Teorias Sociais do Século XIX Contexto histórico: o século XIX é marcado pela segunda revolução industrial, e com a ausência de leis trabalhistas, a relação entre a burguesia industrial e o proletariado fica cada ano mais tensa. • O Proletariado trabalhava cerca de 16 a 20 horas • As crianças e mulheres ganhavam menos Socialistas utópicos: Charles Fourier: Defendia a formação de falanstérios, comunidade de 1.200 a 2000 habitantes, que eram Independentes, funcionavam na base de cooperativas e tinham descentralização de poder. Robert Owen: Como empresário de fábrica de tecidos, acreditava nas melhores condições de vida e trabalho, com melhores salários e horas reduzidas. Santi-Simon: Criticava o processo violento da Revolução Francesa (1789) e acreditava no gerenciamento dos meios de produção por trabalhadores, patrões e banqueiros. Socialistas científicos: Karl Marx e Friedrich Engels Em suas obras, Marx e Engels se preocuparam mais em interpretar e criticar a sociedade capitalista do que elaborar uma sociedade socialista. • São filósofos materialistas Materialismo histórico dialético Materialismo: O sistema capitalista é baseado nas relações de produção (burguesia industrial e proletariado) Estrutura ou Infraestrutura: É a relação de produção da sociedade (burguesia e proletariado) • O empresário fica com o maior lucro A estrutura (relação de produção) influencia diretamente a superestrutura (cultura). • Superestrutura: Gosto (ou cultura) de uma sociedade A relação é dialética (contraditória) pois os trabalhadores vendem a sua força de trabalho para os patrões, ficando com a menor parte do lucro da produção. A maior parte (mais-valia) fica com a burguesia industrial. • Dialética: contraditório Luta de classes: Os trabalhadores devem entender que são sujeitos históricos capazes de transformar a realidade. As teorias sociais do século XIX são importantes, pois através delas ocorreram mobilizações que resultaram em conquistas de direitos para a classe trabalhadora. • Conciliação de classes não existe • Só é possível conseguir direitos numa luta de classes.
Vendo seus vídeos do ano de 2015 e os de hoje, é impressionante como você se aperfeiçoou e enriqueceu a produção do canal. Parabéns pelo crescimento constante como profissional, como pessoa que nos ajuda com conteúdos relevantes, e continue aprimorando o canal e crescendo cada vez mais. Sou fã do seu trabalho.
é mas o capitalismo n tá nem aí, se funciona tmbm quando chicoteia os vulgo colaboradores, é o mais barato q importa se tratar bem o funcionário for mais caro então n acontecerá
@@dailandim n apenas tentaram, como funciona, veja os EUA, em pleno estado de bem estar social, o problema é quando somos governados por uma '' cleptocracia plutocrata '' dai o ''bem estar'' vai só para os ''organizadores do baile'' e o resto contentam-se com meras migalhas q caem no chão do baile... trágico né :/
@@michelberehns3770 nossa qm dera q fosse fácil assim, teríamos a solução para todos os problemas, o '' mais por menos '' impera em qualquer CNPJ, o corporativismo n tem sentimentos...
Nunca vi uma explicação tão boa para o Materialismo Histórico e Dialético, eu mesmo tinha muita dificuldade de entender, parabéns pelo vídeo prof! Seu canal é sensacional. Já pensou em fazer uma vídeo também sobre Anarquismo e o Bakunin?
TODO LEGADO DE MARX É VENENO SOCIAL, UM ESTELIONATO, SERVE UNICAMENTE PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE É O MARXISMO: UM MANUAL DE MENTIRAS, ENGANAÇÃO, TRAIÇÃO, DOMINAÇÃO, DESUMANIZAÇÃO PARA ESCRAVIZAÇÃO PARA A CONQUISTA DO PODER ABSOLUTO. O COMUNISMO SÓ EXISTE POR SER UMA PODEROSA FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO E PERPETUAÇÃO NO PODER, QUE EXIGE APENAS A PSICOPATIA COMO PRÉ-REQUISITO, EXATAMENTE O QUE SÃO TODOS LIDERES COMUNISTAS, QUE COMEÇARAM COMO FANTOCHES INTERNACIONAIS, FINANCIADOS OR GLOBALISTAS E RUSSO CHINESES! OS COMUNISTAS QUEREM VOCÊ NO COMUNISMO, PARA ELES VOCÊ É GADO, ELES NÃO, VÃO VIVER VIDA DE BILIONÁRIOS E DEPOIS VÃO COLOCAR SEUS FILHOS E PARENTES NOS PONTOS CHAVE DO PODER E SE PERPETUAREM A CUSTA DA MISÉRIA DO POVO! O COMUNISMO CAUSOU MAIS DE 120 MILHÕES DE MORTES DE INOCENTES ENTRE 1917 E 2004 E É SÓCIO-FUNDADOR DO NARCO-TRAFICO NA AMÉRICA LATINA.
É realmente interessante a didática da sua aula, cuja maior qualidade é envolver quem a assiste numa espécie de diálogo. Devo parabenizá-lo pela dinâmica e pela forma como introduz a matéria, adoro o seu método de ensinar.
Finalmente entendi perfeitamente o que é materialismo historico dialetico, valeu!!!!!! To repassando seus videos pra todos que gostam de história, você é muito bom!!!!
Obrigada! Comecei a faculdade de biologia e esse tema têm sido abordado em nossas atividades. Seu vídeo me ajudou muito, dei uma olhada no canal e já amei.
Professor muito obrigado pelas aulas, você é fera, aprendo mais sociologia aqui do que com canais de sociologia, muito obrigado por repassar o conhecimento!
