QUANDO É QUE PASSA?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 гру 2019
  • Quando é que é dá pra saber que o luto acabou?
    Quando as fases do luto passam, mas o luto retorna...
    / emanuelaragaoreal
  • Навчання та стиль

КОМЕНТАРІ • 159

  • @albas720
    @albas720 4 роки тому +155

    Oi Manu!!! Muita grata por ter parado algumas horas do seu dia pra olhar pra minha questão. Saiba que você e a Flor tem sido companhias fundamentais nesse processo. Suas palavras e reflexões me tocam na alma e por vezes permitiram os insights que me ajudaram no processar do luto. O trabalho de vocês é maravilhoso que bom poder fazer parte desse coletivo de pessoas dispostas a se trabalhar.

    • @DanielFernandes-gi3rk
      @DanielFernandes-gi3rk 4 роки тому

      Não precisa se sentir desapontada! Se olhe sem julgamentos, até porque é humano isso, e tá tudo bem se sentir assim.

  • @carlaalcantara8152
    @carlaalcantara8152 4 роки тому +146

    Complicado tudo isso...
    Em 2014 perdi minha mãe no mês de agosto. 30 dias depois perdi meu companheiro de 25 anos de casamento. Infarto fulminante.
    Perdi a mim mesma nesse momento. Perdi minhas referências. Perdi meu passado. Mas ainda tinha q olhar para a construção do futuro pois fiquei com 3 filhos pra criar. Foi muito difícil. Muito. Endeusei meu esposo de uma forma anormal. Senti culpa e vergonha de ser uma mulher só. E sem mãe pra dar amparo. Meus irmãos todos brigados. Fui parar no Caps perguntando se as pessoas estavam me enxergando, pois deu uma nóia de que eu estava invisível rsrs (hoje da pra rir)
    Bem enfim...5 anos após as perdas, cá estou. Em pé, mas bem alquebrada ainda. Forte e corajosa, como dizem alguns, quando na vdade não é nada disso. Simplesmente consegui aceitar melhor oq aconteceu.
    Já não sinto a dor da perda, mas estou em um processo de renascer das cinzas de tudo oq fui.
    Eu amo vc Manu. Parece muito com meu guri do meio. Tudo ele esmiuça, se questiona. Mas eu ouço. Com afeto e carinho. Obrigada pelo canal.

    • @juliamarcon4850
      @juliamarcon4850 4 роки тому +8

      Carla Alcântara nossa, Carla!! Parabéns por ter aguentado. Sim, você é muito forte e muito obrigada por ter compartilhado sua história, me ajudou hoje.
      E se você tem um rapaz que esmiúça assim, parabéns pra você!

    • @camillamastrillo6732
      @camillamastrillo6732 2 роки тому

      Que Show. É isso Manu 👏👏👏

  • @Naianaalves
    @Naianaalves 4 роки тому +64

    O luto de um amor não tem fim. Vc aprende a conviver. É minha opinião.

    • @Ana-ki9us
      @Ana-ki9us 4 роки тому +6

      Concordo totalmente , foi amor de verdade, não se esquece . Vamos amadurecendo e vendo aos poucos que podemos viver bem,sem esquecer quem passou por nós.

    • @luans.borges7082
      @luans.borges7082 4 роки тому +6

      No final seguimos amando, mesmo q não faça mais sentido.

    • @alexandremarques2885
      @alexandremarques2885 4 роки тому

      Se foi amor, amor será e não foi amor não amor se tornará. Acho eu. Boa sorte!

    • @luinadantas
      @luinadantas 3 роки тому +1

      Não passa mesmo não

    • @gabrielcralho
      @gabrielcralho Рік тому

      Desesperador

  • @lsabelaluiza2146
    @lsabelaluiza2146 4 роки тому +47

    Amo essa musiquinha futurista. Bom dia

  • @cmarinho391
    @cmarinho391 4 роки тому +11

    Realmente o luto é uma luta contra algo que a gente não quer aceitar e que precisa ser integrado.

  • @felipeshimabukuro892
    @felipeshimabukuro892 4 роки тому +26

    Belo vídeo e bela questão! Gostaria de compartilhar alguns critérios que me ajudaram a identificar o final do último trabalho de luto que fiz. Tratam-se, na verdade, de algumas questões e ideias que podem nos orientar no trabalho de luto (orientar = não ter uma resposta definitiva e completa): 1) Se pudéssemos ressuscitar o morto, nós o ressuscitaríamos ou o deixaríamos morto? 2) Se pudéssemos voltar com o/a ex do qual estamos fazendo o luto, nós voltaríamos ou não voltaríamos? 3) Com que frequência pensamos na pessoa da qual estamos fazendo o luto? (pensar = tornar presente uma pessoa que está ausente de carne e osso através da imaginação e lembrança). A resposta SINCERA a essas três questões nos permitem saber, em parte, se o luto está próximo ou não de seu fim. Duas observações: 1) No luto da relação amorosa, a prova concreta de que fizemos bem o trabalho de luto é a capacidade sincera de abertura a novas pessoas e relações. O que conta aqui é a abertura e também a sorte de encontrar pessoas que nos toquem real e profundamente. 2) Acredito que em muitos casos a angústia relacionada ao luto deriva do grau de intensidade da ambivalência entre amor e ódio em relação à pessoa que se foi. Ou seja, em muitos casos a morte ou a partida da pessoa amada não causam exclusivamente tristeza e dor, mas também alegria e prazer, por mais difícil e paradoxal que seja admitir isso... O que complica tudo é que existe uma forte tendência para não reconhecer e não admitir em si mesmo (recalcar) a alegria e prazer com a morte ou partida do outro, o que causa um intenso sentimento de culpa e angústia por sentir tais afetos. Nesse sentido, e falo por experiência própria, assumir afetivamente que é possível sentir também uma satisfação sádica com a morte e partida do outro faz com que a angústia desapareça por completo.

