Um exemplo de modificação do padrão de sabor que deu muito certo é com a Hoegaarden. O padrão da witbier é o destaque para o sabor de trigo, especiarias e cítrico. Mas a hoegaarden tem o sabor marcante da levedura. Ela é uma das mais premiadas witbiers, e já ganhou vários prêmios. Pra mim é a melhor!
Então Leandro, foi um vídeo tão demorado e msm assim tão superficial né? Vou me manter um pouco mais no assunto nas próximas semanas. Mais uma vez, obrigado pelos comentários de sempre :D
Jamal, MUUUUITO 10 sua explicação, não só neste mas em vários vídeos seus que já curti. Continue nos proporcionando este seu profundo conhecimento. Estou engatinhando e quero chegar no seu nível. Abração.
Eu tbem acho isso importante.. tipo, pode ter sido poucos maltes especiais, na próxima eu aumento. Na real eu praticamente nunca repito receita, eu tenho cervejas que faço há anos, mas sempre mudando um pouco o malte, o lúpulo, temperaturas, ai se melhora é incorporado pra próxima, se piora, fazer o que. Na real nunca piorou de verdade kkkk
O vídeo foi mt demorado, e ainda conseguiu ser um pouco superficial, vai rolar mais vídeos sobre o assunto, ainda mais com o tanto de concursos de receita abrindo Valeu Marcos!!
Show Jamal! Simplismente bem didático. Dê um "down scale recipe" e manda ela na brassagem aí pra analisar o perfil em um próximo vídeo. Tu é 10 com na propagação de conteúdo.
+Beer School O que achou da breja? Posta sim pra galera se animar com receitas próprias. Só em ter paciência em postar um conteúdo pra galera assistir, sem cobrar nenhum centavo de ninguém, curto até vídeo seu cantando a música da Xuxa. kkk
+Beer School Em relação a esse blend de leveduras, como vc faz? Purga o S04 para adicionar o T58 ou por já ter feito a atenuação inicial vc adiciona no mesmo fermentador?
Jamal, parabéns pelo trabalho! Gosto muito de como você aborda e apresenta o conteúdo, de maneira objetiva e descontraída, e sempre que possível usando referências científicas. É sem dúvidas um dos melhores canais do YT. Cuidado com a moagem dos maltes tostados na RIS pra não acontecer igual o pessoal da DUM hehe. Abraço.
Quando foram fazer a Petroleum exageraram um pouco na quantidade de malte pro equipamento e levaram 24 horas para fazer a primeira brassagem. Reza a lenda que a filtragem demorou umas 12h... ninguém merece! hehe. Na RIS que fizemos, para uma das bateladas, moemos um pouco mais o Carafa III, e complicou bastante a filtragem também... :/
kkkkkkk Eu já fiz ela (até filmei) e a moagem dos grãos torrados realmente é muito mais fina, msm sem mexer no moedor. Ela deu uma entupida sim, num foi 24h kkkkkk eu to acostumado já, qunado entope o intuitivo é aumentar a potência da bomba pra puxar com mais força, mas na real isso compacta a cama de grãos e entope mais ainda. Eu coloquei a bomba bem lenta, e esperei umas 2h... foi demorado mas nem tanto! tá fermentando já a cerveja :D
Muito Legal Jamal, mas sinceramente eu esperava mais vídeos sobre os maltes. Tava muito interessante e é bem dentro das necessidades econômicas dos cervejeiros caseiros.
Jamal, parabéns pelo canal! Será muito bacana assistir o vídeo dessa brassagem. Já fizemos uma RIS, antes de abrir a nossa microcervejaria, e o que podemos contribuir é que a dificuldade técnica é superior quando comparada a outras receitas. - liquido muito viscoso - volume de grãos (tem que ver o limite da panela) - dificuldade de recirculação (entope que é uma beleza) Fora isso, você foi muito claro ao explicar o "range" que tem na descrição da RIS. Decidir por corpo médio (ou até baixo) ajuda muito (mas gosto é gosto). Ótima escolha em usar 2 leveduras, pois apenas a US04 não vai atenuar tudo e deve reduzir drasticamente a atividade de fermentação devido ao teor alcoolico. Algumas pessoas colocam açúcar na receita para elevar o teor alcoólico e baixar o corpo da RIS. Porém, eu colocaria o açúcar só no final da fermentação e não na fervura. Por último! RIS é um desafio que todo cervejeiro deve enfrentar! é uma maravilha! parabéns novamente pelo canal.
E a Patt e Lou!!! Tudo bem com vcs? Entrei no vlog que vocês, que da hora!! Espero que a cervejaria de vcs dê mt certo e que o vlog prospere! A proposta é muito legal, fazer o dia a dia de como é montar a cervejaria! parabéns pra vcs, espero poder tomar logo suas cervejas! O vídeo, apesar dos 18min ficou bem superficial :/ Vai ter que rolar mais uns vídeos sobre o assunto kkkk Obrigado pelos excelentes comentários!!!
Legal Jamal! que legal que gostou. A Patt pulou de alegria que tivemos uma celebridade visitando nosso blog. Acredito que o cenário cervejeiro precisa de muitos canais como o seu. Divulgar a cultura e a ciência cervejeira é muito importante. Apareça sempre que puder... você será sempre bem-vindo. Cheers Luiz
Bom dia chefia! Gosto muito do seu canal! Eu utilizo excel. Sou prof de Matematica e acabei montando minhas planilhas para calcular cor, IBU, priming, etc. Ficou bem legal. Estou beirando a 20ª cerveja e até agora deu tudo certo. Engarrafei hoje minha 1ª receita de Russian Imperial STOUT! Ja fiz Sweet, Oat e Foreing. Até agora esta tudo certo. Usei nessa receita um S-04 recuperado de uma belga bem forte, propaguei e atenuou até 1040. Não faço questão de baixar mais (deveria?) quero experimentar essa licorosidade e a o aroma frutado do S-04 nessas condições. Topa experimentar quando ficar pronta, ou trocar exemplares? Abração. Prosit!
