Excelente material. Em se tratando de performance de aeronaves, não há conteúdo melhor do que esse canal. Sempre apresentando os aspectos técnicos muito bem fundamentados. Obrigado mais uma vez, Capitão!
Brenner, muito obrigado mesmo pelo conteúdo, está me ajudando muito. Você disse que o High Speed Buffet também altera-se (diminui) com fatores de carga maiores, correto? Este fato pode ser explicado pelo aumento do ângulo de ataque e consequentemente o fluxo de ar no extradorso atinge velocidades cada vez maiores e assim fica mais próximo de surgir uma onda de choque, seria isso?
Muito bom trabalho... Mais do que entender todo esse gráfico, é evitar as linhas amarelas ou vermelhs de se encontar🤭🤭 Obrigado por seu conteúdo, sou novo no canal mais um inscrito. Vim através do canal do Cmtd. Fonseca, Level Change.
Olá. Essa Maneuver Margin, pelo que observei, é de 1.3G de acordo com EASA e 1.2G de acordo com a FAA. Essa observação esta correta? Temos alguma regulamentação própria? A ICAO impoe algum valor? Sendo assim seguimos a recomendação da EASA? Grato a quem puder me auxiliar.
Parabéns pelos vídeos comandante! Poderia confirmar se essa informação aos 12:30 se esse aumento de 30% da força G com 40 graus de bank é uma constante e pode ser usada para aviao de (baixa performance) ?
Olá, Danilo! Sim, o conceito é o mesmo. A medida que inclinamos as asas mantendo o voo nivelado nós aumentamos a força G. Uma curva nivelada de 40 graus sempre vai gerar 1,3G. Uma curva de 60 graus de inclinação com aeronave nivelada sempre vai gerar 2G. E isso independe do modelo da aeronave.
Buffet de alta velocidade gerado por onda de choque não acabaria levando ao descolamento da camada limite e consequentemente ao estol? ou esse fenômeno não é capaz de fazer a aeronave perder a sustentação? Caso afirmativo, seriam 3 tipos de estol? 1- estol de baixa velocidade 2- estol de alta velocidade 3- estol de onda de choque ??
Fala Luciano! É mais uma questão de semântica aqui. O estol é o deslocamento da camada limite em função do ar não conseguir acompanhar a curvatura da asa. Ocorrer em QUALQUER velocidade. Costumamos chamar de estol de baixa velocidade aquele que acontece a 1G e alta velocidade quando ocorre em fatores carga mais altos (por isso ocorre tb em velocidade mais alta). De qualquer forma temos que deixar claro que estol é igual a ÂNGULO DE ATAQUE. O buffet de alta velocidade, ainda que também associado a deslocamento da camada limite, não é um estol. É um fenômeno diferente com características similares. Grande abraço!
Obrigado Tiago, mais uma vez pelo excelente conteúdo. Estando na condição de Coffin Corner, como seria descer para sair da situação sem aumentar a velocidade? Ou poderia descer e consequentemente aumentar velocidade?
Olá Carlos! Perdão mas não entendi o que quis dizer. Estando no coffin corner o piloto pode sair dele iniciando uma descida e mantendo a velocidade mach constante por um período para "abrir vantagem" sobre o stall e depois manter a velocidade indicada constante para "se distanciar" da velocidade máxima.
Professor, parabéns pelo conteúdo, uma duvida, qual é a razão que quando vc muda de um nível de voo maior para um inferior para sair do coffin corner você volta a ter as margens seguras? Eu digo na hora questão de aerodinâmica. Uma outra dúvida o que restringem o teto operacional, quero dizer caso queira overshootar meu teto máximo ainda teoricamente tenho performance?
Caramba, eu adoro os seus vídeos, aprendo tanto... mas algo nesse vídeo me chamou a atenção, não sei se eu estou meio lerdo hoje, mas parece que o vídeo tá um pouco acelerado, ou você falou muito rápido...
Hehe... Que legal que gostou, Rafael! E Está com a percepção apurada. Na edição eu achei que tinha falado de vagar demais e acelerei em 10% o vídeo (velocidade 1.10). Perdão se a minha percepção estava errada! Acho que deveria ter deixado na velocidade normal. Mas obrigado pelo feedback! Não farei isso de novo!
Não, Barbosa. Isso foi só um EXEMPLO. Existem outras várias situações que podem aumentar o fator carga mesmo em voo com asas niveladas. Turbulência e uma cabrada mais forte no manche são outros dois exemplos.
Brenner pq qdo treinamos GPWS no simulador a velocidade de stall diminui? É possivel voar com velocidades menores do que em voo nivelado, e na manobra de stall o shaker ativa também numa velocidade mto menor do que antes de iniciar a manobra?
