Gracias a sus videos mi hijo y yo armamos una transmisión que tenía muchas fallas y nos quedó muy bien muchas gracias y sobre todo porque es el mejor maestro que he visto en video que no se le escapa ningún detalle saludos desde Sinaloa México
Estou com um supercharger m24 para colocar no meu fusca motor 1500 carcaça tork da kombi com comando da kombi cx estou terminando relação 8:33 gostaria da suas ideias para instalar um m24 no fusca como suportes e medidas para não comprometer os cilindros 3 e 4.ja que terei que furar para a instalação. E relação polia.
Muito bom. Há um ano atrás desmontei essa parte do cambio do meu fusca, pois apresentava vazamento pelas tampas. Em um dos lados estava com o flange onde vai coifa danificado alem dos vazamentos nas juntas das tampas. Lembro que em um belo dia passei por um ferro velho estava-la jogado em canto um cambio completo. Fiz uma pesuisa de precos e retornei ao ferro velho com uma oferta que apos alguma negociacao foi aceita e entao arrematei o cambio. Trouxe para casa, fiz a limpeza com uma escova de aço e uma chave de fenda velha. Desmontei e encontrei uma relacao 8-35. Só depois disso desmontei o cambio do meu fusca. Apos a desmontagem do meu fusca descobri que alem da frange da coifa danifica tambem estava com uma capa do semi empenada(encontrei o responsavel pelo desgaste prematuro dos pneus traseiros: nao duravam mais que 3.000km). Acabei substituindo as bengalas, as capas de semi-eixo e as tampas pelas do cambio que comprei no ferro velho.
Thiago Gaban Deu bastante trabalho. Levei 4 meses entre desmontar, pesquisar sobre as duvidas que surgiram, correr atras de algumas ferramentas que foram necessarias e eu nao tinha. Remontar e instalar de volta. Quase tudo deu certo. A roda direita ficou com vazamento de oleo na ponteira. Já troquei o kit de retentor de roda por tres vezes e utilizando marcas diferentes mas nao consegui resolver o vazamento. Ja estive observando todo o conjunto mas nao encontrei nada que esplique o vazamento. Aparentemente o oleo sai pela estria do eixo. Em tempo: tenho guardado todas as pecas que restaram do serviço. O diferencial tem relacao 8-35. As bengalas sao do tipo curtas e estao em bom estado. A parte interna da caixa nao sei qual é o estado pois ainda nao abri. Nao tem a tampa dianteria com a ponta de eixo que vai conectado a bengala. Se precisar de algum componente fica a disposicao.
Retentor tem que usar o kit da Sabó, esse geralmente não dá nada errado. Meu primo Junior, que é mecânico, já apanhou muito com esse vazamento e na última vez que ele apanhou era o espaçador que vai dentro do retentor que estava gasto e não assentava naquele anel de vedação interno que vai em volta do eixo. Não sei se é esse o seu caso. Tenho um espaçador interno aqui, se quiser testar, esteja à vontade.
já assisti esse vídeo 3 vezes, e aviso que o meu câmbio está parado no mesmo estágio da desmontagem vou desmontar e montar no ritimo das suas postagens, essa série vai desmistificar muitas dúvidas um abraço
+Thiago Gaban nao sei se ja comprou tudo mas tem im site q unifica compras e manda de uma vez so da alemanha eu uso pra trazer pecas de moto (dr 800), economiza muito no frete. se jnteressar me avisa
Gaban este video sobre o câmbio do fusca vai tirar muitas dúvidas sobre o funcionamento e defeitos que ocorrem nesta peça que é um grande mistério para pessoas que nunca viram um todo desmontado. Valeu!
Ja montei inúmeros câmbios , inclusive das linha a ar, parabéns pelos detalhes e a transparência nas explicações, quero ver vcs na Automec ( vc e o Tonella) Grande abraço e sucesso sempre !!!!
Vc filma , fala e solta o anel? Vc é o bicão hein 😂😂😂. Desculpe a brincadeira e vídeo muito bem explicadinho, nos mínimos detalhes parabéns pela disposição e por dividir sua experiência com todos .
Parabéns pelo propósito, sou da área da Mecânica "Diesel" Mas sou Apaixonado por tudo que envolve Mecânica e Eletroeletrônica (Mecatrônica). Fico à espera do próximo vídeo.
Boa noite amigao, eu fui um dos que pedi ao Tonella pra que fizesse uma serie de video sobre cambio , vai me ajudar e ajudar muita gente ..obrigado Gabam..vamos que vamos nessa serie
muito bom mesmo, da pra ver que vc tem bastante conhecimento sobre o assunto, e vontade de mostrar ate quando e difícil, não tinha a minima ideia de como era um cambio por dentro, melhor serie, vlw gaban.
parabéns Tiago gaban muito bom essas explicação com todos detalhes os mas claros possível isso é show eu também assisto os vídeos do tonella são muito bons ele tem um conhecimento muito amplo sensacional sempre que tenho tempo eu assisto os vídeos eu tbm tenho um canal no UA-cam não tenho o tanto de conhecimento como vocês mas procuro passar o que tenho parabéns para os dois pela qualidade dos vídeos
Muito bom, parabéns. É incrível como não se acha de maneira nenhuma, um profissional que mexa com câmbio de VW a ar. Quem sabe agora não podemos fazer nós mesmos os serviços, por enquanto esta tranquilo, mas sei que vem coisa difícil por aí. Abs
Tonella falou uma coisa certa carros de injeção eletrônica a tendencia e o sistema ter problemas quando o carro estiver com muitos anos de uso.Tenho um Fiat Tipo 1995 importado e ninguém sabe o que é.ja passou por várias oficinas.e no momento está sem andar em uma oficina sem ninguém saber o que ele tem.ja perdi as vezes que precisei de Guincho.Viva ao fusca!
Não perco essa serie por nada, queria abrir meu cambio que esta com problemas mais nunca encontrei informações necessárias, obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos Thiago.
Nos anos 80 desmontei muito esses canbios, quando quebrava os donos pediam pra colocar uma relação longa e trocava os kits do motor pra 1500 ou 1600 pro fusca ganhar mais velocidade. Ficava muito bom kkkk.
Boa tarde! Tonela te falar, quando surgir uma situação destas, posso assim dizer que: de bate pronto; tente apertar a porca do eixo com a catraca e ou o rompedor em sentido horário por alguns segundos e vire a chave em sentido anti horário, que vai dar certo." Conhecimento próprio. "...
Gaban, só o esforço de desmontar, filmar e comentar sozinho, já é digno de todo meu reconhecimento. Parabéns! Tu não vai lembrar, mas em um vídeo da série Transamazônica, eu perguntei como foi feito pra inverter o sentido de rotação dos semi-eixos daquele Fusca que usava redução de Kombi e tu respondeu que iria descobrir. E olha só, nesse vídeo tu respondeu indiretamente com toda as letras a minha dúvida hehehe. E eu já estava pensando em perguntar se é possível identificar qual é a relação de um câmbio de VW, mas isso também já ficou bem claro. Forte abraço e obrigado!!!
Gaban, ótimo vídeo com um nível técnico de fácil compreensão, uma pequena observação, o cambio do gol a ar o diferencial também é montado do lado do motor de arranque como na Kombi corujinha, a redução na ponta o semi eixo que faz o acerto da direção, sendo assim ela não fica com 4 marchas para traz e uma para frente.
Cara, eu costumo tirar bem fácil a porca 36 mesmo estando fora do carro: 01 deixa de um dia pro outro com algumas aplicações de WD40 se estiver muito presa, 02 pega uma vigota de madeira de 5x10cm com uns 2 metros de comprimento e ponho embaixo do tambor de freio, 03 passo uma corrente por baixo da vigota e uno as duas pontas em um dos parafusos do tambor, 04 ponho a chave 36 com uma alavanca e faço esforço contínuo até soltar, não pode dar tranco, tem de ser esforço contínuo e progressivo. SEMPRE DEU CERTO
Fala Thiago, Ótimo o vídeo e os serviços desta desmontagem. Não sei o que voce imagina fazer com este câmbio depois, mas na verdade penso que da para voce explicar sem a ferramenta especial de ajuste do conjunto Coroa x Pinhão, que de fato só deverá ser usada no final da montagem caso voce venha fazê-la. Já mexi em câmbios de caminhão que utiliza-se relógio comparador para se fazer os ajustes colocando a folga ideal entre os dentes hipoidais no acasalamento. No momento que tu pegou aquele formão eu fiquei a imaginar se voce iria esculpir um pinhão à partir de um galho seco, mas tu depois o utilizou para fazer aquele recurso técnico .....KKkkkkkkkkkkkkkkkkk Valeu ! ! !