Bom dia Marcell!! Mt bom calcular na raça! kkkk Confesso que o BS me deixou preguiçoso, antigamente até conseguia estimar as coisas de cabeça, hj em dia o malte no máximo kkkkkk Cara, a diretriz BJCP pede um pouco mais de atenuação. Sair da diretriz só é problema se vc for mandar pra concurso ou coisa assim. Eu fui nessa linha pq o objetivo do vídeo era fazer uma receita seguindo a diretriz, e sem contar que, esses dias tomei uma RIS comercial e tava muito doce, não queria correr o risco. Mas vc tem bem mais experiência que eu com cervejas escuras, eu até hj só fiz duas oat stouts kkkk Topo experimentar e trocar sim :D Só quero ver se vou conseguir envasar, como tudo anda muito corrido pra mim, e eu passo só um dia por semana lá na cervejaria, isso acaba sendo muito complicado kkkk.
Show de bola jamal..me inscrevi essa semana no canal e já estou devorando os vídeos hehe Acho o tema "leveduras" mt complexo. Teria como rolar uma explicação mas detalhada sobre os seus tipo, qualidades de cada levedura e etc. Podemos montar uma receita massa, mas se colocar uma levedura errada, puf..não vai sair do jeito que a gente queria. E parabéns pelo canal! Mt sucesso!!
Jamal. Meu grupo cervejeiro no interior anda com uma dificuldade bem grande em cadastrar adjusntos complexos como o hibisco no beersmith. Você poderia nos ajudar fazendo um vídeo rápido usando o hibisco como exemplo? Obrigado.
Muito bom o vídeo, poderia ir mostrando o desenvolvimento e produção dessa receita, assim teríamos um acompanhamento de todas as etapas, da receita a degustação. parabéns pelos vídeos.
Evernton, eu fiz essa cerveja já e acabei postando no snapchat..acho que vou compilar e por aqui no vlog pra quem não usa lá! Na degustação vou ter que enviar umas garrafas pra ter feedback kkkkk
Vídeo muito bom ainda mais que estou iniciando neste processo, a dúvida é como faço para calcular a quantidade dos maltes isso não consegui pegar direito.abs.
parabéns Jamal pelo canal, muito instrutivo e didático. estou estudando o processo de Brassagem pra minha primeira leva, estou bem empolgado com todo o conteúdo que vc posta, mas a dúvida agora é sobre água cervejeira e Ph da, afinal a que todos temos disponíveis é a mineral que nem sempre tem a disposição a tabela de componentes, e como tratá-la para deixar dentro do desejado?
Will, eu já deveria ter feito uns vídeos sobre água, mas to relutante pq a maioria das pessoas não tem como saber o perfil mineral delas, e testar é caro!! Mas estou planejando pra essa semana fazer algo sobre o pH
Como vai? eu faco de maneira diversa professor Jamal, tenho tido resultados bons. Vi parte dessa maneria que faco aqui na net , youtube, e gostaria de parabenizar pelos seus videos são ótimos.
Muito bom. Acabei de me inscrever. São tantos assuntos possíveis a partir desse vídeo mas queria te pedir pra pensar em fazer um sobre esse esquema de usar duas leveduras. Fiquei muito curioso. Grande abraço e parabéns pelo canal.
Fala Jamal! Parabéns pelo vídeo! Mto bom! Cara, no vídeo você cita que tem uma série de vídeos falando sobre como calcular à mão os parâmetros calculados no beersmith. Não to achando o link aqui na descrição, você poderia postar pra nós, por favor?? Muito obrigado!!!
Muito top o vídeo, parabéns... é o um dos poucos canais que sigo no youtube. Consegue lançar alguma coisa sobre o processo de registro de uma cerveja e/ou cervejaria artesanal?
Obrigado Marcos! esses vídeos sairão mais pro fim do ano, quando formos passar a toobeer de confraria para cervejaria devidamente. Nesse tempo ainda terão vídeos sobre a produção cigana. Como fazer, custos, leis, etc
Jamal, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho com a o canal. Já sigo seu canal a algum tempo e tbém vários outros canais com conteúdo voltado para home brew. Sem dúvida o seu é melhor de todos em língua portuguesa. Existe algum guia ou tabela que possamos acessar a respeito do bitterness ratio para cada estilo ??? Fico no aguardo e mais uma vez parabéns e obrigado.
Boa Jamal! Mais um vídeo excelente, só que agora tu sabe que faltam mais 5 vídeos (ou mais)...hehehehe....sobre essa parte. Eu também uso o BJCP como referência, mas sempre acabo mudando bastante a receita no final. Pô cara, não perde mais o embalo dos teus vídeos, teu canal tá crescendo horrores e a gente do meio cervejeiro só tem a ganhar. Xiers!
Valeu Gibran!!!! Cara, foram tantos comentários nesse fds que da até um gás pra querer fazer mais kkkk Cinco vídeos ou mais virão! kkkkkk Valeu brother!
...na rampa de brassagem eu posso ficar variando a temperatura entre corpo leve e corpo médio? Um exemplo seria a temperatura ficar variando de 70ºC~74ºC. Essa variação pode ''estragar'' a cerveja, produzindo secundários indesejáveis?
Belo video Jamal again! So uma consideracao, para um mash thickness tao baixo de raceita de alta gravidade, por experiecia pessoal , a eficiencia cai por volta de 15%. Dessa forma usar 80% no Beersmith seria irrealistico.
Outra consideracao , pelo teor alcoolico, se voce usar o US04(mais floculenta que o US05) voce tera uma probabilidade muito maior de ter um stuck fermentation
Cassio, eu brassei essa receita antes de começar publicar o vídeo. Lá na toobeer eu consigo eficiência de cervejaria, pois controlo o pH, tenho controle na lavagem (usando duas bombas, pra manter fluxo uniforme). Eu tinha levado em consideração uma redução na eficiência, mas mesmo assim, não houve. Até a fervura teve 91% de eficiência, o que me obrigou a pegar outro balde pra fermentar. No fim a cerveja rendeu quase 70 litros.
Cassio, por essa razão que vou usar outra levedura quando a atividade da s04 estiver caindo, apesar e não ter feito RIS ainda, eu acabo aplicando isso à wee heavys e consigo boas atenuações mantendo o perfil aromático da primeira levedura. Eu vou atualizar aqui o andamento da técnica! Eu poderia usar a T58 direto, ela seria a mais indicada, mas realmennte eu num curto mt o perfil aromático dela. Qual levedura vc usaria?
