Eu devo ser muito sortudo porque além de achar a guitarra mais linda, acho a mais confortável. O ângulo do braço, o arch top, posição da ponte "mais ao centro", escala mais curta, tudo facilita ❤️
Te confesso que eu sou mais das strato exatamente por isso. Acho as les paul (e SG entra nessa) confortáveis DEMAIS e eu acabo não tendo resistência nenhuma do instrumento. Eu gosto de lutar um pouco. E me sentir desafiado pelo instrumento é algo que me inspira a tocar kkkk
Minha primeira guitarra foi uma Epiphone les paul Especial II. Vendi ela, sem arrependimento, e comprei uma Epiphone les paul standard, que é o meu xodó. Depois tive o privilégio de poder comprar uma Gibson les paul tradicional modelo 2014. Sou um cara feliz kkkk Quem me incentivou a aprender guitarra foi Mark Knopfler, em Brothers in Arms, qdo eu tinha uns 15 anos de idade. Baita guitarra.
engraçado que com uma Les Paul Standard eu não me apeguei, mas quando adquiri uma Les Paul Studio, essa sim me fez colocar a minha sagrada Teleca como número 2 no palco.
.... exatamente...eu tenho uma LP e sou apaixonado... exatamente por causa do Slash.... ...claro, ...amo o timbre, o conforto que sinto ao tocar uma LP.
Hoje em dia há guitarras muito lindas em várias marcas e feitios mas para mim se pudesse teria uma Les Paul amarelo torrado ou um dourado areado. Curiosamente e devido ao som cheio e envolvente ninguém diria que foi o sr. Les Paul que a criou dado o seu estilo demasiado "clean" dele.
adoro as special pq sinto uma pegada mais moderna e são relativamente mais leves, mas claro que acho as "standard" padrão gibson um luxo (me amarro em marcadores de escala grandes que vão além dos dots convencionais). Video muito bom Pedro :D
Blz Pedro realmente concordo contigo sobre as les paul, Tb tive admiração quando eu escutei o slash tocar aí meu pai me deu uma epiphone , depois comprei outra standard, mas por consegui uma Gibson Studio com p90 , depois uma tradicional e hoje tenho uma Gibson standard 97 e adoro td nela , mais uma vez parabéns pelo seu trabalho,
Les Paul não é a guitarra que mais me agrada, por não ser tão versátil, por não ter muito a ver com pontes flutuantes e por não serem muito ergonômicas, mas falar que ela é ruim... é no mínimo, insano. Ela tem um timbre único, impossível de ser reproduzido em outro modelo... e um valor histórico inquestionável. Parabéns pelo documentário honestíssimo.
Legal Pedro, Les Pauls são mto legais e influenciaram mto a cultura pop e rock, aquele solo do Slash em November Rain me despertou a vontade de tocar guitarra, hoje em dia estou realizando esse sonho, por enquanto com uma SG Epiphone que tô curtindo bastante também. Mas ainda quero experimentar uma Les Paul e uma semi acústica. Aliás quando possível fala sobre as semi acústicas aqui, seus vídeos são mto bons!
Pedro, parabéns por mais um vídeo seu...esclarecedor e fantástico como sempre! A minh primeiro LP também foi uma Studio Cherry Faded 2006 com captação Burstbucker Pro....que soam fantástico! Suas abordagens são sensacionais!
Se essas guitarras não fossem tão caras, eu já teria. Inclusive, gosto mais de guitarras antigas. Gosto muito do modelo ES-345 varitone. E um dia, vou adquirir uma Gibson Lucille. Que na minha opinião, seria uma mistura perfeita de Black Beauty com uma 345.
As Lucille são perfeitas. Trabalhei com uma durante um tempo e é a guitarra mais sensacional que já toquei. Sou profissional há mais de 20 anos e já toquei com a maioria dos modelos, mas nenhuma é melhor que a Lucille. Timbre perfeito
@@luisfernandodrumondrocha7260 Luis, muito obrigado pelo comentário. Só reforça que é uma guitarra que eu posso comprar sem preocupação nenhuma. Você tinha o modelo da Gibson ou da Epiphone? De qual ano era a guitarra? Onde ela foi fabricada?
Ótimo opinião! Tenho as duas, a 345 e a 355 Lucille, a diferença são os F Holes, mas ambas guitarras são simplesmente incríveis! Gosto ainda mais da Lucille, pois ela tem um pouco do caráter das solidas, mas com o timbre gordo das semi.
Em relação à maior popularidade da Fender entre o público jovem, é uma questão de marketing e de posicionamento da marca, que, por exemplo, tem focado esforços em entregar suas guitarras nas mãos de talentos emergentes dos mais variados estilos musicais. Com isso ela tem obtido êxito em termos de tornar seu produto um objeto de desejo do público mais jovem, que é fã desses novos músicos. De outro lado, quando se observa a estratégia da Gibson, fica claro o apego aos artistas já consagrados, cujo sucesso remonta ao final do século passado (Dave Mustaine, Kirk Hammet etc.). Talvez porque a empresa tenha consciência do seu padrão de consumidor - mais vivido e de maior poder aquisitivo.
