O Mito da Democracia Racial no Brasil

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 чер 2013
  • Discussão, a partir da questão do sistema de cotas, sobre a falsa ideia de que o Brasil vive sob a égide de uma "democracia racial".
    Obs.: Ao longo do vídeo, adotamos os termos "pretos", "pardos" e "brancos" seguindo a classificação do IBGE, bem como o fato de que a noção de "raça", apesar de ainda ser utilizada por alguns pesquisadores, não encontra respaldo nas teorias científicas recentes. A cor da pele, portanto, é entendida como elemento determinante para a assunção das diferenças entre as pessoas.
    - Autor: Alexandre Santos de Moraes
    - Data de publicação: 26 de Maio de 2013
    - Facebook: / alexandre.moraes.52459615
    - Twitter: @rintempestivos
    :: Site do IBGE: www.ibge.gov.br/home/
    :: Site da FGV: www.fgv.br

КОМЕНТАРІ • 240

  • @pedrodecarvalho6227
    @pedrodecarvalho6227 6 років тому +103

    "No Brasil, ser rico é quase sinônimo de ser branco."
    doeu fundo

    • @iamcaaat1435
      @iamcaaat1435 4 роки тому +1

      Isso é pq a maioria das familias que sao ricas eram brancas no passado e a fortuna delas foram passadas a suas geracoes

    • @AftObject
      @AftObject 3 роки тому

      a esmagadora maioria dos ricos são brancos , mas só a minoria dos brancos sao ricos.

    • @pedrodecarvalho6227
      @pedrodecarvalho6227 3 роки тому

      @Brennan Abdiel you guys on some other type crap

    • @makedaqueen6867
      @makedaqueen6867 2 роки тому

      @@AftObject maioria das famílias rica hoje são de imigrantes que chegaram.no Brasil sem.nada e ganharam.tudo aqui dos brancos aqui

  • @tainabrumate2815
    @tainabrumate2815 10 років тому +31

    Parabéns. Ótimo Vídeo!! É difícil ficar de um lado. Apoio o sistema de cotas quando ele é uma solução para o agora, mas se o governo não apresentar um forte investimento na educação, esse sistema irá se torna uma forma de mascarar a desigualdade que existe no Brasil fortificando a falsa democracia racial que vivemos. E esses investimentos pesados na educação não fazem parte, ainda(eu espero), da nossa sociedade.

  • @vanderleiasantos6152
    @vanderleiasantos6152 9 років тому +45

    Não há uma democracia racial, não resta dúvidas!

    • @Dingobel02
      @Dingobel02 4 роки тому +4

      Não há sequer democracia, quanto mais racial.

    • @emanuelleite3284
      @emanuelleite3284 2 роки тому

      @@jeffersoncavalcantecorread9956 errou e os índios ???? Mataram ????

  • @ellencristina6211
    @ellencristina6211 8 років тому +46

    Cada comentário que dá vontade de vomitar haha. O fato é que não existe democracia racial no Brasil, e ainda falam que é vitimismo, pelo amor, abram os olhos e enxerguem a triste realidade em que vivemos!

    • @oliverkleim5152
      @oliverkleim5152 5 років тому +2

      você incorre num erro basico. pega uma dado estatistico e atribui um causa que não esta explicita... a que determina a desigualdade é a educação... nosso processo industrialização se deu com a vinda de europeus que prezaram por educação. a primera coisa que construiam era uma escola é uma Igreja. é negado educação a populações negras. se os negros são os que mais morrem, quem são os que mais matam? a Educação não é vista como um valor em si , mas como um acesso , um instrumento para um emprego e a estagnação economica do pais produz esse pensamento. A estagnação economica e causa e não consequencia disso.
      Concluindo: A expansão economica, demanda mais educação. Numa comunidade onde trafico, funk, são glamurizados e o trabalhador é o otário, e a estagnação economica é continua por décadas, educação nunca sera uma valor em si.

