RELACIONAMENTO ABUSIVO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 гру 2024

КОМЕНТАРІ • 89

  • @arianedosanjos5150
    @arianedosanjos5150 5 років тому +25

    Num raciocínio bem simplório aqui, que loco o medo do abandono num caso em que a pessoa já se encontra abandonada!

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 5 років тому

      @Ariane Dos Anjos, e não é vdd? A pessoa acha que já está meredno tudo aquilo e é uma bobagem. Ai, vc gosta de ler? *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @Simone.Lemos.
    @Simone.Lemos. 5 років тому +23

    Minha mãe sabia que queria se separar do meu pai logo que meu irmão mais novo nasceu, mas eles só foram se divorciar quando ele fez 24 anos. Foram 27 anos de casados. O casamento não era violento, mas era frio e distante, com meu pai sendo a “estrela” da família e minha mãe ficando em segundo plano. Em alguns momentos eles pensaram em divórcio, mas ficaram juntos “pelos filhos”.
    O referencial de mulher que eu tenho é de alguém forte para encarar as situações práticas da vida mas muito submissa na relação afetiva. Eu entendo minha mãe, ela ficou órfã aos 20 anos e realmente não tinha uma estrutura familiar e de amigos para servir de amparo. Mas infelizmente eu acabei reproduzindo os comportamentos dela nas minhas relações. De uma maneira bizarramente inconsciente, acabei me colocando numa situação de desamparo e isolamento. Apesar de eu ter uma estrutura boa de família e amigos na minha cidade natal, já tem alguns anos que moro sozinha em outra cidade, tendo me mudado por aprovação em concurso. No fim das contas, levo esse meu desamparo e carência para os relacionamentos afetivos, tendendo a me colocar em situações de submissão aos desejos, tempo e disposição do outro.
    Por um lado, parece nobre (romântico) insistir numa relação duradoura, ainda mais sob o pretexto de que é pelos filhos. Mas é preciso pensar em que tipo de referenciais os pais estão dando sobre relação afetiva, sobre o que é um casamento, o que é ser esposa, ser marido, ser mulher, homem, etc. Pois são nesses referencias que os filhos vão se basear para construir as próprias relações.

    • @Ana-oc3dt
      @Ana-oc3dt Рік тому

      Que bom você ter lucidez de tudo isso. É um processo.

  • @cristinafoz9024
    @cristinafoz9024 Рік тому +1

    Se não buscar saber o que acontece que mantém a pessoa num relacionamento abusivo, se não buscar a raiz do que leva a se manter no lugar em que está, toda vez que iniciar um novo relacionamento, seja amoroso, profissional, familiar, amizade, sempre vai ter o viés abusivo, a condição de ser abusado está dentro da pessoa, faz parte de como ela funciona, a pessoa só se conecta com quem vai abusar dela, ela precisa de um abusador para validar a sua condição de abusada, é uma espécie de vício. é essa condição que precisa mudar. Na minha família, grande parte do sustento precisa vir da minha mãe e, ainda assim, ela não conseguia sair do relacionamento abusivo que ela vivia, levou muitos anos, com muitas perdas e danos pra ela conseguir.