Um outro ponto que acho que interfere é que, a strato é um modelo muito mais copiado e com um leque de preços muito maior, então a pessoa que está aprendendo e tem pouco recursos acaba caindo numa strato da Tagima, da Condor, e mais uma infinidade de marcas que fazem stratos mais acessíveis. Essa pessoa pode se identificar mais com esse modelo e sonhar partir pra uma Fender. Quanto às Les Pauls, até as de marcas mais baratas são consideravelmente mais caras que as stratos.
Curiosamente a questão do headstock, muitos falam do motivo das gibsons antigas terem falor elevado é justamente de achar uma que não teve o headstock quebrado kkkk
Nem na Les Paul Modern (cuja proposta é justamente ser uma versão atualizada do formato clássico), que tem os recortes mais confortáveis, a Gibson mexeu no ângulo de entrada das cordas nas tarraxas. É, sem dúvida, uma escolha consciente de manter inalterado um headstock icônico.
Eu sempre Gostei da Les Paul...!! Sempre achei que seria a Guitarra com o Timbre IDEAL...!! Até ver pela Primeira Vez os Modelos da PRS...!!! Ai vi que o Desenho da Les Paul é Realmente Emblemático...
Não é a toa que tenho duas, uma Golden e uma Michael, mas já me mostra o quão esse projeto foi feito com maestria, é uma guitarra que, comparada as outras vintage ser uma das mais "agressivas", talvez seja a mais comportada em termos de timbre, o respeito que ela tem pelas configurações dos pedais, desde o som limpo até o mais pesado, faz com que seja uma das minhas favoritas em som, em shape empata com stratos e teles kkk
Les paul custom eboby ...é o visual mais monstro pra sempre...rock,metal,blues..sobre os artistas, matt heaffy do trivium usa epiphone les paul, e recentemente mark morton do lamb of god fechou com a gibson...a entrada do mustaine pra gibson..acho que eles estão ficando mais espertos em relação aos jovens..mas é fato, mudar o ângulo, ou o formato do headstock nessa altura da vida, vai deixa MT gente puta kkk excelente vídeo como sempre
A les Paul que acho mais bonita é aquela da PRS que o Mark Tremonti usa. Se eu encontrar uma daquelas em alguma loja, alguem me segure pq eu vou comprar
Pedro, uma correção de pequena importância: "notório" e "notável" não são sinônimos perfeitos. "Notável" tem um significado mais próximo de "digno de nota", enquanto "notório" tem um sentido mais próximo de "facilmente notado".
É algo que se ajusta à gosto, sem um valor específico, pq depende do som que se espera. Se o cap da ponte está agudo demais, vá fechando o potenciômetro de tone até que o som fique do seu agrado, sem esperar um parâmetro fixo, definitivo.
@@PedroBernardiGuitarra até telecaster eu já cogitei pegar, mas esse corpo retão faz com que as stratos sejam sempre as minhas favoritas em todos os aspectos. aí pra fugir da estética convencional, sempre dou uma customizada ou peço pra alguém pintar algo legal no escudo.
FALA PEDRO,BLZ? ME AJUDA AÍ AMIGO... O QUE DEVO FAZER,APRENDER COM A GUITRARRA E DEPOIS PASSAR PARA O VIOLÃO OU VICE E VERSA? (OU TALVEZ OS DOIS UM POUCO A CADA DIA). GRANDE ABRAÇO IRMÃO!
Oi, Maurício. Então, não vejo como necessidade passar de um instrumento ao outro. Pode ser bom pela ampliação das experiências, se vc gosta dos dois instrumentos, toque ambos, mas não é preciso seguir uma ordem especial.
Não acho o melhor modelo de guitarra, pra mim vai paras as jaguar. Mas, para o som da minha banda ( que ainda está em formação ) uma les paul é referência e adoro essa guitarra
Interessante a tua hipótese sobre a Fender ter melhor aceitação entre o público jovem do que outras guitarras clássicas. Mas qual seria, na sua opinião, o "trunfo" da Fender?
Eu diria que o trunfo foi ter apostado na ideia de construir guitarras de corpo sólido em larga escala, usando um projeto modular. Braço, corpo e eletrônica como partes separadas.
@@PedroBernardiGuitarra Entendi. Com certeza essa é uma questão, diria, técnica, fundamental. No mais, fora as notícias sobre a crise financeira da Gibson, eu nunca estudei a fundo os casos dessas empresas em relação ao seu desempenho recente, mas imagino que nesse mundo de comunicação rápida da internet, especulação financeira e mentalidade de curto prazo focada no "valor dos acionistas", a Fender deve ter tido uma estratégia de gestão e marketing mais sólida e eficiente. Você chegou mencionar isso, o que me deixou curioso por entender melhor os meandros da questão. Parabéns pelo canal! Abraço.
