Pra que reduzir a Maioridade Penal?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 жов 2024
  • Alguns perguntas sobre a pertinência da reabertura desta discussão, especialmente dirigidas ao Deputado Efraim Filho (DEM), autor de um projeto que busca implementá-la. O vídeo foi baseada na entrevista disponível neste link: globotv.globo.c...
    Adicione ao Facebook: / alexandre.moraes.52459615
    Adicione ao Twitter: / rintempestivos

КОМЕНТАРІ • 943

  • @EriclesFelipe10
    @EriclesFelipe10 10 років тому +32

    Fazia tempo que eu não ouvia tanta bosta em um vídeo só!
    Quando você questiona se "a opinião da maioria é verdadeira ou pelo menos acertada" você usa como exemplo a possibilidade de "a população votar que a terra deveria ser quadrada"... Ou então cogita a possibilidade de "a população fazer um plebiscito para derrubar todas as árvores da Amazônia e substituir a floresta por um estacionamento"... Ahm? Que argumento mais sem coerência, amigo. Quem em sã consciência reinvidicaria tal fato? A opinião da maioria, nesse caso, são baseadas nos fatos do dia a dia. São baseadas em pessoas que viram entes queridos serem mortos por criminosos que são menores de idade. E por isso saíram impunes de seus delitos cometidos porque são "protegidas" pelo Estado.
    Lógico que casos como "diminuição do salário e regalias dos governadores" deveriam (e devem) passar pela opinião popular, mas uma coisa de casa vez. Não podemos sair querendo reivindicar tudo de uma hora pra outra. Temos que ter foco em uma determinada causa para que ela possa ser conquistada mais facilmente.
    É notório que a maioria dos jovens infratores vem das classes mais desfavorecidas, como apontam as pesquisas. Entretanto você esquece de mencionar que as maiores vítimas desses criminosos, de classes desfavorecidas, são, também, pessoas da mesma classe social. Ou seja, classe C e D.
    Em suma. É claro que educação é o melhor método para se combater a "criminalidade infantil", mas essa falha não será resolvido tão cedo. Enquanto isso como que fica a sociedade? Muitos dizem que a punição não acabará com a criminalidade. Lógico que não! A função da pena é PUNIR. É a resposta do Estado ao crime cometido. Ela serve para tirar o criminoso da sociedade, para que enquanto ele estiver preso não volte a cometer novos crimes. E convenhamos, se um jovem de 16 anos já pode votar e ter filhos por que ele não pode responder por seus atos perante o Estado? Infelizmente só defende a impunidade de menores de idade quem ainda não sentiu as consequências do mesmo na própria pele.

    • @laercioleite1174
      @laercioleite1174 9 років тому +3

      Concordo com vc
      O vídeo é tendencioso e usa argumentos em forma de falácia... típico de um advogado que nao tem compromisso com a verdade e sim com o ganho da causa...
      Pois bem... é um absurdo comparar um problema matemático (que pertence a uma ciência exata) com uma questão social (que nao é exato, mas sim subjetivo). O mesmo vale para as outras comparações da Amazônia e do formato da terra. Que sao verdades indiscutiveis. Não haja como se a implementação da maior idade penal aos 18 anos fosse uma verdade indiscutível POIS NÃO É!

    • @JairBolsonaro2018-p6v
      @JairBolsonaro2018-p6v 7 років тому

      Bolsonaro 2018, BANDIDO BOM E BANDIDO SENDO TORTURADO ATE A MORTE

  • @joaolucastopgamer
    @joaolucastopgamer 10 років тому +54

    Perdi o meu tempo. A pessoa só é contra até sentir na pele. Os eua da educação boa de graça pra todos e mesmo assim tem menor vagabundo lá. Educação ajuda mais não resolve a violência. O que resolve é a cadeia ou pena de morte. E se vc é contra, é porque não viu ainda o seu pai sendo morto na sua frente por um vagabundo.
    Flws

    • @joaolucastopgamer
      @joaolucastopgamer 10 років тому +3

      Aí vc vai me falar que lá nos eua tem pena de morte mas não resolveu a violência. Não resolve, mas quando mata um assassino preserva a vida de pessoas inocentes e ele não rouba e nem mata mais.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +9

      Joao Lucas E eles tem a maior população carcerária do mundo. Isso é uma mostra clara que a violência não diminui.

    • @joaolucastopgamer
      @joaolucastopgamer 10 років тому +3

      Alexandre Moraes sabe porque? Porque eles resolvem todos os crimes. Dimimuiii sim. A taxa de criminalidade lá é muitooo menor que aqui. De 1978 até 2014 a criminalidade dos EUA diminuiu bruscamente. Minha tia é juíza na florida. Me mantenho informado

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +7

      Joao Lucas Se prende muito é porque há muitos crimes. A lógica é simples. Se você fica satisfeito com esse joguinho de mocinho e bandido, tudo bem. Pra mim é pouco, é medíocre. Penso em soluções que não levem as pessoas a cometer crimes. Se a conversa não for por aí, quem perde tempo sou eu.

    • @joaolucastopgamer
      @joaolucastopgamer 10 років тому +2

      Meu pai trabalha firme e forte todos os dias, pega 3 ônibus para ir para o trabalho, trabalha muito pra pagar as contas. Recentemente ele conseguiu comprar um carrinho pra ele depois de tanto esforço, não passou de uma semana já fomos assaltados e perdemos o carro. Quer que eu tenha pena de vagabundo. Sente na pele amigo, aí você muda de ideia.

  • @maurossd
    @maurossd 10 років тому +31

    se os menores souberem que vão ficar presos pelo resto da vida se cometerem latrocínio, eles não o farão ou pelo menos a maioria dos casos não irão acontecer
    Simples Assim

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +10

      Simples assim? Então por que os adultos não deixam de cometer atos ilícitos? Nosso sistema judicial é falho? Então como se explica o fato dos EUA terem a maior população carcerária do mundo, superando inclusive a China, apesar de serem mais eficientes nas investigações criminais e terem uma capacidade de punir muito maior, incluindo a pena de morte em alguns Estados?
      O mal é achar que tudo é simples. Não é. Se fosse, o problema já estaria resolvido.

    • @CarlosOliveira-jv2ey
      @CarlosOliveira-jv2ey 10 років тому +11

      Alexandre Moraes pois é né amigo, é claro que as cadeias estão cheias, e se aprovar a redução vamos precisar de muito mais presidios,
      mas imagina se não houvesse punição para os adultos, ou se após cometer um crime ficasse na "reeducação", durante 3 meses e fossem soltos, imagina a situação que teríamos no nosso brasil ???
      Perdi meu tempo vendo seu vídeo, só me deixou mais revoltado,
      AMIGOS, CLIQUEM EM "NÃO GOSTEI DESSE VÍDEO"

    • @164matheus
      @164matheus 10 років тому +3

      você diz "então por que os adultos não deixam de cometer atos ilícitos?..." Você acha que está certo esses marginais ficarem impunes pelos seus crimes porque cadeia não educa? se cadeia não é educação para menores não é para adultos também. "ah mas se soltar os adultos eles não vão cometer mais crimes?" pois é exatamente isso que esses menores que são liberados fazem, cometendo crimes iguais ou piores do que de muitos adultos. Tem que pagar na cadeia sim, se não é bebê na hora de pegar na arma e acabar com a vida de pessoas e famílias não é bebê na hora de responder pelos seus atos.

    • @luannunes5637
      @luannunes5637 10 років тому +1

      Kkkkk quem disse isso ? EUA tem pena de morte e prisão perpetua é o pais com maior numeros de presos. Solução pra isso é mais escola, mais educação e menos presidios.

    • @daniellereb
      @daniellereb 10 років тому

      Leonardo Castro tô com você! Ótimos argumentos, parabéns!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +2

    No Brasil, os menores são vistos como responsáveis a partir dos 12 anos. A média tende a ser 13,5 anos no resto do mundo. A questão não é a responsabilidade, mas a maneira mais eficaz do Estado dar uma resposta ao crime. Cadeia, puro e simplesmente, não resolve.
    Abraços, Vittoria!

  • @musicvibeimprovisedmvi6911
    @musicvibeimprovisedmvi6911 9 років тому +24

    Não sou 100% a favor da redução da maioridade penal.... Mas acabei dando certos pontos a analise certa vez que fui assaltado e o ladrãozinho q alem d me agredir e me ameaçar riu da minha cara e disse q mesmo se eu fizesse alguma coisa não daria em nada pra ele ,porque ele 'so tinha 17 ans e era menor' ... So a punição só a dor constroem

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  9 років тому +2

      Triste que um adolescente de 17 anos pense e aja assim ... onde erramos para deixá-lo chegar a esse ponto, sem qualquer vislumbre de um futuro legal? Acho que essa é a boa discussão.
      Abraços.