    • @kaykyfarias9342
      @kaykyfarias9342 5 років тому

      @[̲̅L̲̅υ̲̅k̲̅α̲̅s̲̅] já te vi em outro vídeo, além de religioso de merda gosta de xingar os outros

    • @dyegogabriel6070
      @dyegogabriel6070 3 роки тому

      @@oliverkleim5152 pardos e negros matam mais,pq são a maioria da população pobre logo mais vulnerável a entrar no crime e isso acontece muito então....

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +10

    Ô meu camarada, é claro que eu entendo, mas é inevitável fazer um convite à reflexão e ponderar que, antes disso, as suas chances dos pobres, as chances dos estudantes de escolas públicas e as chances dos negros e pardos acessarem o Ensino Superior Público eram muito menores. Algo melhorou, mas há muito que melhorar. Penso, porém, que conquistas que não chegaram não invalidam aquelas que conseguiram se estabelecer, entende?
    Abraços.

  • @PaulaYuriLife
    @PaulaYuriLife 3 роки тому +1

    Infelizmente até hoje as pessoas preferem acreditar em fake news do que encarar os fatos...

  • @joaoraja
    @joaoraja 7 років тому

    Alexandre, parabéns pelo vídeo! Você fez os desenhos também? Abs

  • @washingtonassis2931
    @washingtonassis2931 10 років тому +3

    Hoje fui a Dizzy, uma lanchonete chique e bastante ampla na Zona Norte de São Paulo. Além de mim, o único negro no local era o rapaz que tomava conta dos carros no estacionamento. Todos os clientes eram BRANCOS.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +3

    Que bom, cara. Isso mostra maturidade e educação de sua parte, e fico feliz em poder contar com sua participação aqui.
    Quanto às cotas, eu sou favorável a qualquer medida que busque dar mais equilíbrio às desigualdades em nosso país, mas vale lembrar que as cotas, pelo menos nas universidades federais, passam por três critérios: renda, ter estudado em escola pública e, finalmente, cor da pele. O critério da cor da pele é o menos influente na reserva de vagas.
    Abração!

  • @maxvictor7705
    @maxvictor7705 7 років тому +1

    Bicho, que vídeo fantástico. Parabéns a (aos) idealizador(es). Peço permissão para usar diversas falas do vídeo como fundamentação da defesa empreendida em uma simulação discussão de inconstitucionalidade da lei de cotas raciais no Brasil, empreendida no curso de Direito da UFC. Mais uma vez, parabéns, propagar o conhecimentos é a chave para um futuro.

  • @felipeiceman2804
    @felipeiceman2804 11 років тому +1

    Melhoria da educação, campanhas e etc são projetos para o futuro, já que tudo isso demora um longe período para surtir efeito. Já as cotas são medidas para o momento atual para não prejudicar aqueles que estão no período em que se normalmente ingressa em instituições de ensino superior, que é por volta dos 20 anos.

  • @Lorenarodrigues91
    @Lorenarodrigues91 11 років тому

    Vou prestar vestibular nesse próximo fim de semana e seus videos tem me ajudado a me manter atualizada! Acho que facilmente esse tema pode ser cobrado em uma redação discursiva. Obrigada pela ajuda!! E continue postando!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Maria, fico muito feliz com seu depoimento. De fato, pesquisei inúmeros artigos e estatísticas para fazê-lo, mas como não sou especialista, fiquei preocupado em incorrer em algum equívoco. Pretendo lançar outros vídeos sobre o tema, e caso tenha sugestões de leituras ou abordagens, ficaria feliz em contar com seu auxílio.
    Abraços.

