"Quando você pede uma coisa de um outro você não tá pedindo aquilo que ele vai dar, você tá pedindo aquilo que você fantasiou à respeito da sua memória daquilo" (MANÚ, 2019).
Bom dia, Manu! bom dia a todos! Sua fala sobre a bala 7 belo me remeteu a uma lembrança que é muito presente em mim. Eu devia ter uns 12 anos, fui à praia num fim de tarde com minha mãe e meu irmão. Praia não era novidade, morávamos em Copacabana, mas ir naquele horário era novo. Foi uma tarde muito gostosa, fiquei com aquela sensação em mim e quis repetir. Até que repetimos uns dias depois e... puf!... nada demais. Eu queria sentir de novo o que senti, mas não aconteceu. Então não foi a praia, ou o horário, ou com quem eu estava. Era como aquilo tudo, naquele dia, seja lá por quais conjuntos de fatores, se manifestou em mim. Hoje sei que as experiências que tenho precisam ser sentidas com intensidade no momento delas, porque pode ser raro demais. Não crio tantas expectativas no objeto porque sei que, no fundo, no fundo, o mais importante foi/é o que a experiência me provoca. Obrigada, sempre, pelos vídeos.
Pensar é um dos maiores prazeres da vida, talvez o maior. E também é um dos maiores exercícios de liberdade, talvez o maior. Pra mim é o maior. Mas tem outras formas de pensamento, além do verbal e discursivo: tem o pensamento matemático, o plástico, o espacial... Algumas pessoas preferem o discursivo, e sentem grande prazer com isso. É o meu caso. Mas percebo claramente que nem todos são assim. Algumas pessoas, por exemplo, preferem o sensorial, como forma de aprender e se relacionar. Elas não ficam elaborando racionalmente. Se vc ficar impondo isso a elas, vc vai lhes impor o inferno kkkk Mas pra mim, o que vc fala, Manu, faz todo o sentido. Pensar, elaborar, reelaborar e ter DRs é um grande exercício de liberdade sim. Desde que vc banque sua independência de pensamento e posicionamento perante o outro. Ou não?
Eu voltei a tratar depressão (mês 11), aconteceram coisas que me forçaram a isso, mas o "dose diária" tem me ajudado a pensar varias coisas. GRATIDÃO! Já estou com saudades!!
Sim Manu! Nos outros videos pensei que eu nao concordava com sua ideia de liberdade, mas acho que era como eu tinha pensado. Liberdade é criatividade, apropriação do que herdamos da aprendizagem inconsciente, elaboração disso e reconfiguraçao para criar novas escolhar e habitos que nos são proprios, nao apenas herdados, como o artista faz com a tradiçao q ele pertence! Obrigado por esse video. É um video pra levar pra relaçao! 😂 Bom dia!
Muito interessante seu conceito de liberdade, realmente concordo plenamente porque repetir as ambivalências é uma espécie de condenação, tenho uma baixa autoestima crônica que carrego comigo desde muito cedo, e as experiências que tive tanto em terapia quanto na vida me mostraram como responder aos ataques internos e não reagir a partir deles, o que é libertador, pois me abriu leque para que eu fosse mais satisfeito na minha carreira, nas minhas relações, me dando maior capacidade de arriscar de maneira saudável.
Manu " do céu" ~ hahaha que vídeo fantástico!!!🖤 Explicar de forma tão didática/ clara a confusão q fazemos e na armadilha q caímos em confundir liberdade com tiraria foi ( + um) grande presente q nos proporcionou. Quase todos os dias envio para a minha filha q tem 19 anos um vídeo do DD, ele serve igualmente para ambas ~ mãe e filha! ♥️
Fantástico esse vídeo, Manu... também enxergo a liberdade assim. Pra mim, vai no mesmo sentido da frase: “Disciplina é liberdade”. Um amplo campo de percepção (sobre si e sobre o mundo) + possibilidade da “não escolha”.
Manu, te acompanho desde os primeiros vídeos, quando o Dose Diária acabar vou reassistir e fazer um caderno de anotações sobre tudo que aprendi com você!
