Jamal Muito legal esse assunto! Fiz uma IPA e separei em dois baldes fermentadores, em um deles fiz dry hop e no outro não fiz. E percebi que o balde sem dry hop ficou com amargor mais perceptível do que a cerveja do balde com dry hop. Abraço.
Jamal, tu vem a comprovar uma coisa que experimentei. Como não quero fazer cerveja muito amarga, mas bem aromática. Coloquei uma quantidade de lúpulo no inicio da fervura, somente para um amargor que fosse marcante, ou seja, tava amarguinha. Aii coloquei muito lúpulo no dry-hop. E para minha surpresa ficou com amargos alto, um amargor que só quem gosta de cerveja amarga gostaria. Em uma outra brassagem, coloquei minimo de lúpulo no inicio da fervura, e peguei pesado no dry-hop, e elevou o amargor em 3x oq estava no inicio. Eu tirei a conclusão que o amargor aumenta com dry-hop sim. Isso foi no final do ano passado.
Jamal, adorei as explicações. Como quimica e eng, adoraria que abordasse sobre reações, concentrações, quem ama quimica não consegue ficar superficial. O conhecimento que está abrindo no canal, é super válido tanto para leigos, quanto para profissionais que buscam aperfeiçoamentos. Sua iniciativa deve sempre ser valorizada. muito grata. Suas dicas colaboraram muito em meu TCC e ainda hoje em meu inicio profissional. sucesso...
Jamal Concordo com você. Sim, o Dry Hopping aumenta o amargor. Já fiz a experiência de deixar uma parte do mesmo lote com Dry e outra sem. Dá uma boa diferença no amargor. Parabéns por explorar esse assunto. Abraço
Cara! Isso aconteceu com a minha hopweiss, fiz um dryhop generoso nela e senti que ficou muito mais amarga que a weiss que separei da mesma brassagem! Achei que tava ficando doido ahahhaha! Video foda Jamal! Muito obrigado!
O Sr Juliano Mendes, no reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro edição 2017, Episódio 2, afirmou categoricamente, até corrigindo o participante Raul Rangel de que o Dry Hopping não aumenta o amargor da cerveja. Aí chega o Jamal, de modo científico, e dá esse aulão.
Massa, realmente os artigos principais são travados, mas vou tentar uns contatos externos para ver se tem acesso. Se conseguir mando cópia. Fiz umas análises com química analítica e cerveja... depois que publicar mando assunto Hehehehe. Vamos procurar esses padrões e HPLC para meter bronca... Hehehehe.
Jamal, grande assunto. Confesso que tbm sentia esse efeito sensorial, e inclusive tenho uma Pilsner, na fase de DH, que nitidamente mudou o patamar do amargor, com 4 dias de DH. Parabéns pelo beerschool. Otimos vídeos, ótima linguagem, ótima didática.
Já fiz vários testes em casa para tentar conhecer mais sobre o lúpulo em uso e em todos os casos houve adição de amargor na água. Simples: utilizo por exemplo 1 litro de água e 5g de lúpulo, deixo 5 dias na geladeira, ao final tento reconhecer os aromas etc, ai o amargor aparece. Sempre achei o zero do BeerSmith para dry hopping muito diferente da minha realidade prática.
Acho que muita gente já tinha percebido isso na prática. Por várias vezes eu tentei mirar o ibu em 30, mas depois de doses cavalares de dry hopping a cerveja sempre ficou extremamente amarga.
Boa Jamail! Pode adentrar nessa química ai dos lúpulos sem medo, a galera vai curtir sim! Vai falar alguma coisa sobre os efeitos da perda de sabor e aroma dos lúpulos em relação as condições de armazenamento, head space do keg, CO2 expurgando o aroma? Ah, se der da um toque com lupulagem com agitação pra extrair mais.