Entao, o que tenho costume de fazer e usar a o US05 e oxigenar o mosto de 6 em 6h durante as primeiras 24h no fermentador. Alem disso, quando a atividade diminuir injeto CO2 por baixo do fermentador para colocar a levedura em suspensão novamente e 10g/L de açúcar para reativar. Na minha ultima consegui atenuar de 1,100 para 1,015.
opa. cara parabéns pelo canal, muito bom. Eu tenho uma dúvida, eu tenho receitas de 10l queria saber como faço pra aumentar a litragem delas sem perder suas características. aumentar toda matéria prima equilibrando direitinho. vlw
E ae Alan blz? Cara, a primeira coisa que vc tem que saber é a eficiência do teu equipamento e do equipamento maior. Se as eficiências forem as mesmas, então vc pode fazer proporcional. Se dobra a litragem, dobra tudo.
Beleza cara. Show de bola. Caso queria dobrar uns 50% só fazer alguns cálculos base, deve da certo tbm. Foi boaaa. E continua essa série de vídeos aí que ta show. Vlww
Tenho uma grande dúvida com relação a esse item eficiência, como podemos saber qual o grau de eficiência que temos? Outra dúvida, para abaixar o ph quando necessário como saber quando usar ácido lático ou fosfórico, para qual tipo de cerveja cada um se enquadra melhor?
Como escolher os tipos de lúpulo para cada estilo ou seja, fiz uma Belgian Blond Ale, usei fermento T-58 e lupulos Magnum e Saaz, as escolhas foram corretas?
Boa noite. Estou começando fazer cerveja e gostaria de saber como escolher os ingredientes... maltes lupulos fermentos dentro do estilo? como não tenho muito conhecimento tem algum programa ou documento que mostre o que pode ser usado para cada estilo? comprei o beersmith mas para montar minha receita ta complicado saber se posso usar esse ou aquele malte ou lúpulo. não sei se fui claro na pergunta. Se puder ajudar agradeço, obrigado.
cara legal o vídeo estou com um problema aqui, só faço ale e está fermentando em torno de 15 dias isso é normal ou estou errando em alguns processos? valeu adoro seu canal.
Amigão. Acontece algo parecido quando inoculo direto no mosto sem hidratar (mas não 15 dias... algo em torno de 7). Agora que hidrato, propago previamente e aperfeiçoei o meu controle de temperatura, atenua em 3 ou 4 dias minhas Ale's. Espero ter ajudado.
15 dias é demorado hein, pode ser o que o Marcell falou ali, de pouca quantidade de levedura. Mesmo sem controlar a temperatura, só se vc tiver no inverno do RS pra demorar tanto. Eu daria uma olhada na quantidade de leveduras.
Grande Jamal, primeira vez que pergunto algo e entendo que vc não consegue responder a todos. rssssssss Primeiro parabéns por todos os seus vídeos, ou quase todos, pq ainda não vi todos, mas verei! Estou aprendendo muito mesmo com eles, já comprei todo o equipamento e estou estudando muito, sem fazer curso (se bem que seus videos acabam sendo um curso!). Minha duvida é: Para montar uma receita, usando o beer smith, posso usar a sua como base e diminuir nas proporções corretas os maltes e lupulos, para fazer uma remessa de 20L? é assim ou nem tanto? Seria como uma receita de bolo? Se eu quiser metade do bolo, uso metade da receita ou preciso algum ajuste específico? grande abraço e parabéns mesmo pelos seus vídeos! são os melhores, sem duvida alguma! BEER SCHOOL!!!
Custódio, talvez eu tenha falado disso de forma mt superficial na hora que disse que ia fazer rampa simples de corpo médio. O vídeo ficou mt comprido e ainda assim bem superficial :/ Vai ter que rolar mais uns
Fala Brother beleza? Primeiramente parabéns ai pelo canal show de bola, não para não em já ganhou mais um inscrito. Cara eu moro no Estados Unidos já comprei meu kit completinho para começar minha brassagem só que como iniciante queria algumas dicas de tipo qual cerveja você me recomendaria fazer primeiro com um procedimento mais tranquiloe etc. Já assisti muitossss videos mas sempre uma opinião de alguem bem fera como você a gente acaba ficando mais tranquilo. Esse programinha que você usa você recomenda pra iniciantes também ou deixa mais pra frente desde ja agradeço a atenção grande abraço And keep it UP... Peace!
Opa brother, tudo certo? Cara, ai nos EUA é tudo mt mais fácil né? Ingredientes e materiais mt mais acessíveis. Eu recomendaria vc começar por uma que vc curte! Pale ale, weiss, pilsen, todas tem dificuldades e facilidades. Eu acho que a pale ale básica é a mais fácil, mas num impede de tentar outras primeiro não. Esse programa é o beersmith, eu recomendo muito comprar ele ou um similar (tem o beer tools tbem). Ajuda muito na hora de elaborar a receita. Se vc não quiser elaborar por enquanto, não tem tanta necessidade assim. Tomara que dê tudo certo na sua jornada ae, qualquer coisa estamos por aqui! Abraços!
Broother primeiramente obrigado por me responder valeu muito mesmo pela dica. Vou começar minha jornada exatamente nessa ai que você indicou gosto muito dessa Pale Ale. Então como você disse aqui é bem mais facíl mesmo as lojas daqui pra comprar equipamentos, materiais pra receita e etc é bem mais tranquilo. Brother vou te deixar saber aqui se tudo deu certo na minha primeiro tentativa kkk e se tiver algo que você queira daqui e etc pode chamar aqui ou meu email é rafael.miiller01@gmail.com grande abraço tudo de bom e até a proxima.
jamal, me da uma mão ai, meus icones na barra superior sumiram, onde tem file edit insert... e a janela do lado esquerdo tambem onde vc abre e fecha as pastinhas ..
Custodio, acho que respondendo essa eu respondo suas outras perguntas. Os ingredientes indicados estão no guia de estilos BJCP, só procurar no google que é fácil achar. Geralmente não fala explicitamente os nomes comerciais, mas diz algo como "maltes caramelo, maltes tostados, lúpulos francês" etc.