Pedro, tenho que te dar os meus parabéns. Assisto suas aulas desde 2016 e estou estudando desde janeiro pro Enem pra fazer licenciatura em História... Você é uma inspiração pra pessoas que como eu querem seguir essa carreira.
Volto nessa aula maravilhosa cinco anos depois da minha última prova para o Enem, agradeço por todos conhecimento compartilhado de forma gratuita, que o senhor lhe em dobro. Ah, hoje estou no quinto ano da faculdade de direito de Pelotas UFPEL, OBRIGADA ❤️❤️❤️
O comuno socialismo é inviável pois se baseia na socialização dos meios de produção que contraria as leis de mercado e consequentemente da economia gerando colapso econômico, PIBs negativos, quebra de empresas, desemprego, miséria, violência etc, portanto caos social. Os comuno governantes para eternizarem-se no poder se utilizam da repressão e da censura. Um entre tantos exemplos é o que ocorre na Venezuela. É simples entender a inviabilidade socialista. A China prospera porque deixou de ser comunista, abandonou a socialização dos meios de produção e adotou medidas capitalistas até mais radicais que as verificadas no Brasil. Lenin percebeu que o socialismo é inviável e adotou a NEP, Nova Política Econômica de orientação capitalista. Mas com sua morte e ascensão de Stalin ao poder a NEP foi esquecida. Gorbachov disse a um repórter que sob o socialismo é mais fácil mandar uma nave para Marte que fazer um par de sapatos. É impossível não compreender que o socialismo é inviável comprovadamente na teoria provada exaustivamente na prática. As únicas justificativas para o indivíduo compartilhar a ideologia comunista é ser negacionista ou delinquente com a intenção de montar Organização Criminosa é o que se verifica nos narco socialismos da Venezuela, Argentina, Bolívia, e partidos como a suposta Organização Criminosa PT envolvido em mega roubo aos cofres públicos segundo uma dezena de juízes da Lava a Jato em três instâncias e denunciado em delação premiada pelo general venezuelano Hugo Carvajal preso na Espanha como beneficiado pelo dinheiro do Narcotráfico.
Faço faculdade de licenciatura em História e utilizo seus vídeos como complemento de estudo. Me ajuda bastante!! Fechei a prova de História Moderna com o auxílio dos seus conteúdos. Obrigada.
Gostaria de agradecer a você professor Pedro que Deus te abençoei, vou fazer uma prova concurso publico para professor do Estado de São Paulo suas aulas bem elaboradas.
sim a realidade é oq eles querem q pense ser necessário, afinal 1% das pessoas com 99% dos recursos, nunca q a teoria vai funcionar, pois eles n se interessam em dividir o pão
..Uma aula bem clara e objetiva.Destaco com alegria , honesta e calosamente ,a capacidade de fluidez e boa didática .Registro portanto ,minha gratidão e parabenizo pela Ótima didática ! Fique com Deus e firme seus passos ,tenha paz ,saúde e se ilumine com a luz que vem do alto.
Olá bom dia!! suas aulas sempre são muito boas.....estou fazendo todo o curso com vc.....gostaria de sugerir que vc mudasse a cor das letras que vc usa nas suas anotações na tela.....vc colocou letras de cor amarelas e ficam pouco visíveis.....acredito q preta ficaria melhor. Só uma sugestão viu....grande abraço!!! Excelente Aula de HIstória......muito melhor do que as que tive no meu curso de história na faculdade srsrsrsrsrs......um prazer muito grande aprender com vc!!
Obrigada professor pela aula! Na minha época de vestibular nem existia ENEM, mas me interessei em procurar por este tema pra entender o furdúncio que tá rolando em cima dessas ideias. Nem lembro de Marx na escola, não porque não foi falado mas porque devia estar dormindo durante a aula rsrsrs Triste mas realidade, achar que adolescentes vão começar uma revolução de classes pq ouviu falar sobre Marx na escola beira a inocência... De toda forma te desejo força e coragem nesta profissão maravilhosa, o Brasil agradece!
Dos "utópicos" o "Owen" (não sei se digitei corretamente) foi o mais sensato. E com pensamento mais a frente do seu tempo. E seu o método social é aplicado (infelizmente não por todas as empresas) em algumas grandes empresas.
Contexto séc 19 (1800) - Péssimas condições de vida e de trabalho devido a ausência de legislações trabalhistas: exploração da força de trabalho do proletariado, trabalho infantil, péssimas condições da fábrica (má ventilação, pouca luminosidade, poluição e lixo), acidentes de trabalho, longas jornadas de trabalho (16-20 horas), exaustão do proletário (falta de descanso, problemas respiratórios, dores em articulações, etc). Ideologias Sociais: 1. SOCIALISMO UTÓPICO (que é inatingível) - FOURIER: criação de falansterios (comunidades pequenas independentes, produção de acordo com a necessidade, sem centralização do poder, organizado pelas cooperativas). - ROBERT OWEN: é um empresário de fábrica de tecido, ele queria melhorar as condições de vida do trabalhador (melhorar salários e reduzir horas de trabalho) ele queria aumentar o lucro porque seus trabalhadores não produziam muito devido ao cansaso e exaustão.
