O manual da minha Fazer 250 recomendava a troca a cada 6 mil km, e mesmo usando sempre Yamalube e filtro original em todas as trocas, com 3 mil que era quando eu trocava o óleo, ele já saia bem sujo. Questionado o motivo da diferença absurda da quilometragem, os mecânicos da Yamaha disseram que é porque os testes são feitos em ambientes fechados e nas ruas é diferente. O que não faz o menor sentido... Mas de qualquer jeito, não dá pra confiar 100% no manual.
Faz sentido, testes internos não equivalem a mesma proporção de uso externo, condições severas que o motor enfrenta, temperaturas, isso tudo influencia muito, combustivel de ma qualidade, folgas que surgem com o tempo, tudo isso influência para um desgaste mais rápido do lubrificante
Óleo não fica sujo da forma como você pensa. Ele fica com coloração escura porque atinge temperatura relativamente alta (até 90 graus Celsius) e o contato com a embreagem que invariavelmente solta algumas partículas que se misturam a este. Mas isto não significa que o óleo está 'sujo'. É o aspecto que fica mesmo (presumindo um uso correto da moto).
Parece que o recomendado para a XRE 300 2010 é o 10w30, mas meu mecânico disse que posso colocar o 20w50 mineral que ainda dura um pouco mais tempo, o que de fato essa mudança impacta, o que acontece, especificamente na XRE 300?
@@romeodirienzo4153 mano tenho uma xre 300 2010, e o manual diz q o óleo é o 20w50 msm, mas já percebi q geral usa o 10w30. Só n sei o pq kkkkk eu uso o 20w50
Eu tenho uma broz 160 2017/2017 e troco o óleo do motor a cada 1000 km dês do dia que recebi ela 0 km olé original Honda ..... nunca tive problemas e acredito eu que o motor vai ter uma vida útil maior que o esperado e tbm todas as revisão são feitas na concessionária
Tem fabricante que aponta mais de um tipo de viscosidade, dependendo da temperatura ambiente. No manual da Suzuki tem o óleo recomendado, por exemplo, 10w40, e lá no manual há uma tabela/gráfico com viscosidade/temperatura.
Passei 4 anos com uma XJ6, trocava em 3 em 3 mil, e sempre fazia a troca do óleo 10/40, e filtro, por conta do nosso clima tropical não teria como usar o 10/30, minha moto nunca passou de algum aquecimento, e nunca mudou nem o tom do ronco e rodei quase 60mil, sempre com os punhos colados e vendi do mesmo jeito, e o que falei no comentário anterior, leiam e procurem informações, a final e um bem adquirido que amamos demais !! Valeu galera abraços a todos 👊✊✊✊✊🛵💨💨
@@devysonrusso8181 O manual da Versys 300 recomenda o 10/40, mas indica outras viscosidades se a região for mais quente. Podendo usar o 20/50 se você morar no nordeste, por exemplo.
@@LucasSilva-zc7jxolha não é por nada mais vale bem mais a pena você colocar um óleo de qualidade superior como motul, vê no manual do carro ou da moto qual o óleo indicado e qual API (sl sn sn plus e sp) são os mais moderno rodar pelo tempo recomendado do que trocar o óleo a cada 1mil km, se o api é sl por exemplo você pode usar um mais mais novo pois tem mais tecnologia na composição, lubrificando mais e trazendo mais vida útil para as peças.
O óleo Yamalube me surpreendeu, é uma pena nao ter na viscosidade 10w30. O canal moto & terapia testou o yamalube 20w50 no viscosímetro a 100° c depois de 3 mil kms rodados na Twister antiga e ele ainda se comportava como óleo 50 começando a virar 40 (em alta temperatura). Ou seja, perdeu pouca viscosidade. Agora o Motul 3000 20w50 aguentou só 1500 kms. O Mobil, o Castrol e o Lubrax mineral perderam a viscosidade com cerca de 500 kms apenas.
Show de bola. Mais um ótimo vídeo para os "viciados em troca de óleo". Óleo se troca de acordo com as recomendações do fabricante assim como diz a matéria ai. Se sua moto esta baixando de mais o nível (+ ou - de 5% do total de óleo), tem algo errado ai e vá logo ao mecânico.
Porém no Brasil temos um agravante, a mistura de solventes na gasolina, isso contamina o óleo muito antes do recomendado pelo manual, temos que ficar atentos e de olho no óleo!
Tenho moto há mais de 15 anos tive e tenho diversas marcas de moto e já fiz o que o manual diz e vou te dizer, esse Manual da Honda é uma piada, mais cada vai adquirir mais conhecimento passado perrengue por conta
Eu acho que cada caso é um caso..... tudo depende do tipo de uso e do tipo de motor.....eu por exemplo tenho uma CBR 450 94 que está chegando aos 190 mil kms......já troquei os pistões e anéis ...a 80 mil kms atrás....mas o virabrequim está intacto e a moto não fuma.......tomo alguns cuidados como ficar com ela parada ligada em semáforos o mínimo possível por exemplo. Pois é refrigerada a ar.....mas na rodovia não aliso não.....e olha que comprei ela quando tinha 60 mil kms a quase 10 anos.....e embora o manual indique a troca de óleo a cada 3000 kms e a troca do filtro a cada duas do óleo... eu não sigo....troco o óleo e o filtro a cada 2500 kms....e sempre usei o mais barato...o lubrax 20w 50..... obrigado pelo vídeo explicativo.. abraço!
Cara eu tenho cuidado com minhas coisas e além de tudo cuido muito bem do meu bolso. Tenho uma Twister 2019 e troco o óleo de o filtro a cada 1.000 km. Podem falar o que quiser, que não precisa trocar filtro em toda troca, mas tenho esse mesmo costume com meu carro e sei o quanto o motor está zerado mesmo com km alto. Cuide dos seus bens e cuide do seu bolso. Valeu
Segundo o manual da Honda Biz, A medição do nível é feita com o motor frio, porém após 1min de acionamento para circulação do óleo, não com o óleo todo no cárter. E sob pé central
no manual da minha cg diz que se ligar o motor por 5minutos deve esperar 3minutos, ou 3min p/ esperar 2min, para verificar o nível e com cavalete central. Não fazer a medição com o óleo todo no cárter!
Excelentes dicas. Já possui moto e sempre procurava ao máximo fazer a troca de óleo observando a quilometragem. Porém, já vi pessoas cometer esses erros como: não trocar no tempo certo, completar por entender que é o certo, e outros. Parabéns pela importantes dicas.
O óleo para moto tem proteção para não deslizar a embreagem que trabalha lubrificada com o óleo do motor, por isso jamais se usa oleo de carro porque corre o risco de patinar e estragar os discos da embreagem e danificar todo o conjunto disco, platô e campana.
E ele ensinou a forma errada de verificar o nível do óleo. Eu tenho uma XRE 300 e o manual da Honda pede pra funcionar a moto por uns 5min, desligar ela, esperar mais 2min, colocar na posição vertical e depois medir o óleo. Eu creio que a Twister (que ele esta usando de exemplo) deve ser do mesmo jeito.
@@jprf0023, é verdade! Mas "funcionar uns 5 min." é modo de se dizer. O fabricante quer dizer que é para aquecer o óleo antes de escorrê-lo. Se a moto já estiver com o motor quente é só esperar alguns minutos ("2 min.") e aí já pode drenar. O óleo aquecido flui melhor e mais completo. Valeu!
Lembro do meu pai com a sua Fan 2006 colocando óleo de caixa de macha de caminhão.. parecia um mel.. kkk ele falava que todo óleo ficava fino quando esquentava.. kkkk homi doído....
Ótima explicação, pois esclareceu algumas coisas que eu não sabia, antes eu trocava o óleo da minha moto LANDER 2020 a cada 1300km rodado, mas aqui mesmo no UA-cam eu vi falando que o manual do fabricante recomenda a troca a cada 5000mil, eu fui lá no manual e confirmei oque eu tinha visto aqui, desde então eu passei a fazer a troca a cada 5000mil km, até o atendente da oficina falou que não era bom tinha que trocar a cada 2000mil km, no máximo 2500 km, mas quem sabe realmente da troca eo fabricante na qual eu acredito🤷🏻♂️, se acaso minha motocicleta da problema quem vai arcar com a garantia éo fabricante 🤦🏻♂️!
Brother não faz isso, se der pau vão dizer que foi mal uso seu, é pra trocar a cada 5mil porém vc tem que ir completando mas vá por mim problemas com a concessionaria não valem a pena e só dor de cabeça, siga o que o mecânico diz.
Bem! O nosso país é tropical, faço as trocas com um intervalo menor, que o manual! Ainda com o motor quente deixo ele escorrendo o óleo, de um dia, pro outro, assim o óleo que está na parte superior, desça! E confiro o nível com o motor frio, e com ele quente, depois de um a dois minutos de funcionamento, e só começo a trabalhar com ela ( a moto ) , depois desse tempo em ponto moto, para lubrifica-lo, (o motor) !! É minha experiência!!
Até hoje nunca vi um teste de resistência desses motores que equipa motos e acho motor de moto muito frágil como se fosse descartável tem determinados veículos que é feito para trabalho e a troca do óleo do motor e com 30.000 mil km aí sim e qualidade
Lubrax 20/50 mineral para minha Titan 150 07, uso a dez anos na mesma moto, testei todos entre eles o Mobil que sempre me deu problema de superaquecimento no motor e viscosidade ruim.
Concordo! Sou mecânico de autos e tenho uma opinião sobre esses óleos de baixa viscosidade: eles perdem mt a viscosidade em altas temperaturas. E é aí q acontece o desgaste maior e não nos primeiros segundos de funcionamento como mts falam. Quero ver numa viagem, com bagagem, mt peso, com o nosso combustível adulterado, num dia de verão, subindo uma serra e a moto com um óleo 10W30. O manual pede um tipo de óleo mas engenheiro é humano e erra. Por causa disso, o mecanico q trabalha anos nessa área vê melhor os erros e acertos, está mais adaptado a realidade do nosso país!
