Ahhhh quanto tempo!!! tem que voltar assim, na voadora! Excelente introdução ao tema. Muitos cervejeiros de nível iniciante precisam entender essa relação (BU:GU na receita), quanto os açúcares residuais (receita e rampas do processo). O casal aqui está feliz pelo retorno!
kkkkk Confesso que é tão massa fazer os vídeos que da vontade de virar um "pro vlogger" como dizem por ai, mas infelizmente na produção de cerveja num tem como! Valeu Marcos!
Jamal gostaria de pedir a vc com sua gama de conhecimentos que acredito tenha a ver com o tema abordado nesse vídeo, possa nos tirar algumas duvidas e abordar o assunto sobre "First Wort Hopping" , vc com seu cabedal e formação em áreas importantes no mundo cervejeiro, que nos tem acrescentado muito, gostaria de saber a harmonização e como ser assertivo nessa técnica, meu grato reconhecimento pelo serviço que tem prestado a nós iniciantes no maravilho mundo da cerveja artesanal. OBRIGADO.
Parabéns Jamal por mais um vídeo excepcional! Ansiosos pelo próximo! Esse demorou a sair do forno! No caso da minha última brassagem aconteceu isso....não tive uma boa atenuação e ficou um pouco doce apesar do IBU estar no estilo....ficou em 1020 e deveria ter alcançado 1010.....acredito que tive problema de oxigenação do mosto....pois fiz starter....mas na próxima vou resolver com a técnica do azeite.....abrçs
sou um entusiasta por enquanto!!! mas adoro ipas, doble ipas e ipas inglesas imperiais.. a colorado vixnu eh.uma que sempre compro por ter acesso onde moro (americana), e por ser barata tambem rssss....
Realmente acho que seria bme interessante fazer um video sobre como diferentes niveis de atenunaçao deslocan o equilibrio de uma cerveja .... e como planejar receitas melhores levando isso em consideraçao. Mas sobre o Bitterness Ratio ...vc já tinha falado sobre isso (nao exclusivamente) em algum video anterior, nao?!
Excelente. Na minha American IPA eu tive que reformular a receita, diminuir a OG, pra ter mais destaque do amargor, usando a mesma qtd de lúpulo. ficou muito melhor. Excelente matéria!
Em relação ao teu vídeo de BU:GU, minha Witbeer está com 0,155 de Proporção de amargor e na tabela de referência (que você citou), diz 0,292 . Devo aumentar a carga de lúpulo até atingir esse valor, lembrando que estou utilizando o Perle e Saaz, na mesma quantidade. Sempre acompanho teus vídeos que muito me enriquece o conhecimento.
Jamal, muito bom o vídeo. Ficou muito claro! Ao longo do vídeo eu estava pensando sobre a atenuação e você acabou citando no final. Dependendo da temperatura de brassagem teremos açucares não fermentáveis que contribuirá para cervejas com maior dulçor. Apoio o vídeo sobre aprofundar o assunto envolvendo o FG. Abraços e parabéns pelo conteúdo do seu vlog.
Interessante, principalmente a parte da atenuação! Não seria então interessante fazer a razão do BU pela diferença entre OG e FG? Porque aí teríamos um valor levando em consideração o quanto foi atenuado. Porém, fica difícil montar uma receita em cima de um valor que não sabemos ao certo qual vai ser (diferente de uma OG). Vou pesquisar mais sobre o assunto! Parabéns pelo vídeo!
Algumas leveduras atenuam mais outras menos. Mas em termos práticos, como seria estimar o FG com uma levedura ou com outra? Existe alguma fórmula ou valor de FG mínimo para cada levedura? Muito bom o vídeo! Continue postando, pois são EXCELENTES!!!!
Ótimo video, mas o FG não seria melhor que OG para este calculo? e como seria o calculo? ou melhor qual razão ideal seria para os determinados estilos?
Cara, parabéns pelo vídeo, obrigado por me apresentar esse novo dado, BU:GU. Preciso de uma ajuda. Não conhecia, e utilizando ele acabei percebendo que a minha red IPA em maturação está bem acima, batendo os 1,07 de proporção. A princípio vou engarrafar amanhã, teria alguma maneira de amenizar isso de alguma maneira? Colocando um dulçor que não fermente ? Desde já agradeço o video e a atenção. Obrigado
Grande vídeo cara! Uma idéia para vídeo é sugestão de livros, Por exemplo: "Tais livros são legais pra quem quer começar a fazer cerveja" "Já estes são recomendáveis para quem já faz cerveja a algum tempo..."
