Tenho uma nova Wallbox!!!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 жов 2024
  • 📧 Email do canal: carrosevportugal@gmail.com
    streamlabs.com...
    Use o meu código de referência na compra de um Tesla:
    ts.la/rogrio60...
    ___________________________________________________________
    AVISO1:
    Eu nunca pedirei dinheiro a nenhum dos subscritores, nem nunca enviarei uma mensagem em resposta a um comentário com links ou qualquer outra ligação com o propósito de pedir dinheiro.
    De igual modo, nunca conctatarei um subscritor ou qualquer pessoa que comente um vídeo, com o suposto propósito de enviar um qualquer prémio ou produto.
    Eu não tenho conta no instagram ou no facebook.
    Qualquer pedido que recebam com qualquer um destes propósitos, em nome do meu canal ou em meu nome pessoal, É FALSO E DEVEM SEMPRE IGNORAR E DENUNCIAR COMO SPAM. Em caso de dúvida, podem sempre contactar-me através do endereço electrónico do canal.
    AVISO2:
    Este canal tem como único objectivo informar os consumidores, de forma isenta, sobre a tecnologia eléctrica e a mobilidade eléctrica, questões relacionadas com autonomia, velocidades de carregamento, cartões de carregamento, custos associados, etc., ajudando-os a ultrapassar as naturais dificuldades que possam sentir ao aderirem a esta nova realidade, não se destinando a fazer publicidade aos carros, produtos ou empresas mencionadas.
    Nem o canal, nem o responsável pelo canal, recebem ou receberam qualquer contrapartida económica por parte das marcas testadas, produtos ou empresas mencionadas, nem estas visualizam previamente os vídeos realizados com vista à sua aprovação, sendo que, em muitos dos testes realizados, são usados carros emprestados por subscritores do canal e retratam experências/dificuldades sentidas pelo responsável do canal, enquanto dono de um carro eléctrico.
    De igual modo, os tutoriais realizados são da exclusiva autoria do canal, sem qualquer aprovação prévia de qualquer entidade, empresa ou outra que seja possa ali ser mencionado.
    Todos os custos associados aos testes realizados são integralmente suportados pelo canal/responsável do canal, sem qualquer apoio ou gratificação financeira, económica ou outra de qualquer produto ou marca mencionada no canal.
    Finalmente, o canal rejeitará sempre qualquer proposta de parceria, ou outra, que sirva para publicitar empresas, produtos ou marcas.

КОМЕНТАРІ • 106

  • @joaomirandasantos1
    @joaomirandasantos1 14 днів тому

    Também tenho uma wallbox igual a esta há cerca de 1 ano mas só agora vi este vídeo. Comprei a minha principalmente para gerir a utilização simultânea do carregamento do carro com o funcionamento imprevisível da bomba de calor que faz o aquecimento central no inverno. Adicionalmente a mesma funcionalidade permite efetivamente o aproveitamento da produção fotovoltaica para carregar o carro, como foi demonstrado no vídeo e eu também faço.
    Em relação à diferença de potência de carregamento entre as Wallboxs, não dá para perceber todas as configurações que estão feitas na V2C mas dá-me a impressão que a diferença que encontrou é devido à V2C, quando está ativo o controlo dinâmico de potência, estar a acautelar os consumos residuais da casa para não permitir exceder a potência contratada. Naturalmente que a outra wallbox ou a V2C com o controlo dinâmico desativado não fazem essa gestão integrada com os consumos da casa e portanto permitem mais potência, mas se extendesse o tempo do teste o contador poderia cortar o fornecimento.

    • @carrosev
      @carrosev  14 днів тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha. A outra wallbox também tem controlador dinâmico de potência e também pode ser usado com painéis fotovoltaicos

    • @joaomirandasantos1
      @joaomirandasantos1 13 днів тому

      @@carrosev ok, não diria, todo o vídeo da a entender que isso é uma novidade da nova wallbox .

  • @76nferreira
    @76nferreira Рік тому +4

    Excelente video!!...tive o mesmo problema com a variação de tensão, mas fui tanto "pica miolos" com a e-redes que foram obrigados a reforçar a rede, tenho 6.9kva, mas conseguia carregar no máximo a 20A ou 4.4Kw...agora já consigo carregar a 27A de forma estável e sem quedas abruptas da tensão.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha.

