Pra que reduzir a maioridade penal? (2)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Retomando a discussão do vídeo anterior, um esclarecimento a respeito da imagem mentirosa que circula pelo Facebook. Caso eu tenho cometido algum deslize, peço a ajuda dos especialistas em Direito para corrigi-lo. A ideia é sempre aprender.
    - Autor: Alexandre Santos de Moraes
    - Data de publicação: 27 de Abril de 2013
    - Facebook: / alexandre.mo. .
    - Twitter: @rintempestivos
    :: Link para o relatório citado no vídeo: www.yjb.gov.uk/...
    :: Link para o vídeo anterior: • Pra que reduzir a Maio...
    :: Em alguns estados dos EUA, a tendência tem sido postergar a idade de maioridade penal: noticias.terra....

КОМЕНТАРІ • 164

  • @Amanda-cz4wk
    @Amanda-cz4wk 11 років тому

    Não queria ter entrado no aspecto de formação, mas você conseguiu demonstrar de forma delicada e educada o que pensei quando o debate se formou. Parabéns!

  • @brisavitoria
    @brisavitoria 11 років тому

    Só queria ressaltar que acho muito legal a sua iniciativa aqui promovendo essas discussões do que acontece na sociedade quando as pessoas estão mais interessadas no que aconteceu na novela das oito, parabéns.

  • @perolalauren1612
    @perolalauren1612 9 років тому

    Gostei muito! Falou com sabedoria e falou tudo o que precisava ser falado! Gostei demais! E é isso mesmo, tudo começa da educação. Um menor de 16 anos é maduro o suficiente para saber o que é certo ou errado, porém, é imaturo para tomar suas próprias decisões em relação a sua vida. Ótimo conteúdo!

  • @GlauberTabbert
    @GlauberTabbert 10 років тому +3

    Sou a favor da redução da maioridade penal. Mas, não só reduzir por reduzir, nvestir nos fatores que levam essa violência toda é fundamental. Como professor, defendo o investimento total em educação. Valorização real! É um assunto delicado, devemos ver todos os pontos, e se for para reduzir, que seja feito isto com planejamento, e não somente por impulso.
    Ps: As pessoas punem a violência, mas não se tocam que muitas vezes são violentas com as palavras. Por mais que minha opinião seja diferente, é ridículo agir de forma ignorante e violenta durante um debate, é no mínimo incoerente. Aprendam a defender seu ponto de vista sem precisar mandar o outro para "aquele lugar"! Ou ofender sua dignidade. Discutir e debater um assunto não é uma rinha de galo, ou uma demarcação de território.
    Parabéns pelo vídeo, estarei utilizando em sala de aula.

  • @yuridias2622
    @yuridias2622 10 років тому

    Alexandre, gostaria de te parabenizar pelo vídeo e agradecer por algumas informações passadas no vídeo, principalmente pelo relatório que você cita, já que nesse semestre terei que elaborar um trabalho monográfico sobre a redução da maioridade penal ele será de grande utilidade.
    Abraços.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому

      Bacana, Yuri. Fico feliz por ter sido útil. É por essas e outras que é importante colocar as referências que utilizamos.
      Abração.

  • @eltonsales9755
    @eltonsales9755 10 років тому

    Alexandre, o mundo precisa de mais pessoas justas como você. Parabéns pelos 2 vídeos sobre maioridade penal. Abs!

  • @enio2411
    @enio2411 11 років тому +1

    Cara esse segundo vídeo ficou ainda melhor do que o primeiro, eu tbm quando vi essa imagem circulando pelo facebook fiquei com o pé atrás e resolvi não compartilhar, não só por desconfiar dos dados nela apresentados mas por não concordar 100% com a idéia que ela passa, adoro seu texto, as ilustrações e a forma como a sua abordagem dos fatos nos faz pensar e discutir sobre o tema, mas como eu já te falei uma vez só o som baixo é que me incomoda ... hehehe... no mais curtido e compartilhado !!!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Plenamente de acordo, Sarah! As pessoas tratam o Estado como uma entidade vingadora, justiceira. Eles atribuem aos juízes o paradigma do super herói que deve estar acima da Lei. O Estado prescinde, sobretudo, de impessoalidade. Nossas paixões não são medida para avaliações criteriosas.
    Valeu pelo comentário! Abraços!

  • @LarissaLuiz16
    @LarissaLuiz16 9 років тому +1

    Gostei, me ajudou se esse for o tema na redação este ano. Parabéns

  • @Amanda-cz4wk
    @Amanda-cz4wk 11 років тому

    ... diante de um crime, mas é a prova de que o ser humano é capaz de superar as coisas, de dar as voltas em seus problemas. E com suporte nisto, acredito sim na recuperação destas pessoas, principalmente dos menores, apenas estão iniciando suas vidas.