  • @marianasilva9930
    @marianasilva9930 4 роки тому +40

    Amei, Manu!! Há 2 anos e meio meu marido faleceu em decorrência de um câncer. Com certeza foi o luto mais intenso que vivi até hj. Me identifiquei demais com seu vídeo, especialmente na parte onde vc fala sobre a nossa percepção de que " não sou mais aquela pessoa" . Isso é bem forte pra mim, a sensação de não ser a mesma pessoa, aquela Mariana, esposa do Robson. Sinto saudades, carinho e gratidão por ela, exatamente como vc diz. E a plena consciência de que só posso ser quem sou hj, pq fui aquela! Gostava muito de quem eu era qdo o Robson estava comigo, mas eu gosto demais de quem sou hj tb! Sinto muita saudade, mas tb uma satisfação por ser quem sou agora. Me emocionei com seu vídeo, muito real td q vc coloca.
    Sucesso pra vc!

    • @Nicolas-wm1qf
      @Nicolas-wm1qf 2 місяці тому

      Espero que esteja bem, espero que tenham tido frutos desse amor. A vida é uma loucura

  • @Larissa-wi9kj
    @Larissa-wi9kj 4 роки тому +20

    Nossa, que vídeos sensível... É realmente muito desgastante ficar revivendo essa sensação de perda com tudo isso, uma cidade, uma pessoa, um momento, uma sensação e, no fim disso tudo, um eu seu que não é mais. Difícil aceitar que demora mesmo.... Mas é isso, ninguém disse que a vida ia ser fácil hahahah e é bom também lembrar que, no meio disso tudo, a vida nova também vai acontecendo e surpresas espetaculares podem aparecer!

  • @nataliagama9747
    @nataliagama9747 4 роки тому +3

    Perfeito. Dar atenção ao que sentimos e respeito pelo nosso tempo. Lembrar sem angústia é um ótimo sinal. Os lutos que consegui fazer me trouxeram paz e um sentimento profundo de gratidão

  • @Juliana-ej5vx
    @Juliana-ej5vx 4 роки тому +3

    Esse canal é necessário pra humanidade. Obrigada pela disseminação desse conhecimento tão importante e pela sensibilidade de tocar em questões tão complexas. Obrigada!!!

  • @lanashazadi5778
    @lanashazadi5778 7 місяців тому

    O luto dessa imagem realmente é o maior luto, o luto de quem éramos, obrigada Manu!

  • @victorverissimo6126
    @victorverissimo6126 4 роки тому +3

    "Eu quero ser outra pessoa. Então eu rompo com aquela pessoa que me faz ser essa pessoa que eu não quero mais ser." PERFEITO!!! E isso vale para tantos tipos de relações em nossas vidas: amizades, afetos, familiares...

  • @terezamota1903
    @terezamota1903 3 роки тому +1

    Até hoje, 11/12/2020, após 5 anos da morte do meu pai, onde comecei a beber mto tbm e com frequência, tive pânico, depois depressão e ainda estou na luta com medicação e terapia. Essa semana eu senti que nunca iria sair do luto.... desacreditada de que isso pudesse acabar. Mas depois de ver esse vídeo eu me enchi de esperança de novo. Gratidão!

  • @fabianabcr1905
    @fabianabcr1905 4 роки тому +2

    Vídeos ótimos sobre o luto. Estou vendo partes de um ou outro, entre um atendimento e outro, de plantão num hospital de emergências, na véspera de Natal, morta de cansada, com saudade da minha mãe que perdi no ano passado e da minha família que está longe. Fazendo o possível pra passar alguma força pra pessoas que estão numa situação extrema e que acham que minha vida é perfeita. 🌱Às vezes quero chorar mas nem tenho tempo. Vamos em frente! Com algumas pausas pra viver a tristeza porque merecemos. Mesmo que não endendam.

  • @jessicagotlib
    @jessicagotlib 4 роки тому +3

    Acho que ainda hoje vivo um luto não muito bem processado da separação dos meus pais e de quando minha mãe saiu de casa. A sensação constante de abandono é uma coisa que me persegue e que parece que eu persigo na vida. Na época eu era criança e me senti obrigada a ser forte pela minha família e isso virou uma bola de neve de mais de 18 anos na minha vida.

  • @germannisa
    @germannisa 4 роки тому +2

    Queria um botão de amei pra esse vídeo.
    Desde sempre fazia um caminho de pensamento quando me perguntavam se eu me arrependo de algo já vida: não me arrependo, pq fiz o que pude dentro do que eu tinha constituído como eu naquele momento. Hoje eu sou outra pessoa mas que para ser a pessoa de hoje eu tive que ser a de ontem.

  • @srabarreto5385
    @srabarreto5385 5 місяців тому +1

    Esse é o vídeo da minha vida. Anos se passaram e ainda retorno a ele... Obrigada Alba e Manu.

  • @biancaaraujoart
    @biancaaraujoart 4 роки тому +9

    Ah Manu, gratidão. Às vezes me pego pensando em: quando isso vai passar? Acho que só o tempo; faz mais ou menos 3 anos que me separei de um relacionamento de 20 anos e nesse mesmo ano também perdi meu pai - além de outras perdas menores. Acho que chorei quase todos os dias durante talvez 500 dias. Agora só choro de vez em quando e por motivos diversos. A busca pelo autoconhecimento está me ajudando nesse processo, minha rede de apoio é bem pequena então decidi que a minha força vem de dentro de mim mesma e eu estou conseguindo ir adiante dessa forma. A vida é maravilhosa nas tristezas e alegrias, tudo faz parte da mesma coisa - basta conseguir equilibrar. Abração pra você e para a Flor e sigam nos presenteando com suas falas.

