@@fabinhocmf Fé é uma questão de acreditar no que não sabemos. A ciência é comprovar empiricamente as teorias que nossas observações produzem. São coisas bem diferentes.
Olá Juliano Riguetto. Sou de Campinas e por aqui já tivemos e temos Riguettos. O que está, meu amigo é o Fernando. O outro, que o Fernando me disse não era próximo alem do sobrenome, era o Renato. Nos finais dos 70 conheci pessoalmente no clube da Ponte Preta aqui em Campinas. Ele fez o paisagismo do clube. Sabíamos que ele era um gigante juiz de basquete. Apitou a final EUA vs URSS na olimpíada de Munique em 72. Renato era um fenômeno. Quando mais sossegado teve uma fábrica de aparelhos de ginástica, comuns nas academias hoje mas na época só ele fabricava. Difícil não associar sua inteligência com a do Renato. Como disse meu amigo os Riguetto são muitos mas lembrei do Renato.
Na minha humilde opinião pra existir vida e preciso muitas coincidências só pra citar algumas: Distância do planeta a estrela Rotação do planeta Translação Composição dos elementos de que compõem os planetas. Composição das atmosferas. Química compatível. Etc. isto vai dar milhões de combinações
É empolgante pensar que veremos algum traço de vida extraterrestre. Contudo, não bastassem as distâncias siderais, ainda jogamos contra a estatística: a vida não parece ser tão abundante assim. Isso me faz pensar: será que somos a primeira vez que a vida ficou inteligente? Será que no futuro a vida será mais comum no universo e não a vemos porque chegamos cedo demais? Seríamos os primeiros rebentos? Ou os últimos de um vasta rede de civilizações que encontraram algum efeito de extinção em massa? Intrigante como a falta de respostas nos faz içar ainda mais a imaginação das perguntas. Parabéns pelo trabalho de divulgação sempre palatável e muito divertida. Fico sempre na expectativa do próximo vídeo
Milton, eu acho que a vida é bem mais abundante do que nós pensamos, acho inclusive que vamos encontrá-la pelo menos nestes alvos principais aqui no sistema solar (Enceladus, Europa, Calisto, talvez até Marte). Mas a vida FORA daqui só não encontramos (ainda) porque não temos instrumentos bons o suficiente. Espero que criem alguns ainda enquanto estivermos vivos! Abraço e obrigado pela ajuda!
@@JulianoRighetto nem instrumentos para certas luas do sistema solar e nem os certos para Marte onde é preciso maquinaria pesada que nenhum foguete ou outro tipo tenha a capacidade de transportar, já colocar James Webb no espaço foi como dobrar um guarda chuva meter no Ariane 5 soltar e abrir o mesmo já no espaço!
eu acredito que 90% das galáxias que olhamos já tenha vida, porem, o fato de estarmos olhando para a maioria a milhões de anos luz de distancia, torna inviável a convergência de épocas, é muito poupo provável acreditar que estamos vivendo em paralelo com alguma vida inteligente, ou com assinatura. Muitos dos sistemas que olhamos, até já podem estar com vida, nem que primaria, mas olhamos muito pro passado deles, como se olhássemos por binóculos pra ver um individuo que calculamos que esteja vivo, mas quando olhamos ele ainda nem nasceu. Na nossa Galáxias, talvez seja na verdade e única chance de encontrar, pelo menos planetas potencialmente habitáveis. Mas isso só nos deixaria ainda mais tristes, pois atualmente seria impossível alcançar qualquer uma delas. Quando a humanidade agir como um só ser, com um só objetivo, como uma colmeia faz, talvez tenhamos força para chegar mais longe.
Oss arigato VALEU PROFESSOR OSS VIDA LONGA E PRÓSPERA À TODOS moçada Oss GDA CEAJ GAYA TXAI MICRO E MACRO COSMO CONHECIMENTO PARA TRANSFORMAR gozaimassus oss arigato sayionara 🖖🖖🖖
Encontrar vida fora seria muito mais importante que luas de júpiter ou anéis de Saturno.... Mudaria tudo... Religião, filosofia... Política afetaria tudo
Se o universo está em expansão numa velocidade acima de c; se as galáxias estão se afastando; e se houver vida num estágio igual ou superior ao nosso nos seus "limites" e que também têm a curiosidade de saberem se não estão sozinhos, nunca saberemos pois as informações geradas de lado a lado jamais atingirão seus alvos.
Sobre o tema do vídeo. A questão da massa do planeta candidato é muito importante. A muito tempo li algo a respeito. Massas muito maiores que a da Terra caso a vida surgisse seriam animais baixos, chatos. Com menos massa seriam altos e esguios. No princípio que a formação de ossos e músculos seja universal. Lembro de uma ficção, do Asimov talvez, de um terráqueo chegando de viajem num planeta que tinha sido colonizado por humanos a muito tempo. Nas proximidades faltando umas duas semanas pra chegada o cara fez contato com a colônia. Quem falava com ele era uma moça linda. Ficaram entusiasmados. Quando se encontraram foi chocante. A moça tinha mais de 3 metros de altura. O planeta colônia tinha menos massa que a Terra e cresceram.