  • @Carlatlopes
    @Carlatlopes 11 років тому

    Nao sou de comentar vídeos, mas não posso deixar de parabenizar o autor. FANTÁSTICO ! Sem mais comentários

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Perfeito! E não há problema na discordância. Não posto vídeos só para receber elogios, e sim para confrontar as divergências. Isso é uma atitude muito saudável. Agradeço seu apoio!
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Bacana Luis! Tá anotado. Alguns vídeos já estão prontos, de modo que não vou poder mudá-los, mas nos próximos que fizer vou seguir suas recomendações.
    Grande abraço.

  • @TheGrimSadness
    @TheGrimSadness 10 років тому +9

    De que adianta compartilhar um vídeo desses numa mídia social composta desinformados e pessoas buscando apenas o entretenimento? O problema é quando essas pessoas se metem a discutir política, e aí sai esses compartilhamentos como mostrado no vídeo. E pior ainda, quando você toma a atitude de corrigir as pessoas, você é tachado de chato, de metido a cientista político numa rede social não visada para isso e o pior de tudo, para mim, que é por minha culpa "que o Brasil não vai para frente".
    Volte a fazer a vídeos, eles são fantásticos! Sucesso.

  • @tyrbalder
    @tyrbalder 11 років тому

    Cada vez estamos mais conectados às demais culturas, sim, é muito válido importar o que possa engrandecer. Vivemos um conceito de humano que está resumido a nascer de um ventre, falar e enfim, ter semelhanças com os demais. Ser humano é um conceito reducionista que está atrelado à características biológicas. Quando se refere aos cidadãos e suas atitudes perante a sociedade, remete às atitudes ao "humano" como se qualquer um tbm tivesse as mesmas atitudes!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá luansk88!
    Esta talvez seja uma tendência, mas há exemplos de países desenvolvidos com idades penais antecipadas e países menos desenvolvidos com idades penais mais adiantadas que a nossa. Há uma tendência, de fato, que países mais pobres sejam mais "punitivos", mas não há uma "regra geral" em que pudéssemos nos espelhar.
    Valeu pelo comentário! Abração!

  • @RafaelMarino
    @RafaelMarino 11 років тому

    Alexandre, é muito bom saber que há gente que pensa antes de compartilhar informações por aí. Quase 90% dos meus contatos no Facebook estão com o feed bloqueados na minha timeline justamente por isso. É cansativo se deparar com postagens, uma após a outra, que proclamam soluções mágicas (e radicais) para os problemas do nosso país. E essas mesmas pessoas ainda se perguntam por que o Brasil não muda. Acho que a resposta está em nossas próprias atitudes. Parabéns pelo canal! Abraços!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Mayara, vou seguir sua sugestão. Há tempos venho alertando que não existe "bolsa presidiário". O vídeo pode ser mobilizado para apontar esse equívoco que nasce da má fé.
    Valeu pela dica mesmo! Estou um pouco atarefado, mas assim que a coisa ficar mais branda, começo a fazê-lo.
    Abraços e obrigado pelos comentários!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Poxa cara, que coisa boa! Não sou especialista no tema, mas fico feliz que as discussões tenham sido capazes de problematizar a questão. Infelizmente, só ouvimos uma "parte" do tema, geralmente defendido pela grande mídia, e não temos acesso a outros pontos de vista. Ganhei o dia ao saber que fui capaz de oferecer esse "ponto de vista" pouco acessível.
    Boa sorte no fórum! Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Lipe! Veja, não é nem dizer que eu estou certo ao criticar a redução ou que os que defendem estão errados: é simplesmente colocar as coisas honestamente. Sem honestidade não há diálogo.
    Abração!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Ahhh, estamos de acordo!! É preciso criar um estado de bem estar social que promova inclusão. Então há de se convir que as diferenças sociais atuam na formação de um indivíduo propenso à ilicitude. O que fazer com ele? Condená-lo mais uma vez por um problema que nós próprios criamos ou buscar meios para remediar o erro pregresso? Esse é nosso ponto de divergência: eu penso numa solução educativa, e você numa solução punitiva.
    Abraços.

