Volvo XC40 Recharge P8 (2022). O que vale o primeiro Volvo 100% elétrico?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 лип 2024
  • Neste vídeo temos um primeiro contacto em Portugal o primeiro Volvo 100% elétrico: o novo XC40 Recharge.
    Estrutura do vídeo:
    00:00 Introdução
    00:39 Especificações
    03:43 Dinâmica
    05:30 Consumos e Carregamento
    08:59 Preços
    09:19 Pontos positivos e negativos
    12:50 Notas finais
    Saibam mais sobre o novo XC40 Recharge: bit.ly/3jUGc1C
    Vejam aqui o nosso teste ao Polestar 2: bit.ly/3r1ZBzm
    Texto e apresentação: Diogo Teixeira
    Cinematografia: ‪@Filipe_Abreu‬
    Edição: Pedro Contreiras
    #razaoautomovel #volvo #volvoxc40recharge
    --
    www.razaoautomovel.com
    Auto Rádio. O podcast da Razão Automóvel: bit.ly/38P8Icm
    Subscreve a nossa Newsletter: bit.ly/2MCH1uW
    Segue a Razão Automóvel nas redes sociais
    / razaoautomovel
    / razaoautomovel
  • Авто та транспорт

КОМЕНТАРІ • 115

  • @rodrigoleitao9028
    @rodrigoleitao9028 3 роки тому +2

    Gostei muito do design, tanto no interior como no exterior. O sistema de infotainment da Google está ao nível de tudo o que a Google faz. Ótimo! Autonomia muito boa. Excelente carro e excelente vídeo (como sempre)

  • @batmanmarvelx
    @batmanmarvelx 2 роки тому

    Tanto a nível de construção e a nível de design é sem duvida um dos meus bonitos e desejáveis , contudo daqui alguns meses vai haver muitos destes a circular nas estradas portuguesas. Volvo é volvo :-D

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli 2 роки тому

    Ótima Analise !!!

  • @vitorsanfins4440
    @vitorsanfins4440 3 роки тому +10

    Já encomendei o meu aqui no Brasil . Chegará em novembro desse ano

    • @alfredolourenco9265
      @alfredolourenco9265 3 роки тому +2

      parabéns mano disfrute!!!!!!!!

    • @tauserfernandes
      @tauserfernandes 3 роки тому +1

      Tbm já encomendei só esperando chegar 🙏

    • @leviporto8999
      @leviporto8999 2 роки тому

      Caramba deve ser sensacional parabéns ai pra tu, penso muito em ter um elétrico depois conte como é ter um

    • @DERAVAX
      @DERAVAX 2 роки тому

      Também encomendei o meu aqui no Brasil, na cor Glacier Silver, encomendei o meu em 27 de dezembro, chega em março. Abraços de Recife-PE 🤜🤛.

    • @vitorsanfins4440
      @vitorsanfins4440 2 роки тому

      @@DERAVAX parabéns parceiro . Já estou rodando há 1 mês com o meu … simplesmente fantástico!!!

  • @DERAVAX
    @DERAVAX 2 роки тому

    Já encomendei o meu aqui no Brasil, na cor Glacier Silver Metallic, deve chegar em março. Forte abraço aos amigos portugueses 🇵🇹 🇧🇷.

  • @viriatopercina13
    @viriatopercina13 2 роки тому

    A grande dificuldade n é carrega lo, é compra lo. ! Abrç

  • @wantorp4
    @wantorp4 3 роки тому +1

    Muito bom a nivel de construção e materiais, pena é não ter adroid auto e apple car play . Os carros elétricos estão cada vez com mais automonia e cada vez mais bonitos (normais) sem aqueles designs estranhos. Para mim os principais problemas continuam a ser o preço elevado dos carros, a dificuldade dos carregamentos (essencialmente para quem não tem garagem e estaciona na rua) e a durabilidade das baterias e seus respectivos preços. Acho que continuam a ser carro de "riquinho". No entanto estou a gostar muito da evolução do mercado e do investimento das marcas em novas soluções, vamos ver o que traz o futuro e se ficam mais acessíveis a todos.