Muito bom o vídeo, sou estudante de química na UFV então adoro quando você toca na parte mais técnica da coisa. Se você puder falar mais sobre a oxidação dos iso alfa ácidos e até sobre como melhorar seu rendimento, seria muito massa!
boa Jamal, só acredito naquilo que é testado à luz da Ciência, se puder se aprofundar no assunto vai fazer muita gente aqui feliz, um forte abraço e valeu pelo vídeo
Parabéns Jamal!! Por esse novo ponto de pesquisa. E também achei muito interessante a possibilidade de participar da vaquinha pra esse ascesso aos artigos.
Só tenho um comentário a fazer... pena que demorei a assistir o vídeo!!! Baita resumo dos três artigos....baita explicação sobre os efeitos do dry hopping no amargor...
Excelente, acho que todos podemos aprender muito com essa nova serie! Jamal esta de parabéns! Essas informações nos ajudaram a fazer cada vez melhores cervejas!!!
Eu sempre percebia está alteração de sabor após o dry Hopping, ninguém nunca pôde me tirar esta dúvida. Parabéns, Jamal, seus vídeos são os melhores do meio Cervejeiro no UA-cam!
Jamal percebi isso nas minhas cervejas também, gosto de fazer dry hoppings generosos! Você é o primeiro que vejo falar disso, bem interessante. Queria te pedir pra fazer um vídeo breve dando dicas de bons livros sobre levedura, fermentação, lupulagem, e tudo mais... Pesquisei na net e achei diversos, mas não sei se são bons.
Cara, um ponto de partida legal é a série yeast, hops, water e malt, são todos em ingles mas eu acho que já aprofundam legal. O hops tem o problema de falar muito de cultivo, que pra não interessa muito, mas entra até na parte química, eu vou me basear bastante nele pra falar aqui
Dr. Jamal, parabéns pela escolha do tema abordado e pelo vídeo. Queremos aprofundamento científico sim! Por favor, prioriza essa série de lupulagem hahaha To ansioso por ela! Abraços!
Estou tentando estruturar ela, vou intercalar um pouco com vídeos sobre processo de sour pq como eu to dando mt palestra sobre isso, fica fácil de fazer, e com o BSL ai, o tempo tá bem escasso! Obrigado pelo apoio Lucas!
Você matou a charada. Estou maturando uma Saison onde coloquei 40 g de Saaz a 20 min e 60 g a 0 min e 100 g de Galaxy no Dry hopping e está muito amarga.
Jamal, E sobre quando iniciar o DH e quantidade de dias ? Tem muitos artigos e vários pontos de vistas. Uns dizendo que o DH ideal seria de 48 horas outros dizem que são 5 dias, etc.
Muito legal , estou com uma imperial ipa maturando , eu iria fazer o dryhop 6 dias antes de engarrafar . Agora vou separar 10 litros com 50g de citra no dryhop, e 10 litros sem dryhop , só pra ver a diferença. Abraço.
Vi esse vídeo pois estava procurando uma informação brassei uma dunkelweizen e na hora da fervura não sei o que aconteceu com a balança era pra eu pesar 25g de lupulo mas mandei 2,5 somente será que dá pra ferver dois litros de água e com lúpulo e adicionar na maturação para chegar no amargor pretendido?
Boa noite Jamal, queria fazer uma pergunta técnica. Por que o cálculo de amargor realizado pelo BeerSmith é completamente diferente do cálculo da régua do John Palmer...:??? A diferença é muito grande no cálculo de amargor...o que pode estar errado no BS??
Opa meu amigo. Sou novo no canal e começando as fazer cerveja em casa. Não encontrei nada sobre o assunto, em seus posts, sobre resfriamento no chill. O que acha? E parabéns pelo canal estou gostando muito.