@@celiojoseferreiracosta3517 e vc usa q oleo? eu só uso mobil ,nunca me deu problema ,e aki o motor é preparado e só anda de alta no dia a dia e nunca tive problema ,o nivel nem abaixa
@@MateusdaJet blza, se voce está satisfeito com o mobil entao continua usando, eu tenho habito de sempre respeitar a preferencia exceto em um caso que chega as vias de fato, mas eu particularmente nao uso mobil, nao troco oleo e nunca troquei com 1.000km, desnecessario e olha que sou motoboy e minhas motos sempre rodaram muito e inclusive a ultima titan 2008 que vendi com 70.000km ja esta com 220.000km e em fumando ta ainda.. Te digo uma coisa, manunteçao e cuidado e principalmente, pilotagem, faz diferença e muito no motor e na sua vida. Troco oleo em 2.500 em 2.500km e agora acabei de vender minha fazer 150 com 140.000km e vou pegar uma Factor 150 zerada, e sabe o wue fiz na minha fazer ate o dia que vendi?? Apenas manutençao normal e pra quem vendi está super feliz, mas respondendo qual oleo que uso, eu uso muito o yamalub e as vezes o lubrax. Abraço
6:19 esse óleo ai com essa coloração e essa viscosidade eu colocaria na minha moto e rodaria mais ums 5 mil KMs, fiz isso na minha fazer 250,. Sempre rodei 5 mil KMs com um troca de óleo e ela durou 8 anos na minha mão sem fazer nem um barulhinho, isso fora os outros 6 anos que ela rodou na mao do outro dono. Pra mim oque importa mesmo e vc olhar a viscosidade e o nível, se estiver no vivel e com viscosidade boa nao vejo necessidade de trocar, mais isso e so minha opinião.
Exatamente.... um monte de coxinhas trocando o óleo com 3k com medo do motor quebrar... rs O que quebra o motor é a falra de óleo e não óleo dentro da km correta. Estão jogando dinheiro fora!
A Yamaha Marca 5mil km no manual, troco dessa forma, mas troco o filtro toda vez também ( ao invés do vez sim vez não). A moto já está com 53000km suave, pega fácil.
Em parte vc ta certo em se rodar muito mais ,do que eu vejo o pessoal trocando com 1000 km 2000km ... mas como vc vai analisar viscosidade ? Prefiro não estender muito o tempo de troca ´com uma margem de 300 km pra mais ou menos
Muito bom! Foda foi pra medição, no manual da minha Fazer manda ligar a moto por alguns minutos pra depois medir, no vídeo fala pra medir com a moto desligada...
Deveria ter deixado mais claro a medição do óleo da moto tem que está no pezinho ou reta, e também de como verificar o óleo, se precisa enroscar a vareta de nível ou só encostar no primeiro fio de rosca.
Sem contar que eles mandaram medir com motor frio, na verdade os manuais mandam ligar a moto alguns minutos, desligar e esperar outros poucos minutos, ou seja, motor morno não frio.
Hehe falhas acontecer.... uma dica: Deixe a moto em 90¤graus linha reta!! Ou se tiver o cavalete Central e uma boa... depois ter colocado a moto em linha reta e em 90¤graus, você liga o motor de 3a5 minutos. Logo em seguida, desliga! É espera alguns minutos até o óleo assentar. Logo em seguida tire a vareta de medição do óleo, limpe! É encostei sem rosquear... certo?! Encosta e retira... logo você irá ver o nível, marcado na varetinha. Obs eu sigo a sim!
Se estiver com o motor frio deixe ligado por alguns miutos para esquentar desligue aguarde uns 3 minutos, com a moto em um piso plano com a moto na vertical , não deve rosquear a vareta se o nivel estiver abaixo do maximo deve completar
Nos manuais que eu li, estava escrito que para verificar o nível do óleo tinha que funcionar o motor por alguns minutos desliga-lo esperar outros minutos, tirar a vareta medidora, limpar e inseri-lá novamente sem rosquea-lá.
Eu vejo todos que fala sobre trocar o óleo da xre ou as que são refrigerada a óleo, mais nunca vi ninguém fala que fica quase 300 ml no cano do radiador de óleo ,fiz a troca na minha e depois de sair tudo eu soltei o cano e saiu bem ainda !!
Belo vídeo, dá um norte a grande parte das pessoas q não manjam nada. Assim elas saber por onde seguir. Eu uso motul 5100 10w40 e troco a cada 3000km sendo q no manual manda a cada 5000km seja com o mineral ou semissintetico(ambos yamalube) e como uso num modo urbano misto com rodoviário, então reduzo qse pela metade o km E posso falar, não abaixa qse nada(até imperceptível)
@@tibola271shark ham tenho uma Titan 160. Utilizo o óleo motul 10w30. E troco em em 2000km. Minha moto e uma Titan 160 2018 e já tem 130k rodado. Continuo com o motul ou troco pela lubrax?
Eu troco a cada 3 meses e dou uma boa lavada na moto, ou quando faço um passeio de 1000km +ou- ,é muito barato!!!há,a minha moto é uma XT600e linda!!!!
Boa tarde. Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento . Então, você comentou que é melhor trocar o filtro sempre que trocar o óleo, concordo. Você justificou além do valor baixo do filtro, impede que o óleo velho contamine o novo. Ok. Concordo também. E no caso das motos que possuem radiador de óleo, você entende que deve esgotar o óleo do radiador também? Minha moto é uma fazer 250cc. Obrigado!
No manual da minha cg-150 diz pra esquentar o motor +-5 min depois esperar +- 3 minutos desligado e aí sim medir e que pra medir não pode rosquear a vareta!!!
sempre que vou trocar o oleo, eu ponho de volta no frasco que tava o oleo novo e sempre abaixa 50ml ou 100ml. usando o oleo da motul. se eu uso oleo da mobil quando da 700km ja baixou 200 ml... pq n faço ideia. dai so uso motul e a cada 1000km eu troco. as vezes abaixa 100ml as vezes n abaixa nada '-'
@@corey5722 Verdade, na minha suzuki intruder 125, eu usava mobil 20w50 mas baixava muito o nivel de oleo, então troquei de marca comecei a usar petronas sellenia, parou de baixar execelente oleo recomendo.
Salve.. dúvida na SCOOTER NMAX já o óleo do motor não lubrifica a embreagem pode ser usado MOBIL SUPER™ 5W-40 SINTÉTICO V já é é superior o ao recomendado. Sendo este um óleo automóvel
No ponto 2 acho que o melhor é aconselhar a seguir as instruções do manual. De acordo com o manual da minha moto (Africa Twin), a maneira correcta de verificar o óleo é com o mesmo à temperatura normal de funcionamento e não com o motor frio.
Sem dúvidas vídeo muito bom e bastante útil, mas não sou inscrito no canal e não sei como o Y.T me indicou este vídeo, mas ontem estava tirando dúvidas referente a este assunto no grupo de wats, nem era no face que todo mundo já sabe da sua falta de privacidade. Se A.I estiver nesse nível estamos ferrados.
A pessoa rebaixa o carro: Fulano; "ain, o engenheiro estuda anos e anos para fazer a suspensão e vem um troxa e corta as molas" A pessoa segue o manual da fábrica e troca a cada 5mil km: Fulano; "ain, vai fundir a moto, depois vem chorar, fica acreditando em engenheiro de fábrica"
Esses testes de montadoras são feitos com combustível de qualidade que não é a realidade da maioria dos postos no Brasil ,a queima do combustível ruim contamina o óleo
A prova que não se pode confiar em engenheiro é a Honda Falcon... Botaram aquela Fulelagem chamada "cárter seco" que não arrefece o óleo, a moto superaquece, queima juntas, vaza compressão óleo, enfim. Acaba com o motor mesmo usando o melhor óleo e abreviando o tempo de troca.😡
Rebaixar o carro não é problema, o que da má fama é ficar invadindo a contramão toda vez que for passar uma lombada. A maioria acha bonito mas do mesmo jeito que tem gente que só ve defeito tambem tem gente que exagerar a ponto do carro raspar com qualquer ondulaçao na estrada. Esses dias no meu bairro um carro Sedan rebaixado deu problema e tiveram que chamar o guincho, as rodas da frente mal subiram na plataforma e a traseira ja colou no chao mesmo com tabuas pra levantar as rodas traseira, estavam a mais de 10 minutos planejando como fazer isso dar certo, mas infelizmente eu estava com pressa e nao pude acompanhar o desfecho. Contanto que no documento do carro conste ("suspensao modificada "X"mm) os vizinhos invejoso que se lasquem. Se é o que faz a pessoa ser feliz, deixe-a mergulhar de cabeça nos sonhos dela.
a respeito da viscosidade foi onde mim dei mau o manual da factor 125 indica 20w50 eu mudei pra o 10w30 devido ser mais fino viajei 6000kms daí rodava muitos kms num dia deu problema na parte de cima do motor viajei de Pernambuco até SP por isso rodava muito durante o dia
Há controvérsias,no manual da minha,manda ligar a moto de 3 a 5 minutos,aguardar um pouco e medir o nível, com a moto nivelada é claro. vou pelo manual da minha e fim de papo!
Tenho uma CB Twister 250 F e não troco o óleo em oficina. Eu compro e troco em casa eu mesmo e sempre troco o filtro de óleo também toda vez que troco o óleo. Nas oficinas nem sempre os mecânicos tem paciência de esperar o motor esfriar e deixar todo óleo escorrer,com isso vai ficar óleo velho e também corre o risco de espanar o bujão onde vai o parafuso que drena o óleo. Pode não espanar da primeira vez ,mas ele vai dilatando toda vez q mexe nele quente, já aconteceu comigo com uma yamaha ybr 125 ,só trocava o óleo na oficina e com o motor quente, espanou o bujão,começou a vazar óleo,tive q reabrir rosca,com isso aprendi a lição.
