Tem um livro do Jorge Martins chamado Motores de Combustão Interna que abordo muitos tópicos essências sobre motores e nele tem um capítulo inteiro dedicado a injeção de combustível e lá fala sobre sonda lambda e aborda justamente pico de torque e economia de combustível. Lá ele aborda que para vc ter o máximo de força em im motor aspirado, você pode utilizar uma lamnda de 0,875 em um regime de aceleração. Já em um regime continuo do motor, você pode experimentar algo em torno de 1,135 de lambda. Não é aplicavel em tkdo veículo nem em todo regime do motor, mas no livro aborda sobre isso ter sido feito em testes e ensaios laboratoriais
Queria ouvir a explicação do Ricardinho sobre o porquê os carros mais modernos conseguem manter 1.0 de lamba mesmo com pé trancado (exemplo do Up TSi que ele deu)
2 роки тому
não sei exatamente o porque, mas acredito que nesses casos o motor como um todo já é pensado pra isso, por exemplo em preparados o pessoal usa a mistrura mais gordinha pra ajudar no resfriamento da camara de combustão, num original, provavelmente as galerias de água são dimensionadas pra isso, materiais usados nos componentes e por aí vai. Mas com certeza titio ACF tem as informações tecnicas exatas.
Excelente vídeo, Murta e ACF! No meu caso, aprendi a usar a ferramenta oferecida pela montadora pra buscar economia de combustível. Deixo na tela do painel o famoso “Consumo instantâneo” e busco “calibrar” o peso do pé segundo a situação que estou dirigindo. Se aliviar 1mm na pressão do pedal pode fazer TODA a diferença!
Tenho carro a diesel e me interessei nesse remap para economia nesse tipo de motor, se puder faça um video aprofundando o tema! Grande conteúdo, abraço!
Sobre a participação do piloto na economia, o Fluence tem um gráfico interessante que mostra seu nível de economia de acordo com a antecipação e linearidade, inclusive dando dicas de economia.
eu ja fiz, pasmem, 15km/l em um kadett gsi com mecanica original porém de FT300 pq eu fiquei olhando o tempo de injeção a viagem inteira e ficava dosando o pé kkkk media de 100km/h num trajeto de 220km, ´pouco movimento a noite.. eu custei a acreditar, mas foi real kkkk
Se vc se esforçar muito vc consegue uma boa media de consumo com qualquer carro, meu pai fez esse ano 16 km/l numa viagem com um Corolla automático a gasolina, o câmbio era de apenas 4 marchas e msm assim conseguiu essa média, importante falar q tava só eu e ele no carro e tava levando duas mochilas no banco de trás, se o carro tivesse cheio seria impossível fazer essa media
Tem uma coisa q não discutiram nesse vídeo... A título do catalisador e do filtro de ar esportivo... Por tirar restrições do carro e fazendo o remap pra mostrar pra ECU que essas restrições não existem mais, é possível ganhar mais economia por conta de ganho de torque e potência com pouco TPS. Me corrijam se eu estiver errado por favor
Não existe almoço grátis, filtro de ar menos restritivo aumenta potência sim. Porém saiba que o motor estará puxando muito mais partículas pra dentro da câmara de combustão, e logo vai começar a fumar
@@venon1515 concordo q não existe almoço grátis... vc paga por todo o desenvolvimento daquele filtro, mas se for pra falar do poder de filtragem em si, tem estudos feitos por terceiros q mostram certos tipos de filtros esportivos (de boa qualidade) e o quanto de partículas vão a mais pro motor... É uma quantidade tão irrisória (média de 4-6% a mais) q mal vai interferir na vida útil do sistema como um todo...
Agora sim tá explicado! Porra, sempre pensava que era só empobrecer a mistura original e boa, ia ficar mais econômico e não ia derreter pistão... ACF tirou dúvida da vida mesmo! Valeu Alta RPM e ACF!
Minha unica preocupaçao com remap de economia é que muitos tiram o excedente que faz o motor funcionar saudavel. Muita gente nao sabe, mas o motor funcionar com falta, incluindo o diesel, faz o motor esquentar. Povo nao sabe, mas o excedente, incluindo no tps 100%, ajuda a manter o motor frio. Povo acha que tá errado o motor injetar a mais doq a estequiometria qdo pisa tudo mal sabem o bem que isso faz pro motor.
Quando fiz Stage1 no meu antigo UP TSi ele ganhou potencia e ficou mais econômico em termos gerais. Mas consumo sempre vai depender do "pé" de cada um. Bem interessante
No meu entendimento a economia pós remap vem por conta do motor trabalhar com menos esforço para mover a massa do carro. Se o motora tem tocana econômica com o mapa original e manter isso pós remap, creio que existe economia sim.
Galera, vamos lá! Não é bem assim. A fábrica só calibra pra lambda 1 por conta do catalisador, pois é aí que ele tem a eficiência alta. Se você usar misturas pobres, com certeza economiza combustível. É só pegar qualquer curva de consumo específico do motor e verificar.
Eu sigo muito o canal engenharia da preparação e realmente pode ajudar no consumo sim Vi essa semana um march que de alta a sonda vinha 70 Imagina o quanto combustível esta jogando ali,num carro original
murta, faz video com o acf mostrando a situação: leve subida com o pé 50% (suficiente pra subir o morro) e na mesma marcha e rotação com o pé 100% tps (muitos casos não aumenta velocidade, apenas dá mais tps. o que isso influenciaria em mistura e economia. abraço a vocÊs !
Outro ponto em visão de economia é diminuir a rotação que vem o torque maximo, quanto mais baixo o torque maximo, menos vc precisa pisar pra retirar o veiculo da inercia e assim mais economia E quanto mais alto vem a potencia maxima ajuda tambem
Isso explica porque os Fire em 2002 com seus singelos 55cv eram quase tão econômicos quanto os motores 1.0 de hoje. A resposta era o (também singelo) torque máximo de apenas 8,5kgfm a míseros 2500 RPM.
