Anarquismo defende o famoso plebiscito público que é o que estamos precisando hoje no Brasil porque o povo não está tendo voz. Nos escolhemos o menos pior como representantes políticos e os mesmo não atende os nossos anseios. O Brasil já era, ao invés de lutarmos contra a opressão do estado estamos lutando uns contra os outros.
@@thallesh5900 capitalismo deve ser lindo na Suécia, Noruega, USA, Europa, mas eu vivo no Brasil ao meu ver imposto é roubo e não é convertido em melhorias para o país então no Brasil onde eu vivo eu defendo o anarquismo.
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."
Toda ideologia politica, ou quase toda, sempre tem por alvo final o desenvolvimento da sociedade envolvida, o problema todo está na maneira com que essa ideia será posta em prática
Parabéns pelos vídeos, são muito elucidativos. Uma sugestão que eu tenho é dar exemplos históricos ou mencionar países que usam ou usaram alguns dessas ideologias ou regimes.
Funciona e funciona muito, mas muito melhor! Haver um executivo não quer dizer que ele é que vai tomar decisões sozinho. Estas decisões devem ser baseadas na vontade da população. (Isso seria o correto até no sistema democrático atual). Ao contrário nos sabemos que muitos políticos para atender a interesses próprios e de grupos que está ligado tomam medidas que prejudicam a população e esta é inclusive contra. Enfim amigo Anarquia não quer dizer que não haja organização ou estrutura organizada de gestão de processos. Que não hajam coordenadores e divisão de função... A diferença é que primeiro nenhum atividade é considerada melhor que a outra o organograma é horizontal circular e não piramidal onde um líder está no topo... A diferença é essa.. Todos são importantes e todos são ouvidas.. Na pratica é possível fazer plebiscitos organizados para que seja garantido que seja realizado o desejo do povo....
acredito que,no momento essa ideia seria utópica,a sociedade não estaria preparada para uma mudança tão rígida e rápida no momento,ainda existem muitas coisas para arrumar. Vídeo otimo!
Então. Talvez você esteja certa, mas o capitalismo segue essa lógica da busca desenfreada pelo lucro. Isso causa problemas ambientais, psicológicos, sociais... Por exemplo, empresas que não investem em algum medicamento porque não é interessante, ou é muito caro, aí a pessoa se ferra e morre porque não tinha como pagar. Pessoas tendo que trabalhar por uma merreca para sobreviver, e sem garantia de que vão continuar trabalhando no mês seguinte. Trabalhando para enriquecer os outros, e não para produzir alimentos para elas mesmas. Sempre vendendo aquele discurso sobre estudar e trabalhar enquanto os outros dormem. Acho que Durkheim escreveu sobre a relação entre trabalho e suicídio. E as terras que vão sendo devastadas? O planeta aquecendo? A meta que temos hoje no acordo de Paris nem é a de frear o aquecimento, mas reduzi-lo. Enquanto isso, empresas financiam fakes news e negacionismo. A gente precisa urgente de algo que não siga essa lógica do lucro. E se não tivermos uma mudança tão rígida e rápida por vontade própria, vamos ter uma mudança rígida forçadamente.
finalmente algm q pensa igual eukkk tipo,ate da certo,mas o ser humano n ta preparado p isso ainda se com o estado dominando a gente ta assim, magina sem ele
Concordo, Sophia!! Entretanto, tanto o socialismo/comunismo como a anarquia acontecem em forma de transição. Não conseguiríamos ser anarquistas AMANHÃ, essa é uma transição que inclusive vem por meio de REVOLUÇÃO e leva anos.
Ótimo vídeo! Achei que faltou comentar sobre a ética. No vídeo se pergunta se seria possível uma sociedade anarquista, e tentando responder a essa questão, Bakunin e Proudon tiveram que desenvolver a ideia de ética e responsabilidade individual. A ética me parece um elemento chave na teoria do anarquismo (não sou especialista)
@@barbarafreitax Recomendo que você leia sobre a revolução espanhola na década de 1930 os modo de produção era feita através da autogestão, pelos anarquistas e comunistas, teve mais de 1 milhão e 300 pessoas que estavam nessa experiencia material anarquista, de acordo com Frank Mintz foram mais de 50 mil fabricas (Se eu nao estiver equivocado) que era completamente autogestionaria, ou seja os proprios trabalhadores tocaram a fabrica sem exploração e sem patrões, jornada de trabalhos reduzidas, companhias de trem ferroviarios estava completamente coletivizadas pelos trabalhadores e as escolas espalhas por todo canto da espanha revolucionaria... É incrivel saber que tivemos essas experiencias tão reais que o imperialismo deturpou completamente uma nova forma de organização...
Nossa. Como gostaria de uma sociedade sem hierarquias. Onde todos tivessem que estudar para desempenhar uma atividade e que a diferença de pagamento pelo serviço prestado fosse mínima. Onde não houvessem governos e empresários com Tanto poder nas mãos, roubando tanto.
Acabei de conhecer o canal e estou apaixonada!! Extremamente didático e cativante. Todas as infos trazidas responderam às perguntas na minha cabeça!! Continuem com o trabalho enriquecedor. 🥰
Qualquer ideologia que pregue a igualddade é muuito difícil de ser posta em prática, visto que por natureza não somos iguais, e cada indivíduo produz de forma diferente, isto é. cada um gera valores diferentes e desproporcionais.
Parabéns pelo vídeo. Muito didático. Só lembrando aqui que o "anarcocapitalismo" não é em si uma ideologia compativel com a anarquia, na verdade esse nome só foi adotado pelos brasileiros como forma de representar o movimento Libertário, por isso, pode parecer contraditório, visto que para os anarquistas o dinheiro e a propriedade privada podem ser, ou vir a ser, meios hierárquicos.
Acabei de imaginar o Lucarismo, um sistema que enviaria idiotas em uma velocidade maior que a da luz até uma galáxia bem distante, para não emburrecer a sociedade lucarista. Se eu imaginei o Lucarismo, é possível criar o Lucarismo.
Muito bom! Mas vai aqui uma crítica construtiva: vocês deveriam incluir o questionamento "Você acha que uma sociedade anarquista é possível ou se isso é uma ideia utópica" somente no FINAL do vídeo, pois só então as pessoas politicamente ignaras -- infelizmente a maioria!!! -- poderiam assimilar o conteúdo e, posteriormente, aqui então já devidamente informadas, opinar! Abraço!...
Sou ANARQUISTA de pensamento e SOCIALISTA de ação. Acredito que o ANARQUISMO existirá com o comunismo. No mundo contemporâneo o ANARQUISMO deve ser repensado. Pois a modernidade que vivemos em todos os aspectos ,políticos, tecnológico,econômico, comunicativo etc... É bastante complexo ,por isto o ANARQUISMO deve ser repensado DIALÉTICAMENTE . Assim sendo deixa de ser Utópico...Gostei muito da explanação, simples, sucinta e compreensiva a todos. 10+10.
Muito confortante ver UMA jovem com talento didático para elucidar questões tão esquecidas e não atraentes para a população Brasileira. Gostei. Mas esse fundo de cliques e digitação, são dispensáveis. Fica a dica e parabéns.
Canal maravilhoso o de vocês. Mas, só corrigindo a pequena falha, o pré-cursor do Anarquismo foi o escritor inglês William Godwin, pai da escritora Mary Shelly, isso em fins do séc XVIII e início do século XIX. Quanto a Proudhon e Bakunin esses são os primeiros teóricos anarquistas que se influenciaram no que havia antes: Godwim e os socialistas utópicos. No mais o vídeo está bem explicativo.
Seu comentário é interessante, porém, de pré-cursor em pré-cursor, as origens irão história a dentro. É difícil precisar se o anarquismo nasce nos movimentos de base ou se desdobra de teorias, diferenciando-se assim Anarquia de Anarquismo: Anarquia enquanto teoria política e Anarquismo enquanto movimento social. O interessante é que muitos incorporam alguns estilos de vida de comunidades tradicionais (caçadoras-coletoras) como anarquista. Porém, para muitos anarquistas o mais importante é o trabalho de base com a ruptura das relações hierárquicas; se este for feito na esperança de condicionar dignidade e qualidade vida às pessoas, o anarquismo está sendo posto em prática.
Venho dizer que só tem uma coisa que eu "não consigo entender"; Como é possível que existam seis (no momento em que vi) "dislikes"??? Um vídeo bem dirigido, com roteiro bem organizado, com texto (até para quem tem dificuldade auditiva é auxiliador), com uma boa locução (voz clara, limpa, com boa dicção e uma voz (e sotaque) bonita, que aliás combina com a dona da voz que é muito bonita). Bem pra mim é somente justificável pela ideia de há (sim e sempre) os que "amam odiar"... Pelo acima exposto o canal ganhou não só mais um "like" e um inscrito, como um divulgador. E assim que tiver tempo, muito provavelmente irei "maratonar" os vídeos do canal... Nesses tempos de retorno ao século XVI temos que "buscar o iluminismo" em fontes como estas. Parabéns a todos a todos os envolvidos. Vida Longa e prosperidade!
Um video bom. Alguns adendos: 1."Anarcocapitalismo" não tem relação e nem é vertente do Anarquismo. isso é falho. É um desdobramento do libertarianismo e do próprio sistema capitalista. Não existe anarquismo com ideologia privatista. 2.Dada as diversas semelhanças entre Comunismo e Anarquismo em sua atuação prática, existem duas coisas a serem pontuadas tbm: A Propriedade privada é um tema que também discerne no Comunismo(existe propriedade privada, desde que não seja produção em larga escala e meio de produção) e no Anarquismo(Não existe nem a propriedade comum) E na questão do Anarquismo não aceitar o estado, o que é verdade, isso parte também pela diferença originária e conceitual com o Comunismo. pois enquanto o Comunismo, em sua origem é um modo de produção, o Anarquismo em sua origem é uma teoria política.