Eu entendo bem essa relação. Inclusive os vídeos dessa semana não tenho visto inteiro porque estou com dificuldade de aceitar que o Dose Diária vai acabar. É como se eu tivesse me afastando aos poucos para sofrer menos. O mais louco é observar isso e ainda assim continuar com esse processo de não concluir os vídeos. Haha mas entendo que tudo cumpre um propósito, atinge sua meta e finda.
Manu, vc gosta de animação? Eu gosto e terminei Neon Genesis Evangelion esses dias, e fiquei admirada com a profundidade e como os conceitos de identidade, autoconhecimento, e a psicanálise são tratados. Recomendo vc tentar! Mas seja paciente porque ele começa a adentrar esse campo depois do episódio 15. hahaha
Só de enxergar a liberdade dessa maneira já é libertador, hahaha. Eu amo discutir a relação, amo analisar e reconhecer a pessoa, faço o exercício do auto conhecimento, tento não me sabotar, evoluir como pessoa, me reconhecer e melhorar, me perdoar, me aceitar, sou bem profunda e TB adoro falar, aí encontrei esse canal, nunca me identifiquei tanto com uma pessoa como tú, amei!! Um bejô procê e pra Flô😘❤️
Amo o dose diária. Mtas narrativas foi reconfortante para mim, no sentido de ñ se sentir isolada em alguns pontos colocados em cada video, outros videos foram instigante para pensar melhor , se entender e tals. ASSISTIA aleatoriamente ..e dps dando likes . SAIBA QUE Eu qse nao comentava ...mas fiz variso come tarios internos e os dialogos foram bom pakas . Indeacritivel...pq eh algo que nao tem fim. Meu mtooo obg
Manu, será que vale um vídeo sobre liberdade vs. felicidade (a la Beauvoir)? Fiquei com um pouco de pena da discussão sobre liberdade (tão central) ficar na segunda parte do vídeo... A segunda parte do vídeo é realmente mtomto boa :) Obrigada!
UAU! Eu amei essa reflexão! Eu nunca havia pensado na liberdade sob esse ponto de vista. Que delícia. Vou refletir muito sobre a liberdade de não estar preso à satisfação das minhas demandas. Muito obrigado, Manu
Oi! Acompanho o dose diária há alguns meses e hoje me surgiu uma dúvida/ideia, não sei se você já falou sobre isso ou se alguém já te perguntou a mesma coisa. Por acaso você já considerou escrever um livro em forma de crônicas? Dividindo por assunto, seguindo os seus próprios vídeos desse projeto e condensando isso tudo em um material que seria repleto de referências e indicações de leituras, além dos seus próprios pensamentos baseados em muito estudo? Eu adoraria ler, sou muito mais dos livros do que dos vídeos, apesar de ter gostado muito de assistir vários deles. Abraços e parabéns por esse ciclo que se finaliza!
Gostei! Mas gostaria Manu que vc discutisse com mais profundidade o conceito de Liberdade na relaçao conjugal... para eu entender de forma clara. Exemplos e tal. Um supertema.
Excelente vídeo! Minha dificuldade é entender até que momento, em uma relação, vale continuar " exercitando a liberdade " e qual o momento de parar porque algo já não te faz bem ( a ponto de não se extrair tantos aprendizados). Não se tem uma receita pra isso, claro, mas esse limite é bem obscuro...
Quando eu cheguei aqui tudo era mato (havia pouco mais de 7 mil inscritos) e, livremente, estive presa a este canal desde então. A repetição da dose diária de elaboração da vida deixará órfãos... :/
Manu, gratidão imensa pelo Dose Diária, que vídeo tão esclarecedor das nossa relações de uma forma geral. Tenho aprendido muito com seus vídeos. Muita luz pra tu e a Flor!!!!
E se você elabora, tem as suas percepções a respeito de tudo que está acontecendo e do que precisa ser reformulado pra que haja a não repetição desses ciclos mas a outra pessoa não o faz? O que fazer quando o outro não questiona, não se renova e nega suas percepções e repetições? O que fazer quando o outro não se renova de acordo com as necessidades do próprio crescimento e da manutenção da relação, fazendo parecer que as coisas não saem do lugar, não se atualizam?