Vai uma dica : quando for fazer a troca de óleo dentro dos 1000 km , devolva o óleo velho no recipiente e examine quantos ml baixou, desse modo vc saberá quanto completar no próximo óleo , ou seja não vai ser necessário ficar vendo nível tendo em vista que vai baixar sempre a mesma quantidade.
Olá infelizmente não posso aferir o nível do óleo do motor da minha moto com frio é uma pequena penitencia, acho que houve um erro na troca de óleo a milhares de kms, mas as informações foram bem básicas e boas.
Bote uma madeirinha embaixo do descanso lateral até chegar a ficar bem em pé, mas antes de colocar a madeira vc já solte a vareta medidora para não dar solavancos na motocicleta.
Excelentes dicas, a única ressalva é no que diz respeito a filtro de óleo, na minha opinião não devemos contrariar as instruções do manual em hipótese alguma, ainda mais quando aumenta os gastos sem necessidade, devemos usar o mesmo critério para tudo que estiver escrito no manual.
Até que fim entendi.. Pq tem uns cara aí... Aí não sei oq põem óleo 20w50 na sua 160 que ela vai ficsr mais silenciosa... Mano eu coloquei uma vez, pow come mais gasolina kkk motor fica lento.. Marcha dura da pphha kkk mano por. Isso é sempre bom pesquisar quem entende, igual o homem do vídeo de cima. Parabéns ajudou bastante
No caso das titans o manual recomenda a troca no intervalo de 4 mil, mas com 4 mil km o óleo já não existiria mais, então é melhor trocar num intervalo menor, gasto com óleo e não gasto com peças, é mais prático investir no óleo "faço a troca de óleo a cada 800 km" a moto está com mais de 100.000 km sem dor de cabeça.
@mmuzzibr 2 não é bem assim, a garantia e o manual são cheios de notas sobre "uso severo" e eu quero ver vc provar pra eles que não acelera, pra montadora andar de moto é andar a 40km na avenida sem subir giro
Em algumas situações extremas (provas de endurance ou viagens longas por varias horas seguidas de funcionamento onde a moto será usada por longo período, às vezes vale a pena usar um óleo que seja um degrau mais viscoso. Em regimes severos de longa duração em alta temperatura o óleo tende a “afinar” e usar uma medida a mais de viscosidade irá proteger seu motor.
Cara, essas motos fabricadas até 2008 são as melhores. De 2009 em diante começaram a fabricar motos digamos que descartáveis, em comparação as fabricadas anteriormente.
Quando chegou dezembro de 2008 eles jogaram a receita fora e disseram agora a gente vai tentar do 0 fazer melhor do que tá. E até hj não conseguiram kkkk
@Duas rodas eu tenho a NX 400 falcon ano 2005, como faço pra ver o nível do óleo dela? Adquiri recentemente a moto, e o local da vareta do óleo e no alto, praticamente ao lado do tanque de combustível, uns dizem que tem que ligar ela um tempinho para o óleo subir e daí verificar, estou confuso a respeito disso, se puder tirar essa minha dúvida ficarei grato 👍🏻
Esqueceu o básico que a troca de óleo deve ser feita no maximo em 6 meses se não alcançar a km e em segundo lugar que a primeira troca de óleo de um motor zero deve ser feita com 1000km e terceiro lugar que se rodar muito a ponto de fazer duas trocas no intervalo de um mês (que é o caso de moto táxis ) o motor pode tranquilamente passar de 300.000km sem precisar abrir pra manutenção
Motores de motos que sempre rodam aquecidos duram mais porque sempre está rodando com as folgas ( dilatação dos metais) previstas em projeto. Diferente dos que anda 10 km e fica o dia todo desligado depois liga e anda mais 10 km e para, o motor trabalha com as folgas maiores, aumentando o desgaste e o consumo de óleo.
@@tomlondrina, é meu amigo, infelizmente chegamos nessa situação, temos que ficar atento à tudo! Isso se chama "falta de amor ao próximo", onde quem manda é o dinheiro, a ganâcia e etc... 😩
Pois é... E a balconista de peças da CC Yamaha me empurrando óleo 10w 40 semi sintético, quando o original é 20w 50 mineral. Para piorar, ela disse que o responsável da oficina coloca em todas as motos grandes. Fui falar com o rapaz, e ele a desmentiu. Resumo. Eu estava sem o manual e não me recordava, maior aborrecimento para fazer a troca e para receber o valor da diferença do óleo correto que era mais barato.. Vou postar o vídeo lá no Canal. Moto abraço.
AFF óleo recomendado pelo fabricante nada mais e do que um contrato c a montadora Ex.a Cb 300 recomenda óleo 10w30 a Twister recomenda 20w50 a fazer usa o mesmo motor dês de 2007 antes era recomendo 20w50 agr 10w30 mas o motor e o mesmo
Fazer e um dos melhores motores 250 ja feitos...trabalhei 2 anos em oficina e nunca peguei um motor de fazer quebrado....ja a cb 300 tinha uma pilha de cabeçote....honda errou feio na 300 motor com taxa alta de compressao alimentaçao magra e parede da rosca da vela muito fina...resultado super aquecimento e cabeçote rachado
é isso mesmo , a maioria das montadoras sugerem óleo Mobil ... esse vídeo é patrocinado pela própria, então não tem nada ver mudar a marca que tá no manual !!
ANTES de mais nada se é que vc já não sabe, o W (significa winter =inverno), então em um dia frio, qto menor esse número, 5W, 10W, 15W significa a viscosidade dele numa partida a frio e qto MAIS fino, MAIS rápido ele chega às partes mais altas do motor, protegendo-o melhor e o 50 (poderia ser 40, 60 ou até mais) e o regime de temperatura em que ele trabalha em uso! Não entendo muito de motos, mas sei um pouquinho de óleo! Rsss
@@wanderleysales8962 verdade. Dependendo da região, se for muito fria, tipo, na Rússia, usam 0 0w, região mais quente, usam o 20w. Aqui na região sul, eu uso 0 10w30 SL. To usando agora o shel pra ver.
Outro equívoco: arredondar volumes durante a troca. Exemplo: se o motor solicita 1,1L, 1,2L ou 1,3L, é abastecido 1L só para coincidir com o volume do frasco. Sobre "verificar o nível com o motor frio" achei estranho. Não deveria ser com o motor quente após alguns minutos de funcionamento? No mais, muito útil o vídeo. Aborda negligências que, muito raramente, serão corrigidas por todos os motociclistas. 😉
Todo mecânico no brazil diz pra trocar o óleo num intervalo menor que o recomendado no manual, porquê no brazil faz muito calor, etc. Quem tá certo, os mecânicos ou os engenheiros das fábricas?
Trocar óleo e filtros antes do recomendado é desperdiçar tempo e dinheiro. Mas preste atenção, é sempre um limite de km ou período de tempo, geralme te 1 ano, o que vencer primeiro.
@@jaislandsp uso severo existe sim. Acontece quando o motociclista usa a moto em pequenas distâncias, não espera o motor atingir a temperatura de trabalho, chega no destino ainda com o motor frio... E faz o mesmo trajeto de volta, ou seja o motor nunca atinge a temperatura de trabalho... Isso acontece se o cara não deixa a moto aquecer, já liga ela fria e sai Outro caso é uso no trânsito, onde o motor fica ligado e a moto não passar de 20km/h, o que causa superaquecimento, pois o motor está rodando, mas como a refrigeração depende do movimento, o motor acaba superaquecendo. Alguns manuais recomendam trocar o óleo com metade ou 2/3 da troca normal... Siga sempre o manual, se não diz isso, não precisa de preocupar
@@ms.pelegrini Perfeito amigo, muitos acham que uso severo é andar no limite, esquecem totalmente do pouco uso, e tem muita gente nessa situação, pela pequena distancia do trabalho, transito caótico, compram uma moto e rodam 10 15 20km para chegar e ocorre o que vc comenta. Quanto ao manual, pra mim é uma excelente referencia, excelente, mas, referencia.
@@ms.pelegrini a questão e! Como deixei claro no comentário, PRATICAMENTE NÃO EXISTE, sim, rodar pouco ou andar em estrada de terra e um item que faz prover a trocar antecipada, mas uma km para considerar pouco não e esta km em si de 10, 15, 20km, até 3 km e considerado severo, como dificilmente alguém só roda esta km, podemos dizer que não existe, estudo diz que em média rodamos 8 kms da casa ao trabalho e vice versa, considerado então dentro do padrão para troca programada. Motores de moto por não está em habitáculo fechado como carros não sofre tanto problema de aquecimento, o óleo em média em uso normal chega a 150 a 200 graus dependendo da concepção do motor (não confundir temperatura d'água) o óleo suporta em média 235cº até entrar em ponto de fugor, já em marcha lenta fica em média de 140cº em motores não refrigerado a água e levemente acima dos 140 quando refrigerado a água, logo então isso nem conta como atencipacao de troca, nem em manual da moto cita isso, a não ser que vc fique mais parado do que andando, aí e melhor trocar por hora trabalhada, mas o tempo de troca que colocam tá numa margem tão segura que e desnecessário fazer troca prematuramente, do mais 99,9% dos motociclistas pega corredor.
