Quer um episódio extra sobre a Colônia Cecília? Torne-se membro agora mesmo: se chegarmos a 30 membros neste vídeo, iremos falar sobre esta colônia anarquista que existiu no Brasil. Link para inscrição: bit.ly/membroBI
Meu pai era anarquista, ateu, vegetariano, esperantista. Veio exilado de Portugal para o Brasil e fundou sua editora Germinal, publicando uma coleção de livros dedicados a seus temas preferidos.
"'Se queres tornar rico a Crates, não lhe aumentes as riquezas, mas diminue-lhe as necessidades'. Nesta frase lapidar, resumiu Epícteto um programa inteiro de filosofia e de sociologia. Do mesmo modo pensava Diógenes, o Cínico, proclamando que o que torna infeliz o homem são as múltiplas necessidades supérfluas que ele cria e das quais acaba por tornar-se escravo, enredando-se na sua teia asfixiante. Coerente com tais princípios, Diógenes abandonou as riquezas que possuía, tudo aquilo a que os homens estupidamente insistem em chamar bens (terras, palácios, dinheiro, móveis e outros mil utensílios criados pela civilização), mas que ele descobrira, em suas filosóficas elocubrações, não serem outra coisa senão males, porquanto origem da maioria dos sofrimentos, sobressaltos e lutas que alanceiam a pobre humanidade. (Coisa parecida ao que fizeram, nos tempos modernos, dois dos maiores vultos do anarquismo, o conde Leon Tolstoi e o príncipe Peter Kropótkine, entregando aos camponeses, que secularmente as regaram com seu suor, as terras que haviam herdado de seus antepassados)." (ROBERTO DAS NEVES - 'O Filósofo da Selva & A Sua Mensagem Libertadora' - In: "Entre Colunas: Ensaios Sociológicos & Filosóficos")
Olá Eduardo!!! Sou descendente dos anarquistas que vieram na primeira leva para a Colônia Cecília no Paraná! Meu tataravô morreu sendo anarquista, mesmo depois da dissolução da colônia: Daniel Dusi. Muito orgulho disso.
“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
2:37 "Anarquistas, Graças a Deus" é nome de um interessante livro de Zélia Gattai, 1979. Leiam! • Lembrei do álbum "Anarkophobia" do Ratos de Porão, 1991. Ouçam! • Lembrei também da música "Anarquia Oi" do Garotos Podres, 1985. Ouçam! 3:27 Ótima essa obra do Thoreau. Leiam! 3:10 Kropotkin, livro: A Conquista do Pão, 1892. Leiam! 3:13 Bakunin, livro: Textos Anarquistas. Leiam!
Aqui em Nova Iguaçu tem dois prédios construídos com seu avô como mestre de obras, um deles se chama Neno Vasco e o outro Edgar Rodrigues. Sempre fui leitor do seu avô, um grande anarquista luso-brasileiro. Contudo, o video do Peninha ficou muito a desejar.
Quando era criança e visitávamos a minha avó no sítio, ela pegava o "rei" (chicote) e batia no chão para as crianças pararem com a "narquia". Cresci achando que narquia era sinônimo de bagunça, só na escola associei a palavra a anarquia, kkk
Meu bisavô, Giovanni Migliardi, veio da Itália pra cá em 1898, contratado para trabalhar na usina Wiggs em Minas Gerais, era agricultor e veio pra ser operário, chegou dia 29 de outubro a bordo do navio Alacritá no porto do Rio, no dia 30 foi para a hospedaria em Juiz de Fora. Chegou com a mulher e o filho de 2 anos, estes, não sei que fim levou, pois minha bisavó, Raimunda, era brasileira.
Há 10 anos mais ou menos um historiador da USP entrou em contato comigo e me informou que por pesquisas uma tia avó era anarquista. Eu já desconfiava de algo pq em um álbum de fotografias que acabou em minhas mãos tem fotos do Luiz Carlos Prestes e Olga Benario. Foi fichada no DOI-Codi. Ela escrevia para A Plebe e A Lanterna. Os artigos viraram um livro: O Triunfo da Anarquia e outros escritos. Isabel Cerrutti, Ed. Terra Livre. Como muitos artigos são tão atuais.
Ri alto alto agora com Lima Duarte ( melão) hahaha. Meu avô dizia que quando serviu no exército vivia mais preso do que servindo, porque era anarquista 😁
Excelente documentário. Sermpre percebi que , aqui no Brasil, pouco se sabe sobre o movimento e a filosofia Anarquista. As pessoas acham que anarquia é apenas sinônimo de baderna, bagunça.
Até que enfim alguém estudado falando sobre o movimento sem associa-lo a bagunça. Da um nervoso quando acham que viver sem o estado obtendo o poder é automaticamente viver sem ordem e numa eterna orgia louca.
Com licença, mas este senhor não tem nenhum gabarito nem lógica ao falar sobre Anarquismo, se quiser ter uns visão um pouco mais séria, procure os canais Ancap, ai sim, com visões econômicas, sociais, historicas...
@@consultantferret9389 canais ancaps tem visão? O anarcocapitalista mais conceituado do Brasil é o próprio Eduardo. Vai falar que o Peter do Ancapsu, aquele mascote do bolsonaro é um ancap de verdade? Me poupe. Esses caras só fazem desserviço ao anarcocapitalismo no Brasil.