Só corrigindo ao que tange anarquismo e comunismo. O objetivo do anarquismo é a implementação de uma sociedade comunista, sempre foi e sempre será. A anarquia não tem nenhuma contradição ou problema com o comunismo. O que causa a cisão é o marxismo, e por conta de pura propaganda, o marxismo virou sinônimo de comunismo, mesmo não sendo. Vale lembrar que o marxismo fala em implementação da mesma sociedade comunista que os anarquistas, a diferença e ponto de conflito é a forma a se atingir essa sociedade. Os marxistas vão falar em implementar uma fase de transição entre a revolução e o comunismo, enquanto os anarquista falam em em auto gestão direta, pois uma fase de transição onde se fomenta o estado e sua dominação social é em si anti comunista. Bakunin e Marx viviam brigando por isso. Nos demais pontos havia uma concordância geral.
ÓTIMO CANAL , É MEU PRIMEIRO ACESSO AO VÍDEO ACERCA DO ANARQUISMO, QUE FIQUEI BEM IMPRESSIONADO, E APESAR DE SER SIMPATIZANTE AO ANARQUISMO CRISTÃO, NESTE CASO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES, PELO MENOS NÃO ESTARÃO DIZENDO QUE O ANARQUISMO É APENAS BAGUNÇA, MAS ACREDITO NUMA REVOLUÇÃO E NUMA VERDADEIRA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO, QUE NO CASO DO BRASIL, DIREITA E ESQUERDA JÁ PASSARAM FAZ TEMPO...PARABÉNS!
Então, tem alguns equívocos bem comuns e muito caros pra história do anarquismo enquanto teoria social-política e movimento político, bem senso comum, ou seja reproduzindo a ideologia da hegemonia, o discurso liberal - esperar o que das crias do Lemann. O anarquismo, independente de ser o anarquismo clássico, contemporâneo, individualista, social, insurrecionalista, organizacionista, sindicalista ou não, o anarquismo é uma corrente do socialismo (libertário) e é materialista e ponto (libertário é um termo criado por Joseph Déjacque, anarquista e operário na França, que vai se intitular comunista libertário, e vai usar o termo em uma carta em 1857, onde ficará registrado na história primeira vez que se fez uso desse neologismo, que se saiba, como crítica a postura sexista e machista de Proudhon, e Déjacque vai criar um jornal com o nome Libertário também, qual Louise Michel uma communard da comuna de Paris e Sébastien Faure irão resgatar anos após a morte de Déjacque. E não confundir libertário com o proprietarianismo e proprietarianistas que se apropriaram indevidamente do termo "libertário" e prefixo "anarco" nos últimos 50 anos e que são defensores do capitalismo de laissez-faire). Anarquismo não se resume a negação do Estado, anarquismo é contra qualquer forma de hierarquia, ou seja, contra toda e qualquer forma de poder e dominação, seja ela política, econômica, social, de gênero, de cor, étnica, cultural, religiosa, etc. Então não cabe no anarquismo a ideia de "anarco"capitalismo, se não é socialista e não é materialista, não é anarquismo e ponto, isso é o básico do básico do básico para ser anarquismo e ponto. Comparar anarquismo com liberalismo não tem cabimento nenhum, mas ok. E um erro que você cometeu no final ao comparar anarquismo com comunismo, foi usar comunismo como sinônimo de marxismo-leninismo e derivados, o que é um tremendo equivoco e senso comum. Comunismo é defendido pelo anarquismo (só pegar o que Durruti e Makhno defendiam na Guerra Civil Espanhola e na Revolução Ucraniana, respectivamente) e comunismo não é sinônimo da superação do Estado "socialista" (que de socialista não tem nada, perdoem-me os marxistas-leninistas, mas o marxistas autogestionários, marxistas heterodoxos, marxistas autonomistas, marxistas libertários, conselhistas, deleonistas, spartakismo, neozapatistas, comunalistas, etc, vão concordar comumente com os anarquistas (que são socialistas que defendem o comunismo, mas não seguindo o que Marx vai propor por any razões, que não compete vir colocar aqui), e que o próprio Marx também após as Comunas de Paris e Lyon vai concluir, que a tomada do Estado, ou criação de um Estado "revolucionário" não é a via da Praxis defendida por ele, pois se afastava da emancipação social da classe trabalhadora por ela mesma, criando uma classe de burocratas. Como Nildo Viana, intelectual, pesquisador e acadêmico marxista vai falar, os marxista-leninistas são pseudo marxistas e pseudo socialistas.) Sobre as três teorias econômicas presentes no anarquismo, primeiro surgiu o mutualismo com Proudhon, depois a sua superação com Bakunin, o coletivismo, e por último a superação do próprio coletivismo, o comunismo que alguns vão atribuir a Kropotkin, mas que é anterior ao próprio genioso Kropotkin, a teoria econômica anarquista do comunismo já era explanada por Déjacque e comumente defendida por Cafiero, Reclus, Malatesta, Goldman, Parsons, Flores-Magón e tantas outras e outros também, cada um a sua maneira e tempo fosse chamando de anarquismo-comunista, anarcocomunismo, comunismo anarquista, comunismo libertário, ou simplesmente comunismo. E diversos povos vivem o que os anarquistas defendem em diversos locais do mundo, apesar de não se entenderem anarquistas alguns desses vão ter influência direta de autores, militantes e teóricos anarquistas, como recentemente os povos que vivem em Rojava, curdos e não-curdos que lutam pela autodeterminação deles na Revolução Curda desde 2014, se valendo dos princípios da Ecologia Social e Municipalismo Libertários de Murray Bookchin; Nos Caracoles autogestionados pelos Zapatistas e a luta de autodeterminação dos povos originários que vão construir o EZLN a partir do levante zapatista de 1994, que vão ter como figura central Emiliano Zapata que era amigo e teve formação política com os irmãos militantes anarquistas Flores-Magón; E muitos outros casos ao redor do mundo... Ótima leituras introdutórias ao anarquismo são: - Anarquismo e a Revolução Negra de Lorenzo Kom'boa (anarquista contemporâneo, que era dos Panteras Negras e do BLA nos EUA); - A Conquista do Pão de Kropotkin (anarquista na Russia czerista e bolchevique, que no livro irá explicar como funciona uma comuna que adota a teoria econômica do comunismo por viés libertário); - Escritos Revolucionários de Malatesta (compilado de diversos textos do anarquista que militava na Itália, mas andou por outros 2 continentes, ajudando na construção do movimento anarquismo no séc XIX e XX.); - Deus e o Estado de Bakunin (vai tratar de uma analise materialista da constituição do Estado, autoridade e o papel de um Deus para essa instituição social, por mais laico que possa vir a ser um Estado Moderno, o texto desse livro, fazia parte de uma obra maior que não pode ser acabada por conta da sua morte). Ótimos filmes, documentários e canais no YT: - Canal do ITHA (Instituto de Teoria e História Anarquista); - Canal da CAB (Coordenação Anarquista Brasileira); - Canal do CCS-SP (Centro de Cultura Social de São Paulo); - Canal da Biblioteca Terra-Livre; - Canal do CPDEL UFRJ (Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias da UFRJ); - Libertárias (1994); - Vivir la Utopia (doc); - História do Anarquismo - Sem deuses, Sem mestres Parte I, II e III (doc sob perspectiva francesa); - Libertários (1976) (doc); - La Patagonia Rebelde; - Indomables - Una História de Mujeres Libres (doc).
@@ivybatista1 Ora, mas só se é soberano em ditaduras, no nosso pais por exemplo o presidente está longe de ser soberano, o poder já é bem descentralizado
no Brasil criticamos muito os os políticos, mas esquecemos que quem vota somos nós! A ideia de um Estado é a melhor possível para a sociedade contemporânea, apenas é executado de forma totalmente ruim! O certo deveria ser que os eleitos para tomar decisões, levassem o poder que tem em mãos a serio. Qualquer ideologia que tenha um conceito em comum com Comunismo sempre será Utópico pra mim.
Eu penso o comunismo como um tipo de anarquismo, visto que o ponto de divergência entre ambas, como mostrado no vídeo, é o fato de que o primeiro, antes de abolir o Estado, cria um Estado socialista, mas que alcançado o comunismo (o que não passou de tentativas), não consigo ver diferença entre as ideologias. A estrutura do anarquismo, também mencionada no vídeo, converge bastante com os ideais comunistas, principalmente no que tange a não aceitação de nenhum tipo de dominação e hierarquia social, além da tomada de decisões por meio da participação ampla (autogestão democrática). Obs: não compactuo com nenhuma dessas vertentes, discordo em muitos pontos, mas acho interessante estudar e entender o motivo de tais. Aliás, parabéns ao canal, ótimo conteúdo :)
De fato, muitos apontam convergências e outros apontam divergências. Não somente, muito do movimento anarquista se enraizou no século XIX e daí surgiram vertentes que se afastam muito da ideia mais próxima da original. Mas a diferença básica é justamente essa: a do anarquismo não permitir uma reforma do Estado (principalmente) e sim sua aniquilação. As tomadas de decisões posteriores, seja no comunismo, seja no anarquismo, ficam difíceis de serem pensadas por não termos uma definição exata dos dois exemplos, sendo que cada comunidade seria livre para se organizar conforme for desejado e possível, ou seja, não há um modelo ditando como deverá ser.
@@geografiaemcontexto5386 Concordo amigo, é difícil ditar como seriam os dois modelos, sendo que, até hoje, nunca foram postos em prática. Além disso, de fato muitas vertentes divergem das ideias iniciais, não só no anarquismo, mas também no comunismo.
@@macaulysilva5302 ué, vc discorda dos dois lados, no comunismo e no anarquismo, então vc segue algum líder, de algum lado vc é marionete kkkkkk tô errado?
