Conheçam o podcast do Leitura ObrigaHISTÓRIA, o HISTÓRIA FM! Vocês podem ouvi-lo em historiafm.com e em diversas plataformas e agregadores. Alguns links abaixo: SPOTIFY - bit.ly/HFMspotify APPLE/ITUNES - bit.ly/HFMapple POCKET CASTS - pca.st/86lb DEEZER - bit.ly/HFMdeezer
Exelente explicação, nota 1000! Pois estava procurando sem sucesso, uma breve abordagem sobre o significado de Esquerda e Direita. É de suma importância para nós, cidadãos brasileiros entender e compreender o passado e fazer o nosso país a oferecer oportunidades para todos, sem distinção alguma! Parabéns!
Sou professora de sociologia e filosofia, e achei muito interessante suas colocações, que foram de forma clara e imparcial. Seria legal apresentar em sala de aula rs
Que bom liberam os comentarios. Eu sou formada em Historia mas, não pratico , eu desanimei muito, hoje historiador não tem valor , todo mundo se acha dono da verdade!!!
Caramba! Você provou que o que importa é o equilíbrio. Nunca o extremismo nos levará a algum lugar. Parabéns por TODO conteúdo de seu canal. É referência no UA-cam.
essa sua posição é bastante extremada, só avisando nem todo extremismo é igual e trocentas atrocidades são cometidas pelos moderados basta ver no vídeo que quem apoiava a nobreza era "moderado" na Rev Francesa
Excelente exposição. Ao ouvir esses argumentos percebemos como esse tema é complexo e como os debates que ocorrem no Brasil sobre direita e esquerda são medíocres e ridículos.
Eu como individuo sempre me identifiquei mais com vertentes da direita, e num posicionamento pessoal mais voltado ao conservadorismo, mas quando se trata do coletivo, eu sempre enxerguei a coisa de uma forma nada autoritária, a vida de cada individuo na minha visão só diz respeito ao próprio individuo, a menos que a suas escolhas e atitudes comecem a interferir e prejudicar terceiros. Casamento homossexual por exemplo eu sou muito a favor, a felicidade da pessoa só diz respeito a ela mesma e como individuo tem todo o direito em ser feliz, adoção eu também sou totalmente a favor, no caso do casamento, eu já tenho uma restrição quando alguns indivíduos tentam forçar que alguma instituição religiosa obrigatoriamente realize o seu casamento, ai já não parte dos indivíduos, já é uma atitude que forçadamente afeta de forma autoritária terceiros. Achei esse vídeo excelente e com certeza vou buscar mais informações no livro citado no vídeo.
Excelente, didático na medida. Apesar da cegueira e surdez prevalentes, será relevante para os que se dispuserem a escutar. Parabéns pelo esforço para esclarecer estas definições.
Ser radical, ou seja, propor uma ruptura total com uma forma de ideologia ou pensamento de forma a descartá-lo por completo ou pior ainda, ser extremista, propondo ruptura total com qualquer tipo de pensamento ou ideologia de maneira irracional e inflexível, totalmente fechado para diálogos e possibilidades é o que está acontecendo no atual momento de nossa sociedade. O que leva a discussões irracionais, falta de equilíbrio e sensibilidade para resolver questões pertinentes ao bem comum e em prol de toda a sociedade sem distinção. Precisamos entender que o indivíduo é um agente da melhoria da vida! Foi o que assimilei após a excelente aula contida neste vídeo! Valeu!
CLIQUEM EM MOSTRAR MAIS para não apenas ver a descrição completa do vídeo, mas para ter acesso a uma prova de múltipla escolha com dez questões sobre o conteúdo do vídeo. Professores do Ensino Fundamental e Médio estão autorizados a reproduzir as perguntas da prova em sala de aula, bem como utilizar o vídeo também em aula.
Essa esquerda moderada para até uma alusão utópica, né ? Imagine se realmente acontecesse isso? Acho que o conjunto da esquerda e direita traria uma harmonização...
cara você já leu o livro do Leonardo Padura "O homem que amava os cachorros"? Digo isto porque além de ser,na minha opinião,o melhor romance policial do sec.XXI, demonstra claramente as diferentes facetas da esquerda(principalmente) e da direita,comprovando,a partir de fatos históricos e uma magnífica e genial narrativa,que não se pode generalizar nenhum conceito político,oque é,infelizmente,muito recorrente hoje.De qualquer modo,excelente vídeo.
Os termos esquerda e direita apareceram durante a revolução francesa, de 1789, e o subequente o império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da assembleia nacional se dividiam em partidários do rei a direita do presidente e simpatizantes da revolução a sua esquerda
Muito Boa explanação, embora seja meio the flash a fala. É mais ou menos o que eu penso sobre esse assunto, só acho que políticos que se dizem de esquerda, tem mais argumentos pra "engambelar" eleitores com as falácias de que pobres são necessariamente de esquerda. Acho que se tivéssemos um povo bem educado politicamente não precisaríamos usar esses termos direita e esquerda pra definir o certo do errado e sim usarmos o bom senso.
Bom vídeo, você é corajoso. Fazer uma síntese sobre direita e esquerda de forma conceitual é uma tarefa complicada. Gostaria de fazer uma ponderação: o marxismo não entra nesse resumo conceitual, pois as ferramentas utilizadas por Karl Marx para compreender a realidade se sustenta na teoria do valor do trabalho (Mais Valia), no Materialismo Histórico e dialético e na própria luta de classes (conceito não criado por Marx). Ou seja, compreender a dinâmica da sociedade no processo de produção da vida material.
Só um adendo aqui: 1 - Dizer que nazismo é de esquerda porque o partido nazista tinha "socialista" no nome é tão estúpido e infantil quanto dizer que a Coreia do Norte é uma democracia por ter "Republica Popular Democrática" no nome, ou dizer que um Leão Marinho é um felino de grande porte que vive no mar. Nome de partido não quer dizer NADA, é apenas uma tentativa de passar uma imagem, que pode muito bem ser falsa. E mesmo quando é verdadeira, partidos podem mudar com o passar dos anos e se desvirtuar de suas próprias premissas. 2 - Hitler como extrema-direita não é "ponto de vista", é consenso acadêmico. Nem tudo é questão de opinião, principalmente conhecimento empírico, e esse revisionismo a-histórico e descaracterizador de conceitos importado dos Estados Unidos que inundou a internet brasileira é ridículo. Quer "provar" o contrário? Realize uma pesquisa de fôlego durante anos, apresente para os pares (demais acadêmicos da área) e convença-os do contrário, ao invés de brincar de "refutação de Internet".