@@6XxRafaxX9 eu entendo que o rapaz logo acima falou uma babosa, mas não e por isso que vai destilar teu ódio ignorante encima do movimento libertário, leia mais sobre, para depois opinar algo sem usar essa falta de educação
@@legendplay182 existe uma diferença radical entre anarquismo e anarcocapitalismo. O primeiro é um movimento histórico que luta contra a exploração da força de trabalho, por melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores e que quer o fim de toda forma de estado, principalmente o estado burguês, visto que este é o instrumento de dominação de uma classe sobre a outras. O segundo, na direção contrária, é apenas contra o estado porque resume o problema da humanidade ao imposto cobrado pelo estado. Porém, querem a manutenção do capitalismo e, consequentemente, da exploração da força de trabalho dos mais pobres em prol do enriquecimento dos integrantes da classe burguesa. O segundo é uma contradição filosófica e um delírio burguês. Primeiro porque ele vai contra a luta histórica dos verdadeiros anarquistas, e, segundo, porque eles são incapazes de entender que é o estado burguês que garante a propriedade privada deles. Ou seja, sem o estado, a propriedade se tornaria coletiva através da autogestão dos próprios anarquistas. A propriedade, principalmente dos meios de produção no capitalismo, como já disse o proudhon, é um roubo. Anarco capitalismo não existe. É "doença infantil de um mesquinho pseudo anarquismo".
fiquei tão emocionado q eu quero comentar antes de assistir. mas vou assistir pra comentar e dps edito o comentário ahhh Peninha, faz o episódio pra gente!!
Henry David Thoreau é maravilhoso. Nunca tinha lido um autor que escreve um livro, - "Walden" -, que fica nas primeiras trinta páginas ofendendo os leitores. Dizendo que até o gado numa fazenda é mais livre. rs rs...
Aos que tem curiosidade de visitar o Memorial Anarquista: a Colônia Cecilia não é tão próxima de Palmeira quanto parece, é necessário enfrentar uma estrada de terra, literalmente no meio do nada, que te leva ao monumento. Sim, a Colônia é um lugar inóspito e longe, constituído em suma por propriedades rurais e habitantes que tem muita dificuldade em entender o porque você esta ali. O único morador que eu encontrei pelas estradas caia de bêbado e parecia nem saber o que era um museu. Quando você chegar lá é isso, não espere que tenha comércio por perto, museus, ou cemitérios que mereçam uma visita. Ao se deslocar um pouco mais adiante você encontra uma igrejinha antiga. O memorial é incrível, é fascinante. Outro detalhe que eu reparei ao chegar lá é que apesar das menções ao anarquismo, fica evidente que o "flerte ideológico" dessa antiga comunidade era pungente com ideais libertários, o que a torna ainda mais interessante, pois trata-se de uma experiência autêntica de socialismo libertário. O que eles não te falam aqui é que a Colônia Cecília chegou ao seu fim por conta da fome e da miséria, isso mesmo, fome e miséria, não sou eu que estou falando, vá até o local e isso estará bem explicito em um dos murais. Comenta aqui se você quer ver um video onde a gente visita a Colonia Cecilia e o Memorial Anarquista. Feliz 2024!
Adorei seu vídeo e assisti aguardando sua abordagem para a Colônia Campagnoli, fundada pelo meu Bisavô Ercole Campagnoli e seu irmão Artur Campagnoli. Está colônia foi iniciada em 1889, no município de Guararema (SP). Ilustres anarquistas passaram por lá e Artur teve histórias incríveis!
Edgar Rodrigues foi um grande anarquista brasileiro, escreveu diversos livros a respeito do movimento tanto de Portugal quanto o movimento no Brasil. Pena que não é muito difundido. Também recomendo o Acervo do Edgar Leuenroth da Unicamp tem muito conteúdo sobre o movimento.
me arrisco a dizer que tanto no mundo como no brasil, todas as maiores conquistas dos trabalhadores são frutos diretos da luta anarquista. e mesmo criticando muito e tendo expulsado os anarquistas da primeira internacional, eles se utilizaram muito das nossas taticas de luta e comunicação para se estabelecerem
Não é bem isso não, a maioria das conquistas dos trabalhadores foram inspiradas nas leis trabalhistas fascistas e os sindicalistas, que antes, eram meio anti-anarquistas e vice-versa
@@carlossavagecalderon1287 não cara, as primeiras formas do pensamento revolucionário eram liberais pra primeiro diminuir o estado, depois foram pra aumentar o estado com os socialistas. Somente no século 19 que começou realmente revoltas anarquistas.
explicou muito bem ! matéria bem feita, eu ja vi diversas pessoas em rede social jurando de todas as formas que anarquismo é de esquerda, tal de anarco comunismo, é lamentável
"Parece piada Será que virou festa essa infla-confusão Toda vez que o dólar sobre Caí de testa o meu barão Tem gente nas esquinas reclamando seu quinhão Essa parte do tesouro que não vem pra sua mão Isso é coisa de pirata 30 dias sem perdão Suando feito louco pra ser operário padrão"
Saudações de Montréal . Alguém aí já ouviu falar do professor Trachtenberg? Nós amamos você Peninha. Best teacher ever 🤘 le meilleur prof du monde entier.
Parabéns pelo vídeo, Eduardo! Faz um vídeo falando sobre a cultura libertária no Brasil e sobre o assassinato de Francisco Ferrez. Obrigada por compartilhar seu conhecimento
Hola Eduardo, escribo en castellano porque si bien se algo de portugues, por haber vivido en POA y tener un hijo alla, escribo lento y no tanto. Yo soy anarquista desde joven, creo que si el mundo no gira en pocos años hacia algo similar al anarquismo, estamos condenados, el colapso ambiental es definitivo; en ese desastre inminente, solo el apoyo mutuo podra salvarnos
...putz... e a experiência espanhola, tio... uma epopéia.... Terra e Liberdade... seguimos construindo isso, chefe. Afinal, o Anarquismo não é um sistema político ou econômico, é um Valor. Um sistema econômico ou político X ou Y pode favorecer em maior ou menor grau o Anarquismo. Nós, anarquistas, lutamos contra a opressão onde quer que ela se apresente, mesmo num governo anarquista. Somos, antes de tudo, coletivistas. Diego Abad de Santilan com as palavras de um sonhador chinelão... massa o episódio. Gostei
Pesquisei o tema e soube que, dentre colônias vizinhas à Colônia Cecília, havia comunidades ultraconservadoras polonesas... Imaginem a pressão sobre a pobre Cecília
Prezado Peninha: Bom dia! Aproveite por favor que já vais fazer um episódio ali perto de Palmeira e fales, por favor, da outra colônia, cujos donos foram embora , para o Uruguai, creio eu, ou outro país, e deixaram a fazenda para os escravos, já falaste de nossa família no episódio das monções, agora, na colônia Sutil, há, na generosidade, tradições, pena que a nobreza de ali perto, de Ponta Grossa, não ter sequer um museu do Peabiru, caminho de quem singrava essas bandas, quem sabe um dia, essas fascinantes verdades vêm todas à tona.