    • @musicvibeimprovisedmvi6911
      @musicvibeimprovisedmvi6911 9 років тому

      Alexandre Moraes Triste mesmo, algumas pessoas perdem o amor de si próprias e sedem pro lado ruim, nosso governo é péssimo, ele é o erro inicial , o segundo é q o brasileiro se acostumou com o ruim e acabou fazendo do pouco o seu muito. um roubo d impostos e somos retribuídos com serviços péssimos ,e somos obrigados a recorrer ao particular ao serviço privado$$ se quiserms ser atendidos com qlidade e atenção na ,(saúde,segurança e educação) Devido a este sistema falho andamos com medo e desconfiança do outro, medo de andar pelas ruas dps de certas horas e em certos locais, tems que cercar nossas casas d muros grades e eletricidade como se fosse uma prisão,nos tems medos dos policiais e eles de todos, temos que andar sempre na defensiva porq tem sempre alguém querendo tirar proveito, furar uma fila ou te passar a perna em um troco etc.vemos isto tudo como fatos e necessidades normais do nosso cotidiano mais não, é so olhar pra fora e se perguntar.. Porque eu não posso ter uma casa sem muros e com apenas um lindo gramado e uma casinha d correio como as casas do EUA, sair de minha casa a qlqr horário como no Japão sem precisar apressar os passos e olhar pros lados temerosamente, porq eu n posso confiar nos policiais eles em mim sem precisar eu ficar com o coração na mao em uma blitz e eles apontarem uma arma se eu estiver d vidro fume!?.eu n tenho uma arma prq é ilegal e sou um cidadão d bem, mas qlqr trombadinha esperto e traficantizinho da rua d baixo ali tem uma escondidinha pra qndo quiser fazer um assalto um roubo e qlqr um d nos podemos dar o azar d esbarrar com um dests .. O Brasileiro d bem sofre d+ e nem tem noção, a maioridade penal é só uma pontinha das coisas q precisam ser discutidas e mudadas, mas dps q as coisas no brasil começarem a funcionar, porq nos paises desenvolvidos nossos tais menores respondem pelos seu atos mas a diferença é q la as coisas funcionam e aqui somos sempre enrolados com aqles discursos d 4 em 4 ans d q a coisa vai mudar pra melhor , mas continuamos ano a pós ano entrando ano no vermelho, trabalhando q nem condenados o ano todo e parcelando nossos sonhos d consumo se realmente os quisermos. Isso pra mim n é vida...

    • @arnoudbrazil5297
      @arnoudbrazil5297 9 років тому +2

      Alexandre Moraes Coitadinho do menorzinho!Merecia um docinho como troféu.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  9 років тому +2

      Herculano Santos Não é apenas pelos menores infratores, mas por pessoas como você que luto por educação de qualidade também. Nota-se que sua infância deve ter sido muito ruim. As escolas que frequentou devem ter sido negligentes e permissivas. Imagino que sua família também seja bastante iletrada, razão pela qual foi incapaz de transmitir uma herança cultural capaz de torná-lo um adulto inteligente. A culpa não é sua, é do nosso sistema. Falo isso pela absoluta incapacidade de entender um discurso e, mais do que isso, de atribuir a ele algo que não foi dito. Em momento algum da discussão falo em permissividade, em "passar a mão na cabeça" ou da "um docinho como troféu". Aliás, acho que ninguém fala. Isso é resultado de uma ideia fantasiosa que você criou. Talvez tenham dito isso a você, e sem muitos recursos pra questionar, você aceitou passivamente e passou a reproduzir. Mas se tiver dúvidas sinceras, estou aqui. Como professor, não me furto da tarefa de lidar com a ignorância.

    • @arnoudbrazil5297
      @arnoudbrazil5297 9 років тому +2

      Alexandre Moraes​ E nem eu com balelas.Já percebi a sua "capacidade de conhecer"pessoas a longa distância,imagina demais mesmo e não aguenta um discurso real e direto,se faz de vítima na hora do aperto.vende algo que não acredita,fruto das novas ideologias tendenciosas e isso vem de família moderna.Um mau repassada com mais intensidade de geração a geração. Acredito eu,que é o mau de toda família moderninha.Enfim.Geralmente se colocam como professores,educadores,textos bonitos e muitas vezes a soberba,vaidade e o ego se misturam em suas funções criando o mundo das ilusões que acontece hoje.Se realmente me conhecesse,veria que sou das antigas,onde as pessoas eram respeitadas como adultos desde crianças e não essa nova ideologia da libertinagem moderninha...Se realmente me conhecesse,te mostraria como é a vida realmente e de como transmitir sem demagogia os seus ensinamentos.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá LlykVini,
    De fato, não precisamos concordar para nos respeitarmos. Também não pensei em mudar a cabeça de ninguém, e sim suscitar discussões. Fico feliz por ter sido útil.
    Abraços.

  • @cassiajanaina2759
    @cassiajanaina2759 10 років тому +5

    Ah, e pra galera que não se força a pensar, vale refletir: "Reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não a causa. É encarcerar mais cedo a população pobre jovem, apostando que ela não tem outro destino ou possibilidade" (CFP).

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +1

    Fico feliz que esse tema seja tratado em sala de aula. Eu também sou professor e, caso possível, transmita meus cumpridos ao colega que sugeriu essa temática. O mais bacana de um diálogo aberto, franco e sadio é levantarmos argumentos e sermos capazes de entender de onde vem nossas e ideias. Não precisamos concordar pra coisa funcionar bem. O importante é estarmos continuamente refletindo sobre nós mesmos, e mudando, caso se julgue necessário.
    Abraços e bom estudo.

  • @erisonevs
    @erisonevs 10 років тому +5

    Alexandre Moraes, minha cabeça explodiu ao ver esse seu vídeo por acaso hoje. Realmente, a redução da maioridade penal não resolverá todos os problemas de criminalidade que temos. Esse argumento de "tomara que um menor mate um ente querido" é um argumento desprovido de inteligência. O que me preocupa de verdade é o provável adulto que coloca o "dimenor" como laranja, ou até mesmo o cabeça de alguma contravenção por saber que o mesmo não ficará preso. Infelizmente se ocorrer o plebiscito provavelmente vai ser reduzida e continuaremos tendo os mesmos problemas, ou até mesmo piore, já que misturar crianças com adultos pode causar o caos. Também sou contra o voto obrigatório, mas não vou me aprofundar nisso. Um forte abraço e um beijo pra sua mamãe que foi tão "ameaçada" por esses usuários do UA-cam =]

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +4

      Olá Erison,
      Agradeço os comentários. Fico feliz que você tenha gostado do vídeo. Ainda sou otimista em relação ao valor da discussão sadia, e infelizmente comentários como o que você mencionou servem apenas para mostrar como as pessoas estão afogadas pelo senso comum, pelas opiniões ordinárias e fabricadas ... faz parte. Aos poucos, com calma e inteligência, a gente acaba por combatê-las.
      Grande abraço

  • @623aldm
    @623aldm 11 років тому

    E Alexandre, eu que te agradeço, eu e mais um grupo de colegas estamos fazendo um projeto sobre essa temática para nosso trabalho de redação. Seu vídeo mesmo sendo de opinião contraditória a minha é muito instrutivo, e esse pequeno debate está me trazendo mais informações para meu trabalho.
    Mais uma vez agradeço pelo diálogo, e por você disponibilizar seu tempo para me responder. Abraços.

  • @Mr556762
    @Mr556762 9 років тому +4

    Pessoas que cometem crimes contra a vida tem que pagar independentemente da idade...jamais se deve ter benevolência contra homicidas, pessoas de natureza ruim...Educar sim mas não ser ingênuo a ponto de acreditar que a maldade não faz parte da psique humana...

  • @marinaschmitt5796
    @marinaschmitt5796 10 років тому

    Alexandre Moraes, gostaria de dizer que seu vídeo é formado de argumentos excelentes, concordo com você a base de tudo é a educação, onde o governo nunca se preocupa em resolver, pois é muito mais fácil ele dispor de cotas em universidades do que iguala a edução pública a uma privada, como é mais fácil também dar uma "ajuda" de R$ 70,00 do que tentar resolver os outros problemas sociais para que a pessoa não necessite do bolsa família, e o que adiantaria reduzir a maioridade penal? com esses presídios atuais, onde de la os infratores saem ate com PDE na criminalidade... E também gostaria de ressaltar para não deixar abater - se por pessoas alienadas quem sempre vem com o mesmo discursos, com argumentos do senso comum, sem um pingo de conhecimento do real assunto, onde é sempre mais fácil jugar do que ajudar! Parabéns amigo fico feliz em saber que há pessoas que pensam como você.