Cesar, nunca reparei em velocidade de stall diminuir numa manobra de GPWS. Entretanto, vc pode eventualmente observar ele diminuir quando a força G fica MENOR que 1 G, por exemplo, ao picar o manche durante um nivelamento ou algo assim! Grande abraço!
@@AircraftPerformance1 a green dot que no boeing seria equivalente a faixa amarela do 1.3g diminui qdo a velocidade diminui tanto q a green dot só é real nela mesma o stall é praticamente igual
Hi there! Unfotunately this one is only in Portuguese so far! I've got 6 videos in English on this channel, but I'm way behind schedule in trying to make others! Since pandemic has fade out and my roster has resumed to full throttle, I just can't find the time to produce them anylonger! I'm looking to get 15 days off in October. If that goes according to plan, I'll try to publish a few others in English here! This is among the ones I'll record in that language! I hope you watch it! I'm sure you'll enjoy it!
Não derruba! Apenas não permite que ele mantenha um nível de voo muito alto. Mesmo supondo que ocorra o stall, o que acontece em seguida é o avião perder altitude e recuperar o voo normal e uma altitude um pouco mais baixa e longe do coffin corner.
Um material obrigatório para pilotos profissionais, estudantes ou mesmo entusiastas. Parabéns pelo vídeo!
Muito obrigado pelas palavras, Edmundo! Grande abraço!
Concordo plenamente!!!
Excelente material. Em se tratando de performance de aeronaves, não há conteúdo melhor do que esse canal. Sempre apresentando os aspectos técnicos muito bem fundamentados. Obrigado mais uma vez, Capitão!
Muito obrigado, Jefferson!!
Que todos possam usar como aprendizado esse canal. Perfeito!!
Muito obrigado, Afonso!
Excelenteee explicação, Cmte!!! Agradeço por este material disponibilizado de forma gratuita a todos os interessados!!
Eu que agradeço pela audiência e participação!!
Fuerza de gravedad no!!!!
Aceleración de gravedad.
Obrigado
Fantástico conteúdo. E lamentável como o UA-cam não divulga de forma efetiva o que realmente é conteúdo de qualidade.
Uma pena mesmo, Marcelo! Conto muito com a divulgação dos inscritos aqui pra que ajudem o canal a crescer! Um abraço!
Excelente! Obrigado pela aula. Sou um entusiasta da aviação.
Excelente explicação! Parabéns, Brenner! 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado, meu amigo!!
Brenner
Mais uma vez muito obrigado pela aula. A cada dia que passa a aviação se torna melhor por gente com vc, muito obrigado.
Muito obrigado, Felipe!!
Crossover speed e alpha. Purpoise. Dihedral effect. Assuntos batidos ou bons?
Crossover altitude (trocando de IAS para Mach ou vice versa) já tem, Thiago! Segue o link:
ua-cam.com/video/lHtMsdaXIlw/v-deo.html
Um abraço!
Excelente explicação, mais clara impossível, parabéns Cmte Thiago Brenner.
Muito obrigado meu querido amigo!!
A parte nova pra mim foram as linhas amarelas na speed tape, muito obrigado Brenner
Legal que o vídeo acrescentou, Henrique! Abraço!
Muito bom professor, parabéns
QUE VÍDEO, meu caro! Muito obrigado por se dispor do seu tempo pra gravar um conteúdo desse nível. Muito top! Parabéns
Muito obrigado pelo carinho, Fernando! Um abraço!
Vídeo muito esclarecedor.
Muito obrigado! Fico muito feliz que tenha ajudado!
Excelente vídeo! Parabéns, Thiago!
Excelente
Muito obrigado, Luiz!
Isso aqui é ouro em forma de vídeo. Sensacional 👏
Haha... Muito obrigado, Paulo!
Aula excelente cmte, continue produzindo mais vídeos como esse!
Muito obrigado, Lucas!
Sempre aulas CAVOK plenas de didática e clareza. Parabéns Comandante.
Muito obrigado, Thyrso!!
Excelente vídeo cmte Brenner, gostaria de solicitar mais um estudo de caso, na mesma didática do vídeo do DC10, abraço!
Está nos planos futuros!
Excelente explicações, obrigado Brenner.
Muito obrigado!
Parabéns pelo vídeo Cmte ! Obrigado pelo conhecimento importantíssimo aqui passado de forma gratuita e muito didática ! 🫡✈️💙
Muito obrigado, Vitor!
Brenner, muito obrigado mesmo pelo conteúdo, está me ajudando muito.