Poderia, mas tem outras coisas que importam bastante, na parte aromática, não fica legal usar só o DH. Eu iniciei recentemente uma série mais avançada sobre a ciência do aroma do lúpulo, que aprofunda nesses assuntos se vc quiser assistir. Tem só 4 vídeos ainda, e semana que vem entra o quinto. É bem teórico, mas é muito bom ua-cam.com/play/PLE5B9yY0BmsSvfSJc9haxFKIPyqF6PzvU.html
Cara, acho que pode ser interessante... tem um vídeo que a gente fala no canal sobre uma diretriz pra guiar DH. O problema é que é algo muito subjetivo... Eu costumo usar 3-4g/L, que é muito menos do que algumas pessoas usam. Mas existe um efeito de saturação dos recpetores no nariz, ir muito além vai trazer aroma, mas não proporcional.
q massa jamal! percebi isso outro dia com uma saison minha que fiz um dry hop levinho de sorachi ace de 2g/L, tava mais amarga q outra saison minha q coloquei fruta... achei q tava ficando louco hahahha curti a parada de trazer os artigos e discutir, poderia ter mais videos desse formato :) abc
Cara, isso seria algo muito interessante de fazer, o maior problema é que que a principal revista que trás coisas interessantes não tenho acesso nem pela universidade. É caro pra um pagar ela sozinho, mas se fizer uma vaquinha auqi no vlog não precisa de 1 real por pessoa que acessa frequente! Daria pra tentar discutir um artigo legal por semana, ou um a cada duas semanas! Vou pensar como fazer isso, obrigado pela ideia.
Hey Jamal, você deve conhecer o site (sci-hub.cc/). Alguns artigos que não consigo baixar com o proxy da Universidade eu jogo neste site. Entra com o numero DOI do artigo e talvez consiga baixar! Abraços!
Muito bom Jamal, o Victor Marinho aqui em Natal deu uma ensaiada nesse assunto e vc está indo mais a fundo. Sobreviveu ao encontro das Acervas? Grande abraço.
Foi bem da palestra dele que surgiu minha curiosidade, fui pro quarto direto procurar os artigos. Já tinham saído até artigos novos, indo além do que ele falou, a coisa tá caminhando muito rápido. O Vitor é um cara mt gente boa, trocamos altas ideias depois. Sobreviver ao festival eu sobrevivi, quem não sobreviveu foi meu celular :( hahahha
Heheheheehehe. Cacete! Puta prazer ter te conhecido, mesmo vc me chamando de Luiz. rssssssssssssssss. Grande abraço. Assim que tiver, te envio as minhas cervejas, A Perrversa.
Cara, é algo complexo, mas o DH da berlirner não seria muito pesado a ponto de ter grande relevância. DH pesado tem outro efeito que eu não falei, mas está em um dos 3 artigos ai (não me recordo qual) que é o de aumentar o pH!
Massa, entendo. Bicho, provoquei sem querer uma discussão sobre a Catharina Sour, envolvendo o Samuel da Bodebrown, Gabriella Muller e o corôa somellier. Rssssss. Mas de boa, foi bastante proveitosa e agora estou instigado em fazer a tal Catharina. Mas a ideia de uma Berlliner com calda de fruta é bastante interressante. Abs.
Você já falou sobre a sinergia dos lupulos ? é um tema interessante a junção de lúpulos que pode potencializar ou diminuir certos aromas. Não achei nada... Abraço E seu canal é foda !!!
Eu tive poucas experiências pra ser sincero... já fiz pra "corrigir" uma cerveja ruim, ajudou, mas não fez milagres. Agora, extraído em laboratório ou em condições muito boas, pode sim ser uma puta alternativa
Jamal, PERFEITO!!!! Pode pegar pesado nas considerações bioquímicas....o que eu não souber vou pesquisar!!!!kkkkkkkk Obrigado por mais esta luz!!!
Jamal
Muito legal esse assunto!
Fiz uma IPA e separei em dois baldes fermentadores, em um deles fiz dry hop e no outro não fiz.
E percebi que o balde sem dry hop ficou com amargor mais perceptível do que a cerveja do balde com dry hop.
Abraço.
