tal), gosto muito de Soul/Funk... FunkRock. Gostaria de saber qual dessas guitarras é a melhor pra esses gêneros.
O que seria da tele se não fosse a strato, e vice versa? Legal é ter ambas!
É, ainda continuo com a strato pq a tele já achei muito médio (ou muito agudo); o som da strato está bom demais
Strato sem duvida alguma é a guitarra mais completa e versátil, a pesar de gostar muito de teles , tendo a gostar um pouco mais de estrato tanto em timbre quanto quesito beleza . Com certeza em alguns estilos especificos as teles vão soar melhor, mas no gerak estrato sempre .
Voltei a tocar guitarra com tudo após conseguir realizar meu sonho de consumo "guitarristico" que eu tinha desde o ensino médio. Consegui comprar uma autêntica fender telecaster signature Jim Root ano 2008 (escala clara) raridade, mesmo modelo usado no álbum all hope is gone... Que guitarra linda e que sonoridade, até hoje não acredito que consegui.
Que maravilha! Bom demais!
Excelente!!!!!!!!
Faltou mencionar o Richie Kotzen pra Telecaster!
Verdade!
faz um vídeo sobre as superstrato com a ascenção da ibanez e a invenção da JEM e as GIO pelo Steve Vai
Parabéns pelo trabalho brother! Faltou na lista da Tele o Ritchie Kotzen 🔥👊😉 Abç
Obrigado! E sim, faltou o Kotzen!
Excelente!
Rapaz, tive a impressão que vc tomou uns 3 rede Bull antes do vídeo huahauhaua. Mas ficou ótimo cm sempre!
Hahaha gravei contra o relógio!
Amo as duas mas para ter 1 escolho a telecaster
Tive as duas, mas eu sou apaixonado pela strato...
Na tele,os controles tonais são mais intensos,atuando neles vc consegue mais timbres, já nas strato, não são tão atuantes,minha opinião ,claro
Eu iniciei com uma strato (estou com ela até hoje) mais a guitarra foi tão ruim e até cara pelo preço que cobraram, que eu provavelmente não voltaria pro modelo.
Em questão de qual é a melhor ou não, eu achei a tele muito intrigante pois ela soa mais agressiva com drive, mais eu já ví gente tocando clean de tele e é uma coisa linda.
Os vídeos que eu ví eu percebi o corpo do cap do braço dela.
Outra coisa marcante na Tele que poucos falam são das cores que ela vem, esse tom de Laranja clássico com o escudo preto é muito lindo de se ver, assim como as tele sunburst com o escudo preto, realmente é uma vibe vintage que a strato nn tem tanto.
Qual o modelo da guitarra strato que você tem?
As duas.... Propostas diferentes e incríveis... A forma que tele é encordoada passando as cordas por trás do corpo traz características únicas ao som...
Quanto aos sons EU também considero a strato uma guitarra de 3 sons, porque eu acho o captador do meio e meio e ponte da strato sons horríveis, mas isso é MEU gosto pessoal.. braço e meio da strato é o som mais bonito dela pra mim.. e a mágica acontece se vc passar um bom tempo testando, ouvindo e ajustando combinações diferentes de altura dos captadores... Cada mínima mudança pode produzir resultados bem diferentes..e isso tbm ocorre com a regulagem dos captadores da tele... Enfim... Strato e tele terão sempre espaço no meu coração...
Dúvida cruel! Por isso que tenho as duas!!
Se for para ter como guitarra única, com certeza optatia por strato por conta da versatilidade.