Comandante Brenner, acho um gesto de nobreza ENORME um profissional do seu gabarito chegar e expor um determinado erro cometido no passado para que todos aqueles que estão vindo possam aprender com o seu próprio erro. Apesar de todo o conteúdo técnico e de qualidade que o Senhor já apresentou aqui antes, vejo que este foi um dos vídeos com maior profundidade e de maior sinceridade que já tive a oportunidade de assistir no que tange à segurança de voo. Ter esta coragem é um ato de extremamente louvável, e só corrobora o seu caráter íntegro e comprometido com a divulgação e ensino de boas práticas de voo. Conte comigo na luta contra a Cultura do Pano Preto.
O que você fez nesse vídeo é algo que faz MUITA falta na aviação geral... mais conversa aberta sobre as coisas que acontecem errado, compartilhando as lições aprendidas... Parabéns mais uma vez!
Bacana é que ele não culpou o instrutor, embora o instrutor tenha dado vacilo, convidando passageiros e não combinando nada com o aluno que estava voando o avião e nem na hora não falou nada, só deixou ir.
Pois e, mas se o instrutor já sabia da embarcação de mais dois passageiros e bagagem, não deveriam ter "enchido" o tanque. Apenas a qtde necessária para o vôo mais 45 min conforme regra. Não teria sido essa maior mancada,?
@@danielsirineu Não meu amigo. Como ele mencioona no video, teria que decolar do inicio da pista (no caso deles não foi do inicio) e ter decolado com o flap correto (25, ao invés de 10 / ou sem flap) poderia ter decolado de tanque cheio, pois a pista era longa o suficiente, se tivesse decolado do inicio da pista.
Por essa e por outras parecidas, vou dizer de novo: a aviação é muito segura. Quantas bobagens até piores são feitas, e até que não morre tanta gente assim. 20 anos de aviação geral (mais tantos outros como "rato de pista", ouvindo conversa de piloto) me mostraram que um piloto cuidadoso, que respeita tabelas e os limites das aeronaves que voa, é tido como "chato", "babaca" ou até "mariquinha" pela maioria dos voadores. Este triste ano de 2024 tem nos mostrado isso, mas, infelizmente, nem todos têm a humildade do comandante Brenner, para admitir erros e aprender com eles. Bons e seguros vôos a todos!
Brenner parabéns por compartilhar essa história. Quem nunca fez M no início da carreira e está vivo por sorte. Me lembrei de uma história minha. Estava indo para Angra no Seneca 2 levar amigo do patrão, um dia de céu encoberto desde a decolagem de CGH e por todo o voo. Sobre a serra do mar, no FL 100, perdi um dos motores e pousei em emergência em Ubatuba. Uma historia muito legal, pois um Varig fazendo ponte aérea me disse onde tinha um buraco nas nuvens para que eu pudesse varar a camada e ver o solo, no caso, o mar, já que Ubatuba é cercado de morros. E por ajuda dele, pousei em segurança. Passado 15 dias, fui buscar esse avião e transladar de Ubatuba para Marte. Cheguei cedo em Ubatuba e decolei para Marte. Decidi vir a baixa altura sobre o mar (1000 pés) até o aproximadamente o traves distante de Marte. Quando chegou a hora de cruzar a serra, estava instrumento. E o controle SP só perguntou se tinha referências visuais, e menti dizendo que sim. Pois se dissesse que não, pode ser que ele autorizasse eu a subir mas a partir daí teria que alternar o voo para algum outro aeroporto, já que Marte não tinha procedimento para pouso por instrumento. Bom, não relatei a verdade que estava voando em condições instrumentos em corredores visuais. E esse foi meu maior erro. Sabia que tinha serra na região e continuei voando instrumento sobre morros em corredores que só servem para quem está visual. Poderia ter batido na serra e não estar hoje aqui. A pergunta que sempre fiz e faço? Quantos pilotos já morreram por estar instrumento e não ter informado e pedido para subir? Quantos? Conheço muitas histórias só aqui em SP de pilotos que morreram pois bateram em morros da região. Serve de experiência as pessoas que assistem esse vídeo. Utilize histórias como a do Brenner, a minha , entre outras, para aprender e conseguir encher seu saco de experiência, antes que acabe seu saco da sorte. Porque caso contrário, você poderá não estar aqui um dia para contar as M que fez e alertar outros pilotos mais novos a não cometer os mesmos erros que os seus. Grande abraço a todos.
Cmte, o universo trabalha de formas muito estranhas, quando vistas do nosso singelo ponto de vista. Um erro fatal, mas num ambiente propício para a recuperação. E até isso: não se afobar e manter bico para cima, mas deixar o bicho descer para pegar velocidade, já mostrava sua capacidade. Mas tenha certeza de que vc precisava passar por isso, justamente para formar este profissional preparado, um instrutor importante, que pode já ter salvo muitas vidas, por trazer o conhecimento prévio. Outra forma de dizer isso é "Deus escreve certo por linhas tortas". Parabéns.
Passei por isso no início da carreira, na primeira decolagem solo em um V35B , tip full, full tanque, 4pax e bagagem. Até hoje sinto o gostinho amargo na boca ! Muito válida a informação
Rapaz, se vc foi devidamente instruído foi asneira, senão foi apenas consequência de má formação. Foi um aprendizado e tanto, no fio da navalha, mas foi. Sorte? Sim, esta vcs tiveram, vcs todos. Com certeza não era o dia de alguém ali subir ao infinito, o que acabou salvando todos, o que leva a dizer que três tiveram sorte, mas quais três? Nunca saberemos. A sorte palpável foi a depressão no final da pista em profundidade e comprimento suficiente para corrigir. Mas vc salvou a todos com a sua manobra contraintuitiva. Parabéns. E contar essa história é ato de grandeza e bondade que todos devem agradecer. Meu sonho de voar foi para algum lugar remoto dentro de mim com o passar do tempo e as restrições que ele traz consigo. Fico feliz por quem o realiza. Parabéns pelo canal, esta foi a minha primeira vez aqui. Grande abraço.
É mto legal compartilhar e experiências! Passei o extamente por isso, em Juiz de fora no pp. Um Cessna 150, meio dia, full tanque, eu com 90kg, me colocaram um instrutor com 120kg +-. Fiz todo o procedimento padrão de decolagem, quando rodei, o avião estolou. Deveria ter parado no ato, mas continuei a decolagem e rodei com 70kt. A pista acabou, a acft foi afundando no vale que tinha cabeceira 27. Fui subindo "em degraus" até conseguir velocidade. Tive que refazer toda minha rota em voo
Amigo, já fui piloto. Aprenda a planejar a volta de seu avião e nunca esqueça a equação altitude/temperatura da pista e peso total da aeronave, além de avaliar o vento.
Parabéns Brenner Explicou algo complicado, montando bem o contexto em 18 minutos. E para ser entendido por um curioso como eu. Sucinto e sem perda de tempo. Muuto bom
Moro bem próximo da cabeceira 18 do Bacacheri. Minha casa fica por volta de 300m do início da tal extenção! Da janela de minha sala, consigo perceber claramente essa elevação que descreveu! Sou apenas um entusiasta na aviação, mas com certeza entendi bem o perrengue !!! Grande abraço e obrigado por compartilhar essa experiência 👍🏻
Antes de mais, dar os parabéns pela partilha da sua experiência sem qualquer complexo. Eu tirei o PPL(A) há poucos anos no Aero Clube de Leiria - Portugal, e logo desde o primeiro voo somos ensinados a prencher o documento "Mass&Balance" para verificar se vamos sair dentro do "envelope". Se estiver fora do envelope, só temos é que mudar de plano. Felicidades e bons voos! Abraço de Portugal.