Obrigado! Vai ser uma série no estilo Zé de Mello. Vou mostrar todos os ajustes, todos os procedimentos, no final de tudo temos que arrumar um Fusca "cobaia" pra fazer os testes desse câmbio. E as ferramentas que eu não tiver vou desenvolver parecidas.
Fala Thiago ... Ué....esta fácil.... Vamos pegar de cobaia o Fusca do teu primo Serjão ou o do Papagaio...kkkkkkkkk Mas a prova de fogo mesmo seria com o "Branca de Neve " do Tchelo Poeta com os teus 155 CV........Rsssssss E, contudo ... na impossibilidade, ainda temos o vermelhinho do nosso amigo Tonella, brincadeirinha heim Tonella......KKkkkkkkkkkkkkkkkkk Valeu.... estamos no aguardo
Boa noite Thiago. Parabéns pelos vídeos e pelas ótimas explicações. Você tem a didática muito Boa. Veja se consegue me ajudar: tenho um fusca 1300 1969, cujo câmbio ronca a 3a e 4a marchas. Mas o que mais me incomoda é que as vezes não se consegue engatar a 1a marcha. Preciso colocar outra marcha e depois tentar a primeira. Acoplamento e bucha do varão novos. Alavanca regulada. As demais marchas engatam normalmente. Alguma fica pra consertar os engates da 1a ? Obrigado. Abraços
Tem que abrir o câmbio e verificar a folga (entre 0,10 e 0,25mm) da engrenagem da primeira e relação ao apoio do rolamento duplo do pinhão e analisar o desgaste do garfo seletor de 1ª e 2ª marchas.
ótimo vídeo Thiago com muitos detalhes! Comentei um tempo atrás com o Tonella seria ótimo fazer uma série de vídeos sobre cambio do fusca e ai está que maravilha ! Tbm estou com o problema para soltar a porca do meu fusca vou ter q recorrer ao mestre Tonella e sua pneumática rsrs ,adoro chegar em casa e colocar pra assistir esses vídeos sobre mecânica muito obrigado sempre trazendo novidade! abraços!
Eu descobri outra ferramenta tão eficiente quanto a pneumática. A ferramenta multiplicadora de torque da EMPI. Testei em outro câmbio aqui e deu certo.
thiago responde uma coisa comprei um cambio do gol bx a ar para colocar no meu fusca fusca com motor 1600,quais as vantagens e o que preciso mudar,vi a diferença já no eixo do garfo de é mais groso, mas tudo bem,a tampa seletora terei que trocar também,dá pra usar as peças do meu cambio,acho eu que teria que trocar só a coroa do meu e por a do bx é isto ou não dá agradeço a resposta.
Gaban, excelente iniciativa de desmistificar a lenda que tanto assombra aos pessoal em falar em mexer em câmbio de fusca VW ar, eu já desmontei e montei vários, sem utilizar ferramentas especiais, sem qualquer problema....dá para saber, ou pelo menos ter uma ideia de qual lote de carro foi utilizado o diferencial. Todas as coroas e pinhão devem ser casal, ou seja, inseparáveis, recebem a numeração no momento da fabricação, números esses feitos a gravação manual e datada, de modo que dá para fazer por exclusão em que modelos não poderia ter saído. Se vc tiver conhecimento em que período foi fabricado os fuscas 1300 que saíram com essa relação, e verificando a data gravada na coroa ou pinhão, provavelmente descobrirá que pertence a uns dos mencionados fuscas. Abraço.
Boa noite camarada, geralmente a data é composta de ano e mês. Se vc identificou a numeração, provavelmente encontrar a data, procure em toda a extensão da coroa. Não sei dizer nesse momento se pode ocorrer de alguns não ter data.
Gaban ótimo vídeo só uma dica, pra quem não tem um saca rolamento ou pra quem já tem que tirar o espelho basta após toda desmontagem bater com o martelo retirando o espelho que o rolamento sai, pelo menos foi assim que eu fiz e deu certo.
Amigo, já que não teve a outra parte do vídeo, você teria como dizer qual é o oring que bota junto com a junta da tampa lateral do cubo? É que no jogo de junta tem 4, dois mais finos e dois mais grossos. Eu percebi que tem um rebaixo circular de 2mm ali onde bota as juntas, mas vi um vídeo onde um cara tirava um anel oring de borracha ali ao redor da tampa.
Os 02 mais grossos vão na tampa grande, do diferencial. Os 02 mais finos vão na tampa menor, a tampa da trombeta. Lembrando que nem todas as caixas de Fusca têm esses o'rings. Somente as mais novas.
Segunda dúvida, aproveitei então que já sabia que tinha uma castanha que tinha caído atrás do semi-eixo há muito tempo, e desmontei a lateral e conferi que realmente uma castanha tinha virado. VOU TROCAR O SEMI-EIXO porque ele criou muita folga na ponta onde fica o rolamento ao ponto de se tirar com a mão fácil fácil. A trombeta também porque o local do rolamento tem folga e a tampa do retentor também porque tem folga aonde fica o rolamento. Vou trocar outra trombeta que é aquela que eu tinha dito que vazava óleo em uma solda feita naquela peça redonda que é pra por aquele eixo bieleta do estabilizador traseiro. POSSO TROCAR O MEU SEMI-EIXO QUE TEM UMA MARCA VERDE POR UM QUE TEM A MARCA ROSA? Medi os tamanhos e pesei, estão com as mesas medidas.
Pelos meus conhecimentos, saiu em 1973, se não me engano, um fusca com carroceria quase igual à do 1500, com algumas exceções, como a tampa traseira vazada, interior normal do 1300 mas, com motor 1500 e rodas de 4 furos. Durou pouco tempo. Era chamado de 1500 básico. Provavelmente este era um dos casos mas, pode ter sido trocado a coroa e pinhão para acompanhar uma possível troca do kit do motor. Ou então, pode ser como vocês acham que seja 8x33. Mas seria os 4 furos o motivo da troca da relação? Grande vídeo. Vai ser muito útil pra muita gente. Parabéns. Abraço.
O problema é que as caixas de Fusca disponíveis para venda são usadas e a maioria delas com mais de 30 anos. Então nunca saberemos o que aconteceu com essas caixas ao longo desse período. Hoje em dia pra ter certeza só desmontando mesmo.
Da pra trocar só a coroa pra mudar a relação com as regulagens e ajustes ? Ou é obrigatório trocar o pinhão junto ? Será muito útil ver estes segredos desvendados nos teus futuros vídeos !
Boa noite caro Thiago. Estou gostando muito dos videos da desmontagem do cambio. Queria ajuda em duas pequenas duvidas se vc puder responder: 1 - meu carro é um 1300 1969 e possui dois parafusos de escoamento do oleo do cambio. O parafuso mais perto do.motor (bem embaixo do diferencial) esta travado e nao solta. Espanou o allen Será Que posso esgotar.o óleo pelo outro parafuso pra eu trocar o oleo ? 2 - consigo instalar um.interruptor de luz de ré no.meu câmbio sendo que originalmente ele nao tem ? Obrigado e forte abraço.
1. Sim, pode, porém o escoamento de óleo não será tão eficiente em comparação a soltar aquele parafuso embaixo do diferencial. 2. Sim, consegue. Tem um tampão sextavado lá no lugar. Só remover o tampão e boa.
Olá Thiago, estou gostando muito dessa série porque não entendo nada de câmbio e há pouco coisa no youtube - acho que essa é a primeira abordagem completa que vejo. Porém essa mensagem na verdade, é para recomendar que você peça ao Tonella para reinstalar a guarda da esmerilhadeira... Essa ferramenta é perigosíssima, busque por imagens de "acidentes com esmerilhadeira" ou "angle grinder accidents" que é sério. Tirar a guarda significa se expor muito mais que o necessário. Grande abraço.
Muito bom Gaban! Acompanhando. Sugestão: Você poderia lavar externamente para tirar a terra e o óleo antes de começar a desmontar para visualizar melhor e encaixar os soquetes sem bater. E sempre que precisar bater em alguma peça metálica, use um calço de madeira para não correr o risco de danificar a peça ou a ferramenta.