  • @NelsonCunha1984
    @NelsonCunha1984 2 роки тому

    Estou na dúvida entre esse e o cupra da seat

  • @petermike3557
    @petermike3557 3 роки тому +1

    Volvo no seu melhor, até pra uma grande família de Portugueses na Alemanha dava muito jeito… ;) Abraço

  • @pedroc813
    @pedroc813 3 роки тому +4

    Comprei um XC40 T5 (262cv) e só tenho bem a dizer do carro que mesmo sendo Volvo consegue ter mais materiais premium que os atuais BMW ou Audi do mesmo segmento. Digam o que disserem, Volvo é Volvo!

    • @josecarvalho8186
      @josecarvalho8186 3 роки тому +1

      Volvo é Volvo… desde que foi comprada pelo chineses. Antes disso ia de mal a pior (basta lembrar os 740 e 940 desastres totais…)

    • @pr3rodrigues309
      @pr3rodrigues309 3 роки тому

      Mais materiais premium que um audi do mesmo segmento? Duvido. Desconheço bmw.

  • @VeigaChannelUtube
    @VeigaChannelUtube 2 роки тому

    Será carro a ter em conta para viagem Lisboa - Braga, cerca de 400Km e tendo em conta que a velocidade que guio em auto-estrada é entre os 100 - 120 Km/h?

  • @ZR-eq2hl
    @ZR-eq2hl 3 роки тому +3

    Os carro em si é muito bom, mas seguem os mesmos problemas. Peso, infraestrutura, tempo de carregamento, custo de reposição das baterias. Em países desenvolvidos (principalmente em grandes centros) até pode ser uma opção, mas fora desses locais é apenas um sonho.

    • @fr33mynd
      @fr33mynd 3 роки тому +1

      Não percebo de onde vêm tantos problemas. São mais pesados, o que tem? Ainda assim são muito mais eficientes...Infraestrutura, qual é o problema? Atualmente já há um carregador em qualquer ponto de Portugal e cada vez há mais. Mesmo que não haja, há sempre alternativas, como hotéis, restaurantes, etc... Tempo de carregamento? Só se for em viagem, porque no dia-a-dia o carro carrega de noite, são 15s para ligar a ficha em casa. Em viagem sim demora um bocado mais, mas não é nada por aí além. Normalmente temos que parar de qualquer forma, por isso não vejo grande problema. Há inclusivamente pessoas com Tesla que se queixam que o carro carrega demasiado rápido... Por fim tinha que vir o mítico custo de reposição de baterias. Também faz as contas para a reposição do motor a combustão ou qualquer outra peça? Pois... Além disso as baterias têm 8 anos de garantia para perda de capacidade acentuada.

  • @Matovic
    @Matovic 3 роки тому +2

    Excelente vídeo como sempre, e será certamente um bom carro para alguns entusiastas de marcas premium! Desculpem lá, voltar ao mesmo assunto, mas é só mesmo porque gosto de vocês! Até já vejo colegas dos açores a fazerem (boas) reviews sobre este modelo, parece que só faltam vocês! Para quando um vídeo com o melhor carro elétrico da atualidade no que diz respeito a preço/autonomia/tamanho bagageira/tecnologia/conforto (está à frente do ID4 nas vendas, e não só!), estou a falar claro, do novo SKODA ENYAQ?! Estão com dificuldades em arranjar um carro? Venham ter comigo ao Algarve que eu empresto para fazer o vídeo (modelo IV 80), já leva 3000kms e não poderia estar mais satisfeito! Se quiserem abalo daqui com 100% e vou aí ter convosco para fazermos logo o teste de autonomia em AE (muito importante e relevante para muita gente). Abraço e venha de lá esse vídeo depressa! 😂🤣

  • @GuimazorEvolution
    @GuimazorEvolution 3 роки тому

    Fazei um vídeo do novo Mitsubishi Eclipse Cross ou do novo Outlander.

  • @jorgeourique3189
    @jorgeourique3189 3 роки тому +1

    Podiam fazer testes com mais informação por exemplo habitabilidade traseira.