+Xarais Gamer não estou me lembrando de nenhum caso onde uma vertente muda de lado, mas há duas coisas em relação a isso que precisam ser notadas: 1) indivíduos podem mudar de lado tranquilamente, vide o caso de Mussolini, que era filho de socialista e assim se identificou por décadas, até transitar para a extrema-direita; b) o cenário político individual de cada país altera um pouco a regra do jogo. Um determinado partido e determinadas posturas que, em um país, são de um espectro, podem ser consideradas de outro espectro em outro local, ou não muda de lado, mas ganha contornos mais moderados ou extremistas. Citemos o caso de Bernie Sanders nos EUA. Por tudo o que ele propõe, fica claro que ele é, no máximo, um Social Democrata de centro-esquerda. Mas dentro dos EUA, ele é chamado de "socialista", porque lá a esquerda (nos moldes do resto do mundo) é tão insignificante que um cara mais a esquerda já é considerado um extremista. O Partido Democrata, que lá é considerado esquerda por conta da configuração política local, aqui no Brasil muito provavelmente seria, no máximo, um partido de centro-direita. Logo, é importante que cada situação nacional ou regional seja entendida contextualmente.
vc achar q esquerda ou direita acabou como a senadora do RS Ana amélia falou q n existe como antes? e ela apoio uma candidatura de uma candidata ao cargo de prefeita de Porto alegre - RS do Pc doB
Abordou o tema com excelência! Eu como docente, sei da dificuldade em manter a neutralidade em um discurso, ainda mais quando estamos lidando com um tema tão complexo e ao mesmo tempo frágil. Parabéns ao canal .
Legal, finalmente entendi o conceito de Direita e Esquerda, defendo o equilíbrio entre eles pois se qualquer um dos lados se elevem pode gerar problemas civis e ou financeiros.
De um Português de Aveiro. Ouvi atentamente tudo o que disse e nao vou discordar pois também nao sou conhecedor da real verdade. Há uns anos ouvi o falecido historiador Português Professor José Hermano Saraiva a dar uma explicação de esquerda e direita completamente diferente. Seria assim. Na idade media e quando se fundava uma povoação esta começava sempre do lado direito do rio. Se nao me falha a memoria teria a ver com o atracar dos barcos ao cais. Nessa altura no transporte de mercadorias eram muito utilizados os barcos tanto em rios como no mar. Seria mais fácil atracar do lado direito do caís. Quem chegava primeiro ou tinha mais posses ficava do lado direito. As povoações iam crescendo e a certa altura a população já tinha de se instalar do lado esquerdo da margem do rio. Acontece que tudo de bom estava sempre do lado direito. Era ai que funcionavam as instituições, era aí que se faziam as obras e era aí onde moravam as pessoas de dinheiro. O lado esquerdo onde morava o restante da população era esquecido como se nao existisse. Começaram entao os protestos e as reivindicações por melhoramentos também do lado esquerdo do rio. Do lado direito as pessoas mantinham-se conservadoras querendo todo o investimento do lado direito. Dai a termos uma esquerda mais reivindicativa e uma direita mais conservadora. Também estará correto?
Bacana o vídeo mas bem que em suas explicações você poderia ter falado das fontes de financiamento dos tantos movimentos ditos sociais e com um ar quase espontâneo que ocorrem. Por qual motivo investidores internacionais e capitalistas, buscam investir recursos em movimentos sociais em tantos lugares? Qual seria seu interesse (investidores) em provocar essa igualdade toda nos países, confrontando todo o ideal capitalista, por exemplo ?
Excelente vídeo. Temos o pessimo hábito de polarizar o conceito de direita e esquerda, ate por falta de co nhecimento. Moralizamos o que entendemos ser melhor. Muito esclarecedor. Eu particularmente nao defendo com todas as forças a esquerda. Acredito que todos nos temos uma tendencia, ou esquerda ou direita.
Parabéns pelo vídeo, creio que ele se tornou necessário hoje mais do que nunca. Juntamente com o vídeo do Xadrez Verbal estou recomendando para todos que estão perdidos nessa maluquice revisionista das posições políticas.
Estava procurando um vídeo como esse! Muitos dos que vi acabavam sempre distorcendo os conceitos de direita/esquerda e eu não compreendia muito bem. Imparcialidade é tudo!
Que vídeo excelente, muito obrigada, ganhou mais uma inscrita. Me entristece perceber que no Brasil as pessoas tem um conhecimento pobre sobre esquerda e direita. Defendem seus lados, sempre tratando um ao outro como inimigos extremos. É impossível ter um debate civilizado sem críticas, e sempre tem aquela de um se achar superior ao outro, eu acho que é impossível se definir politicamente, mas seria interessante estudar as pautas abordadas por cada lado e perceber o que funciona melhor na sociedade a longo prazo.
Amei o vídeo, gosto muito de seu conhecimento e a forma como passa . Muito obrigada por deixar fazer parte desse conhecimento . Uma mente que se abre uma nova idéia, jamais voltará seu tamanho original . Já dizia um grande físico: Albert Einstein.
Um cara que claramente é de esquerda, mas foi EXTREMAMENTE IMPARCIAL, apesar de eu não concordar com tudo, eu facilmente mostraria esse vídeo para alguém que quisesse saber a definição de "esquerda" e "direita" NO MUNDO, pois como ele mesmo disse tem que se levar em consideração alguns fatores "regionais", por exemplo ele disse que a esquerda é em teoria internacionalista, mas se for levar em consideração o maiores expoentes da "Extrema-esquerda" eles são nacionalistas (O Stalinismo "venceu" na URSS).
Eu acho que ficou claro no vídeo que direita é esquerda são muito mais complexos do que parecem e que talvez esse modelo seja muito simplificador, já que existem muitas "Cross sections" em um número de pontos entre direita e esquerda. Além de ter que definir cada caso, terá que ser definido o que é cada caso e corpo de idéias em relação ao que se entende como direita e esquerda que varia de contexto pra contexto e ponto na história.
Assistir por acaso seu vídeo. E gostei pra caramba de sua apresentação. .... Parabéns cara. .que vc continue esse trabalho tão importante. .pra nossa sociedade. .
Ainda existe vida inteligente no youtube! Esse sem dúvidas foi o melhor vídeo que já assisti sobre o assunto(direita/esquerda); muito boa a didática do seu canal, estou admirado, pois só fui descobrir o canal agora e por acaso. Ganhou mais um inscrito, abç.