Outro dia ainda estávamos conversando eu, aluno, com os instrutores como mesmo aviões de alta performance, com tanques cheios, full pax e bagagem excedem o peso máximo de decolagem. Video importantíssmo, que pode permitir que muitos acidentes deixem de acontecer.
Seu relato me lembrou de um acidente lá em Bacacheri com um Cardinal que caiu após a decolagem com quatro a bordo e tanqueado. Talvez tenha sido uma circunstância idêntica à sua e, infelizmente, o pessoal não teve a mesma sorte. Voei muito aquele Cardinal no Aeroclube onde dei instrução.
Passei por uma situação mais ou menos igual!Na quinta feira da Semana Santa de 1973, decolei com Skylane (C182) às 13:00 com o avião lotado, tanques cheios e bagagens,estavamos fazendo pagamento de peões nos locais que a empresa tinha obras,na decolagem de Rio Preto não deu para perceber a distancia percorrida, estava tambem com 10° de flaps.Pousamos em uma fazenda uns 25 minutos depois , pista de terra com 800 metros, na hora de decolar que foi mais ou menos as 15:00 , muito quente e lotado ainda , pois tinha gasto só uns 40 litros de gazolina, dei 10° graus de flaps, o avião correu e o laranjal começou a chegar e nada de sair e a buzina tocando quando dei mais 10°graus e flaps, saiu cantando e ganhando altuta muito devagar, fui bem longe até tirar 10,°, Foi o ultimo vôo que fiz neste avião , ao chegar em casa foi falar com o patrão e este vendeu e trocou por um zero.Coisa boa !!
Parabéns Brenner pela sinceridade. Todos cometem erros, eu também cometi, porém infelizmente grande parte da comunidade aeronáutica, especialmente na aviação geral como aprendi no inicio da carreira, faz um grande “pano preto” e esconde informações dos outros. Parabéns e bons voos! Garbin
Muito obrigado, meu amigo! Pano preto na nossa profissão eu tenho uma teoria: quem faz não tá escondendo conhecimento, tá escondendo a própria ignorância! Grande abraço e bons voos pra ti!!
em aviação vc tem que ter visao extendida..ver além.....aprendi isso pilotando meu... DRONE de 240 gramas..depois de ter batido, quebrado dois braços do drone...colidindo contra arbustos, muros....vi que toda as atitudes tem quer pensadas...
Que demais; Fora os períodos que a gente estuda para as Bancas PP, PC e PLA não vejo muito acolhimento dos instrutores na parte pratica, não! Quantas vezes cheguei com duvida de preenchimento de Plano de voo, performance e ninguém sabia de nada, triste mas é real.
Aviador brasileiro é um dos melhores aviadores do mundo quando experiente, tem pilotos BR nas maiores CIAs aéreas do mundo, o difícil é quando o profissional está começando.
Temos muitas lacunas de conhecimento nas escolas e esse trabalho de formiguinha aqui visa fechar algumas delas! Tomara que outros aprendam com os meus erros e não os repitam! Podem não ter a mesma sorte!
@@vortex-lr31 cara, Vc simplesmente resumiu meu sentimento durante TODA a formação, me senti fazendo tudo sozinho! É uma baita responsabilidade e a impressão que se da, é que é feito meio que de qualquer jeito! Infelizmente a formação ainda é bem precária.
Excelente, regra basica de qualquer profissao, o desenvolvimento continuo, nao achar que ja sabe, se especializar, no tipo de aeronave, tipo de aeroporto etc, fico surpreso com a quantidade de acidentes por stoll que na maioria das vezes poderiam ter sido evitados, acho ate que o corporativismo atrapalha.
Sonho em fazer o curso, estou juntando o dinheiro com muita dificuldade mais o sonho não deixa nem dormir de vontade de pilotar pela primeira vez. Muita dificuldade o aeroclube é longe mais quando for piloto comercial vou lembrar e ver que valeu a pena.
Boa sorte na trajetória. Tô na mesma situação, porém semana passada dei o primeiro passo: tirei o cma. Só não sei qnd vou começar as aulas, mas um dia, com certeza, farei
Parabéns pelo viés de segurança de vôo que permeia seu vôo, aprendido com seu próprio erro, Comando. Ditado de aprendizado... "Aprendam com os erros dos outros, pois na aviação, pode não haver tempo de aprender com o seu próprio erro." Voem seguros e com a graça de Deus.
Na vida a máxima é:... quanto mais se vive, mais se aprende... È válida para a viação, que pode comportar também outra máxima... Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive... Seu relato foi válido, muito útil. Parabéns. Uma dica: quanto tiver que decolar nessas condições, faça, como Comandante que todos confirmem se passaram antes pela Igreja e se confessaram com o Padre. Livrar peso de consciência pode ser útil nestas horas...
Obrigado por ter a humildade em repassar essa situação c certeza fará muita diferença para mim. 🙏🙏 Aprendi a não ser autoconfiante, ao ponto de desrespeitar as informações do Fabricante... experiência tbm pode ser sinônimo de coerência e reconhecer que nunca se sabe tudo.
Boa Tarde Cmt T. Brenner, daqui de Macapá no Amapá, um apaixonado por aviação, desde menino, ainda no tempo do Território, frequentava Aeroclub e de quando em vez, deslocava de Calcoene e Amapá, com o Cmt Juarez, hoje na Reserva. Vós Parabenizo por esta brava descolagem, no início da brilhante arte. Ainda pretendo pilotar um dia. Um forte abraço a todos os instrutores e mestres da Fligt Class, no RS, por ser uma Classe Especial e, que Deus Seja Louvado. Amém!!!🎉🎉🎉❤❤❤
Outra coisa... como foi o debriefing? O que o instrutor falou depois, ele assumiu uma parcela da culpa ou jogou tudo em vc? Faltou essa parte da história, rs
O instrutor é um cara sensacional! A culpa do evento foi nossa! Eu era tão responsável quanto ele. Eu deveria ter percebido! Eu deveria ter calculado! Mas matando tua curiosidade, o debriefing foi sobre o que fizemos, foi sobre nunca mais nos colocarmos naquela situação de novo! Grande abraço, Marcelo!!
Eu também já fiz uma cagada quase igual a essa, já que tivemos a segunda chance, vamos aprender com os nossos erros, e jamais o tornar fazer outra vez. Parabéns cmte Brenner, pelo compartilhamento de sua experiência. Isso só vem nos ajudar a termos mais atenção e sermos mais prudentes.
Vídeo SENSACIONAL! Eu SEMPRE faco a ficha de PB antes dos meus voos, mas nunca é cobrado pelo Aeroclube. E de fato existe essa regra de um quantidade x de combustível pra voo local e tanque full pra navegação, mas nunca soube o motivo. Esse video tem valor imenso, pois compartilhar experiências e casos como esse nos alertam de futuras enrascadas das quais muitas vezes nao tem 2 chance ! Vou passar a fazer tem o calculo de distância de decolagem a parte de agora!