Para quem deseja se aprofundar nas teorias e histórias dos anarquismos, pode começar com os minicursos do ITHA - Instituto de Teoria e História do Anarquismo. In:ua-cam.com/play/PLmlYkiMc-6gZMpZcB6cVwBsjnIUP4u1DC.html
Eu li o livro textos anarquistas do Bakunin e na obra ele conta seus atritos com Marx a ponto de ser expulso da Internacional. E pra complementar ele escreve no livro uns textos dizendo por qual motivo a "ditadura do proletariado" é mais um ditadura igual a outras etc. Fantástico o livro, recomendo.
O problema não é a ditadura do proletáriado, mas pra ele seria a centralização no partido. A real liberdade viria do foco no povo, e as escolhas vindo deles.
Minha dissertação de mestrado foi sobre Francisco Ferrer y Guardia e a educação anarquista. Convivi com esses caras muito tempo. Amo. Ainda mais por ser descendente de anarquistas
Na juventude fui lider de um movimento anarquista que aqui no RS sempre houve junção com o comunismo! Mas aos vinte e um anos de idade, alcancei a liberdade e a sanidade mental. Hoje tenho 50 anos e vivo muito bem, graças a Deus!!!!
meu professor filosofia (literalmente o melhor professor q a humanidade ja viu) eh anarquista, uma lenda, foi ele que indiretamente me introduziu ao anarquismo
Sempre fui e sou Anarquista! Desde o movimento punk na adolescência... Eu to extremamente fodido! Quase 48 anos de idade, trabalhador informal, que se acidentou a e agora esta sem qualquer tipo de renda, tive de vender coisas que adquiri ao longo dos anos pra colocar comida na mesa, contas atrasadas, energia elétrica com aviso de corte, hoje me resta um notebook velho um wifi emprestado, a perna estourada e a vergonha em olhar nos olhos da esposa e dos filhos... Mas ainda assim me manterei Ateu e anarquista... Acredito no coletivo. (À pedido) Caras, se quiserem me ajudar eu agradeço, mas só de vocês quiserem! chave aleatória: 2c8ea84c-839d-414d-b70f-51a0d0e6333f
Aí, acabei de me tornar membro do canal SÓ PRA TE VER FAZER OS PRÓXIMOS VÍDEOS SOBRE O ANARQUISMO NO BR! hahahahaha Sério, não deixa de fazer! E outra coisa, quais são essas minisséries boas da colônia de Cecília?
Anarquistas são retardados desconectados da realidade contemporânea. Libertários são LIXO! Anarquistas são basicamente libertários POBRES defendendo a própria enrabada! E teclo tal OBVIEDADE como um punk velho que hoje curte pós-punk, aka, PUNK POP! Sim! O tempo não parou e bandas como Sleaford Mods e Viagra Boys são a base da contracultura que combate o ultracapitalismo. Acorde, Alice, vc não está no mundo das maravilhas!
Chega a ser engraçado pensar que um imperador permitiu uma colônia anarquista no país dele. Pedro 2 provavelmente estava mais preocupado em povoar o país (que no fim do império tinha só 20 milhões de pessoas) do que com as ideologias deles, já que trouxe de anarquista até confederado pra cá.
@Buenos idéias sugiro que leia o posfácio do livro Anarquistas graças a deus, que fala que não a provar que o imperador ajudou na empreitada anarquista, relatando que Dom Pedro estaria até em outro local. Favor verificar a fonte.
Lembrei daquela novela "Os Imigrantes" , que conta a história de três Antônios que chegaram no Brasil neste contesto inicial de imigração. Sendo que o espanhol (Antônio Hernandez) era anarquista. E sofreu as comsequências disso.
Ditadores não dependem ideologia política.Mussolini era um ditador fascista,Hitler um ditador nazista,Stálin um ditador comunista e ditadores africanos e do oriente médio e adjacências nem sei que porra de ideologia eles apitam,só sei que o poder só se perpetua nas mãos de gente canalha com falso moralismo.
Tanto faz anarcocapitalista, anarcosindicalista ou anarcoindepente. Sempre seremos "sociedades anônimas" da VIDA em expansão. Expansão de pensamento; seja utópico, libertário ou solidário. Somos células da sinceridade, lealdade e força de caráter de um corpo chamado LIBERDADE.
Bueno, eu sigo suas aulas há tempos, tenho alguns livros seus inclusive. Eu não sei a razão, mas por algum motivo eu te achava um socialistão, talvez até comunista mesmo, mas não sei o por quê! Então nesse vídeo tu começa falando que é anarquista, ai no final dá uma revelação de que é anarco-capitalista!! Amei!!!
Com todo o respeito: não notou a ironia? Foi uma piada, claro que ele não é anarco capitalista. Até pq anarcocapitalismo é uma bizarrice que não tem qualquer lugar na lógica histórica
Quer um episódio extra sobre a Colônia Cecília? Torne-se membro agora mesmo: se chegarmos a 30 membros neste vídeo, iremos falar sobre esta colônia anarquista que existiu no Brasil. Link para inscrição: bit.ly/membroBI
Como qualquer outra ideologia não é só um anarquismo tem várias formas é tipos de anarquismo.
mas aqui todos somos membros :D
Sou descendente de um dos anarquistas da colônia! Vindos no primeiro grupo. Muito orgulho disso tudo .