E as perdas por bombeamento? Manter a borboleta quase fechada em altas rotações é uma bosta, gera vácuo demais...as vezes forçar um open loop com uma entrada de ar falsa dá certo(em termos de economia) se for com etanol e em velocidades constantes.Ao menos com o Up Mpi é assim.
Essa explicação do titio ACF me fez lembrar do funcionamento das fabulosas RD com a válvula YPVS e do funcionamento que proporcionava aquele pico de potência na motreta matadora hahahahahaha tema pra vídeo aí titio Murta 😎
Eu só queria tirar uma dúvida e assim eu mudo o mapa para o mais forte no meu carro e eu ando cuase com o pé no acelerador levando mas gasta mais do que o mapa mais econômico e normal?
Mais um ep pra gente conhecer melhor os bastidores do mundo de velozos e furisos da vida real. Muito didático e interessante! Eu já trabalhei como mecânico a muitos anos atrás, trabalhava com direção hidráulica, adorava mexer com carro, mas ganhava muito pouco e não pagava as contas, tive que abandonar o trampo pra ir atrás de algo mais rentável financeiramente. Tenho muita vontade de estudar engenharia mecânica e especializar em performance, eu amo carro e amo futricar e aprender sobre mecânica e performance.
Murta, pergunta pro acf sobre turbinar motores 1.4/1.5/1.6 com foco em economia de combustível, como se fosse um projeto de fabrica desses carros novos. É possível?
Para fazer isso envolve muito mais que turbinar, uma das grandes questões é ajustar o câmbio para esse motor mais potente. Só turbinar, se trará alguma economia, seria em alguma situação/faixa específica.
13:09 Eu já fiz isso kkkkkk... Meu carro é um astra 2.0 140cvs originais, remapeado,, com a clássica intake com filtro RS, coletor de escape 4x1, escapamento direto só com um abafador pequeno HKS no final, e pra ajudar no consumo kkk.. foi tirado o atraso do pedal e tem também controverso pops and bangs. Muita gente ama e muita gente odeia. Não sei quantos cvs essa brincadeira rendeu, mas andando naquela tocada soviética ele faz estimados 4km/l de álcool, originalmente fazia 6km/l antes do remap andando da mesma forma. Mas realmente, andando de boa, o consumo é quase 3x melhor. Mae eu sei que não é em função do remap, e sim da tocada.
Tenho um 308 THP...esse dias na pista simples com trafego a 70km/h, deixei no piloto automatico a 70km/h, cambio no manual em 6 marcha (é que nas descidas ele embala, não reduz marcha pra segurar a velocidade)....e zerei o comp de bordo....andei 55km, média de 22,4km/L, até bati um retrato kkkkkk, voltei andando normal...140...caiu pra 13km/l, Resumindo o mandatário para consumo é a velocidade que se anda....andou devagar economiza....devagar é devagar, até 80km/h, parece que não chega nunca...mas gasta bem menos...
Muito bom o vídeo. Ricardinho com certeza é um cara muito experiente e conhecedor e tem essa bela didática também. Acredito então que tudo gira em torno da "eficiência" do motor. Sendo assim, chama agora o Robinho pra falar quais são as formas de ganhar eficiência mecanicamente.
O escape tmb influencia o consumo, quanto mais aberto mais rápido os gases são expulsos gerando por consequência uma maior aspiração de oxigênio na outra ponta do sistema(admissão). E como o Ricardinho falou, quanto + ar + combustível injetado = maior consumo. Tmb se aplica aos carburadores pois o ar "arranca" combustível dos giclers sendo assim tmb quanto mais ar passando mais combustível é levado.
Basicamente o remap pra economia que funciona realmente é o de controle do pé junto de bons hábitos ao dirigir. Parando pra pensar, vejo que hoje faço uma média equivalente com meu atual corsa GSI 16v de 1995 como fazia com o antecessor dele, um corsa GL 1.4 também 1995, ambos 2 portas, mas com a diferença gigantesca de motor e de peso geral entre eles. A média de consumo sempre foi predominantemente feita no meu modo de dirigir controlando o pé ou afundando o pedal. Um bjunda pra vocês titio ACF e Murta por essa explicação frodastica
Super Interessante, é parecido com o que é proporcionado pelos sistemas de interfaceamento do pedal do acelerador, só que com hardware padrão de fabrica.
Murta, será que seria possível vc trazer um comparativo entre um cabeçote standard e um cabeçote preparado com acabamento Dimple na admissão? Na verdade tem alguns comparativos de fluxo, mas eu gostaria de ver a real diferença no dinamômetro
E nítido sair com a ponta do pé em todas as marchas sem preca da retorno em consumo! Isso serviu para uno 1.0 8v até para 1.6 16v tentando explorar 4 e a 5 marcha! O econometro do mille ajuda a ter esta visão!
Mandei o módulo do meu RS pra fazer um remap. O meu RS no modo normal tinha mais desempenho que no sport kkk. Porque sempre ando mais no modo normal e a injeção tinha aprendido a andar com as modificações que fiz no carro neste modo. Era grande a diferença.
Então... Tenho um Citroën C3 Picasso 1.6, e o carro não é conhecido por ser econômico... Nas fichas técnicas, o consumo urbano na gasolina fica por volta dos 8,5 km/l, mas já consegui chegar a 10,5 km/l na cidade, dosando bem o acelerador e usando mais as trocas de marcha pra redução de velocidade do que o freio... O remap q foi feito fica dentro da minha cabeça... 😂😂😂 Toh tentando fazer esse remap mental na minha esposa, tb... Ela já conseguiu passar de 8,5 km/l pra 9,5 km/l, em ciclo urbano... Devagarzinho chegamos lá... 🤔
Parabéns pelo vídeo Murta 👏👏👏👏👏 Meu carro e uma S10 2.8 diesel 2003 bomba injetora mecânica aumentei os pneus é os pneus são mud lama consome muito na cidade que ele segura o carro e andei com o pé de bailarina ele economiza muito mais quando eu aperto o pé bebê de mais mais muito mesmo.
Que aula... vocês explicaram exatamente o ponto crítico para economia de combustível. Pergunto: em carros V6 andando a 100 km/h... um pneu mais estreito ou um pneu com maio diâmetro?