Excelente conteúdo neste vídeo, mas falar muito rápido abordando assunto complexo, torna a absorção do conteúdo extremamente difícil. Sugiro mudar o formato. No mais, está de parabéns!
bem feito. Sou de centro direita e achei bem explicado. embora, como vc alertou, há mais nuances nestas definições. Do ponto de vista de direitos e liberdades, seria esquerda e do ponto de vista econômico eu sou liberal (na acepção não aglo saxã) e redistributivista.
Excelente vídeo e extremamente didático. Tenho acompanhado muitas discussões nas redes sociais de pessoas insistindo categoricamente que o nazismo/fascismo seria uma ideologia de esquerda. Você deixa tudo muito claro e gostei muito do ponto da classificação moral nos argumentos da esquerda e da direita. Tem uns youtubers por aí com mais de um milhão de seguidores e com meio milhão de visualizações diárias que espalham cada barbaridade entre seu público que chega a ser uma irresponsabilidade, tamanho o alcance do canal de tal sujeito. Mais uma vez você esta de parabéns pelo conteúdo altamente didático do seu canal.
Creio que você trabalhou muito bem com um tema muito complicado! Esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Procurarei os outros vídeos indicados também! Novamente, obrigada pelo esforço com o canal! Abraço!
Que canal maravilhosooo!! Finalmente um canal sério que fala sobre história! Parabéns pelo o canal, sou graduanda de História e vou assistir todos os vídeos ❤️❤️❤️
Meus parabéns meu caro, segundo vídeo seu que vejo hoje até então não lhe conhecia e posso lhe afirmar que ganhou um fã. Não sei de sua formação acadêmica enfim qual a didática, mais observo grande esclarecimento e domínio sobre o assunto, buscando esclarecer os conceitos e definir as idéias. Muito bom, gostaria verdadeiramente que tivesse apreendido e se conteúdo no banco de sala de aula, pois o que vejo cada vez mais parece uma guerra ideológica no intuito de arrebanhar seguidores doutrinados sem raciocínio do que ensinar e capacitar as pessoas para poderem definir o que acontece no cenário, por essas questões que o povo fica sem entender o que ocorre no país e na política, desculpe a sinceridade mais somos analfabetos em se tratar de conceitos político sociólogo e econômico.
Faz tempo que não vejo conteúdo desta natureza com intenção de informar e sem demonizar lados... Excelente sera se este bando de fanáticos por lado A ou lado B, tivessem a consciência que este vídeo pode despertar. Está na moda descobrir algum conceito social ou político muito nefasto e associar ele a um lado par ao qual você torce, e perder a chance inclusive de ter uma visão mais madura, mais sensata e saber distinguir entre coisas boas e ruins, tanto faz se eles vêm da direita ou da esquerda, inclusive sem perder a chance de saber criticar e ponderar maus políticos, ao invés de adotar seu bandido de colarinho branco de estimação. Parabéns ao canal...
Muito bom, um dos poucos vídeos aqui no UA-cam que é totalmente imparcial. Na maioria dos outros canais sempre tende a defender a esquerda ou a direita.
Todas as vezes que minhas aulas foram confrontadas por argumentos rasos como os citados, ou por ser categórico quanto ao perigo da moralidade na análise histórica, me perguntava se eu realmente tinha entendido estes conceitos, pois há uma preponderância de extremismos no meio educacional. Mas daí, alguém do gabarito do Icles me vêm no youtube e dá uma versão melhorada da mesma aula que eu dou na sala , me fãs sentir _ me de alma lavada. Obrigado.
Parabéns professor! Cada vídeo mais inteligente e mais bem feito que o outro, este canal é uma constante evolução. Um dos melhores trabalhos do viés historiógrafo do youtube.
MELHOR VÍDEO DO UA-cam! Fico com 2 questionamentos para ti, um sobre o Nazismo, seria o Nazismo acima de tudo, um movimento de vertente ferrenha Nacionalista??? Próximo questionamento ,vem junto com uma ideia que faço sobre o FAscismo, representado pelo governo de Benito, observo que tal ditador sempre frequentou e fez parte de partidos políticos e governos de esquerda, e que, exerceu seu autoritarismo até ser pressionado (visitado) por Hitler que já vinha ameaçando a soberania de diversos países europeus (vizinhos), inclusive, hoje sabemos que existe carta de Mussolini para países da URSS reclamando e demonstrando grande preocupação com a ascensão do (maluco) do Hitler como líder máximo da Alemanha, bom isto tudo sempre me levou a pensar que o fascismo nasceu com uma idéia de extrema esquerda, que por sua vez, acabou se direcionando (apoio) ao Nazismo para não perecer por dominação do mesmo. Observo ,ainda que governos autoritários (ditaduras) como de Franco e Salazar sempre permaneceram em cima do muro, até que tivessem uma melhor visão para qual lado tomar (apoiar), buscando o lado dos vitoriosos, mesmo no governo de Getúlio Vargas (entregou Olga para Hitler, mas combateu o mesmo nas trincheiras (pracinhas) da 2 guerra. Gostaria de saber tua opinião, e se é possivel ter tanta certeza quanto ao espectro político do Governo Italiano daquela época, como vc já tem pela causa Nazista? PS:Sobre meu primeiro questionamento sobre o Nazismo como vertente advinda do Nacionalismo, sempre comparo com outro exemplo invertido, grande exemplo vem da caso Cubano, onde Fidel Castro que sempre se auto proclamou (antes da Revoluçaõ-inicio de governo) como um NACIONALISTA, e acabou tendo desentendimentos de ordem ECONÔmicos com USA,dai partiu para o outro lado e só assim se autoproclamou como Revolução como Socialista, solicitando apoio da URSS pela questão momentânea da até então, Guerra Fria (dicotomia binária maluca travada por tais países), diversa assim, sua causa inicial. OBS: Nunca ví nenhum vídeo no youtube que definissem as coisas sobre tais aspectos que aqui deixei para teu canal!Totalitarismo vs Autoritarismo também é necessário qualificar, vejo Mussolini com primeiro, pois manteve poderes Igreja e Judiciário ou legisl, sendo Nacionalista de extrema esquerda que sucumbio ao Nacionalismo Nazista de extrema direita. Getúlio é um bom ex:Populista-Fascista, o qual prendeu integrantes do movimentos Socialista(depois soltou) e Integralista
Em fevereiro eu vou colocar três vídeos só sobre fascismo no canal (dependendo da conjuntura, um deles pode cair em março), acredito que vá dar conta das tuas dúvidas. Sobre o caráter do fascismo italiano ser autoritário ou totalitário, até onde tenho conhecimento é praticamente consensual que, ao contrário da URSS de Stalin e a Alemanha Nazista, a Itália fascista se encaixa no conceito de autoritarismo, não totalitarismo. Mussolini entrou no poder por concessão da monarquia e saiu expulso pela mesma, nunca foi alguém que teve poderes tão absolutos como os outros dois ditadores citados. Vou deixar aqui uma citação de um artigo do Umberto Eco sobre fascismo também, onde ele opina sobre o motivo de não ser possível chamar o fascismo italiano de totalitário, sem tradução mesmo porque vou dormir daqui a pouco: "Italian fascism was certainly a dictatorship, but it was not totally totalitarian, not because of its mildness but rather because of the philosophical weakness of its ideology. Contrary to common opinion, fascism in Italy had no special philosophy. The article on fascism signed by Mussolini in the Treccani Encyclopedia was written or basically inspired by Giovanni Gentile, but it reflected a late-Hegelian notion of the Absolute and Ethical State which was never fully realized by Mussolini. Mussolini did not have any philosophy: he had only rhetoric. He was a militant atheist at the beginning and later signed the Convention with the Church and welcomed the bishops who blessed the Fascist pennants. In his early anticlerical years, according to a likely legend, he once asked God, in order to prove His existence, to strike him down on the spot. Later, Mussolini always cited the name of God in his speeches, and did not mind being called the Man of Providence."