    • @razaoautomovel
      @razaoautomovel  3 роки тому +1

      Olá Jorge, os nossos testes a novos modelos têm sempre informação sobre habitabilidade traseira. Como esta é uma versão de um modelo, normalmente não repetimos todos os detalhes. Neste vídeo pode ver um teste completo ao Volvo XC40: ua-cam.com/video/nlMdE709dFE/v-deo.html

  • @mouraol.r.1160
    @mouraol.r.1160 3 роки тому +1

    Excelente vídeo, mas cm já foi dito por outros aqui, haja dinheiro. Não é para o português de classe média para baixo.
    Preços surreais....e

  • @tclima1080
    @tclima1080 2 роки тому

    E o P6 , nao ha nenhum teste sobre o P6 ! Vcs ja conseguiram testar ?!

  • @paulovidal4339
    @paulovidal4339 3 роки тому +1

    Aqui no Brasil, ele foi lançado na primeira quinzena de Maio/21, e aqui o XC 40 Recharge parte de 390 Mil Reais e chegando na casa do 103 Mil Reais no Top de Linha, sendo que além nós, a Nouruega, fomos os primeiros países a receber este Volvo 100% Elétrico.
    Embora a eletrificação seja um caminho sem volta, o Brasil com dimensões continentais se recente de um rede de recarga que seja espalhada de norte a Sul, pois empreender uma viagem pelo Brasil corre o grande risco de ficar sem bateria.
    Outro senão, é a demora excessiva nos Wall box para a recarga do mesmo, haja vista que temos poucos pontos de recargas ultra rápidas. Creio, que tem que acelerar estas redes, pois do que adianta ter um Elétrico, se na hora da recarga é um pavor a procura de uma tomada para o "abastecimento".
    E isto não é um problema exclusivo da Volvo, assim como a Audi, Mercedes, Porche e outras montadores que tem seus veículos Híbridos ou 100% elétrico, se recente disto.
    Valeu pela matéria além mar. 😉👊🏿

  • @Jaime1698
    @Jaime1698 3 роки тому +2

    Desculpem-me por talvez ser um pouco reservado não só pela falta de carregadores neste país bem como nunca me informou ou são omissos nessa situação do valor da substituição das Baterias ou seja quando os nossos precisam de um arranjo maior tipo mexer em qualquer parte mecânica sabemos de antemão os valores de custos mais ou menos, e daqui a 6 ou 8 anos depois termos um eléctrico e temos que trocar as baterias e não sabemos o valor da troca nem os vendedores informam nem os media e essa informação é demais importante para quem compra um veículo eléctrico e sinceramente não vejo vocês jornalista interessados em dar essa informação, gostaria pois que vocês se importassem nessa questão, abraço de Portimão cheio de calor.

    • @barrososcp
      @barrososcp 3 роки тому +2

      Se calhar são omissos no valor de substituição de baterias por uma simples razão, as baterias dos carros modernos (com sistemas de arrefecimento) provavelmente vão durar mais que o carro, isso das baterias hoje em dia é mais mito que outra coisa... Acontecia no primeiros carros como os primeiros leaf por exemplo porque o sistemas de baterias eram muito rudimentares e sem gestão de temperatura.
      Acho que portanto fazia tanto sentido numa review de um eléctrico referir o preço de substituição da bateria como numa review carro a gasolina/gasóleo referir o preço de substituição do motor inteiro... Pode ser preciso quando o carro tiver 10 ou 15 anos mas é pouco provável

    • @Jaime1698
      @Jaime1698 3 роки тому

      @@barrososcp Gostei da resposta muito precisa e com sentido, por isso agradeço mas continua a faltar postos de abastecimento nas Cidades e nas estradas nacionais, não? Abraço.

    • @barrososcp
      @barrososcp 3 роки тому +2

      Isso sem dúvida, a rede ainda me parece deficiente em Portugal, principalmente para quem não tenha onde carregar durante a noite.
      Eu tenho um eléctrico mas vivo nos Países Baixos, acho que tenho mais carregadores rápidos num raio de 50km de minha casa que Portugal tem no país todo...
      Se vivesse em Portugal só tinha elétrico se tivesse garagem onde carregar

    • @RicardoSilva1973
      @RicardoSilva1973 3 роки тому

      @@barrososcp um perfeito exagero. Já não deve vir a Portugal há alguns anos (ainda está longe de ser um exemplo, mas está a crescer a bom ritmo). Além disso num VE como esta autonomia a maioria dos Portugueses só precisa de carregar 1x por semana.

  • @randomgeographer4410
    @randomgeographer4410 3 роки тому +1

    Por qué que são quatro carros indo um por trás de outro durante a filmagem? O que e que fazem os outros carros?