  • @mariaceciliaferrer5523
    @mariaceciliaferrer5523 4 роки тому +8

    bom dia, obrigada por esse vídeo tão necessário! me afastei recentemente de alguém que pensava ser diferente e que, em tempos, foi a única pessoa com quem me envolvi que não me intimidava ou me deixava desconfortável com a minha maneira intensa de me relacionar. venho processando essa ruptura (que não teve bem um fim) e, apesar de ser mais tranquila do que outras que já passei, tem sido complicado, pois ela me remete a outras dores e me faz ter que entrar em contato com vários traumas novamente... é muito doloroso. acho que nessa situação acabei sentindo falta da imagem que o outro refletia de mim também, tive que lidar com a ausência repentina e tentar não vilanizar tanto o outro mesmo sentindo raiva

  • @taricoliveira
    @taricoliveira 4 роки тому +2

    Eu achei incrível pois estou vivendo o luto de algo que ainda não se finalizou. Minha estrutura mais certa se ruiu e provavelmente a minha relação amorosa acabou. Estou tentado reatar, mas isso é sozinho, então estou vivendo o fim ser ter efetivamente acabado pq eu acredito que haja algo, mas não vejo, conscientemente que tenha possibilidade. Então, estou confuso e lutando por algo que me machuca, ao mesmo tempo estou tentando encontrar um rumo seguro para o meu caminho. E agora, ainda só sinto um imenso vazio e sofrimento.

  • @pamellasilva3255
    @pamellasilva3255 4 роки тому +4

    Flor e Manu, queridos! Gravem sobre o filme "História de um casamento". Adoraria ver a análise de vocês. Abraços.

  • @XJAVAX66
    @XJAVAX66 4 роки тому +3

    Meus pais estão vivos, mas já vi tantos depoimentos de pessoas falando de como a perda dos pais impacta a vida emocional que já fico preocupado. Talvez só a presença dos pais seja capaz de afastar a sensação de ser só no mundo.

  • @araguaiam
    @araguaiam 4 роки тому +1

    Obrigada, Manu. Reconhecendo meus muitos lutos aqui. De sair de Brasília, de abandonar o antigo caminho, família, amigos, a profissional que fui...que passe.

  • @PatriciaFerreira-zj3hs
    @PatriciaFerreira-zj3hs 4 роки тому +19

    E quando vem o luto?
    Eu tenho um medo absurdo de um luto que eu acho que não vivi.
    Meu avô sempre foi meu queridinho, eu o amo muito, e ele faleceu no final de 2015. Eu já morava na Irlanda mas estava no Brasil quando aconteceu. Acho que teria enlouquecido se eu não estivesse lá na ocasião. Eu não senti nenhuma angústia, fiquei e ainda fico triste e com muita saudade, mas não senti aquela dor de perda que parece que a gente não vai suportar quando termina um relacionamento. Eu compreendi o que aconteceu como o curso natural das coisas e assim eu sigo. Mas o meu maior medo é de que algum dia “caia a ficha” e eu seja atropelada por sentimentos que ainda não tive. Eu sonho bastante com ele e nos últimos sonhos, quando ele aparece, eu sei que ele já faleceu, que eu estou sonhando e que ele vai sumir de repente, então eu corro até ele, abraço, pergunto como ele está e tento aproveitar um pouco sua companhia ☺️

    • @Larissa-wi9kj
      @Larissa-wi9kj 4 роки тому +2

      Evoluída hahahah acho difícil seu medo de concretizar

    • @bebel2668
      @bebel2668 4 роки тому +3

      Será que alguns amores foram bons o suficiente para não exigirem uma continuidade matérica?

    • @PatriciaFerreira-zj3hs
      @PatriciaFerreira-zj3hs 4 роки тому +4

      • Bebel • eu fiquei pensando muito nisso e eu comecei a achar que o meu relacionamento com meu avô era tipo zero pendências, só amor mesmo. E a morte, não tem o que fazer. Então isso não abriu nenhum “e se...”. Só me restou aceitar. Diferente por ex de qdo um relacionamento termina, geralmente fica muita ferida aberta, muitas vezes a gente fica remoendo pq poderia ter feito mais, ou poderia ter feito menos, e se a gente tentar de novo, e se eu disser isso ou aquilo 😊

  • @marijacques_art
    @marijacques_art 4 роки тому +2

    Queria que o alguém visse esse vídeo... Eu me identifiquei com fim.... Estou nessa vibe de aceitar condições escolhas e levar comigo o sentimento bom...
    Não viver o lutos tras uma confusão mental muito grande e pode ser tb tendência a fuga as drogas.... Para fugir de si e de questões... Viver mundo paralelo onde o eu é máximo... E fodas. Ilusão. Mergulho em si é mais sofrido... Mas muiti mais eficaz.... Na minha opinião e vivência.... Bjs manu valeu vídeo...

  • @bebel2668
    @bebel2668 4 роки тому +1

    Gostei. Tema difícil, delicado ... Quando eu era nova, falando de coisas mais simples que um luto de morte de pai, e terminava um namoro importante, eu sentia algumas coisas: eu não gostava mais do cheiro da pessoa, eu passava a acha-la cafona ( estranho, podia ser chata, ruim, etc, mas invariavelmente era cafona, e eu não tenho ligação com moda) e passava a ter medo da pessoa. Muito medo.

