Olá Thiago! Gosto muito de assistir seus vídeos justamente pelo alto nível técnico que tu utiliza. Acho pertinente fazer uma observação aqui. teu canal é uma excelente fonte de conhecimento para os que não somente estejam entrando no ramo da aviação como também, como é meu caso, sou apenas um aficionado pela aviação. Este tema do Stall, para um leigo, confesso ter me deixado um pouco preocupado, mas claro que todas as horas que um piloto profissional passa nos simuladores justamente devam tratar destas situações mais complicadas. Este tema poderia entrar numa próxima pauta para uma maior profundidade técnica, do tipo: analisando a melhor saída para evitar uma situação de total descontrole. Parabéns pelo canal e um super obrigado!
Olá, Paulo! Muito bacana saber que um público relativamente leigo também assiste ao canal! Muito obrigado por isso! Sobre o tema do Stall, posso retomar em um vídeo futuro falando sobre outros aspectos relacionados ao tema, sem dúvida! Agradeço a sugestão! Um abraço!
Muito obrigado, Mário! Querendo o livro físico basta me mandar email, chamar no Telegram ou mensagem em qualquer rede social (Instagram, Facebook, LinkedIn) que te passo todas as informações pra adquirir diretamente comigo. Telegram: t.me/Thiago_Brenner Email: performance.brenner@gmail.com Instagram: @thiagobrenner LinkedIn: www.linkedin.com/in/thiagobrenner
@@jhordandiego3169 no caso do 447 foi estol de baixa velocidade em alta altitude. A minha sugestão foi a respeito do stol de alta velocidade e a sua recuperação, tendo em vista a alta velocidade e a dificuldade de recuperação do mesmo
Bom dia, Thiago. Tudo bem? Você já comentou um pouco, mas se puder fazer um video sobre G-Factor/Loading, agradeço. Existem aquelas Tabelas de Buffet no FCOM (Long Range Cruise Maximum Operating Altitude) que trazem uma “MARGIN TO INITIAL BUFFET ‘G’(BANK ANGLE).
Tem sido uma grande descoberta dia após dia a leitura do livro Aircraft Performance. Há muitos ensinamentos colocados em uma linguagem de muito fácil compreensão. De todos os materiais sobre aviação aos quais tive acesso, Aircraft Performance é de longe um dos melhores investimentos. Obrigado mais uma vez, Brenner.
Muito obrigado pelo depoimento, Jefferson! É muito gratificante saber que o trabalho da gente tem sido importante pra outras pessoas! Agradeço do fundo do coração pelas tuas palavras!
Até os 4 minutos a explicação é igual ao aviao no GTA, desde san andreas, se voce força ele ir pra cima, uma hora para a velocidade e ele cai, so recuperando o controle depois de um tempo quando pega velocidade.
Olá Capt Brenner, tudo bem, sobre o vídeo apenas algumas considerações. Aquele 747 está com os trens baixados, me sugere um arrasto dianteiro proposital em relação ao estabilizador horizontal/profundor, concorda? Sobre a posição dos motores, instalados ou sobre as asas ou debaixo delas, creio que pra facilitar o entendimento dos menos experientes poderíamos resumir q todo motor é burro. Seja um de fusca instalado em um ultraleve ou um sofisticado Pratt & Whitney. O fato é que todo motor quer girar no próprio eixo. Um bom exemplo são as aeronaves de asas rotativas q necessitam do rotor de cauda. Portanto, como o motor não sabe onde está instalado ele tenderá a girar no próprio eixo. Ou seja, em algumas aeronaves para cima e em outras para baixo, independente da posição de instalação nas asas, mas principalmente em função do CG. Ainda, sobre a não percepção pelo piloto do comportamento da aeronave, corretíssimo. Como ex-piloto de automobilismo nossa sensibilidade é nas costas e no assento, estes são os indicadores da vontade do carro e necessidade de correção, o q não ocorre nas aeronaves, principalmente nas de grande porte, daí a desorientação espacial e procedimentos de resposta lentos e/ou incorretos. Quanto ao voo 447, longe de auferir qq juízo à tripulação, afinal as terríveis circunstâncias desfavoráveis, apesar de somente conhecidas mais tarde q eram temporárias, como a perda de todos os indicadores, naquele caso poderíamos aplicar o estudo/recurso/efeito coca-cola, básico na aviação mas q poucos conhecem, por envolver a ilusão vestibular. Parabéns Brenner, outro vídeo bacana!
