Curtiram o material, galera? Se sim, por favor, não esqueçam de dar o joinha e compartilhar com os amigos que gostam de mecânica, para o Alta RPM continuar crescendo e ganhando força! Valeu!! =)
Por conta do que eu disse no vídeo, Jonathas... Necessita de uma central eletrônica para analisar e cruzar dados e acionar o sistema. É bem complexo, para funcionar redondamente. Abs,
Boa tarde. Aqui em Portugal modificamos dos melhores turbos TGV para motores. Temos turbo a debitar + de 300cv em motor diesel. Temos TGV controlados por vácuo ou seja usando uma eletro válvula para o efeito. Em que a ECU tem o mapa de controlo da geometria. Ou por pressão nos carros sem centralina e que ainda usem bomba mecânica. Ai o TGV vai abrindo conforme vai fazendo mais pressão. Recomendo vc visitar Portugal e conhecer nosso recorde mundial em diesel FWD. Abraço
Ah, não acredito, eu pedi por isso em algumas lives antigas e veio!!! Obg Murta, desejo todo sucesso pra você!! Conhecendo você pessoalmente em Joinville, só confirmou que você é muito gente boa, e acima de tudo, "gente como a gente", do tipo que também se irrita com os arruaceiros acelerando os carros desnecessariamente... Abraços!!! EM TEMPO: Para com o cigarro, não vai te fazer bem a longo prazo!! Hahaha
Murtão você é o cara, admiro muito seu trabalho! As vezes a galera prefere investir em peças gringas do que comprar nacional. Você fazendo esse tipo de vídeo mostra que temos tantos produtos de qualidade quanto os gringos, fazendo com que a produção nacional receba apoio e credibilidade. Like !!!
ótimo sistema... o carro tem pegada em baixa e o turbo empurra até o corte, vi que este sistema é usado no super carro koenigsegg one:1 a turbina feita em impressão 3D muito interessante.
Que interessante esse sistema, legal ver uma empresa brasileira buscando por aprimorar cada vez mais seus produtos. Ótima explicação, eu adoraria ter um luminária assim... Abraço!
Caramba! !!! Qual vai ser o limite? Quando a gente pensa que já está no limite, que daí em diante não tem mais o que modernizar vem esses cérebros pensantes vão e mandam os limites lá para cima...
ehuahueh e olha que isso foi criado e utilizado pela primeira vez no fim da década de 1980, se eu não estou enganado! Imagina o que já não está no forno para o futuro...!
Estuda o troller TGV e seus mil problemas e tu vai ver que essa tecnologia por ser antiga, ainda apresenta falhas bem complicadas e irritantes. O tgv é muito bom, o problema está na aplicação. Mais partes móveis, mais locais para dar B.O.
Realmente muito interessante, especialmente onde mostra as aletas se abrindo e fechando, imaginava o funcionamento de outro jeito. Obrigado pela aula . Marcelo Confraria de Antigos de São Miguel Paulista SP
Ah, saudade desse conteúdo estilo "vídeo aula"! Até viajando o Murta não deixa de querer ensinar! Parabéns kra, didático como sempre! E eu ainda aprendi algo novo, pq não fazia ideia que isso existia xD
NA verdade.... Não é bem por aí, Moisés... o TGV completo é muito mais caro que um turbocompressor comum, e acertar todos os parâmetros de cruzamento de dados para ele funcionar bem não é tão simples assim... Mas que é legal, é! =) Abs!!
Ai sim Murta adoro esse tipo de conteúdo faça sempre que possível videos de como funciona, um diferencial enorme do seu canal além de vc ter uma ótima didática parabéns pelo belo trabalho como sempre.