    • @Tibulace
      @Tibulace 2 роки тому +2

      Eles passam a impressão, para o desavisado, que as ruas estão CHEIAS desse modelo, tão baratinho, que dói!Antes, fabricantes inventaram as RUAS VAZIAS, em comerciais de carros.A Volvo, inovou, colocou uma frota de veículos exatamente iguais.Sempre uma tentativa de distorcer a realidade.

  • @JAMESFERNANDEZ
    @JAMESFERNANDEZ 3 роки тому +1

    O Volvo XiXé 40 tá de volta!!!!

  • @miguelnogueira403
    @miguelnogueira403 3 роки тому +1

    Boas Diogo,na minha opinião ao nível de construção e acabamentos são excelentes, más o preço deixa a desejar,um abraço 😁

  • @pedrosilverio7033
    @pedrosilverio7033 2 роки тому

    A Volvo não vai lançar para o final do ano uma versão só com 1 "motor" elétrico? Será que a autonomia vai aumentar com isso?

    • @josecarvalho8186
      @josecarvalho8186 2 роки тому

      A influência do número de motores na autonomia e mínima. Factores fundamentais são a eficiência do(a) motor(es), a capacidade da bateria e o peso do veículo. Há outros factores como a aerodinâmica, etc, mas estes são comuns a todos os veículos, eléctricos ou não.

    • @DERAVAX
      @DERAVAX 2 роки тому

      Talvez sim, talvez não, mas uma coisa é certa, a bateria diminuirá de 78 kWh (P8) para 68 kWh (P6).

  • @mariopires5022
    @mariopires5022 3 роки тому

    Tanto tempo a promover o carro e seu sistema de informação e nem uma observação ao facto de nada estar em português, é bom que seja apenas nesta versão de apresentação, mas ficava muito bem abordar o tema.

    • @ronhonhola
      @ronhonhola 3 роки тому

      Também precisas que te digam a cor do carro e o número de rodas ou tens olhos na cara?
      É um carro estrangeiro, trazido para Portugal para a apresentação (provavelmente apresentação internacional), onde estão presentes pessoas de todo o mundo, logo tem que estar no idioma que mais pessoas compreendem
      ÓBVIO que um carro vendido em Portugal vem em português

  • @catarinocatarino2921
    @catarinocatarino2921 3 роки тому

    Carro brutal ....experimentei no ENVE ...408 cavalos ...e brutal ...foi o mais próximo de tesla que experimentei....gostei imenso ....peso não interessa para nada ...anda melhor que um porche fossil...acreditem...

    • @rogeriogomesosorio4755
      @rogeriogomesosorio4755 3 роки тому

      Em linha recta,

    • @catarinocatarino2921
      @catarinocatarino2921 3 роки тому

      @@rogeriogomesosorio4755 sim e verdade👍 .... mas prontos ..não podemos esperar o mesmo de um carro tão altinho e com outro objetivo de utilização...mas a disponibilidade é o disparo e brutal💥💥💥

  • @mateuspacheco1503
    @mateuspacheco1503 3 роки тому

    Podem fazer um vídeo sobre a marca NIO?

  • @HMMLHMML
    @HMMLHMML 3 роки тому +19

    Seguramente o problema será apenas meu, mas os preços praticados, mesmo com dedução de IVA em caso de sociedade comercial, são completamente afastados da realidade portuguesa, ou como referi no início, da minha realidade mesmo que cumpra o, denominado e hierarquizado, parâmetro de cidadão de classe média. Não obstante, parabéns pelo vídeo!

    • @felipemiranda2466
      @felipemiranda2466 3 роки тому +4

      Os automóveis voltarāo a ser, ab initio, um produto de acesso apenas as classes mais abastadas. Entre os indivíduos dessas classes, poucos terāo a propriedade. A grande maioria irá contratar um plano de concessāo de posse, onde o contratante terá acesso ao automóvel desejado mediante uma assinatura, mas nāo serāo detentores da propriedade do bem móvel.
      Já os proletariados terāo que voltar a se acostumar com os transportes públicos de massa, porém altamente tecnológico.