  • @JeanMenezesdaSilva
    @JeanMenezesdaSilva 10 років тому +3

    1° As ciências sociais não são portáveis de exatidão, logo toda decisão tomada por um sociólogo é passiva apenas de estimativas de acertos, muitas vezes sendo incorretas.
    2° O percentual de crianças e adolescentes dentro da escola vem aumentado ao longo dos anos, porém o de alunos dentro do ensino médio possui pouca parcela deste aumento. Uma grande parcela desta justificativa fica pela maioridade penal, dando liberdade para cometer-se crimes sem nenhum tipo de detenção.
    3° O percentual de jovens dos 16 aos 18 anos cometendo crimes só vem aumentado ao longo dos anos, isso torna um problema que vem se agravando na sociedade, que precisa reagir diante deste novo problema.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +1

      "As ciências sociais não são portáveis de exatidão".
      Caramba! E agora? Queimem os livros!!
      Valeu por sua participação, garoto.

    • @JeanMenezesdaSilva
      @JeanMenezesdaSilva 10 років тому +1

      Alexandre Moraes Só questionei sua forma de dizer que uma equação pode ir a plebiscito, achei que tivesse percebido, mas enfim.. Achei que teria mais seriedade na resposta.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +1

      Você não entendeu o argumento, Jean. Veja o vídeo novamente, caso queira repensar seu comentário.
      Abraços.

    • @JeanMenezesdaSilva
      @JeanMenezesdaSilva 10 років тому +1

      Alexandre Moraes Entendi sim, você utiliza de uma hipérbole para demonstrar que a população não pode tomar decisões por si própria, mas de acordo com o problema uma das medidas para combatê-lo é clara, cabível e tem o reconhecimento das pessoas, podendo até mesmo os argumentos prós e contras serem discutidos em horário nobre.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +1

      Não, não foi isso. Disse que nem sempre a vontade popular representa a decisão mais acertada para a vida em sociedade. Se assim o fosse, todo, absolutamente TODO Código Criminal teria sido feito com base em plebiscito. Pergunto-me: por que só a diminuição da idade penal? Assista novamente, até entender.

  • @kellycarolinne8393
    @kellycarolinne8393 10 років тому +1

    Show ! Simplesmente muito show o vídeo,amei.Estou assistindo porque devo fazer uma redação a respeito e mesmo já tendo realizado um trabalho para escola,achei necessário me informar mais.No começo do trabalho eu era uma louca que defendia ferrenhamente que deveria sim reduzir.Graças ao bom Deus tinha uma amiga que só faltou me bater pra me fazer mudar de ideia e ficou por uma hora expondo todos os motivos imagináveis pra ela ser contrária e como ela possui boa argumentação e tudo o que falou fez muito sentindo,senti a necessidade de me aprofundar no assunto e não tive como não mudar de ideia.O vídeo foi ótimo,juro que não sabia do tal Efraim e adorei as piadinhas,excelente !

  • @Dadiris
    @Dadiris 9 років тому +5

    Por que razão a redução da maioridade penal deveria passar pela opinião popular? porque os menores do brasil acham que estão acima da lei e fazendo o que bem entendem?
    "todos os menores infratores vieram e berços pobres" O que a vítima tem a ver com isso? isso da o direito de ela matar quem quiser? ou você acha mesmo que ele não sabia que matar é errado só porque era pobre?
    Tem casos de adolecentes que foram presos mais de 30 vezes e não ficaram presos porque eram "menores" ai vem um senhor do vídeo e me pergunta, pra que reduzir a maioridade penal??
    Pra nada, só por reduzir mesmo :)

    • @victormacaroffbortoleto2564
      @victormacaroffbortoleto2564 8 років тому

      +Dadiris Agrom Tudo a ver meu caro! A vítima está dentro do sistema social e contribuiu pra isso quando disse que a pedagogia não deve ser repensada. Não é questão de ''bandido bom é bandido morto'' e sim de ''bandido bom é bandido que nem existiu''. Devem-se ser exterminados não os bandidos, mas sim a mera possibilidade de sua existência.

  • @thiagomoreirasantos
    @thiagomoreirasantos 10 років тому +1

    A primeira vez que debati sobre esse assunto, não tinha conhecimento a fundo das consequências que a redução da maioridade penal causaria, mas com absorção de outros pesamentos melhor fundamentado consegui me norteia da realidade e hoje concordo com você e com muitas outras pessoas que tem essa mesma visão.

  • @pekretli
    @pekretli 9 років тому +4

    Vc me fez concordar com a sua ideia... Mas vamos pegar o exemplo daquele ator marcelo melo, acho que é assim... Cresceu em meio à violencia e a pobreza, mas construiu seu futuro e hoje leva uma ótima vida, por que se uma pessoa tem a maturidade para matar, estuprar, corromper, traficar etc, ela tem maturidade para distinguir o certo do errado, e por que entao, pratica o errado, sendo que temos o exemplo marcelo melo, que mesmo em meio a pobreza conseguiu achar a solução para seus problemas?? Eu tenho 14 anos e já tenho a mente desenvolvida o suficiente para saber que roubar ou cometer essas outras barbáries é errado, então por que comete-las?? Não leva a lugar nenhum, entende?? O ser humano, infelizmente, mudou sim de 70 anos para cá, por que o mundo mudou muito, hoje em dia já é normal ver milhares de crimes por dia no mundo, por isso que o jovem com a mente mais fraca acha isso como uma saída super normal para seus problemas.

    • @felipenet22
      @felipenet22 9 років тому

      Pedro Kretli, isso se chama exceção. Não tá pra pegar um único exemplo e por como regra. Algumas pessoas tem a sorte de ter autonomia e mesmo sem instrução alguma, ou muito pouca, consegue encontrar um caminho melhor, pq aprendeu sozinho a pensar por conta própria. Mas a maioria das pessoas não consegue pensar além do meio em que convivem, uma boa parte não consegue montar um raciocínio além do que passa na tv. O motivo disso, todos nós sabemos e foi abordado no vídeo. Educação, uma boa orientação, já que autonomia é pra poucos.

    • @leonardodiscacciati5171
      @leonardodiscacciati5171 9 років тому

      Pedro Kretli parabéns jovem

    • @maykonjhonatan9456
      @maykonjhonatan9456 9 років тому

      FeLiPe Almeida Então pega um jovem de 16 anos que estuprou,matou e coloca ele na tua casa com tu mulher com tuas filhas e educa ele. já que vc acha que tem que educar jovens matadores e estupradores então educa.

  • @mordec1016
    @mordec1016 9 років тому +1

    Ah tá, a população não tem discernimento para votar uma medida como a maioridade penal, mas supostamente tem todo o discernimento para votar em quem governa o país! BOA INCOERÊNCIA. Quem quiser fugir da opinião convicta da maioria, nesse caso, não tem escolhe senão rejeitar a democracia. É simples assim.
    Se também a idade de 16 anos parece arbitrária, por que a de 18 anos não seria? Por que perseguir criminalmente os que têm 18 anos, e não aumentar a idade para 21? E assim incorremos em uma regressão viciosa. O ponto -- que o senso comum da população compreende muito bem, e que só com muita ilação e tergiversação certos autoproclamados "especialistas" ignoram -- é que, querendo ou não, um adolescente de 16 anos sabe o que é certo e errado. E mesmo os que não tiveram educação também sabem o que é certo e errado, ninguém precisa ter pai ou professor para ter uma noção de que estuprar e matar é errado; esses casos devem ser PUNIDOS. Essa tentativa de criar nos adolescentes pobres um animal irracional e completamente desumano é ridícula, os jovens sabem muito bem delimitar o que é certo e errado, até porque têm conhecimento do que são crimes -- inclusive muitos SOFREM crimes, o que há de jovens inocentes sendo atacados por bandidinhos que os "especialistas" querem proteger não está no gibi. Matou? Estuprou? É algo que exige punição, e não medidas de privilégio que muitas vezes não são dadas para quem se porta corretamente.
    Enfim, toma meu dislike. E boa sorte querendo destruir a democracia sob a justificativa de que "o povo não está capacitado para decidir sobre essas questões" -- mas misteriosamente estaria capacitado para eleger quem decide sobre essas questões, sem ter os mesmos critérios de reconhecimento. Haha.

  • @Carteiradafilmes
    @Carteiradafilmes 10 років тому +10

    perdi meu tempo!!!

    • @biarangel2830
      @biarangel2830 10 років тому +2

      William Dias Como saber sem ver?

    • @georgesousa704
      @georgesousa704 10 років тому

      Bia Rangel se ele realmente etsivesse perdido o seu tempo ele não estaria ''perdendo'' o tempo comentando isso, não acha?