Não tenho dinheiro para ser um membro. Mas eu apoio o episodio moralmente! 🙏🏼🤣
@@aracelymehl4354 Que da hora! E eles viviam realmente pelados?
Meu pai era anarquista, ateu, vegetariano, esperantista. Veio exilado de Portugal para o Brasil e fundou sua editora Germinal, publicando uma coleção de livros dedicados a seus temas preferidos.
Grande homem.
"'Se queres tornar rico a Crates, não lhe aumentes as riquezas, mas diminue-lhe as necessidades'. Nesta frase lapidar, resumiu Epícteto um programa inteiro de filosofia e de sociologia. Do mesmo modo pensava Diógenes, o Cínico, proclamando que o que torna infeliz o homem são as múltiplas necessidades supérfluas que ele cria e das quais acaba por tornar-se escravo, enredando-se na sua teia asfixiante. Coerente com tais princípios, Diógenes abandonou as riquezas que possuía, tudo aquilo a que os homens estupidamente insistem em chamar bens (terras, palácios, dinheiro, móveis e outros mil utensílios criados pela civilização), mas que ele descobrira, em suas filosóficas elocubrações, não serem outra coisa senão males, porquanto origem da maioria dos sofrimentos, sobressaltos e lutas que alanceiam a pobre humanidade. (Coisa parecida ao que fizeram, nos tempos modernos, dois dos maiores vultos do anarquismo, o conde Leon Tolstoi e o príncipe Peter Kropótkine, entregando aos camponeses, que secularmente as regaram com seu suor, as terras que haviam herdado de seus antepassados)."
(ROBERTO DAS NEVES - 'O Filósofo da Selva & A Sua Mensagem Libertadora' - In: "Entre Colunas: Ensaios Sociológicos & Filosóficos")
@@daniellocatelli_ Muito bem lembrado! Abraço!
Seu pai com certeza era o cara!!!
@@luanamhary8724 sim, mas conviver com “o cara” foi terrível!
Olá Eduardo!!! Sou descendente dos anarquistas que vieram na primeira leva para a Colônia Cecília no Paraná! Meu tataravô morreu sendo anarquista, mesmo depois da dissolução da colônia: Daniel Dusi. Muito orgulho disso.
Oi Aracely Daniel Dusi foi meu tataravo sou bisneto do Marino Dusi
Anarquistas basicamente defendem o ANARCOCAPITALISMO no século XXI!
@@pguilhermefoto oiiiiii sei sim, tenho a foto deles, fui eu quem achei a reportagem da Plebe sobre o tataravô Daniel!!
E vc acha bonito seu desajustado larápio traidor
Eu sou anarcocapitalista
“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.”
Essa citação é perfeita mas ela seria, segundo dito pelo próprio Eduardo Galeano, do cineasta argentino Fernando Birri.
Galeano morreu dizendo q essa citação não eh dele...
Baitaa citação
PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL!
"Se as coisas são inatingíveis... ora!
não é motivo para não querê-las.
Que tristes os caminhos, se não fora
a mágica presença das estrelas!"
2:37 "Anarquistas, Graças a Deus" é nome de um interessante livro de Zélia Gattai, 1979. Leiam!
• Lembrei do álbum "Anarkophobia" do Ratos de Porão, 1991. Ouçam!
• Lembrei também da música "Anarquia Oi" do Garotos Podres, 1985. Ouçam!
3:27 Ótima essa obra do Thoreau. Leiam!
3:10 Kropotkin, livro: A Conquista do Pão, 1892. Leiam!
3:13 Bakunin, livro: Textos Anarquistas. Leiam!
Ac
Uma das melhores músicas do GarotosPodres!
Vou buscar todas essas referências 👏
Sou neto de um grande Anarquista que viveu no Brasil. Edgar rodrigues! Parabens pelo video.
Edgar Rodrigues foi um ser iluminado que eternamente brilhará em nossos corações! Tenha consciência disso, Toni! Saudações desde o Sul de Minas
@@help666punk Obrigado pelas palavras. Abcs
Muito importante mesmo!!! Estudei sobre ele qd fiz minha dissertação pq ela envolvia os jornais anarquistas. Me ajudou muito.
Aqui em Nova Iguaçu tem dois prédios construídos com seu avô como mestre de obras, um deles se chama Neno Vasco e o outro Edgar Rodrigues. Sempre fui leitor do seu avô, um grande anarquista luso-brasileiro. Contudo, o video do Peninha ficou muito a desejar.
Já leu "Anarquistas, graças a Deus!" da Zélia Gattai? Um primor! Recomendo!
anarco-individualista aqui, e muito satisfeito por ter me encontrado. Excelente episódio!
Quando era criança e visitávamos a minha avó no sítio, ela pegava o "rei" (chicote) e batia no chão para as crianças pararem com a "narquia". Cresci achando que narquia era sinônimo de bagunça, só na escola associei a palavra a anarquia, kkk
Aeeeeee até que enfim um vídeo sobre nós!!!!!
Anarcometaleiro!!!
Hahahahha me identifico
Peninha, faz um episódio sobre a colônia Cecília
Subindo
Legal seria ver também o quanto as pessoas que lá passaram influenciaram o Brasil da época após irem para os grandes centros urbanos
Seria uma boa
Moro em Palmeira, sou de santa barbara onde se localiza o memorial da colonia cecilia
Finalmente o Buenas falando sobre Anarquismo!!!
Nenhum senhor acima , nenhum escravo abaixo!
