Já fiz DH ainda na fermentação e notei que a fermentação expulsou muito do aroma,oq faço hoje em dia, é jogar o lupulo ainda quente, e já abaixar a temperatura,então ficará a quente apenas o tempo que a geladeira levar para chegar na temperatura mais baixa
@@alaorwruck você tem a opção de usar um hopbag ou hopspyder para tirar o lúpulo depois de determinado prazo. Porém será necessário utilizar mais lúpulo para compensar o fato de que ele não irá se esparramar por toda a superfície da cerveja.
Hoje em dia eu faço o meu DH dentro do postMix, entro com a cerveja a uns 20 a 22c, logo no final da fermentação. Coloco o lúpulo num bag, deixo 12h a quente e coloco o barril na geladeira para baixar a temperatura, com isso vai carbonatando e o bag fica dentro ate o fim da cerveja (Que depende dos convidados dura um final de semana depois de carbonatado, mas já ficou um mes)
Já experimentou extrair os óleos essenciais com álcool de cereal? Deixo 3 dias o lúpulo que vou usar no DH, com o mínimo possível de álcool, apenas para cobrir, depois de 3 dias jogo no fermentador já em temperatura de cold. Deixo mais 2 a 3 dias para limpar. Pode usar gelatina ou um filtro com a meia que roubamos da patroa.
Fiz um Dry Hope na hora do cold crash, o lupulo 3 de alpha para amargor foi adicionado na fervura, no cold com outro lupulo 15 de alpha extraiu muito aroma e sabor, o aquecimento extrairia o muito amargor e eu queria apenas aroma e a sabor. Cada bereja é unica, no meu caso aqui ficou um bouquet de 💐 de tao perfumado.
O melhor dry hopping que fiz foi no keg. O problema e acertar a quantidade pra nao ter hop burn. Hoje em dia eu sempre faço do pro final da fermentação e nao tem erro.
Em relação ao DH, tenho obtido resultados melhores investindo em lupulagem no final de fervura e DH na fermentação (em média deixo uns 5, 6 dias no balde), tem funcionado nas vezes que fiz na extração de aromas e sabor. Detalhe, faço priming. Vou testar a frio e ver qual que é.
Show de video. Sempre fiz DH a frio. Coloco o lupulo e dois dias depois o clarificante. Sempre deu bom. O jamal do beerschool tem uns vídeo top sobre a ciência do aroma. Baseado nos vídeos dele, estou focando mais em fazer lupulagem no whirpool hoje em dia. Buscando resultados melhores.
@@davidluan3339 está no fermentador a receita, semana que vem eu te conto rsrsrs. Mas vale a pena ver os videos do jamal sobre o Tema. Ele desmontra os artigos que discutem a biotransformação. Mostra inclusive uma tabela com os lupulos mais interessantes para fazer a lupulagem antes da fermentação. Pois a biotransformação gera compostos que não são gerados no dry hopping pós fermentacao. Muito top o vídeo.
Eu fazia o DH a q0 graus e comecou ficar ruum" ai eu pasaei a fazer o Dh no final da fermentaçao, melhor de nais. Agora a 5 graus" nunca pensei" vau que!? Valeu Leandro🎉🎉🎉
Muito legal, Leandro! Sobre as sugestões, eu já ouvi dizer que para fazer testes de olfato, as pessoas usam cheirar pó de café, meio que pra "zerar" o aroma anterior... Não sei se vale para os testes deste tipo, mas, lembrei disso e achei interessante compartilhar... Ótima semana e obrigado pelos ensinamentos.
Sempre fiz o DH no final da fermentação, após atenuar tudo. Baixava para 16º e colocava o lúpulo. Na minha última APA, fiz o DH a 10º e não utilizei clarificante. Percebi que o aroma ficou bem bacana e não foi embora com o tempo no barril. Parece que impregnou na breja. kkkkkkkkkk
Pra mim a grande vantagem de fazer o DH durante a fermentação ativa é o fato de ainda estar havendo geração de CO2, que vai contribuir para a proteção do lúpulo contra a oxidação. E quando a cerveja vai pro cold, boa parte da matéria vegetal já desceu e a clarificação fica menos demorada.