Parabéns pelo vídeo! O roteiro foi muito bem feito. O anarcocapitalismo é uma contradição em si, pois não há capitalismo sem Estado. É por meio do monopólio da violência do Estado que o capitalista assegura a sua dominação. O Estado é o guardião do mercado. Não tem como ser pró mercado sem ser pró Estado.
@@binhosilver Se tu tiver falando do anarcocapitalismo, pelo que sei, eles pregam a liberdade da soberania do indivíduo. N sei se eles "amam" hierarquias por permitir que indivíduos possam ser soberanos.
@@tony_ptbr não pregam nada disso naokkk, ele pregam uma ética de PROPRIEDADE PRIVADA e quem for dono do território tem todo poder sobre ele, e qm precisar de algum recurso pra sobreviver não tem opção a não ser acatar os desejos dos donos, isso é literalmente hierarquia social e eles amam, autonomia dos indivíduos seria se todos tivessem acesso aos meios de produção
Muito obrigado, eu odeio política e ninguém precisa perguntar o por que né? Mas agora acho que eu me identifico com anarquismo. Na verdade um meio-termo entre liberalismo e anarquismo, mas ainda preferindo do anarquismo
@@victorledo eu nao sou defensor do capitalismo....é um modelo economicamente inviável.....ja o comunismo alem de economicamente inviavel....é socialmente inviavel ....e economia se resolve.....agora convulção social ....o bicho pega Vai lê...estudar.. questionar.....alternativas ao capitalismo são lobos em pele de cordeiro
Olá, Leandro! Que bom que curtiu o vídeo. Nossa sugestão de aprofundamento é o nosso texto no portal, lá você encontra mais informações sobre o Anarquismo: www.politize.com.br/anarquismo/
Alguem poderia me explicar uma coisa, como funcionaria o salario dos servidores publicos? E distribuicoes de renda, Tipo se n tem o estado para destribuir esse dinheiro (eu realmente sou leigo nesse assunto se alguem puder me ajudar eu agradeceria)
Finalmente um video sobre anarquismo sério sem aquela treta idiota q alguns anarquistas ficam tentando "monopolizar" o anarquismo com aquele papo de "capitalismo depende do estado" sim, capitalismo depende do estado, mas o livre mercado não
Eu acredito tanto que iria dar certo, e já conversei com tantos argumentos com tantas pessoas médias, que hoje não tenho mais força, o povo é acomodado e quer um chinês de 5 anos fazendo seu tênis, eu acredito que um dia que o anarquismo vai nascer na marra.
Einstein dizia que não sabia definir como seria a terceira guerra mundial, mas a quarta seria entre paus e pedras. Um cenário pós apocalíptico depois de uma terceira guerra, onde o dinheiro não têm mais valor, num inverno nuclear e sem o governo, seria uma sociedade anarquista, onde somente a auto gestão poderia organizar a vida do seus cidadãos. Anarquismo não é utopia, e está mais perto do que vocês imaginam.
@@ru1do198 Um é irmão do outro! E "gostam tanto da liberdade contra a opressão" q usam a força pra instaurar e manter, só assim os possíveis regimes! É realmente coisa do capiroto!
Mas se fizerem o anarquismo nascer na marra, ele se tornaria um fascismo. Qualquer ideologia imposta é fascista, não importa o quanto ela pareça bela no papel.
Depois de estudar sobre anarquismo e comunismo a conclusão que eu chego é que a humanidade atual não está preparada para ambos. Isto por que para isso seria necessário que todos chegassem a um consenso em relação ao que é melhor para a sociedade humana. E isso no momento atual é quase impossível pois convivemos com pessoas diferentes, pensamentos diferentes, experiências diferentes. Creio que seja possível e até acho que essa possa ser o futuro da sociedade mas até lá tem muito chão pela frente. Ainda existem muitas diferenças, muitos preconceitos e pessoas que ainda carregam um ideal retrógrado e atrasado, muitos que não estão preparados para certas mudanças bem como tem muitos que não querem mudanças e vão fazer de tudo para manter a sociedade da forma como está. Minha estimativa talvez em 500 ou mil anos no futuro para possivelmente a humanidade se tornar anarquista ou comunista.
Cabe lembrar, que tanto o anarquismo, quanto o comunismo de Marx, surgiram em um contexto histórico histórico totalmente diferente. Lá pobre não se importa com opinião de rico, era cada um por si.
Mto bem explicado hehe, em relação a pergunta, creio eu q n seria possível, está mais pra um conceito utópico, pq msm q ocorresse o caso de se estabelecer algum estado anarquista; com o primeiro conflito q tivesse alguma cabeça ia tomar a dianteira e liderar o grupo pra q eles resolvessem esse conflito, ou seja, em algum momento algm assumiria uma liderança.
Para mim, ANARQUIA, sempre foi sinônimo de BAGUNÇA, pq nos tempos que éramos crianças, eu e meus irmãos, toda vez que éramos pegos fazendo BAGUNÇA ( zoeiras, principalmente ), minha mãe chegava e falava "vamos parar com essa anarquia, ou vai todo mundo apanhar de cinta". kkk
O anarcocapitalismo consegue ser ainda mais utópico que o anarquismo em todas as demais vertentes. Diante do anarcocapitalismo, até o comunismo parece próximo de ser viável na sociedade atual. Essas ideologias dependem de algo bastante difícil e complexo, que passa pelo progresso moral do indivíduo e das relações sociais. Parece pouco provável, ao menos nos dias de hoje, conseguirmos formar uma sociedade com altíssimo nível civilizatório, onde os indivíduos fosse sempre racionais, justos, altruístas e idealistas. Seria maravilhoso se conseguíssemos, mesmo porque a propriedade privada e o capital, de forma geral, seriam completamente desnecessários e deixariam de fazer sentido, o que coloca o anarcocapitalismo ainda mais distante da racinalidade. Mostra também que o ideia mais sensata, em princípio, é mesmo a adoção do processo de substituição do capitalismo pelo socialismo e daí alcançar o comunismo. Outro problema do anarquismo é a questão da hierarquia; é bem complicado imaginar uma sociedade sem nenhuma hierarquia, já que o processo de decisão popular, ou democracia direta, já estabeleceria a hierarquia entre os interesses do indivíduo e a decisão da maioria, exigindo, mais uma vez, a completa igualdade moral e intelectual entre os indivíduos. É duro entender que o capitalismo tem pouco a oferecer à sociedade, de fato, mas sua substituição gera medo e insegurança, diante do processo de transição; talvez isso assuste muito mais a muita gente.
Pode haver uma excessão no qual a única hierarquia existente é a que remonta a liberdade do indivíduo na sociedade. A criatividade sempre nos será útil, até mesmo no ato de civilização. A transição de fato geraria insegurança, porém nada de bom que existe hoje surgiu sem antes passar por alguma crise que fosse. É natural. O anarquismo não deduz a falta de liderança, mas a honestidade para que a mesma não se ache no direito de dominar uma possível classe inferior. Não é tão utópico parando para pensar, pois muitas sociedades existentes já chegaram nesse nível intelectual. Países de primeiro mundo já possuem a mentalidade adequada, com outra forma de governo.
Os indivíduos tendem a obedecer, não só por medo, dinheiro, sobrevivência, mas também por admiração. Por exemplo, um ídolo tem poder de levar as massas a fazer o que ele deseja, pior ainda na era da internet. O anarquismo só seria possível se cada indivíduo fosse totalmente insubordinável e independente, e isso é inviável de acordo com a natureza humana que tende a seguir grupos e ordens.
kkkkkk, então não compensa lutar contra ass4ssinat0s, 3stupr0s, r0ub0... sempre vai existir né? Então deixe sua propriedade privada ser roubada pelo estado, pois sempre vai existir... Todo político adora ter gado assim, bem mansinho
"O anarquismo só seria possível se cada indivíduo fosse totalmente insubordinável e independente" Sim, e qual o problema? Claro que imaginar isso numa sociedade de 200 milhoes de habitantes infectadas com o pensamento estatal é dificil, mas numa familia dona de uma chacra é bem facil imaginar (existem varias atualmente)
"é inviável de acordo com a natureza humana que tende a seguir grupos e ordens." Se é da natureza humana o que os anarquistas são? EXTRATERRESTRES? kkkkkkkkkkkkkkkkk Mano se vc quer seguir algum lider vai lá man, só nao me obrigue participar, tamo junto kkk
@@leonardogabrielsoccoldecar667 olha só o ancapismo não é contra liderança se essa liderança não agride a PV de alguém, e mesmo que agrida alguem a vítima ainda tem que estar de acordo com a agressão
@@samueIferreira Duvido muito, e msm se fosse mesmo possivel porque os trabalhadores dos paises (Principalmente dos mais desenvolvidos como os da Europa, EUA e Japão) gostariam de fazer uma rebelião?
Gostei do vídeo, assunto interessante. A música de fundo e efeitos sonoros incomodaram um pouco, o barulho de tecla e as partes escritas maiores que a apresentadora distraem do assunto principal.
A tecnologia pode tornar possivel, comunidades podem ter voz sem representantes do povo usando a palma das mãos, inteligencia artificial para organizar as necessidades da populaçao. "Em que podemos te ajudar?" Organizaçao e eficiencia calculadas. O leviatã vai cair por ser obsoleto.
Mas nesse seu conceito você suponhe que todas as pessoas seriam boas e de caratér para seguir as "Regras", porém sempre teriam os de má fé que tentariam arranjar controle burlando o sistema, e poderia se chegar em um ponto onde tudo seria controlado por uma minoria sem que ninguém soubesse através da tecnologia ou como fazem atualmente transformando pessoas menos favorecidas em massa de manobra e tendo algum controle sobre elas.
a utopia só existe até que a realidade social mude. O advento do Estado contemporâneo só dista do fim do século XVIII. Pergunta-se: a mudança radical desta forma de organização política (Estado) é utópica? Com tão poco tempo histórico?
