Aproveite os kits Insider com descontos que chegam a até quarenta por cento usando o cupom SOMOSBREVES e clicando neste link: creators.insiderstore.com.br/SomosMiopesPorqueSomosBreves
Interestelar e o melhor filme de ficção cientifica que eu ja assisti pois alem dele ser otimo ele foi o ultimo filme que eu assisti com meu pai e com minha mãe e o primeiro que eles dois gostaram, outros filmes sempre um dos dois não gostava e o outro gostava, ja esse filme o primeiro filme unanime, o unico q conseguiu agradar o gosto da minha mãe e do meu falecido pai ao mesmo tempo.
@@sophiastephannievvl8311creio que filme mesmo sendo de ficção científica, existem coisas que vão além de somente o quão próximo da ciência ele é. Se fosse pura ciência não seria filme.
Vc tem toda a razão. Mas a questão é que, comparado ao que normalmente se vê, e não só em Space Operas, Interestellar é quase uma aula de ciência. Estamos nivelados por baixo. Queria ver o que você acha de Perdido em Marte e Gravidade.
Gosto muito de Interestelar pq mesmo com esses erros citados, o filme tem muito mérito em explicar de maneira interessante outros conceitos como o buraco de minhoca e a diferença de passagem de tempo em lugares com gravidades diferentes. O filme leva esse conhecimento a um público que jamais saberia dessas coisas.
@@VintageGuitarClubSP De acordo com seu raciocínio então o canal não deveria realmente analisar o filme pois ele é "do cinema", se trata de uma ficção.
Pelo contrário, só quem tem algum interesse por esses assuntos é que anima a ver um filme desse tipo. Além disso, fora a imagem em si do buraco negro, são (e já eram à época) os assuntos mais velhos que andar para frente, como o repetidíssimo papo do buraco de minhoca - e principalmente da explicação usando um pedaço de papel. Só faltou ter uma cena com lençol esticado e bolas em cima pra explicar a gravidade. E ainda acrescenta o papo "buraco em duas dimensões é um círculo. Círculo em três dimensões é uma esfera. Por isso o buraco de minhoca é uma esfera". É de doer. Vivo num mundo tridimensional desde que nasci, caí, ou vi alguém caindo, ou algum objeto entrando numa esfera no chão - ou num círculo. Tá mais para um cone ou um cilindro.
Mais buraco de minhoca não tem base científica. Nenhuma evidência real. São teorias em cima de teorias em cima de outras teorias, sendo todas elas não comprovadas. Daí inventam coisas como a dependência de matéria exótica, que é outra abstração para justificar a primeira!
Esse vídeo tinha que chegar a todos os defensores apaixonados de Interestelar. Eu gosto muito do filme, mas é muito superestimado, principalmente por quem tem menos conhecimento científico e acham que porque viram o filme já podem debater todas as teorias.
Exato! Existe uma dificuldade enorme em apenas aceitar o fato de que o filme não se propõe a ser correto cientificamente, apenas passar a mensagem do "amor". Nolan pediu para o Hans Zimmer compor uma música que retratasse o amor entre pai e filha. O filme provavelmente foi feito pra filha dele (vi uma outra análise sobre isso) e temos o privilégio de assistir essa obra. Se houvesse tanta preocupação com o quanto o roteiro deve corresponder a ciência, não haveria nem ao menos o potencial paradoxo no final do filme. Aproveitemos a obra!
@@robertochaves9305 Nolan pediu ajuda a um físico muito conhecido da academia para lhe ajudar a estar mais perto possível da ciência, mas sendo um filme é muito difícil não apelar para a liberdade criativa para se concluir a historia.
@ Sem problema, e ele conseguiu essa tarefa com louvor, tendo em vista a repercussão do filme. A maioria das pessoas gostou. Não foi o meu caso, nem o do cara do vídeo. Agora, sabe o que estou achando interessante? Quando alguém fala que achou o filme chato porque não entendeu nada, os interestellarers tiram onda de inteligentes, não entendeu porque o filme trata de questões científicas muito complexas para um espectador médio, que não saiba nada de física. Agora que a crítica é sobre a imprecisão científica, a defesa dos fãs passa a ser de humanas! Liberdade criativa, mais poesia!
Eu lembro que o Prof. Neil Degrasse Tyson contava que seria muito mais fácil terraformar Marte e as luas dos planetas gasosos do que levar a humanidade até um exoplaneta através de um Buraco de Minhoca.
Enfim. É um filme. Entretenimento em 1 lugar. Gosto de documentários também. Filme é para o "e se". Especulação, fantasia mesmo. E claro com inspiração em fatos... Mas inspiração. Não mexeria uma vírgula no roteiro. Não é uma sala de aula. É uma sala escura... Cinema. Ponto final.
@@robertochaves9305porém filmes não precisam ser documentários, o filme é acertivo no que se propõe a fazer, nunca foi a intenção do diretor fazer um filme que fosse 100% baseado em artigos científicos, a citação do “amor” no filme é a mais clara menção de que não é apenas para pensar, mas também sentir a obra, essa é a intenção
Diz a lenda que quando Nolan solicitou a trilha do filme ao Hans Zimmer, falou apenas que seria um filme sobre o amor entre um pai e sua filha; não dando mais detalhes para não restringir a sensibilidade do compositor. Se isso realmente é verdade, diz muito sobre a pedra angular da história. Me parece que a escolha de Thorne tem o objetivo de dar uma “grife científica”, caso contrário algum outro astrofísico que já trabalhe mais com a parte de simulação computacional seria muito mais útil. Achei muito boa a sua análise desses detalhes. Parabéns. É interessante para os que gostaram, e também para os que não gostaram do filme. Eu particularmente gostei muito desse filme. E o passar dos anos consolidou essa minha opinião. Nem sempre gosto, mas fico muito curioso quando o Nolan irá lançar um novo filme.
Porra, achei que finalmente iria achar alguém com a mesma opinião que eu - e a conclusão até foi, mas a pior parte do filme, a que me impediu de fazer qualquer relação com o filme, é justamente a baboseira do cara dentro da estante tentando se comunicar com a filha. É absolutamente ridículo, e o somos míopes passou batido, sem muita crítica, depois de ter criticado outras coisas que pra mim não atrapalharam nada, como o tempo supostamente necessário para acabar o oxigênio no mundo.
Única coisa q fiquei indignado foi com aquele final. Não tinha pq ter um reencontro carnal de pai e filha, sendo q a construção dos laços entres ambos foi justamente pra ser atemporal
Muito bom ouvir uma opinião diferente! E nunca ouvi uma explicação tão completa assim! ❤Eu amo esse filme mas o que realmente me toca é o Amor entre pai e filha! e claro a trilha sonora ✨
O problema do buraco negro seria resolvido simplesmente se for um buraco negro de massa estelar. Assim, ele já teria sido uma estrela, os planetas teriam se formado junto com a antiga estrela, e as órbitas dos mesmos poderiam ser estáveis. Não sei se é porque faz tempo que assisti, mas não lembro em nenhum momento do filme, alguém falando que o Gargântua era um buraco negro supermassivo, no centro de uma galáxia
Eu nunca entendi muito o filme justamente por algumas questões que você disse. Eu achava que o burro era eu, mas pelo visto fazia sentido o que eu estava pensando.
è Juliano, temos um problema em comum, o preço do conhecimento nos tornas criticos, e as cenas se dividem em: verdade, provavel e ta forçando de mais, e complicado.... abraços mais um exelente video....