Adorei a aula vc faz a gente entrar na história de verdade, parabéns eu estou fazendo faculdade de história e não consigo entender nada nas aulas online tenho que assistir vídeo aula
Gostei do tema e seria possível um vídeo sobre anarquismo ? Tem muito pela net , mas creio que sua explicação ficará melhor. Gosto muito da sua didática. Parabéns.
owen,de todos,o mais Utópico. o trabalhador não ta mais cansado do patrão tratando bem ou mal o trabalhador tá cansado de não poder aproveitar a vida do jeito que é necessário que seja aproveitada,tendo que pegar onibus em cidades construidas pra servir as altas classes,tendo transitos kilometricos e bairros totalmente distópicos como as favelas que exitem próximas ao morumbi um sistema evolui e junto dessa evolução,novos problemas surgem os problemas de hoje não sai mais os mesmos da época de marx,mas não perde este,a credibilidade e Razão
Professor Pedro, parabéns por seus vídeos e sua disponibilidade em democratizar o conhecimento, em especial com a reflexão que o senhor apresenta. Quanto aos socialistas utópicos gostaria de humildemente dar minha contribuição, lembrando que no Manifesto de Lançamento da Associação Internacional dos Trabalhadores, Marx e Engels reconhecem que é “possível a produção em larga escala sem a existência de uma classe de patrões”. Ele fala das cooperativas!! E menciona Robert Owen. Parabéns! Estou adorando seus vídeos.
Comecei a assistir seus vídeos para entender como chegamos na nossa sociedade atual e esse vídeo me fez perceber q os pensamentos de marx, que ao invés de acreditar na mudança através de acordo e negociações entre os diferentes, o q certamente seria um processo demorado, porém, muito mais pacífico do que causou, o sonho comunista, que até hoje ñ se concretizou, provavelmente por ser utópico. Ele certamente era muito esperto, conseguiu anular os seus antecessores, taxando-os de utópico e inventando uma teoria utópica, como se factível fosse. Tb fiquei com a impressão de que o Marx era uma pessoa avessa ao trabalho, pois, ele propunha que as pessoas pudessem trabalhar qdo e como quisessem, pois o fundamental seria usufruir o bom da vida e talvez serem todos fúteis, sem nenhuma responsabilidade pela manutenção de suas vidas. Esse vídeo foi muito importante para meus estudos. Obrigada e parabéns.
@@teruhashipleasenocrimefav5815 hj a mão de obra reclama com o empresário q diz o escravizar porém quem o mantém escravo do patrão é o estado democrático
Professor, ótima explicação e contextualização! Seria interessante colocar um pano de fundo nas legendas, aí não precisa ficar procurando alguma cor, pois qualquer cor sozinha, em contraste com as cores do vídeo dificultará a leitura. Ótimo vídeo!
Teorias Sociais do Século XIX Contexto histórico: o século XIX é marcado pela segundo revolução industrial Ausência de leis trabalhistas A relação entre a burguesia industrial e o proletariado ficava cada vez mais tensa Socialistas Utópicos: Charles Fourier: Defendia a formação de falanstérios, comunidades de 1200 a 2000 habitantes, que eram independentes, funcionavam na base de cooperativas e tinham descentralização de poder Robert Owen: Empresário de fábrica de tecidos Acreditava nas melhores condições de vida e trabalho, com melhores salários e horas reduzidas Saint-Simon: Criticava o processo violento da revolução francesa (1789) Acreditava no gerenciamento dos meios de produção por trabalhadores, patrões e banqueiros Socialismo científicos: Karl Marx e Friedrich Engels: Em suas obras, se preocuparam mais em interpretar e criticar a sociedade capitalista do que elaborar uma sociedade socialista Materialismo histórico e dialético: Materialismo: o sistema capitalista é baseado nas relações de produção (burguesia industrial e proletariado) Estrutura ou infraestrutura é a relação de produção da sociedade (burguesia e proletariado) A superestrutura é a cultura da sociedade, como religião, cotidiano, educação... Para o Marx, a estrutura influencia diretamente a superestrutura A relação é dialética (contraditória), pois os trabalhadores vendem a sua força de trabalho para os patrões, ficando com a menor parte do lucro da produção, e a maior parte (mais valia) fica com a burguesia industrial Luta de classes: Os trabalhadores devem entender que são sujeitos históricos capazes de transformar a realidade As teorias sociais do século XIX são importantes pois através delas ocorreram mobilizações que resultaram em conquistas de direitas para a classe trabalhadora
A síntese da contradição nas relações de produção ,é que o trabalho(aquilo que é produzido). É socializado , mas a riqueza realizada pelo trabalho privada. Isto é: O proletariado trabalha para além da força de trabalho vendida. A Mais Valia é a parte não paga , além do custo da fábrica, custo da mercadoria, manutenção do patrão e o salário do operário.
professor, o senhor poderia gravar mais vídeos sobre atualidades, como a Primavera árabe, a problemática sobre as imigrações... na aula sobre Primavera dos Povos o senhor falou um pouco sobre Primavera Árabe e acho que seria útil aprofundar
Correção: Os conceitos que Marx define no prefácio de 1859 são Infraestrutura e superestrutura. MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo. Expressão Popular, 2008.
8:28 Quem diria, a qualidade do funcionário aumenta a produtividade. Não vejo problema nisso, inclusive, vejo como menos utópico que a tomada dos meios de produção por parte dos trabalhadores. Desta forma todos saem ganhando: - Melhorias na qualidade de vida do funcionário, sem precisar de regulamentações, apenas com o desejo de lucro; - Empresa tendo mais produtividade e podendo assim vender produtos mais baratos e com mais qualidade, também visando o lucro; - Pessoas que vivem nesta sociedade, poderão obter produtos e serviços que não conseguiriam sozinhas de forma bem mais acessível; Todos sendo egoístas e visando o melhor para si, mas ao mesmo tempo, todos saem ganhando.
Lucas Lopes eu ia responder tecnicamente este video mas o seu comentário foi perfeito; uma pena este ilustríssimo professor não perceber a doutrinação do material do MEC; mas eu nem o culpo, a maioria dos professores do Brasil estão doutrinados.