Vejo essa diferença de economia no meu astra quando eu dirijo e quando minha mulher anda... Comigo consigo fazer 8.5/9km/l na cidade... Ja ela faz 5/6 no maximo... Pé pesado em baixas rotaçoes....
Tenho um pedal da Fast Tury no GOL G4 1.0 e quando quero economizar ligo o modo Parking. Ele reduz a abertura da borboleta e o carro não passa dos 3.000 rpm.
Ouvi dizer que os carros que usam duas sondas no escapamento, atrasam o ponto na fase de aquecimento do motor para queimar uma parte do combustível no escapamento e aquecer mais rápido catalisador e sonda. Procede isso? Se for verdade um remap de avanço na fase fria traria economia? Tenho um ap 1.8 álcool com injeção programável e correção de avanço por temperatura, no frio avança até 5 graus. E o funcionamento melhora muito.
Muito bom esse novo estilo de vídeo! Conteúdo informativo, com pessoas que realmente manjam numa conversa descontraída. Parabéns Murta, fiquei um pouco distante do canal mas ultimamente tenho visto quase todos ahahhaahaha
Primeiramente, ótimo vídeo... Sandero RS andando na boa com indicador de marcha é possível fazer 7.5 até 8km/L... Condução normal/rápida é 5 a 5,5km/L no etanol.
Mas uma pergunta boba... E o ponto? A estequiometria, esclareceu 1000%, mas dá pra tirar um pouco mais com ponto e o motorista abrir menos a borboleta?
Gostaria de entender o pq e o que pode ser feito, para melhorar a economia de combustível do Fiat Palio weekend 1.8 2006 (mesmo motor da montana), acho esse carro beberrão, mesmo andando na "casquinha", tanto na cidade quanto na estrada, na estrada ele faz na média de 11 ou 12km/l... .na cidade acho que faz uns 7km/l.... e digo que considero beberrão, pq tenho um mazda 2.5 v6 que na cidade faz na média de 7 a 8km/l e na estrada faz pelo menos 12km/l (já cheguei a fazer mais)....
2 роки тому
3:53 ó o Murta testando a amizade com as piadinhas kkkkkk
Eu tenho uma cg 2009 injetada e já tive carburada uma 99, a CG antiguinha na maciota beirava os 26 km por litro e olhe la, na injetada eu chego conseguir 50 km litro de media, andando mais rapido e dando mais TPS a media cai pros 40 a 42!
Minha Bros 160, 2015, faço 47 na city...e menos que 37 na estrada ela não faz, pq é o cabo enrolado direto, lacra em 133/134....já cheguei a fazer 56km/l na city
@@tiagojuliusvieda8810 Faz mesmo, e outra ela gasta mais na estrada por que a relação dela é curta pq prioriza torque, obvio que não vale a pena diminuir coroa ou algo do genero, mas essas motos novas injetadas estão economicas demais, por isso vende igual agua!
Top demais esse conteudo! Deixa o homem falar, se passar de 1h de vídeo, trago pipoca e assisto feliz!!! Agora, EU ACREDITO... que em carros turbo, ganha-se economia. Pelo fato de usar mais pressão, em giro mais baixos. Aumentando torque e potencia em baixa rotação, e fazendo o motorista acelerar menos. É possivel dessa forma tbm?
Eu entendo que turbo melhora a eficiência do motor reduzido a aceleração, motor mais eficiente menos aceleração. Por isso esses UP TSI fazendo 18km/l com as pessoas de pé leve. Que dirigem com economia.
Show esse assunto e bem explicado. Tenho uma dúvida, em relação a economia de combustível. Quando vou reduzir, por exemplo, parar em um cruzamento a frente, é mais econômico deixar o câmbio em ponto morto ou engatado em quinta ?! Se alguém puder dar uma luz . Já fiz vários testes em carros diferentes e parece que a depender do motor a resposta pode não ser a mesma. Se caso dependa do motor, quais as diferenças e em que tipo seria melhor uma ou outra resposta.
Fiz repro no meu Abarth t-jet e realmente ele não ficou mais econômico andando na moral.... Na vdd ele consome o mesmo andando em baixa... O que mudou foi qdo pisa fundo, que consome um pouco mais, pois subi de 160cv pra uns 190cv....
Caros Amigos... ( Murta e ACF) Me tirem uma dúvida: Reator de Hidrogênio para carros,existe algum tipo de economia e ganho de torque..? Potência..? Eficiência..? Grato pelo retorno
Por exemplo em carros que a turbina enche rápido lá pra 3 mil rpm, a gente atrasar um pouco essa pressão, ele vai ficar mais econômico andando de baixa
@@metamorfotiko relação consumo/potência sim, no meu pensamento prezo apenas pelo consumo.. já que quanto mais ar mais combustível, jogo menos ar quando não preciso de potência..
Olá a todos, se alguém poder me ajudar, eu tenho um Logan 2014 1.0 16v trabalho como Uber e coloquei um kit GNV, ele deu um problema no módulo de injeção, no gás ele funciona porém na gasolina o módulo não libera pulso pros bicos, já foi feita a troca da central e a reprogramação, fica bom na hora e no outro dia volta o problema, já não sei mais oq fazer quase 1 mês com o carro parado, se alguém pudesse dar uma dica, ficaria grato...
Cara eu tenho uma Maseratti quattroporte 2008 e a bixa faz 3 km por litro, fiz remap foi pra 5,6 mas ainda assim é um carro beberrão. Oq vc me indica pra melhorar esse consumo ??
Murta por favor, fala em mapa e rendimento em 1.0 tem alguns muito rasos na internet, em 4 cilindros, tipo o Zetec, ap. Pois aqui tem muitos preparadores e conversei com alguns, dizem que conseguem extrair de 6 a 12 cavalos e 1kg de torque sem escape e filtro.