  • @NYCITY3
    @NYCITY3 8 років тому +15

    Ainda parece o Brasil tem os elementos coloniais.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Preciso conferir.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +1

    Valeu Paulo! O mais complicado foi trabalhar os dados do site do IBGE e convertê-los em gráficos. A leitura dos textos que usei foram bacanas. Aliás, há materiais excelentes disponíveis na internet.
    Abração

  • @bbtextos1458
    @bbtextos1458 9 років тому +8

    Gostei do vídeo! Boa iniciativa... ele é bem didático para os mais jovens. Só uma correção: Gilberto Freyre não fala em "democracia racial" em nenhuma passagem de "Casa Grande e Senzala"! Essa expressão foi atribuída posteriormente, numa leitura mal intencionada, pejorativa e superficial sobre a obra. Ele esta respondendo a historiadores como Paulo Prado (diretamente ao livro "Retratos do Brasil", de 1928), que assinala uma influência negativa do elemento negro no Brasil. Freyre resgata a imagem do elemento negro e a conduz ao seu devido lugar de reconhecimento na formação da cultura brasileira. Aliás um livro que todo brasileiro deveria ler.

    • @skywalkeerbms
      @skywalkeerbms 7 років тому

      mais: Gilberto Freyre foi o primeiro a assumir também o negro como elemento formador da civilização do Brasil.

  • @joaovictorlourenco8464
    @joaovictorlourenco8464 7 років тому +4

    Não é vitimismo e á realidade! A democracia racial nem se quer passou aqui.

  • @adrians.6566
    @adrians.6566 11 років тому

    Já que vc fará outro vídeo sobre cotas, eu gostaria de lhe sugerir que apresentasse defesas para as cotas RACIAIS (baseadas na cor de pele) de maneira fundamentada e o porquê de não haver somente cotas SOCIAIS (ou baseadas na questão financeira da pessoa). Fica aí minha sugestão.

  • @dudu.cellos
    @dudu.cellos 5 років тому +2

    Você precisa decidir se vai colocar o preto e pardo junto ou separado nos gráficos. Ou é a mesma coisa ou não é.

    • @claudioreis8867
      @claudioreis8867 4 роки тому +1

      Pardos (mulato) são os descendentes dos negros, que também são classificados NEGRO. Ou seja, tudo dentro do mesmo pacote kkkkkk

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Adrian, essa é a grande questão: de acordo com a Lei das Cotas, que passará a vigorar ano que vem em todas as universidades federais (algumas já implementaram), o critério é a reserva de 50% das vagas para estudantes com uma renda familiar específica, que tenham estudando em escolas públicas e, após esses critérios, a questão da cor autodeclarada da pele.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Esteja certo que muitos não vão se convencer, Reginaldo. Já teve gente, aqui nos comentários, evocando a lógica para recusar os fatos que as estatísticas revelam. Há sempre um subterfúgio para os racistas ou para quem prefere dissimular nossa realidade. É triste, mas a luta continua ...

  • @deborareis9644
    @deborareis9644 9 років тому +6

    Não há uma democracia racial, não resta dúvidas

  • @joaomor263
    @joaomor263 9 років тому +11

    Parabém pelo vídeo descontrói a velha falácia de democracia racial.

    • @ailunicto
      @ailunicto 9 років тому

      O Brasil é a terra da miscigenação, que é fruto do racismo. Por isso é país tão misturado. Quem gosta de sua raça procura sua raça pra ter filhos da sua raça. #fato
      Quem gosta de si é capaz de respeitar a si e aos outros. Convive em paz com todas as raças. Quero ver minha mulher e eu em meus filhos. Quero que meu filhos pareçam comigo e tenham minha pele, não a das outras pessoas. Cada um tenha a sua família.

    • @joaoaugusto8546
      @joaoaugusto8546 5 років тому +2

      @@ailunicto Qual a diferença da pele negra pra pele branca? Isso difere em quê?
      Não existem raças diferentes, somos apenas uma raça, a raça humana e isso já basta! Caráter não tem cor.

  • @omaiorcornodewesteros4748
    @omaiorcornodewesteros4748 6 років тому +1

    Valeu cara! você organizou minhas ideias, estou me preparando para ler o casa grande e senzala para entender as raças no Brasil.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá Tomishiyo, agradeço o comentário. Penso que esse tema arrasta uma dezena de outros temas consigo. Não sei se há uma "solução" específica, pronta e pré-fabricada, mas acho que há possibilidades de atenuação das diferenças. A distinção pela cor da pele não é a única variável em jogo, mas sim um indicativo e a expressão de algo que a antecede. Vou debater a questão das cotas, tanto seus problemas quanto os avanços que ela pode proporcionar e que já proporcionou.
    Abração.