Murta, desculpe a curiosidade. Estudamos bastante os sistemas de compressor e turbina durante nossos cursos de pilotos na VARIG. Esses princípios de volume e pressão variáveis em turbinas já é muito antigo na aviação. Ainda que existam sistemas antigos de geometria fixa, os de geometria variável são os mais utilizados atualmente. Ouvindo sua explanação sobre a variação de pressão na saída, em função da variação de ângulo (passo) das aletas (vanes) da turbina, me veio imediatamente a sensação de que o princípio mencionado por você está totalmente diferente do que se usa na aviação. Nos motores à reação, a variação do passo das aletas (variable pitch vanes) funciona exatamente ao contrário: quanto mais abertas (maior ângulo da aleta) maior o VOLUME de ar enviado para o compressor que, imediatamente, produz maior pressão para entrada no coletor de ar. Faz sentido?
Passei a tarde toda de hoje estudando esse sistema e, por ter a mesma lógica de funcionamento do que seria o sistema compound, acho que posso te falar a respeito do funcionamento. Quando o sistema fica próximo de fechar a geometria (pois não pode fechar por inteiro), a passagem dos gases na caixa quente acaba ficando estreita, tendo um menor volume e maior pressão. Assim, se adequando para rotações mais baixas. Quando a rotação do motor aumenta, as aletas do turbo terão de abrir. No sistema, conforme vão se abrindo, a pressão tende a abaixar e o volume de ar em deslocamento aumentará. Com tudo isso, a válvula Blow-off regula o ar que é canalizado na admissão (coletor). Como faz muito tempo de sua pergunta, espero que esteja bem. Em qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.
Quais as vantagens e desvantagens comparativamente a um sistema BiTurbo? Pelo que vejo a lógica é a mesmo...pressão em baixas e pressão em altas. Qual o melhor? Quais as diferenças?
Entendi bem? Sabe né, sou meio leigo nos paranauê. Então esse TGV faz com que o carro consiga trabalhar bem em baixas com ele fechando e depois trabalhar bem em média para alta abrindo? O Resultado é "quase como um supercharger"? Obrigado.
Fala murta, blz? Murta, estou com uma turbina com geometria variável a vácuo, consigo instalar em um AP 1.8? Serviria pra mim ou daria bronca pra acertar?
Eu quando for dar stg 3 no thp vou ir aí na Master vê se descolo um rotor e caixa quente maior e quem sabe um compressor com bypass na carcaça uma 46.42 roletada tgv igual dos wrc vai voar o pug
Até onde eu sei, Nilson, esse sistema é só para carros originais. Não conheço FT trabalhando com esse recurso. Mas tenho que pesquisar para não falar bobagens! Abs,
Então a cabeça fica como, já pensou, pegada da turbina abaixo de 3 mil giro rsrs, eu vi o vídeo e achei top, porque conhecimento nunca é de menos, abraço Murta
Parabéns pelo vídeo, Murta. Adoro os seus vídeos, só que eu tenho uma dúvida, é possível um motor biturbo com um ou os dois turbos sendo de geometria variável?
Murta, faz um como funciona sobre a suspensão do carro. Tipo no estilo dos vídeos sobre relação de marcha ou comando de válvula, já que tem várias coisas pra falar sobre isso também kkkk Acho que seria bem legal
Essa aí do exemplo é uma turbina da Hilux 3.0d4d com motor 1kd, conheço bem essa turbina, estou a 6 anos na marca, realmente é a cereja do bolo do motor da Hilux
Murta minha caminhonete é uma toy hilux sr5 1999 e eu quero colocar uma turbina, ela não é elétrica, é toda manual, inclusive a bomba do óleo diesel, essa turbina seria indicada, ela teria como ser colocada sem esse sistema elétrico sendo sem o acompanhamento ou auxílio de uma Centralina? Obrigado!
Shooow! Sempre me despertou a curiosidade esse sistema de geometria variável... Mas a gente vê mais isso em motores Diesel né? Ainda não vi aplicarem essa tecnologia em carros gasolina/etanol (ex: pegar um golzão como o vader e colocar uma TGV). Agora uma dúvida, pra usar a geometria variável, a turbina precisa ser monofluxo? Ou isso ainda pode ser aliado à uma turbina pulsativa? To aqui sonhando no quão rápido seria a pegada, se fosse possível haha Valeu pelo conteúdo, Mestre Murta!