  • @ivo.fernandes
    @ivo.fernandes Рік тому +4

    Fantático, parabéns pelo Canal. Quanto ao José Cabral, dá vontade de o conhecer - para ser uma pessoa excecional e muito bem informada. Parabéns a ambos!

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +2

      Olá, caro Ivo Fernandes. Obrigado pelo comentário e elogio ao canal. Quanto ao José Cabral, é sem dúvida alguém que vale a pena conhecer.

  • @luisrodrigues6852
    @luisrodrigues6852 Рік тому +1

    Obrigado por mais este vídeio. Tenho 2 wallbox pulsarplus instaladas, uma no lugar de garagem do condomínio onde resido, outra na minha casa da Cunha Baixa. Ambas as instalações têm um power boost para garantir que só usam a energia disponível. Estou a planear instalar painéis solares na Cunha Baixa, e fiquei com dúvida do que terei de fazer para os usar no carregamento. Chamo a atenção para a importância do power boost. Fui o primeiro, e até agora único condómino, a instalar carregador usando a instalação elétrica do condomínio, e eu próprio quis que nas regras de instalação fosse obrigatório a instalação do power boost para garantir que em nenhuma situação houvesse sobrecarga de consumo no condomínio devido ao carregamento de várias viaturas.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá, Luís Rodrigues. Obrigado pelo comentário e partilha. Em princípio, será fácil fazer uso da energia dos painéis. Mas deixo aqui espaço para quem já tem instalações feitas para melhor esclarecer.

  • @nunoferreira4950
    @nunoferreira4950 Місяць тому

    Excelente vídeo. Pode explicar como faz essa gestão com o Shelly?

    • @carrosev
      @carrosev  Місяць тому +1

      Olá. Obrigado pelo comentário. Logo faço um vídeo a explicar tudo.

  • @gustavopedrosa81
    @gustavopedrosa81 Рік тому

    Bom (e diferente) vídeo. Tenho visto muitos vizinhos com esta wallbox.
    A minha atual wallbox tb começa a demonstrar algum desgaste (na tomada) e pode ser uma boa alternativa

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá, Gustavo. Obrigado pelo seu comentário.

  • @mirandaev
    @mirandaev Рік тому

    Excelente experiência e vídeo. Eu em trás os montes onde os carregadores rápidos não abundam nunca fiquei apeado. Com o meu enyaq costumo ir de férias para o sul de Espanha 1400km e só faço uma paragem técnica em Madrid para esticar as pernas e carregar. Tem a vantagem na Espanha que na maioria dos supermercados os carregamentos são grátis. Será que pode informar qual o cartão que usa para carregar em Portugal. Um abraço desde trás os montes

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha. Em Portugal, actualmente, uso a via verde, Iberdrola e Prio, por serem os mais baratos. Mas isto é um jogo que, de 6 em 6 meses, está sempre a mudar. Um abraço

  • @pushdword
    @pushdword 11 місяців тому

    Olhe uma nota. 209V está na mesma dentro dos limites mínimos. A alternativa é trocar o disjuntor para mais que 32A, por exemplo 40A. Eu também sofro do problema e com 5,75kVA eu quase que faço disparar o de 25A com apenas 5kW (forno, carregador, microondas e máquina de lavar loiça).

    • @carrosev
      @carrosev  11 місяців тому

      Obrigado pelo comentário e sugestão.

