Motor Misto quente

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 сер 2024
  • União GM com VW

КОМЕНТАРІ • 834

  • @gabrieldeluca1303
    @gabrieldeluca1303 4 роки тому +124

    Quando eu era garoto trabalhei com um mecânico já falecido em Limeira SP que era um gênio se chamava José Nogueira vulgo Zé capitão .
    Esse sujeito era um exímio mecânico da época em que se fazia as bronzinas na oficina com metal patente e ajustadas manualmente .
    Ele fazia uns motores misto quente que ficavam muito bons , inclusive o último que ele fez rodou uns vinte anos em uma caminhonete que transportava material de construção ...
    O Zé capitão era um cara tão foda que em 1980 ele fez um aerobarco com um motor de Fusca 1200 .
    O cara era da época em que o mecânico desmontava os motores para mandar pra retifica depois de pronto ele media todas as peças , montava o motor e dava a garantia em seu nome .
    Um homem que foi um gênio e um ser de extrema simplicidade .

    • @wilsonjuniorgellacic548
      @wilsonjuniorgellacic548 3 роки тому +8

      Meu pai se chamava Wilson Gellacic, ( martelo , torneiro mecânico ) ele teve uma rural com motor misto quente
      A gente morava perto do Bilato e ouvia ele chegando lá na pão de Prata , uns quatro quarteirões

    • @marcelo_rcosta
      @marcelo_rcosta 3 роки тому +10

      Parabéns por enaltecer o senhor Zé capitão. Muito válido o reconhecimento.

    • @gabrieldeluca1303
      @gabrieldeluca1303 2 роки тому +4

      @@marcelo_rcosta muito obrigada sebola .
      O cara era um grande profissional e um exímio professor .
      Espero que você o tenha conhecido .

    • @edsonadelino2289
      @edsonadelino2289 Рік тому +1

      conheci um igual...meu saudoso amigo gilvan tenorio fraga ....da regiao de santana de parnaiba....um genio em mecanica....

    • @user-re3dw2gk8u
      @user-re3dw2gk8u Рік тому

      ​@@gabrieldeluca1303ui muito obrigada a para viado masoquista 😂😂😂😂

  • @valdirsilva9842
    @valdirsilva9842 3 роки тому +13

    Usei muito uma C14 misto quente. Em Arapongas Paraná, tinha um mecânico que fazia essa modificação, ele tirava o cabeçote original, colocava um cabeçote do motor Mercedes e adaptava a bomba injetora. Mas como a parte de baixo do motor era um pouco fraca, dava sempre problemas de quebrar virabrequim e bielas, mas andava. Um pouca frouxa, estávamos acostumados com motor 6cilindros a gasolina, que tem potência, aí a coisa complicava na largada e na subida. Isso foi em 1972, 1973 por aí. Ainda tenho um motor assim parado aqui.

    • @andersonsilava9573
      @andersonsilava9573 2 місяці тому +1

      Posso ver ele?

    • @valdirsilva9842
      @valdirsilva9842 2 місяці тому +1

      @@andersonsilava9573 Cara, vendi ele. Meu amigo colocou ele numa Caravan. Levou pra chapada dos Guimarães no Mato Grosso. Tem uma pousada e leva e trás turistas. Faz um ano que vendi. Perfeito. Já era.

  • @rinaldovianna9547
    @rinaldovianna9547 3 роки тому +4

    Boa noite.
    Meu pai tinha uma c 14 com cabeçote do 1111.
    Depois ele colocou a bomba do 1113..
    Com câmbio do caminhão doge
    Tipo f4000.
    Com diferencial do carro ..doge RT
    Andava muito bem.
    No pé 140.

  • @paschoalantoniofeistauer6356
    @paschoalantoniofeistauer6356 3 роки тому +8

    Olá meu pai fazia e fez vários com cabeçote de 1113 sim ok eu trabalhei com ele muitos anos fazendo isso ok, , claro ele desenvolveu algumas coisas por exemplo, ele refurava a frente do bloco e colocava a distribuição do 1113 que era bem igual do 1111, ai ele colava a engrenagem do mercedes antes da engrenagem do comando do chevrolet só ele sabia como fazer isso, outra coisa ele cortava a parte onde ia o retentor do virabrequim do chevrolet e soldava em cima da tampa da distribuição do 1113, ai estava resolvido isso, no bloco ele tampava com solda alguns furos do bloco e refurava para o cabeçote do 1113 ser parafusado no bloco da C10, e colocava uma válvula menor no cabeçote que era previamente preparado, as varetas de válvula eram cortadas do 1113 para servir no bloco da C10, ele andou fundir pistões especiais pois o do mercedes eram muito altos e quebravam o virabrequim do motor da C10, e colocava anéis de pistão de mercedes cara chata antigo, ficava show de motor, também diminuía a vazão da bomba injetora pois o pistão era menor e a regulagem do 1113 ficava com muito óleo diesel e fumaçava muito, nossa C10 dava 160 por hora com o cambio do dodge dart adaptado, durante um bom tempo nossa família viveu disso se precisar mais informações é só falar comigo, eu adoraria fazer um desses de novo ainda mais hoje em dia tem muita tecnologia para fazer pistões sobre medida e colocar anéis modernos um abraço.

  • @gonzalorodriguez2670
    @gonzalorodriguez2670 3 роки тому +3

    Hola! En Uruguay por los años 70' conocí algunos motores a gasolina que los hacían funcionar con Keroseno. El valor por litro es casi igual al gasoil (diesel).
    Es menos expansivo, para que funcione hay que elevarle la temperatura.
    Hay que colocar un buen termostato para calentar el motor, darle un poco más de luz de válvulas, y lo más difícil, calentar el combustible. Lo ideal es un sistema que esté entre el carburador y el múltiple de admisión, eso calienta la mezcla de Keroseno y aire ya pulverizada.
    Por el año 48' llegaron a Uruguay tractores Ford originales a NAFTA y Keroseno. El tanque de combustible tiene 2 tapones, dentro del mismo, un tanque más chico que lleva 4 o 5 litros de NAFTA, en el otro va el Keroseno.
    Tiene un pase de combustible que permite dar partida a NAFTA para pasarlo a Keroseno después que el motor tenga temperatura, y volver a pasar a NAFTA antes de apagarlo.
    El quemador va entre el carburador y el tubo de admisión, pero también forma parte del múltiple de escape, eso le da temperatura. Es una pieza de fundición con unas láminas en su interior y por ahí pasa el combustible gasificado.
    Realmente funciona muy bien y es económico.
    Espero me entiendan.
    Saludos.

  • @edmilsonoliveira4890
    @edmilsonoliveira4890 4 роки тому +2

    Meu primo Luiz fez essa adaptação na caminhonete c-14 amarela; quando ele saía pela cidade era uma fumaceira branca pra todos os lados, uma barulheira maluca. Nunca funcionou bem, pois, ele vivia debruçado no compartimento do motor e lambuzado de óleo. Meu primo sempre foi um "professor Pardal autodidata".

  • @fernandolopescastanho2251
    @fernandolopescastanho2251 3 роки тому +16

    Eu tive a sorte do meu pai ter uma C10 com esse motor , cujo o motor as historias contam que nasceu em Andira no Paraná, loucura pra ele é pouco kkkkkkk

    • @toninhobonani9561
      @toninhobonani9561 3 роки тому +3

      Verdade , fazia de espera pra fazer a conversão do motor a misto quente

  • @ricardomello7630
    @ricardomello7630 2 роки тому +38

    Caramba!! A uns 15 anos atrás eu discuti isso com um senhor de uns 80 anos, hj já falecido, ele me falou que fazia essa transformação no passado. Ele chegou a se exaltar pq eu dizia que teoricamente era impossível, pela falta da bomba injetora, taxa de compressão mais baixa, etc. Eu dizia que não iria funcionar e ele falava que tinha feito vários motores. Na época achei que ele estava louco, kkkkkkk

  • @daviperpetuo7423
    @daviperpetuo7423 2 роки тому +8

    Sobre o miolo da chave, não era do fusca, esse era da D10 1981, por isso trava a direção certinho, fica posicionada corretamente (não ficaria no conjunto vw, que tem outra inclinação). O fornecedor pra GM era o mesmo exato fornecedor da VW (minha memória pode me trair, mas se bem me lembro esse fornecedor era uma das Arteb). As chaves, todas metálicas, tinham os mesmos frisos idênticos (Brasília, Opala/Caravan anos 70, A/C/D10, do fusca só no final da vida que ficou esse modelo, pois da maioria era diferente), só mudava a "cabeça", parte da pega. O que aconteceu aí é que algum chaveiro fez a cópia da chave da sua c14 com miolo de D10 numa chave de fusca anos 90 itamar, porque o friso é o mesmo. A chave original da c14 ia num miolo no painel, a mesma da Chevrolet Brasil, uma cabeça redonda curta, com o mapa do Brasil dentro do emblema chevrolet (que se manteve nas portas da D10 1981). Informação irrelevante, rsrs. Cada doido com sua mania, faço coleção de chaves de automóveis desde que me entendo por gente, tenho essas todas.

