Infelizmente os exemplares que eu tinha para enviar acabaram! Você pode, porém, comprar sua "A Segunda Aurora" direto na editora: www.livrariaipedasletras.com/pd-86d326-a-segunda-aurora-juliano-righetto.html?ct=&p=1&s=1
estou na minha cozinha lavando os pratos, e acabei me batendo nesse video , estou encantadaaaaaaa com a forma de ensino desse professor* o modo simples e paciente de ensino..sou totalmente leiga no assunto ,mas amando aprender todas essas imformaçoes 🥰....quanta sabedoria e perfeiçao no creado
A Ciência não é uma entidade em si. É um fruto de conhecimentos adquiridos pela Humanidade através dos tempos. E não podemos colocá-la em um pedestal de divindade. No passado, a Ciência acreditava no racialismo, por exemplo
Muito bom o vídeo. Eu sou pesquisador na área (especificamente no setor eletrofraco). Apenas uma pequena correção em 8:45: os bósons não são caracterizados por ausência de massa. Até porque o W, Z e o Higgs possuem massa e, em geral são muito massivos.
Vídeo espetacular, explicou as partículas como nunca havia visto! De maneira muito clara e que captura o interesse com um toque de descontração, ficou uma fórmula perfeita e ainda por cima, despertou o interesse pelo seu livro. Mais um inscrito. Continue nessa linha, só temos a agradecer.
parabens Juliano, qdo mencionasse fui direto ao mercado livre, deve ser uma historia muito interessante, infelizmente não tenho condições ainda de adquirir teu livro, tenho outras prioridades mas vai ficar registrado pra comprar assim que possivel, esse video do boson foi muito informativo parabens....
Não sei como alguém pode olhar pra isso e pensar que veio do nada ou por uma grande expansão. Altere uma casa infinitesimal de alguma subpartícula e o universo colapsa. Acredito que teve uma mente pra arquitetar tudo isso, é muito perfeito!
Mas por fazer sentido, com interações perfeitas, é que leva ao pensamento contrario: existimos porque as forças foram se agrupando devido a mecanismos complexos de interações, que foram pouco a pouco moldando a realidade. Não consigo ver necessariamente uma mente por trás disso tudo. Mas enfim, queria ter a sua fé. Precisamos de crenças, pois nos fazem bem, e dão sentido à existência. Tenha um final de semana maravilhoso
Não sei como alguém pode achar que existe um criador de algo ja extremamente complexo, sem perguntar de onde veio esse criador que certamente seria muito mais complexo que sua criacao. Não, seu criador não só não existe, como é desnecessário, pior, só serve para acrescentar mais complexidade ilusoria, no caso, a algo que ja é um enorme mistério. Um dos agravantes é que o problema sequer é definido, haja vista que cada um imagina uma suposta celebridade divina a seu bel prazer, afirmando que o seu é o único verdadeiro, mas nenhum deles apresenta sequer a mínima evidência para ao menos sabermos do que estamos falando. Quanto ao argumento da perfeição e ajuste do universo, desculpe e no mínimo ingênuo, mas deixa para lá ,
"God dammed" é só uma expressão idiomática comum que não tem mais nenhuma relação com "deus", mas o editor teve uma sacada que ele sabia que sempre que vc colocava "deus" em algo, as pessoas começam a comentar negativamente, gerando marketing gratuito, aí o autor aceitou a sugestão e ficou
Já ia falar isso. Ia até tentar ‘traduzir’ ou pelo menos encontrar alguma expressão similar, já que essa expressão não tem uma tradução concreta. Não encontrei nada parecido. Mas não sei por que me lembrei quando o Popeye dizia : “macacos me mordam”. É tipo isso, é só uma expressão.
A história mais precisa é que no artigo, foi escrito "goddamned particle" (maldita partícula), por ser difícil encontrar essa partícula. Ao reproduzirem o que ele escreveu, riscaram a parte escrito "dammed", deixando apenas "god", ficando "god****** particle". Foi ai que um editor viu e começou a chamar assim.
Toda a complexidade do universo e da vida, suas leis, suas constantes, suas relatividades, seus absolutos, o ajuste fino de tudo isso, não deixa dúvida nenhuma que é um absurdo crer que o acaso foi capaz de ordenar tudo isso. Disse Louis Pasteur "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."
Comprei o livro há algum tempo com a dedicatória. Já li. Comentei outro dia que gostei muito! Vale muito a pena! A estória é envolvente e as sacadas de ficção embasadas na ciência, muito consistentes. Recomendo.
Esse é com certeza um dos canais de ciência que mais admiro. A narração é bem feita e dá a impressão de que realmente fala conosco não superficialmente; parece que realmente deseja nosso entendimento. Tudo visto por aqui parece filosófico. Desejo a você todo o sucesso que deseja e também espero que você possa propagar muito conhecimento!
Juliano. Com certeza vou ler seu livro. Além de achar excelentes suas explicações no canal, é sua uma das mais geniais frases que adotei como referência na minha vida: "Somos míopes porque somos breves". Essa frase tem a genialidade de ser simples, mas gigante em abrangência. Em breve ela estará tatuada em minha pele. Obrigado!