Jamal, tu vem a comprovar uma coisa que experimentei. Como não quero fazer cerveja muito amarga, mas bem aromática. Coloquei uma quantidade de lúpulo no inicio da fervura, somente para um amargor que fosse marcante, ou seja, tava amarguinha. Aii coloquei muito lúpulo no dry-hop. E para minha surpresa ficou com amargos alto, um amargor que só quem gosta de cerveja amarga gostaria. Em uma outra brassagem, coloquei minimo de lúpulo no inicio da fervura, e peguei pesado no dry-hop, e elevou o amargor em 3x oq estava no inicio. Eu tirei a conclusão que o amargor aumenta com dry-hop sim. Isso foi no final do ano passado.
Jamal, adorei as explicações. Como quimica e eng, adoraria que abordasse sobre reações, concentrações, quem ama quimica não consegue ficar superficial. O conhecimento que está abrindo no canal, é super válido tanto para leigos, quanto para profissionais que buscam aperfeiçoamentos. Sua iniciativa deve sempre ser valorizada. muito grata. Suas dicas colaboraram muito em meu TCC e ainda hoje em meu inicio profissional. sucesso...
Jamal
Concordo com você.
Sim, o Dry Hopping aumenta o amargor. Já fiz a experiência de deixar uma parte do mesmo lote com Dry e outra sem. Dá uma boa diferença no amargor.
Parabéns por explorar esse assunto.
Abraço
Cara! Isso aconteceu com a minha hopweiss, fiz um dryhop generoso nela e senti que ficou muito mais amarga que a weiss que separei da mesma brassagem! Achei que tava ficando doido ahahhaha! Video foda Jamal! Muito obrigado!
cara, precisamos muito de pessoas como vc que esclarecem humildemente os tabus!! Td o q tenho a dizer eh obrigado!!!!
O Sr Juliano Mendes, no reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro edição 2017, Episódio 2, afirmou categoricamente, até corrigindo o participante Raul Rangel de que o Dry Hopping não aumenta o amargor da cerveja.
Aí chega o Jamal, de modo científico, e dá esse aulão.
Massa, realmente os artigos principais são travados, mas vou tentar uns contatos externos para ver se tem acesso. Se conseguir mando cópia. Fiz umas análises com química analítica e cerveja... depois que publicar mando assunto Hehehehe. Vamos procurar esses padrões e HPLC para meter bronca... Hehehehe.
Jamal, grande assunto. Confesso que tbm sentia esse efeito sensorial, e inclusive tenho uma Pilsner, na fase de DH, que nitidamente mudou o patamar do amargor, com 4 dias de DH. Parabéns pelo beerschool. Otimos vídeos, ótima linguagem, ótima didática.
Cada vídeo melhor que outro. Parabéns! Vc mostrou cientificamente o que nós já tínhamos constatado na prática
Cara, muito bom você trazer essas questões científicas!
Opa, mais que interessante a idéia de aprofundar. O diferencial do canal é justamente esse, algo mais científico.
Já fiz vários testes em casa para tentar conhecer mais sobre o lúpulo em uso e em todos os casos houve adição de amargor na água. Simples: utilizo por exemplo 1 litro de água e 5g de lúpulo, deixo 5 dias na geladeira, ao final tento reconhecer os aromas etc, ai o amargor aparece. Sempre achei o zero do BeerSmith para dry hopping muito diferente da minha realidade prática.
Acho que muita gente já tinha percebido isso na prática. Por várias vezes eu tentei mirar o ibu em 30, mas depois de doses cavalares de dry hopping a cerveja sempre ficou extremamente amarga.
Boa Jamail! Pode adentrar nessa química ai dos lúpulos sem medo, a galera vai curtir sim! Vai falar alguma coisa sobre os efeitos da perda de sabor e aroma dos lúpulos em relação as condições de armazenamento, head space do keg, CO2 expurgando o aroma? Ah, se der da um toque com lupulagem com agitação pra extrair mais.
Jamal, vc está sempre na vanguarda! Show de bola trazer essas novidades p gente! Valeu!
Sim! Faz a "parte química ⚗ do negócio"!
Só aguardando a série
Muito bom o vídeo, sou estudante de química na UFV então adoro quando você toca na parte mais técnica da coisa. Se você puder falar mais sobre a oxidação dos iso alfa ácidos e até sobre como melhorar seu rendimento, seria muito massa!