Ótimo vídeo, meu caro! Acho bastante válido estudar essa relação colocando em pauta a atenuação da cerveja! Creio que uma breja com a relação BU:GU muito alta para os padrões do seu estilo, ainda pode ser equilibrada se tiver pouca atenuação. Abraços!!
Yo-Ho! ahh meus amigos, tenho tanto vídeo pra ver e me atualizar nesse tempo que fiquei fora (nem vídeos eu tava assistindo) Vcs tem total razão sobre a atenuação, e como muita gente quis a continuação eu vou acabar fazendo o outro :D Abraços! To indo pro canal de vcs!
Jamal, show de bola! obrigado pelo video. Falando em acidez, uma duvida, por acaso voce por acas ja viu em literatura se quando formos planejar uma "sour" beer, existe alguma razao ou forma de equilibrio a ser considerada com os demais parametros (IBU, OG, etc..) para que a cerveja nao fique com uma pegada "funky"? ou seria somente um controle de pH? obrigado, abs.
Excelente abordagem! Tinha visto no brewer's friend e não tinha entendido bem o índice!!! Porém, fica a pergunta, o índice BU/GU em equilíbrio seria 50 (1-100)? Vlw!
Olá amigo, a um tempo atrás havia comentado no seu vídeo Como Fazer Maltes Especiais - Torra a Seco , creio que como já é antigo não visualizou. Tenho uma pergunta em relação a esse vídeo de torra de malte a seco, Vc tem ideia se é possível torrar o malte em fritadeira elétrica airfryer??
Puts Diego, primeiramente, desculpe por não responder antes, e segundamente, desculpe por não saber responder agora! eu nunca tive o prazer de ter uma air fryer kkkkk Mas eu posso SUPOR que não dará certo, pelas propagandas da polishop o ar é aquecido a temperaturas muito altas, ia torrar o grão por fora e não por dentro. Acho que o jeito é tentar com uma quantidade pequena e depois relatar aqui prá nós!
Grande Jamal. Baita vídeo de novo. Pergunto, por não estar perto do computador agora: o Beer Smith trata essa relação de equilíbrio? Parabéns pelo canal!
Ele calcula sim! só eu acho que não vem como padrão pra ele mostrar, fica do lado direito de onde mostra a OG, IBU, cor, se num ta aparecendo, vai em select fields que vai tá lá!
Fala Jamal, bom dia. Queria dar uma sugestão de tópico sobre a variação da temperatura na cerveja já pronta. Dúvida abaixo. Abs! "Vou começar a usar um postmix para carbonatar e consumir a produção, porém estou pensando nas ocasiões onde não conseguirei consumir os 15l-18l que caberão no postmix considerando o head space de uma só vez. Bom, sem complicar demais, se eu demorar 2-3 semanas para consumir a cerveja nos finais de semana, teria algum problema em levar o postmix para a geladeira nos finais de semana de consumo e tirá-lo da geladeira durante a semana (variando assim a temperatura)? Ps. Pretendo manter a pressão de carbonatação enquanto o postmix esvazia ao longo das semanas."
Rodrigo, esse assunto é bem complicado, talvez daria até pra tratar em um vídeo. Tudo depende de como a cerveja foi embarrilhada. Lá Na Toobeer eu consigo eliminar todo ar do barril e encher sem contato nenhum com ar atmosférico, em casa eu até limpo o ar com jatos de co2 e transfiro com cuidado, mas eu sei que tem ar dentro. Isso muda muita coisa e principalmente a estabilidade. Todo o tempo que ela estiver aquecida, vai haver as reações de degradação/oxidação, então depende do tempo e da temperatura também. Realmente é muito complicado falar, mas acho que algumas horas não são o suficiente pra algo realmente perceptível.
no beersmith a razao BU GU é mais importante q as setas? tipo...se as setas estiverem bem "desniveladas", mas a razao estiver "em cima do pedido", é melhor basear a receita por ela e esquecer o "equilibrio" das setas?
eae Jamal...dado q esse video ja tem 3 anos, você acha q ele continua valido? Com as "novidades" no calculo de IBU das adições tardías de lúpulo será que não cabe alguma atualizaçao na ideia de equilibrio BU:GU? (ou talvez nos valores de referencia, que cita perto 5:50)
rsrssrrs eu pensei a mesma coisa sobre a música rsrsrs... mas valeu mesmo, até coloquei aqui no beersmith pra aparecer o campo IBU/SG, que estava escondido rs
Ahhhh quanto tempo!!! tem que voltar assim, na voadora! Excelente introdução ao tema. Muitos cervejeiros de nível iniciante precisam entender essa relação (BU:GU na receita), quanto os açúcares residuais (receita e rampas do processo). O casal aqui está feliz pelo retorno!