Em relação ao filtro de óleo. A alegação é que o filtro esta ''sujo'' com o óleo velho, contaminando assim o óleo novo, mais... e aquele 100ml de óleo que fica dentro do motor que não sai totalmente? (irá contaminar o óleo novo). Na minha moto troco filtro uma sim outra não, o filtro custa o preço de um litro de óleo e o manual diz para fazer isso. E isto é o que penso. Quem concorda dá like quem discorda me convença.
a embalagem de óleo não diz quando você tem que trocar essa informação tem no manual da sua motocicleta porem o grande problema é a má interpretação por ex digamos que o fabricante da moto indique a troca de óleo a cada 4.000 km no manual vai ter as seguintes frases: a troca de óleo deve ser feita a cada 4.000 km ou seis meses ... verifique periodicamente o nível de óleo antes de iniciar a pilotagem... o óleo lubrificante deve estar entre as marcas máximo e minimo da vareta medidora,se estiver na marca minimo adicione óleo para motor recomendado até atingir o nível especificado. O problema é esse as pessoas só veem que o óleo deve ser trocado a cada 4 mil km e esquecem de verificar se precisa "completar"o nível já que naturalmente o motor vai consumindo um pouco de óleo ai o cara roda no minimo ou abaixo disso e ai em pouco tempo o motor começa a fumar e consumir bastante óleo e ai que vem o prejuízo. quanto ao que o seu vendedor falou ele não esta errado pois um fraco de óleo não custa caro ao valor de uma manutenção no motor
Como verificar o nível do óleo com o motor frio, se o manual indica deixar a moto funcionando por 5 minutos, desligar esperar de 2 a 3 min, daí verificar o nível?
Com todo respeito a Duas Rodas. Mas amigo, segue a regra 1. Siga o manual. Bem simples. A Falcon por exemplo trabalha diferente, com reservatório. Siga o manual.
Vc está correto amigo, eles erraram feio nesse ponto, pelo menos nos manuais Honda o motor precisa estar semi aquecido (conforme sua descrição no seu comentário, parabéns) E outra coisa, não sei se passou despercebido por eles, mas não adianta a moto estar num piso plano e deixá-la no descanso lateral, a leitura do nível do óleo estar errada tb, mas de resto bacana o video
Eu tenho uma cg 150 fan 2010 eu usava o Mobil 20w50 aí fia a embreagem dela aí comecei a usar o Mobil 15w50 Alta performance até o ronco do motor fico mais bunito de ouvir
Shadow 2011 750 oleo recomendado 10w30 semisintetico Shadow 2007 750 oleo recomendado 20w50 mineral. AGORA ME RESPONDE HONDA QUAL A DIFERENÇA DO MOTOR ?
essa parte do filtro, o apresentador esta fugindo da recomendação do Fabricante, ser no manuel diz que e para troca uma vez sim e outra não... pq tenho que troca toda vez ? , óleo semi-sintético usado ,vai ser o mesmo do semi-sintético novo, mesma formulas ,agora a não ser ,que o mesma esteja contaminado com óleo de propriedades diferentes que podem comprometer o óleo novo ,essa e minha opinião
1:00 Erro 1 - não trocar ou atrasar a troca 2:47 Erro 2 - medição errada do nível 3:31 Erro 3 - usar óleo para carro 4:11 Erro 4 - mudar a viscosidade 5:28 Erro 5 - esquecer e trocar o filtro de óleo
2:47 No manual da minha cg diz que se ligar o motor por 5minutos deve esperar 3minutos, ou 3min p/ esperar 2min, para verificar o nível e com cavalete central. Não fazer a medição com o óleo todo no cárter!
Uso extremo é moto táxi e boys, entregador de gás e água e medicamentos a troca para moto com 5 anos de uso é 1500km e óleo bom e caro pois as nossas ferramentas de trabalho é que levam o sustento pra nossa família e cuidam de nossa vida no trânsito louco, um abraço a todos os cachorros loko do Brasil, meus irmãos e irmãs 😊😊😊
Por isso q minha Tornado 2002 está com o motor em cima sempre troco a cada 1000 km junto com o filtro e quando e preciso completar só com o mesmo óleo , 1,5 com o filtro mas compro sempre 2L . Praticamente 20 anos tem de vida minha Tornado mas não me da dor de cabeça em nada sigo as recomendações a risca manutenção e tudo independente do ano .
O manual da minha Fazer 250 recomendava a troca a cada 6 mil km, e mesmo usando sempre Yamalube e filtro original em todas as trocas, com 3 mil que era quando eu trocava o óleo, ele já saia bem sujo. Questionado o motivo da diferença absurda da quilometragem, os mecânicos da Yamaha disseram que é porque os testes são feitos em ambientes fechados e nas ruas é diferente. O que não faz o menor sentido... Mas de qualquer jeito, não dá pra confiar 100% no manual.
Faz sentido, testes internos não equivalem a mesma proporção de uso externo, condições severas que o motor enfrenta, temperaturas, isso tudo influencia muito, combustivel de ma qualidade, folgas que surgem com o tempo, tudo isso influência para um desgaste mais rápido do lubrificante
Trocar de marcha errada, mudança de velocidade etc... lá só deixa ela rodando na esteira
Óleo não fica sujo da forma como você pensa. Ele fica com coloração escura porque atinge temperatura relativamente alta (até 90 graus Celsius) e o contato com a embreagem que invariavelmente solta algumas partículas que se misturam a este. Mas isto não significa que o óleo está 'sujo'. É o aspecto que fica mesmo (presumindo um uso correto da moto).
Mano, é um requisito para garantia, seguir o manual.
1) - Não trocar ou atrasar a troca
2) - Medição errada do nível
3) - Usar para carro
4) - Mudar a viscosidade
5) - Esquecer de trocar o filtro do óleo
Frasco virado ao contrário... kkkkk
Obrigado amigo, você é um amigo.
Usar óleo reciclado kkk
Parece que o recomendado para a XRE 300 2010 é o 10w30, mas meu mecânico disse que posso colocar o 20w50 mineral que ainda dura um pouco mais tempo, o que de fato essa mudança impacta, o que acontece, especificamente na XRE 300?
@@romeodirienzo4153 mano tenho uma xre 300 2010, e o manual diz q o óleo é o 20w50 msm, mas já percebi q geral usa o 10w30. Só n sei o pq kkkkk eu uso o 20w50
Eu tenho uma broz 160 2017/2017 e troco o óleo do motor a cada 1000 km dês do dia que recebi ela 0 km olé original Honda ..... nunca tive problemas e acredito eu que o motor vai ter uma vida útil maior que o esperado e tbm todas as revisão são feitas na concessionária
e no manual a troca é a cada quantos mil km? Na Yamaha Factor é a cada 5000 km e eu troco a cada 1000 km também, não confio em manual.
Tem fabricante que aponta mais de um tipo de viscosidade, dependendo da temperatura ambiente.
No manual da Suzuki tem o óleo recomendado, por exemplo, 10w40, e lá no manual há uma tabela/gráfico com viscosidade/temperatura.
Passei 4 anos com uma XJ6, trocava em 3 em 3 mil, e sempre fazia a troca do óleo 10/40, e filtro, por conta do nosso clima tropical não teria como usar o 10/30, minha moto nunca passou de algum aquecimento, e nunca mudou nem o tom do ronco e rodei quase 60mil, sempre com os punhos colados e vendi do mesmo jeito, e o que falei no comentário anterior, leiam e procurem informações, a final e um bem adquirido que amamos demais !! Valeu galera abraços a todos 👊✊✊✊✊🛵💨💨
Se a especificação é 10/40 tem que colocar oq pede
@@devysonrusso8181 O manual da Versys 300 recomenda o 10/40, mas indica outras viscosidades se a região for mais quente. Podendo usar o 20/50 se você morar no nordeste, por exemplo.
Ótimo Canal... bom vídeo.
Troco da minha Twister 2017...
A cada 2.000 km rodados, óleo e filtro.
Engenheiros da Honda não sabem de nada. Quem sabe é essa turma aqui que troca o óleo de mil em mil kms kkkk. A indústria de óleo agradece.
Eu faço isso kkkkkkkkkk
Mas coloco um baratinho
@@LucasSilva-zc7jxolha não é por nada mais vale bem mais a pena você colocar um óleo de qualidade superior como motul, vê no manual do carro ou da moto qual o óleo indicado e qual API (sl sn sn plus e sp) são os mais moderno rodar pelo tempo recomendado do que trocar o óleo a cada 1mil km, se o api é sl por exemplo você pode usar um mais mais novo pois tem mais tecnologia na composição, lubrificando mais e trazendo mais vida útil para as peças.
@@Vitoroliveira.2 entendi irmão eu fazia por que minha moto era antiga bros 2005, mas comprei uma tinta 2023 e só uso motul 5100. Valeu a dica amigo
Se não trocar em mil em mil o motor vai de Vasco
@@edferreiraMTde mil em mil é só para óleo de má qualidade amigo, hoje em dia já existe óleos excelentes que podem ser usados 3mil km de boa.
Correto o vídeo, muito bom, a maioria dos motociclistas não cuida destes detalhes
*Boas dicas, sempre troco o óleo e filtro de óleo da minha CB Twister ano 2015/2016 de 3 em 3 mil km e até hoje tá tudo ok.*
Vc usa qual olio
@@AlexSantos-xm2pp O recomendo Pró Honda 10w30.
Vc usa MUTUM O MOBIL?
@@AlexSantos-xm2pp É o que usa na concessionária mesmo o da Honda chamado (Pró Honda).
O óleo Yamalube me surpreendeu, é uma pena nao ter na viscosidade 10w30. O canal moto & terapia testou o yamalube 20w50 no viscosímetro a 100° c depois de 3 mil kms rodados na Twister antiga e ele ainda se comportava como óleo 50 começando a virar 40 (em alta temperatura). Ou seja, perdeu pouca viscosidade. Agora o Motul 3000 20w50 aguentou só 1500 kms. O Mobil, o Castrol e o Lubrax mineral perderam a viscosidade com cerca de 500 kms apenas.
Show de bola. Mais um ótimo vídeo para os "viciados em troca de óleo". Óleo se troca de acordo com as recomendações do fabricante assim como diz a matéria ai. Se sua moto esta baixando de mais o nível (+ ou - de 5% do total de óleo), tem algo errado ai e vá logo ao mecânico.
Porém no Brasil temos um agravante, a mistura de solventes na gasolina, isso contamina o óleo muito antes do recomendado pelo manual, temos que ficar atentos e de olho no óleo!