  • @renatag.ferreira5092
    @renatag.ferreira5092 5 років тому +41

    Adorei o vídeo. Estive em um relacionamento abusivo por 3 anos, daqueles sutis, muita pressão psicológica, muita castração, nada de violência física ou verbal, mas violência psicológica era enorme, me fazia sentir muito culpada com tudo, inclusive de estar junto com a minha família, brigas sem fim, mesmo eu pedindo desculpa e pedindo para se acalmar, ele podia arrastar a briga por dias, e só parava qd eu gritava e chorava e falava chega pro relacionamento e, aí ele se desculpava e culpava. Era super parceiro e fazia tudo por mim, mas queria sempre um retorno como parar de falar com amigos homens, não convidar minhas amigas para ficarmos soh nós várias e várias vezes e por aí vai. Terminei o relaciomento e não me reconhecia, soh aí percebi oq estava acontecendo. Fiz terapia por 2 anos e percebi como isso estava ligado com meu pai, q eh maravilhoso, sensível, amigo, mas tem uma carência muito grande e, do mesmo jeito q faz tudo, se eu não correspondo as expectativas irreais dele, fica bravo, grita e fala que não o amo ou não o valorizo. Esse mês conheci um cara e, vi comecei a repetir o padrão....e fiquei me perguntando pq, pq eu quero estar com alguém que me dá medo. E vi que a minha criança ainda está muito presente nos meus relacionamentos, a carência do meu pai e a necessidade dele de receber amor dos filhos para preencher oq ele não recebeu dos pais, me faz ficar em busca sempre de caras que precisam preencher esse vazio, eu preciso mostrar o meu valor e, mostrar para eles que estão seguros...mas fico com medo de fazer algo errado sem saber e ser castigada de alguma forma, fico com medo e ansiedade constante, além de ter dificuldade de sair dessa relação e abandonar a pessoa, ser má, coração frio, não salvar a vítima e etc.
    Chegar nessa conclusão foi necessário terapia, meditação, conversa com amigas, vídeos, podcasts, constelação, e o fato de eu ter me formado em psicologia me ajuda.
    Enfim, para dividir para quem se identifica e mostrar que nesse caso o machismo tbm está nessa relação, mas realmente não eh soh isso, no meu caso me envolvo com pessoas dependentes emocionalmente, carentes, e com muito medo de abandono, me coloco no papel de heroína e óbvio, não dá bom isso. Mas mesmo sendo pessoas assim, não eh a minha obrigação salva-las, e precisei entender q a ajuda q elas precisam eh profissional e q se não me cuidar aí a violência q vem da ideia de dominação do homem poderia entrar bem em cena da pior forma

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 5 років тому

      @Renata G. Ferreira, será que era um narcisista? Veja mais nesse ebook, e se gostar comente la, obrigado! *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @geanemendes1551
    @geanemendes1551 4 роки тому +3

    O desamparo está relacionado a pessoas com codependência.
    Os vídeos do Alan Mocelin são os mais perfeitos sobre toda essa dinâmica.

  • @lucasnalessio5480
    @lucasnalessio5480 5 років тому +9

    Ficamos muito fixados na ideia de que um relacionamento abusivo hoje em dia está mais nas relações amorosas, mas não. Esse tipo de relação está no trabalho quando um chefe te humilha diretamente ou indiretamente com comentários agressivo-passivo, ou um colega que também possui comportamentos abusivos.
    Pode ser familiar, quando seus pais são tóxicos e usam argumentos de domínio pela necessidade que a pessoa tem sobre eles por conta do lar e da construção social que seus filhos estão obtendo, ou os filhos também que culpam seus pais por tudo e não assumem suas responsabilidades em determinados aspectos.
    É o seu amigo que te deixa confuso com as atitudes dele, te trata com indiferença, só te procura quando precisa, não estende a mão, faz comentários passivo-agressivo sobre o peso, altura, roupa e condição do outro.
    Com isso podemos ver que relação abusiva tá em todo lugar na sociedade e em todos os graus de relações e ambos os gêneros cometem esses abusos, o pior é que quando você decide seguir sua vida, ou mudar sua postura, você ainda sofre gaslighting quando eles mentem, mesmo você descobrindo a verdade e não podendo dizer como descobriu; eles negam que tenham dito algo, mesmo se você provar isso com print; eles usam o que é próximo e estimado para você como munição, como seus filhos dentro da relação, ou alguma condição social; eles usam você ao longo do tempo para satisfazer o ego, necessidades, ou para crescer em cima de você; as ações não combinam com suas palavras, ou seja, são contraditórios; eles falam algo negativo e depois positivo sobre a mesma questão para confundir você, assim você fica nesse morde e assopra e acha que o problema está em você e demora para superar; eles projetam algo sobre você e te confundem o tempo todo, isso também nos prendem em alguma questão e nos deixam cabisbaixo; Depois de tudo eles dizem para outras pessoas que você está louco, por exemplo: Você quando vai na casa deles e os familiares deles ficam te olhando diferente em comparação ao passado quando você começou a frequentar a casa deles, provavelmente dentro do desentendimento entre vocês, sua pessoa saiu como errada na história e você nem imagina os comentários que esse fez sobre você; dizem que você não é honesto sendo que eles quem estão omitindo, mentindo e manipulando tudo o tempo todo. Enfim, isso está em todas as relações e devemos tomar cuidado para não termos problemas com nossa saúde mental.