Depende.... Como eu disse no vídeo, não é só o turbocompressor... Tem o atuador eletro-mecânico para ela funcionar, e precisa de uma central eletrônica pra ler o funcionamento do motor e comandar o TGV... Então não é um sistema simples =) Abs!
Minuto 4:40 , sei q ese .48 aberto e fechado .42 que mensionas sei que so e uma referencia mas na verdade seria q a variacao e muiiitooo mas, seria como .63 pasando a ser .32 no maximo .36 e sobe pra .63 ou ate .77 , pense q uma normal .36 e a .48 varia pouco, ja a variação de ter esas pás abertas ou feixadas e muito mas q o. Dobro então seia mas como ter uma .32 superrr piquena y se transforma em .63 aprox ou mas coisa q se fosse fixa seria lerda mas como inicia em .32 ela embala rapido de mas, so q se nao abrir esa watesgate eletronica da egt disparado cuadno estraga e se estraga aberto nao consegue carregar presso nem no final das rpm x iso acho q e .63 ou mas
Até onde eu sei, nenhuma injeção eletrônica programável lida com TGV - embora eu não seja expert no assunto, portanto, preciso pesquisar mais. TGV não é uma tecnologia nova, como muita gente tá pensando, e é complexo ajustar e deixar redondo. Abs!
Vídeo simples mas muuuuuito bom murta. Fazia tempo que queria ver de perto as peças de uma TGV. A parte de alívio de pressão dela é eletronica também? E alguém sabe se alguma injeção programável hoje consegue controlar essa bagaça? Talvez ligar esse atuador como um segundo TPS?
O alívio de pressão não necessariamente precisa ser eletrônico - embora cada empresa que use o sistema pode fazer um uso distinto... E, não, não conheço nenhuma injeção programável que lide com esse sistema.... Mas isso já era de se esperar... TGV tende a ser mais caro e é muito complexo pra ajustar... Então meio que nunca caiu para o lado da preparação... =) Abs!
Salve menino Murta, achei que era um bicho de sete cabeças, que solução simples e eficiente. Sugestão de tema pro próximo #COMOFUNCIONA : KIT NITRO. #ALTARPM #CONTEUDOTOP #VAIFILHAUMMMM
Então ele ajuda tanto na baixa como na alta, certo? Então poderia deixar qualquer carro com esse turbo no estilo ágil igual aos tsi da vida? Ou precisaria da injeção direta? Explica mais sobre murta!
Positivo... no conceito, tentando usar um TSI da vida... Um TGV propriamente dimensionado, teria a mesma pegada de um TSI, mas poderia ter pico de potência ainda mais alto, entende? pq o turbocompressor torna-se mais "versátil". =) Abs!
ahahahahahaha mas nunca vi alguém instalar um TGV em carro preparado e usar corretamente o sistema, Marcelo... Diz a lenda que é extremamente complexo acertar esse sistema.... Mas tenho que pesquisar mais =) Abs!
Curtiram o material, galera? Se sim, por favor, não esqueçam de dar o joinha e compartilhar com os amigos que gostam de mecânica, para o Alta RPM continuar crescendo e ganhando força! Valeu!! =)
Murta eu tenho uma pergunta
A fueltech ft500 possui algum programa próprio para uma TGV
Valeu Murta, obrigado por fazer um vídeo que recomendei, única dúvida, por qual motivo não é tão utilizada em preparação?
Até onde sei, NÃO, Giovane. TGV é um tipo de turbocompressor bem específico e pouquíssimo utilizado, de modo geral..
Por conta do que eu disse no vídeo, Jonathas... Necessita de uma central eletrônica para analisar e cruzar dados e acionar o sistema. É bem complexo, para funcionar redondamente.
Abs,
este sistema será que funciona a partir de uma mola? quando gerar pressão abrir as aletas...