Tem um conto do Arthur C. Clarke em que somos visitados por uma civilização alienígena e eles dizem que foram eles que colonizaram a terra há milhares de anos, e que estão aqui para nos ajudar com sua tecnologia superior. Dizem inclusive que se alguns de nós ainda continuamos brancos, eles têm a cura para essa terrível doença...
Isso Luciano, se partirmos do pressuposto que estejamos procurando lá fora vida como ela se formou aqui (a base de carbono). Pode ser que haja vida lá fora que não seja a base de carbono|. Eu, particularmente, acho que a única via para o surgimento da vida, foi a via tomada pela Natureza aqui na terra. E digo mais, essa além de ser a ÚNICA via possível, esse evento só ocorreu aqui na Terra, dadas todas as condições agraciadas pelo universo a nossa joia azul.
Não precisa completar tantos trânsitos para concluir sobre a existência das moléculas em questão porque não há a necessidade de esperar o nível sigma atingir a confiança esperada. Basta apenas avaliar a evolução/tendências do nível sigma a cada nova amostragem (trânsito) que, caso exista a atmosfera que se quer provar, deve aumentar em direção ao nível de confiança estabelecido 5 sigma. Por outro lado se os dados de uma nova amostragem não confirmam as informações pretendidas então o nível sigma nunca vai aumentar, não importam quantas amostragens sejam avaliadas. Resumo: avalie a tendencia para o nível sigma (p-value para os estatísticos de plantão) e tire suas conclusões bem antes...
Se em uma galaxia a 5 bilhoes de anos luz da terra, eles mirarem seu telescópio para cá, eles nem se quer veriam a terra...porque a luz do nosso planeta não teria chegado lá ainda... e queremos mesmo dizer que não tem vida quando só vemos o passado do universo...
Ninguém vê nada, só a luz que os corpos emitem, pela luz analisam os elementos químicos que compõem o corpo celeste, muito aquém de descobrir a existência de vida naquele lugar.
O pessoal tem muita pressa em achar vida. Até 130 anos atrás não tinha nem avião, e hoje temos nave no espaço. Então acho que para encontrar vida ainda vai demorar mais uns 100 anos
Boa tarde! Estou anos-luz da sabedoria do Professor, então vou dar uma resposta baseada na filosofia (embora não seja filósofa!). Estamos à procura de vida biológica? Bom, ela pode não ser. Depois, se não preservamos a vida no planeta Terra, talvez não mereçamos encontrar vida em lugar nenhum - pelo menos por enquanto!
Obrigado pelo vídeo! Juliano, vc já deve estar sabendo do hidrogênio preso embaixo da terra e da revolução que seria se pudéssemos encontrar essas reservas para usar. E se existe isso na terra, poderia ter também em marte, na lua e em outros planetas? Isso mudaria bastante as coisas.
Eu acho que nos oceanos gelados das luas Europa e Encélado devem ter vida. E não só vida microscópica, mas animais. - Basta ver que no fundo do nosso oceano existem animais grandes, mesmo numa temperatura gelada, com uma pressão esmagadora e sem a luz do Sol.
Mas esse é justamente um dos pontos do vídeo. O tipo de vida que estamos mais acostumados é baseado em carbono e precisa de oxigênio para exercer suas funções. Mas isso é como somos, talvez não a única forma. Certas bactérias podem viver sem oxigênio, certos animais vivem sem luz, inclusive produzindo sua propria luminescência. Então os fatores para gerar a vida podem surgir de diversas formas e a evolução, mesmo que demore muito mais tempo, tem chance de acontecer tendo um início mesmo nas mais improváveis condições.
Difícil acreditar que observações de lugares "tão distantes" ... São passíveis de se analisar e determinar por espectro de cor elementos e composições químicas atmosféricas... Confesso que sou muito cético!!!
Isso é porque você não sabe que a luz transporta em seu espectro informações precisas dos elementos que a originaram....cada elemento emite ou absorve um faxia em um local específico do espectro esteja ele aqui na terra ou em outra galáxia nada muda.