  • @dayenerodrigues5344
    @dayenerodrigues5344 5 років тому +31

    Oi Manu. Nossa venho esperando esse vídeo há muito tempo... Já assisti todos os outros sobre o mesmo tema mas parece que nunca é o suficiente, sabe?
    Vivo num relacionamento abusivo há quase 5 anos. Tenho hoje 25 anos, ele é alguns meses mais velho só, mas completamente paranoico com o mundo fora do "iglu" que o nosso relacionamento deve se manter. Não "posso" ter amigos ou amigas, está sempre reclamando de eu conversar muito com meus pais, aquela história que todo mundo conhece.
    Já tive a iniciativa de ir embora várias vezes, mas todas elas são muito frustrantes. Pela questão da possessividade, esse assunto é sempre recebido com muita tensão, a porta do apartamento é trancada, não posso arrumar meus pertences, é sempre um drama. Acredito que a dinâmica seja sempre a mesma para cansar o outro indivíduo e fazê-lo desistir daquela solução por falta de energia, para daí entrar no momento da redenção e de que o amor é muito grande e todo aquele blablabla.
    Além disso, acredito que ultimamente existe muito o medo de acontecer o que se passa nos noticiários. Rapaz que não aceita o término, acaba indo atrás da ex e a executa de alguma maneira, seja em uma discussão ou somente para tirar-lhe a vida devido a frustração de ela ter escolhido viver sem ele.
    Adoro seus vídeos, é onde tenho um refúgio de sanidade. Tenho usado muito para criar forças e me libertar desse relacionamento sem me sentir culpada por 'desistir'. Venho praticando a reflexão do motivo dessa situação e acredito estar chegando numa conclusão sobre ela e também sobre mim.
    Muito obrigada. Desejo a você e a Flor um final de ano maravilhoso e um 2020 de muito sucesso. Um beijo.

    • @anadeniseana6575
      @anadeniseana6575 5 років тому +9

      Saia logo amada. Que perigo. Preocupei contigo...meu zeus...vc não merece

    • @juliafurtado4340
      @juliafurtado4340 5 років тому +2

      Se não faz bem, moça, empenhe-se realmente em sair. Não tem que ser assim. Há infinitas possibilidades para cada um de nós. Você é seu próprio lar! Ouça a música "Triste, Louca ou Má" de Francisco El Hombre. Beijos!

    • @anapaulamellopeixoto3556
      @anapaulamellopeixoto3556 5 років тому +3

      Busque ajuda. Existem grupos como o MADA, Mulheres que amam demais. São gratuitos. Mas procure ajuda. Vc consegue sair dessa e vai ser ainda muito feliz. Tenha fé! Desejo-lhe sabedoria, força e coragem.

    • @daniely4578
      @daniely4578 5 років тому +6

      Nossa que angústia, quero ajudar mas nem sei como. Procure ajuda, planeje o término e suma, não deixe q ele te encontre... Pelo menos acho q é isso q eu faria

    • @simonesuzuki2421
      @simonesuzuki2421 4 роки тому

      Estive em um relacionamento abusivo por muitos anos. Agora que acabou por iniciativa dele, que resolveu ir atrás de prostitutas do Facebook, me arrependo de não ter pulado fora antes

  • @raquelrodriguesdefreitas4657
    @raquelrodriguesdefreitas4657 5 років тому +9

    Tô fazendo terapia, eu estou nesse processo de reconhecer como que eu me relaciono, revendo a minha história. É revelador e muito importante, pra mim tá difícil, mas me sinto aliviada por estar me percebendo. Muito obrigada pelos vídeos, sentirei falta de assistir o canal.

  • @Ana-oc3dt
    @Ana-oc3dt Рік тому

    Obrigada pela lucidez que voce oferece. A confusao mental, a falta de esclareciemntos, dependencia economica, os rotulos da sociedade sobre as mulheres tambem contribuem nesse processo de ela ter medo do desamparo MESMO EM SITUACAO DE DESAMPARO.