O pior é que inicialmente a Les Paul era da Epiphone, pois a Gibson achou um absurdo a ideia de guitarra com corpo sólido na época. Daí com o sucesso de vendas desse modelo, eles começaram a produzi-lo na Gibson também.
Ele até utiliza, em uma musica chamad Readymade, e segundo alguns fóruns, ele tambem usa em alguns overdubs no Stadium arcadium, acho que é a questão de estilo mesmo....
Talvez ele se identique menos com a guitarra, ou não se sinta muito à vontade com elas, ou talvez não sejam os sons que ele tem em mente na maior parte do tempo, ou talvez as Les Paul não se conectem às referências dele. São palpites :)
Pedro, se possível, você pode me tirar uma dúvida? Você disse que já teve uma Epiphone Les Paul e eu estou pensando em adquirir uma... Qual a diferença básica entre elas e as Gibsons? Estive pesquisando e as madeiras utilizadas são as mesmas, as ferragens são praticamente as mesmas (Grover) e até o Nut da Epiphone é "Grafitec". Elas soam muito diferentes?? Se eu trocar a elétrica da Epiphone e colocar captadores Malagoli, terei uma Gibson?
Oi, Dan. Bom, para além dos captadores, em geral, a maior diferença está nos detalhes. Em questões como a atenção ao trabalho nos trastes, alinhamento das cordas à escala, ajuste e acabamento da pestana, nos componentes eletrônicos, esse tipo de coisa.... Claro que há Epiphones ótimas, super caprichadas, e há Gibsons descuidadas. Mas eu diria que pela natureza da produção e ênfase em economia de custos, com Epiphones é preciso ter mais atenção a esses detalhes, na hora de escolher uma. As madeiras, aliás, mesmo sendo do mesmo tipo, podem não ser peças especialmente boas. Aquela Epiphone que tive, aliás, era beeeem pesada! Porém, em termos de sonoridade, podem ser mesmo muito próximas.
@@PedroBernardiGuitarra Muito obrigado por responder!! Quando eu for escolher uma na loja, vou prestar bastante atenção em todos estes detalhes... Eu nunca tive uma Les Paul, sempre tive Stratos e Teles... Toquei algumas vezes em uma Epiphone emprestada e achei ótima! Nunca coloquei as mãos em uma Gibson original, então não tenho referência para comparação... Mas vendo alguns comparativos pela internet, achei que soam bem parecidas após a troca dos captadores, mas ao vivo sempre a conversa é outra, né? Mas enfim, obrigado novamente pela atenção!!
Esse peso da Les Paul nas costelas é realmente um problema chato. Quando eu tiver uma grana sobrando, vou pegar uma LTD EC 256. Aquele shape dela é algo muito ergonômico.
Esses preços caros das gibsons, estão empurrando todos nós para as guitas copiadas, e tão boas quanto, como Vintage e Cort etc. Infelizmente nem Epiphone ta em conta mais. Até as gianninis anos 70 estão o "olho da cara" 😂
Acredito que parte das questões em relação a les paul, sejam, além dos valores, o fato de que, vivemos num momento onde as pessoas procuram conforto, e les paul não é uma guitarra confortável, seja pelo peso, pela tocabilidade... Fora o fato de que Hoje em dia, elas remetem a sons mais específicos, como metal, jazz, enquanto stratos conseguem ser mais versáteis tanto no som como na estética
discordo, uma les paul com jb e 59 de captadores vc toca jazz e metal na mesma guitarra e uma strato normal não é o ideal pra nenhum desses dois opostos em estilo. Na estética uma Strato ou Les Paul toda preta vc ve tanto no jazz quanto black metal. Strato só é mais versátil em customização, perde pra tele em timbre, tele consegue emular a strato e a les paul classicas se voce souber usar o tone e os captadores
Pelo preço desse amp te recomendo dar uma olhada no boss katana, ele tem vários voicings diferentes e já vem com alguma seleção de efeitos como modulações e ambiências. Lembrando que gosto é gosto, mas na *minha opinião* o Boss katana é um dos poucos amps transistorizados que consegue entregar um timbre legal!
@@PedroBernardiGuitarra Que bacana, Pedro! Eu pensei que fossem as que eu mencionei por causa do ano de fabricação da sua guitarra. Muito obrigado pela resposta, gosto demais do seu canal e dos seus vídeos.
O norte-americano pensa assim: "preciso de um timbre assim ou assado... ah, tenho que adquirir uma Gibson ou uma PRS. Mas se eu precisar de um som diferente, tenho uma Fender". O brasileiro pensa: "preciso de uma boa guitarra".