  • @user-wt5if6rx8m
    @user-wt5if6rx8m 4 роки тому +4

    Eu tenho 23 anos e já enterrei 6 pessoas próximas, algumas de forma violenta, isso sem contar os animaizinhos. Minha primeira perda, eu tinha 13 anos, assassinato de uma pessoa muito próxima. São 10 anos, e a dor me acompanha até hoje. Com perdas consecutivas a dor vai se acumulando, cheguei a perder um pouco o contato com a realidade. O fato de alguém estar aqui num segundo e no outro se tornar só um conceito, não existir mais fora das minhas lembranças, me fez entrar num estado profundo de sentir como se tudo não passasse de um sonho, a vida. Perdas assim modificam a gente pra sempre. Mas sabe o que é estranho? A cada perda, senti que não seria capaz de superar uma próxima. "Não aguento mais perder ninguém". Mas acontece que a vida não te pede permissão pra acontecer. Eu implorava a Deus uma trégua, mas muitas vezes ela não veio. Perdia alguém e poucos meses depois, perdia mais alguém. A cada enterro eu senti que não suportaria viver caso acontecesse de novo, mas por algum motivo, após todas elas, ainda estou aqui. Acho que o luto da morte não se supera de verdade, vc aprende a viver com ele. Também, sinto que seria algo até triste, superar completamente a existência de quem foi tão importante pra mim. O luto se transforma, a saudade fica. No caso, penso ser um pouco diferente da perda de alguém com quem vc apenas rompeu um laço, esse negócio de superar. Não consigo pensar em alternativas que tornem a nossa mortalidade algo mais bonito, mas é como as coisas são.

    • @Nicolas-wm1qf
      @Nicolas-wm1qf 2 місяці тому

      vou ter que printar isso aqui. Você é negro e vive na periferia? Pois parece viver em um lugar bem violento

  • @DanielGomes-ic5jz
    @DanielGomes-ic5jz 4 роки тому +11

    Eu tô chocado que vc resumiu o meu TCC no curso de psicologia, quero abordar justamente isso no meu estudo, adorei o vídeo!

  • @aguasaguas9972
    @aguasaguas9972 4 роки тому +1

    Você é a minha escola, a minha descodificação para coisas que não percebo. Obrigado Emanuel.

  • @patyfab1561
    @patyfab1561 4 роки тому +1

    Estava assistindo o vídeo sobre "falta de desejo" e este do "Luto" caiu na reprodução automática. Interessante como um vídeo que aparentemente não teria nada a ver com minha situação atual, um video que eu nao escolheria para assistir, fala tanto de mim rsrsrs... Quando adolescente desejava muito mudar de escola. Queria recomeçar num lugar onde ninguém me conhecia, como se num lugar diferente eu pudesse ser outra. Nesse video entendi que era meu desejo de não ser como eu era visto na escola anterior. Um desejo de romper com aquela imagem de mim nesse espelho. Na mudança de escola, passado alguns meses, percebi que tudo era uma grande ilusão, que não adiantava mudar de escola se a coisa dentro de mim não mudava. Interessante ver fotos antigas e temos sensação de ser um "outro eu" mas ao mesmo tempo tem coisas que parecem que não mudam nunca, tem sensações que ainda me lembram aquela garotinha de 12 anos. Hoje, passado 30 anos, percebo que o que mudou de fato foi aceitar aquilo que eu não conseguia mudar, foi conseguir ver beleza e amor naquilo que me incomodava. Obrigada Manu🌷

  • @SoraDutra
    @SoraDutra 4 роки тому +1

    Ótimas reflexões! Me ajudaram a pensar questões da minha vida e nos lutos que não processei. Pensar sobre a existência ou não de alguma angústia como indicador do seu estado/processo emocional me pareceu muito bacana.

  • @marinarodriguesart
    @marinarodriguesart 4 роки тому +1

    Manu, perdi o meu pai há 6 meses e desde o primeiro mês fico tentando - forçando - fingindo - finalizar o luto para ficar bem. Através do seu vídeo, percebo que meu luto ainda não acabou. Tem sido extremamente difícil p mim separar as lembranças da cidade com a dor, como vc citou. E é importante separar aquela que fui, compreendo a nova que sou. Tanta coisa importou aqui, obrigada!

  • @ialilima7033
    @ialilima7033 4 роки тому +8

    Vou sentir saudades af

  • @janainamullersilva3472
    @janainamullersilva3472 4 роки тому +1

    Manu e Flor, adoro o canal (muito). Encontrei o canal num momento muito delicado, de lutas, rupturas e luto, e todas as reflexões estão me ajudado muito a pensar sobre isso. Nunca fui de pensar sobre os sentimentos, então nunca lidei muito com eles, só sabia reprimi-los. Mas chega um certo ponto que a vida te obriga a pensar sobre, porque até o corpo da sinais de que as coisas não estão bem. Então nos obrigamos a sentar e repensar, e ouvi-los está contribuindo pra isso. Digo isso pra agradecer mesmo, pelas reflexões, pela preocupação com o outro (que está presente em todos os vídeos) e pela companhia dos cafés matinais (rs).
    Sobre o vídeo, minha mãe morreu há 5 meses, e é engraçado como os processos de luto são semelhantes (diferentes, mas com várias ligações). Gratidão.

  • @Luna47884
    @Luna47884 4 роки тому +1

    É isso msm. Cada um a seu tempo. E deixa as pessoas falarem, cobrarem, se não for p somar, ignore-os. Não se force a nada.

  • @nubiamendonca5006
    @nubiamendonca5006 4 роки тому +1

    Mano. Esse video foi o video mais maravilhoso de todos os tempos. Como vc consegue ser tão esclarecido Manu? Gente do céu. Me ensina

  • @1aninhapaes
    @1aninhapaes 4 роки тому +3

    o que eu acho?
    eu acho que eu sou a pessoa que menos sabe lidar com o luto na vida.

  • @86Helton
    @86Helton 2 роки тому +1

    Muito interessante rever os vídeos. A gente que tá nesses processos de autoconhecimento, passando por um luto, buscando amadurecer e etc. a cada vez que se depara com essas reflexões elas ficam mais claras e fazem mais sentido.