Oka, bom sono! sim concordo com vc este regime foi autoritário diferente do comunista soviético e nazista alemão, contudo, ele era"foi" de esquerda, tivemos aí a pior união de todas: extrema esquerda c direita. Boa noite, feliz ano novo! PS3: Venho acrescentar que Mussolini e seus camisetas pretas tinham viés forte baseado na filosofia de Nietzsche(nacionalismo anarco-protecionismo de Stirner) e nas vertentes Anarquistas, possso estar enganado mas Mussolini e seu Estado Revolucinário Fascista, estava de acordo com as ideáis de Bakunin, acreditando estar implementando algo diferente da URSS, veja que a Italia sempre teve revolucionários populares como Bento Gonçalves e ideais de Giuseppe Fanelli e Malatesta, pregando revoluções do Povo e Sindicalistas!! Acrdito que Mussolini deve ter ficado bem assustado após ver o apoio do governo Nazista, junto a Ditadura (direita) Espanhola na luta contra Revoltas populares da chamada esquerda Revolucionária.È interessante observar que tal movimento, Anarquismo individualista italiano, sobrevive junto à todos os desmandos do Estado Fascista! Novamente, parabéns pelos teus vídeos!
Muito bem explicado, parabéns se manteve neutro e deu um panorama excelente, porém precisamos de muita ética na política independente se direita ou esquerda
Muito bom trabalho. Vim desconfiado pra cá pela indicação que recebi, mas o trabalho é muito bom... E aliás, consultei teu curriculo e teus trabalhos. Entraram já pra lista de leitura. Trabalhamos com coisas afins. Seria um honra poder manter contato. No mais, excelente trabalho. Abraço
Parabéns pelo trabalho. É absurda essa ideia que os anarcocapitalistas pregam a respeito do anarquismo. Conheci esse termo através do canal Ideias Radicais e fiquei impressionada com a falta de honestidade intelectual desse indivíduo. Precisamos de mais canais como esse.
Conheçam o podcast do Leitura ObrigaHISTÓRIA, o HISTÓRIA FM! Vocês podem ouvi-lo em historiafm.com e em diversas plataformas e agregadores. Alguns links abaixo:
SPOTIFY - bit.ly/HFMspotify
APPLE/ITUNES - bit.ly/HFMapple
POCKET CASTS - pca.st/86lb
DEEZER - bit.ly/HFMdeezer
Leitura ObrigaHISTÓRIA a política precisa de gente com o igual ao seu
gostei muito da introdução do vídeo...
Exelente explicação, nota 1000! Pois estava procurando sem sucesso, uma breve abordagem sobre o significado de Esquerda e Direita. É de suma importância para nós, cidadãos brasileiros entender e compreender o passado e fazer o nosso país a oferecer oportunidades para todos, sem distinção alguma! Parabéns!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Depois desse vídeo acho que sou de esquerda
Você percebe que a pessoa *ensina* quando no público existem pessoas de esquerda e direita e ninguém tá se quebrando na porrada
Sou professora de sociologia e filosofia, e achei muito interessante suas colocações, que foram de forma clara e imparcial. Seria legal apresentar em sala de aula rs
Fique à vontade para usar em aula e debater com os alunos! Depois me conte como foi.
Se em 20 minutos o cara deu essa aula incrível, imagina com mais tempo? Excelente!!
Que bom liberam os comentarios. Eu sou formada em Historia mas, não pratico , eu desanimei muito, hoje historiador não tem valor , todo mundo se acha dono da verdade!!!
Caramba! Você provou que o que importa é o equilíbrio. Nunca o extremismo nos levará a algum lugar.
Parabéns por TODO conteúdo de seu canal. É referência no UA-cam.
essa sua posição é bastante extremada, só avisando
nem todo extremismo é igual e trocentas atrocidades são cometidas pelos moderados
basta ver no vídeo que quem apoiava a nobreza era "moderado" na Rev Francesa
Excelente exposição. Ao ouvir esses argumentos percebemos como esse tema é complexo e como os debates que ocorrem no Brasil sobre direita e esquerda são medíocres e ridículos.
Em 27 anos e meio da minha vida tentei entender ESQUERDA X DIREITA, finalmente consegui! Ganhou +1 inscrito.
Obrigado.
Sou de Direita e amo muito esse canal conhecimento sensacional aprender com você.
Eu como individuo sempre me identifiquei mais com vertentes da direita, e num posicionamento pessoal mais voltado ao conservadorismo, mas quando se trata do coletivo, eu sempre enxerguei a coisa de uma forma nada autoritária, a vida de cada individuo na minha visão só diz respeito ao próprio individuo, a menos que a suas escolhas e atitudes comecem a interferir e prejudicar terceiros. Casamento homossexual por exemplo eu sou muito a favor, a felicidade da pessoa só diz respeito a ela mesma e como individuo tem todo o direito em ser feliz, adoção eu também sou totalmente a favor, no caso do casamento, eu já tenho uma restrição quando alguns indivíduos tentam forçar que alguma instituição religiosa obrigatoriamente realize o seu casamento, ai já não parte dos indivíduos, já é uma atitude que forçadamente afeta de forma autoritária terceiros. Achei esse vídeo excelente e com certeza vou buscar mais informações no livro citado no vídeo.
Excelente, didático na medida. Apesar da cegueira e surdez prevalentes, será relevante para os que se dispuserem a escutar. Parabéns pelo esforço para esclarecer estas definições.
