Como seria uma sociedade anarquista?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 111

  • @cristianmelo7732
    @cristianmelo7732 Рік тому +68

    Não existe noite sem dia nem liberdade sem anarquia!!

  • @joaovictoralbring4488
    @joaovictoralbring4488 Рік тому +100

    Boa professor! Anarquismo é ORDEM! Um anarquista muito bom para se entender o anarquismo é o italiano Errico Malatesta, pois ele era uma espécie de pan-anarquista.

  • @paposubversivo5818
    @paposubversivo5818 Рік тому +109

    Salve! Sou anarquista há mais de 10 anos, gostaria de acrescentar que existem muitas experiências que poderiam ser usadas de exemplo ou como um norte. Atualmente tem Rojava que vivem em autogoverno, houve a guerra civil espanhola onde rolou uma experiência pratica do anarquismo, tem alguns lugares como a cidade de Christiania e os próprios soviets, antes da centralização de poder bolchevique beberam muito do anarquismo. Pouco se fala sobre isso tudo e ficamos mesmo perecendo bizarros ou loucos, fora da realidade, mas é justamente porque o anarquismo representa perigo pra qualquer Estado, seja direita ou mesmos esquerda. Mesmo Lenin, Fidel etc... uma das primeiras coisas que fazem quando tomam o Estado é prender e matar anarquistas. Daí já sabe, né? História contada pelos vencedores, apagamento histórico e terminamos assim, como se fôssemos loucos falando besteiras. Valeu pelo vídeo! Vou procurar o filme que vc indicou!

    • @tiagomellotfc4997
      @tiagomellotfc4997 Рік тому +2

      Anarquia é uma suposição, um blefe, uma ilusão. 😂😂😂😂😂😂

    • @ARbe-ik9zo
      @ARbe-ik9zo Рік тому

      @@tiagomellotfc4997 falou pouco, mas falou muita merda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é nítido a falta de conhecimento sobre a questão, pra não dizer outra fita kkkkkk

    • @OSRaccon
      @OSRaccon 11 місяців тому +3

      @paposubversivo5818 estarei acompanhando seu canal se falar muito sobre anarquismo

    • @Lkjhhggyyjabel
      @Lkjhhggyyjabel 11 місяців тому

      Exatamente como vamos sobreviver sem regras sem lei sem um líder que bagunça e confusão, tipo quem e cristão eu tem um líder Jesus ,imagine um mundo sem lei cruzes 😅😅​@@tiagomellotfc4997

    • @getthekool1758
      @getthekool1758 11 місяців тому +5

      Anarquía é apenas um caminho mais curto até o comunismo.

  • @alexandrefina8419
    @alexandrefina8419 Рік тому +23

    Um grande pensador dos nossos tempos, que se diz Anarquista e é genial: Noam Chomsky
    (no filme citado no vídeo, eles até comemoram o dia dele como se fosse um natal)