Les paul é legal, mas as flying V e rhoads são muito sinistra, design agressivo e fora a presença q elas trazem quando esta se tocando na igreja num culto de domingo a noite kkkk
Meus 20 centavos.... Estruturalmente, Com suas melhorias e adições, quase todos os instrumentos atuais, em suas variantes, são baseados em fenders stratocasters (Ibanez, suhr, etc) . Minha humilde opinião é: guitarras strat e suas variações comportam, em sua maioria, melhor todos os componentes atuais. As les paul e variantes, apesar de lindas e com sonoridades únicas, não têm essa versatilidade.
a gibson poderia, lançar uma outra empresa com outro nome, investido em guitarras modernas pra atingir outrou publico que gosta de novidade e qualidade gibson
Eu devo ser muito sortudo porque além de achar a guitarra mais linda, acho a mais confortável. O ângulo do braço, o arch top, posição da ponte "mais ao centro", escala mais curta, tudo facilita ❤️
Te confesso que eu sou mais das strato exatamente por isso. Acho as les paul (e SG entra nessa) confortáveis DEMAIS e eu acabo não tendo resistência nenhuma do instrumento. Eu gosto de lutar um pouco. E me sentir desafiado pelo instrumento é algo que me inspira a tocar kkkk
Apesar de também ter uma SG por conta da sonoridade de 2 humbuckers kkk
" Contrariar tradição irrita muita gente, como se vê todo dia" !!! Excelente!!!
Slash na sua les paul influenciou toda uma geração de guitarristas
A do Appetite era fake kkkk
Minha primeira guitarra foi uma Epiphone les paul Especial II. Vendi ela, sem arrependimento, e comprei uma Epiphone les paul standard, que é o meu xodó. Depois tive o privilégio de poder comprar uma Gibson les paul tradicional modelo 2014. Sou um cara feliz kkkk
Quem me incentivou a aprender guitarra foi Mark Knopfler, em Brothers in Arms, qdo eu tinha uns 15 anos de idade. Baita guitarra.
As Les Paul derretem o coração de qualquer guitarrista, seja no som, na estética e no prazer de empunhar uma…
Minha primeira guitarra foi uma gianinni Les Paul em 1986. Estou com ela até hoje. Acho maravilhosa.
Cada video, uma mega aula.
Eu tenho SG, Les Paul e duas Stratos. E agora, esse monte de informação importante, basta aprender a tocar!
😁
Tinha les Paul.... abandonei por causa de SG... Pra mim excelentes guitarras!
Ter uma lespaul, com certeza foi um ponto chave na minha caminhada ma musica
engraçado que com uma Les Paul Standard eu não me apeguei, mas quando adquiri uma Les Paul Studio, essa sim me fez colocar a minha sagrada Teleca como número 2 no palco.
Poderia fazer um vídeo comparativo com os modelos "mais modernos" de marcas como ESP, por exemplo...
Uso uma cort z-44 que não é bem uma les paul tradicional mas amo ela
Gostei de Les Paul por causa do Slash, Gary Moore e Joe Bonamassa 👏👏🔥🎸
Amo minha Tribute 60’s com P90
Nunca ia pensar que meu modelo favorito ia me orgulhar tanto
Tenho uma epiphone Korea, nossa que guitarra linda e de som top me apaixonei pela lespaul, muito som ,paguei barato nos dias de hj estam muito caras.
Amo Les Pauls , Teles & Stratos , tenho todas!!!!!!!
Quando fala de Les Paul sempre lembro do Zakk Wylde e do Jimmy Page, apesar de ambos terem tocado em diferentes guitarras.
Clássico. Tenho um carinho especial pela minha, uma Les Paul Tribute 60s, de 2011, com captadores p90.
Les Paul é minha guitarra favorita, o ângulo do braço em relação ao corpo é o que me dá mais conforto.
Page é a 1º imagem que me vem à cabeça !
.... exatamente...eu tenho uma LP e sou apaixonado... exatamente por causa do Slash....
...claro, ...amo o timbre, o conforto que sinto ao tocar uma LP.
mlhr canal de guitarra do yt!
esse formato de vdo é prft
Obrigado demais!!
1:51 eu tenho uma faded dessas e ela soa maravilhosamente bem! O braço é um pouco troncudo, mas vc se acostuma.
Eloquência e profundidade na medida em assuntos interessantíssimos. Mais um excelente vídeo.
Valeu!!
Ah eu adoro les Paul tenho cort, a que coube no meu orçamento há muito tempo...
Hoje em dia há guitarras muito lindas em várias marcas e feitios mas para mim se pudesse teria uma Les Paul amarelo torrado ou um dourado areado. Curiosamente e devido ao som cheio e envolvente ninguém diria que foi o sr. Les Paul que a criou dado o seu estilo demasiado "clean" dele.