Exatamente com devida venia...você esteve com o Tonella e ele tem a WAP de alta pressão era só dar uma passada, mas não desmereço seu trabalho ao contrário parabenizo.
acho que os 1300 que sairam com 8x33 eram os 1300 "L", ai ele ja tem cubo de 4 furos. já li isso também, e é dificil de acreditar, pois já tive um 1500 ano 72 com um motor 1300, e é uma desgraça.
tonella uma dúvida se com o câmbio 8:31 precisamos de tork para andar no 8:35 precisamos de rotação como conseguir mais disponibilidade de rotação sem forçar ou estragar o motor
Felipe Benedetti Segundo oque consta nesse link, todos os Fuscas 1300 e 1300L são 8x35, oque já não bate com as informações do Gaban e do Tonella. Já a Brasilia 1300 a álcool continua sendo uma incógnita, segundo o link é 8x35 e eu até acredito, mesmo não tendo experiência com vários VW, acho difícil que tenha câmbio mais curto que o da minha, porque pra manter 80 p/hora a aceleração do motor fica bem alta. Eu comentei anteriormente sobre o Fusca, mas desde que comprei andei bem pouco com ele, então sou suspeito pra falar. Valeu Felipe!!!
Boa tarde amigo, parabéns pelo vídeo. Cara, no lado esquerdo da caixa, eu percebi que o meu Fusca está tendo um pequeno vazamento de óleo nessa peça chamada FLANGE (que você segura ela nos 34:47) onde se coloca o rolamento na frente e os parafusos do facão por trás. Por trás dela, ali onde tem os parafusos do facão , onde se encaixa o tubo protetor da semi-árvore (semi-eixo), é onde pinga o óleo. Percebi que é como se o tubo estivesse torto, ou tipo saindo da peça (flange) por não estar bem encaixado pra dentro dela, pois comparei olhando o outro lado (direito) e vi que o tubo dele tá encaixado bem reto e bem dentro da flange direita. Mas não sei se o tubo é encaixado nela tipo colado ou rosqueado ou por parafuso. Antes pensava até que era uma peça só, mas depois vi essa flange separada do tubo pra vender no mercado livre e no catálogo da VW. Mas NÃO VI EM NENHUM VÍDEO NO UA-cam ela sendo tirada desse tubo, daí o meu receio em mexer, tipo dar uma pancada (como você fez nos 54:00) para tirar ou encaixar mais o tubo pra dentro dela, sabe. Você entendeu? Já chegou a tirar alguma vez? Seria melhor eu te mostrar foto, se puder me dar seu whatsapp ou quiser o meu, te passo. Aguardo sua opinião. Obrigado amigo.
Thiago Gaban Obrigado por responder. Vixe, será que no meu caso esse pino está quebrado? Digo isso porque como te falei, comparando com o outro lado, o tubo parece que ta saindo sabe, é tanto que pinga um pouco de óleo nesse canto. É como se fosse um cano saindo de um encaixe ou de uma tampa sabe.
Não tem razão pro pino quebrar, pois ali quase não tem esforço mecânico. E se realmente o pino quebrou, você só vai descobrir na hora que desmontar tudo.
@@ThiagoGaban depois de 2 anos estou aqui pra agradecer mais uma vez e dizer que o pingo de óleo de câmbio cai porque foi feita uma solda nesse tubo ali onde tem aquele encaixe tipo meio redondo onde coloca a bieleta do estabilizador traseiro. Como tirei o tubo pra retirar o eixo pra verificar se alguma castanha tinha caído igual a do lado direito, vou aproveitar e soldar por cima desses furinhos da solda anterior. A solda que tá lá é tipo uma dourada. Você recomendaria alguma solda melhor?
Dependendo da alta potência do motor e do tranco (aquele efeito que você tem quando a roda está no alto e subitamente ela encosta no chão, muito comum em Kombi) pode quebrar várias peças. O Tchelo Poeta tem a branca de neve 2.200 turbo e quebrou 03 câmbios. Cada hora é uma coisa: coroa e pinhão, pino do diferencial, até semi-eixo ele conseguiu quebrar.
Parabéns Tiago tbm estou numa novela restaurando uma variant 72 fazendo tudo mas nada de Zé Frisinhos essa variant acompanha a familia a 30 anos e ganhei de presente do pai imagina o valor sentimental. abraços muito bom
Boa noite! Tenho um transportador agricola com chassi do fusca e a caixa deli não quer sair da macha ré ! E um amigo meu ta com uma caixa da brasilia p colocar neli vc sabe me informar se fica bom ?
@@ThiagoGaban Deus te abençoe muito obrigado por multiplicar conhecimento.
6 років тому+2
Primeiro parabenizar pelo(s) vídeo(s) excelente. Estou reformando um 69 e com essa coletânea resolvi fazer a revisão do câmbio dele. Você comentou sobre as travas que eram usadas nas porcas e que hoje temos a opção de usar as porcas auto-travantes. A minha caixa não possui todas as travas, posso substituir todas por porcas auto-travantes? No caso de substituir devo usar arruelas de pressão ou comuns?
Tiago boa noite! O que tem que ser feito para colocar uma embreagem moderna no cambio antigo , tenho uma tl e minha embreagem tem um anel , procurei nova e não achei , o que eu preciso mudar para passa-lo para embreagem moderna.
Gaban, me tira uma dúvida por gentileza. Comprei um Fusca 1968 que teve em algum momento no passado, a caixa de marchas trocada por uma com um tambor de 4 furos (acho q de Brasilia). Quando fui restaurar o carro e substituir os tambores pelos de 5 furos originais, as estria do eixo não "casaram" com as dos tambores originais 5 furos. Posso substituir somente os eixos, semi eixos, placa e tambores pelos originais 5 furos e manter a mesma caixa? O encaixe entre caixa e eixo são iguais? Abraços e obgdo!
Thiago olhando seus vídeos encoragei me e desmontei as tampas da caixa de meu fusca para reparar vazamento de óleo pelas juntas, é exatamente o que você falou, a caixa é BP 1300, teoricamente seria 8x35, ao abrir vi que a coroa tem 33 dentes, agora que vou fechar novamente lhe pergunto quanto devo apertar com o torquimetro, e se devo comprar porcas auto travantes porque aquelas chapinhas com uma aba para travar a porca nao tinha ou uso as mesmas porcas . Obrigado.
Ola sr. Thiago. Meu nome é Oswaldo e sou de Rib. Preto. Vendo um seu video no UA-cam sobre cambio do Fusca, lhe pergunto se osemi- eixo pode entortar, empenar, etc. , pois o meu Fusca 66 esta andando como se a roda traseira esquerda estivesse ovalada, pulando, sobretudo num asfalto liso, que é quando se nota mais. Já troquei a roda esquerda pelo estepe, assim como o tambor de freio mas continuou tudo na mesma. Se por acaso já pegou um problema deste e puder me comunicar se é de fato o semi-eixo ou alguma coisa que desconheço, ou talvez o rolamento da roda traseira, borrachas do facão, etc. lhe agradeço pela ajuda. Obrigado. Oswaldo
Gaban. Por favor, estou com 3 dúvidas. A primeira é se tem alguma ligação das barras de torção do facão com o câmbio. É que dia desses troquei as borrachas do facão e quando fui colocar o conjunto do tubo, a trombeta, de volta no facão ela ficou dura e não vinha pra frente pra colocar os 3 parafusos no facão. Daí achei estranho pois o lado esquerdo foi tranquilo. Curiosamente fui na alavanca de marchas e vi que tinha feito todo o processo de desmontagem com uma marcha engatada. Foi só tirar e por em neutro que o tubo veio pro facão e eu parafusei. Só que depois de tudo montado, a roda gira pouco dura e travando. Por isso perguntei. Será que fiz algo errado nas barras de torção? Mas nem troquei as barras de lado do carro e nem inverti as pontas dentro e fora, que essas nem tem como pois a quantidade de dentes é diferente neh. Desmontei toda parte traseira pra trocar um semi-eixo, as trombetas e virar uma castanha, mas não vou tirar os facões. Espero que dê certo.
Parabéns pela série, uma dúvida, tenho uma Kombi 74 e gostaria de retirar a reduzida, pois vou utilizá-la como veículo de passeio, eu consigo retirar apenas as caixas da redução ou tenho que instalar uma câmbio de Fusca? Vc tem oficina?