  • @joaoalmeida9349
    @joaoalmeida9349 Рік тому

    Excelente serviço que nos presta com o seu canal! Obrigado.
    Estou em processo de me converter aos elétricos. E vou instalar um ponto de carregamento no meu lugar de garagem. Vou aproveitar para tirar algumas questões que ainda não consegui entender:
    1 vou puxar eletricidade do condomínio cerca de 70 m de distância. Que diâmetro de cabo é o seu e que diâmetro me recomenda (faço 160km dia)
    2- não fazia ideia do dispositivo que controla a potência me chega a tomada. Realmente parece-me importante. Onde fica instalado quando a puxada vem do quadro do condomínio? Como se chama e quanto custa aproximadamente?
    3- não quero gastar dinheiro nesta fase numa wallbox. Estou a pensar colocar uma tomada industrial de 32A. Acha bem?
    4- não tenho internet na garagem. E não sei se tenho forma de fazer la chegar. É imprescindível?
    Agradeço muito desde já a vossa ajuda.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá.
      Obrigado pelo comentário e elogio ao canal.
      Quanto às questões que coloca:
      1- Eu aconselho sempre a fazer instalações “à prova de futuro”. Por isso, aconselho a pôr cabo capaz de lidar com 32A.
      2 - Não me parece que, se vai fazer a puxada do condomínio, que precise desse módulo; de todo o modo, ele tem que ficar instalado no quadro. Algumas wallbox já o trazem - como é o caso desta que agora instalei e consta do vídeo. Se for preciso comprar, custa cerca de 20 euros.
      3- Tomada industrial de 32A parece-me uma boa solução, desde que depois tenha o cabo necessário para ligar o carro à tomada. Não se esqueça, contudo, que só consegue tirar proveito dos 32A se a potência contratada no condomínio o permitir. Ou seja, a potência com que consegue carregar o carro está sempre limitado por dois factores: a potência contratada e a capacidade de carga permitida pelo carro.
      4- Não é imprescindível. Até porque se não vai instalar uma wallbox, não precisa de internet para nada. Se pretender definir um período de carga, normalmente, os novos carros já trazem a possibilidade de definir essa função.

    • @luisrodrigues6852
      @luisrodrigues6852 Рік тому +1

      Atendendo à distância (70m) recomendo uso de cabo de pelo menos 6 mm2, para garantir menor quebra de tensão e menor aquecimento. Foi o que usei para ligar a Wallbox ao quadro de mobilidade elétrica do condomínio numa distância bastante mais curta..
      A internet é importante para a gestão remota da Wallbox. No meu caso coloquei um router 4G (Wireless) junto à wallbox e usei um cartão de partilha de internet da MEO. Fazendo 160 Km por dia é recomendável instalar uma Wallbox. O meu cabo de carregamento doméstico fornecido pela Mercedes só consegue carregar a 8Amperes.
      (1,8Kw por hora). Para 160 Km será bom contar com um consumo próximo do 30 Kwh por dia, impossível garantir com um carregamento a 1,8Kwh

    • @AA-rw1is
      @AA-rw1is Рік тому +2

      1- Recomendo cabo de 10mmm2, em XLPE pois além do referido, e bem, por Luis Rodrigues também se tem que se ter em conta o modo de instalação e antecipar que no futuro mais condóminos irão fazer igual instalação podendo levar a agrupamento de cabos.
      2- Ao fazer a ligação ao quadro dos serviços comuns do prédio a instalação de um sistema de controle de carga é muito importante e imprescindível se houver vários carregadores na garagem .Há vários sistemas no mercado. ( A shelly não substituí este sistema). Ter em atenção que a instalação elétrica existente na garagem não foi dimensionada para ligação de carregadores de EVs, pelo que se deve recorrer a um especialista que verificará o que tem que ser feito a fim de garantir a segurança elétrica do prédio.
      3- Para 160km por dia irá precisar, (dependendo da eficiência do carro) de cerca de 32Kw de carga na bateria. Se carregar durante 10h precisa de um carregamento continuo a 16 A. A tomada industrial é muito recomendável.

    • @luisrodrigues6852
      @luisrodrigues6852 Рік тому +1

      No meu caso foi instalado na garagem um quadro de mobilidade elétrica com cabo 5G10 (cabo trifásico de 10 mm2) para apenas 10 locais de estacionamento. Cada condómino pode ligar o seu lugar de estacionamento ao quadro de mobilidade elétrica da garagem, qau já tem instalado um disjuntor monofásico de 32Amperes. Foi regulada a obrigatoriedade de instalar carregador com Powerboost para garantir que só é usada a energia disponível. A instalação do powerboost exige a passagem de um cabo de telecomunicações entre o carregador e o contador do condomínio, já que o controlo da energia disponível é entre os carregadores e a entrada de energia no contador do condomínio. No meu caso, instalei no meu lugar de garagem um quadro elétrico com proteções para ligar uma wallbox pulsarplus de 7,4 Kw, e uma tomada GreenUp normalmente usada para carregar a bateria do routerb 4G que uso para gerir o carregador, mas também para ser usada na hipótese de avaria do carregador. Espero que esta informação seja útil a alguns seguidores do canal, que tem sido para mim muito útil dada a diversidade de assuntos, em especial a questão da autonomia, que era para mim a grande dúvida antes de decidir optar por um carro elétrico. @@AA-rw1is