  • @antonioemarianaamorimosgem5353
    @antonioemarianaamorimosgem5353 5 років тому +31

    O relacionamento abusivo, ou tóxico também ocorre da mulher para o homem. O machismo em alguns aspectos tb é danoso para o homem q culturalmente não pode admitir socialmente sua vunerabilidade emocional. A manipulação emocional, descobrir as fragilidades do outro e usar isso contra ele, ou ela acontece muito.... o machismo agrava a situação para a mulher q além da dependência emocional, é dependente financeiramente e mais ainda p a mulher q carrega sozinha a responsabilidade pelos filhos........ mas acho q o abuso começa na intenção de usar contra o outro o q se conhece a respeito de suas fragilidades. Feliz Natal!🎅✨

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 5 років тому

      @Antônio e Mariana Amorim, é vdd. A propóstio gosta de ler? Veja ou indique esse livro para alguém que gosta de ebook *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @amandamoura3402
    @amandamoura3402 5 років тому +19

    Sabe o q eu acho, vou ver se consigo explicar, rs
    Somos seres sociais, acho que precisamos ter muitas relações, pq em cada relação "perfomamos" um eu, sabemos estar no mundo de mtas formas, e cada pessoa, cada personalidade encontrada no caminho nos permite encontrar um dos nossos "eus", tenho mtas amigas e forma com que me relaciono com cada uma é mtu direferente... um ralacionamento amoroso é dado um modelo limitante desses encontros, então essa possibilidade de explorar nossos jeitos, e nem falo de relacionamento aberto nem nada, quem nunca ao se relacionar, se afastou de amigos, viu menos um irmão um parente, entende... acho q esse modelo poda um pouco a possibilidade de vislubrar outra coisa, ai passa a não se enxergar mais sem o outro sujeito, pq parou de cultivar outras relações! acho que é isso q queria escrever, rs...

  • @ivaneteoliveira9504
    @ivaneteoliveira9504 3 роки тому +2

    A resposta para essa mulher que vc relata no vídeo não sair do relacionamento que não traz nada de afeto para ela é a socialização da mulher de ter uma família, um marido... Quem fala muito sobre isso é Iara Dupont. A mulher e socialização para está casada, ter uma proteção.... acho a socialização muito forte mais até do que desamparo. Tanto que como o homem não é socializado para isso ele se torna um refém muito menos comum em histórias como essa.

  • @NoSettingTerapeutico
    @NoSettingTerapeutico 3 роки тому +1

    Um 👁lhar diferenciado sobre relacionamento abusivo, tóxico é certo e certeiro onde há amor romântico q por traz desse " amor romântico reafirma q " há um desamparo , carência de si msmo/ abandono" q nos leva a buscar esse tipo de relacionamento,
    fato só mudamos aqilo q reconhecemos e aceitamos q precisa ser mudado dentr🧠 de nós, começando a aprender a se amar, se valorizar mais vem por tabela !!! Vc é top Manu😍

  • @elaineveiga2
    @elaineveiga2 5 років тому +17

    Adorei que o Manu conseguiu ouvir toda a história. Eu já tentei algumas vezes, mas nunca consegui. Hahahaha
    Não terminei de assistir o vídeo ainda, mas acredito que a mudança dá medo, porque seria um recomeço... Tomara que "essa mulher" (todas as mulheres nessa situação) veja esse vídeo!

  • @danielaleste9390
    @danielaleste9390 5 років тому +5

    Manu, vc é incrível para analisar e expressar as questões! Eu piro na sua sensibilidade e discernimento! Muito bom! Parabéns! Esse vídeo não fala sobre isso, mas adoro a forma que vc lida com as questões do Martim. Ele é muito sortudo por ter um pai como vc.

  • @priscillab.penayo521
    @priscillab.penayo521 5 років тому +5

    Bom dia Manú!
    Vejo amigas em relacionamentos abusivos e fico me perguntando o mesmo. Acho que faz sentido o desespero do desamparo e do fim dos laços afetivos (a pessoa não dar conta desse fim) ser o que alimenta o relacionamento abusivo. Olhar para o que está por de trás da escolha da pessoa, mais profundamente, pode ajudá-la a sair dessa dinâmica. E acho que isso serve para várias dinâmicas de relacionamentos.😉

  • @pmainoi
    @pmainoi 5 років тому +14

    Ótima perspectiva. O dose diária tem sido muito importante aqui... Já me sinto abandonada rs. Podia rolar um 'desmame' para não sofrermos tanto. Um doses de diálogo mensal, quem sabe?
    De qualquer forma, em janeiro quero começar a autoescrita.
    Obrigada pelo tempo e dedicação, boas férias!!