Ele não ficou 20 anos acordado, a maior parte do tempo ele passou dormindo na cápsula. Mesmo que ele tenha ficado 1 ano inteiro acordado Romilly sempre demonstrou ser um homem calmo e centrado no objetivo oque justificaria ele não enlouquecer. Exemplo do Sergei Krikalev que ficou 300 e poucos dias sozinho no espaço e nem por isso enlouqueceu, hoje vive uma vida normal.
Meu xará, sugestão vídeo, fale sobre o futuro com Inteligência artificial, em que ela realmente vai nos ajudar, se ela pode ser a solução para tornar a fusão nuclear possível, como ela pode nos ajudar na medicina e outras áreas, se ela pode se tornar uma ameaça e etc... Obrigado.
Muito bom! 👏👏👏👏 Adoro Interestelar, apesar de alguns problemas que possam existir. O que me incomoda mesmo são barulhos de explosões e tiros em Star Wars. Isso, eu nunca superei 🤣🤣🤣
Interelestar para mim continua sendo o melhor filme de ficção científica já feito, lembremos que ele é um filme feito por um cineasta com consultoria de um cientista e não o contrário.
O filme se prepõe a ser científico, porém, continua sendo filme. Se fosse um documentário aí eu estaria preocupado com a alegações do video aqui. Um dos melhores filmes de ficção científica já produzidos.
mas como o planeta que seria formado antes da estrela virar buraco negro sobreviveria? no evento de super nova tudo é varrido e qualquer coisa em orbita seria evaporada.
Dependendo da distância, poderia sobreviver sim. Imagine o núcleo de um Netuno, por exemplo. Se o Sol virasse supernova, ele varreria a atmosfera mas o núcleo continuaria lá. Com o passar de milhões de anos, as coisas poderiam se assentar de um jeito que o planeta ficasse mais ou menos como aquele da Miller.
@ num primeiro momento. Há um turbilhão de gases e pedaços da estrela e dos outros planetas que, com o passar dos milhões de anos, vão se reestabelecer sobre o núcleo e formar outro planeta.
Sérgio Sacani explica sobre esse novo Gênero de filmes que tem até uma nomenclatura, mistura coisas reais descoberta pela ciência com "fantasia"então não há problema apenas apreciar, assisti quatro vezes 😂.
Gosto do seu canal e quase todos os vídeos, mas achei as críticas bobas. Há um rigor científico no filme sim, mas é obvio que o rigor não é extremo, afinal o filme é de entretenimento e não um documentário. O objetivo é contar uma história. Não existe um filme de ficção científica perfeito, nesse sentido, pois sempre haverá algum (ou alguns) ponto que extrapola a realidade. Acho que seria talvez um problema se houvesse falha no roteiro, erros de continuidade etc
Não sou muito fã desse filme. Tem cenas muito boas, e não dá mesmo pra considerar ele cientificamente correto, porque talvez assim não tivesse essas cenas incríveis. O que me incomoda é o dramalhão dele com a filha dele. Isso me dá muita preguiça desse filme. E aquele final, ele entrando num buraco negro e do nada ele tem contato com ele do passado. E pra piorar o ele do presente, no início do filme, estava tendo esse contato, ou seja, não era só o ele do presente interferindo no ele do passado, mas também o ele do futuro interferindo no ele do presente. Uma bagunça. Preferia que ficasse só na ficção e não tivesse drama.
Achei que era só eu que tinha visto erros científicos e de lógica nesse filme, nesse vídeo foram apresentados alguns, mas tem muito mais coisas absurdas. Pra mim este é um filme ridiculamente mal feito. É um filme mais indicado pra quem é sentimental.
O problema é que foi vendido como um possível novo 2001, o grande público que tem pouca noção de ciência acha tudo coerente e vários comentários na época, não gostou porque não entendeu, kkkkkk. Sabe? Eu gosto muito de gravidade, mas aquela cena em que o astronauta se solta das fitas para salvar a outra astronauta me incomoda demais.
Cara é impressionante o que você falou, é exatamente o que eu falo, sobre quando sabemos que um filme é claramente fictício, não incomoda. Já arranjei discussões em comunidades de astronomia justamente por isso. O que 'deixei de gostar' desse filme é justamente pela grande quantidade de fãs que tratam essa ficção científica como ciência real, nas redes sociais etc, como se dar cavalo de pau com uma nave na beira de um buraco negro fosse uma possibilidade. Pessoalmente prefiro muito mais Perdido em Marte, alias se puder comentar sobre Perdido em Marte seria legal. Prefiro porque uma base em outro planeta é algo mais palpável, plantar batatas em uma estufa com condições adequadas também. Sem contar que a trilha sonora sai da space music em todos os filmes espaciais, e principalmente pelo aspecto humano do filme Perdido em Marte.
Juliano, respeito o seu ponto de vista. Eu acho Interestelar um excelente filme. E me rendi a licença poética do autor/diretor. Como ainda não existe nenhuma evidência do que pode ocorrer após o horizonte de eventos. E diante de todas as descobertas da ciência até o momento sobre as forças existentes no Universo: Força nuclear forte, força nuclear fraca, gravidade e o eletromagnetismo. O autor/diretor viu a necessidade em acrescentar mais duas, o pensamento e o amor. Realmente sensacional.
O filme é maravilhoso! Não acho que seja um filme sobre ciência. É baseado em ciência com um romance pra justificar a urgência em sair do planeta. Não tem como prever exatamente oq deixaria o planeta naquele estado, logo, foi inventado. A ciência que quiseram mostrar correta é sobre a relatividade e a aritmética do Gargantua.
Eu sempre me incomodei com a lógica da viajem após passar o buraco de minhoca, eles simplesmente viajam de um planeta para o outro muito rápido e a dilatação temporal só ocorre no planeta de Miller. Mas agora você me incluiu outras diversas questões para incluir. Agora vou ter que verbo filme pela milésima vez, droga!
@@cristianoflorentino8559 , não . Os aliens só vieram ensinar uma linguagem não linear, ou seja, torna o tempo não linear, a doutora linguística quando aprende a língua deles, pode ver o futuro e os eventos q afetam a sua vida . Eles só vieram nos presentear .
@@fabiobinho8747 o livro de Orson Wells,a série de TV do mesmo e finalmente o filme,ou seja é já mítico e foi o primeiro a mexer com isto 🧠 depois vêm o livro de Carl Sagan e o filme "Contacto" o "Interestelar" quis chegar ao mesmo patamar, quanto aos outros uns são da cultura pop como alien e predador e de vez enquando sai um de aliens onde o "Dia da independência 1" na altura deu um êxito colossal no cinema!
Para mim, um conto de fadas bastante arrastado e tedioso (e sim, sou louca por ficção científica e capaz de suspender a descrença sempre que faz sentido). E quanto ao famoso "amor fantasioso", não amamos as pessoas que se foram, amamos as lembranças que temos delas e o que sentíamos perto delas (ou seja, egoísmo disfarçado). Em resumo: Interestelar conseguiu me desagradar do começo e meio até o fim. Que feito espantoso.
O filme teve que dispensar o rigor cientifico pra que o roteiro não ficasse sem graça. Como ja falaram é ficção, não um documentário.... Faltou falar mais sobre o oceano e as ondas gigantes irreais.
Essa parte incomodou bastante. A nave (daquele tamanho) jamais teria energia para sair da órbita do planeta, mesmo que a gravidade fosse igual à da terra. São necessários foguetes imensos aqui p fazer isso, e a nave tem propulsão química, igual aos foquetes convencionais. E essa conta dá p fazer numa folha de papel com matemática e física do ensino médio. Mas o filme é uma bela história de amor!