  • @sidmarmingoni3643
    @sidmarmingoni3643 3 роки тому +2

    Boa noite sou de Itápolis SP tive uma chevrolet cabine dupla com motor misto quente por 8 anos, único poplema queimava junta de cabeçote de vez em quando, por sinal tenho aqui em minha casa ainda uma junta nova, cabeçote de 1113 bomba de 1111 bem regulada andava bem e muito boa de pegar, pois ficou injeção direta , viajei muito com ela por muitos estados nunca deu trabalho de mecânica como quebrar virabrequim ou parte mecânica do motor desde 1982 até hoje tenho Kombi diesel tenho Mercedes diesel é uma 300 D tenho até um F N M kkkkk kkkkk, sou fã de Diesel se eu fumace até o isqueiro seria Diesel kkkkk, mas o misto quente nunca me importunou moro em Itápolis procurar por MINGONI AUTOS ANTIGOS ,sou muito conhecido forte abraços

    • @geovanisalami3266
      @geovanisalami3266 2 роки тому

      Boa tarde seu sidmar estava lendo seu comentário estou com ideia de fazer um motor misto quente na minha c 10 será que o senhor poderia me tirar uma dúvida no coloco do motor em baixo da chapa adaptadora vai a junta original da c10 e na parte de cima vai a do Mercedes 1113 isso? Obrigado abraços

  • @celiodelgado853
    @celiodelgado853 3 роки тому +2

    Em 1993 meu pai tinha uma C10 com esse mesmo motor do vídeo eu fiz uma mudança de um amigo nosso mecânico que ia pro interior ele me disse que fazia um misto quente no motor da nossa C10 para ficar a diesel quando ele voltasse pra nossa capital Cuiabá MT ,mais tarde fiquei sabendo que ele faleceu era um excelente mecanico ele falou exatamente o que disse nesse vídeo depois disso nunca mais vi alguém falar nesse assunto ,encontrei aqui agora parabéns pelo vídeo.

  • @rodrigopires4829
    @rodrigopires4829 4 роки тому +140

    Até onde o conhecimento do Fernando se estende? O cara é um crânio kkk
    Like sempre.

    • @StarlinerMVS
      @StarlinerMVS 4 роки тому +14

      Ate que enfim disseram o nome do nobre! Ja faz mais de um ano que sou inscrito e nao sabia o nome dele 😁

    • @vitor123goiania
      @vitor123goiania 4 роки тому +2

      Achei que fosse Reginaldo

    • @rodrigopires4829
      @rodrigopires4829 4 роки тому +5

      @@vitor123goiania Bom, em alguns vídeos eu vejo ele se auto apresentando como Fernando.
      Mas...

    • @micaiasaraujo7584
      @micaiasaraujo7584 4 роки тому

      Existe motor Mercedes 1000 cilidradas

    • @todavezquevcleroscomentari4784
      @todavezquevcleroscomentari4784 4 роки тому +3

      Desculpe usar seu comentário espero que o Fernando veja
      TINHAMOS SIM UM MISTO QUENTE
      se chamava KOMBI ou SAVEIRO diesel....
      Fernando aproveita e fala sobre o óleo vegetal nesses carros... Já vi uma hillux rodando com um

  • @paulov8611
    @paulov8611 4 роки тому +1

    Sou mecãnico lidei muito com esses motores,aqui ,na minha regiao os misto quente era com cabeçote de mercedes 1113 ,bomba iinjetora 1113 pistao MWM injeçao direta,engrenagem sobreposta no comando para acionar bomba ,tampinha das engrenagens do mercedes,tudo muito bem feito,pegava de manhã muito bem unico defeito se desse tranco quebrava virabrequim ainda tenho alguma coisa de peça desses motores conheço o cara que inventou esses motores aqui.

  • @carlosbonatti6422
    @carlosbonatti6422 4 роки тому +11

    Eu aprendi a dirigir em uma C10 ano 1971 e ela era tração positiva era muito boa pra andar no barro não ficava de jeito nenhum, ela veio com esse deferencial de fabrica meu tio pegou ela zero km .

  • @samsung-wu7yq
    @samsung-wu7yq 4 роки тому +21

    "Setor de iluminação, por favor " kkkk esse prof é uma figura
    Parabéns, muito bem explicado

  • @javalipm
    @javalipm 4 роки тому +2

    C14 e c15, as melhores camionetes que já tive... Hoje tenho uma Hilux e uma l200, não chegam nem aos pés dessas antiguidades!!!

  • @jonhsonzolinger9103
    @jonhsonzolinger9103 4 роки тому +76

    Eu tive uma c14 misto quente , era um motor com bomba ingetora e cabeçote e pistões do 1111 usava se uma chapa entre o cabeçote e o bloco depois se encamisava a junta do 1111 dava certinho alongava a ponta do virabrequim para por uma engranagem que toca a bomba ingetora que ia estalada do lado direito do motor era econômico MAS ruin de partida se dese tranco poderia quebrar o virabrequim facilmente a partida era 24 volts do 1519 era bem ruim o que ninguém sabia era que ele devia trabalhar dois dentes atrasado para ficar bom alguns usaram o cabeçote do 1113 esse eu fiz durou cerca de um ano depois pus um perkinho ele era fabricado em Andira no parana

    • @beneditogoncalves1275
      @beneditogoncalves1275 4 роки тому +20

      Seu comentário está certíssimo em tudo!!!meu pai teve uma misto quente foi por pouco tempo nos morávamos no Paraná,ela não dava marcha lenta e quebrava muito a ponta do virabrequim,obrigado!

    • @geraldov0439
      @geraldov0439 4 роки тому +2

      É amigo. Era exatamente isso.

    • @mariaaparecidalopes1014
      @mariaaparecidalopes1014 4 роки тому +1

      Que bucha meu Deus do Ceu

    • @marlonsilva4886
      @marlonsilva4886 4 роки тому +2

      O misto quente ainda está por lá. Firme e forte. Eh só chegar e trocar uma ideia com ele... Se não souber achar fica ao.lado.bar do.relogio. pergunte nas retíficas todo mundo conhece

    • @mariaaparecidalopes1014
      @mariaaparecidalopes1014 4 роки тому +1

      E aquele motor falcon 6 cilindros gasolina da Ford , saiu na F 1000 , ja vi num landal

  • @fetexas
    @fetexas 4 роки тому +2

    Eu era moleque na época, sempre com meu pai em Andirá, as ruas em volta da retifica dos dois lados ficavam abarrotadas de Pick Ups Chevrolet e Veraneios aguardando a montagem do "misto quente" isso deve ter sido no final da decada de 70!
    Um tempo depois o patrão do meu pai trouxe do MT uma Veraneio misto para reforma aqui no Paraná.