  • @dommarcitoprofessor8069
    @dommarcitoprofessor8069 9 років тому +5

    PARABÉNS PELO TRABALHO ALEXANDRE, EXCELENTES COLOCAÇÕES.

  • @SamuelBorelli
    @SamuelBorelli 5 років тому +5

    Excelente, colega!! Parabéns!!

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 11 років тому

    esse tema merece um debate, alexandre. quem sabe com o pirulla, yuri. vou convida-los!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +1

    Alan, é inegável que nossa experiência histórica e a não tão fácil mobilidade social em nosso país faça com que haja mais negros pobres do que brancos. No entanto, os índices de homicídio e de encarceramento de pretos e pardos é muito desproporcional, o que nos leva a conjecturar que haja um "rigor" (tratemos assim) maior em função da cor da pele. Os relatos de amigos também não deixam dúvida, e há pesquisas que corroboram essa questão. Posso buscá-las para um próximo vídeo.
    Abração.

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 11 років тому

    ja lancei a ideia la na tropa. vamos aguardar! pergunta: vc é a favor ou contra as cotas raciais? nesse video me pareceu ser a favor.

  • @victoriaevansDC
    @victoriaevansDC 4 роки тому

    É triste saber a realidade em que vivemos! Doi demais !!!! É injusto DEMAIS ... sem palavras ...😞

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Muito obrigado Jaime! Na verdade, de acordo com a Lei das Cotas, o critério da cor é apenas o último a ser considerado. Vou fazer mais vídeos sobre o tema para ampliarmos o debate. Se feito com polidez e critério, é um tema excelente, a despeito das posições assumidas.
    Abraços!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Exatamente. Há uma questão geracional em jogo. No mais, penso que as cotas podem ajudar, também, a melhorar a educação básica. A explicação seria longa, e talvez um vídeo sobre o tema seja desenvolvido no futuro.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Luciene! Agradeço o apoio! Bjs.

  • @zigomartiu
    @zigomartiu 11 років тому

    Alexandre, parabéns! Curti muito como você abordou o tema, embasando seus argumentos em estatísticas e pesquisas de credibilidade. Deve ter dado um trabalhão! hahaha Já compartilhei no facebook. Continua assim, mano! Abração.

  • @PauloRoberto-ef3wc
    @PauloRoberto-ef3wc 8 років тому +11

    não ha democracia!!!

    • @jeffersoncavalcantecorread9956
      @jeffersoncavalcantecorread9956 8 років тому

      +Paulo Roberto
      Negros e pardos fazem parte da mesma Etinía , Então População Afrodescendente é Maioria no Brasil

  • @xbuster89
    @xbuster89 11 років тому

    A coisa passa a fazer muito mais sentido quando se utiliza estatísticas, embora pra mim nunca tenha sido segredo que não vivemos numa democracia racial. Só que ainda não vejo o porquê das cotas ser um sistema eficiente de remediação dessas desigualdades. Por que em universidades? Por que não mais investimento na educação pública e campanhas de conscientização antirracismo? Por que não redistribuir a renda? Acho opções melhores.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Já sim, mas há muito tempo ... o Skidmore é um autor bem conhecido na historiografia. Temos uma história bem triste a esse respeito. Procure sobre "Nina Rodrigues". O que se fez e o que se pensou acerca população negra, inclusive no período pós-abolição, é absolutamente estarrecedor. Nosso paradigma eurocêntrico merece muita atenção.