  • @celsorivera2981
    @celsorivera2981 6 місяців тому

    Qual foi a empresa que montou a V2C, pois a minha não foi bem montada, agradeço desde já a sua informação, e parabéns pelas informações ,. Obrg.

    • @carrosev
      @carrosev  6 місяців тому

      Olá. Obrigado pelo seu comentário. Se quiser, por favor, envie mensagem para o email do canal, para que o possa ajudar. Abraço

  • @vitorcorreia4759
    @vitorcorreia4759 Рік тому

    Parabéns excelente vídeo. Desde que coloquei a bateria no sistema solar, este teve um aproveitamento bastante eficaz, muito bom.

    • @luisrodrigues6852
      @luisrodrigues6852 Рік тому

      É fácil obter autorização para instalar a bateria?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Autorização?

    • @luisrodrigues6852
      @luisrodrigues6852 Рік тому

      Sou um leigo na matéria, e não sei se há diferença regulamentar para ligação à rede elétrica nacional, entre a instalação de painéis solares com ou sem baterias

    • @vitorcorreia4759
      @vitorcorreia4759 Рік тому +1

      ​@@carrosevbom dia, que eu saiba é só necessário fazer o registo dos painéis solares, o resto não.

  • @HernâniJorge-e2q
    @HernâniJorge-e2q 9 місяців тому

    Encomendei uma wallbox igual. Como é que faço para assegurar o controlo dinâmico de potência, uma vez que a wallbox ficará a cerca de 8 metros do quadro elétrico?

    • @carrosev
      @carrosev  9 місяців тому

      A única coisa que tem que garantir é que a box tenha acesso à internet.
      A box traz o dispositivo físico que permite fazer esse controlo, que tem que ser instalado no quadro.

  • @sergiocalaca8785
    @sergiocalaca8785 8 місяців тому

    Tem que defenir um horário e a potência contratada 6.9kw neste caso põe para iniciar as 00:00 e terminar as 24:00 durante a semana e fim de semana tb!!! Assim ele carrega sempre no máximo da potência contratada com o control dinâmico activo espero que resolva o caso do seu amigo tb deixe fedback obrigado

    • @carrosev
      @carrosev  8 місяців тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e sugestão. Já fiz isso e não teve qualquer alteração.

  • @digitalstudiofotografia
    @digitalstudiofotografia 7 місяців тому

    excelente canal, onde posso encomendar uma wallbox v2c em Portugal ou Espanha recomenda algum site a bom preço obrigado

    • @carrosev
      @carrosev  7 місяців тому

      Aconselho a contactar directamente a empresa. Um abraço

  • @GuardaEnergia
    @GuardaEnergia Рік тому

    Fazer um contrato venda excedente de energia Não é mais dificil do que comprar um Tesla online.
    No portal da SU-ELETRICIDADE é intuitivo fazer contrato através de um formulario online.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  •  Рік тому