  • @OSRaccon
    @OSRaccon 11 місяців тому +11

    Traga mais sobre Anarquismo por favor

  • @diegogalvaobarros
    @diegogalvaobarros 3 місяці тому +4

    Muito bom o vídeo e para entender melhor como funciona uma sociedade anarquista, um texto meu sobre o assunto:
    Como Funcionaria uma Sociedade Anarquista: Um Modelo Proposto
    Disclaimer: O anarquismo é um conceito amplo e diverso, com diversas interpretações e propostas. O modelo a seguir é uma possível representação de como uma sociedade anarquista poderia funcionar, baseada em alguns dos princípios mais comuns do movimento. É importante ressaltar que não existe um modelo único e definitivo para uma sociedade anarquista, e a implementação de qualquer sistema desse tipo envolveria desafios complexos e debates contínuos.
    Democracia Direta e Participação Popular
    * Assembleias Locais: A base da tomada de decisões seria a assembleia local, onde qualquer pessoa poderia propor ideias e participar das discussões. Essas assembleias poderiam ser organizadas em bairros, comunidades de trabalho ou outros agrupamentos.
    * Escala das Propostas: As ideias propostas poderiam ter abrangência local, municipal, regional ou nacional. A decisão sobre a escala da proposta seria tomada pela assembleia local.
    Representação e Comunicação
    * Delegados Eleitos: Para coordenar as decisões e facilitar a comunicação entre diferentes níveis, delegados seriam eleitos pelas assembleias locais.
    * Divulgação das Ideias: As ideias propostas seriam divulgadas para as demais assembleias através de diversos canais, como intranet, internet, rádio e televisão.
    * Conferências Confederadas: As decisões seriam levadas das assembléias locais para as conferências confederadas, que reuniriam delegados de diferentes níveis (municipal, regional, nacional). Nesses encontros, os resultados das votações nas assembleias locais seriam consolidados.
    Processo Decisório e Transparência
    * Consolidação dos Votos: Os delegados nas conferências teriam a função de consolidar os resultados das votações e divulgá-los para toda a sociedade.
    * Transparência: As conferências seriam filmadas e os resultados das votações seriam amplamente divulgados para garantir a transparência do processo.
    * Limitação do Poder dos Delegados: Os delegados não teriam poder para tomar decisões políticas por conta própria. Sua função seria apenas administrar os resultados das votações. Caso algum delegado tomasse uma decisão política, ele seria removido do cargo e a decisão seria anulada.
    * Minoria e Novas Discussões: A minoria que fosse contrária a uma decisão poderia propor novas discussões e tentar convencer a maioria a mudar de opinião.
    Inovação e Dinamismo
    * Inovação em Massa: A possibilidade de qualquer pessoa propor ideias e a ampla participação nas decisões poderia estimular a inovação em massa.
    * Adaptação Contínua: O sistema seria dinâmico e adaptável, permitindo que novas ideias e soluções surgissem constantemente.
    Em resumo:
    Este modelo propõe uma sociedade anarquista baseada na democracia direta, na participação popular e na tomada de decisões consensuais. A organização em assembleias locais, a eleição de delegados e a realização de conferências confederadas são elementos-chave desse modelo. A transparência, a possibilidade de novas discussões e a valorização da diversidade de ideias são fundamentais para o funcionamento desse sistema.
    Importante: Este é apenas um modelo possível, e a construção de uma sociedade anarquista seria um processo complexo e desafiador, que envolveria a participação ativa de todas as pessoas.

  • @BatataFrita1312
    @BatataFrita1312 Рік тому +25

    Hoje em dia temos exemplos de sociedades anarquistas, Rojava é uma região localizada no norte da Síria. compõem um território de aproximadamente 30 mil Km 2 e possuem uma população em torno de 4,6 milhões de habitantes, maior parte curdos.

    • @paposubversivo5818
      @paposubversivo5818 Рік тому +7

      Pode crer! É muito próximo do anarquismo, da pra usar de norte, mas Rojava é muito plural e complexa. A primavera árabe teve muita inspiração no anarquista estadunidense Boochkin (acho que escreve assim), mas tem muitos outros movimentos e ideologias misturados, o que é natural e até saudável ao meu ver, uma vez que é uma organização que se propõe a ser descentralizada. Mas é o melhor exemplo que temos hoje pra responder como seria uma sociedade anarquista.

    • @lisbonkidz357
      @lisbonkidz357 7 місяців тому

      Não é uma sociedade anarquista. É Confederalismo democrático (que bebeu de influência anarquista municipalista mas também de outras ideologias). Eles mantêm um estado, policia, exército, tribunais etc mas organizam-se de maneira mais horizontal. No entanto há que ter em consideração a cultura curda dado que é uma cultura diferente á occidental (por exemplo, a mulheres estão organizadas em organizações de mulheres e os homens em organizações de homens).

    • @Akinori649
      @Akinori649 2 місяці тому

      Não fico muito confiante sobre Rojava ser anarquista, eles são mais comunalistas. Anarquismo mais próximo é Chiapa e Cherán.