  • @rafaelmussi7818
    @rafaelmussi7818 4 роки тому +15

    (...) "Denominada internamente de C-1404, a picape de chassi curto (2,9 m de entre-eixos) estava 15 cm mais baixa, facilitando o acesso à cabine. Havia ainda a C-1414, única do país com cabine dupla para seis pessoas. Já a C-15 era maior (3,1 de entre-eixos) e era chamada internamente de C-1505, tendo só cabine simples.
    A grande novidade era a suspensão dianteira independente com molas helicoidais, melhorando conforto e comportamento. Tudo lembrava um automóvel: os pedais eram suspensos, a dianteira mantinha os quatro faróis e a coluna A inclinada evidenciavam a preocupação com a aerodinâmica (...). Manteve o câmbio manual de três marchas com alavanca na direção.
    O modelo 1967 recebeu nova grade, com dois faróis maiores, novo painel de instrumentos, alternador no lugar do dínamo e motor recalibrado para 151 cv. Por fim, a primeira passou a ser sincronizada e foram oferecidas versões 4×4 transformadas pela Engesa.
    O conforto aumentou em 1971, com a oferta da direção hidráulica. Como nos EUA, as picapes passaram a se chamar só C-10 em 1974."
    Ou seja, de acordo com essa reportagem da revista Quatro Rodas (quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-chevrolet-serie-10/) a nomenclatura C-10 surgiu no Brasil apenas para alinhar a denominação das pick-ups brasileiras em relação às americanas.

    • @haendel2004
      @haendel2004 4 роки тому +8

      Isso aí!!
      Mais ou menos.
      Quanto à nomenclatura, vc está correto. A partir de 73 ou 74 (há controvérsias) vira tudo C10 (curta ou longa).
      Vc está correto qdo diz que em ESSÊNCIA, as C-14 e C-15 são os mesmos carros que a C10.
      Mas mudam alguns detalhes.
      Alguns pouco importantes: calotas de grampo, rodas tala 5, painel inteiriço horizontal, desenho da capa do banco, forro de porta.
      Outros importantes (descobri comprando "qualquer um" achando que era igual): balanças com engraxadeiras, dfv 228 com cuba de vidro, buchas de bronze, terminais rosca grossa, cilindro mestre com base mais larga e terminais mais finos dos canos de freio.
      Não adianta comprar da 73 pra colocar na 75/6, por exemplo. A menos que vc queira modificar tudo pro mais moderno.
      O que causa confusão é o documento do carro.
      Em geral, as C-14 vem com o campo "marca/ modelo" constando "Chevrolet / C-1404". As C-15 vêm "Chevrolet/C-1504". Os números de chassi começam com "C144_ _ _ _" ou "C154_ _ _ _ ", conforme o caso.
      Aí o cara de hoje pega e compra emblemas C-14 ou C-15 pra colocar.
      Em 74, todas viram C10. Manuais, propagandas, notas fiscais, etc.
      PORÉM, o modelo continua "C-1404" ou "C-1504" no documento. E o chassi continua começando com "C144..." ou "C154...". Mas é C10!

    • @mauroissler1929
      @mauroissler1929 4 роки тому

      Eu tenho uma C15 4x4 militar 1977.

    • @haendel2004
      @haendel2004 4 роки тому

      Parabéns, Mauro! Tremenda raridade.
      Ela deve marcar C1512 (sem teto e caçamba) ou C1504 (cabine e caçamba), no campo "marca/modelo". E C152 ou C154 no começo do número de chassi. Confere?
      Se bem que em 77 ja era numéro de chassi com mais caracteres. Se nao me engano começava com BC152 ou BC154 (B de Brasil, C15 de chassi longo, 2 de cabine sem teto e porta, com caçamba, ou 4 de cabine completa, com caçamba)

    • @haendel2004
      @haendel2004 4 роки тому +1

      Nomenclatura completa e C10 (pós 74):
      C-1403 picape CURTA, com cabine e sem caçamba.
      C-1404 Picape CURTA com cabine e caçamba
      C-1410 Veraneio ambulância
      C-1412 Picape com cabine sem teto e sem portas, mais caçamba
      C-1414 Picape cabine dupla
      C-1416 Veraneio
      C-1503 Picape LONGA com cabine e sem caçamba
      C-1504 Picape LONGA com cabine e caçamba
      C-1512 Picape LONGA com meia cabine (sem portas, sem teto) e cacamba.
      Fonte: manual de serviço de picapes e utilitários Chevrolet de 1977.
      Mas essas são designações internas, também constam nós documentos. Mas Os emblemas, manuais , notas fiscais, propagandas, testes, reportagens, todas se referem ao nome "C10" a partir de 74. Isso é fácil de achar na internet.

    • @douglassouza6659
      @douglassouza6659 4 роки тому +1

      A diferença está na cilindrada do motor, a c14 usa o mesmo motor dos caminhões Chevrolet a gasolina da época, com aproximadamente 4600 cilindradas, a c10 usa o motor do opala com aproximadamente 4100 cilindradas, essa é a verdadeira diferença entre as duas....

  • @giovanemarquespgiovanegasm6992
    @giovanemarquespgiovanegasm6992 4 роки тому +3

    Boa tarde amigos do canal ! Agora voltei aos anos 90 rapidamente ! Quando comprei meu 1* carro foi justamente uma C10 ano 70 que o antigo dono tinha desistido dela porque tinha agarrado a parte de baixo( 4 ) vezes em 3anos ,por causa desse tal misto quente que não cheguei a conhecer ! Pois levei para oficina sem motor e depois coloquei um motor 6cl do D60 e ficou muito bom ! Usei ela até 2001 quando vendi com esse mesmo motor ( legalizado no chassis dela ) até hoje tenho cismas com motor diesel adaptado ! Abraço a todos amigos e que JESUS lhes abençoe !!!

  • @carlosmarti6247
    @carlosmarti6247 4 роки тому +1

    A Chevrolet nomeava os modelos de acordo com o comprimento do chassi, C 14 chassi curto e C 15 chassi longo, até 1968/69 era essa a denominação que aparecia nos emblemas da carroceria. Ambos os modelos são da Série C 10. A partir dos anos 70 a Chevrolet passou a adotar o nome comercial de C 10 para ambos os modelos, C 10 curta (mais comum) e C 10 caçamba longa (7 pés, menos comum) apesar de nas codificações internas de fábrica permanecer os códigos C 14 e C 15. O mesmo ocorre com os caminhões, C 64 (curto) C 65 (médio) e C 68 (longo) que também passaram a ser conhecidos como C 60.

  • @antoniovitorio5408
    @antoniovitorio5408 4 роки тому

    colegas de adpatacoes... eu tive uma veraneio em c grande misto quente e com turbina... o problema era alto indice de fumaca que ela soltava, sei que era problema da bomba , mais fiz de tudo e ela era fumacebta , andava muito bem. fiz esse motor no parana , em andira, local indicado por um amigo que tinha outra veraneio. muito bem ... o problema e que nao permitia no detran ela ser registrada so o ano de 73 ela tinha uma permissao de brasilia na epoca que podia passar de gasolina para diesel. por isso nao foi avante esse tipo de adapatcao. pela lei da epoca... a outra coisa a junta de cabecote ela era mais grossa e de vez em quando queimava e tinha que importar uma de andira. do resto e era so alegria andava muito e gastava pouco kkkkk. ok galera pra mim foram bons tempos.

  • @heavychevy8566
    @heavychevy8566 4 роки тому +6

    Esse motor 261 é otimo, pra mim n precisaria colocar motor a diesel. Motor original é excelente, nao quebra, resistente demais, funcionamento dele é suave e bem sutil.

  • @silvioss1058
    @silvioss1058 3 роки тому

    meu saudoso pai o TITO fez varios motores 6cc gm a diesel , mas ele usava tudo do opala cabeçote ele mandava encher , tambem fazia uma cavidade nos pistao , os bico ia sim no mesmo lugar das velas , a bomba de perks ele fazia um suporte parafusado do bloco p segurar a bomba , nao sei todos detalhes na epoca eu era muleque de 11,12 anos , sei que ele intalou em pelo menos em oito carros sendo duas veraneiro uma mercedinha antiga um chevrolet guincho , funcionamento muito bom porem fumaçava muito , isso foi em osasco sp

  • @xluizgustavo6639
    @xluizgustavo6639 4 роки тому +10

    Boas lembranças! Em 84 eu tive uma c14 misto quente, duas alegrias, na compra e na VENDA.