    Boas,
    Como sempre um excelente video e muita informação, mas como sempre também eu tenho muitas duvidas.
    Neste momento tenho um Mokka-e com com o "carregador" de origem carrega no máximo a 1.8kWh cerca de 8A, como era demasiado lento para o que eu queria adquiri um "carregador" portátil com ficha industrial monofásica de 32A, que me permite selecionar a velocidade de carregamento em Amperes de 8A, 16A, 24A, e 32A, com delay em X horas, e com X horas a carregar, muito melhor que o de origem pois assim posso por a carregar em bi-horário, e/ou definir quantas horas esta a carregar, mas uma vez ligado não posso variar a velocidade de carregamento pré-estabelecida ou seja se tiver a 24A e houver um excesso de consumo em casa o quadro pode ir abaixo (tenho 6,9kVa contratado).
    Esta á a minha realidade hoje, mas como tenho 1,5 kWp de instalação solar, com algum excesso de produção, tenho tentado encontrar um wallbox, que me permitisse aproveitar ao máximo esse excedente e realmente todos indicam para este V2C da Trydan, mas agora tenho outra duvida que não encontro respostas em lado nenhum (posso estar a pesquisar errado) e que gostava de ver explicado se algum souber.
    Vamos imaginar que, e como neste momento tenho PFV de 1100kwh, consumo total em casa 0,657kWh ou seja tenho um excedente de 0,443kWh, a pergunta é: É viável enviar só esse valor para o carro? Pois em lado nenhum eu encontro qual será o valor mínimo de energia que se pode colocar no carro sem danificar a bateria. Se tivesse maior produção solar com um maior excedente como o Sr. José Cabral em que o excedente fosse cerca de 1.8 kWh (valor mínimo do carregamento do "carregador" original ) nem colocava essa pergunta, mas eu tenho certos dias - dependendo do consumo em casa - excedentes de 5,5 kWh por dia, mas o pico normalmente é de 800/900 Wh de excedente, isso é valido para injetar na bateria do carro sem a danificar, o BMS da bateria do carro estará preparado para funcionar com esses valores tão baixos? É uma grande duvida que eu tenho e penso que muita gente também têm .
    Se alguém souber a resposta agradecia.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá, José. Aguarde, podendo, um vídeo para breve. Abraço.

    • @angelarodrigues2829
      @angelarodrigues2829 Рік тому

      Boa tarde. O mínimo de energia de qualquer carro eléctrico é 6 amperes. O Tesla recebe no mínimo 5 amperes. Portanto em relação ao Opel pode receber o excedente de 500w de energia fotovoltaica e tem que adicionar mais 1000w para o carro poder arrancar o carregamento

  • @danielsilva926
    @danielsilva926 Рік тому

    Isto dos 10.35kva , é muito relativo em minha casa preciso dos 10, tenho tudo eletrico , um VE que ao domingo carrega o dia todo dos paineis .
    Tenho motor da piscina que trabalha o dia todo para aproveitar o sol , mas existe sempre pcs,router , Nas, duas bombas de agua, 3 portoes eletricos.
    Eu tive que me chatear na e redes que o carregador já bateu 189V.
    Eu vou colocar uma bateria de 5kwh , existe umas a bom preço.
    A V2C ,está a ler o consumo da casa no mesmo ponto que a Plugged drive?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha.
      Quanto à questão que coloca, sim está.

    • @danielsilva926
      @danielsilva926 Рік тому

      ​@@carrosevtem a última atualização do firmware da wallbox?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Sim.

  • @andre.salviano
    @andre.salviano Рік тому

    Olá. Qual a diferença desse monofásico com o trifásico, já que ambos trabalham em 220-240? Esse trifásico não teria que ser 380v? Desculpa a ignorância pois estou no Brasil e querendo comprar um desse...

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      A diferença é a potência máxima de carregamento. Em 32A trifásico consegue uma potência superior de carregamento, quando comparado com 32A monofásico

    • @andre.salviano
      @andre.salviano Рік тому

      @@carrosev no caso aí seria o trifásico 380v? Fase com neutro dá 220 e fase com fase dá 380v?

  • @ununoctiu
    @ununoctiu Рік тому

    A troca de energia (acerto de kWh) com o fornecedor não faz sentido uma vez que, quando toda a gente produz, é quando a maior parte não precisa de consumir (durante o dia)...quando toda a gente chega a casa e se ligam as máquinas e afins, aí não há praticamente produção solar, e as formas de produzir energia são mais caras... a não ser que houvesse um sistema de armazenamento de energia renovável nacional, onde se pudesse ir buscar a energia armazenada durante o dia, aí sim poderia fazer sentido a troca de energia (o tal encontro de contas), no entanto, para já, que eu saiba, só vamos tendo a situação da bombagem reversível em certas barragens, processo supostamente muito inceficiente...
    Talvez um dia se comecem a utilizar mais descentralizadamente as baterias dos VE's que vão saindo de circulação para criar bancos de baterias locais, onde as pessoas possam efetivamente depositar a energia dos diversos produtores diurnos fotovoltaicos para a poder ir buscar à noite como apoio ao consumo normal da rede elétrica.
    Uma coisa é certa, mesmo para o aumento de instalação de carregadores, teremos de aumentar a produção descentralizada de energia, caso contrário nunca teremos um SEE capaz de sustentar a mudança a 100% de VCE's para VE's..