  • @Lhaez110
    @Lhaez110 Рік тому +3

    Muito bom S2 sua liberdade acaba quando vc tira a do outro.

  • @amandalilia7104
    @amandalilia7104 Рік тому +3

    aos 3:53 o que acontece é o seguinte, a partir do momento em que você se torna anarquista, o respeito mutuo vem sempre em primeiro lugar, não tem como haver discordância negativa se você realmente for um anarquista. Você é anarquista ou nâo é! não pode existir um sociedade anarquista com capitalista nela, pois haverá discórdia e acaba não sendo uma sociedade anarquista.

  • @alisontrevisaniflausino
    @alisontrevisaniflausino 6 місяців тому +1

    Adorei a aula professor. Prof, tem o exemplo do EZLN Exercito Zapatista de Libertação Nacional, no Mexico.É uma comunidade liderada pelas pessoas e numa região muito afetada na zona agraria do Mexico, e que é em maioria pessoas indigenas em Chiapo. Eles buscam resistir e enfrentar o capitalismo e a desigualdade social e a invisibilidade do povo originaio, teve origem em 1990 e tem grandes influencias anarquistas. Muito interessante.

  • @odoutrinadorbrasil
    @odoutrinadorbrasil Місяць тому

    PORRA! FINALMENTE ! AGORA SIM EU VI UM CANAL REALMENTE QUE OFEREÇA CONHECIMENTO GRATUITO SEM VENDER O VIÉS IDEOLÓGICO GUELA ABAIXO.
    TÁ DE PARABÉNS JOGADOR CARO!
    IMAGINO A O SENHOR NÃO LECIONE EM NENHUMA UNIVERSIDADE FEDERAL NÉ? PQ É DE MAIS MESTRES COM SEU PERFIL PROFISSIONAL QUE ESSA JUVENTUDE NECESSITA.
    PEACE DUDE✌️

  • @rafaelalmeida6908
    @rafaelalmeida6908 Рік тому +4

    Klaus, seu vídeo é bem didático e atinge o objetivo de mostrar a viabilidade do Anarquismo. Entretanto, você poderia se basear na história. O Anarquismo enquanto uma ideologia política tem historicidade. Alguns pensadores conhecidos como anarquistas não são exatamente anarquistas, como o Stirner, apesar da proximidade ideológica, é anacrônico afirmar que ele era anarquista uma vez que o Anarquismo é uma ideológica que emerge da luta social, mais precisamente da Primeira Internacional. Outro ponto é que o Anarquismo foi e é utilizado como ferramenta dos oprimidos. Houve revoluções de âmbito nacional, como Espanha, Ucrânia, México, Manchúria, seja o Anarquismo sendo a principal ideologia ou influenciando. Atualmente as revoluções e resistência Zapatistas, Curdas e Gregas, tem influência declarada do Anarquismo. O Instituto de Teoria e História Anarquista tem muitas produções que nos ajudam a compreender melhor o Anarquismo. Há também outras compreensões do Anarquismo.

  • @maga7173
    @maga7173 3 місяці тому +1

    Grato.