A alguns meses coloquei intake e filtro esportivo no meu palio 1.0 que por sinal gastava como se fosse 1.8 kkk Mais brincadeiras a parte percebi uma pequena mais significativa melhora na potência e consequentemente no consumo! Não que o carro ficou muito mais forte mais ele desenvolve muito melhor! Quero fazer o escape tbm Mais o problema do motor fire é que o catalizador é no coletor de escape ai pra tirar só colocando um 4 em 1 Ainda estou analisando oq fazer!
@@leandropadilhadelima1516 Aí que vc tem que pedir pra medir antes. 8cv num 1.0 aspirado é mais de 10% de ganho. É muita coisa. Se garantirem tanto assim nao irao se importar de dar uma passada no dinamometro. Alguns carros foram declarados potencia menor doq realmente tem. É nessas situaçoes que a galera engana cliente. Ja vi dessas coisas. Pede pra medir antes. Aí tu vai ver quem é quem.
Então se eliminar o catalisador, você vai precisar de muito menos combustível, tanto para aquecer a peça a temperatura ideal de funcionamento, quanto para esfria-la, aí você consegue economizar.
Se fizer um mapa mono combustível em um carro flex, e possível conseguir uma eficiência melhor no consumo de combustível? Poderiam falar algo sobre esse tema.
Só se acertar a taxa de compressão pro combustível q irá usar acredito eu, pq num flex a taxa não funciona o melhor possível com um, nem o melhor possível com outro.
fiz isso no meu classic , etanol aqui no MT é muito menor que gasolina sempre rodei com álcool, 10 anos fazendo 8 / 8.5kmpL , agora tá fazendo 9.5 / 10kmpL
Já fiz a experiência de andar na maciota, com gasolina é mais aparente do que com Etanol. Bom...são casos e casos, mas no meu a gasolina dá uma melhor economia de combustível na cidade.
Murta tenho um Vectra 98 2.2 andando de boa faço na cidade 7.5 a 9 ....MAASSS eu taco o pé, não tem como gosto de urrar o motor, aí faço de 4 a 5 KM/L cidade
Não curto pedal rápido. É ruim atraso de tempo mesmo, mas pedal lento é bom. Aliás carros modernos por razões de emissão tem muito atraso de tempo tanto no pisar quanto na hora de levantar o pé. Mas pedal lento acho muito bom. Acredito que o ideal é pedal que comece lento e numa curva ascendente fique mais rápido até entregar tudo no final. É que por outro lado, também não gosto de ter dois mapas de pedal. Dizem que a McLaren tem por regra nunca mudar mapa de pedal no mesmo carro, pois atrapalha o aprendizado do motorista, aquela coisa de ganhar intimidade com o carro. Os modos de condução da McLaren mudam comportamento do câmbio e outras coisas mas nunca resposta do pedal de acelerador.
Pros carros que tem modo eco da pra limitar em 50% de borboleta, ai quero ver dar economia pros pé de chumbo hahahahaha Trabalho com motores eletricos e é assim que limitamos a potencia e criamos modos de condução, mas no motor elétrico fazemos isso limitando a corrente, não o ar!
Tenho um palio E-Torq e ele trabalha com 1.275 praticamente o tempo todo e não é sonda, ja troquei, ele trabalha muito pobre, talvez seja por isso, que ele é meio xoxo, nas pode ajudar na economia
Caramba Murta faz muito tempo que tenho essa dúvida... Já perguntei em um monte de canal (inclusive pro ACF) e nunca ninguém respondeu.
Primeiro!
Tem um livro do Jorge Martins chamado Motores de Combustão Interna que abordo muitos tópicos essências sobre motores e nele tem um capítulo inteiro dedicado a injeção de combustível e lá fala sobre sonda lambda e aborda justamente pico de torque e economia de combustível.
Lá ele aborda que para vc ter o máximo de força em im motor aspirado, você pode utilizar uma lamnda de 0,875 em um regime de aceleração.
Já em um regime continuo do motor, você pode experimentar algo em torno de 1,135 de lambda.
Não é aplicavel em tkdo veículo nem em todo regime do motor, mas no livro aborda sobre isso ter sido feito em testes e ensaios laboratoriais
Queria ouvir a explicação do Ricardinho sobre o porquê os carros mais modernos conseguem manter 1.0 de lamba mesmo com pé trancado (exemplo do Up TSi que ele deu)
não sei exatamente o porque, mas acredito que nesses casos o motor como um todo já é pensado pra isso, por exemplo em preparados o pessoal usa a mistrura mais gordinha pra ajudar no resfriamento da camara de combustão, num original, provavelmente as galerias de água são dimensionadas pra isso, materiais usados nos componentes e por aí vai.
Mas com certeza titio ACF tem as informações tecnicas exatas.
Up TSI tem injeção direta, só injeta combustível perto do momento da combustão então diminui muito a detonação e pré ignição
Valioso esse vídeo, ACF como sempre explicando da forma mais didática possível!!!
Excelente vídeo, Murta e ACF!
No meu caso, aprendi a usar a ferramenta oferecida pela montadora pra buscar economia de combustível. Deixo na tela do painel o famoso “Consumo instantâneo” e busco “calibrar” o peso do pé segundo a situação que estou dirigindo. Se aliviar 1mm na pressão do pedal pode fazer TODA a diferença!
Tenho carro a diesel e me interessei nesse remap para economia nesse tipo de motor, se puder faça um video aprofundando o tema! Grande conteúdo, abraço!
Remap em diesel da muito mais potência que remap em carro a gasolina
Conheço pessoal da TAHA Performance, eles tem tido grandes resultados em economia e performance nos veículos diesel, encontrei eles pelo insta
Tem vídeo no canal do ACF de um Ranger 3.2 diesel. Ele explica questão do consumo
@@kennedysabin2014 não e bem assim
Sobre a participação do piloto na economia, o Fluence tem um gráfico interessante que mostra seu nível de economia de acordo com a antecipação e linearidade, inclusive dando dicas de economia.
Massa! Pezinho de pena é meu lema, pois trabalho com caminhão em tempos de combustível caro cada gota conta!