Sobre o malte base ser 80% da receita, tenho uma receita que usa 65% de malte base e 10% de açúcar e mesmo assim consegui 75% de eficiência. Lógico que não é uma receita básica (quadrupel), mas sem querer dar pitaco, eu usaria mais maltes especiais e menos malte base numa Imperial Stout, usando mais maltes escuros pra dar cor e complexidade.
Marcelo, realmente poderia ter mais maltes especiais, mas tinha duas coisas que eu queria evitar que me fazem não curtir muito RIS, uma delas é a acidez elevada que tem em paticamente todas artesanais (caseiras) que eu tomo. Então resolvi partir de algo não muito extremo. Corrigi a água com uma quantidade generosa de carbonato de cálcio, e limitei a quantidade de maltes torrados. Eu podia ter partido pra outros maltes especiais, uns cristais talvez, mas também não queria sobrepor os tostados que foram utilizados. O problema com cerveja é que tudo demora muito né? Mas depois que essa ficar pronta, vou fazer um vídeo de corrigindo a receita :D Ah.. "dar pitaco" não é algo ruim kkkkk O cara que não entende de RIS aqui sou eu
Jamal, no caso de configurar o equipamento. Não achei em nenhum local uma boa explicação para o item "Fator de Utilização de Lúpulo". Apenas dizem para deixar 100% se for bateladas inferiores a 76 litros, para maiores utilizar um percentual maior ....no meu caso de 300 litros, panela em aço inox....Qual seria o mais conveniente? Dei um chute sem base nem critério algum em 110%.... Valeuuuu
Opa Caetano, tudo certo? Cara, é um pouco complicado falar, pq depende de muita coisa, por exemplo a relação alturaXdiâmetro da sua panela de fervura. Quanto maior é a altura, maior é a taxa de aproveitamento. Tendo equipamento de 300 l eu acho que vc é uma cervejaria certo? Nesse caso o mais fácil a fazer é pegar algumas análises de IBU e calibrar. Se você não tem, para 300 litros eu acho que vai ser em torno de 105 - 110%
Bruno, colocar essas coisas no excel não é muito complicado. Até daria pra fazer um vídeo sobre isso.. mas num sei se vale a pena, todo mundo vai continuar usando o beer smith kkkkkk
Tenho bons resultados com o Brewtarget. Software livre. As estimas de OG, cor, litragem final, eficiência, etc., que ele dá antes de fazer a cerveja, conferem quase totalmente após a brassagem.
Ah, mas o excel já é meio caminho andado. Estava imaginando mesmo sem computador, fazendo tudo no papel. Saber as fórmulas pode ser uma boa sim, entender os processos é importante, mesmo que o programa calcule pra você. Se contar que o BS pode errar, por exemplo já vi muita gente reclamando que o BS não calcula FG corretamente as vezes. Particularmente aconteceu comigo uma vez apenas.
Estou estudando o assunto,já tenho varias coisas não comprei nenhum insumo ainda, tenho muita vontade de iniciar ,mas tenho muito receio de errar! Vlw pela resposta Jamal era uma duvida que eu tinha!!
Você é muito inteligente.
Um exemplo de modificação do padrão de sabor que deu muito certo é com a Hoegaarden. O padrão da witbier é o destaque para o sabor de trigo, especiarias e cítrico. Mas a hoegaarden tem o sabor marcante da levedura. Ela é uma das mais premiadas witbiers, e já ganhou vários prêmios. Pra mim é a melhor!
nao dá pra dizer o quanto aguardei e gostei deste vídeo. Obrigado Jamal
Então Leandro, foi um vídeo tão demorado e msm assim tão superficial né?
Vou me manter um pouco mais no assunto nas próximas semanas.
Mais uma vez, obrigado pelos comentários de sempre :D
Você é o cara.
Jamal, MUUUUITO 10 sua explicação, não só neste mas em vários vídeos seus que já curti. Continue nos proporcionando este seu profundo conhecimento. Estou engatinhando e quero chegar no seu nível. Abração.
Gosto de criar e depois ver onde se enquadra, depois ajustar na segunda brasagem :)
Eu tbem acho isso importante.. tipo, pode ter sido poucos maltes especiais, na próxima eu aumento.
Na real eu praticamente nunca repito receita, eu tenho cervejas que faço há anos, mas sempre mudando um pouco o malte, o lúpulo, temperaturas, ai se melhora é incorporado pra próxima, se piora, fazer o que.
Na real nunca piorou de verdade kkkk
Parabéns Jamal..... mais um vídeo abordando alguns detalhes que nunca vi ninguém falar..... show!!!
O vídeo foi mt demorado, e ainda conseguiu ser um pouco superficial, vai rolar mais vídeos sobre o assunto, ainda mais com o tanto de concursos de receita abrindo
Valeu Marcos!!
Jamal me ajuda ai ,como deixo a breja mais seca ???
Obrigado Jamal pelos vídeo q vc faz !
Parabéns pelo cuidado com os vídeos.
Show Jamal! Simplismente bem didático. Dê um "down scale recipe" e manda ela na brassagem aí pra analisar o perfil em um próximo vídeo. Tu é 10 com na propagação de conteúdo.
Eu brassei ela já! Fiz uns vídeos no snapchat, mas acho que vou postar aqui no vlog!
+Beer School O que achou da breja? Posta sim pra galera se animar com receitas próprias. Só em ter paciência em postar um conteúdo pra galera assistir, sem cobrar nenhum centavo de ninguém, curto até vídeo seu cantando a música da Xuxa. kkk
+Beer School Em relação a esse blend de leveduras, como vc faz? Purga o S04 para adicionar o T58 ou por já ter feito a atenuação inicial vc adiciona no mesmo fermentador?
Jamal, parabéns pelo trabalho! Gosto muito de como você aborda e apresenta o conteúdo, de maneira objetiva e descontraída, e sempre que possível usando referências científicas. É sem dúvidas um dos melhores canais do YT. Cuidado com a moagem dos maltes tostados na RIS pra não acontecer igual o pessoal da DUM hehe. Abraço.
Valeu Cardim!