    • @PortugalEletrico
      @PortugalEletrico 3 роки тому

      Tem razão no que diz, mas não sei se sabe, que já há carros elétricos novos a custar 35000 euros, por exemplo o Peugeot e-2008, e ainda mais barato o e-208. Ou o Skoda Eniaq pelos mesmos preços. Se for ver os usados, já é possível desde 10000 euros. E cada vez haverá mais.

    • @PortugalEletrico
      @PortugalEletrico 3 роки тому +1

      Além disso, o custo de utilização de um elétrico, é muito inferior a um a combustão. Com o meu carro elétrico, estou a poupar cerca de 1000 euros por cada 10000km percorridos, em relação a um carro a combustão do mesmo segmento. Faça as suas contas e vai chegar à mesma conclusão :)

    • @fr33mynd
      @fr33mynd 3 роки тому +1

      Não entendo porque são fora da realidade portuguesa. Hoje em dia tem carros elétricos por menos de €30mil. Carros, como o Leaf, que tem um preço igual ou inferior aos seus concorrentes a combustão. Aliás o novo Dacia Spring custa por volta de €17mil. Isto falando de carros novos, depois tem o mercado de usados em que tem preços muito mais baixos.

    • @felipemiranda2466
      @felipemiranda2466 3 роки тому +2

      @@PortugalEletrico Contudo, esses carros podem ser baratos para a base da pirâmide de países como Alemanha, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, França, Suíça, Noruega... países esses que possuem uma renda média real superior a 2,5 mil euros. Já os países como Espanha, Portugal, Grécia, Chipre, Irlanda, Estônia, Lituânia, Letônia, Hungria, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Bulgária, Croácia, Chéquia... 35 mil euros em um automóvel novo ou mesmo 10 mil euros em um usado, já será árduo para o orçamento de um indivíduo solteiro e impraticável para um orçamento familiar. A manutenção e seguro desses veículos elétricos sāo extremamente mais caros em comparação aos veículos convencionais. As cestas de peças desses modelos elétricos podem ser até 4 vezes mais caros.
      É claro que com ganho de escala e o aumento da concorrência, os preços tendem a baixar e os veículos passam a ser mais acessíveis. Entretanto, esse espaço de tempo de adequação pode levar uma década ou mais.
      Especialistas acreditam que o mercado português irá crescer sua frota de elétrico em 40 vezes até 2030. Parece muito, né? Mas nāo é. Estamos em 2021 e faltam basicamente 8 anos e 5 meses para pularmos de 16 mil para 640 mil automóveis elétricos emplacados. Só que a frota portuguesa é de 6 milhões de automóveis. Se continuarmos crescendo nessa progressão aritmética, entāo só daqui 25 a 30 anos, Portugal terá toda a frota elétrica.
      Logo, nāo podendo mais conduzir automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 2030, entāo muitos dos portugueses e residentes terāo que fazer o uso diário de meios de transporte de massa.

  • @saoeduardocastro8533
    @saoeduardocastro8533 3 роки тому

    a minha opiniao e que nao gosto pois tem uma autonumia defiçiente com uma bateria semelhante a do meu id3 que wltp falam em 550 e faço sempre mais de 600

  • @joaoduarte131
    @joaoduarte131 3 роки тому +1

    Será um carro do futuro, mas ainda não me convenceu, prefiro híbridos.

  • @valdemarobjectiva5409
    @valdemarobjectiva5409 Рік тому

    A Volvo não responde a reclamações! Só responde a elogios e a emojis.

  • @VitL-fg3sk
    @VitL-fg3sk 3 роки тому +1

    Muito caro não é para todas as carteiras

  • @dustmighte
    @dustmighte Рік тому

    Ferrari Testarossa 0-100: 5.3s
    XC40 Recharge 0-100: 4.9s

  • @luiscarvalho6638
    @luiscarvalho6638 Рік тому

    Foi a pior compra que fiz... já tenho um ioniq 5 e não tem nada a ver, esperava-se mais para uma marca considerada premium e pelo valor.

  • @luispereira2500
    @luispereira2500 3 роки тому +2

    O que eu gostaria mesmo é que nas filmagens aparecer mais a viatura e muito menos o jornalista a falar e falar e carro muito era bom que mudassem essa situação obrigado e continuação de bons vídeos sem a vossa cara🤣

  • @pedronave
    @pedronave 2 роки тому

    Boa review, Diogo!
    Infelizmente, o mesmo não se pode dizer da marca e do modelo do ensaio. Como antigo proprietário de um Volvo XC40, apenas tenho a dizer que não basta praticar preços de premium para ser uma marca premium.
    A fiabilidade da parte eletrónica dos Volvos é horrível e a qualidade de alguns materiais degrada-se com uma rapidez assustadora.
    Continuação de um bom trabalho!