    • @biarangel2830
      @biarangel2830 10 років тому +2

      george sousa O que tem a ver uma coisa com a outra? No caso ele perdeu o tempo vendo o vídeo e comentou sobre isso, talvez para que outra pessoas não passem pelo mesmo, algum problema?

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +1

    Esse é o problema. As pessoas julgam que o menor infrator possui uma espécie de "índole" predisposta ao mal, e resolvem combater a sua manifestação esquecendo-se da raiz. É como reclamar de um fruto sem entender que ele procede de uma árvore que, por vez, tem raízes bem fundas. =\
    Abraços Maria! Obrigado pelo comentário!

  • @jesseromaorusley7559
    @jesseromaorusley7559 9 років тому +40

    Deu vontade de refutar esse monte de babaquice uma por uma, mas a necessidade de punir os menores bandidos são os crimes que eles cometeram. Milhares de pessoas foram assaltadas, estupradas e mortas por "de menores" protegidos por essa legislação ridícula.
    Redução já

    • @flaviokrepel
      @flaviokrepel 9 років тому +3

      Jessé Romão Rusley menos de 0,1% dos crimes hediondos são cometidos por menores! por que reduzir a maioridade penal baseando-se pela exceção? o brasil já tem leis o bastante mas infelizmente elas não são cumpridas, Reduzir não é a solução, vingança não é solução, reduzir é tratar a causa e não o problema. é engraçado como a mídia está supervalorizando um crime cometido por menores, e não estão nem aí para os crimes cometidos pelos políticos e empresários do colarinho branco. Mais bandido que um menor que estupra é o político que se corrompe desviando verbas da saúde e educação e assim matando muito mais que os menores!

    • @flaviokrepel
      @flaviokrepel 9 років тому

      Jessé Romão Rusley 'Somos o segundo país - atrás apenas da Nigéria - quando o assunto é assassinato de adolescentes. Entre 2006 e 2012 foram 33 mil homicídios. Estamos assassinando o nosso futuro. E como escreveu Gil Alessi, no El País, “os homicídios cometidos à bala no Brasil têm cor, idade e sexo”....A indústria de armas e munições elegeu, no último pleito, 70% dos candidatos que receberam doações legais de campanha. Dos 30 candidatos beneficiados pelo setor, 21 saíram vitoriosos: 14 deputados federais e sete estaduais. Esses fabricantes, cada vez mais ativos, financiaram políticos de 12 partidos em 15 estados'' Publicação: CartaCapital

    • @a9423180
      @a9423180 9 років тому +1

      Flavio Krepel Meu amigo.... de onde vc tira estes dados?? por acaso não é de nenhum organismo do PT que falsifica estatísticas, quando não inventa, não é!? Segundo dados levantados pelo Ministério da Justiça, NÃO registra nenhuma pesquisa que enfoque estes dados. Tampouco o UNICEF atesta estes levantamentos.... basta pesquisar só um pouquinho...... Acho inclusive que o termo HEDIONDO deveria ser dado a todo tipo de crime relacionado ao uso de DROGAS! pois se VC der uma breve olhada nas estatísticas oficias de crimes verá que a grande maioria deles está relacionado a elas, ou seja, começa com o uso de Drogas e termina, na maioria das vezes em LATROCÌNIO... para manter o vício.

    • @Mikejtm
      @Mikejtm 9 років тому +1

      Flavio Krepel Infelismente você está equivocado. Só o fato de que os menores podem cometer crimes graves sem punição, você tem idéia o que isso ocasionará ? O crime organizado prepara soldados todos os dias os menores são um tipo de massa blindada para suas reais inteções, isso sem mencionar outras estatísticas, minha mãe foi morta em 2003 por um moleke de 15 anos ele foi solto e cometeu outro assassinato, e, eu fiquei orfão de mãe aos 13 anos ! Olha a ironia com leves toques de hipocrisia por quem pensa igual a você

    • @CJ-rp2ps
      @CJ-rp2ps 9 років тому +1

      Flavio Krepel E mesmo que cometessem 0,1% dos crimes tem que serem punidos sim.Já pensou se todas as pessoas que cometessem crimes ficassem soltas?O caos que seria?Cadeia é para PUNIR sim! Falta de educação não!Mal caráter e falta de uma surra,sim!Muitas pessoas já tem até medo de sair nas ruas,ficam em casa "presas" pois a violência é tanta quem nem tem como sair.E os menores marginais? Ao invés de ELES serem presos são as pessoas inocentes que ficam presas em suas casas devido ao medo de saírem. E as vítimas como ficam perante essa impunidade?"Coitadinhos,anjinhos." A índole da pessoa,a essa não muda.Cadeia é para se PUNIR!Fez pagou! Ficam defendo esses "dimeno" tem que defender as vítimas não esses marginais!Discutir com esquerdista é que nem discutir com uma pedra!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Perfeito, Rafael. Sobra indignação e falta ponderação na maioria dos defensores da redução.

  • @xandaia
    @xandaia 9 років тому +3

    O cara enche a boca pra falar da necessidade de sabedoria e ponderação , para depois vir chamar os seus ''opositores'' de idiotas com sangue nos olhos. Sim , a ponderação é necessária. Aprender a se colocar no lugar do outro também.
    Esse debate é muito sério e influencia a vida de todos nós. De um lado temos jovens privados de educação e oportunidades sendo encarcerados e sentenciados a uma vida sem sentido e do outro muitas vitimas de assaltos e assasinatos , pais que perderam seus filhos, irmãos ... amigos..
    O debate não pode tornar-se pessoal, uma disputa intelectualoide infantil sobre quem é mais inteligente, mais bem informado. A política deve ser feita com respeito, pois é um dever muito importante que exige responsabilidade
    Os defensores da redução da maioridade penal não podem ignorar as consequências de se colocar jovens num destino sem volta e,do mesmo modo, os que defendem a manutenção precisam estar cientes de que os menores são muitas vezes usados pelas facções por saberem da punição mais branda , além disso muitos cometem crimes hediondos, inaceitáveis não importa a idade.
    Agora me responda , com tanta coisa a se colocar na balança , é cabível a adoção de uma postura inflexível?

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  9 років тому

      Xande Silva Continue respeitando, Xará. Enquanto você respeita a intolerância e a criminalização da pobreza, julgando que se tratar apenas do mero exercício de opinião, continua o extermínio de jovens e pobres em nosso país.

    • @xandaia
      @xandaia 9 років тому

      eu não sou a favor da redução não po, so to falando que pra mudar a mentalidade da galera tem q ter a fala mansa , porque ta foda! muito extremismo! coloquei minha opinião também não só pra você , pra outros que vem o vídeo terem uma referência , olha só os outros comentarios : uma barbárie

    • @xandaia
      @xandaia 9 років тому

      Aliás , parabéns por fazer sua parte com o video ,cara

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  9 років тому

      Xande Silva Entendi mal, Xará. Recebo tantas críticas que já fico na defensiva. De todo modo, essa opressão pelo respeito à opinião - como se tudo fosse questão de opinião - é absolutamente perigosa. Sobre o personalismo, os comentários que recebo mostram isso. Cansei de ouvir que minha casa deveria ser invadida, minha família violentada, coisas do tipo. A galera tá semeando ódio por todos os lados. É difícil lidar com isso ...

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 11 років тому

    concordo, alexandre. boa e merecida resposta pra ele.

  • @wilhacyzany6655
    @wilhacyzany6655 9 років тому +3

    pura idiotices . se um moleque pobre sente inveja de um garoto rico ... ele vai matar o garoto rico pra ficar com os pertences dele. Kkkk.
    cara tudo que uma pessoa tem foi com o suor do rosto , não roubando , não matando , é sim estudando e buscando um futuro melhor.
    eu estudo em colégio do estado , quantas vezes eu ja vi jovens de minha idade fugindo da escola. Isso quer dizer que eles não querem . Isso quer dizer que eles querem o bem bom , a vida mansa . como e que um jovem vai ter isso sem estudos ? . claro que roubando .
    esse e meu ponto de vista. os jovens de hoje tem mais oportunidade do que os jovens de anos atrás.

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  9 років тому +2

      +Wilhacy Zany "Tudo que uma pessoa tem foi com o suor do rosto". "TUDO QUE UMA PESSOA TEM FOI COM O SUOR DO ROSTO".
      Pergunto: quanto suor Thor Batista derramou para comprar o carrão que matou o pedreiro Wanderson Santos?
      Faça-me o favor. Volte para a realidade meu filho. Fazem a crítica estúpida de que transformo menor em vítima da sociedade, mas não tem pudor em converter todos os ricos em trabalhadores. Aliás, pra rico não falta advogado mesquinho, principalmente nas camadas mais pobres, que sonham ser o que eles próprios não permitirão. Vá respirar o mundo porque assim tá feio.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 8 років тому +1

      +Alexandre Moraes Thor batista tem culpa de ser rico? Ta com inveja? Quer comparar um acidente com o champinha? Alias se vocÊ gosta de menor estuprador, o que vocÊ faria com o famoso champinha? Ressocializaria ele?