Fala cmte! Obrigado pelo depoimento, estou começando a voar um Piper Arrow, ainda experimentando o bicho, vale o alerta, vai com quatro mais alguma bagagem? Vai, mas por aqui temos dado uma canja pro vovô, tres a bordo e muita bagagem ou quatro dentro mais as respectivas escovas de dente, no mais, bela aeronave, abraço direto da Vacaria, PT DOO. Bons voos a todos.
Comandante Brenner - muito obrigado pelo seu ensinamento. Temos que ser humildes sempre e aprender com os erros alheios. Aprender com os próprios erros pode ser fatal. Muito obrigado. Ótimos voos hoje e sempre.
Num cheque de multi fiz a ida e a volta era outro aluno, voltamos num seneca 3 lotado mais a mae de um dos instrutores com bagagem, fizemos o cálculo e o ZFW ja deu a mais que p peso max de decolagem, se perdesse um motor ia p chão. Se eu tivesse a mesma consciência que tenho hoje teria voltado de ônibus.
Tirei minha licença PP aos 18 anos no mais importante aeroclube de São Paulo, voando Piper Cherokee. Hoje aos 66 anos vendo os vídeos de especialistas me pergunto por que NUNCA tive instrução sobre performance do avião no qual eu voava. Para mim está sendo novidade o que escuto desses especialistas, os quais agradeço muito. Talvez minha sorte foi ter me desviado da carreira aeronáutica para a indústria e lá ficado por muitos anos evitando assim ter provocado incidentes por falta de conhecimento.
Felizmente isso vem mudando nos ultimos anos, e hoje está mais comum as escolas ensinarem performance e p&b no Brasil. Qdo voltei da FAA - onde se aprende isso já nos primeiros voos - fiquei bastante impressionado com essa deficiência básica no ensino brasileiro.
Eu não parei para ler todos os comentários, mas tenho certeza que existem mais casos assim! Eu tive algo muito semelhante decolando do Campo de Marte! Tupi, full tanque, 3 a bordo! Ao menos não tínhamos mala! Sempre acostumado a decolar de Blumenau, nível do mar, nunca pensei que a altitude (e naquele dia o calor de SP) mudaria alguma coisa. No meu caso o avião subiu… (pq até atingimos a nossa VR - estimada). Mas a buzina de estol ficou lá insistentemente e o avião parecendo um papel em cada ascendente e descendente encontrada. Infelizmente nunca tive acesso as tabelas de performance daquela aeronave e, possivelmente, nem saberia calcular naquela época a quantidade de pista necessária para decolagem. Sei que o comentário é longo… mas seu vídeo me fez mais uma vez refletir e agradecer pela sorte que tive aquele dia. Obrigado pelo vídeo! Um abraço Comandante e Professor!
Olá Cmdt Fonseca, conheci o canal do Cmdt brenner através do seu, e vc tinha razão é um ótimo canal para quem gosta de estudar aviação. Bora lá contar essa história no seu canal tbm. Abraço.
@@diegoferreira582olá! Infelizmente eu sou muito ruim contando história! Além do mais… não tenho os dados tão vivos na memória- acho que cruzar tantos fusos está acabando com minha capacidade de guardar dados! Um abraço
Excelente vídeo. Quando voava instrução era exatamente o mesmo padrão, sempre decolar full tank. Uma vez questionei o instrutor e ele respondeu que era melhor cair e pegar fogo por horas que cair em pane seca (!). Seja como for, era sempre full. E o mesmo caso, avião pequeno decola de qualquer pista. Lembro de rodar o C152 durante uma navegação até Piracicaba e ele sair do chão tão firme quanto uma gelatina. Era com certeza janeiro por volta das 13h (local). Abs OBS: Existe olhar carta de aeroporto na instrução? haha (ironia, com fundo de verdade)
Baita susto 😮, acredito que hoje ja se deve existir até aplicativos para performance de decolagem, mais de qualquer forma sempre é bom saber o que se passa por trás dos app por redundância.Diga-se de passagem, que o apaixonante da aviação é saber toda física e dinâmica que os envolve. Forte abraço.
Infelizmente você está certo, era assim mesmo. Fiz besteira semelhante com Cessna 172 em Piracicaba em 1970. Só saímos do chão quando acabou o asfalto, ele não caiu na grama, e daí conseguiu ganhar altura. Somos dois sobreviventes e que aprendemos!
Muito obrigado!! Mas não é questão de nobreza, é de oportunidade! Oportunidade de evitar que outros repitam a mesma asneira sem ter a mesma sorte! Grande abraço!
Caro Cmte, cometi o mesmo erro em 1980 no aroclube de Luziânia. Meu instrutor era o Cmte Décio Chaves Junior que veio a falecer no acidente da gol 1907. A aeronave era a mesma um corisco matrícula PT NJA. Ia fazer também minha navegação para obter o certificado IFR, descolagem prevista para as 0700hs, aviação preparado full tank( sim amigo era norma para voos de navegação) ficamos aguardando o checador que não apareceu...era um sábado. Voo cancelado. O Cmte Décio então voltou para instrução. Eu fiquei fazendo AFA no aeroclube, num dado momento fui chamado na direção e perguntado se teria interesse em fazer um voo de coqueluche, isso era como um prêmio na loteria, aceitei prontamente, sorriso estampando no rosto, adrenalina nas alturas, esqueci completamente os insinamentos do meu instrutor e da minha formação como Dov na Vasp (avião full tank,04 pax,pista curta,campo alto).Cmte por muito tempo fiquei com o alarme stol na cabeça....rss.Estou vivo hoje porque na hora que rodei a aeronave ela não veio, percebi na hora o erro e mantive a mesma até a última laje no chão a V1 já era passado....rsss, me veio de emediato...performance balanceamento e limitações na cabeça, ignorei tudo que aprendi, Cmte Décio falava em caso de pane " don't rush' voe o avião.....foi o que me salvo....grande abs Marcus Vinicius.
Passei por algo parecido porem num Tupi 180hp. Novo de Aviação, primeiro emprego na executiva. Passei um sufoco tambem, um pra mim um pra ele pra manter a velocidade , cortando dentro de um vale sem ganhar climb. Mas vida que segue. 13 anos na luta voando geral executiva e aprendendo sempre. Abraço comando. Céu azul!!!!!
Esse fato mostra o padrão de instrução na época. Fiz meu PP em 2007 numa escola do interior de SP, e o "modus operandi" era o mesmo, Full tank e bora voar! Não sei como está o padrão de instrução prática atualmente, mas sem dúvida, se não houver instrutores realmente comprometidos com a segurança de voo e não tão somente em juntar horas de voo, situações como essa virão a acontecer.
Boa noite !!!!!! Na aviação tem erros desde os anos 50, hj aviação e bem aprimoradas foi uma experiência em sua vida que vai ser melhor que antes.. foi uma história fantástica ...meus parabéns um ser humano de bom senso...
Muito legal seu relato e seu canal Brenner. Primeira vez minha aqui e me inscrevi para acompanhar seus vídeos. Porém a pergunta que não quer calar: quais foram as reações durante esse evento do seu instrutor e dos 2 passageiros? Posso imaginar o susto! Estou curioso pra saber. Obrigado. Abraço
muito obrigado por compartilhar sua experiência Comandente! é de grande valia não somente o conhecimento transmitido senão também a humildade de reconhecer o próprio erro. forte abraço
Na aviação geral, especificamente as que operam maquinas mais 'simples' essas coisas ainda são muito negligenciadas e, quando vc fala q faz análise de performance, q usa checklist e etc, não raramente é criticado por isso. Uma boa maneira de se manter vivo é não ligar para essas criticas e continuar seu trabalho da melhor forma e utilizando das melhores práticas.