  • @walquiriasabonge
    @walquiriasabonge Рік тому +4

    Já houve uma tentativa de cidade anarquista numa cidade do Paraná,a Colônia Cecília em 1891 e durou somente 4 anos e acabou pois estavam passando fome.
    Se hoje é difícil entender os ideais anarquistas, o que dizer na época de uma comunidade experimental sem religião, que negava a propriedade individual e queria provar que a produção poderia se dar em um ambiente coletivo, sem chefes ou hierarquia, onde o trabalho era feito conforme as aptidões das pessoas e de acordo com sua vontade. E o mais estranho para um período tão conservador: as mulheres não se casariam e se relacionariam com mais de um homem. As relações seriam baseadas na teoria do amor liberto, sem ciúmes e sem mentira. "Na prática, só existiram dois casos que eles chamaram de casamento poliândrico. A proposta era de que as crianças que nascessem não teriam pai [e por consequência não haveria transmissão de posses] e seriam filhas da comunidade", diz Sanches Neto.
    A questão é que nem todos que moravam na colônia eram simpatizantes dessas ideias. Não tardaram, então, para aparecer descontentamentos e conflitos. "A maior parte dos casais permaneceu monogâmica e as famílias que ali viviam não gostaram de saber que a comunidade ficou estigmatizada de promíscua", afirma Sanches. A ideia de Rossi, porém, era outra: constituir relações puras e abertas entre homens e mulheres. Ele mesmo descreveu que essa intenção havia fracassado. O amor liberto foi tão fracassado que o próprio Rossi acabou se casando e depois retornou à Europa, onde criou os filhos dele e dos outros dois homens que sua mulher teve. Morreu após constituir uma autêntica família burguesa. 3:33

  • @mariannecorfou
    @mariannecorfou Рік тому +4

    Sempre me fiz essa pergunta q o pr9f responde no vídeo! 😊 valeu!

  • @oliviagrangeiro9832
    @oliviagrangeiro9832 4 місяці тому +1

    A raça humana está a anos luz de ter a civilidade para formar uma sociedade livre e organizada!

    • @eusouio
      @eusouio 3 місяці тому +1

      Os políticos são reflexo da humanidade. infelizmente, os brasileiros são mais animais que seres humanos.

  • @leonardosoberbo
    @leonardosoberbo Рік тому

    Uma referência que explana como seria uma comunidade anarquista na prática é A anarquia funciona, de Peter Gelderloos

  • @Joaovitor_rocha6x1
    @Joaovitor_rocha6x1 11 місяців тому +10

    Bom, fico feliz por falarem de anarquismo. Mas é preciso ter cautela em falar que principal fonte é Proudhon. Ele nao era nem anarquista. Uma boa fonte para saber sobre anarquismo é Bakunin, Malatesta, A Plataforma Organizacional. Sugiro verificar os materiais da Coordenação Anarquista Brasileira que tem as revistas Socialismo Libertário que é uma boa fonte

  • @mariliadani1
    @mariliadani1 Рік тому +1

    Conteúdo relevante 👏👏👏👏👏

  • @CorreaThings
    @CorreaThings 8 місяців тому

    Eu acredito que os princípios anarquistas estão ligados as ideias de evolução natural e organização. Ainda não sei com precisão sobre o assunto mas é sempre bom estarmos pensando e evoluindo como sociedade e opiniões adiversas. Pois vivemos em constante mudanças, ja passamos da época absolutista para liberal, mas foi-se necessário. Acredito que os sistemas de anarquia ou conunistas possam serem ideias adotadas quando o mundo se tornar naturalmente sustentável e já não houver mais recursos naturais. Prevejo esse longo mercado de hoje se tornando algo absoleto.

  • @oficinadeestudos6630
    @oficinadeestudos6630 Рік тому +3

    Muito bom!

  • @chapeuzinp5705
    @chapeuzinp5705 Рік тому +5

    Nunca vi uma pessoa tão neutra assim kkkk, bom vídeo e obrigado por tirar umas dúvidas :)

  • @cristianl.p.7795
    @cristianl.p.7795 4 місяці тому

    Ao meu ver é extremamente necessário a internet na construção de comunidades anarquistas. É um modelo de século XXI de se pensar...

  • @MarceloRoberto-jz6wz
    @MarceloRoberto-jz6wz Рік тому

    Cara a sua interpretação foi muito boa, como eu sou um anarquista minha nota 10

  • @MarilenePires-zk1jm
    @MarilenePires-zk1jm 8 місяців тому

    Obrigado por esplica

  • @ruisergiojuniorlinjardi6553
    @ruisergiojuniorlinjardi6553 4 місяці тому +1

    Sou patriota de verdade até os ossos , não sou nacionalista nem fodendo, um governo guiado pela consciência coletiva seria diferente mesmo ,acredito eu de verdade !