Acredito que observar é importante, mas o grande avanço acontecerá quando entendermos o que está por trás da formação do universo. O cosmos nos colocou um obstáculo - a velocidade da luz - que limita nossas observações e impede que possamos ir até lá para ver de perto. Talvez estejamos deixando passar algo que poderia nos auxiliar na navegação pelo espaço sem a necessidade de navegar fisicamente ou depender da velocidade da luz para resolver essas questões. Entendemos que o foco é usar as ferramentas que temos, mas, para ultrapassar essas barreiras, precisamos ir além do que está ao nosso alcance hoje. Precisamos de um insight brilhante para resolver esse impasse. Talvez o que falte aos nossos cientistas seja coragem para propor ideias "fora da caixinha", que explorem possibilidades além do convencional. Sabemos que existem segredos na própria formação da matéria que podem nos ajudar a resolver esse dilema. É possível que, nesse jogo de descobertas, exista uma chave que, se revelada, pode desvendar todo o sistema. Precisamos ser atentos e corajosos em nossas observações, pois muitas vezes deixamos de perceber algo porque aquilo que vemos não é, de fato, o que aparenta ser. Um exemplo é a gravidade, que parece ser uma força que atrai os corpos, mas, na verdade, é a distorção do espaço-tempo. Será que essa chave está bem diante de nós e não conseguimos enxergá-la porque estamos deixando a lógica de nossas mentes interpretar apenas o que nossos sentidos nos mostram, com base no quebra-cabeça que já conhecemos?
A superação de limites como a velocidade da luz não depende apenas de insights científicos, mas também de como gerimos nossa demanda energética e resolvemos os conflitos humanos que impactam o foco em inovação. A transformação tecnológica ocorre em ritmo acelerado, mas ainda é limitada pela nossa capacidade de cooperar globalmente e alocar recursos de forma eficiente. Talvez a chave para o avanço não seja apenas em novas ideias, mas em superar barreiras sociais e de progresso energético que atrasam nosso coletivo.
Se existem outras formas de vida,elas estão em outra realidade física e não seriam detectadas pelos nossos sentidos ou nossos aparelhos. Aqui mesmo, ao nosso redor, existe um universo paralelo chamado matéria escura,a qual não conseguimos detectar.
Mesmo que tivesse vida na outra ponta da via-lactea, a luz vai demorar centenas de anos e mais anos para chegar aqui... se tiver uma sociedade com a mesma idade da terra em nossa galáxia mais próxima, a luz só chegara milhares de anos aqui... não entendo essa afirmação de não ter vida, porque não observamos... E agora pense no universo tudo, trilhões de galáxias a trilhões de anos luz de distância, qual seria nossa chance que a luz destas civilizações chegassem aqui ?
Na verdade é uma das missões dele... Mas como ele foi projetado ainda muito no começo das descobertas de exoplanetas, ele não foi otimizado para encontrá-los!
Se uma civilização em um outro lugar da galáxia com os mesmos recursos que nós humanos possuímos atualmente observasse a Terra, seria possível deduzir que há vida?
@@diegoguimaraes7723 Na verdade, ninguém sabe de fato a resposta. Tudo que sabemos sobre vida extraterrestre são apenas especulações e teorias. Mesmo com a tecnologia que já possuímos, que nos permite determinar quais elementos compõem um planeta, nada garante que haja ou não vida, além da observação direta da mesma. E mesmo assim, é preciso levar em conta a distância em anos luz, que pode nos levar a enxergar algo que já deixou de existir ou é muito diferente do que estaríamos vendo.
Eu tenho uma dúvida: se um planeta a bilhões de anos Luz olhasse para a Terra viria os dinossauros como poderíamos encontrar vida se é possível que estamos no mesmo paradigma. Olhar para algo tão distante se o tempo é relativo e a vida nesses planetas podem ainda nem existir ou já deixaram de existir. Levem em consideração que é uma dúvida de um leigo.
Você tem razão...eu só reduziria esses bilhões de anos por milhões no máximo...não é atoa que a ciência procura sinais de vida na nossa vizinhança...a alguns anos, dezenas e até centenas de anos luz de distância....não adianta procurar vida em Andrômeda antes de ter procurado em toda a nossa galáxia...imagina que pudéssemos detectar um sinal de rádio à 2 mil anos luz da terra...uma mera troca de menssagens levaria 4 mil anos...isso é quase desesperador.
Cristiano, para ver os dinossauros o planeta alienígena teria que estar em outra galáxia, a mais de 65 milhões de anos-luz daqui. Para ver, efetivamente, eles teriam que fazer um espelho de telescópio com mais de meio ano-luz de diâmetro, o que seria impossível (não importa o material, ele sucumbiria sob sua própria gravidade e viraria um buraco-negro. Mas, supondo que fosse possível, sim, ele veria nosso passado distante, assim como nós vemos seu passado distante atualmente. Quando olhamos para Proxima Centauri, a estrela mais próxima, vemos como ela era em 2021, época da pandemia aqui... Então SEMPRE estamos olhando para o passado, até quando você se olha no espelho, está se vendo como era a um nanossegundo atrás. Quase todas as estrelas que você vê no céu, porém, ainda existem, porque muito poucas delas estão próximas do fim de suas vidas, e a mais distante de todas está a apenas cem mil anos-luz, e cem mil anos é pouco em termos estelares. Espero ter ajudado... Abraço!