Exatamente, Carlos! Esse negócio de vangloriar a "aviação raiz" que decola e pousa fazendo malabarismos é algo que devemos combater com todo custo! Aviação raiz tem que ser segura! E podemos nos divertir muito com segurança! Abraço!
Excelente video! Conteúdo importantíssimo! Principalmente pelo exemplo de humildade e aprendizado. Quanto ao evento, lembrei de um ditado que diz que as três coisas mais inúteis na aviação são: combustível deixado no caminhão, altitude deixada acima e, o que foi o seu caso, pista deixada atrás...
O ditado é legal, mas o problema não está na pista deixada pra trás. Decolar de intersecções é perfeitamente possível e seguro, mas desde que tenhamos feitos os cálculos de decolagem considerando esse cenário! Hehehe.. Grande abraço!
@@AircraftPerformance1Sim, claro! Lembrando sempre que, apesar de inconveniências pessoais (tempo) ou de operação do aeroporto (sequenciamento de pousos e decolagens), não existe regulamento que impeça o uso de toda a pista, mesmo não sendo necessário. Uma vez mais, parabéns pelo video!
Será que o sr olhou a posição da beruta? As vezes decolou a favor do vento a noite não sei se era o caso mas é fator fundamental em porta-aviões por exemplo os navios se posicionam contra ó vento e ainda aumentam a velocidade do motor do navio para causar mais velocidade contra o vento
E aquela coisa que na vida executiva de empreendedor que a gente aprende, Cases of Success. Na aviação a gente aprende com os Cases of Fail. Obrigado Thiago por compartilhar a sua história, voce teve a humildade de falar do seus erros. Fly Safe.
Excelente vídeo Cmte Thiago. Como nos dizem os Manuais, que foram elaborados tecnicamente por cálculos de engenharia, respeitemos os envelopes dos aviões. Parabéns por sua honestidade, humildade e perseverança em busca do conhecimento. Parabéns pelo seu relato, importantíssimo aos aprendizes. Forte Abraço. Zé Guilherme
Realmente muito bom e didático o vídeo. Mostra a importância de saber usar os gráficos de performance e interpretação dos mesmos. Mas principalmente mostra como a a falta de experiência de ambos foi crucial para essa ocorrência.
Sensacional cmdte! Mostrou a realidade, que os melhores e mais competentes tbm tem a sua Cota de c*gadas haha. Apesar que o mais justo é essa ir pra conta do instrutor. Ele tinha que ter te corrigido em tempo hábil - que era te cobrando a fazer os cálculos antes de decolar.
Tem que ficar na minha conta mesmo! Ainda que o instrutor estivesse a bordo, a responsabilidade não deixa de ser minha tb! E com certeza, todos temos nossa cota de bobagens!! Grande abraço!
Meus PARABÉNS por sua atitude de compartilhar seus conhecimentos e experiências nessa área de atuação que é tão apaixonante para muitos. Que DEUS continue te Abençoando e que você ajude muitos apaixonados pela aviação a atingirem seus objetivos. 👏👏👏👏👍👍👍👍
Comandante Brenner, acho um gesto de nobreza ENORME um profissional do seu gabarito chegar e expor um determinado erro cometido no passado para que todos aqueles que estão vindo possam aprender com o seu próprio erro. Apesar de todo o conteúdo técnico e de qualidade que o Senhor já apresentou aqui antes, vejo que este foi um dos vídeos com maior profundidade e de maior sinceridade que já tive a oportunidade de assistir no que tange à segurança de voo. Ter esta coragem é um ato de extremamente louvável, e só corrobora o seu caráter íntegro e comprometido com a divulgação e ensino de boas práticas de voo. Conte comigo na luta contra a Cultura do Pano Preto.
Muito obrigado, Jefferson! O negócio é realmente combater o pano preto! E tem muito a ser combatido por aí!!
Excelente oportunidade de aprendizado para todos nós que te acompanhamos, Brenner! Muito obrigado por compartilhar. Parabéns pelo vídeo, meu amigo!
Muito obrigado pela mensagem, meu amigo!!!
@@AircraftPerformance1 meu querido, por que o instrutor não disse nada? Ele não tinha conhecimento sobre tal?
O que você fez nesse vídeo é algo que faz MUITA falta na aviação geral... mais conversa aberta sobre as coisas que acontecem errado, compartilhando as lições aprendidas... Parabéns mais uma vez!
Verdade, Adriano! Muito obrigado!!
Sorte DOBRADA...
Se tivesse decolado da 36, talvez hoje, nós não teríamos aqui o melhor professor de performance do Brasil
Hehehe... Muito obrigado pelo carinho!! Grande abraço!
Bacana é que ele não culpou o instrutor, embora o instrutor tenha dado vacilo, convidando passageiros e não combinando nada com o aluno que estava voando o avião e nem na hora não falou nada, só deixou ir.
Eu deixei embarcar e não havia problema nenhum nisso (que nós tenhamos percebido na hora). Aprendemos bastante sobre performance naquele dia!
Pois e, mas se o instrutor já sabia da embarcação de mais dois passageiros e bagagem, não deveriam ter "enchido" o tanque. Apenas a qtde necessária para o vôo mais 45 min conforme regra. Não teria sido essa maior mancada,?
@@danielsirineu Não meu amigo. Como ele mencioona no video, teria que decolar do inicio da pista (no caso deles não foi do inicio) e ter decolado com o flap correto (25, ao invés de 10 / ou sem flap) poderia ter decolado de tanque cheio, pois a pista era longa o suficiente, se tivesse decolado do inicio da pista.
Por essa e por outras parecidas, vou dizer de novo: a aviação é muito segura. Quantas bobagens até piores são feitas, e até que não morre tanta gente assim. 20 anos de aviação geral (mais tantos outros como "rato de pista", ouvindo conversa de piloto) me mostraram que um piloto cuidadoso, que respeita tabelas e os limites das aeronaves que voa, é tido como "chato", "babaca" ou até "mariquinha" pela maioria dos voadores. Este triste ano de 2024 tem nos mostrado isso, mas, infelizmente, nem todos têm a humildade do comandante Brenner, para admitir erros e aprender com eles. Bons e seguros vôos a todos!
Muito obrigado!
Brenner parabéns por compartilhar essa história. Quem nunca fez M no início da carreira e está vivo por sorte. Me lembrei de uma história minha. Estava indo para Angra no Seneca 2 levar amigo do patrão, um dia de céu encoberto desde a decolagem de CGH e por todo o voo. Sobre a serra do mar, no FL 100, perdi um dos motores e pousei em emergência em Ubatuba. Uma historia muito legal, pois um Varig fazendo ponte aérea me disse onde tinha um buraco nas nuvens para que eu pudesse varar a camada e ver o solo, no caso, o mar, já que Ubatuba é cercado de morros. E por ajuda dele, pousei em segurança. Passado 15 dias, fui buscar esse avião e transladar de Ubatuba para Marte. Cheguei cedo em Ubatuba e decolei para Marte. Decidi vir a baixa altura sobre o mar (1000 pés) até o aproximadamente o traves distante de Marte. Quando chegou a hora de cruzar a serra, estava instrumento. E o controle SP só perguntou se tinha referências visuais, e menti dizendo que sim. Pois se dissesse que não, pode ser que ele autorizasse eu a subir mas a partir daí teria que alternar o voo para algum outro aeroporto, já que Marte não tinha procedimento para pouso por instrumento. Bom, não relatei a verdade que estava voando em condições instrumentos em corredores visuais. E esse foi meu maior erro. Sabia que tinha serra na região e continuei voando instrumento sobre morros em corredores que só servem para quem está visual. Poderia ter batido na serra e não estar hoje aqui. A pergunta que sempre fiz e faço? Quantos pilotos já morreram por estar instrumento e não ter informado e pedido para subir? Quantos? Conheço muitas histórias só aqui em SP de pilotos que morreram pois bateram em morros da região.