Você disse que o High Speed Buffet também altera-se (diminui) com fatores de carga maiores, correto? Este fato pode ser explicado pelo aumento do ângulo de ataque e consequentemente o fluxo de ar no extradorso atinge velocidades cada vez maiores e assim fica mais próximo de surgir uma onda de choque, seria isso?
Que aula, Brenner! Top! 👏🏻👏🏻👏🏻 Continue o bom trabalho!
Muito obrigado pelo apoio, Jansey!
Entusiasta aprendendo. Uma aula de qualidade, como sempre!
Este termo era novidade para mim.
Bacana! Fico feliz de ter agregado algo novo!
Ótima explicação, super didática!
Muito obrigado, Bruno!
Boa Noite, Captain e Professor. Adorei o video. Confesso que já estou ansioso para o próximo.
Valeuuu Dezon! Grande abraço, meu amigo!
Obrigada pelas aulas esclarecedoras! Seu canal é muito bom!!
Muito obrigado, Izabelle!
Como sempre, muito aprendizado nesses vídeos muito esclarecedores e didáticos! Show de bola!
Muito obrigado, Angelo!!
Muito bom trabalho...
Mais do que entender todo esse gráfico, é evitar as linhas amarelas ou vermelhs de se encontar🤭🤭
Obrigado por seu conteúdo, sou novo no canal mais um inscrito.
Vim através do canal do Cmtd. Fonseca, Level Change.
Bem vindo ao canal, Diego! Muito obrigado pela mensagem! Manda um abraço pro Fonseca!!
Excelente trabalho guerreiro
Muito obrigado, Fabio!
Olá. Essa Maneuver Margin, pelo que observei, é de 1.3G de acordo com EASA e 1.2G de acordo com a FAA. Essa observação esta correta? Temos alguma regulamentação própria? A ICAO impoe algum valor? Sendo assim seguimos a recomendação da EASA? Grato a quem puder me auxiliar.
Sensacional!
Mais uma belíssima aula! Parabéns pelo vídeo!
Muito obrigado, José!
Sensacional conteúdo! Canal obrigatório para todo piloto! 👏
Muito obrigado, Marcelo!
Fenomenal, muito obrigado!
Eu que agradeço a audiência!
Excelente como sempre. Parabéns
Muito obrigado, Leandro!
Perfeito!
Aula excelente!
Muito obrigado, Gustavo!
Parabéns pelos vídeos comandante! Poderia confirmar se essa informação aos 12:30 se esse aumento de 30% da força G com 40 graus de bank é uma constante e pode ser usada para aviao de (baixa performance) ?
Olá, Danilo! Sim, o conceito é o mesmo. A medida que inclinamos as asas mantendo o voo nivelado nós aumentamos a força G. Uma curva nivelada de 40 graus sempre vai gerar 1,3G. Uma curva de 60 graus de inclinação com aeronave nivelada sempre vai gerar 2G. E isso independe do modelo da aeronave.
Buffet de alta velocidade gerado por onda de choque não acabaria levando ao descolamento da camada limite e consequentemente ao estol? ou esse fenômeno não é capaz de fazer a aeronave perder a sustentação?
Caso afirmativo, seriam 3 tipos de estol?
1- estol de baixa velocidade
2- estol de alta velocidade
3- estol de onda de choque
??
Fala Luciano! É mais uma questão de semântica aqui. O estol é o deslocamento da camada limite em função do ar não conseguir acompanhar a curvatura da asa. Ocorrer em QUALQUER velocidade. Costumamos chamar de estol de baixa velocidade aquele que acontece a 1G e alta velocidade quando ocorre em fatores carga mais altos (por isso ocorre tb em velocidade mais alta). De qualquer forma temos que deixar claro que estol é igual a ÂNGULO DE ATAQUE.
O buffet de alta velocidade, ainda que também associado a deslocamento da camada limite, não é um estol. É um fenômeno diferente com características similares.
Grande abraço!
Excelente explicação!!
Muito obrigado, Renata!
Excelente vídeo como sempre cmte!! Sempre aprendendo mais aqui
Que bacana! Fico muito feliz que tenha gostado!
Ótimo video Brenner!! Obrigado
Eu que agradeço demais a audiência, Czopko!!! Abração!!
Sensacional.
Muito obrigado!
Obrigado Tiago, mais uma vez pelo excelente conteúdo. Estando na condição de Coffin Corner, como seria descer para sair da situação sem aumentar a velocidade? Ou poderia descer e consequentemente aumentar velocidade?
Olá Carlos! Perdão mas não entendi o que quis dizer. Estando no coffin corner o piloto pode sair dele iniciando uma descida e mantendo a velocidade mach constante por um período para "abrir vantagem" sobre o stall e depois manter a velocidade indicada constante para "se distanciar" da velocidade máxima.