  • @marcoscaio6034
    @marcoscaio6034 4 роки тому +1

    Eu precisa muito ouvir isso. Estou passando por um luto do fim de uma relação e buscando elaborar novos pensamentos, novas amizades e atitudes, criando uma vida nova com todas as experiência boas e ruins do meu passado. Obrigado por existirem, Flor e Manu

  • @WilliamCLucas-gd8kw
    @WilliamCLucas-gd8kw 4 роки тому +7

    Acho que em rupturas de relacionamento um grande problema é se responsabilizar pelo que fizemos ou deixamos de fazer. Tive problemas a minha vida toda com relacionamentos, e sempre que dava errado, eu saía emburrado, com raiva e resistia, criava na minha cabeça desculpas do porque é melhor eu "ir embora". Recentemente, venho lidando com um fim de uma relação da qual eu tinha muita esperança de que seria algo incrível, e poderia ter sido, quem sabe, mas eu não permiti que chegasse lá, e ao tentar me responsabilizar pelos meus atos, reações e comportamentos, senti a verdadeira dor da perda.

    • @Nicolas-wm1qf
      @Nicolas-wm1qf 2 місяці тому

      Viver é difícil na minha concepção

  • @hominideo7899
    @hominideo7899 4 роки тому +37

    não temos que vilanizar o outro: como ele fez isto comigo?
    Se ele fez foi porque tínhamos visões erradas sobre nós que permitiram aquilo.
    Não temos que nos vilanizar também, antes olhemos com carinho alguém que está crescendo.

    • @IsadoraSecol
      @IsadoraSecol 4 роки тому +2

      Homi Nideo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @Luna47884
      @Luna47884 4 роки тому +4

      Nunca se vitimizar. Ambos fomos agentes dessa relação q terminou.

    • @bebel2668
      @bebel2668 4 роки тому +5

      Vilanizar o outro não é moralismo ou simples julgamento ou não se responsabilizar, é só uma defesa pessoal, é só a parte do caminho em que as mágoas falam mais que a razão e isso ajuda na tentativa de separação.

    • @Luna47884
      @Luna47884 4 роки тому

      Concordo ! Depois a gente racionaliza e passa a enxergar os erros q tb tivemos.

    • @alinejacs1980
      @alinejacs1980 2 роки тому +1

      penso q, às vezes, é preciso vilanizar o outro , por exemplo , para conseguir sair de uma relação tóxica. tem gente q, se não vilanizar, simplesmente não consegue sair, vai relativizar toxicidade eternamente...

  • @michellisantana8738
    @michellisantana8738 3 роки тому

    Seu canal merecia 1.000.000 likes de uma vez só

  • @julianaportioli2701
    @julianaportioli2701 4 роки тому +1

    Estou atravessando este luto... difícil...a retomada sozinha e a falta do outro, especialmente pq o amor ainda é muito grande.

  • @anapaulamellopeixoto3556
    @anapaulamellopeixoto3556 4 роки тому +2

    Eu achei bem interessante a reflexão sobre o olhar do outro, que espelha para nós uma imagem nossa. Nem sempre a imagem que ali se espelha é agradável. Às vezes é uma imagem muito cruel. Não queremos ser aquilo que vemos neste espelho. O melhor a fazer provavelmente é se afastar, para que aquela imagem pare de nos ser reiterada, e possamos vislumbrar outras imagens, mais agradáveis. No entanto, ainda que alivie estar longe da pessoa que nos devolve uma imagem tão desagradável, creio que em geral levamos aquela imagem conosco. E a cada novo espelho com que nos deparamos, de uma certa maneira parece haver ainda algum espectro daquela imagem desagradável, que gostaríamos que desaparecesse. Mas muitas vezes ela de alguma forma permanece. Então talvez será que não adianta mesmo querer chutá-la para longe? O jeito é ter algum carinho para com aquela imagem detestável? Porque não aceitá-la de alguma forma sempre vai reverter em você se autodestruir um pouco? Ter raiva de você mesmo, assim como sente raiva da pessoa que te devolvia aquela imagem cruel? Ajuda muito, penso, estar com pessoas que nos olham com carinho e nos devolvem imagens generosas. Que fazem a gente se reconciliar um pouco com aquelas imagens originais, de imensa reprovação, que um dia recebemos e nos feriram. Ajuda termos tb esta atitude para com os outros, a de devolver-lhes imagens amáveis de si. Tem pessoas que parecem ter esta generosidade naturalmente. Por que para algumas isso soa hipócrita? A gente, creio, de alguma forma, também enxerga/projeta nos outros, em alguns, não todos, aquela imagem cruel que alguma vez já projetaram sobre nós. Não sei por que elegemos algumas pessoas para "não ir com a cara delas". E outras simpatizamos de imediato. Aliás, tem gente que super simpatiza com vc, super te ama logo de cara, e óbvio que isso te cria o maior constrangimento, pois vc sabe que vc não é tão legal assim. Ou seja, tem pessoas que projetam sobre vc imagens super positivas, que tb incomodam, pq vc sabe que não vai conseguir corresponder àquela imagem excessivamente idealizada que recai sobre você. Talvez o melhor fosse nos libertarmos de projetar tantas imagens sobre os outros e sobre nós mesmos, e simplesmente estarmos existindo ali, com nossa humanidade e vulnerabilidade. Ai, às vezes muita racionalização tb pode ser excessiva (eu sempre super racionalizo), pq pode dar a sensação de aporia, de um problema insolúvel, ouque vai se estender pra sempre. Afinal, há sempre algum luto a ser feito. Não daria pra resolver de um modo sem tanta racionalização? Acho que talvez dê. Enfim, hj estou com sono e sem linha de raciocínio clara. Fica aí registrada esta digressão. Acho que tem coisa que a gente não precisa resolver. Que a gente simplesmente entrega a Deusx. Nem tudo precisa ser tão resolvidinho, acho. Serenidade pra nós. Grata pelas ótimas reflexões, Manu! Tmj!