@@JesseJamesMatosSoare Ainda assim a nave não conseguiria nem entrar em óbita, ficariam presos no planeta, mesmo que a gravidade fosse igual à da terra. Se a nave, daquele tamanho, tivesse algum tipo de propulsão exótica, talvez, mas no próprio filme diz que é convencional. Basta olhar o tamanho dos foguetes aqui só p entrar em órbita! O filme ainda ajuda a refletir sobre isso quando fala da terceira lei de Newton, enquanto ejetam (outro desconforto aquela ejeção sem impulso).
@@JesseJamesMatosSoare Mas o que altera o tempo é a dobra no espaço tempo , curvatura essa que só é possivel com muuuuuita gravidade. Se não houvesse influencia da gravidade de gargantua no planeta, então não existiria a curvatura no espaço tempo e diferença relativista de passagem do tempo. O filme não resolve isso, só vai empurrando, e nem se ocuparam com o efeito maré no planeta .Aliás , tempo não existe, o que existe é movimento, ditado pela gravidade e velocidade. Porisso, num buraco negro o "" tempo" para, pois o movimento atomico desacelera devido a gravidade.
Já eu tenho uma percepção diferente de interstelar. Cada vez mais que eu assisto, fico mais convencido: Um filme apelativo com as questões afetivas, cheio de clichês e cheio de plágios de 2001/Stanley Kubrick, musica irritante, falhas técnicas... um planeta orbitando um buraco negro e possui oceano...Não há um lugar mais perigoso que as imediações de um buraco negro. E o final do filme.... a moça recolhendo as informações de resolução das equações via código Morse pelos ponteiros de um relógio.... Alguém virou para o Nolan e disse que o filme tinha que acabar logo porque estava muito longo, maçante e o orçamento havia acabado.... daí ele meteu os pés pelas mão de vez e fez essa piada de mal gosto....
Um ninja minúsculo e invisível cortou cebola perto do meu olho, justamente no momento em que ouvi a sua sugestão de como seria se o roteiro fosse sobre resgate do pai. Que lindo seria
O que me incomoda nesse filme é a dramaticidade exagerada do ator e seu egoísmo em fazer tudo aquilo apenas para salvar sua filha. Cara chorão demais. O restante não me incomodou.
Resumindo, Interstelar é um filme que enche de orgulho a comunidade científica. Dos físicos e astrofísicos. E a comunidade noveleira. Das cenas de emoção que precisam de piano no fundo musical. Mas enche de tédio quem sabe a vida é cheia de ironia, surpresa e imponderabilidade, assim como a Ciência como um todo. E que explorar isso deveria ser a função da arte.
Respeito a sua opinião, mas não concordo. Se você for procurar "furos científicos" em filmes de ficção científica, vai ser o que mais vai encontrar. Na minha opinião, se você julgar todos os filmes de ficção científica como julgou Interestelar neste vídeo, literalmente vai ser o "chatão do rolê e provavelmente não vai gostar de nenhum filme. Em pelo menos uma coisa concordamos, Interestelar é sobre o amor de um pai com uma filha. E mesmo discordando da sua opinião nesse caso de Interestelar, sou fã do canal. Continue com os excelentes vídeos.
Finalmente vejo alguém que concorda comigo em relação a este filme. Me sentia um alienígena vendo todo mundo idolatrando ele e somente eu achando fraco.
Nunca entendi porque idolatravam tanto essa porcaria. O filme é totalmente cliche, e no final o cara fala com a filha através do "amor" do buraco negro, seja lá o que seja isso. Um lixo.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924Exatamente, já começa pela "viagem no tempo", no caso, ao passado. Isso nunca existirá pq o simples fato de voltar no tempo e interagir com o passado altera o futuro, um paradoxo estruturalmente sem solução. Além disso, muitos só dizem gostar do filme para pagar de intelectual, mesmo que inconscientemente.
O problema é que foi vendido como um possível novo 2001, o grande público que tem pouca noção de ciência acha tudo coerente e vários comentários na época, não gostou porque não entendeu, kkkkkk. Sabe? Eu gosto muito de gravidade, mas aquela cena em que o astronauta se solta das fitas para salvar a outra astronauta me incomoda demais.
Nunca fui muito fã.... apesar de amante de ficção científica...agora me esclareceu mais ainda...sempre achei que aquele planeta não deveria estar ali..
Já ia parando no minuto 2:37 "não é assim que a Evolução funciona": não é assim nem de jeito nenhum. A seleção natural o máximo que consegue é operar alguma adaptação, gerar vida a e a biodiversidade do planeta? Nunca provado. Vou continuar mais um pouquinho.
Quando se critica algo que as pessoas gostam, as pessoas ficam revoltadas hahaha! Gosto muito do filme Interestelas e entendi muito bem a sua crítica. Além disso, com esse seu vídeo, aprendi muitas coisas novas (como sempre). Cara, você é espetacular. Sem dúvidas o melhor canal do youtube! Parabéns!
Quer assistir uma análise cinematográfica e menos científica desse mesmo filme? "Interestelar não foi feito para nós" - Jurandir Gouveia mostra a beleza das intenções do diretor para além de aspectos científicos, como é mostrado em 13:08 nesse vídeo. ua-cam.com/video/S8Y3LMGKsg4/v-deo.html
o pior do filme, justamente é o fato de ser uma história de amor e é exatamente o que te fez gostar um pouco 😅 fora que o que me fez não gostar é a questão de não haver uma causa primária onde as ações do personagem no futuro o levam a iniciar a história no passado e é aí que passa a ser mais um besteirol cliché
@@JulianoRighetto Ainda não li o livro, deve ser delirante. E em falar em livro, após assisitr esse seu video com críticas extremamente bem fundamentadas, fiquei muito interessado em ler seu livro, será meu próximo!
@@rodrigolucena1698 você pode comprar por este link: www.mercadolivre.com.br/a-segunda-aurora-de-righetto-juliano-editora-chiado-books-capa-mole-em-portugus-2019/p/MLB19371747#reviews
👏👏👏amei o vídeo, já tinha falado pra vc que não tinha gostado do filme , que tinha dado um nó na minha cabeça, vou assistir de novo, tentar assistir sob outro olhar!
Interestelar e o melhor filme de ficção cientifica que eu ja assisti pois alem dele ser otimo ele foi o ultimo filme que eu assisti com meu pai e com minha mãe e o primeiro que eles dois gostaram, outros filmes sempre um dos dois não gostava e o outro gostava, ja esse filme o primeiro filme unanime, o unico q conseguiu agradar o gosto da minha mãe e do meu falecido pai ao mesmo tempo.
A suspensão da realidade não foi capaz de me deixar assistir por mais de cinco minutos. E olha que nem gosto tanto desse filme. Boa sorte no próximo vídeo,pois com esse aqui ganhou um 👎
8:50 - Uma indagação q tenho: se o buraco negro engole tudo, de onde vem a luz que está ao redor dele? E como é que ele sugou tudo ao redor, menos o planeta de Muller que ainda está lá?
Fui ver ontem no cinema ja tinha visto umas 3 vezes na tv mais n resisti quando vi que ia ter reprise aqui na minha cidade e a assistir no cinema foi magnifico
Eu concordo com vc, senti um desconforto no argumento inicial para que o filme se justificasse. Senti isso tb no filme Sunshine alerta solar, o argumento inicial é em todo o resto do filme me incomodou. No casa do Interestelar, como no SunShine relevei e amo os dois. A fotografia, atores, música, principalmente as músicas, amei. Mas assisto alguns filmes com a suspensão do juízo 😂😂😂😂😂 vou para me divertir, assim como em Divertidamente 😂😂😂😂
É um filme lindo sob o aspecto emocional, cientificamente há muito o que debater e que bom que ciência continue a ser debate e não dogma, os maiores vilões desse filme são dogmas que por se alegarem pragmáticos põe a própria ciência em risco.