Mestre Pedro, uma enciclopédia viva. Parabéns.
adoro as special pq sinto uma pegada mais moderna e são relativamente mais leves, mas claro que acho as "standard" padrão gibson um luxo (me amarro em marcadores de escala grandes que vão além dos dots convencionais). Video muito bom Pedro :D
Bom demais, ótimo video. Ainda não tenho uma Les Paul, mas pretendo ter. Tenho uma Strato HSS, mas Les Paul é muito clássico pra não ter.
Blz Pedro realmente concordo contigo sobre as les paul, Tb tive admiração quando eu escutei o slash tocar aí meu pai me deu uma epiphone , depois comprei outra standard, mas por consegui uma Gibson Studio com p90 , depois uma tradicional e hoje tenho uma Gibson standard 97 e adoro td nela , mais uma vez parabéns pelo seu trabalho,
Obrigado!
Menino vc é muito bom, seu canal é informativo dms, parabéns viu, papai do céu abençoe
Les Paul não é a guitarra que mais me agrada, por não ser tão versátil, por não ter muito a ver com pontes flutuantes e por não serem muito ergonômicas, mas falar que ela é ruim... é no mínimo, insano. Ela tem um timbre único, impossível de ser reproduzido em outro modelo... e um valor histórico inquestionável. Parabéns pelo documentário honestíssimo.
Legal Pedro, Les Pauls são mto legais e influenciaram mto a cultura pop e rock, aquele solo do Slash em November Rain me despertou a vontade de tocar guitarra, hoje em dia estou realizando esse sonho, por enquanto com uma SG Epiphone que tô curtindo bastante também. Mas ainda quero experimentar uma Les Paul e uma semi acústica. Aliás quando possível fala sobre as semi acústicas aqui, seus vídeos são mto bons!
Concordo, os solos de November Rain TB tiveram esse impacto em mim! Sobre as semi acústicas, boa ideia!
Pedro, parabéns por mais um vídeo seu...esclarecedor e fantástico como sempre! A minh primeiro LP também foi uma Studio Cherry Faded 2006 com captação Burstbucker Pro....que soam fantástico! Suas abordagens são sensacionais!
Muito obrigado!
Parabéns cara, tu é foda.
O modelo com 3 humbuckers sempre me lembra o peixe mutante dos Simpsons! 😅 Excelente video, Pedro!
Adorei a lembrança haha!
@@PedroBernardiGuitarra 🤣🤣
Se essas guitarras não fossem tão caras, eu já teria. Inclusive, gosto mais de guitarras antigas.
Gosto muito do modelo ES-345 varitone. E um dia, vou adquirir uma Gibson Lucille. Que na minha opinião, seria uma mistura perfeita de Black Beauty com uma 345.
As Lucille são perfeitas. Trabalhei com uma durante um tempo e é a guitarra mais sensacional que já toquei. Sou profissional há mais de 20 anos e já toquei com a maioria dos modelos, mas nenhuma é melhor que a Lucille. Timbre perfeito
@@luisfernandodrumondrocha7260 Luis, muito obrigado pelo comentário. Só reforça que é uma guitarra que eu posso comprar sem preocupação nenhuma. Você tinha o modelo da Gibson ou da Epiphone? De qual ano era a guitarra? Onde ela foi fabricada?
Ótimo opinião! Tenho as duas, a 345 e a 355 Lucille, a diferença são os F Holes, mas ambas guitarras são simplesmente incríveis! Gosto ainda mais da Lucille, pois ela tem um pouco do caráter das solidas, mas com o timbre gordo das semi.
Em relação à maior popularidade da Fender entre o público jovem, é uma questão de marketing e de posicionamento da marca, que, por exemplo, tem focado esforços em entregar suas guitarras nas mãos de talentos emergentes dos mais variados estilos musicais. Com isso ela tem obtido êxito em termos de tornar seu produto um objeto de desejo do público mais jovem, que é fã desses novos músicos. De outro lado, quando se observa a estratégia da Gibson, fica claro o apego aos artistas já consagrados, cujo sucesso remonta ao final do século passado (Dave Mustaine, Kirk Hammet etc.). Talvez porque a empresa tenha consciência do seu padrão de consumidor - mais vivido e de maior poder aquisitivo.
Interessante a sua análise!
Um outro ponto que acho que interfere é que, a strato é um modelo muito mais copiado e com um leque de preços muito maior, então a pessoa que está aprendendo e tem pouco recursos acaba caindo numa strato da Tagima, da Condor, e mais uma infinidade de marcas que fazem stratos mais acessíveis. Essa pessoa pode se identificar mais com esse modelo e sonhar partir pra uma Fender.
Quanto às Les Pauls, até as de marcas mais baratas são consideravelmente mais caras que as stratos.