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 5 років тому

      @Pâmela, Sarabia, se gostar de ler, tente ver esse ebook: *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @CanaldaBella_blox
    @CanaldaBella_blox 4 роки тому +3

    O complicado e quando a pessoa engana a outra por exemplo quando vc conhece a pessoa ela se apresenta atenciosa comunicativa carinhoso e focada no relacionamento e tau. Aí a outra entende aquilo e resolver se envolver aí depois com o tempo a pessoa se apresenta totalmente diferente e vai dizer que o outro é inseguro que o outro pressiona muito que o outro é muito carente . Mas a verdade é que essa pessoa enganou o outro quando se fez passar por algo que não é no começo da relação.

    • @conexaolondresbrasil
      @conexaolondresbrasil 3 роки тому

      Eh exatamente o que aconteceu com o meu atual namorado.

    • @CanaldaBella_blox
      @CanaldaBella_blox 3 роки тому

      @@conexaolondresbrasil é injusto demais nao é ? O que resta agora é desapegar amadurecer e nunca mais se deixar enganar por emocoes por paixoes .

  • @patyfab1561
    @patyfab1561 5 років тому +4

    Pois é, Manu! Acho que em última instância nós somos os responsáveis pela vida que vivemos. Inclusive quando nos sujeitamos aos abusos, se repararmos com sinceridade e honestidade, vamos perceber que somos nós que nos sujeitamos ao abusos.Tenho uma amiga que o marido menospreza tudo que ela faz, a comida nunca está boa, os presentes nunca agradam, ele rebate negativamente tudo que ela diz, etc. Aí eu pergunto: por que você não vai embora? Resposta: porque depende financeiramente dele, porque será um sentimento de fracasso, porque terá que voltar para casa dos pais. Eu disse: então você tem que pesar o que é pior: morar com os pais ou continuar nessa relação. Detalhe: é o terceiro casamento com as mesmas características de humilhação por parte do homem. Aí, fico me perguntando, o que tem no subconsciente dela que se coloca sempre nesses relacionamentos? Acredito muito que não basta sair da relação, temos investigar o que nos coloca nisso. 🍃🌺🍃

  • @cristianenogueira2498
    @cristianenogueira2498 5 років тому +1

    O canal de vcs é um canal extremamente necessario pra esse tempo que vivemos... É real , equilibrado ( nao tende ao radicalismos tem que ser assim ou assado) e profundo.

  • @kelly_almeida
    @kelly_almeida 5 років тому +7

    O machismo não anda sozinho, mas tá em evidência hoje por isto (talvez) incomode algumas pessoas tentar olhar para os outros pontos disto, que compõe uma situação. Nunca é apenas uma coisa... Bom final de ano, casal ♥️♥️🌻

  • @ismeniamachado4849
    @ismeniamachado4849 5 років тому +6

    Acordar e dar de cara com vídeo do meu canal favorito, não tem preço!
    Um ótimo Natal e fim de ano para você e a Flor, tudo de bom hoje e sempre!❤

  • @carolinecury9808
    @carolinecury9808 5 років тому +7

    Concordo que nem tudo se resolve no machismo, mas acho que o machismo tem um papel muito importante no medo das mulheres de serem abandonadas, é o machismo que limita muito a nossa visão de mundo e o que vemos como opção. Claro que esse sentimento não é exclusivo ao universo feminino, mas acho que é por isso que vemos mais mulheres do que homens nesse lugar complicado, os homens tem mais facilidade em buscar os próprios desejos, vontades, a própria felicidade...

    • @carlaalcantara8152
      @carlaalcantara8152 5 років тому +1

      Fato. Tanto que se o homem fizer um outro ninho ele não pensa duas vzs em abandonar o atual. A mulher pensa mais no todo, creio eu.

  • @lubiaflor
    @lubiaflor 5 років тому +3

    Manu, o que eu penso é que o machismo está sim na raiz desse problema porque ele é responsável por essa falta, esse abandono, desde os primórdios. Uma vez que nossa sociedade patriarcal e capitalista tem como Deus um “pai” ausente, que devemos temer, e pode nos punir! Estive em uma vivência sobre as sociedades matriarcais e pelo jeito era bem diferente, quando assumimos Deus como mulher, mãe e natureza, o acolhimento é abundante e a morte é tida mais como uma transformação e não um fim. Parece que conceitos de escassez, medo, guerra e morte são mais acentuados em sociedades patriarcais. E me parece que o amor romântico é uma forma cruel de perpetuar essa unidade familiar como conhecemos, que teve seu início com a propriedade privada.