Continue com seu conteúdo de qualidade. Amo ver seus vídeos após chegar cansado depois de um dia corrido. Sua narração, as imagens, as explicações, tudo excelente. Um grande abraço, e obrigado por mais um vídeo!
Mais um vídeo excelente! E eu quase acertei o tema... Hahaha Acabei de comprar o livro, Juliano! Já aguardo sua chegada ansiosamente! Um forte abraço..
Muito bom vídeo! Temas e Narrativa Edificantes para a vida! Entre os que vi no seu canal, incluindo os short videos, foi o melhor que eu assisti. Fez-me lembrar do Professor Carl Sagan, narrando o Cosmos na década de 80! Alguns vídeos dele estão disponíveis no UA-cam. Muito grato pelas explicações👏🏻👏🏻👏🏻🌠🔭📡🔬✏📝🙏!
Tudo muito interessante e mais ainda sua didática para explicar o que para leigos seria impossível de tentar compreender .... parabéns, graças a vc hoje me sinto um pouquinho menos burro!
Que texto incrível, Juliano! Você é um ótimo escritor! Vou comprar seu livro. O texto já sei que é impressionante, agora quero saber se criatividade pra escrever um livro, esta nesse nível tambem!
Acompanho seus vídeos apesar de não entender sobre o assunto mas sinto vontade de aprender pois acho muito interessante tudo o que envolve ciência, parabéns pelo trabalho
Boa tarde Juliano! Você conseguiu descrever o “Éter de Anaximandro” em oposição à matéria bariônica e suas interações, ao menos as que já conhecemos. Talvez um vídeo com o tema: “O nada não existe” seja um assunto para colocar envolvendo física e filosofia entremeados. Parabéns por este excelente vídeo sobre o Bóson de Higgs.
Olá Juliano, boa tarde! Parabéns pelo livro e pelo vídeo! Considero-me leigo no assunto de física, mas tentando juntar os pontos, às vezes tenho algumas perguntas como: O elétron poderia funcionar como uma espécie de hélice de um avião, fazendo o átomo se movimentar, sendo atraído para a Terra, por exemplo? O campo magnético, ou algo do gênero, funcionaria como o ar para o elétron, nesse pensamento? Seria possível congelar um átomo a ponto de paralisar o movimento dos seus elétrons? Se isso fosse possível, a força da gravidade seria anulada para este átomo? Seria isso que explicaria a levitação de alguns materiais, que vemos, em alguns experimentos, quando expostos ao frio extremo sobre uma superfície específica? Será que isso seria o princípio da gravidade? Obrigado e sucesso!
Sua didática foi fantástica! Parabéns aos envolvidos no canal ! Ótima dicção também , conteúdo que agrega conhecimento é raro ! Quando eu ficar rico comprarei o livro ! Rrsrs paz e bem !
Bahhhh que vídeo maravilhoso véi, serio, mesmo estando no modo easy fica embaçado de entender pra quem é iniciante, vou mostrar pra minha mãe, primeira coisa que vai dizer quando perceber que não entende nada será “que histórinha em, deus que fez tudo” hauahahahhaha Tá explicado pq é mais fácil acreditar em deuses!
Fui comprar pelo mercado livre e o anúncio já foi pausado. Fiquei triste por um lapso de segundo, mas fiquei feliz, imediatamente depois, em saber que a divulgação surtiu efeito. =] Vou ficar de olho pra quando liberar!
Faça um vídeo falando sobre a questão dos sentidos, como podemos sentir alguma coisa? Tem uma coisa que é mais intrigante ao meu ver, e que talvez tenha muito a ver com o que você diz. Pra mim o maior mistério nem é a criação do universo em si. Pra mim o maior mistério são os nossos sentidos, a vida e a consciência! Já pararam para pensar que não deveríamos sentir nada, nem ver, nem ouvir e etc. O que explica o fato de sentirmos, vermos, ouvirmos e etc ? Se somos feitos de matéria e átomos, e matéria pela lógica não sente nada?????? Aí algum biólogo ou neurologista vai dizer que isso é o processamento que existe no cérebro! Sim, existe esse processamento, mas pera aí, processamento são elétrons indo de um lado pro outro! Como que isso pode sentir alguma coisa??????? Se fosse assim, um processador de computador sentiria alguma coisa. Já viu algum processador gritar ai ao ser martelado????? rsssssss A dor por exemplo é algo que me impressiona muito, é a pior coisa que existe quando é extrema, ninguém quer ser torturado ou sentir uma dor terrível de dente! Aí vem a pergunta, porque a dor é tão insuportável e provoca desconforto, se somos feitos de átomos e átomos não sentem nada??????? Ninguém até hoje conseguiu responder isso! É igual a visualizar as coisas, onde termina a formação das imagens que vemos???? No cérebro? Sim, mas quando chega no cérebro vai para onde????? Uma vez um grande cientista disse uma coisa fascinante: "Nós somos a forma que o Universo encontrou de ver a si mesmo". Isso é verdade, mas como ele consegue ver a si mesmo, se átomo não deveria ver nem sentir nada????? Esse pra mim é o maior mistério, e sem querer entrar em questão religiosa, talvez seja aquilo que chamamos de alma ou espírito, ou seja, esse nosso eu interior que nos faz sentir e termos uma identidade única..........