  • @marcoshenriqueperesperes4355
    @marcoshenriqueperesperes4355 4 роки тому +1

    Meu pai teve uma misto quente nos anos 80..
    O motor não aguentava...ele fez o motor três vezes..
    Só que andava demais..
    Valeu amigo..
    Por eu lembrar da misto quente...
    Era só sofrimento.....

  • @aparista45
    @aparista45 3 роки тому +2

    Já tive C14 e C10, eram iguais, tamanho de chassi e mecânica, nunca descobri a diferença.
    Porém o motor misto quente era um recurso excelente, porque os motores 1111 ninguém queria e trocavam por 1113, então achava quase de graça completo.

  • @silviobatistadossantos6388
    @silviobatistadossantos6388 4 роки тому +49

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    A Chevrolet C-14 foi a segunda picape GM nacional lançada em 1964, substituindo as Chevrolet 3100 mais conhecidas como Chevrolet Brasil. A C-14 teve mais três versões: a C-15, que se diferenciava apenas pelo maior comprimento do chassi, a Chevrolet C-1414 modelo de cabine dupla, e a C-1416, mais conhecida como Veraneio, que era um veículo misto, ou seja, um veículo onde passageiros e carga coexistem em um mesmo espaço, sendo este muito usado como viatura de polícia por muitos anos.
    O motor da linha C-14, C-15 e C-1416 era o Chevrolet Brasil, de seis cilindros em linha, 4,3 litros e 149 cv, o mesmo usado nas picapes e caminhões Chevrolet Brasil a partir de 1958. Ao longo de sua trajetória, a Chevrolet C-14 sofreu pequenas mudanças estéticas. Em 1966 a grade dianteira passou a ser prateada e mais limpa e em 1968 os faróis passam a ser um pouco maiores e apenas um de cada lado. O painel de instrumentos também sofre algumas alterações estéticas, como o velocímetro que passa a ser em forma de circulo, enquanto que o anterior era em forma de um transferidor de 180º; é interessante notar que o painel antigo aparenta ser mais moderno do que o posterior. A Veraneio só teve estas alterações em 1970.
    A linha C-14 e C-15 durou até 1973, sendo estas substituídas pela C-10, que em nada diferenciava das C-14 e C-15 mais novas, a não ser nas opções de chassi, que no caso da C-10 não diferenciava a nomenclatura.

    • @emilianoalves7443
      @emilianoalves7443 4 роки тому

      Explicou tudo👏👏

    • @nicollenew2588
      @nicollenew2588 4 роки тому +4

      Bom dia! Concordo com algumas informações descritas, porem, salvo se entendi errado a C14 teve sua fabricação ate o ano de 1978, digo isso pois fui proprietario de um exemplar que hj esta com um colecionador na cidade de São Caetano do Sul, SP. Segundo minhas pesquisas , a diferença entre C10, C 14 e C15 da-se à capacidaxe de carga, o que envolve sistema de chassi e de suspensão, na C14 por exemplo o chassi é alongado e o sistema de suspensão é dotado de alguns componentes da suspensão do caminhão D60, a versão original ainda tem um detalhe que é o cambio de 3 marchas a frente e uma ré, cambio esse situado junto ao volante de direção , o chamado cambio em cima. Alguns itens de rejeição desses modelos eram exatamente o sistema de marchas, pois há o problema de encavalar marchas durante a troca das mesmas, um outro ponto muito ruim era o de torção do chassi devido ao seu comprimenfo, um macete para sanar esse problema era a aplicação de mais uma travessa, sem falar no consumo que e muito alto e o fato de não ter fabricação original com motor a diesel, como foi feito no caminhão, onde foi aplicado o famoso motor Detroit.

    • @carlosmarti6247
      @carlosmarti6247 4 роки тому +2

      @@nicollenew2588 Internamente na fábrica e na codificação dos modelos (plaquetas) os códigos C 14 e C 15 continuaram até o fim de linha dos modelos e representavam o comprimento do chassi (C 14 caçamba de 6 pés ou C 15 caçamba de 7 pés). C 10 era o nome comercial da série.

    • @lucimarbotari798
      @lucimarbotari798 3 роки тому

      Debochado

    • @guifso2
      @guifso2 3 роки тому

      @@nicollenew2588 caminhonete ou veraneio?

  • @wagnerwcg
    @wagnerwcg 4 роки тому +1

    Meu pai teve alguns misto quente e até um Galaxy 500, agora como eu era criança não lembro como eles faziam.
    Parabéns pelo vídeo e pelas explicações.
    😎👍

  • @crmerlin
    @crmerlin 4 роки тому +1

    Aqui na minha cidade, tem um mecanico que fez várias dessas tranformaçoes . A durabilidade se baseava nos cuidados do proprietário. O misto quente não era pra andar muito. Não trocavam cambio ou diferencial e ela ficava muito `` curta ´´ Tinha que andar a 70 km/h e olhe lá...O problema é que as pessoas queriam voar junto com D10 e F1000. Não trocavam óleo , filtro e radiador....

  • @jairosilvavaz970
    @jairosilvavaz970 4 роки тому +35

    conhecia misto quente como o motor de chevette com cabeçote de monza, mas essa versão aí é bem mais interessante! gostaria de ver um funcionando!

    • @mariaaparecidalopes1014
      @mariaaparecidalopes1014 4 роки тому +2

      Pistao do fusca 1300 , no motor do passat 1.5

    • @todavezquevcleroscomentari4784
      @todavezquevcleroscomentari4784 4 роки тому +1

      Cabeçote de Monza???? Como VC vai jogar um diesel lá???

    • @alexandrefaggian1074
      @alexandrefaggian1074 4 роки тому +2

      @@todavezquevcleroscomentari4784 Ele não esta se referindo a diesel amigo rsrs.e sim a gasolina mesmo..

    • @VectraEopala
      @VectraEopala 4 роки тому

      Misto quente que conheci foi os motores ap com cabeçote diesel que saiu na kombi no passat e na saveiro cab dupla

    • @Another_rec
      @Another_rec 3 роки тому +2

      @@todavezquevcleroscomentari4784 não nao tem nada a ver com diesel nem com camionete como no vídeo, e uma artimanha que a galera do chevettes faziam tirava o cabeçote do chevette e colocavam de monza so que o fluxo do do monza é ao contrário do de chevette dai tem q fazer um monte de adaptações pro vacuo do freio e escapamento do outro lado e geralmente usavam pistão de monza tem lugar que chama de milisete, vlw amigo

  • @FernandoAlves-tj7fy
    @FernandoAlves-tj7fy 4 роки тому +2

    Muito top👏👏👏👏👏👏essa volta no tempo com as engenharias caseiras é muito Legal👌 só laike👍👍👍👍👍

  • @felippevasconcelos6043
    @felippevasconcelos6043 4 роки тому +1

    Voce é o cara mesmo hein professor...meu avô sempre me falou desse tipo procedimento que era comum antigamente, ja revirei a internet o UA-cam e os foruns...mais nada muito concreto...obrigado por todo essse conhencimento repassado...

  • @adalbertogregorio5181
    @adalbertogregorio5181 4 роки тому

    Morei em Andirá Pr. lá tinha uma retífica de motores, RETÍFICA PICELLI, la pelos anos 70's, faziam estas adaptações em motores GM (C10 C14) A encomenda era tanta, que tinha fila para fazer as adaptações. Era uns motores que expeliam muita fumaça, a tampa traseira ficava preta.

  • @MbLBotucatu
    @MbLBotucatu 4 роки тому +15

    Faz tempos em professor o misto quente invenção dos doutorados da NASA aqui no Brasil, professor, Um amigo do meu finado pai ele tinha uma. Que eu lembre era o chassi mais longo cerca de 40 cm maior que a C10 a capacidade de carga era 1,4 tons. Que recordo-me C14 o cinzeiro era grande no meio do painel a C10 era um pequeno no mesmo local. Vou tentar revirar ver com sr Orlando se ele se recorda de mais algum detalhe sobre o misto quente e a diferença real da c14, para com a C10.