Enquanto os vestibulares forem baseados no MEC, não ha outra escolha a não ser ensinar assim, ele ensina principalmente pra quem vai fazer o Enem, a partir de qual outra fonte ele poderia ensinar? Suas palavras soam tão utópicas quanto as do filósofo que você discorda.
Sim, infelizmente. Enquanto o MEC tiver o poder de decidir o que os brasileiros irão aprender, ele sempre escolherá o que lhe é cômodo, o que molda os brasileiros para ir em concordância com seu sistema político sem questionamentos. Ou ensina/aprende assim, ou simplesmente não passa.
Quem dera se fosse fácil assim. Perceba que a teoria de Robert Owen é tida como utópica pq embora ofereça melhorias nas condições de vida e trabalho, o objetivo central continuará sendo o lucro. Indubitavelmente que lucro é interessante para as partes envolvidas, porém quem detém os meios de produção sempre estará disposto a lucrar sem custear melhorias.
Vitor Marins não da pra aumentar lucro sem melhorar a produtividade, que são custear melhorias. E não há nada de errado em lucrar, é a informação de que o que está sendo feito está beneficiando tanto a sociedade (os que compram) e ainda a si próprio (que vende). Outro ponto é que os meios de produção, que na época eram grandes maquinários, hoje pode ser até um liquidificador pra vender vitamina. A melhor forma do combate ao desemprego é o empreendimento. Pode parecer controverso, mas é mais fácil (aliás, deveria ser, porque as leis aqui no Brasil não colaboram para tal) alguém sair da pobreza empreendendo do que buscando alguém que lhe dê um emprego.
Teorias Sociais do Século XIX
Contexto histórico: o século XIX é marcado pela segunda revolução industrial, e com a ausência de leis trabalhistas, a relação entre a burguesia industrial e o proletariado fica cada ano mais tensa.
• O Proletariado trabalhava cerca de 16 a 20 horas
• As crianças e mulheres ganhavam menos
Socialistas utópicos:
Charles Fourier: Defendia a formação de falanstérios, comunidade de 1.200 a 2000 habitantes, que eram Independentes, funcionavam na base de cooperativas e tinham descentralização de poder.
Robert Owen: Como empresário de fábrica de tecidos, acreditava nas melhores condições de vida e trabalho, com melhores salários e horas reduzidas.
Santi-Simon: Criticava o processo violento da Revolução Francesa (1789) e acreditava no gerenciamento dos meios de produção por trabalhadores, patrões e banqueiros.
Socialistas científicos: Karl Marx e Friedrich Engels
Em suas obras, Marx e Engels se preocuparam mais em interpretar e criticar a sociedade capitalista do que elaborar uma sociedade socialista.
• São filósofos materialistas
Materialismo histórico dialético
Materialismo: O sistema capitalista é baseado nas relações de produção (burguesia industrial e proletariado)
Estrutura ou Infraestrutura: É a relação de produção da sociedade (burguesia e proletariado)
• O empresário fica com o maior lucro
A estrutura (relação de produção) influencia diretamente a superestrutura (cultura).
• Superestrutura: Gosto (ou cultura) de uma sociedade
A relação é dialética (contraditória) pois os trabalhadores vendem a sua força de trabalho para os patrões, ficando com a menor parte do lucro da produção. A maior parte (mais-valia) fica com a burguesia industrial.
• Dialética: contraditório
Luta de classes: Os trabalhadores devem entender que são sujeitos históricos capazes de transformar a realidade.
As teorias sociais do século XIX são importantes, pois através delas ocorreram mobilizações que resultaram em conquistas de direitos para a classe trabalhadora.
• Conciliação de classes não existe
• Só é possível conseguir direitos numa luta de classes.
obrigadaaaa
Você é um anjo mano!!!! Mt
Obrigado.
Valeu mano! Me ajudou muito :)
😍
Nada acerca de Proudhon
Vendo seus vídeos do ano de 2015 e os de hoje, é impressionante como você se aperfeiçoou e enriqueceu a produção do canal. Parabéns pelo crescimento constante como profissional, como pessoa que nos ajuda com conteúdos relevantes, e continue aprimorando o canal e crescendo cada vez mais. Sou fã do seu trabalho.
O Owen apenas viu oq muitos não vêem ainda hoje... Trabalhador bem tratado é trabalhador contente, isso faz este produzir mais. Inteligente.
é mas o capitalismo n tá nem aí, se funciona tmbm quando chicoteia os vulgo colaboradores, é o mais barato q importa se tratar bem o funcionário for mais caro então n acontecerá
Bom aí depende de cada empresa! Se tá ruim em uma empresa mude pra outra simples e o que é ruim pra um pode não ser p outro
Na verdade já tentaram esse rolê aí sim.. depois cê dá uma conferida no Estado de Bem estar social. Welfare State.. tu vai curtir o assunto
@@dailandim n apenas tentaram, como funciona, veja os EUA, em pleno estado de bem estar social, o problema é quando somos governados por uma '' cleptocracia plutocrata '' dai o ''bem estar'' vai só para os ''organizadores do baile'' e o resto contentam-se com meras migalhas q caem no chão do baile... trágico né :/
@@michelberehns3770 nossa qm dera q fosse fácil assim, teríamos a solução para todos os problemas, o '' mais por menos '' impera em qualquer CNPJ, o corporativismo n tem sentimentos...
Nunca vi uma explicação tão boa para o Materialismo Histórico e Dialético, eu mesmo tinha muita dificuldade de entender, parabéns pelo vídeo prof! Seu canal é sensacional.