Adoro esses vídeos. São maravilhosos e super didáticos. Mas não são os gregos que estavam filosoficamente errados ao definir os átomos. Foram os cientistas do século XIX que se apressaram em chamar cientificamente de átomo aquilo que não era a definição filosófica mais fundamental.
Every effect needs a cause, nothing comes from nothing. For something to exist, there must always have been something that is eternal and capable of originating everything that exists.
No dia que a ciência conseguir fazer surgir algo a partir do nada, aí sim será irrefutável que não há a necessidade de um criador. Até esse dia chegar, e sabemos que nunca vai, a ciência será somente um conjunto de conhecimentos que limita-se somente a matéria.
Juliano, muito bom seu canal. Parabéns! Tive uma dúvida. Na explicação, os quarks e léptons mais massivos são breves e rapidamente se tornam em quarks e léptons menos massivos, correto? então as suas massas e e energias "perdidas nessa mudança são transformadas em que? são transferidas para onde? para quais partículas?
Obrigado pelos elogios! Quanto ao decaimento, depende da partícula... Mas, de modo geral, elas decaem para suas versões mais estáveis e emitem dois neutrinos (a massa e energia "perdida"). Abraço!
Passado o período das trevas do negacionismo e da anticiência no Brasil, voltamos à razão e ao conhecimento. Feliz dia em que a razão voltou ao nosso país! 🙏🙏🙏
Se "domesticarmos" esse tipo de interação com a matéria, caso seja possível, o controle da gravidade seria uma espécie "é logo ali". Aí sim poderíamos viver num mundo meio Star Trek, meio 2001 do Kubrick, com pitadinhas daquelas máquinas de regeneração e "cura quântica" (no sentido verdadeiro nesse caso😂) do filme Elysium. Será que assim a humanidade superaria suas mazelas ou seria tudo ainda pior como é no último filme que escrevi? Obrigado por me lembrar do meu maior Herói científico, o Faraday, tive um insight meio desgostoso enquanto escrevo, imaginando que se alguém como ele vivesse em nosso tempo (e devem existir uns poucos) ele muito provavelmente teria se tornado no máximo um youtuber de DIY científico, ou algo do tipo, porque acessar o Olimpo acadêmico e os seus recursos relativamente abundantes seria praticante impossível para alguém com uma história de vida análoga a dele. Enfim, nunca conferi, mas ouvi dizer que talvez até Einstein teria dificuldades, se nos baseássemos no número de publicações anuais dele, desconsiderando o impacto para além dos indicadores de produtividade que o trabalho dele teve, é claro, é uma comparação absurda, mas acho didática. Bom, escrevi demais, tarde fria, sozinho em uma cafeteria, sabe como é Eu me lembrei aqui: em que pé será que estão as hipóteses (pq teorias na minha humilde opinião, não são) da gravitação quântica? Será que estão sendo deixadas de lado desde a comprovação do Bóson de Higgs? Lembro que nos idos de 2010 havia um hype danado em super cordas, hoje em dia quase nem vejo mais nada na mídia de massas. Fica uma sugestão de tema para trabalhos futuros. Um abraço, Juliano. -- Rafael.
Valeu pela ajuda e pelas dicas, Rafael! Não sei em que pé estão as pesquisas mais avançadas, mas acredito que tanto gravitação quântica quanto supercordas continuam sendo estudadíssimas, não estão aparecendo na mídia porque não ocorreram novas descobertas recentes. Enfim... Abraço e mais uma vez obrigado!
🙋🏽pela sua competência diferenciada em abordar assuntos intrigantes, eu gostaria de sugerir um tema de vídeo. Conforme resumo: Analogias entre Jogos de Mundo Aberto e Física Quântica Dualidade Onda-Partícula vs. Renderização Partícula: Jogos: Renderizam objetos específicos apenas quando visíveis ao jogador. Quântica: Luz se comporta como partículas (fótons) em certos experimentos. Onda: Jogos: Efeitos ambientais contínuos como iluminação e sons. Quântica: Luz cria padrões de interferência, mostrando comportamento ondulatório. Gato de Schrödinger vs. Renderização Condicional Superposição: Jogos: Partes do mundo não são renderizadas até que o jogador as observe. Quântica: O gato está simultaneamente vivo e morto até ser observado. Colapso da Função de Onda: Jogos: Ao entrar em uma nova área, o jogo carrega e renderiza os recursos. Quântica: A observação define o estado das partículas. Conclusão A renderização em jogos de mundo aberto e os princípios da física quântica lidam com a gestão eficiente de informações, definindo a realidade emergente através da observação e necessidade.