Serve de experiência as pessoas que assistem esse vídeo.
Utilize histórias como a do Brenner, a minha , entre outras, para aprender e conseguir encher seu saco de experiência, antes que acabe seu saco da sorte. Porque caso contrário, você poderá não estar aqui um dia para contar as M que fez e alertar outros pilotos mais novos a não cometer os mesmos erros que os seus.
Grande abraço a todos.
Obrigado por compartilhar sua história, Cristian!
Cmte, o universo trabalha de formas muito estranhas, quando vistas do nosso singelo ponto de vista.
Um erro fatal, mas num ambiente propício para a recuperação.
E até isso: não se afobar e manter bico para cima, mas deixar o bicho descer para pegar velocidade, já mostrava sua capacidade.
Mas tenha certeza de que vc precisava passar por isso, justamente para formar este profissional preparado, um instrutor importante, que pode já ter salvo muitas vidas, por trazer o conhecimento prévio.
Outra forma de dizer isso é "Deus escreve certo por linhas tortas".
Parabéns.
Muito obrigado pelas palavras de carinho! Um abraço!
Passei por isso no início da carreira, na primeira decolagem solo em um V35B , tip full, full tanque, 4pax e bagagem. Até hoje sinto o gostinho amargo na boca ! Muito válida a informação
A vida toda da gente é um grande aprendizado.
Bico pra frente e asas abertas, comando!
Sem dúvida nenhuma!
Rapaz, se vc foi devidamente instruído foi asneira, senão foi apenas consequência de má formação. Foi um aprendizado e tanto, no fio da navalha, mas foi.
Sorte? Sim, esta vcs tiveram, vcs todos. Com certeza não era o dia de alguém ali subir ao infinito, o que acabou salvando todos, o que leva a dizer que três tiveram sorte, mas quais três? Nunca saberemos.
A sorte palpável foi a depressão no final da pista em profundidade e comprimento suficiente para corrigir.
Mas vc salvou a todos com a sua manobra contraintuitiva. Parabéns.
E contar essa história é ato de grandeza e bondade que todos devem agradecer.
Meu sonho de voar foi para algum lugar remoto dentro de mim com o passar do tempo e as restrições que ele traz consigo.
Fico feliz por quem o realiza.
Parabéns pelo canal, esta foi a minha primeira vez aqui.
Grande abraço.
É mto legal compartilhar e experiências! Passei o extamente por isso, em Juiz de fora no pp. Um Cessna 150, meio dia, full tanque, eu com 90kg, me colocaram um instrutor com 120kg +-. Fiz todo o procedimento padrão de decolagem, quando rodei, o avião estolou. Deveria ter parado no ato, mas continuei a decolagem e rodei com 70kt. A pista acabou, a acft foi afundando no vale que tinha cabeceira 27. Fui subindo "em degraus" até conseguir velocidade. Tive que refazer toda minha rota em voo
Muito boa explicação. Como é bom um colega expor-se com sinceridade, honestidade e naturalidade! Abraços e bençãos!
Muito obrigado, Mario!
Fico abismado com o poder que uma falha tem sobre uma pessoa, uma única e abrupta chacoalhada da vida e olha onde o cara chegou, Deus não erra nunca.
Amigo, já fui piloto. Aprenda a planejar a volta de seu avião e nunca esqueça a equação altitude/temperatura da pista e peso total da aeronave, além de avaliar o vento.
É muita humildade . Pouquíssimos tem peito pra falar dos erros .
Muito obrigado, Carlos!
Uma grande licao para os colegas comandantes..Cuidado com temperatura e PESO.
Parabéns Brenner
Explicou algo complicado, montando bem o contexto em 18 minutos. E para ser entendido por um curioso como eu. Sucinto e sem perda de tempo. Muuto bom
Moro bem próximo da cabeceira 18 do Bacacheri. Minha casa fica por volta de 300m do início da tal extenção! Da janela de minha sala, consigo perceber claramente essa elevação que descreveu! Sou apenas um entusiasta na aviação, mas com certeza entendi bem o perrengue !!! Grande abraço e obrigado por compartilhar essa experiência 👍🏻
Antes de mais, dar os parabéns pela partilha da sua experiência sem qualquer complexo. Eu tirei o PPL(A) há poucos anos no Aero Clube de Leiria - Portugal, e logo desde o primeiro voo somos ensinados a prencher o documento "Mass&Balance" para verificar se vamos sair dentro do "envelope". Se estiver fora do envelope, só temos é que mudar de plano. Felicidades e bons voos! Abraço de Portugal.
Outro dia ainda estávamos conversando eu, aluno, com os instrutores como mesmo aviões de alta performance, com tanques cheios, full pax e bagagem excedem o peso máximo de decolagem. Video importantíssmo, que pode permitir que muitos acidentes deixem de acontecer.
Seu relato me lembrou de um acidente lá em Bacacheri com um Cardinal que caiu após a decolagem com quatro a bordo e tanqueado. Talvez tenha sido uma circunstância idêntica à sua e, infelizmente, o pessoal não teve a mesma sorte. Voei muito aquele Cardinal no Aeroclube onde dei instrução.
parabéns , a aviação precisa de mais pessoas assim.
Passei por uma situação mais ou menos igual!Na quinta feira da Semana Santa de 1973, decolei com Skylane (C182) às 13:00 com o avião lotado, tanques cheios e bagagens,estavamos fazendo pagamento de peões nos locais que a empresa tinha obras,na decolagem de Rio Preto não deu para perceber a distancia percorrida, estava tambem com 10° de flaps.Pousamos em uma fazenda uns 25 minutos depois , pista de terra com 800 metros, na hora de decolar que foi mais ou menos as 15:00 , muito quente e lotado ainda , pois tinha gasto só uns 40 litros de gazolina, dei 10° graus de flaps, o avião correu e o laranjal começou a chegar e nada de sair e a buzina tocando quando dei mais 10°graus e flaps, saiu cantando e ganhando altuta muito devagar, fui bem longe até tirar 10,°, Foi o ultimo vôo que fiz neste avião , ao chegar em casa foi falar com o patrão e este vendeu e trocou por um zero.Coisa boa !!
Mas que baita final feliz hehehe.
Muito obrigado por compartilhar!!!
Parabéns Brenner pela sinceridade. Todos cometem erros, eu também cometi, porém infelizmente grande parte da comunidade aeronáutica, especialmente na aviação geral como aprendi no inicio da carreira, faz um grande “pano preto” e esconde informações dos outros. Parabéns e bons voos! Garbin
Muito obrigado, meu amigo! Pano preto na nossa profissão eu tenho uma teoria: quem faz não tá escondendo conhecimento, tá escondendo a própria ignorância! Grande abraço e bons voos pra ti!!
em aviação vc tem que ter visao extendida..ver além.....aprendi isso pilotando meu... DRONE de 240 gramas..depois de ter batido, quebrado dois braços do drone...colidindo contra arbustos, muros....vi que toda as atitudes tem quer pensadas...