A las barricadas! 🏴✊🏾
Meu bisavô, Giovanni Migliardi, veio da Itália pra cá em 1898, contratado para trabalhar na usina Wiggs em Minas Gerais, era agricultor e veio pra ser operário, chegou dia 29 de outubro a bordo do navio Alacritá no porto do Rio, no dia 30 foi para a hospedaria em Juiz de Fora. Chegou com a mulher e o filho de 2 anos, estes, não sei que fim levou, pois minha bisavó, Raimunda, era brasileira.
Há 10 anos mais ou menos um historiador da USP entrou em contato comigo e me informou que por pesquisas uma tia avó era anarquista. Eu já desconfiava de algo pq em um álbum de fotografias que acabou em minhas mãos tem fotos do Luiz Carlos Prestes e Olga Benario. Foi fichada no DOI-Codi. Ela escrevia para A Plebe e A Lanterna. Os artigos viraram um livro: O Triunfo da Anarquia e outros escritos. Isabel Cerrutti, Ed. Terra Livre. Como muitos artigos são tão atuais.
Vivaaaaaaaa !! Até que enfim saiu o vídeo sobre Anarquismo !!
Parabéns PENINHA continue diminuindo a constrangedora ignorância da população !! 👍🖤🙏
ⒶⒶⒶⒶⒶ tamo juntooo
"Anarquismo" no século XXI basicamente defende ANARCOCAPITALISMO! VOLTE PARA A REALIDADE!
Ri alto alto agora com Lima Duarte ( melão) hahaha. Meu avô dizia que quando serviu no exército vivia mais preso do que servindo, porque era anarquista 😁
bom, ele só serviu porque foi obrigado, já que não faz sentido um anarquista ser militar
Seu avô devia ser um grande homem
O canal já alcançou a meta?
Já não tenho mais unhas pra roer de tanta curiosidade.....
Amo esse canal 😍
o video ainda é so pra membros kkkkkkkkk
Excelente documentário. Sermpre percebi que , aqui no Brasil, pouco se sabe sobre o movimento e a filosofia Anarquista. As pessoas acham que anarquia é apenas sinônimo de baderna, bagunça.
Ou pior, de ancap
@@edgardmacena2704 SIM
@@edgardmacena2704 :v já pagou seus impostos hoje?
poha falta professores assim nas escolas, o cara consegue deixar qualquer assunto legal pela forma que ele narra
Conta mais sobre a Colônia Cecilia, diz a lenda que de lá saíram muitas família que se tornaram industriais do Paraná, Leão , Ceni .
E TB vários que não saíram ( não se tornaram industriais: capitalistas) e continuaram a lutar pela causa, através de escritos e ações.
@@aracelymehl4354 no Paraná ? descendente da colônia Cecilia ?
@@aracelymehl4354 Conte-nos mais
@@fernandojohansson3701 sim, esse sobrenome é de meu pai. Minha mãe é a descendente de Daniel Dusi, o anarquista
@@cristianl.p.7795 vixi, é uma loooooonga história
Até que enfim alguém estudado falando sobre o movimento sem associa-lo a bagunça.
Da um nervoso quando acham que viver sem o estado obtendo o poder é automaticamente viver sem ordem e numa eterna orgia louca.
Com licença, mas este senhor não tem nenhum gabarito nem lógica ao falar sobre Anarquismo, se quiser ter uns visão um pouco mais séria, procure os canais Ancap, ai sim, com visões econômicas, sociais, historicas...
@@consultantferret9389 canais ancaps tem visão? O anarcocapitalista mais conceituado do Brasil é o próprio Eduardo. Vai falar que o Peter do Ancapsu, aquele mascote do bolsonaro é um ancap de verdade? Me poupe. Esses caras só fazem desserviço ao anarcocapitalismo no Brasil.
Ancap nem gente é!
@@6XxRafaxX9 eu entendo que o rapaz logo acima falou uma babosa, mas não e por isso que vai destilar teu ódio ignorante encima do movimento libertário, leia mais sobre, para depois opinar algo sem usar essa falta de educação
@@legendplay182 existe uma diferença radical entre anarquismo e anarcocapitalismo.
O primeiro é um movimento histórico que luta contra a exploração da força de trabalho, por melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores e que quer o fim de toda forma de estado, principalmente o estado burguês, visto que este é o instrumento de dominação de uma classe sobre a outras.
O segundo, na direção contrária, é apenas contra o estado porque resume o problema da humanidade ao imposto cobrado pelo estado. Porém, querem a manutenção do capitalismo e, consequentemente, da exploração da força de trabalho dos mais pobres em prol do enriquecimento dos integrantes da classe burguesa.
O segundo é uma contradição filosófica e um delírio burguês. Primeiro porque ele vai contra a luta histórica dos verdadeiros anarquistas, e, segundo, porque eles são incapazes de entender que é o estado burguês que garante a propriedade privada deles. Ou seja, sem o estado, a propriedade se tornaria coletiva através da autogestão dos próprios anarquistas. A propriedade, principalmente dos meios de produção no capitalismo, como já disse o proudhon, é um roubo.
Anarco capitalismo não existe. É "doença infantil de um mesquinho pseudo anarquismo".
fiquei tão emocionado q eu quero comentar antes de assistir. mas vou assistir pra comentar e dps edito o comentário
ahhh Peninha, faz o episódio pra gente!!
Enfim, o grande anarquista falando de um tema tão pedido por nós, inscritos. Muito bom!!!👏👏👏👏
Eu já sou membro! Tem q fazer o episódio, agora eu quero saber....
Henry David Thoreau é maravilhoso. Nunca tinha lido um autor que escreve um livro, - "Walden" -, que fica nas primeiras trinta páginas ofendendo os leitores. Dizendo que até o gado numa fazenda é mais livre. rs rs...
Cara tô chorando de emoção, o melhor de todos mano... É nnnnooooiiiiissss
Nossa quero muito saber e já sou membro! Agora é compartilhar né Eduardo?! 😁
Excelente vídeo. Agora tem que ter a parte 2.