  • @barbaraliana2200
    @barbaraliana2200 5 років тому +3

    Para mim definir como relacionamento abusivo sem chegar no nível de tapa na cara é difícil. Eu prefiro o termo "relacionamento tóxico" (apesar de ser um termo biscoitado) ou um outro termo, para situações em que há um descompasso e que em algum ponto as partes tem liberdade. O que me acendeu aqui é porque a gente tem dificuldade de dizer "não", que tem um pouco a ver com o seu discurso, porque as pessoas se submetem a situações não agradáveis para elas mesmas. E isso não é só em relacionamentos amorosos. Eu só sei que quem está dentro do problema não vê o que os outros de fora vêem, e também tem muita coisa dentro que os de fora não vêem. Como espectador, achamos muito fácil desfazer um problema do outro, mas não é nós que vamos arcar com os custos de uma decisão. Caminho nessa perspectiva, como pessoa de fora da situação, acho que em vez de julgar x ou y, (achei maravilhoso vc apontar os vieses de pessoas próximas, e a preferência pela terapeuta/o) é acolher, se tirar do meio. E isso é o que mais está em falta. No ponto de vista de quem está dentro da questão, é a pergunta título do seu vídeo "porque você está aí?", podendo ser aplicado em todos os setores da nossa vida.
    Feliz Natal para você, Flor, toda sua família e o pessoal do canal.

  • @leticiafaustini7405
    @leticiafaustini7405 4 роки тому +1

    Lembro que na época na qual minha terapeuta estava conseguindo me fazer enxergar que eu estava num relacionamento abusivo, eu parei a terapia, porque meu ex me dizia que ela não me fazia bem. Casamos e 2 anos depois decidi me divorciar, depois de comer o pão que o diabo amassou.

  • @maryjanegusmao2038
    @maryjanegusmao2038 3 роки тому

    Caramba se não for irmão é parente do Seltom Melo ! Tô amando te ouvir !!! Gestual muito parecido.

  • @alinemelo9371
    @alinemelo9371 5 років тому +4

    O pior é que quando a mulher desconfia, é pq tem algo. Obrigada pelo vídeo 😊

  • @Junior-ms9nj
    @Junior-ms9nj 5 років тому +5

    Ótimo vídeo!
    Um péssimo natal a todos ❤️

  • @LeonardoSilva-he2cc
    @LeonardoSilva-he2cc 5 років тому +2

    Bom dia Manu. Gostaria que vc refletisse um pouco sobre o papel das crianças enquanto filhos numa relação abusiva... Explico... Quando os filhos são usados por alguma das partes para sustentar por meio de chantagem emocional um casamento. Quando geralmente é a figura do marido que é forçado a se manter numa relação já desgastada para poupar o sofrimento dos filhos por causa de uma separação. Parabéns pelo canal. Que lutemos sempre pela volta dos diálogos para reflexão. Abraços.

  • @juliafurtado4340
    @juliafurtado4340 5 років тому +1

    Me despedindo do Dose Diária 😭❤️❤️❤️ Melhor canal, Manu e Flor! Obrigada por tudo que compartilharam conosco, por todas as reflexões e provocações. Sucesso nos próximos planos!

  • @cristinacarneirodemenezes
    @cristinacarneirodemenezes 5 років тому +1

    Oi, Manu, realmente o machismo não é a saída, ele é só o diagnóstico. A saída seria o feminismo. Se esta mulher estivesse num processo feminista talvez ela não ficasse nesta situação. Eu concordo com sua perspectiva psicanalítica, mas quando você diz que não é só o machismo e fala das saídas é importante talvez olhar pela lente do feminismo também. Talvez seja isso que incomode as pessoas quando você diagnostica como "machismo". Faz três anos e meio que faço análise e venho no meu processo feminista e eu acho que o feminismo me tirou/me tira/evita que eu entre nesses lugares mais ou tanto quanto a psicanálise. O feminismo nos faz entender o social disso tudo e nos fortalece para que a gente não fique nesse tipo de coisa. Ah, e veja bem, o feminismo é para todos, tá? #metas2020 rsrs Adoro o canal! Beijos

  • @maiaracristina3396
    @maiaracristina3396 5 років тому +1

    Sai do meu relacionamento esse ano foram 5 anos de sofrimento , até eu acordar sofri violência física e psicólogica , estou lidando com isso pq antes nada era tão claro como é agora .

  • @adrianamaria7551
    @adrianamaria7551 2 роки тому

    Eu acho que relacionamentos abusivos se dão pela dificuldade de colocar limites por parte de quem passa por isso.