Que demais;
Fora os períodos que a gente estuda para as Bancas PP, PC e PLA não vejo muito acolhimento dos instrutores na parte pratica, não!
Quantas vezes cheguei com duvida de preenchimento de Plano de voo, performance e ninguém sabia de nada, triste mas é real.
Mas o aviador brasileiro normalmente é isso aí, especialmente no aeroclube. Estude, busque vc sua informação e evite de envolver em roubada. Sucesso!
Aviador brasileiro é um dos melhores aviadores do mundo quando experiente, tem pilotos BR nas maiores CIAs aéreas do mundo, o difícil é quando o profissional está começando.
Temos muitas lacunas de conhecimento nas escolas e esse trabalho de formiguinha aqui visa fechar algumas delas! Tomara que outros aprendam com os meus erros e não os repitam! Podem não ter a mesma sorte!
@@vortex-lr31 cara, Vc simplesmente resumiu meu sentimento durante TODA a formação, me senti fazendo tudo sozinho!
É uma baita responsabilidade e a impressão que se da, é que é feito meio que de qualquer jeito!
Infelizmente a formação ainda é bem precária.
@@AircraftPerformance1 👏👏👏👏
Excelente, regra basica de qualquer profissao, o desenvolvimento continuo, nao achar que ja sabe, se especializar, no tipo de aeronave, tipo de aeroporto etc, fico surpreso com a quantidade de acidentes por stoll que na maioria das vezes poderiam ter sido evitados, acho ate que o corporativismo atrapalha.
Sonho em fazer o curso, estou juntando o dinheiro com muita dificuldade mais o sonho não deixa nem dormir de vontade de pilotar pela primeira vez. Muita dificuldade o aeroclube é longe mais quando for piloto comercial vou lembrar e ver que valeu a pena.
Boa sorte na trajetória. Tô na mesma situação, porém semana passada dei o primeiro passo: tirei o cma. Só não sei qnd vou começar as aulas, mas um dia, com certeza, farei
Parabéns pelo viés de segurança de vôo que permeia seu vôo, aprendido com seu próprio erro, Comando.
Ditado de aprendizado...
"Aprendam com os erros dos outros, pois na aviação, pode não haver tempo de aprender com o seu próprio erro."
Voem seguros e com a graça de Deus.
Na vida a máxima é:... quanto mais se vive, mais se aprende... È válida para a viação, que pode comportar também outra máxima... Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive... Seu relato foi válido, muito útil. Parabéns. Uma dica: quanto tiver que decolar nessas condições, faça, como Comandante que todos confirmem se passaram antes pela Igreja e se confessaram com o Padre. Livrar peso de consciência pode ser útil nestas horas...
Hahaha... Pena que o peso na consciência não prejudica nem atrapalha o cenário...
Obrigado por ter a humildade em repassar essa situação c certeza fará muita diferença para mim.
🙏🙏 Aprendi a não ser autoconfiante, ao ponto de desrespeitar as informações do Fabricante... experiência tbm pode ser sinônimo de coerência e reconhecer que nunca se sabe tudo.
Boa Tarde Cmt T. Brenner, daqui de Macapá no Amapá, um apaixonado por aviação, desde menino, ainda no tempo do Território, frequentava Aeroclub e de quando em vez, deslocava de Calcoene e Amapá, com o Cmt Juarez, hoje na Reserva. Vós Parabenizo por esta brava descolagem, no início da brilhante arte. Ainda pretendo pilotar um dia. Um forte abraço a todos os instrutores e mestres da Fligt Class, no RS, por ser uma Classe Especial e, que Deus Seja Louvado. Amém!!!🎉🎉🎉❤❤❤
Um grande abraço, Jorge!
Muito bom vc relatar esse acontecido.
Outra coisa... como foi o debriefing? O que o instrutor falou depois, ele assumiu uma parcela da culpa ou jogou tudo em vc? Faltou essa parte da história, rs
O instrutor é um cara sensacional! A culpa do evento foi nossa! Eu era tão responsável quanto ele. Eu deveria ter percebido! Eu deveria ter calculado! Mas matando tua curiosidade, o debriefing foi sobre o que fizemos, foi sobre nunca mais nos colocarmos naquela situação de novo! Grande abraço, Marcelo!!
@@AircraftPerformance1 que bom que ele não fez como uma maioria!!
Eu também já fiz uma cagada quase igual a essa, já que tivemos a segunda chance, vamos aprender com os nossos erros, e jamais o tornar fazer outra vez. Parabéns cmte Brenner, pelo compartilhamento de sua experiência. Isso só vem nos ajudar a termos mais atenção e sermos mais prudentes.
Vídeo SENSACIONAL!
Eu SEMPRE faco a ficha de PB antes dos meus voos, mas nunca é cobrado pelo Aeroclube.
E de fato existe essa regra de um quantidade x de combustível pra voo local e tanque full pra navegação, mas nunca soube o motivo.
Esse video tem valor imenso, pois compartilhar experiências e casos como esse nos alertam de futuras enrascadas das quais muitas vezes nao tem 2 chance !
Vou passar a fazer tem o calculo de distância de decolagem a parte de agora!
Fala cmte! Obrigado pelo depoimento, estou começando a voar um Piper Arrow, ainda experimentando o bicho, vale o alerta, vai com quatro mais alguma bagagem? Vai, mas por aqui temos dado uma canja pro vovô, tres a bordo e muita bagagem ou quatro dentro mais as respectivas escovas de dente, no mais, bela aeronave, abraço direto da Vacaria, PT DOO. Bons voos a todos.
Excelente video no brasil temmercado para quem tem naisxde 50 anos!!!
...bela calçada nas sandálias da humildade. Grande depoimento.
sensacional!!! "decolar para baixo" :)
otimo ouvir uma historia dessas. a gente aprende muito com essas experiencias.
;)
Comandante Brenner - muito obrigado pelo seu ensinamento. Temos que ser humildes sempre e aprender com os erros alheios. Aprender com os próprios erros pode ser fatal. Muito obrigado. Ótimos voos hoje e sempre.
Parabéns pelo vídeo honesto e bem detalhado 👍🏾
Vídeo extremamente necessário, cmte Brenner. Obrigado por compartilhar! Valiosa lição para futuros aviadores.
Uma dica. Fiz em mim. Coloque resina foto no 12v (até regularizar alinhamento vestibular) ficará + sério e - engraçado/bonzinho. + detalhes liga aí.
Corajoso, humilde e raro. Deve ter sido um imenso silêncio até que chegasse aos 70 e subisse.
Silêncio sepulcral!
Num cheque de multi fiz a ida e a volta era outro aluno, voltamos num seneca 3 lotado mais a mae de um dos instrutores com bagagem, fizemos o cálculo e o ZFW ja deu a mais que p peso max de decolagem, se perdesse um motor ia p chão. Se eu tivesse a mesma consciência que tenho hoje teria voltado de ônibus.
O negócio é a gente amadurecer e aprender com os erros, Cesar! Se nascêssemos sabendo talvez não tivesse a mesma graça!
Caramba man, o mais estranho é a conivência do próprio instrutor.
@@joaoguilhermebraz343 o negocio ali era manda quem pode obedece quem tem juízo. Era uma escola que parecia aviação executiva.