  • @Tomishiyo
    @Tomishiyo 11 років тому

    Muito interessante Alexandre, acho que você mostrou de uma maneira bem convincente que há no Brasil há significados sócio econômicos agregados a cor da pele de um indivíduo. Entretanto, eu gostaria de pedir que se possível você desenvolvesse melhor a solução para o problema, i.e, de que modo as cotas se propõe a resolver isso. Abraços!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Adrian, eu tendo a discordar que o CNPq tenha o poder de instaurar essa divisão. A grande questão é que essa divisão sempre existiu, mas tende a ser dissimulada na experiência cotidiana, e o discurso reativo, de que são medidas sectárias e racistas por parte dos negros, é uma forma de manter o simulacro da falsa harmonia racial. Penso que a questão exige enfrentamento, como tem sido feito.
    Abraços.

  • @HumbertoFioravanteFerro
    @HumbertoFioravanteFerro 7 років тому

    O vídeo é simplesmente brilhante no que se refere a expor um problema grave (a desigualde social correlacionada à cor da pele), inclusive citando números e ressalvando que eles não são exatos (foi oportuno destacares que apesar das estatísticas do IBGE estarem sujeitas a erro, elas revelam inequivocamente certas tendências que não podemos ignorar). Contudo, acredito que existe um ponto falho na tua linha de argumentação: na minha opinião, não se faz justiça social impondo política de cotas (quaisquer que sejam) no vestibular, mas sim universalizando o acesso ao ensino fundamental e médio (além de garantir um padrão mínimo de qualidade no ensino, claro. Isto já está previsto na LDB, mas... Enfim, é o Brasil!).
    De qualquer maneira, é um ótimo trabalho, foste bem sucedido em transmitir a tua mensagem. Parabéns!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Muito obrigado, Lorelay. E boa sorte no exame!
    Abraços.

  • @alpha7674
    @alpha7674 4 роки тому +1

    Viva Jaques Fresco!
    Cujo projeto Vênus superaria todas as discussões primitivas das questões do ser humano...

  • @fosnufc
    @fosnufc 5 років тому

    Parabéns Alexandre, conteúdo muito importante e com um belo senso crítico.

  • @MrMariaCoutinho
    @MrMariaCoutinho 11 років тому

    Estou pesquisando sobre a questão e o que você reportou está totalmente correto em seus posicionamentos. Excelente trabalho e espero que ele seja muito visualizado, para vir a esclarecer aqueles que teimam em crer que não temos o tal "mito racial". Sucesso!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Está na lista, Lucas. Eu quero fazer uma série de vídeos sobre o tema. Em breve, em breve. rs
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Obrigado, Izabella. Tenho mais alguns programados. =)
    Beijos.

  • @liliansg23
    @liliansg23 4 роки тому +1

    A questão das pesquisas é bem problemática, já que a raça/cor é autodeclaratoria. Eu trabalhei com cadastros para pesquisas e muitos negros retintos se declararam brancos. Por vergonha ou falta de consciência de raça as pessoas até hj ainda se negam a declarar a negritude. Preferem dizer: "sou moreno/a". Ser antirracista é urgente e conversar sobre isso com o máximo de pessoas é fundamental.

  • @adrians.6566
    @adrians.6566 11 років тому

    A divisão da sociedade brasileira em raças já começou com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que agora está pedindo a COR/RAÇA de pesquisadores em seu Currículo Lattes - ferramenta que jamais deveria levar em conta uma característica física que nada tem a ver com COMPETÊNCIA. Vamos aguardar pelas próximas futuras pérolas racistas e segregacionistas.
    Por outro lado, o vídeo em si ficou muito bom e bastante informativo.

  • @jaimecirne
    @jaimecirne 11 років тому

    Sobre o tema central do video O Mito da Democracia Racial no Brasil eu concordo plenamente acho que isso deveria ser claro para as pessoas, mas não acredito que o sistema de cotas raciais seja eficiente em corrigir isso em relação cotas para estudantes de escolas públicas ou faixa de renda baixa. Ao meu ver isso corrige o problema por tabela de maneira mais justa. O Video foi ótimo, o que mais gosto são os dados com fontes bem pautadas, fazer os videos exige trabalho pesado parabéns felicidades.