Olá, Marcos! O trem em baixo certamente gera um pouco de momento de pitch down, mas não faz diferença no assunto que tratei. O nariz do avião só desceu de qualquer forma pq foi comandado pelo piloto! Com relação ao motor, não estou falando de torque no vídeo, mas de momento provocado pela força do motor em torno do CG do avião. Um abraço e obrigado pela participação de sempre!!
@Aircraft Performance Eu que agradeço Capit Brenner, a propósito, como estamos falando de atitude de aeronaves, estive em GRU e me ocorreu de fazer um registro interessante de um cartaz. Caso fosse possível uma aeronave na situação ilustrativa estampada no cartaz, creio teríamos bom material sobre o assunto. De qq modo a ilustração por si só, na msg q passa aos usuários e colaboradores do GRU, já é uma baita atitude social. Vou postar o registro na sua timeline do FB. gde abss!
Estou adquirindo um Diamond 62, pelos estudos que já fiz, o comportamento de stall, desta aeronave em específico, em cruzeiro ainda segue confuso pra mim.
Não estudei nada a respeito do DA62, mas o mais importante que todos precisam saber sobre STALL é que isso tem a ver com ângulo de ataque e NADA MAIS. Isso já é um grande passo pra evitar qualquer tipo de problema relacionado com stall. Grande abraço!
Ele usa (na imensa maioria dos casos) um sensor de ângulo de ataque. Algumas aeronaves de menor porte tem um sensor que registra apenas o ângulo crítico instalado diretamente na asa (ex.: tupi, cessna 152, sêneca, aero boero, etc)
Muito obrigado, Mariele! Fico muito feliz que esteja gostando do canal! Tem curso privado sim! Te peço a gentileza de me chamar por email ou Telegram que te passo os detalhes! performance.brenner@gmail.com
Camarada, nunca tinha tido uma aula dada por quem entende tanto. Eu fui aviador e treinei um sem número de parafusos em aviões de treinamento. Fiquei com uma dúvida que permanece até hoje. Foi-me ensinado que aviões com comandos do profundor em forma de “T” se entrar em parafuso, não sai. O que você me diz?
Um avião com cauda em T está sujeito a deixar o estabilizador horizontal na sombra do ar turbulento da asa. Mas não saberia dizer se todo avião cauda em T vai sofrer com isso.
Quando se está pilotando e vc vai acompanhando o avião fica mais fácil perceber que alguma informação não faz sentido. Imagine você em seu carro dirigindo numa velocidade constante em estrada plana. Vc não altera a pressão no acelerador e a estrada segue plana sem subir ou descer quando de repente seu velocímetro sai de 100km/h para 20km/h. Fica fácil de perceber que existe algo errado com o velocímetro neste caso. Mas é preciso estar sempre monitorando o cenário das coisas que estão acontecendo para chegar nessa conclusão.
So tinha um.jeito de salvar jogado o bico pra baixo em questao de segundo mais o piloto e o co piloto era ruim e n pensouvrapido n tinham treinamento pra isso
Olha... Pelo menos no simulador, é quase impossível um avião entrar em parafuso, mesmo de maneira intencional, a não ser que tenha algum problema estrutural (gelo tbm). Tenho 99% de certeza que o ATR que caiu, foi resultado de congelamento das asas do avião.
Explica exatamente o que pode ter acontecido durante a queda do ATR da Voepass na data de ontem. Esse vídeo dessa aula certamente vai repercutir 👏🏻👏🏻👏🏻
tem uma acrobacia da Esquadrilha da Fumaça que demonstra a saída de um parafuso após Stall: ua-cam.com/video/YUnQj2-WS9A/v-deo.html , nos videos do ATR de Vinhedo, da para perceber que o avião fica com o nariz para cima, exatamente como nessa sua explicação.
Mesmo com 12 anos de aviação e conhecendo seu canal há 20 dias, posso dizer que você é o melhor professor que já tive na aviação..
Muito obrigado, Igor! Seja bem vindo ao canal!