Tenho uma pergunta que não sei se seria boa para um vídeo, é possível encontrarmos algo que mude totalmente oque sabemos da física e química? Ou que não podemos ter certeza de nada por enxergar tudo como nosso cérebro interpreta, e não como realmente é
Faz tempo que deixamos de observar o universo apenas usando os olhos, que são muito limitados, as câmeras com CCD cada vez mais sensíveis a luz são capazes de captar comprimentos de ondas muito além do que o olho humano pode ver...o próprio Jammes Webb só capta luz fora do comprimento de luz visível....e quando você almplia o espectro um novo universo se revela...pra você ter ideia as imagens mais espetaculares são reveladas após horas de capturas...dias e até meses de captura do mesmo alvo.
A vida não surge da materia bruta. Se tiver vida em algum local, é porque ela foi introduzida lá. Assim como a vida no planeta terra foi propositadamente inserida neste planeta.
Quem estuda esse tema no tem conclusão alguma sobre a intensionalidade do surgimento dfa vida! E certamente não viveremos o suficiente nem para encontrar o caminho da solução dessa questão que aflige a humanidade.
Não faz muito sentido ter vida em planetas orbitando anãs brancas. Aliás o planeta descoberto orbitando uma, é um gigante gasoso...o que o faz um tremendo mistério.
O JWST ainda não encontrou vida e nem vai encontrar. Mas sabe o que ele ja encontrou? Galaxias gigantescas prontas, formadas no inicio do universo em um ponto que não era nem pra existir estrelas. 😅😅😅
Também acredito que o James Web nunca irá encontrar vida, isso nem é o objetivo pela qual foi criado. Sobre as galáxias que não deveriam existir, eu acredito que o universo seja muito mais velho e maior do que imaginamos
A ciência e os cientistas, sepre procuram aprimorar os conhecimentos, ciência não se baseia em uma crença perpétua, ciência é baseada na busca constante de respostas!
Se a gente só ve o passado do universo é meio óbvio que não detectara vida, assim como nem estaremos vivos quando a luz de outras "civilizações" chegarem aqui... ou seja, a gente nem tem chance, mas os cientistas gostam de ficar "hihihi, se não achamos não tem", kkkkkk
Cientistas são acima de tudo grandes otimistas.
Eles tem muita fé.
@@fabinhocmf não tem não.
@@fabinhocmfse vc acha isso, vc não conhece a ciência.
@@fabinhocmf Pois é... eu também queria acreditar.
@@fabinhocmf Fé é uma questão de acreditar no que não sabemos. A ciência é comprovar empiricamente as teorias que nossas observações produzem. São coisas bem diferentes.
Um dos melhores canais de ASMR q eu conheço
🤣🤣🤣
Boa tarde, obrigado pelo vídeo da semana, bora pra mais uma dose de conhecimento.
O máximo este vídeo Juliano, obrigada por mais uma aula!
Merci beaucoup!
Olá Juliano Riguetto. Sou de Campinas e por aqui já tivemos e temos Riguettos. O que está, meu amigo é o Fernando. O outro, que o Fernando me disse não era próximo alem do sobrenome, era o Renato. Nos finais dos 70 conheci pessoalmente no clube da Ponte Preta aqui em Campinas. Ele fez o paisagismo do clube. Sabíamos que ele era um gigante juiz de basquete. Apitou a final EUA vs URSS na olimpíada de Munique em 72. Renato era um fenômeno. Quando mais sossegado teve uma fábrica de aparelhos de ginástica, comuns nas academias hoje mas na época só ele fabricava. Difícil não associar sua inteligência com a do Renato. Como disse meu amigo os Riguetto são muitos mas lembrei do Renato.
Mais um vídeo muito bom Juliano! Parabéns!! Faz um do DeepSeek, é o hype no momento, disruptivo, vai mudar o jogo.
Preciso estudar o assunto... Mas a ideia é boa, Raphael! Obrigado!
Valeu!
Muito obrigado novamente, meu amigo!
Like e rype são praticamente obrigação. Prestigiar o nosso poeta da ciência, é um prazer. Somos míopes, mas não somos burrinhos.
Na minha humilde opinião pra existir vida e preciso muitas coincidências só pra citar algumas:
Distância do planeta a estrela
Rotação do planeta
Translação
Composição dos elementos de que compõem os planetas.
Composição das atmosferas.
Química compatível.
Etc.
isto vai dar milhões de combinações
Vídeo muito rico em informações científicas 👏👏👏👏👏👏
É empolgante pensar que veremos algum traço de vida extraterrestre. Contudo, não bastassem as distâncias siderais, ainda jogamos contra a estatística: a vida não parece ser tão abundante assim.
Isso me faz pensar: será que somos a primeira vez que a vida ficou inteligente? Será que no futuro a vida será mais comum no universo e não a vemos porque chegamos cedo demais? Seríamos os primeiros rebentos? Ou os últimos de um vasta rede de civilizações que encontraram algum efeito de extinção em massa?