Cara, o que acontece com o pessoal da DUM? kkkkkk
Quando foram fazer a Petroleum exageraram um pouco na quantidade de malte pro equipamento e levaram 24 horas para fazer a primeira brassagem. Reza a lenda que a filtragem demorou umas 12h... ninguém merece! hehe. Na RIS que fizemos, para uma das bateladas, moemos um pouco mais o Carafa III, e complicou bastante a filtragem também... :/
kkkkkkk
Eu já fiz ela (até filmei) e a moagem dos grãos torrados realmente é muito mais fina, msm sem mexer no moedor. Ela deu uma entupida sim, num foi 24h kkkkkk
eu to acostumado já, qunado entope o intuitivo é aumentar a potência da bomba pra puxar com mais força, mas na real isso compacta a cama de grãos e entope mais ainda. Eu coloquei a bomba bem lenta, e esperei umas 2h... foi demorado mas nem tanto!
tá fermentando já a cerveja :D
Por favor se puder mandar mais vídeos a respeito dessa Beer. Como está ficando. Vlw.
Boa, Jamal. Atualize-nos sobre essa RIS. Abraços.
Muito Legal Jamal, mas sinceramente eu esperava mais vídeos sobre os maltes. Tava muito interessante e é bem dentro das necessidades econômicas dos cervejeiros caseiros.
Eu vou fazer mais dois ainda Antonio, mas resolvi dar uma intercalada kkkkkkk
Valeu estaremos aguardando ansiosos!!! E não deixe de gravar a brassagem da stout.
Muito bom. valeu muito pra mim
Jamal, parabéns mais uma vez. Vou ficar aguardando o vídeo sobre Bitterness Ratio BU:GU. Abraço!!
Jamal, parabéns pelo canal!
Será muito bacana assistir o vídeo dessa brassagem.
Já fizemos uma RIS, antes de abrir a nossa microcervejaria, e o que podemos contribuir é que a dificuldade técnica é superior quando comparada a outras receitas.
- liquido muito viscoso
- volume de grãos (tem que ver o limite da panela)
- dificuldade de recirculação (entope que é uma beleza)
Fora isso, você foi muito claro ao explicar o "range" que tem na descrição da RIS. Decidir por corpo médio (ou até baixo) ajuda muito (mas gosto é gosto). Ótima escolha em usar 2 leveduras, pois apenas a US04 não vai atenuar tudo e deve reduzir drasticamente a atividade de fermentação devido ao teor alcoolico.
Algumas pessoas colocam açúcar na receita para elevar o teor alcoólico e baixar o corpo da RIS. Porém, eu colocaria o açúcar só no final da fermentação e não na fervura.
Por último! RIS é um desafio que todo cervejeiro deve enfrentar! é uma maravilha! parabéns novamente pelo canal.
E a Patt e Lou!!! Tudo bem com vcs? Entrei no vlog que vocês, que da hora!! Espero que a cervejaria de vcs dê mt certo e que o vlog prospere! A proposta é muito legal, fazer o dia a dia de como é montar a cervejaria! parabéns pra vcs, espero poder tomar logo suas cervejas!
O vídeo, apesar dos 18min ficou bem superficial :/
Vai ter que rolar mais uns vídeos sobre o assunto kkkk
Obrigado pelos excelentes comentários!!!
Legal Jamal! que legal que gostou. A Patt pulou de alegria que tivemos uma celebridade visitando nosso blog.
Acredito que o cenário cervejeiro precisa de muitos canais como o seu. Divulgar a cultura e a ciência cervejeira é muito importante.
Apareça sempre que puder... você será sempre bem-vindo.
Cheers
Luiz
sensacional o vídeo. elaborar as receitas é a minha maior dificuldade!!! aguardando os próximos vídeos sobre o tema! valeuuuuu e parabéns
Hum, não sabia sobre esse 'blend' de fermentos...
Marcos, acho que pode ser um bom tópico para o vídeo dessa semana, existem outros casos que é interessante usar mais de um fermento.
Parabéns cara pelos vídeos!!!!!
como sempre um excelente vídeo. parabéns!
Sem querer eu fiz uma assim, foi elogiada, sem querer usei água de uma fonte medicinal super alcalina e com ph de 7,5 deu muito certo.
Jamal, parabéns.
Você pretende fazer um video abordando mais a parte de mostura e session do Beer Smith?
Abs
Admiro seu conhecimento porém nem todo mundo acompanha seu conhecimento principalmente quem é iniciante
Bom dia chefia!
Gosto muito do seu canal!
Eu utilizo excel. Sou prof de Matematica e acabei montando minhas planilhas para calcular cor, IBU, priming, etc. Ficou bem legal. Estou beirando a 20ª cerveja e até agora deu tudo certo.
Engarrafei hoje minha 1ª receita de Russian Imperial STOUT! Ja fiz Sweet, Oat e Foreing. Até agora esta tudo certo. Usei nessa receita um S-04 recuperado de uma belga bem forte, propaguei e atenuou até 1040. Não faço questão de baixar mais (deveria?) quero experimentar essa licorosidade e a o aroma frutado do S-04 nessas condições. Topa experimentar quando ficar pronta, ou trocar exemplares? Abração. Prosit!
Bom dia Marcell!!
Mt bom calcular na raça! kkkk
Confesso que o BS me deixou preguiçoso, antigamente até conseguia estimar as coisas de cabeça, hj em dia o malte no máximo kkkkkk
Cara, a diretriz BJCP pede um pouco mais de atenuação. Sair da diretriz só é problema se vc for mandar pra concurso ou coisa assim. Eu fui nessa linha pq o objetivo do vídeo era fazer uma receita seguindo a diretriz, e sem contar que, esses dias tomei uma RIS comercial e tava muito doce, não queria correr o risco.
Mas vc tem bem mais experiência que eu com cervejas escuras, eu até hj só fiz duas oat stouts kkkk
Topo experimentar e trocar sim :D
Só quero ver se vou conseguir envasar, como tudo anda muito corrido pra mim, e eu passo só um dia por semana lá na cervejaria, isso acaba sendo muito complicado kkkk.
Show de bola jamal..me inscrevi essa semana no canal e já estou devorando os vídeos hehe Acho o tema "leveduras" mt complexo. Teria como rolar uma explicação mas detalhada sobre os seus tipo, qualidades de cada levedura e etc. Podemos montar uma receita massa, mas se colocar uma levedura errada, puf..não vai sair do jeito que a gente queria. E parabéns pelo canal! Mt sucesso!!