    • @victormacaroffbortoleto2564
      @victormacaroffbortoleto2564 8 років тому +1

      +Armas Salvam Na verdade dá sim pra ressocializar, por que várias dessas pessoas que cometem crimes possuem patologias severas que podem ser tratadas com terapia, como foi o caso de Beth Thomas (pesquise e veja antes de refutar por impulso).

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 8 років тому +2

      lawlieting L.
      A Melhor forma de ressocializar um marginal e dar um tiro na coluna dele assim ele vai pra cadeira de rodas e evita de cometer crimes

  • @lawton418
    @lawton418 11 років тому

    E não podemos nos esquecer, que foram os políticos que deram acesso ao voto aos 16 anos, então como podemos ou conseguimos ser incoerentes ou hipócritas, e contradizer tudo que apoiamos ate aqui?? Como pode, adolescentes imaturos mudarem os rumos políticos da nação com seu voto, se não são responsáveis pelos seus atos?? A sociedade organizada, já passou da hora de impor através do voto, o que realmente quer para a nação. Parabéns pelo vídeo Alexandre! Democracia se constrói assim! Discutindo.

  • @playingg3420
    @playingg3420 9 років тому

    Primeiramente parabéns pelo tempo que perdeu fazendo o vídeo, se as pessoas perdessem mais tempo fazendo vídeos construtivos e tentando aprender, o Brasil certamente não estaria assim. Assisti até o final porque estou fazendo uma pesquisa para poder entender mais sobre este assunto, assisti também outros vídeos com especialistas contra e a favor e seus dados. Certamente não podemos utilizar o método de desqualificar as pessoas para torna-las incompetentes para escolher o que é melhor para ela ou o conjunto, em certo ponto você acertou dizendo que deve haver discussões acerca do assunto e já chegamos a muito tempo nesse consenso. A grande parte da violência está relacionada a falta de educação e a pobreza, não existe mais o que se discutir. As leis devem ser elaboradas para poder resolver os problemas, não acho que qualquer crime tenha que ser tratado do mesmo jeito, acredito que as prisões deveriam ser como elas foram idealizadas, com trabalho, educação e tem que existir a diferenciação por crimes e posteriormente reinclusão social. Utilizando os dados que já temos, poderíamos sim pedir a maioridade penal, mas... o menor só passaria por um julgamento que poderia leva-lo a ficar por mais de 3 anos (ECA), caso fosse cometido um crime considerado hediondo, o menor não poderá ficar de forma alguma em uma prisão comum e seria obrigado a estudar e mostrar resultados com a promessa de progressão de pena por bom comportamento. De nada adianta deixar da forma que estamos levando este caso. Se ele ficar solto na rua certamente vai se aperfeiçoar em matar e a roubar e a fazer isso todos os dias, se for preso ele passará por um intensivo e depois continuará quando for solto. Terminando, faço algumas observações; a constituição foi formada por opiniões também de grupos sindicais e pessoas comuns, não foi escrita somente por especialistas, e não acho que somente especialistas tem o direito de opinar no nosso país. Existem ciências que jamais chegarão em um resultado definitivo, isso porque existe interesses pessoais, até mesmo inconscientemente por questões emocionais. E a respeito do plebiscito, se o povo deve ficar excluído, acho então que o júri popular deveria ser retirado também, pois utilizando o seus argumentos virou uma aberração. Peço desculpas pelo tamanho, dificilmente deixarei réplicas mas gostaria de ouvir a sua opinião sincera e com uma solução imediata pois o efeito da educação é a longo prazo mas eterna e fundamental. Acredito que ninguém deva ser chamado de burro e idiota apenas porque concorda ou não.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Paulo. Agradeço o apoio.
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +1

    Valeu companheiro. A gente tem que recrudescer as conquistas e, simultaneamente, combater os esforços contra os retrocessos. A luta é árdua, mas não é impossível.
    Abração.

  • @Lindinha2011
    @Lindinha2011 11 років тому +1

    arrepiei! Eu gosto de pessoas que sabem expor suas opiniões com fatos e ideias que nao são irrealistas. Esse vídeo me levou a pensar sobre maior idade penal de uma outra maneira.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому +1

    O problema é que o ranço vingativo é como uma erva daninha que brota à revelia de nossas vontades, e a educação é o esforço agricultor que tenta evitar que ela se alastre. Dá trabalho, mas com um bom ancinho, a gente trabalha dentro de nossos limites. =)
    Obrigado Régis! Grande abraço!

  • @emersonpiresdf
    @emersonpiresdf 11 років тому

    Por falta de espaço, deixo os elogios em separado das críticas. Parabéns pela qualidade visual e iniciativa em formular esse vídeo. Afinal, mesmo não concordando com o seu ponto de vista, respeito a sua opinião e só com o debate entre opiniões e realidades diferentes é possível chegarmos ao termo e bom senso necessários para construirmos um Brasil justo, realista e democrático de verdade.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Deborah! Muito obrigado mesmo.
    Abraços.

  • @MrBwahHaHa
    @MrBwahHaHa 11 років тому

    Putz, aconteceu! O Alexandre perdeu a calma. Pensei q nunca veria isso, vc é o cara mais diplomático que já vi nos comentários desse YT brasileiro xD. Deixa esse povo mexer com vc não amigo, desanima ñ, acho excelente teu trabalho aqui. =]

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Quando quiser, netgeo. Estamos à disposição. Grande abraço.

  • @jessicamonteiro8528
    @jessicamonteiro8528 10 років тому +1

    Só falou verdades aí. A sociedade atualmente principalmente os políticos deixam muito de lado a miséria e engrandece muito os ricos. Um exemplo muito claro disso é que se um pobre que vive na miséria rouba um pão porque não tem o que comer ele é condenado pro " resto da vida ", já um filho de papai cheio de grana que rouba por aventura, desrespeita leis e etc paga uma fiança e está livre. Sociedade hipócrita e racista, aonde status é a importância não a necessidade ! Excelente vídeo.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Exato! Acho que homicídio e crimes graves merecem discussão. Mesmo entendendo que determinadas ações são resultado de um processo social que as antecede, sou capaz de ter uma postura mais assertiva, independentemente da idade. Mas, infelizmente, poucos levam isso em consideração, e transformam crimes menores em atrocidades exorbitantes.
    E respeito é fundamental. É lamentável que nem todos sejam como você, que pensam diferente mas entendem que não somos inimigos.
    Obrigado pela acolhida. Beijos.

  • @DjMerlin
    @DjMerlin 11 років тому

    Concordo plenamente que o caminho para a diminuição da criminalidade esteja diretamente relacionada com maior investimento na educação, porém, se o estado e os políticos acreditam que não vale à pena ter um país com pessoas desenvolvidas culturalmente, não sou eu que devo pagar a conta com minha própria vida ou assitindo à cada dia a criminalidade aumentando nos noticiários. Por isso, se houver plebiscito, INFELIZMENTE, voto na maioridade penal de 14 anos SIM!

  • @623aldm
    @623aldm 11 років тому

    Obrigado Alexandre !!