. Às vezes é referido como o Caminho Direto, pois é o meio pelo qual vamos diretamente para a felicidade que é a natureza do nosso ser, em vez de através de um objeto como um mantra, a respiração ou um professor. Ramana Maharshi se referiu a isso como 'afiar a mente no coração'. Jesus se referiu a isso como ‘entrar no seu quarto, fechar a sua porta e orar ao seu Pai, que está em secreto’, ou seja, retornar a atenção ao seu ser e descansar lá em silêncio, sozinho” Rupert Spira.
Igual nossa constituição, na carta magna sempre há uma lei que neutraliza ou mesmo elimina a outra. Explica bem o caos em vivemos, no caso da ciência explica-se assim o caos que somos.
Pergunto: se o campo de Higgs existe e está por aí. Por que o seu Bóson somente aparece em eventos de alta energia? O foton, por exemplo, aparece em ambientes de baixa energia.
Muito bom... mas sugiro a conjugação correta do verbo "intermediar", na terceira pessoa do presente do indicativo: "intermedeia", e não "intermedia", a partir do 9:00.
Juliano, acho ótimos os seus vídeos e o modo lúdico com que vc explica a física. Mas neste vídeo, você diz que "os elétrons viajam pelos cabos elétricos ...", quando na verdade são os campos elétricos que fazem isso.
Um objeto sólido, como uma nave, envolto por uma bolha ou algum tipo de membrana feita de um material que não interage com o Bóson de Higgs, poderia acelerar até a velocidade da luz?
Infelizmente os exemplares que eu tinha para enviar acabaram! Você pode, porém, comprar sua "A Segunda Aurora" direto na editora: www.livrariaipedasletras.com/pd-86d326-a-segunda-aurora-juliano-righetto.html?ct=&p=1&s=1
estou no link mas não tem botão de comprar.
Tem uma tarja de ANUNCIO PAUSADO
@@agustiinho os livros acabaram! Eu tenho três exemplares “de reserva”, posso liberar um pra você, mas me avisa quando você for comprar que eu libero!
@@JulianoRighetto Tem como liberar mais uma também?
@@JulianoRighetto estou com o site aberto, amigo
estou na minha cozinha lavando os pratos, e acabei me batendo nesse video , estou encantadaaaaaaa com a forma de ensino desse professor*
o modo simples e paciente de ensino..sou totalmente leiga no assunto ,mas amando aprender todas essas imformaçoes 🥰....quanta sabedoria e perfeiçao no creado
Ciência é linda. Deveríamos valorizar mais a ciência.
A Ciência não é uma entidade em si. É um fruto de conhecimentos adquiridos pela Humanidade através dos tempos. E não podemos colocá-la em um pedestal de divindade. No passado, a Ciência acreditava no racialismo, por exemplo
Devemos valorizar a somente Deus o único que tem q ser glorificado
@@GrNch-pt6mi valorizar um amigo imaginário?
@@diegowashington5926 O fundador do Positivismo, tb tinha amigos imaginários. Acabou morrendo num hospício.
ela ja é valorizada, porém sem força para as pessoas que nao tem interesse em conhecimento!
Muito bom o vídeo. Eu sou pesquisador na área (especificamente no setor eletrofraco). Apenas uma pequena correção em 8:45: os bósons não são caracterizados por ausência de massa. Até porque o W, Z e o Higgs possuem massa e, em geral são muito massivos.
Vídeo espetacular, explicou as partículas como nunca havia visto! De maneira muito clara e que captura o interesse com um toque de descontração, ficou uma fórmula perfeita e ainda por cima, despertou o interesse pelo seu livro. Mais um inscrito. Continue nessa linha, só temos a agradecer.
Maravilhosa explicação!
Obrigada
Sensacional esclarecimento sobre Modelo Padrão das Partículas Elementares. Parabéns.
Está com 5 dias que descobri esse canal. Esse apresentador é show!.
parabens Juliano, qdo mencionasse fui direto ao mercado livre, deve ser uma historia muito interessante, infelizmente não tenho condições ainda de adquirir teu livro, tenho outras prioridades mas vai ficar registrado pra comprar assim que possivel, esse video do boson foi muito informativo parabens....
Vc é fantástico Juliano, que maravilha é o cérebro humano, que bom termos vc toda semana nos dando aulas excelentes como essa!
Excelente explicação, muito mais fácil aprender quando o mestre dá exemplos práticos e fala pausadamente.
Não sei como alguém pode olhar pra isso e pensar que veio do nada ou por uma grande expansão. Altere uma casa infinitesimal de alguma subpartícula e o universo colapsa. Acredito que teve uma mente pra arquitetar tudo isso, é muito perfeito!
Mas por fazer sentido, com interações perfeitas, é que leva ao pensamento contrario: existimos porque as forças foram se agrupando devido a mecanismos complexos de interações, que foram pouco a pouco moldando a realidade. Não consigo ver necessariamente uma mente por trás disso tudo. Mas enfim, queria ter a sua fé. Precisamos de crenças, pois nos fazem bem, e dão sentido à existência. Tenha um final de semana maravilhoso
Que comentário sensacional!!!