@@cesarbonifacio8799 entendo, que bom que nada aconteceu. Viveu pra contar e aprender.
Tirei minha licença PP aos 18 anos no mais importante aeroclube de São Paulo, voando Piper Cherokee.
Hoje aos 66 anos vendo os vídeos de especialistas me pergunto por que NUNCA tive instrução sobre performance do avião no qual eu voava.
Para mim está sendo novidade o que escuto desses especialistas, os quais agradeço muito.
Talvez minha sorte foi ter me desviado da carreira aeronáutica para a indústria e lá ficado por muitos anos evitando assim ter provocado incidentes por falta de conhecimento.
Temos mesmo que falar mais sobre esse assunto nas escolas! Obrigado pela mensagem! Um abraço!
Felizmente isso vem mudando nos ultimos anos, e hoje está mais comum as escolas ensinarem performance e p&b no Brasil. Qdo voltei da FAA - onde se aprende isso já nos primeiros voos - fiquei bastante impressionado com essa deficiência básica no ensino brasileiro.
Tomara que venha mudando mesmo, mas não tive essa percepção!
Normalmente deixam sempre o tanque cheio à noite por causa da condensação, pra não criar água no depósito.
Eu não parei para ler todos os comentários, mas tenho certeza que existem mais casos assim!
Eu tive algo muito semelhante decolando do Campo de Marte!
Tupi, full tanque, 3 a bordo! Ao menos não tínhamos mala!
Sempre acostumado a decolar de Blumenau, nível do mar, nunca pensei que a altitude (e naquele dia o calor de SP) mudaria alguma coisa.
No meu caso o avião subiu… (pq até atingimos a nossa VR - estimada). Mas a buzina de estol ficou lá insistentemente e o avião parecendo um papel em cada ascendente e descendente encontrada.
Infelizmente nunca tive acesso as tabelas de performance daquela aeronave e, possivelmente, nem saberia calcular naquela época a quantidade de pista necessária para decolagem.
Sei que o comentário é longo… mas seu vídeo me fez mais uma vez refletir e agradecer pela sorte que tive aquele dia.
Obrigado pelo vídeo!
Um abraço Comandante e Professor!
Olá Cmdt Fonseca, conheci o canal do Cmdt brenner através do seu, e vc tinha razão é um ótimo canal para quem gosta de estudar aviação. Bora lá contar essa história no seu canal tbm.
Abraço.
@@diegoferreira582olá! Infelizmente eu sou muito ruim contando história! Além do mais… não tenho os dados tão vivos na memória- acho que cruzar tantos fusos está acabando com minha capacidade de guardar dados!
Um abraço
@@LEVEL_CHANGE kkkk blz comando.
Excelente vídeo. Quando voava instrução era exatamente o mesmo padrão, sempre decolar full tank. Uma vez questionei o instrutor e ele respondeu que era melhor cair e pegar fogo por horas que cair em pane seca (!). Seja como for, era sempre full. E o mesmo caso, avião pequeno decola de qualquer pista. Lembro de rodar o C152 durante uma navegação até Piracicaba e ele sair do chão tão firme quanto uma gelatina. Era com certeza janeiro por volta das 13h (local).
Abs
OBS: Existe olhar carta de aeroporto na instrução? haha (ironia, com fundo de verdade)
Esse fundo de verdade é que é realmente muito preocupante, meu amigo! Grande abraço!
Certíssimo! Que o Brasil adote essas punições também.
Baita susto 😮, acredito que hoje ja se deve existir até aplicativos para performance de decolagem, mais de qualquer forma sempre é bom saber o que se passa por trás dos app por redundância.Diga-se de passagem, que o apaixonante da aviação é saber toda física e dinâmica que os envolve.
Forte abraço.
Com aplicativo ou com gráficos, o importante é calcular pra saber se vai dar certo antes de executar a decolagem! Hehe.. Abraço!
Belo relato. Parabéns pela maturidade, franqueza e nobreza. É um privilégio poder compartilhar tal conhecimento. Muito obrigado.
Eu que agradeço pelo comentário, Schneider! Grande abraço!
Infelizmente você está certo, era assim mesmo.
Fiz besteira semelhante com Cessna 172 em Piracicaba em 1970.
Só saímos do chão quando acabou o asfalto, ele não caiu na grama, e daí conseguiu ganhar altura.
Somos dois sobreviventes e que aprendemos!
Muito obrigado por compartilhar tb sua história!
Parabéns Brenner, muito nobre de sua parte. Conheço poucos como você.
Muito obrigado!! Mas não é questão de nobreza, é de oportunidade! Oportunidade de evitar que outros repitam a mesma asneira sem ter a mesma sorte! Grande abraço!
Caro Cmte, cometi o mesmo erro em 1980 no aroclube de Luziânia. Meu instrutor era o Cmte Décio Chaves Junior que veio a falecer no acidente da gol 1907. A aeronave era a mesma um corisco matrícula PT NJA. Ia fazer também minha navegação para obter o certificado IFR, descolagem prevista para as 0700hs, aviação preparado full tank( sim amigo era norma para voos de navegação) ficamos aguardando o checador que não apareceu...era um sábado. Voo cancelado. O Cmte Décio então voltou para instrução. Eu fiquei fazendo AFA no aeroclube, num dado momento fui chamado na direção e perguntado se teria interesse em fazer um voo de coqueluche, isso era como um prêmio na loteria, aceitei prontamente, sorriso estampando no rosto, adrenalina nas alturas, esqueci completamente os insinamentos do meu instrutor e da minha formação como Dov na Vasp (avião full tank,04 pax,pista curta,campo alto).Cmte por muito tempo fiquei com o alarme stol na cabeça....rss.Estou vivo hoje porque na hora que rodei a aeronave ela não veio, percebi na hora o erro e mantive a mesma até a última laje no chão a V1 já era passado....rsss, me veio de emediato...performance balanceamento e limitações na cabeça, ignorei tudo que aprendi, Cmte Décio falava em caso de pane " don't rush' voe o avião.....foi o que me salvo....grande abs
Marcus Vinicius.
Obrigado por compartilhar a história, Marcus!
Caramba que história incrível 👍👍🙏🙏
Que legal que gostou!
Passei por algo parecido porem num Tupi 180hp. Novo de Aviação, primeiro emprego na executiva. Passei um sufoco tambem, um pra mim um pra ele pra manter a velocidade , cortando dentro de um vale sem ganhar climb. Mas vida que segue. 13 anos na luta voando geral executiva e aprendendo sempre. Abraço comando. Céu azul!!!!!
Exelente vídeo, analise, demonstração dos fatos!
Muito obrigado!
Onde eu estou fazendo o meu PP, mesmo para voos locais, decolamos sempre com combustível máximo. Obrigado pelo vídeo, Comandante.
Obrigado pela audiência, Aureo!
Parabéns pela FRANQUEZA 👏👏👏👏👏 VC EXPOZ SEU CARÁTER E. FAZ TODOS SABEREM QUÃO VALIOSO É ENSINAR O ALUNOS ESSA QUESTÃO PESO E DISTÂNCIA 👍
Muito obrigado, José!
Esse fato mostra o padrão de instrução na época. Fiz meu PP em 2007 numa escola do interior de SP, e o "modus operandi" era o mesmo, Full tank e bora voar! Não sei como está o padrão de instrução prática atualmente, mas sem dúvida, se não houver instrutores realmente comprometidos com a segurança de voo e não tão somente em juntar horas de voo, situações como essa virão a acontecer.