Já pensou em fazer uma vídeo também sobre Anarquismo e o Bakunin?
Pedro ! Vc é muito didático! Parabéns ! Vai uma sugestão: trocar cor amarela por preta no resumo da fala qaparece na tela.
TODO LEGADO DE MARX É VENENO SOCIAL, UM ESTELIONATO, SERVE UNICAMENTE PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO QUE REALMENTE É O MARXISMO: UM MANUAL DE MENTIRAS, ENGANAÇÃO, TRAIÇÃO, DOMINAÇÃO, DESUMANIZAÇÃO PARA ESCRAVIZAÇÃO PARA A CONQUISTA DO PODER ABSOLUTO.
O COMUNISMO SÓ EXISTE POR SER UMA PODEROSA FERRAMENTA DE DOMINAÇÃO E PERPETUAÇÃO NO PODER, QUE EXIGE APENAS A PSICOPATIA COMO PRÉ-REQUISITO, EXATAMENTE O QUE SÃO TODOS LIDERES COMUNISTAS, QUE COMEÇARAM COMO FANTOCHES INTERNACIONAIS, FINANCIADOS OR GLOBALISTAS E RUSSO CHINESES!
OS COMUNISTAS QUEREM VOCÊ NO COMUNISMO, PARA ELES VOCÊ É GADO, ELES NÃO, VÃO VIVER VIDA DE BILIONÁRIOS E DEPOIS VÃO COLOCAR SEUS FILHOS E PARENTES NOS PONTOS CHAVE DO PODER E SE PERPETUAREM A CUSTA DA MISÉRIA DO POVO!
O COMUNISMO CAUSOU MAIS DE 120 MILHÕES DE MORTES DE INOCENTES ENTRE 1917 E 2004 E É SÓCIO-FUNDADOR DO NARCO-TRAFICO NA AMÉRICA LATINA.
@@PauloHirth kkkkkkkkkkkkkk vai procurar o que fazer
@@marianahopkins9258 aLGUM ARGUMENTO? nENHUM? Eu sabia...
VERDE e AMARELO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@PauloHirth prefiro nem discutir mais com gente como vc.. tenho preguiça.
conheci há pouco tempo, mas já é meu canal favoritooooo. Explica demaisss, adorei
como eu AMO essas aulas!!! sempre recorro ao canal quando tenho dúvidas em história, filosofia, sociologia...
Pedro é excepcional professor, PARABÉNS! sou um autodidata que gosta das ciências sociais e aprendo muito com esse moço, grande abraço!
É realmente interessante a didática da sua aula, cuja maior qualidade é envolver quem a assiste numa espécie de diálogo. Devo parabenizá-lo pela dinâmica e pela forma como introduz a matéria, adoro o seu método de ensinar.
Finalmente entendi perfeitamente o que é materialismo historico dialetico, valeu!!!!!! To repassando seus videos pra todos que gostam de história, você é muito bom!!!!
Obrigada! Comecei a faculdade de biologia e esse tema têm sido abordado em nossas atividades. Seu vídeo me ajudou muito, dei uma olhada no canal e já amei.
As aulas desse professor são maravilhosasssss, consigo absorver tudo! Parabéns professor trabalho excelente o seu! ❣️
O BOM MESMO SERIA O FIM DO COMUNISMO, O RESTO , FALAR POR FALAR . ........N..........
@@JoaoSilva-ch7hv doente
Parabéns professor. Aula extremamente importante, sobretudo atualmente com tantas pessoas se prendendo em interpretações manipuladas.
Professor muito obrigado pelas aulas, você é fera, aprendo mais sociologia aqui do que com canais de sociologia, muito obrigado por repassar o conhecimento!
Pedro do céu!...sem comentários sua Didática impressionante seu conhecimento!!👏👏❣🌺
2024, a 1⁰ vez que assisto sua maravilhosa aula, sou estudante de sociologia. Aula clara, simples compreensão. Muito obrigada!
Pedro, tenho que te dar os meus parabéns. Assisto suas aulas desde 2016 e estou estudando desde janeiro pro Enem pra fazer licenciatura em História...
Você é uma inspiração pra pessoas que como eu querem seguir essa carreira.
Volto nessa aula maravilhosa cinco anos depois da minha última prova para o Enem, agradeço por todos conhecimento compartilhado de forma gratuita, que o senhor lhe em dobro. Ah, hoje estou no quinto ano da faculdade de direito de Pelotas UFPEL, OBRIGADA ❤️❤️❤️
O comuno socialismo é inviável pois se baseia na socialização dos meios de produção que contraria as leis de mercado e consequentemente da economia gerando colapso econômico, PIBs negativos, quebra de empresas, desemprego, miséria, violência etc, portanto caos social. Os comuno governantes para eternizarem-se no poder se utilizam da repressão e da censura. Um entre tantos exemplos é o que ocorre na Venezuela. É simples entender a inviabilidade socialista. A China prospera porque deixou de ser comunista, abandonou a socialização dos meios de produção e adotou medidas capitalistas até mais radicais que as verificadas no Brasil. Lenin percebeu que o socialismo é inviável e adotou a NEP, Nova Política Econômica de orientação capitalista. Mas com sua morte e ascensão de Stalin ao poder a NEP foi esquecida. Gorbachov disse a um repórter que sob o socialismo é mais fácil mandar uma nave para Marte que fazer um par de sapatos. É impossível não compreender que o socialismo é inviável comprovadamente na teoria provada exaustivamente na prática. As únicas justificativas para o indivíduo compartilhar a ideologia comunista é ser negacionista ou delinquente com a intenção de montar Organização Criminosa é o que se verifica nos narco socialismos da Venezuela, Argentina, Bolívia, e partidos como a suposta Organização Criminosa PT envolvido em mega roubo aos cofres públicos segundo uma dezena de juízes da Lava a Jato em três instâncias e denunciado em delação premiada pelo general venezuelano Hugo Carvajal preso na Espanha como beneficiado pelo dinheiro do Narcotráfico.