Boa Jamal!! Barreira cervejeira sendo empurrada para frente. Esse assunto é muito interessante.
Nos vemos fim de semana em Cianorte! Abraço.
boa Jamal, só acredito naquilo que é testado à luz da Ciência, se puder se aprofundar no assunto vai fazer muita gente aqui feliz, um forte abraço e valeu pelo vídeo
Parabéns Jamal!! Por esse novo ponto de pesquisa.
E também achei muito interessante a possibilidade de participar da vaquinha pra esse ascesso aos artigos.
Só tenho um comentário a fazer... pena que demorei a assistir o vídeo!!! Baita resumo dos três artigos....baita explicação sobre os efeitos do dry hopping no amargor...
Excelente, acho que todos podemos aprender muito com essa nova serie!
Jamal esta de parabéns! Essas informações nos ajudaram a fazer cada vez melhores cervejas!!!
Essa série vai ser o máximo! Muita química, por favor!
Técnico como sempre ❤
Muito bom, Jamal! manda ver, o conteúdo interessa e muito pra todos que prezam pela busca da cerveja perfeita. E parabéns pelo canal, abs!
Eu sempre percebia está alteração de sabor após o dry Hopping, ninguém nunca pôde me tirar esta dúvida. Parabéns, Jamal, seus vídeos são os melhores do meio Cervejeiro no UA-cam!
valeu Lucas!!!!!
Muito bom Jamal... Este assunto eh bem polêmico mesmo e uma boa base científica ajudo muito quem quer ser aprofundar. Valeu!
Grande aula sobre os mistérios do dry hop.. Parabéns
boa Jamal, sim temos interesse, joga duro e fala tudo mesmo. Tenho curiosidade sobre os terpenos. Abraços!
Muito aprendizado sempre! Parabéns e obrigada!!!! Sim!!! Quero saber mais!!!
Jamal, muito bom! Pode entrar na parte cientifica sim!
Boa Jamal, parabéns pela escolha do tema, há muito a ser discutido.
Parabéns, realmente novos horizontes cervejeiros a frente. Alex
Jamal percebi isso nas minhas cervejas também, gosto de fazer dry hoppings generosos! Você é o primeiro que vejo falar disso, bem interessante.
Queria te pedir pra fazer um vídeo breve dando dicas de bons livros sobre levedura, fermentação, lupulagem, e tudo mais... Pesquisei na net e achei diversos, mas não sei se são bons.
Cara, um ponto de partida legal é a série yeast, hops, water e malt, são todos em ingles mas eu acho que já aprofundam legal. O hops tem o problema de falar muito de cultivo, que pra não interessa muito, mas entra até na parte química, eu vou me basear bastante nele pra falar aqui
Verdade, fiz uma vez um NE IPA com apenas 35 de IBU e a aparência era de uns 90. Coloquei 12gm por litro no DH.Parabéns Jamal
Realmente esse é o efeito, tem cervejarias grandes e famosas aqui no brasil fazendo NE com 30 de IBU e dando muito certo
Muitíssimo interessante, parabéns Jamal pelo pioneirismo.
Parabens, Jamal Ótimas informações, aguardando os proximos videos
Fantástico Vídeo Brow!! Nem preciso dizer que meu interesse é gigantesco na parte científica da coisa!! TMJ!!!
Dr. Jamal, parabéns pela escolha do tema abordado e pelo vídeo.
Queremos aprofundamento científico sim!
Por favor, prioriza essa série de lupulagem hahaha
To ansioso por ela! Abraços!
Estou tentando estruturar ela, vou intercalar um pouco com vídeos sobre processo de sour pq como eu to dando mt palestra sobre isso, fica fácil de fazer, e com o BSL ai, o tempo tá bem escasso!
Obrigado pelo apoio Lucas!
Sobre diminuir amargor, parece que aconteceu conosco em um teste de uma IPA Single Hop de Galaxy com 10g/l...
faz muito sentido, a primeira neipa que fiz ficou muito amarga enquanto que o calculado no bs era de apenas 40 ibu.