O melhor canal. Se fosse por assinatura eu pagaria! Ainda bem que é grátis :)
Passa a conta corrente pra ele Jamal
kkkkk
Confesso que é tão massa fazer os vídeos que da vontade de virar um "pro vlogger" como dizem por ai, mas infelizmente na produção de cerveja num tem como!
Valeu Marcos!
Muito legal!!
He is Back! rs
Back to you Esau!
kkkk
Muito bom esse vídeo,parabéns Jamal obrigado por dividir seus conhecimentos 🤩
Mto bom apoio o vídeo sobre o assunto. valeu
Jamal gostaria de pedir a vc com sua gama de conhecimentos que acredito tenha a ver com o tema abordado nesse vídeo, possa nos tirar algumas duvidas e abordar o assunto sobre "First Wort Hopping" , vc com seu cabedal e formação em áreas importantes no mundo cervejeiro, que nos tem acrescentado muito, gostaria de saber a harmonização e como ser assertivo nessa técnica, meu grato reconhecimento pelo serviço que tem prestado a nós iniciantes no maravilho mundo da cerveja artesanal.
OBRIGADO.
Faz um vídeo dando exemplos de equilíbrio, tipo como modificar um estilo e equilibrar tudo ,maltes,lúpulos,água e cepas .
Vlw Sr.Jamal
Seria muito interessante um vídeo falando sobre a razao BU/FG. Desconfio que a FG influencia mais do que a OG. Abraços mestre Jamal!
Parabéns. Um vídeo melhor que o outro. Sem palavras pra descrever a evolução das minhas cervejas depois de acompanhar o canal.
Que massa Felipe! Bora evoluir junto! O canal é um puta aprendizado pra mim tbem!
Muito bacana meu caro, acho que seria de grande valia um outro vídeo seguindo esse assunto, muito obrigado pela iniciativa!!!
Como sempre, vídeos muito interessantes e bem fundamentados! Parabéns, Jamal!
Parabéns Jamal por mais um vídeo excepcional! Ansiosos pelo próximo! Esse demorou a sair do forno! No caso da minha última brassagem aconteceu isso....não tive uma boa atenuação e ficou um pouco doce apesar do IBU estar no estilo....ficou em 1020 e deveria ter alcançado 1010.....acredito que tive problema de oxigenação do mosto....pois fiz starter....mas na próxima vou resolver com a técnica do azeite.....abrçs
Parabéns, Jamal...esperava esse vídeo a bastante tempo. Valeu!!
sou um entusiasta por enquanto!!! mas adoro ipas, doble ipas e ipas inglesas imperiais.. a colorado vixnu eh.uma que sempre compro por ter acesso onde moro (americana), e por ser barata tambem rssss....
Boa..welcome back!!
Estava sentindo falta dos vídeos cara. Siga firme. Conteúdo de excelente qualidade.
Realmente acho que seria bme interessante fazer um video sobre como diferentes niveis de atenunaçao deslocan o equilibrio de uma cerveja .... e como planejar receitas melhores levando isso em consideraçao.
Mas sobre o Bitterness Ratio ...vc já tinha falado sobre isso (nao exclusivamente) em algum video anterior, nao?!
C É LOKO...kkk
q vídeo Top....Parabéns
Show de bola Jamal!
Excelente. Na minha American IPA eu tive que reformular a receita, diminuir a OG, pra ter mais destaque do amargor, usando a mesma qtd de lúpulo. ficou muito melhor. Excelente matéria!
Parabéns estava esperando entrar neste assunto
Em relação ao teu vídeo de BU:GU, minha Witbeer está com 0,155 de Proporção de amargor e na tabela de referência (que você citou), diz 0,292
.
Devo aumentar a carga de lúpulo até atingir esse valor, lembrando que estou utilizando o Perle e Saaz, na mesma quantidade.
Sempre acompanho teus vídeos que muito me enriquece o conhecimento.
Ai cara boa!! Vamos falar mais sobre o assunto!
Muito legal o tema!!! Vc é fera demais!!! Obrigado pelas aulas!!!!
Excelente vídeo Jamal.
Show de bola o vídeo Jamal! Parabéns!
Está muito bom!! Só pra variar um pouco.
Excelente vídeo Jamal ! Parabéns !!
Excelente a dica do site. obrigado!
Jamal, muito bom o vídeo. Ficou muito claro! Ao longo do vídeo eu estava pensando sobre a atenuação e você acabou citando no final. Dependendo da temperatura de brassagem teremos açucares não fermentáveis que contribuirá para cervejas com maior dulçor. Apoio o vídeo sobre aprofundar o assunto envolvendo o FG. Abraços e parabéns pelo conteúdo do seu vlog.