  • @annaelisa3703
    @annaelisa3703 5 років тому

    Adorei o vídeo, porém achei que a narração é muito rápida o que dificulta um pouco o entendimento

  • @nilsonazambuja3461
    @nilsonazambuja3461 5 років тому

    Quanto a questão da violência, apenas sobram as estatísticas a respeito, sem explicar os mecanismos que levam a isso.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá Bruno,
    Estou de acordo. Não é exatamente a Freyre que critico, apesar de obviamente discordar dele, no marco dos argumentos, e mesmo considerando sua historicidade. Penso, sobretudo, na questão dos usos que foram feitos de sua obra.
    Abraços.

  • @PioxD
    @PioxD 11 років тому

    Eu ainda tenho dificuldade de aceitar que, o sistema de cotas seja a melhor solução pra essa situação, mesmo entendendo a motivação, ainda acho que há muito que poderia ser feito. Não tenho certeza de que um aluno de baixa renda, possa está equiparado a outros alunos com melhores rendas. Talvez acabe criando outro problema, o da evasão acadêmica.

  • @brunotupi83br
    @brunotupi83br 11 років тому

    Muito bom e vou compartilhá-lo. E como falas de G. Freyre, gostaria de dizer que a obra dele deveria ser lida por TODOS os brasileiros letrados. NÃO para acreditar na ultrapassada ideia da "democracia racial" maspara ter uma ideia melhor da nossa formação. E ler a obra dele tendo em conta o contexto em que foi escrita - o do racismo científico, quando muitos cientistas tentavam provar a superioridade de uma raça sobre a outra e Freyre afirmou a miscigenação brasileira como algo positivo.

  • @janainaoliveira4369
    @janainaoliveira4369 10 років тому +1

    Ahhh cara eu adorei!! Vou recomendar muito esse vídeo!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Na verdade, PioxD, os mais de 10 anos de experiência do sistema de cotas sugerem que o problema da evasão, como se temia, não ocorreu. De todo modo, também acho que não é a melhor solução, mas é uma delas e precisa ser considerado seriamente. Acho que deveríamos enfrentar seriamente a questão das grandes heranças, taxar com mais afinco as grandes fortunas e uma série de medidas para promover a distribuição mais equânime da riqueza.
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Infelizmente, fica no submundo das estatísticas. A coisa não é declarada, o que revela nossa hipocrisia diante da questão. É o célebre "arrastar a poeira pra debaixo do tapete". =\

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Dodô! Obrigado mais uma vez pela força.
    Abração.

  • @igorrosa2616
    @igorrosa2616 5 років тому

    Demétrio Magnoli destrói a tese as cotas raciais de um maneira sublime no seu livro uma gota de sangue.. sugiro a leitura

  • @ga3bi
    @ga3bi 10 років тому

    Nossa cara, parabéns, vídeo muito informativo

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Não penso que a pobreza ou indigência seja "contabilizáveis". A questão, pelo menos nos critérios que os estudiosos utilizam e de que eu me apropriei, tem que ver com as possibilidades de consumo. A indigência, por exemplo, é considerada com base na possibilidade de se alimentar com 2.000 calorias diárias.
    Abraços.

  • @Unoleded
    @Unoleded 6 років тому +1

    Conteúdo muito bem elaborado, parabéns!

  • @RafaelMarino
    @RafaelMarino 11 років тому

    Muito bom seu vídeo! Eu concordo e, ao mesmo tempo, discordo de algumas coisas. O sistema de cotas no Brasil é usado como panaceia para os problemas educacionais e sociais do país. Dessa forma, se torna apenas um artifício de uma política populista para angariar apoio. As cotas devem estar aliadas a um planejamento maior de investimentos em educação, infra-estrutura de transporte, moradia, saúde, acesso a serviços de qualidade etc. E isso não acontece.

  • @rossoni2003
    @rossoni2003 7 років тому +1

    muito bem explicado cara parabéns

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Exato, Raphael. Infelizmente, parece um problema moral apontar isso ...