Boa tarde. Aqui em Portugal modificamos dos melhores turbos TGV para motores. Temos turbo a debitar + de 300cv em motor diesel. Temos TGV controlados por vácuo ou seja usando uma eletro válvula para o efeito. Em que a ECU tem o mapa de controlo da geometria. Ou por pressão nos carros sem centralina e que ainda usem bomba mecânica. Ai o TGV vai abrindo conforme vai fazendo mais pressão. Recomendo vc visitar Portugal e conhecer nosso recorde mundial em diesel FWD. Abraço
Ah, não acredito, eu pedi por isso em algumas lives antigas e veio!!! Obg Murta, desejo todo sucesso pra você!! Conhecendo você pessoalmente em Joinville, só confirmou que você é muito gente boa, e acima de tudo, "gente como a gente", do tipo que também se irrita com os arruaceiros acelerando os carros desnecessariamente...
Abraços!!!
EM TEMPO: Para com o cigarro, não vai te fazer bem a longo prazo!! Hahaha
Tamo junto, Leonardo!! Valeu pela força, mano!!! =)))
Abração!!
Murtão você é o cara, admiro muito seu trabalho! As vezes a galera prefere investir em peças gringas do que comprar nacional. Você fazendo esse tipo de vídeo mostra que temos tantos produtos de qualidade quanto os gringos, fazendo com que a produção nacional receba apoio e credibilidade. Like !!!
Muito obrigado pela força, chefe!!
Abração!!
Muito bom trabalho com um trator 345 cv ele tem turbo variável e ágora estou entendendo o funcionamento dele
ótimo sistema... o carro tem pegada em baixa e o turbo empurra até o corte, vi que este sistema é usado no super carro koenigsegg one:1 a turbina feita em impressão 3D muito interessante.
103 mil!!! Parabéns Murta.
Valeeeeeuu!!!
Que interessante esse sistema, legal ver uma empresa brasileira buscando por aprimorar cada vez mais seus produtos. Ótima explicação, eu adoraria ter um luminária assim... Abraço!
Eu adoraria ter uma luminária assim e um turbocompressor assim no meu carro hahaha =)
Valeu por participar!
Abs!
Danilo Alves essa turbina é feita pela Master Power mas o projeto é da Toyota. A turbina mostrada no video é de Hilux e Land Cruiser diesel.
Vídeo curto, mas o que melhor soube explicar de forma prática como o turbo de geometria variável funciona. Excelente como sempre, Murta!
Valeu a força, chefe!!! =)
Abs!
Melhor que jogo da copa...
Concordo!! =)))) hahahaha
Valeu a força, Pedro!
Conteúdo do ALTARPM sempre top, informa e entrete. Parabéns Murta.
Muito obrigado pelo apoio, Felipe!!
Caramba! !!! Qual vai ser o limite? Quando a gente pensa que já está no limite, que daí em diante não tem mais o que modernizar vem esses cérebros pensantes vão e mandam os limites lá para cima...
ehuahueh e olha que isso foi criado e utilizado pela primeira vez no fim da década de 1980, se eu não estou enganado!
Imagina o que já não está no forno para o futuro...!
Estuda o troller TGV e seus mil problemas e tu vai ver que essa tecnologia por ser antiga, ainda apresenta falhas bem complicadas e irritantes. O tgv é muito bom, o problema está na aplicação. Mais partes móveis, mais locais para dar B.O.
Já tinha lido a respeito. Fiquei curioso para ver essa turbina instalada e posta a prova. Se rolar um vídeo mostrando isso será show!
MERECE SUPER JOINHA......
Obrigadooo!
Realmente muito interessante, especialmente onde mostra as aletas se abrindo e fechando, imaginava o funcionamento de outro jeito. Obrigado pela aula . Marcelo Confraria de Antigos de São Miguel Paulista SP
O Alta RPM está aqui principalmente pra isso, Marcelo =)
Valeu a força!!!