Se retirar as caixas de redução a traseira da Kombi vai ficar muito baixa. O certo é montar os braços da suspensão da Kombi moderna (IRS) e instalar uma caixa de câmbio com homocinéticas, igual à moderna. Eu não tenho oficina e também não sei se é necessário fazer adaptações, soldas, etc. Nunca deitei em baixo de uma Kombi antiga sem reduções pra ver como fizeram.
No caso o importante aí é o modelo da embreagem que está sendo utilizada. E nada de impede de você montar um kit de embreagem moderno num câmbio antigo (sem guia de rolamento). O que você tem que considerar também é que as relações 8x35, 8x33 e 8x31 são extremamente pesadas para o motor 1200. Quem tem motor 1200 eu recomendo utilizar a relação original 7x31.
ta de parabéns pelo video e por compartilhar com a gente,sou admirador da mecânica e esse video deixa a cada dia mais curioso sobre toda a mecânica dos VW a ar !!!muito bom mesmo
Boa noite gaban, tenho uma gayola com motor e cambio de fuca, fui tirar vasamento na Tampa e trocar o rolamento de roda no fechar o eixo ficou pessado o que seria, diz ae forte abraço
Ao bater o rolamento, o semi eixo se desloca pra dentro e agarra na planetária, até aí normal. Depois de montado todo o conjunto (espelho de freio, kit retentor e tambor traseiro), aperte bem a porca de 36mm que o semi eixo vai se deslocar um pouquinho pra fora e o conjunto voltará a girar livremente.
Olá Thiago, retirei o motor do meu fusca, observei que a caixa de marcha está vazando óleo por dentro, atras do motor, assim molhando a embreagem de oleo, trocando o retentor atras do eixo resolve ou algo mais tem que ser trocado, parabens pelo video de repara de caixa, vou acompanhar todos.
Muito bom o video. O meu cambio de marcha ta com problema q ele não engata a marcha ele fica "batendo" e quando a marcha ta engatada, eu passo num buraco ou desnível e a marcha desengata e ele volta sozinho pro ponto morto. Me falaram que eu tenho que comprar uma caixa nova..
uma maneira bem fácil de descobrir a relação da coroa é abrindo o bujao do dreno de óleo fazer uma marca num dente , pode ser com giz e gira o piloto contando os dentes com ajuda de uma lanterna
Thiago, tudo bem? Tira uma dúvida minha: para fazer a pintura da canelinha da caixa, uma vez que meu carro está em reforma e o câmbio está fora do carro, posso fazer o processo que você fez até a remoção da canelinha ou tem algum ajuste que pode se perder?
Tome certos cuidados ao remover a canelinha. Ao recolocar a canelinha, utilize o mesmo número de juntas que havia entre a capa da canelinha e a tampa do diferencial. O que pode acontecer é que, ao desmontar a canelinha, o semi eixo pode saltar pra fora e as castanhas virarem. Aí pra encaixar no lugar você vai precisar remover o anel de trava com um alicate especial.
Tiago boa tarde o retentor da roda estourou. Quando fui trocar descobri que tinha uma folga sentido "frente traz" troquei o rolamento mas a folga continuou. O que sera essa folga?
Gaban, gostaria que tu falace o motivo da desmontagem deste câmbio, tô querendo trocar do meu 86, mas gostaria de verificar a relação, se é 8.35 ou 8.33, da uma dica ok, tu e o Tonella são os mestres da mecânica, aprendo muito!
Gracias a sus videos mi hijo y yo armamos una transmisión que tenía muchas fallas y nos quedó muy bien muchas gracias y sobre todo porque es el mejor maestro que he visto en video que no se le escapa ningún detalle saludos desde Sinaloa México
Y lo fácil que entendemos el portugués los que hablamos español y vice versa, no es cierto? 😉
Parabéns você é um excelente professor! Tirou a minha preocupação em desmontar esse câmbio, já que nunca o fiz. Muito obrigado e que Deus te abençoe
Parabéns pela sua imensa dedicação.
parabéns Gabam vc e Tonela estão de parabéns top sou fanático nos fusca e motores a ar.
Muito obrigado!
Estou com um supercharger m24 para colocar no meu fusca motor 1500 carcaça tork da kombi com comando da kombi cx estou terminando relação 8:33 gostaria da suas ideias para instalar um m24 no fusca como suportes e medidas para não comprometer os cilindros 3 e 4.ja que terei que furar para a instalação. E relação polia.
@@romerooseias6805 eu não tenho conhecimento nessa área de sobrealimentação. Desculpe.
Que loucura, se juntaram as duas feras do fusca. Obrigado por existirem e tornarem meu Hobby mais técnico.
Muito obrigado!
Parabéns Gaban,para os apaixonados pelo fusca esse sua postagem é uma informação de muita valia,saúde e paz.
Obrigado! Saúde e paz pra nós todos.
Ainda depois de alguns anos um baita vídeo! Parabéns Gaban!
Muito bom. Há um ano atrás desmontei essa parte do cambio do meu fusca, pois apresentava vazamento pelas tampas. Em um dos lados estava com o flange onde vai coifa danificado alem dos vazamentos nas juntas das tampas. Lembro que em um belo dia passei por um ferro velho estava-la jogado em canto um cambio completo. Fiz uma pesuisa de precos e retornei ao ferro velho com uma oferta que apos alguma negociacao foi aceita e entao arrematei o cambio. Trouxe para casa, fiz a limpeza com uma escova de aço e uma chave de fenda velha. Desmontei e encontrei uma relacao 8-35. Só depois disso desmontei o cambio do meu fusca. Apos a desmontagem do meu fusca descobri que alem da frange da coifa danifica tambem estava com uma capa do semi empenada(encontrei o responsavel pelo desgaste prematuro dos pneus traseiros: nao duravam mais que 3.000km). Acabei substituindo as bengalas, as capas de semi-eixo e as tampas pelas do cambio que comprei no ferro velho.
Deve ter dado um trabalhão fazer isso.
Thiago Gaban
Deu bastante trabalho. Levei 4 meses entre desmontar, pesquisar sobre as duvidas que surgiram, correr atras de algumas ferramentas que foram necessarias e eu nao tinha. Remontar e instalar de volta. Quase tudo deu certo. A roda direita ficou com vazamento de oleo na ponteira. Já troquei o kit de retentor de roda por tres vezes e utilizando marcas diferentes mas nao consegui resolver o vazamento. Ja estive observando todo o conjunto mas nao encontrei nada que esplique o vazamento. Aparentemente o oleo sai pela estria do eixo.
Em tempo: tenho guardado todas as pecas que restaram do serviço. O diferencial tem relacao 8-35. As bengalas sao do tipo curtas e estao em bom estado. A parte interna da caixa nao sei qual é o estado pois ainda nao abri. Nao tem a tampa dianteria com a ponta de eixo que vai conectado a bengala. Se precisar de algum componente fica a disposicao.
Retentor tem que usar o kit da Sabó, esse geralmente não dá nada errado. Meu primo Junior, que é mecânico, já apanhou muito com esse vazamento e na última vez que ele apanhou era o espaçador que vai dentro do retentor que estava gasto e não assentava naquele anel de vedação interno que vai em volta do eixo. Não sei se é esse o seu caso. Tenho um espaçador interno aqui, se quiser testar, esteja à vontade.
Parabéns pela aula! O país precisa de pessoas como você, multiplicador de conhecimentos.
Obrigado!
valeu pelas dicas Gaban quero assistir essa serie ate o fim para mexer no cambio do meu fusca
Boa!
parabéns Gaban. vídeo muito bem elaborado em que é mostrado com muitos detalhes o passo a passo da manutenção do cambio do fusca.
Obrigado!
já assisti esse vídeo 3 vezes, e aviso que o meu câmbio está parado no mesmo estágio da desmontagem
vou desmontar e montar no ritimo das suas postagens,
essa série vai desmistificar muitas dúvidas
um abraço
E vai demorar um pouco pra eu continuar a série porque estou trazendo ferramentas da Alemanha.
+Thiago Gaban nao sei se ja comprou tudo mas tem im site q unifica compras e manda de uma vez so da alemanha eu uso pra trazer pecas de moto (dr 800), economiza muito no frete. se jnteressar me avisa
+murilo Das 03 ferramentas originais, achei só 01 na Alemanha e já está vindo. As outras 02, como não encontrei, estou desenvolvendo.
Gaban este video sobre o câmbio do fusca vai tirar muitas dúvidas sobre o funcionamento e defeitos que ocorrem nesta peça que é um grande mistério para pessoas que nunca viram um todo desmontado. Valeu!