Chegou a fazer outra com menos amargor pra comparar?
Beer School acabei de engarrafar uma parecida porem add CaCl e diminuí o ibu, mais uma semana tenho o resultado.
Qual quantidade de gramas de lúpulo por litro de cerveja? Qual a média que se pode usar?
Você matou a charada. Estou maturando uma Saison onde coloquei 40 g de Saaz a 20 min e 60 g a 0 min e
100 g de Galaxy no Dry hopping e está muito amarga.
Jamal,
E sobre quando iniciar o DH e quantidade de dias ?
Tem muitos artigos e vários pontos de vistas. Uns dizendo que o DH ideal seria de 48 horas outros dizem que são 5 dias, etc.
Comigo aconteceu o contrário....Fiz o dry-hopping e a cerveja ficou bem menos amarga do que eu esperava, era uma IPA que acabou ficando até adocicada
Animal esse vídeo!! Obrigado pelas informações
Bacana demais Jamal!
Cara video muito bom, sempre dando boas dicas valeu Jamal show de bola
jamal megaaa toppp.
fazendo uma nova receita com ibu final de 55. fiquei perdido. pois tem muito dry holps..
Muito legal , estou com uma imperial ipa maturando , eu iria fazer o dryhop 6 dias antes de engarrafar . Agora vou separar 10 litros com 50g de citra no dryhop, e 10 litros sem dryhop , só pra ver a diferença. Abraço.
Não esquece de reportar pra nós depois!
Fala, Jamal... muito bom.
Entendi que vc tá faceiro por vivenciar a evolução da cerveja. \o/
Sempre! não só isso, cheguei hj na universidade e coloquei um aluno pra começar testes na mesma linha. Temos que desenvolver juntos isso aí
Parabéns! Excelente vídeo.
Vi esse vídeo pois estava procurando uma informação brassei uma dunkelweizen e na hora da fervura não sei o que aconteceu com a balança era pra eu pesar 25g de lupulo mas mandei 2,5 somente será que dá pra ferver dois litros de água e com lúpulo e adicionar na maturação para chegar no amargor pretendido?
Fiz um dry Hop numa blonde Ale aumentou pra caramba o amargor tá parecendo uma IPA kkkkk
existe um site scihub onde se vc colocar o doi do artigo, vc consegue baixar os artigos!
O scihub não consegue acessar a revista mais interessante ;/ já tentei muitas vezes. Porém ele acessa o Journal of the Institute of Brewing
Boa noite Jamal, queria fazer uma pergunta técnica. Por que o cálculo de amargor realizado pelo BeerSmith é completamente diferente do cálculo da régua do John Palmer...:??? A diferença é muito grande no cálculo de amargor...o que pode estar errado no BS??
se amarga mais só mo dry hop imagine com a técnica tea hop ?
sempre achei que o dry hopping influência a no amargor!
Opa meu amigo. Sou novo no canal e começando as fazer cerveja em casa. Não encontrei nada sobre o assunto, em seus posts, sobre resfriamento no chill. O que acha? E parabéns pelo canal estou gostando muito.
Então a adição de lúpulos poderia ser toda no DH pra amargor aroma e sabor , não?
Poderia, mas tem outras coisas que importam bastante, na parte aromática, não fica legal usar só o DH. Eu iniciei recentemente uma série mais avançada sobre a ciência do aroma do lúpulo, que aprofunda nesses assuntos se vc quiser assistir. Tem só 4 vídeos ainda, e semana que vem entra o quinto. É bem teórico, mas é muito bom ua-cam.com/play/PLE5B9yY0BmsSvfSJc9haxFKIPyqF6PzvU.html
O que vc acha de fazer um dry Hop de Challenger em uma English IPA? Qual quantidade para 17 litros?
Cara, acho que pode ser interessante... tem um vídeo que a gente fala no canal sobre uma diretriz pra guiar DH. O problema é que é algo muito subjetivo... Eu costumo usar 3-4g/L, que é muito menos do que algumas pessoas usam. Mas existe um efeito de saturação dos recpetores no nariz, ir muito além vai trazer aroma, mas não proporcional.