  • @mrcmartines
    @mrcmartines 11 років тому

    Olá, Alexandre! Gostaria de parabenizá-lo pelos vídeos. Você sabe expor suas posições de forma clara e ainda enriquece a discussão abrindo espaço para o debate e a troca de ideias. Como você fico indignada quando vejo gente espalhando inverdades nas redes sociais, compartilhando desinformações. Uma das mais recorrentes no Facebook é em relação ao auxílio reclusão, no qual insistem em compará-lo com o salário mínimo. Coloco como sugestão que você faça um vídeo sobre esse tema. Abraços

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Os crimes hediondos realmente me deixam incomodado, por mais que eu me sensibilize mais com o que leva uma criança a cometê-los do que o ato brutal em si. É algo que é preciso pensar com cuidado, por mais que eles representem menos de 5% do total de atos ilícitos cometidos por menores.
    Abração Paulo. Obrigado pelo comentário.

  • @TarcisoLoredoAFilho
    @TarcisoLoredoAFilho 11 років тому

    Oi Alexandre! Tudo bom?
    Vou fazer um fórum sobre a maioridade penal e por acaso vou ser contra a maioridade penal. A princípio não acreditava na área que ia defender, mas seus vídeos abriram meus olhos, muito obrigado ;)

  • @Secasens
    @Secasens 11 років тому

    Meu amigo, suas ideias são de uma clareza salutar. Parabéns!

  • @vitoriaiwaki
    @vitoriaiwaki 11 років тому

    Ótimo vídeo, Alexandre. Esclarecedor e que prende a atenção, se me permite usarei em um trabalho de faculdade para passar para a sala com os devidos créditos dados.
    Faça um sobre o Auxílio Reclusão por favor, há muita inverdades sendo compartilhadas.
    Boa semana!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Ô rapaz! Que coisa boa de ler! Muito obrigado mesmo!
    Grande abraço.

  • @sarahparalovo
    @sarahparalovo 11 років тому

    Só falta o brasileiro entender que "prisão" e "solução" são duas coisas COMPLETAMENTE diferentes. A prisão deveria ser usada para casos em que o indivíduo deva ser mantido afastado do resto da sociedade por risco aos outros cidadãos, e não como castigo. É muito mais inteligente pensar em indenizações que em punições. E obviamente em prevenção, que é o que realmente vai resolver o problema, no final. Ou pelo menos é essa minha opinião :)

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Muito obrigado mesmo, Carla! Sinto-me lisonjeado!
    Abração!

  • @tyrbalder
    @tyrbalder 11 років тому

    Acho importante que se repense à quem está direcionado os direitos individuas e fundamentais, se é a este humano ou a uma categoria que precisa ser bem especificada. O que não pode é me comparar com certos indivíduos, pois por uma questão subjetiva eu e muitas outras pessoas não matamos, não roubamos e procuramos não fazer aos outros o que não queremos pra gente. em falar que sonhamos com um mundo prospero pra todos e não apenas pra mim e meus familiares. Se um assassino é humano, eu não sou!

  • @Amanda-cz4wk
    @Amanda-cz4wk 11 років тому

    Realmente vc ñ disse expressamente isto, mas as suas colocações, pela lógica, levam a esta conclusão! Se ñ é assim q vc pensa, questiono: onde, então, colocar estas pessoas? Ñ vislumbro qlqr local para eles que seja distante daqles q supostamente ñ cometeram crime.
    Crimes sempre existiram e existirão; diferenciam-se qnto a sua gravidade, q para mim está estritamente vinculada ao meio que as pessoas estão inseridas, bem como ao suprimento de suas necessidades.

  • @lionnovaes16
    @lionnovaes16 11 років тому

    Parabéns Alexandre pela inciativa, gostei muito do tipo de vídeo adotado. Uma dica para seus futuros videos. Fale mais devagar e pausadamente, para melhor sonoridade, aplique também alguns exemplos, para não ficar apenas na teoria puramente dita.

  • @Drupalista
    @Drupalista 11 років тому

    Vídeo Excellente.
    Sugiro vc adicionar "Action Call" no final dos seus vídeo. Os Action Calls são os pedidos feitos pelo autor do video para ou inscrever-se no canal e/ou curtir o vídeo e/ou compartilhar nas redes sociais.
    Hoje em dia também é comun adicionar um rápido preview de algum video produzido anteriormente.
    Conteúdo de qualidade vale a pena ser compartilhado.