@@cristianoflorentino8559 é exatamente isso que torna o filme interessante, muita gente fala da hipótese da linguagem mostrada, mas tem outra.hipotese interessante de fundo (que inclusive interestelar se baseia): o universo de bloco esse é o verdadeiro charme de "A chegada"
@@cristianoflorentino8559 Gostei do filme "A chegada", mas não gosto dessas mensagens do tipo "Mesmo sabendo que vou me f. muito, ainda quero viver tudo isso." Chega a ser burrice.
fui assistir esse filme no lançamento, amei, mas realmente ele exagera na fantasia, dizer que ele é cientificamente correto realmente é ser forçado de mais, tem varias outras coisas que tambm fogem da logica. ele é um filme bom, de ficção igual a star treck e starwars
Se chegar perto de um whole a distorção do tecido ja destruiira a computação das particulas no estado que temos aqui afastados do whole e o tempo muda perto de um burraco negro devido a distorção do espaço que altera a computação das particulas, tempo nada mais é que a computação da entropia do espaço/particulas
Excelente análise. Discordo apenas da afirmação de que ,se Interestelar fosse "vendido" como um filme sobre o amor de uma filha pelo seu pai ,o filme teria um impacto e um reconhecimento ainda maior. Toda "VERACIDADE CIENTÍFICA" que o filme prometia ao ter Kip Thorne como consultor e produtor executivo foi o criou o HYPE gigantesco entre os fãs de ficção científica.
O que eu acho mais absurdo é que a dilatação do tempo só ocorre na superfície do planeta e não ocorreu na nave que ficou em órbita, mesmo qua a nave estivesse a mesma distância do buraco negro que o planeta. A relatividade não permite esse efeito de ligar e desligar a dilatação temporal.
Discordo sobre uma possível história do resgate. Se considerarmos o rigor científico, não valeria a pena ir resgatar uma pessoa , mesmo sendo um vida importante, num planeta orbitando um buraco negro.
Não acompanhei o marketig do filme pra dizer que ele se vendeu como cientificamente correto. Fui assistir na época sem saber detalhes, e foi uma experiencia fantástica. Fato é que a ciência em Interestelar é pano de fundo. O filme é sobre amor entre pai e filha. É um drama com ficção científica, e não o oposto. As incoerências científicas (de fato algumas bem gritantes) não me incomodaram tanto.
Adoro críticos. Ganham notoriedade em cima das obras alheias. Diretor ganhador do Oscar e consultoria de roteiro de ganhador do Nobel. Não existe obra perfeita, amo ciências, mas para mim grande filme.
Respeito sua opinião. Devo dizer que Interestelar é admirado não apenas por ser um baita filme, mas por que os físicos e astrônomos assinam embaixo sobre a fidelidade e qualidade técnica desse filme.
Aproveite os kits Insider com descontos que chegam a até quarenta por cento usando o cupom SOMOSBREVES e clicando neste link: creators.insiderstore.com.br/SomosMiopesPorqueSomosBreves
Interestelar e o melhor filme de ficção cientifica que eu ja assisti pois alem dele ser otimo ele foi o ultimo filme que eu assisti com meu pai e com minha mãe e o primeiro que eles dois gostaram, outros filmes sempre um dos dois não gostava e o outro gostava, ja esse filme o primeiro filme unanime, o unico q conseguiu agradar o gosto da minha mãe e do meu falecido pai ao mesmo tempo.
@@sophiastephannievvl8311creio que filme mesmo sendo de ficção científica, existem coisas que vão além de somente o quão próximo da ciência ele é. Se fosse pura ciência não seria filme.
Ganhou mais ainda o meu respeito. Achava que era só eu que não achava esse filme essa coisa toda.
Parabéns!
Obs.: Não ligue para os haters.
Vc tem toda a razão. Mas a questão é que, comparado ao que normalmente se vê, e não só em Space Operas, Interestellar é quase uma aula de ciência. Estamos nivelados por baixo.
Queria ver o que você acha de Perdido em Marte e Gravidade.
Gosto muito de Interestelar pq mesmo com esses erros citados, o filme tem muito mérito em explicar de maneira interessante outros conceitos como o buraco de minhoca e a diferença de passagem de tempo em lugares com gravidades diferentes. O filme leva esse conhecimento a um público que jamais saberia dessas coisas.
Exatamente. Achei uma bobagem os questionamentos desse vídeo.
@@gleitonps não é bobagem não, porque isso é esclarecimento, aqui não é um canal sobre cinema, é um canal sobre ciência.
@@VintageGuitarClubSP De acordo com seu raciocínio então o canal não deveria realmente analisar o filme pois ele é "do cinema", se trata de uma ficção.
Pelo contrário, só quem tem algum interesse por esses assuntos é que anima a ver um filme desse tipo. Além disso, fora a imagem em si do buraco negro, são (e já eram à época) os assuntos mais velhos que andar para frente, como o repetidíssimo papo do buraco de minhoca - e principalmente da explicação usando um pedaço de papel. Só faltou ter uma cena com lençol esticado e bolas em cima pra explicar a gravidade. E ainda acrescenta o papo "buraco em duas dimensões é um círculo. Círculo em três dimensões é uma esfera. Por isso o buraco de minhoca é uma esfera". É de doer.
Vivo num mundo tridimensional desde que nasci, caí, ou vi alguém caindo, ou algum objeto entrando numa esfera no chão - ou num círculo. Tá mais para um cone ou um cilindro.
Mais buraco de minhoca não tem base científica. Nenhuma evidência real. São teorias em cima de teorias em cima de outras teorias, sendo todas elas não comprovadas. Daí inventam coisas como a dependência de matéria exótica, que é outra abstração para justificar a primeira!
Esse vídeo tinha que chegar a todos os defensores apaixonados de Interestelar. Eu gosto muito do filme, mas é muito superestimado, principalmente por quem tem menos conhecimento científico e acham que porque viram o filme já podem debater todas as teorias.
É um filme, não um documentário.
🤣🤣🤣
Exato! Existe uma dificuldade enorme em apenas aceitar o fato de que o filme não se propõe a ser correto cientificamente, apenas passar a mensagem do "amor". Nolan pediu para o Hans Zimmer compor uma música que retratasse o amor entre pai e filha. O filme provavelmente foi feito pra filha dele (vi uma outra análise sobre isso) e temos o privilégio de assistir essa obra. Se houvesse tanta preocupação com o quanto o roteiro deve corresponder a ciência, não haveria nem ao menos o potencial paradoxo no final do filme. Aproveitemos a obra!
@@isaacbrandao7582 Não se propõe?? O marketing todo do filme foi -e ainda é - em cima da exatidão científica.
@@robertochaves9305 Nolan pediu ajuda a um físico muito conhecido da academia para lhe ajudar a estar mais perto possível da ciência, mas sendo um filme é muito difícil não apelar para a liberdade criativa para se concluir a historia.
@ Sem problema, e ele conseguiu essa tarefa com louvor, tendo em vista a repercussão do filme. A maioria das pessoas gostou.
Não foi o meu caso, nem o do cara do vídeo.
Agora, sabe o que estou achando interessante?
Quando alguém fala que achou o filme chato porque não entendeu nada, os interestellarers tiram onda de inteligentes, não entendeu porque o filme trata de questões científicas muito complexas para um espectador médio, que não saiba nada de física.