Ser radical, ou seja, propor uma ruptura total com uma forma de ideologia ou pensamento de forma a descartá-lo por completo ou pior ainda, ser extremista, propondo ruptura total com qualquer tipo de pensamento ou ideologia de maneira irracional e inflexível, totalmente fechado para diálogos e possibilidades é o que está acontecendo no atual momento de nossa sociedade. O que leva a discussões irracionais, falta de equilíbrio e sensibilidade para resolver questões pertinentes ao bem comum e em prol de toda a sociedade sem distinção. Precisamos entender que o indivíduo é um agente da melhoria da vida! Foi o que assimilei após a excelente aula contida neste vídeo! Valeu!
Eu nunca assiste uma aula, seja presencialmente ou em vídeo que pudesse ser tão pouco parcial ou definitivamente imparcial como essa. Parabéns!
até que enfim alguém que tem equilíbrio e imparcialidade nesse assunto.
CLIQUEM EM MOSTRAR MAIS para não apenas ver a descrição completa do vídeo, mas para ter acesso a uma prova de múltipla escolha com dez questões sobre o conteúdo do vídeo. Professores do Ensino Fundamental e Médio estão autorizados a reproduzir as perguntas da prova em sala de aula, bem como utilizar o vídeo também em aula.
Leitura ObrigaHISTÓRIA vim aki pelo canal do eduardo lima e gostei do seu canal
Tema tratado com extrema seriedade. Muito feliz por saber que existe um canal como esse em língua portuguesa. Nem tudo esta perdido. Parabéns!!!
Essa esquerda moderada para até uma alusão utópica, né ? Imagine se realmente acontecesse isso? Acho que o conjunto da esquerda e direita traria uma harmonização...
Nossa vc tem razão é muito difícil definir direita e esquerda de maneira tão simples
sou acadêmica em História e gosto bastante dos vídeos desse canal...me ajudou muito
"NESSE CANAL, TROLL NÃO SE CRIA"
SÓ ESSE COMENTARIO JÁ VALE O LIKE!
cara você já leu o livro do Leonardo Padura "O homem que amava os cachorros"? Digo isto porque além de ser,na minha opinião,o melhor romance policial do sec.XXI, demonstra claramente as diferentes facetas da esquerda(principalmente) e da direita,comprovando,a partir de fatos históricos e uma magnífica e genial narrativa,que não se pode generalizar nenhum conceito político,oque é,infelizmente,muito recorrente hoje.De qualquer modo,excelente vídeo.
Os termos esquerda e direita apareceram durante a revolução francesa, de 1789, e o subequente o império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da assembleia nacional se dividiam em partidários do rei a direita do presidente e simpatizantes da revolução a sua esquerda
Muito Boa explanação, embora seja meio the flash a fala. É mais ou menos o que eu penso sobre esse assunto, só acho que políticos que se dizem de esquerda, tem mais argumentos pra "engambelar" eleitores com as falácias de que pobres são necessariamente de esquerda. Acho que se tivéssemos um povo bem educado politicamente não precisaríamos usar esses termos direita e esquerda pra definir o certo do errado e sim usarmos o bom senso.
Me interessei nesses assuntos agora,me arrependo não ter me interessado antes ❤
Bom vídeo, você é corajoso. Fazer uma síntese sobre direita e esquerda de forma conceitual é uma tarefa complicada. Gostaria de fazer uma ponderação: o marxismo não entra nesse resumo conceitual, pois as ferramentas utilizadas por Karl Marx para compreender a realidade se sustenta na teoria do valor do trabalho (Mais Valia), no Materialismo Histórico e dialético e na própria luta de classes (conceito não criado por Marx). Ou seja, compreender a dinâmica da sociedade no processo de produção da vida material.
Foi o melhor vídeo que já assisti sobre a diferença entre essas vertentes políticas. Parabéns e continue com o trabalho.
Só um adendo aqui:
1 - Dizer que nazismo é de esquerda porque o partido nazista tinha "socialista" no nome é tão estúpido e infantil quanto dizer que a Coreia do Norte é uma democracia por ter "Republica Popular Democrática" no nome, ou dizer que um Leão Marinho é um felino de grande porte que vive no mar. Nome de partido não quer dizer NADA, é apenas uma tentativa de passar uma imagem, que pode muito bem ser falsa. E mesmo quando é verdadeira, partidos podem mudar com o passar dos anos e se desvirtuar de suas próprias premissas.
2 - Hitler como extrema-direita não é "ponto de vista", é consenso acadêmico. Nem tudo é questão de opinião, principalmente conhecimento empírico, e esse revisionismo a-histórico e descaracterizador de conceitos importado dos Estados Unidos que inundou a internet brasileira é ridículo. Quer "provar" o contrário? Realize uma pesquisa de fôlego durante anos, apresente para os pares (demais acadêmicos da área) e convença-os do contrário, ao invés de brincar de "refutação de Internet".
Video e didática incrivel continue sempre assim
Leitura ObrigaHISTÓRIA Tem como uma vertente política mudar de lado no transcorrer da história?
+Xarais Gamer não estou me lembrando de nenhum caso onde uma vertente muda de lado, mas há duas coisas em relação a isso que precisam ser notadas: 1) indivíduos podem mudar de lado tranquilamente, vide o caso de Mussolini, que era filho de socialista e assim se identificou por décadas, até transitar para a extrema-direita; b) o cenário político individual de cada país altera um pouco a regra do jogo. Um determinado partido e determinadas posturas que, em um país, são de um espectro, podem ser consideradas de outro espectro em outro local, ou não muda de lado, mas ganha contornos mais moderados ou extremistas. Citemos o caso de Bernie Sanders nos EUA. Por tudo o que ele propõe, fica claro que ele é, no máximo, um Social Democrata de centro-esquerda. Mas dentro dos EUA, ele é chamado de "socialista", porque lá a esquerda (nos moldes do resto do mundo) é tão insignificante que um cara mais a esquerda já é considerado um extremista. O Partido Democrata, que lá é considerado esquerda por conta da configuração política local, aqui no Brasil muito provavelmente seria, no máximo, um partido de centro-direita. Logo, é importante que cada situação nacional ou regional seja entendida contextualmente.
vc achar q esquerda ou direita acabou como a senadora do RS Ana amélia falou q n existe como antes? e ela apoio uma candidatura de uma candidata ao cargo de prefeita de Porto alegre - RS do Pc doB
perfeito
Abordou o tema com excelência! Eu como docente, sei da dificuldade em manter a neutralidade em um discurso, ainda mais quando estamos lidando com um tema tão complexo e ao mesmo tempo frágil. Parabéns ao canal .