Tenho moto há mais de 15 anos tive e tenho diversas marcas de moto e já fiz o que o manual diz e vou te dizer, esse Manual da Honda é uma piada, mais cada vai adquirir mais conhecimento passado perrengue por conta
Eu acho que cada caso é um caso..... tudo depende do tipo de uso e do tipo de motor.....eu por exemplo tenho uma CBR 450 94 que está chegando aos 190 mil kms......já troquei os pistões e anéis ...a 80 mil kms atrás....mas o virabrequim está intacto e a moto não fuma.......tomo alguns cuidados como ficar com ela parada ligada em semáforos o mínimo possível por exemplo. Pois é refrigerada a ar.....mas na rodovia não aliso não.....e olha que comprei ela quando tinha 60 mil kms a quase 10 anos.....e embora o manual indique a troca de óleo a cada 3000 kms e a troca do filtro a cada duas do óleo... eu não sigo....troco o óleo e o filtro a cada 2500 kms....e sempre usei o mais barato...o lubrax 20w 50..... obrigado pelo vídeo explicativo.. abraço!
Na minha já aconteceu antes,Demorei pra trocar o óleo, e o prejuizo foi ter que trocar os discos de embreagem novamente!
Agora eu tomo mais cuidado!
Vídeo ótimo para leigos, gostaria de ver um vídeo assim sobre líquido de arrefecimento para motos.
Excelente vidio. E so ler o manual. e seguir a risca que da certo Tem muitos coitados trocando o oleo a cada mil km estao jogando dinheiro fora .
e se for falar isso pra eles eles te chamam de burro
Cara eu tenho cuidado com minhas coisas e além de tudo cuido muito bem do meu bolso. Tenho uma Twister 2019 e troco o óleo de o filtro a cada 1.000 km. Podem falar o que quiser, que não precisa trocar filtro em toda troca, mas tenho esse mesmo costume com meu carro e sei o quanto o motor está zerado mesmo com km alto. Cuide dos seus bens e cuide do seu bolso. Valeu
Eu troco tbm sempre o filtro pela lógica óleo novo com filtro velho vai contaminar o óleo novo
@@rafaelcosta8914 Só se for no meu bumbum.
Segundo o manual da Honda Biz, A medição do nível é feita com o motor frio, porém após 1min de acionamento para circulação do óleo, não com o óleo todo no cárter. E sob pé central
Eu também li isso no manual.
no manual da minha cg diz que se ligar o motor por 5minutos deve esperar 3minutos, ou 3min p/ esperar 2min, para verificar o nível e com cavalete central. Não fazer a medição com o óleo todo no cárter!
Excelentes dicas. Já possui moto e sempre procurava ao máximo fazer a troca de óleo observando a quilometragem. Porém, já vi pessoas cometer esses erros como: não trocar no tempo certo, completar por entender que é o certo, e outros. Parabéns pela importantes dicas.
O óleo para moto tem proteção para não deslizar a embreagem que trabalha lubrificada com o óleo do motor, por isso jamais se usa oleo de carro porque corre o risco de patinar e estragar os discos da embreagem e danificar todo o conjunto disco, platô e campana.
Bah, faltou um detalhe importante, a posição da vareta para a leitura do nível. Remover totalmente a vareta e verificar sem rosquear.
Tem que deixar a moto reta não?
@@malcolm7912 Sim, cavalete central, se não tiver outra pessoa ajuda.
E ele ensinou a forma errada de verificar o nível do óleo.
Eu tenho uma XRE 300 e o manual da Honda pede pra funcionar a moto por uns 5min, desligar ela, esperar mais 2min, colocar na posição vertical e depois medir o óleo.
Eu creio que a Twister (que ele esta usando de exemplo) deve ser do mesmo jeito.
Verdade
@@jprf0023, é verdade! Mas "funcionar uns 5 min." é modo de se dizer. O fabricante quer dizer que é para aquecer o óleo antes de escorrê-lo. Se a moto já estiver com o motor quente é só esperar alguns minutos ("2 min.") e aí já pode drenar. O óleo aquecido flui melhor e mais completo. Valeu!
Na minha Fazer 250 só uso Motul 3000, desde as primeiras trocas e tbm troco o filtro junto com o óleo. Valeu pelas dicas Nota Mil.
Motul 3000 é 20w50?
@@ms.pelegrini sim
Lembro do meu pai com a sua Fan 2006 colocando óleo de caixa de macha de caminhão.. parecia um mel.. kkk ele falava que todo óleo ficava fino quando esquentava.. kkkk homi doído....
Ótima explicação, pois esclareceu algumas coisas que eu não sabia, antes eu trocava o óleo da minha moto LANDER 2020 a cada 1300km rodado, mas aqui mesmo no UA-cam eu vi falando que o manual do fabricante recomenda a troca a cada 5000mil, eu fui lá no manual e confirmei oque eu tinha visto aqui, desde então eu passei a fazer a troca a cada 5000mil km, até o atendente da oficina falou que não era bom tinha que trocar a cada 2000mil km, no máximo 2500 km, mas quem sabe realmente da troca eo fabricante na qual eu acredito🤷🏻♂️, se acaso minha motocicleta da problema quem vai arcar com a garantia éo fabricante 🤦🏻♂️!
Brother não faz isso, se der pau vão dizer que foi mal uso seu, é pra trocar a cada 5mil porém vc tem que ir completando mas vá por mim problemas com a concessionaria não valem a pena e só dor de cabeça, siga o que o mecânico diz.
Canal Duas Rodas, continuem com esse tipo de vídeo. Informações muito úteis passadas com excelência pelo bom trabalho do apresentador.
Valeu irmão gostei sempre esqueço de trocar o filtro do óleo
Bem! O nosso país é tropical, faço as trocas com um intervalo menor, que o manual! Ainda com o motor quente deixo ele escorrendo o óleo, de um dia, pro outro, assim o óleo que está na parte superior, desça! E confiro o nível com o motor frio, e com ele quente, depois de um a dois minutos de funcionamento, e só começo a trabalhar com ela ( a moto ) , depois desse tempo em ponto moto, para lubrifica-lo, (o motor) !! É minha experiência!!
Adoraria trocar o óleo com vc; q caprichoso
Eu também faço isso deixo escorrendo de um dia para o outro
@@joaofeijo9673 kkkkkk ele aperta bem o bujão pra não vasar
Kkkk eita tempo ocioso que esse rapaz tem em RS, quando vender ela vai receber mesmo valor de fábrica
Visheeee, muito obrigado, eu sempre trocava a cada mil km e seu vídeo foi muito esclarecedor
Eu troco a cada mil também... Pqp
Ótimo conteúdo, poderia sair mais vídeos sobre esse tema, óleos minerais, semi sintético e sintético. Comparação de marcas.
Eu tô usando uma fan125i com o óleo 20/50, "minha" primeira moto, tô aprendendo agora como cuidar da moto e do motor
Até hoje nunca vi um teste de resistência desses motores que equipa motos e acho motor de moto muito frágil como se fosse descartável tem determinados veículos que é feito para trabalho e a troca do óleo do motor e com 30.000 mil km aí sim e qualidade
Vdd mesmo Motor de moto não é igual um de carro slc
Show, obg. Pelas dicas, faz 6 anos que não tenho moto mais estou pensando em comprar uma próximo ano. Que venha 2021.
Lubrax 20/50 mineral para minha Titan 150 07, uso a dez anos na mesma moto, testei todos entre eles o Mobil que sempre me deu problema de superaquecimento no motor e viscosidade ruim.
Concordo! Sou mecânico de autos e tenho uma opinião sobre esses óleos de baixa viscosidade: eles perdem mt a viscosidade em altas temperaturas. E é aí q acontece o desgaste maior e não nos primeiros segundos de funcionamento como mts falam. Quero ver numa viagem, com bagagem, mt peso, com o nosso combustível adulterado, num dia de verão, subindo uma serra e a moto com um óleo 10W30. O manual pede um tipo de óleo mas engenheiro é humano e erra. Por causa disso, o mecanico q trabalha anos nessa área vê melhor os erros e acertos, está mais adaptado a realidade do nosso país!
@@gentilnempensar4032 com certeza, imagino um carro que usa óleo 0w30 como os da Honda nacionais
Eu particularmente se for trocar o oleo e so tiver o mobil, vou pra outro lugar, nao gosto desse oleo fajuto.
@@celiojoseferreiracosta3517 e vc usa q oleo? eu só uso mobil ,nunca me deu problema ,e aki o motor é preparado e só anda de alta no dia a dia e nunca tive problema ,o nivel nem abaixa
@@MateusdaJet blza, se voce está satisfeito com o mobil entao continua usando, eu tenho habito de sempre respeitar a preferencia exceto em um caso que chega as vias de fato, mas eu particularmente nao uso mobil, nao troco oleo e nunca troquei com 1.000km, desnecessario e olha que sou motoboy e minhas motos sempre rodaram muito e inclusive a ultima titan 2008 que vendi com 70.000km ja esta com 220.000km e em fumando ta ainda..
Te digo uma coisa, manunteçao e cuidado e principalmente, pilotagem, faz diferença e muito no motor e na sua vida. Troco oleo em 2.500 em 2.500km e agora acabei de vender minha fazer 150 com 140.000km e vou pegar uma Factor 150 zerada, e sabe o wue fiz na minha fazer ate o dia que vendi?? Apenas manutençao normal e pra quem vendi está super feliz, mas respondendo qual oleo que uso, eu uso muito o yamalub e as vezes o lubrax. Abraço
tenho uma broz 2014,, uso sempre óleo 40 ,,e nunca tive problema com o motor até hoje,, olha que uso muito s moto pra trabalhar
6:19 esse óleo ai com essa coloração e essa viscosidade eu colocaria na minha moto e rodaria mais ums 5 mil KMs, fiz isso na minha fazer 250,. Sempre rodei 5 mil KMs com um troca de óleo e ela durou 8 anos na minha mão sem fazer nem um barulhinho, isso fora os outros 6 anos que ela rodou na mao do outro dono. Pra mim oque importa mesmo e vc olhar a viscosidade e o nível, se estiver no vivel e com viscosidade boa nao vejo necessidade de trocar, mais isso e so minha opinião.