    • @renatodebrittojunior1892
      @renatodebrittojunior1892 4 роки тому +1

      Ana Paula Mello Peixoto, faço minhas as tuas elegantes palavras, pois me vi claramente no teu texto. O teu texto foi muito pertinente pra mim, por isso, obrigado!!!

  • @solangedackevicius7164
    @solangedackevicius7164 4 роки тому +1

    Muito obrigada! Continue com seus vídeos, seu depoimento iluminou meu coração 💔. Agora ficou mais claro tudo para mim. Também tive um rompimento muito traumático ... já se passaram 4 anos e eu ainda não sai desse luto, mas ouvir você dizer que rompemos com a imagem refletida nos outros foi revelador e me ajudou a lidar melhor com a culpa ea dor . Bjs obrigada

  • @fernandafarias1962
    @fernandafarias1962 4 роки тому

    Cara! Alguns vídeos de poucos minutos em seu canal valem mais que meses de terapia... gratidão! S2

  • @saudosistasaudosista7262
    @saudosistasaudosista7262 Рік тому +1

    Eu estou divorciado á 3 anos e 11 meses,foi um casamento de 30 anos e 4 filhos.Ainda não superei,fiquei com outras mulheres,mais nada sério,eu não consegui sentir nada,eu sempre fui frio com essas pessoas.Depois eu sentia um vazio,não sentia vontade de dar carinho,de pegar na mão,de ser carinhoso.E continuo assim,sinto saudade da minha ex,casamos jovens,ela foi minha primeira namorada,nosso casamento estava em crise,não soubemos enfrentar e escolhemos a fórmula errada,traímos,ela com uma pessoa e eu com uma pessoa também.Depois da separação é que a ficha caiu.
    Comprei um ap. realizei um sonho,mais não comemorei,não senti aquela emoção,sentia um vazio enorme e a grande frustração foi não ter entrado np ap com ela junto.Tem dias que eu choro,falo o nome dela,sinto um vazio enorme.Penso nela ainda.

    • @Nicolas-wm1qf
      @Nicolas-wm1qf 2 місяці тому

      Caramba, seu casamento foi vitorioso embora tenha terminado. Pode ser que haja volta, mas pode se orgulhar pelo que construiu

  • @andressagomes4084
    @andressagomes4084 2 роки тому

    Oi, manu, queria apenas agradecer a vc e a esse canal por ter mudado a minha vida e a minha forma de pensar o mundo e as situações que me acontecem. Eu queria dizer que eu perdi uma pessoa e sofria muito por não saber processar esse luto, mas conhecer o canal me ajudou nesse processo juntamente com o tempo. Eu queria dizer que se eu não tivesse conhecido o canal, talvez demoraria mais para entender um pouco das minhas carências e problemas ja introjetados

  • @nataliaoliveira6795
    @nataliaoliveira6795 4 роки тому +1

    Difícil o Luto... principalmente com a morte... sentir o Amor desapegado...

  • @patriciarodrigues6977
    @patriciarodrigues6977 3 роки тому

    Manu, me identifiquei muito com a sua história. Quando minha mãe faleceu, eu comecei a "apagar" da minha vida tudo o que me lembrava ela. Sem perceber, me afastei de amigos de infância, fiz de tudo para sair da minha cidade (e consegui um tempo depois), me afastei dos familiares maternos. Arrumei novos amigos, criei uma nova história, como se eu "resetasse" o meu passado. Mas, também como você, sonho incessante com a minha mãe, como se nesses sonhos eu vivesse um mundo paralelo, uma outra dimensão, e quando acordo entro da minha vida/rotina "principal". Acho tudo isso muito louco.

  • @neydebittencourt2377
    @neydebittencourt2377 4 роки тому +3

    Bom dia Manú ! Ótimo vídeo ! A dor aguda passa com nossas elaborações , mas o eterno retorno de quem fomos é bom q não passe pra gente se sentir cada vez mais nós mesmos ...thanks e bjos pra vc e Flor 🌷 😘

  • @marciapinto3462
    @marciapinto3462 4 роки тому +2

    Que delícia de vídeo 💕🙏
    E eu aki rindo muito do caminhão na contramão no fim do túnel 🤣🤣

  • @oliviaunbehaunleal8847
    @oliviaunbehaunleal8847 4 роки тому +1

    Oi, Manu. Sou psicoterapeuta é estudante eterna de psicanálise e adoro os seus vídeos, vc fala com uma simplicidade e com exemplos práticos que acredito que ajudam mu o a discriminar esses conteúdos tão caros e ainda pouco compreendidos da psicanálise. Sobre esse vídeo fiquei com uma dúvida, esse apontamento de que o luto ainda não se encerrou por gerar angústia está em que obra de Freud? Já li duas vezes “Luto e melancolia” e não me lembro de estar lá. Achei muito interessante essa colocação! Parabéns pelo canal!

  • @heloisacosta1169
    @heloisacosta1169 4 роки тому +1

    O que eu acho?
    Tenho certeza que aprendi muito hoje, de verdade! Me senti no divã com o melhor analista. Muito grata e feliz ano novo Manu, Flor e Martin

  • @bebel2668
    @bebel2668 4 роки тому +1

    Meu luto mais potente foi a maternidade. Nunca ficou claro para mim o que isso significou. Porque minha filha foi pra UTI e eu morri por dentro. Quando ela melhorou eu já tinha acabado de morrer não tão metaforicamente assim.