Excelente! Equilibrado, direto e sem abraçar causas. Parabéns.
Obrigado pelo esclarecimento, já me identificava como direita, agora Estou ciente disso, mas precisamos ter certo cuidado, para não ficar cego.
Parabéns pela exposição... Agora entendo porque eu tenho tanta dificuldade em me colocar à direita ou às esquerda.
Legal, finalmente entendi o conceito de Direita e Esquerda, defendo o equilíbrio entre eles pois se qualquer um dos lados se elevem pode gerar problemas civis e ou financeiros.
De um Português de Aveiro. Ouvi atentamente tudo o que disse e nao vou discordar pois também nao sou conhecedor da real verdade. Há uns anos ouvi o falecido historiador Português Professor José Hermano Saraiva a dar uma explicação de esquerda e direita completamente diferente. Seria assim. Na idade media e quando se fundava uma povoação esta começava sempre do lado direito do rio. Se nao me falha a memoria teria a ver com o atracar dos barcos ao cais. Nessa altura no transporte de mercadorias eram muito utilizados os barcos tanto em rios como no mar. Seria mais fácil atracar do lado direito do caís. Quem chegava primeiro ou tinha mais posses ficava do lado direito. As povoações iam crescendo e a certa altura a população já tinha de se instalar do lado esquerdo da margem do rio. Acontece que tudo de bom estava sempre do lado direito. Era ai que funcionavam as instituições, era aí que se faziam as obras e era aí onde moravam as pessoas de dinheiro. O lado esquerdo onde morava o restante da população era esquecido como se nao existisse. Começaram entao os protestos e as reivindicações por melhoramentos também do lado esquerdo do rio. Do lado direito as pessoas mantinham-se conservadoras querendo todo o investimento do lado direito. Dai a termos uma esquerda mais reivindicativa e uma direita mais conservadora. Também estará correto?
Nossa! É sério o que voce acaba de dizer? É esse seu raciocinio raso? Fala serio!!!...
"quando se fundava uma povoação esta começava sempre do lado direito do rio" Isso é simplesmente ridículo! Em cada local o lado favorável do rio é um!
O início do vídeo já é ótimo.
Muito importante a didática.
A maioria dos canais que explicam dão viés.
Parabéns pelo vídeo.
Bacana o vídeo mas bem que em suas explicações você poderia ter falado das fontes de financiamento dos tantos movimentos ditos sociais e com um ar quase espontâneo que ocorrem. Por qual motivo investidores internacionais e capitalistas, buscam investir recursos em movimentos sociais em tantos lugares? Qual seria seu interesse (investidores) em provocar essa igualdade toda nos países, confrontando todo o ideal capitalista, por exemplo ?
Parabéns....nenhum erro de português nos comentários... isso aí.
Excelente vídeo. Temos o pessimo hábito de polarizar o conceito de direita e esquerda, ate por falta de co nhecimento. Moralizamos o que entendemos ser melhor. Muito esclarecedor. Eu particularmente nao defendo com todas as forças a esquerda. Acredito que todos nos temos uma tendencia, ou esquerda ou direita.
Parabéns pelo vídeo, creio que ele se tornou necessário hoje mais do que nunca.
Juntamente com o vídeo do Xadrez Verbal estou recomendando para todos que estão perdidos nessa maluquice revisionista das posições políticas.
Vídeo excelente! Ajudou a ampliar minha compreensão.
Eu sempre me reconheci como esquerdista mas ja critiquei a extrema esquerda porque o extremismo realmente não é bom.
Aprendi muito sobre o assunto! Parabéns pela clareza no vídeo. 👏👏👏👏
Estava procurando um vídeo como esse! Muitos dos que vi acabavam sempre distorcendo os conceitos de direita/esquerda e eu não compreendia muito bem. Imparcialidade é tudo!
Parabéns pelo canal!!! Os vídeos de vocês são brilhantes!!
Que vídeo excelente, muito obrigada, ganhou mais uma inscrita. Me entristece perceber que no Brasil as pessoas tem um conhecimento pobre sobre esquerda e direita. Defendem seus lados, sempre tratando um ao outro como inimigos extremos. É impossível ter um debate civilizado sem críticas, e sempre tem aquela de um se achar superior ao outro, eu acho que é impossível se definir politicamente, mas seria interessante estudar as pautas abordadas por cada lado e perceber o que funciona melhor na sociedade a longo prazo.
Caramba, porque o algoritmo do yt não me recomendou esse vídeo antes? Excelente!!! Vou maratonar o seu canal!
Amei o vídeo, gosto muito de seu conhecimento e a forma como passa . Muito obrigada por deixar fazer parte desse conhecimento . Uma mente que se abre uma nova idéia, jamais voltará seu tamanho original . Já dizia um grande físico: Albert Einstein.
Um cara que claramente é de esquerda, mas foi EXTREMAMENTE IMPARCIAL, apesar de eu não concordar com tudo, eu facilmente mostraria esse vídeo para alguém que quisesse saber a definição de "esquerda" e "direita" NO MUNDO, pois como ele mesmo disse tem que se levar em consideração alguns fatores "regionais", por exemplo ele disse que a esquerda é em teoria internacionalista, mas se for levar em consideração o maiores expoentes da "Extrema-esquerda" eles são nacionalistas (O Stalinismo "venceu" na URSS).
Foi o melhor vídeo sobre o tema que eu já vi. Como professora achei muito didático, mas pra isso é necessário uma boa introdução.
Belíssima live. Muito bom trabalho.
Eu acho que ficou claro no vídeo que direita é esquerda são muito mais complexos do que parecem e que talvez esse modelo seja muito simplificador, já que existem muitas "Cross sections" em um número de pontos entre direita e esquerda. Além de ter que definir cada caso, terá que ser definido o que é cada caso e corpo de idéias em relação ao que se entende como direita e esquerda que varia de contexto pra contexto e ponto na história.
Assistir por acaso seu vídeo.
E gostei pra caramba de sua apresentação. ....
Parabéns cara. .que vc continue esse trabalho tão importante. .pra nossa sociedade. .
Ainda existe vida inteligente no youtube! Esse sem dúvidas foi o melhor vídeo que já assisti sobre o assunto(direita/esquerda); muito boa a didática do seu canal, estou admirado, pois só fui descobrir o canal agora e por acaso. Ganhou mais um inscrito, abç.