@@fernandomschagas1003
Esse argumento do ajuste fino não se baseia em provas, e sim na ignorância
Não sei como alguém pode achar que existe um criador de algo ja extremamente complexo, sem perguntar de onde veio esse criador que certamente seria muito mais complexo que sua criacao. Não, seu criador não só não existe, como é desnecessário, pior, só serve para acrescentar mais complexidade ilusoria, no caso, a algo que ja é um enorme mistério. Um dos agravantes é que o problema sequer é definido, haja vista que cada um imagina uma suposta celebridade divina a seu bel prazer, afirmando que o seu é o único verdadeiro, mas nenhum deles apresenta sequer a mínima evidência para ao menos sabermos do que estamos falando. Quanto ao argumento da perfeição e ajuste do universo, desculpe e no mínimo ingênuo, mas deixa para lá
,
@@fernandoc.dacruz1162 falou tanto e disse nada...
"God dammed" é só uma expressão idiomática comum que não tem mais nenhuma relação com "deus", mas o editor teve uma sacada que ele sabia que sempre que vc colocava "deus" em algo, as pessoas começam a comentar negativamente, gerando marketing gratuito, aí o autor aceitou a sugestão e ficou
Já ia falar isso. Ia até tentar ‘traduzir’ ou pelo menos encontrar alguma expressão similar, já que essa expressão não tem uma tradução concreta. Não encontrei nada parecido. Mas não sei por que me lembrei quando o Popeye dizia : “macacos me mordam”. É tipo isso, é só uma expressão.
A história mais precisa é que no artigo, foi escrito "goddamned particle" (maldita partícula), por ser difícil encontrar essa partícula. Ao reproduzirem o que ele escreveu, riscaram a parte escrito "dammed", deixando apenas "god", ficando "god****** particle". Foi ai que um editor viu e começou a chamar assim.
Ótima divulgação. Parabéns 🫵🏻👍.
Toda a complexidade do universo e da vida, suas leis, suas constantes, suas relatividades, seus absolutos, o ajuste fino de tudo isso, não deixa dúvida nenhuma que é um absurdo crer que o acaso foi capaz de ordenar tudo isso. Disse Louis Pasteur "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."
Incrível!!! Agora eu entendi de fato. 🤌🏻
Comprei o livro há algum tempo com a dedicatória.
Já li.
Comentei outro dia que gostei muito!
Vale muito a pena! A estória é envolvente e as sacadas de ficção embasadas na ciência, muito consistentes.
Recomendo.
Subscrevo seu comentário!
Muuuuuuuuuuuuito obrigado pelos elogios, Jesiel! Bom saber que você curtiu! Abração!
Esse é com certeza um dos canais de ciência que mais admiro. A narração é bem feita e dá a impressão de que realmente fala conosco não superficialmente; parece que realmente deseja nosso entendimento. Tudo visto por aqui parece filosófico. Desejo a você todo o sucesso que deseja e também espero que você possa propagar muito conhecimento!
Juliano. Com certeza vou ler seu livro.
Além de achar excelentes suas explicações no canal, é sua uma das mais geniais frases que adotei como referência na minha vida: "Somos míopes porque somos breves".
Essa frase tem a genialidade de ser simples, mas gigante em abrangência.
Em breve ela estará tatuada em minha pele.
Obrigado!
Parabens,vídeo bem didático e de fácil entendimento!
Continue com seu conteúdo de qualidade. Amo ver seus vídeos após chegar cansado depois de um dia corrido. Sua narração, as imagens, as explicações, tudo excelente. Um grande abraço, e obrigado por mais um vídeo!
Muito obrigado, meu amigo! Pela ajuda e pelos elogios! Abração!
@@JulianoRighetto Por nada!! Abraços!!
Eu já comprei o livro no início do ano. Excelente história.
Também comprei, e recomendo para quem não comprou ainda.
Cara, que explicação linda!!! Parabéns. Vou pedir licença pra mostrar esse vídeo pros meus alunos em sala!
Vai ser uma honra! Obrigado!
Adorei os bebês do início do vídeo. Aliás, só voltei aqui pra dizer isso. O vídeo todo está maravilhoso.
Mais um vídeo excelente! E eu quase acertei o tema... Hahaha
Acabei de comprar o livro, Juliano! Já aguardo sua chegada ansiosamente! Um forte abraço..
Eu entendi! Ajudou muito o exemplo da agua, parabéns pela didática e pelo trabalho!
Como sempre no capricho.
O livro é um complemento da sua narrativa perfeita no canal.
Sou professor de Química, esse é um dos poucos vídeos que realmente explica as partículas fundamentais.
Tem o canal Ciência Mapeada que é muito bom também.
Muito bom vídeo! Temas e Narrativa Edificantes para a vida!
Entre os que vi no seu canal, incluindo os short videos, foi o melhor que eu assisti.