  • @msprisfigueiredo
    @msprisfigueiredo 4 роки тому

    A seção de comentários desse canal é a mais linda fe todos os canais. Eu estou triste hoje por um quase amor que não se concretizou. A gente vivia bem como amigos até que ele arrumou uma namorada. Eu sabia que isso aconteceria, mas eu quis carregar o caixão durante mais um tempo. Agora tenho que lidar com esse luto.
    Eu sei que aqui tem histórias muito mais doloridas do que essa minha, mas senti vontade de compartilhar a minha e voltar aqui daqui a uns meses e ler pra ver o quanto caminhei.
    Obrigada, Manu, pelos vídeos.

  • @simonespiess3330
    @simonespiess3330 4 роки тому +1

    Gratidão pelo vídeo, estava precisando ouvir isso.

  • @auriceliamenegolo3886
    @auriceliamenegolo3886 4 роки тому +1

    Muito coerente sua análise e com muita sensibilidade!! Me fez refletir sobre meu processo de luto....daquela outra que compõe minha identidade. Obrigada 🙏🏻🥰

  • @kellydealbuquerqueboaventu8831
    @kellydealbuquerqueboaventu8831 6 місяців тому

    Me pergunto se o meu luto que se prolongou não é um produto da auto punição por não se contentar em estar bem...
    Manu, obrigada pelas reflexões. Me ajudou na pandemia, me ajudou nas perdas e tem me ajudado a não me perder de mim. Obrigada!

  • @ABabiSena
    @ABabiSena 3 роки тому

    Eu amo o canal de vocês dois!
    Sou uma jovem que acabou se dando de cara com um mundo complicado onde as pessoas complicam tudo, enquanto tento compreende-los, consigo compreender um pouco de mim também! E o canal de vocês dois tem me ajudado bastante nesse processo.
    Muito obrigada, Flor e Manu.

  • @sue_1111
    @sue_1111 4 роки тому +4

    Quando conseguir contar a sua história sem chorar é porque superou.

  • @alenacontente2790
    @alenacontente2790 2 роки тому

    Faz todo sentido!!! Vc é ótimo!!! Há tempos não lhe escutava, até que me peguei em luto!!!! Obrigada.

  • @erikanascimento5595
    @erikanascimento5595 4 роки тому +7

    Lindo vídeo Manu ❤️ Será que todos vivemos eternamente enlutados em alguma medida? Por todos os motivos que você ilustrou ... Podemos superar alguns, mas a vida ou nós mesmos providenciamos logo outros rs É uma conversa tão necessária ... Devo aos meus lutos elaborados minhas mais profundas transformações, e meus maiores picos de sofrimento. Como algo que me fez muito mal e bem, ao mesmo.
    Obrigada, obrigada, obrigada 🌷

  • @jessicagotlib
    @jessicagotlib 4 роки тому +3

    Circularidade do luto é uma coisa terrível mesmo. E eu gosto muito e me sinto muito acolhida quando você diz que não há um tempo limite para o luto.

  • @camilaqueirozdeoliveira1070
    @camilaqueirozdeoliveira1070 4 роки тому +1

    Que vídeo maravilhoso! Obrigada, querido! ♥️

  • @ACortijo
    @ACortijo 7 місяців тому

    Muita gratidão por compartilhar. Sério, ajuda demais!

  • @cassiaartesanato6011
    @cassiaartesanato6011 2 роки тому

    Gostei muito das suas colocações. Me ajudou. Obrigada.

  • @cacau8245
    @cacau8245 2 роки тому

    Muito obrigada manu, suas palavras me ajudaram demais, finalmente conseguir tantos fatos que aconteceram na minha vida, agora sei o valor de um luto bem feito, pode demorar ou não...mas não dá pra fugir. Obrigada e muito sucesso pra ti e para a flor 😊

  • @marianafacanha
    @marianafacanha 4 роки тому +1

    Nossa, esse foi o vídeo que mais me identifiquei. Ia escrever mil coisas mas só agradeço 🙏🏼

  • @rosanasantos7141
    @rosanasantos7141 4 роки тому +1

    Excelente...

  • @heloisacosta1169
    @heloisacosta1169 4 роки тому +1

    Seus vídeos são excepcionais! Maravilhosos!! Gratidão!

  • @suzanafurquimdamota415
    @suzanafurquimdamota415 3 роки тому

    Manu,vc trás uma clareza absurda pra tudo🙏...que bom ter pessoas como vc,nesse Mundão de meu Deus🤭

  • @rosanarodrigues8363
    @rosanarodrigues8363 3 роки тому

    Ao contrário d vc, vivo meus lutos intensamente.
    Grata por esclarecer a identificação do término d um luto. ❤️

  • @thaisbritto2932
    @thaisbritto2932 4 роки тому

    É muito bom o que vc fala.
    E do jeito que vc fala.
    Me representa muitas vezes.
    A forma do pensamento.

  • @mikaedisons
    @mikaedisons 7 місяців тому

    Canal necessário. Obrigado pelas palavras e conteúdo.

  • @Eugostodebatata766
    @Eugostodebatata766 2 роки тому

    O pior luto que vivi foi a perda da minha mãe e padastro. 7 anos tentando me reerguer. Eu consegui graças a análise e a muito autocuidado. Hoje passo sobre o termino de uma relação que a pessoa simplesmente sumiu. Terminei, mas fiquei com raiva... pensei em beber, fumar... sei lá

  • @gossipgirl0118
    @gossipgirl0118 3 роки тому

    Agradecida por este vídeo, querido! Conseguir olhar pra morte das nossas identidades dentro das relações que se vão é mesmo desafiador, mas acredito que é o caminho pro acolhimento da nossa própria jornada. Também estou revisitando meus baús internos e inevitavelmente o luto está presente aí. Gracias por compartillharem suas visões com o mundo :) abraços

  • @Betelicha
    @Betelicha Рік тому

    Maravilhoso!!!