Excelente conteúdo neste vídeo, mas falar muito rápido abordando assunto complexo, torna a absorção do conteúdo extremamente difícil. Sugiro mudar o formato. No mais, está de parabéns!
bem feito. Sou de centro direita e achei bem explicado. embora, como vc alertou, há mais nuances nestas definições. Do ponto de vista de direitos e liberdades, seria esquerda e do ponto de vista econômico eu sou liberal (na acepção não aglo saxã) e redistributivista.
cara! seus videos são bons! vc se preocupa com a fonte e deixa bem claro que o que vc está falando não é a verdade unica... muito bom!!!
ESSA FOI A MELHOR ANALISE QUE EU JÁ VI. VOU COMPARTILHAR PRA GERAAAAL
Parabéns!!!
Excelente vídeo e extremamente didático. Tenho acompanhado muitas discussões nas redes sociais de pessoas insistindo categoricamente que o nazismo/fascismo seria uma ideologia de esquerda. Você deixa tudo muito claro e gostei muito do ponto da classificação moral nos argumentos da esquerda e da direita. Tem uns youtubers por aí com mais de um milhão de seguidores e com meio milhão de visualizações diárias que espalham cada barbaridade entre seu público que chega a ser uma irresponsabilidade, tamanho o alcance do canal de tal sujeito. Mais uma vez você esta de parabéns pelo conteúdo altamente didático do seu canal.
Vim por causa do Renan do Mas afinal. como passei tanto tempo sem ver esse canal?
Parabéns, cara! Ameia coisa da provinha sobre o tema.
O canal do Renan é muito bom! Um dia se as coisas permitirem fazemos um colab.
João Paulo Grilo opa tamo aí!
Descobri hj esse canal muito bom!
Que bom que gostou =)
Compreendo de forma diferente, atualmente, alguns poucos pontos aí expostos, mas vídeo muito bom, parabéns! Inclusive me inscrevi no canal...
Creio que você trabalhou muito bem com um tema muito complicado! Esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Procurarei os outros vídeos indicados também! Novamente, obrigada pelo esforço com o canal! Abraço!
Parabéns pela iniciativa! Mais conhecimento, mais diálogo, uma realidade melhor ainda. Valeu!!!
Muito bom professor, adorei os detalhes das explicações, muito bem panejado o conteúdo!
que aula!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que vídeo sensacional .
Parabéns de verdade .
Que canal maravilhosooo!! Finalmente um canal sério que fala sobre história! Parabéns pelo o canal, sou graduanda de História e vou assistir todos os vídeos ❤️❤️❤️
Video para assistir uma, duas, três vezes, pausar, anotar.... muita informação importante!
Meus parabéns meu caro, segundo vídeo seu que vejo hoje até então não lhe conhecia e posso lhe afirmar que ganhou um fã.
Não sei de sua formação acadêmica enfim qual a didática, mais observo grande esclarecimento e domínio sobre o assunto, buscando esclarecer os conceitos e definir as idéias.
Muito bom, gostaria verdadeiramente que tivesse apreendido e se conteúdo no banco de sala de aula, pois o que vejo cada vez mais parece uma guerra ideológica no intuito de arrebanhar seguidores doutrinados sem raciocínio do que ensinar e capacitar as pessoas para poderem definir o que acontece no cenário, por essas questões que o povo fica sem entender o que ocorre no país e na política, desculpe a sinceridade mais somos analfabetos em se tratar de conceitos político sociólogo e econômico.
Faz tempo que não vejo conteúdo desta natureza com intenção de informar e sem demonizar lados... Excelente sera se este bando de fanáticos por lado A ou lado B, tivessem a consciência que este vídeo pode despertar. Está na moda descobrir algum conceito social ou político muito nefasto e associar ele a um lado par ao qual você torce, e perder a chance inclusive de ter uma visão mais madura, mais sensata e saber distinguir entre coisas boas e ruins, tanto faz se eles vêm da direita ou da esquerda, inclusive sem perder a chance de saber criticar e ponderar maus políticos, ao invés de adotar seu bandido de colarinho branco de estimação. Parabéns ao canal...
Caraca, que tema espinhoso tu colocou agora!
Muito bom, um dos poucos vídeos aqui no UA-cam que é totalmente imparcial. Na maioria dos outros canais sempre tende a defender a esquerda ou a direita.
Todas as vezes que minhas aulas foram confrontadas por argumentos rasos como os citados, ou por ser categórico quanto ao perigo da moralidade na análise histórica, me perguntava se eu realmente tinha entendido estes conceitos, pois há uma preponderância de extremismos no meio educacional. Mas daí, alguém do gabarito do Icles me vêm no youtube e dá uma versão melhorada da mesma aula que eu dou na sala , me fãs sentir _ me de alma lavada. Obrigado.
Parabéns professor! Cada vídeo mais inteligente e mais bem feito que o outro, este canal é uma constante evolução. Um dos melhores trabalhos do viés historiógrafo do youtube.
Parabéns pela análise e explicações! Gostei muito!
"Nesse canal, troll não se cria"... Ganhou um inscrito
Poxa, não tem "troll" nesse canal ? O único canal maravilhoso então.
+Inominado os comentários do canal são moderados justamente pra não dar Ibope pra eles.
Abraços mil pra vcs. Obrigada 😊📚
nossa melhor video que que vi sobre esquerda e direita parabens ganhou mais 1 escrito
Excelente vídeo! 😍😍👏👏
Muito explicativo e imparcial !
PARABÉNS!