Abs,
Ah, saudade desse conteúdo estilo "vídeo aula"! Até viajando o Murta não deixa de querer ensinar! Parabéns kra, didático como sempre! E eu ainda aprendi algo novo, pq não fazia ideia que isso existia xD
Voltarei com a série, Samuel! Aguarde =)
Valeu a força!!
Muito show esse tipo de turbina.. abre um leque enorme de possibilidades de preparação😍
NA verdade.... Não é bem por aí, Moisés... o TGV completo é muito mais caro que um turbocompressor comum, e acertar todos os parâmetros de cruzamento de dados para ele funcionar bem não é tão simples assim... Mas que é legal, é! =)
Abs!!
Muuuito top!!! Quanta tecnologia, até assusta!
Siiim, é bem interessante!
👏👏👏👏👏
Valeu prfdr!!!
Essa é mais uma opção pro meu projeto!!!
👍👍👍
Ai sim Murta adoro esse tipo de conteúdo faça sempre que possível videos de como funciona, um diferencial enorme do seu canal além de vc ter uma ótima didática parabéns pelo belo trabalho como sempre.
Voltaremos gradualmente com o como funciona, Willian! Fique ligado =)
Valeu a força!
Abs,
Ótima matéria, acho que muita gente não sabia como trabalhava. Parabéns
Fico feliz em ajudar de alguma forma, chefe!
Obrigado por participar!
Abs,
Animal murta!
Esses novos Turbõcomprêssores são animais e o futuro dos carros!
E olha que essa tecnologia é lá da década de 1980!!
Valeu por participar!!
Abração!!
@@ALTARPM KKKKKKKKKKKK
Muito louco isso Murta, quanta tecnologia!
Sim!!!
Show de bola, essa turbina é a que equipa os motores VGT da MITSUBISHI???
Murta, desculpe a curiosidade. Estudamos bastante os sistemas de compressor e turbina durante nossos cursos de pilotos na VARIG. Esses princípios de volume e pressão variáveis em turbinas já é muito antigo na aviação. Ainda que existam sistemas antigos de geometria fixa, os de geometria variável são os mais utilizados atualmente.
Ouvindo sua explanação sobre a variação de pressão na saída, em função da variação de ângulo (passo) das aletas (vanes) da turbina, me veio imediatamente a sensação de que o princípio mencionado por você está totalmente diferente do que se usa na aviação.
Nos motores à reação, a variação do passo das aletas (variable pitch vanes) funciona exatamente ao contrário: quanto mais abertas (maior ângulo da aleta) maior o VOLUME de ar enviado para o compressor que, imediatamente, produz maior pressão para entrada no coletor de ar.
Faz sentido?
Passei a tarde toda de hoje estudando esse sistema e, por ter a mesma lógica de funcionamento do que seria o sistema compound, acho que posso te falar a respeito do funcionamento.
Quando o sistema fica próximo de fechar a geometria (pois não pode fechar por inteiro), a passagem dos gases na caixa quente acaba ficando estreita, tendo um menor volume e maior pressão. Assim, se adequando para rotações mais baixas.
Quando a rotação do motor aumenta, as aletas do turbo terão de abrir. No sistema, conforme vão se abrindo, a pressão tende a abaixar e o volume de ar em deslocamento aumentará.
Com tudo isso, a válvula Blow-off regula o ar que é canalizado na admissão (coletor).
Como faz muito tempo de sua pergunta, espero que esteja bem. Em qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar.
ta explicando melhor que o senai, essa exclusividade de ver o vídeo antes de ser listado ♥, conteúdo top murta
Fico feliz de verdade que esteja curtindo, Willams!! Valeu a força!!
Top esse modelo turbina pra min que uso uma .50 seria uma boa opção
CARACA, logo logo o anti lag vai ficar no passado.
Parabéns pelo conteúdo Murta!
Poderia fazer um vídeo falando sobre turbos rear mount?
Baita aula e um grande avanço na mecânica eim, parabéns pelo excelente conteúdo Murta.
Valeu pela força, Kleber =)
Abs!!