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e ponto de vista.
      O “encontro de contas” é algo perfeitamente possível e justificável; se é bem verdade, como diz, que no período de maior produção fotovoltaica, a maioria das pessoas não estão em casa para consumir essa energia - o que também poderia ser alterado com os novos sistemas de máquinas de lavar e afins, programáveis para serem usadas nessa altura, por exemplo - também é verdade que é na altura de maior produção fotovoltaica que as empresas, fábricas, serviços, etc., mais demanda de electricidade têm.
      Por outro lado, os estudos indicam que se todos os carros passassem a VE, o aumento da demanda de electricidade, em Portugal, seria de 14%, um valor que não é difícil de alcançar em termos de produção eléctrica, designadamente, através da energia renovável.
      De todo o modo, estamos de acordo: as baterias second life têm que ser usadas para criar mecanismos de armazenamento local e descentralizado de excedentes de energia, seja em formatos micro (por condomínios) ou em formatos maiores…
      Um abraço.

  • @luisgil776
    @luisgil776 Рік тому

    Boa tarde, parabéns pelo canal. Tenho uma questão em relação ao inverso dos painéis utilizado, é híbrido ou não? E qual a situação da Tesla na utilização das baterias do veículo para abastecer a casa? Obrigado

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e questões. No caso, o inversor não é híbrido. Os Tesla não têm, pelo menos à data, a funcionalidade V2L. Por isso, não pode usar S baterias do Tesla para abastecer a casa. Mas há já outras marcas que têm essa funcionalidade, como é o caso da Hyundai.

    • @luisgil776
      @luisgil776 Рік тому

      @@carrosev A minha questão têm a haver com o seguinte, possuo um Nissan Leaf de 2020 40Kw e sei que já possui tecnologia V2L mas até agora não encontrei solução para implementar no domícilio.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Vou ver se consigo obter mais informação.

  • @luisrodrigues6852
    @luisrodrigues6852 Рік тому

    Tenho outra dúvida relativa à instalação de baterias nos painéis solares. Será precisa uma autorização especial da E-Redes, ou do comercializador de energias?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Não creio que, se for para auto-consumo, precise dessa autorização. Mas, uma vez mais, aconselho-o a falar com as entidades competentes.

    • @correiodozecarlos
      @correiodozecarlos Рік тому +1

      Sim é necessário informar a e-redes. É também necessário enviar um termo de responsabilidade realizado pelo instalador. Depois a e-redes procede á alteração do contador inteligente com comunicação de injecção de energia na rede a cada 15 min.

    • @luisrodrigues6852
      @luisrodrigues6852 Рік тому

      Obrigado @@correiodozecarlos

  • @sergiolopes5373
    @sergiolopes5373 Рік тому

    Boas, sobre a diferença de carregamento entre as duas wallboxs, eu tenho a Trydan, 10,35 e paineis solares, com a configuração de carregar o carro só com PV a Trydan explora/aproveita bem a energia PV, se escolher carregar de noite também aproveita bem os 10,35 que tenho contratados, tudo depende da potência máxima configurada na Trydan, no seu caso tem configurado a potência contratada ou deixou um pouco abaixo para prevenir algum desligamento por ultrapassar a amperagem contratada? A diferença entre as duas wallboxs pode vir dessa configuração.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá, Sérgio Lopes. Obrigado pelo comentário e partilha. No caso, até tenho configurado para um pouco mais alta a potência.

    • @danielsilva926
      @danielsilva926 Рік тому

      @@carrosev o seu contador já é daqueles "inteligentes"?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Sim.

  • @ivo.fernandes
    @ivo.fernandes Рік тому

    Fiquei com uma dúvida: tem de existir alguma ligação física direta entre a wallbox e os painéis, ou esta está apenas ligada à rede elétrica da casa e tudo é feito com base em software e na leitura de produção e consumo dada pelo Shelly? Obrigado.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      No caso, os painéis já estavam ligados aos sistema eléctrico da casa, pelo que não foi preciso fazer qualquer ligação para além daquela que ligou a box ao quadro da casa.