  • @mitsuomatsuyama2415
    @mitsuomatsuyama2415 9 років тому +1

    Acho que antes do povo debater a maioridade penal, deve-se antes estudar como que tal número de crimes praticado por adolescentes cresceu assustadoramente. Eu não vivo ai no Brasil já muito tempo, mas pelas noticias que leio seja em qualquer link eu percebo que o governo é o grande culpado por tudo isso que vcs sofrem e até mesmo grande parte do povo que deixa isso rolar e fazem nada para impedir é o problema.
    O ato de se tornar bandido vem por vários fatores:
    1) Impunidade - Qualquer menino com tendências criminosas que vê notícias que um bandido foi solto em menos de 3 meses percebe na hora que ele se quiser pode fazer o que quiser que ninguém vai condenar ele por prisão de 20 anos.
    2) Péssimo exemplo de "gente importante" - Estamos falando de pais, professores e pessoas que supostamente deveriam ser verdadeiros amigos. Quando garotos vêem pais batendo, roubando e incitando violência; professores agredindo policiais em greves, humilhando alunos dentro da sala de aula; amigos sugerindo drogas, cigarro, etc..isso na mente de garotos já doente acaba influenciando negativamente. Se todos eles dessem um bom exemplo, tenho certeza que iriam mudar muito, não que iriam serem perfeitos, mas iriam melhorar.
    3)Educação - Por fim a educação. Com a retirada de aulas importantes que ensinavam alunos a sentir orgulho do país(OSPB, EMC,etc...) e no lugar aulas inúteis a educação virou uma zona. O aluno vai a aula de manhã, aprende monte de coisas inúteis e sai meio-dia e dali fazem uma liçãozinha inútil de 1 hora e fica o tempo inteiro jogando futebol e usando a internet até madrugada falando mal do SP e do Palmeiras. Em outras palavras, aluno aprende nada de útil e a educação precisa mudanças.
    Primeiro, a educação deve ser integral com aulas úteis como aula de Alemão, aula de Francês, aula de Marcenaria, aula de agricultura, aula de arte, ou qualquer outra aula importante. Aluno não precisa de aula de pornografia, não precisa aula para ser prostituta e outras porcarias.
    Segundo, professores devem ser rígidos dando verdadeiras tarefas escolares aos alunos. No meu tempo professor dava um bloco de lição de casa até cansar e isso ajudou muito a obter conhecimento secular. Quando vc sabe que tem lição de casa e provas ou pesquisas no outro dia, vc vive ocupado e não tem tempo para pensar em asneiras.
    E por fim, o governo federal e estadual devem criar vergonha na cara e parar de tratar adolescentes como trouxas. Poxa vida, pelo que vejo aqui no YT a molecada só sabe falar de futebol e nem tal assunto sabem discutir. No meu tempo todo mundo sabia discutir conhecimento educacional e outros assuntos. No meu tempo os alunos eram preparados para serem homens e mulheres de responsabilidade. Hoje os alunos são preparados para ser um militante comunista, sem personalidade e com cada idéia besta. Outro dia um garoto no face ficou moh puto comigo só porque zuei ele com a idéia dele de acabar com a polícia se mostrando ser imbecil e idiota.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    MultiJuniorg, eu estou de acordo. Não há um determinismo. Nada assegura que um pobre poderá se tornar criminoso, nem que um rico será para sempre honesto. Não é um dado da natureza, uma contingência existencial. O que existem são tendências, pressões sociais, coações e outros fatores que podem POTENCIALIZAR essas escolhas, e a única forma de tratar as pessoas com isonomia, é julgá-las de acordo com as diferenças ou equilibrar as oportunidades.
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    rsrsrs
    Valeu Júlia! Pior que eu sempre tenho que escrever antes de gravar, caso contrário fico todo enrolado. rs
    Abraços e valeu pela visita!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu butterfluying40! As vezes as pessoas são pouco condescendentes, mas não posso criar um espaço para troca de ofensas. Fiz isso na primeira semana e me arrependi.
    A luta continua! Beijos.

  • @cesarmoonshadow
    @cesarmoonshadow 10 років тому

    Excelente exposição, meu amigo. è complicado abordar um assunto tão delicado e que mobiliza tanta gente, principalmente as massas de manobra cooptadas ideologicamente pelos meios de comunicação. Você ilustrou muito bem a problemática com argumentos concretos e muito válidos. Parabéns

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Parece que não ficou claro, mas no vídeo eu insisto no fato de que o discernimento não é a medida ...

  • @ritasoaress
    @ritasoaress 9 років тому

    Parabéns. Ótimo vídeo.
    Descreveu minha mente nele. Falta de conhecimento leva o povo apressadamente a ser a favor
    Politica se faz com moderačão e sabedoria, não com ódio.
    Educar é melhor que punir
    #SouContraaredučão

  • @gabrielisantos8575
    @gabrielisantos8575 9 років тому +1

    Adorei!!! Parabéns

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Não cara. É discutir com especialistas. Os conhecimentos transmitidos pela experiência são muito bacanas pra vida pessoal, e justamente por ser pessoal é que não podem figurar no marco das políticas públicas, que devem respeitar a impessoalidade e o bem comum.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Não sabia que existia um códice de questões que eu deveria seguir caso quisesse criticar. Envia-me depois essa lista.

  • @Bertani1998
    @Bertani1998 8 років тому +2

    Tinha que ter Redução na Maioridade Penal e pena de morte. Existe muito moleque com 14,15 anos com mentalidade de gente de 19, 20 e vice-versa. Se essas duas coisas fossem efetivadas, esses vagabundos iriam pensar 3 vezes antes de entrar na casa de uma família e matar todos os membros. Então quer dizer que tem tanta diferença na mentalidade de um jovem de 15,16 e outro de 18? Por Favor né...

  • @PauloMariante
    @PauloMariante 11 років тому

    Prezado Alexandre Moraes, obrigado por produzir um vídeo tão bom e que responde com bom humor e inteligência a essa campanha fascistóide pela redução da maioridade penal. Vou divulgar para todos os meus contatos, parabéns e vamos em frente, na luta em defesa dos direitos humanos e, em especial, dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ao invés de "redução da maioridade penal", aplicação imediata e efetiva do ECA.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Tyr, é uma opinião bem contundente, mas eu respeito. rs
    Só peço que observe que esse é um vídeo para um público amplo, e não um artigo acadêmico. Aliás, esses vídeos são um refugo para meu estresse com a redação da tese. rs
    Caso queira, podemos aprofundar as discussões. Estou seguro de que sou capaz de acompanhar seu raciocínio.
    Grande abraço.

  • @giuliafeijole5500
    @giuliafeijole5500 10 років тому

    Falou tudo! Agr os mentes formadas pelo sistema criticam sem argumentos ... Lamentável!

  • @allefym.5647
    @allefym.5647 11 років тому +1

    A maioria dos defensores da maioridade penal querem simplesmente jogar na cadeia os jovens marginais(estou focando nos mais pobres), lotando ainda mais nossas cadeias, e não tão nem aí pra educação. É bem simples: as escolas públicas não produzirão profissionais capacitados pra ir contra os mais favorecidos financeiramente, e quem não aceitar trabalhar num empreguinho mixuruca, se cometer um crime, é mandando pra prisão. Ótimo vídeo, Alexandre! Precisamos de mais pessoas conscientes!

  • @futurodelima
    @futurodelima 10 років тому +1

    Se a falta de estudo é desculpa para tolerar o crime de um menor, pq criminalizá-lo depois dos 18? Não reduzir a maioridade penal é condenar muitos para o crime, pois eles acham que têm o DIREITO de matar.

  • @imovelrico
    @imovelrico 10 років тому +2

    Se com 16 já é bandido, dificilmente com 18 vai mudar, e se com 18 nem fica na cadeia também, a minha última esperança é a policia mineira.....

    • @riscosintempestivos
      @riscosintempestivos  10 років тому +1

      Quem definiu que dificilmente vai mudar? Você é psicólogo, professor, cientista social ou qualquer outro pesquisador que tenha feito um estudo sobre isso? Acho que para a tristeza de muitos, o índice de reincidência de menores encarcerados é menor do que o dos adultos: 70% não voltam a cometer atos ilícitos, diferentemente dos 30% que frequentam a cadeia comum. Isso quer dizer que, se com 16 já "é bandido", é mais provável que deixe de sê-lo com 18, o oposto do que você afirma, pautado não em estatísticas, mas em preconceitos. É melhor para a sociedade, Ricardo. Não queremos impunidade, mas não queremos também que crimes aconteçam.
      Abraços.

  • @heldersousa3489
    @heldersousa3489 9 років тому

    Ótimo ponto de vista, bem argumentado , parabéns!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Entendo Cleber, e tendo também a considerar essa questão, mas não estou seguro de que esta equação seja o melhor caminho. Preocupa-me, sobretudo, a repercussão ulterior de uma condenação adolescente equivalente à adulta. Imagine um assassino que foi preso com 16 anos, submetido a condições desumanas na cadeia, sem estudo e sem formação, solto aos 25 ou 30? É um ponto complicado demais. Punir é necessário, mas "como" fazê-lo é a pergunta central. Sinto, mas não sei respondê-la.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Eu sou solidário ao problema, mesmo sabendo que dos atos ilícitos cometidos por menores, o homicídio é o menor deles (menos de 5%). O problema central é que esse jovem será solto. Quem será esse jovem, condenado como adulto, quando se tornar adulto? A questão é estratégica. De que adianta vingar uma família se outra poderá, futuramente, sofrer o mesmo problema? Sem mudanças estruturais, o problema não se resolve. Esse é o "X".
    Grande abraço.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Ricardo, eu não posso tomar uma questão emocional para discorrer sobre políticas públicas. É exatamente esse o risco que alertei no vídeo. O que você está evocando é uma questão que a Filosofia discute há tempos: será que nossas paixões servem de medida para adotarmos atitudes temperantes? É a díade clássica entre "hybris" e "sophrosyne". Penso que as soluções devem ser pensadas sem envolver emoções, e tendo a me preservar desses apelos emocionais ...
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Perfeito, Mau M. Você tem toda a razão. A matemática e a esfericidade da Terra não tem relação com a Amazônia, mas penso que em termos éticos, a questão colocada continua válida, porque não há sentido (posto que não há utilidade) em derrubar a floresta para fazer um estacionamento. São coisas diferentes, como você apontou muito bem, mas que no fim ratificam que uma eventual opinião popular contrária ao ideal não transformariam-na como acertada.
    Valeu mesmo! Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Agradeço Manuela! Vou continuar sim. Estou muito feliz com o retorno!
    Abração!