Fez-me lembrar do Professor Carl Sagan, narrando o Cosmos na década de 80!
Alguns vídeos dele estão disponíveis no UA-cam.
Muito grato pelas explicações👏🏻👏🏻👏🏻🌠🔭📡🔬✏📝🙏!
Tudo muito interessante e mais ainda sua didática para explicar o que para leigos seria impossível de tentar compreender .... parabéns, graças a vc hoje me sinto um pouquinho menos burro!
Excelente vídeo muito pedagógico e instrutivo, ficou ótimo para ensinar meu filho. Muito obrigado e parabéns!!!
Que texto incrível, Juliano! Você é um ótimo escritor! Vou comprar seu livro. O texto já sei que é impressionante, agora quero saber se criatividade pra escrever um livro, esta nesse nível tambem!
Grande conteúdo!!!!! Verei muitos mais. Grato!!!
Eu acabei de vir do vídeo da evolução das aves do abc terra. Agora vou ter uma overdose de ciência... Meu, o quão apaixonado eu sou por ciência...
O conteúdo dos vídeos são maravilhosos e a forma como o Juliano conta, é ótima 😊
Fantástico pensar o que podemos descobrir de como são as coisas!
Né? Valeu mais uma vez por me ajudar! Abraço!
Acompanho seus vídeos apesar de não entender sobre o assunto mas sinto vontade de aprender pois acho muito interessante tudo o que envolve ciência, parabéns pelo trabalho
Parabéns pelo livro, pela produção e conteúdo do vídeo, você é um excelente apresentador e você vai longe meu amigo.
Explicação magnífica! Obrigado Juliano e equipe ❤
Parabéns pelo livro....👏👏👏
Vídeo incrível e bem didático! Parabéns! Eu já conhecia o canal mas por algum motivo aparecia que não estava inscrito. Me inscrevi de novo.
Parabéns! Obrigado!
Valeu !... e parabéns pela conquista !..🎉
Ótimo canal. Sempre aguardo ansioso o próximo tema. Quanto ao livro é excelente. Com dedicatória que o deixa mais especial. 😊
Boa tarde Juliano!
Você conseguiu descrever o “Éter de Anaximandro” em oposição à matéria bariônica e suas interações, ao menos as que já conhecemos.
Talvez um vídeo com o tema: “O nada não existe” seja um assunto para colocar envolvendo física e filosofia entremeados.
Parabéns por este excelente vídeo sobre o Bóson de Higgs.
Melhor vídeo que já vi sobre o tema!!!!
Olá Juliano, boa tarde!
Parabéns pelo livro e pelo vídeo!
Considero-me leigo no assunto de física, mas tentando juntar os pontos, às vezes tenho algumas perguntas como:
O elétron poderia funcionar como uma espécie de hélice de um avião, fazendo o átomo se movimentar, sendo atraído para a Terra, por exemplo?
O campo magnético, ou algo do gênero, funcionaria como o ar para o elétron, nesse pensamento?
Seria possível congelar um átomo a ponto de paralisar o movimento dos seus elétrons? Se isso fosse possível, a força da gravidade seria anulada para este átomo?
Seria isso que explicaria a levitação de alguns materiais, que vemos, em alguns experimentos, quando expostos ao frio extremo sobre uma superfície específica?
Será que isso seria o princípio da gravidade?
Obrigado e sucesso!
Sua didática foi fantástica! Parabéns aos envolvidos no canal ! Ótima dicção também , conteúdo que agrega conhecimento é raro ! Quando eu ficar rico comprarei o livro ! Rrsrs paz e bem !
Parabéns por todos conteúdos que você nos traz
Continue sempre assim
Deus te abençoe 👏👏👏
Bahhhh que vídeo maravilhoso véi, serio, mesmo estando no modo easy fica embaçado de entender pra quem é iniciante, vou mostrar pra minha mãe, primeira coisa que vai dizer quando perceber que não entende nada será “que histórinha em, deus que fez tudo” hauahahahhaha
Tá explicado pq é mais fácil acreditar em deuses!
Fui comprar pelo mercado livre e o anúncio já foi pausado. Fiquei triste por um lapso de segundo, mas fiquei feliz, imediatamente depois, em saber que a divulgação surtiu efeito. =] Vou ficar de olho pra quando liberar!
Eu te aviso, Filipe! Realmente foi muito rápido, eu não esperava acabar com o estoque que tinha! Abraço!