Anarco-capitalismo não existe. São dois conceitos diametralmente opostos. É a mesma coisa que dizer que você é corinthi-palmeirense. Quem insiste em perpetuar essa ideia está passando vergonha. Como bem explicado no começo do vídeo, o Anarquismo é contra o capitalismo, contra a propriedade privada. O Anarquismo tem como principal pilar, o Coletivismo. Outra coisa precisa ser muito bem delimitada. Existe uma diferença muito grande entre liderança e hierarquia. Ninguém deve ter autoridade sobre outra pessoa, mas, por outro lado, líderes que ajudem a organizar o coletivo são bem vindos. Anarquismo não é bagunça!!
@@franklimalves2541 Acho que tu respondeste algo fora do contexto e brincadeira do pessoal ao que era colocado , também diferente do vídeo em questão ; QUE NÃO TEM NADA DE CAPITALISMO. Eu entendo sim estes princípios que existem, muito falados pela Universidade Libertária do Miorim, para exemplificar, e nem é só isso que eles colocam viu ... os caras não são burros, eles apenas se colocam dentro de um mundo de fantasias, de forma sócio-econômica como eles querem, e somente com o poder do mercado sem regulação alguma. Soa até paradoxal algo do tipo ... Não é nem anarquia, nem capitalismo, não é nada, é o sistema de ´narnia´ ...
@@Nationtrap666 Primeiramente pela economia, quem imprimiria o dinheiro ou alguma outra moeda de troca se n existe nem estado nem empresas? O escambo seria o unico tipo de troca?
@@soupobremassouriquinho3041 Mas criptos são muito inviaveis ,grande parte da população nem internet tem ,e além disso critos não podem ser rastreadas ,logo crimes de corrupção, trafico de pessoas, animais e drogas seriam quase impossíveis de serem comprovados.
Então vamos criar o dividialismo onde dividi-se o país em grupos de pessoas que pensam da msm forma tanto politicamente , religiosamente e ideologicamente com o livre arbítrio de mudar de um grupo pra outro caso suas ideias mudem ao longo do tempo .
O anarquismo só será possível se for imposto, mas se não houver hierarquia não haverá imposição. Democracia direta será para escolha de decisões numa comunidade. Haverá quem esteja e quem não esteja de acordo. Haverá, por isso, imposição de uma hierarquia. Haverá sempre uma governança, mesmo que ela seja chamada de Estado ou não. E se através de essa democracia direta a comunidade decidir que deverá haver uma taxa de imposto nas trocas comerciais voluntarias para sustentar o sistema de governança? E se essa comunidade decidir que juntar-se a outras comunidades será benéfico? Assim construir-se-hão novamente Estados grandes, nações, países, governos, hierarquias...
@mannomann Entendi. E acho a visão justa. Porém acho incompatível com a realidade, infelizmente. Sempre haverá a ganância e a generosidade, a covardia e a coragem, a justiça e a iniquidade, o egoísmo e a caridade, inúmeros vícios e virtudes emulados pelas massas . Ou o bem intencionado governa ou será governado. E ao meu vê, só há um tipo de governo eficiente para durar, o governo pela força. Eu acho que o melhor mecanismo que uma sociedade poderia desenvolver seria um modelo onde ela depositasse a "autoridade" nas "mãos certas". O problema é que ninguém sabe ainda quais "mãos" seriam essas
@@FernandoTona Sim. Se usarmos a lógica veremos que sempre retornamos ao mesmo ponto de partida, quando simulamos um mundo sem autoridades legitimadas. Organização social, infelizmente, demanda cessão de poder à entes da sociedade. Acho mais fácil, ao invés de eliminar esses entes, adestrá-los à buscar os interesses sociais e não os particulares.
@@FernandoTona Exemplo : Uma autoridade pública que compra vacinas superfaturadas para benefício próprio e de sua grei, versus, um ente que se empenha para gerir a coisa pública com retidão comprando vacina quando necessário e da melhor forma possível zelando pelo erário . E posso melhorar. Melhor seria representantes que modelassem uma sociedade onde vacinas não fossem comercializadas, designando o papel que uma vacina logicamente deveria cumprir em um mundo não distorcido; o papel de imunizar a sociedade, sem contrapartida. Mas hoje é tolerável e normalizado, que pessoas morram porque transações comerciais tem mais relevância que a saúde das pessoas, e o lucro sagrado de alguns se sobrepõe a milhões de vidas de desafortunados . Isso porque as autoridades não cumpre o papel que deveriam e não defendem os interesses que deveriam.
Anarquismo defende o famoso plebiscito público que é o que estamos precisando hoje no Brasil porque o povo não está tendo voz. Nos escolhemos o menos pior como representantes políticos e os mesmo não atende os nossos anseios. O Brasil já era, ao invés de lutarmos contra a opressão do estado estamos lutando uns contra os outros.
Eu concordo completamente com vc
O foda ,é que o povo Brasileiro não quer saber de estudar política...
verdade!!
é mas sem o capital n há como gerarmos riqueza, portanto liberdade é o oposto de igualdade forçada q é o anarquismo.
@@thallesh5900 capitalismo deve ser lindo na Suécia, Noruega, USA, Europa, mas eu vivo no Brasil ao meu ver imposto é roubo e não é convertido em melhorias para o país então no Brasil onde eu vivo eu defendo o anarquismo.
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."
Toda ideologia politica, ou quase toda, sempre tem por alvo final o desenvolvimento da sociedade envolvida, o problema todo está na maneira com que essa ideia será posta em prática
Parabéns pelos vídeos, são muito elucidativos. Uma sugestão que eu tenho é dar exemplos históricos ou mencionar países que usam ou usaram alguns dessas ideologias ou regimes.
Muito obrigado pela sugestão! 😁💙
tem canal no Telegram ?
Rojava, Christiania, Auroville, Exarchia, Chiapas, Marinaleda etc
Funciona e funciona muito, mas muito melhor!
Haver um executivo não quer dizer que ele é que vai tomar decisões sozinho. Estas decisões devem ser baseadas na vontade da população. (Isso seria o correto até no sistema democrático atual). Ao contrário nos sabemos que muitos políticos para atender a interesses próprios e de grupos que está ligado tomam medidas que prejudicam a população e esta é inclusive contra.
Enfim amigo Anarquia não quer dizer que não haja organização ou estrutura organizada de gestão de processos. Que não hajam coordenadores e divisão de função... A diferença é que primeiro nenhum atividade é considerada melhor que a outra o organograma é horizontal circular e não piramidal onde um líder está no topo...
A diferença é essa.. Todos são importantes e todos são ouvidas.. Na pratica é possível fazer plebiscitos organizados para que seja garantido que seja realizado o desejo do povo....
acredito que,no momento essa ideia seria utópica,a sociedade não estaria preparada para uma mudança tão rígida e rápida no momento,ainda existem muitas coisas para arrumar.
Vídeo otimo!
Então. Talvez você esteja certa, mas o capitalismo segue essa lógica da busca desenfreada pelo lucro. Isso causa problemas ambientais, psicológicos, sociais... Por exemplo, empresas que não investem em algum medicamento porque não é interessante, ou é muito caro, aí a pessoa se ferra e morre porque não tinha como pagar. Pessoas tendo que trabalhar por uma merreca para sobreviver, e sem garantia de que vão continuar trabalhando no mês seguinte. Trabalhando para enriquecer os outros, e não para produzir alimentos para elas mesmas. Sempre vendendo aquele discurso sobre estudar e trabalhar enquanto os outros dormem. Acho que Durkheim escreveu sobre a relação entre trabalho e suicídio.
E as terras que vão sendo devastadas? O planeta aquecendo? A meta que temos hoje no acordo de Paris nem é a de frear o aquecimento, mas reduzi-lo. Enquanto isso, empresas financiam fakes news e negacionismo.
A gente precisa urgente de algo que não siga essa lógica do lucro. E se não tivermos uma mudança tão rígida e rápida por vontade própria, vamos ter uma mudança rígida forçadamente.
finalmente algm q pensa igual eukkk
tipo,ate da certo,mas o ser humano n ta preparado p isso ainda
se com o estado dominando a gente ta assim, magina sem ele
Concordo, Sophia!! Entretanto, tanto o socialismo/comunismo como a anarquia acontecem em forma de transição. Não conseguiríamos ser anarquistas AMANHÃ, essa é uma transição que inclusive vem por meio de REVOLUÇÃO e leva anos.
Isso ta certo
@@eosesiom Qualquer pessoa com discernimento percebe isso
Ancap assume a hierarquia de mercado e capitalismo, isso não é anarquista de jeito nenhum. Mas ótimo vídeo, parabéns!!!
Anarco- não é anarquia
@@VagnerTeoriasSuper-gg3sgComo não?
Parabéns equipe do canal Politize. Vocês são nota 1000. Continue informando à sociedade.
Muito obrigado, Lousival! 🤩💙
Ótimo vídeo!
Achei que faltou comentar sobre a ética. No vídeo se pergunta se seria possível uma sociedade anarquista, e tentando responder a essa questão, Bakunin e Proudon tiveram que desenvolver a ideia de ética e responsabilidade individual. A ética me parece um elemento chave na teoria do anarquismo (não sou especialista)
Perfeita sua consideração, fiquei com essa duvida agora de como seria essa ética numa sociedade anarquista para que pudéssemos manter a ordem social 😊
@@barbarafreitax Recomendo que você leia sobre a revolução espanhola na década de 1930 os modo de produção era feita através da autogestão, pelos anarquistas e comunistas, teve mais de 1 milhão e 300 pessoas que estavam nessa experiencia material anarquista, de acordo com Frank Mintz foram mais de 50 mil fabricas (Se eu nao estiver equivocado) que era completamente autogestionaria, ou seja os proprios trabalhadores tocaram a fabrica sem exploração e sem patrões, jornada de trabalhos reduzidas, companhias de trem ferroviarios estava completamente coletivizadas pelos trabalhadores e as escolas espalhas por todo canto da espanha revolucionaria...