  • @frirrempa4651
    @frirrempa4651 3 місяці тому

    Deixei meu like porque é raro um vídeo que não "confunde" anarquismo com libertarianismo e anarcocapitalismo.

  • @gilvelhopunkaqualung9248
    @gilvelhopunkaqualung9248 Рік тому

    Só funciona se vc realmente for um autêntico anarquista. Cada um tem q ser autênticamente aquilo q acredita. Coletivismo ñ funciona em nenhuma esfera. Valeu, professor Carlinhos Brown!!!!! 🥳🥳🥳

  • @lunaakatrixie
    @lunaakatrixie 3 місяці тому

    anarquismo, o melhor e único caminho para a paz ✊

  • @segiobarbosa6042
    @segiobarbosa6042 2 місяці тому

    😊

  • @matews0730
    @matews0730 6 місяців тому

    eu tenho algumas dúvidas, mas uma das principais é: por exemplo, vamos dizer que roubaram a minha bicicleta.quem faria o papel de punir o ladrão ou me ressarcir?eu teria que pagar por isso? se eu pagasse, isso não seria um "imposto"?

    • @cristianl.p.7795
      @cristianl.p.7795 4 місяці тому

      A comunidade lidaria com isso, mas tem que se pensar tb em tentar suprimir o que faz alguém roubar a bicicleta

    • @Akinori649
      @Akinori649 2 місяці тому

      Depende muito da circunstância, em uma sociedade anarco-comunista, onde todos seus desejos são suprimidos através da economia de dádiva, o roubo seria quase inexistente. Mas de fato, dependendo da circunstância do roubo e de como é esse tal ladrão, a comunidade iria lidar com ele de alguma forma através da justiça restaurativa, e iriam de alguma forma tentar fazer ele parar de pensar em roubar.
      Você iria ganhar uma bicicleta, simples assim.
      No anarquismo de mercado seria o mesmo, não teria "imposto", você ganharia a bicicleta que foi roubada de você, provavelmente tendo alguma troca voluntária com mercado mínimo. Mas em uma sociedade coletivista, o trabalho seria muito mais benéfico e não teria hierarquias, então, o roubo continuaria quase inexistente.

  • @HerberteChagas
    @HerberteChagas Рік тому +10

    Gostei da exposição. Mas, vale lembrar que tbm não há nenhum país modelo comunista, que no fim seria uma sociedade sem Estado e mesmo assim é ensinado com uma certeza quase determinista. Ora, se uma sociedade sem Estado não é possível, então o comunismo é impossível tbm. Eu acredito ser perfeitamente possível uma sociedade sem Estado, uma sociedade anarquista, com diversos arranjos que atenderiam às necessidades locais. Para a nossa cabeça acostumada com governos centrais é muito difícil visualizar algo assim, o que demonstra a influência dos dominadores no nosso pensamento e visão de mundo.

    • @camalienator
      @camalienator Рік тому

      mas camarada, nossos objetivos são o mesmo: uma sociedade sem Estado.
      o socialismo é o Estado na mão dos trabalhadores para criarmos as condições para que não haja mais estado, mas para isso, devemos entender que o estado é o 'destacamento armado de homens e prisões como instrumento de opressão de classe', ou seja, na mão da classe trabalhadora, serviria para protegê-la da burguesia e seus avanços internacionais, em legítima defesa na forma do Exército Vermelho, e isso foi demonstrado de forma irrefutável na 2ª guerra mundial, onde a única força de fato capaz de impedir o avanço do capitalismo extremado na forma do eixo, foi a união soviética.
      uma vez que não há mais ameaça imperialista, a necessidade de um Estado é ultrapassada, pois não há mais a necessidade de defender os trabalhadores da burguesia, pois não haverá mais burguesia. sim, é complicado fazer afirmações sobre o futuro, mas esse é o norte político comunista: o fim do Estado.
      Viva a revolução, Camarada! juntos venceremos

    • @johncosta482
      @johncosta482 Рік тому

      A pergunta é com tanta tecnologia não seria mais responsável e possível exercer essas escolhas individuais democráticas a respeito do bem comum ou para alguns indivíduos isso não seria possível por inúmeros fatores.