    • @mreltim
      @mreltim 4 роки тому +1

      A longa era c15

    • @paulov8611
      @paulov8611 4 роки тому

      A c 14 tinha traçao positiva emaior capacidade de carga.

  • @soydeintersimsenhor
    @soydeintersimsenhor 4 роки тому +15

    "...fica bom?...nãoooo...era uma das gambiarras mais nojentas que poderia se fazer no motor..."
    Morri rindo aqui kkkkkk

    • @valdirsilva9842
      @valdirsilva9842 3 роки тому +3

      Hoje se tem todo tipo de conhecimento, mas naquela época era tudo imaginação e tentativa. Ia se tentando coisas diferentes e testando, quando dava certo era só comentário. Bons tempos aqueles.

  • @carloscasselli9392
    @carloscasselli9392 3 місяці тому

    Isto aconteceu nos anos 70, o motor GM 6 cilindros tem similaridade com os motores MBB 312/321. Por isso , você conseguia incluir uma junta de ferro para acertar o curso do pistão, esse motor funcionava bem nas pick-up, nos caminhões o virabrequim não suportava essa alteração.

  • @gilbertosantos529
    @gilbertosantos529 4 роки тому +1

    Boa noite , aqui em Tubarão sc o falecido Dorli era campeão no misto quente e tive amigo aqui que tinha uma caminhonete mistoquente mas quando fazia funcionar era uma fumaçeira mas depois parava a fumaça e o gozado que nao usava ventoinha e nao fervia mas andava muito bem, pena que o Sr Dorli faleceu.

  • @rogeriocamargo4611
    @rogeriocamargo4611 3 роки тому

    Boa noite, me lembro que aprendi que existia C14 C15e c16 que era a Veraneio,as picapes a diferença esta no tamanho da caçamba,sempre achei um otimo veiculo para a epoca, muito confortavel e robusta,trabalhei quando jovem por 20 anos em lojas de auto peças nas cidades onde morei,tinha muitas rodando,na decada de 80 e 90,obrigado um otimo video conheci esta adaptaçao era uma obra de engenharia de galpao.

  • @wandercesarpereira
    @wandercesarpereira 4 роки тому +1

    Meu tio teve uma Veraneio com motor misto quente. Pena que na época eu era bemmm mais novo e não tinha conhecimento para melhor entender o sistema.
    Como vc explicou, basicamente trocavam o cabeçote original pelo do motor Mercedes 1111 e instalavam uma bomba injetora. Era realmente injeção indireta e muito ruim para pegar a frio. Especificamente nesse caso (não sei se aplica a outras adaptações do tipo) foi instalada a bomba injetora do lado esquerdo do motor. No eixo virabrequim foi adaptada uma engrenagem para acionar a bomba injetora e o alternador foi reposicionado. Pena que quando foram fazer a retifica sumiram com o eixo e não foi mais possível remontar, meu tio ficou com o prejuízo.
    Tinha uma outra característica que em desaceleração ele jogava muita faisca pelo escapamento, acredito que pela queima incompleta do diesel.

  • @pablomelegariodesouza5132
    @pablomelegariodesouza5132 4 роки тому +7

    O misto quente que eu lembro era transformar o OM 321 de injeção indireta em injeção direta colocando o cabeçote do 352 nele mais tinha que abrir cavas no pistão também. Esse eu não conhecia com motor a gasolina para diesel.

    • @andresales4741
      @andresales4741 4 роки тому +2

      Aqui no Rio de Janeiro o pessoal chamava de 1112

    • @davidkleiman8555
      @davidkleiman8555 4 роки тому

      Pablo é isso ai mesmo colocar o cab do om352 no lp321,ca para nóis isso é invensão dele kkkk

    • @sergiomoraes6285
      @sergiomoraes6285 4 роки тому +1

      @@andresales4741 Aqui em SP 1112 é motor MB 1111 com peças do motor MB 1113.

  • @celsoalonso2802
    @celsoalonso2802 3 роки тому +1

    Eu me alembro amigo e os primeiros motores misto quente Chevrolet foi feito igual vc falou na cidade de cambará no Paraná

  • @guilhermedelpozzo1721
    @guilhermedelpozzo1721 4 роки тому +2

    meu grande amigo ...olho seus videos lembro do meu saudoso eneas.....vcs sao grandes genios....forte abraco do seu amigo de bauru sp

  • @carloscesarrodriguestenori7006
    @carloscesarrodriguestenori7006 4 роки тому +1

    Sou de Garanhuns-pe, eu me lembro que aqui na minha terra tinha um cidadão com uma veraneio que era misto quente, como era carro de som e gasolina sempre foi muito cara foi a solução que ele encontrou na época, eu acho por custo benefício, mas roudou bastante tempo, porque só roda em baixa velocidade e no trânsito urbano, e realmente o cabeçote era do 1111 com as adaptações que você mencionou.

  • @marcusohc
    @marcusohc 4 роки тому +3

    O cara conhece de tudo! Já imaginava que essa adaptação misto quente não teria durabilidade...

  • @marcosantoniomaiadasilvama4617
    @marcosantoniomaiadasilvama4617 3 роки тому +2

    Boas lembranças, eu vi 2 parado um no chão e outro adaptado mais parado sem fundamento. 👏👏👏🙌🙌🇧🇷

  • @qualquerdomundo
    @qualquerdomundo 4 роки тому

    Era muito comum na República Argentina a conversão, até através de kits prontos, do motor GM-250, que equipavam o Opala e o Chevy Nova argentino, para diesel, SEM a troca do cabeçote, injetores nos lugares de velas. Conheci vários, ficava muito bom, numa época que motores diesel de fábrica eram caríssimos e que já havia disparado o preço da gasolina. A fábrica BARREIROS DIÉSEL S.A., espanhola, nasceu convertendo, com muito sucesso, motores gasolina para diesel, até tornar-se um grande fabricante de veículos. Vale a pena conhecer a história dessa empresa.

  • @falcaopierce8754
    @falcaopierce8754 3 роки тому

    Quem sabe, sabe e explica corretamente. Esses manés de Fóruns não sabem de nada. PARABÉNS.

  • @elcionti570
    @elcionti570 3 роки тому +2

    Vi um desses em uma Veraneio do Sr Arthur da empresa CAV, em Belo Horizonte. Isso foi na década de 80.

  • @robertoaseredo
    @robertoaseredo 4 роки тому +1

    Boa Noite.
    Ótimo vídeo, parabéns.
    Eu tive uma C-14 1967. Comprei usada em 1976 (eu tinha 18 anos). Na época cheguei a pensar em fazer um misto quente, mas pelos motivos que você explicou eu desisti.
    A diferença entre a C-14 e C-10 é o ano, as C-14 foram fabricadas de 1964 a 1969, em 1970 elas foram rebatizadas de C-10.
    As C-14 tinham sim, com certeza, o diferencial de deslizamento limitado (tração positiva), as C-10 eu não sei, mas acho que não tinham mais.
    A sua, aparentemente é uma C-10 (embora o chassi dela continuasse a ser denominado C-1404), porque a sua, se for original, tem o painel pintado na cor do veículo e o volante preto, as C-14 tinham o painel pintado de preto semi brilho e o volante era cinza, da cor do volante dos fuscas da década de 60.
    Vendo outro vídeo seu, vi que o ano da camionete é 75, então ela é C-10 e não C-14.
    É pena que não posso colocar fotos para mostrar, mas tenho foto do painel todo preto com o volante cinza e do logo C-14 escrito - Tração Positiva , em baixo

  • @americovicente
    @americovicente 4 роки тому

    Em 1974 conheci o mecânico que inventou esse motor. Ele é de Piracicaba e se chama Liborio Jonas Goldschmidt. Vi muitos funcionando. A oficina dele era em Piracicaba. Não sei se ele é vivo, mas a família dele mora aqui. É só procurar por esse nome.

  • @EnsoniqMR
    @EnsoniqMR 3 роки тому

    Tive uma C-10 ano 1974 com motor misto quente. A maior bomba já inventada. A minha quebrou o virabrequim duas vezes e fumaçava mais que o carro de dedetização de pernilongos, kkk. Coloquei um motor de 1111 nela e ficou outra coisa.