Agora que a crítica é sobre a imprecisão científica, a defesa dos fãs passa a ser de humanas! Liberdade criativa, mais poesia!
O melhor do filme é a trilha sonora
Eu lembro que o Prof. Neil Degrasse Tyson contava que seria muito mais fácil terraformar Marte e as luas dos planetas gasosos do que levar a humanidade até um exoplaneta através de um Buraco de Minhoca.
👏👏👏👏👏👍🙌
O que é praticamente discutir se o Hulk ganharia do Super-homem.
Enfim. É um filme. Entretenimento em 1 lugar. Gosto de documentários também. Filme é para o "e se". Especulação, fantasia mesmo. E claro com inspiração em fatos... Mas inspiração. Não mexeria uma vírgula no roteiro. Não é uma sala de aula. É uma sala escura... Cinema. Ponto final.
Documentários são filmes.
@@robertochaves9305porém filmes não precisam ser documentários, o filme é acertivo no que se propõe a fazer, nunca foi a intenção do diretor fazer um filme que fosse 100% baseado em artigos científicos, a citação do “amor” no filme é a mais clara menção de que não é apenas para pensar, mas também sentir a obra, essa é a intenção
Diz a lenda que quando Nolan solicitou a trilha do filme ao Hans Zimmer, falou apenas que seria um filme sobre o amor entre um pai e sua filha; não dando mais detalhes para não restringir a sensibilidade do compositor. Se isso realmente é verdade, diz muito sobre a pedra angular da história.
Me parece que a escolha de Thorne tem o objetivo de dar uma “grife científica”, caso contrário algum outro astrofísico que já trabalhe mais com a parte de simulação computacional seria muito mais útil.
Achei muito boa a sua análise desses detalhes. Parabéns. É interessante para os que gostaram, e também para os que não gostaram do filme.
Eu particularmente gostei muito desse filme. E o passar dos anos consolidou essa minha opinião. Nem sempre gosto, mas fico muito curioso quando o Nolan irá lançar um novo filme.
Porra, achei que finalmente iria achar alguém com a mesma opinião que eu - e a conclusão até foi, mas a pior parte do filme, a que me impediu de fazer qualquer relação com o filme, é justamente a baboseira do cara dentro da estante tentando se comunicar com a filha. É absolutamente ridículo, e o somos míopes passou batido, sem muita crítica, depois de ter criticado outras coisas que pra mim não atrapalharam nada, como o tempo supostamente necessário para acabar o oxigênio no mundo.
Única coisa q fiquei indignado foi com aquele final. Não tinha pq ter um reencontro carnal de pai e filha, sendo q a construção dos laços entres ambos foi justamente pra ser atemporal
Interestelar tem muita FANTASIA no meio do Filme .......
Muito bom ouvir uma opinião diferente! E nunca ouvi uma explicação tão completa assim! ❤Eu amo esse filme mas o que realmente me toca é o Amor entre pai e filha! e claro a trilha sonora ✨
Ps. Agora que vi a capa do vídeo!! enxugando as lágrimas dele!! Essa é a parte que eu mais choro! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O problema do buraco negro seria resolvido simplesmente se for um buraco negro de massa estelar. Assim, ele já teria sido uma estrela, os planetas teriam se formado junto com a antiga estrela, e as órbitas dos mesmos poderiam ser estáveis.
Não sei se é porque faz tempo que assisti, mas não lembro em nenhum momento do filme, alguém falando que o Gargântua era um buraco negro supermassivo, no centro de uma galáxia
E o outro filho do Cooper que se lasque, né?
Eu amo esse filme, adoro, embora tenha algumas incoerências, mas eu gosto muito.. adoraria se tivesse um segundo filme..
6:30 será que talvez não seria pra ligar ao final do filme, em que eles montam uma base ao redor de Saturno?
Gostei do vídeo e concordo com sua discordância com o filme! Eu também não gosto muito dele e nem voltei a assistir! Prefiro o HAL9000 de 2001!
Eu nunca entendi muito o filme justamente por algumas questões que você disse. Eu achava que o burro era eu, mas pelo visto fazia sentido o que eu estava pensando.
Eu amei o filme quando assisti. Também achei que tinha mais a ver com a relação de pai e filha do que qualquer outra coisa.
è Juliano, temos um problema em comum, o preço do conhecimento nos tornas criticos, e as cenas se dividem em: verdade, provavel e ta forçando de mais, e complicado.... abraços mais um exelente video....
a parte do filme que fala que vão dar a volta pelo buraco negro me deixou bolada
O fato de o cara lá ter passado mais de 20 anos esperando dentro da nave sozinho sem enlouquecer foi oq mais me tirou do filme kk
Ele dormiu o tempo todo praticamente, deve ter ficado acordado nem um ano provavelmente
@ Ficar um ano sem interação social e ainda confinado já é um feito absurdo
@@felipe1234572 vdd, mas já é melhor do q os 4 anos de perdido em Marte
Ele não ficou 20 anos acordado, a maior parte do tempo ele passou dormindo na cápsula. Mesmo que ele tenha ficado 1 ano inteiro acordado Romilly sempre demonstrou ser um homem calmo e centrado no objetivo oque justificaria ele não enlouquecer. Exemplo do Sergei Krikalev que ficou 300 e poucos dias sozinho no espaço e nem por isso enlouqueceu, hoje vive uma vida normal.
Parem de se deixar levar por críticas de youtubers e analise os fatos por si mesmos
Mais um excelente vídeo, fico triste q seu talento em narrar e dirigir esteja apenas no YT, porém espero q esteja feliz por estar aqui. Abraço!!
Leu o livro dele?
Meu xará, sugestão vídeo, fale sobre o futuro com Inteligência artificial, em que ela realmente vai nos ajudar, se ela pode ser a solução para tornar a fusão nuclear possível, como ela pode nos ajudar na medicina e outras áreas, se ela pode se tornar uma ameaça e etc... Obrigado.
Muito bom! 👏👏👏👏
Adoro Interestelar, apesar de alguns problemas que possam existir. O que me incomoda mesmo são barulhos de explosões e tiros em Star Wars. Isso, eu nunca superei 🤣🤣🤣
Como se diz: não adianta assistir um filme com uma régua.
Quando o filme chega te garantindo que tem 13cm e meio. Vc pega a régua sim
Nem com esquizofrenia.
Mas o interestelar desperta interesse pela astrofísica/cosmologia, com ênfase na relatividade geral , e pela mecânica quântica.
Interelestar para mim continua sendo o melhor filme de ficção científica já feito, lembremos que ele é um filme feito por um cineasta com consultoria de um cientista e não o contrário.
O filme se prepõe a ser científico, porém, continua sendo filme. Se fosse um documentário aí eu estaria preocupado com a alegações do video aqui.
Um dos melhores filmes de ficção científica já produzidos.
Excelente análise parabéns.
mas como o planeta que seria formado antes da estrela virar buraco negro sobreviveria? no evento de super nova tudo é varrido e qualquer coisa em orbita seria evaporada.
Dependendo da distância, poderia sobreviver sim. Imagine o núcleo de um Netuno, por exemplo. Se o Sol virasse supernova, ele varreria a atmosfera mas o núcleo continuaria lá. Com o passar de milhões de anos, as coisas poderiam se assentar de um jeito que o planeta ficasse mais ou menos como aquele da Miller.
@JulianoRighetto verdade, algo deve sobrar do planeta na distância certa,obrigado😁
Sobra só escombros ou o núcleo metálico.