    • @cristianomallmann3842
      @cristianomallmann3842 9 місяців тому +1

      O 1% que detém o poder econômico e político jamais permitirá pacificamente a democracia direta.

    • @Akinori649
      @Akinori649 2 місяці тому

      Sociedades próximas do anarquismo são Chiapa e Cherán, ambas não tendo hierarquias, provavelmente chegando próximo do conceito voluntário.

  • @matheussantos509
    @matheussantos509 Рік тому

    👏👏👏

  • @Riquezaesucesso1010
    @Riquezaesucesso1010 11 місяців тому

  • @andreygabriel556
    @andreygabriel556 3 місяці тому

    As pessoas tendem muito a confundir anarquia com anomia

  • @gabrielcoimbragalvao1524
    @gabrielcoimbragalvao1524 Рік тому +1

    Up

  • @odoutrinadorbrasil
    @odoutrinadorbrasil Місяць тому

    DURANTE SUA AULA ME VÉIO AUTOMATICAMENTE A CONCLUSÃO DE Q: O ANARQUISMO É A VERDADEIRA DEMOCRACIA., NÃO ESSA FALSA Q NÃO PASSA DE DITADURA DISFARÇADA DE TAL,UM ENGODO!
    E NA MINHA OPINIÃO IDENTIFICO NO BRASIL AS TRIBOS INDÍGENAS O PRINCIPAL EXEMPLO QUE MAIS SE APROXIMA DO ANARQUISMO.(Índio de verdade,tá ligado?).

  • @user-ssuss
    @user-ssuss 7 місяців тому

    Que bagunça de sociedade

  • @cristianopedrodossantos4989
    @cristianopedrodossantos4989 Рік тому +1

    Eu entendi eu irei me candidatar a presidente da República e irei plantar o Anarquista

  • @gabrielnarck9403
    @gabrielnarck9403 15 днів тому

    Anarquismo até é bom, mas não se compara ao comunismo que de longe é o melhor modelo político já feito

  • @omeninorafa4663
    @omeninorafa4663 8 місяців тому +1

    Pelo que estudei o único estado que já foi anarquista foi Israel. #les não tinham um rei. pq Deus quiz assim. Não povo olhou para as nações vizinha e achou que não tava boa. e pediram um rei e Deus assim permitiu

  • @ricardo6691
    @ricardo6691 Рік тому

    "não teria igreja"...esse ponto parece controverso.

    • @elsontheodoro1079
      @elsontheodoro1079 Рік тому +17

      Não ter igreja não significa não ter religião. Religião é uma parte da cultura de cada povo. Todos são livres para adorar uma divindade, porém no anarquismo vê-se como uma forma de exploração da fé uma casa religiosa.
      Alguns autores anarquistas como Tolstoi escrevem sobre o assunto, caso queira conhecer um pouco mais.

    • @TheFracktall
      @TheFracktall Рік тому +11

      ​@@elsontheodoro1079sim com certeza, "Igrejas" nada mais é doq a verticalização e institucionalização da religiosidade de um povo.

    • @ricardo6691
      @ricardo6691 10 місяців тому

      Qual o livro do Tolstoi?​@@elsontheodoro1079

  • @marciokasparschmidt5678
    @marciokasparschmidt5678 3 місяці тому

    Repare quê, ninguém refuta o anarquismo com uma antítese a tese de forma correta. O desconhecido/ignorância do q é o anarquismo é algo metodicamente implementado. Principalmente nas escolas.

  • @creuzapereira596
    @creuzapereira596 Рік тому

    O que os anarquistas fariam com os que não gostam de trabalhar se não teriam governo para sustenta-los?