É incrivel saber que tivemos essas experiencias tão reais que o imperialismo deturpou completamente uma nova forma de organização...
Super interessante esse vídeo, quero aprofundar meu conhecimento sobre anarquismo
Nossa. Como gostaria de uma sociedade sem hierarquias. Onde todos tivessem que estudar para desempenhar uma atividade e que a diferença de pagamento pelo serviço prestado fosse mínima. Onde não houvessem governos e empresários com Tanto poder nas mãos, roubando tanto.
Viva a Anarquia
Acabei de conhecer o canal e estou apaixonada!! Extremamente didático e cativante. Todas as infos trazidas responderam às perguntas na minha cabeça!! Continuem com o trabalho enriquecedor. 🥰
Qualquer ideologia que pregue a igualddade é muuito difícil de ser posta em prática, visto que por natureza não somos iguais, e cada indivíduo produz de forma diferente, isto é. cada um gera valores diferentes e desproporcionais.
Parabéns pelo vídeo. Muito didático. Só lembrando aqui que o "anarcocapitalismo" não é em si uma ideologia compativel com a anarquia, na verdade esse nome só foi adotado pelos brasileiros como forma de representar o movimento Libertário, por isso, pode parecer contraditório, visto que para os anarquistas o dinheiro e a propriedade privada podem ser, ou vir a ser, meios hierárquicos.
perfeita colocação!
Da até vontade de gorfar, quando negada fala de anarcocapitalismo
o proprio conceito libertario foi tomado por eles, pois o anarquismo antes de se chamar anarquismo se chamava socialismo libertario
Anarcocapitalismo é o mesmo que torcer pro corinthians e pro palmeiras...
Essa porra não existe!
@@celsosoares4688me dá vontade de vomitar quando falam de socialismo e comunismo isso ss
Ótima explicação equipe do politize, de forma objetiva e didática 👏
Poder ao povo. 🙏
Se nós podemos imaginar, nós podemos criar.
Vc n acha esse pensamento ingenuo n?
@@Paliaso20 Não.
Acabei de imaginar o Lucarismo, um sistema que enviaria idiotas em uma velocidade maior que a da luz até uma galáxia bem distante, para não emburrecer a sociedade lucarista. Se eu imaginei o Lucarismo, é possível criar o Lucarismo.
@@lucasgabaritante3569 sim, é. Parabéns por entender que nós somos os criadores da nossa realidade. :)
Amei o vídeo! Muito bem explicado, com linguagem simples e compreensível! amanhã tenho prova de historia e me ajudou muito.
Gravem um vídeo sobre a Social-Democracia!
up
Up
isso é socialismo com apelidinho fofo
É capitalismo com apelido fofo..
@@zecabasso4436 não não
Muito bom! Mas vai aqui uma crítica construtiva: vocês deveriam incluir o questionamento "Você acha que uma sociedade anarquista é possível ou se isso é uma ideia utópica" somente no FINAL do vídeo, pois só então as pessoas politicamente ignaras -- infelizmente a maioria!!! -- poderiam assimilar o conteúdo e, posteriormente, aqui então já devidamente informadas, opinar! Abraço!...
Ganharam mais um inscrito, pelo incrível trabalho, quero aprender muito com vocês, e quero que muitas pessoas vejam esse lindo trabalho!
Ótimo Resumo !!!
No Brasil seria impossível. Abraço carinhoso 🌷
Não sei, acho que seria possível, mas estamos muito longe disso
Povo é muito egoísta pra pensar como um todo. Fora a consciência e empatia. Um dia se chega lá.pazzzz
Vídeo Perfeito explicou corretamente e de maneira em objetiva não tenho palavras para descrever o quanto foi bom
Parabéns pelo vídeo muito bem feito.
Obrigado, Washington! 🤗💛
ADOREI AS IDEIAS
vídeo maraa, só que esses efeitos sonoros atrapalham um pouco (pelo menos pra mim), mas eu amei o vídeo, vai me salvar pra prova 😅
Sou ANARQUISTA de pensamento e SOCIALISTA de ação. Acredito que o ANARQUISMO existirá com o comunismo. No mundo contemporâneo o ANARQUISMO deve ser repensado. Pois a modernidade que vivemos em todos os aspectos ,políticos, tecnológico,econômico, comunicativo etc... É bastante complexo ,por isto o ANARQUISMO deve ser repensado DIALÉTICAMENTE . Assim sendo deixa de ser Utópico...Gostei muito da explanação, simples, sucinta e compreensiva a todos. 10+10.
adoro esse canal, sempre muito divertido, bem editado, moderno, e muito fácil de aprender! 👏👏👏
EssA é a bandeira da coreia?????
Muito confortante ver UMA jovem com talento didático para elucidar questões tão esquecidas e não atraentes para a população Brasileira. Gostei. Mas esse fundo de cliques e digitação, são dispensáveis. Fica a dica e parabéns.
vídeo essencial, de parabéns!
peço cuidado nos efeitos sonoros chegam a incomodar pela quantidade e pelo volume fica maior que o áudio humano.
sim, pra Deus tudo é possível Amém 🎚️🙌🕊️😃❤️👍🤔
Canal maravilhoso o de vocês. Mas, só corrigindo a pequena falha, o pré-cursor do Anarquismo foi o escritor inglês William Godwin, pai da escritora Mary Shelly, isso em fins do séc XVIII e início do século XIX. Quanto a Proudhon e Bakunin esses são os primeiros teóricos anarquistas que se influenciaram no que havia antes: Godwim e os socialistas utópicos. No mais o vídeo está bem explicativo.
Seu comentário é interessante, porém, de pré-cursor em pré-cursor, as origens irão história a dentro. É difícil precisar se o anarquismo nasce nos movimentos de base ou se desdobra de teorias, diferenciando-se assim Anarquia de Anarquismo: Anarquia enquanto teoria política e Anarquismo enquanto movimento social. O interessante é que muitos incorporam alguns estilos de vida de comunidades tradicionais (caçadoras-coletoras) como anarquista. Porém, para muitos anarquistas o mais importante é o trabalho de base com a ruptura das relações hierárquicas; se este for feito na esperança de condicionar dignidade e qualidade vida às pessoas, o anarquismo está sendo posto em prática.
o ponto é que o prudão foi o primeiro a cunhar o termo anarquista como ideologia política, antes anarquista era praticamente só xingamentokk
muito obrigado, me ajudou muito!!!!
eu amei a explicação, mas eu acho que seria impossível aqui no Brasil.. estamos muito longe disso.
Perfeitaaaa!!! Amei a sua explicação. 💗
Venho dizer que só tem uma coisa que eu "não consigo entender"; Como é possível que existam seis (no momento em que vi) "dislikes"???
Um vídeo bem dirigido, com roteiro bem organizado, com texto (até para quem tem dificuldade auditiva é auxiliador), com uma boa locução (voz clara, limpa, com boa dicção e uma voz (e sotaque) bonita, que aliás combina com a dona da voz que é muito bonita).
Bem pra mim é somente justificável pela ideia de há (sim e sempre) os que "amam odiar"...
Pelo acima exposto o canal ganhou não só mais um "like" e um inscrito, como um divulgador. E assim que tiver tempo, muito provavelmente irei "maratonar" os vídeos do canal... Nesses tempos de retorno ao século XVI temos que "buscar o iluminismo" em fontes como estas.
Parabéns a todos a todos os envolvidos.
Vida Longa e prosperidade!
caralh0 a pessoa só não gostou do video,é simples
@@juliaeduarda1510 kkkkkkkkkk
Não é algo tão profundo. Alguém não gostou, fim.
Você pode fazer um vídeo sobre ANARCO SINDICALISMO ?
Um video bom.
Alguns adendos:
1."Anarcocapitalismo" não tem relação e nem é vertente do Anarquismo. isso é falho. É um desdobramento do libertarianismo e do próprio sistema capitalista. Não existe anarquismo com ideologia privatista.
2.Dada as diversas semelhanças entre Comunismo e Anarquismo em sua atuação prática, existem duas coisas a serem pontuadas tbm: A Propriedade privada é um tema que também discerne no Comunismo(existe propriedade privada, desde que não seja produção em larga escala e meio de produção) e no Anarquismo(Não existe nem a propriedade comum)
E na questão do Anarquismo não aceitar o estado, o que é verdade, isso parte também pela diferença originária e conceitual com o Comunismo. pois enquanto o Comunismo, em sua origem é um modo de produção, o Anarquismo em sua origem é uma teoria política.
Perfeito, muito bem colocado.
@@MarceloVenturi Obrigado.
Tá doidão, o próprio Proudhon defendia um certo tipo de propriedade que obviamente não é a mesma coisa que a propriedade formal liberal.
Só corrigindo ao que tange anarquismo e comunismo.
O objetivo do anarquismo é a implementação de uma sociedade comunista, sempre foi e sempre será.
A anarquia não tem nenhuma contradição ou problema com o comunismo.
O que causa a cisão é o marxismo, e por conta de pura propaganda, o marxismo virou sinônimo de comunismo, mesmo não sendo.
Vale lembrar que o marxismo fala em implementação da mesma sociedade comunista que os anarquistas, a diferença e ponto de conflito é a forma a se atingir essa sociedade.
Os marxistas vão falar em implementar uma fase de transição entre a revolução e o comunismo, enquanto os anarquista falam em em auto gestão direta, pois uma fase de transição onde se fomenta o estado e sua dominação social é em si anti comunista.
Bakunin e Marx viviam brigando por isso. Nos demais pontos havia uma concordância geral.