  • @nunosousa1121
    @nunosousa1121 3 роки тому +1

    Faz vídeo de uma Yamaha r1

  • @joaonicolau9244
    @joaonicolau9244 3 роки тому

    Acho absurdo num vídeo sobre este carro nem ser referido que a velocidade está limitada a 180 km/h. É claramente um ponto importante e que deve ser destacado. Alguém que veja este vídeo para tentar conhecer o carro fica com uma ideia completamente diferente da realidade.

    • @VideoDepot999
      @VideoDepot999 3 роки тому +1

      Vive na Alemanha? Aqui o limite de velocidade é 120km/h

    • @joaonicolau9244
      @joaonicolau9244 3 роки тому

      @@VideoDepot999 Boa oportunidade para estar calado porque vou para lá daqui a 1 ou 2 semanas.
      E depois sendo este vídeo jornalismo automóvel o objetivo é informar as pessoas do produto. Quando fazem reviews aqui de um Porsche com certeza que ninguém compra um carro com 700cv para andar a 120. Além disso há pessoas que vão a circuitos onde é de facto autorizado conduzir acima dos 120.
      É uma questão de informar quem vê e não de andar a fazer de polícia.
      Veja o vídeo deles do Mercedes AMG GT63s e vê como eu tenho razão.

    • @VideoDepot999
      @VideoDepot999 3 роки тому +2

      @@joaonicolau9244 Quem acha que andar a 180km/h na autoestrada é lento, não devia ter carta (minha opinião). Mesmo na Alemanha não é fácil arranjar troços em que se possa andar facilmente acima dos 180km, as autoestradas lá são mais congestionadas do que aqui. Isto é um SUV Volvo, não é um Porsche ou um Ferrari

    • @joaonicolau9244
      @joaonicolau9244 3 роки тому

      @@VideoDepot999 Andar a 180 não é lento. Mas o senhor não é polícia e há certamente pessoas que são bem mais perigosas a 80 do que muitas a 140 que seja.
      Mas a questão aqui é o jornalismo. Não sei se reparou, mas o Volvo tem 408 cv. Para que é que é preciso tanta potência e binário para velocidades de cidade? Para arrancar primeiro do semaforo? Posso comprar um carro por 30 k em vez de 50-60 k e tenho um carro que faz exatamente o mesmo em cidade. E era isso que a Razão automóvel devia ter argumentado e que muitos outros jornalistas do mundo automóvel levantam.
      Se não consegue perceber a incompatibilidade de uma potência de 408 cv com a velocidade de 50km/h em cidade, então nem vale a pena

  • @Tibulace
    @Tibulace 2 роки тому

    Grande ironia do destino:A Volvo, tinha o objetivo principal, quando foi fundada, de produzir carros resistentes, para as péssimas estradas suecas da época.Aí, fabrica esse brinquedinho de luxo, que não tem nem pode ter estepe, o pneu dianteiro é diferente do traseiro.O motorista, coitado, não pode tirar os olhos dessa droga de central multi mídia, necessária pra quase tudo, nesse carro.E a segurança do trânsito, que se dane!

  • @NunoCamposana
    @NunoCamposana 3 роки тому +1

    Esse preto piano já está todo riscado... engraçado como enaltecem os carregadores de 150kW que praticamente são inexistentes fora da rede Tesla e os carregamentos em casa a 11kW quando na melhor das hipóteses a maioria das pessoas só pode carregar a 6kW ou até bem menos... as marcas tentam enaltecer características que depois desiludem os clientes por terem sido criadas falsas expectativas o mesmo se passa com a autonomia. Atualmente fazer kms em autoestrada e carregar sem problemas em qualquer lado só a Tesla apresenta uma solução, já que tem rede de carregamento própria e pode ir também à rede publica. Para utilização em cidade praticamente qualquer carro elétrico serve.