Professor, parabéns pelo conteúdo, uma duvida, qual é a razão que quando vc muda de um nível de voo maior para um inferior para sair do coffin corner você volta a ter as margens seguras? Eu digo na hora questão de aerodinâmica.
Uma outra dúvida o que restringem o teto operacional, quero dizer caso queira overshootar meu teto máximo ainda teoricamente tenho performance?
Excellent as usual Thiago! 👏👏👏✈️✈️
Thank you so much my dear friend!!
Nobre, bom dia. Qual o icrofone que tu usa em viagem?
conteúdo top ... quando tiver uma grana vou comprar o livro..
Muito obrigado! Na sua escuta se quiser o livro em papel! Só chamar!
Caramba viu, como seus vídeos são bons 👏🏼👏🏼👏🏼
Legal que está gostando, Thiago! Fico muito feliz!
Parabéns pela explicação!!
Dúvida aleatória: qual programa usa para gerar essas imagens e desenhos em motion?
Muito obrigado! Uso o Keynote. É o equivalente ao PowerPoint, só que da Apple.
@@AircraftPerformance1 Legal... Obrigado!
Olá. Se eu me inscrever como membro consigo ver o vídeo de aceleração e parada??? Obrigado
Olá Edson! Respondi no seu comentário do outro vídeo! Um abraço!
Muito bom
Muito obrigado!
Caramba, eu adoro os seus vídeos, aprendo tanto... mas algo nesse vídeo me chamou a atenção, não sei se eu estou meio lerdo hoje, mas parece que o vídeo tá um pouco acelerado, ou você falou muito rápido...
Hehe... Que legal que gostou, Rafael! E Está com a percepção apurada. Na edição eu achei que tinha falado de vagar demais e acelerei em 10% o vídeo (velocidade 1.10). Perdão se a minha percepção estava errada! Acho que deveria ter deixado na velocidade normal. Mas obrigado pelo feedback! Não farei isso de novo!
Também achei! Pensei até que ele estava com pressa por algum motivo... kkk
Shooow ! Aí e mestre
Muito obrigado, Maikon!
Como faço pra lhe enviar uma foto ? Assunto 747
Então o stall propriamente dito só ocorre acima de 1g quando a aeronave está em curva?
Não, Barbosa. Isso foi só um EXEMPLO. Existem outras várias situações que podem aumentar o fator carga mesmo em voo com asas niveladas. Turbulência e uma cabrada mais forte no manche são outros dois exemplos.
Ok professor 👍🏻 obrigado
Brenner pq qdo treinamos GPWS no simulador a velocidade de stall diminui? É possivel voar com velocidades menores do que em voo nivelado, e na manobra de stall o shaker ativa também numa velocidade mto menor do que antes de iniciar a manobra?
Cesar, nunca reparei em velocidade de stall diminuir numa manobra de GPWS. Entretanto, vc pode eventualmente observar ele diminuir quando a força G fica MENOR que 1 G, por exemplo, ao picar o manche durante um nivelamento ou algo assim! Grande abraço!
@@AircraftPerformance1 a green dot que no boeing seria equivalente a faixa amarela do 1.3g diminui qdo a velocidade diminui tanto q a green dot só é real nela mesma o stall é praticamente igual
How can I watch this in English.
Hi there! Unfotunately this one is only in Portuguese so far! I've got 6 videos in English on this channel, but I'm way behind schedule in trying to make others! Since pandemic has fade out and my roster has resumed to full throttle, I just can't find the time to produce them anylonger! I'm looking to get 15 days off in October. If that goes according to plan, I'll try to publish a few others in English here! This is among the ones I'll record in that language! I hope you watch it! I'm sure you'll enjoy it!
👏🏻👏🏻
Muito obrigado, meu amigo!
legal top
Muito obrigado, Fernando!
👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado!!
eita
Toppp
Muito obrigado, @Areyoureadytofly !!!
👽🎓👊
Muito obrigado, Jonas!
Gostaria de curtir 2x
Muito obrigado!!!
Thiago, onde eu encontro o livro digital em portugues ?@@AircraftPerformance1
Então quer dizer que, nesse caso, turbulência pode sim derrubar o avião. Isso contraria um grande jargão comercial 😮
Não derruba! Apenas não permite que ele mantenha um nível de voo muito alto. Mesmo supondo que ocorra o stall, o que acontece em seguida é o avião perder altitude e recuperar o voo normal e uma altitude um pouco mais baixa e longe do coffin corner.
English content?
Excelente
Muito obrigado, Fernando!
Muito bom
Valeu, meu amigo!