Esse canal do Murta pqp… só conteúdo top.. bom demais ver esses dois…
eu ja fiz, pasmem, 15km/l em um kadett gsi com mecanica original porém de FT300 pq eu fiquei olhando o tempo de injeção a viagem inteira e ficava dosando o pé kkkk media de 100km/h num trajeto de 220km, ´pouco movimento a noite.. eu custei a acreditar, mas foi real kkkk
Se vc se esforçar muito vc consegue uma boa media de consumo com qualquer carro, meu pai fez esse ano 16 km/l numa viagem com um Corolla automático a gasolina, o câmbio era de apenas 4 marchas e msm assim conseguiu essa média, importante falar q tava só eu e ele no carro e tava levando duas mochilas no banco de trás, se o carro tivesse cheio seria impossível fazer essa media
Fiz de 13 a 15 na estrada com o Corolla g10 carro cheio, mas usei muito o piloto automático. Na cidade é que está minha briga, faz chutando alto 5.5
Tem uma coisa q não discutiram nesse vídeo... A título do catalisador e do filtro de ar esportivo... Por tirar restrições do carro e fazendo o remap pra mostrar pra ECU que essas restrições não existem mais, é possível ganhar mais economia por conta de ganho de torque e potência com pouco TPS. Me corrijam se eu estiver errado por favor
Penso assim também, você pisa menos pra atingir 60km/h, pois o motor está mais eficiente.
Não existe almoço grátis, filtro de ar menos restritivo aumenta potência sim. Porém saiba que o motor estará puxando muito mais partículas pra dentro da câmara de combustão, e logo vai começar a fumar
@@venon1515 concordo q não existe almoço grátis... vc paga por todo o desenvolvimento daquele filtro, mas se for pra falar do poder de filtragem em si, tem estudos feitos por terceiros q mostram certos tipos de filtros esportivos (de boa qualidade) e o quanto de partículas vão a mais pro motor... É uma quantidade tão irrisória (média de 4-6% a mais) q mal vai interferir na vida útil do sistema como um todo...
Agora sim tá explicado! Porra, sempre pensava que era só empobrecer a mistura original e boa, ia ficar mais econômico e não ia derreter pistão... ACF tirou dúvida da vida mesmo! Valeu Alta RPM e ACF!
Sensacional! Só senti falta de detalhar mais sobre "up tsi com 1.00 de sonda e pé embaixo"
Minha unica preocupaçao com remap de economia é que muitos tiram o excedente que faz o motor funcionar saudavel. Muita gente nao sabe, mas o motor funcionar com falta, incluindo o diesel, faz o motor esquentar. Povo nao sabe, mas o excedente, incluindo no tps 100%, ajuda a manter o motor frio. Povo acha que tá errado o motor injetar a mais doq a estequiometria qdo pisa tudo mal sabem o bem que isso faz pro motor.
Quando fiz Stage1 no meu antigo UP TSi ele ganhou potencia e ficou mais econômico em termos gerais.
Mas consumo sempre vai depender do "pé" de cada um. Bem interessante
toma essa aula de acerto de injeção de graça e ao vivaço!! Obrigado
Gostaria de ver uma troca de ideia com o Gustavo da Engenharia da Preparação, creio que seria algo interessante
No meu entendimento a economia pós remap vem por conta do motor trabalhar com menos esforço para mover a massa do carro. Se o motora tem tocana econômica com o mapa original e manter isso pós remap, creio que existe economia sim.
Galera, vamos lá!
Não é bem assim. A fábrica só calibra pra lambda 1 por conta do catalisador, pois é aí que ele tem a eficiência alta. Se você usar misturas pobres, com certeza economiza combustível. É só pegar qualquer curva de consumo específico do motor e verificar.
Eu sigo muito o canal engenharia da preparação e realmente pode ajudar no consumo sim
Vi essa semana um march que de alta a sonda vinha 70
Imagina o quanto combustível esta jogando ali,num carro original
Aonde viu esse vídeo? Tenho um march to estudando mais ipoteses dele ficar mais econômico do que já é .
murta, faz video com o acf mostrando a situação: leve subida com o pé 50% (suficiente pra subir o morro) e na mesma marcha e rotação com o pé 100% tps (muitos casos não aumenta velocidade, apenas dá mais tps. o que isso influenciaria em mistura e economia. abraço a vocÊs !
Outro ponto em visão de economia é diminuir a rotação que vem o torque maximo, quanto mais baixo o torque maximo, menos vc precisa pisar pra retirar o veiculo da inercia e assim mais economia
E quanto mais alto vem a potencia maxima ajuda tambem
Isso explica porque os Fire em 2002 com seus singelos 55cv eram quase tão econômicos quanto os motores 1.0 de hoje. A resposta era o (também singelo) torque máximo de apenas 8,5kgfm a míseros 2500 RPM.
E as perdas por bombeamento? Manter a borboleta quase fechada em altas rotações é uma bosta, gera vácuo demais...as vezes forçar um open loop com uma entrada de ar falsa dá certo(em termos de economia) se for com etanol e em velocidades constantes.Ao menos com o Up Mpi é assim.
Titio ACF, o MasterPiece da engenharia automotiva! Gênio demais!
Gostaria de passar um dia na oficina desse magrelo, titio ACF manja bagarai!
Essa explicação do titio ACF me fez lembrar do funcionamento das fabulosas RD com a válvula YPVS e do funcionamento que proporcionava aquele pico de potência na motreta matadora hahahahahaha tema pra vídeo aí titio Murta 😎
E o avanço de ignição? Não pode gerar um ganho de potência e, portanto, menos necessidade de pisar tanto?
Eu só queria tirar uma dúvida e assim eu mudo o mapa para o mais forte no meu carro e eu ando cuase com o pé no acelerador levando mas gasta mais do que o mapa mais econômico e normal?
Mais um ep pra gente conhecer melhor os bastidores do mundo de velozos e furisos da vida real. Muito didático e interessante! Eu já trabalhei como mecânico a muitos anos atrás, trabalhava com direção hidráulica, adorava mexer com carro, mas ganhava muito pouco e não pagava as contas, tive que abandonar o trampo pra ir atrás de algo mais rentável financeiramente. Tenho muita vontade de estudar engenharia mecânica e especializar em performance, eu amo carro e amo futricar e aprender sobre mecânica e performance.