    • @VideoDepot999
      @VideoDepot999 3 роки тому

      Sim, mas até ao final do ano o problema dos carregadores ultrarrapidos estará resolvido wattson.pt/2020/12/22/brisa-lanca-rede-de-carregamentos-eletricos-rapidos-e-ultrarrapidos/

    • @NunoCamposana
      @NunoCamposana 3 роки тому +1

      @@VideoDepot999 se consultares a página oficial da via verde onde tem o mapa podes verificar que a implementação da rede está bastante atrasada em relação ao que prometeram. Podes ver também que o interior centro e norte está esquecido.

    • @VideoDepot999
      @VideoDepot999 3 роки тому

      @@NunoCamposana Claro que comparado com os países do Norte da Europa ainda estamos muito longe. Mas penso que até ao final do ano, vamos avançar imenso. 3 das 4 estações IONITy já estão a funcionar por exemplo (Ok não vamos discutir preços..)

    • @NunoCamposana
      @NunoCamposana 3 роки тому

      @@VideoDepot999 tenho um Tesla Model 3 Long Range e faz todos os dias autoestrada… entre 200 a 300 km por dia por autoestradas do interior norte e centro. Estradas exigentes a nível de autonomia real… num dos percursos que faço passo pela Guarda que tem carregadores Supercharger… optei pela Tesla porque é a única que me permite fazer as deslocações que preciso sem preocupações. Estes SUVs são engraçados mas a autonomia em autoestrada é uma desgraça e para comer km não dá.

    • @VideoDepot999
      @VideoDepot999 3 роки тому

      @@NunoCamposana Estava a traçar um cenário futuro, mas sim concordo consigo que tendo de fazer muito quilómetros (principalmente em autoestrada) com o mínimo de tempo para carregar, um Tesla é ainda a melhor opção em Portugal

  • @zebruguesmefu
    @zebruguesmefu 3 роки тому +1

    Motor térmico? Really? Ou motor de combustão interna? motor térmico pode ser muita coisa

  • @felipemiranda2466
    @felipemiranda2466 3 роки тому +1

    40 min em um posto para carregar 80% das baterias? Putz!
    Nāo creio que esse tipo de tecnologia (carregamento 100% por energia elétrica) será o padrāo do futuro. Creio que vale mais a pena adquirir modelos de automóvel hydrogen fuel cell (carregamento a base de células de hidrogênio). Penso que este tipo de carregamento será o padrāo no futuro ou um híbrido, que possibilite carregar o automóvel em casa com energia elétrica e a base de células de hidrogênio quando necessitar abastecer fora de casa.

    • @GManPT
      @GManPT 3 роки тому +2

      Quem adquire um automóvel eléctrico não pode pensar que o carregamento é feito como se fosse um veículo a combustão. A não ser que tenhas de carregar a meio de uma viagem, o carregamento é feito em casa ou no local onde o carro fica estacionado.
      Toda a forma de conduzir, planear uma viagem e "abastecer" muda quando se muda para um carro eléctrico 😉

    • @felipemiranda2466
      @felipemiranda2466 3 роки тому +1

      @@GManPT Sim, concordo!
      No entanto, como a vida moderna é super corrida e atarefada, eu nāo vislumbro a possibilidade do mercado optar, como padrāo, por um modelo de frota veicular que necessite mais do que 5 min para abastecer completamente.
      Nos dias atuais, a energia elétrica para consumo residencial, laboral e até industrial já é bastante alto, entāo imagine quando houver uma demanda elétrica para satisfazer uma frota nacional, continental ou mesmo global de viaturas elétricas?
      Mesmo investindo em novas e diversificadas matrizes elétricas para satisfazer a crescente demanda por energia, o custo, ainda sim irá aumentar muito.
      Há um otimismo grande no beneficiamento de energia limpa através de fusão nuclear pelos famosos tokamaks. Há um em França construído a partir de uma cooperação internacional, outro na China, EUA e o Reino Unido está a investir 200 milhões de libras para desenvolver o seu até 2040. Espero que dê certo, porém essa tecnologia só poderá ser uma realidade global nas próximas 5 décadas, porém temos que reduzir ou estacionar o aquecimento global com mais urgência.
      Posto isto, eu creio que o padrāo dos automóveis ecologicamente corretos no futuro será por abastecimento de células de hidrogênio, pois este elemento é abundante em nosso planeta, o abastecimento completo dura no máximo 3 min e só emite vapor d'água ao ambiente.