Também gosto muito do canal Branco Aviação.
@@AircraftPerformance1 Olá. O que um piloto deve fazer para sair de uma esteira de turbulência gerada pelo avião da frente?
Cmte, quando um conteúdo complexo é transmitido de tal forma, que até um leigo consegue entender, é porque o professor é o cara. Parabéns!
Muito obrigado, Luiz!
Comandante, muitíssimo obrigado por tanto material de extrema qualidade.
Obrigado a você pela audiência, Tarcílio! Lembra de compartilhar o canal com os amigos! Um abraço!
Impressionante a importância aerodinâmica no contexto de stalls e sustentação! Excelente aula!!! Obrigado
Muito obrigado, Thyrso! Abraço!!
Seu conteúdo é muito profissional. Obrigado por compartilhar.
Muito obrigado pela audiência, Maciley! Um abraço!
Parabéns pelo vídeo, sobre o AF 447 recomendo a leitura do livro: understanding AF 447 do cmte Bill Palmer checador de 330. Muito bom
Ainda não li este, mas acaba de entrar pra lista! Muito obrigado pela dica, Artur! Abração!
Mais que uma aula, um exemplo absurdo e técnico de conhecimento...parabens!!!!
Muito obrigado, alexx! Que legal que gostou do vídeo! Se possível, compartilha com os amigos! Um abraço!
@@AircraftPerformance1 Euquem agradeço e sua humildade é o que recheia o bolo kkkk...abraco!!!
Muito didático e bastante agregador de valor! Parabéns! Obrigado, Cmte Brenner, bons voos!!!
Ótima aula. Conteudo profissional. Parabéns Cmte.
Muito obrigado, Moisés!!
Olá Thiago! Gosto muito de assistir seus vídeos justamente pelo alto nível técnico que tu utiliza. Acho pertinente fazer uma observação aqui. teu canal é uma excelente fonte de conhecimento para os que não somente estejam entrando no ramo da aviação como também, como é meu caso, sou apenas um aficionado pela aviação. Este tema do Stall, para um leigo, confesso ter me deixado um pouco preocupado, mas claro que todas as horas que um piloto profissional passa nos simuladores justamente devam tratar destas situações mais complicadas. Este tema poderia entrar numa próxima pauta para uma maior profundidade técnica, do tipo: analisando a melhor saída para evitar uma situação de total descontrole. Parabéns pelo canal e um super obrigado!
Olá, Paulo! Muito bacana saber que um público relativamente leigo também assiste ao canal! Muito obrigado por isso! Sobre o tema do Stall, posso retomar em um vídeo futuro falando sobre outros aspectos relacionados ao tema, sem dúvida! Agradeço a sugestão! Um abraço!
Excelentes lições, Capt. Brenner. Agradecido mais uma vez.
Eu que agradeço pela audiência, Silas! Abraço
Espetacular! Explanação excepcional! Parabéns, quero adquirir o livro físico. Parabéns mil vezes!
Muito obrigado, Mário! Querendo o livro físico basta me mandar email, chamar no Telegram ou mensagem em qualquer rede social (Instagram, Facebook, LinkedIn) que te passo todas as informações pra adquirir diretamente comigo.
Telegram: t.me/Thiago_Brenner
Email: performance.brenner@gmail.com
Instagram: @thiagobrenner
LinkedIn: www.linkedin.com/in/thiagobrenner
Excelente vídeo, como sempre.
Profissional respeitado que divide o conhecimento conosco.
Obrigado Thiago.
Sucesso!
Muito obrigado pelas palavras, PC! Fico feliz demais com sua participação aqui no canal! Grande abraço!
Perfeito! Excelente conteúdo!!! Em breve estarei adquirindo o Livro. Muito obrigado.
Muito obrigado, Edson! Na hora que quiser o livro é só chamar!
Conteúdo excelente! Obrigado, mais uma vez.
Obrigado pela audiência, Israel!
Nota 10 na apresentação! Ate para quem não é piloto, acaba entendendo. Parabéns!
Muito obrigado, Carlos! Fico muito feliz que esteja gostando! Um abraço
Um dos melhores vídeos do canal!
Parabéns! Muito didático! E as imagens extras ajudaram muito!