Relembro deste causo, contada em aula 🙏🏻🙏🏻
Exatamente, Lucas! Grande abraço!
Uma aula comando, obrigado por compartilhar seu relato.
MUITAS VEZES A HUMILDADE É A CHAVE DA SABEDORIA !! PARABÉNS PELA SUA SINCERIDADE !!
Aprendi muito com esse video.
Muito obrigado!
Boa noite !!!!!! Na aviação tem erros desde os anos 50, hj aviação e bem aprimoradas foi uma experiência em sua vida que vai ser melhor que antes.. foi uma história fantástica ...meus parabéns um ser humano de bom senso...
Muito obrigado!
Fantástico!. Ganhou um inscrito!
Putz, quando chegou a cueca foi jogada fora kkkkk. Altitude é bronca!!! Acho que muitos não se atentam a isso.
Pi pi - Pi pi - pi pi ... que suador hein 😅 Grato por compartilhar 👍🏻👍🏻
Põe suador nisso! Hehehe
Parabens pela humildade de adimitir tal erro comandante,que sirva de exemplo para muitos.
Muito obrigado!
Se o Branco está no curso, nem tem mais o que dizer...é a melhor qualidade
Com certeza!!!
excelente explanação professor
Muito obrigado!
Muito legal seu relato e seu canal Brenner. Primeira vez minha aqui e me inscrevi para acompanhar seus vídeos. Porém a pergunta que não quer calar: quais foram as reações durante esse evento do seu instrutor e dos 2 passageiros? Posso imaginar o susto! Estou curioso pra saber. Obrigado. Abraço
Parabéns comandante!
Excelente explanação.
Muita sorte!!🙏🏿🙏🙏🏿 👍🏽👍👍🏽
Sem dúvida!
muito obrigado por compartilhar sua experiência Comandente! é de grande valia não somente o conhecimento transmitido senão também a humildade de reconhecer o próprio erro. forte abraço
PARABÉNS ; Pela Moral e a PERSONALIDADE de assumir um deslise . São poucos que tem esse CARÁTER .
Muito obrigado!
Na aviação geral, especificamente as que operam maquinas mais 'simples' essas coisas ainda são muito negligenciadas e, quando vc fala q faz análise de performance, q usa checklist e etc, não raramente é criticado por isso. Uma boa maneira de se manter vivo é não ligar para essas criticas e continuar seu trabalho da melhor forma e utilizando das melhores práticas.
Exatamente, Carlos! Esse negócio de vangloriar a "aviação raiz" que decola e pousa fazendo malabarismos é algo que devemos combater com todo custo! Aviação raiz tem que ser segura! E podemos nos divertir muito com segurança! Abraço!
Excelente video! Conteúdo importantíssimo! Principalmente pelo exemplo de humildade e aprendizado. Quanto ao evento, lembrei de um ditado que diz que as três coisas mais inúteis na aviação são: combustível deixado no caminhão, altitude deixada acima e, o que foi o seu caso, pista deixada atrás...
O ditado é legal, mas o problema não está na pista deixada pra trás. Decolar de intersecções é perfeitamente possível e seguro, mas desde que tenhamos feitos os cálculos de decolagem considerando esse cenário! Hehehe.. Grande abraço!
@@AircraftPerformance1Sim, claro! Lembrando sempre que, apesar de inconveniências pessoais (tempo) ou de operação do aeroporto (sequenciamento de pousos e decolagens), não existe regulamento que impeça o uso de toda a pista, mesmo não sendo necessário. Uma vez mais, parabéns pelo video!
Obrigado por compartilhar essa história, Brenner!
Eu que agradeço pela parceria, Janc! Abraço!
Será que o sr olhou a posição da beruta? As vezes decolou a favor do vento a noite não sei se era o caso mas é fator fundamental em porta-aviões por exemplo os navios se posicionam contra ó vento e ainda aumentam a velocidade do motor do navio para causar mais velocidade contra o vento
E aquela coisa que na vida executiva de empreendedor que a gente aprende, Cases of Success.
Na aviação a gente aprende com os Cases of Fail.
Obrigado Thiago por compartilhar a sua história, voce teve a humildade de falar do seus erros.
Fly Safe.
Muito obrigado, Felipe!
Obrigado por compartilhar essa experiência!
Excelente vídeo Cmte Thiago.
Como nos dizem os Manuais, que foram elaborados tecnicamente por cálculos de engenharia, respeitemos os envelopes dos aviões.
Parabéns por sua honestidade, humildade e perseverança em busca do conhecimento.
Parabéns pelo seu relato, importantíssimo aos aprendizes.
Forte Abraço.
Zé Guilherme
Muito obrigado, Zé Guilherme!
Obrigado comandante Brenner por compartilhar ,sou matriculado no curso de PP,vou levar pra vida ,pra não cometer o mesmo erro.
Que legal! Essa é a intenção do vídeo!
Realmente muito bom e didático o vídeo. Mostra a importância de saber usar os gráficos de performance e interpretação dos mesmos.
Mas principalmente mostra como a a falta de experiência de ambos foi crucial para essa ocorrência.
Exato! E que outros assistam esse vídeo para não repetir os mesmos erros!
TU FALOU NA PALESTRA FOI ÓTIMO REVER A AVENTURA..
Legal que gostou, Mattos! Grande abraço!
Excelente.
Sensacional cmdte! Mostrou a realidade, que os melhores e mais competentes tbm tem a sua Cota de c*gadas haha. Apesar que o mais justo é essa ir pra conta do instrutor. Ele tinha que ter te corrigido em tempo hábil - que era te cobrando a fazer os cálculos antes de decolar.
Tem que ficar na minha conta mesmo! Ainda que o instrutor estivesse a bordo, a responsabilidade não deixa de ser minha tb! E com certeza, todos temos nossa cota de bobagens!! Grande abraço!
Foi muito parecido com o vou da Phoenix ( filme)
Muito bacana o vídeo, ganhou mais um incrito no canal.
Bem vindo!!!
Meus PARABÉNS por sua atitude de compartilhar seus conhecimentos e experiências nessa área de atuação que é tão apaixonante para muitos.
Que DEUS continue te Abençoando e que você ajude muitos apaixonados pela aviação a atingirem seus objetivos.
👏👏👏👏👍👍👍👍
Muito obrigado!!
Mesmo o avião descendo , depois da pista ele vai ganhar velocidade e se manter em vôo por ganhar sustentação, acontece muito em asa delta
Bacana o relato, essa foi perto hein Capita! Sucesso!!
Perto mesmo! Mas como eu disse no vídeo, quando somos inexperientes a sorte ajuda!
@@AircraftPerformance1 tb to no time que troca sorte por experiência até hoje. A caminhada é longa!!
Boa meu comandante, seus vídeos são muito bons , Deus abençoe o senhor 🎉
Muito obrigado, Luiz!
Muito obrigado, Luiz!! Grande abraço!
legal Cmt, ensina a gente fazer isso po, fazer esses cálculos de subida e tudo mais.. kkkkk por fvr valewww
Tem vídeo ensinando isso aqui no canal! Na área exclusiva dos membros!
Parabéns pelo conteúdo!
Existe algum aplicativo para ajudar no calculo da performance de decolagem dos aviões da aviação geral?
Os aplicativos normalmente são desenvolvidos pelos próprios fabricantes. Com certeza alguns aviões tem esses APPs disponíveis, mas não todos.