Que bacana Eduardo ! Conhecer a história através de suas aulas é muito divertido! Parabéns meu irmão!
Eu tenho este livro: - Colônia Cecília. Já o li algumas vezes, SENSACIONAL!!!!!!✊🌞🙌☝️
Aos que tem curiosidade de visitar o Memorial Anarquista: a Colônia Cecilia não é tão próxima de Palmeira quanto parece, é necessário enfrentar uma estrada de terra, literalmente no meio do nada, que te leva ao monumento. Sim, a Colônia é um lugar inóspito e longe, constituído em suma por propriedades rurais e habitantes que tem muita dificuldade em entender o porque você esta ali. O único morador que eu encontrei pelas estradas caia de bêbado e parecia nem saber o que era um museu. Quando você chegar lá é isso, não espere que tenha comércio por perto, museus, ou cemitérios que mereçam uma visita. Ao se deslocar um pouco mais adiante você encontra uma igrejinha antiga. O memorial é incrível, é fascinante. Outro detalhe que eu reparei ao chegar lá é que apesar das menções ao anarquismo, fica evidente que o "flerte ideológico" dessa antiga comunidade era pungente com ideais libertários, o que a torna ainda mais interessante, pois trata-se de uma experiência autêntica de socialismo libertário. O que eles não te falam aqui é que a Colônia Cecília chegou ao seu fim por conta da fome e da miséria, isso mesmo, fome e miséria, não sou eu que estou falando, vá até o local e isso estará bem explicito em um dos murais. Comenta aqui se você quer ver um video onde a gente visita a Colonia Cecilia e o Memorial Anarquista. Feliz 2024!
Adorei seu vídeo e assisti aguardando sua abordagem para a Colônia Campagnoli, fundada pelo meu Bisavô Ercole Campagnoli e seu irmão Artur Campagnoli. Está colônia foi iniciada em 1889, no município de Guararema (SP). Ilustres anarquistas passaram por lá e Artur teve histórias incríveis!
Sou professor de história, amo este canal,sempre colo pra assistir,aliás sou anarkopunk,cara que trabalho foda, parabéns meu gaúcho Eduardo,tmj
Você manda os vídeos do canal pros seus alunos? Se sim, o que acham? Semrpe fico pensando se professores de história recomendam o canal pros alunos.
@@mnmlst1 boa ideia farei isso
Salve todxs punks verdadeiros!
Edgar Rodrigues foi um grande anarquista brasileiro, escreveu diversos livros a respeito do movimento tanto de Portugal quanto o movimento no Brasil. Pena que não é muito difundido. Também recomendo o Acervo do Edgar Leuenroth da Unicamp tem muito conteúdo sobre o movimento.
Conta! Conta! Conta! Conta sobre a vida na Vila Cecília!!!,🌅
Daria um vídeo incrível.
Uma visão sedutora da Anarquia é no livro de ficção científica-Os Despossuidos da Ursula le Guin. Um experimento imaginativo muito gostoso.
me arrisco a dizer que tanto no mundo como no brasil, todas as maiores conquistas dos trabalhadores são frutos diretos da luta anarquista. e mesmo criticando muito e tendo expulsado os anarquistas da primeira internacional, eles se utilizaram muito das nossas taticas de luta e comunicação para se estabelecerem
@João Ribeiro ?
Se arrisca com base na história. Deixa de modéstia irmão... É isso mesmo que você falou. Muito bem colocado.
É ATÉ ARRISCADO SUSTENTAR QUE TODAS FORMAS DE REBELIÃO,NO FUNDO, É UMA FORMA DE ANARQUIA.
Não é bem isso não, a maioria das conquistas dos trabalhadores foram inspiradas nas leis trabalhistas fascistas e os sindicalistas, que antes, eram meio anti-anarquistas e vice-versa
@@carlossavagecalderon1287 não cara, as primeiras formas do pensamento revolucionário eram liberais pra primeiro diminuir o estado, depois foram pra aumentar o estado com os socialistas. Somente no século 19 que começou realmente revoltas anarquistas.
Professor o senhor é incrível!!! Parabéns pela sua dedicação, irreverência e o ótimo serviço na educação da história deste lindo país.
explicou muito bem ! matéria bem feita, eu ja vi diversas pessoas em rede social jurando de todas as formas que anarquismo é de esquerda, tal de anarco comunismo, é lamentável
"Parece piada
Será que virou festa essa infla-confusão
Toda vez que o dólar sobre
Caí de testa o meu barão
Tem gente nas esquinas reclamando seu quinhão
Essa parte do tesouro que não vem pra sua mão
Isso é coisa de pirata 30 dias sem perdão
Suando feito louco pra ser operário padrão"
Peninha esqueceu de citar da minissérie colônia Cecília que foi exibida na Rede Bandeirantes ( Band) em 1988
Que tal adquirir as camisetas do Canal Buenas Ideias? *Acesse agora o link:*
bit.ly/camisas_buenas
Saudações de Montréal . Alguém aí já ouviu falar do professor Trachtenberg? Nós amamos você Peninha. Best teacher ever 🤘 le meilleur prof du monde entier.
Vc não é nada, só um celebro privilegiado, o melhor de todos, sou seu fã.
cérebro*
Não existe noite sem dia nem liberdade sem anarquia!!
Parabéns pelo vídeo, Eduardo! Faz um vídeo falando sobre a cultura libertária no Brasil e sobre o assassinato de Francisco Ferrez. Obrigada por compartilhar seu conhecimento
Minha dissertação de mestrado foi centrada na Educação Anarquista e em Francisco Ferrer!