@ num primeiro momento. Há um turbilhão de gases e pedaços da estrela e dos outros planetas que, com o passar dos milhões de anos, vão se reestabelecer sobre o núcleo e formar outro planeta.
@@JulianoRighetto sim
Sérgio Sacani explica sobre esse novo Gênero de filmes que tem até uma nomenclatura, mistura coisas reais descoberta pela ciência com "fantasia"então não há problema apenas apreciar, assisti quatro vezes 😂.
Gosto do seu canal e quase todos os vídeos, mas achei as críticas bobas. Há um rigor científico no filme sim, mas é obvio que o rigor não é extremo, afinal o filme é de entretenimento e não um documentário. O objetivo é contar uma história. Não existe um filme de ficção científica perfeito, nesse sentido, pois sempre haverá algum (ou alguns) ponto que extrapola a realidade. Acho que seria talvez um problema se houvesse falha no roteiro, erros de continuidade etc
Não sou muito fã desse filme. Tem cenas muito boas, e não dá mesmo pra considerar ele cientificamente correto, porque talvez assim não tivesse essas cenas incríveis. O que me incomoda é o dramalhão dele com a filha dele. Isso me dá muita preguiça desse filme. E aquele final, ele entrando num buraco negro e do nada ele tem contato com ele do passado. E pra piorar o ele do presente, no início do filme, estava tendo esse contato, ou seja, não era só o ele do presente interferindo no ele do passado, mas também o ele do futuro interferindo no ele do presente. Uma bagunça. Preferia que ficasse só na ficção e não tivesse drama.
Também pensei nisso, a estante de livros 📚
Vídeo muito bom, parabéns pela dedicação 👏
Achei que era só eu que tinha visto erros científicos e de lógica nesse filme, nesse vídeo foram apresentados alguns, mas tem muito mais coisas absurdas.
Pra mim este é um filme ridiculamente mal feito.
É um filme mais indicado pra quem é sentimental.
Eu amo interestelar, principalmente pq amo astronomia. O nolan é realmente um genio. E a trilha sonora fo hanz Zimmer ❤❤❤
O problema é que foi vendido como um possível novo 2001, o grande público que tem pouca noção de ciência acha tudo coerente e vários comentários na época, não gostou porque não entendeu, kkkkkk. Sabe? Eu gosto muito de gravidade, mas aquela cena em que o astronauta se solta das fitas para salvar a outra astronauta me incomoda demais.
Ninguém questiona um livro fictício, mas se for um filme o mundo caí. Nos poupe.
Cara é impressionante o que você falou, é exatamente o que eu falo, sobre quando sabemos que um filme é claramente fictício, não incomoda. Já arranjei discussões em comunidades de astronomia justamente por isso. O que 'deixei de gostar' desse filme é justamente pela grande quantidade de fãs que tratam essa ficção científica como ciência real, nas redes sociais etc, como se dar cavalo de pau com uma nave na beira de um buraco negro fosse uma possibilidade. Pessoalmente prefiro muito mais Perdido em Marte, alias se puder comentar sobre Perdido em Marte seria legal. Prefiro porque uma base em outro planeta é algo mais palpável, plantar batatas em uma estufa com condições adequadas também. Sem contar que a trilha sonora sai da space music em todos os filmes espaciais, e principalmente pelo aspecto humano do filme Perdido em Marte.
Tenho um livro muito interessante do David Grinspoon, "Planetas Solitários", que é sobre a vida em outros planetas. recomendo muito.
Juliano, seria interessante se abordasse os Sófons dos livros do Problema dos 3 Corpos.
Juliano, respeito o seu ponto de vista.
Eu acho Interestelar um excelente filme. E me rendi a licença poética do autor/diretor. Como ainda não existe nenhuma evidência do que pode ocorrer após o horizonte de eventos. E diante de todas as descobertas da ciência até o momento sobre as forças existentes no Universo:
Força nuclear forte, força nuclear fraca, gravidade e o eletromagnetismo. O autor/diretor viu a necessidade em acrescentar mais duas, o pensamento e o amor. Realmente sensacional.
Só um adendo, a cena do video dela falando com ele com a mesma idade que ele, é a mais emocionante do filme, nem vou pedir opinião.
Falou tudo, parabéns! Quando eu assisti na época, eu também não gostei do filme por razões similares às tuas
O filme é maravilhoso! Não acho que seja um filme sobre ciência. É baseado em ciência com um romance pra justificar a urgência em sair do planeta. Não tem como prever exatamente oq deixaria o planeta naquele estado, logo, foi inventado. A ciência que quiseram mostrar correta é sobre a relatividade e a aritmética do Gargantua.
Hipercubo na estante foi muito nada a ver. Telepatia teria sido mais suave.
Eu sempre me incomodei com a lógica da viajem após passar o buraco de minhoca, eles simplesmente viajam de um planeta para o outro muito rápido e a dilatação temporal só ocorre no planeta de Miller. Mas agora você me incluiu outras diversas questões para incluir. Agora vou ter que verbo filme pela milésima vez, droga!
Cara eu realmente gostei dessa versão alternativa com uma missão de resgate
Gosto também do filme "A chegada " do Dennis Villeneuve.
O fim de A chegada acaba com o filme. A consciência dela precisa ir para o futuro para descobrir algo no presente? Ah, por favor...
Se assim for guerra dos mundos ganha de longe com Tom Cruise e a mesma já deu problemas na década de 50/60 a uma certa rádio americana 😂
@rogeriorei2461 , não entendi teu comentário, de vdd. O q uma coisa tem haver com a outra ?
@@cristianoflorentino8559 , não . Os aliens só vieram ensinar uma linguagem não linear, ou seja, torna o tempo não linear, a doutora linguística quando aprende a língua deles, pode ver o futuro e os eventos q afetam a sua vida . Eles só vieram nos presentear .
@@fabiobinho8747 o livro de Orson Wells,a série de TV do mesmo e finalmente o filme,ou seja é já mítico e foi o primeiro a mexer com isto 🧠 depois vêm o livro de Carl Sagan e o filme "Contacto" o "Interestelar" quis chegar ao mesmo patamar, quanto aos outros uns são da cultura pop como alien e predador e de vez enquando sai um de aliens onde o "Dia da independência 1" na altura deu um êxito colossal no cinema!
Para mim, um conto de fadas bastante arrastado e tedioso (e sim, sou louca por ficção científica e capaz de suspender a descrença sempre que faz sentido). E quanto ao famoso "amor fantasioso", não amamos as pessoas que se foram, amamos as lembranças que temos delas e o que sentíamos perto delas (ou seja, egoísmo disfarçado). Em resumo: Interestelar conseguiu me desagradar do começo e meio até o fim. Que feito espantoso.
Eu amo interstelar, assisti domingo no cinema. 👏👏👏👏👏
a ignorância é uma benção as vezes.. muitas vezes kkkkkk
Dispenso essa bênção da ignorância. Prefiro sofrer. Não quero ser commo um mosca q vive feliz por no máximo um mês até ser devorada por um sapo.
@ajinacios acho que essa preferência é comum entre os seguidores do canal 😄
O filme teve que dispensar o rigor cientifico pra que o roteiro não ficasse sem graça.
Como ja falaram é ficção, não um documentário....
Faltou falar mais sobre o oceano e as ondas gigantes irreais.
Faltou comentar a gravidade no planeta perto de Gargantua : quanto pesaria um humano, e a nave, iria decolar ?
No planeta próximo de gargantua a gravidae é parecida com a da terra. O que altera o tempo não é a gravidade do planeta mas a do gargantua.