  • @GuiElRockerito
    @GuiElRockerito 10 років тому

    Sou aluno da Faculdade Federal de Alfenas e estou trabalhando em um artigo sobre a maioridade penal e gostaria de deixar meu agradecimento ao conteúdo excelente do canal. +1 inscrito

  • @pietraoliveira1949
    @pietraoliveira1949 9 років тому

    publicado em 2013 e continua atual para oq estamos vivendo em 2015...
    sensacional seus argumentos, tanto nesse vídeo como no primeiro 👏👏👏

  • @anaildorez6818
    @anaildorez6818 10 років тому +1

    Acho muito perigoso tomar decisões tão importantes através de comoção popular. Eles esperam um menor cometer um crime pra instigar revolta e conseguirem o que querem. Outra coisa, em boa parte dos casos o menos está a serviço de terceiros. O que evitaria de depois da redução ele tirar a arma da mão do rapaz de 17 e colocar não mão de um de 15? 14? se reduzir de novo, em um de 12. Qualquer pessoa sã sabe que o problema nunca foi a idade, e sim falta de politicas publicas. algum países até voltaram atras em relação a redução de maioridade, dá uma pesquisada. "Nos 54 países que reduziram a maioridade penal não se registrou redução da violência. A Espanha e a Alemanha voltaram atrás na decisão de criminalizar menores de 18 anos. Hoje, 70% dos países estabelecem 18 anos como idade penal mínima"

    • @anaildorez6818
      @anaildorez6818 10 років тому +1

      Reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, e não a causa

  • @lelezinhacavalcanti
    @lelezinhacavalcanti 11 років тому

    farei um seminario sobre esse assunto daqui a tres dias, e os seus videos me ajudaram muito a fortalecer a minha opinião sobre a maioridade penal. obrigada!!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Pedro! Fico feliz por ter conseguido passar a mensagem =)
    Abração.

  • @MrWtemporal
    @MrWtemporal 10 років тому +2

    Talvez a questão de idade seja irrelevante. o que os brasileiros percebem com clareza, é uma justiça complacente, uma sensação de impunidade.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Fico honrado, Elton! Acho que devemos nos esforçar para ajudar dentro dos limites de nossas possibilidades. Ficar calado é que não resolve.
    E sou eu quem agradece! Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá Tamara! Em primeiro lugar, fico feliz pela indicação de sua professora.
    Em segundo lugar, tendo a questionar se é apenas para aqueles que cometem crimes hediondos que a maioridade se vincula. Sobre as medidas sócio-educativas, tendo reconhecer sua ineficácia, e é exatamente esta a discussão. Aliás, mais do que as medidas, penso que devemos discutir o que LEVA um menor a cometer crimes. A resposta é obviamente a educação dos mesmos e de seus pais. Gramsci pode ajudar a pensar o tema.
    Abs!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá Janles Morais,
    Não sei se você percebeu, mas estamos discutindo de forma polida, mesmo diante das mais severas discordâncias. Por gentileza, não destoe, até porque esses comentários não contribuem em nada.
    Grande abraço!

  • @mauriliojr29
    @mauriliojr29 10 років тому

    Adorei seus vídeos. É bom ver debates inteligentes e imparciais em um mundo de informações manipuladas. Mas tendo a ser emotivo quanto à crimes hediondos, onde toda uma família sofre de maneira incomparável. Quanto ao fato desses crimes representar apenas 5% dos crimes cometidos, acho difícil falar isso à um pai que teve uma filha estuprada ou mesmo morta por um menor que é protegido demasiadamente por nossa Constituição, sem falar que, esses míseros 5% dos crimes cometidos por menores no Brasil, quando analisados de forma quantitativa devem representar um número alarmante.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +1

      Sem dúvida, Maurilio Jr. Eu tendo a acreditar que crimes hediondos merecem um tratamento diferenciado. No entanto, persisto achando desproporcional revisar uma política pública que vai interferir negativamente na vida de 95% das pessoas por causa de apenas 5%, ainda que consideremos todo o sofrimento provocado. O ideal seria estabelecer distinções.
      Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +1

    Olá Mateus!
    Pra mim, será uma prazer saber que meus vídeos estão sendo usados para fins didáticos, até porque sou professor e isso me causa imenso orgulho. Caso queira trocar uma ideia, pode me adicionar no Facebook (o link está na descrição). Lembrando, obviamente, que não sou jurista: em minha abordagem, pesam os aspectos sociais das idades.
    Abraços!

  • @polloxtyuriam258
    @polloxtyuriam258 9 років тому

    I watched both of your videos. You took great arguments to the discussion, one of my favorites was why people, that are not specialists should vote on a matter with such a great number of implications, causes and paths to the entire society? I think it´s very hard for people, including me, of course, each on its "world", to imagine situations that they/I never lived or had to live (amount of money, education, security, social issues, home installations ...). Of course we think its easy. But for example, I can't make the choice of what t-shirt someone will wear, because I don't know if that person likes the shirt, if it fits, how it looks... I understand the feeling of insecurity, but its always easy to throw problems to someone´s back we dont know, we dont see, we dont live with. In other words, I cant take decisions that are of limits of my life to the life of others in such a great perspective. Anybody lives in different conditions, none of us born or was raised with the same amount of love, education, responsibility, etc ... I understand that if a I were robbed or assaulted, I would want the criminal to be prosecuted, but with effective ways, the punishment should be proportional and the final solution after giving choices of education and reintegration to the criminal. If the criminal dont make the effort to to return to his/her studies, learning a job, getting a right live in society ... them he/she should be punished, does anyone want to have problematic people that are harmfull to society in free roaming mode? causing problems to everybody? ... I'll gladly subscribe to your channel, and I agree with your final solution but I have my own addendum: Education, Education, Education ... and right, fit and gradual levels of punishment, after, and only after all tries of educational and social resolutions. The state and the society must give a hand, but the criminal must take it too.