Uma pena se o "Anarco-capitalismo" não existisse. E não existe :)
Ser um anarquista praticamente é negar o estado negar ordens
Existe apenas um memorial em homenagem a Colônia Cecília, resido e sou natural de Palmeira-Pr
Dusi, Mezadri, Agorani...
Hola Eduardo, escribo en castellano porque si bien se algo de portugues, por haber vivido en POA y tener un hijo alla, escribo lento y no tanto.
Yo soy anarquista desde joven, creo que si el mundo no gira en pocos años hacia algo similar al anarquismo, estamos condenados, el colapso ambiental es definitivo; en ese desastre inminente, solo el apoyo mutuo podra salvarnos
Valeu!
uma ofensa unificar o termo anarquia com o capital 🤮
Nunca na minha vida me senti tão coagido em assinar um canal..kkkkk.
Conta vai!!!!😂😂😂
Em sussurros.
...putz... e a experiência espanhola, tio... uma epopéia.... Terra e Liberdade... seguimos construindo isso, chefe. Afinal, o Anarquismo não é um sistema político ou econômico, é um Valor. Um sistema econômico ou político X ou Y pode favorecer em maior ou menor grau o Anarquismo. Nós, anarquistas, lutamos contra a opressão onde quer que ela se apresente, mesmo num governo anarquista. Somos, antes de tudo, coletivistas. Diego Abad de Santilan com as palavras de um sonhador chinelão... massa o episódio. Gostei
Obrigado por falar da minha cidade, Palmeira, a Colonia Cecilia ainda vive aqui, quando quiser visitar e só chegar
Ótima quarta-feira a todos 😃👍🏻
Pesquisei o tema e soube que, dentre colônias vizinhas à Colônia Cecília, havia comunidades ultraconservadoras polonesas... Imaginem a pressão sobre a pobre Cecília
Prezado Peninha: Bom dia! Aproveite por favor que já vais fazer um episódio ali perto de Palmeira e fales, por favor, da outra colônia, cujos donos foram embora , para o Uruguai, creio eu, ou outro país, e deixaram a fazenda para os escravos, já falaste de nossa família no episódio das monções, agora, na colônia Sutil, há, na generosidade, tradições, pena que a nobreza de ali perto, de Ponta Grossa, não ter sequer um museu do Peabiru, caminho de quem singrava essas bandas, quem sabe um dia, essas fascinantes verdades vêm todas à tona.
Eduardo, procura saber sobre a história do Caldeirão de Santa Cruz, no Ceará. A primeira vítima de bombardeio da FAB.
Tem um livro do Orwell (Homenagem a Catalunha) que conta um pouco de umas das poucas experiências que tivemos com o Anarquismo de facto.
Justamente acabei de falar desse livro com uma aluna. Achei o texto original (em espanhol) no Sebo do Messias em Sampa.
Francisco Ferre Y Guardia. Meu crusch de mestrado. Kkkkkk Amo
Para quem deseja se aprofundar nas teorias e histórias dos anarquismos, pode começar com os minicursos do ITHA - Instituto de Teoria e História do Anarquismo. In:ua-cam.com/play/PLmlYkiMc-6gZMpZcB6cVwBsjnIUP4u1DC.html
Acabei de te ver na rua ali pelo Mont'Serrat! Baita canal, acompanho sempre teus vídeos! Abração, Peninha! o/
O problema não é ser anarquista, o problema é ser anarcocapitalista
... O único veredito é a vingança, uma vendeta, mantida votiva,não em vão, pelo valor e veracidade...
KKKKKKKKKKKKKK. Vc é o melhor diretor de marketing que eu já conheci.
Eu li o livro textos anarquistas do Bakunin e na obra ele conta seus atritos com Marx a ponto de ser expulso da Internacional. E pra complementar ele escreve no livro uns textos dizendo por qual motivo a "ditadura do proletariado" é mais um ditadura igual a outras etc. Fantástico o livro, recomendo.
Mas a ideia de anarquismo contemporâneo é de Proudhon, antes de Bakunin. Já no contexto espanhol da guerra civil ganhou uma dose de reconhecimento.
O problema não é a ditadura do proletáriado, mas pra ele seria a centralização no partido. A real liberdade viria do foco no povo, e as escolhas vindo deles.
@@Lmfflh A questão é que o proletariado se transforma em instituição e de um grupo. Orwell o explica muito bem na Revolução dos bichos.
Minha dissertação de mestrado foi sobre Francisco Ferrer y Guardia e a educação anarquista. Convivi com esses caras muito tempo. Amo. Ainda mais por ser descendente de anarquistas
@@aracelymehl4354 Então você sabe quem foi "la pasionaria" e Boaventura Durruti.
Embora eu seja uma comunistinha eu amo te ouvir! Quanta coisa eu aprendo! Gratidão 🙏
Comunista? Não acredita no Estado então vai pra Somália
Comunistinha?! Ah, tu tá de palhaçada. Dizer ser comunista vivendo em um País livre e Oligarquista é ridículo.
@@angelofernandes2010 ridículo é tu dizer que uma oligarquia é livre kkkkkkkkkkkkk
Dizem que o Peninha não é vermelho ,ele é colorado fanático.
Blue man.
Quem topa fundar uma comuna agrícola do amor livre em alguma praia selvagem do Brasil? Partiu!!!
Simbora
Aqui tá lotado.
Adorei esse canal era tudo que sempre procurei.
Para a decepção de muitos.. sim eu sou anarquista💘
Eitah!!! Peninha , agora que o episódio estava ficando melhor , voçê corta o barato da gente
Na juventude fui lider de um movimento anarquista que aqui no RS sempre houve junção com o comunismo! Mas aos vinte e um anos de idade, alcancei a liberdade e a sanidade mental. Hoje tenho 50 anos e vivo muito bem, graças a Deus!!!!
A qualidade da fotografia do canal ta LINDA DEMAIS
Sugestão: faça um vídeo sobre o tropeirismo sul do Brasil. Cruz Alta até Sorocaba
Por isso vc é o cara Peninha excelente abordagem sobre o Anarquismo.