Essa parte incomodou bastante. A nave (daquele tamanho) jamais teria energia para sair da órbita do planeta, mesmo que a gravidade fosse igual à da terra. São necessários foguetes imensos aqui p fazer isso, e a nave tem propulsão química, igual aos foquetes convencionais. E essa conta dá p fazer numa folha de papel com matemática e física do ensino médio. Mas o filme é uma bela história de amor!
@@JesseJamesMatosSoare Ainda assim a nave não conseguiria nem entrar em óbita, ficariam presos no planeta, mesmo que a gravidade fosse igual à da terra. Se a nave, daquele tamanho, tivesse algum tipo de propulsão exótica, talvez, mas no próprio filme diz que é convencional. Basta olhar o tamanho dos foguetes aqui só p entrar em órbita! O filme ainda ajuda a refletir sobre isso quando fala da terceira lei de Newton, enquanto ejetam (outro desconforto aquela ejeção sem impulso).
@@JesseJamesMatosSoare Mas o que altera o tempo é a dobra no espaço tempo , curvatura essa que só é possivel com muuuuuita gravidade. Se não houvesse influencia da gravidade de gargantua no planeta, então não existiria a curvatura no espaço tempo e diferença relativista de passagem do tempo. O filme não resolve isso, só vai empurrando, e nem se ocuparam com o efeito maré no planeta .Aliás , tempo não existe, o que existe é movimento, ditado pela gravidade e velocidade. Porisso, num buraco negro o "" tempo" para, pois o movimento atomico desacelera devido a gravidade.
Já eu tenho uma percepção diferente de interstelar. Cada vez mais que eu assisto, fico mais convencido: Um filme apelativo com as questões afetivas, cheio de clichês e cheio de plágios de 2001/Stanley Kubrick, musica irritante, falhas técnicas... um planeta orbitando um buraco negro e possui oceano...Não há um lugar mais perigoso que as imediações de um buraco negro. E o final do filme.... a moça recolhendo as informações de resolução das equações via código Morse pelos ponteiros de um relógio.... Alguém virou para o Nolan e disse que o filme tinha que acabar logo porque estava muito longo, maçante e o orçamento havia acabado.... daí ele meteu os pés pelas mão de vez e fez essa piada de mal gosto....
ei, é só um filme. relaxa
@ Exatamente, é só um filme. Não pode achá-lo ruim?
"Suspensão da descrença", bom saber que tem um nome essa minha condição de pensamento. Obrigado.
Um ninja minúsculo e invisível cortou cebola perto do meu olho, justamente no momento em que ouvi a sua sugestão de como seria se o roteiro fosse sobre resgate do pai. Que lindo seria
O que me incomoda nesse filme é a dramaticidade exagerada do ator e seu egoísmo em fazer tudo aquilo apenas para salvar sua filha. Cara chorão demais. O restante não me incomodou.
Kkkk imagina se ele não pensasse na filha...
Haverá continuação do Livro A Segunda Aurora?
Já está pronta há dois anos! Só estou esperando uma boa oferta da editora para publicar!
Resumindo, Interstelar é um filme que enche de orgulho a comunidade científica. Dos físicos e astrofísicos. E a comunidade noveleira. Das cenas de emoção que precisam de piano no fundo musical. Mas enche de tédio quem sabe a vida é cheia de ironia, surpresa e imponderabilidade, assim como a Ciência como um todo. E que explorar isso deveria ser a função da arte.
Respeito a sua opinião, mas não concordo. Se você for procurar "furos científicos" em filmes de ficção científica, vai ser o que mais vai encontrar. Na minha opinião, se você julgar todos os filmes de ficção científica como julgou Interestelar neste vídeo, literalmente vai ser o "chatão do rolê e provavelmente não vai gostar de nenhum filme.
Em pelo menos uma coisa concordamos, Interestelar é sobre o amor de um pai com uma filha.
E mesmo discordando da sua opinião nesse caso de Interestelar, sou fã do canal. Continue com os excelentes vídeos.
Ele explicou porque seria rigoroso especificamente com esse filme.
Exatamente
Interestelar realmente está mais para fantasia do que SciFi.
Finalmente vejo alguém que concorda comigo em relação a este filme. Me sentia um alienígena vendo todo mundo idolatrando ele e somente eu achando fraco.
Nunca entendi porque idolatravam tanto essa porcaria. O filme é totalmente cliche, e no final o cara fala com a filha através do "amor" do buraco negro, seja lá o que seja isso. Um lixo.
Somos muitos. É um filme piegas e cheio de furos (que até relevaria não fosse tratado como cientificamente correto).
@@jorge_781É uma novelinha piegas. A Chegada é muito mais filme. Contato então nem se fala.
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924Exatamente, já começa pela "viagem no tempo", no caso, ao passado. Isso nunca existirá pq o simples fato de voltar no tempo e interagir com o passado altera o futuro, um paradoxo estruturalmente sem solução. Além disso, muitos só dizem gostar do filme para pagar de intelectual, mesmo que inconscientemente.
O problema é que foi vendido como um possível novo 2001, o grande público que tem pouca noção de ciência acha tudo coerente e vários comentários na época, não gostou porque não entendeu, kkkkkk. Sabe? Eu gosto muito de gravidade, mas aquela cena em que o astronauta se solta das fitas para salvar a outra astronauta me incomoda demais.
Oq eu senti falta no filme foi o efeito espaguetificacao
Muito interessante a análise, e o roteiro q você sugeriu.
Nunca fui muito fã.... apesar de amante de ficção científica...agora me esclareceu mais ainda...sempre achei que aquele planeta não deveria estar ali..
Já ia parando no minuto 2:37 "não é assim que a Evolução funciona": não é assim nem de jeito nenhum. A seleção natural o máximo que consegue é operar alguma adaptação, gerar vida a e a biodiversidade do planeta? Nunca provado. Vou continuar mais um pouquinho.
Quando se critica algo que as pessoas gostam, as pessoas ficam revoltadas hahaha! Gosto muito do filme Interestelas e entendi muito bem a sua crítica. Além disso, com esse seu vídeo, aprendi muitas coisas novas (como sempre). Cara, você é espetacular. Sem dúvidas o melhor canal do youtube! Parabéns!
Quer assistir uma análise cinematográfica e menos científica desse mesmo filme?
"Interestelar não foi feito para nós" - Jurandir Gouveia mostra a beleza das intenções do diretor para além de aspectos científicos, como é mostrado em 13:08 nesse vídeo.
ua-cam.com/video/S8Y3LMGKsg4/v-deo.html
Eu vi o vídeo dele, muito foda ele explica de maneira cirúrgica, Interestelar é espetacular meu preferido.
As pessoas esquecem que o filme é um filme. E esse é um BOM FILME. A Cientificidade é apenas uma acessório na narrativa .
Vou discordar de vc juliano pra min interestelar é o melhor filme de ficção da historia.
A cada dia você se torna um ator melhor. Como vinho melhora com o temposl!
Eu não chegaria ao ponto de dizer que não gosto, mas na minha opinião não é essa obra prima toda que muitos dizem ser.
Que vídeo foda! Amo Interestelar, uma coisa me incomoda muito, o reencontro tão raso no final do filme.
INTERESTELAR É PARA FILMES DE FICÇÃO COMO "RASTRO DE ÓDIO " É PARA OS FILMES DE FAROESTE.
o pior do filme, justamente é o fato de ser uma história de amor e é exatamente o que te fez gostar um pouco 😅 fora que o que me fez não gostar é a questão de não haver uma causa primária onde as ações do personagem no futuro o levam a iniciar a história no passado e é aí que passa a ser mais um besteirol cliché
Um filme de ficção científica que eu assisti e não entendi foi "O Enigma do Horizonte" (Event Horizon). Assisti no cinema, e achei muito doido.