Intrigante como a falta de respostas nos faz içar ainda mais a imaginação das perguntas.
Parabéns pelo trabalho de divulgação sempre palatável e muito divertida. Fico sempre na expectativa do próximo vídeo
Eu acredito que sim, o universo não teve tempo de produzir vida antes de nós.
@@mchicoli o tempo não pára desde a formação do universo, muita vida já desapareceu e muita ainda vai aparecer!
Milton, eu acho que a vida é bem mais abundante do que nós pensamos, acho inclusive que vamos encontrá-la pelo menos nestes alvos principais aqui no sistema solar (Enceladus, Europa, Calisto, talvez até Marte). Mas a vida FORA daqui só não encontramos (ainda) porque não temos instrumentos bons o suficiente. Espero que criem alguns ainda enquanto estivermos vivos! Abraço e obrigado pela ajuda!
@@JulianoRighetto nem instrumentos para certas luas do sistema solar e nem os certos para Marte onde é preciso maquinaria pesada que nenhum foguete ou outro tipo tenha a capacidade de transportar, já colocar James Webb no espaço foi como dobrar um guarda chuva meter no Ariane 5 soltar e abrir o mesmo já no espaço!
@@JulianoRighetto Seria mesmo fantástico! Veremos algo assim em nosso tempo? Tomara!
Creio que em breve ele ainda vá encontrar!
Acho q nao
Gosto muito dos seus vídeos
eu acredito que 90% das galáxias que olhamos já tenha vida, porem, o fato de estarmos olhando para a maioria a milhões de anos luz de distancia, torna inviável a convergência de épocas, é muito poupo provável acreditar que estamos vivendo em paralelo com alguma vida inteligente, ou com assinatura. Muitos dos sistemas que olhamos, até já podem estar com vida, nem que primaria, mas olhamos muito pro passado deles, como se olhássemos por binóculos pra ver um individuo que calculamos que esteja vivo, mas quando olhamos ele ainda nem nasceu. Na nossa Galáxias, talvez seja na verdade e única chance de encontrar, pelo menos planetas potencialmente habitáveis. Mas isso só nos deixaria ainda mais tristes, pois atualmente seria impossível alcançar qualquer uma delas. Quando a humanidade agir como um só ser, com um só objetivo, como uma colmeia faz, talvez tenhamos força para chegar mais longe.
Oss arigato VALEU PROFESSOR OSS VIDA LONGA E PRÓSPERA À TODOS moçada Oss GDA CEAJ GAYA TXAI MICRO E MACRO COSMO CONHECIMENTO PARA TRANSFORMAR gozaimassus oss arigato sayionara 🖖🖖🖖
Encontrar vida fora seria muito mais importante que luas de júpiter ou anéis de Saturno.... Mudaria tudo... Religião, filosofia... Política afetaria tudo
Se o universo está em expansão numa velocidade acima de c; se as galáxias estão se afastando; e se houver vida num estágio igual ou superior ao nosso nos seus "limites" e que também têm a curiosidade de saberem se não estão sozinhos, nunca saberemos pois as informações geradas de lado a lado jamais atingirão seus alvos.
Excelente vídeo! Muito obrigado Juliano!
Oi Brasil, cheguei.
Vídeo excelente.
Que interessante
Sobre o tema do vídeo. A questão da massa do planeta candidato é muito importante. A muito tempo li algo a respeito. Massas muito maiores que a da Terra caso a vida surgisse seriam animais baixos, chatos. Com menos massa seriam altos e esguios. No princípio que a formação de ossos e músculos seja universal. Lembro de uma ficção, do Asimov talvez, de um terráqueo chegando de viajem num planeta que tinha sido colonizado por humanos a muito tempo. Nas proximidades faltando umas duas semanas pra chegada o cara fez contato com a colônia. Quem falava com ele era uma moça linda. Ficaram entusiasmados. Quando se encontraram foi chocante. A moça tinha mais de 3 metros de altura. O planeta colônia tinha menos massa que a Terra e cresceram.
Tem um conto do Arthur C. Clarke em que somos visitados por uma civilização alienígena e eles dizem que foram eles que colonizaram a terra há milhares de anos, e que estão aqui para nos ajudar com sua tecnologia superior. Dizem inclusive que se alguns de nós ainda continuamos brancos, eles têm a cura para essa terrível doença...
Isso Luciano, se partirmos do pressuposto que estejamos procurando lá fora vida como ela se formou aqui (a base de carbono). Pode ser que haja vida lá fora que não seja a base de carbono|. Eu, particularmente, acho que a única via para o surgimento da vida, foi a via tomada pela Natureza aqui na terra. E digo mais, essa além de ser a ÚNICA via possível, esse evento só ocorreu aqui na Terra, dadas todas as condições agraciadas pelo universo a nossa joia azul.