Essa é a ideia dessa série de vídeos.
Muito obrigado pelo vídeo. Era o que eu precisava pra trocar a ponta de eixo torta sem tirar a caixa do carro. Abraço
Ja montei inúmeros câmbios , inclusive das linha a ar, parabéns pelos detalhes e a transparência nas explicações, quero ver vcs na Automec ( vc e o Tonella) Grande abraço e sucesso sempre !!!!
Muito obrigado!
Infelizmente não estarei na Automec. Estarei viajando a trabalho pra GO e RS bem na semana da Automec.
@@ThiagoGaban nao faltsra oportunidade para bater papo
Vc filma , fala e solta o anel?
Vc é o bicão hein 😂😂😂.
Desculpe a brincadeira e vídeo muito bem explicadinho, nos mínimos detalhes parabéns pela disposição e por dividir sua experiência com todos .
Muito obrigado!
É bem como o Tonella diz: na TV a cabo tudo é fácil e rápido, lição de verdade só no mundo real!
Acompanhando essa novela!
Parabéns pelo propósito, sou da área da Mecânica "Diesel"
Mas sou Apaixonado por tudo que envolve Mecânica e Eletroeletrônica (Mecatrônica).
Fico à espera do próximo vídeo.
Obrigado!
Boa noite amigao, eu fui um dos que pedi ao Tonella pra que fizesse uma serie de video sobre cambio , vai me ajudar e ajudar muita gente ..obrigado Gabam..vamos que vamos nessa serie
Obrigado!
Em poucas palavras: É show!
Se usar mais palavras, não vai ter espaço para tantos elogios.
Parabéns, Gaban!
Muito obrigado!
muito bom mesmo, da pra ver que vc tem bastante conhecimento sobre o assunto, e vontade de mostrar ate quando e difícil, não tinha a minima ideia de como era um cambio por dentro, melhor serie, vlw gaban.
Obrigado!
parabéns Tiago gaban muito bom essas explicação com todos detalhes os mas claros possível isso é show eu também assisto os vídeos do tonella são muito bons ele tem um conhecimento muito amplo sensacional sempre que tenho tempo eu assisto os vídeos eu tbm tenho um canal no UA-cam não tenho o tanto de conhecimento como vocês mas procuro passar o que tenho parabéns para os dois pela qualidade dos vídeos
Obrigado!
Muito bom, parabéns. É incrível como não se acha de maneira nenhuma, um profissional que mexa com câmbio de VW a ar. Quem sabe agora não podemos fazer nós mesmos os serviços, por enquanto esta tranquilo, mas sei que vem coisa difícil por aí. Abs
Vem coisa difícil por aí SIM.
Parabens Gaban, muito boa essa serie do cambio do fusca, rica em detalhes e mostrando todas as dificuldades , nada de Tv a cabo rsrsrs...
Obrigado! Aqui é o mundo real.
gostei muito do seu vídeo Gaban . você fez um ótimo trabalho.tudo de bom para você meu amigo.
Obrigado!
Tonella falou uma coisa certa carros de injeção eletrônica a tendencia e o sistema ter problemas quando o carro estiver com muitos anos de uso.Tenho um Fiat Tipo 1995 importado e ninguém sabe o que é.ja passou por várias oficinas.e no momento está sem andar em uma oficina sem ninguém saber o que ele tem.ja perdi as vezes que precisei de Guincho.Viva ao fusca!
Parabéns pela iniciativa e muito obrigado, essa novela eu não perco nada.
Obrigado!
Não perco essa serie por nada, queria abrir meu cambio que esta com problemas mais nunca encontrei informações necessárias, obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos Thiago.
Obrigado!
Show de bola... Humildade e simpatia de vocês. Abraços pra vocês.
Obrigado!
meu deus que coisa trabalhosa ainda bem que vcs sao dois guerreiro acostumado com essa guerra
gostei muito do vídeo, aguardando a continuação...o like já foi dado antes mesmo de assistir, pois sua disposição faz a diferença... obrigado Gaban!!!
Eu quem agradeço por vocês assistirem meus vídeos.
Nos anos 80 desmontei muito esses canbios, quando quebrava os donos pediam pra colocar uma relação longa e trocava os kits do motor pra 1500 ou 1600 pro fusca ganhar mais velocidade. Ficava muito bom kkkk.
Sim, que é feito até hoje. 👍👍
que aula... obrigado professores Tonella e Gaban...
Obrigado!
que bom que você está fazendo um bom ensinamento obrigado Gabam
Obrigado!
TÔ de olho, quando der coragem vou mexer no meu. Valeu Gaban !!!!!!!!!!!!!
Obrigado!
Primeiro eu curto, depois assisto.
A simplicidade da mecânica do fusca é assustadora!
Fique com deus! Meus parabéns!
O câmbio é a parte mais complicada do Fusca.
E mesmo assim, tendo as ferramentas, não parece tão complicado assim!
Fique com a paz de Jesus!
Boa tarde! Tonela te falar, quando surgir uma situação destas, posso assim dizer que: de bate pronto; tente apertar a porca do eixo com a catraca e ou o rompedor em sentido horário por alguns segundos e vire a chave em sentido anti horário, que vai dar certo." Conhecimento próprio. "...
Acompanhando! Parabéns Gaban, acompanho seus videos faz tempo ja, muito empenho em filmar e explicar tudo para nós!!
Tem que trocar coroa, pinhão, calcular o novo calço do pinhão, S1 e S2.
Legal a série Gaban,esperamos a continuidade,abração.
Gaban, só o esforço de desmontar, filmar e comentar sozinho, já é digno de todo meu reconhecimento. Parabéns!
Tu não vai lembrar, mas em um vídeo da série Transamazônica, eu perguntei como foi feito pra inverter o sentido de rotação dos semi-eixos daquele Fusca que usava redução de Kombi e tu respondeu que iria descobrir. E olha só, nesse vídeo tu respondeu indiretamente com toda as letras a minha dúvida hehehe. E eu já estava pensando em perguntar se é possível identificar qual é a relação de um câmbio de VW, mas isso também já ficou bem claro. Forte abraço e obrigado!!!
Obrigado! Se você for o antigo Gelson PX3 eu sei quem é sim.
Thiago Gaban Sou eu mesmo, só mudei 2 letras. hehe Valeu!!!
Gaban, ótimo vídeo com um nível técnico de fácil compreensão, uma pequena observação, o cambio do gol a ar o diferencial também é montado do lado do motor de arranque como na Kombi corujinha, a redução na ponta o semi eixo que faz o acerto da direção, sendo assim ela não fica com 4 marchas para traz e uma para frente.
Obrigado. Isso mesmo.
Cara, eu costumo tirar bem fácil a porca 36 mesmo estando fora do carro: 01 deixa de um dia pro outro com algumas aplicações de WD40 se estiver muito presa, 02 pega uma vigota de madeira de 5x10cm com uns 2 metros de comprimento e ponho embaixo do tambor de freio, 03 passo uma corrente por baixo da vigota e uno as duas pontas em um dos parafusos do tambor, 04 ponho a chave 36 com uma alavanca e faço esforço contínuo até soltar, não pode dar tranco, tem de ser esforço contínuo e progressivo. SEMPRE DEU CERTO
Que bom, isso que é aula caseira.Já estou escrito e conto com seu conhecimento de grande ajuda.Abraço Gaban.
Obrigado!
MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES. VALEU.
Fala Thiago,
Ótimo o vídeo e os serviços desta desmontagem.
Não sei o que voce imagina fazer com este câmbio depois, mas na verdade penso que da para voce explicar sem a ferramenta especial de ajuste do conjunto Coroa x Pinhão, que de fato só deverá ser usada no final da montagem caso voce venha fazê-la.
Já mexi em câmbios de caminhão que utiliza-se relógio comparador para se fazer os ajustes colocando a folga ideal entre os dentes hipoidais no acasalamento.
No momento que tu pegou aquele formão eu fiquei a imaginar se voce iria esculpir um pinhão à partir de um galho seco, mas tu depois o utilizou para fazer aquele recurso técnico .....KKkkkkkkkkkkkkkkkkk
Valeu ! ! !
Obrigado! Vai ser uma série no estilo Zé de Mello. Vou mostrar todos os ajustes, todos os procedimentos, no final de tudo temos que arrumar um Fusca "cobaia" pra fazer os testes desse câmbio. E as ferramentas que eu não tiver vou desenvolver parecidas.
Fala Thiago ...