Exatamente.... um monte de coxinhas trocando o óleo com 3k com medo do motor quebrar... rs
O que quebra o motor é a falra de óleo e não óleo dentro da km correta.
Estão jogando dinheiro fora!
A Yamaha Marca 5mil km no manual, troco dessa forma, mas troco o filtro toda vez também ( ao invés do vez sim vez não). A moto já está com 53000km suave, pega fácil.
Em parte vc ta certo em se rodar muito mais ,do que eu vejo o pessoal trocando com 1000 km 2000km ... mas como vc vai analisar viscosidade ? Prefiro não estender muito o tempo de troca ´com uma margem de 300 km pra mais ou menos
Muito bom! Foda foi pra medição, no manual da minha Fazer manda ligar a moto por alguns minutos pra depois medir, no vídeo fala pra medir com a moto desligada...
Deveria ter deixado mais claro a medição do óleo da moto tem que está no pezinho ou reta, e também de como verificar o óleo, se precisa enroscar a vareta de nível ou só encostar no primeiro fio de rosca.
Verdade meu amigo, eu também percebi essa falha.
Sem contar que eles mandaram medir com motor frio, na verdade os manuais mandam ligar a moto alguns minutos, desligar e esperar outros poucos minutos, ou seja, motor morno não frio.
Hehe falhas acontecer.... uma dica:
Deixe a moto em 90¤graus linha reta!! Ou se tiver o cavalete Central e uma boa... depois ter colocado a moto em linha reta e em 90¤graus, você liga o motor de 3a5 minutos. Logo em seguida, desliga! É espera alguns minutos até o óleo assentar. Logo em seguida tire a vareta de medição do óleo, limpe! É encostei sem rosquear... certo?! Encosta e retira... logo você irá ver o nível, marcado na varetinha.
Obs eu sigo a sim!
Se estiver com o motor frio deixe ligado por alguns miutos para esquentar desligue aguarde uns 3 minutos, com a moto em um piso plano com a moto na vertical , não deve rosquear a vareta se o nivel estiver abaixo do maximo deve completar
Medida de óleo só com moto reta
Valeu pela diga
Toda vez troca óleo troca o filtro
Tenho uma Fazer 150, o manual diz para ser de 5 000Km , mas, faço de 2 500 Km ou 3 000 km já estou com quase 90 000 Km e está tudo em ordem
Mas aí é YAMAHA né amigo.
Qualidade e durabilidade.
Quando tinha a Factor 150, trocava o óleo a cada 1000 - 1300 km e o filtro a cada 3000 em media.
@@marios.m.2728 tenho a fazer 150 e troco só yamalube a cada 3.000
Mas precisa verificar o nivel , se necessário completar
Eu usava 20-50 mineral na minha fazer 150. Qual voces usam?
Logico. Vc é muito inteligente não precisa seguir o manual de quem inventou o motor.
Eu trabalho na grauna aqui de balsas , boa dica vlw.
Nos manuais que eu li, estava escrito que para verificar o nível do óleo tinha que funcionar o motor por alguns minutos desliga-lo esperar outros minutos, tirar a vareta medidora, limpar e inseri-lá novamente sem rosquea-lá.
No manual da minha tbem fala isso!!☝☝☝
Eu vejo todos que fala sobre trocar o óleo da xre ou as que são refrigerada a óleo, mais nunca vi ninguém fala que fica quase 300 ml no cano do radiador de óleo ,fiz a troca na minha e depois de sair tudo eu soltei o cano e saiu bem ainda !!
Muito bom adorei sua explicação tirou todas minhas dúvidas pq algumas coisas que você falou eu não sabia
Belo vídeo, dá um norte a grande parte das pessoas q não manjam nada. Assim elas saber por onde seguir.
Eu uso motul 5100 10w40 e troco a cada 3000km sendo q no manual manda a cada 5000km seja com o mineral ou semissintetico(ambos yamalube) e como uso num modo urbano misto com rodoviário, então reduzo qse pela metade o km
E posso falar, não abaixa qse nada(até imperceptível)
Qual a moto que vc usa?
@@leandrocosta7838 Lander 2020
@@tibola271shark ham tenho uma Titan 160. Utilizo o óleo motul 10w30. E troco em em 2000km.
Minha moto e uma Titan 160 2018 e já tem 130k rodado.
Continuo com o motul ou troco pela lubrax?
Eu troco a cada 3 meses e dou uma boa lavada na moto, ou quando faço um passeio de 1000km +ou- ,é muito barato!!!há,a minha moto é uma XT600e linda!!!!
Boa tarde. Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento . Então, você comentou que é melhor trocar o filtro sempre que trocar o óleo, concordo. Você justificou além do valor baixo do filtro, impede que o óleo velho contamine o novo. Ok. Concordo também. E no caso das motos que possuem radiador de óleo, você entende que deve esgotar o óleo do radiador também? Minha moto é uma fazer 250cc. Obrigado!
No manual da minha cg-150 diz pra esquentar o motor +-5 min depois esperar +- 3 minutos desligado e aí sim medir e que pra medir não pode rosquear a vareta!!!
sempre que vou trocar o oleo, eu ponho de volta no frasco que tava o oleo novo e sempre abaixa 50ml ou 100ml. usando o oleo da motul. se eu uso oleo da mobil quando da 700km ja baixou 200 ml... pq n faço ideia. dai so uso motul e a cada 1000km eu troco. as vezes abaixa 100ml as vezes n abaixa nada '-'
Da fazer 250 também é assim.
YBR125 também
@@corey5722 Verdade, na minha suzuki intruder 125, eu usava mobil 20w50 mas baixava muito o nivel de oleo, então troquei de marca comecei a usar petronas sellenia, parou de baixar execelente oleo recomendo.
@@poppunkrockbasscover6747 mobil e um óleo ruim, desatualizado e n presta, e nem o lubrax. Mobil e lubrax e duas porcaria.
Salve.. dúvida na SCOOTER NMAX já o óleo do motor não lubrifica a embreagem pode ser usado MOBIL SUPER™ 5W-40 SINTÉTICO V já é é superior o ao recomendado. Sendo este um óleo automóvel
Uau!!!! Gostei demais das dicas.Parabéns pelo vídeo. 🤩👍🤩😊
Muito bom os conteúdos bem explicativos show de mais
No ponto 2 acho que o melhor é aconselhar a seguir as instruções do manual. De acordo com o manual da minha moto (Africa Twin), a maneira correcta de verificar o óleo é com o mesmo à temperatura normal de funcionamento e não com o motor frio.
Verdade.
Sem dúvidas vídeo muito bom e bastante útil, mas não sou inscrito no canal e não sei como o Y.T me indicou este vídeo, mas ontem estava tirando dúvidas referente a este assunto no grupo de wats, nem era no face que todo mundo já sabe da sua falta de privacidade. Se A.I estiver nesse nível estamos ferrados.
A pessoa rebaixa o carro:
Fulano; "ain, o engenheiro estuda anos e anos para fazer a suspensão e vem um troxa e corta as molas"
A pessoa segue o manual da fábrica e troca a cada 5mil km:
Fulano; "ain, vai fundir a moto, depois vem chorar, fica acreditando em engenheiro de fábrica"
Esses testes de montadoras são feitos com combustível de qualidade que não é a realidade da maioria dos postos no Brasil ,a queima do combustível ruim contamina o óleo
@@heliomedeiros8307 se o combustível esta contaminando o óleo da sua moto, vc não terá um problema com óleo passado da quilometragem...
@@andremailson5858 ???
A prova que não se pode confiar em engenheiro é a Honda Falcon... Botaram aquela Fulelagem chamada "cárter seco" que não arrefece o óleo, a moto superaquece, queima juntas, vaza compressão óleo, enfim. Acaba com o motor mesmo usando o melhor óleo e abreviando o tempo de troca.😡
Rebaixar o carro não é problema, o que da má fama é ficar invadindo a contramão toda vez que for passar uma lombada. A maioria acha bonito mas do mesmo jeito que tem gente que só ve defeito tambem tem gente que exagerar a ponto do carro raspar com qualquer ondulaçao na estrada.
Esses dias no meu bairro um carro Sedan rebaixado deu problema e tiveram que chamar o guincho, as rodas da frente mal subiram na plataforma e a traseira ja colou no chao mesmo com tabuas pra levantar as rodas traseira, estavam a mais de 10 minutos planejando como fazer isso dar certo, mas infelizmente eu estava com pressa e nao pude acompanhar o desfecho.
Contanto que no documento do carro conste ("suspensao modificada "X"mm) os vizinhos invejoso que se lasquem. Se é o que faz a pessoa ser feliz, deixe-a mergulhar de cabeça nos sonhos dela.
a respeito da viscosidade foi onde mim dei mau o manual da factor 125 indica 20w50 eu mudei pra o 10w30 devido ser mais fino viajei 6000kms daí rodava muitos kms num dia deu problema na parte de cima do motor viajei de Pernambuco até SP por isso rodava muito durante o dia
Então tinha que seguir o manual...
Burro.
Há controvérsias,no manual da minha,manda ligar a moto de 3 a 5 minutos,aguardar um pouco e medir o nível, com a moto nivelada é claro. vou pelo manual da minha e fim de papo!
Tenho uma CB Twister 250 F e não troco o óleo em oficina. Eu compro e troco em casa eu mesmo e sempre troco o filtro de óleo também toda vez que troco o óleo.
Nas oficinas nem sempre os mecânicos tem paciência de esperar o motor esfriar e deixar todo óleo escorrer,com isso vai ficar óleo velho e também corre o risco de espanar o bujão onde vai o parafuso que drena o óleo. Pode não espanar da primeira vez ,mas ele vai dilatando toda vez q mexe nele quente, já aconteceu comigo com uma yamaha ybr 125 ,só trocava o óleo na oficina e com o motor quente, espanou o bujão,começou a vazar óleo,tive q reabrir rosca,com isso aprendi a lição.