Pois é, na teoria eu acho interessante... Mas e o lúpulo ficando vários dias no fermentador gerando sabor gramíneo? Isso eu acho complicado... Quando faço DH, ultimamente venho tentando deixar no máximo por 3 ou 4 dias.
Muito interessante esse teste, Sempre fiz DH a quente, temp de final de fermentação, 3 dias. Numa próxima vou testar a frio. Vlw pelo video, excelente como sempre. abço
Eu desde sempre só jogo quando acaba o descanso de diacetil. Jogo o DH e já comando o cold. Inclusive não tiro o DH, largo no fundo do fermentador por semanas sem ter harsh algum, sempre mantendo a 0°. Talvez a decantação da levedura “enterre” o lúpulo depois de uns dias
Muito maneiro testar na pratica, analise laboratorial podem mostrar muitas diferenças, mas sensorialmente será que é relevante? só na pratica pra saber mesmo kkkkkk
Faço sempre DH duplo. No final da fermentação e depois a frio. Na minha opinião o mais importante é não deixar em contato muito tempo. O lúpulo começa a perder o caráter de frescor e o aroma fica parecendo fruta muito madura e quase passada.
E ai, beleza! Poderia falar sobre mudanças no sabor da Heineken? Venho percebendo que a cerveja está mais aguada e eles estão escondendo do público o tempo da produção...
Bom dia Leandro ! Tenho uma dúvida ! Em uma receita pede que o dme seja colocado direto no fermentador. Ele pode ser colocado puro sem água e fervido ?
Se eu fizer DH a 16 graus por 3 dias e apos isso passar pra Cold por mais uns 5 dias, pode dar problema na minha cerceja? Me 8 dias com o lupulo a frio na cerveja no caso. Obrigado!
5 місяців тому
Mas pq vai deixar tanto tempo assim a frio em contato com o lúpulo? A extração do dry hopping é bem rápida, normalmente em 24h já extraiu tudo o que vai precisar
Já fiz DH ainda na fermentação e notei que a fermentação expulsou muito do aroma,oq faço hoje em dia, é jogar o lupulo ainda quente, e já abaixar a temperatura,então ficará a quente apenas o tempo que a geladeira levar para chegar na temperatura mais baixa
Faço da mesma forma. 👍🏼🍻
Faço isso tbm, e tenho feitos brejas bem aromáticas
sou mais um que utilizo esse sistema, no dia que vou baixar a temperatura, jogo os lúpulos e deixo ir pro cold crash...
Nesse método, você deixa maturando com o lúpulo em contato? Algumas cervejas ficam duas semanas maturando. Não tem problema deixar tanto tempo?
@@alaorwruck você tem a opção de usar um hopbag ou hopspyder para tirar o lúpulo depois de determinado prazo.
Porém será necessário utilizar mais lúpulo para compensar o fato de que ele não irá se esparramar por toda a superfície da cerveja.
Esse assunto já mereceu o like no início do vídeo, parabéns Leandro !!
Eu faço DH durante o cold crash e sempre obtive excelentes resultados
Dh em 2 steps, Como hj só uso levedura gmo, faço carga em hopstand, depois um dh na ativa pra biotransformacao e 1 na secundária a frio. Sucesso!
Hoje em dia eu faço o meu DH dentro do postMix, entro com a cerveja a uns 20 a 22c, logo no final da fermentação.
Coloco o lúpulo num bag, deixo 12h a quente e coloco o barril na geladeira para baixar a temperatura, com isso vai carbonatando e o bag fica dentro ate o fim da cerveja (Que depende dos convidados dura um final de semana depois de carbonatado, mas já ficou um mes)
Top! Faz um teste de tempo de DH. Um de 1 dia e outro de 5 dias por exemplo, caso não tenha feito. Valeu!
Excelente vídeo! Fui defensor até hoje de DH a quente, sempre fiz assim justamente por imaginar que teria maior extração.
Já experimentou extrair os óleos essenciais com álcool de cereal?