ÓTIMO CANAL , É MEU PRIMEIRO ACESSO AO VÍDEO ACERCA DO ANARQUISMO, QUE FIQUEI BEM IMPRESSIONADO, E APESAR DE SER SIMPATIZANTE AO ANARQUISMO CRISTÃO, NESTE CASO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES, PELO MENOS NÃO ESTARÃO DIZENDO QUE O ANARQUISMO É APENAS BAGUNÇA, MAS ACREDITO NUMA REVOLUÇÃO E NUMA VERDADEIRA ORGANIZAÇÃO DO ESTADO, QUE NO CASO DO BRASIL, DIREITA E ESQUERDA JÁ PASSARAM FAZ TEMPO...PARABÉNS!
Anarquismo cristão ... Tipo botar sal em um doce 👍
Então, tem alguns equívocos bem comuns e muito caros pra história do anarquismo enquanto teoria social-política e movimento político, bem senso comum, ou seja reproduzindo a ideologia da hegemonia, o discurso liberal - esperar o que das crias do Lemann.
O anarquismo, independente de ser o anarquismo clássico, contemporâneo, individualista, social, insurrecionalista, organizacionista, sindicalista ou não, o anarquismo é uma corrente do socialismo (libertário) e é materialista e ponto (libertário é um termo criado por Joseph Déjacque, anarquista e operário na França, que vai se intitular comunista libertário, e vai usar o termo em uma carta em 1857, onde ficará registrado na história primeira vez que se fez uso desse neologismo, que se saiba, como crítica a postura sexista e machista de Proudhon, e Déjacque vai criar um jornal com o nome Libertário também, qual Louise Michel uma communard da comuna de Paris e Sébastien Faure irão resgatar anos após a morte de Déjacque. E não confundir libertário com o proprietarianismo e proprietarianistas que se apropriaram indevidamente do termo "libertário" e prefixo "anarco" nos últimos 50 anos e que são defensores do capitalismo de laissez-faire).
Anarquismo não se resume a negação do Estado, anarquismo é contra qualquer forma de hierarquia, ou seja, contra toda e qualquer forma de poder e dominação, seja ela política, econômica, social, de gênero, de cor, étnica, cultural, religiosa, etc. Então não cabe no anarquismo a ideia de "anarco"capitalismo, se não é socialista e não é materialista, não é anarquismo e ponto, isso é o básico do básico do básico para ser anarquismo e ponto.
Comparar anarquismo com liberalismo não tem cabimento nenhum, mas ok. E um erro que você cometeu no final ao comparar anarquismo com comunismo, foi usar comunismo como sinônimo de marxismo-leninismo e derivados, o que é um tremendo equivoco e senso comum. Comunismo é defendido pelo anarquismo (só pegar o que Durruti e Makhno defendiam na Guerra Civil Espanhola e na Revolução Ucraniana, respectivamente) e comunismo não é sinônimo da superação do Estado "socialista" (que de socialista não tem nada, perdoem-me os marxistas-leninistas, mas o marxistas autogestionários, marxistas heterodoxos, marxistas autonomistas, marxistas libertários, conselhistas, deleonistas, spartakismo, neozapatistas, comunalistas, etc, vão concordar comumente com os anarquistas (que são socialistas que defendem o comunismo, mas não seguindo o que Marx vai propor por any razões, que não compete vir colocar aqui), e que o próprio Marx também após as Comunas de Paris e Lyon vai concluir, que a tomada do Estado, ou criação de um Estado "revolucionário" não é a via da Praxis defendida por ele, pois se afastava da emancipação social da classe trabalhadora por ela mesma, criando uma classe de burocratas. Como Nildo Viana, intelectual, pesquisador e acadêmico marxista vai falar, os marxista-leninistas são pseudo marxistas e pseudo socialistas.)
Sobre as três teorias econômicas presentes no anarquismo, primeiro surgiu o mutualismo com Proudhon, depois a sua superação com Bakunin, o coletivismo, e por último a superação do próprio coletivismo, o comunismo que alguns vão atribuir a Kropotkin, mas que é anterior ao próprio genioso Kropotkin, a teoria econômica anarquista do comunismo já era explanada por Déjacque e comumente defendida por Cafiero, Reclus, Malatesta, Goldman, Parsons, Flores-Magón e tantas outras e outros também, cada um a sua maneira e tempo fosse chamando de anarquismo-comunista, anarcocomunismo, comunismo anarquista, comunismo libertário, ou simplesmente comunismo.
E diversos povos vivem o que os anarquistas defendem em diversos locais do mundo, apesar de não se entenderem anarquistas alguns desses vão ter influência direta de autores, militantes e teóricos anarquistas, como recentemente os povos que vivem em Rojava, curdos e não-curdos que lutam pela autodeterminação deles na Revolução Curda desde 2014, se valendo dos princípios da Ecologia Social e Municipalismo Libertários de Murray Bookchin; Nos Caracoles autogestionados pelos Zapatistas e a luta de autodeterminação dos povos originários que vão construir o EZLN a partir do levante zapatista de 1994, que vão ter como figura central Emiliano Zapata que era amigo e teve formação política com os irmãos militantes anarquistas Flores-Magón; E muitos outros casos ao redor do mundo...
Ótima leituras introdutórias ao anarquismo são:
- Anarquismo e a Revolução Negra de Lorenzo Kom'boa (anarquista contemporâneo, que era dos Panteras Negras e do BLA nos EUA);
- A Conquista do Pão de Kropotkin (anarquista na Russia czerista e bolchevique, que no livro irá explicar como funciona uma comuna que adota a teoria econômica do comunismo por viés libertário);
- Escritos Revolucionários de Malatesta (compilado de diversos textos do anarquista que militava na Itália, mas andou por outros 2 continentes, ajudando na construção do movimento anarquismo no séc XIX e XX.);
- Deus e o Estado de Bakunin (vai tratar de uma analise materialista da constituição do Estado, autoridade e o papel de um Deus para essa instituição social, por mais laico que possa vir a ser um Estado Moderno, o texto desse livro, fazia parte de uma obra maior que não pode ser acabada por conta da sua morte).
Ótimos filmes, documentários e canais no YT:
- Canal do ITHA (Instituto de Teoria e História Anarquista);
- Canal da CAB (Coordenação Anarquista Brasileira);
- Canal do CCS-SP (Centro de Cultura Social de São Paulo);
- Canal da Biblioteca Terra-Livre;
- Canal do CPDEL UFRJ (Coletivo de Pesquisas Decoloniais e Libertárias da UFRJ);
- Libertárias (1994);
- Vivir la Utopia (doc);
- História do Anarquismo - Sem deuses, Sem mestres Parte I, II e III (doc sob perspectiva francesa);
- Libertários (1976) (doc);
- La Patagonia Rebelde;
- Indomables - Una História de Mujeres Libres (doc).
Obrigado 🙏
Acho que não funcionaria na prática, pois mesmo na divisão em comunidades haveria a existência de uma liderança.
Também acho. Acredito que certas desigualdades são naturais, e lutar contra elas seria artificial.
Mas liderar não significa ser soberano.
@@Leo-ny1xn Concordo, tem pessoas melhores que as outras no que fazem
@@ivybatista1 Ora, mas só se é soberano em ditaduras, no nosso pais por exemplo o presidente está longe de ser soberano, o poder já é bem descentralizado
@@ivybatista1 Verdade.
Muito bom esse canal. Na teoria tudo é lindo, mas no comportamento é tudo diferente.
Anarcocapitalismo não é uma vertente anarquista. É uma vertente do liberalismo chamada ultraliberalismo.
no Brasil criticamos muito os os políticos, mas esquecemos que quem vota somos nós! A ideia de um Estado é a melhor possível para a sociedade contemporânea, apenas é executado de forma totalmente ruim! O certo deveria ser que os eleitos para tomar decisões, levassem o poder que tem em mãos a serio.
Qualquer ideologia que tenha um conceito em comum com Comunismo sempre será Utópico pra mim.
Eu penso o comunismo como um tipo de anarquismo, visto que o ponto de divergência entre ambas, como mostrado no vídeo, é o fato de que o primeiro, antes de abolir o Estado, cria um Estado socialista, mas que alcançado o comunismo (o que não passou de tentativas), não consigo ver diferença entre as ideologias. A estrutura do anarquismo, também mencionada no vídeo, converge bastante com os ideais comunistas, principalmente no que tange a não aceitação de nenhum tipo de dominação e hierarquia social, além da tomada de decisões por meio da participação ampla (autogestão democrática). Obs: não compactuo com nenhuma dessas vertentes, discordo em muitos pontos, mas acho interessante estudar e entender o motivo de tais. Aliás, parabéns ao canal, ótimo conteúdo :)
De fato, muitos apontam convergências e outros apontam divergências. Não somente, muito do movimento anarquista se enraizou no século XIX e daí surgiram vertentes que se afastam muito da ideia mais próxima da original. Mas a diferença básica é justamente essa: a do anarquismo não permitir uma reforma do Estado (principalmente) e sim sua aniquilação. As tomadas de decisões posteriores, seja no comunismo, seja no anarquismo, ficam difíceis de serem pensadas por não termos uma definição exata dos dois exemplos, sendo que cada comunidade seria livre para se organizar conforme for desejado e possível, ou seja, não há um modelo ditando como deverá ser.
@@geografiaemcontexto5386 Concordo amigo, é difícil ditar como seriam os dois modelos, sendo que, até hoje, nunca foram postos em prática. Além disso, de fato muitas vertentes divergem das ideias iniciais, não só no anarquismo, mas também no comunismo.
Traduzindo, vc prefere ser controlado como uma Marionete ..
@@streetz4774 quê? kkkkkk de onde vc tirou isso mano
@@macaulysilva5302 ué, vc discorda dos dois lados, no comunismo e no anarquismo, então vc segue algum líder, de algum lado vc é marionete kkkkkk tô errado?