Valeu! Vou dar uma olhada.
q massa jamal! percebi isso outro dia com uma saison minha que fiz um dry hop levinho de sorachi ace de 2g/L, tava mais amarga q outra saison minha q coloquei fruta... achei q tava ficando louco hahahha curti a parada de trazer os artigos e discutir, poderia ter mais videos desse formato :) abc
Cara, isso seria algo muito interessante de fazer, o maior problema é que que a principal revista que trás coisas interessantes não tenho acesso nem pela universidade. É caro pra um pagar ela sozinho, mas se fizer uma vaquinha auqi no vlog não precisa de 1 real por pessoa que acessa frequente!
Daria pra tentar discutir um artigo legal por semana, ou um a cada duas semanas! Vou pensar como fazer isso, obrigado pela ideia.
Tenho acesso pela minha universidade. Te envio por email Jamal. Abs
Hey Jamal, você deve conhecer o site (sci-hub.cc/). Alguns artigos que não consigo baixar com o proxy da Universidade eu jogo neste site. Entra com o numero DOI do artigo e talvez consiga baixar! Abraços!
Beleza, e o DMS? Nessa adição grande de dryhop, pode rolar um DMS tb?
Jamal, pesquisando mais aqui vi que o composto tem por nome Humulona e não Humolinona. Procede?
Em tempo, vídeo muito esclarecedor. Parabéns! ☺
Joao Vitor Mota duas coisas diferentes
Muito bom Jamal, o Victor Marinho aqui em Natal deu uma ensaiada nesse assunto e vc está indo mais a fundo. Sobreviveu ao encontro das Acervas? Grande abraço.
Foi bem da palestra dele que surgiu minha curiosidade, fui pro quarto direto procurar os artigos. Já tinham saído até artigos novos, indo além do que ele falou, a coisa tá caminhando muito rápido. O Vitor é um cara mt gente boa, trocamos altas ideias depois.
Sobreviver ao festival eu sobrevivi, quem não sobreviveu foi meu celular :( hahahha
Heheheheehehe. Cacete! Puta prazer ter te conhecido, mesmo vc me chamando de Luiz. rssssssssssssssss. Grande abraço. Assim que tiver, te envio as minhas cervejas, A Perrversa.
Só uma dúvida, no Beer School Labs da Berliner Weisse foi pensado em fazer um DH e como poderia ficar a relação acidez x amargor?
Cara, é algo complexo, mas o DH da berlirner não seria muito pesado a ponto de ter grande relevância. DH pesado tem outro efeito que eu não falei, mas está em um dos 3 artigos ai (não me recordo qual) que é o de aumentar o pH!
Massa, entendo. Bicho, provoquei sem querer uma discussão sobre a Catharina Sour, envolvendo o Samuel da Bodebrown, Gabriella Muller e o corôa somellier. Rssssss. Mas de boa, foi bastante proveitosa e agora estou instigado em fazer a tal Catharina. Mas a ideia de uma Berlliner com calda de fruta é bastante interressante. Abs.
Tem muito efeito em amargor!!!!!!!
Você já falou sobre a sinergia dos lupulos ? é um tema interessante a junção de lúpulos que pode potencializar ou diminuir certos aromas. Não achei nada...
Abraço
E seu canal é foda !!!
Agora vai ter q avisa o Smith (beer Smith) pra arrumar o app dele kkkk
Amigo, mais uma vez, parabéns pelo excelente conteúdo. Caríssimo, o que vc acha da eficácia do tea hop? e como melhor utilizá-lo?
Eu tive poucas experiências pra ser sincero... já fiz pra "corrigir" uma cerveja ruim, ajudou, mas não fez milagres. Agora, extraído em laboratório ou em condições muito boas, pode sim ser uma puta alternativa
A galera que vai fazer NEIPA precisará estudar um pouco mais isso aí...