Baita vídeo , merece um like 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Curiosamente a questão do headstock, muitos falam do motivo das gibsons antigas terem falor elevado é justamente de achar uma que não teve o headstock quebrado kkkk
Obrigado pelas ricas informaçoes
Nem na Les Paul Modern (cuja proposta é justamente ser uma versão atualizada do formato clássico), que tem os recortes mais confortáveis, a Gibson mexeu no ângulo de entrada das cordas nas tarraxas. É, sem dúvida, uma escolha consciente de manter inalterado um headstock icônico.
Eu sempre Gostei da Les Paul...!! Sempre achei que seria a Guitarra com o Timbre IDEAL...!!
Até ver pela Primeira Vez os Modelos da PRS...!!! Ai vi que o Desenho da Les Paul é Realmente Emblemático...
É sempre um deleite ver seus vídeos e a paixão que você tem pelas guitarras! Parabéns! 👏👏👏
Muito obrigado!!!
Muito obrigado pelo vídeo!!!
Não é a toa que tenho duas, uma Golden e uma Michael, mas já me mostra o quão esse projeto foi feito com maestria, é uma guitarra que, comparada as outras vintage ser uma das mais "agressivas", talvez seja a mais comportada em termos de timbre, o respeito que ela tem pelas configurações dos pedais, desde o som limpo até o mais pesado, faz com que seja uma das minhas favoritas em som, em shape empata com stratos e teles kkk
Opa Pedro! O que você acha da decisão da Fender de trocar a madeira na escala de jacarandá para pau ferro nas guitarras mexicanas?
você é massa e seu conteúdo tem um desenvolvimento muito interessante. sucesso, meu camarada!
Muito obrigado!
Além do estilo e estética vai do gosto de cada um, sinceramente sou mais les Paul. Mas qualquer guitarra sendo bem manuseada fica top.
Cara vendo esse vídeo eu percebi que sou muito sem mimimi sobre as outras modelagens de les paul kk
Excelente vídeo!
Obrigado!
"vira relic" a sua cara diz muito sobre a frase kkkkkkkkkk Pedro também é humor!
😁
Amo Les Paul + adoro Sg ❤
Creio que no geral para um músico profissional, é sempre bom ter uma Les Paul e uma Telecaster em casa...
Faz um video com uma jaguar meu design de guitarra favorito ❤
Les paul custom eboby ...é o visual mais monstro pra sempre...rock,metal,blues..sobre os artistas, matt heaffy do trivium usa epiphone les paul, e recentemente mark morton do lamb of god fechou com a gibson...a entrada do mustaine pra gibson..acho que eles estão ficando mais espertos em relação aos jovens..mas é fato, mudar o ângulo, ou o formato do headstock nessa altura da vida, vai deixa MT gente puta kkk excelente vídeo como sempre
Obrigado!! E essas são as Les Pauls mais bonitas mesmo!!
Cara ,como pode ?
Eu vejo o vídeo pra saber oque vc tem a dizer .
Parabéns!
Obrigado demais!
A les Paul que acho mais bonita é aquela da PRS que o Mark Tremonti usa. Se eu encontrar uma daquelas em alguma loja, alguem me segure pq eu vou comprar
Podia fazer um vídeo com uma (ou mais) Danelectro.
Seria um conteúdo muito interessante!
Eu adoraria! Se eu encontrar uma disponível, farei sem dúvida!
@@PedroBernardiGuitarra Essa Dane 57 tá um luxo!
Ótimo vídeo, Pedro experimenta a LP Special da Epiphone, é excelente! O Som de P90 dela é muito bom!!
Lindas mesmo!
Esse conhece!
Tenho uma Gibson,tem todos os dados q voce mostrou no video ant.porem não tem nada escrito nem data. Ou ano, é côr preta,como vou descobrir?
Pedro, uma correção de pequena importância: "notório" e "notável" não são sinônimos perfeitos. "Notável" tem um significado mais próximo de "digno de nota", enquanto "notório" tem um sentido mais próximo de "facilmente notado".
Exato.
Blz Pedro como usa o potenciômetro no tone da les paul , pro cap da ponte porque fica agudo,mas do braço fica 👍
É algo que se ajusta à gosto, sem um valor específico, pq depende do som que se espera. Se o cap da ponte está agudo demais, vá fechando o potenciômetro de tone até que o som fique do seu agrado, sem esperar um parâmetro fixo, definitivo.
Blz muito obrigado, vou fazer isso agora mesmo valeu
Sobre peso desejado agrada a todes
Falou em Les Paul me vem automaticamente Ace Frehley na mente...ahh, e lembrando, as primeiras SG tbm eram chamadas de Les Paul...
sou doido de ter uma com P90 por causa do Bob Marley, mas o peso do corpo e o formato me deixam bastante apreensivo. mas de que é linda, é demais! ♥️
As Special são geralmente mais leves, mas o formato é de fato o mesmo. Mas uma primeira impressão de desconforto tem mto a ver com hábito TB!