2019/Aos 32 anos digo: Que aula foi essa ? Que professor fera no assunto . #MeusParabens👏👏
Obrigado pelo vídeo e aguardando os próximos. Espero que o vídeo sobre a comuna de Paris saia antes do meu vestibular
Muito obrigada por ministrar essa aula excelente! Continue assim, você vai longe!!!
Esse canal tem me ajudado muito nas disciplinas de pedagogia, obrigada por compartilhar .
Aqui é chegando e dando like; sem mais, nem menos.
O conteúdo e a explicação serem de qualidade já é certo nesse canal maravilhoso.🤍
Perfeito!! To fazendo graduação em história... espero ser 10% do educador que o senhor é...
PARABÉNS!! Sou estudante de Filosofia e estou amando suas aulas!!
Faço faculdade de licenciatura em História e utilizo seus vídeos como complemento de estudo. Me ajuda bastante!! Fechei a prova de História Moderna com o auxílio dos seus conteúdos. Obrigada.
Gostaria de agradecer a você professor Pedro que Deus te abençoei, vou fazer uma prova concurso publico para professor do Estado de São Paulo suas aulas bem elaboradas.
"Existe um abismo muito grande entre a teoria e a prática" 👏👏 falou tudo
sim a realidade é oq eles querem q pense ser necessário, afinal 1% das pessoas com 99% dos recursos, nunca q a teoria vai funcionar, pois eles n se interessam em dividir o pão
..Uma aula bem clara e objetiva.Destaco com alegria , honesta e calosamente ,a capacidade de fluidez e boa didática .Registro portanto ,minha gratidão e parabenizo pela Ótima didática ! Fique com Deus e firme seus passos ,tenha paz ,saúde e se ilumine com a luz que vem do alto.
Parabéns pelo seu vídeo, extremamente didático e simples de compreender. Belo trabalho 👏🏽
Nunca tive afinidade com história, agora teus vídeos tem me ajudado muito. Gratidão!
Como sempre, uma contribuição de excelência pros nossos estudos. Obrigada, professor!
Olá bom dia!! suas aulas sempre são muito boas.....estou fazendo todo o curso com vc.....gostaria de sugerir que vc mudasse a cor das letras que vc usa nas suas anotações na tela.....vc colocou letras de cor amarelas e ficam pouco visíveis.....acredito q preta ficaria melhor. Só uma sugestão viu....grande abraço!!! Excelente Aula de HIstória......muito melhor do que as que tive no meu curso de história na faculdade srsrsrsrsrs......um prazer muito grande aprender com vc!!
Estou encantada com o material escolhido para ser trabalhado e a forma como é passado no canal. Parabéns!
Excelente vídeo .Maravilhoso aprender com quem sabe ensinar. Gratidão.
Obrigada professor pela aula! Na minha época de vestibular nem existia ENEM, mas me interessei em procurar por este tema pra entender o furdúncio que tá rolando em cima dessas ideias. Nem lembro de Marx na escola, não porque não foi falado mas porque devia estar dormindo durante a aula rsrsrs Triste mas realidade, achar que adolescentes vão começar uma revolução de classes pq ouviu falar sobre Marx na escola beira a inocência... De toda forma te desejo força e coragem nesta profissão maravilhosa, o Brasil agradece!
Dos "utópicos" o "Owen" (não sei se digitei corretamente) foi o mais sensato. E com pensamento mais a frente do seu tempo. E seu o método social é aplicado (infelizmente não por todas as empresas) em algumas grandes empresas.
Contexto séc 19 (1800)
- Péssimas condições de vida e de trabalho devido a ausência de legislações trabalhistas: exploração da força de trabalho do proletariado, trabalho infantil, péssimas condições da fábrica (má ventilação, pouca luminosidade, poluição e lixo), acidentes de trabalho, longas jornadas de trabalho (16-20 horas), exaustão do proletário (falta de descanso, problemas respiratórios, dores em articulações, etc).
Ideologias Sociais:
1. SOCIALISMO UTÓPICO (que é inatingível)
- FOURIER: criação de falansterios (comunidades pequenas independentes, produção de acordo com a necessidade, sem centralização do poder, organizado pelas cooperativas).
- ROBERT OWEN: é um empresário de fábrica de tecido, ele queria melhorar as condições de vida do trabalhador (melhorar salários e reduzir horas de trabalho) ele queria aumentar o lucro porque seus trabalhadores não produziam muito devido ao cansaso e exaustão.
Como eu amo esse canal!! Obrigada por esclarecer esse conteúdo!!
Professor Pedro uma memória fantástica.
Adorei a aula vc faz a gente entrar na história de verdade, parabéns eu estou fazendo faculdade de história e não consigo entender nada nas aulas online tenho que assistir vídeo aula
Obrigada pelo vídeo professor🥰 maratonando o canal
Parabéns pelo trabalho. Estou no primeiro período de direito e utilizo seus vídeos em meus estudos.
Parabéns prof! Aula extremamente didática e fácil de entender
Aqui em 2024, assistindo o video e me preparando para o ENEM❤❤
QUE AULAAA TOPPP!
Gostei do tema e seria possível um vídeo sobre anarquismo ? Tem muito pela net , mas creio que sua explicação ficará melhor. Gosto muito da sua didática.