    • @GManPT
      @GManPT 3 роки тому

      ​@@felipemiranda2466
      Células de hidrogénio, neste momento já faz sentido para veículos de frota em que a própria empresa tenha postos de abastecimento. Por exemplo, veículos de transporte de mercadorias ou passageiros que abastecem no 'amazem' onde ficam armazenados.
      Para o "comum mortal", só fará sentido quando houver infraestrutura para permitir alargar o abastecimento a todos. Penso que na Alemanha, já existe uma grande cobertura de postos de carregamento de hidrogénio. Em Portugal, se a infraestrutura de abastecimento elétrico está como está, vai demorar muito até que seja possivel e justificável adquirir um carro a hidrogénio cá em Portugal.
      Por outro lado, o investimento nos veículos eléctricos já é uma opção viável, no entanto, vai sempre ser necessário investimento extra do comprador e que o mesmo esteja disponiv€l em querer acartar com esses gastos.
      Eu trabalho numa empresa com frota de veículos para os empregados e duvido que exista 1% de veículos eléctricos - não pela falta de incentivos para os empregados os adquirirem, mas por acartar um gasto adicional (em infraestrutura e carregamento fora de casa), custo este que não existe se optar por um veículo a combustão (por vir com um cartão de combustivel).

    • @felipemiranda2466
      @felipemiranda2466 3 роки тому

      @@GManPT Portugal, infelizmente, nāo é um país de vanguarda, e, por isso, nāo há investimentos tecnológicos proativos de inovação, devido o alto risco financeiro e falta de iniciativa estatal, mas Portugal, a título de reprodução tecnológica e por ser membro da União Europeia, consegue ter acesso facilitado a infraestrutura e tecnologias por reflexo as iniciativas de países vizinhos e do esforço comunitário da União Europeia de aproximação.
      No mundial de 2026, em que os anfitriões serāo México, EUA e Canadá, os automóveis fuel cell ganharāo as ruas portuguesas e haverá tantas estações de fuel cell quantas estações elétricas.
      35% da frota portuguesa (2.100.000) serāo ecologicamente adequados, onde 60% (1.260.000) serāo elétricos, 20% (420.000) híbridos (hydrogen fuel cell + elétrico) e 20% (420.000) serāo apenas fuel cell. Já os 65% (3.900.000) da frota global portuguesa estarão brigando para se adequar a política ambiental europeia até 2030.
      Os automóveis elétricos sofrerāo o mesmo destino das TVs de plasma, que no início venderam bastante para quem podia pagar altos valores em uma inovação tecnológica, mas, alguns anos depois, foram superadas pelas TVs de LCD com iluminação em LED.
      A partir de 2030, os automóveis hydrogen fuel cell serão a tendência e padronizarāo o futuro do mercado de veículos automotivos.

    • @VideoDepot999
      @VideoDepot999 3 роки тому

      @@felipemiranda2466 Não existe produção de hidrogénio verde que permita massificar os fuel cells e nem acredito que nos próximos 20 anos tal vá acontecer. Adicionalmente ainda tenho duvidas que a tecnologia consiga competir com os 100% elétricos a bateria nos custos de produção nos próximos 10 anos. Quanto a Portugal acho um disparate estar a investir no hidrogénio. Deixem países com mais dinheiro investir e depois recolham os frutos da tecnologia quando estiver mais madura, sai muito mais barato e o resultado é o mesmo.

  • @josecarvalho8186
    @josecarvalho8186 3 роки тому +1

    Estes chineses… Mas andar acarretar 450 kg a mais sempre que se pega no carro não me parece uma aposta muito viável sob o ponto de vista Económico e de proteção do ambiente.

  • @randomgeographer4410
    @randomgeographer4410 3 роки тому +1

    É um carro pra Greta Tumberg, não pra mim ainda.

  • @valdemarobjectiva5409
    @valdemarobjectiva5409 Рік тому

    Comprei um Volvo XC 40 elétrico em 29-09-2022 com folga na caixa da direção que faz ruído, e a Volvo, em vez de pressionar quem lhe fez a caixa de direção, diz ao cliente que a situação é normal. Foi-me dito verbalmente e por escrito!😭😭😭