Interessante, principalmente a parte da atenuação! Não seria então interessante fazer a razão do BU pela diferença entre OG e FG? Porque aí teríamos um valor levando em consideração o quanto foi atenuado. Porém, fica difícil montar uma receita em cima de um valor que não sabemos ao certo qual vai ser (diferente de uma OG). Vou pesquisar mais sobre o assunto! Parabéns pelo vídeo!
É bem isso mesmo André. O que da pra fazer é estimar a atenuação, que mudaria muito se vc usasse um WB-06 ou um US-04 por exemplo
Algumas leveduras atenuam mais outras menos. Mas em termos práticos, como seria estimar o FG com uma levedura ou com outra? Existe alguma fórmula ou valor de FG mínimo para cada levedura? Muito bom o vídeo! Continue postando, pois são EXCELENTES!!!!
+Ângelo Liparini Pereira Procure no google por: Relative Bitterness Ratio tem uma calculadora no site Mad Alchemist.
TOP!!! ! Fala sobre a atenuação!
Muito massa a explicação, parabéns !!!!!!!!!!!!! dalhe beer
Muito top, parabéns Jamal, aprendo muito com você, obrigado.
Ótimo video, mas o FG não seria melhor que OG para este calculo? e como seria o calculo? ou melhor qual razão ideal seria para os determinados estilos?
Nossa, parabéns. minhas receitas vão melhorar pakarai. Não para de fazer esse vídeos nunca mais hehe
A tese já voltou pra eu corrigir Tiago, to até com medo de abrir kkkk
espero que não tenha que me afastar de novo!
Ai sim mano, finalmente de volta :) Sucesso !!
O duro agora é se atualizar nos vídeos dos amigos kkkkk
show de bola a informação Jamal! parabéns!
como sempre otimos videos!!
showww Jamal!
Cara, parabéns pelo vídeo, obrigado por me apresentar esse novo dado, BU:GU. Preciso de uma ajuda. Não conhecia, e utilizando ele acabei percebendo que a minha red IPA em maturação está bem acima, batendo os 1,07 de proporção. A princípio vou engarrafar amanhã, teria alguma maneira de amenizar isso de alguma maneira? Colocando um dulçor que não fermente ? Desde já agradeço o video e a atenção. Obrigado
👍👍👍👍
Parabéns! Faz um video sobre atenuação!!!!
Grande vídeo cara!
Uma idéia para vídeo é sugestão de livros, Por exemplo: "Tais livros são legais pra quem quer começar a fazer cerveja" "Já estes são recomendáveis para quem já faz cerveja a algum tempo..."
os dois.
Aprendendo muito com seus vídeos... mt bons mesmo, Fiquei mt interessado no vídeo sobre "captura de leveduras selvagens", vai produzi-lo ?
Video excelente... muito bem explicado... gostei muito... voce poderia colocar o link onde você verifica a bitterness ?
Ótimo vídeo, meu caro! Acho bastante válido estudar essa relação colocando em pauta a atenuação da cerveja! Creio que uma breja com a relação BU:GU muito alta para os padrões do seu estilo, ainda pode ser equilibrada se tiver pouca atenuação. Abraços!!
Yo-Ho! ahh meus amigos, tenho tanto vídeo pra ver e me atualizar nesse tempo que fiquei fora (nem vídeos eu tava assistindo)
Vcs tem total razão sobre a atenuação, e como muita gente quis a continuação eu vou acabar fazendo o outro :D
Abraços! To indo pro canal de vcs!
Jogue duro!!
Jamal, onde vejo/baixo uma tabela com a razão cloreto/sulfato para os estilos cervejeiros?? abç
Jamal, show de bola! obrigado pelo video. Falando em acidez, uma duvida, por acaso voce por acas ja viu em literatura se quando formos planejar uma "sour" beer, existe alguma razao ou forma de equilibrio a ser considerada com os demais parametros (IBU, OG, etc..) para que a cerveja nao fique com uma pegada "funky"? ou seria somente um controle de pH? obrigado, abs.
Cadê a segunda parte uouuuuuuu Esperando a FG
Ei, Jamal. faz mais vídeos
sobre melhor formar de montar receitas.
Opra bruno! tem alguma ideia específica sobre isso?
+Beer School não muito kkkk
Daria pra fazer mais um, agora num estilo menos genérico. A RIS não foi um estilo muito bom pra isso kkkkk
+Beer School acho que a maior dúvida e quando escolhe um estilo, e quer saber o que usar para ficar legal a receita.