Nunca tinha visto isso vlw pela aula!!👍👏👏
O Alta RPM está aqui pra isso =)
Valeu pela força, chefe!
Abs!
ALTARPM opa ai sim!abç!
mas já tem sistema pulsativo com essa tecnologia ou é apenas mono fluxo?
Conteúdo muito bom e a explicação nem se fala!! Valeu!
Valeeeu a força!!!
Amarok V6 mostrou o quanto isso é animal.
Muito legal o vídeo Murta,ótimo sistema, parabéns cara
Valeu pela força!!! =))
Vader merece uma!
haahahahaha! Vlww!
boa murtaa ótima informação
Muito bom sempre trazendo novidades e conteúdo de primeira
Valeu a força!!!
Murta, oque seria esse conector em cima com 4 terminais? Qual seria sua função? Medir pressão e temperatura?
Muito legal sua aula Seu Murta!!!
hahaah fico feliz que tenha gostado!! Valeu pela força =)
Abs!!
Bela tecnologia. Valeu Murta.
Opaa, tamo junto!!
Uma pergunta. Existe a turbina roletada pulsativa variável ou a tecnologia TGV dispensa as outras tecnologias de diminuição de Leg????
Gostei muito bom
Excelente vídeo, então essa turbina variável tem basicamente a mesma função do bi-turbo de ter uma pegada boa tanto em alta quanto em baixa?
Muito legal o seu conteúdo, parabéns!
Obrigado pela força!!
Muito bom o vídeo. Sempre com excelente conteúdo. Abs...
Valeu a força!!
Quais as vantagens e desvantagens comparativamente a um sistema BiTurbo? Pelo que vejo a lógica é a mesmo...pressão em baixas e pressão em altas. Qual o melhor? Quais as diferenças?
Murta - pergunta ai se danifica a turbina com o uso de manta térmica na caixa quente. Abs
Vídeo top, parabéns Murta.
Valeu a força, chefe!!
da para coloca esse sistema em qualquer carro... tipo no seu.. a fueltech ja faz esse gerenciamento???
Boa Tarde, excelente vídeo.
Onde consigo comprar um modelo desse em vc mostra no vídeo para eu usar em aula.
Obrigado pela ajuda
Excelente vídeo, como sempre!!!
Obrigado pela força, Adriano!! =)
Abs!
Entendi bem? Sabe né, sou meio leigo nos paranauê. Então esse TGV faz com que o carro consiga trabalhar bem em baixas com ele fechando e depois trabalhar bem em média para alta abrindo? O Resultado é "quase como um supercharger"? Obrigado.
Top o vídeo, parabéns pela explicação murta!
Valeu pela força, Vagner!! =)
Abs!
Essa ai é da hora bem mais eficiente
Sim =)
Esse tipo de turbina só funciona em motores eletrônico? Ou com bomba ejetora tbm é possível?
Que sonho man
Bem legal, né?
Faala Murta, fala um pouco do Turbo Rear Mount quando puder!!! Comecei a seguir seu canal e to achando muito foda, já aprendi bastante! Abraços aêe
Boa!! Anotada a sugestao, Davidson! Obrigado por participar! =)
Abs!
Cadê os likes galera???
@masterpower olha a propaganda hein! Ajuda o @murta aí!!
Valeu a força, chefe!! =)
ALTARPM abraço Murta!!!
Muito bom o video
Obrigado pela força, Gabriel!!
Abs =)
Murta, será que é possível unir num mesmo turbo tanto geometria variável quanto coletor pulsativo?
Fala murta, blz? Murta, estou com uma turbina com geometria variável a vácuo, consigo instalar em um AP 1.8? Serviria pra mim ou daria bronca pra acertar?
Murta.. uma dúvida... esse turbo de geometria variável também tem carcaça para escape pulsativo ou apenas monofluxo?
Dá pra usar esse sistema com twin-turbo certo? ou apenas singld-turbo?!
Baita conteúdo, valeu!