    • @lucasdenis223
      @lucasdenis223 Рік тому +10

      não existiria essa dúvida. Veja bem, se a pessoa não deseja contribuir c a sociedade, pq o governo teria responsabilidade de auxiliar?

    • @Seth_nihil
      @Seth_nihil Рік тому +5

      passaria fome uai, não trabalha não come

    • @daniellocatelli_
      @daniellocatelli_ Рік тому +17

      Pense você mesmo. Não tem fórmula pronta. Cada região seria de uma maneira diferente. Se você fosse anarquista, tomando por base a explicação do professor e as leituras que você fez sobre o anarquismo, qual seria sua sugestão para colocar em assembléia/coletiva para quem não queria trabalhar? Não existe uma só democracia na prática, assim como não existe um só anarquismo na prática.
      Numa sociedade anarquista, onde o trabalho seria autogestionado e não voltado ao lucro, mas para produzir o necessário para aquela região, o trabalho não seria como é hoje no capitalismo. O número de pessoas que não gostariam de trabalhar seria mínimo, esses poucos que não querem trabalhar provavelmente iam querer socializar com seus amigos e familiares, para isso, teria que estar próximo de pessoas que trabalham, esses amigos e familiares conversariam e convenceriam ele que trabalhar é melhor, portanto, quem não trabalhasse ia ser mal visto... Enfim, poderia ter algumas restrições para quem com a plena capacidade não quisesse colaborar em nada com o coletivo...

    • @paposubversivo5818
      @paposubversivo5818 Рік тому +8

      ​@@daniellocatelli_Cara sua resposta foi muito boa! As pessoas esperam muito por fórmulas prontas pros problemas. E são sempre 3 perguntas: E quem não quer trabalhar?
      E a polícia?
      E a igreja?
      É muito medo da liberdade, me parece.

    • @francisco7jcs
      @francisco7jcs Рік тому

      ​@@daniellocatelli_Questiono o que escreveu. Só faz sentido intelectualmente, mas a realidade não funciona assim. As pessoas não são máquinas repetitivas e obedientes, são imensamente mais complexas e caóticas, tem as suas neuroses e preconceitos vários, são tendenciosamente burguesas e narcisistas, procuram poder e importância, bem como a segurança na compulsão aquisitiva e gastam as suas vidas na busca e consecução de vantagens pessoais em relação aos demais. Não sou eu que o digo, é um facto que ocorre por todo o lado e bem á nossa frente. Os meios corretos utilizados pelas pessoas erradas, no fim dão sempre errado. Com que pessoas tenciona implementar hoje o anarquismo na sociedade?

  • @hamiltonricharomano2623
    @hamiltonricharomano2623 Рік тому

    E quem iria comandar as assembléias? Nos condomínios de prédios ninguém participa. Utopia, no meu modo de ver.

    • @yuribone_
      @yuribone_ Рік тому +8

      Se houvesse uma experiência anarquista e ela fosse aplicada desde o princípio numa sociedade, as pessoas estariam acostumadas a participar e se envolver mais nessas questões. No modo atual em que vivemos muita gente não tem esse costume pela própria individualidade pregada pelo capitalismo, que não cria esse senso de decisão e solução coletiva.

    • @bartalan9028
      @bartalan9028 Рік тому

      concordo @@yuribone_

    • @andreygabriel556
      @andreygabriel556 3 місяці тому

      Parece utopia por culpa do capitalismo, onde as pessoas perderam o costume de ter participação ativa de decisões até por estarem cansados demais se matando de trabalhar para consegui apenas sobreviver

  • @sng6lvr
    @sng6lvr Рік тому

    como poderíamos viver sem policiais?