  • @ThinkingSk3ptically
    @ThinkingSk3ptically 11 років тому

    Não concordo com o sistema de contas raciais (talvez sociais sim, mas teria de pensar mais), contudo TIVE que "gostar", porque todos seus vídeos são tão bem corroborados, argumentados, etc., seria um crime, pelo menos, não ajudar na divulgação! Ah, e você é o único cara no YT cujas opiniões eu divirjo muito, às vezes, mas continuo a seguir!

  • @thiagoluiz5914
    @thiagoluiz5914 5 років тому

    Magnífico trabalho. O único lamento que pode advir dele é não trazer nada de surpreendente.

  • @breticia7181
    @breticia7181 6 років тому

    serio ótima explicação agr vejo o mundo com outros olhos

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    O que ele reconheceu ou o todos? rs
    Na verdade, é injusto sim. Acho que o governo percebeu isso ao sancionar a Lei das Cotas, após longo debate, e subordinar a questão racial à renda e à origem escolar. Vou ver se posto ainda essa semana sobre essa questão.
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Acho todas essas opções importantes, mas não vejo como excludentes em relação às cotas.
    Abraços.

  • @izabellavanessa8233
    @izabellavanessa8233 11 років тому

    excelente vídeo,essa é a realidade,e ela deve ser mostrada! faça mais vídeos debatendo esse assunto! :)

  • @ThinkingSk3ptically
    @ThinkingSk3ptically 11 років тому

    Já leste o livro "Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro" (1976) do historiador americano Thomas Skidmore? Estava procurando sobre racismo no Brasil e cheguei num link da Wikipédia em inglês (o livro citado é umas das referências) do qual nem fazia idéia. Veja: en. wikipedia. org /wiki/ Racial_ whitening; basicamente é sobre a ideologia RACISTA do 'branqueamento' (tradução literal) ACEITA no Brasil durante um determinado período. Não se conta isso na escola...

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 11 років тому

    muito bom, alexandre! eu soube ha pouco tempo: quando os escravos chegavam ao brasil, viviam (sobreviviam) por aqui em media 8 anos. suportavam somente 8 anos de escravidao. isso é absolutamente atroz. vi esse dado em um documentario da BBC: brazil slavery: an inconvenient history. link abaixo:
    watch?v=99KlpnHnrjs

  • @leticiagomes9349
    @leticiagomes9349 5 років тому

    Maravilhoso o vídeo! Bem explicado e detalhado!

  • @kelmfully
    @kelmfully 10 років тому +1

    Olá, Alexandre! (: Sobre o sistema de cotas, em relação ao qual me posicionava contra, realmente "sendo levada pela massa", me interessei pelo assunto quando um "as coisas não são assim tão simples" me bateu à consciência. Procurando a fundo acabei encontrando coisas que me fizeram, sinceramente, sentir até mesmo vergonha de ter refutado essa ideia com uma opinião sustentada pela ignorância. Te recomendo que leia essa entrevista: notaderodape*com*br/2013/01/preto-no-branco*html

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  10 років тому

    Mas imagino que ninguém que defenda as cotas tenha a ilusão de que ela é a solução definitiva para as desigualdades raciais. No entanto, penso que seja falsa a assunção de que as cotas não tem relação com a melhoria do ensino básico, principalmente se tomarmos como medida as discussões em torno da problemática da "herança cultural", tal como proposta por Gramsci. Imagino que você conheça.
    Abraços.

  • @deisemenezes06
    @deisemenezes06 10 років тому

    Parabéns rapaz, ótimo vídeo. Bastante elucidativo.

  • @raphaelkonichi
    @raphaelkonichi 11 років тому

    Sensacional seu vídeo...
    Estudei em escola particular desde o ensino fundamental até o final do ensino médio e nas escolas que estudei a porcentagem de negros não chegava a 10%...
    É evidente que não existe democracia racial em nosso país.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Seria bacana!