Deixo 3 dias o lúpulo que vou usar no DH, com o mínimo possível de álcool, apenas para cobrir, depois de 3 dias jogo no fermentador já em temperatura de cold. Deixo mais 2 a 3 dias para limpar. Pode usar gelatina ou um filtro com a meia que roubamos da patroa.
Fiz um Dry Hope na hora do cold crash, o lupulo 3 de alpha para amargor foi adicionado na fervura, no cold com outro lupulo 15 de alpha extraiu muito aroma e sabor, o aquecimento extrairia o muito amargor e eu queria apenas aroma e a sabor.
Cada bereja é unica, no meu caso aqui ficou um bouquet de 💐 de tao perfumado.
sou team dry hop no cold, diminuir a exposição da cerveja quente ao oxigenio
O melhor dry hopping que fiz foi no keg. O problema e acertar a quantidade pra nao ter hop burn. Hoje em dia eu sempre faço do pro final da fermentação e nao tem erro.
Em relação ao DH, tenho obtido resultados melhores investindo em lupulagem no final de fervura e DH na fermentação (em média deixo uns 5, 6 dias no balde), tem funcionado nas vezes que fiz na extração de aromas e sabor. Detalhe, faço priming. Vou testar a frio e ver qual que é.
Já fiz muito Dh em IPL na fase fria, sempre funcionou. Parabéns pelo material.
Show de video.
Sempre fiz DH a frio. Coloco o lupulo e dois dias depois o clarificante. Sempre deu bom.
O jamal do beerschool tem uns vídeo top sobre a ciência do aroma. Baseado nos vídeos dele, estou focando mais em fazer lupulagem no whirpool hoje em dia. Buscando resultados melhores.
E como estão os resultados?
@@davidluan3339 está no fermentador a receita, semana que vem eu te conto rsrsrs.
Mas vale a pena ver os videos do jamal sobre o Tema. Ele desmontra os artigos que discutem a biotransformação. Mostra inclusive uma tabela com os lupulos mais interessantes para fazer a lupulagem antes da fermentação. Pois a biotransformação gera compostos que não são gerados no dry hopping pós fermentacao. Muito top o vídeo.
Interessante esse teste de dryhop quente ou frio.
Eu sempre fiz meus dryhop a 5⁰.
Eu fazia o DH a q0 graus e comecou ficar ruum" ai eu pasaei a fazer o Dh no final da fermentaçao, melhor de nais. Agora a 5 graus" nunca pensei" vau que!? Valeu Leandro🎉🎉🎉
Vale a pena testar viu
Diante disso, vou continuar fazendo o DH no momento em que vou encerrar a fermentação e iniciar o cold.
Estou fazendo no fim fermentação, deixo um dia em temperatura de fermentação e na sequência abaixo a temperatura para clarificar durante tres dias.
Muito legal, Leandro! Sobre as sugestões, eu já ouvi dizer que para fazer testes de olfato, as pessoas usam cheirar pó de café, meio que pra "zerar" o aroma anterior... Não sei se vale para os testes deste tipo, mas, lembrei disso e achei interessante compartilhar... Ótima semana e obrigado pelos ensinamentos.
Sempre fiz o DH no final da fermentação, após atenuar tudo. Baixava para 16º e colocava o lúpulo. Na minha última APA, fiz o DH a 10º e não utilizei clarificante. Percebi que o aroma ficou bem bacana e não foi embora com o tempo no barril. Parece que impregnou na breja. kkkkkkkkkk
Pra mim a grande vantagem de fazer o DH durante a fermentação ativa é o fato de ainda estar havendo geração de CO2, que vai contribuir para a proteção do lúpulo contra a oxidação.
E quando a cerveja vai pro cold, boa parte da matéria vegetal já desceu e a clarificação fica menos demorada.
Pois é, na teoria eu acho interessante... Mas e o lúpulo ficando vários dias no fermentador gerando sabor gramíneo? Isso eu acho complicado... Quando faço DH, ultimamente venho tentando deixar no máximo por 3 ou 4 dias.