Pessoal, recomendo uma sabatina Flor e Manú. Desde que conheci o canal tenho feito isso nos finais de semana. 😉 Manú, escreve um livro com esses conteúdos. Sempre fico imaginando suas falas em livro.
Manu, eu acho q a teoria é linda, perfeita, mas q a prática é diferente. Concordo com vc, porém, acho q vc encontrou uma companheira q, pelo menos nesse aspecto, de questionar a relação a partir do auto-conhecimento p o bem de ambos, concorda c vc. Mas às vezes eu pensava assim como vc e o outro, talvez por dificuldade de falar, de se expressar, de dialogar, por estar cansado não aceitava discutir, os homens preferem ir empurrando a relação c a barriga. Parece q vc é exceção. O q aconteceu foi q eu perdi a paciência de tentar sozinha. Entendeu ?
Esse comentário seu é o que eu gostaria de ter feito. Me parece que nós mulheres pegamos uma onda de emancipação e elaboração de nós mesmas que os homens (em sua maioria) simplesmente ignoram. E a gente está chegando em uma exaustão que tem impossibilitado a gente de se relacionar de novo.
Concordo inteiramente contigo! Difícil encontrar um homem que esteja aberto a esse caminho de descoberta de si e que o faça também na relação com a parceira. Na minha experiência não conheci.
Adorei o vídeo. Fiquei me perguntando, se somos mais livres/abertos conforme aprendemos mais coisas sobre o mundo, por que as pessoas mais velhas tendem a ser mais fechadas? Porque não houve elaboração? Abraços
quando ele foi pegar o livro na estante, só eu tive a impressão que, até agora, em todos os vídeos, a estante parecia muito mais afastada? o bug foi certo
Você é incrível!!! Eu gostaria de saber o que eu posso ler em termos de filosofia para me conhecer melhor pra quebrar esses limites do que eu desconheço entende, barreiras que me fazem "escolher" de forma de não livre sempre o mesmo prato. Saberia me dizer por que leitura deve começar?
Bom ver você refletindo sobre um assunto sem a Flor , porque quando ela está surgem muitos preconceitos na fala dela e se revela um ódio profundo dela sobre os homens, ela te cala e te pune diversas vezes durante as falas pelo rancor introjetado em seu subconsciente pela figura masculina.
"Quando você pede uma coisa de um outro você não tá pedindo aquilo que ele vai dar, você tá pedindo aquilo que você fantasiou à respeito da sua memória daquilo" (MANÚ, 2019).
Bom dia, Manu! bom dia a todos!
Sua fala sobre a bala 7 belo me remeteu a uma lembrança que é muito presente em mim. Eu devia ter uns 12 anos, fui à praia num fim de tarde com minha mãe e meu irmão. Praia não era novidade, morávamos em Copacabana, mas ir naquele horário era novo. Foi uma tarde muito gostosa, fiquei com aquela sensação em mim e quis repetir. Até que repetimos uns dias depois e... puf!... nada demais.
Eu queria sentir de novo o que senti, mas não aconteceu. Então não foi a praia, ou o horário, ou com quem eu estava. Era como aquilo tudo, naquele dia, seja lá por quais conjuntos de fatores, se manifestou em mim.
Hoje sei que as experiências que tenho precisam ser sentidas com intensidade no momento delas, porque pode ser raro demais.
Não crio tantas expectativas no objeto porque sei que, no fundo, no fundo, o mais importante foi/é o que a experiência me provoca.
Obrigada, sempre, pelos vídeos.
Pensar é um dos maiores prazeres da vida, talvez o maior. E também é um dos maiores exercícios de liberdade, talvez o maior. Pra mim é o maior. Mas tem outras formas de pensamento, além do verbal e discursivo: tem o pensamento matemático, o plástico, o espacial... Algumas pessoas preferem o discursivo, e sentem grande prazer com isso. É o meu caso. Mas percebo claramente que nem todos são assim. Algumas pessoas, por exemplo, preferem o sensorial, como forma de aprender e se relacionar. Elas não ficam elaborando racionalmente. Se vc ficar impondo isso a elas, vc vai lhes impor o inferno kkkk
Mas pra mim, o que vc fala, Manu, faz todo o sentido. Pensar, elaborar, reelaborar e ter DRs é um grande exercício de liberdade sim. Desde que vc banque sua independência de pensamento e posicionamento perante o outro. Ou não?