Excelente
Não precisa completar tantos trânsitos para concluir sobre a existência das moléculas em questão porque não há a necessidade de esperar o nível sigma atingir a confiança esperada.
Basta apenas avaliar a evolução/tendências do nível sigma a cada nova amostragem (trânsito) que, caso exista a atmosfera que se quer provar, deve aumentar em direção ao nível de confiança estabelecido 5 sigma.
Por outro lado se os dados de uma nova amostragem não confirmam as informações pretendidas então o nível sigma nunca vai aumentar, não importam quantas amostragens sejam avaliadas.
Resumo: avalie a tendencia para o nível sigma (p-value para os estatísticos de plantão) e tire suas conclusões bem antes...
Se em uma galaxia a 5 bilhoes de anos luz da terra, eles mirarem seu telescópio para cá, eles nem se quer veriam a terra...porque a luz do nosso planeta não teria chegado lá ainda...
e queremos mesmo dizer que não tem vida quando só vemos o passado do universo...
Ninguém vê nada, só a luz que os corpos emitem, pela luz analisam os elementos químicos que compõem o corpo celeste, muito aquém de descobrir a existência de vida naquele lugar.
O pessoal tem muita pressa em achar vida. Até 130 anos atrás não tinha nem avião, e hoje temos nave no espaço. Então acho que para encontrar vida ainda vai demorar mais uns 100 anos
Agora tenho curiosidade sobre quem inventou e como se calcula essa unidade sigma.
Boa tarde! Estou anos-luz da sabedoria do Professor, então vou dar uma resposta baseada na filosofia (embora não seja filósofa!). Estamos à procura de vida biológica? Bom, ela pode não ser. Depois, se não preservamos a vida no planeta Terra, talvez não mereçamos encontrar vida em lugar nenhum - pelo menos por enquanto!
🤷🏻♂️🤦🏻♂️
Obrigado pelo vídeo! Juliano, vc já deve estar sabendo do hidrogênio preso embaixo da terra e da revolução que seria se pudéssemos encontrar essas reservas para usar. E se existe isso na terra, poderia ter também em marte, na lua e em outros planetas? Isso mudaria bastante as coisas.
Eu acho que nos oceanos gelados das luas Europa e Encélado devem ter vida.
E não só vida microscópica, mas animais. - Basta ver que no fundo do nosso oceano existem animais grandes, mesmo numa temperatura gelada, com uma pressão esmagadora e sem a luz do Sol.
Sem chance. Lá não chega luz nenhuma.
Sem luz não, tem fotossíntese, portanto não tem oxigênio e não tem vida complexa 🤷🏻♂️
Mas esse é justamente um dos pontos do vídeo. O tipo de vida que estamos mais acostumados é baseado em carbono e precisa de oxigênio para exercer suas funções. Mas isso é como somos, talvez não a única forma. Certas bactérias podem viver sem oxigênio, certos animais vivem sem luz, inclusive produzindo sua propria luminescência. Então os fatores para gerar a vida podem surgir de diversas formas e a evolução, mesmo que demore muito mais tempo, tem chance de acontecer tendo um início mesmo nas mais improváveis condições.
@@onardicovida não precisa de oxigênio para existir os primeiros seres vivos na terra respiravam nitrogênio.
@@wesleym8616 de fato a vida não precisa de oxigênio, mas sem ele haveria apenas bactérias por aqui até hoje.
@ Sim mas com existência dessas bactérias pode a ver uma evolução que faça elas gerarem oxigênio não tem como saber a linha evolutiva de um planeta
Difícil acreditar que observações de lugares "tão distantes" ... São passíveis de se analisar e determinar por espectro de cor elementos e composições químicas atmosféricas... Confesso que sou muito cético!!!
Isso é porque você não sabe que a luz transporta em seu espectro informações precisas dos elementos que a originaram....cada elemento emite ou absorve um faxia em um local específico do espectro esteja ele aqui na terra ou em outra galáxia nada muda.
Não sei se existe esse vídeo no canal, mas seria muito interessante uma reflexão sobre este questionamento: o que é a vida?
Pior é que o vídeo já existe, Walter! ua-cam.com/video/U7DElUvRF6Y/v-deo.html
@@JulianoRighetto*Melhor
@@JulianoRighetto Bom!
Acredito que observar é importante, mas o grande avanço acontecerá quando entendermos o que está por trás da formação do universo. O cosmos nos colocou um obstáculo - a velocidade da luz - que limita nossas observações e impede que possamos ir até lá para ver de perto. Talvez estejamos deixando passar algo que poderia nos auxiliar na navegação pelo espaço sem a necessidade de navegar fisicamente ou depender da velocidade da luz para resolver essas questões.