  • @juanelninopablo
    @juanelninopablo 6 років тому

    quem critica é quem não entende e/ou não conhece

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Eu entendo isso, e acho sintomático: um país de maioria parda declarar-se branco é a prova inequívoca do preconceito racial que as pessoas não querem ver associado a si. Essa é mais uma razão para louvar os méritos das cotas, incluindo o viés racial. Seu raciocínio, nesse caso, é absolutamente condizente com o meu.
    Abraços.

  • @maryalves1868
    @maryalves1868 8 років тому

    ótimo vídeo👏👏

  • @GabrielSilva-et2yu
    @GabrielSilva-et2yu 9 років тому

    cara tu me causaste uma certa reflexão sobre o assunto

  • @kiorix111
    @kiorix111 11 років тому

    Acho que se dá para pensar em soluções melhores para efeitos de curto prazo, a longo prazo é óbvio: educação pública de qualidade, que prepare o indivíduo para o mercado sem precisar de diplomas e mais diplomas. (um pouco capitalista, mas suponho que seja a melhor forma)

  • @direitonoturno3320
    @direitonoturno3320 7 років тому +1

    muito bom esse vídeo!!!!

  • @tonriti
    @tonriti 11 років тому

    isso é uma realidade ; pena q em nosso pais isso é pouco discutido quem sabe em 2050 isso é resolvido ...

  • @pereirasilva4
    @pereirasilva4 5 років тому +1

    Gente oque é corrente racial demo!

  • @TheMarcodefreitas
    @TheMarcodefreitas 10 років тому

    A melanina é usada como marcador social. Assim como as roupas que veste, uniformes e qualquer outra característica que coincida com determinado grupo social.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    A questão variava um pouco em função do proprietário e do uso, além do gênero: as mulheres tinham uma expectativa de vida maior. De todo modo, é assustador realmente.

  • @itelvinafernandes7524
    @itelvinafernandes7524 5 років тому +1

    Gostou? como assim? eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Eu penso que o Estado é exatamente a entidade que deve se esforçar para promover a igualdade entre os cidadãos e, como reza a recente emenda à CF, permitir a todos o acesso à "felicidade". Isso inclui a igualdade material. Não estou certo de que o livre mercado e o liberalismo tenham condições de oferecer esse tipo de equidade, mas vou procurar o autor tão logo seja possível.
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Leonardo! Abração!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    A ideia do "bombardeio" era apresentar uma situação, e não discutir suas razões. Aliás, é impossível compreender esse cenário sem perscrutar nosso passado e a questão da mobilidade social. Mas eu parto do consenso de que negros e brancos tem as mesmas capacidades intelectuais, como você também considera. Outra opinião neste sentido chegaria ao extremo da vileza e do preconceito, então nem considerei essa hipótese como algo discutível.
    Abração!

  • @ytroadfox
    @ytroadfox 11 років тому

    Defina você o limite de quem é pobre e quem não é, depois pegue um grupo representativo de pobres 20 anos atrás e veja qual a porcentagem que deixou de ser pobre, verá que é bem mais do que se imagina.
    Veja o vídeo "Is there income mobility in America" pra ter a noção do que eu estou falando.

  • @deborareis9644
    @deborareis9644 9 років тому

    Mt bom! Parabéns! :)

  • @pedrolima1319
    @pedrolima1319 6 років тому

    amigo hj em dia tem q ter mt cuidado com o q vc for colocar e como vc irá se colocar perantes aos outros. por que a ignorancia esta em td lugar a xenofobia tbm. e o medo de se deixar involver e até msm se deixar persuadir pela ideai do outro. não podemos apontar o dedo mais sim achar o problema para resolve-lo pena que o problema esta nas pessoas.

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 11 років тому

    mas uma questao, alexandre: os filhos do pelé, entao, tendo direito a cotas, nao é um pouco injusto com a populaçao pobre e que perde aí uma vaga?

  • @logistica1estacio415
    @logistica1estacio415 8 років тому

    temos muitos obstáculos para ser solucionado um deles o racismo mais tamos mudando lento mais no caminho certo