Eu voltei a tratar depressão (mês 11), aconteceram coisas que me forçaram a isso, mas o "dose diária" tem me ajudado a pensar varias coisas. GRATIDÃO! Já estou com saudades!!
Já estou morreeeeeeeendo de saudade!!! O que será da gente sem o dose diária?! Juro!
Vou assistir tudo desde o começo, repetidas vezes.😁
@@priscillab.penayo521 Vou maratonar!!! Rsrs
@@natalie_pcardoso é o jeito né?! O importantr é que podemos aproveitar essa preciosidade que foi registrada aqui no UA-cam. 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Se eu estiver em outro relacionamento no futuro, vou me lembrar de apresentar esses vídeos para o Mozão. Obrigada Manu.
Sim Manu! Nos outros videos pensei que eu nao concordava com sua ideia de liberdade, mas acho que era como eu tinha pensado. Liberdade é criatividade, apropriação do que herdamos da aprendizagem inconsciente, elaboração disso e reconfiguraçao para criar novas escolhar e habitos que nos são proprios, nao apenas herdados, como o artista faz com a tradiçao q ele pertence! Obrigado por esse video. É um video pra levar pra relaçao! 😂 Bom dia!
Mais um vídeo pra aliviar os nossos corações 💜
Muito interessante seu conceito de liberdade, realmente concordo plenamente porque repetir as ambivalências é uma espécie de condenação, tenho uma baixa autoestima crônica que carrego comigo desde muito cedo, e as experiências que tive tanto em terapia quanto na vida me mostraram como responder aos ataques internos e não reagir a partir deles, o que é libertador, pois me abriu leque para que eu fosse mais satisfeito na minha carreira, nas minhas relações, me dando maior capacidade de arriscar de maneira saudável.
Manu " do céu" ~ hahaha que vídeo fantástico!!!🖤
Explicar de forma tão didática/ clara a confusão q fazemos e na armadilha q caímos em confundir liberdade com tiraria foi ( + um) grande presente q nos proporcionou.
Quase todos os dias envio para a minha filha q tem 19 anos um vídeo do DD, ele serve igualmente para ambas ~ mãe e filha! ♥️
Fantástico esse vídeo, Manu... também enxergo a liberdade assim. Pra mim, vai no mesmo sentido da frase: “Disciplina é liberdade”. Um amplo campo de percepção (sobre si e sobre o mundo) + possibilidade da “não escolha”.
amo esse verso. faz total sentido pra mim.
Manu, te acompanho desde os primeiros vídeos, quando o Dose Diária acabar vou reassistir e fazer um caderno de anotações sobre tudo que aprendi com você!
Ótima ideia!
Excelente! Atualmente, concordo com essa perspectiva, e é muito libertador esse conhecimento.
Obrigada, Emanuel!
Eu entendo bem essa relação. Inclusive os vídeos dessa semana não tenho visto inteiro porque estou com dificuldade de aceitar que o Dose Diária vai acabar. É como se eu tivesse me afastando aos poucos para sofrer menos. O mais louco é observar isso e ainda assim continuar com esse processo de não concluir os vídeos. Haha mas entendo que tudo cumpre um propósito, atinge sua meta e finda.
Eu também comecei a ver o dose diária em outros momentos que não no café da manhã. Engraçado como nós criamos mecanismo para lidar com as perdas.
Tenho um amigo que outro dia falou.. "vc tá muito adiantada na série... Tô na primeira temporada,.." , kkkk vou ouvir... Começou musiquinha 😘
Mariana Jacques hahahaha
Que lindo isso" de não separar ser da elaboração isso... é viver..... " video maravilhoso. Manu... Vc organiza meus pensamentos....
Acho q esse vídeo serve p todo ser humano aprender a conviver nas relações, assim como eu estou aprendendo...