  • @JoaoMSilva-ch4gv
    @JoaoMSilva-ch4gv 3 роки тому

    Amigo. Trabalhei em oficina nos anos 80 e me recordo sim desse diferencial com tração positiva, com certeza. Como era aprendiz na època, nao posso falar muito, mais quanto a traçao, havia sim a tração positiva nessas caminhonetes. Quanto ao motor misto quente, tbm me recordo sim, era dificil de pegar de manhã, fumaciava bastante (fumaça de diesel mal queimado), mais era uma opção interesante para quem desejava mudar seu motor sem gastar muito. Bons anos 80.

  • @guilhermebergamini6563
    @guilhermebergamini6563 3 роки тому +2

    Ótimo vídeo, nós chamávamos de mechelete, exatamente o que você falou. Parabéns 👏 pelo vídeo.

  • @sergioruoso2609
    @sergioruoso2609 4 роки тому +1

    Boa noite, eu tive uma D14, 1978, com pasquins diesel ótima caminhonete, a minha era cabine dupla com a carroceria separada da caçamba.

  • @wilsonteodoro4845
    @wilsonteodoro4845 4 роки тому

    Conheci muitas c10 com misto quente na década de 70 ficava uma verdadeira tranqueira abraços

  • @felipebitu5877
    @felipebitu5877 4 роки тому +1

    Boa noite meu amigo parabéns pelo seu ótimo trabalho, gosto muito do seu canal.
    Espero poder lhe ajudar: em 1964 foram lançadas as novas picapes Chevrolet: C-1403 (chassi curto com cabine simples sem caçamba), C-1404 (chassi curto com cabine simples e caçamba), C-1414 (chassi curto com cabine dupla e caçamba) e C-1515 (chassi longo com cabine simples e caçamba). Meses mais tarde veio a perua C-1416 (que a partir de 1969 virou Veraneio).
    Em 1978 a linha é unificada: todas as picapes passam a se chamar C-10, ainda com as duas opções de chassi e cabine.
    A tração positiva era um opcional bem antigo, salvo engano já oferecido até nas Chevrolet Brasil: a atuação é muito discreta, ou seja, pode ser que essa C-14 do vídeo tenha o opcional pois ele só funcionava em situações extremas, com enorme diferença de rotação entre as rodas.
    Forte abraço.
    Felipe Bitu
    Revista Quatro Rodas

  • @ronneypetersonbatistasoare3971
    @ronneypetersonbatistasoare3971 4 роки тому +1

    Meu pai teve duas c10 movida a gás de cozinha, fazia em torno de 80 km com um botijão, muito boa, e sobre a c14 de tração positiva tinha sim e o diferencial me salve a memória ele era diferente desse modelo ai que tem a tampa atrás o outro abria pela parte da frente o peão e a coroa eram mais resistentes...

  • @sinvalmecanico
    @sinvalmecanico 3 роки тому

    Olá amigo, sobre o misto quente era bem isso mesmo, não aguentava, era feito uma chapa flange no bloco e colocava o cabeçote do 321 porque as furacões eram diferentes, mas quebrava o virabrequim por ter só 4 mancais, no Mercedes são 7 mancais, era uma porcaria, conheci no início da minha carreira um desses, feito em ponta grossa, fiquem na paz

  • @israelhenrique2011
    @israelhenrique2011 4 роки тому

    Boa noite tenho 53 anos! Em sampa desde que nasci, trabalho com carros há muito tempo, mas nunca vi um tal de misto quente funcionando, tinha um mecânico ak na v Jacuí, há pelo menos trinta anos, que fazia, porém nunca vi funcionando, mas era exatamente como vc descreveu, bom qto a c14, a Chevrolet mudou a designação para c10 para igualar a denominação da matriz, pois era a mesma caminhonete, salvo linhas de cabine e carroceria, as maiores eram c15 é c16 16 veraneio, a tração positiva só saiu nas c10, 73 ou 74 salvo engano, elas tinham a designação "positiva" a baixo do emblema c10 e no vigia um adesivo de joinha ( positivo)

  • @luizbarden2794
    @luizbarden2794 4 роки тому +2

    Aqui em Carazinho o Gecilio fazia funcionava bem nós faziamos as bombas sofremos até conseguir a regulagem era injeção direta ele mandou fazer os pistões o problema maior era que não dava pra segurar no motor porque quebrava o virabrequim o chefe tinha uma andamos muito com ele se eu achar o Gecilio vou perguntar se ainda tem algum se tiver e funcionar farei um vidio para mostrar antes da mudança ainda tinha no vidro na oficina um papel com as regulagens da bomba

    • @fontanamaverick8371
      @fontanamaverick8371 4 роки тому

      Luiz, o Gecilio, é pai do Aloisio, que foi meu colega de SENAI, (sou de Sarandi) ele me contou como fazia os misto quente, ele usava cabeçote 1111 com uma placa de mais ou menos 1 polegada no bloco, prisioneiros no lugar de parafusos, pistão e biela da MB 608, bomba acoplada no comando, lembro de ter visto um motor desses na oficina dele, aberto, ou partes do motor, e ele me explicando....tmb vi esses motores funcionando, o ronco era lindo, mas muita fumaça e pouca potencia....
      nessa mesma epoca decada de 90, eu trbalhava na concessionaria Chevrolet, e um certo dia apareceu uma Bonanza 86 do cantor Dante Ramon Ledesma, com motor misto quente, era um motor 4.1 alcool, com bicos injetores acoplados nas velas e bomba injetora acionada por correia dentada, funcionava bem melhor que o antigo 261....

    • @luizbarden2794
      @luizbarden2794 4 роки тому +1

      Eu conheço ele nós faziamos as bombas injetoras o Gilmar meio sofreu até descobrir um regulagem que ficasse boa

    • @luizbarden2794
      @luizbarden2794 4 роки тому +1

      Tenho certeza que era direta a injeção tampa e bicos do 352 e bomba do 321 porque na épica

    • @luizbarden2794
      @luizbarden2794 4 роки тому +1

      Porque na época era a unica que se conseguia os elementos eram finos e davam pouco óleo e também a bomba do 352 não sobrava

  • @silvioss1058
    @silvioss1058 3 роки тому

    certa vez meu pai o TITO comprou um furglaine 4cc gasolina , ele tirou a cabine que era de fibra ,encurtou o chassis colocou um motor ford diesel e adapitou um cambio quinta drive da d20 nova , e colocou cabine e caçamba da f1000 , aquela caminhonete andava muito

  • @joluda1
    @joluda1 4 роки тому +1

    O misto quente foi inventado pelos Irmãos Picelli da Retifica de motores em Andirá PR. Me lembro que na época formava uma fila de espera que durava meses. As camionetes ficavam estacionadas em toda a região e quintais perto da retífica. Vinham de todo lugar.

  • @paulocovielloprimo5887
    @paulocovielloprimo5887 4 роки тому

    Aqui no Ipiranga, tinha um mecânico, Chamado Mirão, ele fez alguns misto quente, isso mesmo, cabeçote do 1111, ele era refurado para o bloco do chevrolet.

  • @cirineusilvacarvalho5306
    @cirineusilvacarvalho5306 4 роки тому +1

    Sempre acompanhado Seus vidios são dicas excelente.
    Muito bom.

  • @lacirmuchagata4389
    @lacirmuchagata4389 Місяць тому

    Cara posso te falar que aqui na minha cidade de Cambará Paraná mais perdidamente na cidade vizinha de Andirá tinha uma pequena retifica que transformava esses motores inclusive eu trabalhava numa revenda m.ferguson e tinha duas desses guiei muito essas mas vc está correto com as infomacães funcionava quadrado quebrava fácil principalmente virabrequim se tiver um tempo passa aqui por Andirá que vai encontrar quem tem muito conhecimento dessa história

  • @magno3609
    @magno3609 4 роки тому +1

    E por isto que gosto do seu canal sempre mostrando as novidades .misto quente e nunca vi falar kkkk videosao show de bola

  • @andrefreire1978
    @andrefreire1978 9 місяців тому

    Vc e um mestre digno de um troféu......vc e muito top .....