@@luizfelipewerner8364 Dependendo do lúpulo, não deixa gramíneo.
mas se nao cuidar, no cold a pressão fica negativa e entra muito oxigênio no fermentador...tem que isolar com plástico filme
Muito interessante esse teste, Sempre fiz DH a quente, temp de final de fermentação, 3 dias. Numa próxima vou testar a frio. Vlw pelo video, excelente como sempre. abço
Eu desde sempre só jogo quando acaba o descanso de diacetil. Jogo o DH e já comando o cold. Inclusive não tiro o DH, largo no fundo do fermentador por semanas sem ter harsh algum, sempre mantendo a 0°. Talvez a decantação da levedura “enterre” o lúpulo depois de uns dias
Baita vídeo! Esse tipo de teste é muito massa!
Muito maneiro testar na pratica, analise laboratorial podem mostrar muitas diferenças, mas sensorialmente será que é relevante? só na pratica pra saber mesmo kkkkkk
Adorei, obrigado
Faço sempre DH duplo. No final da fermentação e depois a frio. Na minha opinião o mais importante é não deixar em contato muito tempo. O lúpulo começa a perder o caráter de frescor e o aroma fica parecendo fruta muito madura e quase passada.
E ai, beleza! Poderia falar sobre mudanças no sabor da Heineken? Venho percebendo que a cerveja está mais aguada e eles estão escondendo do público o tempo da produção...
Leandro faz um teste, eu fermentei a novalager à 35°C, em 24hs bateu a FG. Fala de mim no seu vídeo. Obrigado
Kkkkk carai. Bom na verdade toda levedura fermenta em alta temperatura mas se vai ficar bacana é outra história
Não esterificou, mas foi "sob pressão", peguei a bombona azul e coloquei uma sputing valve
Bom dia Leandro ! Tenho uma dúvida ! Em uma receita pede que o dme seja colocado direto no fermentador. Ele pode ser colocado puro sem água e fervido ?
É melhor ferver antes para garantir viu
o Co2 colocado no fermentador vai incorporar na cerveja mais tarde? Vai alterar caso fizer priming dai?
Quase nada vai ser absorvido já que o fermentador não é hermeticamente fechado
🚀🚀🚀
Se eu fizer DH a 16 graus por 3 dias e apos isso passar pra Cold por mais uns 5 dias, pode dar problema na minha cerceja? Me 8 dias com o lupulo a frio na cerveja no caso. Obrigado!
Mas pq vai deixar tanto tempo assim a frio em contato com o lúpulo? A extração do dry hopping é bem rápida, normalmente em 24h já extraiu tudo o que vai precisar
Usando a Mangrove. Que fim levou? Nunca mais vi para comprar.
Deu uma bela sumida mesmo. Esse pacote tava parado aqui em casa quase vencendo daí resolvi usar
Faço dry hopping meio quente e meio frio😂
Aonde comprou esse fermento da mangrove?
Vixi foi faz tempo viu. Tava quase vencendo até kkkkkkk
Ia fazer a mesma pergunta , esse fermento sumiu aqui no Brasil
parece q eu n consigo mais fazer cerveja sem colocar um pouco de aveia fica tão bom
parei de usar, aveia tem óleo, acaba com a espuma...
O Brülosophy brasileiro! Obrigado Leandrowwww
E põe brasileiro nisso 😂
Faz testes somente com hopstand.
quais estilo se usar o DH?
Normalmente em estilos americanos e ingleses como IPA, APA, SESSION IPA, e outros modernos como Hop Lager, BR-ALE e por ai vai
obrigado
O que a pessoal não faz por um copo de cerveja em plena segunda-feira 😂😂
Fiz a frio no fermentador cônico refrigerado. Dispersou lúpulo pelo líquido e deu muito entupimento. Experiência ruim
Isso só reforça o que venho fazendo atualmente. DH no barril com uma meia calça
Kkkkk é top essa técnica né
Já fiz também. Mas fiz com um saco do voil e passou um pouco de matéria vegetal. Tem que ser com a meia mesmo.
Só faço frio!
Duvido o Leandro fazer um DH de pau tenente pra fazer uma IPA com 120 de ibu sem lúpulo, kkkk