  • @simonycorreia5985
    @simonycorreia5985 3 роки тому

    Percebo que as Narativas estão nas condições figuras paternas e maternas essas referências diz muito sobre condições de relacionamentos

  • @Malu3487
    @Malu3487 3 роки тому

    te amo manu 😭

  • @sandybaia1440
    @sandybaia1440 5 років тому +1

    Ai Manu, que video lindo. Admiro a sua maneira de usar as palavras, sempre com muito cuidado. Obrigada por esse video. Boas festas

  • @anabraga664
    @anabraga664 5 років тому +1

    Pois é, Manu, tem a ver com o desamparo, sim. Mas o que a gente vê é o abuso, a dinâmica perversa, mto mais frequente do homem para a mulher. Então, acho perrinente falar do machismo como base da estrutura abusiva. A gente não ouve com frequência homens falando que sofrem abuso de mulher dentro de uma relação. O medo do desamparo é retroalimentado pelo machismo, é potencializado por ele, pq essa dinâmica abusiva é, indubitavelmente, maior no sentido homem para a mulher. A questão do desamparo é presente em qualquer gênero, pq é questão humana, mas por que a vítima do abuso é mto mais frequentemente a mulher?

    • @anabraga664
      @anabraga664 5 років тому

      Tô indo assistir o outro vídeo: "Meu desejo é o desejo do outro"..hehehe...

  • @inaralopes5040
    @inaralopes5040 3 роки тому

    Exatamente 👏🏼👏🏼👏🏼penso da mesma forma

  • @agnaldojosedecarvalho9724
    @agnaldojosedecarvalho9724 3 роки тому

    A vdd é que nós homens pensamos que somos muito suficientes e chegamos a ser cruéis e covardes.
    Mas podemos mudar e porque não buscar ajuda,eu quero muito uma melhora a cada dia mesmo que pareça peq .

  • @jsg1100
    @jsg1100 5 років тому +4

    Olá casal tudo bem. Esse ano foi bem louco me relacionei com 2 pessoas bem distintas e me doei ao máximo,porém não foi suficiente. Gostaria de saber de vocês pq ultimamente tem se criado uma imagem que todo homem é cafajestes, eu vejo os vídeos de vocês de forma bem loucas, misturando as ordens. Recentemente assisti o vídeo da menina que não queria ser apenas comida por ser legal, outro sobre como conversar quando o parceiro erra, percebi que não importa o quanto vc se esforce p um relacionamento ir bem, as vezes ele pode acabar, já que existe essa incerteza no sucesso da relação... qual motivo pela busca em companhia ?

  • @thaizafarias2987
    @thaizafarias2987 5 років тому +1

    Muitíssimo obrigada Manu! Precisava super desse vídeo.

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 5 років тому

      @Thaiza Farias, tudo bem? Gosta de ler tbm? Veja esse ebook: *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @lav8026
    @lav8026 4 роки тому

    Começa em 6:00 👍🏼

  • @LUNA-jn8vi
    @LUNA-jn8vi 5 років тому +5

    Machismo cria na mulher a presença do medo do desamparo; o machismo mina a confiança da mulher em se manter sozinha, quando não financeiramente, emocionalmente (nso so mina a vonfianca, mas DE FATO dificulta, quando não impede, que a mulher se sustente); o machismo leva a mulher a ser socialização para compreender, perdoar e minimizar os abusos dos homens. Entendo seu ponto de vista, Manu, mas é IMPOSSÍVEL entender a razão de essa (É outras) mulheres permanecerem em situações de abuso sem considerar que vivemos em um patriarcado. Os medos e as inseguranças não surgem do nada, e, no caso das mulheres, há toda uma ESTRUTURA SOCIAL montada para gerar e manter esses medos e inseguranças. Não queria, mas preciso dizer: vc só se permite desconsiderar o machismo e/ou considerar essa a tese de que o machismo é a causa porque vc é homem (homem branco, pra piorar) e nunca vai poder sequer imaginar o que é ser mulher.
    Não se trata de lugar de fala, mas de sentir na pele o que é lutar pra ser mentalmente independente e se pegar pensando "será que eu que sou muito exigente?", "se eu der outra chance, ele muda", "ele não fez por mal", etc

  • @aloka3253
    @aloka3253 5 років тому +4

    Eu pensei que eu era a unica que fica prestando atencao nas conversas dos outros!!!😂

  • @alessandratralci7308
    @alessandratralci7308 5 років тому

    Flor e Manu um feliz Natal e um próspero Ano Novo!!🌲🎅🏼🥂

  • @Rose71818
    @Rose71818 5 років тому

    Feliz Natal, Flor e Manu! 🌲🌲🌲

  • @cyntiaandrade6899
    @cyntiaandrade6899 5 років тому

    Relacionamento abusivo e uma pessoa insegura que permite a outra fazer o que quer com ela.