  • @silvioss1058
    @silvioss1058 3 роки тому

    uma outra vez ele utilizou uma bomba d agua de mercedes pra fazer uma turbina , um verdadeiro engenheiro sem estudo ,valeu abraço

  • @antoniocarlosduartedacosta6388
    @antoniocarlosduartedacosta6388 4 роки тому +1

    Boa noite , eu tive 1 c-10 1974 6 cilindros e com tração positiva , tudo original pois tirei 0 km e a única diferença da c14 é a caçamba que é um pouco mais alongada, com relação a capacidade de carga entre c-10 e c14 é a mesma , motor misto quente , conheci alguns doidos que tinham ..... e uma verdadeira bosta ! Valeu uma boa noite e parabéns pelo belo canal

  • @alvarozpaim
    @alvarozpaim 4 роки тому +8

    Olá Fernando, gostaria de te dar uma sugestão, reveste a corrente da trava da caçamba com um pedaço de câmara de bicicleta para não arranhar a carroceria quando andar com ela! E experimenta colocar cabo de velas de 10mm e velas de ignição de Iridium melhora bastante o desempenho e o consumo! Abraço.

    • @andresonmelo
      @andresonmelo 4 роки тому

      Pode ser mangueira também, fica até mais bonito

  • @vicentequinoneiro4838
    @vicentequinoneiro4838 4 роки тому +9

    Misto quente eu me lembro,
    Injeção indireta, é q na época o Diesel era muito barato, e as coisas eram mais difíceis, daí o povo dava um de Prof Pardal.

    • @valdirsilva9842
      @valdirsilva9842 3 роки тому

      É isso aí, mas não justificava, o que se gastava com reparos não compensava.

  • @user-rm6lc7xp1y
    @user-rm6lc7xp1y 9 місяців тому

    Fernando,vc que é experte em motores,deveria fazer um misto quente.
    Fica a dica.

  • @octaviodesouza8551
    @octaviodesouza8551 4 роки тому +105

    Hola soy Octavio de Uruguay, tengo una c 14 con motor perkins 4-236 , un maquinon. Saludos.

  • @andremontenegro7419
    @andremontenegro7419 Рік тому

    Em 1985 trabalhei numa oficina diesel. Quw fazia. Esses 261 diesel. Fama diesel. Na penha. Thonhao e luizao (inventor da amazonas) que desenvolvia esses misto quente.

  • @ericdesouza4724
    @ericdesouza4724 4 роки тому +3

    Show de bola Professor misto quente essa nunca tinha ouvido falar Kkkkk parabéns pelo canal

  •  4 роки тому +4

    Ótimo video Fernando parabéns pelo nivel do conteúdo que vc mostra! escutei sobre esse motor de um amigo que viveu no Parana e conheceu pessoalmente esssa "maquina". Sempre tive interesse de saber melhor como funcionava essa adaptação. Por favor quando possível faça um video sobre a kombi diesel, tenho uma e também sempre escuto falar de motores "misto quente" feitos usando partes do motor original da kombi diesel misturados com pecas do AP gasolina/alcool, visando aumento de cilindrada e potencia. Abraco!

  • @tubaraodiv
    @tubaraodiv 3 роки тому

    Tive uma C14 1976 motor 261, três marchas na coluna, não tinha nada de diferente da C10 esteticamente, nem chassis nem comprimento, nada a não ser que o número do chassis começava com C14...0000... E era TRAÇÃO POSITIVA. Eu até hoje não sei direito mas C14 em 1976? O fato é que ela era extremamente original e muito pouco rodada então suponho que era uma legítima C14. Mas creio que o teste da tração positiva não seria assim, desculpa se estou falando besteira, mas acho que só quando a roda patina ela transfere a tração para a outra. Não sei direto mas acho que é isso, tem que ter pressão no sistema senão ele trabalha de forma equivalente aos outros. Parabéns pelo vídeo, ficou top. Ganhou mais um inscrito.👏👏👏👏👏

  • @antoniaduarte496
    @antoniaduarte496 4 роки тому

    Epaminondas de al .essa eu nunca vi poe aqui.ja vi muito adaptarem motor diesel e deixar a mesma caixa de 3m e o diferencial curto ficava um trator pra força, mas na estrada pra dar 70,80 era tempo de estourar o motor kkkk. as molas dianteiras eram mais finas q as da d10, as lonas de freio eram mais estreitas q as d10 e c10 de 79 em diante . Já as c10 na lama era quase igual em jipe kkkk .é isso ai se eu for contar é muita história. valeu

  • @leandroandre3239
    @leandroandre3239 3 роки тому

    Na década de 80 trabalhei em mecânica, cheguei a ver duas caminhonete com o misto quente, uma pertencia a uma retifica de Limeira, os brasileiros são geniais , visto externanamente , lembro do cabeçote do 1111 Mercedes ,no lugar do distribuidor uma bomba de vácuo , não me lembro o engrenamento da bomba ingetora, mas não precisava hélice no radiador , não esquentava , o volume de agua do cabeçote MB é bem maior que o Chevrolet C 14 , acho que as bielas e pistão devia ser MB. Muito louco!

  • @alexandernicolaevichkocher356
    @alexandernicolaevichkocher356 4 роки тому +2

    Já ouvi falar . Pois na época era muito caro um motor a diesel mesmo um MB 1111.
    Quem tinha um motor diesel bom na época ex.MWM 229 , Perkins 4236, e Q 20B, OM 352. Era terrível roubavam muito !!!!! Era terrível!!!!!

  • @maisdomesmoraphaeloliveoraramo
    @maisdomesmoraphaeloliveoraramo 4 роки тому +10

    Olá saudações a todos.
    Sempre ouvi dizer que a Chevrolet C14 junto C15 são antecessoras da C10 q começou a ser vendida em 1974.

    • @tubaraodiv
      @tubaraodiv 3 роки тому +1

      Boa tarde amigo, eu também achava isso mas conviveram bem durante um tempo,😁😁😁😁 eu só descobri quando comprei uma C14 76 aí fui procurar saber. 👍👍👍👍

  • @atirador434fsantos
    @atirador434fsantos 4 роки тому +3

    Fernando, eu pensava q o misto quente era o OM321 com cabeçote OM352. Tive alguns caminhões assim e a bomba injetora era tbm do 352. Os pistões eram especiais copiados a cova na cabeça e alguns torneiros, tiravam material da cabeça dos pistões 321 pra fazer a cavidade...

  • @marcelogulanoskisiqueira2890
    @marcelogulanoskisiqueira2890 3 роки тому

    Esse é o legítimo misto quente! O segredo do funcionamento segundo ficar bom, dependia da espessura da junta que era feita artesanalmente segundo alguns antigos mecânicos. Quanto a C10 até a C15, me parece que todas sairam tração positiva, porém a durabilidade muito baixa devido a desgaste prematuro das arruelas deslizantes que não lembro o nome técnico. Parabéns pelo canal e pela iniciativa 👍👍👍👍

  • @miltoncouto6330
    @miltoncouto6330 4 роки тому +1

    Nesta época, 1975, havia sim, já há muito tempo, a tração positiva disponível como opcional para as caminhonetes Chevrolet e para o Opala.

    • @valdirsilva9842
      @valdirsilva9842 3 роки тому

      Na Kombi veio com dois botões que acionado travava o diferencial.

  • @jimmyweslow
    @jimmyweslow 4 роки тому +57

    Sinceramente eu desconheço totalmente o funcionamento do "misto quente", porém meu pai já teve uma A-10 que ele rodou um tempo com esse motor e disse que foi uma das maiores besteiras que ele fez pq disse que além de não ter força, virou mexeu ele quebrava o focinho da partida (bendix) pq parece que a cremalheira do volante era diferente e muito pesada, fazendo assim, quebrar com certa constância.
    Depois disso ele voltou a andar no álcool mas logo fez uma "adequação técnica", -vulgo gambiarra, e andava com o carro com GLP (gaz de cozinha).🤭
    Ele só sanou tds os defeitos o dia que ele trocou a A-10, 79, por uma D-10, 82.