    • @dorinhomarques
      @dorinhomarques 9 років тому

      Polloxtyuriam Boas ponderações. Traduzam e leiam, e não fiquem perdendo o tempo lendo provocações de ignorantes simplórios.

  • @felipejkd
    @felipejkd 11 років тому

    O povo tem preguiça de pensar !!!
    Parabéns pelo vídeo !!!

  • @Amanda-cz4wk
    @Amanda-cz4wk 11 років тому

    Respondi ao seu comentário pq vc tratou sobre a recuperação de jovens. Ñ se ensina uma criança a ler da noite p/ o dia; por isso, ñ se pode esperar q isso ocorra da noite p/ o dia. Até isto acontecer, estes medos continuarão a fazer parte do dia a dia, mas ao menos se terá a expectativa de q ele acabará ou reduzirá. Trata-se daqle ditado: plantar p/ depois colher.
    Se vc ler o ECA ou até mesmo a LEP vai perceber q existem os meios p/ isto, mas q infelizmente ñ são aplicados...

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Poisé cara. Dependendo de quem fala, a realidade é melhor do que a fantasia. rs
    Quando vi a imagem circulando e quando soube do embuste, achei por bem fazer um vídeo sobre o tema. Infelizmente, a gente sabe que ele vai circular bem pouco. rs
    Abração!

  • @luansk8-
    @luansk8- 11 років тому

    Concordo com quase tudo (sou advogado criminalista)
    Salvo apenas a questão de que o desenvolvimento humano de um país não tem relação nenhuma com a maioridade penal. Claramente, as pesquisas mostram que, por exemplo, a África tem uma maioridade penal que vai dos 8 aos 16 anos.

  • @vitormiranda4486
    @vitormiranda4486 10 років тому

    Alexandre, conheci seu canal ontem, achei muito interessante os temas que são debatidos e a forma que seus argumentos são colocados, parabéns pelo canal! Continue com os vídeos ;)

  • @brisavitoria
    @brisavitoria 11 років тому

    Não é baseado em paixões e experiencias particulares, e sim em dados que mostram quantas pessoas são atingidas pela violencia e mostram que ninguem esta livre de ser vitima disso. Isso não é pensar no todo e no bem comum? O que não é pensar no todo é permitir que os criminosos continuem convivendo com aqueles que lutam todos os dias por suas vidas e a pardem por causa de um carro, um celular, por 10 reais

  • @rafafefelix
    @rafafefelix 11 років тому

    Quero saber a pena que os representantes do Estado merecem por não pensarem e nem fornecer subsídios para formar um cidadão politizado e educado e depois querer puní-lo por isso.
    É essa punição INEXISTENTE que deveríamos defender! A juventude quer viver!

  • @igordavibarbosaalmeida9139
    @igordavibarbosaalmeida9139 Рік тому

    Esse assunto é complexo e difícil de dá um veredito, principalmente no Brasil. Porém se fizermos de forma empírica uma análise do comportamento dos jovens de hoje e compararmos com os de quarenta ou cinquenta anos atrás, veremos que muitas coisas mudaram pra pior. E se levarmos em consideração o acesso a informação, o negócio fica pior. Hoje, eu , particularmente estudo EAD com acesso a informações do UA-cam, Google e as redes sociais, porém no passado as pessoas tinha que ir a biblioteca, procurar o livro, pegar ônibus, trabalhar, cuidar das obrigações de casa e etc... Hoje , a grande maioria dessas coisas não acontecem mais. Um dia desses eu estava falando da questão do aborto, que também um tema polêmico, e fiz um comentário falando:" cara, a mulherada tem acesso a vários meios legais de evitar uma gravidez indesejada, tais como: DIU , injeção , anticoncepcional, camisinha e etc; mas , mesmos assim, elas engravidam e querem abortar". Rapaziada, tenho 31 anos de idade e já vi muitas coisa na prática e digo: a sociedade piorou. E não é porque falta alguma coisa. Pois se comparar as dificuldades de hoje com as do passado, ninguém vai poder falar que hoje a vida é mais difícil.