    • @hernanifabiano7741
      @hernanifabiano7741 Рік тому +17

      O fato de não haver policiais não significa lá liberar balbúrdia, bagunça. A polícia serve o Estado e não ao cidadão. Se Anarquista não quer dizer que se passe a mão na cabeça das pessoas, de bandidos, etc. Se houver a necessidade de combater algo, isto será feito. Não será entregue uma rosa nas mãos de um estuprador e deixá-lo ir embora feliz. No anarquismo não há um agente central, para comandar, mas todos dando as suas opiniões. E não, não vamos roubar de ninguém. As pessoas tem a isto, perder seus bens, principalmente os que mais o tem. Voltando a questão, a policia é subserviente ao Estado, defende os interesses deste(que defende os interesses de outros, ricos, corruptos, ladrões,etc).

    • @paposubversivo5818
      @paposubversivo5818 Рік тому +6

      Dá uma pesquisada em como funciona em Rojava, mas basicamente haveria um organização para cuidar da segurança. Importante lembrar que o anarquismo é também crítico ao sistema penitenciário e muitas vezes até o punitivismo. Substituindo esse por justiça restaurativa. Dá um nó na cabeça, mas basicamente, quando pensar em anarquismo tenta entender que ausência de Estado não significa ausência de organização ou ordem, saca?

    • @francisco7jcs
      @francisco7jcs Рік тому +2

      Naturalmente da forma como vivemos hoje, são necessárias forças policiais. Se criamos uma sociedade enraizada na competição feroz, na exploração, no lucro e na avidez, acabamos por ser vitimas desse próprio sistema que criamos. As forças policiais são necessárias, para defender o sistema das vítimas que a sua desordem gera.

    • @L-u-c-a-ss
      @L-u-c-a-ss 9 місяців тому

      ​@@francisco7jcsNão é só isso. Não tem como não ter polícia...
      Na anarquia, haverá.

    • @Akinori649
      @Akinori649 2 місяці тому

      @@L-u-c-a-ss Não irá ter polícia na anarquia, vai ter milícias para autodefesa e proteção popular.

  • @kaaaos_ff
    @kaaaos_ff Рік тому

    Hahahah só um anarquista sabe falar sobre o anarquismo..

  • @ubirajuniorvieirabrandao7162
    @ubirajuniorvieirabrandao7162 Рік тому +4

    Coperativa isso não é Anarquia é sim socialismo é comunismo

    • @xAndreFagundesx
      @xAndreFagundesx Рік тому

      Está tudo interligado jovem gafanhoto! 🏴🚩

    • @arrascadoamassa9999
      @arrascadoamassa9999 Рік тому +3

      comunismo é anarquismo mas com filosofia e modo um pouco diferente

    • @cristianmelo7732
      @cristianmelo7732 Рік тому +2

      ​@@arrascadoamassa9999comunismo não é anarquismo duas ideologia diferentes.

    • @filipemb9995
      @filipemb9995 Рік тому +2

      Fala isso pro proudhon então

    • @andreygabriel556
      @andreygabriel556 3 місяці тому

      Os dois sao bem parecidos mesmo, mas não iguais

  • @pedrosherpa5848
    @pedrosherpa5848 Рік тому +3

    Anarcocapitalismo é o verdadeiro anarquismo

    • @yoshikagekira8414
      @yoshikagekira8414 9 місяців тому +4

      💀

    • @Kovaknup
      @Kovaknup 9 місяців тому +3

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @RENAN-yd3ge
      @RENAN-yd3ge 9 місяців тому

      Anarcocapitalismo é uma piada de mau gosto

    • @cristianl.p.7795
      @cristianl.p.7795 4 місяці тому

      Anarcocapitalismo no Brasil virou Bolsonaro-capitalismo que aceita bitcoin.

    • @grandehomem6458
      @grandehomem6458 4 місяці тому

      Não necessariamente, mas virou uma parada de conservador, Você pode ver, o cara que Levou o Bitcoin ao brasileiro com maior intensidade foi Daniel fraga, um libertário ancap que odiava com toda as forças os socialistas e os conservadores​@@cristianl.p.7795