Entendemos que o foco é usar as ferramentas que temos, mas, para ultrapassar essas barreiras, precisamos ir além do que está ao nosso alcance hoje. Precisamos de um insight brilhante para resolver esse impasse. Talvez o que falte aos nossos cientistas seja coragem para propor ideias "fora da caixinha", que explorem possibilidades além do convencional. Sabemos que existem segredos na própria formação da matéria que podem nos ajudar a resolver esse dilema. É possível que, nesse jogo de descobertas, exista uma chave que, se revelada, pode desvendar todo o sistema.
Precisamos ser atentos e corajosos em nossas observações, pois muitas vezes deixamos de perceber algo porque aquilo que vemos não é, de fato, o que aparenta ser. Um exemplo é a gravidade, que parece ser uma força que atrai os corpos, mas, na verdade, é a distorção do espaço-tempo. Será que essa chave está bem diante de nós e não conseguimos enxergá-la porque estamos deixando a lógica de nossas mentes interpretar apenas o que nossos sentidos nos mostram, com base no quebra-cabeça que já conhecemos?
A superação de limites como a velocidade da luz não depende apenas de insights científicos, mas também de como gerimos nossa demanda energética e resolvemos os conflitos humanos que impactam o foco em inovação. A transformação tecnológica ocorre em ritmo acelerado, mas ainda é limitada pela nossa capacidade de cooperar globalmente e alocar recursos de forma eficiente. Talvez a chave para o avanço não seja apenas em novas ideias, mas em superar barreiras sociais e de progresso energético que atrasam nosso coletivo.
cara, vou te dizer que eu sou extremamente apaixonado por astronomia, mas, confesso que não acredito mais nesse lance de vida fora n viu ...
e os teus vídeos são muito bons, bixo. muito!
Se existem outras formas de vida,elas estão em outra realidade física e não seriam detectadas pelos nossos sentidos ou nossos aparelhos. Aqui mesmo, ao nosso redor, existe um universo paralelo chamado matéria escura,a qual não conseguimos detectar.
Se não descobrirmos vida no sistema solar, creio que nunca descobriremos... é muito difícil
Difícil hoje, no futuro quem sabe com novos meios de observação profunda. "Somos miopes devido a sermos breves".
@@lucianoamaral6924 devido ao tempo!
Mesmo que tivesse vida na outra ponta da via-lactea, a luz vai demorar centenas de anos e mais anos para chegar aqui...
se tiver uma sociedade com a mesma idade da terra em nossa galáxia mais próxima, a luz só chegara milhares de anos aqui... não entendo essa afirmação de não ter vida,
porque não observamos...
E agora pense no universo tudo, trilhões de galáxias a trilhões de anos luz de distância, qual seria nossa chance que a luz destas civilizações chegassem aqui ?
Esse eu vou chutar antes de terminar o vídeo pra ver se acertei: porque ele não foi feito pra isso. 👀
Ele quem?
Na verdade é uma das missões dele... Mas como ele foi projetado ainda muito no começo das descobertas de exoplanetas, ele não foi otimizado para encontrá-los!
E o planeta K2-18b, que pode ter sulfeto de dimetila?
Se uma civilização em um outro lugar da galáxia com os mesmos recursos que nós humanos possuímos atualmente observasse a Terra, seria possível deduzir que há vida?
Possivelmente. E as vezes nem querem se comunicar, se for absurdamente tecnológico, estão vindo nos escravizar como foi feito pela a Europa..
Provavelmente eles teriam as mesmas limitações que temos agora e seria bem difícil perceber nossa presença.
Não
Se tivesse assistido o vídeo, saberia a resposta.
@@diegoguimaraes7723 Na verdade, ninguém sabe de fato a resposta. Tudo que sabemos sobre vida extraterrestre são apenas especulações e teorias. Mesmo com a tecnologia que já possuímos, que nos permite determinar quais elementos compõem um planeta, nada garante que haja ou não vida, além da observação direta da mesma. E mesmo assim, é preciso levar em conta a distância em anos luz, que pode nos levar a enxergar algo que já deixou de existir ou é muito diferente do que estaríamos vendo.
Eu tenho uma dúvida: se um planeta a bilhões de anos Luz olhasse para a Terra viria os dinossauros como poderíamos encontrar vida se é possível que estamos no mesmo paradigma. Olhar para algo tão distante se o tempo é relativo e a vida nesses planetas podem ainda nem existir ou já deixaram de existir. Levem em consideração que é uma dúvida de um leigo.
Você tem razão...eu só reduziria esses bilhões de anos por milhões no máximo...não é atoa que a ciência procura sinais de vida na nossa vizinhança...a alguns anos, dezenas e até centenas de anos luz de distância....não adianta procurar vida em Andrômeda antes de ter procurado em toda a nossa galáxia...imagina que pudéssemos detectar um sinal de rádio à 2 mil anos luz da terra...uma mera troca de menssagens levaria 4 mil anos...isso é quase desesperador.