Parabéns pelo vídeo! O roteiro foi muito bem feito. O anarcocapitalismo é uma contradição em si, pois não há capitalismo sem Estado. É por meio do monopólio da violência do Estado que o capitalista assegura a sua dominação. O Estado é o guardião do mercado. Não tem como ser pró mercado sem ser pró Estado.
No anarcocapitalismo, um capitalista pode usar violência contra seus agressores
Sensacional, parabéns pelo conteúdo!!!
Façam um vídeo sobre o que é plenário por favor🥺🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Muito bom seu video, seu canal no geral!! Parabéns pelo seu trabalho!! 👏🏼👏🏼
Ok , até que eu gostei do canal, foi o plano piloto que me recomendó a muito tempo atrás, só agora em 2022 vim ver os vídeos.
Funcionaria se todos trabalhacem juntos e com respeito acredito que funcionaria
Você precisa estudar mais, garoto. Vai entender no futuro que está errado.
Tô aqui pq amanhã vamos fazer um debate na aula de história sksk aliás, amei o vídeo
você cometeu um crime inafiançável ao dizer que ancap (ultra liberal) é uma vertente do anarquismo, mas tirando isso, ótimo vídeo ♥
Poderia por favor me explicar melhor??
Explique o pq tá errado?
@@tony_ptbr pqe anarquia é contra todas as formas de hierarquias sociais e ancap amam hierarquias
@@binhosilver Se tu tiver falando do anarcocapitalismo, pelo que sei, eles pregam a liberdade da soberania do indivíduo. N sei se eles "amam" hierarquias por permitir que indivíduos possam ser soberanos.
@@tony_ptbr não pregam nada disso naokkk, ele pregam uma ética de PROPRIEDADE PRIVADA e quem for dono do território tem todo poder sobre ele, e qm precisar de algum recurso pra sobreviver não tem opção a não ser acatar os desejos dos donos, isso é literalmente hierarquia social e eles amam, autonomia dos indivíduos seria se todos tivessem acesso aos meios de produção
Muito obrigado, eu odeio política e ninguém precisa perguntar o por que né? Mas agora acho que eu me identifico com anarquismo. Na verdade um meio-termo entre liberalismo e anarquismo, mas ainda preferindo do anarquismo
Muito bom.
utópica.....sem duvidas
Kkkkk toda ideia é utópica cê acha que capitalismo funciona? Kkkk
@@victorledo mais do que comunismo sim....leia o manifesto...o capital..... Veja que é tudo tão incisivo que ta claro que tem coisa errada....
@@victorledo eu nao sou defensor do capitalismo....é um modelo economicamente inviável.....ja o comunismo alem de economicamente inviavel....é socialmente inviavel ....e economia se resolve.....agora convulção social ....o bicho pega
Vai lê...estudar.. questionar.....alternativas ao capitalismo são lobos em pele de cordeiro
Excelente conteúdo. Muito didático! Parabéns pelo canal e pela iniciativa! :)
Muito obrigado, Lucas! 😁💚
Obrigado,,,
Excelente..
Novo inscrito.
Ótimo vídeo! Tem como recomendar quais livros para estudar o anarquismo? os principais livros do Bakunin sobre por exemplo?
Olá, Leandro! Que bom que curtiu o vídeo. Nossa sugestão de aprofundamento é o nosso texto no portal, lá você encontra mais informações sobre o Anarquismo: www.politize.com.br/anarquismo/
Alguem poderia me explicar uma coisa, como funcionaria o salario dos servidores publicos? E distribuicoes de renda, Tipo se n tem o estado para destribuir esse dinheiro (eu realmente sou leigo nesse assunto se alguem puder me ajudar eu agradeceria)
É incrível q quanto mais eu estudo sobre política, mais eu odeio o capitalismo e vejo q o verdadeiro vilão é ele
o capitalismo é a natureza aplica na sociedade onde o mais forte sobrevive e o mais fraco morre
Finalmente um video sobre anarquismo sério sem aquela treta idiota q alguns anarquistas ficam tentando "monopolizar" o anarquismo com aquele papo de "capitalismo depende do estado"
sim, capitalismo depende do estado, mas o livre mercado não
Eu acredito tanto que iria dar certo, e já conversei com tantos argumentos com tantas pessoas médias, que hoje não tenho mais força, o povo é acomodado e quer um chinês de 5 anos fazendo seu tênis, eu acredito que um dia que o anarquismo vai nascer na marra.
Einstein dizia que não sabia definir como seria a terceira guerra mundial, mas a quarta seria entre paus e pedras. Um cenário pós apocalíptico depois de uma terceira guerra, onde o dinheiro não têm mais valor, num inverno nuclear e sem o governo, seria uma sociedade anarquista, onde somente a auto gestão poderia organizar a vida do seus cidadãos. Anarquismo não é utopia, e está mais perto do que vocês imaginam.
Acho que é a mesma questão do Comunismo na Teoria pode até funcionar mas na prática duvido que funcione
@@ru1do198 Um é irmão do outro! E "gostam tanto da liberdade contra a opressão" q usam a força pra instaurar e manter, só assim os possíveis regimes! É realmente coisa do capiroto!
Mas se fizerem o anarquismo nascer na marra, ele se tornaria um fascismo. Qualquer ideologia imposta é fascista, não importa o quanto ela pareça bela no papel.
Muito interessante essa visão o anarcocapiralista , na minha opinião seria bom para o Brasil .
Depois de estudar sobre anarquismo e comunismo a conclusão que eu chego é que a humanidade atual não está preparada para ambos. Isto por que para isso seria necessário que todos chegassem a um consenso em relação ao que é melhor para a sociedade humana. E isso no momento atual é quase impossível pois convivemos com pessoas diferentes, pensamentos diferentes, experiências diferentes. Creio que seja possível e até acho que essa possa ser o futuro da sociedade mas até lá tem muito chão pela frente. Ainda existem muitas diferenças, muitos preconceitos e pessoas que ainda carregam um ideal retrógrado e atrasado, muitos que não estão preparados para certas mudanças bem como tem muitos que não querem mudanças e vão fazer de tudo para manter a sociedade da forma como está. Minha estimativa talvez em 500 ou mil anos no futuro para possivelmente a humanidade se tornar anarquista ou comunista.
um sonho que sonhamos juntos e o começo é por por cada um. Literalmente, cada um, e assim todos, têm que viver a anarquia.
Cabe lembrar, que tanto o anarquismo, quanto o comunismo de Marx, surgiram em um contexto histórico histórico totalmente diferente.
Lá pobre não se importa com opinião de rico, era cada um por si.
Eu acho q demorei uns 4 seculos ainda ms eu acredito q daria certo
A humanidade não está preparada nem para a anarquia, nem para o comunismo e nem para o capitalismo. Todos tem seus prós e contras.
Anarquismo sim,comunismo não!
Mto bem explicado hehe, em relação a pergunta, creio eu q n seria possível, está mais pra um conceito utópico, pq msm q ocorresse o caso de se estabelecer algum estado anarquista; com o primeiro conflito q tivesse alguma cabeça ia tomar a dianteira e liderar o grupo pra q eles resolvessem esse conflito, ou seja, em algum momento algm assumiria uma liderança.
Que estado meu filho?Que conflito?Anarquismo é totalmente contra o estado,e pra quê um anarquista vai querer conflito?
Equilíbrio sempre foi a melhor opção para todos assuntos
Conheci o canal agora e acabei de me escrever, conteúdo maravilhoso, explicação fluida e clara! Obrigado pelo vídeo ❤❤
anarcocapitalismo é meme, é tipo ser comunista e defender trabalho escravo
APAIXONEI...
Para mim, ANARQUIA, sempre foi sinônimo de BAGUNÇA, pq nos tempos que éramos crianças, eu e meus irmãos, toda vez que éramos pegos fazendo BAGUNÇA ( zoeiras, principalmente ), minha mãe chegava e falava "vamos parar com essa anarquia, ou vai todo mundo apanhar de cinta". kkk
Mas gostei da página. Show! Obrigada.
O anarcocapitalismo consegue ser ainda mais utópico que o anarquismo em todas as demais vertentes. Diante do anarcocapitalismo, até o comunismo parece próximo de ser viável na sociedade atual. Essas ideologias dependem de algo bastante difícil e complexo, que passa pelo progresso moral do indivíduo e das relações sociais. Parece pouco provável, ao menos nos dias de hoje, conseguirmos formar uma sociedade com altíssimo nível civilizatório, onde os indivíduos fosse sempre racionais, justos, altruístas e idealistas. Seria maravilhoso se conseguíssemos, mesmo porque a propriedade privada e o capital, de forma geral, seriam completamente desnecessários e deixariam de fazer sentido, o que coloca o anarcocapitalismo ainda mais distante da racinalidade. Mostra também que o ideia mais sensata, em princípio, é mesmo a adoção do processo de substituição do capitalismo pelo socialismo e daí alcançar o comunismo. Outro problema do anarquismo é a questão da hierarquia; é bem complicado imaginar uma sociedade sem nenhuma hierarquia, já que o processo de decisão popular, ou democracia direta, já estabeleceria a hierarquia entre os interesses do indivíduo e a decisão da maioria, exigindo, mais uma vez, a completa igualdade moral e intelectual entre os indivíduos. É duro entender que o capitalismo tem pouco a oferecer à sociedade, de fato, mas sua substituição gera medo e insegurança, diante do processo de transição; talvez isso assuste muito mais a muita gente.
Pode haver uma excessão no qual a única hierarquia existente é a que remonta a liberdade do indivíduo na sociedade. A criatividade sempre nos será útil, até mesmo no ato de civilização. A transição de fato geraria insegurança, porém nada de bom que existe hoje surgiu sem antes passar por alguma crise que fosse. É natural. O anarquismo não deduz a falta de liderança, mas a honestidade para que a mesma não se ache no direito de dominar uma possível classe inferior. Não é tão utópico parando para pensar, pois muitas sociedades existentes já chegaram nesse nível intelectual. Países de primeiro mundo já possuem a mentalidade adequada, com outra forma de governo.