  • @amandamoura3402
    @amandamoura3402 5 років тому +4

    Ouviu bem a história hein Manu?! hahaahhaahab
    Eu purinho!! hahahaahahahah

  • @amandadantas685
    @amandadantas685 5 років тому

    Feliz Natal Manu e Flor , adoro demais vocês!

  • @marijacques_art
    @marijacques_art 5 років тому

    Manu... Meu projeto pra 2020 auto escrita.. Janeiro vou pagar.... E me empenhar.... Até breve...... O lance da moça do café tá o cara tem valorizar... Mas ela tem que se valorizar antes.... Acredito que se a gente não faz pela gente ninguém vai fazer....

  • @jaquespiano
    @jaquespiano 4 роки тому

    Sou homem e sou vitima de uma mulher. Poderias fazer video sobre isso😉

  • @beatrizandrade914
    @beatrizandrade914 5 років тому

    Bom dia manu! Feliz natal!

  • @adrianamaria7551
    @adrianamaria7551 2 роки тому

    " cara, pra mim chega"

  • @Amalia9832
    @Amalia9832 5 років тому

    Além da questão do abandono, acho que também entra a questão dos modelos de relação de objeto identificados e introjetados no complexo de édipo, não?

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +2

      Amália Marchi sim... o vídeo de amanhã fala um pouco mais sobre isso. Não exatamente sobre o Édipo. Mas sobre as ambivalências.

  • @fernandolima4438
    @fernandolima4438 5 років тому

    Feliz Natal 🎁🎄🥂♥️

  • @lilianegoz9443
    @lilianegoz9443 4 роки тому

    Vi uns vídeos maos descente que flor te manda calar a boca... isso é abusivo ou se vc falar com ela do mesmo jeito ela vai entender.
    Notei tbm que aqui nesse vídeo só tem 4 deslike,seria o caso tirar flor da sua vida pra vc andar?

  • @kelvindias-cpa10-itau13
    @kelvindias-cpa10-itau13 5 років тому +1

    Ms iai? Oq quem ta num relacionamento desse faz?

    • @DiSaValCrescerTranscender
      @DiSaValCrescerTranscender 5 років тому

      @mstr kel, em resumo é sair. Mas para mais detalhes, leia: *4O Sinais para você identificar (e se livrar) de um RELACIONAMENTO ABUSIVO **amzn.to/2spWDKu*

  • @marciapinto3462
    @marciapinto3462 5 років тому

    🤶🎅 365 - 358 = 7 😕
    Na minha opinião 😉 o problema realmente está lá atrás.... e cada um, no seu tempo, vai quebrar essa corrente ou será quebrado por ela. 💖Feliz Natal pra todos!💖

  • @marina7872
    @marina7872 5 років тому +1

    Gente, se eu mandar as perguntas pelo Instagram eles tbm respondem ?

  • @kelvindias-cpa10-itau13
    @kelvindias-cpa10-itau13 5 років тому

    Perfeito

  • @carlacarvalho6221
    @carlacarvalho6221 5 років тому

    Dose natalina de realidade... :/ ✨Um Feliz Natal pra vcs! ✨

  • @TradingValor
    @TradingValor 5 років тому

    Manu, acho que você expôs o casal desnecessariamente com comentários tão específicos!!! Não dá pra editar mais? Adoro você, mas acho que expôs terceiros aqui :(

    • @eloisaelena4797
      @eloisaelena4797 5 років тому +11

      Ele nao citou nomes, creio q ele não expôs ninguém...

    • @barbaraliana2200
      @barbaraliana2200 5 років тому +2

      Daria para ter contado menos coisa, mas também não acho que gere grandes problemas de identificação das pessoas.

    • @dulcecaliento3714
      @dulcecaliento3714 5 років тому +4

      Não dá pra identificar ninguém. Tem muita gente com uma história dessa.