Manu, vc gosta de animação? Eu gosto e terminei Neon Genesis Evangelion esses dias, e fiquei admirada com a profundidade e como os conceitos de identidade, autoconhecimento, e a psicanálise são tratados. Recomendo vc tentar! Mas seja paciente porque ele começa a adentrar esse campo depois do episódio 15. hahaha
Só de enxergar a liberdade dessa maneira já é libertador, hahaha. Eu amo discutir a relação, amo analisar e reconhecer a pessoa, faço o exercício do auto conhecimento, tento não me sabotar, evoluir como pessoa, me reconhecer e melhorar, me perdoar, me aceitar, sou bem profunda e TB adoro falar, aí encontrei esse canal, nunca me identifiquei tanto com uma pessoa como tú, amei!! Um bejô procê e pra Flô😘❤️
Não sou psicólogo, mas acho fascinante a área da psicologia, achei incrível esse vídeo por se tratar de ter um embasamento técnico. Parabéns!
Amo o dose diária. Mtas narrativas foi reconfortante para mim, no sentido de ñ se sentir isolada em alguns pontos colocados em cada video, outros videos foram instigante para pensar melhor , se entender e tals. ASSISTIA aleatoriamente ..e dps dando likes . SAIBA QUE Eu qse nao comentava ...mas fiz variso come tarios internos e os dialogos foram bom pakas . Indeacritivel...pq eh algo que nao tem fim. Meu mtooo obg
Emanuel, teu conteúdo é uma grande prestação de serviço!! Muito obrigada pela iniciativa e disponibilidade!
Manu, será que vale um vídeo sobre liberdade vs. felicidade (a la Beauvoir)? Fiquei com um pouco de pena da discussão sobre liberdade (tão central) ficar na segunda parte do vídeo... A segunda parte do vídeo é realmente mtomto boa :) Obrigada!
Liberdade a partir da consciência, e a partir daí exercer o poder de escolha né?
Gostei deste ponto d vista. ♥️
UAU! Eu amei essa reflexão!
Eu nunca havia pensado na liberdade sob esse ponto de vista. Que delícia.
Vou refletir muito sobre a liberdade de não estar preso à satisfação das minhas demandas.
Muito obrigado, Manu
Parabéns pelo canal, foi uma descoberta muito feliz pra mim como estudante de psicologia e como pessoa, faz um ótimo conteúdo
Oi! Acompanho o dose diária há alguns meses e hoje me surgiu uma dúvida/ideia, não sei se você já falou sobre isso ou se alguém já te perguntou a mesma coisa. Por acaso você já considerou escrever um livro em forma de crônicas? Dividindo por assunto, seguindo os seus próprios vídeos desse projeto e condensando isso tudo em um material que seria repleto de referências e indicações de leituras, além dos seus próprios pensamentos baseados em muito estudo? Eu adoraria ler, sou muito mais dos livros do que dos vídeos, apesar de ter gostado muito de assistir vários deles. Abraços e parabéns por esse ciclo que se finaliza!
Bruna Beatriz Gabriel acho que seria uma ótima ideia. Mas muito trabalho também...
Com certeza, o dose diária também me parece dar um trabalhão para vc! Sigo te acompanhando por aqui :)
Gostei! Mas gostaria Manu que vc discutisse com mais profundidade o conceito de Liberdade na relaçao conjugal... para eu entender de forma clara. Exemplos e tal. Um supertema.
Excelente vídeo! Minha dificuldade é entender até que momento, em uma relação, vale continuar " exercitando a liberdade " e qual o momento de parar porque algo já não te faz bem ( a ponto de não se extrair tantos aprendizados). Não se tem uma receita pra isso, claro, mas esse limite é bem obscuro...
10 😍 contagem regressiva
"Cansativo é ser condenado a repetir" 🐎🦓🐽
Tou achando que 2020 vai rolar vale a pena ver de novo dose diária.
Que ironia este 2020 que se vaii
A gente começa com esperança né, mas olhando pra trás.. (estando já em 2021, pós início da pandemia).
Muito bacana seu trabalho, tenho acompanhado agora em 2020. Muita coragem se jogar no espaço experimental, se arriscar nesse mundo virtual-real.