Cristiano, para ver os dinossauros o planeta alienígena teria que estar em outra galáxia, a mais de 65 milhões de anos-luz daqui. Para ver, efetivamente, eles teriam que fazer um espelho de telescópio com mais de meio ano-luz de diâmetro, o que seria impossível (não importa o material, ele sucumbiria sob sua própria gravidade e viraria um buraco-negro. Mas, supondo que fosse possível, sim, ele veria nosso passado distante, assim como nós vemos seu passado distante atualmente. Quando olhamos para Proxima Centauri, a estrela mais próxima, vemos como ela era em 2021, época da pandemia aqui... Então SEMPRE estamos olhando para o passado, até quando você se olha no espelho, está se vendo como era a um nanossegundo atrás. Quase todas as estrelas que você vê no céu, porém, ainda existem, porque muito poucas delas estão próximas do fim de suas vidas, e a mais distante de todas está a apenas cem mil anos-luz, e cem mil anos é pouco em termos estelares. Espero ter ajudado... Abraço!
Tenho uma pergunta que não sei se seria boa para um vídeo, é possível encontrarmos algo que mude totalmente oque sabemos da física e química? Ou que não podemos ter certeza de nada por enxergar tudo como nosso cérebro interpreta, e não como realmente é
Faz tempo que deixamos de observar o universo apenas usando os olhos, que são muito limitados, as câmeras com CCD cada vez mais sensíveis a luz são capazes de captar comprimentos de ondas muito além do que o olho humano pode ver...o próprio Jammes Webb só capta luz fora do comprimento de luz visível....e quando você almplia o espectro um novo universo se revela...pra você ter ideia as imagens mais espetaculares são reveladas após horas de capturas...dias e até meses de captura do mesmo alvo.
entāo ele esta me dizendo que james webb ë tipo olhar pelo buraco da fechadura com miopia, pra mim é um briquedo bem caro
A vida não surge da materia bruta. Se tiver vida em algum local, é porque ela foi introduzida lá. Assim como a vida no planeta terra foi propositadamente inserida neste planeta.
@@renancastro874 Os átomos dos seus neurônios e os átomos de uma pedra não são diferentes; vida não é uma essência, é um conjunto de reações químicas.
Quem estuda esse tema no tem conclusão alguma sobre a intensionalidade do surgimento dfa vida! E certamente não viveremos o suficiente nem para encontrar o caminho da solução dessa questão que aflige a humanidade.
Alegações extraordinárias precisam de evidências extraordinárias. Cadê as suas?
Claro que sim génio da 🧞
Vai aprender física/química em astrofísica!
@@rogeriorei2461 me ensina aí ateu.
Nós humanos também iremos disseminar vida por aí.
Esse video é um balde de água fria , 10 bilhões de dolares , so só para ver imagens bonitas de galáxias
E nem vai, vida só na Terra
Pq o sol tampa essa estrela e não tampa as que vemos todos os dias do ano
O james nao encontrou vida porque ele, como todos nós , somos miopes.
Já encontraram vida inteligente , só não foi revelado para o publico .
Vc que sabe a verdade. É tudo uma conspiração do governo.
Peraí! Então de onde veio todo o oxigênio de Marte?
Resposta curta antes de chegar ao fim do vídeo: pq ela é rara!
Não conseguiram achar o "9ª planeta" vão conseguir achar vida?😂😂😂
Não encontrou porque não existe.
Não faz muito sentido ter vida em planetas orbitando anãs brancas. Aliás o planeta descoberto orbitando uma, é um gigante gasoso...o que o faz um tremendo mistério.
Pq não existe.
O JWST ainda não encontrou vida e nem vai encontrar. Mas sabe o que ele ja encontrou? Galaxias gigantescas prontas, formadas no inicio do universo em um ponto que não era nem pra existir estrelas. 😅😅😅
😂😂😂😂
Também acredito que o James Web nunca irá encontrar vida, isso nem é o objetivo pela qual foi criado. Sobre as galáxias que não deveriam existir, eu acredito que o universo seja muito mais velho e maior do que imaginamos
É cada louco kkkk
A ciência e os cientistas, sepre procuram aprimorar os conhecimentos, ciência não se baseia em uma crença perpétua, ciência é baseada na busca constante de respostas!
Se a gente só ve o passado do universo é meio óbvio que não detectara vida, assim como nem estaremos vivos quando a luz de outras "civilizações" chegarem aqui...
ou seja, a gente nem tem chance, mas os cientistas gostam de ficar "hihihi, se não achamos não tem", kkkkkk
Vida existe apenas aqui na Terra, procurar em outros planetas/galáxias é pura perda de tempo.
Baseado em que você faz essa afirmação...em achismo?
Nenhum outro planeta é igual a Terra, nenhum em todas as galáxias, somos a coroa da criação de Deus@@isaelqueiroz1446