    • @ivo.fernandes
      @ivo.fernandes Рік тому

      @@carrosev Mas a instação dos paineis solares é "normal", correto? Ou seja, numa instalação típica (como a minha) os paineis já estão ligados à rede elétrica da casa para injetar corrente. Nesse caso, nada mais será necessário fazer, correto? Uma última questão: no caso da sua wallbox antiga, que não tem nativamente hardware para fazer o controlo dinâmico de potência, como consegue fazer o balanceamento nessa Wallbox? Muito obrigado!

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Caro, Ivo. Sim a instalação é normal.
      Quanto à wallbox antiga, o controlo é feito através da app (já existia uma para o android e, agora, recentemente têm uma também para o IOS)

    • @ivo.fernandes
      @ivo.fernandes Рік тому

      @@carrosev Muito obrigado!

  • @anagoncalves7327
    @anagoncalves7327 Рік тому

    Ola viva!
    Nos condomínios com lugar de garagem eu fico sempre com uma dúvida que ainda nao me conseguiram esclarecer.
    Se um vizinho meu pedir para instalar uma wall box a eletricidade sai do seu contador ou vai sair do contador geral do condomínio tendo depois um contador à parte para se pagar diretamente ao condomínio a eletricidade gasta?
    Eu tenho garagem fechada mas gostava de perceber esta questão pois a ignorância pode prejudicar a vizinhança.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Há muitas formas de fazer as coisas. No meu caso, sai directamente do meu contador (todos os arrumos têm um contador ligado à fracção). Mas há outras soluções, quando tal não é possível. Por exemplo, tirar do contador do condomínio com uma forma de registo que permita imputar aquele gasto ao condómino.

    • @anagoncalves7327
      @anagoncalves7327 Рік тому

      @@carrosev OK - Obrigada, sendo uma gestão de condomínio "caseira" temos que ir aprendendo. 😇

    • @luisrodrigues6852
      @luisrodrigues6852 Рік тому +1

      Vou partilhara a minha experiência, como forma de agradecimento ao canal carrosEV pela ajuda que nos tem dado.:
      3 hipóteses:
      1) Tendo garagem fechada no condomínio com ligação elétrica própria não é necessário autorização do condomínio. A única dúvida é a capacidade elétrica homologada para essa ligação elétrica.
      2) ligar diretamente ao quadro elétrico da residência, é a 2ª melhor solução, mas para isso é necessário que haja calha com capacidade para levar os cabos de energia e de telecomunicações do andar de residência até ao lugar aberto na garagem. Necessita autorização do condomínio, mas é pacífico face à lei. Esta foi a solução que adotei na minha casa de férias, que não pertence a condomínio.
      3) Partilhar a energia do contador do condomínio. Esta foi a solução por mim adoptada na minha residência por impossibilidade das outras. Foi instalado na garagem um quadro de mobilidade elétrica ligado ao quadro elétrico do condomínio. Todas as ligações sairão desse quadro para outro quadro próprio junto a cada wallbox individual. Além das proteções. esse quadro tem um contador de energia que é lido periodicamente para acerto de contas com o condomínio. Destaco também a necessidade de um mecanismo de controlo, de modo a garantir que os carregamentos elétricos só possam usar a energia disponível no condomínio de modo a evitar sobrecargas que pudessem prejudicar o condomínio, em especial os elevadores. Recomendo também esse sistema de controlo na ligação direta ao quadro elétrico da residência, que apliquei também no exemplo 2.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pela partilha.

    • @anagoncalves7327
      @anagoncalves7327 Рік тому

      @@luisrodrigues6852 Obrigada 🙂

  • @l.castro5686
    @l.castro5686 Рік тому

    Boa tarde! Para quem tem box fechada na garagem e instala uma wallbox para funcionar através da APP precisa haver internet na box?
    Não consegui perceber, o carregador está por exemplo a ir buscar 5,5 kw à rede mas só está a carregar no carro cerca de 4,7/4,8 kw, sendo a diferença perdida na rede mas cobrada na mesma? Abraço

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +2

      Olá. Para ter controlo remoto, precisa de ter internet na garagem. No meu caso, foi simples, bastando instalar uma powerline (permite passar o sinal da internet através dos pontos de electricidade e custou cerca de 40 euros).
      O que an app diz é que o contador está a ir buscar 5,5 kW à rede, dos quais 4,7 kW estão a ser usados para carregar o carro; o resto está a ser usado para alimentar a casa.