\o/
Eu quando for dar stg 3 no thp vou ir aí na Master vê se descolo um rotor e caixa quente maior e quem sabe um compressor com bypass na carcaça uma 46.42 roletada tgv igual dos wrc vai voar o pug
Nossa muito top Murta, é o controle da abertura pode ser feito por ft? Nossa que inovação top, parabéns pelo vídeo
Até onde eu sei, Nilson, esse sistema é só para carros originais. Não conheço FT trabalhando com esse recurso. Mas tenho que pesquisar para não falar bobagens!
Abs,
Então a cabeça fica como, já pensou, pegada da turbina abaixo de 3 mil giro rsrs, eu vi o vídeo e achei top, porque conhecimento nunca é de menos, abraço Murta
Parabéns pelo vídeo, Murta. Adoro os seus vídeos, só que eu tenho uma dúvida, é possível um motor biturbo com um ou os dois turbos sendo de geometria variável?
Vídeo top é outra coisa!!!
Obrigado!!
Murta, faz um como funciona sobre a suspensão do carro. Tipo no estilo dos vídeos sobre relação de marcha ou comando de válvula, já que tem várias coisas pra falar sobre isso também kkkk Acho que seria bem legal
Tá na lista de prioridades =)
valeu por participar, chefe!
Abs,
Tem para o up tsi ?! Daria certo o controle com injecao original
Será que uma FT consegue gerenciar isso tbm?
Oi Murta !!!! Saberia me dizer se existe este modelo para linha diesel e se consigo adaptar em minha Van ??? Kkkkk
Murta, já conhece alguém usando esse tipo de turbina?
Existe a possibilidade de utilizar essa tecnologia em um motor a gasolina juntamente com uma injeção eletrônica programável?
Show demais
Muito melhor de assistir do que aguentar o Galvão Bueno
Concordo!! =P
Valeu a força!
Douglas dos Santos Faz como eu, assiste no Fox Sports, hahaha!! Abraço!
Assiste o Alta RPM, ow!! haahahahaha
genial, o murta e um mito
heuaehauehaueh valeu a força, chefe! Mas, sou não! hahahaha
Só uma dúvida! Qdo agente acelera o carro pra dar a potência necessária ela se abre e isso?
Essa aí do exemplo é uma turbina da Hilux 3.0d4d com motor 1kd, conheço bem essa turbina, estou a 6 anos na marca, realmente é a cereja do bolo do motor da Hilux
Boa, Douglas!! Valeu por complementar =)
Abs!
tem q ver na ft
Murta minha caminhonete é uma toy hilux sr5 1999 e eu quero colocar uma turbina, ela não é elétrica, é toda manual, inclusive a bomba do óleo diesel, essa turbina seria indicada, ela teria como ser colocada sem esse sistema elétrico sendo sem o acompanhamento ou auxílio de uma Centralina? Obrigado!
Shooow! Sempre me despertou a curiosidade esse sistema de geometria variável...
Mas a gente vê mais isso em motores Diesel né? Ainda não vi aplicarem essa tecnologia em carros gasolina/etanol (ex: pegar um golzão como o vader e colocar uma TGV).
Agora uma dúvida, pra usar a geometria variável, a turbina precisa ser monofluxo? Ou isso ainda pode ser aliado à uma turbina pulsativa?
To aqui sonhando no quão rápido seria a pegada, se fosse possível haha
Valeu pelo conteúdo, Mestre Murta!
Adriel Rodrigues se não me engano a Porsche usa na 911 turbo S
Tem algum carro usando ou em teste Murta?
Murta, o que diferencia uma turbina roletada dos outros tipos de turbina?
Explicarei em breve em um Como Funciona, Breno! Valeu por participar!
Abs!!
tamo junto!!!
\o/!
Murta tenho um Sandero 1.0 16v quanto ficaria um kit turbo e quanto de pressão na turbina poderia usar ?
contato@mvspreparacoes.com.br
=)
Abs!
Então esse tipo de turbo pode substituir um bi turbo?