Muito obrigado, Claudio!!! Um grande abraço, meu amigo!
MUITO ESCLARECEDOR. EXCELENTE! GRATO PELA AULA!
Muito obrigado, José!
Muito boa explicação para interpretar as formas de recuperação.
Um dos melhores conteúdos do UA-cam. Parabéns, ótimo trabalho.... Obrigado por fornecer as versões em inglês dos seus vídeos! Parabéns
Muito obrigado, Jhordan! Abraço!!
Muito bom Brenner,a segunda parte conseguiu ser melhor que a primeira!Muito obrigado por mais essa aula!
Muito obrigado pela audiência e pela participação de sempre, Sadi! Grande abraço!!
Muito bom o vídeo, extremamente agregador. Gostaria de sugerir um vídeo falando sobre o estol de alta velocidade
Foi o caso (não diretamente) do vôo 447 certo?
@@jhordandiego3169 no caso do 447 foi estol de baixa velocidade em alta altitude. A minha sugestão foi a respeito do stol de alta velocidade e a sua recuperação, tendo em vista a alta velocidade e a dificuldade de recuperação do mesmo
@@brennogomes4249 obrigado por explicar amigo!
Obrigado pela sugestão, Brenno! Anotado aqui! Quem sabe em um vídeo futuro! Abraço!
Impressionante q isso foi um dos motivos q derrubou o Air Frace em 2009
O 447 deve ter caido quase que igual ao Atr da voepass. Ambos estolaram.
Bom dia, Thiago. Tudo bem? Você já comentou um pouco, mas se puder fazer um video sobre G-Factor/Loading, agradeço. Existem aquelas Tabelas de Buffet no FCOM (Long Range Cruise Maximum Operating Altitude) que trazem uma “MARGIN TO INITIAL BUFFET ‘G’(BANK ANGLE).
Fala, Dezontini! Excelente tópico! Vou colocar na minha lista para um episódio futuro! Valeu pela sugestão! Grande abraço
¡¡¡MESTRE!!!!
Saludos desde Paraguay
Saludos!! Bienvenido asta Aircraft Performance!
Eu aprendo pilotar no fs2020 só vendo videos aqui? Excelente conteúdo!
Excelente....verei mais vezes...👍👍👍👍
Muito obrigado!
Tem sido uma grande descoberta dia após dia a leitura do livro Aircraft Performance. Há muitos ensinamentos colocados em uma linguagem de muito fácil compreensão. De todos os materiais sobre aviação aos quais tive acesso, Aircraft Performance é de longe um dos melhores investimentos. Obrigado mais uma vez, Brenner.
Muito obrigado pelo depoimento, Jefferson! É muito gratificante saber que o trabalho da gente tem sido importante pra outras pessoas! Agradeço do fundo do coração pelas tuas palavras!
@@AircraftPerformance1 Não precisa agradecer, Meu Caro. É muito mais nobre a sua disposição em compartilhar tantos conhecimentos. Valeu Brenner!
Sensacional, materia concluida com sucesso. :)
Obrigado Brenner.
Haha.. Matou os dois na sequência! Legal que gostou, Felipe! Grande abraço!
Muito bom, suas dicas valem ouro
Muito obrigado, Everton!
Eu estava ansioso por esse vídeo, obrigado por passar todo esse conhecimento, abraço!
Muito obrigado pela audiência, Luiz! Lembra de compartilhar com os amigos! Se quiser me marcar nas redes sociais, fique à vontade! Abraço!
Excelente.
Excellent video, obrigado pela aula.
Muito obrigado pela audiência, Arthur! Abraço!
Excelente vídeo Prof. Muito obrigada!
Muito obrigado, Jessica!
Video top para aumento de conhecimento...
Q video sensacional
Simplesmente incrivel!!!
Muito obrigado, Matheus! Fico muito feliz que tenha gostado!
Que aula! 👏🏽 👏🏽
Muito obrigado!
excelente aula
Muito obrigado!
Eu fico imaginando o desespero da tripulação, recentemente teve o acidente da VoePass em São Paulo, é muito triste.
Triste demais, sem dúvidas.
Sensacional!!
Muito obrigado!
Que aula.
Muito obrigado!