Jamal muito bom o vídeo, eu monto receita mais ou menos do mesmo jeito. Valeu
Muito bom o vídeo!!! Para uma American Larger qual relação de better...... ratio do lúpulo que vc aconselha?
Jamal. Meu grupo cervejeiro no interior anda com uma dificuldade bem grande em cadastrar adjusntos complexos como o hibisco no beersmith. Você poderia nos ajudar fazendo um vídeo rápido usando o hibisco como exemplo? Obrigado.
Boas Jamal, como sempre excelente vídeo, acompanho alguns canais cervejeiros, mas sempre q preciso de uma informação mais técnica corro pra cá...
Olá de Portugal, muito interessante esse vídeo, por favor diz me o nome desse programa de computador. Abraço
Usei us 05 ficou muito bom
vc fez a mesma receita?
Muito bom o vídeo, poderia ir mostrando o desenvolvimento e produção dessa receita, assim teríamos um acompanhamento de todas as etapas, da receita a degustação. parabéns pelos vídeos.
Evernton, eu fiz essa cerveja já e acabei postando no snapchat..acho que vou compilar e por aqui no vlog pra quem não usa lá!
Na degustação vou ter que enviar umas garrafas pra ter feedback kkkkk
Vídeo muito bom ainda mais que estou iniciando neste processo, a dúvida é como faço para calcular a quantidade dos maltes isso não consegui pegar direito.abs.
O Cana mais foda do youtube!!!!!
Poh, valeu Kim!!!!
Concordo velho!
parabéns Jamal pelo canal, muito instrutivo e didático. estou estudando o processo de Brassagem pra minha primeira leva, estou bem empolgado com todo o conteúdo que vc posta, mas a dúvida agora é sobre água cervejeira e Ph da, afinal a que todos temos disponíveis é a mineral que nem sempre tem a disposição a tabela de componentes, e como tratá-la para deixar dentro do desejado?
Will, eu já deveria ter feito uns vídeos sobre água, mas to relutante pq a maioria das pessoas não tem como saber o perfil mineral delas, e testar é caro!!
Mas estou planejando pra essa semana fazer algo sobre o pH
Eu uso o brewtarget. O que acha dele amigo. Ficarei feliz de um retorno. abraços.
Como vai? eu faco de maneira diversa professor Jamal, tenho tido resultados bons. Vi parte dessa maneria que faco aqui na net , youtube, e gostaria de parabenizar pelos seus videos são ótimos.
Muito obrigado Matheus!!
faz outros vídeos de criação de receita para outros estilos vlw
Video Top!! primeiro video que vejo no canal, como consegue esse programa de criação de receitas!!!!
jamal seus vídeos são bem explicativos quando sairá o seguinte desta série vlw obrigado por tirar nossas dúvidas.
Vinicius, provavelmente vou manter essa semana falando disso :D
Muito bom. Acabei de me inscrever. São tantos assuntos possíveis a partir desse vídeo mas queria te pedir pra pensar em fazer um sobre esse esquema de usar duas leveduras. Fiquei muito curioso.
Grande abraço e parabéns pelo canal.
Putss.... tema muito bom hein.. vou com certeza colocar na fila de vídeo aqui!
Muito obrigado pela inscrição Henrique!
Muito bom o vídeo e de fácil entendimento, parabéns!
Obrigado Cervejeiro!!! Mas vou ter que gravar mais sobre isso... foi muito demorado e ainda bastante superficial
Boa tarde.
Vc tem algum vídeo de como cadastrar o equipamento no bs?
Obrigado.
Fala Jamal! Parabéns pelo vídeo! Mto bom!
Cara, no vídeo você cita que tem uma série de vídeos falando sobre como calcular à mão os parâmetros calculados no beersmith. Não to achando o link aqui na descrição, você poderia postar pra nós, por favor?? Muito obrigado!!!
Puts.. esqueci de por kkkkk
ua-cam.com/users/Alextdias1videos
Ta na mão!
Vou por no vídeo tbem, valeu!
+Beer School Pô, eu que agradeço! abraço!
Jamal, vc filtraria uma RIS, Stout, como vc mostrou no outro vídeo?
Rafael, eu acho que não... além de não dar muita diferença, ela vai maturar por muito tempo, vai dar uma decantada muito boa.
Boa noite,tem com vc enviar pra mim, receitas de cervejas tais como pilsen,bock e cerveja preta tipo Malzibier.
Muito obrigado.
Muito top o vídeo, parabéns... é o um dos poucos canais que sigo no youtube. Consegue lançar alguma coisa sobre o processo de registro de uma cerveja e/ou cervejaria artesanal?
Obrigado Marcos! esses vídeos sairão mais pro fim do ano, quando formos passar a toobeer de confraria para cervejaria devidamente. Nesse tempo ainda terão vídeos sobre a produção cigana. Como fazer, custos, leis, etc
Jamal, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho com a o canal. Já sigo seu canal a algum tempo e tbém vários outros canais com conteúdo voltado para home brew. Sem dúvida o seu é melhor de todos em língua portuguesa. Existe algum guia ou tabela que possamos acessar a respeito do bitterness ratio para cada estilo ??? Fico no aguardo e mais uma vez parabéns e obrigado.
Opa fiz uma pesquisa e achei uma que parece bacana. Dá uma olhada aí: www.bullcityhomebrew.com/images/Bitterness-Ratio.pdf
Boa Jamal! Mais um vídeo excelente, só que agora tu sabe que faltam mais 5 vídeos (ou mais)...hehehehe....sobre essa parte. Eu também uso o BJCP como referência, mas sempre acabo mudando bastante a receita no final. Pô cara, não perde mais o embalo dos teus vídeos, teu canal tá crescendo horrores e a gente do meio cervejeiro só tem a ganhar. Xiers!
Valeu Gibran!!!!
Cara, foram tantos comentários nesse fds que da até um gás pra querer fazer mais kkkk
Cinco vídeos ou mais virão! kkkkkk
Valeu brother!
Yeh!!!!
...na rampa de brassagem eu posso ficar variando a temperatura entre corpo leve e corpo médio? Um exemplo seria a temperatura ficar variando de 70ºC~74ºC. Essa variação pode ''estragar'' a cerveja, produzindo secundários indesejáveis?