Ué....esta fácil....
Vamos pegar de cobaia o Fusca do teu primo Serjão ou o do Papagaio...kkkkkkkkk
Mas a prova de fogo mesmo seria com o "Branca de Neve " do Tchelo Poeta com os teus 155 CV........Rsssssss
E, contudo ... na impossibilidade, ainda temos o vermelhinho do nosso amigo Tonella, brincadeirinha heim Tonella......KKkkkkkkkkkkkkkkkkk
Valeu.... estamos no aguardo
Essa parte que o senhor está chamando de câmbio, nós aquí no Ceará chamamos de diferencial.
Sensacional, quero mais videos, muito bem explicado, obrigado Gaban, comecei uma pequena serie da reforma do meu fusca 83, valeu, abraco e parabens.
Obrigado Francisco!
hehehehe, ja devia ter aproveitado pra da um banho da nasa lá no Tonella pra fica mais facil, parabéns muito detalhado.
Obrigado!
Boa noite Thiago. Parabéns pelos vídeos e pelas ótimas explicações. Você tem a didática muito Boa.
Veja se consegue me ajudar: tenho um fusca 1300 1969, cujo câmbio ronca a 3a e 4a marchas. Mas o que mais me incomoda é que as vezes não se consegue engatar a 1a marcha. Preciso colocar outra marcha e depois tentar a primeira.
Acoplamento e bucha do varão novos. Alavanca regulada. As demais marchas engatam normalmente.
Alguma fica pra consertar os engates da 1a ?
Obrigado.
Abraços
Tem que abrir o câmbio e verificar a folga (entre 0,10 e 0,25mm) da engrenagem da primeira e relação ao apoio do rolamento duplo do pinhão e analisar o desgaste do garfo seletor de 1ª e 2ª marchas.
Rapaz, olha que não é fácil, explicar, filmar, e fazer..........Parabéns....
Obrigado!
ótimo vídeo Thiago com muitos detalhes!
Comentei um tempo atrás com o Tonella seria ótimo fazer uma série de vídeos sobre cambio do fusca e ai está que maravilha !
Tbm estou com o problema para soltar a porca do meu fusca vou ter q recorrer ao mestre Tonella e sua pneumática rsrs ,adoro chegar em casa e colocar pra assistir esses vídeos sobre mecânica muito obrigado sempre trazendo novidade! abraços!
Eu descobri outra ferramenta tão eficiente quanto a pneumática. A ferramenta multiplicadora de torque da EMPI. Testei em outro câmbio aqui e deu certo.
thiago responde uma coisa comprei um cambio do gol bx a ar para colocar no meu fusca fusca com motor 1600,quais as vantagens e o que preciso mudar,vi a diferença já no eixo do garfo de é mais groso, mas tudo bem,a tampa seletora terei que trocar também,dá pra usar as peças do meu cambio,acho eu que teria que trocar só a coroa do meu e por a do bx é isto ou não dá agradeço a resposta.
Você modificou seu Fusca? Ele usa homocinéticas igual à Kombi e à Variant 2?
@@ThiagoGaban ainda não mudei,quero saber se dá pra usar o câmbio do bx no Fusca trocando os eixos
Gaban Boa noite, deixa eu lhe fazer uma pergunta. A coifa do câmbio pode ser mais curta. De maneira que o chifrao não morda a coifa?
Gaban, excelente iniciativa de desmistificar a lenda que tanto assombra aos pessoal em falar em mexer em câmbio de fusca VW ar, eu já desmontei e montei vários, sem utilizar ferramentas especiais, sem qualquer problema....dá para saber, ou pelo menos ter uma ideia de qual lote de carro foi utilizado o diferencial. Todas as coroas e pinhão devem ser casal, ou seja, inseparáveis, recebem a numeração no momento da fabricação, números esses feitos a gravação manual e datada, de modo que dá para fazer por exclusão em que modelos não poderia ter saído. Se vc tiver conhecimento em que período foi fabricado os fuscas 1300 que saíram com essa relação, e verificando a data gravada na coroa ou pinhão, provavelmente descobrirá que pertence a uns dos mencionados fuscas. Abraço.
Aqui a coroa e o pinhão são um casal, têm a mesma numeração. Data de fabricação eu não achei.
Boa noite camarada, geralmente a data é composta de ano e mês. Se vc identificou a numeração, provavelmente encontrar a data, procure em toda a extensão da coroa. Não sei dizer nesse momento se pode ocorrer de alguns não ter data.
OBS. Para encontrar, a peça deve estar rigorosamente limpa e muitas vezes com o auxilio de lupa.
bacana Gaban parabéns pela dicas
Muito obrigado!
Gaban ótimo vídeo só uma dica, pra quem não tem um saca rolamento ou pra quem já tem que tirar o espelho basta após toda desmontagem bater com o martelo retirando o espelho que o rolamento sai, pelo menos foi assim que eu fiz e deu certo.
Aqui não saiu, nem nesse câmbio, nem no Tomatão. O espelho de freio sei e ele fica lá, dentro da canelinha.
Amigo, já que não teve a outra parte do vídeo, você teria como dizer qual é o oring que bota junto com a junta da tampa lateral do cubo? É que no jogo de junta tem 4, dois mais finos e dois mais grossos. Eu percebi que tem um rebaixo circular de 2mm ali onde bota as juntas, mas vi um vídeo onde um cara tirava um anel oring de borracha ali ao redor da tampa.
Os 02 mais grossos vão na tampa grande, do diferencial. Os 02 mais finos vão na tampa menor, a tampa da trombeta.
Lembrando que nem todas as caixas de Fusca têm esses o'rings. Somente as mais novas.
A parte do varão que é conectado no câmbio tem algum retentor ali ou borracha ? Fui verificar meu acoplador e tem óleo no túnel . Obrigado
Tem um retentor na tampa da haste seletora.
Segunda dúvida, aproveitei então que já sabia que tinha uma castanha que tinha caído atrás do semi-eixo há muito tempo, e desmontei a lateral e conferi que realmente uma castanha tinha virado. VOU TROCAR O SEMI-EIXO porque ele criou muita folga na ponta onde fica o rolamento ao ponto de se tirar com a mão fácil fácil. A trombeta também porque o local do rolamento tem folga e a tampa do retentor também porque tem folga aonde fica o rolamento. Vou trocar outra trombeta que é aquela que eu tinha dito que vazava óleo em uma solda feita naquela peça redonda que é pra por aquele eixo bieleta do estabilizador traseiro. POSSO TROCAR O MEU SEMI-EIXO QUE TEM UMA MARCA VERDE POR UM QUE TEM A MARCA ROSA? Medi os tamanhos e pesei, estão com as mesas medidas.
Pelos meus conhecimentos, saiu em 1973, se não me engano, um fusca com carroceria quase igual à do 1500, com algumas exceções, como a tampa traseira vazada, interior normal do 1300 mas, com motor 1500 e rodas de 4 furos. Durou pouco tempo. Era chamado de 1500 básico. Provavelmente este era um dos casos mas, pode ter sido trocado a coroa e pinhão para acompanhar uma possível troca do kit do motor. Ou então, pode ser como vocês acham que seja 8x33. Mas seria os 4 furos o motivo da troca da relação? Grande vídeo. Vai ser muito útil pra muita gente. Parabéns. Abraço.
O problema é que as caixas de Fusca disponíveis para venda são usadas e a maioria delas com mais de 30 anos. Então nunca saberemos o que aconteceu com essas caixas ao longo desse período. Hoje em dia pra ter certeza só desmontando mesmo.
Da pra trocar só a coroa pra mudar a relação com as regulagens e ajustes ? Ou é obrigatório trocar o pinhão junto ? Será muito útil ver estes segredos desvendados nos teus futuros vídeos !
Tem que trocar coroa, pinhão, calcular o novo calço do pinhão, S1 e S2.
Boa noite caro Thiago. Estou gostando muito dos videos da desmontagem do cambio.
Queria ajuda em duas pequenas duvidas se vc puder responder:
1 - meu carro é um 1300 1969 e possui dois parafusos de escoamento do oleo do cambio. O parafuso mais perto do.motor (bem embaixo do diferencial) esta travado e nao solta. Espanou o allen
Será Que posso esgotar.o óleo pelo outro parafuso pra eu trocar o oleo ?
2 - consigo instalar um.interruptor de luz de ré no.meu câmbio sendo que originalmente ele nao tem ?
Obrigado e forte abraço.