Faça um vídeo falando sobre a questão dos sentidos, como podemos sentir alguma coisa? Tem uma coisa que é mais intrigante ao meu ver, e que talvez tenha muito a ver com o que você diz. Pra mim o maior mistério nem é a criação do universo em si. Pra mim o maior mistério são os nossos sentidos, a vida e a consciência! Já pararam para pensar que não deveríamos sentir nada, nem ver, nem ouvir e etc. O que explica o fato de sentirmos, vermos, ouvirmos e etc ? Se somos feitos de matéria e átomos, e matéria pela lógica não sente nada?????? Aí algum biólogo ou neurologista vai dizer que isso é o processamento que existe no cérebro! Sim, existe esse processamento, mas pera aí, processamento são elétrons indo de um lado pro outro! Como que isso pode sentir alguma coisa??????? Se fosse assim, um processador de computador sentiria alguma coisa. Já viu algum processador gritar ai ao ser martelado????? rsssssss A dor por exemplo é algo que me impressiona muito, é a pior coisa que existe quando é extrema, ninguém quer ser torturado ou sentir uma dor terrível de dente! Aí vem a pergunta, porque a dor é tão insuportável e provoca desconforto, se somos feitos de átomos e átomos não sentem nada??????? Ninguém até hoje conseguiu responder isso! É igual a visualizar as coisas, onde termina a formação das imagens que vemos???? No cérebro? Sim, mas quando chega no cérebro vai para onde????? Uma vez um grande cientista disse uma coisa fascinante: "Nós somos a forma que o Universo encontrou de ver a si mesmo". Isso é verdade, mas como ele consegue ver a si mesmo, se átomo não deveria ver nem sentir nada????? Esse pra mim é o maior mistério, e sem querer entrar em questão religiosa, talvez seja aquilo que chamamos de alma ou espírito, ou seja, esse nosso eu interior que nos faz sentir e termos uma identidade única..........
A alma é a Responsável por todo o que sentimos. A explicação seria mais complicada, mas por falta de Espaço e tempo, isso é suficiente.
Vou comprar o livro, até quinta compro. Depois do problema dos três corpos comecei a gostar de livros de ficção.
Excelente esse vídeo!!!
Adoro esses vídeos. São maravilhosos e super didáticos. Mas não são os gregos que estavam filosoficamente errados ao definir os átomos. Foram os cientistas do século XIX que se apressaram em chamar cientificamente de átomo aquilo que não era a definição filosófica mais fundamental.
Seu vídeo é simplesmente PHODASTICO.
Parabéns.
Acabei de chegar e adorei o canal. Parabéns pelo seu conteúdo!
Que vídeo sensacional! Parabéns pelo conteúdo!!
Se vocês gostam dos vídeos, recomendo o livro. Juliano é bom dimaisssss. Eu estou aguardando os próximos desde que li o primeiro.
"Domesticar os elétrons"... adorei essa!
O nome desse canal é uma das frases interessantes que ja li.
Bom dia. Comprando o livro em 3...2...
Excelente, muito bem explicado!
👏👏👏👏👏 Muito bom o vídeo!
Parabéns pelo livro, Juliano!
Every effect needs a cause, nothing comes from nothing. For something to exist, there must always have been something that is eternal and capable of originating everything that exists.
Obrigado 🫂
melhor explicação do planeta!!!
Obrigado!
Você é incrível!
No dia que a ciência conseguir fazer surgir algo a partir do nada, aí sim será irrefutável que não há a necessidade de um criador. Até esse dia chegar, e sabemos que nunca vai, a ciência será somente um conjunto de conhecimentos que limita-se somente a matéria.
Mas a ciência da natureza nunca tentaram ir além do estudo da matéria. Você está confundindo as coisas
Esse é o tipo de notificação que eu gosto!!
Juliano, muito bom seu canal. Parabéns! Tive uma dúvida. Na explicação, os quarks e léptons mais massivos são breves e rapidamente se tornam em quarks e léptons menos massivos, correto? então as suas massas e e energias "perdidas nessa mudança são transformadas em que? são transferidas para onde? para quais partículas?
Obrigado pelos elogios! Quanto ao decaimento, depende da partícula... Mas, de modo geral, elas decaem para suas versões mais estáveis e emitem dois neutrinos (a massa e energia "perdida"). Abraço!
Passado o período das trevas do negacionismo e da anticiência no Brasil, voltamos à razão e ao conhecimento. Feliz dia em que a razão voltou ao nosso país! 🙏🙏🙏
Tá de sacanagem, né?
"Razão voltou ao país". Piadista.
Pra variar... Baita conteúdo loco véio! Parabéns pela excelência do teu trabalho por aqui. Abraço do RS.
Perfeita explicação
Consigo saber que foi uma otima explicação, mas, não consigo assimilar tantos conhecimentos cientificos.
Adoro seu canal. Sou seu fã. Parabens pelo conteudo.
Não sabia que pelo ML tinha dedicatória ou mesmo tava disponível, senão tinha aproveitado a última promoção pra comprar por lá 😢
Obrigado.
Se "domesticarmos" esse tipo de interação com a matéria, caso seja possível, o controle da gravidade seria uma espécie "é logo ali". Aí sim poderíamos viver num mundo meio Star Trek, meio 2001 do Kubrick, com pitadinhas daquelas máquinas de regeneração e "cura quântica" (no sentido verdadeiro nesse caso😂) do filme Elysium. Será que assim a humanidade superaria suas mazelas ou seria tudo ainda pior como é no último filme que escrevi?