  • @sabrinamammana9620
    @sabrinamammana9620 2 роки тому

    Assistindo aqui no final de 2020. Muito bom! Bom saber que outras pessoas também passam por situações como as que eu passei.

  • @claudia8elias
    @claudia8elias 4 роки тому

    que lindo manu. obrigada

  • @LeoEDutra
    @LeoEDutra 4 роки тому +1

    Vou ter que ir lá no outro vídeo primeiro.
    Bom dia Manu!

  • @sidneiasantos9943
    @sidneiasantos9943 2 роки тому

    Maravilhoso! 👏👏👏

  • @lufap2010
    @lufap2010 3 роки тому

    Sensacional! ❤️

  • @janamagaldi
    @janamagaldi 4 роки тому +1

    Olá Manu, quase bomm tarde! :))
    Impossível por aqui esperar o fim do vídeo. Obrigadaaaa mais uma vez e de novo. =))
    Vivi o luto do meu pai e padrinho bemmmm após a data oficial... Talvez por não querer aceitar, enfim! Me fazia essa pergunta :: como terei certeza de que está tudo bem no meu coração com esse cenário!?!? Bingo.... Vc e suas palavras, vidaaaaaa longaaaaaaaa ao canal! Brigada, sinceramente.

  • @luzinetemaciel6389
    @luzinetemaciel6389 Рік тому

    Gostei muito da forma como vc falou do luto

  • @taniageorgiaoliveira3214
    @taniageorgiaoliveira3214 4 роки тому +1

    Boa reflexão obrigada 🙏

  • @clarissafernandes3480
    @clarissafernandes3480 3 роки тому

    Muito bom!

  • @sozinhasozinha7769
    @sozinhasozinha7769 4 роки тому +6

    Bom dia manu, hoje o meu primeiro relacionamento terminou e eu ainda não superei o luto de perder um amigo querido no começo desse ano, espero passar bem por todo esse processo de me desprender desse relacionamento e espero superar a falta desse amigo.

    • @amkstj
      @amkstj 3 роки тому

      oi! como você tá hoje em dia? 😊

  • @alexandremarques2885
    @alexandremarques2885 4 роки тому +1

    Vejo que o Luto é paradoxal! Luto, mas não devo lutar, então não luto e sim ao Luto. Se em Luto estou o não luto também é estar em Luto. E de toda forma estando em Luto eu não estou lutando contra o Luto... Apenas aceito e não luto contra o Luto!

  • @collaparte3397
    @collaparte3397 3 роки тому

    Obrigado pelo vídeo..
    Estou num processo muito complexo de luto/separação e me identifiquei na sua fala onde eu sou aquele que está fugindo e tentando enterrar coisas e a outra pessoa está fazendo o contrário... O que me causa muita dor mas que a partir do seu vídeo identifiquei como algo difícil, porém benéfico para ela.

  • @leticiamilan2062
    @leticiamilan2062 4 роки тому +4

    É hora da gente aqui começar a aceitar a morte e entrar no luto do dose diária.

  • @brendaantunesdepaula1982
    @brendaantunesdepaula1982 2 роки тому

    Que presente viu, manu! ❤️

  • @alinecrispino749
    @alinecrispino749 9 місяців тому

    Oi, Manu! Estou assistindo esse vídeo hoje (3 anos depois rs) e pensando sobre a perda da minha avó, quando eu tinha 8 anos. No meio de uma dinâmica de pais separados, alienação parental, pais mto jovens... ela era a pessoa com quem mais tinha acolhimento, afinidade, parceria. E ela morreu (pra mim, do nada, mas foi de câncer). Lembro, na época, de seguir a vida, como se nada, não lembro de nenhum amparo efetivo nesse luto... de fato, não vivi isso. Só agora, com quase 40, me vejo tentando entender o que isso me causou. A pergunta é: como elaborar um luto não vivido na infância? Desculpa o textao rs.. bjo!

  • @cartografiadaescuta6313
    @cartografiadaescuta6313 3 роки тому

    Você é muito bom.

  • @fabimacedo159
    @fabimacedo159 4 роки тому +1

    Olá. Luto da pessoa que fui numa etapa da vida que passou e integra o que eu sou hoje mas provoca mil sentimentos. ♡♡♡♡

  • @seco709
    @seco709 2 роки тому

    Oie! Bah eu me separei em janeiro de 2020, desde lá a vida não tem sido. Em fevereiro de 2020 internei em uma clínica. Março comecei o doutorado e em seguida veio a pandemia. Junho de 2021 tentei suicídio novamente.
    Tudo isso medicado e fazendo terapia, cheguei a fazer três vezes por semana.
    Mesmo assim, todos os dias desde que acordo até quando vou dormir eu sinto angústia, uma dor imensa.
    Tenho lido muito sobre o luto, assisto teus vídeos, os vídeos da Maria Homem, Christian Dunker.
    Ainda, digo que tá muito foda, pouca diferença do dia em que me separei.. O lance foi me agarrar no tempo, que eu vivi minuto a minuto lembrando e estando nesse buraco profundo.. Ao mesmo tempo que meio que caguei pro tempo por que parece que nunca vai passar, mesmo todos me dizendo que vai

  • @gabrielsantana9071
    @gabrielsantana9071 4 роки тому

    Minha cunhada Rayssa me mandou esse vídeo e me ajudou a entender muita coisa

  • @tanisaburchertmiranda9192
    @tanisaburchertmiranda9192 2 місяці тому

    Achei maravilhoso

  • @natalianunes4104
    @natalianunes4104 2 місяці тому

    Ficou um pouco confuso, mas deu pra ter uma noção. Sempre bom

  • @claytonsilvamano
    @claytonsilvamano 2 роки тому

    Parabéns show