Murta, pergunta pro acf sobre turbinar motores 1.4/1.5/1.6 com foco em economia de combustível, como se fosse um projeto de fabrica desses carros novos. É possível?
Para fazer isso envolve muito mais que turbinar, uma das grandes questões é ajustar o câmbio para esse motor mais potente. Só turbinar, se trará alguma economia, seria em alguma situação/faixa específica.
Up. Situação que queria saber também!
13:09 Eu já fiz isso kkkkkk... Meu carro é um astra 2.0 140cvs originais, remapeado,, com a clássica intake com filtro RS, coletor de escape 4x1, escapamento direto só com um abafador pequeno HKS no final, e pra ajudar no consumo kkk.. foi tirado o atraso do pedal e tem também controverso pops and bangs. Muita gente ama e muita gente odeia. Não sei quantos cvs essa brincadeira rendeu, mas andando naquela tocada soviética ele faz estimados 4km/l de álcool, originalmente fazia 6km/l antes do remap andando da mesma forma. Mas realmente, andando de boa, o consumo é quase 3x melhor. Mae eu sei que não é em função do remap, e sim da tocada.
Tenho um 308 THP...esse dias na pista simples com trafego a 70km/h, deixei no piloto automatico a 70km/h, cambio no manual em 6 marcha (é que nas descidas ele embala, não reduz marcha pra segurar a velocidade)....e zerei o comp de bordo....andei 55km, média de 22,4km/L, até bati um retrato kkkkkk, voltei andando normal...140...caiu pra 13km/l, Resumindo o mandatário para consumo é a velocidade que se anda....andou devagar economiza....devagar é devagar, até 80km/h, parece que não chega nunca...mas gasta bem menos...
@@tiagojuliusvieda8810 passei a adotar os 80km/h de velocidade máxima. Consigo fazer até 23,9km/L num Fiat mobi 1.0.
Explicação perfeita!
Parabéns. Tirei o chapéu pelos teus conteúdos e esses "laboratórios".
tipo de video técnico que eu gosto
Partiu "remap econômico" no Sandero!!!!
Muito bom o vídeo. Ricardinho com certeza é um cara muito experiente e conhecedor e tem essa bela didática também. Acredito então que tudo gira em torno da "eficiência" do motor. Sendo assim, chama agora o Robinho pra falar quais são as formas de ganhar eficiência mecanicamente.
O escape tmb influencia o consumo, quanto mais aberto mais rápido os gases são expulsos gerando por consequência uma maior aspiração de oxigênio na outra ponta do sistema(admissão). E como o Ricardinho falou, quanto + ar + combustível injetado = maior consumo. Tmb se aplica aos carburadores pois o ar "arranca" combustível dos giclers sendo assim tmb quanto mais ar passando mais combustível é levado.
Basicamente o remap pra economia que funciona realmente é o de controle do pé junto de bons hábitos ao dirigir.
Parando pra pensar, vejo que hoje faço uma média equivalente com meu atual corsa GSI 16v de 1995 como fazia com o antecessor dele, um corsa GL 1.4 também 1995, ambos 2 portas, mas com a diferença gigantesca de motor e de peso geral entre eles. A média de consumo sempre foi predominantemente feita no meu modo de dirigir controlando o pé ou afundando o pedal. Um bjunda pra vocês titio ACF e Murta por essa explicação frodastica
Super Interessante, é parecido com o que é proporcionado pelos sistemas de interfaceamento do pedal do acelerador, só que com hardware padrão de fabrica.
Murta, será que seria possível vc trazer um comparativo entre um cabeçote standard e um cabeçote preparado com acabamento Dimple na admissão? Na verdade tem alguns comparativos de fluxo, mas eu gostaria de ver a real diferença no dinamômetro
E nítido sair com a ponta do pé em todas as marchas sem preca da retorno em consumo! Isso serviu para uno 1.0 8v até para 1.6 16v tentando explorar 4 e a 5 marcha! O econometro do mille ajuda a ter esta visão!
Tenho um Audi A4 287 cv faz 13.5 na br ! Andando de boa !
Mandei o módulo do meu RS pra fazer um remap. O meu RS no modo normal tinha mais desempenho que no sport kkk. Porque sempre ando mais no modo normal e a injeção tinha aprendido a andar com as modificações que fiz no carro neste modo. Era grande a diferença.
Que conteudo senhoras e senhores... por favor, me ve mais um!
Então... Tenho um Citroën C3 Picasso 1.6, e o carro não é conhecido por ser econômico...
Nas fichas técnicas, o consumo urbano na gasolina fica por volta dos 8,5 km/l, mas já consegui chegar a 10,5 km/l na cidade, dosando bem o acelerador e usando mais as trocas de marcha pra redução de velocidade do que o freio...
O remap q foi feito fica dentro da minha cabeça...
😂😂😂
Toh tentando fazer esse remap mental na minha esposa, tb... Ela já conseguiu passar de 8,5 km/l pra 9,5 km/l, em ciclo urbano...
Devagarzinho chegamos lá...
🤔
Parabéns pelo vídeo Murta 👏👏👏👏👏
Meu carro e uma S10 2.8 diesel 2003 bomba injetora mecânica aumentei os pneus é os pneus são mud lama consome muito na cidade que ele segura o carro e andei com o pé de bailarina ele economiza muito mais quando eu aperto o pé bebê de mais mais muito mesmo.
O máximo torque não é por volta de 0,86?
Pensei que a indústria usasse 1 por conta do funcionamento do catalisador.
Caraca! Que aula top!!!
Que aula... vocês explicaram exatamente o ponto crítico para economia de combustível.
Pergunto: em carros V6 andando a 100 km/h... um pneu mais estreito ou um pneu com maio diâmetro?
Que aula, hein!!!
Vejo essa diferença de economia no meu astra quando eu dirijo e quando minha mulher anda... Comigo consigo fazer 8.5/9km/l na cidade... Ja ela faz 5/6 no maximo... Pé pesado em baixas rotaçoes....