Parabéns.
Que aula maravilhosa, gratidão, professor.🙏🏿
Não dá pra definir o quão apaixonada eu sou por esse canal 😍
Um dos melhores professores do UA-cam! Sucesso
Finalmente, entendi esse assunto... muito obrigada professor.
Nossa, fico feliz demais com isso! Um abraço!
Oi Pedro!
Amo suas aulas.
Obrigada!
amei sua didática,torna-se mais fácil entender sociologia
Preciso apresentar um trabalho sobre classes sociais para a faculdade de psicologia. Seu vídeo me ajudou imensamente. PARABENS!
owen,de todos,o mais Utópico.
o trabalhador não ta mais cansado do patrão tratando bem ou mal
o trabalhador tá cansado de não poder aproveitar a vida do jeito que é necessário que seja aproveitada,tendo que pegar onibus em cidades construidas pra servir as altas classes,tendo transitos kilometricos e bairros totalmente distópicos como as favelas que exitem próximas ao morumbi
um sistema evolui e junto dessa evolução,novos problemas surgem
os problemas de hoje não sai mais os mesmos da época de marx,mas não perde este,a credibilidade e Razão
Professor Pedro, parabéns por seus vídeos e sua disponibilidade em democratizar o conhecimento, em especial com a reflexão que o senhor apresenta. Quanto aos socialistas utópicos gostaria de humildemente dar minha contribuição, lembrando que no Manifesto de Lançamento da Associação Internacional dos Trabalhadores, Marx e Engels reconhecem que é “possível a produção em larga escala sem a existência de uma classe de patrões”. Ele fala das cooperativas!! E menciona Robert Owen. Parabéns! Estou adorando seus vídeos.
você é incrível!! obrigada por compartilhar seu conhecimento!
Comecei a assistir seus vídeos para entender como chegamos na nossa sociedade atual e esse vídeo me fez perceber q os pensamentos de marx, que ao invés de acreditar na mudança através de acordo e negociações entre os diferentes, o q certamente seria um processo demorado, porém, muito mais pacífico do que causou, o sonho comunista, que até hoje ñ se concretizou, provavelmente por ser utópico. Ele certamente era muito esperto, conseguiu anular os seus antecessores, taxando-os de utópico e inventando uma teoria utópica, como se factível fosse. Tb fiquei com a impressão de que o Marx era uma pessoa avessa ao trabalho, pois, ele propunha que as pessoas pudessem trabalhar qdo e como quisessem, pois o fundamental seria usufruir o bom da vida e talvez serem todos fúteis, sem nenhuma responsabilidade pela manutenção de suas vidas. Esse vídeo foi muito importante para meus estudos. Obrigada e parabéns.
ANOSSA BANDERA NUNCA SERA VERMELHA
Para mim a teoria de Robert Owen foi a que mais proximou-se da realidade do século XXl.
E ele foi o pai da educação infantil.
@@luz8907 criando mão de obra de qualidade.
@@teruhashipleasenocrimefav5815 nd a ver
@@teruhashipleasenocrimefav5815 hj a mão de obra reclama com o empresário q diz o escravizar porém quem o mantém escravo do patrão é o estado democrático
@@NetBooterdiga que vc é um alienado sem dizer que é um alienado
Professor, suas aulas são maravilhosas!!
Aula muito boa! Muito obrigada!
Parabéns Professor! Vídeo muito esclarecedor e cheio de conteúdo exposto de forma simples.
Perfeita explicação!
Forma prática de explicar, excelente. conhecer sobre o capitalissmo muito importante
estudando todo o edital da especifica de história da uerj com vc!
Melhor prof de história não há
Obrigada por tudo!!!!!!!!
Muito bom, sugiro que coloque uma tarja de pano de fundo para as palavras, acredito que ficará melhor.
Muito obrigada, achei suas explicações muito boas!
Excelente professor!! Meus parabéns pela didática... Só uma sugestão, coloque tarja nas observações, fica melhor para visualizar.
Excelentes suas aulas, aprendo muito!!👏👏👏👏
Professor, ótima explicação e contextualização! Seria interessante colocar um pano de fundo nas legendas, aí não precisa ficar procurando alguma cor, pois qualquer cor sozinha, em contraste com as cores do vídeo dificultará a leitura. Ótimo vídeo!
Aula incrível! Obrigado
Obrigada pela aula prof!!
Esse professor está me salvando na quarentena! muito obrigado!
Caramba, gostei muito! Meus parabéns, mestre ❤🤝🏿👏🏿👏🏿✍🏿👍🏿👌🏿
Excelente vídeo professor, valeu!!
Ótima aula professor, só que na hora de copiar eu tive um pouco de dificuldade por conta da cor amarela, uma fonte preta ficaria bom.😄
Parabéns por sua aula!! Esclarecedora!!
Faço história e adorei suas aulas👏👏👏
Teorias Sociais do Século XIX
Contexto histórico:
o século XIX é marcado pela segundo revolução industrial
Ausência de leis trabalhistas
A relação entre a burguesia industrial e o proletariado ficava cada vez mais tensa
Socialistas Utópicos:
Charles Fourier:
Defendia a formação de falanstérios, comunidades de 1200 a 2000 habitantes, que eram independentes, funcionavam na base de cooperativas e tinham descentralização de poder
Robert Owen:
Empresário de fábrica de tecidos
Acreditava nas melhores condições de vida e trabalho, com melhores salários e horas reduzidas
Saint-Simon:
Criticava o processo violento da revolução francesa (1789)
Acreditava no gerenciamento dos meios de produção por trabalhadores, patrões e banqueiros
Socialismo científicos:
Karl Marx e Friedrich Engels:
Em suas obras, se preocuparam mais em interpretar e criticar a sociedade capitalista do que elaborar uma sociedade socialista
Materialismo histórico e dialético:
Materialismo: o sistema capitalista é baseado nas relações de produção (burguesia industrial e proletariado)
Estrutura ou infraestrutura é a relação de produção da sociedade (burguesia e proletariado)
A superestrutura é a cultura da sociedade, como religião, cotidiano, educação...