Quando eu cheguei aqui tudo era mato (havia pouco mais de 7 mil inscritos) e, livremente, estive presa a este canal desde então. A repetição da dose diária de elaboração da vida deixará órfãos... :/
Manu, gratidão imensa pelo Dose Diária, que vídeo tão esclarecedor das nossa relações de uma forma geral. Tenho aprendido muito com seus vídeos. Muita luz pra tu e a Flor!!!!
E se você elabora, tem as suas percepções a respeito de tudo que está acontecendo e do que precisa ser reformulado pra que haja a não repetição desses ciclos mas a outra pessoa não o faz? O que fazer quando o outro não questiona, não se renova e nega suas percepções e repetições? O que fazer quando o outro não se renova de acordo com as necessidades do próprio crescimento e da manutenção da relação, fazendo parecer que as coisas não saem do lugar, não se atualizam?
“A verdadeira felicidade só existe quando é compartilhada.” Into the wild (ASSISTAM ESSE FILME)!!! E OUÇAM O SOUNDTRACK TBM *_*
MUITO OBRIGADA!
Pessoal, recomendo uma sabatina Flor e Manú. Desde que conheci o canal tenho feito isso nos finais de semana. 😉
Manú, escreve um livro com esses conteúdos. Sempre fico imaginando suas falas em livro.
Manu, eu acho q a teoria é linda, perfeita, mas q a prática é diferente. Concordo com vc, porém, acho q vc encontrou uma companheira q, pelo menos nesse aspecto, de questionar a relação a partir do auto-conhecimento p o bem de ambos, concorda c vc. Mas às vezes eu pensava assim como vc e o outro, talvez por dificuldade de falar, de se expressar, de dialogar, por estar cansado não aceitava discutir, os homens preferem ir empurrando a relação c a barriga. Parece q vc é exceção. O q aconteceu foi q eu perdi a paciência de tentar sozinha. Entendeu ?
Esse comentário seu é o que eu gostaria de ter feito. Me parece que nós mulheres pegamos uma onda de emancipação e elaboração de nós mesmas que os homens (em sua maioria) simplesmente ignoram. E a gente está chegando em uma exaustão que tem impossibilitado a gente de se relacionar de novo.
Eu me declaro exausta. Passei o ano de 2019 fechada p balanço.
Me senti contemplada
Concordo inteiramente contigo! Difícil encontrar um homem que esteja aberto a esse caminho de descoberta de si e que o faça também na relação com a parceira. Na minha experiência não conheci.
Será q existe !???
olá Manuel, sou grande fá do seu discurso...gostaria de que falasse sobre relacionamento aberto, é possível? abs
Adorei o vídeo. Fiquei me perguntando, se somos mais livres/abertos conforme aprendemos mais coisas sobre o mundo, por que as pessoas mais velhas tendem a ser mais fechadas? Porque não houve elaboração? Abraços
Manu você me ajuda tanto. obrigada!
quando ele foi pegar o livro na estante, só eu tive a impressão que, até agora, em todos os vídeos, a estante parecia muito mais afastada? o bug foi certo
Você é sensacional.
Você é incrível!!! Eu gostaria de saber o que eu posso ler em termos de filosofia para me conhecer melhor pra quebrar esses limites do que eu desconheço entende, barreiras que me fazem "escolher" de forma de não livre sempre o mesmo prato. Saberia me dizer por que leitura deve começar?
Excelente!!! Muito obrigada!!!
Adorei essas reflexões
Amo demais, bom dia💛
O dose diária fará muita falta
Mto bom! Sigo o canal há pouco tempo. Tem jeito de assistir o Dose Diaria desde o primeiro, cronologicamente?
Dulce Caliento sim. Vai nas playlists!
Achei! Obrigada!! 😊
Atemporal....
👏👏
Mega blasttter!!! ❤️
ótimo
Manu, mandei uma mensagem pra você no instagram, seria eternamente grata se você tentasse me ajudar.
❤️
Bom ver você refletindo sobre um assunto sem a Flor , porque quando ela está surgem muitos preconceitos na fala dela e se revela um ódio profundo dela sobre os homens, ela te cala e te pune diversas vezes durante as falas pelo rancor introjetado em seu subconsciente pela figura masculina.
menina são pontos de vista diferentes mais chegam na mesma conclusão