Belo video Jamal again! So uma consideracao, para um mash thickness tao baixo de raceita de alta gravidade, por experiecia pessoal , a eficiencia cai por volta de 15%. Dessa forma usar 80% no Beersmith seria irrealistico.
Outra consideracao , pelo teor alcoolico, se voce usar o US04(mais floculenta que o US05) voce tera uma probabilidade muito maior de ter um stuck fermentation
Cassio, eu brassei essa receita antes de começar publicar o vídeo. Lá na toobeer eu consigo eficiência de cervejaria, pois controlo o pH, tenho controle na lavagem (usando duas bombas, pra manter fluxo uniforme). Eu tinha levado em consideração uma redução na eficiência, mas mesmo assim, não houve. Até a fervura teve 91% de eficiência, o que me obrigou a pegar outro balde pra fermentar. No fim a cerveja rendeu quase 70 litros.
Cassio, por essa razão que vou usar outra levedura quando a atividade da s04 estiver caindo, apesar e não ter feito RIS ainda, eu acabo aplicando isso à wee heavys e consigo boas atenuações mantendo o perfil aromático da primeira levedura. Eu vou atualizar aqui o andamento da técnica!
Eu poderia usar a T58 direto, ela seria a mais indicada, mas realmennte eu num curto mt o perfil aromático dela.
Qual levedura vc usaria?
Entao, o que tenho costume de fazer e usar a o US05 e oxigenar o mosto de 6 em 6h durante as primeiras 24h no fermentador. Alem disso, quando a atividade diminuir injeto CO2 por baixo do fermentador para colocar a levedura em suspensão novamente e 10g/L de açúcar para reativar. Na minha ultima consegui atenuar de 1,100 para 1,015.
jamal... quais as rampas de temperatura voce usou ?
opa. cara parabéns pelo canal, muito bom. Eu tenho uma dúvida, eu tenho receitas de 10l queria saber como faço pra aumentar a litragem delas sem perder suas características. aumentar toda matéria prima equilibrando direitinho. vlw
E ae Alan blz? Cara, a primeira coisa que vc tem que saber é a eficiência do teu equipamento e do equipamento maior. Se as eficiências forem as mesmas, então vc pode fazer proporcional. Se dobra a litragem, dobra tudo.
Beleza cara. Show de bola. Caso queria dobrar uns 50% só fazer alguns cálculos base, deve da certo tbm. Foi boaaa. E continua essa série de vídeos aí que ta show. Vlww
Tenho uma grande dúvida com relação a esse item eficiência, como podemos saber qual o grau de eficiência que temos? Outra dúvida, para abaixar o ph quando necessário como saber quando usar ácido lático ou fosfórico, para qual tipo de cerveja cada um se enquadra melhor?
Como escolher os tipos de lúpulo para cada estilo ou seja, fiz uma Belgian Blond Ale, usei fermento T-58 e lupulos Magnum e Saaz, as escolhas foram corretas?
Olá adorei o vídeo!! Você fez essa cerveja? Tem o vídeo?
Olá Silvio, eu fiz o vídeo meio improvisado, não está muito bom, mas da pra ver algo.
ua-cam.com/video/iFctLiEopYc/v-deo.html é esse aqui
Blz!! Vendo agora!
Boa noite. Estou começando fazer cerveja e gostaria de saber como escolher os ingredientes... maltes lupulos fermentos dentro do estilo? como não tenho muito conhecimento tem algum programa ou documento que mostre o que pode ser usado para cada estilo? comprei o beersmith mas para montar minha receita ta complicado saber se posso usar esse ou aquele malte ou lúpulo. não sei se fui claro na pergunta. Se puder ajudar agradeço, obrigado.
Jamal, como posso utilizar a maltose na minha receita de cerveja?
e como ficou a ceva? qnto tempo de maturação? ah e parabéns pelo video
O que fazer para a cerveja produzie e manter a espuma?
cara legal o vídeo estou com um problema aqui, só faço ale e está fermentando em torno de 15 dias isso é normal ou estou errando em alguns processos? valeu adoro seu canal.
Amigão. Acontece algo parecido quando inoculo direto no mosto sem hidratar (mas não 15 dias... algo em torno de 7). Agora que hidrato, propago previamente e aperfeiçoei o meu controle de temperatura, atenua em 3 ou 4 dias minhas Ale's. Espero ter ajudado.
Acho q é o controle da temperatura que eu não tenho
15 dias é demorado hein, pode ser o que o Marcell falou ali, de pouca quantidade de levedura. Mesmo sem controlar a temperatura, só se vc tiver no inverno do RS pra demorar tanto.
Eu daria uma olhada na quantidade de leveduras.
Grande Jamal, primeira vez que pergunto algo e entendo que vc não consegue responder a todos. rssssssss Primeiro parabéns por todos os seus vídeos, ou quase todos, pq ainda não vi todos, mas verei! Estou aprendendo muito mesmo com eles, já comprei todo o equipamento e estou estudando muito, sem fazer curso (se bem que seus videos acabam sendo um curso!).
Minha duvida é: Para montar uma receita, usando o beer smith, posso usar a sua como base e diminuir nas proporções corretas os maltes e lupulos, para fazer uma remessa de 20L? é assim ou nem tanto? Seria como uma receita de bolo? Se eu quiser metade do bolo, uso metade da receita ou preciso algum ajuste específico?
grande abraço e parabéns mesmo pelos seus vídeos! são os melhores, sem duvida alguma!
BEER SCHOOL!!!
vc abre o fermentador para adicionar a t58
Eu curto muito fazer cervejas novas ...Que nunca fiz
Para controlar a doçura da cerveja as temperaturas de rampa (alpha e beta) amilases não teria importância?
Custódio, talvez eu tenha falado disso de forma mt superficial na hora que disse que ia fazer rampa simples de corpo médio. O vídeo ficou mt comprido e ainda assim bem superficial :/
Vai ter que rolar mais uns
Fala Brother beleza? Primeiramente parabéns ai pelo canal show de bola, não para não em já ganhou mais um inscrito. Cara eu moro no Estados Unidos já comprei meu kit completinho para começar minha brassagem só que como iniciante queria algumas dicas de tipo qual cerveja você me recomendaria fazer primeiro com um procedimento mais tranquiloe etc. Já assisti muitossss videos mas sempre uma opinião de alguem bem fera como você a gente acaba ficando mais tranquilo. Esse programinha que você usa você recomenda pra iniciantes também ou deixa mais pra frente desde ja agradeço a atenção grande abraço And keep it UP... Peace!