  • @Amanda-cz4wk
    @Amanda-cz4wk 11 років тому

    Hoje a cadeia/centro de internação é o local que eles se encontram, e está resolvendo o problema? NÃO! Muitos continuam a fugir e, como disse, outros, se não for a maioria, saem piores praticando infrações ainda mais piores.
    Existem vários tipos de necessidades, sejam elas vitais ou supérfulas, as quais, inclusive, estão vinculadas ao meio em que eles foram criados. Caso fosse psicóloga, me instigaria muito descobrir o motivo destes meninos terem feito isto, para prestar o devido tratamento

  • @leonardogamesyt7613
    @leonardogamesyt7613 2 місяці тому +1

    Não acho errado o cara de 19 anos namorar uma menina de 14 anos e pelo lei brasileiro e apartir dos 14 anos mais o importante e construir maturidade no relacionamento cada país tem uma lei

  • @PMantis013
    @PMantis013 8 років тому

    "As políticas variam de acordo com a necessidade de cada país". Perfeito, tal afirmação que determina que, no Brasil, a maioridade penal deve ser reduzida.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    É por aí Edmauro ... passaram a usar o recurso dos covardes: a mentira. Mas se eles compartilham a mentira, a gente responde com a verdade.
    Grande abraço!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Existem muitas variáveis nesta história. Não deixa de ser curioso, por exemplo, que existam mais atos ilícitos cometidos por pessoas de 18 anos do que de 17. Tem alguns aspectos antropológicos precisam ser considerados: há um componente de excitação (pôr-se diante do risco), de formação das masculinidades e mesmo um "rito de iniciação" para ser aceito pelo grupo. Não seria improvável que mais menores viessem a cometer crimes POR CAUSA da redução.
    Abração.

  • @luanamaria2215
    @luanamaria2215 11 років тому

    nem sempre é a educação dos pais muitas vezes é o jovem q quer fazer essas coisas.

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 11 років тому

    va ate meu video sobre maioridade penal e clique no espaço para fazer um comentario normal. abaixo do quadrado branco (igual a esse aqui) vc verá a opçao escrita em azul "criar uma resposta em video". clique nela e saberá.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Salve Adriano! Vou ver como faço isso. Ainda tô engatinhando por aqui. rs
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Consegui! Valeu pela força, mais uma vez! =)

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Na verdade, essa lista não existe Danillo, e eu não discuto o tratamento. No estudo você pode ver que há formas diferentes de tratar, algumas mais autoritárias, outras mais educativas. Neste caso, o Brasil figura certamente como um dos países que mais faz uso da cadeia, independentemente do crime, em preclara afronta às resoluções da ONU de 1989.

  • @brisavitoria
    @brisavitoria 11 років тому

    Claro que o tratamento nos anos iniciais de reclusão não deve ser o mesmo, deve ser um lugar especializado com auxilio psiquiatrico que de alguma forma tente recuperar aquele cidadão e quando completar os 18 anos deve ser incluido em um presidio regular para cumprir o resto da pena. Os problemas da justiça nesse país são inumeras, não ha espaço suficiente para discutirmos isso aqui, mas uma coisa é certa, um homicida não pode ficar solto na sociedade, muito menos uma criança que esta em processo

  • @mauriciooliveira7815
    @mauriciooliveira7815 11 років тому

    O sistema brasileiro infelizmente é um caos, criminosos com crimes mais leves encarcerado com criminosos que cometeram crimes hediondo...isso é o que se deve mudar! E é muito facil argumentar e acreditar que é possivel uma medida socioeducativo de um menor que cometeu crimes gravissimos quando nunca foi assaltado com uma arma na cabeça pelo mesmo.

  • @Herokage123
    @Herokage123 10 років тому

    Gostei muito do video dos dois videos sobre redução da maioridade penal! Que ótimo se todos pensassem assim! Se não for muito incômodo para sua parte, poderia me passar a fonte do sua fundamentação? Só os dados da responsabilidade e da maioridade, o link, se não for exigir demais. Obrigado Alexandre, se não conseguir agradeço mesmo assim! E ótimos videos mesmo. Abraço!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Francisco!
    Vou me informar sobre como fazê-lo. Sou neófito por essas bandas. rs
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    E outra: esperar que a pessoa faça merda e vá pra cadeia é outra coisa louca. A discussão deveria se concentrar no que leva alguém a fazer merda para que isso não ocorra. Depois do problema instaurado, não há remédio: apenas vingança. A política dos EUA não pensa assim, e é por isso que vivem esse drama diário, com medo de tudo. O documentário do Moore é formidável nesse sentido.