    • @l.castro5686
      @l.castro5686 Рік тому

      @@carrosev tem ideia se existe algum desperdício de eletricidade usando wallbox ou a chamada tomada shucko para carregar o carro? Obrigado pela informação partilhada!

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá, novamente. Há sempre algum desperdício, em todas as circunstâncias em que carregamos o carro; seja por causa do cabo, do carregador, necessidade de aquecer/arrefecer a bateria, etc..

    • @l.castro5686
      @l.castro5686 Рік тому

      @@carrosev obrigado!

  • @macrolido1
    @macrolido1 Рік тому

    Qual é os amperes do contador que tem na sua arrecadação? O dijuntor é de 32 amperes?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário. Dijuntor de 32A.

  • @iHugoF
    @iHugoF Рік тому

    Porque não um carregador da Wallbox?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e questão. Analisadas as características e depois do ter visto a funcionar integrado com os painéis fotovoltaicos, este pareceu-me a melhor solução.

  • @viagenscarget3479
    @viagenscarget3479 11 місяців тому

    Nis contadores antifos eles andavam para trás 😅😅😅 Mas eles bem se apressaram a trocar 😅😅

  • @JoaoGoisLopes
    @JoaoGoisLopes Рік тому

    Parabéns pelo excelente vídeo!

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário

  • @humbertoloureiro7623
    @humbertoloureiro7623 Рік тому

    Poderia facilmente evitar o excedente aumentando a capacidade de carga do Tesla que só está a consumir 2 kWh.

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá, Humberto. Obrigado pelo comentário. No caso, tanto quanto me parece, a wallbox não deixa fazer isso.

    • @humbertoloureiro7623
      @humbertoloureiro7623 Рік тому

      No vídeo fica-se com a ideia de que era possível programar o carregamento da viatura como resultado da diferença entre a produção fotovoltaica e o consumo da casa, sendo este último prioritário. Se assim fosse apenas haveria excedente nos casos em que os consumos máximos instantâneos da viatura e da casa estivessem abaixo da produção de energia.

  • @CarlosSilva-ee8bi
    @CarlosSilva-ee8bi Рік тому

    Eu tenho um trifásico e só tenho a dizer TOP,

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e partilha.

  • @mariorocha9304
    @mariorocha9304 Рік тому

    Quanto custa uma wallbox dessas ?

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá. Obrigado pelo comentário e questão. O preço pode variar de revendedor, para revendedor e de tipo de wallbox. Esta custa cerca de 500 euros.

  • @vhol93
    @vhol93 Рік тому

    Nice!

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá. Obrigado pelo seu comentário.

  • @pattyq1000
    @pattyq1000 Рік тому

    👍🏼👍🏼

  • @ManuelJoaoBorges10
    @ManuelJoaoBorges10 Рік тому

    V2C é uma marca espanhola n é inglesa

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Olá, Manuel. Obrigado pelo seu comentário. Julgo que em momento algum dissemos que era inglesa. Aliás, na conversa com o José Cabral, mencionámos que era de Valência. Abraço

    • @ManuelJoaoBorges10
      @ManuelJoaoBorges10 Рік тому

      @@carrosev falaram mas siglas em inglês

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому

      Ah. Certo.

  • @sergiocalaca8785
    @sergiocalaca8785 8 місяців тому

    Tenho a solução para tirar o máximo de proveito do carregador

    • @carrosev
      @carrosev  8 місяців тому

      Olá. Obrigado pelo comentário.

  • @gustavopedrosa81
    @gustavopedrosa81 Рік тому

    Bom (e diferente) vídeo. Tenho visto muitos vizinhos com esta wallbox.
    A minha atual wallbox tb começa a demonstrar algum desgaste (na tomada) e pode ser uma boa alternativa

    • @carrosev
      @carrosev  Рік тому +1

      Olá, Gustavo. Obrigado pelo seu comentário.