Tenho um pedal da Fast Tury no GOL G4 1.0 e quando quero economizar ligo o modo Parking. Ele reduz a abertura da borboleta e o carro não passa dos 3.000 rpm.
Curiosidade, quanto ficou o consumo fazendo isto?
@@humbertobm6658 Já consegui fazer 25 km/L em rodovia plana e 21.5 km/L em rodovia mais acidentada.
Mas é possível retrabalhar todo o mapa de injeção para potência e torque e reduzir a abertura das borboletas? Ou uma coisa antla a outra?
O profe ACF é o melhor!!😎👏👏👏
Aula top!!😎👍👍
Ouvi dizer que os carros que usam duas sondas no escapamento, atrasam o ponto na fase de aquecimento do motor para queimar uma parte do combustível no escapamento e aquecer mais rápido catalisador e sonda. Procede isso? Se for verdade um remap de avanço na fase fria traria economia?
Tenho um ap 1.8 álcool com injeção programável e correção de avanço por temperatura, no frio avança até 5 graus. E o funcionamento melhora muito.
Muito bom esse novo estilo de vídeo! Conteúdo informativo, com pessoas que realmente manjam numa conversa descontraída. Parabéns Murta, fiquei um pouco distante do canal mas ultimamente tenho visto quase todos ahahhaahaha
Primeiramente, ótimo vídeo... Sandero RS andando na boa com indicador de marcha é possível fazer 7.5 até 8km/L... Condução normal/rápida é 5 a 5,5km/L no etanol.
Mas uma pergunta boba... E o ponto? A estequiometria, esclareceu 1000%, mas dá pra tirar um pouco mais com ponto e o motorista abrir menos a borboleta?
E se usar um desses equipamentos que coloca no acelerador, shiftpower.
Gostaria de entender o pq e o que pode ser feito, para melhorar a economia de combustível do Fiat Palio weekend 1.8 2006 (mesmo motor da montana), acho esse carro beberrão, mesmo andando na "casquinha", tanto na cidade quanto na estrada, na estrada ele faz na média de 11 ou 12km/l... .na cidade acho que faz uns 7km/l.... e digo que considero beberrão, pq tenho um mazda 2.5 v6 que na cidade faz na média de 7 a 8km/l e na estrada faz pelo menos 12km/l (já cheguei a fazer mais)....
3:53 ó o Murta testando a amizade com as piadinhas kkkkkk
muito importante 👍🏼
Eu tenho uma cg 2009 injetada e já tive carburada uma 99, a CG antiguinha na maciota beirava os 26 km por litro e olhe la, na injetada eu chego conseguir 50 km litro de media, andando mais rapido e dando mais TPS a media cai pros 40 a 42!
Minha Bros 160, 2015, faço 47 na city...e menos que 37 na estrada ela não faz, pq é o cabo enrolado direto, lacra em 133/134....já cheguei a fazer 56km/l na city
@@tiagojuliusvieda8810 Faz mesmo, e outra ela gasta mais na estrada por que a relação dela é curta pq prioriza torque, obvio que não vale a pena diminuir coroa ou algo do genero, mas essas motos novas injetadas estão economicas demais, por isso vende igual agua!
@@renatocarvalho4390 tenho uma fz25 que é mais econômica que uma 125 carburada que tive antes...
@@KaLeB_ Fz25 é uma baita moto na região aqui tenho colegas motoboy que trabalham com ela e ela faz 30 a 32 km é uma puta moto, economica e bem ágil!
Top demais esse conteudo! Deixa o homem falar, se passar de 1h de vídeo, trago pipoca e assisto feliz!!! Agora, EU ACREDITO... que em carros turbo, ganha-se economia. Pelo fato de usar mais pressão, em giro mais baixos. Aumentando torque e potencia em baixa rotação, e fazendo o motorista acelerar menos. É possivel dessa forma tbm?
Acredito q seja isso aí mesmo. Pq sempre se ouve falar em turbo pra gerar economia
Eu entendo que turbo melhora a eficiência do motor reduzido a aceleração, motor mais eficiente menos aceleração. Por isso esses UP TSI fazendo 18km/l com as pessoas de pé leve. Que dirigem com economia.
Conteúdo ⚙️ 🗣️ sensacional
Show esse assunto e bem explicado. Tenho uma dúvida, em relação a economia de combustível. Quando vou reduzir, por exemplo, parar em um cruzamento a frente, é mais econômico deixar o câmbio em ponto morto ou engatado em quinta ?! Se alguém puder dar uma luz . Já fiz vários testes em carros diferentes e parece que a depender do motor a resposta pode não ser a mesma. Se caso dependa do motor, quais as diferenças e em que tipo seria melhor uma ou outra resposta.
Fiz repro no meu Abarth t-jet e realmente ele não ficou mais econômico andando na moral....
Na vdd ele consome o mesmo andando em baixa...
O que mudou foi qdo pisa fundo, que consome um pouco mais, pois subi de 160cv pra uns 190cv....
Eh, mas e se combinar remap com intake e downpipe..da pra ganha?
Murta nessa questão do mapa de pedal, se ele estiver mais sensível a injeção rápida também não tem uma boa contribuição no aumento do consumo?
Caros Amigos... ( Murta e ACF) Me tirem uma dúvida:
Reator de Hidrogênio para carros,existe algum tipo de economia e ganho de torque..? Potência..? Eficiência..?
Grato pelo retorno
Por exemplo em carros que a turbina enche rápido lá pra 3 mil rpm, a gente atrasar um pouco essa pressão, ele vai ficar mais econômico andando de baixa
Acredito que seja contrário, qto menos pé eu precisar dar pra ter eficiência da turbina, melhor a relação consumo/potência
@@metamorfotiko relação consumo/potência sim, no meu pensamento prezo apenas pelo consumo.. já que quanto mais ar mais combustível, jogo menos ar quando não preciso de potência..
E se calibrar o câmbio automático? Teria como ?