1. Sim, pode, porém o escoamento de óleo não será tão eficiente em comparação a soltar aquele parafuso embaixo do diferencial.
2. Sim, consegue. Tem um tampão sextavado lá no lugar. Só remover o tampão e boa.
@@ThiagoGaban Grande Thiago. Muito obrigado pela atenção e pema rápida resposta.
Forte abraço.
Olá Thiago, estou gostando muito dessa série porque não entendo nada de câmbio e há pouco coisa no youtube - acho que essa é a primeira abordagem completa que vejo. Porém essa mensagem na verdade, é para recomendar que você peça ao Tonella para reinstalar a guarda da esmerilhadeira... Essa ferramenta é perigosíssima, busque por imagens de "acidentes com esmerilhadeira" ou "angle grinder accidents" que é sério. Tirar a guarda significa se expor muito mais que o necessário. Grande abraço.
Bom trabalho Gaban! Gostei da técnica ancestral do formão :)
Obrigado!
Muito bom Gaban! Acompanhando. Sugestão: Você poderia lavar externamente para tirar a terra e o óleo antes de começar a desmontar para visualizar melhor e encaixar os soquetes sem bater. E sempre que precisar bater em alguma peça metálica, use um calço de madeira para não correr o risco de danificar a peça ou a ferramenta.
Exatamente com devida venia...você esteve com o Tonella e ele tem a WAP de alta pressão era só dar uma passada, mas não desmereço seu trabalho ao contrário parabenizo.
acho que os 1300 que sairam com 8x33 eram os 1300 "L", ai ele ja tem cubo de 4 furos. já li isso também, e é dificil de acreditar, pois já tive um 1500 ano 72 com um motor 1300, e é uma desgraça.
Sim, 1300 com câmbio 8x33 foram os que têm cubo de 4 furos. Acabei pesquisando mais a fundo sobre isso e essa informação procede.
Então o meu se ainda for original é 8x33. Só não sei a minha Brasilia que é 1300 a álcool, mas comparando com meu Fusca parece ser 8x33 também...
tonella uma dúvida se com o câmbio 8:31 precisamos de tork para andar no 8:35 precisamos de rotação como conseguir mais disponibilidade de rotação sem forçar ou estragar o motor
+Gelson VW3 e Gelson segundo esse site é 8:35 clubedofuscavaledoaco.blogspot.com.br/2011/08/como-identificar-os-cambios-vw.html?m=1 da uma olhada
Felipe Benedetti Segundo oque consta nesse link, todos os Fuscas 1300 e 1300L são 8x35, oque já não bate com as informações do Gaban e do Tonella. Já a Brasilia 1300 a álcool continua sendo uma incógnita, segundo o link é 8x35 e eu até acredito, mesmo não tendo experiência com vários VW, acho difícil que tenha câmbio mais curto que o da minha, porque pra manter 80 p/hora a aceleração do motor fica bem alta. Eu comentei anteriormente sobre o Fusca, mas desde que comprei andei bem pouco com ele, então sou suspeito pra falar. Valeu Felipe!!!
gaban vc e muito inteligente e sabe tudo e explica tudo clareamento parabéns um abraço
Muito obrigado!
Boa tarde amigo, parabéns pelo vídeo. Cara, no lado esquerdo da caixa, eu percebi que o meu Fusca está tendo um pequeno vazamento de óleo nessa peça chamada FLANGE (que você segura ela nos 34:47) onde se coloca o rolamento na frente e os parafusos do facão por trás. Por trás dela, ali onde tem os parafusos do facão , onde se encaixa o tubo protetor da semi-árvore (semi-eixo), é onde pinga o óleo. Percebi que é como se o tubo estivesse torto, ou tipo saindo da peça (flange) por não estar bem encaixado pra dentro dela, pois comparei olhando o outro lado (direito) e vi que o tubo dele tá encaixado bem reto e bem dentro da flange direita. Mas não sei se o tubo é encaixado nela tipo colado ou rosqueado ou por parafuso. Antes pensava até que era uma peça só, mas depois vi essa flange separada do tubo pra vender no mercado livre e no catálogo da VW. Mas NÃO VI EM NENHUM VÍDEO NO UA-cam ela sendo tirada desse tubo, daí o meu receio em mexer, tipo dar uma pancada (como você fez nos 54:00) para tirar ou encaixar mais o tubo pra dentro dela, sabe. Você entendeu? Já chegou a tirar alguma vez? Seria melhor eu te mostrar foto, se puder me dar seu whatsapp ou quiser o meu, te passo. Aguardo sua opinião. Obrigado amigo.
Entendi sim. Tem um pino ali na lateral da flange, ele tem que ser removido (na prensa) pra conseguir separar a flange da capa do semi-eixo.
Thiago Gaban Obrigado por responder. Vixe, será que no meu caso esse pino está quebrado? Digo isso porque como te falei, comparando com o outro lado, o tubo parece que ta saindo sabe, é tanto que pinga um pouco de óleo nesse canto. É como se fosse um cano saindo de um encaixe ou de uma tampa sabe.
Não tem razão pro pino quebrar, pois ali quase não tem esforço mecânico. E se realmente o pino quebrou, você só vai descobrir na hora que desmontar tudo.
Thiago Gaban ok amigo, quando eu desmontar te falo aqui. Obrigado.
@@ThiagoGaban depois de 2 anos estou aqui pra agradecer mais uma vez e dizer que o pingo de óleo de câmbio cai porque foi feita uma solda nesse tubo ali onde tem aquele encaixe tipo meio redondo onde coloca a bieleta do estabilizador traseiro. Como tirei o tubo pra retirar o eixo pra verificar se alguma castanha tinha caído igual a do lado direito, vou aproveitar e soldar por cima desses furinhos da solda anterior. A solda que tá lá é tipo uma dourada. Você recomendaria alguma solda melhor?
Muito bom. O que costuma quebrar mais no fusca? O câmbio ou o diferencial? Aguenta bem o tranco?
Dependendo da alta potência do motor e do tranco (aquele efeito que você tem quando a roda está no alto e subitamente ela encosta no chão, muito comum em Kombi) pode quebrar várias peças. O Tchelo Poeta tem a branca de neve 2.200 turbo e quebrou 03 câmbios. Cada hora é uma coisa: coroa e pinhão, pino do diferencial, até semi-eixo ele conseguiu quebrar.
Parabéns Tiago tbm estou numa novela restaurando uma variant 72 fazendo tudo mas nada de Zé Frisinhos essa variant acompanha a familia a 30 anos e ganhei de presente do pai imagina o valor sentimental. abraços muito bom
Eu sei o que é isso, é o mesmo valor sentimental que tenho pelo Cerejão.
Boa noite! Tenho um transportador agricola com chassi do fusca e a caixa deli não quer sair da macha ré ! E um amigo meu ta com uma caixa da brasilia p colocar neli vc sabe me informar se fica bom ?
Mais um joinha pra vc Gaban. Aguardando o próximo vídeo.
Obrigado!
EXCELENTE, Dr.
Ganhou um inscrito!
BOA NOITE EU GOSTARIA DE SABER SE DA PARA POR AS CANELAS DO FUSCA NO CANBIO BX TROCANDO A CAIXA DE SATÉLITES E AS TAMPAS . OBRIGADO DEUS TE ABENÇOE.
Olha aí Gaban, deu certo!!!
Abs Tonella.
Bacana Gaban, já ansioso pelo próximo video
Gaban bom dia. Essa primeira tampa que você retirou qual é o torque de aperto delas. A porca de 13 mm as 6.
20 N.m
@@ThiagoGaban muito obrigado
@@ThiagoGaban aquela parafuso grande 27mm que prende o câmbio ao chassi qual torque dele? Sei que é muito apertado mas sempre tive esse curiosidade.
@@MrVostok11 230 N.m
@@ThiagoGaban Deus te abençoe muito obrigado por multiplicar conhecimento.
Primeiro parabenizar pelo(s) vídeo(s) excelente.
Estou reformando um 69 e com essa coletânea resolvi fazer a revisão do câmbio dele. Você comentou sobre as travas que eram usadas nas porcas e que hoje temos a opção de usar as porcas auto-travantes. A minha caixa não possui todas as travas, posso substituir todas por porcas auto-travantes? No caso de substituir devo usar arruelas de pressão ou comuns?
Sim, pode substituir todas as porcas por auto-travantes e utilizar sob elas arruelas comuns (lisas)
Mais uma ótima aula! Estou gostando de ver!