Excelente abordagem! Tinha visto no brewer's friend e não tinha entendido bem o índice!!!
Porém, fica a pergunta, o índice BU/GU em equilíbrio seria 50 (1-100)?
Vlw!
Valeuuu Jammaaalll! =D To querendo fazer um de trigo com dry hop, sera que vale a pena?
Olá amigo, a um tempo atrás havia comentado no seu vídeo Como Fazer Maltes Especiais - Torra a Seco
, creio que como já é antigo não visualizou. Tenho uma pergunta em relação a esse vídeo de torra de malte a seco, Vc tem ideia se é possível torrar o malte em fritadeira elétrica airfryer??
Puts Diego, primeiramente, desculpe por não responder antes, e segundamente, desculpe por não saber responder agora!
eu nunca tive o prazer de ter uma air fryer kkkkk
Mas eu posso SUPOR que não dará certo, pelas propagandas da polishop o ar é aquecido a temperaturas muito altas, ia torrar o grão por fora e não por dentro.
Acho que o jeito é tentar com uma quantidade pequena e depois relatar aqui prá nós!
Grande Jamal. Baita vídeo de novo. Pergunto, por não estar perto do computador agora: o Beer Smith trata essa relação de equilíbrio? Parabéns pelo canal!
Ele calcula sim! só eu acho que não vem como padrão pra ele mostrar, fica do lado direito de onde mostra a OG, IBU, cor, se num ta aparecendo, vai em select fields que vai tá lá!
Cara, parabéns!!!! Mais um ótimo vídeo. Tem como colocar o link do site que tem aquele gráfico com a relação BU:GU de todas as cervejas? Abc.
Opa, o site é www.madalchemist.com/
Valeu!!!!
Fala Jamal, bom dia. Queria dar uma sugestão de tópico sobre a variação da temperatura na cerveja já pronta. Dúvida abaixo. Abs!
"Vou começar a usar um postmix para carbonatar e consumir a produção, porém estou pensando nas ocasiões onde não conseguirei consumir os 15l-18l que caberão no postmix considerando o head space de uma só vez.
Bom, sem complicar demais, se eu demorar 2-3 semanas para consumir a cerveja nos finais de semana, teria algum problema em levar o postmix para a geladeira nos finais de semana de consumo e tirá-lo da geladeira durante a semana (variando assim a temperatura)?
Ps. Pretendo manter a pressão de carbonatação enquanto o postmix esvazia ao longo das semanas."
Rodrigo, esse assunto é bem complicado, talvez daria até pra tratar em um vídeo. Tudo depende de como a cerveja foi embarrilhada. Lá Na Toobeer eu consigo eliminar todo ar do barril e encher sem contato nenhum com ar atmosférico, em casa eu até limpo o ar com jatos de co2 e transfiro com cuidado, mas eu sei que tem ar dentro. Isso muda muita coisa e principalmente a estabilidade. Todo o tempo que ela estiver aquecida, vai haver as reações de degradação/oxidação, então depende do tempo e da temperatura também.
Realmente é muito complicado falar, mas acho que algumas horas não são o suficiente pra algo realmente perceptível.
Obrigado Jamal. Abs!
no beersmith a razao BU GU é mais importante q as setas? tipo...se as setas estiverem bem "desniveladas", mas a razao estiver "em cima do pedido", é melhor basear a receita por ela e esquecer o "equilibrio" das setas?
eae Jamal...dado q esse video ja tem 3 anos, você acha q ele continua valido?
Com as "novidades" no calculo de IBU das adições tardías de lúpulo será que não cabe alguma atualizaçao na ideia de equilibrio BU:GU? (ou talvez nos valores de referencia, que cita perto 5:50)
Tentei usar o site, mas não aparece mais esse grafico
tá na hora de abrir um curso presencial avançado né?
tentei usar o site mas nao aparece esse grafico
Mais uma aula!!! Vlw Jamal!!! Só para ajudar o pessoal, acho que esse tema é um completo desse ua-cam.com/video/beA2f_wpxPs/v-deo.html. Abraços!
@markitopoars
Excelente! Só que a musiquinha... 😜
+Fernando Ferrarezi Risolia. Tinha ficafo nom no fone 😞
+Fernando Ferrarezi Risolia. Tinha ficafo nom no fone 😞
rsrssrrs eu pensei a mesma coisa sobre a música rsrsrs... mas valeu mesmo, até coloquei aqui no beersmith pra aparecer o campo IBU/SG, que estava escondido rs
Eu vou aprimorar essa música kkkk
:(
CovidImages need to be invested more than half19