  • @vitinhopp96
    @vitinhopp96 10 років тому

    Muito bom o canal, está de Parabéns ! Ganhou um inscrito !

  • @Amanda-cz4wk
    @Amanda-cz4wk 11 років тому

    ...mas q infelizmente ñ são aplicados... causando o caos que vc vivemos e que vc menciona

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Eu confesso que em caso de crimes hediondos não tenho opinião formada. Tendo a concordar que medidas diferenciadas devem ser assumidas, mas não sei exatamente quais. O certo, porém, é que trancafiá-lo e submetê-lo a condições desumanas não vai ajudar. Um dia ele vai ser solto, e se não oferecermos opções, o que esperar dele? É um caso muito difícil, mas as respostas são mais sociais do que judiciais.
    Abraços!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Bom, se não há como reverter, se as pessoas estão privadas de qualquer possibilidade de educação (nota zero para a Pedagogia), tratamento (nota zero para a Psicologia) ou arrependimento, penso que tudo está sancionado, incluindo uma pena de morte. Imagino que a submissão de todos a uma privação completa do restante da vida seja a maneira mais adequada de tratá-los, correto?

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Já ouvi falar, inclusive, em psicopatas que não o eram antes da experiência carcerária. Ora, se a prisão não ressocializa, devemos mandar mais pessoas pra lá? Deve-se evitá-la ao máximo, e nos casos em que é preciso isolamento, mudar as estruturas para que os presos não se tornem reincidentes com o término da sentença. Punir, por si só, é postergar um problema para alhures: de que adianta prender e alguém, hipoteticamente, vai sair e continuar matando?
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Bacana Isaac! Que tudo corra bem!
    Abração

  • @mp.4120
    @mp.4120 11 років тому

    Esse segundo vídeo ficou bem melhor explicado do que o outro. :) Parabéns!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Nesse caso, a única coisa que redime a mera opinião é o esforço estatístico. A incidência da ideia de CRIMINOSOS independente da riqueza? Eu tendo a ver com muitas reticências qualquer tipo de equilíbrio entre pobres e ricos nesse sentido, e se a variável econômica é determinante, a lei tende, por excelência, à injustiça.
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Exato Rafael. O Alckmin, certa vez, compartilhou um hoax através do Twitter e, em defesa, disse que não deve ser responsabilizado pelo conteúdo que compartilha. Como não? Compartilhar uma informação é apropriar-se dela, não? Se as pessoas não são capazes de averiguar os fundamentos de suas visões de mundo, como podem exigir alguma coisa?
    Abração!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    "Minha", "mim" ... percebe? Não penso que políticas públicas devem ser pensadas sob o crivo de uma atitude tão individualista. A sua família pode ser protegida momentaneamente, mas se não te importa que a família de outrem venha a sofrer, fico pensando que tipo de ética caracteriza a lógica com que você reflete sobre a vida em sociedade.

  • @carlosjunior9297
    @carlosjunior9297 10 років тому +5

    É muito simples, não quer ser preso? Não mata, não rouba, não estupra, não sequestra...
    Eu sou pobre, criado na favela, escola pública, SUS, ausência total do Estado, e nem por isso virei criminoso. Diz pras famílias que tiveram suas ou seus parentes mortos nas mãos de adolescentes toda essa baboseira.

    • @dorinhomarques
      @dorinhomarques 9 років тому

      Carlos Júnior Você na verdade não passa de um "bom rapaz".

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Perfeitamente, e ele é responsabilizado por isso. A idade de responsabilização criminal no Brasil é de 12 anos.

  • @241424
    @241424 11 років тому

    o menor que matar deve ser castigado severamente como menor e deve ser ressocializado , mas lembro bem o castigo deve ser severo extremamente severo e por ser menor ele tem uma segundo chance bem maior do que se fosse maior...

  • @dfo990
    @dfo990 10 років тому

    só eu acho que todos os crimes que existem deveriam resultar na pena de morte por esfolamento em praça publica, sendo o condenado de menor ou não? acho que isso resultaria numa queda significativa dos crimes. só acho.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    A questão não sou eu, brisavitoria. Como insisti no vídeo, políticas públicas não devem ser feitas com base em paixões ou experiências particulares. Deve-se meditar sobre o que é melhor para todos, incluindo aqueles que cometem atos ilícitos.
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá Vitória! Será uma honra saber que será usado em sala de aula. Vou fazer sobre o auxílio reclusão sim. Você é a segunda pessoa que sugere. =)
    Abraços e obrigado,
    Alexandre.