Vai uma dica : quando for fazer a troca de óleo dentro dos 1000 km , devolva o óleo velho no recipiente e examine quantos ml baixou, desse modo vc saberá quanto completar no próximo óleo , ou seja não vai ser necessário ficar vendo nível tendo em vista que vai baixar sempre a mesma quantidade.
Não é bem assim, se você rodar em condições diferentes de temperatura e uso, essa quantidade que baixa pode ser totalmente diferente.
@@hjmotosebike7185 isso é verdade, moro no sul na Titan no inverno não baixa nada já no verão já baixa de 100 a 180 ml
Olá infelizmente não posso aferir o nível do óleo do motor da minha moto com frio é uma pequena penitencia, acho que houve um erro na troca de óleo a milhares de kms, mas as informações foram bem básicas e boas.
E moto que não tem cavalete, elas foram desenvolvidas pra trocar um pouco inclinadas ou tem que ficar segurando niveladas até sair todo o óleo?
kkk
Toda moto tem que ser nivelada e não curvada quando for trocar o óleo!! Pergunte a qualquer mecânico. Foi o que fiz quando entrei no mundo das motos.
Bote uma madeirinha embaixo do descanso lateral até chegar a ficar bem em pé, mas antes de colocar a madeira vc já solte a vareta medidora para não dar solavancos na motocicleta.
A moto não pode estar inclinada.
Kkkkkkkkkkkk... Coisas da Honda...o carinho que ela tem por seus consumidores.😂😂
Excelentes dicas, a única ressalva é no que diz respeito a filtro de óleo, na minha opinião não devemos contrariar as instruções do manual em hipótese alguma, ainda mais quando aumenta os gastos sem necessidade, devemos usar o mesmo critério para tudo que estiver escrito no manual.
um filtro de óleo custa no maximo 20 reais, sério q pesa tanto assim gastar 20 conto a mais a cada troca de óleo?
@@MrKauri89 Gastar 20 reais de forma desnecessária?
Claro que pesa.
Nem todos estão financeiramente bem.
Medir óleo com motor frio confronta diretamente a recomendação dos fabricantes.
Até que fim entendi.. Pq tem uns cara aí... Aí não sei oq põem óleo 20w50 na sua 160 que ela vai ficsr mais silenciosa... Mano eu coloquei uma vez, pow come mais gasolina kkk motor fica lento.. Marcha dura da pphha kkk mano por. Isso é sempre bom pesquisar quem entende, igual o homem do vídeo de cima. Parabéns ajudou bastante
pessoal, a troca precoce do óleo lubrificante,só beneficia o fabricante dos óleos, e os revendedores. Sigam o que diz o manual do proprietário
Seguir o manual favorece o fabricante da moto kkkk
Troca de óleo não se baseia apenas em kilometagram e tempo. Depende das condições de tempo, estrada, poeira, etc.
@@adrianobarros8611 verdade. Nem sempre tudo o que esta no manual é o melhor pars a moto.
No caso das titans o manual recomenda a troca no intervalo de 4 mil, mas com 4 mil km o óleo já não existiria mais, então é melhor trocar num intervalo menor, gasto com óleo e não gasto com peças, é mais prático investir no óleo "faço a troca de óleo a cada 800 km" a moto está com mais de 100.000 km sem dor de cabeça.
@mmuzzibr 2 não é bem assim, a garantia e o manual são cheios de notas sobre "uso severo" e eu quero ver vc provar pra eles que não acelera, pra montadora andar de moto é andar a 40km na avenida sem subir giro
Em algumas situações extremas (provas de endurance ou viagens longas por varias horas seguidas de funcionamento onde a moto será usada por longo período, às vezes vale a pena usar um óleo que seja um degrau mais viscoso. Em regimes severos de longa duração em alta temperatura o óleo tende a “afinar” e usar uma medida a mais de viscosidade irá proteger seu motor.
Uso o yamalube 10w40 semi sintético
Ótimo vídeo muito explicativo
Como o mano explicou . Olhem seus manuais ! . 👍👍
Troco a cada mil km, minha titan 99 já passou dos cem mil, e continua com a biela original de fábrica
Cara, essas motos fabricadas até 2008 são as melhores. De 2009 em diante começaram a fabricar motos digamos que descartáveis, em comparação as fabricadas anteriormente.
@@johnatan901 com certeza
@@johnatan901 as Hondas de 2009 pr frente os motores são descartáveis.
Quando chegou dezembro de 2008 eles jogaram a receita fora e disseram agora a gente vai tentar do 0 fazer melhor do que tá. E até hj não conseguiram kkkk
@@johnatan901 rapaz eu nem digo de 2008 pra traz mais de 2010 pra traz sim porque as fans e titans com o farou redondos chegaram ate la.
Muito orientativo o seu vídeo. Parabéns.
Rapaz, o filtro de óleo por aqui é mais caro que a troca de óleo em si kkkkk
falou tudo
O filtro de óleo da Twister aqui em sp é 60 conto, é um absurdo,
O filtro de óleo da fan 150 aqui é $15
Nunca mais compro na ronda comprei hoje 2 litros e 1 filtro só o filtro 74 reais na ronda da marechal Campos vitoria es tenho uma twister 2019
@@renatop7063 usa vedamotors é barato e tem qualidade
Melhor vídeo sobre troca de óleo para motos parabéns
O manual manda verificar o óleo de outra maneira.... funcionar o motor por 5 minutos desligar esperar 3 minutos e daí sim verificar..
☝️☝️☝️É isso mesmo👏👏👏
@Duas rodas eu tenho a NX 400 falcon ano 2005, como faço pra ver o nível do óleo dela? Adquiri recentemente a moto, e o local da vareta do óleo e no alto, praticamente ao lado do tanque de combustível, uns dizem que tem que ligar ela um tempinho para o óleo subir e daí verificar, estou confuso a respeito disso, se puder tirar essa minha dúvida ficarei grato 👍🏻
1:32 esse óleo tá mais bonito do que os que coloco na minha moto ..
Cuidado com óleo pirata
Comprei óleo em oficinas q emitem nota fiscal de qualquer peça essas trabalham de forma honesta pra evitar óleo pirata
Esqueceu o básico que a troca de óleo deve ser feita no maximo em 6 meses se não alcançar a km e em segundo lugar que a primeira troca de óleo de um motor zero deve ser feita com 1000km e terceiro lugar que se rodar muito a ponto de fazer duas trocas no intervalo de um mês (que é o caso de moto táxis ) o motor pode tranquilamente passar de 300.000km sem precisar abrir pra manutenção
Motores de motos que sempre rodam aquecidos duram mais porque sempre está rodando com as folgas ( dilatação dos metais) previstas em projeto. Diferente dos que anda 10 km e fica o dia todo desligado depois liga e anda mais 10 km e para, o motor trabalha com as folgas maiores, aumentando o desgaste e o consumo de óleo.
E em 4° lugar eu pergunto: em qual manual de fabricante você leu isso???
Porque não fez um vídeo de uma vez também professor ?
E por acaso eu disse que esta informação está escrita em algum manual?
@@Vanpereira77 Portanto não têm serventia de nada. É apenas achismo seu, como é comum em todo brasileiro.
Parabéns pelo vídeo!! Não tenho o manual da cbx Twister 2007, qual a km de troca do óleo. Obrigado pela atenção!!
Gente, tomem cuidado! Tem óleo da MOBIL sendo falsificado! Eu ví um vídeo sobre ísso aquí no you tube mesmo, no canal CN Motos.
Yamalube tambem. Assim como ha correias falsificadas e velas. Ta feia a coisa
Tem q mandar matar quem faz isso
Sabia de falsificação do Motul, agora Mobil é pra acabar.
@@tomlondrina, é meu amigo, infelizmente chegamos nessa situação, temos que ficar atento à tudo! Isso se chama "falta de amor ao próximo", onde quem manda é o dinheiro, a ganâcia e etc... 😩
@@inxx7371 É verdade, temos que ficar atento.
Pois é... E a balconista de peças da CC Yamaha me empurrando óleo 10w 40 semi sintético, quando o original é 20w 50 mineral. Para piorar, ela disse que o responsável da oficina coloca em todas as motos grandes. Fui falar com o rapaz, e ele a desmentiu. Resumo. Eu estava sem o manual e não me recordava, maior aborrecimento para fazer a troca e para receber o valor da diferença do óleo correto que era mais barato.. Vou postar o vídeo lá no Canal. Moto abraço.
AFF óleo recomendado pelo fabricante nada mais e do que um contrato c a montadora
Ex.a Cb 300 recomenda óleo 10w30 a Twister recomenda 20w50 a fazer usa o mesmo motor dês de 2007 antes era recomendo 20w50 agr 10w30 mas o motor e o mesmo
A cb300r 2009 é 20w50
Fazer e um dos melhores motores 250 ja feitos...trabalhei 2 anos em oficina e nunca peguei um motor de fazer quebrado....ja a cb 300 tinha uma pilha de cabeçote....honda errou feio na 300 motor com taxa alta de compressao alimentaçao magra e parede da rosca da vela muito fina...resultado super aquecimento e cabeçote rachado
é isso mesmo , a maioria das montadoras sugerem óleo Mobil ... esse vídeo é patrocinado pela própria, então não tem nada ver mudar a marca que tá no manual !!
ANTES de mais nada se é que vc já não sabe, o W (significa winter =inverno), então em um dia frio, qto menor esse número, 5W, 10W, 15W significa a viscosidade dele numa partida a frio e qto MAIS fino, MAIS rápido ele chega às partes mais altas do motor, protegendo-o melhor e o 50 (poderia ser 40, 60 ou até mais) e o regime de temperatura em que ele trabalha em uso! Não entendo muito de motos, mas sei um pouquinho de óleo! Rsss
@@wanderleysales8962 verdade. Dependendo da região, se for muito fria, tipo, na Rússia, usam 0 0w, região mais quente, usam o 20w. Aqui na região sul, eu uso 0 10w30 SL. To usando agora o shel pra ver.