    • @gabrielmoffi538
      @gabrielmoffi538 4 роки тому +10

      Ele teve a famosa gaizeira, quando uma passava perto da gente e virava aquele cheiro forte de gás de cozinha, com o tempo a polícia começou a pegar no pé..

    • @jimmyweslow
      @jimmyweslow 4 роки тому +6

      @@gabrielmoffi538 pra vc ter uma ideia ele injetava gasolina da partida à frio pra tentar camuflar o cheiro forte de gás.
      Teve uma vez que o policial comentou que o carro estava encharando e que ele era mecânico e poderia dar uma olhada. Meu desconversou e ele falou: "tem um bujão de gás aí embaixo." 🤫

    • @raulwarrior
      @raulwarrior 4 роки тому +1

      D-10 é máquina....

    • @calum4243
      @calum4243 3 роки тому

      @@raulwarrior UbUmaosta, suspensão dianteira muito perigosa!

  • @thiagohteles
    @thiagohteles 4 роки тому +2

    Mais um vídeo top. Chefe faz um vídeo pra gente respiro/suspiro no motor, se realmente alivia o motor fazer esse procedimento.

    • @otrfreestyle
      @otrfreestyle 4 роки тому

      Sempre alivia. Motor, câmbio e diferencial necessita do respiro (suspiro é doce). Para o trabalho correto e alívio de pressão excessiva. Se não tiver respiro, os retentores estouram e vaza óleo, no caso de câmbio e diferencial é comum respiro entupir e estourar o retentor.

  • @bonattoneto4547
    @bonattoneto4547 4 роки тому

    Em 1973,tirei uma c10 zero,e havia o diferencial tração positiva,com os disquinhos.
    Note se ,que na realidade,a única diferença entre,a c14 e a c10,está no emblema.
    Porque a c10 eh uma c1404,modelo de caçamba normal.
    Sei disso pq ainda tenho o manual original da caminhonete.
    Depois tinha a c10 com caçamba longa,que era o modelo c 1500.
    Quem eh desse tempo vai lembrar.
    Abraço.

  • @paulocovielloprimo5887
    @paulocovielloprimo5887 4 роки тому

    Isso mesmo, quebrava virabrequin, pois tinha 4 mancais. Cheguei andar, era motor liso, lembrava o barulho do maxion sprint 6 cilindros.

  • @robertonascimento4985
    @robertonascimento4985 3 роки тому

    No motor "misto quente" na parte da frente do motor era colocada a carcaça da distribuição do próprio 321 , que já tinha o suporte da bomba injetora.
    No caso do diferencial com deslizamento limitado, ou tração positiva , não é assim que se testa, ele só rodaria as duas rodas no mesmo sentido , se o diferencial fosse bloqueado.
    A tração positiva funciona diferente, é um diferencial normal com planetárias normais , que estando no alto com a marcha engatada , também gira uma roda para cada lado, a tração positiva só entra em funcionamento quando umas das rodas começa a patinar, nesse momento os discos entram em atrito e grudam , fazendo ele ficar temporariamente "blocado" dando tração as duas rodas ao mesmo tempo.
    Num diferencial com esse sistema , até o óleo é específico, pois se colocar o óleo 90 normal , o sistema não funciona.

  • @lucasdeoliveiragerard1192
    @lucasdeoliveiragerard1192 4 роки тому

    Tenho uma C-14 1964 e uma C-10 1974. Algumas entre as várias diferenças, de 64 a 66 o painel é inteiriço, a partir de 67 vem o novo modelo com dois mostradores redondos. C-14 (1,0 Ton) possui capacidade de carga maior que as C-10 (0,75 Ton); modelo do diferencial é diferente, mas em ambas havia opção da tração positiva; sistema de varões do trambulador também é diferente. Existem diferenças também na suspensão dianteira (bandejas, molas, buchas). Acabamento interno da cabine também possui diferenças. Pra quem quiser saber detalhes mais precisos, é só entrar no site da revista "classic show", onde possui matérias com C-14 e também C-10, que evidenciam às várias diferenças entres os modelos das camionetes!

    • @lucasdeoliveiragerard1192
      @lucasdeoliveiragerard1192 4 роки тому

      Vale ressaltar que se acaso eu quisesse instalar legalmente um motor diesel na C-14, seria possível em virtude de possuir no documento capacidade de carga de 1,0 tonelada.

  • @jamesnavarro4886
    @jamesnavarro4886 3 роки тому

    Meu pai teve uma C14 que eu adorava, vivia dentro dela brincando de dirigir e lembro de muitos detalhes internos e externos inclusive que tinha uma placa com a descrição: Tração Positiva.

  • @jpamorim1297
    @jpamorim1297 4 роки тому +31

    Foram furtar a caminhonete desse meu vizinho, sorte dele que o motor misto quente nao pegou kkkkkkkkk

  • @oseis6
    @oseis6 4 роки тому

    não sei se eram de série quando menino eu morava no interior do paraná e meus tinham uma C14 e uma C10 e as 2 tinham tração positiva, por lá não tinha asfalto e eu me lembro do meu tio/padrinho explicando pra um entregador de moveis dele assim, QUANDO VC FOR PASSAR POR VALETAS ENGATE A PRIMEIRA MARCHA E VA BEM DEVAGARINHO ASSIM ELA PUXA COM AS 2 RODAS.

  • @paulosergioluizzecao2651
    @paulosergioluizzecao2651 3 роки тому +1

    Se nao me engano saiu sim uma serie de C10/C14/15 com traçao positiva no final da decada de 1970...era conhecida pelo adesivo no vidro traseiro escrito;...Positraction....eu me recordo de ter visto varias pick ups ...com esse adesivo e lembro do comercial na TV e de um anuncio nas paginas da revista Quatro Rodas

  • @irochsales3369
    @irochsales3369 3 роки тому +2

    O bom mesmo é o carro original como foi fabricado. Infelismente o problema do nosso país são os preços absurdos do combistiveis e nao o consumo

  • @toshihideaugustookato2895
    @toshihideaugustookato2895 9 місяців тому

    Talvez eu esteja enganado, mas vamos lá vou relatar o que me lembro. A TRAÇÃO POSITIVA ( chamado assim pela GM ) começou a ser oferecido como opcional das pickup 3100 e a perua Amazonas a partir de 1962. Quanto as denominações foram assim: C14 ch curto capacidade de carga 750 quilos, C15 ch longo capacidade de carga 1.000 quilos, isso até 1971. Em 1971 mesmo já foi mudado para C10 ch curto para 750 quilos, C10 ch longo para 1.000 quilos, em 1976 C10 ch curto e motor 4 cil para 600 quilos de carga, em 1978 lançada a D10 ch curto ou longo todos para 1.150 quilos de carga. Essas picapes foram classificadas pela revista Quatro Rodas como um desperdicio a capacidade de carga . Mas frequentemente a gente via quem carregasse até 2000 quilos na C15 e C10 longo, e até 1.500 nas outras versões curtas

  • @joaobaffi5867
    @joaobaffi5867 3 роки тому

    Eu me lembro, quando criança no interior do estado de São Paulo, se fazia o misto quente nos anos da crise do petróleo, ainda não existia caminhonete diesel, só tinha caminhão e tratores

  • @jjfarias179
    @jjfarias179 3 роки тому

    Meu pai teve na decada de 80 uma C14 carroceria de madeira e motor adaptado a gás de cozinha. E eu certa vez presenciei uma C10 ao lado de una C14 e olhamos detalhe a detalhe e a unica coisa q tinha de diferente, ao menos esteticamente falando era a carroceira q da C14 era mais longa la no final (as duas eram carrocerias de lata)

  • @xpiovcs
    @xpiovcs 4 роки тому

    Boa noite, não sei se já foi dito, mas que eu saiba é isso, a C14 entrou no lugar da 3100(Brasil), era a caçamba curta, ai tinha a C15 caçamba longa. A C1414 era a cabine dupla e a C1416 era a Veraneio, antes de chamar Veraneio. Capacidade de carga de 1.4 toneladas. Depois veio a C10, quando mudou o motor.