Olá a todos, se alguém poder me ajudar, eu tenho um Logan 2014 1.0 16v trabalho como Uber e coloquei um kit GNV, ele deu um problema no módulo de injeção, no gás ele funciona porém na gasolina o módulo não libera pulso pros bicos, já foi feita a troca da central e a reprogramação, fica bom na hora e no outro dia volta o problema, já não sei mais oq fazer quase 1 mês com o carro parado, se alguém pudesse dar uma dica, ficaria grato...
filtro de ar esportivo.deixa passar mais ar.com isto faz gastar mais combustível?
Top!
Cara eu tenho uma Maseratti quattroporte 2008 e a bixa faz 3 km por litro, fiz remap foi pra 5,6 mas ainda assim é um carro beberrão. Oq vc me indica pra melhorar esse consumo ??
Murta por favor, fala em mapa e rendimento em 1.0 tem alguns muito rasos na internet, em 4 cilindros, tipo o Zetec, ap.
Pois aqui tem muitos preparadores e conversei com alguns, dizem que conseguem extrair de 6 a 12 cavalos e 1kg de torque sem escape e filtro.
Pede pra medir no dinamometro antes e depois. Fica atento ao método de mediçao. Existem meios de enganar até nisso.
A alguns meses coloquei intake e filtro esportivo no meu palio 1.0 que por sinal gastava como se fosse 1.8 kkk
Mais brincadeiras a parte percebi uma pequena mais significativa melhora na potência e consequentemente no consumo!
Não que o carro ficou muito mais forte mais ele desenvolve muito melhor!
Quero fazer o escape tbm
Mais o problema do motor fire é que o catalizador é no coletor de escape ai pra tirar só colocando um 4 em 1
Ainda estou analisando oq fazer!
@@VitorBullets o problema é, se me garantirem ao menos 8cv de ganho + 1kg de torque até pago, no caso remap aqui 800$ onde moro.
@@robsongodoy5690 o meu Zetec 1.0 está com um intake RS, já pensei em um coletor, porém a sonda do meu é nesse padrão aí, e pra enganar não é fácil.
@@leandropadilhadelima1516 Aí que vc tem que pedir pra medir antes. 8cv num 1.0 aspirado é mais de 10% de ganho. É muita coisa. Se garantirem tanto assim nao irao se importar de dar uma passada no dinamometro.
Alguns carros foram declarados potencia menor doq realmente tem. É nessas situaçoes que a galera engana cliente. Ja vi dessas coisas.
Pede pra medir antes. Aí tu vai ver quem é quem.
Intake dowpipe e reservatorio de oleo polimento de duto de admiçao coletor de escape retrabalhado da mais potencia no motor ?
Top esse conteúdo!!! Vocês dois são feras!!!
Então se eliminar o catalisador, você vai precisar de muito menos combustível, tanto para aquecer a peça a temperatura ideal de funcionamento, quanto para esfria-la, aí você consegue economizar.
Arranquei os catalisadores do meu Cobalt 1.4 fiz remap agora o carro ta um veneno e muito econômico
Se fizer um mapa mono combustível em um carro flex, e possível conseguir uma eficiência melhor no consumo de combustível? Poderiam falar algo sobre esse tema.
Só se acertar a taxa de compressão pro combustível q irá usar acredito eu, pq num flex a taxa não funciona o melhor possível com um, nem o melhor possível com outro.
fiz isso no meu classic , etanol aqui no MT é muito menor que gasolina sempre rodei com álcool, 10 anos fazendo 8 / 8.5kmpL , agora tá fazendo 9.5 / 10kmpL
Que explicação maravilhosa!!! Parabéns 👏👏
Show de explicação!
Obg pela aula acf
Obrigado pela aulaaaa
Já fiz a experiência de andar na maciota, com gasolina é mais aparente do que com Etanol. Bom...são casos e casos, mas no meu a gasolina dá uma melhor economia de combustível na cidade.
13:13 eu já tentei mas sempre que tô querendo economizar me aparece algum 👹 no retrovisor e ninguém mais lembra de economia de combustível
Ai só um psicólogo pra ajudar
Meu Cobalt 1.4 manual e na estrada dos romeiros e consegui a incrível média de 3km/l kkkkkkk sentei a bota naquela estrada
Vídeo mais polêmico dos últimos tempos em relação ao remap, tem preparado aí arrancando os cabelos! Kkk
Sensacional...
é a mesma lógica do motor turbo?
Parei de entender o assunto quando ele falou o primeiro “lambda” jjjjkkk
Mds buguei
Só vídeo Top
Que vídeo maravilhoso
Murta tenho um Vectra 98 2.2 andando de boa faço na cidade 7.5 a 9 ....MAASSS eu taco o pé, não tem como gosto de urrar o motor, aí faço de 4 a 5 KM/L cidade
Meu corsa 1.6 é no cabo e meu pé não é muito leve... taí.... achei a resposta...rs
Não curto pedal rápido. É ruim atraso de tempo mesmo, mas pedal lento é bom. Aliás carros modernos por razões de emissão tem muito atraso de tempo tanto no pisar quanto na hora de levantar o pé. Mas pedal lento acho muito bom. Acredito que o ideal é pedal que comece lento e numa curva ascendente fique mais rápido até entregar tudo no final.
É que por outro lado, também não gosto de ter dois mapas de pedal. Dizem que a McLaren tem por regra nunca mudar mapa de pedal no mesmo carro, pois atrapalha o aprendizado do motorista, aquela coisa de ganhar intimidade com o carro. Os modos de condução da McLaren mudam comportamento do câmbio e outras coisas mas nunca resposta do pedal de acelerador.
Pros carros que tem modo eco da pra limitar em 50% de borboleta, ai quero ver dar economia pros pé de chumbo hahahahaha
Trabalho com motores eletricos e é assim que limitamos a potencia e criamos modos de condução, mas no motor elétrico fazemos isso limitando a corrente, não o ar!
Tenho um palio E-Torq e ele trabalha com 1.275 praticamente o tempo todo e não é sonda, ja troquei, ele trabalha muito pobre, talvez seja por isso, que ele é meio xoxo, nas pode ajudar na economia