Obrigado!
Tiago boa noite! O que tem que ser feito para colocar uma embreagem moderna no cambio antigo , tenho uma tl e minha embreagem tem um anel , procurei nova e não achei , o que eu preciso mudar para passa-lo para embreagem moderna.
Belo trabalho, estou acompanhando o video. Acredito que o soquete para remover os parafusos do retentor é 14mm mesmo. Valeu, sucesso!
Gaban, me tira uma dúvida por gentileza. Comprei um Fusca 1968 que teve em algum momento no passado, a caixa de marchas trocada por uma com um tambor de 4 furos (acho q de Brasilia). Quando fui restaurar o carro e substituir os tambores pelos de 5 furos originais, as estria do eixo não "casaram" com as dos tambores originais 5 furos. Posso substituir somente os eixos, semi eixos, placa e tambores pelos originais 5 furos e manter a mesma caixa? O encaixe entre caixa e eixo são iguais? Abraços e obgdo!
Thiago olhando seus vídeos encoragei me e desmontei as tampas da caixa de meu fusca para reparar vazamento de óleo pelas juntas, é exatamente o que você falou, a caixa é BP 1300, teoricamente seria 8x35, ao abrir vi que a coroa tem 33 dentes, agora que vou fechar novamente lhe pergunto quanto devo apertar com o torquimetro, e se devo comprar porcas auto travantes porque aquelas chapinhas com uma aba para travar a porca nao tinha ou uso as mesmas porcas . Obrigado.
20 N.m
Pode usar porcas autotravantes sim.
Ola sr. Thiago.
Meu nome é Oswaldo e sou de Rib. Preto.
Vendo um seu video no UA-cam sobre
cambio do Fusca, lhe pergunto se osemi- eixo pode entortar, empenar, etc. , pois o meu Fusca 66
esta andando como se a roda traseira esquerda estivesse ovalada, pulando, sobretudo num asfalto liso,
que é quando se nota mais. Já troquei a roda esquerda pelo estepe, assim como o tambor de freio mas
continuou tudo na mesma.
Se por acaso já pegou um problema deste e puder me comunicar se é de fato
o semi-eixo ou alguma coisa que desconheço, ou talvez o rolamento da roda traseira, borrachas do facão, etc.
lhe agradeço pela ajuda.
Obrigado.
Oswaldo
Gaban. Por favor, estou com 3 dúvidas. A primeira é se tem alguma ligação das barras de torção do facão com o câmbio. É que dia desses troquei as borrachas do facão e quando fui colocar o conjunto do tubo, a trombeta, de volta no facão ela ficou dura e não vinha pra frente pra colocar os 3 parafusos no facão. Daí achei estranho pois o lado esquerdo foi tranquilo. Curiosamente fui na alavanca de marchas e vi que tinha feito todo o processo de desmontagem com uma marcha engatada. Foi só tirar e por em neutro que o tubo veio pro facão e eu parafusei. Só que depois de tudo montado, a roda gira pouco dura e travando. Por isso perguntei. Será que fiz algo errado nas barras de torção? Mas nem troquei as barras de lado do carro e nem inverti as pontas dentro e fora, que essas nem tem como pois a quantidade de dentes é diferente neh. Desmontei toda parte traseira pra trocar um semi-eixo, as trombetas e virar uma castanha, mas não vou tirar os facões. Espero que dê certo.
Parabéns pela série, uma dúvida, tenho uma Kombi 74 e gostaria de retirar a reduzida, pois vou utilizá-la como veículo de passeio, eu consigo retirar apenas as caixas da redução ou tenho que instalar uma câmbio de Fusca? Vc tem oficina?
Se retirar as caixas de redução a traseira da Kombi vai ficar muito baixa. O certo é montar os braços da suspensão da Kombi moderna (IRS) e instalar uma caixa de câmbio com homocinéticas, igual à moderna. Eu não tenho oficina e também não sei se é necessário fazer adaptações, soldas, etc. Nunca deitei em baixo de uma Kombi antiga sem reduções pra ver como fizeram.
equidistantes!!! caraca faz tempo que não ouço isso! kkk parabéns pelo vídeo amigo!
Relembrando os tempos do meu curso de Engenharia. kkkkkkk
Muito obrigado!
Olá Thiago! O motor do Fusca 1200 original pode ser usado com qualquer câmbio 8x35, 8x33 e 8x31 com ou sem guia de rolamento?
No caso o importante aí é o modelo da embreagem que está sendo utilizada. E nada de impede de você montar um kit de embreagem moderno num câmbio antigo (sem guia de rolamento). O que você tem que considerar também é que as relações 8x35, 8x33 e 8x31 são extremamente pesadas para o motor 1200. Quem tem motor 1200 eu recomendo utilizar a relação original 7x31.
Obrigado pela atenção e pela resposta.
ta de parabéns pelo video e por compartilhar com a gente,sou admirador da mecânica e esse video deixa a cada dia mais curioso sobre toda a mecânica dos VW a ar !!!muito bom mesmo
Obrigado!
Boa noite gaban, tenho uma gayola com motor e cambio de fuca, fui tirar vasamento na Tampa e trocar o rolamento de roda no fechar o eixo ficou pessado o que seria, diz ae forte abraço
Ao bater o rolamento, o semi eixo se desloca pra dentro e agarra na planetária, até aí normal. Depois de montado todo o conjunto (espelho de freio, kit retentor e tambor traseiro), aperte bem a porca de 36mm que o semi eixo vai se deslocar um pouquinho pra fora e o conjunto voltará a girar livremente.
Olá Thiago, retirei o motor do meu fusca, observei que a caixa de marcha está vazando óleo por dentro, atras do motor, assim molhando a embreagem de oleo, trocando o retentor atras do eixo resolve ou algo mais tem que ser trocado, parabens pelo video de repara de caixa, vou acompanhar todos.
Resolve sim, só trocar o retentor do eixo primário e completar o óleo do câmbio.
Excelente tutorial
Muito bom o video. O meu cambio de marcha ta com problema q ele não engata a marcha ele fica "batendo" e quando a marcha ta engatada, eu passo num buraco ou desnível e a marcha desengata e ele volta sozinho pro ponto morto. Me falaram que eu tenho que comprar uma caixa nova..
Não precisa comprar uma caixa nova. Basta abrir, substituir as peças necessárias e voltar com ela pro seu carro.
@@ThiagoGaban valeu mesmo meu, agora é só eu arranjar um mecânico de confiança (o que é muito difícil nos dias de hoje). Abraço
Amigo vc sabe se os semi eixos do fusca cabem na Kombi corujinha??
uma maneira bem fácil de descobrir a relação da coroa é abrindo o bujao do dreno de óleo fazer uma marca num dente , pode ser com giz e gira o piloto contando os dentes com ajuda de uma lanterna
Boa! Nunca tinha pensado nisso.
Muito bem explicado. Parabéns Gaban
Obrigado!
Thiago, tudo bem?
Tira uma dúvida minha: para fazer a pintura da canelinha da caixa, uma vez que meu carro está em reforma e o câmbio está fora do carro, posso fazer o processo que você fez até a remoção da canelinha ou tem algum ajuste que pode se perder?
Tome certos cuidados ao remover a canelinha. Ao recolocar a canelinha, utilize o mesmo número de juntas que havia entre a capa da canelinha e a tampa do diferencial. O que pode acontecer é que, ao desmontar a canelinha, o semi eixo pode saltar pra fora e as castanhas virarem. Aí pra encaixar no lugar você vai precisar remover o anel de trava com um alicate especial.
Olá bom dia , será que consigo colocar o câmbio do gol bx no fusca , será que consigo trocar o sistema de homocinetica por canelas de fusca ?
Tiago boa tarde o retentor da roda estourou. Quando fui trocar descobri que tinha uma folga sentido "frente traz" troquei o rolamento mas a folga continuou. O que sera essa folga?
Faz um vídeo e manda no meu e-mail.
thiagogaban@yahoo.com.br
Thiago Gaban blz vou mandar amanhã. Obrigado
Thiago Gaban não consegui mandar no email. Vou postar e mando o link no email.
Gaban, gostaria que tu falace o motivo da desmontagem deste câmbio, tô querendo trocar do meu 86, mas gostaria de verificar a relação, se é 8.35 ou 8.33, da uma dica ok, tu e o Tonella são os mestres da mecânica, aprendo muito!
Assiste o primeiro vídeo dessa série, lá eu explico tudo isso.