Tu é demais, gosto muito de vc fazendo esses vídeos. Como nós sabíamos tudo errado kkkk
Revisitando o video, e aproveitando para pedir um video sobre a educação anarquista no Brasil 💜
Excelente vídeo. O melhor canal
Aproveitando a oportunidade, faz um vídeo, falando sobre o livro. Tchau, Queria! do ex-deputado da câmara dos deputados, Eduardo Cunha.
Eu queria que bim jogaçe aquele avião no Planalto.
meu professor filosofia (literalmente o melhor professor q a humanidade ja viu) eh anarquista, uma lenda, foi ele que indiretamente me introduziu ao anarquismo
Sempre fui e sou Anarquista! Desde o movimento punk na adolescência... Eu to extremamente fodido! Quase 48 anos de idade, trabalhador informal, que se acidentou a e agora esta sem qualquer tipo de renda, tive de vender coisas que adquiri ao longo dos anos pra colocar comida na mesa, contas atrasadas, energia elétrica com aviso de corte, hoje me resta um notebook velho um wifi emprestado, a perna estourada e a vergonha em olhar nos olhos da esposa e dos filhos... Mas ainda assim me manterei Ateu e anarquista... Acredito no coletivo. (À pedido) Caras, se quiserem me ajudar eu agradeço, mas só de vocês quiserem! chave aleatória: 2c8ea84c-839d-414d-b70f-51a0d0e6333f
Deixa teu pix aí irmão! Tenso! Posso ajudar com um pouquinho, mas se o coletivo tbm ajudar cada um com um pouquinho, todos teremos!
A fúria do punk continua nunca morre!!
Aí, acabei de me tornar membro do canal SÓ PRA TE VER FAZER OS PRÓXIMOS VÍDEOS SOBRE O ANARQUISMO NO BR! hahahahaha
Sério, não deixa de fazer!
E outra coisa, quais são essas minisséries boas da colônia de Cecília?
Anarquistas são retardados desconectados da realidade contemporânea. Libertários são LIXO! Anarquistas são basicamente libertários POBRES defendendo a própria enrabada!
E teclo tal OBVIEDADE como um punk velho que hoje curte pós-punk, aka, PUNK POP! Sim! O tempo não parou e bandas como Sleaford Mods e Viagra Boys são a base da contracultura que combate o ultracapitalismo. Acorde, Alice, vc não está no mundo das maravilhas!
Infelizmente hoje o que se difunde entre os operários não é o anarquismo e sim o bolsonarismo
Excelente episódio e excelente maneira de introduzir a bibliografia, que nos vídeos mais antigos falava no final
Chega a ser engraçado pensar que um imperador permitiu uma colônia anarquista no país dele. Pedro 2 provavelmente estava mais preocupado em povoar o país (que no fim do império tinha só 20 milhões de pessoas) do que com as ideologias deles, já que trouxe de anarquista até confederado pra cá.
sim, mas isso também deve ser porque, ele era mais mente aberta, valorizava a liberdade de expressão
Colonia cecilia fica aqui perto, em Palmeira. Ate hoje tem a fazenda onde foi a colonia
Bravo, processor! Obrigado pela aula! Viva o pensamento e a atitude anarquista!
@Buenos idéias sugiro que leia o posfácio do livro Anarquistas graças a deus, que fala que não a provar que o imperador ajudou na empreitada anarquista, relatando que Dom Pedro estaria até em outro local. Favor verificar a fonte.
Caramba! Melhor vídeo do canal...
anarquizou!
Lembrei daquela novela "Os Imigrantes" , que conta a história de três Antônios que chegaram no Brasil neste contesto inicial de imigração.
Sendo que o espanhol (Antônio Hernandez) era anarquista. E sofreu as comsequências disso.
Subviventes - Liberdade Proletária
Fale sobre o Lima Barreto e Mário Ferreira dos Santos
Ótimo episódio! Mais uma vez vc arrebentou!!
Ditadores não dependem ideologia política.Mussolini era um ditador fascista,Hitler um ditador nazista,Stálin um ditador comunista e ditadores africanos e do oriente médio e adjacências nem sei que porra de ideologia eles apitam,só sei que o poder só se perpetua nas mãos de gente canalha com falso moralismo.
Sabe como termina o "anarquismo' no século XXI? Termina em ANARCOCAPITALISMO! Baby Fraga agradece!
Tu és um Chantagista
"Graças a Deus"
Cara, você fala com paixão.
Parabéns👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Grande Eduardo Bueno, sempre EXPERT ANARQUISTA nas suas EXPLICAÇÕES!👏👏👏👏👏👏👏
Tanto faz anarcocapitalista, anarcosindicalista ou anarcoindepente. Sempre seremos "sociedades anônimas" da VIDA em expansão. Expansão de pensamento; seja utópico, libertário ou solidário. Somos células da sinceridade, lealdade e força de caráter de um corpo chamado LIBERDADE.
Obrigado pelas sugestões de leitura
Bueno, eu sigo suas aulas há tempos, tenho alguns livros seus inclusive.
Eu não sei a razão, mas por algum motivo eu te achava um socialistão, talvez até comunista mesmo, mas não sei o por quê!
Então nesse vídeo tu começa falando que é anarquista, ai no final dá uma revelação de que é anarco-capitalista!! Amei!!!
Com todo o respeito: não notou a ironia? Foi uma piada, claro que ele não é anarco capitalista. Até pq anarcocapitalismo é uma bizarrice que não tem qualquer lugar na lógica histórica
Faz um episódio sobre o Lênin, Buenas!!!!
O livro sobre a Colônia Cecília é muito bom! Um grupo de São Paulo adaptou o texto para uma peça de teatro, a Confraria da Paixão.