@@PedroBernardiGuitarra boto fé! mas pelo menos pra mim que faço barzinho, 3h de show, sempre o fator conforto total irá ser mais importante haha
@@PedroBernardiGuitarra até telecaster eu já cogitei pegar, mas esse corpo retão faz com que as stratos sejam sempre as minhas favoritas em todos os aspectos. aí pra fugir da estética convencional, sempre dou uma customizada ou peço pra alguém pintar algo legal no escudo.
FALA PEDRO,BLZ? ME AJUDA AÍ AMIGO... O QUE DEVO FAZER,APRENDER COM A GUITRARRA E DEPOIS PASSAR PARA O VIOLÃO OU VICE E VERSA? (OU TALVEZ OS DOIS UM POUCO A CADA DIA). GRANDE ABRAÇO IRMÃO!
Oi, Maurício. Então, não vejo como necessidade passar de um instrumento ao outro. Pode ser bom pela ampliação das experiências, se vc gosta dos dois instrumentos, toque ambos, mas não é preciso seguir uma ordem especial.
Certamente a guitarra mais linda e charmosa!!! S2
Mas seu peso fez minhas costas e coluna a odiarem com todas as forças...
Não acho o melhor modelo de guitarra, pra mim vai paras as jaguar. Mas, para o som da minha banda ( que ainda está em formação ) uma les paul é referência e adoro essa guitarra
Interessante a tua hipótese sobre a Fender ter melhor aceitação entre o público jovem do que outras guitarras clássicas. Mas qual seria, na sua opinião, o "trunfo" da Fender?
Eu diria que o trunfo foi ter apostado na ideia de construir guitarras de corpo sólido em larga escala, usando um projeto modular. Braço, corpo e eletrônica como partes separadas.
@@PedroBernardiGuitarra Entendi. Com certeza essa é uma questão, diria, técnica, fundamental. No mais, fora as notícias sobre a crise financeira da Gibson, eu nunca estudei a fundo os casos dessas empresas em relação ao seu desempenho recente, mas imagino que nesse mundo de comunicação rápida da internet, especulação financeira e mentalidade de curto prazo focada no "valor dos acionistas", a Fender deve ter tido uma estratégia de gestão e marketing mais sólida e eficiente. Você chegou mencionar isso, o que me deixou curioso por entender melhor os meandros da questão. Parabéns pelo canal! Abraço.
O pior é que inicialmente a Les Paul era da Epiphone, pois a Gibson achou um absurdo a ideia de guitarra com corpo sólido na época. Daí com o sucesso de vendas desse modelo, eles começaram a produzi-lo na Gibson também.
Não sabia disso!
Baita video Pedro. Uma duvida: um guitarrista na minha opiniao top é o John Frusciante. Me pergunto porque sera que nunca o vi com um modelo desses?
Ele até utiliza, em uma musica chamad Readymade, e segundo alguns fóruns, ele tambem usa em alguns overdubs no Stadium arcadium, acho que é a questão de estilo mesmo....
Talvez ele se identique menos com a guitarra, ou não se sinta muito à vontade com elas, ou talvez não sejam os sons que ele tem em mente na maior parte do tempo, ou talvez as Les Paul não se conectem às referências dele. São palpites :)
Depois que toquei numa Les Paul, nunca mais quiz usar outro modelo de guitarra
Pedro, se possível, você pode me tirar uma dúvida? Você disse que já teve uma Epiphone Les Paul e eu estou pensando em adquirir uma... Qual a diferença básica entre elas e as Gibsons? Estive pesquisando e as madeiras utilizadas são as mesmas, as ferragens são praticamente as mesmas (Grover) e até o Nut da Epiphone é "Grafitec". Elas soam muito diferentes?? Se eu trocar a elétrica da Epiphone e colocar captadores Malagoli, terei uma Gibson?
Oi, Dan. Bom, para além dos captadores, em geral, a maior diferença está nos detalhes. Em questões como a atenção ao trabalho nos trastes, alinhamento das cordas à escala, ajuste e acabamento da pestana, nos componentes eletrônicos, esse tipo de coisa.... Claro que há Epiphones ótimas, super caprichadas, e há Gibsons descuidadas. Mas eu diria que pela natureza da produção e ênfase em economia de custos, com Epiphones é preciso ter mais atenção a esses detalhes, na hora de escolher uma. As madeiras, aliás, mesmo sendo do mesmo tipo, podem não ser peças especialmente boas. Aquela Epiphone que tive, aliás, era beeeem pesada!
Porém, em termos de sonoridade, podem ser mesmo muito próximas.
@@PedroBernardiGuitarra Muito obrigado por responder!! Quando eu for escolher uma na loja, vou prestar bastante atenção em todos estes detalhes... Eu nunca tive uma Les Paul, sempre tive Stratos e Teles... Toquei algumas vezes em uma Epiphone emprestada e achei ótima! Nunca coloquei as mãos em uma Gibson original, então não tenho referência para comparação... Mas vendo alguns comparativos pela internet, achei que soam bem parecidas após a troca dos captadores, mas ao vivo sempre a conversa é outra, né? Mas enfim, obrigado novamente pela atenção!!