Concordo plenamente com todas dicas nunes motos
Outro equívoco: arredondar volumes durante a troca. Exemplo: se o motor solicita 1,1L, 1,2L ou 1,3L, é abastecido 1L só para coincidir com o volume do frasco.
Sobre "verificar o nível com o motor frio" achei estranho. Não deveria ser com o motor quente após alguns minutos de funcionamento?
No mais, muito útil o vídeo. Aborda negligências que, muito raramente, serão corrigidas por todos os motociclistas.
😉
José, eu não sei te informar se para verificar a quantidade de óleo na moto ,se é com o motor quente ou frio, mas nos carros é com o motor frio.
Excelente matéria. Parabéns a Duas Rodas e a Mobil.
Todo mecânico no brazil diz pra trocar o óleo num intervalo menor que o recomendado no manual, porquê no brazil faz muito calor, etc. Quem tá certo, os mecânicos ou os engenheiros das fábricas?
Sempre troquei de mil em mil.
O manual né.
MeXanicos de esquina querem ganhar dinheiro! Siga o manual
Trocar óleo e filtros antes do recomendado é desperdiçar tempo e dinheiro. Mas preste atenção, é sempre um limite de km ou período de tempo, geralme te 1 ano, o que vencer primeiro.
Os engenheiros, os mecânicos não são semi analfabetos. Troca antes não danificar à moto e claro apenas desperdiçar dinheiro.
Legal moto que utiliza combustível etanol o óleo não escurece por isso confunde muito na troca.
Esqueceram de falar que para uso severo indica-se diminuir o intervalo de troca, motos que andam pouca distância ou aceleram muito.
Uso severo em motos praticamente não existe! Logo não tem motivos para baixar km de troca
@@jaislandsp uso severo existe sim.
Acontece quando o motociclista usa a moto em pequenas distâncias, não espera o motor atingir a temperatura de trabalho, chega no destino ainda com o motor frio... E faz o mesmo trajeto de volta, ou seja o motor nunca atinge a temperatura de trabalho...
Isso acontece se o cara não deixa a moto aquecer, já liga ela fria e sai
Outro caso é uso no trânsito, onde o motor fica ligado e a moto não passar de 20km/h, o que causa superaquecimento, pois o motor está rodando, mas como a refrigeração depende do movimento, o motor acaba superaquecendo.
Alguns manuais recomendam trocar o óleo com metade ou 2/3 da troca normal...
Siga sempre o manual, se não diz isso, não precisa de preocupar
@@ms.pelegrini Perfeito amigo, muitos acham que uso severo é andar no limite, esquecem totalmente do pouco uso, e tem muita gente nessa situação, pela pequena distancia do trabalho, transito caótico, compram uma moto e rodam 10 15 20km para chegar e ocorre o que vc comenta.
Quanto ao manual, pra mim é uma excelente referencia, excelente, mas, referencia.
@@jaislandsp hahaha na 230 de trilha troco a cada 5 horas de motor pq o bagulho e doido
@@ms.pelegrini a questão e! Como deixei claro no comentário, PRATICAMENTE NÃO EXISTE, sim, rodar pouco ou andar em estrada de terra e um item que faz prover a trocar antecipada, mas uma km para considerar pouco não e esta km em si de 10, 15, 20km, até 3 km e considerado severo, como dificilmente alguém só roda esta km, podemos dizer que não existe, estudo diz que em média rodamos 8 kms da casa ao trabalho e vice versa, considerado então dentro do padrão para troca programada.
Motores de moto por não está em habitáculo fechado como carros não sofre tanto problema de aquecimento, o óleo em média em uso normal chega a 150 a 200 graus dependendo da concepção do motor (não confundir temperatura d'água) o óleo suporta em média 235cº até entrar em ponto de fugor, já em marcha lenta fica em média de 140cº em motores não refrigerado a água e levemente acima dos 140 quando refrigerado a água, logo então isso nem conta como atencipacao de troca, nem em manual da moto cita isso, a não ser que vc fique mais parado do que andando, aí e melhor trocar por hora trabalhada, mas o tempo de troca que colocam tá numa margem tão segura que e desnecessário fazer troca prematuramente, do mais 99,9% dos motociclistas pega corredor.
Canal top, explicações claras, fala bem
Em relação ao filtro de óleo. A alegação é que o filtro esta ''sujo'' com o óleo velho, contaminando assim o óleo novo, mais... e aquele 100ml de óleo que fica dentro do motor que não sai totalmente? (irá contaminar o óleo novo). Na minha moto troco filtro uma sim outra não, o filtro custa o preço de um litro de óleo e o manual diz para fazer isso. E isto é o que penso. Quem concorda dá like quem discorda me convença.
Bom dia. Obrigado pelo video.
No meu caso o vendedor sempre orienta a cada 1.500km.
Acho muito pouco e as embalagens nao sao claras.
a embalagem de óleo não diz quando você tem que trocar essa informação tem no manual da sua motocicleta porem o grande problema é a má interpretação por ex digamos que o fabricante da moto indique a troca de óleo a cada 4.000 km no manual vai ter as seguintes frases: a troca de óleo deve ser feita a cada 4.000 km ou seis meses ... verifique periodicamente o nível de óleo antes de iniciar a pilotagem... o óleo lubrificante deve estar entre as marcas máximo e minimo da vareta medidora,se estiver na marca minimo adicione óleo para motor recomendado até atingir o nível especificado. O problema é esse as pessoas só veem que o óleo deve ser trocado a cada 4 mil km e esquecem de verificar se precisa "completar"o nível já que naturalmente o motor vai consumindo um pouco de óleo ai o cara roda no minimo ou abaixo disso e ai em pouco tempo o motor começa a fumar e consumir bastante óleo e ai que vem o prejuízo. quanto ao que o seu vendedor falou ele não esta errado pois um fraco de óleo não custa caro ao valor de uma manutenção no motor
Como verificar o nível do óleo com o motor frio, se o manual indica deixar a moto funcionando por 5 minutos, desligar esperar de 2 a 3 min, daí verificar o nível?
Pois é!
Vc msm te repondeu
@@MARCELO-zr9ts foi um questionamento de como foi feito no vídeo. Ou seja contrário ao indicado pela fabricante.
Com todo respeito a Duas Rodas. Mas amigo, segue a regra 1. Siga o manual. Bem simples. A Falcon por exemplo trabalha diferente, com reservatório. Siga o manual.
Vc está correto amigo, eles erraram feio nesse ponto, pelo menos nos manuais Honda o motor precisa estar semi aquecido (conforme sua descrição no seu comentário, parabéns)
E outra coisa, não sei se passou despercebido por eles, mas não adianta a moto estar num piso plano e deixá-la no descanso lateral, a leitura do nível do óleo estar errada tb, mas de resto bacana o video
Eu tenho uma cg 150 fan 2010 eu usava o Mobil 20w50 aí fia a embreagem dela aí comecei a usar o Mobil 15w50 Alta performance até o ronco do motor fico mais bunito de ouvir
Shadow 2011 750 oleo recomendado 10w30 semisintetico
Shadow 2007 750 oleo recomendado 20w50 mineral.
AGORA ME RESPONDE HONDA QUAL A DIFERENÇA DO MOTOR ?
A minha é uma FAN 160c
So não tem filtro de óleo. Mais as 4 primeiras dicas eu sempre seguir corretamente ☺
Não esqueça de fazer a limpeza do filtro centrifugo a cada 14.000 km
essa parte do filtro, o apresentador esta fugindo da recomendação do Fabricante, ser no manuel diz que e para troca uma vez sim e outra não... pq tenho que troca toda vez ? , óleo semi-sintético usado ,vai ser o mesmo do semi-sintético novo, mesma formulas ,agora a não ser ,que o mesma esteja contaminado com óleo de propriedades diferentes que podem comprometer o óleo novo ,essa e minha opinião
Pra filtro original beleza, mas pra paralelo deve trocar. Não que não possa trocar o original, pois está só garantindo que tudo esteja novo
Óleo? Nunca nem vi.
Como disse o seu João, ‘ o que importa é não faltar óleo’.
1:00 Erro 1 - não trocar ou atrasar a troca
2:47 Erro 2 - medição errada do nível
3:31 Erro 3 - usar óleo para carro
4:11 Erro 4 - mudar a viscosidade
5:28 Erro 5 - esquecer e trocar o filtro de óleo
Muito bom tava precisando de uma aula dessa.
EXCELENTE VÍDEO
Quem ama cuida!
Tenho uma Teneré 660z carter seco me explique a maneira correta de fazer a medição do oléo dela pela vareta
Gostei das sugestões 🤝🏽
2:47 No manual da minha cg diz que se ligar o motor por 5minutos deve esperar 3minutos, ou 3min p/ esperar 2min, para verificar o nível e com cavalete central. Não fazer a medição com o óleo todo no cárter!
Esqueceu de falar de uso estremo e uso em condições normais para trocar de óleo
Uso extremo é moto táxi e boys, entregador de gás e água e medicamentos a troca para moto com 5 anos de uso é 1500km e óleo bom e caro pois as nossas ferramentas de trabalho é que levam o sustento pra nossa família e cuidam de nossa vida no trânsito louco, um abraço a todos os cachorros loko do Brasil, meus irmãos e irmãs 😊😊😊
Por isso q minha Tornado 2002 está com o motor em cima sempre troco a cada 1000 km junto com o filtro e quando e preciso completar só com o mesmo óleo , 1,5 com o filtro mas compro sempre 2L . Praticamente 20 anos tem de vida minha Tornado mas não me da dor de cabeça em nada sigo as recomendações a risca manutenção e tudo independente do ano .