Até os 4 minutos a explicação é igual ao aviao no GTA, desde san andreas, se voce força ele ir pra cima, uma hora para a velocidade e ele cai, so recuperando o controle depois de um tempo quando pega velocidade.
E incrível como é a mecânica de voou no gta san andreas mesmo sendo um jogo tão antigo.
Video Fantástico!
Muito obrigado, Régis!
Olá Capt Brenner, tudo bem, sobre o vídeo apenas algumas considerações. Aquele 747 está com os trens baixados, me sugere um arrasto dianteiro proposital em relação ao estabilizador horizontal/profundor, concorda?
Sobre a posição dos motores, instalados ou sobre as asas ou debaixo delas, creio que pra facilitar o entendimento dos menos experientes poderíamos resumir q todo motor é burro.
Seja um de fusca instalado em um ultraleve ou um sofisticado Pratt & Whitney. O fato é que todo motor quer girar no próprio eixo.
Um bom exemplo são as aeronaves de asas rotativas q necessitam do rotor de cauda.
Portanto, como o motor não sabe onde está instalado ele tenderá a girar no próprio eixo.
Ou seja, em algumas aeronaves para cima e em outras para baixo, independente da posição de instalação nas asas, mas principalmente em função do CG.
Ainda, sobre a não percepção pelo piloto do comportamento da aeronave, corretíssimo.
Como ex-piloto de automobilismo nossa sensibilidade é nas costas e no assento, estes são os indicadores da vontade do carro e necessidade de correção, o q não ocorre nas aeronaves, principalmente nas de grande porte, daí a desorientação espacial e procedimentos de resposta lentos e/ou incorretos. Quanto ao voo 447, longe de auferir qq juízo à tripulação, afinal as terríveis circunstâncias desfavoráveis, apesar de somente conhecidas mais tarde q eram temporárias, como a perda de todos os indicadores, naquele caso poderíamos aplicar o estudo/recurso/efeito coca-cola, básico na aviação mas q poucos conhecem, por envolver a ilusão vestibular.
Parabéns Brenner, outro vídeo bacana!
Olá, Marcos! O trem em baixo certamente gera um pouco de momento de pitch down, mas não faz diferença no assunto que tratei. O nariz do avião só desceu de qualquer forma pq foi comandado pelo piloto!
Com relação ao motor, não estou falando de torque no vídeo, mas de momento provocado pela força do motor em torno do CG do avião.
Um abraço e obrigado pela participação de sempre!!
@Aircraft Performance Eu que agradeço Capit Brenner, a propósito, como estamos falando de atitude de aeronaves, estive em GRU e me ocorreu de fazer um registro interessante de um cartaz. Caso fosse possível uma aeronave na situação ilustrativa estampada no cartaz, creio teríamos bom material sobre o assunto. De qq modo a ilustração por si só, na msg q passa aos usuários e colaboradores do GRU, já é uma baita atitude social. Vou postar o registro na sua timeline do FB. gde abss!
Mais um canal didático sobre aviação ❤
Muito obrigado, Maria Clara!
Conteúdo de primeira!!
Muito obrigado, Eduardo! Lembra de compartilhar o canal com os amigos! Um abraço!
Estou adquirindo um Diamond 62, pelos estudos que já fiz, o comportamento de stall, desta aeronave em específico, em cruzeiro ainda segue confuso pra mim.
Não estudei nada a respeito do DA62, mas o mais importante que todos precisam saber sobre STALL é que isso tem a ver com ângulo de ataque e NADA MAIS. Isso já é um grande passo pra evitar qualquer tipo de problema relacionado com stall.
Grande abraço!
Compartilhado, curtido e comentado
Parabens pelo vidio
Como o avião consegue detectar que entrou em stall? Quais parâmetros ele leva em consideração?
Ele usa (na imensa maioria dos casos) um sensor de ângulo de ataque. Algumas aeronaves de menor porte tem um sensor que registra apenas o ângulo crítico instalado diretamente na asa (ex.: tupi, cessna 152, sêneca, aero boero, etc)
Melhor canal para estudar para o ATPL na nossa lingua 🙏🏽 sei que você tem os Livros, mas existe algum curso privado seu? Obrigada desde ja
Muito obrigado, Mariele! Fico muito feliz que esteja gostando do canal! Tem curso privado sim! Te peço a gentileza de me chamar por email ou Telegram que te passo os detalhes!
performance.brenner@gmail.com
Que aula da porra
Muito obrigado!