Lp e Stratocaster são minhas prediletas
Com certeza uma SG é não!!
Essa Les Paul azul que apareceu no final tá muito daora!!
Slach é um guitarrista mediado. Conheço gente que põe ele no bolso! Mas como é do Guns on Roses aí já viu!
Esse peso da Les Paul nas costelas é realmente um problema chato. Quando eu tiver uma grana sobrando, vou pegar uma LTD EC 256. Aquele shape dela é algo muito ergonômico.
Puta guitarra, eu tenho… mas não espere o timbre de uma Gibson
Esses preços caros das gibsons, estão empurrando todos nós para as guitas copiadas, e tão boas quanto, como Vintage e Cort etc. Infelizmente nem Epiphone ta em conta mais. Até as gianninis anos 70 estão o "olho da cara" 😂
acidentes não são acidentes, são relics ocasionais
❤️🎵
Acredito que parte das questões em relação a les paul, sejam, além dos valores, o fato de que, vivemos num momento onde as pessoas procuram conforto, e les paul não é uma guitarra confortável, seja pelo peso, pela tocabilidade...
Fora o fato de que
Hoje em dia, elas remetem a sons mais específicos, como metal, jazz, enquanto stratos conseguem ser mais versáteis tanto no som como na estética
discordo, uma les paul com jb e 59 de captadores vc toca jazz e metal na mesma guitarra e uma strato normal não é o ideal pra nenhum desses dois opostos em estilo. Na estética uma Strato ou Les Paul toda preta vc ve tanto no jazz quanto black metal. Strato só é mais versátil em customização, perde pra tele em timbre, tele consegue emular a strato e a les paul classicas se voce souber usar o tone e os captadores
Pedro vale a pena comprar os amps vox da seria pathfinder?
Com certeza! Tenho um pathfinder 15r e acho muito top!!
Pelo preço desse amp te recomendo dar uma olhada no boss katana, ele tem vários voicings diferentes e já vem com alguma seleção de efeitos como modulações e ambiências. Lembrando que gosto é gosto, mas na *minha opinião* o Boss katana é um dos poucos amps transistorizados que consegue entregar um timbre legal!
Costumo gostar bastante da Vox, mas esses eu não conheço pessoalmente ainda... De modo que eu não teria como te ajudar na questão. :/
Pode tocar um reggae com ela, adoro seu conteúdo,.❤
Sim, da pra tocar reggae TB! Valeu demais!
Falar em les paul da dor na alma.lembrar que passei minha Gibson tradicional
😥
🤟🤟
A sua Les Paul tem captação 490R e 498T?
Oi, Kaique. Na verdade, nessa guitarra os captadores são os Classic 57.
@@PedroBernardiGuitarra Que bacana, Pedro! Eu pensei que fossem as que eu mencionei por causa do ano de fabricação da sua guitarra.
Muito obrigado pela resposta, gosto demais do seu canal e dos seus vídeos.
Sempre preferi a Epiphone..mas não dá pra negar que Gibson é a melhor!
O norte-americano pensa assim: "preciso de um timbre assim ou assado... ah, tenho que adquirir uma Gibson ou uma PRS. Mas se eu precisar de um som diferente, tenho uma Fender".
O brasileiro pensa: "preciso de uma boa guitarra".
Humbucker é vida
Les paul é legal, mas as flying V e rhoads são muito sinistra, design agressivo e fora a presença q elas trazem quando esta se tocando na igreja num culto de domingo a noite kkkk
Comecei a tocar guitarra por influência do guitarrista Gary Moore
Meus 20 centavos.... Estruturalmente, Com suas melhorias e adições, quase todos os instrumentos atuais, em suas variantes, são baseados em fenders stratocasters (Ibanez, suhr, etc) . Minha humilde opinião é: guitarras strat e suas variações comportam, em sua maioria, melhor todos os componentes atuais. As les paul e variantes, apesar de lindas e com sonoridades únicas, não têm essa versatilidade.
a gibson poderia, lançar uma outra empresa com outro nome, investido em guitarras modernas pra atingir outrou publico que gosta de novidade e qualidade gibson
Eles são donos da Kramer, né. Então essas guitarras mais modernas ficam naquela marca.
@@PedroBernardiGuitarra nao sabia, bom saber
Tem mais fender por 1 fator… preço…
Gibson é muito cara. Talvez os jovens prefiram algo mais barato e robusto.
Mais robusto que gibson que é um tijolo?
@@carlosq-talesoftwobrothers7278 Oi Carlos. O headstock quebra facilmente. Procura por "Gibson broken neck". Abraço!
A Gibson les Paul Standard é a guitarra mais bonita que existe. O primeiro que vi com uma dessa foi o Page