Você foi extraordinária!!!
Só a Anarquia liberta!
fonte: vozes da minha cabeça
" Saúde & Anarquia " 🖤♥️
Os indivíduos tendem a obedecer, não só por medo, dinheiro, sobrevivência, mas também por admiração. Por exemplo, um ídolo tem poder de levar as massas a fazer o que ele deseja, pior ainda na era da internet. O anarquismo só seria possível se cada indivíduo fosse totalmente insubordinável e independente, e isso é inviável de acordo com a natureza humana que tende a seguir grupos e ordens.
kkkkkk, então não compensa lutar contra ass4ssinat0s, 3stupr0s, r0ub0... sempre vai existir né? Então deixe sua propriedade privada ser roubada pelo estado, pois sempre vai existir... Todo político adora ter gado assim, bem mansinho
"O anarquismo só seria possível se cada indivíduo fosse totalmente insubordinável e independente" Sim, e qual o problema? Claro que imaginar isso numa sociedade de 200 milhoes de habitantes infectadas com o pensamento estatal é dificil, mas numa familia dona de uma chacra é bem facil imaginar (existem varias atualmente)
"é inviável de acordo com a natureza humana que tende a seguir grupos e ordens." Se é da natureza humana o que os anarquistas são? EXTRATERRESTRES? kkkkkkkkkkkkkkkkk Mano se vc quer seguir algum lider vai lá man, só nao me obrigue participar, tamo junto kkk
Só uma sugestão de leitura pra vc, Plataforma Organizacional dos Comunistas Libertários
@@leonardogabrielsoccoldecar667 olha só o ancapismo não é contra liderança se essa liderança não agride a PV de alguém, e mesmo que agrida alguem a vítima ainda tem que estar de acordo com a agressão
Gostei incrível.
Anarquismo e muito bom e apoio
Difícil decidir qual modelo é mais utópico.
O comunismo com certeza
O Anarquismo é utopico Marx já dizia isso.
@@kakesss9126 Daí ele "criou" uma teoria bem aplicável, né?! lol
anarquismo é possível através de uma rebelião geral e internacional.
@@samueIferreira Duvido muito, e msm se fosse mesmo possivel porque os trabalhadores dos paises (Principalmente dos mais desenvolvidos como os da Europa, EUA e Japão) gostariam de fazer uma rebelião?
Ezist8a una sèrie na globo chamada "Ararquista graças a Deus" bem emblemática.
Ancap é liberalismo radical, não é anarquismo.
Anarquismo atual um tanto distinto do anarquismo clássico seria o anarquismo de vertente ambientalista.
Anarquismo é complicado pois não dá para ser imparcial 100% das vezes, mesmo as decisões serem feitas pela comunidade de forma direta.
Anarquismo significa: Sem donos, sem senhores.
Você e somente vc é dono de si mesmo.
e com igualdade.
@@MarceloVenturi não sabia oque era anarquismo, agora eu sou anarquista
@@streetz4774 Melhor vc ser anarcocapitalista rs
@@MrEfraimfc neofeudalismo não existe
@@gabrielmauricio6414 Concordo
Gostei do vídeo, assunto interessante.
A música de fundo e efeitos sonoros incomodaram um pouco, o barulho de tecla e as partes escritas maiores que a apresentadora distraem do assunto principal.
A tecnologia pode tornar possivel, comunidades podem ter voz sem representantes do povo usando a palma das mãos, inteligencia artificial para organizar as necessidades da populaçao.
"Em que podemos te ajudar?"
Organizaçao e eficiencia calculadas. O leviatã vai cair por ser obsoleto.
cara vc lê muito Issac Asimove
@@pedrojunior2812 Tá certo ele, Isaac é fera.
@@Nationtrap666 Isaac até que é bom, mas para mim a saga a Fundação é bem meia boca.
Mas nesse seu conceito você suponhe que todas as pessoas seriam boas e de caratér para seguir as "Regras", porém sempre teriam os de má fé que tentariam arranjar controle burlando o sistema, e poderia se chegar em um ponto onde tudo seria controlado por uma minoria sem que ninguém soubesse através da tecnologia ou como fazem atualmente transformando pessoas menos favorecidas em massa de manobra e tendo algum controle sobre elas.
a utopia só existe até que a realidade social mude. O advento do Estado contemporâneo só dista do fim do século XVIII. Pergunta-se: a mudança radical desta forma de organização política (Estado) é utópica? Com tão poco tempo histórico?
Anarco-capitalismo não existe. São dois conceitos diametralmente opostos. É a mesma coisa que dizer que você é corinthi-palmeirense. Quem insiste em perpetuar essa ideia está passando vergonha.
Como bem explicado no começo do vídeo, o Anarquismo é contra o capitalismo, contra a propriedade privada. O Anarquismo tem como principal pilar, o Coletivismo.
Outra coisa precisa ser muito bem delimitada. Existe uma diferença muito grande entre liderança e hierarquia. Ninguém deve ter autoridade sobre outra pessoa, mas, por outro lado, líderes que ajudem a organizar o coletivo são bem vindos.
Anarquismo não é bagunça!!
Vídeo mto didático!! Parabéns
Anarcocapitalismo é um Meme
eu também ri
exatamente! é a piada pronta do século XX/XXI ... bem coisa de criança mesmo, nada sério ...
@@franklimalves2541 Acho que tu respondeste algo fora do contexto e brincadeira do pessoal ao que era colocado , também diferente do vídeo em questão ; QUE NÃO TEM NADA DE CAPITALISMO.
Eu entendo sim estes princípios que existem, muito falados pela Universidade Libertária do Miorim, para exemplificar, e nem é só isso que eles colocam viu ... os caras não são burros, eles apenas se colocam dentro de um mundo de fantasias, de forma sócio-econômica como eles querem, e somente com o poder do mercado sem regulação alguma. Soa até paradoxal algo do tipo ... Não é nem anarquia, nem capitalismo, não é nada, é o sistema de ´narnia´ ...
Excelente, obrigado pelos esclarecimentos!
O anarquismo é o futuro!
Na minha opinião, é uma completa utopia sem a microscopica chance de dar certo
@@Paliaso20 Por quê?
@@Nationtrap666 Primeiramente pela economia, quem imprimiria o dinheiro ou alguma outra moeda de troca se n existe nem estado nem empresas? O escambo seria o unico tipo de troca?
@@Paliaso20 criptos
@@soupobremassouriquinho3041 Mas criptos são muito inviaveis ,grande parte da população nem internet tem ,e além disso critos não podem ser rastreadas ,logo crimes de corrupção, trafico de pessoas, animais e drogas seriam quase impossíveis de serem comprovados.
Então vamos criar o dividialismo onde dividi-se o país em grupos de pessoas que pensam da msm forma tanto politicamente , religiosamente e ideologicamente com o livre arbítrio de mudar de um grupo pra outro caso suas ideias mudem ao longo do tempo .
Descobrir Que Sou Anaquista!
interessante. ainda nao conhecia isso.
É possível a implementação do Anarquismo? Não! A real questão é - Quanto tempo perduraria uma sociedade nesse modelo ?
O anarquismo só será possível se for imposto, mas se não houver hierarquia não haverá imposição. Democracia direta será para escolha de decisões numa comunidade. Haverá quem esteja e quem não esteja de acordo. Haverá, por isso, imposição de uma hierarquia. Haverá sempre uma governança, mesmo que ela seja chamada de Estado ou não. E se através de essa democracia direta a comunidade decidir que deverá haver uma taxa de imposto nas trocas comerciais voluntarias para sustentar o sistema de governança? E se essa comunidade decidir que juntar-se a outras comunidades será benéfico? Assim construir-se-hão novamente Estados grandes, nações, países, governos, hierarquias...
@mannomann Entendi. E acho a visão justa. Porém acho incompatível com a realidade, infelizmente. Sempre haverá a ganância e a generosidade, a covardia e a coragem, a justiça e a iniquidade, o egoísmo e a caridade, inúmeros vícios e virtudes emulados pelas massas . Ou o bem intencionado governa ou será governado. E ao meu vê, só há um tipo de governo eficiente para durar, o governo pela força.
Eu acho que o melhor mecanismo que uma sociedade poderia desenvolver seria um modelo onde ela depositasse a "autoridade" nas "mãos certas". O problema é que ninguém sabe ainda quais "mãos" seriam essas
@@FernandoTona Sim. Se usarmos a lógica veremos que sempre retornamos ao mesmo ponto de partida, quando simulamos um mundo sem autoridades legitimadas.
Organização social, infelizmente, demanda cessão de poder à entes da sociedade.
Acho mais fácil, ao invés de eliminar esses entes, adestrá-los à buscar os interesses sociais e não os particulares.
@@diegorj7123 o que são interesses sociais vs interesses particulares?
@@FernandoTona Exemplo : Uma autoridade pública que compra vacinas superfaturadas para benefício próprio e de sua grei, versus, um ente que se empenha para gerir a coisa pública com retidão comprando vacina quando necessário e da melhor forma possível zelando pelo erário .
E posso melhorar.
Melhor seria representantes que modelassem uma sociedade onde vacinas não fossem comercializadas, designando o papel que uma vacina logicamente deveria cumprir em um mundo não distorcido; o papel de imunizar a sociedade, sem contrapartida.
Mas hoje é tolerável e normalizado, que pessoas morram porque transações comerciais tem mais relevância que a saúde das pessoas, e o lucro sagrado de alguns se sobrepõe a milhões de vidas de desafortunados . Isso porque as autoridades não cumpre o papel que deveriam e não defendem os interesses que deveriam.
Muito bom. Obrigada polítize. Quando eu tiver dinheiro eu vou ajudar vcs.