  • @iasmincristina6236
    @iasmincristina6236 9 років тому

    Muito bom!! Me ajudou bastante na pesquisa escolar.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Muito obrigado pela participação, Rosália.
    Abraços

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Estou de acordo. Quem não sabe viver em sociedade precisa ser realocado. A grande questão é: o mero encarceramento é suficiente? Defender medidas educativas mais eficazes para menores não significa privar os adultos das mesma. Mas a grande questão é: o que leva alguém a cometer crime? Há aspectos psicológicos, sem dúvida, mas o fator social é indiscutivelmente mais significativo. Esse é o problema.
    Abração!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Eu não posso debater com alguém que se coloca do lado do "bem" e me acusa de estar do lado do "mal". É por essa razão que não debato com religiosos fanáticos. Como disse, o assunto está encerrado. Minhas posições já foram colocadas, não me importo com o fato de você pensar diferente e torço que não se sinta ofendido com meu afastamento, mas estou fazendo isso exatamente para não ser grosseiro.
    Abraços.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá Emerson,
    Acho que o UA-cam possui grandes vídeos sofre a questão. Em uma redação, pode ser importante debater a relação da violência com a antecipação da maioridade penal: espera-se reduzir a violência ou prender mais? Tudo que já foi feito sugere que não há relação entre a diminuição da criminalidade e penas mais duras ao jovem. Que Estado queremos? Qual a importância da humanização dos indivíduos? Tenho outro vídeo sobre o tema. Pode te ajudar ainda mais.
    Abração e boa sorte!

  • @viniciusalkmimgalo13
    @viniciusalkmimgalo13 9 років тому +2

    Há muita contradição no que esse cara diz. O menor na prisão não perde sua vida ou o direito de estudar depois que saiu dela. Quando eu entrei na faculdade, por exemplo, com 20 anos de idade, eu tinha 7 colegas com mais de 40 anos de idade e já com família constituída! Qual a lógica disso? Nenhuma, me caro. Sempre haverá contradições e a melhor maneira de se punir hoje em dia é a cadeia ou a pena de morte para os crimes contra a vida.

  • @PedroGuilherme-lh8gn
    @PedroGuilherme-lh8gn 9 років тому +1

    Mas se uma pessoa de 16 anos, já educada, sabendo oq é certo e oq é errado e mesmo assim cometer um crime bárbaro, ela ñ deve ser punida? Acredito eu q os 16 de hoje, equivalem aos 18 de 30 ou 40 anos atrás, devido a tanta informação q temos acesso. Não existe esse papo de q por ser pobre, o adolescente seja forçado a matar e roubar, ele faz isso se ele realmente quiser fazer e sabendo mto bem oq ele está fazendo!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Agradeço a receptividade e o diálogo educado, 623aldm. De todo modo, a questão discernimento continua me inquietando. Ontem, meu gato subiu na pia roubou um bife. Ele pegou o bife e se escondeu. Fui achá-lo bem depois. Se pensarmos assim, um animal irracional, sem polegar opositor, soube discernir que sua ação seria alvo de retaliação. Pergunto-me: de acordo com esse critério, porque não reduzir a idade penal para, sei lá, 5 anos? Não há limites, entende?

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Esse é o argumento que a maioria dos críticos utilizam, e já falei algumas vezes sobre o assunto nos comentários abaixo. Os crimes hediondos respondem por 1,7% dos atos ilícitos cometidos por menores. Não dá pra condenar os demais 98,3% por causa deles. De todo modo, estou de acordo que merecem uma atenção diferenciada. Não é por causa da idade que devemos colocar em risco a vida de outras pessoas.

  • @aquiestaminhavida
    @aquiestaminhavida 9 років тому +1

    Em minha humilde opinião, peço que comente e me esclareça se eu estiver com meus pensamentor diferentes dos seus, ou errados.
    Deveria sim ter cadeia para menor. de 01 à 18, mas com bases bem diferentes, com conceitos aplicados em disciplinas mais rígidas possíveis.
    Os menores de 01 à 16 anos que fizessem quais quer tipo de criminalidade fora da lei, tinham que ter uma prisão bem diferenciada, pois esses ainda tem como concertar, se eles são animais, temos que transforma-los em humanos novamente rsrsrs, ensinar a essas crianças, que tem pessoas de bem no mundo que ainda se importam com ela, em querer ajuda-la e não critica-la, que existe sim educaçao, mostrar a elas um mundo totalmente diferente, onde somente existe compreensão e carinho com as outras pessoas, ensinar a elas a disciplina mais rígida possível da nossa compreensão humana. Vou dar um exemplo da minha ideia: se uma criança for pega roubando ou fazendo quais quer coisa que fosse fora da lei, e fosse pega, com 8 anos de idade, ficaria presa nesse local até ela completa seus 18 anos, la ela iria aprender, a estudar tudo o que fosse possível, aprenderia, amar as outras pessoas em sua volta, e valorizar a si mesma. por que tanto tempo assim ? porque demoramos para aprender, e 10 anos mesmo assim é na minha opinião pouco ainda, mas que poderia mudar muita coisa para essas crianças e famílias.
    "Crianças" com 17 anos pra adiante, ja teria que ficar em prisoes de adultos. Pois esses já são praticamente casos meio perdidos. Já para os "adultos animais", não sei o que poderíamos fazer. Matar não é solução, então comprar uma ilha e joga-los tudo la para se matarem... sinceramente os adultos animais, ja ano sei o que fazer. rsrsrs.
    OBS: Nao defendo bandido, apenas gostaria que todos tivéssemos uma solução para os casos, e não pensar como eles, em querer mata-los, e espanca-los, provocando a continuidade das destruições deles.
    Mas para que isso aconteça todos nós teríamos que batalhar juntos, com apenas um ideal. De uma forma humana, e não animal.
    Obrigado a todos leram a minha ideia. ( Se tiver erro de concordância, e gramatical me perdoa não sou formado em letras. )

    • @francahavai8773
      @francahavai8773 9 років тому +1

      O problema é justamente esse: tu defendes uma alternativa praticamente igual á quem defende a redução, porém concordo contigo que educação deve ser discutida antes da redução. Com certeza se houvesse mais investimentos na própria o quadro seria revertido.

  • @amandaduarth8253
    @amandaduarth8253 9 років тому

    adorei sua analise! Minha opnião acaba de ser reformulada !

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Ô Jacques, eu discordo verticalmente! Acho que nosso ponto de discordância é que você vê o crime como um problema individual, e eu como resultado de contradições produzidas pela coletividade. Os métodos também divergem. Não vejo nessa política de ódio qualquer fundamento. Estamos lidando com pessoas, e não com objetos indesejados. Todos nós erramos: uns mais, uns menos. Torço para que, se eu errar, alguém me dê a chance de voltar a acertar.
    Abraços.

  • @juniordaluzmiranda6020
    @juniordaluzmiranda6020 11 років тому

    Muito bom o seu texto, compatível com parte da minha linha de pensamento. Há, no entanto, alguns pontos não abordados, e o assunto claramente não é tão simples quanto você expôs, e entendo que não era seu objetivo demonstrar o contrário. Como não há espaço aqui para lhe fazer todas as perguntas que gostaria, deixo-lhe inicialmente uma:
    Seria viável individualizar a idade penal, deixando a cargo do juiz avaliar as condições do agente em determinados casos, como propunha a PEC 26/2002?

  • @PauloHenrique-no5cy
    @PauloHenrique-no5cy 8 років тому +1

    O engraçado é que ele fala tão bem do nosso "Código Penal" como se fosse algo perfeito. Com base em que argumentos posso confirmar que a população brasileira (a parcela não criminosa) está satisfeita com nossas leis? Muito provavelmente que aparecerá várias e várias pessoas falando sobre injustiça. Mas por outro lado, dificilmente um bandido que cometeu um crime hediondo virar reclamar de suas punições. Ex: "Um menino cometeu matou sua vizinha porque não gostava do namorado dela" - mas ele é de menor e foi assegurado de que foi algo "sem pensar pois era apenas uma criança (17 anos). Punição: Pintar três muros de sua escola. Resultado disso foi muito satisfatório pois essa criança aprendeu que não devemos matar nossos vizinhos pois ficaremos como ele, PINTANDO MURO DE ESCOLA!