De alguns anos pra cá , eu não consigo assistir filmes de ação, por que são muito exagerados na mentira .
Interestelar foi sensacional, mas Contato de Carl Sagan foi mais sensacional ainda!
"Contato" é muito, muito superior... E o livro, mais ainda do que o filme! Já leu?
@@JulianoRighetto Ainda não li o livro, deve ser delirante. E em falar em livro, após assisitr esse seu video com críticas extremamente bem fundamentadas, fiquei muito interessado em ler seu livro, será meu próximo!
@ boa! Quando comprar me lembra desta nossa conversa pra eu escrever uma dedicatória bem legal!
@@JulianoRighetto como faço para que ele venha com a dedicatória? posso comprar direto com vc?
@@rodrigolucena1698 você pode comprar por este link: www.mercadolivre.com.br/a-segunda-aurora-de-righetto-juliano-editora-chiado-books-capa-mole-em-portugus-2019/p/MLB19371747#reviews
Independente disso tudo, amo esse filme!
Assisti novamente, no cinema!❤
👏👏👏amei o vídeo, já tinha falado pra vc que não tinha gostado do filme , que tinha dado um nó na minha cabeça, vou assistir de novo, tentar assistir sob outro olhar!
Heheheh! Legal, Antonia! Depois me conta o que você achou!
Interestelar e o melhor filme de ficção cientifica que eu ja assisti pois alem dele ser otimo ele foi o ultimo filme que eu assisti com meu pai e com minha mãe e o primeiro que eles dois gostaram, outros filmes sempre um dos dois não gostava e o outro gostava, ja esse filme o primeiro filme unanime, o unico q conseguiu agradar o gosto da minha mãe e do meu falecido pai ao mesmo tempo.
Sugiro você ver a mais recente trilogia de Star Trek. Você que gosta de ficção científica, vai adorar... 😃👍
Porque mete muita dramatização humana e não só naves espaciais a disparar lasers,ou seja menos ação e mais dramatização!
@@claudineicordeirodesousasó mesmo para passar o tempo!
Concordo amigo.
É piegas. Nem se compara a clássicos da ficção científica.
A suspensão da realidade não foi capaz de me deixar assistir por mais de cinco minutos.
E olha que nem gosto tanto desse filme.
Boa sorte no próximo vídeo,pois com esse aqui ganhou um 👎
8:50 - Uma indagação q tenho: se o buraco negro engole tudo, de onde vem a luz que está ao redor dele? E como é que ele sugou tudo ao redor, menos o planeta de Muller que ainda está lá?
de uma procurada sobre "buraco negro - horizonte de eventos" vai tirar suas duvidas^^
Faz análise do filme "A chegada" .
Fui ver ontem no cinema ja tinha visto umas 3 vezes na tv mais n resisti quando vi que ia ter reprise aqui na minha cidade e a assistir no cinema foi magnifico
Eu concordo com vc, senti um desconforto no argumento inicial para que o filme se justificasse. Senti isso tb no filme Sunshine alerta solar, o argumento inicial é em todo o resto do filme me incomodou. No casa do Interestelar, como no SunShine relevei e amo os dois. A fotografia, atores, música, principalmente as músicas, amei. Mas assisto alguns filmes com a suspensão do juízo 😂😂😂😂😂 vou para me divertir, assim como em Divertidamente 😂😂😂😂
É um filme lindo sob o aspecto emocional, cientificamente há muito o que debater e que bom que ciência continue a ser debate e não dogma, os maiores vilões desse filme são dogmas que por se alegarem pragmáticos põe a própria ciência em risco.
Se a praga come milho nao seria mais facil diversificar as plantacoes??? Pra mim ja começou ai o B.O
A praga come várias plantações. No filme falam que ela acabou com o quiabo e estava prejudicando outros cultivos.
Caramba cara, ninguém desse canal assistiu o filme? Querem pagar de criticos sem nem conhecer o básico do filme kkkkk
Interestelar é igual quiabo. Ou você ama ou você odeia. Interestelar eu amo, quiabo eu odeio.
Interestelar e A Chegada são dois filmes absurdamente bons.
O fim de A chegada acaba com o filme. A consciência dela precisa ir para o futuro para descobrir algo no presente? Ah, por favor...
A chegada é como comunicar com uma civilização mais avançada que vê o tempo como um só sem passado, presente e futuro!
@@cristianoflorentino8559uma civilização mais avançada em termos de comunicação vê o tempo liniar,ou seja de forma quântica!
@@cristianoflorentino8559 é exatamente isso que torna o filme interessante, muita gente fala da hipótese da linguagem mostrada, mas tem outra.hipotese interessante de fundo (que inclusive interestelar se baseia): o universo de bloco esse é o verdadeiro charme de "A chegada"
@@cristianoflorentino8559
Gostei do filme "A chegada", mas não gosto dessas mensagens do tipo "Mesmo sabendo que vou me f. muito, ainda quero viver tudo isso."
Chega a ser burrice.
fui assistir esse filme no lançamento, amei, mas realmente ele exagera na fantasia, dizer que ele é cientificamente correto realmente é ser forçado de mais, tem varias outras coisas que tambm fogem da logica. ele é um filme bom, de ficção igual a star treck e starwars
Se chegar perto de um whole a distorção do tecido ja destruiira a computação das particulas no estado que temos aqui afastados do whole e o tempo muda perto de um burraco negro devido a distorção do espaço que altera a computação das particulas, tempo nada mais é que a computação da entropia do espaço/particulas
Excelente análise. Discordo apenas da afirmação de que ,se Interestelar fosse "vendido" como um filme sobre o amor de uma filha pelo seu pai ,o filme teria um impacto e um reconhecimento ainda maior.
Toda "VERACIDADE CIENTÍFICA" que o filme prometia ao ter Kip Thorne como consultor e produtor executivo foi o criou o HYPE gigantesco entre os fãs de ficção científica.
O que eu acho mais absurdo é que a dilatação do tempo só ocorre na superfície do planeta e não ocorreu na nave que ficou em órbita, mesmo qua a nave estivesse a mesma distância do buraco negro que o planeta. A relatividade não permite esse efeito de ligar e desligar a dilatação temporal.
a cada analise sua que assisto mais te admiro .
Discordo sobre uma possível história do resgate. Se considerarmos o rigor científico, não valeria a pena ir resgatar uma pessoa , mesmo sendo um vida importante, num planeta orbitando um buraco negro.
Juliano, faz um vídeo sobre a série expanse. E a ciência por trás dela. Acho bem interessante
Não acompanhei o marketig do filme pra dizer que ele se vendeu como cientificamente correto. Fui assistir na época sem saber detalhes, e foi uma experiencia fantástica. Fato é que a ciência em Interestelar é pano de fundo. O filme é sobre amor entre pai e filha. É um drama com ficção científica, e não o oposto. As incoerências científicas (de fato algumas bem gritantes) não me incomodaram tanto.
Adoro críticos. Ganham notoriedade em cima das obras alheias. Diretor ganhador do Oscar e consultoria de roteiro de ganhador do Nobel. Não existe obra perfeita, amo ciências, mas para mim grande filme.
Respeito sua opinião. Devo dizer que Interestelar é admirado não apenas por ser um baita filme, mas por que os físicos e astrônomos assinam embaixo sobre a fidelidade e qualidade técnica desse filme.