Para o Marx, a estrutura influencia diretamente a superestrutura
A relação é dialética (contraditória), pois os trabalhadores vendem a sua força de trabalho para os patrões, ficando com a menor parte do lucro da produção, e a maior parte (mais valia) fica com a burguesia industrial
Luta de classes:
Os trabalhadores devem entender que são sujeitos históricos capazes de transformar a realidade
As teorias sociais do século XIX são importantes pois através delas ocorreram mobilizações que resultaram em conquistas de direitas para a classe trabalhadora
A síntese da contradição nas relações de produção ,é que o trabalho(aquilo que é produzido). É socializado , mas a riqueza realizada pelo trabalho privada. Isto é: O proletariado trabalha para além da força de trabalho vendida. A Mais Valia é a parte não paga , além do custo da fábrica, custo da mercadoria, manutenção do patrão e o salário do operário.
professor, o senhor poderia gravar mais vídeos sobre atualidades, como a Primavera árabe, a problemática sobre as imigrações... na aula sobre Primavera dos Povos o senhor falou um pouco sobre Primavera Árabe e acho que seria útil aprofundar
É bom assistir no 1.25x 😊 Professor muito bom!!!! Nova inscrita 🥰
Estou assistindo, até agora muito bom o conteúdo👏👏👏
melhor prof de história do yt !!!!
coloca as letras de preto isso ajudaria bastante. E boa sorte com o canal e seu explicação é ótimo.
Sua didática é excelente!
Correção:
Os conceitos que Marx define no prefácio de 1859 são Infraestrutura e superestrutura.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2.ed. São Paulo. Expressão Popular, 2008.
A nossa bandera nao sera vermelha
Excelente, como sempre!
8:28 Quem diria, a qualidade do funcionário aumenta a produtividade. Não vejo problema nisso, inclusive, vejo como menos utópico que a tomada dos meios de produção por parte dos trabalhadores.
Desta forma todos saem ganhando:
- Melhorias na qualidade de vida do funcionário, sem precisar de regulamentações, apenas com o desejo de lucro;
- Empresa tendo mais produtividade e podendo assim vender produtos mais baratos e com mais qualidade, também visando o lucro;
- Pessoas que vivem nesta sociedade, poderão obter produtos e serviços que não conseguiriam sozinhas de forma bem mais acessível;
Todos sendo egoístas e visando o melhor para si, mas ao mesmo tempo, todos saem ganhando.
Lucas Lopes eu ia responder tecnicamente este video mas o seu comentário foi perfeito; uma pena este ilustríssimo professor não perceber a doutrinação do material do MEC; mas eu nem o culpo, a maioria dos professores do Brasil estão doutrinados.
Enquanto os vestibulares forem baseados no MEC, não ha outra escolha a não ser ensinar assim, ele ensina principalmente pra quem vai fazer o Enem, a partir de qual outra fonte ele poderia ensinar? Suas palavras soam tão utópicas quanto as do filósofo que você discorda.
Sim, infelizmente. Enquanto o MEC tiver o poder de decidir o que os brasileiros irão aprender, ele sempre escolherá o que lhe é cômodo, o que molda os brasileiros para ir em concordância com seu sistema político sem questionamentos. Ou ensina/aprende assim, ou simplesmente não passa.
Quem dera se fosse fácil assim. Perceba que a teoria de Robert Owen é tida como utópica pq embora ofereça melhorias nas condições de vida e trabalho, o objetivo central continuará sendo o lucro. Indubitavelmente que lucro é interessante para as partes envolvidas, porém quem detém os meios de produção sempre estará disposto a lucrar sem custear melhorias.
Vitor Marins não da pra aumentar lucro sem melhorar a produtividade, que são custear melhorias. E não há nada de errado em lucrar, é a informação de que o que está sendo feito está beneficiando tanto a sociedade (os que compram) e ainda a si próprio (que vende).
Outro ponto é que os meios de produção, que na época eram grandes maquinários, hoje pode ser até um liquidificador pra vender vitamina.
A melhor forma do combate ao desemprego é o empreendimento. Pode parecer controverso, mas é mais fácil (aliás, deveria ser, porque as leis aqui no Brasil não colaboram para tal) alguém sair da pobreza empreendendo do que buscando alguém que lhe dê um emprego.
ÓTIMA AULAAA!
Uni-vos, trabalhadores. A luta é contínua, mas o resultado é revolucionário, camaradas.
Vídeo muito didático e esclarecedor!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Melhor vídeo aula dessa matéria, parabéns, so trocar a cor das letras mesmo
Ainda n terminei o video, porém eu amo os conteudos de historia e arte
Viciei no canal, valeu irmão!!! Tmj abraço do RJ
Vc é o cara, Rennó
Muito bom, professor! 👏👏👏
Este canal é muuuuito bom. Parabéns, Rennó
Show de aula xara! Um assunto que adoro debater com os alunos mas tenho uma dificuldade tremenda de explicar didaticamente. Valeu!
Bacana demais a sugestao sobre a cor da legenda. .estou aprendendo muiito
Grata profer...tu é fera!!