Muito esclarecedor video!
Camarada, nunca tinha tido uma aula dada por quem entende tanto.
Eu fui aviador e treinei um sem número de parafusos em aviões de treinamento. Fiquei com uma dúvida que permanece até hoje. Foi-me ensinado que aviões com comandos do profundor em forma de “T” se entrar em parafuso, não sai.
O que você me diz?
Um avião com cauda em T está sujeito a deixar o estabilizador horizontal na sombra do ar turbulento da asa. Mas não saberia dizer se todo avião cauda em T vai sofrer com isso.
Hoje esse vídeo vai explicar muito bem o que aconteceu no acidente do atr 72
Sobre o acidente eu não sei. Mas se o vídeo ajudar no aprendizado de qualquer aviador eu já terei ficado muito feliz!
Até hoje o acidente com o AF 447 me intriga.
Pica se tiver altiute suficiente para picpar e puxar o manche cabrando.
Deixe um link somente com o sumário do seu livro em PDF. Abs e bons voos
Excelente ideia, Leandro! Vou criar isso! Muito obrigado pela sugestão! Grande abraço!
Feito! Acabo de inserir o link em todos os vídeos! Muito obrigado pela ideia mais uma vez!
Obrigado. É sempre bom ter uma amostra.
COMO SABER EM TEMPO HÁBIL, SE O ALARME DE STALL É VERDADEIRO OU FALSO, NUM BOEING 737 ?
Quando se está pilotando e vc vai acompanhando o avião fica mais fácil perceber que alguma informação não faz sentido. Imagine você em seu carro dirigindo numa velocidade constante em estrada plana. Vc não altera a pressão no acelerador e a estrada segue plana sem subir ou descer quando de repente seu velocímetro sai de 100km/h para 20km/h. Fica fácil de perceber que existe algo errado com o velocímetro neste caso. Mas é preciso estar sempre monitorando o cenário das coisas que estão acontecendo para chegar nessa conclusão.
So tinha um.jeito de salvar jogado o bico pra baixo em questao de segundo mais o piloto e o co piloto era ruim e n pensouvrapido n tinham treinamento pra isso
Ele estava em parafuso chato, não tem como tirar um atr de parafuso chato sua mul@
Uma dúvida no stall o aviao nao tende a entrar em parafuso?
Olha... Pelo menos no simulador, é quase impossível um avião entrar em parafuso, mesmo de maneira intencional, a não ser que tenha algum problema estrutural (gelo tbm). Tenho 99% de certeza que o ATR que caiu, foi resultado de congelamento das asas do avião.
@@srsj2 assim, obrigado por essa informação, sempre tive essa dúvida 🤔 to iniciando agora os estudos de piloto privado não intendo muito
Porque o Lito nunca indicou esse Canal ? 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Quem veio dps desse avião que caiu?
Eu
Voei há uns 15 dias nesse ATR da Voe Pass, muito triste saber desse acidente hoje
@@creative2581 A conclusão que eu tiro pra mim é que os aviões não são 100% Seguros.
Na verdade o ser humano que é falho @@Rodrigo-fv6sv
Triste demais...
Aeronave não dá stoll em grandes altitude 90% de chance de ter stall no pouso ou decolagem então é impossível recuperar.
🥋👊
Explica exatamente o que pode ter acontecido durante a queda do ATR da Voepass na data de ontem. Esse vídeo dessa aula certamente vai repercutir 👏🏻👏🏻👏🏻
Sobre o acidente eu não posso especular nada, mas fico feliz que o vídeo sirva de aprendizado para todos que o assistirem!
O que explicará só após relatório do CENIPA
@@AircraftPerformance1 melhor resposta 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
tem uma acrobacia da Esquadrilha da Fumaça que demonstra a saída de um parafuso após Stall: ua-cam.com/video/YUnQj2-WS9A/v-deo.html , nos videos do ATR de Vinhedo, da para perceber que o avião fica com o nariz para cima, exatamente como nessa sua explicação.
SOU FĀ!!!
Muito obrigado, Ronaldo! Grande abraço!