Esse tipo de turbina serve para motores a diesel por exemplo em tratores agrícolas
Depende.... Como eu disse no vídeo, não é só o turbocompressor... Tem o atuador eletro-mecânico para ela funcionar, e precisa de uma central eletrônica pra ler o funcionamento do motor e comandar o TGV... Então não é um sistema simples =)
Abs!
Que top murta, qual o preço +/-?
No momento eu não sei, chefe... Aí teríamos que pesquisar..
Abs!
Minuto 4:40 , sei q ese .48 aberto e fechado .42 que mensionas sei que so e uma referencia mas na verdade seria q a variacao e muiiitooo mas, seria como .63 pasando a ser .32 no maximo .36 e sobe pra .63 ou ate
.77 , pense q uma normal .36 e a .48 varia pouco, ja a variação de ter esas pás abertas ou feixadas e muito mas q o. Dobro então seia mas como ter uma .32 superrr piquena y se transforma em .63 aprox ou mas coisa q se fosse fixa seria lerda mas como inicia em .32 ela embala rapido de mas, so q se nao abrir esa watesgate eletronica da egt disparado cuadno estraga e se estraga aberto nao consegue carregar presso nem no final das rpm x iso acho q e .63 ou mas
Boa noite meu amigo tenho uma transit 2.2 ja fiz bloco cabecote é turbina só que a geometria não ta abrindo o carro fica fraco se ela não abrir??
Top vídeo... Like abraço do Gordão da Fazer! Tmj 👋👊😉
A Master Power já vende turbina de geometria variavel? E a FT600, da suporte pra esse tipo de aplicação?
Até onde eu sei, nenhuma injeção eletrônica programável lida com TGV - embora eu não seja expert no assunto, portanto, preciso pesquisar mais. TGV não é uma tecnologia nova, como muita gente tá pensando, e é complexo ajustar e deixar redondo.
Abs!
ALTARPM saquei murta. Abrasss
Vídeo simples mas muuuuuito bom murta. Fazia tempo que queria ver de perto as peças de uma TGV. A parte de alívio de pressão dela é eletronica também?
E alguém sabe se alguma injeção programável hoje consegue controlar essa bagaça? Talvez ligar esse atuador como um segundo TPS?
O alívio de pressão não necessariamente precisa ser eletrônico - embora cada empresa que use o sistema pode fazer um uso distinto... E, não, não conheço nenhuma injeção programável que lide com esse sistema.... Mas isso já era de se esperar... TGV tende a ser mais caro e é muito complexo pra ajustar... Então meio que nunca caiu para o lado da preparação... =)
Abs!
Salve menino Murta, achei que era um bicho de sete cabeças, que solução simples e eficiente.
Sugestão de tema pro próximo #COMOFUNCIONA : KIT NITRO.
#ALTARPM #CONTEUDOTOP #VAIFILHAUMMMM
Valeu a força, mestre!!
Então ele ajuda tanto na baixa como na alta, certo? Então poderia deixar qualquer carro com esse turbo no estilo ágil igual aos tsi da vida? Ou precisaria da injeção direta? Explica mais sobre murta!
Positivo... no conceito, tentando usar um TSI da vida... Um TGV propriamente dimensionado, teria a mesma pegada de um TSI, mas poderia ter pico de potência ainda mais alto, entende? pq o turbocompressor torna-se mais "versátil". =)
Abs!
ALTARPM a injeção direta qual séria à diferença?
Cara, quando eu pensei no exemplo da mangueira de água, você falou! Pena que não serve em carburado ... eu ainda tô parado no tempo hahaha
ahahahahahaha mas nunca vi alguém instalar um TGV em carro preparado e usar corretamente o sistema, Marcelo... Diz a lenda que é extremamente complexo acertar esse sistema.... Mas tenho que pesquisar mais =)
Abs!
consegue-se adaptar uma turbina assim a um motor com bomba mecanica?
Amigo, seguinte. Então na lenta a geometria está toda fechada? Em todas as turbinas com geometria variável? Não entendi bem essa perte.