MELHOR VÍDEO DO UA-cam! Fico com 2 questionamentos para ti, um sobre o Nazismo, seria o Nazismo acima de tudo, um movimento de vertente ferrenha Nacionalista??? Próximo questionamento ,vem junto com uma ideia que faço sobre o FAscismo, representado pelo governo de Benito, observo que tal ditador sempre frequentou e fez parte de partidos políticos e governos de esquerda, e que, exerceu seu autoritarismo até ser pressionado (visitado) por Hitler que já vinha ameaçando a soberania de diversos países europeus (vizinhos), inclusive, hoje sabemos que existe carta de Mussolini para países da URSS reclamando e demonstrando grande preocupação com a ascensão do (maluco) do Hitler como líder máximo da Alemanha, bom isto tudo sempre me levou a pensar que o fascismo nasceu com uma idéia de extrema esquerda, que por sua vez, acabou se direcionando (apoio) ao Nazismo para não perecer por dominação do mesmo. Observo ,ainda que governos autoritários (ditaduras) como de Franco e Salazar sempre permaneceram em cima do muro, até que tivessem uma melhor visão para qual lado tomar (apoiar), buscando o lado dos vitoriosos, mesmo no governo de Getúlio Vargas (entregou Olga para Hitler, mas combateu o mesmo nas trincheiras (pracinhas) da 2 guerra. Gostaria de saber tua opinião, e se é possivel ter tanta certeza quanto ao espectro político do Governo Italiano daquela época, como vc já tem pela causa Nazista? PS:Sobre meu primeiro questionamento sobre o Nazismo como vertente advinda do Nacionalismo, sempre comparo com outro exemplo invertido, grande exemplo vem da caso Cubano, onde Fidel Castro que sempre se auto proclamou (antes da Revoluçaõ-inicio de governo) como um NACIONALISTA, e acabou tendo desentendimentos de ordem ECONÔmicos com USA,dai partiu para o outro lado e só assim se autoproclamou como Revolução como Socialista, solicitando apoio da URSS pela questão momentânea da até então, Guerra Fria (dicotomia binária maluca travada por tais países), diversa assim, sua causa inicial. OBS: Nunca ví nenhum vídeo no youtube que definissem as coisas sobre tais aspectos que aqui deixei para teu canal!Totalitarismo vs Autoritarismo também é necessário qualificar, vejo Mussolini com primeiro, pois manteve poderes Igreja e Judiciário ou legisl, sendo Nacionalista de extrema esquerda que sucumbio ao Nacionalismo Nazista de extrema direita. Getúlio é um bom ex:Populista-Fascista, o qual prendeu integrantes do movimentos Socialista(depois soltou) e Integralista
Em fevereiro eu vou colocar três vídeos só sobre fascismo no canal (dependendo da conjuntura, um deles pode cair em março), acredito que vá dar conta das tuas dúvidas. Sobre o caráter do fascismo italiano ser autoritário ou totalitário, até onde tenho conhecimento é praticamente consensual que, ao contrário da URSS de Stalin e a Alemanha Nazista, a Itália fascista se encaixa no conceito de autoritarismo, não totalitarismo. Mussolini entrou no poder por concessão da monarquia e saiu expulso pela mesma, nunca foi alguém que teve poderes tão absolutos como os outros dois ditadores citados. Vou deixar aqui uma citação de um artigo do Umberto Eco sobre fascismo também, onde ele opina sobre o motivo de não ser possível chamar o fascismo italiano de totalitário, sem tradução mesmo porque vou dormir daqui a pouco:
"Italian fascism was certainly a dictatorship, but it was not totally totalitarian, not because of its mildness but rather because of the philosophical weakness of its ideology. Contrary to common opinion, fascism in Italy had no special philosophy. The article on fascism signed by Mussolini in the Treccani Encyclopedia was written or basically inspired by Giovanni Gentile, but it reflected a late-Hegelian notion of the Absolute and Ethical State which was never fully realized by Mussolini. Mussolini did not have any philosophy: he had only rhetoric. He was a militant atheist at the beginning and later signed the Convention with the Church and welcomed the bishops who blessed the Fascist pennants. In his early anticlerical years, according to a likely legend, he once asked God, in order to prove His existence, to strike him down on the spot. Later, Mussolini always cited the name of God in his speeches, and did not mind being called the Man of Providence."
Oka, bom sono! sim concordo com vc este regime foi autoritário diferente do comunista soviético e nazista alemão, contudo, ele era"foi" de esquerda, tivemos aí a pior união de todas: extrema esquerda c direita. Boa noite, feliz ano novo! PS3: Venho acrescentar que Mussolini e seus camisetas pretas tinham viés forte baseado na filosofia de Nietzsche(nacionalismo anarco-protecionismo de Stirner) e nas vertentes Anarquistas, possso estar enganado mas Mussolini e seu Estado Revolucinário Fascista, estava de acordo com as ideáis de Bakunin, acreditando estar implementando algo diferente da URSS, veja que a Italia sempre teve revolucionários populares como Bento Gonçalves e ideais de Giuseppe Fanelli e Malatesta, pregando revoluções do Povo e Sindicalistas!! Acrdito que Mussolini deve ter ficado bem assustado após ver o apoio do governo Nazista, junto a Ditadura (direita) Espanhola na luta contra Revoltas populares da chamada esquerda Revolucionária.È interessante observar que tal movimento, Anarquismo individualista italiano, sobrevive junto à todos os desmandos do Estado Fascista! Novamente, parabéns pelos teus vídeos!
Tem um livro bom sobre o fascismo de Mussolini: ''Mussolini, Ascensão e queda do Fascismo'' do autor Donald Sasson
"Mussolini e a ascensão do fascismo", de Donald Sassoon. Vem vídeo sobre ele em fevereiro.
Leitura ObrigaHISTÓRIA Eu gostei mt do livro... No aguardo.
Parabéns pelo canal, excelente! Qual a sua opinião sobre distributismo/distributivismo?(não sei se as duas palavras são sinonimos).
Obrigado
Parabéns. Bom video
Aprofunde o debate sobre o conceito de "gênero"
Muito bem explicado, parabéns se manteve neutro e deu um panorama excelente, porém precisamos de muita ética na política independente se direita ou esquerda
Excelente abordagem. Ainda n tinha visto uma definição tão clara e didática aqui no YT. Parabéns!
Muito bom trabalho. Vim desconfiado pra cá pela indicação que recebi, mas o trabalho é muito bom...
E aliás, consultei teu curriculo e teus trabalhos. Entraram já pra lista de leitura. Trabalhamos com coisas afins. Seria um honra poder manter contato. No mais, excelente trabalho. Abraço
Não conhecia o canal!
Muito bom!
Obrigada por toda informação!
Parabéns!!!!
Sensacional, ótimo aula...
Parabéns pelo trabalho. É absurda essa ideia que os anarcocapitalistas pregam a respeito do anarquismo. Conheci esse termo através do canal Ideias Radicais e fiquei impressionada com a falta de honestidade intelectual desse indivíduo. Precisamos de mais canais como esse.
pergunta sobre a thumb: Quem está entre Orwell e Reagan? E entre Thatcher e Pinochet?
+Rafael Antunes Marcelino Bernie Sanders e Milton Friedman, respectivamente
Agradecido :)
Muito bom !!! Claro, objetivo e equilibrado.
Sou de direita então
Muito bom, deveriam mostrar esse vídeo ao Nando Moura..
Sensacional, até as religiões matam em nome da ignorância!!
Gostei das explicações!!!!!!
Bem explicativo e interessante. Parabéns pelo canal!
Wow!!! Possivelmente o melhor e mais esclarecedor vídeo sobre essa questão que eu já vi!
Parabéns e continue nessa toada! 👏👏👏
Muito bom, esclareceu muitas dúvidas. Me inscrevi no canal
Muito bom vídeo!
Belíssimas explicações!!