  • @241424
    @241424 11 років тому

    Sou um defensor totalmente da máxima ressocialização do preso e cadeias dignas, um preso uma sala que a consciência dele seje seu torturador , é inadmissível uma cadeia tb funcionar como elemento de vingança , esse pensamento nunca se deve ser remetido...o que falta a sociedade é o cultivo do perdão e a reconstrução dos valore atitudes essas dificílimas de se praticar

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Também penso por aí! Boas experiências podem INSPIRAR, mas esse esforço quase que "copista" é um sinal de pura mediocridade de quem o propõe.
    Abraços!

  • @marcoslisboa8506
    @marcoslisboa8506 8 років тому

    Parabéns, vídeo muito bem feito e claro! Postei nas redes sociais

  • @fernandoasaiag2506
    @fernandoasaiag2506 9 років тому +1

    publicado em 2013, atualissimo em 2015!

  • @gustavorfleite
    @gustavorfleite 11 років тому

    "medidas de índole assistencial, preventiva e recuperatória, visando educá-lo para que não volte a cometer atos ilícitos"
    será que resolve em qualquer caso?
    /watch?v=ZjtH0dabp9s

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Eu só peço polidez. Não tô exigindo que concorde comigo. Você pode ver que há muitos comentários que discordam dos meus pontos de vista, mas que permanecem aqui. Não faço seleção em função daquilo que me agrada. Só pelo educação e cordialidade.Penso que sem isso não há diálogo.
    Abraços.

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 11 років тому

    alexandre, bote como resposta para o meu video sobre esse tema, que eu aceito.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Não lembro de ter dito isso. Voltei a ler tudo o que escrevi e não identifiquei. Como você atingiu essa conclusão? Fiquei curioso com seu percurso hermenêutico. =)
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Eu não vejo qualquer fundamento para sustentar essa perspectiva. Não há qualquer experiência que mostre que punição mais rígida assegura a paz, vide os EUA, que prendem cedo e tem a maior população carcerária do mundo.

  •  11 років тому

    Consulta popular não é sinônimo de uma decisão de bom senso e vou alem, não quer dizer que o governo seguirá a decisão do tema exposto para consulta. O referendo do desarmamento ilustrou isso. O povo votou pelo armamento e o governo seguiu com mais restrições. Não proibiu, mais praticamente inviabilizou um cidadão comum adquirir uma arma. Neste caso do armamento se o povo é a favor, por que o governo restringiu mais ainda o acesso a armas tornando o tráfico de armas mais atrativo.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    A questão dos crimes hediondos é realmente muito sensível, mas fico pensando também se o Estado tem autoridade pra condenar alguém por toda a vida por causa de um ato.
    Abração!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Entendo sua indignação brisavitoria, mas é exatamente para evitar isso que é preciso cautela. O que está preso hoje vai estar solto amanhã, e se não for dada uma alternativa, nada assegura que a violência persistirá. Eu penso no bem comum, no sentido prático da coisa, e num ponto de vista humanista: para tornar alguém socializado, a primeira coisa a se fazer é parar de tratá-lo como bicho.

  • @Amanda-cz4wk
    @Amanda-cz4wk 11 років тому

    Q medidas punitivas são submetidas aos maiores de 18 anos q cumpram com o principal objetivo do encarceramento, q é a ressocialização do indivíduo? NENHUMA! Na maioria das vezes a pessoa sai da prisão "pior do q qndo entrou". E o mesmo equivale p/ os centros de internações dos adolescente. Infelizmente o sistema penitencial brasileiro é falho, mas entre manter o adulto junto do adolescente, ou separado, ainda prefiro mantê-los separados, em razão de ainda existir chance de recuperação do menor.

  • @TheFairKnight
    @TheFairKnight 11 років тому

    Assim como no vídeo anterior vc fugiu da questão principal que gera clamor popular: a PENA que o menor merece por tirar uma vida, não se ele é adulto ou não.
    Ninguém se choca por alguém de 17 anos ele ser legalmente maior, menor, ou o ancião da aldeia. O que choca é o crime máximo ser cometido, uma vida inocente tirada, e a punição dele ser alguns meses de aula de ética, uns tapinhas nas costas, e depois sair com ficha limpa.
    É essa punição incompatível com o crime que vc tem que defender.

  • @marianegomes2917
    @marianegomes2917 11 років тому

    e se caso vier acontecer essa modificação que eu acredito ser impossivel, as proteções que são dadas aos menores, terão de ser exterminadas, porque se eu matar um menor, isso será uma agravante na minha condenação, então acredito que , se houver a punição destes pelo cometimento de atos infracionais, não há porque permanecerem tais proteções..

  • @dada9761
    @dada9761 11 років тому

    Fico sem entender como uma pessoa ainda é contra a redução da maioridade penal.So vai ser a favor quando um parente for brutalmente assassinado por um menor delinquente.