    • @nickxavier7964
      @nickxavier7964 8 років тому

      Concordo plenamente. A educação no Brasil é muito falha, e isso sim é uma das coisas que devem ser mudadas, melhoradas. e sobre reduzir eu concordo que seja possível prender um jovem logo após ele comenter um crime hediondo caso ele tenha uma educação de qualidade

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Mas somos partidários da simplicidade mórbida, Thaysa. "Matou? Prende!", "Roubou? Prende!", "Traficou? Prende!". São raros que fazem a pergunta "Por que roubou?" ou "Por que matou?". Se querem combater a violência, tem que fazer a pergunta certa, não?
    Abração!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Planeta Terra. Ele é cidadão brasileiro, mora no Rio de Janeiro, tem 29 anos, R.G., CPF e não está em dia com a Justiça Eleitoral.
    Abraços.

  • @helohelenabezerranogueirad5890
    @helohelenabezerranogueirad5890 6 років тому +1

    Adorei o vídeo, conteúdo excelente! Boas reflexões!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Não vejo como falsa dicotomia porque o mesmo princípio deve ser aplicado aos maiores de idade. Criminalidade, na maioria absoluta das vezes, é resposta à pobreza. Só isso justifica que os índices diminuam em função do desenvolvimento dos países: mais ricos, menos crimes. A grande questão, pra mim, é o foco: por que apenas "penal"? O amadurecimento não serve como justificativa por isso.
    Valeu pelo comentário, Ailton! Grande abraço!

  • @jonasmoraes6038
    @jonasmoraes6038 9 років тому +1

    se todo mundo votar "não" a maioridade,os menores vão se conscientizar e parar de cometer crimes?lógico que não,eles não estão nem aí com nada,se não tiver punição não terá nada que os empeça.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Certamente, Mirian. Estamos de acordo. Deve existir penalização, sim, mas será que um jovem deve ficar marcado por toda a sua vida porque traficou drogas ou roubou alguém para ganhar um dinheiro? Lembremos que crimes hediondos, nesta faixa etária, são menos de 5%. Será que toda uma legislação deve ser repensada à revelia dos efeitos que produz para 95% do resto da população? Acho que é uma questão importante.
    Bjs!

  • @kelysonoliver3667
    @kelysonoliver3667 10 років тому

    Infelizmente estamos rodeados de pessoas ignorantes e com a mente ocupada pelo senso comum se achando cientistas políticos que podem dar a solução para um tema tão delicado quanto a redução da maioridade penal. Adorei o vídeo, só reforçou os meus conceitos pessoais sobre o assunto, continue fazendo esse trabalho.

  • @lawton418
    @lawton418 11 років тому

    Prezado Alexandre! Desculpe discordar do que disseste ao Leandro, pois experiências pessoais servem sim de paradigmas para os outros. Se alguns poucos, não tiveram possibilidades (diante da pobreza e carência de recursos), pra discernirem o bem do mal; não será a sociedade que pagará por isso. Quando eu era um adolescente na década de 70, já haviam menores perversos, mas mesmo eu sendo pobre, não me misturei com eles; fiz como o Leonardo e estou aqui, o que não ocorreu com muitos deles. (segue)

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Faça o seu e mostre o lado que te apetece então. Promover a desinformação não, cara pálida. Eu ofereço um ponto de vista particular, e tenho o direito de manifestar minha posição (veja, POSIÇÃO, e não opinião) a respeito do tema. Se não concorda, manifeste-se contrariamente e respeite o direito das pessoas de se expressarem.

  • @JHenrique
    @JHenrique 9 років тому

    Vejo estas pessoas passando por alto por duas questões que considero fundamental para a aprovação desta redução de maioridade penal:
    1 - o intuito principal não é "acabar com a criminalidade" isolando cada vez mais indivíduos em celas, mas coibir o ato transgressor. Hoje em dia qualquer vagabundo joga a arma nas mãos do moleque para se livrar do flagra. É o que chamam de "passar o pano".
    2 - menores de idade não vão sair da cadeia como criminosos formados, pois um moleque que rouba, mata, estupra independentemente de idade JÁ É um criminoso profissional.
    Além disso, já foi estabelecido entre os criminosos que não se deve ter medo deste tipo de "punição". Os menores infratores entram nas delegacias sorridentes afirmando que entrarão num período de "engorda" nos centros corretivos. Enquanto a demagogia rola solta, os criminosos nos fazem de palhaços em nome da máquina Estatal de moer gente.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    1) Não sei, Lucas. Em relação a crimes hediondos, concordo que é preciso pensar com cuidado. Felizmente (dos males, o menor!) eles correspondem a apenas 1,7% dos crimes cometidos por menores;
    2) Não necessariamente, mas a violência sim. Mas não entendi a ênfase na questão do estupro.
    3) Os adultos também precisam de medidas socio-educativas. Prende-se demais (e errado) no Brasil. A diferença é que um jovem de 17 está no início da vida, e um adulto de 40, na metade. As implicações são diversas.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Salve João! Sinto-me honrado com seu comentário. =)
    De fato, a intenção dos vídeos é provocar, é suscitar debates, mas não vejo as pessoas que pensam diferente de mim como inimigos. Eu posto daqui, você posta daí, e a gente vai se assistindo e refletindo.
    O próximo vai ser sobre família e união homoafetiva, inspirado no debate que você promoveu em seu canal. Possivelmente você vai discordar, mas não tem problema! rs
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    2 - Não defendi em nenhum momento que deveríamos ser permissivos. O que defendi é que submeter mais um grupo ao falido sistema prisional não contribuiria para a redução da violência. E, sinceramente, pensar que a prisão não tem o sentido de corrigir a violência é bem ingênuo. A lei não é passional: ela atua visando a um bem futuro. No mais, há diversas medidas, e não apenas a cadeia, que podem ser de grande valor. Não simplifiquemos o que é complicado.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    É verdade, Guto, mas ainda há muita coisa a ser feita. Em algumas regiões do Rio de Janeiro, as crianças crescem em comunidades onde os bandidos são heróis, e suas "façanhas" são demonstração de heroísmo. Pra reverter isso é preciso muita coisa.
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Mas eu não falei que não devem ser punidos. A grande crítica é que não devem ser punidos como ADULTOS. A abordagem deve ser diferente, o tempo de prisão deve ser diferente, o esforço de ressocialização deve ser particular, etc..
    Abraços!

  • @solangelemos6164
    @solangelemos6164 9 років тому

    Um dos melhores vídeos que já assisti sobre esse tema . Parabéns!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Olá Hard Gomez,
    Na verdade, eu sou doutor em História Antiga. Fico feliz que esteja bem fundamentado, pois meu maior receio era cometer uma gafe em relação ao Direito. rs
    Abraços e obrigado!

  • @camilacardoso2298
    @camilacardoso2298 10 років тому

    Eu discordo da redução, mas acho os seus argumentos muito simplórios. Senti falta de aprofundação. De qualquer maneira, obrigada pelo acréscimo :)

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Valeu Patrick! Dá um trabalhinho fazê-los, mas acho importante oferecer uma alternativa ao discurso da intolerância e do ódio. Obrigado pela participação! Grande abraço.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Não sei cara. Confesso que não tinha percebido isso. Você foi o segundo a comentar. Vou estudando edição de áudio pra ir melhorando e evitar esses problemas.
    Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Esse é o ponto mais difícil de discutir, Gustavo: esse jovem será, sim, punido. A punição certamente repercutirá por toda a sua vida. Ninguém questiona a necessidade de punição, inclusive eu. A questão é: precisa ser punido exatamente como um adulto? Em caso positivo, em que idade?
    Vale lembrar: homicídio responde por menos de 5%¨dos atos ilícitos cometidos por menores de idade no Brasil. Será que isso é suficiente para condenar os 95% restantes?
    Abração!

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Aleffy, o ponto nevrálgico dessa discussão tem que ver, pra mim, com a restrição ao termo "penal". Se fosse uma discussão séria, falar-se-ia de "Maioridade", e não apenas de "Maioridade penal". Educar, para eles, é o de menos: querem apenas afastar os problemas de suas portas.
    Valeu pelo comentário. Abração.

  • @riscosintempestivos
    @riscosintempestivos  11 років тому

    Na Ditadura Militar, matava-se, torturava-se, exilava-se e perseguia-se sem direito à defesa ou julgamento. Se essa é a sua concepção de Estado, me perdoe, mas não há como dialogarmos. E lamento muito por seu filho, mas torço que ele encontre em seu caminho alguém capaz de compreendê-lo e tentar ajudá-lo a reencontrar o "caminho reto", a despeito da rigidez e intempestividade do pai. Sinto muito se fui grosseiro, mas é como eu penso.
    Abraços.

  • @GVeras
    @GVeras 7 років тому

    Efraim Filho levou uma pequena GENKI DAMA NA CARA! Parabéns , muito bom seu ponto de vista