Opa brother, tudo certo?
Cara, ai nos EUA é tudo mt mais fácil né? Ingredientes e materiais mt mais acessíveis.
Eu recomendaria vc começar por uma que vc curte! Pale ale, weiss, pilsen, todas tem dificuldades e facilidades. Eu acho que a pale ale básica é a mais fácil, mas num impede de tentar outras primeiro não.
Esse programa é o beersmith, eu recomendo muito comprar ele ou um similar (tem o beer tools tbem). Ajuda muito na hora de elaborar a receita.
Se vc não quiser elaborar por enquanto, não tem tanta necessidade assim.
Tomara que dê tudo certo na sua jornada ae, qualquer coisa estamos por aqui!
Abraços!
Broother primeiramente obrigado por me responder valeu muito mesmo pela dica. Vou começar minha jornada exatamente nessa ai que você indicou gosto muito dessa Pale Ale. Então como você disse aqui é bem mais facíl mesmo as lojas daqui pra comprar equipamentos, materiais pra receita e etc é bem mais tranquilo. Brother vou te deixar saber aqui se tudo deu certo na minha primeiro tentativa kkk e se tiver algo que você queira daqui e etc pode chamar aqui ou meu email é rafael.miiller01@gmail.com grande abraço tudo de bom e até a proxima.
jamal, me da uma mão ai, meus icones na barra superior sumiram, onde tem file edit insert... e a janela do lado esquerdo tambem onde vc abre e fecha as pastinhas ..
Aonde eu consigo material com essas descrições para cada tipo de cerveja?
Custodio, acho que respondendo essa eu respondo suas outras perguntas.
Os ingredientes indicados estão no guia de estilos BJCP, só procurar no google que é fácil achar. Geralmente não fala explicitamente os nomes comerciais, mas diz algo como "maltes caramelo, maltes tostados, lúpulos francês" etc.
Valeu amigo. consegui achar um material muito legal. Agora vou pesquisar lúpulos e fermentos sobre isso está ruim de material.
Sobre o malte base ser 80% da receita, tenho uma receita que usa 65% de malte base e 10% de açúcar e mesmo assim consegui 75% de eficiência. Lógico que não é uma receita básica (quadrupel), mas sem querer dar pitaco, eu usaria mais maltes especiais e menos malte base numa Imperial Stout, usando mais maltes escuros pra dar cor e complexidade.
Marcelo, realmente poderia ter mais maltes especiais, mas tinha duas coisas que eu queria evitar que me fazem não curtir muito RIS, uma delas é a acidez elevada que tem em paticamente todas artesanais (caseiras) que eu tomo. Então resolvi partir de algo não muito extremo. Corrigi a água com uma quantidade generosa de carbonato de cálcio, e limitei a quantidade de maltes torrados.
Eu podia ter partido pra outros maltes especiais, uns cristais talvez, mas também não queria sobrepor os tostados que foram utilizados.
O problema com cerveja é que tudo demora muito né? Mas depois que essa ficar pronta, vou fazer um vídeo de corrigindo a receita :D
Ah.. "dar pitaco" não é algo ruim kkkkk
O cara que não entende de RIS aqui sou eu
Que software é esse?
O que seria a retenção?
Jamal, no caso de configurar o equipamento. Não achei em nenhum local uma boa explicação para o item "Fator de Utilização de Lúpulo". Apenas dizem para deixar 100% se for bateladas inferiores a 76 litros, para maiores utilizar um percentual maior ....no meu caso de 300 litros, panela em aço inox....Qual seria o mais conveniente? Dei um chute sem base nem critério algum em 110%....
Valeuuuu
Opa Caetano, tudo certo? Cara, é um pouco complicado falar, pq depende de muita coisa, por exemplo a relação alturaXdiâmetro da sua panela de fervura. Quanto maior é a altura, maior é a taxa de aproveitamento. Tendo equipamento de 300 l eu acho que vc é uma cervejaria certo?
Nesse caso o mais fácil a fazer é pegar algumas análises de IBU e calibrar. Se você não tem, para 300 litros eu acho que vai ser em torno de 105 - 110%
Justamente, Jamal.
Iniciaremos nossa produção em janeiro.
Excelente, vou fazer isso, ensaiando e verificando os resultados...
Obrigado.
que programa é esse que você usa??
BeerSmith 2.0
Jamal, o que você mudaria nessa receita hoje? Sendo que essa receita já tem seis anos....
acho que isso pode virar um vídeo interessante hein
Fico imaginando como era difícil antes de existir BeerSmith.
Bruno, colocar essas coisas no excel não é muito complicado. Até daria pra fazer um vídeo sobre isso.. mas num sei se vale a pena, todo mundo vai continuar usando o beer smith kkkkkk
Tenho bons resultados com o Brewtarget. Software livre. As estimas de OG, cor, litragem final, eficiência, etc., que ele dá antes de fazer a cerveja, conferem quase totalmente após a brassagem.
Ah, mas o excel já é meio caminho andado. Estava imaginando mesmo sem computador, fazendo tudo no papel. Saber as fórmulas pode ser uma boa sim, entender os processos é importante, mesmo que o programa calcule pra você. Se contar que o BS pode errar, por exemplo já vi muita gente reclamando que o BS não calcula FG corretamente as vezes. Particularmente aconteceu comigo uma vez apenas.
Para fazer cerveja vc acha que precisa dominar quimica ou sendo um noob consegue?
Cara, tem os dois lados, do da ciência e o da prática. Os dois vão dar certo, o da prática só vai levar mais tempo talvez!
Você faz cerveja cara?
Estou estudando o assunto,já tenho varias coisas não comprei nenhum insumo ainda, tenho muita vontade de iniciar ,mas tenho muito receio de errar! Vlw pela resposta Jamal era uma duvida que eu tinha!!
Volta Jamal
Qual é a diferença entre stout e porter?