Obrigado por me lembrar do meu maior Herói científico, o Faraday, tive um insight meio desgostoso enquanto escrevo, imaginando que se alguém como ele vivesse em nosso tempo (e devem existir uns poucos) ele muito provavelmente teria se tornado no máximo um youtuber de DIY científico, ou algo do tipo, porque acessar o Olimpo acadêmico e os seus recursos relativamente abundantes seria praticante impossível para alguém com uma história de vida análoga a dele. Enfim, nunca conferi, mas ouvi dizer que talvez até Einstein teria dificuldades, se nos baseássemos no número de publicações anuais dele, desconsiderando o impacto para além dos indicadores de produtividade que o trabalho dele teve, é claro, é uma comparação absurda, mas acho didática.
Bom, escrevi demais, tarde fria, sozinho em uma cafeteria, sabe como é
Eu me lembrei aqui: em que pé será que estão as hipóteses (pq teorias na minha humilde opinião, não são) da gravitação quântica? Será que estão sendo deixadas de lado desde a comprovação do Bóson de Higgs? Lembro que nos idos de 2010 havia um hype danado em super cordas, hoje em dia quase nem vejo mais nada na mídia de massas. Fica uma sugestão de tema para trabalhos futuros.
Um abraço, Juliano.
--
Rafael.
Valeu pela ajuda e pelas dicas, Rafael! Não sei em que pé estão as pesquisas mais avançadas, mas acredito que tanto gravitação quântica quanto supercordas continuam sendo estudadíssimas, não estão aparecendo na mídia porque não ocorreram novas descobertas recentes. Enfim... Abraço e mais uma vez obrigado!
🙋🏽pela sua competência diferenciada em abordar assuntos intrigantes, eu gostaria de sugerir um tema de vídeo. Conforme resumo:
Analogias entre Jogos de Mundo Aberto e Física Quântica
Dualidade Onda-Partícula vs. Renderização
Partícula:
Jogos: Renderizam objetos específicos apenas quando visíveis ao jogador.
Quântica: Luz se comporta como partículas (fótons) em certos experimentos.
Onda:
Jogos: Efeitos ambientais contínuos como iluminação e sons.
Quântica: Luz cria padrões de interferência, mostrando comportamento ondulatório.
Gato de Schrödinger vs. Renderização Condicional
Superposição:
Jogos: Partes do mundo não são renderizadas até que o jogador as observe.
Quântica: O gato está simultaneamente vivo e morto até ser observado.
Colapso da Função de Onda:
Jogos: Ao entrar em uma nova área, o jogo carrega e renderiza os recursos.
Quântica: A observação define o estado das partículas.
Conclusão
A renderização em jogos de mundo aberto e os princípios da física quântica lidam com a gestão eficiente de informações, definindo a realidade emergente através da observação e necessidade.
. Às vezes é referido como o Caminho Direto, pois é o meio pelo qual vamos diretamente para a felicidade que é a natureza do nosso ser, em vez de através de um objeto como um mantra, a respiração ou um professor. Ramana Maharshi se referiu a isso como 'afiar a mente no coração'. Jesus se referiu a isso como ‘entrar no seu quarto, fechar a sua porta e orar ao seu Pai, que está em secreto’, ou seja, retornar a atenção ao seu ser e descansar lá em silêncio, sozinho” Rupert Spira.
Para bens!!!!
Poxa, arruma mais alguns livros com dedicatoria! Adoraria comprar, não me importo de pagar mais caro
Ótima explicação!
ua-cam.com/video/ERazHT4dzV8/v-deo.html
um video SOBRE O COFRE DO LIVRO SEGUNDA AURORA
Q video fantástico! Parabéns!
Igual nossa constituição, na carta magna sempre há uma lei que neutraliza ou mesmo elimina a outra. Explica bem o caos em vivemos, no caso da ciência explica-se assim o caos que somos.
Isso é muita loucura! Até eu q acho q conheço física cheio de dúvidas. Gostaria ler um livro inteiro só sore essas partículas. Qual é o melhor?
Pergunto: se o campo de Higgs existe e está por aí. Por que o seu Bóson somente aparece em eventos de alta energia? O foton, por exemplo, aparece em ambientes de baixa energia.
Obrigado
Excelente trabalho!
Parabéns pelo trabalho 🙂
Que conhecimento!
Muito bom... mas sugiro a conjugação correta do verbo "intermediar", na terceira pessoa do presente do indicativo: "intermedeia", e não "intermedia", a partir do 9:00.
Já estava vindo fazer o mesmo comentário.
Juliano, acho ótimos os seus vídeos e o modo lúdico com que vc explica a física. Mas neste vídeo, você diz que "os elétrons viajam pelos cabos elétricos ...", quando na verdade são os campos elétricos que fazem isso.
vídeo incrível!!!
Valeu!
Disponha, meu amigo! E obrigado mais uma vez!
Muito bom!!!!
Um objeto sólido, como uma nave, envolto por uma bolha ou algum tipo de membrana feita de um material que não interage com o Bóson de Higgs, poderia acelerar até a velocidade da luz?